Pasqueline Dantas Scaico

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7237139389837851
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. É docente na Universidade Federal da Paraíba. Foi colaboradora no grupo de pesquisa Games, Learning and Society Center vinculado à Universidade de Wisconsin - Madison. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando com pesquisa e extensão no uso do pensamento computacional e o desenvolvimento de jogos educativos para a educação básica. Atualmente suas áreas de interesse de pesquisa são: aprendizagem orientada a interesse, jogos e pesquisa qualitativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pasqueline Dantas Scaico
Nome em citações bibliográficas
SCAICO, P. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, CCAE - Campus IV - Litoral Norte.
Rua da Mangueira, s/n
Centro
58297000 - Rio Tinto, PB - Brasil
Telefone: (83) 32911528
URL da Homepage: http://www.ccae.ufpb.br/dce/doku.php?id=pessoas:pasqueline:inicio


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em University of Wisconsin-Madison (Orientador: Constance Steinkuehler Squire).
Título: Um estudo sobre o desenvolvimento de interesse pela aprendizagem de programação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2004
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: CVSYN ? Acoplando um Mecanismo de Notificação Síncrono ao CVS para Otimizar o Desenvolvimento Global de Software,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Francilene Procopio Garcia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Internacionalização; Desenvolvimento Distribuido.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1997 - 2002
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Digital media. (Carga horária: 60h).
University of Wisconsin - Madison, UW - MADISON, Estados Unidos.


Atuação Profissional



University of Wisconsin - Madison, UW - MADISON, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como pesquisadora visitante no Games, Learning and Society Center, trabalhando em um projeto sobre games e aprendizagem que envolvia big data e métodos qualitativos de pesquisa.


PETROBRAS, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de software, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de módulos de um sistema de controle do escoamento de fluidos para a unidade da Petrobrás localizada em Natal - RN.


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2008 - Atual
Direção e administração, CCAE - Campus IV - Litoral Norte, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciência da Computação.
2008 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
Introdução à Programação
Modelagem de dados
Programação Orientada a Objetos
Softwares Educacionais

Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

08/2002 - 12/2007
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
Gerência da Informação
Segurança e Auditoria de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação II
Teoria Geral de Sistemas
2007 - 2007
Direção e administração, Coordenação de SI, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Implantação de Incubadora de Empresas de TI na Instituição.
2007 - 2007
Direção e administração, Coordenação de SI, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: T40, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 11/2007
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computador na Sociedade e na Empresa
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas II
Análise e Projeto de Sistemas I

União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia, UNIBRATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8

Atividades

2007 - 2007
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gerência de Projetos
2006 - 2007
Ensino, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Software Orientado a Objetos
Análise Orientada a Objetos

Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: T20, Carga horária: 20

Atividades

01/2005 - 06/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise I
Gerência da Informação (Curso de Engenharia de Produção)
Introdução à Computação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Situating big data
Descrição: Many so-called ?big data? analyses of learning focus on technology-rich but talk-poor data sets, even though we know that the activity occurring around the game is as important as the gameplay itself. This project marries theories of situated cognition to the big data movement by connecting clickstream data from games in isolation to interactional data from their context of use. Using multiple methods of analysis ? educational data mining, learning analytics, qualitative coding, quantification of qualitative coding, discourse analysis, natural language processing, standard pre/post assessments, and attitudinal surveys ? we attempt to provide a more complete model of game-based learning by including both talk and play data equally as a way to better account for learning..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Integrante / John Binzak - Integrante / Jennifer Dalsen - Integrante / Kurt Squire - Integrante / Constance Steinkuehler - Coordenador / Matthew Berland - Integrante / Danielle McNamara - Integrante / Craig Anderson - Integrante / Aybuke Turker - Integrante / Vishesh Kumar - Integrante / Vanessa Meschke - Integrante.Financiador(es): National Science Foundation - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2015
Games for healthy minds
Descrição: Working with world-renowned neuroscientist Richard J. Davidson at the Center for Investigating Healthy Minds (CIHM), we are working to create games that foster emotional and attentional well-being, that nurture empathy, and that ameliorate distraction and distress. ZenJuvo and Crystals of Kaydor are our first two prototypes. ZenJuvo is a gamified application for practicing mindfullness. Crystals of Kaydor is a role-playing game designed to foster social acuity (the ability to accurately detect another person?s emotional state). Our research on both titles includes telemetry data from gameplay, traditioanl pre/post behavioral measures, and neuroscientific data on the structure and function of the brain..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Coordenador / John Binzak - Integrante / Jennifer Dalsen - Integrante / Kurt Squire - Integrante / Constance Steinkuehler - Integrante / Craig G. Anderson - Integrante / Richie Davidson - Integrante / Mike Beall - Integrante.
2013 - Atual
Um estudo sobre aprendizagem na era digital e o uso efetivo das tecnologias na escola
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como é possível estabelecer melhores experiências de aprendizagem através do uso de tecnologias e mídias digitais, sobretudo jogos eletrônicos, como forma de estabelecer uma conexão entre experiências de aprendizagem vivenciadas em ambientes informais e aquelas proporcionadas na escola, cujo cenário tem suas próprias características e peculiaridades. Para tanto, faz-se necessário compreender como a juventude brasileira faz uso das tecnologias em ambientes não-escolares e como a escola pode contribuir para os ganhos de aprendizagem a partir de uma metodologia que reconheça corretamente os princípios, artefatos e contextos para o engajamento com Aprendizagem Conectada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Integrante / Lays Rosiene Alves da Silva - Integrante / Ivson Henrique Bezerra dos Santos - Integrante / Ruy José Guerra Barretto de Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
Uso de Jogos Computacionais para Análise de Sinais de Dislexia em Sala de Aula
Descrição: Este projeto teve como o objetivo o estudo da dislexia e a criação de um jogo educacional voltado para alfabetização de crianças para o auxílio no diagnóstico da dislexia. Também foi objetivo deste trabalho verificar se existem padrões pedagógicos para a confecção das interfaces para esta classe de jogos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Coordenador / Alexandre Scaico - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2008 - 2010
Construção de um método para Identificação de Famílias de Produtos de Software através do Processo de Desenvolvimento LEGO. Projeto financiado pelo CNPq
Descrição: O projeto objetivou a construção de um método para descoberta de famílias de produtos de software. O método apresentou um conjunto de práticas para que empresas de menor porte pudesse fazer uso de condutas relacionadas ao reuso sistemático através das Linhas, para que fosse possível contribuir com a implantação de linhas de produto de software em organizações jovens de TI e o fortalecimento da visão de negócios. A metodologia estabeleceu a visão de reuso que as empresas paraibanas possuem. O método foi concebido a partir de três perspectivas: do negócio, do desenvolvimento e do reuso de componentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Integrante / Alexandre Scaico - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2001 - 2004
Sistema de Apoio ao Desenvolvimento Global de Software - Global - DM
Descrição: O Projeto Global_DM propôs, no âmbito de uma pesquisa multidisciplinar, atuar na consolidação de um modelo SAD para apoio ao desenvolvimento global de software. No modelo de decisão proposto, mercado, processos e produtos são os três aspectos críticos investigados. Mercado é a força motriz do sistema. Os processos podem ser divididos em parcerias (formação de alianças estratégicas), internacionalização, e evolução (arquitetura da solução)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Integrante / José Antão Beltrão Moura - Integrante / Marcelo Alves de Barros - Integrante / Francilene Procópio Garcia - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
1999 - 2000
Desenvolvimento do Sistema de Apoio à Descoberta SADE: Interface Gráfica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Integrante / Rohit Gheyi - Integrante / Edilson Ferneda - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2010 - Atual
A licenciatura, o ensino médio e a formação do professor
Descrição: Este projeto faz parte do Programa Institucional de Incentivo à Docência (PIBID), uma iniciativa do governo federal, que visa melhorar a formação dos estudantes das licenciaturas no país. O projeto no curso de Licenciatura em Computação da UFPB desenvolve atividades relacionadas ao ensino de Computação nas escolas públicas de Rio Tinto - PB, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de jogos para o ensino de programação, raciocínio lógico e Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2010 - 2012
A Formação do Professor na Licenciatura e na Educação Básica
Descrição: Tomando por base a análise e conclusões apresentadas pelo PRODOCENCIA/UFPB 2008, o Projeto do PRODOCÊNCIA/UFPB 2010 tem como objetivo dar continuidade ao fortalecimento dos cursos de licenciatura, contribuindo para a formação e valorização social dos profissionais do magistério da Educação Superior e Básica. Para tanto, o projeto PRODOCÊNIA/UFPB 2010 pretende, através de atividades integradas entre o PIBID ? PRODOCÊNCIA ? PROLICEN e a Educação Básica, incentivar o processo de avaliação institucional dos cursos de licenciatura na perspectiva de superação dos problemas detectados; apoiar a elaboração e a reformulação dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura; fomentar ações que possibilitem a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem; apoiar novas experiências metodológicas e práticas docentes, com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes; e melhorar a integração da educação superior com a educação básica, articulando a teoria e a prática; e estimulando a cooperação e o fortalecimento entre unidades acadêmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - 2011
Projeto de Formação Continuada na Modalidade PROINFO/MEC
Descrição: O Projeto de Formação Continuada na modalidade Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) para Professores e Gestores da Rede Municipal de João Pessoa tem a finalidade de promover o uso pedagógico da informática através de ações voltadas para o letramento digital e a sua utilização nas diversas áreas de conhecimento. O projeto objetiva introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) como ferramentas de enriquecimento pedagógico nas escolas Municipais de João Pessoa. Duas edições do ProInfo (I e II) já foram realizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (52) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Pasqueline Dantas Scaico - Integrante / João Wandemberg Gonçalves Maciel - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de João Pessoa - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Pensamento Computacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ensino de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
3o lugar no concurso promovido pelo Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, .
2012
Prêmio de melhor Objeto de Aprendizagem em Concurso da Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (evento com qualis), Comunidade Latino-americana de Objetos de Aprendizagem.
2012
Melhor artigo científico do Workhop de Informática na Educação (WIE' 2012), Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCAICO, P. D.2017SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. . Os jogos e a educação do futuro: o que estes universos têm a ver?. Revista ELO, v. 24, p. 12-17, 2017.

