Ana Paula Viezzer Salvador

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9328619374984647
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, sob enfoque da Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas parentais, família, grupo de pais, relação pais-filhos, desenvolvimento de habilidades sociais e psicologia clínica (FAP e ACT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Viezzer Salvador
Nome em citações bibliográficas
VIEZZER-SALVADOR, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Praça Santos Andrade, 50, 2º andar, Dep. de Psicologia
Centro
80060000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33102625
URL da Homepage: http://www.humanas.ufpr.br/portal/psicologia/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Grupo de orientação de pais: intervenção com foco sobre queixas escolares, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A relação entre práticas educativas parentais, envolvimento com tarefas escolares, depressão e desempenho acadêmico de adolescentes,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Interações familiares: um estudo de caso comparativo entre dois adolescentes.
Orientador: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Aceitar o quê? Descomplicando a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). (Carga horária: 4h).
Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, IACC, Brasil.
2017 - 2017
Terapia Comportamental Dialética (DBT): Teoria e Prática. (Carga horária: 32h).
Dialectica - Psicoterapia Baseada em Evidências, DIALECTICA, Brasil.
2016 - 2016
Curso IV - Argila em movimento. (Carga horária: 16h).
Argila - Espelho da Auto-Expressão, ARGILA, Brasil.
2015 - 2015
Argila: Espelho da Auto-Expressão - Acolhendo a criança interior. (Carga horária: 10h).
Argila - Espelho da Auto-Expressão, ARGILA, Brasil.
2015 - 2015
Argila: Espelho da Auto-Expressão - Módulo Introdutório. (Carga horária: 8h).
Argila - Espelho da Auto-Expressão, ARGILA, Brasil.
2015 - 2015
Argila: Espelho da Auto-Expressão - Auto-estima. (Carga horária: 8h).
Argila - Espelho da Auto-Expressão, ARGILA, Brasil.
2015 - 2015
Workshop FAP para terapeutas - Módulo Avançado. (Carga horária: 16h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2015 - 2015
Relações familiares analisadas pelo conceito de metacontingências. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2014 - 2014
Análise do Comportamento Aplicada à Educação e Problemas de Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, IACC, Brasil.
2014 - 2014
Workshop FAP para terapeutas - Psicoterapia Analítica Funcional. (Carga horária: 16h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2013 - 2013
O uso da fotografia como instrumento autoexpressão. (Carga horária: 16h).
Crescer com Afeto - Centro de Estudos em Psicologia Clínica e Saúde, CRESCER COMAFETO, Brasil.
2013 - 2013
Vivenciando ACT II - Terapia de Aceitação e Compromisso. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2012 - 2012
ACT e a Teoria dos Quadros Relacionais (RFT). (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao uso da fotografia - instr. terapêuti. (Carga horária: 8h).
Crescer com Afeto - Centro de Estudos em Psicologia Clínica e Saúde, CRESCER COMAFETO, Brasil.
2012 - 2012
Psicologia Clínica Comportamental. (Carga horária: 8h).
Núcleo de Terapia por Contingências de Reforçamento, NTCR, Brasil.
2012 - 2012
Desenhos animados para prevenção da violência infa. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Vivenciando ACT - Terapia Aceitação e Compromisso. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2012 - 2012
Aprofundamento em Psicoterapia Analítica Funcional. (Carga horária: 8h).
Crescer com Afeto - Centro de Estudos em Psicologia Clínica e Saúde, CRESCER COMAFETO, Brasil.
2011 - 2011
Análise Comportamental das Relações Amorosas. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2010 - 2010
Estratégias clínicas na terapia comport. infantil. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.
2008 - 2008
Atualização em Terapia Comportamental. (Carga horária: 60h).
Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, IACC, Brasil.
2004 - 2004
Formação em Psicoterapia Comportamental eCognitiva. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos de Terapia Comportamental e Cognitiva, CETECC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

07/2007 - 08/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento II
Análise Experimental do Comportamento I
Técnicas de Observação e Descrição
Teorias Psicológicas II: Behaviorismo

Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

01/2007 - 02/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I
Análise Experimental do Comportamento II

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Análise do Comportamento, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de orientação a pais - Programa de Qualidade na Interação Familiar. Grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para crianças. Palestras..
03/2008 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Profissional Supervisionado em Saúde I e II
Estágio Profissionalizante em Saúde: Triagem
Psicologia Behaviorista I
Psicologia e Saúde IIB
Monografia I e II
04/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Análise do Comportamento, .


Clínica Integraree, INTEGRAREE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica, Carga horária: 15


Criança em Foco, CRIANÇA EM FOCO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Ministrante de cursos para pais

Atividades

03/2007 - 12/2008
Treinamentos ministrados , Criança em Foco, .

Treinamentos ministrados
Grupo de orientação e treinamento para pais

Instituto Bom Aluno do Brasil, IBAB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 23

Atividades

07/2005 - 09/2005
Treinamentos ministrados , Instituto Bom Aluno do Brasil, .

