Vicente Eduardo Ribeiro Marçal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6291991365858479
  • Última atualização do currículo em 15/05/2017


Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UNIR - Universidade Federal de Rondônia. Doutorando em Psicologia Social e do Trabalho pelo IP-USP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia pela FFC-UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista/Campus Marília. Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Jurídicos pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Filosofia pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do GEPEGRA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica (CNPq) do Departamento de Filosofia da UNIR em Porto Velho-RO. Com experiência em Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Epistemologia Genética, Teoria do Conhecimento e Lógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vicente Eduardo Ribeiro Marçal
Nome em citações bibliográficas
MARÇAL, V. E. R.;MARÇAL, Vicente E. R.;Vicente Marçal

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Filosofia.
Av. Presidente Dutra, 295
Centro
76801974 - Porto Velho, RO - Brasil
Telefone: (69) 21822000
URL da Homepage: http://www.unir.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Psicologia Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Estruturação do Aparato Cognitivo, por meio das ações e operações, como Construção tanto do Sujeito Epistêmico como do Real que o cerca na perspectiva da Epistemologia Genética.,
Orientador: Zélia Ramozzi-Chiarottino.
Palavras-chave: Aparato Cognitivo; Causalidade; Conhecimento Lógico-Matemático; Desenvolvimento Cognitivo; Epistemologia Genética; Jean Piaget.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2009
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Esquema de Ação e a Constituição do Sujeito Epistêmico: Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Pereira Tassinari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ação; Esquema de Ação; Epistemologia Genética; Jean Piaget.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2005
Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Direito e Moral em Kant.
Orientador: Prof Dr. Gilvan Luiz Hansen.
2000 - 2003
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A Teoria do Conhecimento como Teoria Crítica da Sociedade em Habermas.
Orientador: Prof Dr. Gilvan Luiz Hansen.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Filosofia Estética. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2012 - 2012
A psicogenética moral de Jean Piaget e as virtudes. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2011 - 2011
Aprendizagem e Desenvolv. na Teoria de J. Piaget. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2010 - 2010
Contribuições de Piaget à prática Profissional. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2010 - 2010
Francês. (Carga horária: 60h).
École de Langue Française, ELF, Brasil.
2008 - 2008
A Racionalidade Científica. (Carga horária: 7h).
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ANPOF, Brasil.
2007 - 2007
Curso Temático: "Ética, Educação e Moral". (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Francês Intensivo. (Carga horária: 30h).
Easy Idiomas, EI, Brasil.
2006 - 2006
Francês Regular. (Carga horária: 80h).
Easy Idiomas, EI, Brasil.
2006 - 2006
Curso Intensivo de Inglês. (Carga horária: 20h).
Instituto Britânico de Línguas, IBL, Brasil.
2006 - 2006
Francês Instrumental. (Carga horária: 30h).
Easy Idiomas, EI, Brasil.
2005 - 2005
Série de Aulas Sobre o Corpo e a Consciência. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O Pensamento Ético Jurídico de Hegel. (Carga horária: 72h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Direito e Democracia I. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Sobre o Tempo e a História Em Nietzsche. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Filosofia, .

09/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica I
TCC I
TCC II
05/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa Filosófica - Elaboração do Projeto de TCC
03/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
03/2015 - 07/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2015 - 07/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2014 - 12/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica I
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica (Aspectos Gerais)
04/2014 - 07/2014
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão "Introdução ao pensamento de Jean Piaget". Ação institucionalizada pela Certidão de Extensão 005/2014 expedida pela PROCEA - Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR.
02/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia II
Teoria do Conhecimento I
02/2014 - 07/2014
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Aplicada à Documentação
03/2013 - 07/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia II
03/2013 - 07/2013
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Aplicada à Documentação
03/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
03/2013 - 07/2013
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
10/2012 - 02/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia II
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia III
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Organização da Documentação Referente aos Trabalhos da Comissão do Sistema E-Mec do Curso de Filosofia Bacharel e Licenciatura - Ordem de Serviço 002/2012.
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro Comissão Organizadora da Semana de Filosofia - Ordem de Serviço 004/2012.
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Organização da Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de Rondônia - Ordem de Serviço 003/2012.
04/2012 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia II
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia III
01/2012 - 10/2012
Serviços técnicos especializados , Departamento de Filosofia, .

Serviço realizado
Elaboração e execução do Projeto para o II Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica.
01/2012 - 09/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
Lógica
08/2011 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , PIBIC/UNIR/CNPq, PIBIC/UNIR/CNPq.

Atividade realizada
Orientador de Iniciação Científica.
07/2011 - 03/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
Lógica I
04/2011 - 11/2011
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Ingresso e Carreira de Docentes.
03/2011 - 07/2011
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2011 - 07/2011
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia II
02/2011 - 07/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
02/2011 - 07/2011
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Aplicada a Documentação
05/2010 - 07/2011
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, .

Atividade de extensão realizada
Colaborador Projeto Extensão.
05/2010 - 07/2011
Extensão universitária , Departamento de Filosofia, .

Atividade de extensão realizada
Colaborador Projeto Extensão.
09/2010 - 03/2011
Direção e administração, EDUFRO - Editora da Universidade Federal de Rondônia, .

Cargo ou função
Coordenador de Periódicos.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento I
Teoria do Conhecimento II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral
08/2010 - 12/2010
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução do Pensamento Científico e Filosófico
03/2010 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro Comissão Organizadora I Semana de Humanidades do NCH.
03/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro Comissão Eleitoral para Diretoria do NCH.
02/2010 - 07/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia II
02/2010 - 07/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética na Física
Filosofia
02/2010 - 07/2010
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Aplicada à Documentação
05/2010 - 06/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento de Filosofia, .

Serviço realizado
Parecer Projeto Extensão "Introdução à Leitura e tradução de clássicos do Pensamento Germânico" do Prof. Ms. Ediovani Antônio Gaboardi.
04/2010 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento de Filosofia, .

Serviço realizado
Parecer Projeto de Extensão "Açaí Filosófico" do Prof. Ms. Josenir Lopes Dettoni.
04/2010 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento de Filosofia, .

Serviço realizado
Parecer Projeto Extensão "Cidadania Ativa" do Prof. Ms. Josenir Lopes Dettoni.
01/2010 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento de Filosofia, .

Serviço realizado
Elaboração proejto para realização do I Congresso Internacional de Epistemologia Genética.
09/2009 - 12/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
07/2009 - 12/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica I
07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
09/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Presidente Comissão Re-elaboração Projeto Político Pedagógico do Curso de Filosofia e Criação dos Regimentos de TCC, Estágio Supervisionado, Atividades Acadêmicas Complementares e do Departamento de Filosofia..
07/2009 - 10/2009
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado iniciado em março/2015 sob a orientação da profa. Dra. Zélia Ramozzi-Chiarottino

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade desenvolvida sem vínculo empregatício. Desenvolvendo pesquisa de mestrado na área de Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio docente na disciplina de Filosofia das Ciências Naturais

Atividades

03/2007 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Serviço realizado
Elaboração, Edição e Publicação da Schème Revista de Psicologia e Epistemologia Genéticas.
08/2007 - 11/2007
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Estágio realizado
Estágio Docente.

Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel, IMESSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral
Sociologia Geral
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Sociologia da Educação

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Atuou como colaborador na disciplina Educação a Distância do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior, num total de 36 H/A.

Atividades

11/2007 - 11/2007
Ensino, Especialização em Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação à Distância

Centro de Estudos Filosóficos de Londrina, CEFIL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Atividade desenvolvida sem vínculo empregatício

Atividades

10/2006 - 07/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Grupos de Pesquisa, .

1/2007 - 11/2008
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
Diretor de Comunicação e Marketing.
1/2005 - 12/2006
Direção e administração, Centro de Estudos Filosóficos de Londrina, .

Cargo ou função
Secretário Adjunto.
2/2004 - 6/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Idealismo Alemão e Escola de Francfort, .