2.
SCAICO, P. D.2014 SCAICO, P. D.; COSTA, T. K. L. . Supervised Internships and their Lessons: Challenges and Experiences with Teaching Degree in Computer Science. CLEI Electronic Journal, v. 17, p. 11, 2014.

3.
CAMBRAIA, A. C.2013CAMBRAIA, A. C. ; SCAICO, P. D. . Os Desafios da Educação em Computação no Brasil: um Relato de Experiências com Projetos PIBID no Sul e Nordeste do país. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 13, p. 01-09, 2013.

4.
SCAICO, P. D.2013 SCAICO, P. D.; LIMA, A. A. ; ALENCAR, Y. M. ; SILVA, J. B. B. ; RAPOSO, E. H. S. ; SCAICO, A. . Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 92-103, 2013.

5.
SCAICO, P. D.2012SCAICO, P. D.; HENRIQUE, M. S. ; CUNHA, F. O. M. ; ALENCAR, Y. M. . Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 36377, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, A. S. ; SCAICO, P. D. ; SILVA, L. R. A. ; SANTOS, I. H. B. . Cultura Digital na Escola: habilidades, experiências e novas práticas. 1. ed. Recife: os autores, 2015. v. 1. 190p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. . Da Cultura de Ensino para a Cultura de Aprendizagem. Investimento e Notícias - Sessão de artigos especiais, 12 jul. 2013.