Treinamentos ministrados
Orientação profissional para alunos universitários


Linhas de pesquisa


1.
Estilos e práticas parentais
2.
Grupos de orientação e treinamento para pais


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Intervenção com pais e crianças: implicações teóricas e aplicadas.
Descrição: Os estudos sobre a relação entre pais e filhos têm ganhado grande repercussão nas últimas décadas. Tais estudos dividem-se especialmente entre aqueles que investigam a influência dos estilos e práticas educativas parentais no desenvolvimento dos filhos e aqueles que propõem programas de intervenção e orientação para os pais ou processo de psicoterapia infantil envolvendo o atendimento aos pais. Há também os estudos que explorem mais profundamente o desenvolvimento de instrumentos padronizados que possam ser aplicados para os pais e/ou filhos como forma de avaliação das práticas e estilos parentais, bem como para serem utilizados como instrumentos de avaliação de programas de intervenção com pais. A partir deste contexto, os objetivos gerais deste projeto são: 1) aprimorar instrumentos de medida de práticas educativas parentais que ajudem na avaliação de práticas parentais e na avaliação de programas de intervenção com pais; 2) investigar, de forma exploratória, as características das diferentes práticas educativas parentais e seus efeitos sobre o desenvolvimento das crianças; e 3) delinear e avaliar diferentes programas de intervenção com famílias, identificando fatores que aumentam a adesão à intervenção, e fatores que contribuem para potencializar os resultados da intervenção quanto à melhora na qualidade das relações entre pais e filhos. A relevância de estudar esta temática está em promover um conhecimento mais aprofundado sobre as relações familiares e seus efeitos para os membros da família, como também em promover e refinar procedimentos de intervenção eficazes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador / Emily Corrêa Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 8


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto Convivência 2018-2022
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador.
2018 - Atual
Projeto Família 2018-2022
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador.
2014 - 2017
Projeto Família
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador.Número de orientações: 5
2014 - 2017
Projeto Convivência
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2012 - 2013
Projeto Criança 2012-2013: Desenvolvimento, Educação e Cidadania
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
2011 - 2011
Projeto Criança: Desenvolvimento, Educação e Cidadania
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador / Lidia Natalia Dobrianskyj Weber - Integrante.
2010 - 2010
Projeto Criança: Desenvolvimento, Educação e Cidadania
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador / Lidia Natalia Dobrianskyj Weber - Integrante.
2009 - 2009
Projeto Criança: Desenvolvimento, Educação e Cidadania
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador / Lidia Natalia Dobrianskyj Weber - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
1° Lugar no 10º Evento de Iniciação Científica, Universidade Federal do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WEBER, L. N. D.2008WEBER, L. N. D. ; PRADO, P. M. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Construção e confiabilidade das escalas de qualidade na interação familiar. Psicologia Argumento, v. 26, p. 55-65, 2008.

2.
WEBER, L. N. D.2006WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF) - Orientação e treinamento para pais. Psico (PUCRS), v. 37, p. 139-149, 2006.

3.
WEBER, L. N. D.2006WEBER, L. N. D. ; SELIG, G. A. ; BERNARDI, M. G. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Continuidade dos estilos parentais através das gerações - Transmissão intergeracional de estilos parentais. Paideia (Ribeirao Preto), v. 16, p. 407-414, 2006.

4.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.2005VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Práticas educativas parentais: um estudo comparativo da interação familiar de dois adolescentes distintos. Interação (Curitiba), Curitiba, v. 9, n.2, p. 343-355, 2005.

5.
WEBER, L. N. D.2004WEBER, L. N. D. ; PRADO, P. M. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Avaliação da validade do questionário de estilo de atribuição para crianças (CASQ). Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n.2, p. 161-170, 2004.

6.
WEBER, L. N. D.2004WEBER, L. N. D. ; PRADO, P. M. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Identificação de estilos parentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. Psicologia. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n.4, p. 323-332, 2004.

7.
WEBER, L. N. D.2004WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . O uso de palmadas e surras como pratica educativa. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 9, n.2, p. 227-237, 2004.

8.
WEBER, L. N. D.2003WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança. Psico-USF, São Francisco, v. 8, n.1, p. 71-79, 2003.

9.
WEBER, L. N. D.2002WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. ; ZOCCHE, C. R. E. . Famílias que maltratam: uma tentativa de socialização pela violência. Psico-USF, São Francisco, v. 7, p. 157-167, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Programa de qualidade na interação familiar: manual para aplicadores. Curitiba: Juruá Editora, 2005. v. 1. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Questionário de investigação de disciplina coercitiva. In: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber; Maria Auxiliadora Dessen. (Org.). Pesquisando famílias - Instrumentos para coleta e análise de dados. 1ed.Curitiba: Juruá, 2009, v. , p. 126-138.

2.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Apresentação de escalas padronizadas: Escalas de qualidade na interação familiar. In: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber; Maria Auxiliadora Dessen. (Org.). Pesquisando a família - Instrumentos para coleta e análise de dados. 1ed.Curitiba: Juruá, 2009, v. , p. 57-68.

3.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . A importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos. In: Wander C. M. Pereira da Silva. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André: ESETec Editores Associados, 2008, v. 21, p. 161-174.

4.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . A relação entre práticas educativas parentais e estilos parentais com o desenvolvimento de crianças e adolescentes. In: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. (Org.). Família e Desenvolvimento. Curitiba: Juruá Editora, 2008, v. , p. 59-79.

