Denise de Oliveira Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1319604772523792
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Denise de Oliveira Alves é licenciada em Educação Especial, especialista e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). De 2004 a 2008 exerceu a função de Coordenadora Geral de Articulação da Política de Inclusão na Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, onde coordenou programas e ações relacionadas à implementação e monitoramento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás ? Regional Goiás, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e desenvolve as seguintes atividades: coordenadora do Núcleo de Acessibilidade; coordenadora do Curso de Especialização em Gestão e Práticas Educacionais Inclusivas; pesquisadora e vice líder no Grupo de Pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania", vice coordenadora da Extensão na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas; membro titular da Câmara de Graduação da Regional Goiás, coordenadora do Programa Residência Pedagógica da UFG ? Regional Goiás e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE). A defesa dos direitos humanos de grupos vulneráveis, em especial o direito à educação de pessoas com deficiência é estruturante de todo o seu desenvolvimento profissional e acadêmico e suas principais áreas de interesse são: Educação Inclusiva, Acessibilidade, Educação do Campo e Representações Sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise de Oliveira Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, D. O.;DE OLIVEIRA ALVES, DENISE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH.
Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35
Centro Histórico
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33721440


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior: representações sociais e discursos que produzem sentidos e (re)desenham cenários, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira.
Palavras-chave: Representações Sociais; Alunos com deficiência; Educação Inclusiva; Educação Superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
1996 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Bem-me-quer, mal-me-quer, aparência produzindo diferença no cotidiano escolar da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Odete Magalhães de Camargo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aparência Física; Deficiência; Construção do conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas
1993 - 1993
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 600h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Fatores que interferem no processo de aceitação da pessoa portadora de deficiência em classe regular.
Orientador: Reinoldo Marchesan.
2003 - 2005
Aperfeiçoamento em Psicopedagogia. (Carga Horária: 540h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -, URI - SANTIAGO, Brasil.
Título: .. Ano de finalização: 2005.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Integrada de Araguatins, FAIARA, Brasil.
Título: Artigo: A Aparência física e o desempenho escolar: algumas aproximações possíveis para o debate sobre a escola inclusiva.
Orientador: Rosângela Corrêa Rodrigues Duarte.
1985 - 1991
Graduação em Educação Especial /Habilitação Deficientes Mentais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1981 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Olavo Bilac, IEOB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: # Estágio Supervisionado III # Organização dos Processos Educativos II # Orientação de TCC I # Orientação de TCC II # Processos Educativos e Produção do Conhecimento em Ciências da Natureza III # Políticas Educacionais Brasileiras # Teorias da Educação II # Educação Inclusiva e acessibilidade - Núcleo Livre # Psicologia da Educação


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Pedagogia: Educação de Jovens e Adultos; História do Pensamento Filosófico; Política e Organização da Educação Básica; Educação Inclusiva; Didática Fundamental; Trabalho de Conclusão de Curso. Disciplinas ministradas no Curso de Serviço Social: Psicologia do Desenvolvimento - Ciclo Vital; Planejamento e Gestão Social.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Grupo de Estudos e Pesquisas, Carga horária: 4
Outras informações
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GRUPPE) foi constituído em março de 2003 com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas e extensão na interface Psicologia e Educação. O GRUPPE é formado por professores e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília-DF em conjunto com pesquisadores/professores convidados de outras instituições de ensino superior, professores da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, atuando na rede pública de ensino e demais profissionais da educação e áreas afins, demonstrando assim o seu caráter interinstitucional. A principal meta do GRUPPE é o fortalecimento da pesquisa, a formação de pesquisadores e a integração com o ensino (graduação e pós-graduação) e extensão universitária. Visa também, contribuir para o desenvolvimento no campo científico, no planejamento e execução de eventos para difusão da produção científica na interface Psicologia e Educação.Os estudos são orientados na perspectiva sócio histórica que apresenta uma concepção de sujeito social, histórico, biológico, cultural e psicológico que se constitui por meio das relações sociais.O Grupo de Pesquisa realiza estudos e atividades nas linhas de pesquisas das Representações Sociais, Autoconceito, Formação de Professores, Saberes Docentes e Subjetividade. Site: http://www.gruppe.unb.br/


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Pós - Graduação - Lato Sensu - Formação de profissionais para a Educação Infantil Disciplina Ministrada: Políticas Públicas e Gestão em Educação Infantil - 60H/A Pós - Graduação - Lato Sensu - Especialização em Gestão Educacional Disciplina Ministrada: Política, Planejamento e Avaliação da Educação- 50H/A


Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu - Docência em Ensino Superior DISCIPLINA MINISTRADA: Política e Gestão da Educação Superior Carga Horária: 30 h/a A Disciplina foi ministrada para três turmas sequencialmente. O curso foi uma demanda da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e teve como público alvo policiais civis, militares e bombeiros.


Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, UNIPLAN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 12
Outras informações
As Disciplinas ministradas na instituição e respectivos cursos são as seguintes: Curso de Pedagogia - Disciplinas ministradas: Teorias da Aprendizagem (60h/a) Metodologia de Artes e Movimento: Corporeidade (60h/a). Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (60h/a). Orientação e Prática de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não-Escolares (60h/a). Curso de Adminstração - Disciplina ministrada: Responsabilidade Social (33h/a).


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: DAS 4, Enquadramento Funcional: MEC - Coordenadora Geral - DAS 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No cargo de Coordenadora Geral de Articulação da Política de Inclusão na Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação coordenei programas, projetos e ações relacionados à implementação e monitoramento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Foram 04 anos de intenso trabalho onde pude olhar (escutar) de outro lugar, que não a sala de aula, a materialização de uma política cujo escopo confronta todas as práticas tradicionais pautadas em processos de homogeneização e padronização do ensino. Esse trabalho foi um divisor de águas em minha vida. Hoje penso que uma escola onde caibam TODAS as pessoas, indistintamente, é um projeto sem fim, impossível de ser alcançado plenamente em uma sociedade que vive sob a égide do capital.

Atividades

05/2006 - 07/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
MEC. Membro do Comitê Nacional de Políticas de Educação Básica; O Comitê foi instituído no MEC pela Portaria 1090 de 20 de novembro de 2009 com os seguintes objetivos: 1- Propor e discutir políticas de educação básica. 2- Viabilizar a articulação entre as diferentes instituições e órgãos que atuam na Educação Básica.
04/2006 - 07/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
Representante do Ministério da Educação no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. Conade. O Conade é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar a Política Nacional de Inclusão de PCD.
03/2006 - 07/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
MEC. Membro do Grupo Gestor Central do Programa TEC NEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Profissional e Tecnológica..
10/2004 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação a Distância - SEED, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Temática para Educação a Distância.
10/2004 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Básica - SEB, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Temática Formação de Professores da Secretaria de Educação Básica.
09/2004 - 07/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
Assessoria Técnica aos municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
09/2004 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
Coordenação Nacional do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O Programa apóia os sistemas de ensino na implementação da educação inclusiva. Envolve todos os estados e 4.600 municípios brasileiros..
01/2008 - 05/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
Membro Titular do Grupo de Trabalho Atenção ao Autismo no SUS, instituído por Portaria nº 3211, de 20/12/2007.; O Grupo de Trabalho tem as seguintes atribuições: I - elaborar um diagnóstico da situação atual para atenção às pessoas com autismo na rede do SUS; e II - propor medidas para ampliação do acesso e qualificação da atenção oferecida na rede SUS..
03/2007 - 05/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
Membro Titular do Comitê Gestor do Programa BPC na escola. Portaria Interministerial MEC/MDS/SEDH/PR-MS nº 01/08..
06/2007 - 04/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
Delegada e Membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional da Educação Básica - Portaria Normativa nº 11 de 24 de abril de 2007.; Objetivo da Conferência: construção de um Sistema Nacional articulado de Educação, como conseqüência de um regime de colaboração que garanta a institucionalização de trabalho permanente do Estado com a Sociedade para a garantia do direito à educação;.
05/2007 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
MEC. Membro do grupo de trabalho para sistematizar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Portaria Ministerial nº 11 de24 de abril de 2007..
01/2007 - 01/2008
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação Especial, Secretaria de Educação Especial.

Atividade realizada
Elaboração e realização de entrevistas sobre a Política de Inclusão. Entrevistados: Fernando Haddad - Ministro da Educação; Antônio Sestaro - Presidente da Associação de Pais de Filhos com Síndrome de Down e Alexandre Barone - Presidente do CONADE.
10/2007 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
MEC - SEESP. Organização da Oficina de Formação de Multiplicadores do Projeto Educar na Diversidade. O objetivo desse programa é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores das escolas públicas para a implementação da política de educação inclusiva..
09/2007 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
Organização do IV Seminário Nacional de Formação de gestores e educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade - Região S e SE. O objetivo da ação foi apoiar a formação de gestores e educadores para a implementação da educação inclusiva..
09/2007 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
MEC. Comissão organizadora do IV Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade - Regiões Norte e Nordeste. O objetivo da ação foi apoiar a formação de gestores e educadores para a implementação da educação inclusiva..
05/2007 - 08/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
MEC. Membro do Comitê Editorial e Coordenação Editorial da Revista Inclusão - Revista da Educação Especial - nº 01.
07/2007 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Ministério da Educação, .

Serviço realizado
A missão de cooperação Brasil - Suriname objetivou consolidar o acordo Bilateral, por meio da construção de memorando de intenções envolvendo os países em questão. Minha participação teve o objetivo de assessorar a implementação da educação inclusiva.
03/2007 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
Gestora Nacional no 1º Curso de Reabilitação Baseada na Comunidade - RBC. MEC - SEESP.
05/2006 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
Organização do III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
06/2006 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , Ministério da Educação, .

Serviço realizado
Viagem técnica à Venezuela para participar do Seminário Regional Latino-americano e Caribenho Una agenda de câmbios para atender los desafios de la inclusión educativa em America Latina y el Caribe..
03/2006 - 05/2006
Ensino, Procedimentos Básicos para atend. as pessoas PNEs, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
MEC. Curso de Atualização "Procedimentos básicos para atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais". Conteúdo: Deficiência Mental - Turma Sudeste
03/2006 - 05/2006
Ensino, Procedimentos Básicos para atend. as pessoas PNEs, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
MEC. Curso de Atualização Procedimentos básicos para atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais". Conteúdo: Deficiência Mental - Turma Sul
03/2006 - 05/2006
Serviços técnicos especializados , Conselho Nacional de Educação - CNE, .

Serviço realizado
Membro do grupo de estudo sobre as Diretrizes do Curso de Pedagogia junto ao Conselho Nacional de Educação - CNE.
02/2006 - 04/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
MEC. Membro do Comitê Editorial e Coordenação Editorial da Revista Inclusão - Revista da Educação Especial - nº 02.
06/2005 - 04/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC, .

Serviço realizado
Organização de Curso de Pós-graduação: Saberes e Práticas da Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica - Lato sensu.
11/2005 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , Ministério da Educação, .

Serviço realizado
Representante do MEC na missão de Cooperação - Brasil - Moçambique. Finalidade: Prestar cooperação técnica na área da Educação Especial ao Governo Moçambicano..
09/2005 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
Revisão técnica da publicação: Educação Inclusiva: Documento Subsidiário à Política de Inclusão.
07/2005 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Serviço realizado
Revisão do Documento Escola Viva. Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola. A coletânea é composta de 05 cartilhas: Iniciando Nossa Conversa; Deficiência Contexto Escolar; Sensibilização e Convivência; Construíndo Escolas Inclusivas..
08/2005 - 08/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Especial, .

Serviço realizado
Organização do Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
08/2005 - 08/2005
Outras atividades técnico-científicas , Ministério da Educação, Ministério da Educação.

Atividade realizada
Filmagem do vídeo: ?Construindo a Escola Inclusiva?, volume 4, do Projeto Escola Viva: Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola ? Necessidades educacionais especiais.
04/2005 - 04/2005
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação Especial - SEESP, Secretaria de Educação Especial - SEESP.

