Maria Celia Rabello Malta Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8445373711747966
  • Última atualização do currículo em 12/11/2013


Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Membro do GT " Jogos e sua importancia na Psicologia e na Educação" , realiza pesquisas na area de jogos e cognição, uso do jogo em sala de aula, jogo e formação docente. Atua em assessoria a redes de ensino e a escolas para formação de professores. É professora convidada da Universidade Anhembi-Morumbi, em curso de Psicopedagogia (0103-8486). Tem experiência na área de Educação e em Psicopedagogia, com ênfase em Didática da leitura-escrita e da Matemática no Ensino Fundamental, Avaliação e Desenvolvimento do potencial de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de aprendizagem e desenvolvimento, cognição, jogo, didática renovada e problemas de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Celia Rabello Malta Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Formação docente em oficinas de jogos: indicadores de mediação da aprendizagem, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Lino de Macedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: aprendizagem; mediação; jogo de regras; formação docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1993 - 1996
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A produção da narrativa em pré-escolares e a influencia da intervenção num contexto de estória e de jogo: uma análise psicopedagógica.,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Maria Julia Kovács.
Palavras-chave: jogo simbolico; linguagem infantil; pensamento egocentrico; narrativa; avaliação psicopedagógica; mediação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1986 - 1987
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 688h).
Instituto Sedes Sapientiae.
1996 - 1996
Aperfeiçoamento em Avaliação Dinamica do Potencial de Aprendizagem. (Carga Horária: 60h).
Hadassah Wizo Canada Research Institute. Ano de finalização: 1996.
1995 - 1995
Aperfeiçoamento em Modificabilidade Cognitiva e Enriquecimento Instru. (Carga Horária: 80h).
Hadassah Wizo Canada Research Institute. Ano de finalização: 1995.
1994 - 1994
Aperfeiçoamento em Modificabilidade Cognitiva e Enriquecimento Instru. (Carga Horária: 50h).
Hadassah Wizo Canada Research Institute. Ano de finalização: 1994.
1967 - 1970
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, ANPEPP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: integrante do GT Jogos na Psic, Enquadramento Funcional: não


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 0
Outras informações
Assessoria no planejamento e na implantação do curso de Psicopedagogia; docencia da disciplina Psicopedagogia Clinica e Supervisão de Estágio, total de 80 hs, em módulos mensais de 20 horas.

Atividades

2/1998 - 12/2000
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem
Diagnóstico Psicopedagógico na Clínica
Relações Familiares e Aprendizagem
Supervisão de Estágio Clínico
1/1997 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
consultor.

Universidade Católica de Salvador, UCSAL, Bolívia.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Professora convidada responsável para ministrar o Seminário "Jogos na Psicopedagogia" da grade curricular do curso de Psicopedagogia.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
docencia no programa de especialização latu-sensu em Psicopedagogia, das disciplinas: Diagnóstico Psicopedagógico na Clínica; Metodologia da Pesquisa Científica; Introdução à Psicopedagogia; supervisao de estagio em Psicopedagogia Clinica.

Atividades

1/1999 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
Diagnóstico na Clínica
Orientação de monografia

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino da disciplina Problemas de Aprendizagem na Matematica, no curso de pós-graduação em Psicopedagogia.


Faculdade Pio Décimo, FPD, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0
Outras informações
assessoria no planejamento curricular e na implantação do curso de especialização em Psicopedagogia. Docencia da disciplina Psicopedagogia Clinica e Supervisão de estágio, total de 80 hs - aula, em módulos mensais de 20 horas-aula.

Atividades

1/1996 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem
Relações Familiares e Aprendizagem
A construção da leitura-escrita
Psicopedagogia Clínica:Diagnóstico e Intervenção
Psicopedagogia Institucional:Diagnóstico e intervenção
O brinquedo, o desenho e o simbólico na aprendizagem
1/1996 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Pós Graduação, .

Cargo ou função
Consultor.

