Fábio Theoto Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7519833334802321
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Possui graduação em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2001) e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (2009). Foi bolsista (2010-2013) da FAPITEC/CNPq em um programa DCR no IPTI - Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação. Foi bolsista (2013-2016) da Capes através do PNPD no Departamento de Engenharia Elétrica da FEI. Atualmente é bolsista de estágio pós-doutoral pela Capes no Centre for Neuroscience in Education na Universidade de Cambridge. Trabalha com pesquisas acerca do funcionamento neural envolvido com o aprendizado, com o desenvolvimento das habilidades linguísticas e matemáticas, com o comportamento e processo decisório. Foi sócio-diretor da EINA - Estudos em Inteligência Natural e Artificial Ltda entre 2002 e 2012. Foi sócio e coordenador do CAAPE - Centro de Avaliação e Apoio Pedagógico Especializado entre 2006 e 2008. Utiliza técnicas de mapeamento cerebral através do registro do eletroencefalograma, baseadas em modelos matemáticos e de neurociências. Divulga o conhecimento assim adquirido através de cursos de extensão e disciplinas afins. Cria e aplica tecnologias de avaliação e ensino baseadas no conhecimento das neurociências e concretizadas com ferramentas de informática de autoria própria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Theoto Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, Fábio Theoto;Rocha, Fábio Theoto;Fábio Theoto Rocha;ROCHA FT;ROCHA, FABIO THEOTO;THEOTO ROCHA, FABIO;ROCHA, F.

Endereço


Endereço Profissional
University of Cambridge, Centre for Neuroscience in Education.
Downing Street
Downing Site
CB23EB - Cambridge, - Inglaterra
Telefone: (1223) 333550
URL da Homepage: https://www.cne.psychol.cam.ac.uk/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Doutorado em Ciências.
Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: Sistema informatizado para avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo Massad.
Palavras-chave: Lingüística; Neurociências; Mapeamento Cerebral; Teoria de rede; Dislexia; Eletroencefalograma.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Cerebral.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.
1998 - 2001
Graduação em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A atividade cerebral na decodificação de diferentes tipos de textos..
Orientador: Armando Freitas da Rocha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Centre for Neuroscience in Education, University of Cambridge, CNE, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Neurociências.
2013 - 2016
Pós-Doutorado.
Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
2010 - 2013
Pós-Doutorado.
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, FAPITEC/SE, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.


Atuação Profissional



Centre for Neuroscience in Education, University of Cambridge, CNE, Inglaterra.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 37

Atividades

06/2017 - Atual
Estágios , Department of Psychology, .

Estágio realizado
Musical training programme focused on reading learning.

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

12/2013 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário da FEI, Departamento de Engenharia Elétrica.

2015 - 2015
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa Científica

Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador e desenvolvedor de sistemas

Atividades

2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Disciplina de Informática Médica, .

Linhas de pesquisa
Mapeamento Cerebral

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, IPTI/SE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador e desenvolvedor de sistemas

Atividades

01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação, .


Estudos em Inteligência Natural e Artificial, EINA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Sócio Gerente, Enquadramento Funcional: Coordenador

Atividades

06/2002 - 12/2012
Direção e administração, Estudos em Inteligência Natural e Artificial, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
01/2002 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Enscer, .

01/2005 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Projeto Enscer, .

Treinamentos ministrados
Treinamento dos profissionais da APAE-Jundiaí-SP no atendimento de alunos com necessidades especiais através das atividades do programa de avaliação e ensino do Projeto Enscer.
02/2003 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Projeto Enscer, .

Treinamentos ministrados
Treinamento dos profissionais da rede pública de ensino do Município de Mogi das Cruzes no atendimento de alunos com dificuldades, distúrbios ou deficiências de aprendizagem através das atividades do programa de avaliação e ensino do Projeto Enscer.

Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

01/2011 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biociências.


Centro de Avaliação e Apoio Pedagógico, CAAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Administrador e Coordenador

Atividades

02/2006 - 12/2008
Direção e administração, Centro de Avaliação e Apoio Pedagógico, .

Cargo ou função
Administrador e coordenador da área pedagógica.

Centro de Lazer Integrado a Projetos, CLIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador

Atividades

01/2002 - 12/2006
Treinamentos ministrados , Educação Infantil e Ensino Fundamental, .

Treinamentos ministrados
Treinamento dos profissionais no atendimento de alunos com dificuldades, distúrbios ou deficiências de aprendizagem através das atividades do programa de avaliação e ensino do Projeto Enscer.

Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço
Outras informações
Auxiliei as aulas de Neurociências e Economia, elaborando os questionários acerca de personalidade respondidos pelos alunos e que foram correlacionados com seus desempenhos nas outras disciplinas.

Atividades

02/2008 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , Escola de Economia de São Paulo, .

Serviço realizado
Apoio técnico na disciplina de neuro-economia..

Instituto Japi de Ensino Superior, IJES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2006 - 12/2007
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais
Teorias e Práticas do Desenvolvimento da Aprendizagem

Faculdade Pitágoras, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2008 - 12/2008
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e Práticas do Desenvolvimento da Aprendizagem
02/2008 - 10/2008
Ensino, Neurociências e Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Neuro-Cognitiva
Emoção e Comportamento
Dislexia
Cérebro e Linguagem
Discalculia
Cérebro e Matemática
Inteligência : um visão neurocientífica
Memória e Aprendizado

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

01/2000 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes, .



Linhas de pesquisa


1.
Neuro-Educação

Objetivo: O mapeamento cerebral envolvido com atividades de leitura e aritmética direcionam a criação de uma metodologia para avaliação e ensino mais condizente com as etapas de desenvolvimento neurocognitivo..
2.
Neuro-Economia

Objetivo: Essa linha de pesquisa combina teorias e métodos das neurociências e economia para estudar o processo de tomada de decisão..
3.
Mapeamento Cerebral

Objetivo: Através dos dados de atividade cerebral coletados com o uso do eletroencefalograma desenvolve-se técnicas de processamento para geração de mapas da organização neural cortical associada a diversos tipos de tarefas apresentadas ao voluntário..
4.
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem e construção participativa de um novo modelo de ensino

Objetivo: O conhecimento das neurociências permite hoje uma melhor caracterização das condições cognitivas de aprendizagem das crianças referente ao currículo escolar, o que permite criar métodos de ensino mais inclusivos. Aplicar esses conhecimentos na prática de sala de aula é o desafio dessa linha de pesquisa que envolve professores do Ensino Fundamental em uma população de risco sócio-econômico..
5.
Desempenho Escolar Inclusivo na Perspetiva Multidisciplinar

Objetivo: Analisar os métodos existentes de avaliação do aprendizado escolar e desenvolver ferramentas que considerem a incidência dos possíveis distúrbios de aprendizagem na população avaliada..
6.
Mapeamento Cognitivo Cerebral com uso de eletroencefalografia
7.
Mapeamento Cognitivo Cerebral