Atividade realizada
Organizadora do II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Professora 40h, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Santiago. Nessa universidade tive a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez, a docência na educação superior. As Disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia e em outros cursos de Formação de Professores durante o período em que trabalhei na URI - campus Santiago foram (1998 a 2004) foram: Didática; Psicologia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Educação Inclusiva; Filosofia da Educação; Trabalho de Conclusão de Curso; Estágio Supervisionado e Sociologia da Educação.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Participação em grupo de estudos "Tópicos em Educação Inclusiva Escolar" perfazendo 50 horas.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei aulas, palestras e oficinas pedagógicas no curso Apoio ao Processo de Inclusão, em Escolarização Regular, da Pessoa que Apresenta Necessidades Especiais, perfazendo 120 horas.

Atividades

03/2004 - 12/2004
Ensino, Capacitação em Educação Especial - ênfase em DM, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Métodos, Programas e Recursos para o Desenvolvimento do Processo Ensino - Aprendizagem
03/2004 - 12/2004
Ensino, Capacitação em Educação Especial - ênfase em DM, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Avaliação: Identificação e Diagnóstico da Deficiência Mental
03/2003 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Serviço realizado
Coordenação do Curso de Pós-Graduação - Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional..
03/2001 - 06/2004
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do grupo de estudos do Projeto Inclusão Escolar - um enfoque multidisciplinar.
03/2001 - 06/2004
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto Inclusão Escolar - um enfoque multidisciplinar.
04/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Campus de Santiago, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão Apoio ao processo de Inclusão Escolar - Um olhar interdisciplinar. Descrição: Além da Pedagogia o projeto envolveu os cursos de História, Letras, Geografia e Matemática..
10/2002 - 10/2002
Outras atividades técnico-científicas , Campus de Santiago, Campus de Santiago.

Atividade realizada
Organizadora do VIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VIII Mostra de Iniciação científica, VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e II Seminário da Rede de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável.
12/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Campus de Santiago, .

Atividade de extensão realizada
Oficina Teorias psicogenéticas na prática do alfabetizador. Curso de Capacitação de Alfabetizadores - Programa Alfabetização Solidária.
11/2001 - 11/2001
Extensão universitária , Campus de Santiago, .

Atividade de extensão realizada
Dinamizadora do Projeto: Rastros/Restos/Rostos: Programa de Intervenção com identidades surdas.
07/2001 - 07/2001
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
Curso de capacitação de alfabetizadores. Programa Alfabetização Solidária. Conteúdo ministrado: Psicogênese das relações humanas.
05/2001 - 05/2001
Ensino, Planejamento e Gestão da Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Relações Humanas
04/2001 - 05/2001
Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Infantil
07/2000 - 07/2000
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
Curso de atualização pedagógica para docentes do Curso Técnico em Enfermagem. Disciplina: Conteúdos escolares. O que são? A seleção e organização..
07/2000 - 07/2000
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
Curso de atualização pedagógica para docentes do Curso Técnico em Enfermagem. Disciplina: Avaliação da aprendizagem. Concepções, funções e conceitos básicos...
07/2000 - 07/2000
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
Atualização Pedagógica para docentes do curso Técnico de Enfermagem. Conteúdo ministrado: Relação Educação e sociedade e Dimensões Didáticas..
04/2000 - 07/2000
Serviços técnicos especializados , Campus de Santiago, .

Serviço realizado
Organizadora do Curso de extensão: Apoio ao processo de inclusão escolar da pessoa que apresenta necessidades especiais. O curso, de 120 hs, envolveu estudantes e professores da Pedagogia e demais licenciaturas e educadores da rede pública..
11/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Campus de Santiago, .

Atividade de extensão realizada
Curso Atendentes de Creche para os participantes do Qualificar 2009 - 100h/a..
05/1998 - 06/1998
Ensino, Pós-Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
04/1998 - 04/1998
Ensino, Especializ. em Leitura, Análise e Produção Textual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior

Universidade de Cruz Alta, UCA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Ministrada: Filosofia da Educação.

Atividades

08/1998 - 08/1998
Extensão universitária , Universidade de Cruz Alta, .

Atividade de extensão realizada
Aula no Curso Marcos de Aprendizagem do Programa Padrão Referencial de Currículo, com o objetivo de dialogar com professores acerca da proposta de referencial curricular a luz de seus saberes da experiência..

Faculdade das Águas Emendadas, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1- Políticas Públicas da Inclusão, 2- Inclusão: família, escola sociedade, 3- Adaptação e flexibilização curricular


Faculdade Mauá, FCM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Ministrada: Políticas Públicas de Inclusão

Atividades

05/2006 - 05/2006
Ensino, Educação Especial para a Escola Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas de Inclusão

Prefeitura Municipal de Santa Maria, PMSM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora., Carga horária: 20
Outras informações
Nesses anos em que fui professora na rede municipal de Santa Maria/RS, atuei nas seguintes escolas e respectivas turmas: 1- De setembro de 1983 a março de 1986. Escola Municipal Santo Antônio, turma multisseriada (1ª a 4ª série). 2- De junho de 1989 a julho de 1990. Escola Municipal Maria de Lourdes Bandeira Medina (1ª série). 3- De julho de 1990 a março de 1992. Escola Municipal Fontoura Ilha - (2ª e 3ª séries). 4- De março de 1992 a março de 1996. Escola Municipal Duque de Caxias. Classe Especial - deficientes mentais. 5- De março de 1986 a março de 1998 estive em licença de qualificação profissional (LQP) para realizar o mestrado em educação na UFSM. 6- De março de 1998 a maio de 1999. Escola Municipal Fontoura Ilha - Projeto de educação especial, apoio especializado. 7- Em junho de 1999 solicitei exoneração e passei a atuar na educação superior.

Atividades

03/1998 - 05/1999
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura Ilha, .

Serviço realizado
Apoio Especializado ao Projeto: Intervenção do Educador Especial e do Orientador Educacional nas Séries Iniciais.
03/1992 - 10/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Classe Especial - Deficientes Mentais

Instituto Saber, INSTITUTO SABER, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Sexualidade e vida adulta CH: 12hs Metodologia de Ensino para alunos com necessidades educacionais especiais - deficiência mental - 12hs


Faculdade Anhanguera de Brasília, FAB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - 06/2011
Serviços técnicos especializados , Faculdade Anhanguera de Brasília, .

Serviço realizado
Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Pedagogia. Entre os objetivos do NDE está o acompanhamento desde a concepção até os processos de consolidação e contínua atualização do Projeto Político Pedagógico do curso..
02/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Faculdade Anhanguera de Brasília, .

Serviço realizado
Cordenação de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.
08/2010 - 08/2010
Ensino, Pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada a Educação Especial

LUMINE EDITORA, LUMINE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Consultoria pedagógica, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço - modalidade: consultora, Carga horária: 40
Outras informações
As ações desenvolvidas no âmbito desse contrato de prestação de serviço foram, entre outras: 1- Diagnóstico da situação atual da Editora; 2- Criação de rede de contatos; 3- Formação/Sensibilização para gestores e professores; 4- Criação de rede de multiplicadores para disseminação e venda de material; 5 - Publicização do trabalho da Editora; 6- Criação de sistema de monitoramento das ações; 7- Criação de sistema de premiação para experiências exitosas; 7- Proposição de novos eixos temáticos para publicação; 8- Ampliação do público alvo da editora; 9- Criação de Comitê Editorial; 10- Acompanhamento da área comercial.

Atividades

03/2015 - 03/2016
Serviços técnicos especializados , Empresa Lumine Editora, .

Serviço realizado
Programa "Conhecendo a Produção do Livro". O objetivo do Programa é proporcionar aos estudantes das escolas públicas e privadas de Brasília/DF e entorno, o conhecimento do processo de produção de um livro, despertando gosto pela leitura e escrita. ; Programa Conhecendo a Produção do Livro - PCPL..
03/2015 - 03/2016
Serviços técnicos especializados , Empresa Lumine Editora, .

Serviço realizado
Criação de Comitê Editorial..

Faculdade Integrada JK, SBCEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Cursadas: 1- Fundamentos Teóricos Metodológicos da Alfabetização 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil 3- Educação de Jovens e Adultos 4- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Geografia 5- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Educação Física e Psicomotricidade 6- Didática 7- Estágios I e II



Projetos de extensão


2017 - Atual
Projeto de Formação Docente Escola da Terra
Descrição: O curso se destina a 200 cursistas - professores que atuam em classes multisseriadas no campo e em escolas quilombolas voltadas para o ensino fundamental dos municípios que aderiram ao Programa Escola da Terra - do Ministério da Educação - jurisdicionados no Estado de Goiás. Os objetivos do programa são:Ofertar curso de aperfeiçoamento de 200 horas em regime presencial/alternância, para 200 cursistas (professores) da rede estadual e municipal de classes multisseriadas no campo ou quilombolas no Estado de Goiás; 2. Possibilitar suporte à formação de professores que atuam em classes multisseriadas no campo ou em escolas de comunidades quilombolas; 3. Delimitar problemáticas significativas da metodologia do ensino nas classes multisseriadas e apresentar proposições ao trabalho docente e à aprendizagem dos alunos; 4. Contribuir para o fortalecimento da escola do campo como espaço de apropriação do conhecimento historicamente produzido; 5. Promover o desenvolvimento técnico e político para a gestão, planejamento, execução e avaliação de processos pedagógicos próprios para a educação do campo; 6. Promover a formação docente crítica, com visão ampliada de mundo, da sociedade brasileira, dos processos sociais contemporâneos e a compreensão do campo, com sua história, seus valores, sua cultura, seus saberes, sujeitos e determinantes históricos, políticos, culturais e econômicos; 7. Contribuir para o desenvolvimento de experiências pedagógicas voltadas para a produção de estratégias educativas de intervenção qualitativa na realidade das escolas do campo; 8. Sistematizar e produzir materiais didáticos para as escolas do campo, que possibilitem o apoio pedagógico às atividades docentes, facilitando aos educandos o acesso ao conhecimento sistematizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (13) .
Integrantes: Denise de Oliveira Alves - Coordenador / Welson Barbosa Santos - Integrante / Wender Faleiro - Integrante / Maria Zenaide Alves - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
UFG E ARPHOS: CAMINHOS PARA O REPENSAR DE IDENTIDADES NA CIDADE DE GOIAS - GO
Descrição: A proposta de ação intitulada UFG e ARPHOS: caminhos para o repensar de identidades na cidade de Goiás/GO, tem como objetivo implementar ações para o desenvolvimento de roteiro turístico autossustentável e acessível pelo patrimônio material da Cidade de Goiás/GO. Para tanto, será realizado um estudo de viabilidade econômica financeira para proposta de roteiro turístico. Buscaremos, ainda, levantar dados de campo que subsidiem a análise e o monitoramento do desenvolvimento do turismo cultural, nas questões econômicas, de vulnerabilidade e acessibilidade, promovendo, dessa forma, o aprimoramento do saber cultural e histórico da população em idade escolar em situação de vulnerabilidade social para atuar como guia, subsidiando o implemento e eficiência do turismo local. Como resultados esperados elencamos: construção de observatório permanente para monitoramento das ações de desenvolvimento do turismo cultural pelo patrimônio material de Goiás (GO), nas questões econômicas, de vulnerabilidade e acessibilidade; elaboração de Plano diretor da rota turística acessível da cidade de Goiás; roteiro turístico autossustentável e acessível pelo patrimônio material da cidade de Goiás e formação de estudantes e profissionais da educação para atuarem como guias turísticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (3) .
Integrantes: Denise de Oliveira Alves - Coordenador / Welson Barbosa Santos - Integrante / Anderson Queiroz Lemos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Paraninfa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Curso de Pedagogia.
2003
Amiga da Turma, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguais e das Missões - Curso de Pedagogia.
2003
Patronesse, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Curso de Pedagogia.
2002
Patronesse, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santiago.
2001
Gente da Comunidade, Jornal Folha Regional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, D. O.;DE OLIVEIRA ALVES, DENISE2006ALVES, D. O.. Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência: expectativas docentes e implicações pedagógicas. Inclusão (Brasília), v. 1, p. 31-36, 2006.