5.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Desempenho acadêmico: como os pais podem ajudar?. In: Roosevelt Starling. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André: ESETec Editores Associados, 2007, v. 19, p. 368-382.

6.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Qualidade de interação familiar: instrumento de medida e programas de prevenção. In: Marina Bandeira, Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette. (Org.). Estudos sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, v. , p. 125-141.

7.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Medindo e promovendo a qualidade de interação familiar. In: Hélio José Guilhardi e Noreen Campbell de Aguirre. (Org.). Sobre o Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André: ESETec Editores Associados, 2006, v. 18, p. 25-40.

8.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Estilos parentais e desenvolvimento da criança e do adolescente. Palmadas e surras: ontem, hoje e amanhã.. In: Maria Zilah da Silva Brandão; Fátima Cristina de Souza Conte; Fernanda Silva Brandão; Yara Kuperstein Ingberman; Cynthia Borges de Moura; Vera Menezes da Silva; Simone Martin Oliane. (Org.). Sobre o Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André: ESETec Editores Associados, 2003, v. 11, p. 499-511.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Relacionamento entre pais e filhos: entre tapas e beijos.. Voz do Paraná, Curitiba, p. 6 - 7, 11 set. 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. C. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Práticas educativas parentais na infância e o desenvolvimento de transtorno de humor na vida adulta: uma análise funcional de dois casos. In: I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis, 2018, Florianópolis. Anais I JAC Florianópolis, 2018.

2.
OLIVEIRA, E. S. T. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Percepção de terapeutas comportamentais sobre o impacto de seus valores pessoais na sua atuação clínica. In: I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis, 2018, Florianópolis. Anais I JAC Florianópolis, 2018.

3.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Coerção e envolvimento parental nas tarefas escolares: uma relação com o desempenho acadêmico de adolescentes. In: 2º Encontro de Análise do Comportamento de Curitiba, 2006, Curitiba. Anais do 2º Encontro de Análise de Comportamento de Curitiba. Curitiba, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIGUEZ, F. G. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Acceptance and Commitment Therapy with Children: Evaluation of Two Interventions. In: ACBS Annual World Conference 15, 2017, Sevilha - Espanha. Anais, 2017.

2.
FERMIANI, T. M. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . O comportamento de elogiar dos pais e as consequências no desempenho escolar dos filhos: uma análise qualitativa a partir do relato verbal de duas famílias. In: III Encontro Sul-Brasileiro de Análise do Comportamento, 2015, Curitiba. Anais, 2015.

3.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; MIGUEZ, F. G. ; DIAS, J. V. ; MATUGUMA, T. Y. . Avaliação de um programa de habilidades sociais em crianças de escola pública da região de Curitiba. In: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais ABPMC, 2014.

4.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; RODRIGUES, N. B. ; ROCHA, A. T. ; SOUZA, M. C. S. ; SILVA, M. M. R. ; VACCARI, C. ; CIPOLLA, L. A. ; PILATTI, P. . Avaliação de um programa de habilidades sociais com graduandos do primeiro ano de Psicologia. In: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais ABPMC, 2014.

5.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WAGNER, H. ; SILVA, M. M. R. ; PIANA, L. ; MIGUEZ, F. G. . Análise da validade das Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) na versão para pais. In: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais ABPMC, 2014.

6.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; SILVA, M. M. R. ; WAGNER, H. ; PIANA, L. ; MIGUEZ, F. G. . Análise da confiabilidade das Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) na versão para pais. In: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais ABPMC, 2014.

7.
MAZIERO, C. B. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Avaliação de professores sobre como expressões faciais/corporais dos alunos afetam sua didática. In: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais ABPMC, 2014.

8.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; LIMA, R. P. . Análise da relação de adolescentes com seus pais e seus pares. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais, 2013.

9.
SILVA, C.A. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Formação e concepções de alunos de pedagogia sobre a análise do comportamento. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013. Anais, 2013.

10.
DIAS, J. V. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Um levantamento bibliográfico sobre o uso do controle psicológico como prática parental. In: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais, 2013.

11.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. ; PROCEK, C. ; SILVA, C.A. ; SILVA, E.A. . A relação entre estilos parentais e o desempenho acadêmico de adolescentes. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

12.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. ; SOMBRIO, F. ; MACHADO, M. L. M. ; PIERDONA, P. C. A. H. ; ALBUQUERQUE, P. L. ; SAKAGUTI, P. . Estilos parentais: comparação entre famílias de crianças e adolescentes com e sem altas habilidades. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

13.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; PROCEK, C. ; SILVA, C.A. ; SILVA, E.A. ; NESI, A. L. ; Silva, A. Y. M. ; FORMIGÃO, H. ; NASCIMENTO, L. S. ; MACHADO, M. L. M. ; ODA, F. S. ; MOURA, C. . Avaliação de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais com adolescentes de uma escola pública. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

14.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Análise Funcional de um caso clínico: avaliando práticas parentais e suas implicações para o desenvolvimento acadêmico de um adolescente. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

15.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Práticas educativas parentais e suas implicações para o desempenho acadêmico dos filhos: dados empíricos e ilustração de caso clínico. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais da ABPMC, 2010.

