Rosemary Aparecida Pereira de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6431997286816792
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui graduação em Língua Inglesa Secretariado Executivo Bilíngüe Bac pela PUCCAMP (1988), graduação em Língua Inglesa e Suas Literaturas Licenciatura Ple pela PUCCAMP (1990), Especialização em Educação e Psicopedagogia pela PUCCAMP (1997) e em Gestão Escolar (2011) pela FESB; mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC São Paulo (2003). Já atuou no Conselho Municipal de Educação de Bragança Paulista por 06 anos, inclusive como presidente; atualmente é professor universitário concursado na FATEC de Bragança Paulista. Já atuou como vice-diretor por 3 anos e por 6 anos como coordenadora pedagógica em escolas da Secretaria Estadual de Educação de SP. Possui experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em gestão escolar; inglês para objetivos específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho de curso, professor reflexivo, gestão e tecnologias. Atualmente, faz parte do banco de avaliadores do INEP-MEC, representa os professores de Inglês da FATEC BP junto ao Centro Paula Souza e é coordenadora local do Idiomas sem Fronteiras na FATEC BP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosemary Aparecida Pereira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, R. A. P.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As tecnologias na formação pré-serviço de professores de inglês: uma proposta para ambientação multimídica,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Maximina Maria Freire.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Desenho de curso; Estratégias de leitura; Professor reflexivo; Tecnologias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2009 - 2011
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 1100h).
Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Título: Gestão Democrática na Escola Pública: análise da implementação em Bragança PAulista.
Orientador: Rosangela Almeida Valerio.
1997 - 1997
Especialização em Educação e Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Intervenção psicopedagógica para alunos do Ensino Fundamental.
Orientador: Maria Regina Pires.
1988 - 1990
Graduação em Língua Inglesa e Suas Literaturas Licenciatura Ple.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: A importância da Língua Inglesa.
Orientador: Nair Fobé.
1984 - 1988
Graduação em Língua Inglesa Secretariado Executivo Bilíngüe Bac.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Webinar: International Collaborative Projects ? an introduction. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação de Docentes para Compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacio. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP. (Carga horária: 9h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Teach with digital: using digital tools for developing Personal Learning Ne. (Carga horária: 2h).
Cambridge Institute of International Education, CAMBRIDGE, Inglaterra.
2017 - 2017
Reunião Formativa Virtual. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive. (Carga horária: 20h).
Pearson Education do Brasil, PE, Brasil.
2017 - 2017
A importância do uso de medidas de avaliação de desempenho no processo de a. (Carga horária: 1h).
Pearson Education do Brasil, PEB, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Formação Continuada em EaD do Centro Paula Souza. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Curso para Aplicador Exame TOEFL. (Carga horária: 50h).
Mastertest, MT, Brasil.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Língua Inglesa. (Carga horária: 80h).
Citrus College, CC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Pilares da Educação Digital. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SP, SEE, Brasil.
2013 - 2013
Inglês On Line. (Carga horária: 45h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SP, SEE, Brasil.
2013 - 2013
Melhor Gestão Melhor Ensino. (Carga horária: 120h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2013 - 2013
PROFORT- TUTORIA ON LINE. (Carga horária: 20h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2011 - 2012
Treinamento para Aplicadores do Teste TOEIC. (Carga horária: 120h).
Up Language Consultants, CMD, Brasil.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento para Profs. de Inglês. (Carga horária: 180h).
University of San Diego, U.S.D., Estados Unidos.
2011 - 2011
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Formação Específica para Porfessores. (Carga horária: 360h).
Secretaria de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2010 - 2010
Tutoria Eletrônica. (Carga horária: 20h).
Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para Conselheiros MUnicipais de Educaç. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Professores Mediadores On Line. (Carga horária: 72h).
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para Professores Mediadores On LIne. (Carga horária: 48h).
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
2009 - 2009
Curso INTEL para Professores. (Carga horária: 72h).
Secretaria de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2005 - 2006
Interaction Teacher´s. (Carga horária: 240h).
Secretaria de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Encontro Intermunicipal de Educadores. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação-Bragança Pta, SME, Brasil.
2005 - 2005
Formação Continuada de Docentes. (Carga horária: 12h).
Serviço Social da Indústria, SESI-SP, Brasil.
2001 - 2001
Temas Transversais.
Longman do Brasil, L BR, Brasil.
2000 - 2000
Recursos audio-visuais no ensino de LI.
Longman do Brasil, L BR, Brasil.
1998 - 1998
A excelência da comunicação pela neuro-lingüística.
OAB 16a. Subsecção de Bargança Paulista, OAB, Brasil.
1997 - 1997
Vocabulary Building.
Longman do Brasil, L BR, Brasil.
1997 - 1997
O ensino de língua inglesa:exercício de cidadania.
Longman do Brasil, L BR, Brasil.
1996 - 1996
Effective learning. (Carga horária: 8h).
Longman do Brasil, L BR, Brasil.
1995 - 1995
Teaching English.
Associação ALUMNI, ALUMNI, Brasil.
1994 - 1994
English Studies. (Carga horária: 144h).
LESLEY COLLEGE, EFT, Estados Unidos.
1994 - 1994
MICHIGAN CERTIFICATE. (Carga horária: 120h).
Centro Cultural Brasil-EUA- Campinas, CCBEU, Brasil.
1993 - 1993
Training Courses.
Longman do Brasil, L BR, Brasil.
1993 - 1993
Pre-service teaching course. (Carga horária: 32h).
Centro Cultural Brasil-EUA- Campinas, CCBEU, Brasil.
1991 - 1991
FIRST CAMBRIDGE CERTIFICATE.
Cultura Inglesa- Campinas, SP, CI, Brasil.
1983 - 1983
Current Trands in TEFL.
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
1982 - 1982
Seminário Anual para Professores de L.I.. (Carga horária: 40h).
Centro Cultural Brasil-EUA -RJ, CCBEU, Brasil.
1982 - 1982
Teaching Oral Skills.
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
1980 - 1982
Método Pink and Blue. (Carga horária: 16h).
Pink And Blue Freedom School, PINK*, Brasil.
1981 - 1981
American English Pronunciation. (Carga horária: 20h).
Centro Cultural Brasil-EUA de Bragança Paulista, CCBEU, Brasil.
1978 - 1981
Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 400h).
Centro Cultural Brasil-EUA de Bragança Paulista, CCBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Fun. Público- CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44
Outras informações
Atua na Fatec de Bragança Paulista como prof. de inglês e em 2010 no curso EAD da CAsa Thomas Jefferson (tutor de língua inglesa).