2.
ALVES, D. O.;DE OLIVEIRA ALVES, DENISE2004ALVES, D. O.; CANTERLE, S. B. . A Epistemologia de professores e professoras sobre o processo de construção do conhecimento em alunos com necessidades especiais - implicações educativas. Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen), Frederico Westphalen, v. 4, p. 10-261, 2004.

3.
ALVES, D. O.;DE OLIVEIRA ALVES, DENISE1999ALVES, D. O.. Bem-me-Quer, Mal-me-Quer: aparência produzindo diferença no cotidiano escolar da pessoa que apresenta necessidades especiais. Cadernos Educação Especial Ce Ufsm, Santa Maria - RS, v. 2, p. 7-16, 1999.

4.
ALVES, D. O.;DE OLIVEIRA ALVES, DENISE1995ALVES, D. O.; MARQUEZAN, R. . A influência dos aspectos metodológicos no processo de aceitação do aluno portador de deficiência em classe regular. Cadernos de Educação Especial Ce Ufsm, Santa Maria - RS, v. 1, p. 46-52, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VALADÃO, E.B (Org.) ; QUEIROZ, Norma Lúcia (Org.) ; ALVES, D. O. (Org.) . Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos. 1. ed. Curitiba/PR: CRV, 2017. 230p .

2.
ALVES, D. O.; Cerqueira, Teresa Cristina (Org.) ; QUEIROZ, Norma Lúcia (Org.) ; BOTTINI, Maria Emília (Org.) ; SOUSA, Rita de Cássia Vieira Martins (Org.) . Cirandas, Saberes e Pesquisas em Educação. 1. ed. Brasília/DF: Lumine Editora, 2016. v. 1. 352p .

3.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S. (Org.) ; LOPEZ, H. R. M. (Org.) ; CÓRDOVA, Rogério de Andrade (Org.) . Diálogos entre Subjetividade e Educação. 1. ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2014. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, D. O.; PEREIRA, E, A ; SANTOS, W B . Gênero e Subjetividades: para além da desconstrução de papéis. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Reflexões em Psicologia e Educação. Diálogos Contemporâneos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 121-136.

2.
ALVES, D. O.; PEREIRA, E, A ; SANTOS, W B . Responsabilidade Social e Acessibilidade. In: Teresa Cristina Cerqueira Siqueira. (Org.). Reflexões em Psicologia e Educação: Diálogos Contemporâneos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 187-206.

3.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B ; FALEIRO, Wender . Repensando a sexualidade na escola campesina: a negação do desejo entre deficientes. In: Thiago F. Sant'Anna; Selma Aparecida Leite de Andrade; Margareth Pereira Arbués. (Org.). Das Pedras aos Pilares na Cidade de Goiás: Histórias e Experiências de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura na Unidade Regional Goiás 2009 - 2017. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2018, v. 1, p. 13-158.

4.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B ; ALMEIDA. J. M. S ; BARROS, D.S . Repensando o Ensino de Ciências e Química nos Espaços Campesinos. Licenciatura em Educação do Campo. Ciências da Natureza e formação docente. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2018, v. 1, p. 1-135.

5.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B . Educação inclusiva de pessoas com deficiência: concepções de estudantes de um curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: Denise de Oliveira Alves; Erasmo Baltazar Valadão; Norma Lucia Neris de Queiroz. (Org.). Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2017, v. 1, p. 87-102.

6.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S. . Da cascata ao caleidoscópio: uma reflexão sobre os dispositivos legais e políticos que orientam a implementação da educação inclusiva nas escolas brasileiras. In: Alves, Denise de Oliveira; Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira; Sousa, Rita de Cácia Vieira Martins; Queiroz, Norma Lúcia; Bottinni, Maria Emília. (Org.). Ciranda, saberes e pesquisas em educação. 1ed.Brasília: Lumine Editora, 2016, v. 1, p. 205-352.

7.
ALVES, D. O.; QUEIROZ, Norma Lúcia . Uma conquista dos educandos do campo: direitos de aprendizagem e letramentos. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira; Denise de Oliveira Alves; Norma Lucia Queiroz; Maria Emília Bottini; Rita de Cácia V. M. de Sousa. (Org.). Ciranda, saberes e pesquisa em educação. 1ed.Brasília: Lumine, 2016, v. 1, p. 229-352.

8.
ALVES, D. O.; QUEIROZ, Norma Lúcia . O Processo de profissionalização de Pessoas com Deficiência no estado de Goiás. In: Denise de Oliveira Alves; Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Cirandas, saberes e pesquisas em educação. 1ed.Brasília: Lumine, 2016, v. 1, p. 329-352.

9.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S. . Aparência Física e desempenho escolar: duas faces da mesma moeda? Contribuições para o debate sobre a escola inclusiva. In: CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira; CÓRDOVA, Rogério de Andrade; LÒPEZ, Hélio Ricardo Machado; ALVES, Denise de Oliveira. (Org.). Diálogos entre Subjetividade e Educação. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2014, v. , p. 143-163.

10.
ALVES, D. O.; Benício, Miliane Nogueira Magalhães . Dermeval Saviani e a Pedagogia Histórico-Crítica: implicações para a educação brasileira. In: Célio da Cunha; Maria Abádia da Silva. (Org.). Pensamento Pedagógico e Politicas de Educação. 1ed.Brasília/DF: Liber Livro, 2013, v. 1, p. 3-354.

11.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S. . Abordagens Transdisciplinares e Educação Inclusiva: alguns elementos para o debate. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Transdisciplinaridade e Subjetividade: saberes e perspectivas docentes. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2013, v. 1, p. 37-51.

12.
ALVES, D. O.; GRIBOSKI, C. M. . A Educação Especial e as perspectivas da formação docente no contexto da escola inclusiva. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Transdisciplinaridade e Subjetividade: saberes e perspectivas docentes. 1ed.Curitiba/PR: , 2013, v. 1, p. 67-77.

13.
ALVES, D. O.; NASCIMENTO, D. A. . A Teoria das Representações Sociais e a Pesquisa em Educação: elementos para um cum versare. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira, et al. (Org.). Representações Sociais e Subjetividade: inter-relações em Educação. 1ed.Brasília - DF: Thesaurus Editora, 2012, v. 1, p. 11-237.

14.
ALVES, D. O.. Os Desafios para a Política e a Pesquisa em Educação Especial no Brasil. In: Mendes, Enicéia Gonçalves; Almeida, Maria Amélia; Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini. (Org.). TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: conhecimentos para fundamentar a prática. 1ªed.Araraquara - SP: Junqueira&Marin Editores, 2008, v. , p. 11-472.

15.
ALVES, D. O.; MARANGON, K. A. . Política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - problematizações conceituais. Ensaio Pedagógicos. Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. : , 2007, v. III, p. 23-28.

16.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K,A,M . Experiências Educacionais Inclusivas: refletindo sobre o cotidiano escolar. In: Berenice weissheimer Roth. (Org.). Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 1ed.Brasília - DF: Gráfica e Editora Ideal, 2006, v. , p. 15-24.

17.
ALVES, D. O.; G.M.O. . Atendimento Educacional Especializado. In: Denise de Oliveira Alves; Marlene de Oliveira Gotti. (Org.). Ensaios Pedagógicos. Brasília - DF: Ideal Gráfica e Editora, 2006, v. 1, p. 75-81.

18.
ALVES, D. O.. A pesquisa no ofício do professor: saberes da prática investigativa. In: Claudemir de Quadros e Guacira Azambuja. (Org.). Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra. Ied.Santa Maria: Editora da Unifra, 2003, v. I, p. 75-82.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, D. O.. Cheiro de crianças .... Informativo da URI - Campus de Santiago, 25 dez. 2001.

2.
ALVES, D. O.. Sociedade Inclusiva ... Que cara vamos dar a ela?. Informativo da URI - Campus de Santiago, 10 jul. 2001.

3.
ALVES, D. O.. Do Saber que Liberta .... Informativo da URI - Campus, p. 7 - 7, 06 jun. 2001.

4.
ALVES, D. O.. Repensando a interdisciplinaridade. Primeira Classe, Santa Maria - RS, p. 3 - 3, 12 maio 1997.

5.
ALVES, D. O.. Ser excepcional: algo normal. A Razão, Santa Maria - RS, 05 set. 1995.

6.
ALVES, D. O.. A legitimidade da escola. Primeira Classe, Santa Maria - RS, 01 ago. 1995.

7.
ALVES, D. O.. Educação Especial. A Razão, Santa Maria - RS, 28 mar. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B ; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira . Interface Educação Especial e Educação do Campo: Uma reflexão sobre legislações e políticas. In: I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação no Campo, 2017, Goiás/GO. I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação no Campo. São Carlos - SP: Editora da UFSCar, 2017. v. 1. p. 74-86.

2.
ALVES, D. O.. Representações Sociais de Professores sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior. In: XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2016, Brasilia/DF. Projeto Nacional de Educação: desafio éticos, políticos e culturais, 2016. p. 1-14.

3.
ALVES, D. O.; QUEIROZ, Norma Lúcia ; SCHNEIDER, M. B. D. . Diálogos com Professores sobre Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. In: XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2016, Brasília/DF. Projeto Nacional de Educação: desafio éticos, políticos e culturais, 2016.

4.
DE OLIVEIRA ALVES, DENISE; POLLOM ZARDO, SINARA . Processos de profissionalização para pessoas com deficiência: reflexões sobre acessibilidade em instituições ofertantes. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

5.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira . Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Um estudo sobre representações sociais. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade., 2012, São Cristovão - SE. Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Trabalhos completos, 2012. p. 1-14.

6.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S. . Representações docentes sobre a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. In: Congresso Brasileiro de Educação Especicial. VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial., 2012, São Carlos/SP. Anais do VII Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Paulo: Cubo, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
C, Flaviana Aparecida ; ALVES, D. O. . A contribuição do Letramento para a Educação Inclusiva nas Escolas do Campo, na perspectiva dos professores. In: I Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e II Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade, 2018, Goiás/GO. Anais do Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e II Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade. Goiânia/GO: Gráfica UFG, 2018. v. 1. p. 13-15.

2.
ASSIS, V.P ; ALVES, D. O. . A implementação da Educação Inclusiva nas escolas da rede municipal de Goiás. In: I Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e II Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade, 2018, Goiás/GO. Anais do Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e II Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade. Goiânia/GO: Gráfica UFG, 2018. v. 1. p. 317-320.

3.
ALVES, D. O.; LOPES, Luciano Santana ; MARQUES, Alice Farias de Araújo ; BAREICHA, Luciana . Acessibilidade de Estudantes com Deficiência ao Ensino Superior. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília/DF. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília/DF: ABPD, 2011. v. 1. p. 330-333.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S. . Representações Sociais sobre os Saberes na Perspectiva de Estudantes Universitários. In: XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - XI CONPE, 2013, Uberlândia/MG. Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Compromisso Ético com a Educação, 2013.

2.
ALVES, D. O.; Cerqueira, Teresa Cristina . Acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior. Representações Sociais de docentes universitários e implicações no trabalho pedagógico. In: 11ª Conferência Internacional Representações Sociais, 2012, Évora - Portugal. Anais da 11ª Conferência Internacional Representações Sociais. As Representações Sociais em Sociedades em Mudança, 2012.

3.
ALVES, D. O.; Cerqueira, Teresa Cristina . Acessibilidade ao ensino superior. Representações Sociais de docentes universitários sobre inclusão.. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória/ES. Teoria das Representações Sociais - 50 anos. Memórias, desafios contemporâneos e Perspectivas. Vitória/ES: GM Editora, 2011. v. 1. p. 7-262.

4.
ALVES, D. O.; COSTA, L. F. M. . Ressignificação dos saberes docentes: um olhar a partir da prática do projeto de inclusão escolar. In: X Seminário Institucional de Iniciação Científica X Mostra de Iniciação Científica IV Seminário de Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável II Seminário de Extensão e II Mostra de Extensão, 2004, Frederico Westphalen - RS. Ciências e Tecnologias em Defesa da Vida. Frederico Westphalen: Frederico Westphalen, 2004. v. 1º. p. 202-202.

