Ana Beatriz Fernandes Cerbino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8061466348939902
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


É Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense/UFF, no curso de Produção Cultural e no Programa de Pós-graduação de Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA, também na UFF. É graduada em Licenciatura em Dança, pelo Centro Universitario da Cidade/UniverCidade (2000), com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo (2003) e doutorado em História pela UFF (2007), com estágio de doutoramento/visiting scholar na Universidade de Nova York, no Programa de Estudos da Performance, na Tisch School. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos temas autoria, crítica, imagem em movimento, história e memória da dança. É pesquisadora da Rede Proprietas, contemplada em 2016 pelo Edital INCT com o projeto internacional "História Social das Propriedades e Direitos de Acesso". Integrou o comitê editorial da ABRACE, biênio 2013-2014. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atualmente é coordenadora do PPGCA-UFF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Beatriz Fernandes Cerbino
Nome em citações bibliográficas
CERBINO, Beatriz

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, PPGCA.
Rua Tiradentes, 148
Ingá
24210510 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26299672


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Cenários cariocas: o Ballet da Juventude entre a tradição e o moderno, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dança; História; Ballet da Juventude.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Dança / Especialidade: História da Dança no Brasil.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2003
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica na formação de um pensamento em dança,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Helena Tânia Katz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dança; Nina Verchinina; dança moderna no Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Execução da Dança.
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura em Dança.
Centro Universitario da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Título: Nina Verchininina e a dança moderna no Brasil.
1982 - 1990
Graduação em Ciencias Economicas.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2010 - 2010
História oral e narrativas visuais. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.
2006 - 2006
Corpo privado/corpo público: por uma política de m. (Carga horária: 8h).
Teatro Maison de France, TMF, Brasil.
2002 - 2002
Práticas Figuras e Mitos da Comunidade na Dança do. (Carga horária: 7h).
Teatro Maison de France, TMF, Brasil.
2000 - 2000
A Hipótese de A.Damásio sobre a emoção. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Dramaturgia do corpo. (Carga horária: 8h).
Studio Casa de Pedra, CASADEPEDRA, Brasil.
1999 - 1999
A Dança é o Pensamento do Corpo. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não há


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PURO, .

08/2009 - Atual
Ensino, Ciências da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo, espaço e interpretação
Dança, coreografia e o corpo performático
Corpo, dança, dramaturgia e construção de identidades
03/2009 - Atual
Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança e produção cultural
Fundamentos da dança
Direção artística
7/2010 - 10/2014
Direção e administração, PURO, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de graduação Produção Cultural.
04/2010 - 03/2011
Extensão universitária , PURO, .

Atividade de extensão realizada
Fórum Por que Produção Cultural?.

Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2003 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança, temporalidade e história

Centro Universitario da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto

Atividades

08/2006 - 02/2009
Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da dança II
História da dança III
Hitória da arte