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Um programa de educação musical para desenvolvimento da habilidade de leitura
Descrição: Os objetivos do presente projeto são: A) a criação de um programa educativo voltado para a percepção musical, com o intuito de favorecer a consciência fonológica e consequentemente a habilidade de leitura e escrita em alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental; B) promover um auxílio para melhora das capacidades de leitura de crianças que possam apresentar um distúrbio de aprendizado da leitura, dislexia; C) transferir para o material pedagógico do IPTI as atividades musicais com a descrição das suas práticas, criadas pela parceira bi-lateral entre pesquisador e professor, de forma que possam ser replicadas dentro do projeto de educação que o instituto desenvolve no município de Santa Luzia do Itanhy-SE e no estado de Sergipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Aquisição, interpretação e reconhecimento de sinais cognitivos em jogos de xadrez
Descrição: Por proporcionar um ambiente compacto e controlado para questionamentos fundamentais sobre o raciocínio humano, o xadrez tem atraído ao longo das últimas décadas o desenvolvimento de diversos trabalhos acadêmicos em áreas distintas do conhecimento científico. Este projeto tem como finalidade entender o processo de aquisição, interpretação e reconhecimento de sinais cognitivos em jogos de xadrez para compreender como aspectos distintos da cognição humana interagem entre si para execução desta tarefa mental complexa. Pretende-se adquirir e interpretar os movimentos oculares e os sinais de eletroencefalografia de enxadristas com diferentes níveis de experiência para reconhecer possíveis padrões cognitivos visuais e de mapeamento cerebral durante jogadas específicas de uma partida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fábio Theoto Rocha - Integrante / Carlos Eduardo Thomaz - Coordenador / Gilson Antonio Giraldi - Integrante / Davy Maurice D'Israel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
Desempenho escolar inclusivo na perspectiva mutidisciplinar
Descrição: 1- Estimativa da Influência dos Distúrbios de Aprendizagem nos Índices de Desempenho Escolar em Língua, Matemática e Iniciação à Ciência; 2- Produção de Materiais Formativos e Instrucionais que contemplem o Enfrentamento das Dificuldades de Aprendizagem, como Dislexia, Discalculia, Deficit de Atenção e Hiperatividade; 3- Estudo da Influência da Tecnologia dos Meios de Testagem no Resultado Final de Testes de Desempenho em Língua, Matemática e Iniciação à Ciência; 4- Estudo da Correlação entre o Desempenho Escolar em Língua e Matemática e Iniciação à Ciências.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (16) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fábio Theoto Rocha - Integrante / Acácio Alexandre Pagan - Coordenador / Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto - Integrante / Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Integrante / Graciela da Silva Oliveira - Integrante / André Amaral Gonçalves Bianco - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Estudo das condições neurocognitivas e acompanhamento do progresso escolar dos alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Santa Luzia do Itanhy ? SE
Descrição: O objetivo desse projeto foi realizar a avaliação das condições de aprendizagem em linguagem e matemática dos alunos da rede municipal de Santa Luzia do Itanhy ? SE com uso de software educativo. Além da avaliação pedagógica, foi realizado um levantamento do histórico de desenvolvimento junto às mães dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Os mesmos passaram a ser atendidos em laboratório de informática com uso do software educativo do projeto Enscer. Um material pedagógico complementar foi impresso para uso em sala de aula pelos professores com acompanhamento e orientações quinzenais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
The Neuroeconomics of emotional conflicts in moral dilemma judgment
Descrição: We are used to think about moral judgment as a predominantly rationally based decision making. But emotion is a key issue on decision-making because it arose in nature as the tool to assess how adequate is animal behavior in adapting the animal to its environment. Neuroeconomics has the purpose to ground economic models in the biological substrate of the brain for decision-making. We used neuroeconomic tools to model experimental results on moral dilemma judgment and voting-decision on firearm control. Our model involves both an emotional component and a cognitive factor in the estimation of the expected utility of conflicting dilemma (voting) propositions. This conflict is the major component determining the decision-making probability. The agreement between our experimental and the theoretical response time distribution seems to validate the proposed model. The EEG activity recorded during dilemma judgment is also in agreement with our theoretical propositions. Our results contribute to make neuroeconomic models predictive and explanatory..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
The neuroeconomics of shopping-related decision-making
Descrição: Neuroeconomic modeling has being proposed as a predictive and explanatory formalization of human decision-making. We used the measure of the entropy of the EEG activity correlation to study shopping-related decision-making, and economic modeling to formalize our experimental results. The model involves both an emotional component and a cognitive factor in the estimation of the expected utility of products or processes. The conflict established between competing products or processes is assumed to be a major component determining the decision-making probabilities. The agreement between the experimental and the theoretical decision-making time distribution seems to validate the proposed model and to make an important argument in favor of neuroeconomic modeling of decision-making..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Mapeamento cerebral de crianças e adultos durante a solução de atividades de aritmética.
Descrição: Foi realizado o mapeamento cerebral de crianças e adultos de ambos os sexos durante a solução de atividades de adição, subtração, multiplicação e divisão. Encontrou-se diferenças na organização neural dos 4 grupos, mostrando que os adultos necessitaram uma menor computação neural em relação às crianças e que os voluntários do sexo masculino dos 2 grupos também necessitaram de uma menor computação neural em relação aos voluntários do sexo feminino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2002
Atividade cerebral responsável pela compreensão e produção da Língua Brasileira de Sinais.