5.
ALVES, D. O.. Inclusão escolar / Inclusão social. In: IV Seminário Nacional de Educação Docência: Saberes e Competências, 2003, Santiago. SENED Docência: Saberes e Competências. Santiago: Gráfica União, 2003. v. I. p. 50-50.

6.
COSTA, L. F. M. ; ALVES, D. O. ; TEIXEIRA, C. A. . Redimensionando os olhares de professores(as) em formação continuada: reflexões a partir da prática do Projeto de Inclusão Escolar. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. XI Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: Editora Unijuí, 2003. p. 265-265.

7.
GINDRI, G. T. ; ALVES, D. O. . Freud, Watson e Wallon: uma reflexão sobre o despertar do desejo de aprender. In: I Jornada Estadual de Educação, II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica, 2001, São Sepé. I Jornada Estadual de Educação, II Jornada regional de Educação e Mostra em Educação Básica, 2001.

8.
ALVES, D. O.; CANTERLE, S. B. . A Epistemologia de Professores e Professoras sobre o processo de construção do conhecimento em alunos que apresentam necessidades educacionais especiais - implicações educativas. In: VII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VII Mostra de Iniciação Científica, 2001, Erechim - RS. A Universidade e os Caminhos da Ciência. Erechim - RS: BK Produções, 2001. v. 1. p. 299-299.

9.
O, A.S. ; ALVES, D. O. ; OLIVEIRA, E. M. D. ; O, G.T. ; G, M. G. . Um Olhar sobre o PRC enquanto Política Pública da Educação. In: V Seminário Institucional de Iniciação Científica, V Mostra de Iniciação Científica, III Seminário de Integração de Pesquisa e, 1999, Santo Ângelo. Anais do V Seminário Institucional de Iniciação Científica, V Mostra de Iniciação Científica, III Seminário de Integração de Pesquisa e. Santo Ângelo: Santo Ângelo, 1999. p. 205-205.

10.
ALVES, D. O.; O, G.T. ; O, A.S. . O PRC como política pública da educação e sua repercussão na prática pedagógica na perspectiva do professor. In: V Seminário de Iniciação Científica IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 1999, Santa Cruz do Sul - RS. V Seminário de Iniciação Científica IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC. Santa Cruz do Sul - RS: Edunisc, 1999. v. 1º. p. 220-220.

11.
ALVES, D. O.; C, O.M. . A Aparência Física no Contexto de Aceitação da Pessoa Portadora de Deficiência em Classe Regular. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 1997, Santa Cruz do Sul. Anais do III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1997. v. 10. p. 92-92.

12.
ALVES, D. O.. Factores que Interfieren en el Proceso de Aceptación de Personas con Deficiencias en Clase Regular. In: Encuentro por Unidade de los Educadores Latinoamericanos, 1997, Havana. Anais do Encuentro por Unidade de los Educadores Latinoamericanos, 1997.

13.
ALVES, D. O.. Fatores que Interferem no processo de Aceitação do Aluno Portador de Deficiência em Classe Regular. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSM, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSM, 1996.

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, D. O.. I Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e II Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade na Cidade de Goiás?. Goiânia?GO, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALVES, D. O.. Auxiliar de pesquisa para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular - BNCC no Distrito Federal. 2016.

2.
ALVES, D. O.. Consultoria Técnica a Empresa Lumine Editora. 2015.

3.
ALVES, D. O.. Consultoria PNUD. Monitoramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 2014.

4.
ALVES, D. O.. Projetos Inclusivos e Necessidades Especiais. 2014.

5.
ALVES, D. O.. Consultoria PNUD. Elaboração de Instrumentos e Estratégias de Acessibilidade. 2013.

6.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K. A. M. . Assessoria Técnica para implementação da educação inclusiva na rede municipal de Franca/SP. 2012.

7.
ALVES, D. O.. Consultoria - OEI - Atualização de Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e Programas de Educação Superior no Brasil.. 2011.

8.
ALVES, D. O.. Consultoria - OEI - Seleção de experiências exitosas do Programa de Apoio a Reestruturação das Universidades - REUNI.. 2010.

9.
ALVES, D. O.. Consultoria - PNUD - Monitoramento do Programa de Apoio a Reestruturação das Universidades - REUNI.. 2009.

10.
ALVES, D. O.. Consultoria - UNESCO - Avaliação e monitoramento do Programa Incluir: Acessibilidade ao Ensino Superior. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Vitor de Almeida ; ALVES, D. O. ; SANTOS, W B ; JUNIOR, Carlos Antônio Pereira ; RAMOS, G. L. A. . Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. 2018.

2.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B . Programa Residência Pedagógica. 2018.

3.
ALVES, D. O.. Coordenação do Núcleo de Acessibilidade da UFG. 2017.

4.
ALVES, D. O.. Vice coordenação da Extensão da UFG - Regional Goiás. 2017.

5.
ALVES, D. O.; FREITAS, Vitor Sousa ; JUNIOR, Carlos Antônio Pereira ; SILVA, Vitor de Almeida . Integrante de Grupo de Trabalho sobre a Política de Ocupação dos Espaços Físicos e Materiais da Regional Goiás. 2017.

6.
ALVES, D. O.. Parecer especializado de artigo científico para Revista Ciência & Polícia Ciência & Polícia. 2016.

7.
ALVES, D. O.. Coleta e sistematização de dados sobre acessibilidade de Pessoas com Deficiência para subsidiar a elaboração do Documento Avaliação In Loco: referenciais no âmbito do SINAES. 2015.

8.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K.A. M ; NOBREGA, E. P. . Parecer técnico: Coleção Rumo à Cidadania: Diversidade no Ensino Fundamental. 2012.

9.
FERREIRA, Maria Jucilene Lima ; ALVES, D. O. . Parecer individual circunstanciado sobre o texto: Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Ciencias Biológicas do DEDC X.. 2011.

10.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K,A,M . Membro da Comissão de Seleção do PROGRAMA INCLUIR: acessibilidade ao ensino superior. Edital nº 08 de julho de 2010.. 2010.

11.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K.A. M ; MAIOR< I. L. . Redação final da proposta do Brasil ao texto da Convenção da ONU dos Direitos da Pessoa com Deficiênicia. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, D. O.; MARINHO, Arlete ; CALDEIRA, Adriana Valladão . Fórum de Graduação da Universidade Federal do Pará. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALVES, D. O.. I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE E II SEMINÁRIO REGIONAL DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALVES, D. O.; DEA, Vanessa Helena Santana . Inclusão e Acessibilidade: legislação e Políticas - a experiência da UFG.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ALVES, D. O.. Oficina: Educação Inclusiva de estudantes com deficiência intelectual: aprendizagem e acessiblidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B ; FALEIRO, Wender ; ALVES, M. Z. . Terrafor: Formação de profesores e Partilha de Saberes. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialinstrucional.Módulosobreeducaçãoinclusiva).

2.
ALVES, D. O.. Educação Especial. 2017. (Mesa redonda).

3.
ALVES, D. O.. MODULO 1: Inclusão Escolar. Reflexões introdutórias.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo sobre educação inclusiva - Reflexões Introdutórias).

4.
ALVES, D. O.. MÓDULO 3: Escolas de Orientação Inclusiva: gestão e práticas pedagógicas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material instrucional - Módulo de Educação Inclusiva).

5.
ALVES, D. O.. MÓDULO 2: Inclusão Escolar: uma questão de acessibilidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material instrucional. Módulo sobre educação inclusiva).

6.
ALVES, D. O.; SILVA, Maria Lúcia Lopes ; MESQUITA, Marcos Marcelo Brito . Manual de Aplicação do Questionário para Identificação das Barreiras para o Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do BPC. Programa BPC na Escola. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Manual. Programa BPC na Escola).

7.
ALVES, D. O.. Palestra: Políticas Públicas de Inclusão e Sistemas de Ensino Inclusivos. Atualização em Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ALVES, D. O.. Quem Cabe no meu Todos?. 2010. (Oficina Temática).

9.
ALVES, D. O.; RESENDE, Lenir Pereira . Inclusão Social: Viver as diferenças. 2010. (Oficina Temática).

10.
ALVES, D. O.; RESENDE, Lenir Pereira ; BAREICHA, Luciana ; MELO, Eliane . I Intervenção Comunitária em Responsabilidade Social. 2010. (Coordenadora de ação de responsabilidade social - Faculdade Anhanguera de Brasília - 2010).

11.
ALVES, D. O.. Semana de Eventos Pedagógicos. Oficina ministrada: Inclusão Escolar e Formação de Professores. 2009. (Oficina Temática).

12.
ALVES, D. O.; BAPTISTA, C.R. ; BARBOSA, K,A,M ; D.C.P. ; FLEITH, D. ; F.S.N. ; G.C.Mm ; G.M.O. ; MANTOAN, M. T. E. ; MANZINI, E, J. ; OSORIO, A. C. N. ; QUADROS, R.M. ; FIGUEIREDO, R. V. ; ALMEIDA, M. A. . Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento orientador aos sistemas de ensino).

13.
FERNANDES, Francisco das Chagas ; ALVES, D. O. . Conferência Nacional da Educação Básica. A construção dos Sistema Nacional Articulado de Educação.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Base para a Conferência Nacional da Educação Básica).

14.
ALVES, D. O.. VI Semana de Biologia. Oficina ministrada: Educação Inclusiva - superando barreiras. Semana Pedagógica do curso de Ciências Biológicas da Faculdade JK. 2008. (Oficina Temática).

15.
ALVES, D. O.. Fórum Mundial de Educação. Debate temático: Educação Inclusiva, Políticas Públicas e Direito de Todos à Educação. Eixo II - Educação, Inclusão e Cultura Emancipatória. 2008. (Relatoria).

16.
ALVES, D. O.. Dinâmica construção do conhecimento. Semana Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade JK. 2008. (Oficina Temática).

17.
ALVES, D. O.. Oficina Formação de Multiplicadores do Projeto Educar na Diversidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ALVES, D. O.; GUERRA, Alceni ; SEGENREICH, Daniel ; CAMPOS, Angela Alfano ; KESTELMAN, Iane . Audiência Pública.Hiperatividade em Legislação Especial. 2007. (Audiência Pública. Comissão de Seguridade Social e Família. 2007).

19.
D.C.P. ; G.C.Mm ; ALVES, D. O. ; G.M.O. . Sala de Recursos Multifuncionais - espaço para atendimento educacioanal especializado. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento orientador aos sistemas de ensino).

20.
ALVES, D. O.; CEZANA, Regina ; GAYER, Rosa Maria Zatta ; RODRIGUES, Gabriela Martos ; RODRIGUES, Ricardo Allan ; SANDES, Antônio Félyx Silva ; SILVA, Isleide Barbosa . Educação Inclusiva: direito à diversidade. Documento Orientador. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento orientador aos sistemas de ensino).

21.
ALVES, D. O.. Projeto: A Educação e o Desenvolvimento Regional. Palestra ministrada: Política de Educação Inclusiva do Ministério da Educação. 2005. (Oficina Temática).

22.
ALVES, D. O.. Inclusão escolar: uma perspectiva teórico-prática. III Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas: História, Letras, Matemática e Pedagogia. 2004. (Oficina Temática).

23.
ALVES, D. O.. Participação em Grupo de Estudos sobre Tópicos em Educação Inclusiva do projeto de Apoio ao Processo de Inclusão Escolar - Um Olhar Interdisciplinar. 2004. (Grupo de estudos).

24.
ALVES, D. O.. Dificuldades de Aprendizagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
ALVES, D. O.. Disciplina ministrada no Curso de Pedagogia - Regime Especial. Limites: reflexão teórico-prática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
ALVES, D. O.. Escola Inclusiva... Para quê? Para quem? Contribuições para o debate. II Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas: História, Letras, Matemática e Pedagogia. 2003. (Oficina temática).