Fundação Educacional Jaime de Altavila, FEJAL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
supervisao de estagio em Psicopedagogia Clinica em quatro modulos de 20 horas

Atividades

1/2001 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diagnóstico e Intervenção na Clínica
A didática e os processos de construção da leitura-escrita
Teorias do Conhecimento e da aprendizagem
1/2001 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Superiores de Maceió Cesmac, Centro Universitário de Formação de Profissionais da Educação Cise.

Cargo ou função
Consultor.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Situações-Problema como indicadores de compreensão do sistema lógico do jogo LIG-4
Descrição: Sujeitos são adolescentes entre 15 e 17 anos, estudantes em escola pública. Elaborou-se um instrumento de avaliação em forma de situações-problema baseados nos diferentes esquemas de conhecimento, de acordo com J. Piaget, a saber: esquemas presentativos, de procedimentos e operatórios. Em parceria com Prof. Dr. Luis Carlos Ortega (UFES), Simone C. Pylro (doutoranda - UFES), Dra. Meire Fiorot (Unilinhares/ES)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


1995 - Atual
Periódico: Psicopedagogia (0103-8486)


Revisor de periódico


1995 - Atual
Periódico: Psicopedagogia (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA2011CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA; MACEDO, LINO DE . Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 15, p. 211-220, 2011.

2.
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA2001 CAMPOS, M.C.R.M.. A contribuição da psicanálise para uma re-leitura das queixas escolares por parte dos educadores. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 19, n.56, p. 4-10, 2001.

3.
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA2001CAMPOS, M.C.R.M.. A relação entre a tarefa escolar e a avaliação. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 19, n.55, 2001.

4.
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA2001CAMPOS, M.C.R.M.. A relação entre tarefa escolar e avaliação na didática tradicional e na didática renovada. Revista de Psicopedagogía, v. 19, p. 69-73, 2001.

5.
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA2000CAMPOS, M.C.R.M.; SOUZA, Gildete . Intervenção psicopedagógica para dependentes químicos numa comunidade terapêutica. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 18, n.53, 2000.

6.
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA1997CAMPOS, M.C.R.M.. A produção da narrativa em pré-escolares e a influência da intervenção, num contexto de estória e de jogo: uma análise psicopedagógica. Revista de Psicopedagogía, v. 42, p. 00-01, 1997.

7.
CAMPOS, M.C.R.M.;CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA1993 CAMPOS, M.C.R.M.. O possível e o necessário como eixos da construção do real, vistos na situação de um jogo.. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 12, n.26, p. 16-20, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. Atuação Psicopedagógica Institucional. 1a.. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2012. v. 1. 188p .

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. Psicopedagogia: contextualização, formacão e atuação profissional. 1a.. ed. São Paulo: Ed. Artes Médicas, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. O jogo em sala de aula e o desenvolvimento de competências do aluno e do professor. In: Maria Celia Rabello Malta Campos. (Org.). Atuação Psicopedagogica Institucional. 1a.ed.Rio de Janeiro: WAK, 2012, v. , p. 19-66.

2.
ORTEGA, A. C. ; CAMPOS, M.C.R.M. ; Fiorot, M. ; PYLRO, S. C. . O jogo Lig-4 como instrumento de avaliação e de intervensão. In: Macedo, Lino de. (Org.). Jogos, Psicologia e Educação: teoria e pesquisas. 1a.ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009, v. , p. 125-147.

3.
CAMPOS, M.C.R.M.. O jogo e o aprender. In: Masini, Elcie F. Salzano. (Org.). O aprender e o não- aprender. 1a.ed.São Paulo: Editora Vetor, 2008, v. , p. -.

4.
CAMPOS, M.C.R.M.. Mediação: faces e interfaces de uma noção complexa. In: Rubinstein, E.R.. (Org.). Psicopedagogia: fundamentos para a construção de um estilo. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, v. , p. 189-225.

5.
CAMPOS, M.C.R.M.. Família, arte-educação e o aprender. In: Masini, E.S.; Shirahige, E.. (Org.). Condições para o aprender. 1ed.São Paulo: Vetor, 2003, v. , p. -.

