Luis Felipe Riehs Camargo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0043654511092877
  • Última atualização do currículo em 17/02/2019


Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013) com período sanduíche na Erasmus University Rotterdam (orientador: Guilherme Liberali Neto). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e bacharelado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Possui experiência como pesquisador em projetos de simulação computacional e modelagem matemática em projetos desenvolvidos na Unisinos e na Erasmus University. Também desenvolve projetos de pesquisa aplicada em empresas como Samarco, Petrobras, SEBRAE, Vale e Grupo Randon. Atualmente é professor no curso de engenharia de produção na Unisinos, onde ministra as disciplinas de simulação computacional, pesquisa operacional II e confiabilidade de componentes e sistemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Felipe Riehs Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, L. F. R.;CAMARGO, LUÍS FELIPE RIEHS;CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Av. Unisinos
Cristo Rei
93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35908273
URL da Homepage: www.unisinos.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Administração.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
com período sanduíche em Erasmus Universiteit Rotterdam (Orientador: Guilherme Liberali Neto).
Título: Proposição de um Método para Desenvolvimento de Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Modelos de Simulação Computacional na Indústria de Mineração, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: José Antônio Valle Antunes Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Simulação computacional; Pensamento sistêmico; Modelagem matemática; Indústria de mineração.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2007 - 2009
Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Proposição de um Modelo Baseado mm Customer Lifetime Value para a Análise de Melhorias no Sistema Produtivo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Guilherme Luís Roehe Vaccaro.
Palavras-chave: Customer Lifetime Value; Modelos de Escolha Discreta; Modelagem; Requisitos de Mercado; Sistemas de Produção; teoria da utilidade.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing.
2000 - 2005
Graduação em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Caracterização e Análise de Cenários de Utilização de Antenas Adaptativas.
Orientador: Maria Cristina Felippetto de Castro.




Atuação Profissional



VEM Manutenção e Engenharia S.A., VEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Manutenção de Aeronaves, Carga horária: 42


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 12

Atividades

8/2012 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Simulação Computacional
Simulação Aplicada à Logística
Pesquisa Operacional II
Confiabilidade de Componentes e Sistemas
2008 - 2009
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitor Acadêmico, .

Serviço realizado
Coordenação do Núcleo Quantitativo na Escola de Desgin da Unisinos.

Erasmus Universiteit Rotterdam, ERASMUS, Holanda.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40
Outras informações
Realização do estágio doutoral no exterior, sob a supervisão do Prof. Guilherme Liberali (departamento de marketing da Erasmus School of Economics)


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2011 - 10/2011
Ensino, MBA em Logística Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Modelagem de Sistemas Logísticos II: simulação, teoria de filas, seqüenciamento

Instituto Euvaldo Lodi - FIERGS, IEL/FIERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Instituto de Estudos Sistêmicos do Brasil, INSTITUTO DE EST, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio


LF Consultoria, LFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Proposição e Desenvolvimento de um Modelo Sistêmico para Mensuração dos Impactos Diretos e Indiretos dos Investimentos em Programas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Fatores Psicossociais (FPS)
Descrição: Os temas de saúde e segurança do trabalho (SST) e fatores psicossociais (FPS) recebem atenção em diferentes esferas. No nível das empresas, os gestores atentam-se às condições de trabalho dos empregados, visando, usualmente, minimizar os riscos de acidentes de trabalho e os riscos psicossociais. Porém, avaliar os benefícios diretos e indiretos dos investimentos em SST e FPS se torna uma situação complexa para os gestores, dado que, existe uma série de limitações e dificuldades a serem superadas, como por exemplo: carência de um método consagrado para realizar a avaliação, diferentes percepções de riscos entre trabalhadores e gestores, etc. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor e desenvolver um modelo e método sistêmico para mensurar os impactos diretos e indiretos dos investimentos em programas de SST e FPS. O trabalho é dividido em duas etapas. Na primeira etapa será realizado uma revisão sistemática da literatura, um mapa sistêmico, e a aplicação de um modelo matemático inicial de cálculo. A segunda etapa consiste em criar um método de aplicação global replicável. Além disso, nesta etapa será desenvolvida ferramentas computacionais destinadas ao suporte de decisão à estimação dos benefícios diretos e indiretos dos investimentos em SST e FPS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Daniel Pacheco Lacerda - Coordenador / Maria Isabel Morandi - Integrante / Dieter Brackmann Goldmeyer - Integrante / Aline Dresch - Integrante / Pedro Lima - Integrante / Tobias Leonardo Kunrath - Integrante.
Financiador(es): SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Desenvolvimento de um Procedimento Heurístico e Ferramenta Computacional para Automatizar a Caracterização de Situações de Stress em Parques de Tancagem
Descrição: A indústria petrolífera brasileira tem sido levada a novos patamares de competitividade e de desafios tecnológicos a partir das recentes (2007) descobertas de reservas de petróleo e gás em seções de pré-sal. Conforme estimativas de Petrobras (2011) essa nova fronteira poderá elevar, as reservas de óleo e gás natural, em 50% nos próximos anos. As operações de produção de petróleo em Tupi, área do pré-sal na Baia de Santos, iniciaram em maio de 2009. Essas operações podem alterar o perfil das reservas brasileiras de óleo pesado para óleo leve reduzindo, por consequência, as necessidades de importação. Por um lado, as modificações nas condições de oferta, produção de petróleo e gás, ampliam as possibilidades de autonomia energética do país e as condições de desenvolvimento. Por outro lado, o crescimento da economia brasileira, vivenciada nos últimos anos, aumenta a demanda energética, em termos amplos. Entre a oferta (petróleo e gás) e a demanda (subprodutos do petróleo, por exemplo, diesel, gasolina, querosene de aviação) estão às refinarias de petróleo. As refinarias de petróleo são responsáveis pelo refino do petróleo e, por consequência, da composição de seus derivados. O superdimensionamento e o subdimensionamento, de novos parques de tancagem ou dos parques em operação podem trazer repercussões negativas. Essas repercussões podem estar associadas, por um lado, ao desabastecimento (subdimensionamento) ou em custos além do necessário. No caso específico do subdimesionamento, em contraposição aos custos de estocagem, um parque de tancagem subdimensionado pode gerar um conjunto de consequências indesejáveis: i) Redução no nível de serviço; ii) Degradação de produtos (give away); iii) Remontagem de tanque, perdendo a certificação do produto; iv) Redução no ritmo de produção; v) Alterações na programação da produção. Assim sendo, surge um trade off clássico no que tange ao dimensionamento da tancagem em refinarias: sub ou superdimensionamento da capacidade de estocagem. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Daniel Pacheco Lacerda - Coordenador.
2013 - Atual
roposição de Método para Execução do Projeto Negócio a Negócio Fase 3 e Modelagem da Pré-Disposição à Coletividade para o SEBRAE/RS
Descrição: Projeto de pesquisa aplicado que objetiva atender duas metas. A primeira, denominada Meta 1, será identificada como Negócio a Negócio Fase 3. A segunda meta, denominada Meta 2, será identificada como Modelagem da Pré-Disposição à Coletividade. A Meta 1 será suportada teoricamente pelos pilares da Engenharia de Processos de Negócios, Projeto Organizacional e Modelagem. Dentre os objetivos específicos da primeira meta do projeto estão: i. revisão da Estrutura Organizacional existente; ii. metodologia execução do projeto; iii. Desenvolvimento de documentos e formulários necessários para execução da metodologia; iv. Elaboração de um caderno de ferramentas com foco em operações de serviços e inovação incremental; v. Desenvolvimento de manual que orienta a execução do método, vi. Realização de uma capacitação para equipe SEBRAE. A segunda meta, por sua vez, visa avaliar a pré-disposição à participação das empresas à coletividade, com o intuito de orientá-las para projetos coletivos do SEBRAE. A Meta 2 tem como objetivos específicos: i. Desenvolvimento de um instrumento para medir a pré-disposição à coletividade das empresas participantes do projeto; ii. Descrever o método para a coleta e análise de dados. Para realização desta meta, serão utilizadas técnicas estatísticas como a análise fatorial, de confiabilidade, entre outros. O objetivo geral do projeto é inserir técnicas e ferramentas para melhoria das operações de serviços de pequenas e médias empresas. Além disso, busca fazer a ponte para o desenvolvimento de projetos coletivamente ao medir a predisposição para a coletividade dessas organizações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Daniel Pacheco Lacerda - Coordenador / Secundino Corcin Neto - Integrante / Dieter Brackmann Goldmeyer - Integrante / Rodrigo Costa de Souza Lima - Integrante / Aline Dresch - Integrante / Pedro Lima - Integrante.
2012 - 2013
Atualização dos Dados SIMCAPS, Adequação dos SIMCAPS à P4P e Simulação do Plano de Cinco Anos
