José Guilherme de Oliveira Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7898811835454649
  • Última atualização do currículo em 22/05/2015


Possui graduação em Licenciatura Plena em Física - Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1978-1981), Pós Graduação em Psicopedagogia Diferencial da Aprendizagem - PUC-RJ (1995-1996), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005-2010) e Pós Doutorado em Educação -UFRJ (20012-2013). Atua como Pesquisador no Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - LaPEADE/UFRJ na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2005, e como Coordenador do Grupo de Estudos sobre Sexualidades, Identidades, Diversidades e Inclusão GESEI/LaPEADE desde 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Guilherme de Oliveira Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, J. G. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, LaPEADE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRJ.
Av. Pasteur, 250 - fundos
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 2954047
Fax: (021) 2954047
URL da Homepage: http://www.lapeade.educacao.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: No quadro: o tema diversidade sexual na escola com foco na homossexualidade. Nas carteiras escolares: os professores, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Diversidade sexual/homossexualidade; dialética inclusão/exclusão; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Um olhar sobre a prática docente do ensino de física no Rio de Janeiro: A busca da superação dos desafios da sala de aula,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Francisco Cordeiro Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Física; ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1995 - 1997
Especialização em Psicopedagogia diferencial: diferenças na aprendiz. (Carga Horária: 420h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Diagnóstico Psicopedagógico e Proposta de Intervenção para um Criança com Distúrbio Emocional.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
1978 - 1981
Graduação em Licenciatura Plena em Física.
Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homossexualidade na escola e. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Diversidade Sexual e Homofobia em discussão. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
História da Ciência e ensino. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1988 - 2001
Standard de Inglês no Instituto Brasil-Estados Uni. (Carga horária: 650h).
Instituto Brasil-Estados Unidos.
1986 - 1989
Curso regular. (Carga horária: 650h).
Alliance Française Au Brésil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Coordenador - GESEI-LaPEADE, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do curso de extensão Inclusão em Educação

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Aulas no curso de extensão Inclusão em Educação

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Mestrado Em Educação PPGE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LaPEADE - LABORATÓRIO DE PESQUISA, ESTUDOS E APOIO À PARTICIPAÇÃO E À DIVER, .


Colégio Estadual Professor Sousa da Silveira, CEPSS, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20


ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Gestação de Comunicação e Marketing



Linhas de pesquisa


1.
Multiculturalismo e Inclusão em Educação

Objetivo: Trata de pressupostos teóricos, tendências políticas e implicações práticas e pedagógicas de uma educação voltada à valorização e inclusão da diversidade de identidades de gênero, raça, etnia, padrões culturais e outros determinantes. Analisa potenciais, limites e desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos no contexto da contemporaneidade. Discute desdobramentos no contexto educacional e de formação de professores que adotam o discurso multicultural e/ou inclusivo em suas formulações..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: inclusão; Educação.