6.
CAMPOS, M.C.R.M.. A prática psicopedagógica do jogo e sua dupla função: aprender a aprender e aprender a ensinar.. In: Amaral, S.. (Org.). Psicopedagogia, um portal para a inserção social.. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2003, v. , p. -.

7.
CAMPOS, M.C.R.M.. Colocando-se nas encruzilhadas do saber: os desafios da psicopedagogia. In: Masini, E.S.. (Org.). Ação psicopedagógica - II Ciclo de estudos de Psicopedagogia Mackenzie. 1a.ed.São Paulo: Ed. Memnon: Mackenzie, 2000, v. , p. 51-57.

8.
CAMPOS, M.C.R.M.. Os novos paradigmas da ciência e da aprendizagem. In: Noffs, N. de A.; Fabrício, N. de C.; SOUZA, V. de C. B. de. (Org.). A psicopedagogia em direção ao espaço interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Frôntis Editorial, 2000, v. , p. 23-27.

9.
CAMPOS, M.C.R.M.. Investigando o ato de Aprender. In: Masini, E.S.. (Org.). O Ato de Aprender. 1ed.São Paulo: Ed Memnom: Mackenzie, 1999, v. , p. 55-59.

10.
CAMPOS, M.C.R.M.. Um caso de atendimento psicopedagógico clareado pela psicanálise: as possibilidades e os limites de uma intervenção psicopedagógica. In: Rubinstein, E.. (Org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999, v. , p. 183-212.

11.
CAMPOS, M.C.R.M.. Psicopedagogo: um generalista-especialista em problemas de aprendizagem. In: Oliveira, V.B.de; Bossa, N.A.. (Org.). Avaliação psicopedagógica da criança de 0 a 6 anos. 4ed.Petrópolis: Editora Vozes, 1994, v. , p. 207-223.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. A informática nos processos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem. In: V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, 2000, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2000.

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. Novos paradigmas da Ciência e da Aprendizagem. In: VIII Encontro de Psicopedagogia, 1998, São Paulo. Anais do VIII Encontro de Psicopedagogia. São Paulo: Ed. Associação Brasileira de Psicopedagogia. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. JOGO E SITUAÇÕES-PROBLEMA NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE, 2013, Uberlandia. Anais do XI CONPE, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ADOLESCENTES E ADULTOS-curso. In: IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, 2010, São Paulo. Ementas, 2010.

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. Desenvolvimento da função mediadora do professor: uma proposta de formação em oficinas de jogos.. In: VIII Congresso Nacional e Internacional de Psicopedagogia, 2009, São Paulo. Anais do VIII Congresso Internacional e nacional de Psicopedagogia, 2009.

3.
ORTEGA, A. C. ; CAMPOS, M.C.R.M. ; Fiorot, M. ; PYLRO, S. C. . O jogo LIG-4 no contexto da avaliação e da intervenção: análise do nivel de compreensão por meio de situações-problema.. In: II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA, 2008, São Paulo. II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA:Instrumentos diagnósticos e intervenção: novas práticas psicopedagógicas, 2008.

4.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficinas de Jogos para professores e a construcao de uma didatica construtivista. In: VI Congresso Brasileiro de Psicologia do desenvolvimento, 2007, Vitoria. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2007.

5.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficina de jogos em sala de aula: uma estratégia valiosa para a inclusão. In: VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, 2006, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, 2006.

6.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficinas de jogos para professores e a construcao de uma didatica construtivista. In: VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2006, Vitoria. Anaes do VI Congresso de Psicologia do Desenvolvimento, 2006.

7.
CAMPOS, M.C.R.M.. Inserção do jogo em sala de aula: estratégia para um ensino ativo. In: 1o Simpósio Nacional da ABPp - Psicopedagogia: contribuições atuais no contexto brasileiro, 2005, São Paulo. ABPp, 2005.

8.
CAMPOS, M.C.R.M.; Macedo, L. ; Garcia, H.H. . Educação inclusiva, profissionalização e formação do professor: a proposta da oficina de jogos. Simpósio.. In: VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais do VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. ABRAPEE. Curitiba. 2005., 2005.