Descrição: Este projeto tem como objetivos: atualização dos dados de entrada do simulador (ano base 2011), inserção do P4P no SIMCAPS, simulação do plano de cinco anos da Samarco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Dieter Brackmann Goldmeyer - Integrante / Rodrigo Alberto de Castilho - Integrante / Gustavo da Silva Rocha - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2012
Definição de uma Abordagem de Avaliação de Stress de Tancagem para Refinarias
Descrição: O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma abordagem sistêmica e preditiva do grau de stress de tancagem no refino da Petrobras. Em termos específicos, têm-se os seguintes objetivos: i) Construção de uma estrutura sistêmica relacionando as principais variáveis correlacionadas com o grau de stress de tancagem; ii) Avaliação e seleção de um procedimento estatístico para o tratamento e predição do grau de stress de tancagem; iii)Validação da abordagem desenvolvida com um banco de dados real da Petrobras; iv) Estruturação de um método para sistematização da abordagem a ser desenvolvida; v)Apoio ao processo de implantação e homologação da abordagem proposta; vi) Avaliação crítica das premissas e funcionalidades da ferramenta de dimensionamento determinista, discreta e dinâmica de tancagem desenvolvida pela Petrobras DimTanc; vii) Especificação técnica dos requisitos necessários para integração da abordagem desenvolvida para o ambiente do DimTanc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Daniel Pacheco Lacerda - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Dieter Brackmann Goldmeyer - Integrante / Maurício Martinez - Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO EM TRATAMENTO/ANÁLISE DE DADOS
Descrição: Esta capacitação está concebida para permitir aos participantes: ? Utilizar a ferramenta estatística R; ? Conhecer os aspectos da análise multivariada; ? Utilizar técnicas de estatística descritiva; ? Utilizar análise de correlação; ? Decomposição de séries temporais; ? Regressão Multivariada e seus pressupostos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Dieter Brackmann Goldmeyer - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2011 - Atual
O processo de criação de novas categorias mercadológicas
Descrição: Este projeto procura analisar as interações de mercado associadas ao surgimento de novas categorias mercadológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Guilherme Liberali - Coordenador / Vinícius Andrade Brei - Integrante.
2011 - Atual
A foward-looking movie recommendation system
Descrição: This project proposes a foward-looking optimization-based movie recommendation algorithm..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Guilherme Liberali - Coordenador.
2010 - 2011
Revisão, Integração e Desenvolvimento dos Modelos de Dinâmica de Sistemas de Mercado e Preço da Samarco
Descrição: O presente projeto possui como objetivo principal o desenvolvimento de modelo de dinâmica de sistemas integrado de mercado e preço da Samarco. Em termos específicos, têm-se os seguintes objetivos: Definição das variáveis explicativas e revisão das regressões para preço; Revisão das premissas dos modelos de mercado, alinhando oferta e demanda de minério de Ferro; Desenvolvimento de interface de entrada e saída de dados do modelo; Formalização de um processo para utilização do modelo construído; ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Secundino Corcin Neto - Integrante.
Financiador(es): Samarco Mineração - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
Simulação da Política de Manutenção do Concentrador I Utilizando o Modelo de Simulação Computacional da Cadeia Produtiva da Samarco
Descrição: O trabalho apresenta o seguinte objetivo principal: Adaptação do modelo de simulação da Cadeia Produtiva da Samarco no sentido de abranger um conjunto de cenários definidores de uma possível política de manutenção do Concentrador I e suas respectivas conseqüências para o sistema como um todo. Em termos específicos, os seguintes objetivos serão alcançados: Nivelamento conceitual básico nas abordagens do Pensamento Sistêmico e Teoria das Restrições, as quais deverão nortear as premissas do projeto e os respectivos cenários; Capacitação ao grupo de trabalho da Samarco na operação do modelo de simulação da Cadeia Produtiva; Avaliação dos resultados dos cenários desenvolvidos, visando apoio a tomada de decisão da política de manutenção e eventuais investimentos necessários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Rodrigo Castilho - Integrante / Dieter Goldmeyer - Integrante / Secundino Corcin Neto - Integrante.
Financiador(es): Samarco Mineração - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
Projeto Modelagem da Gestão da Capacidade da Cadeia Produtiva da Samarco Fase II e Sistematização da Coleta de Dados Visando a Revisão do Tratamento Estatístico
Descrição: O objetivo principal: Construção de um modelo de Simulação Computacional sistêmico da cadeia produtiva da Samarco, detalhando as operações do site de Germano e considerando algumas características que impactam a produtividade deste site e considerando as operações de Ubu com o mesmo nível de detalhamento do modelo original. Em termos específicos, os seguintes resultados foram propostos: Identificação das principais fontes de variabilidade da cadeia produtiva, em nível de operações e fatores de qualidade; Construção de modelos matemáticos, estatísticos e sistêmicos que representem a relação do impacto entre os fatores que afetam a produtividade da Concentração. Construção de cenários alternativos a realidade atual das operações; Findado o projeto, os resultados esperados foram plenamente atendidos. Na verdade, os resultados finais suplementaram a proposta original, bem como o esforço desenvolvido pela equipe condutora superou as expectativas iniciais. Desta maneira, a presente solicitação propõe uma análise, por parte da Samarco, de um suplemento ao orçamento original do projeto, bem como apresenta a proposta de sistematização do processo de coleta de dados, visando a revisão do tratamento estatístico dos dados utilizados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Rodrigo Castilho - Integrante / Dieter Goldmeyer - Integrante.
Financiador(es): Samarco Mineração - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
Desenvolvimento da Cultura da Cana de Açúcar no Rio Grande do Sul Foco na Produção de Álcool