Descrição: O mapeamento cerebral realizado em crianças e adolescentes portadores de deficiência auditiva mostrou que a compreensão da Língua Brasileira de Sinais depende de circuitos neurais semelhantes àqueles envolvidos com a compreensão de uma língua verbal oral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
A atividade cerebral na decodificação de diferentes tipos de textos
Descrição: Foi realizado o mapeamento cerebral de 4 grupos de adultos durante a compreensão de um texto humorístico e de um texto neutro, ambos foram apresentados com e sem ilustrações. Os grupos puderam ser divididos em indivíduos mais verbais e indivíduos mais visuais, pois em seu mapeamento cerebral alguns indivíduos, aos quais foram apresentados os textos ilustrados, mostraram maior participação de áreas do lóbulo temporal esquerdo associado ao processamento da linguagem, enquanto que outros indivíduos, aos quais foram apresentados os textos sem ilustração, mostraram maior participação de áreas do hemisfério direito associadas ao processamento visual imaginário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Synapse - uma tecnologia educacional baseada nas neurociências
Descrição: O objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria das condições de ensino/aprendizagem dos conteúdos de linguagem e matemática, através da utilização de tecnologia educacional baseada em recentes descobertas das Neurociências e no emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2009
Sistema informatizado para avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem
Descrição: Foi desenvolvido um sistema informatizado com banco de dados para avaliação das habilidades neurocognitivas de linguagem, matemática e comportamento. Esse sistema inclui questionários acerca do histórico de desenvolvimento, atividades eletrônicas de avaliação da linguagem e da matemática e software para análise do registro do eletroencefalograma registrado durante a solução das atividades eletrônicas. O sistema calcula a performance do usuário nas atividades e indica o seu nível dentro do programa de atividades de ensino. Pelo desempenho do alunos nas atividades eletrônicas, pelas respostas aos questionários e pelo resultado do mapeamento cerebral é possível diagnosticar os distúrbios de aprendizado da linguagem e da matemática, bem como os distúrbios de comportamento como déficit de atenção e hiperatividade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2009
Um estudo das crianças portadoras de distúrbios de aprendizagem da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes.
Descrição: Foram avaliados alunos indicados por seus professores como portadores de dificuldades de aprendizagem com atividades do programa de avaliação do Projeto Enscer, através do software "Aprendendo com Juca e Laura". Esses alunos tiveram questionários respondidos por seus responsáveis acerca do seu histórico de desenvolvimento e por seus professores acerca do seu comportamento. Os dados do desempenho cognitivo e do histórico dos alunos foram correlacionados e várias associações entre fatores da gestação, parto, primeira infância, antecedentes familiares e desempenho nas atividades de leitura e aritmética foram encontradas. Esses alunos foram atendidos semanalmente em um laboratório de informática com atividades do programa de ensino do Projeto Enscer através do software "Aprendendo com Juca e Laura" e pôde-se mostrar uma evolução do seu desempenho após 6 meses. Material pedagógico impresso foi produzido seguindo o programa do Projeto Enscer e aplicado em sala de aula pelos próprios professores com todos os alunos. Os dados desse material mostraram que o desempenho de ambos os alunos evoluem mostrando-se assim ser um recurso viável para poder se trabalhar um determinado conteúdo com toda a sala de aula fornecendo àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem um material que esteja ao seu alcance de realização sem prejudicar o avanço daqueles considerados normais. Um sistema de processamento de dados foi desenvolvido para registro, análise e geração de relatórios dos dados coletados durante todas as etapas do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2009 - 2010
Avaliação neurocognitiva de 4.000 crianças da rede pública de ensino do estado de São Paulo
Descrição: Foram avaliadas, com atividades do programa de avaliação do Projeto Enscer, cerca de 4.000 crianças de escolas da rede pública do estado de São Paulo com o intuito de se identificar aquelas que apresentem distúrbios ou deficiências de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2000 - 2001
O Enscer na habilitação e ensino do deficiente visual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Armando Freitas da Rocha em 11/12/2015.
Descrição: Em 2000, o Enscer passou a auxiliar o aprendizado de crianças atendidas pela Unicid - Universidade Cidade de São Paulo em seu Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes (Caad). Nosso trabalho consistiu em atender as crianças com atividades educativas eletrônicas do Enscer. Após seis meses (em média) de utilização do sistema, pode-se observar que as crianças: passaram a ter melhor eficiência visual e a lidar com autonomia na utilização do programa ENSCER; aprenderam a interpretar as ilustrações no monitor, o que antes não faziam; começaram a utilizar a programação do ENSCER para seu nível escolar, conseguindo, dessa maneira iniciar um aprendizado que não vinham fazendo na escola regular. O Mapeamento Cerebral nestas crianças evidenciou um processamento cerebral diferente daquele observado em indivíduos adultos e crianças normais. Esta diferença pode ser facilmente explicada pela pequena integração que esse tipo de deficiente faz da informação verbal e visual. Os Mapas Cerebrais destas crianças mostraram, entretanto, uma capacidade de processamento visual preservada e ainda, mais importante, uma grande facilidade para utilização da memória visual na solução de problemas, desde que a imagem seja colocada dentro do seu campo visual..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolinguistica/Especialidade: Mapeamento Cerebral.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolinguistica.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Cerebral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
StartEd Fundação Lemann, Fundação Lemann.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO JÚNIOR, CÉSAR VALENTIM DE OLIVEIRA2017CARVALHO JÚNIOR, CÉSAR VALENTIM DE OLIVEIRA ; CORNACCHIONE, EDGARD ; ROCHA, ARMANDO FREITAS DA ; Rocha, Fábio Theoto . Cognitive brain mapping of auditors and accountants in going concern judgments. Revista Contabilidade & Finanças (Online), v. 28, p. 132-147, 2017.