27.
ALVES, D. O.. Inclusão escolar - inclusão social. IV SEminário Nacional de Educação. 2003. (Oficina Temática).

28.
ALVES, D. O.. Oficina para os participantes do Curso de Capacitação de Alfabetizadores. Programa Alfabetização Solidária. Construção do conhecimento.. 2002. (Oficina Temática).

29.
ALVES, D. O.. Tópicos em Educação Inclusiva Escolar. Projeto de Apoio ao Processo de Inclusão Escolar - um olhar interdisciplinar. 2002. (Grupo de estudos).

30.
ALVES, D. O.. Educação continuada de professores para educação pré-escolar. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
ALVES, D. O.. Oficina Educação Inclusiva.. 2001. (Oficina Temática).

32.
ALVES, D. O.. Ministrante de aulas no curso de extensão: Apoio ao Processo de Inclusão, em Escolarização Regular, da Pessoa que Apresenta Necessidades Especiais. 2000. (Oficina Temática).

33.
ALVES, D. O.; G, M. G. ; O, V.F. . Disciplina Educação e Sexualidade. Ministrada aos estudantes dos cursos de Educação Especial e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 1997. (Docência orientada).

34.
ALVES, D. O.; O, V.F. ; G, M. G. . Imagens de Professor. Significações do Trabalho Docente.. 1996. (Integrante, como pesquisadora da Projeto de pesquisa).

35.
ALVES, D. O.; O, V.F. . Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social. 1996. (Grupo de estudos).

36.
F.S.N. ; ALVES, D. O. . Conscientizar a comunidade sobre a excepcionalidade. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
ALVES, D. O.. Trabalho voluntário: Aulas de reforço e oficinas pedagógicas. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
ALVES, D. O.. Projeto Alternativas Metodológicas. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
ALVES, D. O.. Aprimoramento acadêmico. 1993 (Viagem de estudos) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, D. O.; COSTA, V. B.; LIMA, Rosely Ribeiro; D, Fátima Elizabeth. Participação em banca de Elisângela Leles Lamonier. Perspectivas de Futuro Profissional das pessoas com deficiência e com outras necessidades educacionais específicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, D. O.; LIMA, Rosely Ribeiro; COSTA, V. B.. Participação em banca de Elisângela Leles Lamonier. Perspectivas de futuro profissional das Pessoas com Deficiência e com Necessidades Educacionais Específicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S.; R, Renato Hilário; CARVALHO, E. N. S.; QUEIROZ, J.B.P.. Participação em banca de Eunice Nóbrega Portela. As Representações Sociais dos alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade de Brasília sobre o trabalho docente. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
ALVES, D. O.; PETRI, Verli; SCHERER, Amanda Eloina; VENTURINI, Maria Cleci; MARTINS, Tais da Silva. Participação em banca de Lucas Martins Flores. A Militância Na/Da Ciência: uma análise discursiva do Dicionário de Educação do Campo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, D. O.; MONTENEGRO, M. E.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Raimundo Roberto Coelho Costa. A ação Educativa da segurança pública como fator de aproximação com a comunidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

2.
ALVES, D. O.; MONTENEGRO, M. E.; CIARALLO, G.. Participação em banca de José Alberto Cavalcante Diniz. A interdisciplinaridade na prática docente no Colégio Militar Dom Pedro II. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

3.
ALVES, D. O.; MONTENEGRO, M. E.; CIARALLO, G.. Participação em banca de José Moacir Magalhães. Curso de Formação de Praças 2011. Uma análise da percepção da prática docente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

4.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Givaldo Soares. Aspectos Socioemocionais dos Policiais Militares da PMDF. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

5.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Ana Isabel Pereira. Práticas Avaliativas no contexto classificatório dos cursos de formação de Praças do CBMDF. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

6.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Robson Ambrósio Taveira. A avaliação formativa e somativa e a educação no Brasil atual. Uma revisão bibliográfica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

7.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Cleber Borba Brasil. O Papel do Docente de Ensino Superior frente ao tradicionalismo, à autoridade militar, à hierarquia e a disciplina na PMDF. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

8.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Rildo Marcos Silva Damázio. A Prática Reflexiva do instrutor nos cursos de especialização e aperfeiçoamento ministrados nas instituições militares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

9.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Luiz Menezes Azevedo. O significado da formação continuada na implantação do projeto ação imediata da polícia civil do Distrito Federal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

10.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Mário José Borges Sales. Proposta de alteração do material pedagógico do PROERD para o 5º ano do Ensino Fundamental.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

11.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MONTENEGRO, M. E.. Participação em banca de Michael Castro de Oliveira. A formação do docente como estratégia emancipadora de inteligências. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília.

12.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.. Participação em banca de Jackeline Maria Vione. A avaliação como Desencadeadora do Aprender. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão na Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

13.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Elaine Maria Leitemperger Bertazzo. Gestão de Sistemas Educacionais e a qualidade da educação. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão da Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -.

14.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Lourdes Terezinha Sagrilo Andres. A importância do Planejamento no provesso educacional. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão da Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -.

15.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Ana Lúcia Tusi Flores. Planejamento e gestão da educação. A qualidade almejada. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão da Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -.

16.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Vera Suzana Machado Perufo. Gestão de sistemas educacionais e a questão da qualidade. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão da Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -.

17.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Rozelaine Moreira Ribeiro. O planejamento os processos de gestão. Uma discussão sobre a qualidade do ensino. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão da Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -.

18.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Heloisa Pedroso Marques. A importância do planejamento e da avaliação para os processos de aprendizagem. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão na Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

19.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Mari Cleide Manzoni Barbosa. A tecnologia a serviço da gestão escolar. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão na Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

20.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Cíntia Décimo Denardi. A gestão de sistemas educacionais e a qualidade total. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão na Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

21.
ALVES, D. O.. Participação em banca de MARIA REGINA PRESTES. A Influência da Literatura Infantil no Desenvolvimento do Senso Crítico do Educando. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

22.
ALVES, D. O.. Participação em banca de RENATA PEROBELLI FERREIRA. O Desenvolvimento da Inteligência na Criança Pré-Escola. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

23.
ALVES, D. O.. Participação em banca de RITA DE CÁSSIA DE AZEVEDO DA LUZ. A Importância da Música no Desenvolvimento do Potencial Humano. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

24.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Cleusa Mariza Perufo. A influência da linguagem oral na linguagem escrita. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

25.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Eva Alexandria Machado Guerra. A importância do conhecimento linguístico para o professor alfabetizador. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

26.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Débora Trajano Guerra. O teatro na Escola. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

27.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Iara Locelaine da Silva Terra. A importância da literatura infantil nas séries iniciais. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

28.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Jacira Siqueira Nunes. O lúdico na Educação Infantil. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil e Séries Inici) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -.

29.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Catarina Belmonte Oliveira. Expressão lúdica na aprendizagem. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

30.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Adriana Carlosso Irion. O estabelecimento de limites na criança tanto na família quanto na Ed. Infantil. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

31.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Luciane Bonoto Dorneles. A influência da má postura na atenção dos alunos da 3ª série, em sala de aula. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

32.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Sandra Guse de Souza. O computador como motivador da produção textual. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educacional) - Universidade Franciscana.

33.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Seila Rosane Perufo Lottermann. A construção do conhecimento em alunos portadores de Síndrome de Down. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

34.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Iracema da Rocha Machado. A narrativa lúdica: uma experiência de produção textual. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

35.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Ana Márcia Pacheco Pozzobon. Histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

36.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Fabiane Cassol Coradini. Características da horóscopos formulados por alunos de 5ª e 6ª séries. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

37.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Meire Suzate Carazzo. Fundamentos teóricos da produção textual. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

38.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Sandra Maria do Nascimento de Oliveira. O papel dos modalizadores na leitura crítica de um texto. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

39.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Marlene Andres Bazana. A compreensão de sentidos implícitos em textos publicitários. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

40.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Nilva Teresinha Vieira Colpo. A produção textual no Ensino Médio: análise de elementos norteadores para o ensino. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

41.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Leila de Fátima Lopes da Silva. As concepções dos professores de Língua Portuguesa de 4ª, 6ª e 8ª série. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

42.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Mara Lúcia Soares. A construção do conhecimento da escrita pela criança. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

43.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Jane Maria Acosta. Recriando a educação física: análise de uma proposta inovadora. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

44.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Sandra Izabel de Lima Salgado. A importância da leitura e seus reflexos nos estudantes concluintes do Ensino Fundamental. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ em Leitura, Análise e Produção Textual) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

45.
ALVES, D. O.; A, C.M.; C. V.. Participação em banca de Márcia Loureiro Lopes. Valores: uma questão essencial no serviço de orientação educacional. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

46.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Simone Magalhães Pinto. Aprendizagem lúdica e produção textual. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura, Análise e Produção Text) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B; MONTEIRO, H. Participação em banca de Tatiane Luiza dos Santos.Corpo feminino adolescente e suas subjetividades do controle da norma e da forma à subalternia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B; MONTEIRO, H. Participação em banca de Argimiro Camargo.Educação Física: entre o idealizado pelo urbano e o realizável na Escola do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B; LOPEZ, H. R. M.. Participação em banca de Gerceni Duarte da Rocha Neta.Corpo e Educação: entre o que se é e as exigências da norma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

4.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.. Participação em banca de Talita Madeira Cunha de Sant'Anna.A importância dos jogos para a aprendizagem na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

5.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S.; RODRIGUES, F. L.V. Participação em banca de Igor Monteiro Barbosa.Representações Sociais dos professores do sistema público de ensino do DF sobre Orientação Educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

6.
CERQUEIRA, T. C. S.; CORREA, R. A.; SILVA, K. A. C. P. C.; ALVES, D. O.. Participação em banca de CARLA GEOVANA FERREIRA MORAIS.A importância da autodisciplina na educação a distância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

7.
ALVES, D. O.; SIQUEIRA,Teresa Cristina; POLONIA, A. C.; CARVALHO, I. P.. Participação em banca de Aletícia Ferreira da Silva.Representações Sociais da escola na perspectiva dos professores da educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

8.
ALVES, D. O.; SIQUEIRA,Teresa Cristina; PIMENTEL, Nara Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão. Participação em banca de Jorge Hudson Souza Martins.A participação do ambiente escolar na constituição da identidade do sujeito.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Brasília.

9.
ALVES, D. O.; BOMFIM, A. P; OLIVEIRA, R.R. Participação em banca de Karyna Brito Gonzaga.A prática do professor alfabetizador nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

10.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S.. Participação em banca de Paula Leon de Abreu.O lúdico na Educação Infantil como facilitador de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

11.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S.; POLÔNIA, A.C. Participação em banca de Thais dos Santos Pinto.As Representações Sociais da Escola na perspectiva de professores do 1ª e 2º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

12.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MEDEIRO, C.A. Participação em banca de Jôse Andryele de Souza Adorno.A escola e a emancipação do aluno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

13.
ALVES, D. O.; MEDEIRO, C.A; VALADÃO, E.B. Participação em banca de Jean Carlos Batista Pereira da Silva.A importância do lúdico na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

14.
ALVES, D. O.; VALADÃO, E.B; MEDEIRO, C.A. Participação em banca de Luzia Cardoso dos Santos.O Lúdico na Educação Infantil : A utilização das brincadeiras no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

15.
ALVES, D. O.; SAMOORI, P.; OLIVEIRA, R.R. Participação em banca de Eliane Bezerra.Trabalhos pedagógicos com Educação Ambiental utilizando brinquedos reciclados em uma escola pública do DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

16.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, T. C. S.; BAREICHA, P.S. Participação em banca de Lorena dos Santos Rodrigues.Representações Sociais da leitura e literatura na perspetiva de crianças dp ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

17.
ALVES, D. O.; SIQUEIRA,Teresa Cristina; CARVALHO, I. P.. Participação em banca de Caroline Aparecida de Oliveira.Avaliação do autoconceito em estudos de EJA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

18.
ALVES, D. O.; SOUZA, A. M; POLÔNIA, A.C. Participação em banca de Luana Lustoza de Brito Ponte.Representações Sociais da Escola na perspectiva de Alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2012 - Universidade de Brasília.