2.
SCAICO, P. D.; SILVA, L. R. A. ; SANTOS, I. H. B. ; de QUEIROZ, R. J. G. B. . Aprendizagem na era digital: a busca de um novo paradigma. Investimentos e notícias, 11 abr. 2013.

3.
SCAICO, P. D.; S. Alexandre . Linhas de Produtos de Software - Introdução, conceitos e desafios para sua adoção. Engenharia de Software Magazine, p. 48 - 53, 27 jul. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCAICO, P. D.; SCAICO, A. ; de QUEIROZ, R. J. G. B. . An Initial Analysis of the Research on Interest and Introductory Programming. In: IEEE Frontiers in Education Conference, 2018, San Jose. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference, 2018.

2.
SCAICO, P. D.; SANTANA, R. ; SCAICO, A. . Gamers' Experience beyond the Boundaries of Games: An Exploratory Research on Learning to Code. In: Latin American Conference on Learning Technologies, 2018, São Paulo. VIII Latin American Conference on Learning Technologies, 2018.

3.
Dantas, Ayla ; SCAICO, P. D. . Gravação de Aulas Presenciais de Programação para Apoiar o Estudo Extraclasse: Lições Aprendidas. In: Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2018, Fortaleza. IV Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2018.

4.
SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. ; DIAS JR., J. . Analyzing How Interest in Learning Programming Changes During a CS0 Course: A Qualitative Study with Brazilian Undergraduates. In: Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 2017, Bologna. Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 2017. v. 22nd.

5.
SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. ; DIAS JR., J. . Why does Beginners? Interest in Learning Coding Change during a CS0 Course?: Studying the Phenomenon of Interest Development in Brazilian Settings (accepted for publication). In: Frontiers in Education, 2017, Indianápolis, EUA. Proceedings of Frontiers in Education' 2017, 2017.

6.
Bruno Bessa ; Simone Santos ; Laio Fonseca ; SCAICO, P. D. . Using a Virtual Learning Environment for Problem-Based Learning Adoption: A Case Study at a High School in India. In: Frontiers in Education, 2017, Indianápolis. 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2017.

7.
SCAICO, A. ; SCAICO, P. D. . Uso de Jogos em Cursos Introdutórios de Programação do Ensino Superior - Uma Revisão Sistemática. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia - MG. XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

8.
ANDERSON, C. G. ; Jennifer Dalsen ; Mark Stenerson ; Julia Robinson ; John Binzak ; Lauren Wielgus ; Sheri Ebert ; David Azari ; Laura Bloker ; BOHANEN, R. ; SCAICO, P. D. ; Kurt Squire ; Constance Steinkuehler . Game-A-Palooza: Games, Fun, Learning. In: Games Learning Society Conference, 2015, Madison - Wisconsin. Proceedings of the 11th Games Learning Society Conference - Game-A-Palooza Symposium, 2015.

9.
Lauren Wielgus ; ANDERSON, C. G. ; Jennifer Dalsen ; John Binzak ; SCAICO, P. D. ; David Azari ; Matthew Berland ; Kurt Squire ; Constance Steinkuehler . Situating Big Data Across Heterogeneous Data Sets of Game Data Exhaust, Class Assessment Measures, and Student Talk. In: Games Learning Society Conference, 2015, Madison - Wisconsin. Proceedings of 11th Games Learning Society Conference - Research Methods Symposium, 2015.

10.
SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. ; SCAICO, A. . O conceito big data na educação. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados - Mato Grosso do Sul. XX Workshop de Informática na Educação, 2014.

11.
HENRIQUE, M. S. ; CUNHA, F. O. M. ; MACEDO, E. R. ; SCAICO, P. D. . Um relato histórico da prática docente em disciplinas de estágio contado por estudantes da Licenciatura em Computação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI (XXI Workshop sobre Educação em Computação), 2013, Macéio - AL. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI (XXI Workshop sobre Educação em Computação), 2013.