Linhas de pesquisa


1.
Estudos críticos das artes
2.
Estudos dos processos artísticos
3.
Artes, direitos e produção cultural


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INCT - REDE PROPRIETAS. História Social das Propriedades e Direitos de Acesso
Descrição: A REDE PROPRIETAS apresenta uma proposta de estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase [ara seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Trata-se, a nosso ver, de um tema merecedor da constituição de um INCT, posto que a questão proprietária e seus desdobramentos em nossos dias ocupam uma posição estratégica para os países de língua portuguesa, além de ser decisiva para o adensamento das políticas públicas de planejamento e/ou de inovação relacionadas às propriedades no Brasil. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico, "cotejando-se experiências nacionais distintas (dos países de língua portuguesa, com ênfase na experiência brasileira) e em momentos históricos específicos", atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-instituicionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada "era do conhecimento" , objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores.para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade material e imaterial, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. ainda dentro do escopo do presente projeto, destacamos que o adensamento do conhecimento sobre a temática da propriedade presta-se a gerar subsídios para futuras propostas de intervenção sobre a estrutura de regulação então vigente, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento à inovação tecnológica e à produção de bens culturais no Brasil e nos países de língua portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Propriedade e dança cênica ocidental: relações entre autoria, coreografia e direito de acesso
Descrição: JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO / FAPERJ - Este projeto tem como foco a pesquisa na área da dança, especificamente na relação entre dança, coreografia, autoria e propriedade intelectual. Trata-se de estudar como se dá a aproximação entre estes campos de conhecimento. A partir da discussão sobre a noção de autor, e como a autoria é construída no corpo, realizar-se-á uma reflexão acerca da dança. O acesso à cultura e informações da dança é fundamental para que coreógrafos e bailarinos possam criar e o público possa usufruir de obras coreográficas e espetáculos cênicos. Vivemos hoje em um novo contexto de criação artística e intelectual, no qual barreiras impostas pelas normas de propriedade intelectual, em especial direitos autorais, estão em processo de transformação. Outra importante questão surge quando falamos das diferentes propostas de dança contemporânea, já que não há uma só técnica para uniformizar e habilitar os corpos que as realizam, como no balé. As implicações dessa questão podem ser percebidas nos processos de remontagem e reconstrução de coreografias com bailarinos que são atravessados por diferentes marcas e registros. A questão central deste projeto é como articular estes distintos aspectos da criação artística ? autoria e acesso à cultura e informação ? e entender como a dança pode ser criada e usufruída neste contexto de proteção autoral. Além disso, objetiva-se investigar como a ideia de coreografia se desenvolveu ao longo do tempo, transformando a própria noção de autoria em dança..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum - 1a fase
Descrição: Este projeto tem duração de um ano e tem como foco a pesquisa na área da dança cênica, especificamente a relação entre dança, autoria e propriedade, Trata-se de estudar como se da a aproximação entre a propriedade, individual e coletiva, e a produção artística em dança. A fim de aprofundar a discussão proposta será realizada uma reflexão sobre como a ideia de coreografia, e por sua vez de coreógrafo, se desenvolveu ao longo do tempo, transformando a própria noção de autoria em dança. Esta é a 1a fase de um projeto a ser.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum
Descrição: Este projeto objetiva estudar como se da a aproximação entre a propriedade, individual e coletiva, e a produção artística em dança cênica. A noção de propriedade é aqui utilizada para discutir, a partir do conceito de autoria, a questão dos direitos autorais e entender sua importância na reflexão acerca da dança atualmente produzida. O acesso à cultura e informações da dança é fundamental para que coreógrafos e bailarinos possam criar e o público possa usufruir de obras coreográficas e espetáculos cênicos. Atualmente são muitos os fundos e fundações que cuidam de acervos de coreografias, em especial de criadores do século XX, como George Balanchine (1904-1983) e Martha Graham (1894-1991), entre outros, o que tem restringindo essa circulação em nome da preservação das obras e dos direitos do autor. Vivemos hoje em um novo contexto de criação artística e intelectual, no qual barreiras impostas pelas normas de propriedade intelectual, em especial direitos autorais, estão em processo de transformação. Outro importante aspecto da discussão de autoria se relaciona com o deslocamento da noção de autor e o surgimento da função autor, conforme aponta Michel Foucault (2001). Trata-se de perceber como, na dança, a afirmação de tal função pode (re)construir a própria ideia de coreografia. A questão central deste projeto é, portanto, articular estes distintos aspectos da criação artística ? autoria e acesso à cultura e informação ? e entender como a dança pode ser criada e usufruída. Este projeto tem duração de três anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Pensa Rio: Propriedades, inovações & bem comum
Descrição: O presente projeto consiste em uma proposta de estudo acerca da propriedade ? enquanto instituição social ? em algumas de suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens tecnológicos e culturais (propriedade intelectual e direito autoral. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (agrária, urbana, creditícia e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico ? cotejando-se experiências nacionais distintas em momentos históricos específicos ? quanto diacrônico ? atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-institucionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada ?era do conhecimento?, objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores. Para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. Como desdobramento deste projeto, está sendo criada a REDE Proprietas, que abrigará os laboratórios e pesquisadores envolvidos em pesquisa sobre a dimensão histórica da propriedade, em suas múltipla dimensões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Anatomia de um pensamento: os escritos de dança de Jaques Corseuil
Descrição: Este projeto teve como objetivo estudar os textos do jornalista e crítico de dança Jaques Corseuil (1913-2000). Os textos produzidos por Corseuil foram os primeiros a privilegiar o ponto de vista da dança, tomando-a como ponte de partida para estabelecer relações com outros campos das artes, como a música, as artes visuais e o teatro. Para isso, foi realizado um levantamento das matérias e críticas publicadas por Corseuil, de fins da década de 1930 até o final da década de 1960, perfazendo trinta anos de escrita sobre a dança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador / Ana Luíza Fernandes Cerbino - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Corpo, dramaturgia e autoria: processos artísticos e políticos
Descrição: Este projeto parte do princípio que o corpo não é apenas um ?instrumento? de expressão do artista, performer/bailarino/coreógrafo, mas um meio criador de dramaturgia, em que a dimensão política/performática inscreve no movimento, e no espaço, a investigação artística proposta. Tomando a dança cênica como referência para a nossa investigação, objetiva-se discutir as propostas de autores relacionadas ao corpo dançante (GIL, 2004; MARTIN, 1995; LEPECKI, 2006) para a compreensão de como a dramaturgia do corpo e do movimento se delineia em diferentes espetáculos coreográficos, de acordo com cada proposta artística específica. O que move um corpo e como ele se move, suas implicações ontológicas, cinéticas, artísticas e políticas, são questões que norteiam as discussões propostas neste projeto. O corpo é tomado como eixo articulador das propostas estéticas e políticas colocadas em movimento. Trata-se, portanto, de um corpo-autor que cria e coloca em movimento a própria noção de autoria e dramaturgia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador.
2008 - 2009
Cartografia de idéias: críticas de dança no Rio de Janeiro no século XX
Descrição: O objetivo desta pesquisa foi levantar e reunir as críticas de dança publicadas nos periódicos cariocas, jornais e revistas, ao longo de todo século XX, produzindo assim uma ?cartografia de idéias? em relação à dança feita na cidade. Para isso foi um mapeamento dos críticos, seus textos e respectivos veículos em que publicaram, no qual foi possível identificar nome do autor, título do texto, nome do periódico e data de publicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2008 - 2009
Cartografia de ideias: críticas de dança no Rio de Janeiro no século XX
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: ARJ - Art Research Journal
2012 - Atual
Periódico: Gambiarra (Niterói)
2009 - Atual
Periódico: Poiésis (Niterói)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Dança.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Crítica de Dança.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes - Dança, Funarte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CERBINO, Beatriz2011 CERBINO, Beatriz; MENDONÇA, Leandro . Considerações sobre as relações entre autoria, dança, cinema e videodança. Liinc em Revista, v. 7, p. 348-357, 2011.

2.
CERBINO, Beatriz2011 CERBINO, Beatriz. Jaques Corseuil e a crítica de dança no Brasil. O Percevejo Online, v. 03, p. 10, 2011.

3.
CERBINO, Ana Luíza2010CERBINO, Ana Luíza ; CERBINO, Beatriz . O elegante mundo de Rio. Memória, espaço e mídia, v. 1, p. 1-255, 2010.

4.
CERBINO, Beatriz2010CERBINO, Beatriz. Nina Verchinina e a construção de um corpo moderno. O Percevejo Online, v. 02, p. 15, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CERBINO, Beatriz; COSTAS, A. M. R. ; ALVARENGA, A. L. ; BRAGA, B. ; PEREIRA, E. T. . ABRACE: arte, corpo e pesquisa em cena: experiência expandida. 1ed. ed. Belo Horizonte: ABARACE : O Lutador, 2015. v. 1. 200p .