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista, .

Cargo ou função
Coordenador Geral do programa Idiomas sem Fronteiras.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista, .

Cargo ou função
Representantes dos Professores de Inglês.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista, .


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, JG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF. DE EDUCAÇÃO BÁSICA II-, Carga horária: 40
Outras informações
Professor-Coordenador Pedagógico-2007- 2013 Vice- Diretor de Escola - 2014 - 2016

Atividades

04/2010 - Atual
Direção e administração, E.E. Cásper Líbero, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.
03/2007 - 12/2009
Direção e administração, ESCOLA JOSÉ GUILHERME, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
02/2007 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA JOSÉ GUILHERME, .

Cargo ou função
Presidente Executivo da APM.
02/2005 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESCOLA JOSÉ GUILHERME, .

Cargo ou função
MEMBRO DO CONSELHO DE ESCOLA.

Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16
Outras informações
Ministra aulas nos Cursos de Letras e Pedagogia

Atividades

04/2008 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

Atividade realizada
Projeto Adote uma Escola- FESB e Escola Pública : cursos de Letras e Pedagogia.
05/2006 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

Atividade realizada
Projeto de Otimização do Laboratório de Idiomas.
02/2006 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Prática de Ensino
Projetos Interdisciplinares e Currículo na Escola Básica
02/2006 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Prática Profissional
Simulação de Intervenção
03/2007 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

Cargo ou função
Jurada do Concurso de Poesia FESB/Scortecci.
02/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior de Professores.
03/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

Atividade realizada
Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Letras.

FACULDDE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DE EXTREMA, UNIEXFAEX, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, Carga horária: 4

Atividades

02/2005 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Lingüística
08/2004 - 02/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação na Empresa
Métodos e Técnicas de estudo e Pesquisa

Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Parceria com CEETPS, Enquadramento Funcional: Tutor On line, Carga horária: 8


Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, IPEP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Outras informações
Vínculo de 1999 a 2001 e de 2004 a 2007.