12.
SCAICO, P. D.; DANTAS, Vanessa Farias ; FARIAS, A. B. ; BATISTA, A. C. D. ; CUNHA, F. O. M. ; PEIXOTO, M. M. ; HENRIQUE, M. S. . Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino Introdutório de Programação. In: XXXIX Latin American Computing Conference, 2013, Puerto azul/Naiguata/Venezuela. XXI Iberoamerican Congress on Higher Education in Computing (CIESC-2013), 2013.

13.
FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. M. ; HENRIQUE, M. S. ; SCAICO, P. D. . Relato de experiência: promovendo a inclusão digital dos professores da rede pública por meio da interação com as novas tecnologias. In: XXXIX Latin American Computing Conference, 2013, Puerto azul/Naiguata/Venezuela. Latin American Symposium of Computing and Society, 2013.

14.
SCAICO, P. D.; COSTA, T. K. L. . Lições Aprendidas com Estágios Obrigatórios na Licenciatura em Computação: A Busca pela Formação de Educadores da Ciência da Computação para a Educação Básica. In: XXXIX Latin American Computing Conference, 2013, Puerto azul/Naiguata/Venezuela. Proceedings of XXXIX Latin American Computing Conference, 2013.

15.
ARAUJO, A. L. S. O. ; SCAICO, P. D. . Aplicação da Taxonomia de Bloom no ensino de programação com Scratch. In: XXIV Workshop de Informática na escola (WEI), 2013, Campinas - São Paulo. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação - XXIV Workshop de Informática na Escola (WEI), 2013.

16.
HENRIQUE, M. S. ; FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. M. ; SCAICO, P. D. . Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada. In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre - RS. Anais da XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013.

17.
FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. M. ; SCAICO, P. D. . Possibilidades Didático-Pedagógicas de Softwares Educativos na Prática de Tutoria de Professores. In: 1o Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2012, Passo Fundo - RS. Anais do 1o Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2012.

18.
SCAICO, P. D.; LOPES, D. ; S. Alexandre . Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX WEI (Workshop de Educação em Informática), 2012, Curitiba - PR. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

19.
SCAICO, P. D.; AZEVEDO, M. A. ; LOPES, D. ; S. Alexandre ; FARIAS, Vanessa Dantas . Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX WEI (Workshop de Educação em Informática), 2012, Curitiba - PR. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

20.
LOPES, D. ; Dantas, Ayla ; SCAICO, P. D. . Exercitando Nomenclaturas Químicas com Dispositivos Móveis: Uma experiência prática com o uso do MyQuímica. In: VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012, Guayaquil, Equador. Anais do VII LACLO - Confêrencia Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012.

21.
ALENCAR, Y. M. ; SCAICO, P. D. ; SILVA, J. C. . Jogando com Números Binários: uma Possibilidade para Estimular o Raciocínio Lógico e o uso da Matemática. In: VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012, Guayaquil, Equador. Anais do VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012.

22.
SCAICO, P. D.; ALENCAR, Y. M. . Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem de Ensino Orientado ao Design com Scratch. In: 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012) - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012), 2012.

23.
SCAICO, P. D.; ALENCAR, Y. M. . Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. In: 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012) - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012), 2012.

24.
SCAICO, P. D.; S. Alexandre ; OLIVEIRA G. S. . Uma Proposta Metodológica para Construção de Objetos de Aprendizagem Através de um Fluxo de Trabalho entre Disciplinas no Curso de Licenciatura em Computação. In: LACLO 2010 - Quinto Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem, 2010, São Paulo. Anais do V Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem, 2010.

25.
SCAICO, P. D.. Estratégias para Contenção de Problemas em um Curso de Licenciatura em Computação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - Workshop de Licenciatura em Computação, 2010, João Pessoa. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

26.
SCAICO, P. D.; GARCIA, F. P. . Otimizando a colaboração em desenvolvimento global de software através de servidores de notificação de eventos. In: Simpósio Brasileiro em Qualidade de Software - WTDQS, 2003, Fortaleza. Anais do II Simpósio Brasileiro em Qualidade de Software, 2003.