2.
CERBINO, Beatriz; NAVAS, Cassia (Org.) ; MUNDIM, A. C. (Org.) . Mapas e percursos, estudos de cena. 1. ed. Belo Horizonte: ABRACE, 2014. 326p .

3.
CERBINO, Beatriz; BRUM, L. . Movimentos da dança carioca: companhias e grupos de 1936 a 2013. 1. ed. Rio de Janeiro: Jauá Editora, 2013. 100p .

4.
CERBINO, Beatriz. Laboratório Farmacêutico da Marinha: 100 anos de história. 1. ed. Rio de Janeiro: Laboratório Farmacêutico da Marinha, 2006. v. 1. 116p .

5.
CERBINO, Beatriz. Madeleine Rosay: a poetisa do gesto. Rio de Janeiro: FAPERJ/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2002.

6.
CERBINO, Beatriz. Leda Iuqui: o bailar da mestra. Rio de Janeiro: FAPERJ/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2002.

7.
CERBINO, Beatriz. Tamara Capeller: o singrar do cisne. 1. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2002.

8.
CERBINO, Beatriz. Nina Verchinina: um pensamento em movimento. 1. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
CERBINO, Beatriz. O pliê da História e o dobrar da Memória na dança cênica: algumas inquietações e considerações de um percurso de pesquisa. In: Cassia Navas; Isabelle Launay; Henrique Rochelle. (Org.). Dança, história, ensino e pesquisa: Brasil - França, ida e volta. 1ed.Fortaleza: Industria da Dança, 2017, v. 1, p. 146-155.

2.
CERBINO, Beatriz. Roberto Pereira: percursos de um crítico. In: Sigrid Nora; Carlos Santos. (Org.). Humus 5. 1ed.Caxias do Sul: Lorigraf, 2016, v. 5, p. 131-135.

3.
CERBINO, Beatriz. Corpo, dança e imagem: dramaturgias possíveis. In: Instituto Festival de dança de Joinville. (Org.). E por falar em...CORPO PERFORMÁTICO fazeres e dizeres na dança. 6aed.Joinville: Nova Letra, 2013, v. , p. 127-131.

4.
CERBINO, Beatriz. O Ballet da Juventude entre a tradição e o moderno. In: MEYER, Sandra; XAVIER, Jussara; TORRES, Vera. (Org.). Histórias da Dança - Coleção Dança Cênica 2. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2012, v. 2, p. 14-38.

5.
CERBINO, Beatriz; MENDONÇA, Leandro . Coreografia, corpo e vídeo: apontamentos para uma discussão. In: CALDAS, Paulo; BRUM, Leonel. (Org.). Ensaios contemporâneos de videodança. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012, v. 1, p. 34-40.

6.
SANTOS, Nubia Melhem ; FIGUEIREDO, Claudio ; HELIODORA, Barbara ; FURLANETTO, Bruno ; MARQUES, Clóvis ; CERBINO, Beatriz . Dança. In: Nubia Melhem dos Santos. (Org.). Theatro Municipal do Rio de Janeiro: um século em cartaz. 1ed.Rio de Janeiro: Jauá, 2011, v. , p. 139-173.

7.
CERBINO, Beatriz. Críticas de dança: considerações preliminares, aproximações possíveis. In: Sigrid Nora. (Org.). Temas para a dança brasileira. 1ed.São Paulo: Edições SESC SP, 2010, v. , p. 19-40.

8.
CERBINO, Beatriz. Dança e memória: usos que o presente faz do passado. In: Inês Bogéa. (Org.). Primeira estação: ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, v. , p. 33-47.

9.
CERBINO, Beatriz. Imagens do corpo e da dança: o Ballet da Juventude. In: Roberto Pereira; Sandra Meyer; Sigrid Nora. (Org.). Seminários de dança: Histórias em movimento: biografias e registros em dança. 1ed.Caxias do Sul: Lorigraf, 2007, v. 1, p. 117-123.

10.
CERBINO, Beatriz. História da dança:considerações sobre uma questão sensível. In: PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 5. 1ed.Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2005, v. 5, p. 56-67.

11.
CERBINO, Beatriz. Instantâneos do movimento. In: Núcleo de Artes Cênica do Itaú Cultural; Fabiana Dultra Britto. (Org.). Cartografia da Dança - criadores intérpretes brasileiros. 1ed.São Paulo: Itaú Cultural, 2002, v. 1, p. 74-79.

12.
CERBINO, Beatriz. Cela pós-moderna. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 1. 1ed.Rio de Janeiro: Editora UniverCidade, 1999, v. 1, p. 91-102.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CERBINO, Beatriz. Música e dança: breves considerações. Revista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Rio de Janeiro, p. 20 - 21, 01 set. 2010.

2.
CERBINO, Beatriz. Tico-tico sem fubá. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 40 - 43, 01 maio 2009.

3.
CERBINO, Beatriz. Hyperbólicos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 32 - 32, 23 abr. 2006.

4.
CERBINO, Beatriz. Corpo oral. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B4 - B4, 14 abr. 2006.

5.
CERBINO, Beatriz. Críticas sobre o Festival de Dança de Joinville. A Notícia, Joinville, 27 jul. 2005.

6.
CERBINO, Beatriz. Emaranhado de desejos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B3 - B3, 06 jun. 2005.

7.
CERBINO, Beatriz. Os mais novos passos da dança. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B4 - B4, 20 out. 2004.

8.
CERBINO, Beatriz. Movimentando-se. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B1 - B1, 30 jul. 2004.

9.
CERBINO, Beatriz. Desafio vencido pelo Balé do Municipal. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B5 - B5, 18 maio 2004.

10.
CERBINO, Beatriz. Reflexão sobre o corpo e o movimento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B2 - B2, 11 nov. 2003.