Atividades

04/2004 - 01/2007
Ensino, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INGLÊS INSTRUMENTAL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
02/2004 - 01/2007
Ensino, Administração de Empresas - Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
04/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, FIPEP, .

Cargo ou função
MEMBRO COMISSÃO DE METODOLOGIA DE TRABALHOS.
02/2004 - 12/2004
Ensino, Comunicação- Radio, Tv e Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
02/1999 - 01/2001
Ensino, Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atuação de 1999 a 2001 e de 2004 a 2007.
Inglês Instrumental
Metodologia da Pesquisa

Centro Universitário Adventista de São Paulo, CUA-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16

Atividades

08/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , CEUNASP, .

Treinamentos ministrados
CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
03/2001 - 12/2001
Estágios , CEUNASP, .

Estágio realizado
ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO DE PRÁTICA ORAL NO LABORATÓRIIO DE LÍNGUAS.
03/1999 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEUNASP, .

Cargo ou função
ASSISTENTE PARA ESCOLHA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ÁREA DE INGLÊS (EM PAPEL E MULTMÍDIA).
08/1998 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , CEUNASP, CEUNASP.

Atividade realizada
RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO DE LÍNGUAS.
2/1998 - 12/2000
Ensino, Faculdade de Letras e Tradutor Intérprete, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa e Oficina de Tradução
Literatura Inglesa e Norte-Americana e Cultura dos Povos de Língua Inglesa
Laboratório de Língua Inglesa e Oralidade em Língua Inglesa
Leitura de Gêneros Não Fictícios em Língua Inglesa
1/2000 - 1/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Verão: Imersão em Língua Inglesa - Coordenadora

Centro Cultural Brasil Estados Unidos Campinas, CCB-EUA-CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro
Outras informações
Professora de Inglês para todos os níveis. Professora do Plantão de Dúvidas. Testes de Classificação. Centro de Estudos através do computador.


Colégio Progresso Campineiro, CPC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de língua inglesa, Carga horária: 14
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. Uma das responsáveis pela reestruturação do Curso de Inglês conforme o nível de conhecimento do aluno (LDB 9394/96)

Atividades

3/1993 - 1/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Colégio de 1º e 2º Grau Evolução, EVOLUÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês para o Curso de Processamento de Dados e Supletivo Após 1993, a escola mudou a razão social passando a ser Centro Cultural de Ciências e Artes.

Atividades

9/1992 - 11/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Assessoria Produção e Ensino de Línguas, APEL, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Ingles no Projeto Comunicativo-Humanista-Progressista no projeto do Colégio Integral de Campinas.

Atividades

1/1991 - 12/1991
Ensino, Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio Objetivo de Campinas, COBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para o 2º Grau e no Curso de Processamento de Dados

Atividades

5/1991 - 3/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Speak Out Ensino de Idiomas, SPEAK OUT, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês nos Cursos Infantil, Juvenil e Executivo.

Atividades

5/1992 - 2/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Ermitage Hotel e Turismo Sa Campinas, ERMITAGE, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Recepcionista bilíngue: Check In e Check Out, reservas, registro de despesas e fechamento de caixa, atendimentos vários, agendamento, preparação e assessoria a reuniões e eventos.

Atividades

1/1984 - 11/1988
Serviços técnicos especializados , Hotel, Recepção.

Serviço realizado
Recepcionista Bilíngue.

Pink And Blue Freedom de Campinas, PB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para crianças e adolescentes

Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para crianças e adolescentes.

Atividades

3/1990 - 1/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
1/1984 - 12/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

The Wizard Of Conversation, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professor ade inglês para criançcas, adultos e executivos.

Atividades

1/1989 - 2/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Técnica Preparatória Itamaraty, ITAMARATY, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês em Curso Preparatório para Escolas Técnicas e Curso Supletivo.

Atividades

1/1989 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Pink And Blue Freedom de Bragança Paulista, PB - BRAGANÇA PA, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1983
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para crianças e adolescentes

Atividades

1/1981 - 12/1983
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Yázigi de Bragança Paulista, YÁZIGY, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para crianças, jovens e adultos.

Atividades

1/1983 - 12/1983
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Centro Cultural Brasil Estados Unidos Bragança Paulista, CCB-EUA-BRAGANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1982
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para cursos iniciante e básico Professora nos Plantões de Dúvidas. Testes de Classificação. Professora de Português para estrangeiros.