Descrição: O projeto tem como objetivo a análise do desempenho econômico e financeiro e avaliação de impactos socioeconômicos do desenvolvimento da cultura da cana de açúcar para o Rio Grande do Sul, com foco na produção de álcool em micro e pequena indústria...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Andre Cirne Lima - Coordenador.
2009 - 2010
Detalhamento da Modelagem da Gestão da Capacidade da Cadeia Produtiva da Samarco
Descrição: O objetivo principal da Fase II do projeto é: Construção de um modelo de Simulação Computacional sistêmico da cadeia produtiva da Samarco, detalhando as operações do site de Germano e considerando algumas características que impactam a produtividade deste site e considerando as operações de Ubu com o mesmo nível de detalhamento do modelo original. Em termos específicos a Fase II possibilitará os seguintes resultados: Identificação das principais fontes de variabilidade da cadeia produtiva, em nível de operações e fatores; Construção de modelos matemáticos, estatísticos e sistêmicos que representem a relação do impacto entre os fatores que afetam a produtividade da Concentração. Construção de cenários alternativos a realidade atual das operações;..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Luis Henrique Rodrigues - Coordenador / Rodrigo Castilho - Integrante / Dieter Goldmeyer - Integrante.
Financiador(es): Samarco Mineração - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2010
Novas Economias para o RS
Descrição: O objetivo do projeto proposto é realizar ações alinhadas ao projeto de novas economias desenvolvido pelo IEL-FIERGS, visando conceituar e identificar ações para o estabelecimento de novas economias junto aos sindicatos e representantes setoriais do Estado do Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos desta proposta citam-se: - Dar suporte ao levantamento de informações sobre o conceito de novas economias junto a representantes setoriais; - Auxiliar a organizar as informações obtidas estabelecendo um método de análise para os dados coletados, objetivando repassar a metodologia para outros estados; - Analisar tecnicamente os resultados com base em métodos apropriados; - Dar suporte à implementação em um setor específico, como por exemplo o de alimentação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / Guilherme Luís Roehe Vaccaro - Coordenador / Christopher Rosa Pohlmann - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2013
Revisão Sistêmica do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Serviços Postais de Angola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Henrique Rodrigues em 11/02/2014.
Descrição: O presente projeto tem por objetivo revisar sistemicamente o Plano Diretor de Desenvolvimento dos Serviços Postais de Angola. Para isso um conjunto amplo de ações estão previstas e que preveem missões técnicas para levantamento, averiguação e discussão de dados e informações. Além disso, constitui o escopo do projeto a formação técnica de multiplicadores em Gestão Postal. Tal capacitação está organizada em módulos e mesclada com atividades práticas no sentido de ampliar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. A aplicação do conhecimento ocorre em colaboração de um conjunto de facilitadores (líderes organizacionais) da ENCTA (Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola). O projeto, portanto, procura aplicar o Pensamento Sistêmico aliado ao conhecimento em Sistemas Postais, na problemática específica ao Sistema Postal de Angola.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / RODRIGUES, L. H. - Coordenador / Daniel Pacheco Lacerda - Integrante / Maria Isabel Morandi - Integrante / Secundino Corcin Neto - Integrante / Dieter Brackmann Goldmeyer - Integrante / Araldo Gonçalves - Integrante / Paola Piedrabuena - Integrante / Djalma dos Santos - Integrante.
2007 - 2009
Continuous-Time Markov-Process with Misclassification: Modeling and Application to Auto Marketing
Descrição: Past research has explored consumer response using Markov models of behavioral states with marketing variables linked to transitions. But Markov models are frequently subject to state specification error and state measurement error (states often times are not directly observed). We propose a multi-state continuous-time Markov process model that explicitly considers state measurement and specification errors and apply the model to a large field experiment to determine the effects of marketing strategies in autos. We model consumer Markov response to different marketing instruments and allow for multiple changes of states between our discrete-time state measurements. Covariate effects, transition probabilities, and probabilities of misclassification are estimated simultaneously. Time-dependent transition probabilities depend on consumer characteristics, marketing action and state definition. We analyze a factorial field experiment done with a large panel in order to determine if advertising, Internet advice, communities, and competitive test drives are effective in selling autos. We use questionnaire data ( measures include: awareness, consideration, dealer visits, preferences, and purchase) from six monthly surveys using a sample of potential new car buyers in L.A. (5,000 person sample). We model continuous-time flows among five behavioral states with respect to purchasing automobiles. The states are "Unaware", "Consider", "Purchase", "Aware". We analyzed the effect of trust and advertising on flows between states..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Luis Felipe Riehs Camargo - Integrante / John Hauser - Integrante / Glen Urban - Integrante / Guilherme Liberali - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: European Journal of Operational Research
2014 - Atual
Periódico: Base (UNISINOS)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio ABEPRO 2014 - Melhor Dissertação de Mestrado Acadêmico (Orientando: Iberê Guarani de Souza), ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção.
2013
Prêmio SETCERGS de Logística (professor Orientador), Sindicato de transportes de cargas e logística do RS - SETCERGS.
2005
Láurea Destaque Acadêmico 2005, Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS2017CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS; RODRIGUES, LUIS HENRIQUE ; LACERDA, DANIEL PACHECO ; PIRAN, FABIO SARTORI . A method for integrated process simulation in the mining industry. EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH, v. 264, p. 1, 2017.