Linhas de pesquisa
Teoria do Conhecimento
2/2004 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Estudos Filosóficos de Londrina, .

Cargo ou função
Secretário.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor - disciplina 3FIL040 - Antropologia B, Carga horária: 68
Outras informações
Sob a orientação do prof. José Fernandes Weber

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de Pesquisa com Bolsa de iniciação Científica do Programa Institucional P.I.B.I.C./CNPq/UEL conforme Edital CPG-059/2001. Desenvolvendo atividades relativas à pesquisa intitulada: "A Filosofia Política e Jurídica de Kant e Habermas", atuando no sub-projeto: "O Poder Comunicativo em Habermas a partir de sua Leitura de Kant", sob orientação do Prof. Ms. Aylton Barbieri Durão.

Atividades

8/2001 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Linhas de pesquisa
Ação Comunicativa

Escola Estadual "Newton Guimarães", EENG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 300
Outras informações
Estágio Curricular para obtenção do título de Licenciatura


Sociedade Brasileira Jean Piaget, SBJP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Membro Fundador, Enquadramento Funcional: Membro Fundador

Atividades

11/2011 - Atual
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
Segundo Secretário.


Linhas de pesquisa


1.
Ação Comunicativa

Objetivo: Construir, a partir da leitura de Kant realizada por Habermas e de sua Teoria da Ação Comunicativa, o conceito de Poder Comunicativo como forma de interação entre os sistemas de domínio e o mundo da vida..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros.
Palavras-chave: Poder; Ação Comunicativa; Immanuel Kant; Habermas.
2.
Teoria do Conhecimento

Objetivo: Desenvolvimento, a partir da compreensão da Epistemologia Genética, dos problemas a cerca da Teoria do Conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Epistemologia Genética.
Setores de atividade: Outros.
Palavras-chave: Teoria do Conhecimento; Epistemologia Genética; Esquema de Ação; Ação; Razão; Jean Piaget.
3.
Habermas: confluências e interlocuções - As influências da Epistemologia Genética de Jean Piaget no pensamento habermasiano
4.
Função Semiótica e Inteligência

Objetivo: Estudar o modo como as formas de representação individual e social se constituem no ser humano. Estudar as representações conceituais, as imagens mentais, o signo, o símbolo, o desenho, a imitação. Nesse contexto, estudar também as relações entre linguagem e pensamento..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Jean Piaget; Epistemologia Genética; Conhecimento; Esquema de Ação; Adaptação; Acomodaçao.
5.
Conhecimento Físico, Conhecimento Lógico-matemático e Conhecimento Social

Objetivo: Estudar os processos pelos quais o conhecimento do mundo físico é constituído pelo sujeito do conhecimento. Estudar os processos pelos quais se formam os conhecimentos formais, isto é, a lógica e a matemática. Estudar os processos pelos quais os conhecimentos sociais e culturais se formam no indivíduo..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Jean Piaget; Epistemologia Genética; Conhecimento; Conhecimento Físico; Conhecimento Lógico-Matemático.
6.
Epistemologia e Epistemologia Genética

Objetivo: Estudar as questões da epistemologia em geral e suas relações com a epistemologia genética..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Acomodaçao; Adaptação; Assimilaçao; Epistemologia Genética; Esquema de Ação; Jean Piaget.
7.
Epistemologia e Psicologia Social

Objetivo: Tratar das condições do conhecimento de diversas epistemologias subjacentes ao conhecimento científico na Psicologia Social: epistemologia genética, epistemologia e hermenêutica do discurso singular e metapsicologia dos conjuntos intersubjetivos. Incluir a necessária discussão sobre a Metodologia da Pesquisa em Psicologia Social..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Epistemologia Genética; Psicologia Genética; Psicologia Social; Jean Piaget.
8.
Piaget, Evolução e Epigênese. Filogênese e Ontogênese. Episteme e Ética.