19.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira; ALVES, D. O.; Ribeiro, Alvaro Sebastião; POLÔNIA, Ana da Costa. Participação em banca de Karine Coutinho Lima.O Papel do Professor na Intervenção do Bullyng. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

20.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Alexandra Maria Pereira de Melo.A Importância da afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem do 2º Ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

21.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Bárbara Alves de Morais.Alunos com Síndrome de Down: possibilidades para a inclusão em escolas públicas do DF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

22.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Mayara Rodrigues de Oliveira.Um olhar sobre as Percepções de Leitura de Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

23.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Raquel Rosendo da Silva.O Papel do Pedagogo na Processo de Reabilitação de Pacientes com Baixa Visão: reflexões a respeito da melhoria da qualidade de vida.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

24.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Maria Jeocasta de Oliveira Leite.Perspectiva e dificuldades de professores em relação à Inclusão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

25.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Verena Rodrigues de Lima.Inclusão da Deficiência Auditiva na Rede de ensino regular: uma análise do processo na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

26.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Josiane Rodrigues da Costa.O Conceito e a Prática em Psicomotricidade de Professores de Educação Infantil de uma escola privada do Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

27.
Cerqueira, Teresa Cristina; ALVES, D. O.; POLÔNIA, A.C. Participação em banca de Carlos Eduardo Rodrigues.Representações Sociais na vivência educativa de professores e alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universdade de Brasília. 2011.

28.
ALVES, D. O.; SOUZA, Vanessa Lícia. Participação em banca de Jane Rose Ferreira dos Santos.Desafios e obstáculos da inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera Brasília.

29.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Edivaldo Ferreira Mesquita.A importância da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010 - Faculdade Anhanguera Brasília.

30.
ALVES, D. O.; SILVA, D. Participação em banca de Divânia da Silva.A Inclusão de pessoas com Síndrome de Down em Escolas Regulares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK/Anhanguera Educacional.

31.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Cristiane Silva Gertrudes.Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade: os métodos de ensino utilizados pelos docentes no 4º ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

32.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Gleiciene Aparecida Salviano.A utilização da televisão na educação infantil: análise dos objetivos educacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

33.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Eliane Jerônimo Bernardino.A importância da História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

34.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Débora Cristina do Nascimento.Dislexia: dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nos anos inciais do ensino fundamental de uma escola pública - DF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

35.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Cristiani Maria Oliveira Luz.A avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

36.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Tatianne Santiago da Silva.A valorização das diferenças nas escolas e na sociedade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

37.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Fabrícia Chagas.Encontro de olhares: uma proposta de sistematização de elementos da linguagem cênica para intervenção nos casos de autistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

38.
ALVES, D. O.. Participação em banca de Andreia Gomes Costa Oliveira.A importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrada JK.

39.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Fernanda Machado Turchetti.O Ensino de matemática nas séries iniciais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

40.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Caren Lilian Teixeira.Limites na educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

41.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Ana Clarice Gomes.A metodologia no ensino do professor alfabetizador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

42.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Vera Regina Gonçalves do Nascimento.Limites nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

43.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Cristiane Flores Pletsch.A importância da Educação Física Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

44.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Tupiara Gomes de Souza.O Lúdico na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

45.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Simone Bianchini Canterle.A importância da afetividade na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

46.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Cláudia Machado.A parceria escola - família na educação da criança da educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

47.
ALVES, D. O.; OLIVEIRA, E. M. D.; G, M. G.. Participação em banca de Raquel Ferreira Loureiro.A importância da afetividade nas séries iniciais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAMOS, G. L. A.; ALVES, D. O.; JUNIOR, Carlos Antônio Pereira. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR TEMPO DETERMINADO NA ÁREA DE PEDAGOGIA. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, D. O.. Processo Seletivo de Docentes - Resolução 501/CUN/2003. 2004. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Outras participações
1.
ALVES, D. O.. Comissão Julgadora do Prêmio "Educação Inclusiva: Experiências Profissionais em Psicologia". 2007. Conselho Federal de Psicologia.

2.
ALVES, D. O.. Avaliadora de pesquisas no VIII Seminário Institucional de Iniciação científica , VIII Mostra de Iniciação Científica, VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. 2002. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania.O debate sobre a escola inclusiva a luz do pensamento de Jacques Rancière. 2017. (Simpósio).

2.
Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo. Fórum Temático Educação Especial. 2017. (Congresso).

3.
III Encontro de Formação sobre a Teoria Social em Marx. 2017. (Encontro).

4.
I Seminário Goiano de Inclusão na Educação Técnica, Tecnológica e Superior Pública; I Seminário de Experiências Exitosas em Inclusão no IFG; II Seminário de Experiências Exitosas em Inclusão no IF Goiano e IV Seminário de Acessibilidade da UFGe s. 2017. (Seminário).

5.
I Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade na Cidade de Goiás. 2017. (Seminário).

6.
Programa de Formação para Docência no Ensino Superior. 2017. (Outra).

7.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.Criança com deficiência. Inclusão escolar.. 2017. (Outra).

8.
XXV Seminário Nacional da Rede Universitas/BR. Direito à Educação Superior Pública no contexto da crise brasileira. 2017. (Seminário).

9.
Curso de Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual.Políticas Públicas de Inclusão e Sistemas de Ensino Inclusivos.. 2016. (Encontro).

10.
I Simpósio de Educação Inclusiva da Região Centro Oeste.Educação Inclusiva: Saberes Legais e Práticas Instituídas. 2016. (Simpósio).

11.
Jornada Acadêmica de Letras.Educação inclusiva na educação superior. Uma conversa sobre Direitos Humanos, na mesa: Linguagem, identidade e sociedade. 2016. (Outra).

12.
Jornada Acadêmica de Psicologia.O processo de democratização do ensino e a escola inclusiva. 2016. (Outra).

13.
Mesa: Café com Psicologia.Conversas sobre Transtornos Globais de Desenvolvimento e a Singularidade Humana. 2016. (Outra).

14.
Oficina: Acessibilidade na Educação Superior.Oficina Acessibilidade e Inclusão. 2015. (Encontro).

15.
Seminário Internacional Educação Profissional e Inserção de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação no Mundo do Trabalho: Legislação, Políticas e Práticas?,. 2015. (Seminário).

16.
Encontro sobre Educação Inclusiva.Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: fundamentos pedagógicos e legais. 2014. (Encontro).

17.
Palestra sobre Educação Inclusiva. URI Santiago/RS.Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência. 2014. (Encontro).

18.
Palestra sobre Sala de Recursos Multifuncionais.Sala de Recursos Multifuncionais: revendo práticas e sentidos. 2014. (Encontro).

19.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial - ABPEE. Processos de Profissionalização para Pessoas com Deficiência: reflexões sobre acessibilidade em instituições ofertantes. 2014. (Congresso).

20.
Qualidade do Ensino Superior - Criação do Sistema de Avaliação em Cabo Verde.INSUMOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA CABO VERDE. 2013. (Seminário).

21.
Seminário: Acessibilidade na educação superior: impactos na avaliação.Particpação em Mesa: Acessibilidade na Educação Superior. 2013. (Seminário).

22.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).

23.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Apresentação de trabalho. Representações Sociais sobre os saberes na perspectiva de estudantes universitários.. 2013. (Congresso).

24.
11ª Conferência Internacional Representações Sociais. ÉVORA-PORTUGAL. Acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior. Representações Sociais de docentes universitários e implicações no trabalho pedagógico.. 2012. (Congresso).

25.
Atendimento Educacional Especializado para DM. PIRACICABA-SP.Sistemas de Ensino e Políticas de Inlusão. 2012. (Oficina).

26.
III Fórum Internacional de Educação. VENÂNCIO AIRES - RS.Educação Inclusiva: significações do trabalho docente. 2012. (Outra).

27.
Formação de Gestores para a Inclusão. CACHOEIRA DO SUL.Sala de Recursos Multifuncionais. Espaço para o Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Seminário).

28.
Seminário Brasil e Angola: Elaboração de proposta curricular.Formação de Professores e Gestores para a Inclusão. 2011. (Seminário).

29.
Terceiro Seminário do Batalhão Escolar com a comunidade. BRASÍLIA - DF.Papel da família frente as transformações sociais.. 2011. (Seminário).

30.
VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Inclusão. SÃO CARLOS - SP..Sala de Recursos Multifuncionais: oferta do Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Seminário).

31.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do desenvolvimento. BRASÍLIA - DF. Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano em Contextos Educacionais. 2011. (Congresso).

32.
VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre representações Sociais.Acessibilidade ao Ensino Superior. Representações Sociais de Docentes Universitários sobre Inclusão. 2011. (Outra).

33.
VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre representações Sociais. 2011. (Outra).

34.
VII Jornada Internacional sobre Representações Sociais - VITÓRIA - ES.Acessibilidade ao Ensino Superior - Representações Sociais de docentes universitários sobre inclusão. 2011. (Outra).

35.
VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores - BOM JESUS DA LAPA - BA.A Institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico. 2011. (Seminário).

36.
VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores - BOM JESUS DA LAPA - BA.Fundamentos Legais e Pedagógicos para a organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Seminário).

37.
V Seminário de Educação inclusiva. CAJAZEIRAS - PB.Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e O direito das pessoas com deficiência: marcos legais e o ensino comum. 2011. (Seminário).

38.
V Seminário Municipal de Formação de Gestores. PARANAÍBA - MS.A Elaboração do Plano de Atendimento Educacional aos alunos com deficiência. 2011. (Seminário).

39.
Atualização para professores em Atendimento Educacional Especializado. PIRACICABA - SP.Sistemas de Ensino e Políticas de Inclusão. 2010. (Outra).

40.
Aula inaugural do Pós de Psicopedagogia - Faculdade Anhanguera. BRASÍLIA - DF.Desafios emergentes para o desenvolvimento profissional - Mudar é preciso!. 2010. (Encontro).

41.
Curso de Educação Inclusiva: direito à diversidade. ESTRELA - RS.Acompanhamento e Monitoramento do acesso e permanência na Escola das pessoas com deficiência. 2010. (Seminário).

42.
Encontro de Educação Inclusiva. RIO GRANDE - RS.Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva: desafios emergentes. 2010. (Encontro).

43.
Formação de Gestores e Professores - Educação Inclusiva. PELOTAS - RS.A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Eduacação Inclusiva.Saberes e Fazeres da Docência. O desenvolvimento Profissional na Educação Inclusiva. 2010. (Seminário).

44.
Saberes e Sabores Pedagógicos II. Ciclo de Palestras e Oficinas da Anhanguera de Brasília.Quem cabe no meu "nós"?. 2010. (Oficina).

45.
V Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - JOAO PESSOA - PB.Gestão da Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2010. (Seminário).

46.
V Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - JOAO PESSOA - PB.A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - ONU 2006. 2010. (Seminário).

47.
Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. CONTAGEM - MG.Políticas Públicas de Inlcusão e Sistemas de Ensino Inclusivos. 2009. (Oficina).

48.
Colóquio Inclusão em Debate. CONTAGEM - MG.Formação de professores. 2009. (Outra).

49.
Formação de Gestores e Educadores. PELOTAS - RS.A Deficiência Mental no contexto da Escola Inclusiva: significando práticas e sentidos. 2009. (Seminário).

50.
Formação do Programa Educação Inclusiva. BOM JESUS DA LAPA - BA. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2009. (Congresso).

51.
II Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.O Ensino Comum na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2009. (Outra).

52.
IV Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.O Ensino Comum na perspetiva da Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

53.
IV Seminário Educação Inclusiva: direito à diversidade. VILHENA - RO.O Ensino Comum na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

54.
Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. JOINVILLE - SC.Direitos das Pessoas Pessoas com deficiência: marcos legais.O ensino comum na perspectiva da educação inclusiva. 2009. (Seminário).