2.
GILSA, CHARLES VON2017GILSA, CHARLES VON ; LACERDA, DANIEL PACHECO ; CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS ; SOUZA, IBERÊ GUARANI ; CASSEL, RICARDO AUGUSTO . Longitudinal evaluation of efficiency in a petrochemical company. Benchmarking, v. 24, p. 00-00, 2017.

3.
VEIT, DOUGLAS RAFAEL2017VEIT, DOUGLAS RAFAEL ; LACERDA, DANIEL PACHECO ; CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS ; KIPPER, LIANE MAHLMANN ; DRESCH, ALINE . Towards Mode 2 knowledge production. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL, v. 23, p. 293-328, 2017.

4.
PIRAN, F. A. S.2017PIRAN, F. A. S. ; LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; VIERO, C. F. ; TEIXEIRA, Rafael ; DRESCH, A. . Product modularity and its effects on the production process: an analysis in a bus manufacturer. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 88, p. 2331-2343, 2017.

5.
PIRAN, FÁBIO ANTONIO SARTORI2016PIRAN, FÁBIO ANTONIO SARTORI ; LACERDA, DANIEL PACHECO ; CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS ; VIERO, CARLOS FREDERICO ; TEIXEIRA, RAFAEL ; DRESCH, ALINE . Product modularity and its effects on the production process: an analysis in a bus manufacturer. International Journal, Advanced Manufacturing Technology, v. 26, p. 1-13, 2016.

6.
PIRAN, FABIO ANTONIO SARTORI2016PIRAN, FABIO ANTONIO SARTORI ; LACERDA, DANIEL PACHECO ; CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS ; VIERO, CARLOS FREDERICO ; DRESCH, ALINE ; CAUCHICK-MIGUEL, PAULO AUGUSTO . Product modularization and effects on efficiency: An analysis of a bus manufacturer using data envelopment analysis (DEA). INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION ECONOMICS, v. 182, p. 1-13, 2016.

7.
MARQUES, ALEX2014 MARQUES, ALEX ; LACERDA, DANIEL PACHECO ; CAMARGO, LUÍS FELIPE RIEHS ; TEIXEIRA, RAFAEL . Exploring the relationship between marketing and operations: Neural network analysis of marketing decision impacts on delivery performance. International Journal of Production Economics, v. 153, p. 178-190, 2014.

8.
VACCARO, G. L. R.2012CAMARGO, L. F. R.; VACCARO, G. L. R. ; SILVA, D. O. ; POHLMANN, C. R. . Novas economias: uma proposta de significação. Produção (São Paulo. Impresso), v. 22, p. 490-501, 2012.

9.
BREI, V. A.2011 BREI, V. A. ; D'AVILA, L. C. ; CAMARGO, L. F. R. ; ENGELS, J. . The Influence of Adaptation and Standardization of the Marketing Mix on Performance: a Meta-Analysis. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 266-287, 2011.

10.
CAMARGO, L. F. R.;CAMARGO, LUÍS FELIPE RIEHS;CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS2011 CAMARGO, L. F. R.; VACCARO, G. L. R. . Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 18, p. 285-298, 2011.

11.
CAMARGO, L. F. R.;CAMARGO, LUÍS FELIPE RIEHS;CAMARGO, LUIS FELIPE RIEHS2010CAMARGO, L. F. R.; Moreira, Vinicius ; VACCARO, G. L. R. . Aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa de saneantes. Estudos Tecnológicos (Online), v. 5, p. 404-420, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MORANDI, M. I. ; CAMARGO, L. F. R. . Systematic Literature Review. In: Dresch, Aline, Lacerda, Daniel Pacheco, Antunes Jr, José Antônio Valle. (Org.). Design Science Research: A Method for Science and Technology Advancement. 1ed.New York: Springer International Publishing, 2014, v. 1, p. 1-161.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Redaelli, E. J. ; CAMARGO, L. F. R. ; D'AVILA, L. C. . Análise dos antecedentes da satisfação dos clientes de uma indústria metal-mecânica do setor automotivo ? um estudo empírico. In: SIMPOI, 2011, São Paulo. XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2011.

2.
CAMARGO, L. F. R.; POHLMANN, C. R. . Discussão do termo Novas Economias. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

3.
VACCARO, G. L. R. ; POHLMANN, Christopher R ; LIMA, A. C. ; SANTOS, M. ; CAMARGO, L. F. R. . Cenários de Futuro para a Cadeia do Biodiesel do Rio Grande do Sul. In: XVI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2009, Bauru. Anais XVI SIMPEP, 2009.

4.
CAMARGO, L. F. R.; VACCARO, G. L. R. ; LIBERALI, G. . Proposição de um Modelo Matemático para a Análise de Melhorias no Sistema Produtivo. In: XVI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2009, Bauru. Anais XVI SIMPEP, 2009.