16.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Uso de filme como recurso terapêutico para discriminação de comportamentos. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais da ABPMC, 2010.

17.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Silva, A. Y. M. ; Smaniotto, C. . Aspectos do relacionamento conjugal e religião. In: I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano, 2009, Curitiba. Anais do I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano, 2009.

18.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; MOREIRA, A.C.D. ; OLIVEIRA, E.R. ; FORMIGÃO, H. . O comportamento consumista das crianças e as práticas educativas adotadas por seus pais frente a esse comportamento. In: I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano, 2009, Curitiba. Anais, 2009.

19.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; GUMIELA, A.P. ; MAEOKA, B. ; PERON, F. ; MAURÍCIO, M.N. . Estudo exploratório entre estilos de amor e estilos parentais percebidos por universitários. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais, 2009.

20.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Relação entre práticas parentais, desempenho escolar e depressão. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais, 2008.

21.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Práticas parentais, depressão e desempenho escolar. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica, 2007.

22.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Família: sua influência para o desenvolvimento de repertório comportamental no ambiente escolar. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais eletrônicos, 2006.

23.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Escala para avaliação da família e curso para pais. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais eletrônicos, 2006.

24.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Qualidade de Interação Familiar - Compreendendo os desafios da relação entre pais e filhos. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais eletrônicos, 2006.

25.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. ; SANTOS, C. S. D. . Simpósio: Estilos Parentais e Desenvolvimento Infantil. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais, 2005.

26.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Simpósio: Promovendo a qualidade de interação familiar (PQIF) - um programa de orientação e treinamento de pais em grupo. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais, 2005.

27.
WEBER, L. N. D. ; PRADO, P. M. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Escalas de qualidade de interação familiar (EQIF) - Análise fatorial confirmatória. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais, 2005.

28.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Grupo de pais: um modelo de intervenção. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais, 2005.

29.
DIORIO, Z. M. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; SIMIEMA, D. Q. . Investigação do nível de escolaridade de pais/avós dos alunos do Instituto Bom Aluno do Brasil. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais, 2005.

30.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Adolescência: interações familiares, práticas educativas parentais e institucionalização. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais, 2005.

31.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. A afetividade como fator essencial para o processo de aprendizagem - uma abordagem neuropsicológica. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais, 2005.

32.
MAZZAROTTO, I. ; MOSCHETTA, L. ; PAULA, M. ; MARANHA, C. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; WEBER, L. N. D. . Estilos parentais e depressão infantil. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

33.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Interações familiares: uma comparação entre escolas pública e privada. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

34.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Interações familiares: um estudo de caso comparativo entre dois adolescentes. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

35.
WEBER, L. N. D. ; GUSSO, H. L. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Grupo de capacitação: formação de coordenadores de grupo para o projeto criança. In: X Encontro da ABRAPSO Regional Sul, 2004, Curitiba. Anais Abrapso, 2004.

36.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Escalas de Qualidade de Interação Familiar: Avaliando Fatores de Risco e Proteção. In: 12º Evento de Iniciação Científica, 2004, Curitiba. Livro de Resumos, 2004.

37.
WEBER, L. N. D. ; FLOR, M. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; GUSSO, H. L. . Interação familiar e as habilidades sociais do adolescente. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais SBP, 2004.

38.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Análises preliminares da eficácia do programa "Promovendo a qualidade de interação familiar". In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais SBP, 2004.

39.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Estudo preliminar - elaboração de um instrumento de avaliação de qualidade das interações familiares. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Anais- IV CBPD, 2003. p. 164-165.

40.
WEBER, L. N. D. ; MARUO, K. ; PIERTSZAK, S. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Estilos parentais e estresse em crianças abrigadas em instituição do tipo casa-lar. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Anais- IV CBPD, 2003. p. 301-301.

41.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Validação do instrumento EQIF (Escalas de Qualidade de Interação Familiar). In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina. Anais, 2003.

42.
WEBER, L. N. D. ; VITALI, I. L. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; VILANI, C. G. ; SCHUCK, D. ; KOBAYASHI, E. H. ; PETRI, C. B. . Validação das escalas de timidez e sociabilidade. In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina. Anais, 2003.

43.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Análise preditiva das escalas de qualidade de interação familiar (EQIF). In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais, 2003. p. 234-235.

44.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. ; VILANI, C. G. ; SCHUCK, D. ; KOBAYASHI, E. H. ; FREITAS, S. T. . Elaboração de um questionário para acesso a práticas educativas parentais.. In: 11º Evento de Iniciação Científica, 2003, Curitiba. Anais do XI Evento de Iniciação Científica, 2003. p. 119-119.

45.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Adaptação e validação de duas escalas (exigência e responsividade) para avaliar estilos parentais. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. Anais, 2002. p. 208-208.

46.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; MARUO, K. ; PIERTSZAK, S. ; PAVEI, C. ; BISCAIA, P. ; GALVÃO, A. . Comparação de estilos parentais entre pais-sociais de abrigos do tipo casa-lar e pais de escolas pública e privada.. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. Anais, 2002. p. 211-212.