9.
CAMPOS, M.C.R.M.; Amaro, Deigles . Jogo, desenho e cotidiano escolar: recursos para melhorar a prática docente.. In: VI Congresso Internacional e Nacional de Psicopedagogia, 2003, São Paulo. Anais do VI Congresso Internacional e Nacional de Psicopedagogia, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA. JOGO E SITUAÇÕES-PROBLEMA NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. Avaliação e Intervenção psicopedagógica: leitura e escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, M.C.R.M.; RUBINSTEIN, E. . Supervisão clínica do atendimento psicopedagógico de jovem adulto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAMPOS, M.C.R.M.; Garcia, H.H. ; BIRCHAL, P. ; VILLAS BOAS, M. C. . Avaliação e Intervenção em processos de aprendizagem na infancia e adolescencia: jogos e mediação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMPOS, M.C.R.M.. Avaliar e Intervir em Processos de Aprendizagem: o uso dos jogos na Psicopedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMPOS, M.C.R.M.. Avaliação Psicopedagógica de adolescentes e adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ORTEGA, A. C. ; CAMPOS, M.C.R.M. ; Fiorot, M. ; PYLRO, S. C. . Situações-Problema como instrumento de avaliação da compreensão no jogo Ligue-4.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ORTEGA, A. C. ; CAMPOS, M.C.R.M. ; Fiorot, M. ; PYLRO, S. C. . O JOGO LIG-4 NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E DA INTERVENÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CAMPOS, M.C.R.M.. Estrategias para a construcao da autoria de pensamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CAMPOS, M.C.R.M.; SALOMON, S. . Oficina de jogos em sala de aula: uma estratégia valiosa para a inclusão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMPOS, M.C.R.M.. A utilização do teste guestáltico viso-motor de Bender na avaliação do ajustamento escolar de crianças de primeira série. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LEVY, D. ; PERALTA, T. ; POZZY, L. ; TOVAR, I. P. ; SIMAO, P. R. C. ; CAMPOS, M.C.R.M. . Psicopedagogia em tempo de expansão. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA. A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento. São Paulo: Casa do Psicologo, 2010 (resenha de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA. Site Danoninho - brincadeiras tradicionais. 2012.

2.
CAMPOS, M.C.R.M.; Dalfre, A.P.P. ; ZACHARIAS, T. P. . assessoria à Secretaria de Educação de Itatiba. 2009.

3.
CAMPOS, M.C.R.M.. Consultoria para a rede municipal de ensino de Jaguariúna/SP, sobre processo de inclusão de alunos deficientes no ensino regular.. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA; MARTINS, M. F. . Analise dos jogos de website Danoninho - Dinocity. 2012.

2.
CAMPOS, M.C.R.M.; MARTINS, M. F. . Brincadeiras e atividades ludicas para uso em aplicativo. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. Quebra-cabeça vale como ginastica cerebral para crianças. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. Encontros Tematicos: Formação de Brinquedistas. 2013. .

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. Jogos e desenvolvimento do raciocinio lógico-matematico em sala de aula. 2013. .

3.
CAMPOS, M.C.R.M.. Encontros Tematicos: formação de Brinquedistas. 2012. .

4.
CAMPOS, M.C.R.M.; CARVALHAL, M. L. C. . O jogo como recurso pedagógico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAMPOS, M.C.R.M.. Atividades de Comunicação e Oralidade na alfabetização. 2012. .

6.
CAMPOS, M.C.R.M.. Jogos de regras para diferentes idades. 2012. .

7.
CAMPOS, M.C.R.M.. Guia do Agente do Brincar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

8.
CAMPOS, M.C.R.M.; MARTINS, M. F. . Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança: o desenvolvimento infantil e o direito de brincar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livreto informativo acerca do Artigo 31 da Convenção para os Direitos da Criança).

