Nelio Vieira de Melo

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  • Última atualização do currículo em 21/05/2018


Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filosofia - Università Pontificia Salesiana, Roma - Itália (1998). Atualmente é professor Nível , Classe D (Associado) da Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor de graduação de filosofia por mais de 13 anos e desde 2006 é professor da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru - PE), onde atuou na gestão inicial do Campus do Agreste na organização acadêmica e administrativa. Atualmente leciona na Licenciatura de Pedagogia na área de Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação; é professor do Mestrado Profissional de Filosofia (UFPE); desenvolve estudos sobre o pensador Emmanuel Levinas, Filosofia Contemporânea e Filosofia da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nelio Vieira de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, N. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru.
Rodovia BR 104, KM 59
Nova Caruaru
55002970 - Caruaru, PE - Brasil
Telefone: (81) 21267771
URL da Homepage: http://ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1998
Doutorado em Filosofia.
Università Pontificia Salesiana, UPS, Itália.
Título: A Ética da Alteridade como Religião do Outro. Perspectivas do Humanismo ético de E. Levinas, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Antônio Custodio Ferreira.
Palavras-chave: Subjetividade; Alteridade; Emmanuel Levinas; Judaísmo; Ética.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1995
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A liberdade em o Existencialismo é um humanismo de Jean-Paul Sartre,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Inacio Reinaldo Strieder.
Palavras-chave: Existência e Liberdade; Existencialismo; Responsabilidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1983
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Alteridade e subjetividade.


Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Hebraico Instrumental I. (Carga horária: 30h).
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
2014 - 2014
T. E. em Hermenêutica Filosófica - Hermenêutica e. (Carga horária: 30h).
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 16

Atividades

02/2002 - 03/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Filosófica
Estética
Filosofia e Conhecimento Tecnológico
Filosofia Fenomenológica Existencialista
História da Filosofia III
História da Filosofia IV
História da Filosofia V
Introdução aos humanismos contemporâneos
11/2003 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Conselho do Departamento de Filosofia.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Classe 1, Nível D (Associado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru é um projeto recente, iniciado em 2006, como parte do projeto do governo federal de "interiorização" das Universidades. Estamos trabalhando para consolidar a unidade, assumindo os desafios do projeto e participando efetiamente na construção de uma Universidade que ofereça um ensino de qualidade, a iniciação à pesquisa científica, a implantação de ensino de pós-graduação e o desenvolvimento de trabalhos de extensão em toda região agreste de Pernambuco.

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Teoria da Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Funcamentos Históricos da Educação
Fundamentos Sociológicos da Educação
10/2011 - 10/2015
Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
10/2007 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Conselho de Administração da UFPE.
10/2007 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão.
01/2009 - 08/2014
Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Educação Intercultural.
02/2009 - 10/2013
Ensino, Educação Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório Intercultural - Educação nas Escolas Indígenas de pernambuco
Laboratório Intercultural - Formação do Professor e Currículo intercultural
10/2007 - 10/2011
Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Vice Diretor de Unidade.
06/2008 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Conselho de Curadores da FADE.
03/2009 - 12/2010
Ensino, Progama de Pós-Graduação em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fenomenologia, ontologia e existencialismo
Filosofia Contemporânea
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação
08/2007 - 01/2008
Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Diretor Interino de Unidade.
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociológicos da Educação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia para Administração
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Atividade de extensão realizada
Pré-acadêmico da Unidade - Ensino básico de língua espanhola.
04/2007 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia.
02/2007 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociológicos da Educação
02/2007 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação
08/2006 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas.
05/2006 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico Institucional da UFPE.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Geral da Educação
03/2006 - 07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à educação

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

03/1989 - 07/1991
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Filosófica
Filosofia da Arte
Filosofia da Educação
Cultura Religiosa
Teoria do Conhecimento
Metodologia Científica
12/1989 - 01/1991
Direção e administração, Curso de Filosofia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA, INSAF, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Direção Pedagógica, Enquadramento Funcional: Direção Pedagógica e Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: DIREÇÃO E ENSINO, Enquadramento Funcional: Direção Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2002 - 12/2005
Ensino, FILOSOFIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia
Novas Tendências Filosóficas
Paidéia e cultura
Teoria do Conhecimento
03/2002 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Filosofia, .