47.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica, 2002. p. 267-267.

48.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Identificação de estilos parentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica, 2002. p. 266-267.

49.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BISCAIA, P. ; PAVEI, C. ; GALVÃO, A. ; MARUO, K. ; PIERTSZAK, S. . Crianças abrigadas em casas-lares: estudo sobre os estilos parentais dos pais sociais.. In: X Encontro Paranaense de Psicologia, 2002, Curitiba. Anais, 2002. p. P010.

50.
WEBER, L. N. D. ; BRANDENBURG, O. J. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; MARUO, K. ; PIERTSZAK, S. ; SANTOS, T. P. ; BECKER, C. ; CARVALHO, L. ; WARZAWIAK, M. . Uma comparação entre o otimismo das crianças de escola pública, privada, de uma comunidade carente e abrigadas em casas-lar.. In: X Encontro Paranaense de Psicologia, 2002, Curitiba. Anais, 2002. p. TL048.

51.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Identificação de estilos parentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. In: 10º Evento de Iniciação Científica, 2002, Curitiba. Anais, 2002. p. 147.

52.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; ZOCCHE, C. R. E. . Educação e/ou Violência contra a Criança?. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Anais. Campinas: Papirus Editora, 2001. p. 194-195.

53.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; ZOCCHE, C. R. E. . Disciplina, castigos e palmadas.. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Científicas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. p. 227-227.

54.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; ZOCCHE, C. R. E. . Estudo Descritivo das Denúncias Recebidas pelo Programa SOS-Criança de Curitiba. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Científicas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. p. 227-227.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Psicoterapia analítica funcional (FAP) e a utilização da argila como recurso terapêutico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. A importância da participação dos pais no desempenho acadêmico dos filhos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; WEBER, L. N. D. . Intervenção em grupo com famílias na escola: foco nas queixas escolares dos filhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; BRANDENBURG, O. J. . Treinamento de pais na promoção de saúde mental dos filhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Práticas parentais e desempenho acadêmico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Relações entre pais e filhos e desempenho escolar: algumas considerações para o contexto clínico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. O uso do programa SPSS aplicado à pesquisa em Psicologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Pais precisam de cursos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . Programa de Qualidade na Interação Familiar 2004 (Manual didático).

2.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. ; ZOCCHE, C. R. E. . Maioria das crianças diz apanhar dos pais. Curitiba: Gazeta do Povo, 2002 (Reportagem em jornal).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Relações entre pais e filhos: Desenvolvendo práticas educativas adequadas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Relações entre pais e filhos: Desenvolvendo práticas educativas adequadas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Habilidades Sociais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Orientação a pais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
WEBER, L. N. D. ; Cunha, J.M. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . Papel do pediatra: interações familiares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.. SPSS aplicado à Psicologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . A Pesquisa Científica. 2004 (Palestra) .

2.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. ; BRANDENBURG, O. J. . A Pesquisa Científica. 2003 (Palestra) .

3.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; BRANDENBURG, O. J. ; WEBER, L. N. D. . A Pesquisa Científica. 2002 (Palestra) .

4.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; BRANDENBURG, O. J. ; BECKER, C. ; SANTOS, T. P. ; WEBER, L. N. D. . O desafio de aliar o amor a disciplina. 2002 (Palestra) .

5.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; BRANDENBURG, O. J. ; BECKER, C. ; SANTOS, T. P. ; WEBER, L. N. D. . Papel dos pais na educação. 2002 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Silveira, J.M.; VANDENBERGHE, L. M. A.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Gabriela Andersen Irias Martim. A tarefa de casa na psicoterapia analítica funcional: prováveis relações entre sua solicitação e eventos intrasessão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LOHR, S. S.; BERTOLA, M. M.; WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Mariangela de Freitas Dias. Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná.

3.
WEBER, L. N. D.; VIEIRA, M. L.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; LOHR, S. S.. Participação em banca de Cristiani Aparecida da Silva Santos. Estilos pedagógicos: concepções e práticas de professores do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná.

4.
ROCHA, G. V. M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; MESTRE, M. B. A.. Participação em banca de Douglas José Tenório Vaz. Revisão sistemática: O conceito e subtipos de negligência infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

5.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; ROCHA, G. V. M.. Participação em banca de Alisson Ferreira Lepienski. Relações entre uma supervisão em psicoterapia analítico funcional e as respostas da terapeuta e de sua cliente em sessão. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
BOTOME, S. P.; KUBO, O. M.; Dittrich, A.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; LUCA, G. G.. Participação em banca de Helder Lima Gusso. Avaliação da eficiência de um procedimento de apresentação semanal de consequências informativas ao desempenho de alunos em nível superior. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
MINETTO, M. F. J.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; CREPALDI, M. A.; FRANCO, V. D. F.. Participação em banca de Ana Caroline Bonato da Cruz. Programa de qualidade na interação familiar para famílias com filhos com deficiência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LOHR, S. S.; GOMIDE, P. I. C.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Suellen Vilalva. Comportamento altruísta em crianças de 02 a 05 anos: uma interpretação analítico-comportamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Silveira, J.M.; ABREU, P. R.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Ana Paula Gumiela. Autorrevelação e suas possíveis relações com comportamentos clinicamente relevantes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
LOHR, S. S.; WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; BERTOLA, M. M.. Participação em banca de Mariangela de Freitas Dias. Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
ROCHA, G. V. M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; MESTRE, M. B. A.. Participação em banca de Douglas José Tenório Vaz. Revisão sistemática: O conceito e subtipos de negligência infantil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

