Osvaldo Succi Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5932844153538165
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui licenciatura e bacharelado em Letras com habilitação em português pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Teaching English to speakers of other languages pela State University of New York at Albany (1989), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e é tecnólogo em Multimídia Computacional pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Atualmente é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC - Americana) e da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Linguística de Corpus, Ensino de Línguas para Fins Específicos, Ensino Híbrido, projetos internacionais, internacionalização no ensino superior, novas tecnologias aplicadas ao ensino de idiomas, Cultura e ensino-aprendizagem de idiomas e Português como Segunda Língua / Língua Estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osvaldo Succi Junior
Nome em citações bibliográficas
SUCCI, O.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia Têxtil de Americana.
Rua Emílio de Menezes, s/n Gleba B
Jardim Amorim
13469111 - Americana, SP - Brasil
Telefone: (19) 34065776
URL da Homepage: http://www.fatec.br/html/fatecam/index.php


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A utilização da Lingüística de Corpus e da Gramática de Padrões na análise de alguns adjetivos presentes em um livro didático de Inglês para Negócios,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Dr. Antonio Paulo Berber Sardinha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inglês Instrumental; Lingüística de Corpus; Novas Tecnologias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Lingüística de Corpus.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1987 - 1989
Mestrado em Teaching English To Speakers Of Other Languages.
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.
Título: Code-switching,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Dr Rose Weber.
Palavras-chave: Code-switching.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em Tecnologia em Multimídia Computacional.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Licenciatura/Bacharelado Letras Habilitação Port..
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Capacitação docente para educação a distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Buscando novos caminhos: Inglês Instrumental. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Critérios de avaliação e desenhos de curso. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Metodologia de Ensino de Língua Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Treinamento em Estratégias Instrucionais Aplicadas. (Carga horária: 53h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público - Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 12

Atividades

08/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia de Americana, .

Cargo ou função
Responsável pela Internacionalização.

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, Letras.

Cargo ou função
Membro de Conselho de Curso.
2/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Estudo da Linguagem
Língua Inglesa
Métodos e Técnicas de Produção Científica
Morfossintaxe
Linguística Aplicada
Trabalho de Conclusão I
Estágio Supervisionado I
1/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Gestão e Negócios, Turismo.

Cargo ou função
Membro de Conselho de Curso.
8/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, Letras.

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho da Área de Línguas Estrangeiras.
2/2004 - 12/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
3/1991 - 12/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Grupo de Pesquisa

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Linguística, .


Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Recursos Humanos, Carga horária: 40

Atividades

9/1996 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Inglês Instrumental
Iniciação à Pesquisa
2/2002 - 6/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Tradução e Versão

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Desenvolvimento Profissional, Carga horária: 40

Atividades

6/1995 - 9/1996
Direção e administração, Centro de Tecnologia Em Gestão de Negócios, .

Cargo ou função
Coordenador de curso para executivos.
9/1993 - 5/1995
Direção e administração, Senac Campinas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Idiomas.

Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino, IPEP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

8/2004 - Atual
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa e Instrumental


Linhas de pesquisa


1.
Formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira sob o enfoque dos multiletramentos e da transculturalidade - cico 3


Projetos de pesquisa


1993 - 1994
Análise de materiais didáticos para a disciplina língua inglesa no Curso de Letras"
Descrição: O projeto visava a auxiliar os professores de língua inglesa do Curso de Letras da Unimep a criar critérios acadêmicos para a seleção de material didático e, em seguida, aplicação dos parâmetros aos títulos comerciais disponíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Osvaldo Succi Junior - Coordenador / Heidi Amaral Beduschi - Integrante.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Impulso (Piracicaba)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino Aprendizagem de Inglês.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Cultura e Ensino de Idiomas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tecnologia e Ensino de Idiomas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística de Corpus.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Lenna Visiting Professor, The Lenna Foundation / Saint Bonaventure University / Jamestown Community College.
2014
Destaques do Ano 2014 - Parcerias Acadêmicas, Guia do Estudante - Santander Universidades.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SUCCI, O.2013SUCCI, O.; GATTOLIN, S. R. B. . BUSCANDO ENTENDER A PERSPECTIVA CULTURAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS. Revista Desempenho, v. 19, p. 01-15, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIAZZALUNGA, R. ; BARRETTO, S. F. A. ; SUCCI, O. . Learning Engineering in Cyberspace: a pedagogical model with an international perspective. In: 5th UICEE Annual Conference of Engineering Education: student -centred engineering education, 2002, Chennai. 5th UICEE Annual Conference of Engineering Education: student -centred engineering education CONFERENCE PROCEEDINGS. Melbourne, Australia: UNESCO International Centre for Engineering Education, 2002. p. 75-78.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SUCCI, O.. Cultura no Ensino de Inglês para Negócios. In: II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012, São Paulo. II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos - Caderno de Resumos, 2012. p. 66-66.