55.
Seminário Educação inclusiva: direito à diversidade. ARAÇATUBA - SP.Educação Inclusiva: fundamentos epistemológicos, políticos e legais. 2009. (Seminário).

56.
Formação para Gestores e Educadores do Programa Educação inclusiva. ESTRELA - RS.Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. (Seminário).

57.
Fórum MUndial de Educação de Santa Maria. SANTA MARIA - RS. 2008. (Outra).

58.
Projeto Super (Ação).Aprender na Diversidade - Ensinar com qualidade. 2008. (Oficina).

59.
XIV Encontro de Amigos pelo Autismo. SÃO PAULO - SP.Acessibilidade e Inclusão Escolar. 2008. (Encontro).

60.
Encontro dos Dirigentes Estaduais de Educação Especial. BRASÍLIA - DF. 2007. (Encontro).

61.
Encontro dos dirigentes estaduais de educação especial - BRASÍLIA - DF.A construção do conhecimento e a deficiência mental. 2007. (Encontro).

62.
I Congresso Baiano de Educação: a deficiência como produção social. SALVADOR - BA. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão. 2007. (Congresso).

63.
I Simpósio Regional de Processo de Aprendizagem. BRASÍLIA - DF.Inclusão Escolar e Processo de Aprendizagem. 2007. (Simpósio).

64.
IV Encontro Estadual Política e Administração da Educação - JOÃO PESSOA - PB.Políticas de Formação docente para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos. 2007. (Encontro).

65.
IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. FLORIANÓPOLIS - SC.Caminhos para a Inclusão: práticas em educação inclusiva. 2007. (Seminário).

66.
IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. NATAL - RN.Construindo a Política de Educação Especial. 2007. (Seminário).

67.
Oficina: Formação de Multiplicadores Projeto Educar na Diversidade - BRASÍLIA-DF.Projeto Educar na Diversidade. Formação de Gestores e Educadores. 2007. (Oficina).

68.
Oficina de Formação de Multiplicadores do Projeto Educar na Diversidade. BRASÍLIA - DF. 2007. (Oficina).

69.
VIII Reunião do Fórum Nacional de Saúde Mental Infanto - Juvenil. RIO DE JANEIRO - RJ. 2007. (Encontro).

70.
XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. GOIÂNIA - GO.Inclusão Escolar: Políticas e Ações nas Esferas Municipal, Estadual e Federal.. 2007. (Simpósio).

71.
Ações para efetivação de direitos de Idosos e Pessoas com Deficiência. NATAL - RN.Como garantir uma escola para todos. 2006. (Seminário).

72.
Congresso Pensar Educação - GOIÂNIA - GO. Conferência: O ser humano e o direito à diversidade e Mini-curso Sala de aula: espaço de ação e transformação. 2006. (Congresso).

73.
Encontro Serviço de Apoio Especializado:contribuições para a educação inclusiva. SÃO PAULO-SP.Políticas de Inclusão Escolar na América Latina. 2006. (Encontro).

74.
Fórum Internacional Síndrome de Down. CAMPINAS - SP.Adoção de Políticas Públicas para mudar a escola. 2006. (Simpósio).

75.
Fórum Internacional Síndrome de Down. CAMPINAS - SP. 2006. (Encontro).

76.
I Encontro de Fortalecimento Institucional. BRASÍLIA -DF.Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental. 2006. (Encontro).

77.
III Curso de Formação em Educação Inclusiva. SANTA MARIA - RS.Inclusão e Atendimento Educacional Especilizado para alunos com deficiência mental. 2006. (Seminário).

78.
III Seminário de Educação Inclusiva. FLORIANÓPOLIS.Escola e família. Um compromisso comum em educação. 2006. (Seminário).

79.
III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. BRASÍLIA - DF.Experiências Educacionais Inclusivas. 2006. (Seminário).

80.
III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. BRASÍLIA - DF.Atendimento Educacional Especializado: concepção e prática. 2006. (Seminário).

81.
II Seminário Regional de Gestores e Educadores. CRUZ ALTA - RS.Princípios, orientaçãoes e marcos legais para a inclusão. 2006. (Seminário).

82.
Seminário Nacional do Programa Ética e Cidadania. Construindo valores na escola e na sociedade. BRASÍLIA - DF. 2006. (Seminário).

83.
VI Fórum Nacional de Saúde Mental Infanto - Juvenil. 2006. (Encontro).

84.
Capacitação e Avaliação em Monitoramento. BRASÍLIA - DF.Capacitação em Avaliação e Monitoramento. 2005. (Oficina).

85.
Encontro Nacional de Ações Complementares. BRASÍLIA - DF.Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2005. (Encontro).

86.
Encontro Nacional de Professores Formadores. FORTALEZA - CE.EDucação Inclusiva: um desafio para os sistemas educacionais. 2005. (Encontro).

87.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. SÃO CARLOS - SP. Os desafios para a política em educação especial no Brasil. 2005. (Congresso).

88.
II Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. CURITIBA - PR. 2005. (Congresso).

89.
II Seminário do Fórum Mineiro de Educação Especial Inclusiva. BELO HORIZONTE - MG.Diretrizes na formação de professores e o papel do MEC, do Conselho Nacional e do Conselho Estadual e Universidades. 2005. (Seminário).

90.
II Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores. Educação Inclusiva: direito à diversidade. PARANAÍBA - MS. 2005. (Seminário).

91.
II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito à diversidade. BRASÍLIA - DF. 2005. (Seminário).

92.
Os Direitos Humanos e as Pessoas com Deficiência na ONU: Os desafios da construção da convenção internacional. SÃO PAULO - SP. 2005. (Oficina).

93.
Seminário: Acessibilidade e Inclusão: uma promoção da saúde, educação e trabalho. SALVADOR - BA.Planejar a aula para responder as diferenças. 2005. (Seminário).

94.
Seminário de Lazer, Cultura e Inclusão. PORTO ALEGRE - RS.A Política Nacional e a Garantia de Direitos nas áreas: esporte, arte, educação e ambiente laboral. 2005. (Seminário).

95.
Seminário Educação Inclusiva: desafios e possibilidades. CONTAGEM - MG. 2005. (Seminário).

96.
Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. BRASÍLIA - DF.Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado. 2005. (Seminário).

97.
Simpósio Internacional Brasil-Europa. UBERLÂNDIA - MG.Políticas Públicas nas áreas de educação, esporte e lazer. 2005. (Simpósio).

98.
Símpósio Internacional Diagnóstico Precoce de Autismo: desafio para a Educação e Saúde. PORTO ALEGRE- RS. 2005. (Simpósio).

99.
VII Seminário Nacional de Educação Especial. CRUZ ALTA - RS.Políticas Públicas da Educação Especial. 2005. (Seminário).

100.
III Encontro Nacional e I Encontro Baiano sobre Atendimento Escolar no ambiente hospitalar. SALVADOR - BA. 2004. (Encontro).

101.
III Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas: História, Letras, Matemática e Pedagogia. SANTIAGO - RS. 2004. (Encontro).

102.
II Multiencontro dos Professores do Departamento de Ciências Humanas. FREDERICO WESTPHALEN - RS. 2003. (Encontro).

103.
II Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas: História, Letras, Matemática e Pedagogia. SANTIAGO - RS. 2003. (Seminário).

104.
IX Seminário de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Científica. SANTO ÂNGELO - RS. 2003. (Seminário).

105.
Encontro Realidade Brasileira. SANTIAGO -RS.Educação Inclusiva: realidade atual e perspectivas. 2001. (Encontro).

106.
III Seminário Nacional de Educação.Educação Inclusiva. 2001. (Seminário).

107.
III Seminário Nacional de Educação. SANTIAGO - RS. 2001. (Seminário).

108.
Multiencontro de Professores do Curso de Pedagogia. SANTO ÂNGELO - RS. 2001. (Encontro).

109.
Palestra Educação Inclusiva na Reunião da AM Centro. JAGUARI - RS.Educação Inclusiva. 2001. (Encontro).

110.
Palestra sobre Educação Inclusiva no Encontro Regional de Educação Inclusiva - JAGUARI - RS.Educação Inclusiva. 2001. (Encontro).

111.
Seminário Educação Especial: aprendendo a conviver com as diferenças. PORTO ALEGRE - RS. 2001. (Seminário).

112.
Seminário Nacional Aprendendo / Ensinando Paulo Freire. PORTO ALEGRE. 2001. (Seminário).

113.
I Congresso Ibero Americano de Formação de Professores. SANTA MARIA - RS. 2000. (Congresso).

114.
II Seminário Regional Educação em Destaque. SANTIAGO - RS.Educação em Destaque. 2000. (Seminário).

115.
Oficina de Introdução ao Enfoque Participativo e as Técnicas de Visualização Móvel. SANTIAGO - RS. 2000. (Oficina).

116.
I Mostra de Capacidades em Educação Especial. SANTA MARIA - RS. 1999. (Outra).

117.
V Encontro Internacional de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. SANTIAGO - RS. 1999. (Encontro).

118.
V Seminário Institucional de Iniciação Científica, V Mostra de Iniciação Científica e III Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação. SANTO ÂNGELO - RS. 1999. (Seminário).

119.
Encontro Marcos de Aprendizagem. SANTA MARIA - RS.Padrão Referencial de Currículo. 1998. (Encontro).

120.
IV Seminário de Iniciação Científica, IV Mostra de Iniciação Científica e II Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação. SANTIAGO - RS. 1998. (Seminário).

121.
Seminário Repensando a Educação Especial. SANTA MARIA - RS.Palestra: A Educação Especial e a Inclusão enquanto filosofia educacional. 1998. (Seminário).

122.
XX Semana Nacional do Excepcional. SANTIAGO - RS.Novos tempos revelando a eficiência. 1998. (Seminário).

123.
Encontro de Reitores da América Latina - Estratégias para a harmonização curricular. PELOTAS - RS. 1997. (Encontro).

124.
II Semana Acadêmica do Centro de Educação, IX Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Semana da Especialização em Educação e IX Semana da Educação. SANTA MARIA - RS. 1997. (Outra).

125.
I Seminário de Estudos: a formação de professores - propostas e desafios. SANTA MARIA - RS.Imagens de Professores: significações do trabalho docente. 1997. (Seminário).

126.
I Seminário de Estudos: imaginário social e formação de professores. SANTA MARIA - RS. 1997. (Seminário).

127.
I Seminário de Estudos e Atualização Pedagógica. SANTA MARIA - RS.A relação pedagógica e o fracasso escolar na 1ª série do 1º grau: a repercussão das recompensas e castigos. 1997. (Seminário).

128.
Palestra aos estudantes do Curso de Educação Especial. SANTA MARIA - RS.A Integração Escolar da pessoa portadora de deficiência. 1997. (Outra).

129.
Seminário Nacional de Educação Especial: O desafio da diferença. FREDERICO WESTPHALEN - RS. 1997. (Seminário).

130.
A Subjetividade na Travessia do Século. SANTA MARIA - RS. 1996. (Seminário).

131.
Palestra no Encontro do Curso de Pedagogia. SANTA MARIA - RS.Métodos de alfabetização. 1996. (Encontro).

132.
Palestra no Seminário Didática e Prática Docente. SANTA MARIA - RS.Didática e Prática Docente. 1996. (Encontro).

133.
Seminário Internacional América Latina - Cidadania, Desenvolvimento, Estado. SANTA MARIA - RS. 1996. (Seminário).

134.
Encontros de Qualificação de Docentes, fases 1,2,3,4, 5 e 6. SANTA MARIA - RS. 1995. (Encontro).

135.
I Encontro Internacional de Estudos do Desenvolvimento da Criança. SANTA MARIA - RS. 1995. (Encontro).

136.
VI Seminário de Educação Popular. SANTA MARIA - RS. 1995. (Seminário).

137.
I e II Encontros de Educadores Municipais de Santa Maria. SANTA MARIA - RS. 1993. (Encontro).

138.
Encontro A função social do Portador de Necessidades Especiais. SANTA MARIA - RS. 1992. (Encontro).

139.
III Seminário Estadual e V Regional de Estudos sobre Currículo por Atividades. SANTA MARIA - RS. 1992. (Seminário).

140.
Curso: Confecção de material didático-pedagógico aplicado na interdisciplinaridade da Educação Física.SANTA MARIA - RS. 1991. (Outra).