11.
CERBINO, Beatriz. Quadros em formação. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B2 - B2, 12 nov. 2002.

12.
CERBINO, Beatriz. Circulador de informações. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 13 nov. 2001.

13.
CERBINO, Beatriz. A mão e a luva. O Dia, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 31 maio 1996.

14.
CERBINO, Beatriz. Reforma tributária: quem vai pagar a conta?. Jornal do SINTUFRJ, Rio de Janeiro, p. 11 - 11, 12 set. 1995.

15.
CERBINO, Beatriz. Era uma vez um orçamento.... O Dia, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 20 abr. 1994.

16.
CERBINO, Beatriz. Cortes no orçamento: uma incógnita. Políticas Governamentais, Rio de Janeiro, p. 12 - 14, 01 jun. 1993.

17.
CERBINO, Beatriz. Recursos para o meio ambiente. Jornal do Commércio, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 28 dez. 1992.

18.
CERBINO, Beatriz. De boas intenções.... Carta mensal - Informativo IBASE, Rio de Janeiro, p. 13 - 14, 15 mar. 1991.

19.
CERBINO, Beatriz. Dança e pesquisa. Jornal Dança, Arte & Açao, Rio de Janeiro, , v. 40, p. 10 - 10.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CERBINO, Beatriz. O corpo cênico e suas autorias. In: ANPUH RJ, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da ANPUH-Rio. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016. v. 1. p. 1-8.

2.
CERBINO, Beatriz. Dance, reconstruction, and intellectual property. In: Congress on Research in Dance, 2016, Atenas. Cut and Paste: Dance in the age of austerity, 2016. v. 2016. p. 50-53.

3.
CERBINO, Beatriz. Memória e dança: considerações e apontamentos. In: VII Congresso da ABRACE - Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da ABRACE, 2012.

4.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . Memórias impressas: fatos e personagens nos escritos de Jaques Corseuil. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.

5.
CERBINO, Beatriz; MENDONÇA, Leandro . Audiovisual, videodança e dança: conceitos e devoramentos. In: 20o. Encontro Nacional da ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2011.

6.
CERBINO, Beatriz. Jaques Corseuil e a construção de um pensamento em dança. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Anais da VI Reunião Científica da ABRACE, 2011.

7.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . O Original Ballet Russe no Rio de Janeiro: memórias em movimento. In: X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: história e política, 2010, Recife. X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: história e política, 2010.

8.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . O elegante mundo de Rio. In: I Congresso de HIstória da Mídia Sudeste - Memória, espaço e midia, 2010, São Paulo. I Congresso de História da Mídia - Memória, espaço e mídia / Rede ALCAR. Sao Paulo, 2010. p. 351-360.

9.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . Imagens da dança: Jaques Corseuil e a invenção do bailarino nacional. In: XIV Encontro Regional de História da ANpuh-Rio: Memória e patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010.

10.
CERBINO, Ana Luíza ; CERBINO, Beatriz . O design das páginas da revista Rio. In: 9o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais P&D 2010, 2010.

11.
CERBINO, Beatriz. Jaques Corseuil e o jornalismo de dança no Rio de Janeiro. In: VI Congresso nacional de história da mídia, 2008, Niterói. VI Congresso Nacional de História da Mídia - 200 anos de mídia no Brasil - Historiografia e tendências, 2008.

12.
CERBINO, Beatriz. Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008, Seropédica/RJ. Identidades - XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008.

13.
CERBINO, Beatriz. Fotoreportagem sobre dança nas revistas cariocas - o caso do Ballet da Juventude. In: XII Encontro Regional de Historia - Anpuh Rio, 2006, Niteroi. eletrônico, 2006.

14.
CERBINO, Beatriz. Dança e imagem: uma historia a ser elaborada. In: 2o. Encontro Internacional de Dança e Filosofia, 2006, Rio de Janeiro. Dança se diz de muitas maneiras, 2006.

15.
CERBINO, Beatriz. Imagens e dança: algumas considerações. In: XI Encontro regional de História AnpuhRio, 2004, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XI Encontro regional de História AnpuhRio, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CERBINO, Beatriz. Autoria e propriedade na dança: dramaturgia no e do corpo em movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CERBINO, Beatriz. Autorias encarnadas: dança cênica, propriedade e dramaturgias em movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CERBINO, Beatriz. Cinema e dança: as críticas de Jaques Corseuil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CERBINO, Beatriz. Cinema e dança: o olhar do crítico Jaques Corseuil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CERBINO, Beatriz. Seminário Internacional de História da Dança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CERBINO, Beatriz. Videodanza, danza y autoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CERBINO, Beatriz. Choreography, videodance and authorship. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CERBINO, Beatriz. Entre o palco e a tela: o corpo na videodança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CERBINO, Beatriz. Videodança, dança e autoria: apontamentos para um debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CERBINO, Beatriz. III Simpósio Internacional de História Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CERBINO, Beatriz; SOUZA, A. R. ; MENDONÇA, Leandro . Direito autoral, apropriação e acesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CERBINO, Beatriz. Cinema, corpo e videodança: experiências e aproximações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CERBINO, Beatriz. Dance, reconstruction and intellectual property. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CERBINO, Beatriz. Novas autorias em arte - Dança e corpo em espaços de autoria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CERBINO, Beatriz. Políticas públicas para dança e a videodança na cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CERBINO, Beatriz. Videodança, dança e autoria: algumas considerações e aproximações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CERBINO, Beatriz. As relações entre dança, autoria, propriedade e bem comum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CERBINO, Beatriz. Cinema, dança e videodança: experiencias cinecoreográficas no palco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CERBINO, Beatriz. O corpo na videodança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CERBINO, Beatriz. Corpo, dança e construção de identidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CERBINO, Beatriz. Corpo, dança e imagem: dramaturgias possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CERBINO, Beatriz. Jaques Corseuil e a construção de um pensamento em dança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CERBINO, Beatriz. Dança e corpo performático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CERBINO, Beatriz. Jaques Corseuil e a crítica de dança no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CERBINO, Beatriz. Memória e dança: desejos e proposições. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CERBINO, Beatriz. Memórias impressas: fatos e personagens nos escritos de Jaques Corseuil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CERBINO, Beatriz; MENDONÇA, Leandro . Audiovisual, videodança e dança: conceitos e devoramentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CERBINO, Beatriz. Produtor cultural: itinerários formativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . O mundo elegante de Rio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . Imagens da dança: Jaques Corseuil e a invenção do bailarino nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza . O Original Ballet Russe no Rio de Janeiro: memórias em movimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CERBINO, Beatriz. O Original Ballet Russe e suas temporadas no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CERBINO, Beatriz. Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CERBINO, Beatriz. Imagens da dança e do corpo: o Ballet da Juventude. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CERBINO, Beatriz. Fotoreportagem sobre dança nas revistas cariocas - o caso do Ballet da Juventude. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CERBINO, Beatriz. Panorama em expansão. Rio de Janeiro 2004 (Texto publicado em website).