2.
SUCCI, O.; GATTOLIN, S. R. B. . Enfatizando o vocabulário nas aulas de Instrumental voltado à leitura: como e por quê?. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos do VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. São Paulo: Associação de Linguistica Aplicada no Brasil, 2004. p. 51-51.

3.
SUCCI, O.. Utilizando a Lingüística de Corpus para a análise de itens lexicais e gramaticais em cursos de Inglês Instrumental. In: 13 INPLA: Metodologias de pesquisa em Lingüística Aplicada, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos 13 INPLA: Metodologias de pesquisa em Lingüística Aplicada. São Paulo: LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguistica Aplicada em Estudo da Linguagem - PUC/SP, 2003. p. 142-142.

4.
SUCCI, O.. Aplicações Práticas da Lingüística de Corpus: um exemplo de curso de ESP (Business English) voltado à leitura. In: 12 INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada), 2002, São Paulo. Caderno de Resumos 12 INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada). São Paulo: LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguistica Aplicada em Estudos da Linguagem da PUC/SP, 2002. p. 208-208.

5.
SUCCI, O.. How to Use Corpus Linguistics in your English Class. In: The 4th Southern Cone Tesol Convention, 2001, Curitiba. Proceeding The 4th Southern Cone Tesol Convention. Curitiba: Cone Tesol, 2001. p. 84-84.

6.
SUCCI, O.. It takes two to tango: Como a Lingüística de Corpus pode atuar junto a cursos de Inglês Instrumental. In: 11º INPLA, 2001, São Paulo. Caderno de Resumos 11º INPLA. São Paulo: LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguistica Aplicada em Estudos da Linguagem da PUC/SP, 2001. p. 41-41.

7.
SUCCI, O.. Lingüística de Corpus e a Gramática nossa de cada dia. In: 10º INPLA, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos 10º INPLA. São Paulo: LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguistica Aplicada em Estudos da Linguagem da PUC/SP, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
RUBIN, Jon ; GUTH, S. ; BESSANA, G. ; SUCCI, O. . Innovative internationalization strategies for virtual exchange: collaborative online international learning (COIL). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Guth, Sarah ; HAUG, E. ; MCCAULEY, J. ; SUCCI, O. ; WINDLE, H. . Developing and implementing COIL Courses: models and methods. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SUCCI, O.; MOREIRA, C. A. A. . Projeto COIL da Fatec Americana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SUCCI, O.; MOREIRA, C. A. A. . COIL Experiences. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GATTOLIN, S. R. B. ; SUCCI, O. ; BRANCO, L. M. G. C. ; MOREIRA, C. A. A. ; SAES, M. E. L. ; SOUZA, L. . O papel do professor de idiomas nos processos de internacionalização institucional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SUCCI, O.. Perspectivas culturais em atividades colaborativas online: influências no ensino-aprendizagem de idiomas do tecnólogo em Gestão Empresarial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SUCCI, O.. Perspectivas culturais e o livro didático de Inglês para Negócios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SUCCI, O.. Cultura no ensino de Inglês para Negócios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARRETTO, S. F. A. ; SUCCI, O. . Combining interactivity and improved layout while creating educational software for the Web. Amsterdã: Pergamon / Elsevier Science Ltd, 2003. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SUCCI, O.. Tutor em curso de inglês online. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SUCCI, O.. Ferramentas de tradução: to Google or not to Google. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SUCCI, O.. Perspectivas para o profissional de línguas no Brasil. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GARBERO, R. F.; SUCCI, O.; PEZZO, A. P.. Comissão Especifica para a seleção de docente da disciplina de Espanhol II do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. 2015. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

2.
SUCCI, O.; SAES, M. E. L.; BRANCO, L. M. G. C.. Concurso público de provas e título (Processo CEETEPS no 3915/2013). 2013. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

3.
SUCCI, O.. Concurso Público de Provas e Títulos - Processo CEETEPS número 528/2011. 2011. Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

4.
SUCCI, O.. Concurso Público de Provas e Títulos - Processo CEETEPS número 10052/2010. 2011. Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

5.
SUCCI, O.; CORDENONSSI, A. M.; COLASANTE, R. C.. Seleção Externa de Professores em regime de horas/aula. 2011. Universidade Metodista de Piracicaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COIL Conference 2018. 2018. (Congresso).