5.
CAMARGO, L. F. R.; POHLMANN, C. R. ; RODRIGUES, L. H. . Uma compreensão sistêmica da crise aérea brasileira. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. H. ; FRANCISCO, A. C. ; LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. . Growth and/or Development that is the question!. In: POMS - Production and Operations Management Conference, 2014, Atlanta. Impact and Vision: Reaching New Heights, 2014.

2.
SOUZA, I. G. ; LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; RODRIGUES, L. H. . Is continuous improvement, really matter?. In: POMS - Production and Operations Management Conference, 2014, Atlanta. Impact and Vision: Reaching New Heights, 2014.

3.
CAMARGO, L. F. R.; RODRIGUES, L. H. ; LACERDA, D. P. . A Methodology for Integrated Process Simulation in the Industry. In: POMS - Production and Operations Management Conference, 2013, Denver. Integrating Practice in POM Research and Teaching, 2013. v. 24.

4.
RODRIGUES, L. H. ; LIMA, M. J. ; CAMARGO, L. F. R. ; LACERDA, D. P. ; GOLDMEYER, D. B. . An Approach to Evaluate the Degree of Stress of Tankage in Oil Refinery Tank Farms. In: POMS 23rd Annual Conference, 2012, Chicago. Production and Operations Management Society, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, L. F. R.; POHLMANN, C. R. . Previsão de Demanda - Prediction market. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VACCARO, G. L. R. ; CAMARGO, L. F. R. ; POHLMANN, C. R. ; SILVA, D. O. . Coleta e análise de dados - Projeto IEL - Novas Economias para o RS. 2009.

Programas de computador sem registro
1.
CAMARGO, L. F. R.; GOLDMEYER, D. B. ; HEIDRICH, L. ; LACERDA, D. P. ; CORCIN NETO, S. . Software para Análise dos Dados de Pré-Disposição ao Coletivismo. 2014.

2.
CAMARGO, L. F. R.; GOLDMEYER, D. B. ; LACERDA, D. P. ; CORCIN NETO, S. . Software para Análise dos Dados de Pré-Disposição ao Coletivismo. 2014.

3.
RODRIGUES, L. H. ; CASTILHO, R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; ROCHA, G. S. ; CAMARGO, L. F. R. . Software para automatização da coleta e Tratamento dos dados. 2012.

4.
RODRIGUES, L. H. ; CASTILHO, R. A. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; ROCHA, G. S. ; CAMARGO, L. F. R. . Modelo Computacional revisado da Cadeia produtiva. 2012.

5.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; MARTINEZ, M. ; RODRIGUES, L. H. . Aplicativo de identificação do perfil de movimentação de tanques de petróleo. 2012.

6.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. ; MORANDI, M. I. . Aplicativo de identificação do perfil de movimentação de tanques de petróleo. 2012.

7.
CAMARGO, L. F. R.; LACERDA, D. P. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. ; MORANDI, M. I. . Aplicativo de identificação das situações de stress em parques de tancagem. 2012.

8.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; MARTINEZ, M. ; RODRIGUES, L. H. . Aplicativo de identificação das situações de stress em parques de tancagem. 2012.

9.
CASTILHO, R. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; CORCIN NETO, S. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. . Modelo de simulação Computacional do concentrador. 2011.

10.
CASTILHO, R. A. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; CORCIN NETO, S. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. . Construção de um software e modelo de Simulação Computacional sistêmico da cadeia produtiva da Samarco. 2011.

11.
CASTILHO, R. A. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. . Construção de um software e modelo de Simulação Computacional sistêmico da cadeia produtiva da Samarco. 2011.

Produtos tecnológicos
1.
CAMARGO, L. F. R.; MORANDI, M. I. ; CORCIN NETO, S. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. . Desenvolvimento de modelo de dinâmica de sistemas integrado de mercado e preço da Samarco. 2011.

Processos ou técnicas
1.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; DRESCH, A. ; CORCIN NETO, S. ; GOLDMEYER, D. B. ; LIMA, R. C. S. ; LIMA, P. . Método para Melhoria de Operações de Serviços em Microempresas e Microempreendedores Individuais. 2014. 2014.

2.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; MARTINEZ, M. ; RODRIGUES, L. H. . Método de Sistematização da abordagem de avaliação de stress em parques de tancagem. 2012.

3.
CASTILHO, R. A. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. . Método para construção de Modelo de Simulação Utilizando a Abordagem do Pensamento Sistêmico. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; DRESCH, A. ; CORCIN NETO, S. ; GOLDMEYER, D. B. ; LIMA, R. C. S. ; LIMA, P. . Manual global do Projeto Negócio a Negócio Etapa 3. 2014.

2.
CAMARGO, L. F. R.; GOLDMEYER, D. B. ; LACERDA, D. P. ; DRESCH, A. ; CORCIN NETO, S. . Manual do método de coleta e análise dos dados de pré-disposição ao coletivismo. 2014.