Cargo ou função
Pleno Pedagógico.
02/2003 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Filosofia, Curso de Filosofia.

Atividade realizada
Consultoria Pedagógica.
02/2002 - 12/2004
Direção e administração, Direção Pedagógica e Administração financeira, .

Cargo ou função
Direção Pedagógica e Finceira.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A via ética como elevação do saber outramente que ser
Descrição: Este trabalho de pesquisa, registrado na Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, tem como meta dar continuidade ao projeto de pesquisa realizado no Pós-Doutorado, considerando a revisão de textos produzidos em vista da publicação. Buscamos desenvolver o movimento do outro modo de saber a partir da filosofia da alteridade de Emmanuel Levinas e de outros pensadores contemporâneos que desenvolveram concepções epistemológicas e hermenêuticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Nelio Vieira de Melo - Coordenador.
2014 - 2016
EMMANUEL LÉVINAS E A EDUCAÇÃO: Da desconstrução do Logos à via curta do Saber Outramente.
Descrição: Este trabalho de pesquisa tem como objeto a elaboração de reflexões filosóficas sobre a filosofia da alteridade de Emmanuel Lévinas partindo do viés da desconstrução do fundamento tradicional da metafísica e da ontologia e da aproximação entre a filosofia da alteridade e a filosofia da educação. As etapas de investigações exigem uma revisitação às obras filosóficas que contribuíram para a compreensão da relação ética como via curta do autrement que savoir, da construção do sujeito e da relação intersubjetiva. A última investigação tratará de aspectos pontuais sobre a educação, considerando alguns escritos levinasianos de interpretações da sabedoria judaica do Talmude..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
O Dilema Ético na formação de jovens no Ensino Médio: Estudo da proposta de Educação integral das Escolas de Referências do Estado de Pernambuco
Descrição: A pesquisa se ocupa com a problemática e experiência da educação integral em nossa realidade, assinalando a exigência do cuidadoso exercício de análise e reconhecendo a importância do debate filosófico da educação sobre questões que emergem na comunidade educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nelio Vieira de Melo - Integrante / Maria Betânia do Nascimento Santiago - Coordenador / Conceição Gislane Lima Salles - Integrante / Fernando José do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Os fundamentos da prática educativa em questão
Descrição: Projeto voltado para a pesquisa na área de fundamentos socio-histórico-filosóficos da educação, tendo como base teórica a relação com o outro, ou seja a filosofia da alteridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nelio Vieira de Melo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Outra.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Laboratório de filosofia, política e Direitos Humanos
Descrição: Laboratório de Filosofia, Política e Direitos Humanos; informou que o objetivo geral é atuar na afirmação dos Direitos Humanos no agreste setentrional de Pernambuco, a partir da intervenção acadêmica, da militância em Direitos Humanos e na difusão dos Direitos Humanos através da arte; objetivos específicos: ofertar atividades extensionistas aos estudantes da licenciatura Intercultural Indígena, em particular aos estudantes que não tem PET nem PIBID e necessitam complementar a carga horária de atividades complementares na UFPE; Realizar atividades lúdicas envolvendo música, danças e poesia em escolas e instituições que contribuem na afirmação dos Direitos Humanos na cidade de Caruaru; realizar apoio e orientação jurídica formal a grupos de direitos Humanos e dos animais: Em 2018ampliar o apoio as seguintes organizações: AABMAM, Instituto 4 patas, Grupo Coração de Patas e UDERVA; Realizar e participar de palestras e mesas redondas com a temática dos DH; atividades realizadas: mesas redondas, realização de feira de livros, realização de saraus, apoio a grupos específicos e associações, encaminhamentos de denúncias de maus tratos a vida animal junto ao MP e a Câmara de Vereadores (construção de manifesto com os protetores de animais; proteção dos animais do campus do agreste, preparação de segundo livro do grupo de pesquisa. Participantes: Ana Maria de Barros (coordenação), Ana Maria Tavares Duarte, Tânia Maria Gorette Bazante, Eliana Ismael Costa, Maria Betânia Santiago, Nélio Vieira de Melo, Alexander Viana. Estudantes: Viviane Rauane (Pedagogia), Mestrado: Elizabete Cristina Rabelo (PPGDH), Alan Marcionilo ((PPGDH), André Martins (PPGDH), Risonete Rodrigues (mestranda em Educação e Ciências), Lucimary Passos ? Ilê Dandara, Michele Santos (OAB/Caruaru), Juliana Gouveia (Uninassau e SPM), Perpétua Dantas (ASCES/ UNITA ? SPM), Eliana Soares (Professora da Rede Municipal de Caruaru), Maria José Costa (Conselho da Pessoa Idosa), Adrielmo Moura (ASCES/UNITA), Hérlon Cavalcati (Poeta e Radialista), Rachel Rabelo (Poetisa), Socorro Alves (Coordenadora do Grupo Coração de Patas), Lívia Ferreira e Fagner Fernandes (Instituto 4 patas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nelio Vieira de Melo - Integrante / Maria Betânia do Nascimento Santiago - Integrante / Ana Maria Barros - Coordenador.
2010 - 2016
Programa de Educação Tutorial - PET Indígena
Descrição: Grupo do Programa de Educação Tutorial é um projeto de integração das áreas de ensino, pesquisa e de extensão, com a orientação de estudantes em atividades de natureza teórica e prática vinculadas ao curso de licenciatura Intercultural Indígena do CAA/UFPE. A orientação dos trabalhos estão voltadas para a pesquisa didática voltadas para os saberes de artes, de histórias orais e de saberes da terra dos povos indígenas de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Nelio Vieira de Melo - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Debates Insubmissos
2012 - Atual
Periódico: KÍNESIS (MARÍLIA)
2007 - Atual
Periódico: Prâksis (Novo Hamburgo)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: SÍNTESE - REVISTA DE FILOSOFIA
2012 - Atual
Periódico: Prâksis (FEEVALE)
2010 - Atual
Periódico: Kínesis (Marília)
2011 - 2012
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2017 - 2017
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO
2017 - 2017
Periódico: Coleção Saberes e Práticas Didático-Pedagógicas
2017 - 2017
Periódico: Coleção Saberes e Práticas Didático-Pedagógicas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Sociologia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: EducaçãoEspecialidade: Laboratório Intercultural.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ensino de Filosofia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, N. V.2015MELO, N. V.. Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramente.. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 29, N. 58, p. 703-724, 2015.