Objetivo: O objetivo da linha é restaurar a teoria de Jean Piaget e mostrar que os caminhos que traçou ao lado de Waddington, C.H. Realizam-se na atualidade das pesquisas biológicas, especificamente, genética, epigênese e neurociência..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.
Palavras-chave: Epistemologia Genética; Evolução; Epigênese; Filogênese; Ontogênese.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo Filosofia e Epistemologia Genética - GFEG
Descrição: O objetivo do GFEG é desenvolver e apoiar estudos e pesquisas sobre a relação entre as Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget e a Filosofia, seja em relação às grandes questões filosófica, seja em relação às diversas visões filosóficas existentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Filosofia da Ciência e Psicologia
Descrição: Atuando na linha de pesquisa: Piaget, Evolução e Epigênese. Filogênese e Ontogênese. Episteme e Ética. Sob a orientação da profa. Dra. Zélia Ramozzi-Chiarottino.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Filosofia e Epistemologia Genética, Lógica Operatória, Teoria da Predicação
Descrição: O presente projeto consiste em: (i) realizar uma investigação sobre os fundamentos da Epistemologia Genética, fazendo uma reflexão crítica sobre a sua possibilidade enquanto Filosofia, em particular Filosofia da Ciência, suas relações com outras epistemologias e, também, procuramos refletir sobre as visões críticas de alguns filósofos sobre um possível psicologismo, positivismo e cientificismo presente na Epistemologia Genética; (ii) Assumindo os pressupostos da Epistemologia Genética é nosso interesse compreender e explicitar os processos e estados das estruturas lógico-matemáticas como condição para o surgimento da Lógica Operatória que é condição fundamental para o sujeito estruturar a realidade que o cerca; a questão neste caso é: como as formas lógico-matemáticas estudadas com toda independência pelos lógicos estão relacionadas com o pensamento natural (e não formalizado)?; (iii) sustentado sobre uma reflexão sobre os fundamentos da Epistemologia Genética e realizando um estudo de compreensão e explicitação da Lógica Operatória (a qual é vista sob a perspectiva da Lógica Clássica), é nosso objetivo investigar qual é a relação Lógica Operatória e Lógicas Não-Clássicas, isto é: como as Lógicas Não-Clássicas, formalizadas com toda independência pelo lógico em sistemas axiomáticos, estão relacionadas com o pensamento natural (não formalizado)? Trata-se de um projeto informal que tem vínculo com o Grupo de Pesquisa GEPEGE - Grupo de Pesquisa em Psicologia e Epistemologia Genéticas e Educação, onde estou vinculado como pesquisador, e com o Grupo de Pesquisa Filosofia da Ciência e Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), grupo sob coordenação da profa. Zelia Ramozzi-Chirottino, de quem recebo orientações informais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
O Conhecimento Enquanto Problema da Epistemologia Genética
Descrição: Numa continuidade de trabalhos anteriores, principalmente no que concerne à nossa pesquisa de Mestrado (Cf. MARÇAL, 2009) e ao nosso Projeto de Pesquisa anterior intitulado "O Grupo Prático de Deslocamentos e a Constituição das Noções de Espaço Objetivo e Objeto Permanente"(2009-2012), o presente projeto de pesquisa visa estabelecer as bases para uma discussão sobre conceitos fundamentais para a Epistemologia. Diante de questões relevantes como: O que é o Conhecimento? Quem é o sujeito do conhecimento? Como esse sujeito se constitui? Como se constitui seu aparato cognitivo? Como está estruturado esse aparato cogntivo? Busca-se compreender, a partir dos postulados da Epistemologia Genética, as respostas próprias a cada uma dessas questões, estabelecendo um diálogo com as Epistemologias Contemporâneas, buscando compreender a constituição do conhecimento, principalmente no que se refere a noções caras à Epistemologia como Espaço, Tempo, Causalidade e Substância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Coordenador / Maria Tayna Dias da Silva - Integrante / Elis Monique de Vasconcelos Galvão - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Rondônia - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 15
2010 - Atual
GEPEGRA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica
Descrição: Na Filosofia, na Psicologia, na Educação e nas Ciências Humanas em geral, a presença e importância da obra de Jean Piaget é um fato evidente. No contexto brasileiro, a pesquisa científica e filosófica, que tem como referência a Epistemologia Genética, é cada vez mais relevante. Essa importância se evidencia pelo volume de pesquisas realizadas e pelos projetos de inovação educacional promovidos pelo estado brasileiro. Tem-se, com isso, a necessidade de estabelecer um fórum de discussão de pesquisadores que têm como foco de análise a Epistemologia Genética. Um Grupo de Pesquisa é uma das formas mais apropriadas de contribuir para o avanço dos conhecimentos nas linhas de pesquisa desse campo de atuação e na contribuição de subsídios teóricos que auxiliem na consolidação de uma atividade docente coerente com o sujeito do conhecimento. Desse modo, justifica-se a necessidade de se fomentar a troca de experiências na pesquisa, através de encontros quinzenais de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para discutir as influências da Epistemologia Genética sob as mais variadas possibilidades de colaboração da análise histórico-crítica das obras que expressam o conhecimento, e da análise psicogenética que estuda as estruturas necessárias a esses conhecimentos nos sujeitos que os possuem, pode-se então propor uma área que analisa o conhecimento (para designá-la usamos então o termo Epistemologia) através da sua gênese (completando seu nome com o adjetivo Genética)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Coordenador / Maria Tayna Dias da Silva - Integrante / Elis Monique de Vasconcelos Galvão - Integrante / Joelma Félix de Souza - Integrante / Osvaldo Augusto de Oliveira - Integrante / Márcio Lacerda Custódio - Integrante / Célia Regina J. de Menezes - Integrante / Laine Candido dos Reis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 47 / Número de orientações: 4
2009 - 2012
O Grupo Prático de Deslocamentos e a Constituição das Noções de Objeto Permanente e Espaço Objetivo
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa estabelecer as bases para uma discussão sobre conceitos fundamentais para a Epistemologia. Diante de questões relevantes como: O que é o sujeito do conhecimento? Como esse sujeito se constitui? Como está estruturado seu aparato cognitivo? Busca-se compreender, a partir dos postulados da Epistemologia Genética, as respostas próprias a cada uma, estabelecendo um diálogo entre a Epistemologia Genética e as Epistemologias Contemporâneas, tendo por princípios norteadores as noções de Objeto Permanente e Espaço Objetivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Jürgen Habermas: concepções, confluências e interlocuções
Descrição: O Grupo de Pesquisa "Jürgen Habermas: concepções, confluências e interlocuções" tem por expectativas: a) Em curto prazo (até um ano) - estruturar um foro de discussão acerca do pensamento habermasiano, gerando oportunidades de conhecimento deste autor a docentes, discentes, técnicos administrativos e interessados da comunidade em geral. b) Em médio prazo (até três anos) - construir uma rede de investigação em torno dos problemas propostos por Jürgen Habermas e da discussão das suas obras, realizando eventos (seminários, cursos, publicações) para propiciar tal intento. c) Em longo prazo (acima de três anos) - tornar-se um dos espaços referenciais em âmbito nacional nas discussões sobre o pensamento de Jürgen Habermas, contribuindo na sociedade para o debate dos temas políticos, éticos, jurídicos, educacionais, etc. com abordagens embasadas ou inspiradas no viés filosófico habermasiano, na perspectiva de ultrapassar e aperfeiçoar as concepções do referido pensador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Integrante / Gilvan Luiz Hansen - Coordenador / Lourenço Munhoz Filho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2005 - 2015
Grupo de Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação - GEPEGE
Descrição: Recuperar o sistema teórico da obra de Piaget a partir de uma leitura epistemológica e genética, contribuindo assim, para a compreensão da aquisição dos conteúdos físicos, matemáticos e culturais e para o estudo de sujeitos com deficiência e problemas de aprendizagem escolar. E suas Implicações para uma investigação interdisciplinar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Integrante / Ricardo Pereira Tassinari - Coordenador / Adrian Oscar Dongo Montoya - Integrante / Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma - Integrante / Clélia Maria Ignatius Nogueira - Integrante / Eliane Giachetto Saravali - Integrante / Marcelo Carbone Carneiro - Integrante / Rosimar Bortolini Poker - Integrante / Ana Cláudia Saladini - Integrante / Antônio dos Reis Lopes Mello - Integrante / Inaiara Bartol Rodrigues - Integrante / Luciana Batista - Integrante / Marcos Antonio dos Santos - Integrante / Orlando Mendes Fogaça Júnior - Integrante / Carmen Lúcia Dias - Integrante / Ademar Simões da Motta Junior - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Integrante / Josana Ferreira Bassi de Moura - Integrante / Vanessa Duron Latanasio - Integrante / Rafael dos Reis Ferreira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 2
2004 - 2005
Conhecimento, método e linguagem em Habermas
Descrição: Trabalho junto ao grupo no período de produção da monografia para obtenção do título de Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Políticos. Onde realizou-se pesquisa sobre o Direito e a Moral em Kant para ressaltar a influência desse autor na obra habermasiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Integrante / Gilvan Luiz Hansen - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 12
2001 - 2002
A Filosofia Política e Jurídica de Kant e Habermas
Descrição: Projeto de pesquisa intitulado "A Filosofia Política e Jurídica de Kant e Habermas" onde desenvolveu-se atividades no sub-projeto intitulado: "O Poder Comunicativo em em Habermas a partir de sua leitura de Kant".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Integrante / Aylton Barbieri Durão - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9


Projetos de extensão


2014 - 2014
Curso de Extensão
Descrição: O curso ?Introdução ao Pensamento de Jean Piaget? é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica com vistas a apresentação da proposta teórica da Epistemologia Genética, bem como, suas possíveis aplicações em áreas como a Educação e a Psicopedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Coordenador / Maria Tayna Dias da Silva - Integrante / Elis Monique de Vasconcelos Galvão - Integrante / Adalberto Miranda Ferreira - Integrante / Bruna Renata de Brito Dantas - Integrante / Daniel Paulo Ferreira - Integrante / Emanuel Veríssimo Castro - Integrante / Gedeli Ferrazzo - Integrante / Jocilene Macedo da Silva - Integrante / Joelma Félix de Souza - Integrante / Júlio César Feitosa dos Santos - Integrante / Luana Aparecida Oliveira do Nascimento - Integrante / Osvaldo Augusto de Oliveira - Integrante / Raquel Pereira - Integrante / Teoginis Silveira do Nascimento - Integrante / Thaís Thaianara Oliveira da Costa - Integrante / Tuane Carolina M. da Silva - Integrante / Valdeisa Braga Bispo - Integrante / Vilma Pereira de Lima Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2012 - Atual
Epistemologia Genética, Trajetórias Acadêmicas e Interpretações
Descrição: O título Epistemologia Genética, Trajetórias Acadêmicas e Interpretações é um projeto que envolve uma série de entrevistas com alguns dos principais estudiosos em Epistemologia Genética na atualidade. Os entrevistados são considerados pelo Comitê Científico da Revista Schème pessoas de notável saber na área. Um dos principais objetivos é ampliar as discussões em Epistemologia Genética e possibilitar aos leitores a comparação das diversas interpretação e concepções de temas em evidência. As questões são enviadas por e-mail aos professores e pesquisadores dando-lhes o espaço que achassem necessários para respondê-las. As questões são elaboradas pelo idealizador do projeto com a orientação de um dos membros do Conselho Científico da Schéme..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica
2010 - Atual
Periódico: EDUFRO - Editora da Universidade Federal de Rondônia
2010 - 2013
Periódico: Intuición - Revista de Filosofía
2008 - 2015
Periódico: Schème Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Momento (Rio Grande)
2010 - 2013
Periódico: Intuición - Revista de Filosofía - 2219-1194


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Mente.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Mestre em Filosofia, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".
2005
Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Políticos, Universidade Estadual de Londrina.
2004
Licenciado em Filosofia, Universidade Estadual de Londrina.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
MARÇAL, V. E. R.  Data: 27/04/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALVAO, E. M. V.2016GALVAO, E. M. V. ; MARÇAL, V. E. R. . Epistemologia Genética e Neuropsicologia: Aproximações e Distanciamentos. CLAREIRA - REVISTA DE FILOSOFIA DA REGIÃO AMAZÔNICA, v. 3, p. 112-121, 2016.