3.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; VEIT, D. ; MANSILHA, R. B. . Projeto Político- Pedagógico Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2012.

4.
CAMARGO, L. F. R.. Avaliação de artigos da Área de Marketing (tema 7) do ENANPAD. 2011.

5.
CAMARGO, L. F. R.. Avaliação de artigos da Área de Marketing (tema 9) do ENANPAD. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMARGO, L. F. R.. Entrevista TV Unisinos: Prêmio SETSERGS 2013. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; DRESCH, A. ; CORCIN NETO, S. ; GOLDMEYER, D. B. ; LIMA, R. C. S. ; LIMA, P. . Caderno de ferramentas com foco em operações de serviços e inovação incremental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; MARTINEZ, M. ; RODRIGUES, L. H. . Manual de uso e instruções do aplicativo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicada).

3.
CAMARGO, L. F. R.. Modelagem de Sistemas Logísticos II: simulação, teoria de filas, seqüenciamento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CAMARGO, L. F. R.; GOLDMEYER, D. B. . Tratamento de dados: Modelagem e análise utilizando o software estatístico R. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CASTILHO, R. A. ; CAMARGO, L. F. R. ; MORANDI, M. I. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. . Manual para Operação do Programa de Computador. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, L. H.; CAMARGO, L. F. R.; LACERDA, D. P.; SELLITTO, M.. Participação em banca de Thiago Loiola Araújo e Silva. Avaliação Sistêmica dos Impactos Sociais da Produção da Soja para Biocombustíveis na Região Central do Estado do Tocantins. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
RODRIGUES, L. H.; CAMARGO, L. F. R.; MULLER, C. J.; LACERDA, D. P.. Participação em banca de Fabrício Eidelwein. Desenvolvimento de um Método para elaboração da demonstração do resultado econômico-ambiental: aplicação em uma empresa do setor petroquímico. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
RODRIGUES, L. H.; CAMARGO, L. F. R.; CASSEL, RICARDO AUGUSTO; LACERDA, D. P.. Participação em banca de Marcos Leandro Hoffmann Souza. Construção de um modelo de dinâmica de sistemas para visualização da demanda de estireno no mercado brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
CAMARGO, L. F. R.; LACERDA, D. P.; MIGUEL, P. A. C.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V.; TEIXEIRA, R.; RODRIGUES, L. H.. Participação em banca de Fabio Antonio Sartori Piran. Modularização de produtos e os efeitos sobre a eficiência técnica: Uma avaliação em uma fabricante de ônibus. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
CASSEL, RICARDO AUGUSTO; MULLER, C. J.; WERNER, L.; CAMARGO, L. F. R.. Participação em banca de Roberto Braga Fernandes Filho. Integração de modelos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos e comparação com seus desempenhos individuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V.; CASAROTTO FILHO, N.; TEIXEIRA, R.; CAMARGO, L. F. R.. Participação em banca de Lissandra Andréa Tomaszewski. Processo de Indução do Desenvolvimento Econômico no Município de Passo Fundo/RS: Uma Análise a partir da Ótica dos Ecossistemas de Negócios. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, G. E.; CAMARGO, L. F. R.; KORZENOWSKY, A. L.. Participação em banca de Rodrigo Tiago da Silva.Análise e Solução de Problemas: Um Estudo de Caso em uma Empresa Agrícola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
CAMARGO, L. F. R.; RODRIGUES, L. H.; VACCARO, G. L. R.. Participação em banca de Luciano Oliveira da Silva.Análise de Perfis de Aprendizagem Organizacional com Base em Simulação Computacional: Um Estudo em Duas Organizações Industriais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
CAMARGO, L. F. R.; POHLMANN, Christopher R; MANSILHA, R.. Participação em banca de Maicon Lopes Trentin.Aplicativo para Auxílio a Precificação de Produtos Sob a Ótica da Teoria das Restrições, Utilizando a Ferramenta Solver do Excel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
CAMARGO, L. F. R.; PONTE JUNIOR, J.; KORZENOWSKY, A. L.. Participação em banca de Marcio Soares Bandeira.Análise dos Modelos de Previsão de Demanda em uma Empresa do Setor Agroindustrial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
SELLITTO, M.; CAMARGO, L. F. R.; KORZENOWSKY, A. L.. Participação em banca de Diego dos Santos Cerveira.Manutenção centrada em confiabilidade (MCC): análise quantitativa de um forno elétrico a indução. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
D'AVILA, L. C.; CAMARGO, L. F. R.; MORANDI, M. I.. Participação em banca de Henrique Aldana Viegas.Gestão de riscos em projetos: análise da gestão de riscos em empresas sem gestão de projetos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
RODRIGUES, L. H.; CAMARGO, L. F. R.; SILVA, D. O.. Participação em banca de Marcos Leandro Hoffmann Souza.Aplicação da simulação computacional como ferramenta de apoio à tomada de decisão: avaliação do parque de tancagem de produtos químicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
CAMARGO, L. F. R.. Participação em banca de Lucas Lindenmeyer Jaeger.Contribuições do Just in Time para a Abordagem da Produção Enxuta: Um Estudo de Caso na Indústria de Peças INPEL S/A. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
CAMARGO, L. F. R.. Participação em banca de Márcio Silva dos Santos.A Análise da Logística Reversa na Educação Profissional, Área Metal-Mecânica - uma Proposta de Gestão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
CAMARGO, L. F. R.. Participação em banca de Gabriela de Carvalho Móta.Logísitica Reversa de Pós-Consumo: Estudo de Caso Empresa Trsa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CAMARGO, L. F. R.; CORCIN NETO, S.; VEIT, D.. Concurso para Seleção de Docentes em Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial. 2014.