2.
MELO, N. V.2003MELO, N. V.. A idéia de fenomenologia em Husserl. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife, n.11, p. 07-14, 2003.

3.
MELO, N. V.2003MELO, N. V.. A modernidade e a crítica à religião. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife, n.12, p. 93-116, 2003.

4.
MELO, N. V.2002MELO, N. V.. A Linguagem como significação e testemunho da transcendência. Veritas (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 47, n.02, p. 131-143, 2002.

5.
MELO, N. V.2002MELO, N. V.. Hermenêutica e o discurso sobre Deus após a crise da Metafísica. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife, v. 05, n.10, p. 157-165, 2002.

6.
MELO, N. V.2002MELO, N. V.. Hermenêutica da solicitação e da libertação do sentido. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife, v. 09, p. 07-29, 2002.

7.
MELO, N. V.2001MELO, N. V.. A consciência intencional segundo Levinas. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife, n.7-8, p. 42-72, 2001.

8.
MELO, N. V.2001MELO, N. V.. Descobrindo o projeto originário. Existência e liberdade no pensamento de J.-P. Sartre. Veritas (Porto Alegre), EDIPUCRS Porto Alegre, v. 46, n.02, p. 187-215, 2001.

9.
MELO, N. V.2000MELO, N. V.. Minha Liberdade como Escolha do Outro. Relendo Sartre vinte anos depois. Caderno de Filosofia (Recife), Recife - PE, v. 2, p. 9-55, 2000.

10.
MELO, N. V.2000MELO, N. V.. Judaísmo e Alteridade. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife - PE, n.5/6, p. 35-105, 2000.

11.
MELO, N. V.1999MELO, N. V.. A Tarefa de fazer filosofia segundo a Fides et Ratio. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife - PE, n.03, p. 5-14, 1999.