27.
GHEYI, R. ; SCAICO, P. D. ; FERNEDA, E. . Elementos de comunicação para um sistema multiagentes de apoio a descoberta. In: The Second Congress of Logic Applied to Technology, 2001, São Paulo. Anais do II Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia, 2001.

28.
GHEYI, R. ; SCAICO, P. D. ; FERNEDA, E. . Um método de Aprendizagem Estruturada para a Geração de Hipóteses em um sistema multi-agentes de apoio à descoberta. In: Encontro de Iniciação Científica - UFPB, 2001, João Pessoa. Anais do V Encontro de Iniciação Cientifica (INIC), 2001.

29.
GHEYI, R. ; SCAICO, P. D. ; DIXIT, R. ; FERNEDA, E. . Um editor gráfico para um ambiente de apoio à descoberta em Geometria Euclidiana Plana. In: Congresso de Iniciação Cientifica (CONIC), 2001, Recife. Anais do 1º Congresso de Iniciação Cientifica (CONIC), 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. . How Youth Construct Learning Trajectories in the Digital Age?. In: 6th International Conference on Computer Supported Education, 2014, Barcelona, Espanha. Proceedings of 6th International Conference on Computer Supported Education, 2014. p. 87-92.

2.
PEIXOTO, M. M. ; SCAICO, P. D. ; SOUZA, F. V. C. ; PEIXOTO, H. M. . Uso de Estratégias de Aprendizagem e Motivacionais pelos Alunos em Disciplinas de Programação: Um Estudo de Caso na Licenciatura em Computação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI (XXI Workshop sobre Educação em Computação), 2013, Macéio - AL. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI (XXI Workshop sobre Educação em Computação), 2013.

3.
SCAICO, P. D.; DANTAS, Vanessa Farias ; FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. M. ; BATISTA, A. C. D. ; PEIXOTO, M. M. . ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI (XXI Workshop sobre Educação em Computação), 2013, Macéio - AL. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI (XXI Workshop sobre Educação em Computação), 2013.

4.
SCAICO, P. D.; AZEVEDO, M. A. ; LOPES, D. . Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX Workshop de Educação em Informática, 2012, Curitiba - PR. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

5.
LOPES, D. ; Dantas, Ayla ; SCAICO, P. D. . MyQuímica. In: Learning Object Contest of VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012, Guayaquil, Equador. Anais do VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012.

6.
ALENCAR, Y. M. ; SCAICO, P. D. ; SILVA, S. S. ; SILVA, J. C. . Objeto de Aprendizagem: SokoBin. In: Learning Object Contest of VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012, Guayaquil, Equador. Anais do VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012.

7.
SCAICO, P. D.; AZEVEDO, M. A. ; SILVA, J. C. ; BATISTA, A. C. D. . Sem Matemática não Existe Computação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju - SE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Workshop de Informática na Escola, 2011.

8.
SCAICO, P. D.; SILVA, M. A. A. ; SILVA, J. C. . Combinando Diversão e Educação: Castelo dos Enigmas, um Jogo Sério para o Ensino de Programação. In: First Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support (APPLETS), 2011, Aracaju - SE. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

9.
SILVA NETTO, D. P ; SILVA, J. C. ; SCAICO, P. D. . Uma análise de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para o ensino da Matemática no Ensino Médio. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju - SE. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

10.
SCAICO, P. D.. Um Modelo de Decisão para Análise de Adoção de Linhas de Produtos de. In: ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação, 2009, Curitiba. Anais do VIII ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação, 2009.

11.
GHEYI, R. ; SCAICO, P. D. ; FERNEDA, E. . Desenvolvimento de um sistema de Apoio a Descoberta SADE ? Interface Gráfica. In: VIII Encontro de Iniciação Cientifica da UFPB, 2001, João Pessoa. Anais do VIII Encontro de Iniciação Cientifica da UFPB, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, G. M. ; COIMBRA, W. J. D. ; SCAICO, P. D. . An Initial Systematic Review on the Use of Technology in the Learning Process of Brazilian Children with Autism. In: Latin American Computing Conference, 2018, São Paulo. VIII Latin American Conference on Learning Technologies, 2018.