6.
Silveira, J.M.; ROCHA, G. V. M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Alisson Ferreira Lepienski. Terapia analítico comportamental e supervisão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

7.
WEBER, L. N. D.; VIEIRA, M. L.; LOHR, S. S.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Cristiani Aparecida da Silva Santos. Estilos pedagógicos: concepções e práticas de professores do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUCA, G. G.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; VACCARI, C.. Participação em banca de Beatriz Valentim Santos.Avaliação da eficácia do Programa de Qualidade na Interação Familiar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Fernanda Ban Greboggy.Relato de terapeutas sobre o impacto da autorrevelação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; GUMIELA, A.P.. Participação em banca de Bruna dos Santos Rodrigues.Discussão de uma hipótese de adaptação da FAPRS para o contexto de terapia de casais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
STRAPASSON, B. A.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; LUCA, G. G.. Participação em banca de Fernanda de Queiroz Travensolli.Controle aversivo na utopia skinneriana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
NISHYAMA, A.; MESSAGI, M. R.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Maria Victória Ferreira Barbosa.TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) relacionado ao comportamento alimentar e obesidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; DIAS, A. Y. M. S.. Participação em banca de Mariana Sampaio de Almeida.Treino de comportamentos de intimidade para terapeutas em processo de formação em Psicologia Analítica Funcional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

7.
HAMDAN, A. C.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; SANTOS, B. P.. Participação em banca de Marjorie Rodrigues Wanderley.Comer sem estar com fome: relações entre controle inibitório, ansiedade e obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

8.
LUCA, G. G.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Silveira, J.M.. Participação em banca de Beatriz Lima Cunha.Programa de contingências planejadas para desenvolver alimentação saudável em crianças por meio da modificação do comportamento de seus responsáveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

9.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Silva, A. Y. M.. Participação em banca de André dos Martyres Wageck.Diferenças e semelhanças entre a Terapia Comportamental e a Terapia Cognitiva para tratamento de transtorno depressivo: a visão de duas terapeutas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

10.
HAMDAN, A. C.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; JOAQUIM, M. J. M.. Participação em banca de Luiza Cury Muller.Treinamento cognitivo da memória de trabalho em indivíduos saudáveis: uma revisão sistemática da literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

11.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Ana Moreira Borges de Macedo.A aplicabilidade do programa Supernanny a partir do relato dos pais: a percepção dos pais acerca das técnicas utilizadas no programa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

12.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; BRANDENBURG, O. J.; MENON, M.. Participação em banca de Dayane Cristina Ribeiro Pereira.É possível motivar alguém? Uma abordagem analítico-comportamental da motivação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

13.
Silveira, J.M.; POPOVITZ, J.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Vitória Baldissera de Souza.O filme A Pele que Habito como ilustração dos conceitos de self propostos por Steven C. Hayes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

14.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Silveira, J.M.; Silva, A. Y. M.. Participação em banca de Hellen Tsuruda Amaral.A coerção nos relacionamentos de amor romântico e sua relação com a dificuldade de comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

15.
VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Silveira, J.M.. Participação em banca de Tales Alexandre Luiz Fernandes.A utilização da terminologia sobre os fatores comuns nas terapias comportamentais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

16.
Dittrich, A.; Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Eduardo de Almeida Silva.Ética no behaviorismo radical de B.F. Skinner e no utilitarismo de J.S.Mill: uma análise comparativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

17.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Evandro Fernandes Ferreira.A compreensão e o tratamento da depressão na perspectiva da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-Comportamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

18.
STRAPASSON, B. A.; GUSSO, H. L.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Bruna Vieira Ribeiro.Relação entre estilos parentais, habilidades sociais e status sociométrico de crianças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo.

19.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Antoniela Yara Marques da Silva.A casca ou o miolo do pão: um estudo sobre relações interpessoais no casamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

20.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Ana Paula Cordeiro.Síndrome pós-aborto: um debate sobre o abortamento induzido e seus efeitos psicológicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

21.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; PERON, F.. Participação em banca de Daniela Cristina Bellio Santos.Psicopatia em uma visão analítico-comportamental: um debate a partir da história de Charles Manson. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

22.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Sabbag, G. M.. Participação em banca de Camila de Moura.Comportamento de fuga/esquiva em crianças no contexto psicoterápico e as estratégias de manejo empregadas pelos terapeutas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

23.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; PERON, F.. Participação em banca de Alyne Mayara de Souza Cordeiro.Ações dos pais e o trabalho do professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

24.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Poliana Vidal.Idosos institucionalizados e não institucionalizados: análise da depressão e atividades da vida diária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