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Universidades
Descrição: O presente projeto tem como objetivo discutir esta importância histórica do papel das universidades no tocante às políticas de inclusão a partir da exploração de alguns artigos da Declaração supracitada e da investigação sobre culturas, políticas e práticas de inclusão em Universidades. Pretendemos mostrar o quanto se avançou em termos de inclusão, mas também o quanto ainda precisa-se avançar. Escolhemos como foco da pesquisa algumas Universidades, nacionais e internacionais. Tal escolha se fez pelo fato delas serem uma das principais instituições responsáveis pela produção de conhecimentos que geram transformações sociais de porte, bem como pelo fato de que as Universidades formam os profissionais que deveriam ser os atores dessas transformações, como será melhor especificado adiante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Freitas - Integrante / Ana Patrícia da Silva - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Kátia Regina Xavier da Silva - Integrante / Christina Holmes Brazil - Integrante / Cristina Nacif Alves - Integrante / Simone da Silva Salgado - Integrante / Michele Pereira de Souza - Integrante / Sandra Cordeiro de Melo - Integrante.
2004 - 2007
Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva
Descrição: Trata-se de pesquisa iniciada em fevereiro de 2004, que tem como objetivo investigar a formação de futuros professores da Faculdade de Educação da UFRJ com relação a uma orientação inclusiva de educação. Por "orientação inclusiva" entendemos os esforços empreendidos pela instituição educacional no sentido de se minimizar, ou eliminar, as barreiras que estudantes podem sofrer e que os impeçam de participar plenamente da vida acadêmica, apesar de suas diversidades oriundas de gênero, etnias, condições sociais, situações familiares, religião, habilidades acadêmicas, etc. Defendemos a idéia de que, na Teoria da Inclusão, tais barreiras se fazem presentes pela desconsideração, por parte da Instituição, de três dimensões básicas a partir das quais se pode analisar as exclusões e evitá-las: a dimensão da cultura, da política, e da prática de inclusão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Freitas - Integrante / Ana Patrícia da Silva - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Kátia Regina Xavier da Silva - Integrante / Christina Holmes Brazil - Integrante / Cristina Nacif Alves - Integrante / Simone da Silva Salgado - Integrante / Eduardo Pacheco Freeland - Integrante / Luciane Porto Frazão de Souza - Integrante / Marcos Moreira Paulino - Integrante / Maria Cristina Pereira Bernardo - Integrante / Samuel Silva de Oliveira Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, L. T.2014BRITO, L. T. ; FREITAS, J. G. O. ; SANTOS, M. P. . 'Não, isso não é coisa pra homem' - Masculinidades e os processos de inclusão/exclusão em uma escola da Baixada fluminense - RJ. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 5, n.2, p. 114-125, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, J. G. O.. Inclusão e Gênero (no prelo). In: Mônica Pereira dos Santos; Sandra Cordeiro de Melo; Michele Pereira de Souza. (Org.). Interfaces de Inclusão. : , 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, J. G. O.; SANTOS, M. P. . Escola, Homossexualidade, Homofobia: Escrevendo uma Nova HIstória. In: Fazendo Gênero 10 Desafios Atuais dos Feminismos, 2013, Florianópolis. Fazendo Gênero 10 Desafios Atuais dos Feminismos, 2013. p. 01-12.

2.
FREITAS, J. G. O.. A ARGUMENTAÇÃO E A ADESÃO SOB O OLHAR DE PERELMAN COMO BASE DE REFLEXÃO SOBRE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA. In: III SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE:DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2007, Porto Alegre. III SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE:DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS. Rio Grande do Sul, 2007.

3.
FREITAS, J. G. O.; Caetano, Marcio ; SANTOS, M. P. . Refletindo sobre a dialética inclusão/exclusão de alunos homossexuais sob a ótica do sofrimento (no prelo). In: II EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação, 2007, Araraquara. Encontro Iberoamericano de Educação. Araraquara, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FILHO, F. C. ; FREITAS, J. G. O. ; FIRME, A. B. P. . A prática docente no ensino de Física no Rio de Janeiro. In: IX encontro de pesquisa em ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. IX encontro de pesquisa em ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2004. v. único. p. 87-102.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, J. G. O.; SANTOS, M. P. . Aspectos da homossexualidade sob a ótica da dominação masculina de Bourdieu. In: IV Congresso ABEH, 2008, São Paulo. Retrato do Brasil Homossexual, 2008. v. 01. p. 70-70.

2.
FREITAS, J. G. O.; SILVA, A. P. ; SANTOS, M. P. . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homossexualidade na escola em discussão. In: 5º Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5º Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008. v. 01. p. 174-174.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRITO, L. T. ; FREITAS, J. G. O. ; SANTOS, M. P. . 'Não, isso não é coisa pra homem' - Masculinidades e os processos de inclusão/exclusão em uma escola da Baixada fluminense - RJ. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, J. G. O.; SANTOS, M. P. . Escola, Homossexualidade, Homofobia: Escrevendo uma nova história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREITAS, J. G. O.. No Quadro: Diversidade Sexual na Escola, com foco na Homossexualidade. Nas carteiras escolares: Os Professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREITAS, J. G. O.; BRITO, L. T. . Questões de Gênero, Orientação Sexual e Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FREITAS, J. G. O.; SANTIAGO, M. C. . Sexualidade e Identidade Sexual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FREITAS, J. G. O.. Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Práticas Pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREITAS, J. G. O.. Bullyng e Bullyng Homofóbico - as várias interfaces. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FREITAS, J. G. O.. Diálogos sobre inclusão em educação: Políticas de Inclusão, Deficiência e Oreintação Sexual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREITAS, J. G. O.. Homofobia nas Escolas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FREITAS, J. G. O.; Caetano, Marcio . Sexualidades e Identidades sexuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FREITAS, J. G. O.; SANTOS, M. P. . Aspectos da homossexualidade sob a ótica da dominação masculina Bourdieu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, J. G. O.; SILVA, A. P. ; SANTOS, M. P. . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homossexualidade na escola em discussão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FREITAS, J. G. O.; SILVA, A. P. ; SANTOS, M. P. . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homosexualidde na escola em discussão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREITAS, J. G. O.. REFLETINDO SOBRE A DIALÉTICA INCLUSÃO / EXCLUSÃO DE ALUNOS HOMOSSEXUAIS SOB A ÓTICA DO SOFRIMENTO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FREITAS, J. G. O.. A ARGUMENTAÇÃO E A ADESÃO SOB O OLHAR DE PERELMAN COMO BASE DE REFLEXÃO SOBRE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FILHO, F. C. ; FREITAS, J. G. O. ; FIRME, A. B. P. . A prática docente no ensino de Física no Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. P. ; FREITAS, J. G. O. ; SILVA, A. P. . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homossexualidade na Escola, em discussão. 2008. (Relatório de pesquisa).