2.
CERBINO, Beatriz. Companhia de Dança da Cidade. Rio de Janeiro 2004 (Programa de companhia de dança).

3.
CERBINO, Beatriz. Textos sobre a Esther Weitzman Cia. de Dança 2003 (Texto publicado em website).

4.
CERBINO, Beatriz. Inflação e desemprego: a novidade da dimensão política. Rio de Janeiro: IPEA, 1985. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MOTTA, M. M. M. ; COSTA, C. ; CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro ; MALAVOTA, L. ; SOUZA, A. R. ; SARAIVA, L. F. ; ALMICO, R. ; NAVAS, Cassia ; RIBEIRO, A. V. ; GEBARA, A. . Rede Proprietas. 2014; Tema: Propriedade, direitos autorais e propriedade intelectual. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CERBINO, Beatriz. Crítica de dança como fonte para história. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CERBINO, Beatriz. Corpo em movimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CERBINO, Beatriz; WEITZMAN, E. . Investigações Coreográficas - Workshop de criação, composição e pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CERBINO, Beatriz. Dança, corpo e história. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CERBINO, Beatriz. Construção de identidade no corpo e na dança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CERBINO, Beatriz. Dança, Corpo e História. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CERBINO, Beatriz. Construção de identidade no corpo e na dança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CERBINO, Beatriz. De Noverre ao corpo romântico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CERBINO, Beatriz. Tempo, memória e história. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CERBINO, Beatriz; PEREIRA, R. ; CIRÍACO, G. . Dança é para se ouvir. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CERBINO, Beatriz. O que imagino sobre a morte. 2009. Coreográfica.

2.
CERBINO, Beatriz. Presenças no tempo. 2009. Coreográfica.

3.
CERBINO, Beatriz. Territórios. 2006. Coreográfica.

4.
CERBINO, Beatriz. Por minha parte. 2005. Coreográfica.

5.
CERBINO, Beatriz; WEITZMAN, E. ; LIMA, R. . III Mostra Migrações de Dança Contemporânea. 2003. Coreográfica.

6.
CERBINO, Beatriz. Qual é a música?. 2002. Coreográfica.

7.
CERBINO, Beatriz. Sobre flores amarelas. 2001. Coreográfica.

Outras produções artísticas/culturais
1.
WEITZMAN, E. ; CERBINO, Beatriz . Projeto Ocupação do Teatro Cacilda Becker. 2009 (Elaboração de projeto).

2.
WEITZMAN, E. ; CERBINO, Beatriz . Projeto Multiplicação Cultural em Dança. 2007 (Elaboração de projeto e experiência docente).

Demais trabalhos
1.
CERBINO, Beatriz. Os Novissimos. 2004 (Coordenação de evento de dança) .

2.
CERBINO, Beatriz; BELTRÃO, Bruno . DANÇAMANIFESTA - Movimento Dança Niterói. 2004 (Coordenação de evento de dança) .

3.
CERBINO, Beatriz. III Mostra Migrações de dança contemporânea. 2003 (Curadoria de evento de dança) .

4.
CERBINO, Beatriz. Rumos Dança 2000/2001 - Itaú Cultural. 2001 (Curadoria de evento de dança) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, J.; CERBINO, Beatriz; RUIZ, Giselle; KEISERMAN, N. W.. Participação em banca de Marina Campos Magalhães. Grupo Teatro do Movimento (1976 - 1978): Um gesto expressivo de Angel e Klauss Vianna na dança brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Participação em banca de Gustavo Antônio Rademacher Ramalho. Gênero febril ou: Imagens para um exílio amoroso. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; KNAUSS, P.; MALTA, M.. Participação em banca de Luiz Marcelo da Silveira Resende. Revista A Estação e as transferencias culturais entre Brasil e Europa através da imprensa no século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

4.
RIBEIRO, M. M.; CERBINO, Beatriz; ANDRADE, E.. Participação em banca de José Carlos Marins Pinto. A nudez em três momentos da cena contemporânea brasileira: Bacantes, Aquilo de que somos feitos e Ensaio.Hamlet - processos e proposições questionadores do sistema burgês de sujeição. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Pedro Hussak; CERBINO, Beatriz; Marcus Vinicius Machado. Participação em banca de Vivian Vieira Peçanha Barbosa. Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

6.
RIBEIRO, M. M.; ANDRADE, E.; CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Luciana Lopes Rocha. Comicidade em movimento: o corpo que ri. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

7.
COPELIOVITCH, A.; LIMA, T. M.; CERBINO, Beatriz. Participação em banca de MIchele Almeida Zaltron. Imaginação e desconstrução em K. Stanislavski. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

8.
DABUL, Ligia; CERBINO, Beatriz; ALVES, Andrea Moraes. Participação em banca de Fernanda Ferreira de Abreu. A mulher na dança de salão: sociabilidade, ensino e criação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