2.
ZARO, M. A.2016ZARO, M. A. ; FAGUNDES, L. C. ; ROCHA FT ; NUNES, W. C. . Cognitive Brain Mapping Used in the Study of Entrepreneurial Behavior ? Pilot Test with the Use of Electroencephalogram - EEG during the Process of Identification of Business Opportunities. American Journal of Educational Research, v. 4, p. 472-478, 2016.

3.
THEOTO ROCHA, FABIO2016THEOTO ROCHA, FABIO; GONCALVES DE MAGALHAES JUNIOR, ROBERTO ; OLIVEIRA HORTA, THOMAS ; HENRIQUE GONCALVES CESAR, FABIO ; MAURICE D'ISRAEL, DAVID ; DA SILVA, WILSON ; THOMAZ, CARLOS EDUARDO . EEG acquisition and processing for cognitive brain mapping during chess problem solving. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 1129-1134, 2016.

4.
VIEITO, J.2015VIEITO, J. ; POWNALL, R. ; ROCHA FT ; Rocha AF ; Massad E . Electroencephalographic Activity Associated to Investment Decisions: Gender Differences. Journal of Behavioral and Brain Science, v. 05, p. 203-211, 2015.

5.
VIEITO, JOÃO PAULO2015VIEITO, JOÃO PAULO ; da Rocha, Armando Freitas ; ROCHA, FABIO THEOTO . Brain Activity of the Investor's Stock Market Financial Decision. J BEHAV FINANC, v. 16, p. 220-230, 2015.

6.
ROCHA FT2014ROCHA FT; Massad E ; Thomaz CE ; Rocha AF . EEG Brain Mapping of Normal and Learning Disabled Children Using Factor and Linear Discriminant Analyses. Journal of Neurology and Neurophysiology, v. 6, p. 262, 2014.

7.
da Rocha, Armando Freitas2014da Rocha, Armando Freitas ; Massad, Eduardo ; ROCHA, FABIO THEOTO ; Burattini, Marcelo Nascimento . Brain and Law: An EEG Study of How We Decide or Not to Implement a Law. Journal of Behavioral and Brain Science, v. 04, p. 559-578, 2014.

8.
RIBAS, LAILA MASSAD2013RIBAS, LAILA MASSAD ; Rocha, Fábio Theoto ; ORTEGA, NELI REGINA ; da Rocha, Armando Freitas ; Massad, Eduardo . Brain activity and medical diagnosis: an EEG study. BMC Neuroscience (Online), v. 14, p. 109, 2013.

9.
ROCHA, ARMANDO FREITAS DA2013ROCHA, ARMANDO FREITAS DA ; Rocha, Fábio Theoto ; Massad, Eduardo . Moral Dilemma Judgment Revisited: A Loreta Analysis. Journal of Behavioral and Brain Science, v. 03, p. 624-640, 2013.

10.
Rocha AF2011Rocha AF ; Rocha, Fábio Theoto ; Massad E . The Brain as a Distributed Intelligent Processing System: An EEG Study. PLoS One, v. 6, p. e17355, 2011.

11.
da Rocha, Armando Freitas2010da Rocha, Armando Freitas ; ROCHA, Fábio Theoto ; Burattini, Marcelo Nascimento ; Massad, Eduardo . Neurodynamics of an election. Brain Research, p. 198-211, 2010.

12.
ÖLLINGER, M.2010ÖLLINGER, M. ; ROCHA, A. ; ROCHA, F. . P02-153 - Spatial EEG mapping of Go/NoGo tasks - a cross cultural study in young children. EUROPEAN PSYCHIATRY, v. 25, p. 773-774, 2010.

13.
ROCHA, F.2010ROCHA, F.; ROCHA, A. ; MASSAD, E. . P01-242 - Learning difficulties and behavioral misconduct. EUROPEAN PSYCHIATRY, v. 25, p. 453, 2010.