Atividades

3/1978 - 2/1982
Ensino, Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
Português
3/1978 - 2/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Português


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia Educacional, Gestão Escolar , Profissional Reflexivo


Outros Projetos


2007 - 2008
A avaliação escolar na escola pública
Descrição: Investigar a concepção de avaliação no ensino e na aprendizagem no EF., seus instrumentos e critérios, a partir da proposta curricular paulista de avaliação formativa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemary Aparecida Pereira de Souza - Coordenador / Silvia Helena A Macedo Sperandio - Integrante / Eliana Cristina A Martins - Integrante.Número de orientações: 1
2006 - 2008
Desenvolvimento de Material Didático na área de Letras com adaptação para Deficentes Visuais
Descrição: A partir das aulas de Prática de Ensino e Tecnologia Educaional, os alunos produziram Seqüências Didáticas orientadas para o estudo dos Gêneros Textuais com mediação dos recursos tecnológicos, a fim de explorar o potencial das tecnologias como instrumento de inclusão, especialmente dos portadores de necessidades visuais; motivandouma busca interdisciplinar do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Rosemary Aparecida Pereira de Souza - Coordenador.Financiador(es): Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - Outra.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Jornal Informativo da EducAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. A. P.. A Leitura Instrumental nas Faculdades de Informática: Uma proposta com enfoque em gêneros. In: 12o INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada, 2002, São Paulo. 12o INPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. São Paulo: EDUC, 2002.

2.
SOUZA, R. A. P.. Uma nova visão do Laboratório de Línguas no Curso de Letras. In: 11º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2001, São Paulo. 11º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. São Paulo: EDUC, 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
INTEL ; SOUZA, R. A. P. . Curso Básico INTEL para Professores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, R. A. P.; FESB, A. 2. S. /. L. . Seqüências Didáticas com enfoque em Gêneros Textuais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
SOUZA, R. A. P.. Imersão em Língua Inglesa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUZA, R. A. P.; SANTOS, E. M. ; BORCK, R. ; SIQUEIRA, T. ; 1998, A. 1. A. C. L. E. T. . The Web. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme de curta metragem).

5.
SOUZA, R. A. P.; GUDWIN, S. . The Tunnel of Time. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro paradidático).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, R. A. P.; GUDWIN, S. . SARAU ARTÍSTICO-LÍTERO-MUSICAL. 1997 (Exposição).

Demais trabalhos
1.
SOUZA, R. A. P.. O inglês instrumental e as várias áres de atuação: uma interação necessária. 2003 (Comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANCHES, A. L.; CAMARGO, R. A. F.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Deise Gomes de Oliveira Vitoriano.Precificação da Compra de Crédito nas Empresas de Factoring. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

2.
SANCHES, A. L.; CAMARGO, R. A. F.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Maria José Pessoa de Lima , José Carlos de Anchieta.Proposta para Modelo de Orçamento Familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

3.
SANCHES, A. L.; CAMARGO, R. A. F.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Roberto Jeferson Carlos.Água Mineral: Aquecimento Global Estimula o Investimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

4.
SOUZA, R. A. P.; S, O C. Participação em banca de Patrícia Bonifácio.O GENERO TEXTUAL HQ E O LETRAMENTO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

5.
P, R; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Heloisa.A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

6.
F, J.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Claudia Mzzoco.A EJA NA PERSPECTIVA FREIRIANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

7.
B, J.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Hebe Camargo Rosa.A LEITURA DE IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

8.
D, M. L; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Daniela.Gestão Participativa:Ferramenta para a Democratização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

9.
P., S.P.A.; O., G. A. P.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Silvania Pinheiro Alves Perfeito.A EDUCAÇÃO CARCERÁRIA NO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE BRAG. PTA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

10.
S., A.A.P.; S., A.P.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Andrea A. P. Sperandio.A abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

11.
R., G.; S., A.P.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Gabriel Ribeiro.A abordagem comunicativa no ensino de inglês na Educação Básica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

12.
SOUZA, R. A. P.; CAMARGO, J.; SANTOS, E. M.; BORCK, R.; SIQUEIRA, T.. Participação em banca de Juliana Camargo.Leitura: um estudo analítico sobre estratégias de leitura em língua estrangeira para alunos do 2º Grau.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

13.
SOUZA, R. A. P.; ARRAIS, R. S.; SIQUEIRA, T.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Rogério Stencel Arrais.Uma reflexão sobre o ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental: uma proposta de desenho de curso para o 4º Ciclo (8ª série).. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CBTecle (Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica),. 2018. (Congresso).