9.
CERBINO, Beatriz; MALUF, Ued; OLIVEIRA, Luiz Sergio; HOFSTRA, Denise Telles Nascimento. Participação em banca de Iris Apaarecida Brasil. Corpo-mosaico: transformações espaço-temporais na dança. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
ABREU, N. C. P.; TEIXEIRA, F. E.; JESUS, A. N.; VIEIRA, J. L.; CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Carolina Natal Duarte. Dancine: sob a perspectiva da inter-relação espacial. 2012. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
LOPES, Angela Leite; CERBINO, Beatriz; MENICACCI, Armando; RUIZ, Giselle; KOSMINSKY, Doris. Participação em banca de Leonel Borges Brum. Videodança: uma escrita cênica da dança. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
Navas, Cassia; CERBINO, Beatriz; Santaela, Lucia. Participação em banca de Henrique Rochelle Meneghini. Recepção na dança como linguagem: metodologia e análise. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ALVARENGA, A. L.; VEIGA, C. G.; CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Tânia Mara Silva Meireles. A formação profissional do artista de dança teatral em Belo Horizonte: a Companhia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte - CDPA (1971-2013). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BAUMGARTEL, S. A.; CERBINO, Beatriz; CASTRO, C. N. A.; CARREIRA, A. L. A. N.; FRANZONI, T. M.. Participação em banca de Laura Silvana Ribeiro Cascaes. A dança em campo expandido. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPGT) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, J.; BENTO, M. E. R. N.; CERBINO, Beatriz; RUIZ, Giselle. Participação em banca de Marina Campos Magalhães. Grupo Teatro do Movimento: a construção de uma dança brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRAGA, P. S.; CERBINO, Beatriz; Marcus Vinicius Machado. Participação em banca de elisa de Brito Quintanilha. Dança de salão: algumas questões sobre o tema e algumas possíveis relações com princípios do Sistema laban/Bartenieff. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

3.
CERBINO, Beatriz; MENDONÇA, Leandro; BRAGA, P. S.. Participação em banca de Marcelo Augusto Mendonça Domingues. Autoria e remontagem em dança contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

4.
CERBINO, Beatriz; Marcus Vinicius Machado; BRAGA, P. S.. Participação em banca de Julia Coelho Franca de Mamari. O objeto tetraédrico: relações entre corpo e objeto na cena. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Participação em banca de Gustavo Antônio Rademacher Ramalho. Gênero febril ou: Imagens para um exílio amoroso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

6.
CERBINO, Beatriz; VASCONCELLOS, J. L. R.; TOURINHO, L.. Participação em banca de Bruno Reis Lima. Por uma dramaturgia do corpo como acontecimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

7.
MENDONÇA, Leandro; KNAUSS, P.; CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Luiz Marcelo da Silveira Resende. Revista A Estação: uma estética gráfica no Rio de Janeiro do século XIX - transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprensa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

8.
RIBEIRO, M. M.; CERBINO, Beatriz; ANDRADE, E.. Participação em banca de José Carlos Marins Pinto. A nudez em três momentos da cena contemporânea brasileira: pecados, pudores e preconceitos engendrados no corpo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

9.
CERBINO, Beatriz; RIBEIRO, J.; VERGARA, L. G.. Participação em banca de Eliane Carvalho Zaccharias. O corpo-leitor: agenciamentos entre a palavra poética e o gesto dançado. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

10.
CERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.; MENDONÇA, Leandro. Participação em banca de Luciana Cao Ponso. Dançar o impossível: um salto de Maya Darren à produção carioca de videodança. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

11.
OLIVEIRA, Luiz Sergio; CERBINO, Beatriz; FEIX, T. A.. Participação em banca de Raphael Soiffer. Choques, ordens e revitalizações: transformação socioestética nas ruas do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

12.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Participação em banca de Gustavo Rademacher. Imagens para um exílio amoroso. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

13.
CERBINO, Beatriz; RIBEIRO, M. M.; Marcus Vinicius Machado. Participação em banca de Eloá Batista Teixeira Chaignet. Cali-coreo-grafia: um encontro entre a dança e a escrita. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

14.
DABUL, Ligia; CERBINO, Beatriz; ALVES, Andrea Moraes. Participação em banca de Fernanda Ferreira de Abreu. A mulher na dança de salão: ensino, sociabilidade e criação. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

15.
CERBINO, Beatriz; CERBINO, Ana Luíza; COPELIOVITCH, A.. Participação em banca de Rafael Mauricio Mendez Bernal. Remexendo nas conzas da alama urbana: uma paisagem inventada no centro do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Paola Secchin Braga. O ensaiador de perfil:funções, ações e visibilidade do ensaiador de dança contemporânea. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos avançados em dança contemporânea: coreogra) - Centro Universitário da Cidade.

2.
CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Suellen Toscano. O corpo impresso: transformações de um corpo construído. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos avançados em dança contemporânea: coreogra) - Centro Universitário da Cidade.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, C. M. S.; CERBINO, Beatriz; ALMEIDA, M. V. F.. Participação em banca de Maria Gabriela Teixeira de Freitas Pereira.A ação física como elemento do processo de criação artística do ator: uma análise sobre o espetáculo Medeamaterial de Anatóli Vassiliev. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; SILVEIRA, L. M.. Participação em banca de Juliana Gomes Torres.O desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro: de manifestação comunitária à produto cultural carioca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; ALVES, Rôssi. Participação em banca de Mayra Andrade Alves.Manual de projetos culturais: orientações para a elaboração de projetos culturais em mecanismos de incentivo à cultura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MENDONÇA, Leandro; CERBINO, Beatriz; VASCONCELLOS, J. L. R.. Participação em banca de Carlos Henrique Ribeiro Pasco.O Cine Arte UFF e o mercado cinematográfico brasileiro na década de 1990. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ALVES, Rôssi; CERBINO, Beatriz; MENDONCA, A. G.. Participação em banca de Igor Nunes Campos.O processo de criação da teledramaturgia guiado pelos índices do Ibope. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MENDONÇA, Luis; VERGARA, G.; CERBINO, Beatriz. Participação em banca de Renata Pimenta Tinoco Monnerat.Festival Panorama - 20 anos. Duas décadas de história que resultaram numa estrutura de trabalho madura e inovadora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RODRIGUES, Graziela; CERBINO, Beatriz; Terra, Ana; GERALDI, S. M.; Alcantara, Simone. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor doutor nível MS-3.1, em RTP, na área de de Fundamentos Teóricos das Artes. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