12.
MELO, N. V.1999MELO, N. V.. A Ética da Alteridade como Religião do Outro. Perspectivas do Humanismo de Emmanuel Levinas. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife - PE, n.3, p. 41-60, 1999.

13.
MELO, N. V.1999MELO, N. V.. A Metáfora do Rosto e o Humanismo do Outro Homem. Studium (Instituto Salesiano de Filosofia), Recife - PE, n.4, p. 13-30, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELO, N. V.. A ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. v. 01. 311p .

2.
MELO, N. V.. A escolha de si como escolha do Outro. Liberdade e alteridade em Sartre. Recife: INSAF, 2003. v. 01. 137p .

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, N. V.; FREITAS, A. E. C. . Formação para a docência indígena e as experiências do PET-Indígena da UFPE. In: Ana Elisa de Castro Freitas. (Org.). Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil. Povos indígenas e os novos contornos do Programa de Educação Tutorial/Conexões dos Saberes. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2015, v. 1, p. 131-142.

2.
MELO, N. V.; FABRI, M. ; SASS, S. D. ; ROSSATTO, N. D. ; PIRES, C. . Educação e engajamento a partir de Sartre. In: Diego Ecker; Ézio Francisco Salvetti; Cecília Pires. (Org.). Existência e liberdade: diálogos filosóficos e pedagógicos em Jean-Paul Sartre.. 1ªed.Passo Fundo - RS: Ifibe Editora, 2013, v. 06, p. 11-44.

3.
SAYAO, S. C. ; COSTA, P. S. J. ; RIBEIRO, L. M. ; LOPES NETO, W. F. ; GRZIBOWSKI, S. ; FABRI, M. ; FARIAS, A. B. ; CARRARA, O. V. ; MENEZES, M. M. ; CASTRO, F. C. L. D. ; MELO, N. V. . A Filosofia Primeira de Lévinas e a Relação Educativa. In: Sayão, Sandro Cozza. (Org.). Levinas entre nós. 1ed.Recife - PE: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 129-166.

4.
MELO, N. V.. Pensando a Alteridade a partir do Rosto. In: Junior, João Luiz Correia; Marcos Roberto Nunes Costa. (Org.). Os Mistérios do corpo; uma leitura multidisciplinar. : INSAF, 2004, v. , p. 145-164.

5.
MELO, N. V.. Entre eles: proximidade entre Levinas e Derrida. In: Luiz Carlos Susin; Marcelo Fabri; Pergentino Stefano Pivatto; Ricardo Timm de Souza. (Org.). Éticas em Diálogo. Lévinas e o pensamento Contemporâneo: questões e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. 365-380.

6.
MELO, N. V.. A linguagem como significação e testemunho da transcendência. In: Timm de Soza, Ricardo; Oliveira, Nythamar Fernandes de. (Org.). Fenomenologia II. Significado e linguagem. Porto Alegre: EDPUCRS, 2002, v. , p. 317-335.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, N. V.. Entre eles: proximidade entre Levinas e Derrida. In: X Encontro Nacional de Filosofia, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas-SP: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. p. 37.

2.
MELO, N. V.. Alteridade e Judaísmo. Levinas entre a tradição filosófica e a tradição Judaica. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA, 2000, Poços de Caldas - MG. Atas do IX ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA. Campinas - SP: Assoc. Nacional de Pós-Grad. em Filosofia - ANPOF, 2000. p. 18-19.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, N. V.. A VIA ÉTICA COMO ELEVAÇÃO DO SABER OUTRAMENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELO, N. V.. A relação educativa à luz da ética da alteridade de Lévinas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELO, N. V.. Educação e engajamento em Sartre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MELO, N. V.. Diálogos e Alteridade: a Contribuição de Martin Bubber e Emmanuel Levinas à Educação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MELO, N. V.. Educação escolar e formação de professores indígenas em Pernambuco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MELO, N. V.. Pluralidade Cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MELO, N. V.; RODRIGUES, L. A. R. ; SANTIAGO, M. B. N. . Projeto de Curso Normal Superior - Habilitação em Ensino Fundamental - Educação Infantil. 2003.