9.
CAMPOS, M.C.R.M.. Recursos para avaliar a aprendizagem da Matemática. 2009. .

10.
CAMPOS, M.C.R.M.; ZACHARIAS, T. P. ; Dalfre, A.P.P. . Protocolos de Avaliação em Lingua Portuguesa e em Matemática. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação da aprendizagem).

11.
CAMPOS, M.C.R.M.; Dalfre, A.P.P. ; ZACHARIAS, T. P. . Planejamento da Área da Linguagem - Projeto Integração SME Itatiba SP. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia de ensino da Lingua Portuguesa).

12.
CAMPOS, M.C.R.M.; Dalfre, A.P.P. ; ZACHARIAS, T. P. . Planejamento da Área da Linguagem - Projeto Integração SME Itatiba SP. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - orientação metodológica para ensino de Lingua Portuguesa - 3o e 5o anos do ensino Fundamental).

13.
CAMPOS, M.C.R.M.; Dalfre, A.P.P. ; ZACHARIAS, T. P. . Apostila de Atividades em Matemática. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia de ensino da Matematica).

14.
CAMPOS, M.C.R.M.; Dalfre, A.P.P. ; ZACHARIAS, T. P. . Apostila de atividade em Lingua Portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia de ensino da Lingua Portuguesa).

15.
CAMPOS, M.C.R.M.; SALOMON, S. . Oficina de jogos em sala de aula: uma estratégia valiosa para a inclusão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CAMPOS, M.C.R.M.; CARVALHAL, M. L. C. . O jogo como instrumento pedagógico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficina: O jogo e o Aprender. 2002. .

18.
CAMPOS, M.C.R.M.. O jogo como instrumento pedagógico. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CAMPOS, M.C.R.M.. A didática e os processos da leitura e da escrita. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
CAMPOS, M.C.R.M.. A importância do brincar para o desenvolvimento da criança e do adulto, a partir da contribuição de D. Winnicott e de J. Piaget . 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficina: O jogo e o Aprender. 2001. .

22.
CAMPOS, M.C.R.M.. Intervenção em Psicopedagogia . 2000. .

23.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficina: O jogo e o Aprender. 2000. .

24.
CAMPOS, M.C.R.M.. O jogo como ferramenta na clínica psicopedagógica. 1999. .

25.
CAMPOS, M.C.R.M.. Relações Familiares e Aprendizagem . 1999. .

26.
CAMPOS, M.C.R.M.. A s queixas escolares vistas a partir da pedagogia, da psicologia, da psicanálise e da psicopedagogia; contribuições para um diálogo interdisciplinar. 1999. .

27.
CAMPOS, M.C.R.M.. Oficina: O jogo e o Aprender. 1999. .

28.
CAMPOS, M.C.R.M.. Intervenção Psicopedagógica: teoria e prática . 1998. .

29.
CAMPOS, M.C.R.M.. O jogo como ferramenta na clínica psicopedagógica. 1998. .

30.
CAMPOS, M.C.R.M.. Intervenção Psicopedagógica: teoria e prática . 1997. .

31.
CAMPOS, M.C.R.M.. Atendimento Psicopedagógico Clínico - relato e discussão de caso. 1997. .

32.
CAMPOS, M.C.R.M.. Intervenção Psicopedagógica: teoria e prática . 1996. .

33.
CAMPOS, M.C.R.M.. Psicopedagogia Institucional. 1995. .

34.
CAMPOS, M.C.R.M.. Introdução à Psicopedagogia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

35.
CAMPOS, M.C.R.M.. Conceitos básicos para o diagnóstico e a intervenção em Psicopedagogia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

36.
CAMPOS, M.C.R.M.. Distúrbios de aprendizagem: a visão da psicopedagogia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

37.
CAMPOS, M.C.R.M.. Psicopedagogia Institucional. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ORTEGA, A. C.; ROSSETTI, C. B.; CAMPOS, M.C.R.M.. Participação em banca de Iara Feldman. Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cino anos. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. Participação em banca de Oldemar Nunes. A memoria de curto prazo do universitário e a prática de jogos: um estudo comparativo. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
CAMPOS, M.C.R.M.; OLIVEIRA, V. B.; RAMOS, R. T.. Participação em banca de Solange Rodrigues Martins Camargo Santos. Intervencao psicomotora ludica em criancas com dificuldades de aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dia Internacional do Brincar.Jogos de Tabuleiro para diferentes idades. 2013. (Encontro).