2.
MARÇAL, V. E. R.2014MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . O Caráter a priori das Estruturas Necessárias ao Conhecimento, Construídas segundo a Epistemologia Genética. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 225-241, 2014.

3.
MARÇAL, V. E. R.2013 MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . O Modelo 'Grupo Prático de Deslocamentos' em Psicologia e Epistemologia Genéticas e sua Formalização. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 5, p. 6-18, 2013.

4.
MARÇAL, V. E. R.2012 MARÇAL, V. E. R.. A Teoria do Conhecimento na Modernidade: Um Percurso Teórico. Confluências (Niterói), v. 14, p. 19-41, 2012.

5.
COSTA, S. M. S.2012COSTA, S. M. S. ; MARÇAL, V. E. R. . A inteligência enquanto processo biológico de adaptação. Revista Pesquisa & Criação (impresso), v. 11, p. 597-609, 2012.

6.
MARÇAL, V. E. R.2011MARÇAL, V. E. R.. A Informação como propiciadora de Sistemas Complexos. Intuición. Revista de Filosofía, v. 2, p. 4-12, 2011.

7.
MARÇAL, V. E. R.2010 MARÇAL, V. E. R.; LEPRE, R. M. . A Construção do Conhecimento em Crianças do Período Sensório-Motor: Relato de uma Experiência com Educadores de Creche. Momento (Rio Grande), v. 19, p. 37-46, 2010.

8.
RAMOS, C. E. G.2010RAMOS, C. E. G. ; MARÇAL, V. E. R. . A Inteligência e o Conhecimento: Uma Contínua Adaptação das Estruturas Cognitivas do Sujeito. Labirinto (UNIR), v. 14, p. 163-170, 2010.

9.
MARÇAL, V. E. R.;MARÇAL, Vicente E. R.;Vicente Marçal2002MARÇAL, V. E. R.. Desenvolvimento moral: fim de todo ser racional. Crítica (UEL), v. 7, p. 137-164, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARÇAL, V. E. R.; HILÁRIO, R. A. (Org.) . Referencial Curricular Ensino Religioso - Ensino Fundamental I Muncípio de Porto Velho-RO. 1. ed. Porto Velho: Prefeitura Municipal de Porto Velho, 2016. v. 1. 29p .

2.
RIQUE NETO, J. (Org.) ; FERREIRA, R. R. (Org.) ; MOREIRA, P. L. (Org.) ; RODRIGUES, Inaiara Bartol (Org.) ; ABREU, E. L. (Org.) ; MARÇAL, V. E. R. (Org.) . Anais e Programação do III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Retrospectivas e Perspectivas. 3. ed. João Pessoa: UFPB, 2013. v. 1. 915p .

3.
MONTOYA, Adrian Oscar Dongo (Org.) ; SHIMIZU, Alessandra de M. (Org.) ; MARÇAL, V. E. R. (Org.) ; MOURA, J. F. B. (Org.) . Jean Piaget no Século XXI: Escritos de Epistemologia e Psicologia Genéticas. 1. ed. Marília: Oficina Universitária, 2011. v. 01. 236p .

4.
MOURA, J. F. B. (Org.) ; MARÇAL, V. E. R. (Org.) ; SHIMIZU, Alessandra de M. (Org.) . Anais do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. 1. ed. Marília: GEPEGE/FFC-UNESP, 2009. v. 01. 702p .

5.
MARÇAL, V. E. R.; MOURA, J. F. B. (Org.) ; SHIMIZU, Alessandra de M. (Org.) . Caderno de Resumos e Programação do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. 1. ed. Marília: GEPEGE/FFC-UNESP, 2009. v. 01. 90p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARÇAL, V. E. R.. O Problema da Explicação na Teoria da Consciência. Jornal Eletrônico Rondônia Ao Vivo, Porto Velho, 04 mar. 2010.

2.
MARÇAL, V. E. R.. A informação numa perspectiva não-antropomórfica. Jornal Eletrônico Rondonia Ao Vivo, Porto Velho, 22 jan. 2010.

3.
MARÇAL, V. E. R.. Kant e a Consolidação da Modernidade. Jornal Eletrônico Rondônia Ao Vivo, Porto Velho, 14 dez. 2009.

4.
MARÇAL, V. E. R.. Construtivismo, uma proposta incompreendida. Jornal Eletrônico Rondônia Ao Vivo, Porto Velho, 28 nov. 2009.

5.
MARÇAL, V. E. R.. A Estrutura que nos possibilita conhecer. Carisma - Suplemento do Jornal União, São Manuel-SP, 10 ago. 2007.

6.
MARÇAL, V. E. R.. Folk Psychology ou, simplesmente, Psicologia Popular. Carisma - Suplemento do Jornal União, São Manuel-SP, p. 5 - 5, 13 jul. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . As Noções de Ação e Esquema de Ação na Epistemologia Genética de Jean Piaget. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2016, Marília. Anais do IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do Conhecimento. Marília: Fundepe, 2016.

2.
SILVA, M. T. D. ; MARÇAL, V. E. R. . Epistemologia Genética como proposta Filosófica para uma Teoria do Conhecimento. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2016, Marília. Anais do IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do Conhecimento. Marília: Fundepe, 2016.

3.
SOUZA, J. F. ; Vicente Marçal . A Construção da Noção de Espaço pelo Sujeito Epistêmico a partir da Epistemologia Genética. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2016, Marília. Anais do IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do Conhecimento. Marília: Fundepe, 2016.

4.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . Kant, Piaget e as Estruturas A Priori Construídas. In: III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2013, João Pessoa. Anais do III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Retrospectivas e Perspectivas. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 453-468.

5.
COSTA, S. M. S. ; MARÇAL, V. E. R. . A inteligência enquanto processo biológico de adaptação. In: XXI Seminário Final do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica, 2012, Porto Velho. Anais do XXI Seminário Final do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica. Porto Velho: EDUFRO, 2012. v. 11.

6.
MARÇAL, V. E. R.. Corpo, cérebro e ambiente: um sistema complexo da consciência na teoria de Piaget. In: III Congresso de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL, 2011, Londrina. Anais do III Encontro de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL. Londrina: UEL, 2011. p. 35-42.

7.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . Sobre o Modelo Grupo Prático de Deslocamentos em Psicologia e Epistemologia Genéticas. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011, Marília. Anais do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. Marília: Fundepe Editora, 2011.

8.
SILVA, Tathiane Ananias da ; ANGELICO, Raphaele Afonso ; MARÇAL, V. E. R. . A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget, 2009, Marília. Anais do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget. Marília: FFC-UNESP, 2009. p. 53-61.

9.
MARÇAL, V. E. R.; LEPRE, R. M. . O Esquema de Ação e a Aquisição de Conhecimentos no Período Pré-Linguagem. In: X Semana de Educação - A Psicologia da Edcuação na Formação de Professores, 2008, Londrina. Anais da X Semana de Educação da UEL. Londrina: UEL, 2008.

10.
MARÇAL, V. E. R.. Sistemas, Auto-Organização e Informação: uma interrelação. In: VI Simpósio de Filosofia e Ciência - Universidade e Contemporaneidade: Produção do Conhecimento e Formação Profissional, 2005, Marília. Universidade e Contemporaneidade: Produção do conhecimento e formação profissional - Coletânea de textos do VI Simpósio em Filosofia e Ciência. Marília: FFC/Marília/UNESP - Comissão Permanente de Publicações - CD-Rom, 2005.