141.
Encontro Estadual. Excepcional: Saúde e Contexto Social. SANTA MARIA - RS. 1991. (Encontro).

142.
II Jornada Estadual de Alfabetização para o Século XXI. SANTA MARIA - RS. 1991. (Outra).

143.
Curso de Atualização Pedagógica - 4ª etapa. SÃO PEDRO DO SUL - RS.A Prática do Construtivismo na Alfabetização. 1990. (Encontro).

144.
I Jornada de Aprimoramento Educacional para Professores na Área de Educação Especial. SANTA MARIA - RS. 1989. (Outra).

145.
I Semana Pró-Saúde. SANTA MARIA - RS. 1989. (Outra).

146.
I Seminário de Estudos sobre Currículo por Atividades. SANTA MARIA - RS. 1987. (Seminário).

147.
Curso Abordagem Metodológica nas Séries Iniciais do 1º Grau. SANTA MARIA - RS. 1986. (Outra).

148.
Curso Arte e Educação no Currículo por Atividade. SANTA MARIA - RS. 1986. (Outra).

149.
Seminário Regional de Alfabetização. SANTA MARIA - RS. 1986. (Seminário).

150.
Seminário Sobre Interdisciplinaridade no Currículo por Atividades.SANTA MARIA - RS. 1986. (Seminário).

151.
I Ciclo de Estudos sobre a Excepcionalidade. SANTA MARIA - RS. 1985. (Outra).

152.
Curso Família e Formação da Personalidade. FREDERICO WESTPHALEN - RS. 1981. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B ; FALEIRO, Wender . Formação Continuada de Professores da escola da Terra. 2018. (Outro).

2.
ALVES, D. O.; SANTOS, W B ; BORGES, Daniel Gabriel . I Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e II Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e Acessibilidade. 2018. (Outro).

3.
ALVES, D. O.. I Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade. 2017. (Outro).

4.
ALVES, D. O.; QUEIROZ, Norma Lúcia ; SOUSA, Rita de Cássia Vieira Martins . Oraganização do Seminário Distrital da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 2016. (Outro).

5.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K,A,M . Organização do Seminário Internacional Inserção de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação no mundo do trabalho. 2015. (Congresso).

6.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira ; SOUSA, Rita de Cássia Vieira Martins ; VALADÃO, E.B . Organização do Minicurso: Análise do Discurso Pechetiana. 2014. (Outro).

7.
ALVES, D. O.. Comissão Técnica de Acessibilidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. 2013. (Outro).

8.
ALVES, D. O.; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira . Organização do Colóquio de Educação Inclusiva. 2013. (Outro).

9.
ALVES, D. O.; RESENDE, Lenir Pereira . Organização do Projeto Ciranda da TV Rio Vermelho. FACULDADE ANHANGUERA. 2010. (Outro).

10.
ALVES, D. O.; BARBOSA, K,A,M . Organização e relatoria das Oficinas de trabalho para organização e sistematização de referenciais orientadores para os cursos de bacharelados e licenciaturas interdiscilinares. MEC - SESU. 2010. (Outro).

11.
ALVES, D. O.. Organização da Oficina de Capacitação para Gestores e Técnicos envolvidos na implementação do Programa Incluir: acessibilidade no ensino superior. MEC- SESU. 2008. (Outro).

12.
ALVES, D. O.. Organização da V Semana da Biologia das Faculdades JK. 2007. (Outro).

13.
ALVES, D. O.. Curso de Atualização Pedagógica - Professores da Rede Municipal e Estadual de Santa Maria - UFSM. 1998. (Outro).

14.
ALVES, D. O.. A Integração da Pessoa Portadora de Deficiência pelo viés da Sexualidade - Vários Olhares - Curso de Pedagogia e Educação Especial - UFSM. SANTA MRAIA - RS. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Terezinha Firmina Flores dos Santos. A Inclusão da Tecnologia Assistiva no foco da Aprendizagem Significativa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Formación Avanzada en Educación Maestría en Educación) - Facultad de Ciencias de la Educación. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isanildes Maria de Fátima. Educação inclusiva nas escolas do campo: um Estudo de Caso.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Silvana Francisca Monteiro. Inclusão escolar na Escola Municipal Holanda. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Flaviana Aparecida Pinheiro Cardoso. Educação Inclusiva e Letramento. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Letícia da Silva Dutra. A educação inclusiva de alunos com deficiência intelectual: desafios e perspectivas.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

5.
Laiane Delfino Fonseca. Escola inclusiva e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

6.
Debora Beatriz Caetano Serafim. A importância da Arte para o desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

7.
Camilla de Queiroz Rocha. A parceria escola-família como um dos pilares da educação inclusiva.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

8.
Adriana de Souza Noronha. Reflexões sobre a criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ? TDAH e o processo de construção do conhecimento.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

9.
Marianne Oliveira Ribeiro. A formação do Pedagogo e a atuação na Pedagogia Hospitalar.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

10.
Vanessa de Oliveira. Educação Inclusiva de estudantes com deficiência. Uma reflexão sobre a formação de professores.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

11.
Andressa Alves da Silva. Uma reflexão sobre os marcos históricos, legais e políticos da educação inclusiva.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

12.
Nataline de Sousa Santos. Reflexões sobre a inclusão escolar e os processos de gestão.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

13.
Ana Lúcia Lopes Martins. Aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down. Reflexões sobre a escola inclusiva.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gerceni Duarte da Rocha Neta. UFG e ARPHOS: caminhos para o repensar de identidades em Vila Boa de Goiás - GO. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio Wisner Borges Sales. O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS ? PROERD. UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE EDUCADORES E EX-ALUNOS SOBRE O SEU CARÁTER PREVENTIVO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

2.
Carla Izabel Bonfim Medeiros de Sousa. O tutor nos cursos da rede nacional de educação a distância para a segurança pública: perfil, formação e atuação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

3.
Evandro Francisco da Silva Sobrinho. A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam na academia de polícia militar de Brasília ? APMB. Possíveis implicações na prática pedagógica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

4.
Henrique Candido Martins. Um olhar sobre o Programa de Resistência às Drogas e à violência - PROERD. A construção de um novo conceito de polícia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

5.
Luciana Magarão Duarte. Vestibular: uma importante ferramenta publicitária para a educação superior. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

6.
Luiz Antônio Pires Machado. Proposta de adequação curricular do CTAM na disciplina de técnicas em pilotagem de alto risco. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

7.
Luiz Pereira Rodrigues Júnior. A relevância do processo de formação do futuro bombeiro militar no Centro de Especialização, Formação e Aperfeiçoamento de Praças do DF. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

8.
Marcos Martins de Carvalho. Contribuições do curso de especialização em docência universitária do centro universitário de Brasília na construção de uma nova realidade do ensino na instituição bombeiro militar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

9.
Otacílio Alves da Silva. Matriz Curricular Nacional para ações formativas dos profissionais da área de Segurança Pública. Uma reflexão sobre limites e possibilidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

10.
Elisa Terezinha Hammes. A Construção do conhecimento em estudantes com deficiência: contribuições da teoria interacionista para a escola inclusiva. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

11.
Elvanir Gastaldo Ruviaro. A arte no planejamento e o planejamento das artes na educação. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão da Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

12.
Valéria Finamor Oliveira. A Importância da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

13.
Jurema Martins Perufo. A Influência dos Pais na Socialização da criança ao Ingressar na Escola. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

14.
Edi Conceição Martins Ferreira. A Representação da Deficiência Numa Perspectiva Histórico-Legal. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

15.
Dione Baugartner Mousquer. A escrita como forma de prazer e de poder. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

16.
Giovana Toscani Gindri. Uma Abordagem Teórica sobre o Despertar do Desejo de Aprender. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

17.
Eliane Denise Machado Cipolatt. A Influência Educativa dos Meios de Comunicação. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

18.
Alessandra Minosso. Limites na Educação Escolar de Alunos Portadores de Necessidades Especiais. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

19.
Sandra Guze Souza. O Computador como Motivador da Produção Textual. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática Educacional) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

20.
Cláudia Ramos. O Comportamento Agressivo de Crianças na Educação Infantil. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

21.
Lia Santos Amaral. O Papel das Artes na Construção do Conhecimento na Criança Pré-escolar. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sandivaldo Carvalho de Souza. Contribuições da Capoeira para os processos de socialização e inclusão escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

2.
Maria de Fátima Dantas. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: contextualização histórica e legal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

3.
Gabriela Santiago de Castro. A escola inclusiva e o Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

4.
Graziela Fernandes Veloso. A inclusão do aluno autista no ensino regular.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

5.
Juliane Ribeiro Zottich. Ambientes Não Escolares ? Uma reflexão sobre Classe Hospitalar.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

6.
Laís Eller Pontes Brandão. O processo de alfabetização de estudantes com deficiência na perspectiva de seus professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

7.
Maria Lucy Rodrigues Barros. Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Contribuições da Psicopedagogia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

8.
Maria Valdileide de Paiva Souza. Uma reflexão sobre Fracasso Escolar na Escola para Todos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

9.
Aldisa de Souza Paiva. A importância da afetividade na Educação Infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

10.
Ana Cláudia Boto Sampaio. Educação Inclusiva. Implicações na prática pedagógica e nos processos de gestão.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

11.
Márcia Mercês dos Santos. O Proeja: fundamentos e perspectivas da formação integrada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

12.
Elzenir Pereira dos Santos. A Educação Inclusiva sob o ponto de vista da família dos autistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

13.
Vera Regina Gonçalves do Nascimento. Concepções docentes sobre o lúdico na construção do conhecimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

14.
Cristiane Flores Pletsch. Concepções epistemológicas dos(as) profesores(as) sobre a construção do conhecimento em alunos(as) com necessidades especiais e possiveis implicações na prática docente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

15.
Caren Lílian Teixeira Guedes. A educação de pessoas com necessidades especiais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

16.
Ana Clarice Gomes Scalcon. A importância do lúdico na aprendizagem nos anos iniciais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

17.
Raquel Ferreira Loureiro. Sexualidade na adolescência: dúvidas e preconceitos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

18.
Fernanda Machado Turchetti. A afetividade no desenvolvimento da aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

19.
Tupiara Gomes de Souza. O desinteresse dos alunos pela escola como local de aprendizado e conhecimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

20.
Simone Bianchini Canterle. O lugar da Educação Inclusiva no Projeto Político-Pedagógico das escolas municipais de Santiago. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

21.
Cláudia Machado. Possíveis implicações do estágio intra-uterino no desenvolvimento cognitivo/afetivo de uma criança em idade escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

Iniciação científica
1.
Meire Cândido Bento da Silva. Vocação cultural com desenvolvimento autossustentável: integração universidade e associação civil em busca do turismo estruturado pelo patrimônio material da cidade de Goiás. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

2.
Gerceni Duarte da Rocha Neto. Projeto: UFG e ARPHOS: caminhos para o repensar de identidades em Vila Boa de Goiás. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

3.
Simone Bianchini Canterle. A Epistemologia de Professores e Professoras sobre o Processo de Construção do Conhecimento em Alunos que Apresentam Necessidades Especiais - Implicações Educativas. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

4.
Aline Silva de Oliveira. O PRC como Política Pública da Educação e sua Repercussão na Prática Pedagógica na Perspectiva do Professor(a). 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.

5.
Simone Bianchini Canterle. Um olhar sobre o PRC enquanto Política Pública da Educação. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI -. Orientador: Denise de Oliveira Alves.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALVES, D. O.; NASCIMENTO, D. A. . A Teoria das Representações Sociais e a Pesquisa em Educação: elementos para um cum versare. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira, et al. (Org.). Representações Sociais e Subjetividade: inter-relações em Educação. 1ed.Brasília - DF: Thesaurus Editora, 2012, v. 1, p. 11-237.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 7:31:38