2.
III Simposio Internacional de Psicopedagogia.Coloquio: Uma possível leitura do TDAH a partir da compreensão multidisciplinar. 2013. (Simpósio).

3.
IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Colóquio: Psicopedagogia, psicopedagogo e a construção de sua identidade. 2012. (Congresso).

4.
II Congresso de Psicopedagogia do Nordeste. Estrategias para a construcao da autoria de pensamento. 2007. (Congresso).

5.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia do desenvolvimento. Oficinas de jogos para professores e a construcao de uma didatica construtivista. 2007. (Congresso).

6.
Curso de Formação de Brinquedista, organizado pela Associação Brasileira de Brinquedotecas e Associação Médica Paulista.O brincar como suporte do desenvolvimento da criança hospitalizada. 2006. (Outra).

7.
I Encontro Nacional de Educação Cristã Especial - I ENAECE.Dificuldades de Aprendizagem e a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein Conceito, Prática e Resultados. 2006. (Encontro).

8.
I Jornada Integrada - Família e Escola na Contemporaneidade: como ensina? como se aprende? - APTF. 2006. (Outra).

9.
I Semana de Pedagogia - Universidade São Francisco.Jogos de regras em sala de aula: um contexto para aprender e ensinar. 2006. (Outra).

10.
VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Oficina de jogos em sala de aula: uma estratégia valiosa para a inclusão. 2006. (Congresso).

11.
1o Simpósio Nacional da ABPpSP - Psicopedagogia: contribuições atuais no contexto brasileiro.Paletra: Inserção do jogo em sala de aula: estratégia para um ensino ativo. 2005. (Simpósio).

12.
V Fórum de Reflexão e Debate - I Encontro Latino-americano. 2005. (Outra).

13.
VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Mesa-redonda: Intervenções para melhoria da prática docente.. 2003. (Congresso).

14.
VI Congresso Nacional de Psicologia escolar e Educacional. Partilhando experiência: Oficina de jogos e formação docente. 2003. (Congresso).

15.
V Encontro Piagetiano: A avaliação em debate.Conferencia: A relação entre a tarefa do aluno e a avaliação na didática tradicional e na renovada. 2002. (Encontro).

16.
A escola e a clínica psicopedagógica.Participação em mesa-redonda:A escola é lugar de aprender. É fácil aprender na escola?. 2001. (Outra).

17.
Colóquio: A Escola e a Clínica Psicopedagógica - Seminários de Psicopedagogia.Participação em mesa-redonda : Refletindo sobre a escola a partir da clínica psicopedagógica. . 2001. (Seminário).

18.
Forum Psicopedagógico: Debate Nacional sobre Avaliação na Aprendizagem.Participação em mesa-redonda. Tema abordado: A relação entre a tarefa do aluno e a avaliação nas didáticas tradicionais e renovadas. . 2001. (Encontro).

19.
III Ciclo de Estudos em Psicopedagogia.A Família, a Escola e a Aprendizagem. 2001. (Simpósio).

20.
I Congresso de Psicopedagogia do Norte-Nordeste. Curso: A importância do brincar para o desenvolvimento da criança e do adulto, a partir da contribuição de Winnicott. 2000. (Congresso).

21.
I Congresso de Psicopedagogia do Norte-Nordeste. Palestra: A inclusão como oportunidade para a construção de uma escola democrática. 2000. (Congresso).

22.
V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Curso: A informática nos processos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ( em conjunto com Dra. Livre Docente Vera Barros de Oliveira) . 2000. (Congresso).

23.
V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Curso: O desenvolvimento do papel profissional do educador ( em conjunto com Psicóloga e Terapeuta Familiar Agda Tuzino Maffei).. 2000. (Congresso).