2.
IPANEMA, R.; CERBINO, Beatriz; MUNTEAL FILHO, O.. Concurso público de provas e títulos para professor assistente A - 20H - EBA. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
DANTAS, M. F.; LOBATO, L. F.; CERBINO, Beatriz. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor adjunto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
CERBINO, Beatriz; MOURA, G.; LIMA, Renata. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior - UEA. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

5.
CERBINO, Beatriz; NORA, Sigrid; PAIXÃO, Paulo. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, Assistente 40H DE, UFC. 2010. Universidade Federal do Ceará.

6.
CERBINO, Beatriz; NORA, Sigrid; RIBEIRO, Walmeri. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, auxiliar 40H/DE UFC. 2010. Universidade Federal do Ceará.

7.
RODRIGUES, Eliana; NAVAS, Cassia; CERBINO, Beatriz. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, Adjunto, 40h/DE, UFPE. 2009.

8.
CERBINO, Beatriz; BARBOSA, W. D.; CRUZ, J. L.; CARVALHO, Luciana; CORREA, P. L. A.. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, Adjunto, 40h/DE, UFF/PURO. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
CERBINO, Beatriz. Banca de Avaliação Interna de seleção PIBIC 2016/2017. 2016. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
56o. Congresso Internacional de Americanistas. Autoria e propriedade na dança: dramaturgia no e do corpo em movimento. 2018. (Congresso).

2.
Encontro Internacional e XVIII ANPUH RIO.Autorias encarnadas: dança cênica, propriedade e dramaturgias em movimento. 2018. (Encontro).

3.
IV Congresso Internacional los Textos del Cuerpo. Dancem choreography and embodied authorship. 2018. (Congresso).

4.
V Simpósio Internacional em História Contemporânea: Soberania, Relações de Poder e Propriedades.Propriedade, cultura e políticas públicas. 2018. (Simpósio).

5.
25o. Quinzena de Dança de Almada - Festival Internacional.Corpos digitalizados. 2017. (Outra).

6.
Seminário Internacional de História da Dança.História da dança e autorias no corpo: algumas considerações e reflexões. 2017. (Seminário).

7.
Seminário Internacional Ensino da Arte Hoje.A universidade como protagonista. 2017. (Seminário).

8.
Agite y Sirva 8o Festival Intinerante de Videodanza.Videodanza, danza y autoria. 2016. (Outra).

9.
ANPUH RJ. O corpo cênico e suas autorias. 2016. (Congresso).

10.
IX Jornadas Cinema em Português.Entre o palco e a tela: o corpo na videodança. 2016. (Encontro).

11.
Jornada Nacional da Rede Proprietas.Propriedade cultural e bens imateriais. 2016. (Encontro).

12.
VI Encontro Anual da AIM.Videodança, dança e autoria: apontamentos para um debate. 2016. (Encontro).

13.
World Dance Alliance Americas Assembly. Choreography, videodance and authorship. 2016. (Congresso).

14.
X Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Direito autoral, apropriação e acesso. 2016. (Congresso).

15.
II Simpósio em História Contemporânea.Novas autorias na arte - Dança e corpo em espaços de autoria. 2015. (Simpósio).

16.
International Conference - Cut & paste : dance advocacy in the age of austerity. Dance, reconstruction and intellectual property. 2015. (Congresso).

17.
V Encontro Anual da AIM.Videodança, dança e autoria: algumas considerações e aproximações. 2015. (Encontro).

18.
VIII Jornadas Cinema em Português.Cinema, corpo e videodança: experiências e aproximações. 2015. (Encontro).

19.
VIII Reunião Científica da ABRACE.Participação em fóruns. 2015. (Encontro).

20.
XXXV Encontro da APHES.Políticas públicas para dança e a videodança na cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).

21.
Bordas do corpo: dança, política e experimentação.Cena, livro, corpo: encontros, desvios e tensões entre dança e escrita. 2014. (Seminário).

22.
IV Encontro Anual da AIM.Cinema, dança e videodança: experiencias cinecoreográficas no palco. 2014. (Encontro).

23.
Temas de Dança.As relações entre dança, autoria, propriedade e bem comum. 2014. (Oficina).

24.
Conexão Cacilda.Dança, imagem e memória. 2013. (Encontro).

25.
III Encontro Anual da AIM.Dança, cinema, corpo: aproximações e questionamentos. 2013. (Encontro).

26.
VII Reunião Científica da ABRACE.A poética de ensino, uma experiência na formação de artistas. 2013. (Encontro).

27.
VII Reunião Cinetífica da ABRACE.Autoria em dança: algumas considerações. 2013. (Encontro).

28.
VII Seminário da Faculdade de Dança Angel Vianna.Publicação em dança no Brasil. 2013. (Seminário).

29.
I Seminário Interno Rede Proprietas.Propriedade e direito à cultura. 2012. (Seminário).

30.
O conceito de pesquisa na pesquisa em artes - 1o. International Journal of Arts - Brazil. 2012. (Seminário).

31.
O desafio dos comuns: as propriedades no século XXI. 2012. (Congresso).

32.
Seminários de dança: E por falar em ...Corpo Performático, fazerers e dizeres na dança.Corpo, dança, imagem: dramaturgias possíveis. 2012. (Seminário).

33.
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Memória e dança: considerações e apontamentos. 2012. (Congresso).

34.
Colóquios em Dança.Memória e dança: desejo e proposições. 2011. (Encontro).

35.
ColóquioTemas para a dança brasileira.Críticas de dança: considerações preliminares, aproximações possíveis. 2011. (Encontro).

