Fábio Alexandre Costa Mota

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  • Última atualização do currículo em 10/08/2017


Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2010) em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas e Bacharelado/Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Ênfase em Química Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Alexandre Costa Mota
Nome em citações bibliográficas
MOTA, F. A. C.;Fábio Alexandre Costa Mota

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, CMZL.
Avenida Cosme Ferreira
Aleixo
69083000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 984357790


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Avaliação da espécie vegetal Alocasia macrorrhiza como fitorremediadora de metais potencialmente tóxicos, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Genilson Pereira Santana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Hiperacumuladora; Fitoextração de Ni; Acumulação de Zn; áreas degradadas; Acumulação de Cr.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2010
Mestrado em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um fotômetro com fins didáticos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Genilson Pereira Santana.
Bolsista do(a): Agência de Apoio á Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2004
Graduação em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1995 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Química.
Escola Técnica Federal do Amazonas, ETFAM, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Contrato, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Amazonas, SEDUC-AM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2016
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Ambev, AMBEV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Técnico Químico, Enquadramento Funcional: Técnico Químico, Carga horária: 48


Moto Honda da Amazônia S A, MOTO HONDA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1999 - 12/1999
Estágios , Galvanoplastia, .

Estágio realizado
Operação de máquina galvanizadora.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Scientia Amazonia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: química ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Pio, M. C. S.2017Pio, M. C. S. ; MOTA, F. A. C. ; SANTANA, G. P. . Performance of constructed wetland in the decontamination of water contaminated with potentially toxic metals: efficiency of the consortium Pistia stratiotes and Alocasia machorriza. REVIEW OF RESEARCH, v. 6, p. 1-7, 2017.

2.
2MOTA, F. A. C.2016 MOTA, F. A. C.; SANTANA, G. P. . Plantas e metais potencialmente tóxicos - Estudos de fitorremediação no Brasil. Scientia Amazonia, v. 5, p. 22-36, 2016.

3.
3MOTA, F. A. C.2016 MOTA, F. A. C.; SARGENTINI JUNIOR, E. ; SANTANA, G. P. . Potencial de fitorremediação da Alocasia macrorrhiza para Co, Cu, Ni e Zn. Scientia Amazonia, v. 5, p. 11, 2016.

4.
4MOTA, F. A. C.2012MOTA, F. A. C.; SANTANA, G. P. . Sistemas fotométricos home-made que usam LED e LDR. Scientia Amazonia, v. 1, p. 23-27-27, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTA, F. A. C.; Denny Mesquita ; FARIAS, S. A. . Uso de materiais alternativos no Ensino de química: o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. In: Ferraz, D.F.; Santos, F.S.dos; Francisco, A.C.de. (Org.). Reflexões em ensino de Ciências 2. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 102-112.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, F. A. C.; G, J. A. . Instrumentos didáticos para abordagem de tópicos de química de 3° ano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MOTA, F. A. C.. Abordagem didática de instrumentação espectrofotométrica usando materiais não convencionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MOTA, F. A. C.; SANTANA, G. P. . Metais potencialmente tóxicos em solos ? Um caso no Pólo Industrial de Manaus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOTA, F. A. C.. Materiais alternativos na experimentação ? Facilitando a prática educativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MOTA, F. A. C.; Denny Mesquita ; FARIAS, S. A. . Uso de materiais alternativos no Ensino de química - O aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOTA, F. A. C.; SANTANA, G. P. . Desenvolvimento de um fotômetro com fins didáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14° SIMPEQUI - Simpósio Brasileiro de Educação Química.Abordagem didática de instrumentação espectrofotométrica usando materiais não convencionais. 2016. (Simpósio).

2.
56° CBQ - Congresso Brasileiro de Química. Metais potencialmente tóxicos em solos - Um caso no Pólo Industrial de Manaus. 2016. (Congresso).

3.
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uso de materiais alternativos no Ensino de química - O aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. 2015. (Encontro).

4.
52° CBQ - Congresso Brasileiro de Química. Desenvolvimento de um fotômetro com fins didáticos. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Jackeline Amazonas Gadelha. Intrumentos didáticos para abordagem de tópicos diversos de química de 3° ano. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agroecologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Fábio Alexandre Costa Mota.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2MOTA, F. A. C.2016 MOTA, F. A. C.; SANTANA, G. P. . Plantas e metais potencialmente tóxicos - Estudos de fitorremediação no Brasil. Scientia Amazonia, v. 5, p. 22-36, 2016.

2.
3MOTA, F. A. C.2016 MOTA, F. A. C.; SARGENTINI JUNIOR, E. ; SANTANA, G. P. . Potencial de fitorremediação da Alocasia macrorrhiza para Co, Cu, Ni e Zn. Scientia Amazonia, v. 5, p. 11, 2016.

3.
4MOTA, F. A. C.2012MOTA, F. A. C.; SANTANA, G. P. . Sistemas fotométricos home-made que usam LED e LDR. Scientia Amazonia, v. 1, p. 23-27-27, 2012.


Livros e capítulos
1.
MOTA, F. A. C.; Denny Mesquita ; FARIAS, S. A. . Uso de materiais alternativos no Ensino de química: o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. In: Ferraz, D.F.; Santos, F.S.dos; Francisco, A.C.de. (Org.). Reflexões em ensino de Ciências 2. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 102-112.


Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, F. A. C.; Denny Mesquita ; FARIAS, S. A. . Uso de materiais alternativos no Ensino de química - O aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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