11.
MARÇAL, V. E. R.; DURÃO, Aylton Barbieri . O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. In: II Seminário Internacional de Filosofia Política e Jurídica, 2003, Londrina. Anais do II Seminário Internacional de Filosofia Política e Jurídica, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARÇAL, V. E. R.. O Grupo Prático de Deslocamentos e sua Formalização na Epistemologia Genética. In: IV Seminário de Psicologia, 2014, Porto Velho. Anais do IV Seminário de Psicologia. Porto Velho: DEPSI, 2014.

2.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução à Psicologia Genética de Jean Piaget. In: II Seminário de Psicologia, 2012, Porto Velho. Anais do II SEP, 2012.

3.
MARÇAL, V. E. R.. O Sistema de Esquemas de Ação e Conceituais e o Desenvolvimento das Estruturas Cognitivas. In: III Congreso Iberoamericando de Filosofía de la Ciencia y de la Tecnología, 2010, Buenos Aires. Libro de Abstracts y Resúmenes. Buenos Aires: EDUNTREF, 2010. p. 578-580.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget. In: XI Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - SEPECH, 2016, Londrina. XI SEPECH 2016 Caderno de Resumos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina - CLCH, 2016. p. 196-196.

2.
GALVAO, E. M. V. ; MARÇAL, Vicente E. R. . Epistemologia Genética e Neuropsicologia: Aproximações e Distanciamentos. In: XXIV Seminário Final do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica, 2015, Porto Velho. Número Especial Revista Pesquisa & Criação: Anais do XXIV Seminário Final do PIBIC/UNIR/CNPq. Porto Velho: PROPESQ, 2015. v. 14. p. 229-229.

3.
SILVA, M. T. D. ; MARÇAL, Vicente E. R. . Epistemologia Genétca como proposta filosófica para uma Teoria do Conhecimento. In: XXIV Seminário Final do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica, 2015, Porto Velho. Número Especial da Revista Pesquisa & Criação: Anais do XXIV Seminário Final do PIBIC/UNIR/CNPq. Porto Velho: PROPESQ, 2015. v. 14. p. 243-243.

4.
SILVA, M. T. D. ; MARÇAL, V. E. R. . A Epistemologia Genética como proposta filosófica para uma Teoria do Conhecimento. In: IV Seminário de Psicologia, 2014, Porto Velho. Anais do IV Seminário de Psicologia. Porto Velho: DEPSI, 2014.

5.
GALVAO, E. M. V. ; MARÇAL, V. E. R. . Epistemologia Genética e Neuropsicologia: Aproximações e Distanciamentos. In: VI Seminário de Psicologia, 2014, Porto Velho. Anais do IV Seminário de Psicologia. Porto Velho: DEPSI, 2014.

6.
MARÇAL, V. E. R.. Corpo, cérebro e ambiente: um sistema complexo da consciência na teoria de Piaget. In: III Congresso de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL, 2011, Londrina. Anais do III Congresso de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL. Londrina: UEL, 2011. p. 8-8.

7.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . Sobre o Modelo Grupo Prático de Deslocamentos em Psicologia e Epistemologia Genéticas. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011, Marília. Caderno de Resumos do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates. Marília: Fundepe Editora, 2011. p. 59-60.

8.
TASSINARI, Ricardo Pereira ; MARÇAL, V. E. R. . O Uso de Modelos Lógico-Matemáticos na Epistemologia Genética: Uma Introdução Acessível. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011, Marília. Caderno de Resumos do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates. Marília: Fundepe Editora, 2011. p. 23-23.

9.
SILVA, Tathiane Ananias da ; ANGELICO, Raphaele Afonso ; MARÇAL, V. E. R. . A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget, 2009, Marília. Caderno de Resumos e Programação do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. Marília: FFC-UNESP, 2009. p. 41-42.

10.
MARÇAL, V. E. R.. Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia, 2008, Canela. Livro de Atas XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2008. p. 680-680.

11.
MARÇAL, V. E. R.. Ação, Informação e Conhecimento - A Crítica de Piaget ao Esquema Estímulo-Resposta do Associacionismo. In: V Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação, 2007, Marília. Anais do V Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação, 2007.

12.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . Do Esquematismo Transcendental ao Esquematismo da Ação: A Herança de Kant em Piaget. In: II Colóquio de História da Filosofia - Kant e o kantismo: heranças interpretativas, 2006, Marília. Caderno de Resumos, 2006. p. 46-47.

13.
MARÇAL, V. E. R.. Os Esquemas de Ação e o Início do Processo Cognitivo. In: VII Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva - Naturalismo, Mecanicismo e Autonomia, 2006, São Paulo. VII EBICC - Naturalismo, Mecanicismo e Autonomia, 2006. p. 48-48.

14.
MARÇAL, V. E. R.. O Isomorfismo entre Causalidade e Implicação e o Paralelismo Psico-Fisiológico na Epistemologia de Jean Piaget. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF - Livro de Atas. Salvador: ANPOF, 2006. p. 547-548.

15.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . The Information as the driving gear of Secondary Self-Organizing. In: 8º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2005, São Paulo. 8º Encontro Internacional sobre Pragmatismo Resumos/Abstracts. São Paulo: Centro de Estudos do Pragmatismo, 2005. v. 1. p. 66-67.

16.
MARÇAL, V. E. R.. Kant e sua Revolução Copernicana. In: I Colóquio de História da Filosofia - Bicentenário da Morte de Kant, 2004, Marília. Resumos, 2004. p. 3-4.

17.
MARÇAL, V. E. R.. Do Bom Senso Natural à Filosofia Moral. In: I Simpósio Nacional de Filosofia sobre Ética, Política e Linguagem, 2004, Londrina. Anais do I Simpósio Nacional de Filosofia sobre Ética, Política e Linguagem. Londrina: Publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina-PR, 2004. p. 70-70.

18.
MARÇAL, V. E. R.; DURÃO, Aylton Barbieri . O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. In: VII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2002, Toledo. Anais do VII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Cascavel: Edunioeste, 2002. p. 103-103.

19.
MARÇAL, V. E. R.; DURÃO, Aylton Barbieri . O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro Anual de Iniciação Científica/ [arquivos de dados legíveis por máquina: CD-ROM], 2002.

20.
MARÇAL, V. E. R.. A Indústria Cultural - Uma Revisão do Conceito de Adorno e Horkheimer. In: Encontro Internacional Filsofia e Educação - Fórum do Centro-Oeste sobre Ensino de Filosofia, 2001, Brasília. Área Filosofia na Escola - Encontro Internacional Filosofia e Educação, 2001. p. 66-66.