14.
FREITAS DA ROCHA, ARMANDO2009FREITAS DA ROCHA, ARMANDO ; Burattini, Marcelo Nascimento ; Rocha, Fábio Theoto ; Massad, Eduardo . A NEUROECONOMIC MODELING OF ATTENTION-DEFICIT/HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD). Journal of Biological Systems, v. 17, p. 597-622, 2009.

15.
Arruda LHF2008Arruda LHF ; ROCHA, Fábio Theoto ; Rocha AF . Studying the satisfaction of patients on the outcome of an aesthetic dermatological filler treatment. Journal of Cosmetic Dermatology, v. 7, p. 246-250, 2008.

16.
Rocha AF2006Rocha AF ; Leite CC ; ROCHA, Fábio Theoto ; Massad E ; Cerri GG ; Angelotti SAO ; Oliveira CC . Mental retadation: a MRI study of 146 Brazilian children. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, v. 64, p. 186-192, 2006.

17.
ROCHA, Fábio Theoto;Rocha, Fábio Theoto;Fábio Theoto Rocha;ROCHA FT;ROCHA, FABIO THEOTO;THEOTO ROCHA, FABIO;ROCHA, F.2005 ROCHA, Fábio Theoto; Rocha AF ; Massad E ; Menezes R . Brain mappings of the arithmetic processing in children and adults. Cognitive Brain Research, v. 22, p. 359-372, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Armando Freitas da Rocha ; Carlos Thomaz ; Fábio Theoto Rocha ; João Paulo Vieito . A Practical Guide to Brain Data Analysis. 1. ed. Singapore: World Scientific Publishing, 2017.

2.
da Rocha, Armando Freitas ; Rocha, Fábio Theoto . Neuroeconomia e processo decisório. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Ltda, 2011. v. 1. 191p .

Capítulos de livros publicados
1.
Rocha, Fábio Theoto. Conhecendo e respeitando a fisiologia cerebral da leitura. In: Angela Chuvas Naschold; Antonio Pereira; Ronei Guaresi; Vera Wannmacher Pereira. (Org.). Aprendizado da leitura e da escrita: a ciência em interfaces. 1ed.Natal - RN: EDUFRN, 2015, v. , p. 49-78.

2.
Rocha, Fábio Theoto. O cérebro matemático. In: Acácio Alexandre Pagan; Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto. (Org.). DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 83-105.

3.
Rocha, Fábio Theoto. O cérebro que lê. In: Acácio Alexandre Pagan; Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto. (Org.). DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 73-82.

4.
ROCHA FT; ROCHA, ARMANDO FREITAS DA . The Brain and Arithmetic Calculation. In: Jair Minoro Abe; João Inácio da Silva Filho. (Org.). Advance in Logic, Artificial Intelligence and Robotics. 1ed.Amsterdam: IOS Press, 2002, v. 1, p. 62-67.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA JUNIOR, L. R. ; H. G. Cesar F. ; ROCHA FT ; E. Thomaz C. . EEG and Eye Movement Maps of Chess Players. In: 6th International Conference on Pattern Recognition Applications and Methods, 2017, Porto. Proceedings of the 6th International Conference on Pattern Recognition Applications and Methods - Volume 1: ICPRAM, 2017. p. 434-441.

2.
GONCALVEZ, C. F. H. ; Rocha, Fábio Theoto ; THOMAZ, C. E. . Um arcabouço computacional para aquisição e processamento de sinais de rastreamento ocular em jogadas de xadrez.. In: SIBGRAPI (Conference on Graphics, Patterns and Images), 2015, Salvador. Proceedings of 28th SIBGRAPI, Conference on Graphics, Patterns and Images, 2015.

3.
CASTRO, MARIA CLAUDIA F. ; MASIERO, ANDREY ARAUJO ; ROCHA, FABIO THEOTO ; THOMAZ AQUINO, PLINIO . Motor imagery recognition and its cerebral mapping. In: 5th IEEE Biosignals and Biorobotics conference (BRC 2014), 2014, Salvador. 5th ISSNIP-IEEE Biosignals and Biorobotics Conference (2014): Biosignals and Robotics for Better and Safer Living (BRC), 2014. p. 1.

4.
ROCHA FT; Thomaz CE ; Rocha AF ; Massad E . Brain mapping and interpretation of reading processing in children using EEG and multivariate statistical analysis. In: SIBGRAPI 2014 - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2014, Rio de Janeiro. Proceedings of the 27th SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images. Rio de Janeiro: IEEE CS Press, 2014. p. 258-251.