25.
Dittrich, A.; Schmidt, A.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Fátima Raquel Szinwelski.O compromisso ético do professor na educação e a postura ética dos parâmetros curriculares nacionais: um estudo comparativo a partir do Behaviorismo Radical. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

26.
Grün, T. B.; Sabbag, G. M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Gabriela Kanegae Tadano.De mãe para filha? Investigação sobre a aprendizagem dos estilos e práticas parentais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

27.
WEBER, L. N. D.; FARIA, R. R.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Chrystiano Nogueira dos Santos.Bullying homofóbico: um estudo exploratório em uma escola pública de Curitiba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

28.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Fabyo A. Westphal Miranda.Seleção de parceiros: uma reflexão sobre a interpretação behaviorista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

29.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; TUCUNDUVA, C.; SOUZA, H.P.. Participação em banca de Cristina Lopes Pereira.Pretendentes à adoção: características, perfil e bem-estar psicológico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

30.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; FARIA, R. R.. Participação em banca de Gesicléia Fernanda de Lima.Estilos e práticas parentais percebidos por dependentes químicos e fatores psicossociais relacionados ao abuso de drogas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

31.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; FARIA, R. R.. Participação em banca de Leiliane Silva do Nascimento.Depressão, autoestima e estilos parentais percebidos por adolescentes de famílias intectas e famílias separadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

32.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; TUCUNDUVA, C.. Participação em banca de Heloísa Maria Formigão.A influência da mídia no comportamento das mulheres em seus relacionamentos amorosos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

33.
PAN, M.A.G.S.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Yanne Ribeiro Gonçalves.Inclusão de crianças com autismo na educação formal: um estudo empírico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

34.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Mariana Neves Maurício.Comportamento verbal e correspondência: reflexões no contexto da clínica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

35.
Silveira, J.M.; Dittrich, A.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Filipe de Veer.Transtorno bipolar e análise do comportamento: reflexões sobre a construção do repertório comportamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

36.
Silveira, J.M.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; ABREU, P. R.. Participação em banca de Francielly Perón.A diferenciação do responder: uma descrição do processo de mudança clínica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

37.
STIVAL, L.; WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Lauriane Stival.Depressão e auto-estima: estudo comparativo entre crianças institucionalizadas e crianças que moram com a família. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

38.
TUCUNDUVA, C.; WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Cláudia Tucunduva.A relação entre ocupação parental e práticas educativas: uma comparação entre categorias profissionais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

39.
ALMEIDA, D.C.; WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Daniele Correia de Almeida.Ficar, namorar e casar: o que a sociedade contemporânea pensa a respeito destas formas de relacionamento amoroso?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

40.
PIZETTA, G.; WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Gianina Pizetta.Bullying no contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

41.
VILANI, C. G.; DOBRIANSKYJ, L. N.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; Cunha, J.M.. Participação em banca de Cintia Gemmo Vilani.O uso da televisão, internet e jogos eletrônicos por crianças e adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

42.
WEBER, L. N. D.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; VINTER, L.. Participação em banca de Josafá Moreira da Cunha.Qualidade de Interação Familiar: uma Análise de Percepção de Adolescentes sobre Conflitos em suas Familias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

43.
WEBER, L. N. D.; LAZZARETTI, C.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.. Participação em banca de Vivien Kaniak.O Estresse e a Internação Hospitalar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, A. P. A.; VIEZZER-SALVADOR, A. P.; LUNA, S. V.; BANACO, R. A.; COSTA, C. E.. Concurso público para professor adjunto A, área de conhecimento: Análise Experimental do Comportamento. 2013. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Terapias Comportamentais Contextuais e Psiquiatria. 2018. (Encontro).

2.
I Jornada de Egressos da UFPR.Mesa de abertura da I Jornada de Egressos da UFPR. 2017. (Seminário).

3.
III Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais. 2015. (Congresso).

4.
III Encontro Sul-Brasileiro de Análise do Comportamento. 2015. (Encontro).

5.
XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Análise da validade das Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) na versão para pais. 2014. (Encontro).

6.
I Encontro Sul Brasileiro de Análise do Comportamento e VII Encontro Paranaense de Análise do Comportamento.membro da comissão científica. 2013. (Encontro).

7.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Análise da relação de adolescentes com seus pais e pares. 2013. (Encontro).

8.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Intervenção em grupo com famílias na escola: foco nas queixas escolares dos filhos. 2012. (Encontro).

9.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2010. (Simpósio).

10.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Práticas educativas parentais e suas implicações para o desempenho acadêmico dos filhos: dados empíricos e ilustração de caso clínico. 2010. (Encontro).

11.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A relação entre estilos parentais e o desempenho acadêmico de adolescentes. 2010. (Congresso).

12.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Estudo exploratório entre estilos de amor e estilos parentais percebidos por universitários. 2009. (Encontro).

13.
II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento. 2008. (Encontro).

14.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Relação entre práticas parentais, desempenho escolar e depressão. 2008. (Encontro).

15.
I Encontro Paranaense de Análise do Comportamento. 2007. (Encontro).

16.
2º Encontro de Análise do Comportamento de Curitiba.Coerção e envolvimento parental nas tarefas escolares: uma relação com o desempenho acadêmico de adolescentes. 2006. (Encontro).