Apresentações de Trabalho
1.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . As Noções de Ação e Esquema de Ação na Epistemologia Genética de Jean Piaget. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. T. D. ; MARÇAL, V. E. R. . Epistemologia Genética como proposta Filosófica para uma Teoria do Conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, J. F. ; Vicente Marçal . A Construção da Noção de Espaço pelo Sujeito Epistêmico a partir da Epistemologia Genética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, O. A. ; MARÇAL, V. E. R. . O Construtivismo e a Formação do Professor de Artes Visuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, R. R. ; GOTARDO, R. ; FERNANDES, B. ; STAMATO, E. ; MARÇAL, V. E. R. ; VOLPINI, M. N. . Um Estudo sobre a Relevância dos Jogos Digitais para a Aprendizagem do Conhecimento Lógico-Matemático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARÇAL, V. E. R.. A consolidação das estruturas cognitivas na epistemologia genética. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . Kant, Piaget e as estruturas a priori construídas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. T. D. ; MARÇAL, V. E. R. . Epistemologia Genética como proposta Filosófica para uma Teoria do Conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARÇAL, V. E. R.. Constitution of cognitive structures that make possible the construction of the real in children in the sensory-motor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARÇAL, V. E. R.. O Caráter A Priori das Estruturas Necessárias do Conhecimento Segundo a Epistemologia Genética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. . Kant, Piaget e as Estruturas A Priori Construídas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARÇAL, V. E. R.. O Grupo Prática de Deslocamentos e o Desenvolvimento do Sujeito Epistêmico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução à Psicologia Genética de Jean Piaget. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARÇAL, V. E. R.. A Construção das Estruturas Cognitivas pelo Sujeito: Uma Perspectiva da Epistemologia Genética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARÇAL, V. E. R.. Corpo, cérebro e ambiente: um sistema complexo da consciência na teoria de Piaget. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . Sobre o Modelo Grupo Prático de Deslocamentos em Psicologia e Epistemologia Genéticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARÇAL, V. E. R.. O Sistema de Esquemas de Ação e Conceituais e o Desenvolvimento das Estruturas Cognitivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARÇAL, V. E. R.. O Grupo Prática de Deslocamentos e a Consolidação das Estruturas Cognitivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, Tathiane Ananias da ; ANGELICO, Raphaele Afonso ; MARÇAL, V. E. R. . A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MARÇAL, V. E. R.. Os Esquemas de Ação e a Constituição do Conhecimento: Uma Proposta Epistemológica Piagetiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MARÇAL, V. E. R.. Epistemologia Genética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MARÇAL, V. E. R.; LEPRE, R. M. . O Esquema de Ação e a Aquisição de Conhecimentos no Período Pré-Linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MARÇAL, V. E. R.. Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARÇAL, V. E. R.. Ação, Informação e Conhecimento - A Crítica de Piaget ao Esquema Estímulo-Resposta do Associacionismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . Do Esquematismo Transcendental ao Esquematismo da Ação: A Herança de Kant em Piaget. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MARÇAL, V. E. R.. Os Esquemas de Ação e o Início do Processo Cognitivo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MARÇAL, V. E. R.. Sistemas, Auto-Organização e Informação: uma interrelação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . The Information as the driving gear of Secondary Self-Organizing. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MARÇAL, V. E. R.. Kant e a Possibilidade do Direito numa Sociedade Esclarecida. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MARÇAL, V. E. R.. Do Bom Senso Natural à Filosofia Moral. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MARÇAL, V. E. R.. Kant e sua Revolução Copernicana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MARÇAL, V. E. R.; DURÃO, Aylton Barbieri . O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MARÇAL, V. E. R.; DURÃO, Aylton Barbieri . O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MARÇAL, V. E. R.; DURÃO, Aylton Barbieri . O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MARÇAL, V. E. R.. A Indústira Cultural Uma Revisão do Conceito de Adornoe e Horkheimer. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARÇAL, V. E. R.. Editorial (Jan/Jul 2016). Porto Velho, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MARÇAL, V. E. R.. Editorial (Ago/Dez 2016). Porto Velho, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
MARÇAL, V. E. R.. Editorial (Jan/Jul 2015). Porto Velho, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
MARÇAL, V. E. R.. Editorial (Ago/Dez 2015). Porto Velho, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
MARÇAL, V. E. R.. Piaget e a predicação universal. In Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília: UNESP/GEPEGE, 2014 (Resenha).

6.
MARÇAL, V. E. R.; FERREIRA, R. R. ; TASSINARI, R. P. ; MONTOYA, A. O. D. . Editorial (Jan/Jul-2014). Marília, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
MARÇAL, V. E. R.. Editorial (Jan/Jul 2014). Porto Velho, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
DANNER, L. F. ; MARÇAL, V. E. R. . Editorial (Ago/Dez 2014). Porto Velho, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
FERREIRA, R. R. ; MARÇAL, V. E. R. ; TASSINARI, R. P. ; MONTOYA, A. O. D. . Editorial Edição Especial. Marília, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
FERREIRA, R. R. ; MARÇAL, V. E. R. ; TASSINARI, R. P. ; MONTOYA, A. O. D. . Editorial (Ago/Dez 2013). Marília, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

11.
FERREIRA, R. R. ; MARÇAL, V. E. R. ; TASSINARI, R. P. ; MONTOYA, A. O. D. . Editorial (Jan/Jul 2013). Marília, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

12.
MONTOYA, A. O. D. ; TASSINARI, R. P. ; MARÇAL, V. E. R. ; FERREIRA, R. R. . Editorial (Jan/Jul 2012). Marília, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
MONTOYA, A. O. D. ; TASSINARI, R. P. ; MARÇAL, V. E. R. ; FERREIRA, R. R. . Editorial (Ago/Dez - 2012). Marília, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
FERREIRA, R. R. ; MARÇAL, V. E. R. . Editorial Volume 3 Número 5. Marília, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

15.
MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, Ricardo Pereira . O Esquema de Ação e a Constiuição do Sujeito Epistêmico: Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento. Marília: UNESP, 2009 (Dissertação de Mestrado).

16.
SARAVALI, Eliane Giachetto ; MARÇAL, V. E. R. . Editorial (Jan/Jun - 2009). Marília, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

17.
FERREIRA, R. R. ; MARÇAL, V. E. R. . Editorial Volume 2 Número 4. Marília, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
MARÇAL, V. E. R.. Ser Professor é Ser Pesquisador. IN Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, n.1. Marília: GEPEGE, 2008 (Resenha).

19.
SARAVALI, Eliane Giachetto ; MARÇAL, V. E. R. . Editorial (Jul/Dez - 2008). Marília, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

20.
SARAVALI, Eliane Giachetto ; MARÇAL, V. E. R. . Editorial (Jan/Jun - 2008). Marília, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

21.
MARÇAL, V. E. R.; HANSEN, Gilvan Luiz . Direito e Moral em Kant 2005 (Monografia da Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectios Éticos e Políticos).

22.
MARÇAL, V. E. R.. SOLTERDIJK, Peter. Regras para o Parque Humano . IN Revista Crítica n. 31. Londrina: Editora da UEL, 2005 (Resenha).

23.
MARÇAL, V. E. R.. Graça, Cruz e Esperança na América Latina. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2005. (Tradução/Livro).

24.
MARÇAL, V. E. R.; IRALA, F. A. B. ; HANNUCH, M. E. ; GIESE, R. S. . Homem e mulher os criou... Educação Sexual e Saúde Reprodutiva. Quito: Produzido pelo Depto. de Comunicação do Conselho Latino Americano de Igrejas, 2005. (Tradução/Outra).

25.
MARÇAL, V. E. R.; HANSEN, Gilvan Luiz . A Teoria do Conhecimento como Teoria Crítica da Sociedade em Habermas 2004 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARÇAL, V. E. R.. Comissão de Construção do Referencial Curricular da Educação Básica de Porto Velho. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
MARÇAL, V. E. R.. Miembro del Comité Científico del I Coloquio Internacional ?Vigencia del Constructivismo Hoy?. 2014.

2.
Vicente Marçal. Membro da Comissão Científica do III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Retrospectivas e Perspectivas. 2013.

3.
MARÇAL, V. E. R.. Parecer. II Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. 2012.

4.
MARÇAL, V. E. R.. Membro da Comissão Científica do II Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. 2012.

5.
MARÇAL, V. E. R.. Membro da Comissão Científica do 5º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONFEP. 2011.

6.
MARÇAL, V. E. R.. Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2011.

7.
MARÇAL, V. E. R.. Membro da Comissão Científica do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. 2011.

8.
MARÇAL, V. E. R.. Paracer. II Congresso Brasileiro de Educação. 2009.

9.
MARÇAL, V. E. R.. Membro da Comissão Científica do II Congresso Brasileiro de Educação. 2009.

10.
MARÇAL, V. E. R.. Manutenção do Site da Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - No site da UNESP. 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MARÇAL, V. E. R.. Site Pessoal Prof. Vicente E. R. Marçal. 2010; Tema: Filosofia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução à Psicologia Genética. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARÇAL, V. E. R.. Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
MARÇAL, V. E. R.. Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução ao Pensamento de Jean Piaget. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARÇAL, V. E. R.. O Grupo Prático de Deslocamentos e sua Formalização na Epistemologia Genética. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Vol. 6 Num. 1. 2014. (Editoração/Periódico).