2.
de QUEIROZ, R. J. G. B. ; SCAICO, P. D. ; SILVA, L. R. A. ; SANTOS, I. H. B. . Ludis Doctrina: Grupo de Pesquisa em Aprendizagem Conectada e Jogos. In: Painel dos Grupos de Pesquisa em Informática na Educação, 2014, Dourados - MS. III Congresso Brasileiro de Informática na Educação., 2014.

3.
SCAICO, P. D.; de QUEIROZ, R. J. G. B. . A educação do futuro: uma reflexão sobre aprendizagem na era digital. In: XX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas - São Paulo. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

4.
SCAICO, P. D.; SANTOS, I. H. B. ; SILVA, L. R. A. ; de QUEIROZ, R. J. G. B. . Aprendizagem conectada na era digital: um novo paradigma para o futuro. In: III Congresso Internacional de Educação no Brasil, 2013, Porto Seguro - BA. Anais do III Congresso Internacional de Educação no Brasil - ?Tecnologia Educacional: da tendência à realidade, 2013.

5.
SCAICO, P. D.; LOPES, D. ; AZEVEDO, M. A. . Objeto de Aprendizagem: Ava. In: Learning Object Contest of VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012, Guayaquil, Equador. Anais do VII LACLO - Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2012.

6.
SCAICO, P. D.. Experiência com o PIBID no curso de Licenciatura em Computação. In: I Semana de Ciência e Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura, 2010, João Pessoa. XIII Encontro de Iniciação à Docência, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SCAICO, P. D.. Learning Trajectories. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCAICO, P. D.. Como a tecnologia pode nos salvar da era antieducação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCAICO, P. D.. Apresentação do artigo "Estratégias para Contenção de Problemas em um curso de Licenciatura em Computação". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCAICO, P. D.; S. Alexandre . Uma proposta metodológica para construção de Objetos de Aprendizagem através de um fluxo de trabalho entre disciplinas no curso de Licenciatura em Computação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARVALHO, J. N. de ; FERNEDA, E. ; GHEYI, R. ; SCAICO, P. D. . Um sistema multi-agentes de apoio a Descoberta: Elementos de Construção de Hipóteses. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SCAICO, P. D.. AvA - Plataforma de Ensino de Programação para Python. 2012.

2.
SCAICO, P. D.. Jogo Educativo para Ensino de Matemática - Ethereal. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. M. ; HENRIQUE, M. S. ; SCAICO, P. D. . Atividades desplugadas: uma maneira lúdica de ensinar conceitos computacionais - SENID - Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2012. (Oficina).

2.
S. Alexandre ; SCAICO, P. D. . Relatório técnico do projeto: Construção de um método para Identificação de Famílias de Produtos de Software através do Processo de Desenvolvimento LEGO. 2011. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCAICO, P. D.; BRITO, A. V.. Participação em banca de Thiago Ramalho Pacheco.Experiência no uso de robótica no ensino de programação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Valber Paulino.Testes de Unidade no Sistema WebAcademic. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

3.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Ewerton Trindade de Araújo Vasconcelos.Uso das Práticas da Metodologia XP no Desenvolvimento de Aplicações Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

4.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Cladivan Cruz Lopes.Desenvolvimento de uma Ferramenta para Gerenciar Avaliações Acadêmicas na Web em Instituições de Ensino Superior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

5.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Isaura Rennaly Souto Lima Benjamim.Levantamento de ferramentas de suporte a banco de dados Móveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa.

6.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de André Luiz Albino Bandeira.Inclusão Digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

7.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Vítor Abílio Sobral Dias Afonso.eXtreme Programming e sua Utilização no Desenvolvimento do Software ORNET ? Atendimento a Clientes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

8.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Marciana Evelline Prudêncio.Desenvolvimento de um Sistema Web para Controle de Alocação de Equipamentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

9.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de João Bosco de Souza Júnior.Aplicando eXtreme Programming ao Desenvolvimento de Software. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

10.
SCAICO, P. D.. Participação em banca de Ana Cristina Freitas César.Aplicando Padrões de Qualidade de Produto no Sistema de Referência Bibliográfica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCAICO, P. D.; Almeida, R. R.; DIAS JR., J.. Concurso de Provas e Títulos para Professor Substituto - UFPB - Campus IV. 2011. Universidade Federal da Paraíba.