5.
OLIVEIRA, G. V. A. ; PAGAN, A. A. ; ROCHA FT ; MENEZES, M. O. . Ensino de Ciências, Sistemas de avaliação e o fracasso escolar: Proposta de estudo do desempenho escolar a partir da utilização de um software educativo.. In: II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática, 2012, Itabaiana. UFS/GPMEC, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Rocha, Fábio Theoto; GONCALVEZ, C. F. H. ; SILVA, W. ; THOMAZ, C. E. . Chess experience and brain cortical organization: a multivariate statistical analysis of eeg signals. In: Brazilian Meeting on Brain and Cognition, 2015, São Bernardo do Campo. Livro de Resumos, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Rocha AF ; ROCHA, Fábio Theoto . EEG Analyses of Brazilian Sign Language Comprehension. In: International Congress of Aphasia 2003, 2003, Viena. Brain and Language - Academy of Aphasia Abstract Issue, 2003. v. 87. p. 193-193.

2.
ROCHA, Fábio Theoto; Rocha AF ; Ednilson Rodela ; Fábio Luchini . Listenning, seeing and imagining. In: Cognitive Neuroscience Society - Eighth Annual Meeting, 2001, Nova Iorque. Cognitive Neuroscience Society - Eighth Annual Meeting, 2001. p. 130.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ROCHA, Fábio Theoto. Synapse. 2009.

2.
ROCHA, Fábio Theoto. Sistema de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento cognitivo. 2007.

3.
ROCHA, Fábio Theoto; Mateus Guilherme Fuini . Software educativo "Aprendendo com Juca e Laura". 2002.

Produtos tecnológicos
1.
ROCHA, Fábio Theoto. Portal Enscer: um sistema on-line de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento cognitivo. 2007.

2.
ROCHA, Fábio Theoto. Software Educativo "Aprendendo com Juca e Laura". 2002.

Processos ou técnicas
1.
ROCHA, Fábio Theoto. Desenvolvimento das habilidades de linguagem e matemáticas orientado pelo conhecimento das neurociências. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA FT. Caderno Pedagógico Synapse 1º Ciclo do Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o 1º Ciclo do Ensino Fundamental).

2.
ROCHA, Fábio Theoto. Neurociências e Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHA, Fábio Theoto. Material de Apoio Enscer. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino do conteúdo escolar da Educação Infantil e Ensino Fundamental).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edna Rosa Correia Neves; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de K Verardo; MLP da Silva; PF de Lima; RFF Silva; TBM Ferrazo. Andragogia: uma prática de ensino e aprendizagem para adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

2.
Edna Rosa Correia Neves; COSTA, D. O. S.; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de CD Soares; IC da Silva; RP Basso; RLP de Almeida; SPC Paula. As crenças de inteligência dos professores e gestores do Ensino Fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

3.
Oscar Teixeira; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de AMS Assis; AMC de Souza; IM Silva; RYK Honorato. O gestor escolar frente às questões da dificuldade de aprendizagem e/ou ensinagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

4.
NAMO, D.; Rosaura Aparecida Almeida; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de A Arcos; F de Lima; GR Pastre; SRM Furlan; UJA Juste. A inclusão, no Brasil, do aluno com deficiência visual no ensino regular. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

5.
NAMO, D.; ROCHA, Fábio Theoto; Edna Rosa Correia Neves. Participação em banca de CR Nicoleti; SAE Nicoleti. A inclusão de alunos com necessidades especiais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

6.
NAMO, D.; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de AP Cirino; D Destro; D dos Anjos; R Felipe. Diversidade cultural, currículo e o papel do gestor na construção de uma educação plural. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

7.
Edna Rosa Correia Neves; Gilson Botta; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de EC Baptistella; EAF Barsi; LSS Prado; SRB de Souza. Gestão Escolar e problemas de aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

8.
Edna Rosa Correia Neves; ROCHA, Fábio Theoto; TARICIO, D. A.. Participação em banca de AF de Bortolo; A Mautschke; LR Zaniratto; SN Vilas Boas. Dificuldades de aprendizagem: concepções que permeiam a prática dos gestores escolares. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

9.
Edna Rosa Correia Neves; Gilson Botta; ROCHA, Fábio Theoto. Participação em banca de SML Esteves; NA Pereira; MAT Lotti; VG Lopes; GCM Feliciano. Investigando os recursos físicos e pedagógicos de escolas no ensino findamental no de 2006 na cidade de Jundiaí. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

10.
Rosaura Aparecida Almeida; ROCHA, Fábio Theoto; FERREIRA, V.. Participação em banca de LAL Trinca; ML Dias; MM Passos; MAR Dainese; RL Cervelin. A importância da relação família e escola para aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

11.
Edna Rosa Correia Neves; ROCHA, Fábio Theoto; NAMO, D.. Participação em banca de DC Flaibam; NPV Araújo. Hiperatividade e o papel do gestor. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

12.
José Cícero da Costa; ROCHA, Fábio Theoto; TARICIO, D. A.. Participação em banca de L Franzin; ML Bazan; RF Italiani; TIM Rizzato. Reflexos da progressão continuada no Ciclo II do Ensino Fundamental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.