7.
MARÇAL, V. E. R.. Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica. 2014. (Editoração/Periódico).

8.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Vol. 5 Num. 1. 2013. (Editoração/Periódico).

9.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Vol. 5 Edição Especial. 2013. (Editoração/Periódico).

10.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Vol. 5 Num. 2. 2013. (Editoração/Periódico).

11.
MARÇAL, V. E. R.. Introdução à Psicologia Genética de Jean Piaget. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas Vol. 4 Num. 1. 2012. (Editoração/Periódico).

13.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas Vol. 4 Num. 2. 2012. (Editoração/Periódico).

14.
TASSINARI, Ricardo Pereira ; MARÇAL, V. E. R. . O Uso de Modelos Lógico-Matemáticos na Epistemologia Genética: Uma Introdução Acessível. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética - Vol. 3 Num. 5. 2010. (Editoração/Periódico).

16.
TASSINARI, Ricardo Pereira ; MARÇAL, V. E. R. . O sistema de esquemas de ações e operações e a constituição das estruturas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética - Vol 2 Num. 4. 2009. (Editoração/Periódico).

18.
MOURA, J. F. B. ; MARÇAL, V. E. R. ; SHIMIZU, Alessandra de M. . Anais do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. 2009. (Editoração/Anais).

19.
MARÇAL, V. E. R.; MOURA, J. F. B. ; SHIMIZU, Alessandra de M. . Caderno de Resumos e Programação do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. 2009. (Editoração/Outra).

20.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Vol. 2 Num. 3. 2009. (Editoração/Periódico).

21.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética - Vol 1 Num. 2. 2008. (Editoração/Periódico).

22.
MARÇAL, V. E. R.. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética - Vol 1 Num. 2. 2008. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CATIARI, Claudimir; DETTONI, J. L.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de Gilberto José Moreira. Segurança aeroportuária: um estudo da legislação regulatória e seus procedimentos como melhoria do sistema. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Direitos Humanos e Segurança Pública) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
DETTONI, J. L.; MARÇAL, V. E. R.; DANDOLINI, G.. Participação em banca de Francisco Antônio Ferreira Lima dos Santos. Direitos Humanos: A aplicabilidade ao caso dos servidores estaduais do Rondônia demitidos no ano de 2000. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Direitos Humanos e Segurança Pública) - Universidade Federal de Rondônia.

3.
DETTONI, J. L.; MARÇAL, V. E. R.; DANDOLINI, G.. Participação em banca de Marcela Fernandes da Silva Bonfim. O medo do homem e a exclusão: capitalismo selvagem, até quando?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Direitos Humanos e Segurança Pública) - Universidade Federal de Rondônia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARÇAL, V. E. R.; PEREIRA, S. M. A.; OLIVEIRA, O. A.. Participação em banca de Maria Tayna Dias da Silva.A Epistemologia Genétca como proposta filosófica para a Teoria do Conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
MARÇAL, V. E. R.; PEREIRA, S. M. A.; OLIVEIRA, O. A.. Participação em banca de Joelma Felix de Souza.A Construção da Noção de Espaço pelo Sujeito Epistêmico a partir da Epistemologia Genética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

3.
MARÇAL, V. E. R.; PEREIRA, S. M. A.; OLIVEIRA, O. A.. Participação em banca de Márcio Lacerda Custódio.A Importância dos Esquemas Hereditários em Jean Piaget. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

4.
DANNER, L. F.; MARÇAL, V. E. R.; COCCHIERI, T.. Participação em banca de Gilberto José Moreira.Entre Moral e maquiavelismo: a ética e o sentido da política para uma sociedade justa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

5.
MARÇAL, V. E. R.; PEREIRA, S. M. A.; OLIVEIRA, O. A.. Participação em banca de Paula Franciele Gonçalves.A Construção da Noção de Causalidade no Período Sensório Motor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

6.
PEREIRA, S. M. A.; DANNER, L. F.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de Elis Sielli Nogueira de Souza.O Conceito de Liberdade em Paulo Freire: Uma Análise da obra Pedagogia do Oprimido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

7.
DANNER, L. F.; PEREIRA, S. M. A.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de José Carlos Melo Xavier.O Existencialismo de Sartre e a Religião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

8.
DANNER, L. F.; PEREIRA, S. M. A.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de Francisco Gonçalves de Oliveira.Conceito de Tolerência em John Locke. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

9.
DANNER, L. F.; PEREIRA, S. M. A.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de Sônia Maria Silveira da Costa.A Crise da Razão em Max Horkheimer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

10.
DANNER, F.; DANNER, L. F.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de Leojaime Lino Vieira.O Sentido da política e da esfera pública no mundo contemporâneo em Hannah Arendt. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia.

11.
HILÁRIO, R. A.; MARÇAL, V. E. R.; BATISTA, E. L. J.. Participação em banca de Dulcicléia S. Costa.Alfabetização e Letramento no currículo da Escola de nove anos identificação de algumas práticas pedagógicas em escolas de Porto Velho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

12.
HILÁRIO, R. A.; MARÇAL, V. E. R.; BATISTA, E. L. J.. Participação em banca de Ana Cláudia Coelho.A Avaliação da Aprendizagem como Suporte na Reorganização das Práticas Escolares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

13.
HILÁRIO, R. A.; MARÇAL, V. E. R.; BATISTA, E. L. J.. Participação em banca de Dilcéia do Espírito Santo Pedraça.O Lúdico como ferramenta pedagógica nas práticas escolares de educação infantil na cidade de Porto Velho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

14.
FERNANDES, E. R.; PACHECO, A.; MARÇAL, V. E. R.. Participação em banca de Maila Andrade de Souza.Reação dos Evangélicos de Porto Velho ao PLC 122/2006 - As portas do inferno não prevalecerão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Rondônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SECCO, M.; NIENOV, C. O. M.; MARÇAL, V. E. R.. Banca Concurso Professor Substituto. 2015. Universidade Federal de Rondônia.

2.
DETTONI, L. L.; BATISTA, E. L. J.; MARÇAL, V. E. R.; FERNANDES, C. C.. Concurso Público para o Magistério Superior. 2010. Universidade Federal de Rondônia.

Outras participações
1.
MARÇAL, V. E. R.. Consultor Parecerista Ad-Hoc EDUFRO/UNIR. 2010. Universidade Federal de Rondônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. As Noções de Ação e Esquema de Ação na Epistemologia Genética de Jean Piaget. 2016. (Congresso).

2.
XI Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - SEPECH.Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget. 2016. (Seminário).

3.
Semana Acadêmica de Filosofia de 2015.A Consolidação das Estruturas Cognitivas na Epistemologia Genética. 2015. (Outra).

4.
I Coloquio Internacional ?Vigencia del Constructivismo Hoy?.Kant, Piaget e as estruturas a priori construídas. 2014. (Outra).

5.
IV Seminário de Psicologia.O Grupo Prático de Deslocamentos e sua Formalização na Epistemologia Genética. 2014. (Seminário).

6.
III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas.Kant, Piaget e as Estruturas A Priori Construídas. 2013. (Outra).

7.
IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Grupo Prática de Deslocamentos e o Desenvolvimento do Sujeito Epistêmico. 2013. (Congresso).

8.
II Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. 2012. (Congresso).

9.
II Seminário de Psicologia.Introdução à Psicologia Genética de Jean Piaget. 2012. (Seminário).

10.
II Seminário Estadual de Filosofia e Sociologia.Didática do Ensino de Filosofia: teoria e prática. 2012. (Seminário).

11.
I Colóquio Sobre Formação de Identidade Cultural.A Formação de Identidade Cultural Numa Perspectiva Filosófica. 2011. (Outra).

12.
I Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. 2011. (Congresso).

13.
II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. Sobre o Modelo Grupo Prático de Deslocamentos em Psicologia e Epistemologia Genéticas. 2011. (Congresso).

14.
II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. Sobre o Modelo Grupo Prático de Deslocamentos em Psicologia e Epistemologia Genéticas. 2011. (Congresso).