17.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2006. (Encontro).

18.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2005. (Congresso).

19.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Encontro).

20.
XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil; XV Congresso da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissões Afins; I Jornada de Saúde Mental da Sociedade Paranaense de Pediatria. XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil; XV Congresso da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissões Afins; I Jornada de Saúde Mental da Sociedade Paranaense de Pediatria. 2005. (Congresso).

21.
XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2005. (Congresso).

22.
12º Evento de Iniciação Científica.12º Evento de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

23.
11º Evento de Iniciação Científica.11º Evento de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).

24.
Semana de Psicologia. 2003. (Outra).

25.
10º Evento de Iniciação Científica.10º Evento de Iniciação Científica. 2002. (Encontro).

26.
Seminários Temáticos Integradores. 2002. (Seminário).

27.
V Semana de Psicologia da UFPR.V Semana de Psicologia da UFPR. 2002. (Outra).

28.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2002. (Encontro).

29.
XXXII Reunião Anual de Psicologia. XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Congresso).

30.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2001. (Encontro).

31.
XXXI Reunião Anual de Psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia. 2001. (Congresso).

32.
Encontro Internacional para Promoção de Bons Tratos na Família. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WEBER, L. N. D. ; VIEZZER-SALVADOR, A. P. . I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Emily Corrêa Oliveira. Avaliação dos efeitos de um jogo terapêutico no comportamento de uma criança em atendimento clínico. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Adelman Cipolla. O recurso lúdico na terapia comportamental: elaboração de um jogo para o desenvolvimento de habilidades sociais na clínica infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

2.
Elisa Smile Teixeira de Oliveira. A percepção de terapeutas comportamentais sobre o impacto de seus valores pessoais na sua atuação clínica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

3.
Fernanda Gongora Miguez. Terapia de aceitação e compromisso com crianças: avaliação de duas intervenções. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

4.
Paula Pilatti. O processo de revelação da identidade de gênero de duas mulheres trans. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

5.
Gabriela Schimaneski de Carvalho. Práticas da Pedagogia Waldorf sob a ótica da Análise do Comportamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

6.
Daiane Alex Seccon de Azevedo. A percepção de pais e mães sobre a relação entre satisfação conjugal, planejamento familiar e as práticas educativas parentais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

7.
Murilo Cesar Soares Souza. Práticas educativas parentais e educação sexual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

8.
Emily Corrêa Oliveira. Práticas educativas parentais na infância e o desenvolvimento de transtornos de humor na vida adulta: uma análise funcional de dois casos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

9.
Kassiely Pereira de Oliveira de Sá Maranhão. "Enquanto estiver embaixo do meu teto vai fazer o que eu mandar": caracterização dos conflitos entre pais e filhos adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

10.
Tatiana Proença Isleb. Relação entre práticas e estilos parentais e desenvolvimento cognitivo: uma revisão sistemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

11.
Tatiane Maraschin Fermiani. Estudo de caso sobre o comportamento de elogiar dos pais e as consequências no desempenho escolar dos filhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

12.
Carla Mariana Saad de Lima. Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais em pré-escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

13.
Morgana Marangone Ribeiro da Silva. Relatos de pais sobre fatores que influenciaram em suas práticas educativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

14.
Helena Wagner. Uma análise interpretativa do efeito de Werther à luz da Análise do Comportamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

15.
Caroline Burer Maziero. A relação entre as expressões faciais e outros comportamentos dos estudantes com a didática dos professores universitários em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

16.
Jéssica Veras Dias. Um levantamento bibliográfico sobre o uso do controle psicológico como prática parental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

17.
Thais Yume Matuguma. Práticas educativas parentais e variáveis sócio-demográficas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

18.
Yohan Marcos Volcov. Dependência de internet e práticas parentais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

19.
Cristiani Aparecida da Silva. Formação e concepções sobre análise do comportamento de alunos de Pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

20.
Larissa Ribeiro Alves. Gravidez na adolescência: investigação do perfil das adolescentes e das práticas educativas de seus pais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

21.
Aline Lenhart Nesi. Habilidades sociais e maturidade na escolha profissional de jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

22.
Pollyanna Carolina de Azevedo Hamilton Pierdoná. Programas de treinamento de habilidades sociais (THS): uma análise da produção nacional e internacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

23.
Laís Faria Masulk. Estudo exploratório sobre o estilo educativo de avós que criam os netos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

24.
Bruna Fagundes de Almeida. Sobrepeso/obesidade e a relação entre estilos parentais, habilidades sociais e ansiedade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

25.
Rafaele Marhie Furtado Miyashita. Estilos parentais, habilidades sociais e o consumo de álcool: um estudo correlacional entre universitários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

26.
Brígida Carolina Haiduk. Análise qualitativa das práticas educativas parentais de duas famílias com filhas que apresentam dificuldades de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

Iniciação científica
1.
Fernanda Gongora Miguez. Orientação a mães de crianças com queixas diversas: avaliação dos diferentes procedimentos utilizados durante o programa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

2.
Helena Wagner. Análise da validade das Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) na versão para pais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.

3.
Luana Piana. Análise da confiabilidade das Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) na versão para pais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional. Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:24:28