13.
José Cícero da Costa; ROCHA, Fábio Theoto; Dalva Aparecida Aiello. Participação em banca de AGA Morandini; R de Camargo; SP Stane. Indisciplina e moralidade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conference on Graphics, Patterns and Images.Brain Mapping and Interpretation of Reading Processing in Children Using EEG and Multivariate Statistical Analysis. 2014. (Simpósio).

2.
II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar ?Recursos Didáticos e Tecnologias de Ensino?.Neuro-Educação. 2012. (Encontro).

3.
American Educational Research Association. Developmental History and Learning Disabilities. 2009. (Congresso).

4.
American Educational Research Association. EEG Mapping of the Child Neurocognitive Development in the School Environment. 2008. (Congresso).

5.
CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computação. Sistema Informatizado para Avaliação de Crianças com Distúrbios de Aprendizagem e ou Transtornos de Comportamento. 2006. (Congresso).

6.
IAREP - International Association for Research in Economic Psychology. The neurodynamics of an election. 2006. (Congresso).

7.
International Congress of Aphasia 2003. EEG Analyses of Brazilian Sign Language Comprehension. 2003. (Congresso).

8.
LAPTEC´2002 - III Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia. The Brain and the Arithmetic Calculation. 2002. (Congresso).

9.
Eighth Annual Meeting of Cognitive Neuroscience Society. Seeing, listeening and imagining. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Micaela Oliveira de Menezes. Relações entre comportamento social e desempenho escolar em Ciências: um estudo com alguns alunos de Sergipe e Rio Grande do Sul.. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Coorientador: Fábio Theoto Rocha.

2.
Marcela Santos de Almeida. Analise de um processo de elaboração de um teste de desempenho em Ciências.. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fábio Theoto Rocha.

3.
Tiago dos Santos de Jesus. Relações entre desempenho escolar em Ciências e Histórico de desenvolvimento cognitivo: análise do nono ano.. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fábio Theoto Rocha.

4.
Gardênia Valéria de Andrade Oliveira. Relações entre o desempenho escolar em leitura e a aprendizagem de ciências: um estudo piloto com uma amostra de alunos do Ensino Fundamental brasileiro.. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fábio Theoto Rocha.

5.
Taciana de Lisboa Faria. Relações entre desempenho escolar em Ciências e desenvolvimento cognitivo alternativo: análise do quinto ano.. 2013. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fábio Theoto Rocha.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CMS Soares; HMM Castardo; MC Mamede; RCA de Paula. Consequências de se ter uma criança com TDAH na escola. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior. Orientador: Fábio Theoto Rocha.

2.
AL Olivato; ASPA Maria; KG Ferigatti; MR Garcia; ML Pinto. O papel do gestor no auxílio de professores que tem alunos com dificuldades de leitura e escrita. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior. Orientador: Fábio Theoto Rocha.

3.
FCM Beldi; MDS Rosa; MAS Bianchini; TAD da Silva. A auto-estima do professor no processo de inclusão. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior. Orientador: Fábio Theoto Rocha.

4.
CMS Soares; HMM Castardo; MC Mamede; RCA de Paula. Dislexia: características e superação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Japi de Ensino Superior. Orientador: Fábio Theoto Rocha.

Iniciação científica
1.
Vanessa Meneses. Elaboração de um programa de atividades para avaliação das condições de aprendizagem de Matemática de alunos do Ensino Fundamental. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fábio Theoto Rocha.

2.
Sanmires Souza. Elaboração de um programa de atividades para avaliação das condições de aprendizagem de Língua Portuguesa de alunos do Ensino Fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fábio Theoto Rocha.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovado em 2º lugar no concurso público da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC na área: Neurociência Cognitiva, subárea: Processos Cognitivos e Neurais na Tomada de Decisões, EDITAL Nº150/2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:27:32