2.
SCAICO, P. D.. Concurso de Provas e Títulos para Professor Substituto - UFPB - Campus IV. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

3.
SCAICO, P. D.. Concurso de Provas e Títulos para Professor Substituto - UFPB - Campus III. 2007. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO NETO, M. ; SCAICO, P. D. . VI - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia na Educação - Conahpa. 2013. (Congresso).

2.
SCAICO, P. D.; NUNES, D. J. . Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Workshop de Licenciatura em Computação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Maia Peixoto. Um estudo sobre as estratégias de aprendizagem e motivacionais utlizadas por alunos da Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Paraíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação e Informática) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

2.
Yugo Mangueira de Alencar. SokoBin: um jogo para o ensino de números binários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação e Informática) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

3.
Stephany Roberta Vitório Melo Freire. ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS SOCIAIS KHAN ACADEMY E CURSOS ON-LINE ABERTOS E MASSIVOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação e Informática) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

4.
Thiago Ramalho Pacheco. Experiência no uso de robótica no ensino de programação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

5.
Vinicius Sousa dos Santos. Especificação de uma Aplicação de Catalogação de Componentes koBRA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

6.
Halisson Judson. Estudo dos Princípios da Arquitetura Orientada a Serviços. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

7.
Adriano Oliveira Tito. Análise de Uma Amostra do Mercado Pessoense em Relação à testes de Software. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

8.
Giovanni Matias Cardial Ramos. Desenvolvimento de um Software para Secretaria de Estado da Educação e Cultura da Paraíba Usando a Ferramenta E-Gen. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

9.
Nayara Resende Cavancanti. Automação de Teste de Unidade e Aceitação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

10.
Andréa Gusmão Serres Ataíde Ricardo Ferreira Abrantes Sarm. spectos Básicos para Implantação de uma Política de Segurança da Informação: Um Estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

11.
Joseph Diniz Belmont. Usabilidade em Interfaces Internacionais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

12.
Bruno Luna Ribeiro. Metodologia de desenvolvimento X2C para celulares que utilizam Java visando compatibilidade entre aparelhos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

13.
Nickerson Fonseca Ferreira. Pedido Mobile: Um Sistema para Automação de Pedidos Através de Dispositivos Móveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

14.
Aryadne Thais da Silva Menezes. Inscrição On- Line Instrumento Estratégico de Organização do Vestibular no UNIPÊ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

15.
Alcelyo Roberto Mariz de Figueiredo. MedicalClinic. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto de Educação Superior da Paraíba. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

16.
Felipe Faustino de Souza. LEGO: um Roteiro para Desenvolvimento em Linhas de Produto de Software. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

17.
Fernando Augusto Ferreira Lordão. Desenvolvimento de Aplicação Integrada A Sistema Legado: Uma Ferramenta para Monitorar Dívidas de Sacados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

18.
Juliana Tavares Vieira. Sistema de Controle de Títulos de Cobrança Bancária do Banco do Brasil (BB ? COBRANÇA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.

19.
Anália Cristina Meira Tiburtino. S.W.A.G. Sistema Web para Auxílio aos Gerentes de Projetos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de João Pessoa. Orientador: Pasqueline Dantas Scaico.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SCAICO, P. D.. AvA - Plataforma de Ensino de Programação para Python. 2012.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SCAICO, P. D.2014 SCAICO, P. D.; COSTA, T. K. L. . Supervised Internships and their Lessons: Challenges and Experiences with Teaching Degree in Computer Science. CLEI Electronic Journal, v. 17, p. 11, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:51:41