2.
VIII BRAGANTEC. Avaliador. 2018. (Feira).

3.
Conferência Nacional de Educação.Reflexões sobre o sistema educacional brasileiro. 2009. (Simpósio).

4.
XIII Encontro Intermunicipal de Educadores. 2007. (Encontro).

5.
XI SEMACC- Semana Cultural e Científica de Letras.Mercado de Trabalho na área de Inglês-Português na Rede Pública e Particular. 2006. (Simpósio).

6.
Lingüística Aplicada à Prática Forense.Metodologia de Trabalhos na área Jurídica. 2005. (Oficina).

7.
Lingüística Aplicada à Prática Forense.As Raizes da Lingüística e a Comunicação no Direito. 2005. (Oficina).

8.
XII Encontro Intermunicipal de Educadores. 2005. (Encontro).

9.
VII SEMACC- Semana Cultural e Científica de Letras.Alternativas para o Desenho de Curso a partir de Material Didático e/ou Autêntico. 2002. (Simpósio).

10.
VI SEMACC - Semana Cultural e Científica de Letras.O professor reflexivo e as tecnologias.. 2001. (Simpósio).

11.
10º INPLA. 2000. (Simpósio).

12.
SELETI - Semana de Letras e Tradutor Intérprete.O uso da tecnologia na sala de aula.. 2000. (Simpósio).

13.
VIII Semana Cultural de Pedagogia-FIA.Ética: Educação e tecnologia.. 2000. (Simpósio).

14.
V SEMACC - Semana Cultural e Científica de Letras.Tecnologia educacional no ensino da Língua Inglesa. 2000. (Simpósio).

15.
XIV Spring Conference.Tecnologia educacional no ensino da Língua Inglesa.. 2000. (Simpósio).

16.
Semana Jurídica- A Excelência da Comunicação c/ Neurolingüística. 1998. (Outra).

17.
Formação Contínua: o desenvolvimento da moral na criança. 1997. (Outra).

18.
Teaching English as a Foreign Language-ALUMNI. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, R. A. P.; SANTOS, E. M. . Curso de Imersão em Língua Inglesa. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liv Rocha FERNANDES,. PROCESSO DE ESINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Rosemary Aparecida Pereira de Souza.

2.
ELIANA CRISTINA DE ARAÚJO MARTINS. SÍLVIA HELENA ALVES DE MA. EXPLORANDO A PRÁTICA AVALIATIVA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE LEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Rosemary Aparecida Pereira de Souza.

3.
Ana Paula Rezendi Leonardi. Márcia Vale. A MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Rosemary Aparecida Pereira de Souza.

4.
Mônica de F. Vieira. O Ensino da língua inglesa na 8a série do Ensino Fundamental: reflexões sobre a prática pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Rosemary Aparecida Pereira de Souza.

5.
Rogério Stencel Arrais. Uma reflexão sobre o ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE ENSINO. Orientador: Rosemary Aparecida Pereira de Souza.



Outras informações relevantes


- Professora mediadora do curso Fundamentos Básicos-INTEL para professores em-serviço da rede estadual. 

- Participante do projeto PAR, como representante do Conselho Municipal de Educação, do governo federal, município de Bragança Pta.

- Participante do projeto ABRINQ, como representante do Conselho Municipal de Educação, no município de Bragança Pta.

- Revisão de textos de gêneros diversos em português e inglês (propaganda, marketing, assessoria de revisão OAB de Bragança Paulista);

--Professora-autora e coordenadora do corpo docente de confecção de e-books e cursos virtuais, no portal Educativo.com, 2000-01;

-Atendimento psicopedagógico para estudantes com dificuldades de aprendizagem;

-Elaboração de projetos pedagógicos para implantação e/ou reestruturação de laboratórios de línguas, assim como propostas educacionais permeadas com os temas transversais, 2000/ 2001 e 2006/2008;

-Uma das professoras responsáveis pela reestruturação do curso de inglês de acordo com o nível de conhecimento do aluno (LDB 9394/96) no Colégio Progresso Campineiro, em 1997 e 1998; 

- Tradutora autônoma nas áreas de medicina, administração, computação, jurídica e publicitária de 1982 a 1989.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 2:14:01