2.
Faubai Conference 2017: New trends on internationalization of HE - Social engagement and innovation.'Innovative Internationalization Strategies for Virtual Exchange: Collaborative Online International Learning (COIL)',. 2017. (Simpósio).

3.
Encontro Pedagógico.Projeto COIL da Fatec Americana. 2016. (Outra).

4.
III CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica.O papel do professor de idiomas nos processos de internacionalização institucional. 2016. (Outra).

5.
UNESP & COIL - Collaborative Online International Learning.COIL Experiences. 2016. (Oficina).

6.
7th SUNY COIL Conference.Approaching Future Managers COIL Project: A Partnership Between SUNY Ulster - Fatec Americana. 2015. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SUCCI, O.. II English Language and Culture Immersion Program. 2011. (Outro).

2.
SUCCI, O.. 2o Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Tecnológica. 2009. (Congresso).

3.
SUCCI, O.. Curso de Imersão Língua e Cultura. 2007. (Outro).

4.
SUCCI, O.. Curso de Imersão em Inglês. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
ALINE DE OLIVEIRA LEONEL. THE USE OF COMICS TO IMPROVE STUDENTS' INTEREST IN LITERATURE. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

2.
INTERCULTURALISM IN EFL COURSEBOOKS. INTERCULTURALISM IN EFL COURSEBOOKS. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

3.
DAIANE DA SILVA QUICINE. FANSUBBING AND COMERCIAL SUBTITLING IN BRAZIL A COMPARATIVE STUDY USING THE AMERICAN TV-SERIE GOSSIP GIRL. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

4.
LUIS GUILHERME SOUTO JARDIM. O IMPACTO SOCIO-LINGUÍSTICO DA IMIGRAÇÃO AMERICANA EM SANTA BÁRBARA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

5.
PATRICIA GABRIELA PARIZOTTO SETTEN. ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES: AVIATION ENGLISH. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

6.
GISELE MARIA MENDES. EMPOWERING STUDENTS THROUGH CRITICAL PEDAGOGY IN EFL CLASSES IN PUBLIC SCHOOLS IN BRAZIL THROUGH TEACHERS AWARENESS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

7.
Carolina Lovato. MOTIVATION IN SECOND LANGUAGE ACQUISITION - GARDNERS SOCIO-EDUCATIONAL MODEL. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

8.
LARISSA CORROCHER. FARMVILLE GAME: A TOOL FOR LEARNING ENGLISH?. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

9.
LÉA BALTIERI INOCÊNCIO FURLAN. A língua inglesa como instrumento mediador de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para coreanos. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

10.
MARCOS ANTONIO CORTE FONSECA JÚNIOR. TRANSCREATION: ADAPTANDO UM VIDEOGAME PARA A CULTURA BRASILEIRA. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

11.
JOSIANE CRISTINA DOS SANTOS LISBOA. COMO UMA CONSULTORIA EM IDIOMAS GERENCIA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

12.
VANESSA CORREA DA SILVA BUENO. A ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO EM UM CURSO DE INGLÊS: UMA ALTERNATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.

13.
Thiago de Carvalho Ramos. Orientação de monitoria para a disciplina Leitura e Produção Textual em Inglês II. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Osvaldo Succi Junior.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SUCCI, O.; MOREIRA, C. A. A. . Projeto COIL da Fatec Americana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SUCCI, O.; MOREIRA, C. A. A. . COIL Experiences. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GATTOLIN, S. R. B. ; SUCCI, O. ; BRANCO, L. M. G. C. ; MOREIRA, C. A. A. ; SAES, M. E. L. ; SOUZA, L. . O papel do professor de idiomas nos processos de internacionalização institucional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RUBIN, Jon ; GUTH, S. ; BESSANA, G. ; SUCCI, O. . Innovative internationalization strategies for virtual exchange: collaborative online international learning (COIL). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Guth, Sarah ; HAUG, E. ; MCCAULEY, J. ; SUCCI, O. ; WINDLE, H. . Developing and implementing COIL Courses: models and methods. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Teve o projeto para "Parceria Internacional entre FATEC e SUNY" aprovado e passou a receber 8 horas semanais para desenvolvimento do mesmo a partir de setembro de 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:31:15