2.
FREITAS, J. G. O.; ALVES, C. N. ; BERNARDO, M. C. P. ; BRAZIL, C. H. ; FREELAND, E. P. ; OLIVEIRA FILHO, S. S. ; PAULINO, M. M. ; SALGADO, S. S. ; SANTOS, M. P. ; SILVA, A. P. ; SILVA, K. R. X. ; SOUZA, L. P. F. . Ressignificando a Formação de Professores para a Educação Inclusiva FE/UFRJ. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, J. G. O.. Participação em banca de Elisângela Elias da Silva. A importância do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica em crianças com altas habilidades ao iniciarem no sistema educacional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande.

2.
FREITAS, J. G. O.. Participação em banca de Gisele Carvalho da Costa. Lúdico na aprendizagem: colocando lenha na fogueira. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande.

3.
FREITAS, J. G. O.. Participação em banca de Suely da Silveira. Tempo-fator decisivo no processo de construção da leitura e da escrita. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande.

4.
FREITAS, J. G. O.. Participação em banca de Patrícia Santos Vilela. Inteligência emocional na educação infantil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Seminário).

2.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2011. (Encontro).

3.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2. 2010. (Seminário).

4.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

5.
5º Congresso de Extensão da UFRJ. INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homossexualidade na escola em discussão. 2008. (Congresso).

6.
Retratos do Brasil Homossexual - IV Congresso ABEH. Aspectos da homossexualidade sob a ótica da dominação masculina de Bourdieu. 2008. (Congresso).

7.
Rio Orgulho. 2008. (Encontro).

8.
Sexualidade: Saúde, Direitos e Moralidades. 2008. (Seminário).

9.
Terças Abertas 2008-01.QUESTÕES DE GÊNERO: um olhar sobre a homossexualidade na escola. 2008. (Outra).

10.
Terças Abertas 2008-02. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, J. G. O.. Coordenador de Sessão de Comunicação Oral no Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Outro).

2.
FREITAS, J. G. O.. Coordenador de Sessão de Comunicação Oral no Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Outro).

3.
FREITAS, J. G. O.. Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em Discussão. 2013. (Outro).

4.
FREITAS, J. G. O.. Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em Discussão. 2012. (Outro).

5.
FREITAS, J. G. O.. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2. 2010. (Outro).

6.
FREITAS, J. G. O.. Mediador no Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2. 2010. (Outro).

7.
FREITAS, J. G. O.; SILVA, A. P. . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Homossexualidade na Escola, em discussão. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elisângela Elias da Silva. A importância do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica em crianças com altas habilidades ao iniciarem no sistema educacional. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande. Orientador: José Guilherme de Oliveira Freitas.

2.
Gisele Carvalho da Costa. Lúdico na aprendizagem: colocando lenha na fogueira. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande. Orientador: José Guilherme de Oliveira Freitas.

3.
Suely da Silveira. Tempo-fator decisivo no processo de construção da leitura e da escrita. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande. Orientador: José Guilherme de Oliveira Freitas.

4.
Patrícia Santos Vilela. Inteligência emocional na educação infantil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia de Campo Grande. Orientador: José Guilherme de Oliveira Freitas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 8:56:03