2.
MELO, N. V.; RODRIGUES, L. A. R. ; SANTIAGO, M. B. N. . Projeto de Curso Nornal Superior - Habilitação em Ensino Fundamental - anos iniciais. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, N. V.; SANTIAGO, M. B. N. . Diálogo, experiência e Formação: os caminhos da filosofia no Ensino Médio do Agreste. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MELO, N. V.. Filosofia e subjetividade na fenomenologia existencial. 2003 (Grupo de Estudos sobre o Existencialismo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LAGE, A. C.; SILVA, E. F.; MELO, N. V.; DANTAS, B. M.. Participação em banca de Márcio Rubens de Oliveira. Angústia e colonialidade do ser: percepção sobre LGBTfobia em estudantes de Licenciatura em Pedagogia e em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
RIBEIRO JUNIOR, N.; MELO, N. V.; CAMPOS, F. V.. Participação em banca de Gregory Pablo Rial Araújo. SENSIBILIDADE ÉTICA EM EMMANUEL LEVINAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

3.
RIBEIRO JUNIOR, N.; MELO, N. V.; ESTRADA, P. C. D.. Participação em banca de Cláudio Teles de Tolêdo Bernardes. SENSIBILIDADE E INFINITO. LEVINAS E A FILOSOFIA DE "OUTRO MODO QUE SER". 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

4.
SANTIAGO, M. B. N.; MELO, N. V.; BARROS, A. M.. Participação em banca de Fabiana Moura Paulino. A formação de mulheres om a linha da vida: sentidos que emergem de experiências na Região Metropolitana de Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SAYAO, S. C.; SANTIAGO, M. B. N.; MELO, N. V.. Participação em banca de Christopher James Eland. O Conceito de Fraternidade em Totalidade e Infinito e suas implicações para os Direitos Humanos. 2016. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Dreher, L. H.; Martins, A. H. C.; MELO, N. V.. Participação em banca de Klinger Scoralick. Subjetividade e Transcendência em Emmanuel Levinas. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
Martins, W.; MORAIS, A. O.; MELO, N. V.. Participação em banca de Geraldo Euclides da Silva. A consciência sartreana do ser. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MELO, N. V.. Participação em banca de Maria Lúcia Lima de Queiroz Santos. Subjetividade como responsabilidade em Levinas: quando a alteridade atravessa o sujeito. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MELO, N. V.. Participação em banca de André Luiz Holanda de Oliveira. A noção de existência autêntica em Kierkegaard. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
VAISMAN, E.; CAMPOS, F. V.; RIBEIRO JUNIOR, N.; SAYAO, S. C.; MELO, N. V.. Participação em banca de Leonardo Meirelles Ribeiro. O Conceito de Justiça para além da ética de Emmanuel Lévinas em Autrement qu'être. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TORREZ, J. V.; TOSI, G.; MELO, N. V.. Participação em banca de Fernando José do Nascimento. Temporalidade e Responsabilidade pelo mundo no pensamento político de Hannah Arendt. 2017. Tese (Doutorado em Progama de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
TORRES, J. V.; MELO, N. V.; SANTIAGO, M. B. N.. Participação em banca de Fernando José do Nascimento. O tempo no pensamento de Hannah Arendt: entre a política e a fenomenologia. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Progama de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
SAYAO, S. C.; MELO, N. V.; PRATA, T. A.. Participação em banca de Flávio Alexandrino Loiola Pinto Barbosa. ALTERIDADE E CONFLITO: O RESPEITO À LIBERDADE DO OUTRO EM JEAN-PAUL SARTRE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Progama de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LAGE, A. C.; SILVA, E. F.; MELO, N. V.. Participação em banca de Márcio Rubens de Oliveira. LGBTFOBIA NO ENSINO SUPERIOR: ANGÚSTIA E SUBJETIVIDADE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTIAGO, M. B. N.; MELO, N. V.. Participação em banca de Maria Gabriella de Souza Alves.Formação Humana no contexto da educação integral: reflexões à luz da teoria crítica de Adorno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTIAGO, M. B. N.; MELO, N. V.. Participação em banca de Juliane Luiza da Silva.O pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo Hannah Arendt. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
NASCIMENTO, F. J.; MELO, N. V.. Participação em banca de Vanilda Aparecida Silva.A educação na escola de referência: entre a formação de sujeitos críticos e a educação compensatória.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MELO, N. V.. Participação em banca de Ranúzia Moreira de Lima Netta.Transformações curriculares: o singular e o múltiplo na formação ética dos jovens da Escola de Referência de Panelas-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MELO, N. V.. Participação em banca de Marcos Antônio Silva de Souza.CRÍTICA DE KARL POPPER AO MARXISMO: UMA REFUTAÇÃO À PRETENSÃO HISTORICISTA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA.