15.
III Congresso de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL.Corpo, cérebro e ambiente: um sistema complexo da consciência na teoria de Piaget. 2011. (Encontro).

16.
III Congreso Iberoamericando de Filosofía de la Ciencia y de la Tecnología. O Sistema de Esquemas de Ação e Conceituais e o Desenvolvimento das Estruturas Cognitivas. 2010. (Congresso).

17.
II Semana Acadêmica de Filosofia em Rondônia. Corpo, cérebro e ambiente: um sistema complexo da consciência. 2010. (Congresso).

18.
I Semana de Humanidades - A Construção do Sujeito Contemporâneo: Perspectivas para a Amazônia.Educação, Direitos Humanos e Pluralismo Cultural: qual a função da escola na organização desta proposta dialógica?. 2010. (Outra).

19.
I Semana de Humanidades - A Construção do Sujeito Contemporâneo: Perspectivas para a Amazônia.A Transversalidade das Ciências Humanas. 2010. (Outra).

20.
I Semana de Humanidades - A Construção do Sujeito Contemporâneo: Perspectivas para a Amazônia.Grupo de Trabalho Epistemologia Genética. 2010. (Outra).

21.
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação SEMP.O Grupo Prático de Deslocamentos e a Consolidação das Estruturas Cognitivas. 2010. (Seminário).

22.
2ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos: Repensando Nossa Humanidade.A Epistemologia Genética: Uma Introdução. 2009. (Outra).

23.
I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget.A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação. 2009. (Outra).

24.
I Semana Acadêmica de Filosofia em Rondônia.Epistemologia Genética. 2009. (Outra).

25.
V Simpósio Cultural: A Formação do Sujeito Como Agente Transformador. 2008. (Simpósio).

26.
XIII Encontro Nacional de Filosofia.Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento. 2008. (Encontro).

27.
X Semana de Educação - A Psicologia da Edcuação na Formação de Professores.O Esquema de Ação e a Aquisição de Conhecimentos no Período Pré-Linguagem. 2008. (Outra).

28.
V Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação.Ação, Informação e Conhecimento - A Crítica de Piaget ao Esquema Estímulo-Resposta do Associacionismo. 2007. (Encontro).

29.
6th International Congress of Ergonomics and Usability, Interface Design and Human-Computer Interaction. 6th International Congress of Ergonomics and Usability, Interface Design and Human-Computer Interaction. 2006. (Congresso).

30.
I Colóquio de Filosofia Contemporânea - Habermas. 2006. (Outra).

31.
II Colóquio de História da Filosofia - Kant e o kantismo: heranças interpretativas.Do Esquematismo Transcendental ao Esquematismo da Ação: A Herança de Kant em Piaget. 2006. (Outra).

32.
VII Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva - Naturalismo, Mecanicismo e Autonomia.Os Esquemas de Ação e o Início do Processo Cognitivo. 2006. (Encontro).

33.
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.O Isomorfismo entre Causalidade e Implicação e o Paralelismo Psico-Fisiológico na Epistemologia de Jean Piaget. 2006. (Encontro).

34.
8º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.8º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2005. (Encontro).

35.
VI Simpósio de Filosofia e Ciência - Universidade e Contemporaneidade: Produção do Conhecimento e Formação Profissional.VI Simpósio de Filosofia e Ciência - Universidade e Contemporaneidade: Produção do Conhecimento e Formação Profissional. 2005. (Simpósio).

36.
I Colóquio de História da Filosofia - Bicentenário da Morte de Kant. Kant e Sua Revolução Copernicana. 2004. (Congresso).

37.
I Simpósio Nacional de Filosofia sobre Ética, Política e Linguagem.Do Bom Senso Natural à Filosofia Moral. 2004. (Simpósio).

38.
II Seminário Internacional de Filosofia Política e Jurídica.O Poder Comunicativo em Habermas. 2003. (Seminário).

39.
VII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. 2002. (Simpósio).

40.
XI Encontro Anual de Iniciação Científica.O Conceito de Poder Comunicativo em Habermas. 2002. (Encontro).

41.
Encontro Internacional Filsofia e Educação - Fórum do Centro-Oeste sobre Ensino de Filosofia.A Indústria Cultural - Uma Revisão do Conceito de Adorno e Horkheimer. 2001. (Encontro).

42.
I Semana de Ética e Bioética, promovida pelo Departamento de Filosofia do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina. 2001. (Encontro).

43.
I Simpósio de Filosofia Antiga e Medieval de Londrina. 2000. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANNER, L. F. ; KONZEN, P. R> ; DE BARBA, C. H. ; SECCO, M. ; MARÇAL, V. E. R. ; PEREIRA, S. M. A. ; NIENOV, C. O. M. ; DAGIOS, M. . Semana Acadêmica de Filosofia de 2015. 2015. (Outro).

2.
FRISANCHO, S. ; MARÇAL, V. E. R. ; FRECH, H. . I Coloquio Internacional ?Vigencia del Constructivismo Hoy?. 2014. (Outro).

3.
RIQUE NETO, J. ; CAMINO, C. ; MONTOYA, A. O. D. ; MOREIRA, P. L. ; FERREIRA, R. R. ; MARÇAL, V. E. R. ; ABREU, E. L. ; SHIMIZU, Alessandra de M. . III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Retrospectivas e Perspectivas. 2013. (Congresso).

4.
MARÇAL, V. E. R.. II Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. 2012. (Congresso).

5.
DE BARBA, C. H. ; DANNER, L. F. ; JACARANDÁ, R. de F. ; NETO, F. E. ; DANNER, F. ; ESTÁCIO, G. A. G. ; PEREIRA, S. M. A. ; MARÇAL, V. E. R. ; COCCHIERI, T. ; DETTONI, L. L. ; PACHECO, M. de L. ; DE SALLES, A. . II Semana Acadêmica de Filosofia. 2012. (Outro).

6.
MARÇAL, V. E. R.. I Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica. 2011. (Congresso).

7.
COCCHIERI, T. ; MARÇAL, V. E. R. . I Colóquio Sobre Formação de Identidade Cultural. 2011. (Outro).

8.
MARÇAL, V. E. R.. II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. 2011. (Congresso).

9.
MARÇAL, V. E. R.. I Semana de Humanidades. 2010. (Outro).

10.
MONTOYA, Adrian Oscar Dongo ; SHIMIZU, Alessandra de M. ; MARÇAL, V. E. R. ; FOGACA, I. E. O. ; RODRIGUES, Inaiara Bartol ; POKER, R. B. . I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joelma Felix de Sousa. A Construção da Noção de Espaço Objetivo pelo Sujeito Epistêmico a partir da Epistemologia Genética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

2.
Maria Tayna Dias da Silva. A Epistemologia Genétca como proposta filosófica para a Teoria do Conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

3.
Márcio Lacerda Custódio. A Importância dos Esquemas Hereditários em Jean Piaget. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

4.
Paula Franciele Gonçalves. A Construção da Noção de Causalidade no Período Sensório Motor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

5.
Cicero Rodrigues da Silva. Estudo da Viabilidade do Trabalho das Rádios Comunitárias como veículo de mobilização social nas atividades da Polícia Cidadã no Estado de Rondônia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

Iniciação científica
1.
Maria Tayna Dias da Silva. A Epistemologia Genética como proposta filosófica para a Teoria do Conhecimento. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

2.
Elis Monique de Vasconcelos Galvão. Neuropsicologia e Epistemologia Genética: Aproximações e Distanciamentos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

3.
Sônia Maria Silveira da Costa. A Inteligência Enquanto Processo Biológico de Adaptação. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

Orientações de outra natureza
1.
Thatiane Ananias da Silva. A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.

2.
Raphaele Afonso Angélico. A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel. Orientador: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal.



Outras informações relevantes


2009 - Aprovado em segundo lugar no Concurso Público de Provas e Títulos da Universidade Federal de Rondônia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:21:24