36.
I Seminário Internacional Corpo Cênico: linguagens e pedagogias.Jaques Corsueil e a crítica de dança no Brasil. 2011. (Seminário).

37.
Performance, coletivo efêmero.Dança e corpo performático. 2011. (Encontro).

38.
Arte, Invenção e Experiências Formativas.Ensino e formação em dança: algumas aproximações e perspectivas possíveis. 2010. (Seminário).

39.
II Ciclo Internacional de Diálogos - Antropologia, Imagens e Artes. Imagem e dança: construpção de sentido e percepção do corpo. 2010. (Congresso).

40.
Seminário de Economia da Dança.Cenários locais e regionais III: Brail, Argentina e Chile. 2010. (Seminário).

41.
X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: história e política.Oralidade e as artes cênicas no Brasil: a dança, o teatro, o circo e a performance. 2010. (Encontro).

42.
I ENREFAEB.Ensino de dança. 2009. (Encontro).

43.
VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memórias em movimento: relatos orais sobre o Ballet da Juventude. 2009. (Encontro).

44.
Culturas políticas. memória e historiografia. 2008. (Seminário).

45.
Identidades - XIII Encontro de História Anpuh-RIo.Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. 2008. (Encontro).

46.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. Jaques Corseuil e o jornalismo de dança no Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

47.
Seminários de Dança - HIstória em movimento: biografias e registros em dança.Imagens do corpo e da dança: o Ballet da Juventude. 2007. (Seminário).

48.
II Encontro Internacional de Dança e Filosofia.II Encontro Internacional de Dança e Filosofia. 2006. (Encontro).

49.
XII Encontro Regional de História.XII Encontro Regional de História - Anpuh Rio. 2006. (Encontro).

50.
Um chá com Isadora.Um chá com Isadora. 2003. (Encontro).

51.
I Mostra MIgrações de Dança Contemporânea.O espaço da improvisação na dança contemporânea. 2001. (Seminário).

52.
A Mistura é o Espírito: dança, ciência, cultura e tecnologia.A Mistura é o Espírito: dança, ciência, cultura e tecnologia. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CERBINO, Beatriz; MENDONÇA, Leandro . II Seminário Brasil-Portugal. 2012. (Outro).

2.
CERBINO, Beatriz; BRUM, L. . Rio Dança - os passos da dança carioca. 2012. (Exposição).

3.
CERBINO, Beatriz; RIBEIRO, M. M. . I Coloquio Corpo e Dramaturgias: diálogos entre práticas artísticas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Erika Villeroy da Costa. A dança negra de Mercedes Baptista. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Bruno Damiao. Células de transformação em dança. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
RAYSSON FROTA DE FARIAS. O corpo empata - uma analise sobre empatia e alteridades na dança contemporânea brasileira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriella Estevam Santos. O Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: a temporada de balé de 2016. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Clara silveira de Araujo. Dança e videodança: reflexões sobre autoria entre a tela e o palco. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Augusto Mendonça Domingues. Autoria e remontarem em dança contemporânea. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

2.
Bruno Reis Lima. Por uma dramaturgia do corpo como acontecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

3.
Julia Coelho Franca de Mamari. O corpo aéreo: possibilidades e necessidades na adaptabilidade da cena. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

4.
Luciana Cao Ponso. Formas do dançar o impossível: um salto do cinema de 1930 em diração à videodança. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

5.
Eliane Carvalho Zacharias. O corpo-poiético: palavras, afetos e experiências no corpo que dança. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

6.
Eloá Batista Teixeira Chaignet. Cali-coreo-grafia: um encontro entre a dança e a escrita. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

7.
Rafael Maurício Méndez Bernal. Remexendo nas cinzas da alma urbana: uma paisagem inventada no centro do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

8.
Antonieta Eloisa Kehrig Acosta. Imagem do corpo em movimento na tela. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

9.
Iris Aparecida Brasil. Corpo-mosaico: transformações espaço-temporais na dança. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Clara Silveira de Araujo. Videodança e autoria: a produção da IsoNation no interior do Estado do RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

2.
Gabriela Estevam da Silva Santos. O balé nas redes sociais: um olhar para a produção da imagem do bailarino clássico no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

3.
Luisa Denize Perrisé Ribeiro. A trajetória do festival Dança em foco na disseminação e no fomento da videodança no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

4.
Rodrigo Miranda Martins. Memória, dança e produção cultural: uma análise no processo de registro da dança contemporânea do Balleteatro em Porto, Portugal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

5.
Yasmim da Conceição Barbosa. Videodança: uma produção artística plural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

6.
Marcelo Augusto Mendonça Domingues. Autoria em dança: algumas considerações sobre as relações entre dança e direito autoral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

7.
Maria Mandarino. Jogos psicomotores na aula de baby class. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

8.
Maiara Zacarone. A dança na escola como arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

9.
Priscilla Teixeira. O corpo na Victor Navarro Companhia de Dança nas remontagens de "Paixão" e "Elgar". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

10.
Fernanda Costa. A dança da porta-bandeira na velocidade das transformações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

11.
Renata Rodrigues da Costa. O corpo fragmentado na coreografia de Henrique Rodovalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

12.
Aline Rodrigues Ferri. Mudanças no ensino de balé clássico iniciante na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa desde sua fundação até os dias atuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

13.
Susanne Bifano. Efeitos do traballho em conjunto entre a GInástica Holística e psicoterapia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

Iniciação científica
1.
Rodrigo Miranda Martins. Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

2.
Marcelo Augusto Mendonça Domingues. Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

3.
Marcelo Augusto Mendonça Domingues. Anatomia de um pensamento: os escrito de dança de Jaques Corsueil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

4.
Igor Nunes Campos. Anatomia de um pensamento: os escritos de dança de Jaques Corseuil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.

5.
Igor Nunes Campos. Anatomia de um pensamento: os escritos de dança de Jaques Corseuil. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CERBINO, Beatriz. Crítica de dança como fonte para história. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 6:36:53