24.
V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Sessão temática: Formação em psicopedagogia: transformação do profissional junto aquele que aprende. 2000. (Congresso).

25.
II Ciclo de Estudos de Psicopedagogia Mackenzie: " A ação Psicopedagógica"..Palestra: Colocando-se nas encruzilhadas do saber: os desafios da psicopedagogia. 1999. (Simpósio).

26.
I Ciclo de Estudos de Psicopedagogia Mackenzie. Departamento de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Mackenzie.Oficina: O jogo na avaliação e na intervenção em problemas de aprendizagem. 1998. (Outra).

27.
I Ciclo de Estudos de Psicopedagogia Mackenzie. Departamento de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Mackenzie.Mesa Redonda: Focalizando o ato de aprender. 1998. (Outra).

28.
I Congresso Brasileiro da FLAPIA. Mesa-redonda: A ética e o processo educacional. 1998. (Congresso).

29.
I Encontro de Psicopedagogia: atualidades na formação profissional. Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Uberlândia.Palestra: Psicopedagogia Institucional: Diretrizes para um projeto de intervenção.. 1998. (Encontro).

30.
VIII Encontro de Psicopedagogia.Palestra: Novos paradigmas da Ciência e da Aprendizagem. 1998. (Encontro).

31.
II Simpósio Paranaense sobre Distúrbios de Aprendizagem.Oficina: O uso dos jogos na avaliação e tratamento das dificuldades de aprendizagem. 1997. (Oficina).

32.
Jornada sobre Síndrome de Down: abordagem multiprofissional. Projeto Down.Palestra: Pais: os primeiros mediadores. 1997. (Outra).

33.
Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação/ SP.Série de palestras a professoras de Educação especial da rede pública: Aprendizagem significativa em contexto educacional. 1997. (Outra).

34.
3o. Congresso de Educação, Cultura e Lazer - Prefeitura de Diadema/SP. 1996. (Congresso).

35.
III Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia. Mesa-redonda: Formação Acadêmica em Psicopedagogia: O estágio em questão. 1996. (Congresso).

36.
III Congresso Brasileiro de Odontologia para Pacientes Especiais. Conferência: A importância da brincadeira para a formação do vínculo no contexto odontológico. 1995. (Congresso).

37.
III Congresso Brasileiro de Odontologia para Pacientes Especiais. Conferência: Manifestações lúdicas da criança e a relação com seu desenvolvimento afetivo e cognitivo. 1995. (Congresso).

38.
IV Encontro Regional de Psicopedagogia da Seção Goiás da ABPp.Mesa-redonda: Distúrbios de aprendizagem . 1995. (Encontro).

39.
2a. Jornada de Psicopedagogia - Instituto Sedes Sapientiae - São Paulo.Palestra: A teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva e a Psicopedagogia. 1994. (Encontro).

40.
IV Encontro de Psicopedagogia.Conferência :A psicopedagogia na realidade atual : a formação e o papel do profissional psicopedagogo. 1994. (Encontro).

41.
I Encontro do Núcleo Mineiro de Estudos Psicopedagógicos.Conferência: A psicopedagogia na realidade brasileira. 1993. (Encontro).

42.
II Seminário Divinopolitano de Psicopedagogia.Conferência: Psicopedagogia : possibilidades e limites de atuação. 1993. (Seminário).

43.
X Congresso dos Professores do PROEPE.Palestra: O possível e o necessário como eixos da construção do real, vistos no contexto do jogo. 1993. (Seminário).

44.
XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.Comunicação:A utilização do teste guestáltico viso-motor de Bender na avaliação do ajustamento escolar de crianças de primeira série. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, M.C.R.M.. I Encontro dos cursos de Psicopedagogia do Nordeste (Aracaju, Natal, Recife) . 2000. (Congresso).

2.
CAMPOS, M.C.R.M.. III Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VII Encontro de Psicopedagogos. 1996. (Congresso).

3.
CAMPOS, M.C.R.M.. VI Encontro de Psicopedagogos. 1994. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 4:19:52