6.
MELO, N. V.. Participação em banca de Francisco Eliano Bezerra de Queiroz.A NOÇÃO DE CULTURA DO SIMULACRO EM JEAN BAUDRILLARD. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA.

7.
MELO, N. V.. Participação em banca de GILBERTO ANTÔNIO DA SILVA.KARL POPPER E A FALSEABILIDADE COMO CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELO, N. V.. Concurso para rofessor substituto de filosofia. 2010. Instituto Federal de Pernambuco.

2.
MELO, N. V.; Santos, E. H.. Concurso para professor substituto em Educação Escolar Indígena. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MELO, N. V.. Banca examinadora da Área Específica de Metodologia do Ensino da Matemática. 2006. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina.GT 01 - Movimentos Sociais e Epistemologias de Luta. 2017. (Seminário).

2.
I Seminário História e Culturas dos Povos Indígenas.As ações do Estado para o Ensino da temática indígena. 2014. (Seminário).

3.
V Semana Teológico-Filosófica - FAFICA.Alteridade na Sociedade Contemporânea. 2007. (Simpósio).

4.
II Semana de Arte e Cultura.ENSAIO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO OUTRO. 2005. (Outra).

5.
XXVI SEMANA DE FILOSOFIA DA UNICAP.FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL EM SARTRE. 2005. (Outra).

6.
Projeto Cinco e Meia.O MODO DE SER DA ALTERIDADE PARA SARTRE E LEVINAS. 2004. (Outra).

7.
MESA REDONDA "ÉTICA DA ALTERIDADE".ÉTICA DA ALTERIDADE EM LEVINAS. 2003. (Outra).

8.
WORKSHOP: A HERMEÊUTICA EM DEBATE - HERMENÊUTICA E FILOSOFIA, LINGUAGEM, ARTE E CIÊNCIAS.A HERMENÊUTICA ALÉM DA ESSÊNCIA. 2003. (Outra).

9.
X ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA.ENTRE ELES: PROXIMIDADE ENTRE LEVINAS E DERRIDA. 2002. (Encontro).

10.
IX ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA.ALTERIDADE E JUDAÍSMO. 2000. (Encontro).

11.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA.FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA. 1999. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rosemiro Ferreira de Almeida. Construção do Sujeito nas interfaces do outro como alteridade: experiência com Emmanuel Levinas em sala de aula. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Progama de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Nilton Guimarães da Silva. Obstáculos Epistemológicos no Ensino de Filosofia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Francis Mary Soares Correia da Rosa. ALÉM DO OCIDENTE ENSINAR FILOSOFIA A PARTIR DA PEDAGOGIA DO OUTRO EM LEVINAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Progama de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
José Jardel Silva Mergulhão. Estudo crítico da relação entre sociedade, educação e escola a partir da sociologia de Pierre Bourdieu.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexsandro Junior de Santana. As bases epistemológicas da teoria dos Valores em Max Scheler. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

2.
Erbson Rodrigues de O. Silva. Libertar o Outro. O Humanismo de Enrique Dussel. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

3.
Fábio José de Farias Leite. Liberdade como expressão da Religiosidade em E. Kant. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

4.
Marcelo Alves Santos. A Concepção Antropológica do Prazer em Nietzsche. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

Iniciação científica
1.
Cleandro de Oliveira Pessoa. As bases ontológicas da vida política em Hannah Arendt. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

2.
Flávio Alexandrino Loiola Pinto Barbosa. Liberdade e tolerância na concepção de alteridade de Jean-Paul Sartre. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

3.
Fernando José do Nascimento. O Sentido do Humano na obra. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelio Vieira de Melo.

4.
ADRIANA MARIA COUTINHO. DO CUIDADO: A RACIONALIDADE ÉTICA DE EMMANUEL LÉVINAS. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em FILOSOFIA) - INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelio Vieira de Melo.




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