2.
CAMARGO, L. F. R.; LACERDA, D. P.; MANSILHA, R. B.. Concurso para Seleção de Docentes em Engenharia de Produção. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3 rd International Joint Conference ICIEOM-ADINGOR-IISE-AIM-ASEM. The Impacts of Additive Manufacturing on Production Systems. 2017. (Congresso).

2.
POMS - Production and Operations Management Conference. An Approach to Integrate Overall Equipment Efficiency and Data Envelopment Analysis.. 2016. (Congresso).

3.
POMS - Production and Operations Management Conference. Product Modularization: reality or illusion? Empirical evidence from a case in a coach assembly plant.. 2015. (Congresso).

4.
10o Congresso Internacional de Gestão. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Douglas Rhoden Calderaro. Modelo de Análise Multicritério para Seleção de Tecnologia em Manufatura Aditiva. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Coorientador).

2.
Fabio Sartori Piran. Avaliação dos Impactos da Modularização: Uma análise a partir da Análise Envoltória de Dados em uma Montadora de Ônibus. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Coorientador).

3.
Filipe Bortolini. Identificação de Variáveis Prevalentes para a situações de Stress em Parques de Tancagem: Uma Análise em uma Empresa Petrolífera. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andrey Schimidt dos Santos. Suporte as Micro e Pequenas Empresas a partir da Gestão Baseada em Evidências: Construção de Ferramenta Computacional baseada em Inteligência Artificial. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

2.
Marcos Eduardo Finger. Análise Exploratória dos Impactos das Decisões de Marketing no Desempenho de Entrega e na Flexibilidade da Área de Operações em uma Manufatura de Alimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

3.
Alaércio de Paris. Overall Equipment Effectiveness - OEE: Necessário, mas Não Suficiente. Uma Análise Integrando o OEE e a Data Envelopment Analysis - DEA. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

4.
Fabio Antonio Sartori Piran. Modularização de Produto e os Efeitos Sobre a Eficiência Técnica: Uma Avaliação em uma Fabricante de Ônibus. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

5.
Filipe Bortolini. Identificação de Variáveis Prevalentes para a situações de Stress em Parques de Tancagem: Uma Análise a partir das Redes Neurais Artificiais. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

6.
Iberê Guarani de Souza. Os Programas de Melhoria Realmente Importam? Uma Avaliação em uma Fábrica de Munições. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

7.
Alex Marques. Análise Exploratória dos Impactos das Decisões de Marketing sobre o Desempenho de Entrega da Área de Operações a partir de Redes Neurais Artificiais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vagner Sartori. Análise de Layout de uma Nova Planta Industrial através de um Modelo de Simulação por Eventos Discretos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Piter Habitzreiter. Big Data: Uma Análise Conceitual, Abordando suas Aplicações, Técnicas e Ferramentas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

2.
Tobias Junge Baum. Desenvolvimento de um Modelo de Simulação Computacional dos Processos de Recebimento e Expedição de um Centro de Distribuição em Fase de Projeto para Análise dos Recursos Envolvidos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

3.
Alessandro Rodrigues Stefani. Análise do impacto causado pelo reuso de modelos e/ou uso de blocos/templates nas dimensões tempo e custo do desenvolvimento de modelos de simulçao computacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

4.
Fernando Lenzi. Avaliação dos Resultados do TPM nos Indicadores de Desempenho de Manutenção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

5.
Josué Ignacio da Silveira. Desenvolvimento de um Modelo de Simulação Computacional do Processo de Expedição de uma Empresa para Avaliação do Impacto dos Indicadores Operacionais Utilizados no Lucro da Organização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.

6.
Giuliano Salbego Flores. Aplicação da Simulação Computacional para Avaliação do Sistema de Ensaque e Armazenagem Após Ampliação da Capacidade Produtiva de uma Planta Petroquímica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Luis Felipe Riehs Camargo.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
CAMARGO, L. F. R.; GOLDMEYER, D. B. ; LACERDA, D. P. ; CORCIN NETO, S. . Software para Análise dos Dados de Pré-Disposição ao Coletivismo. 2014.

2.
LACERDA, D. P. ; CAMARGO, L. F. R. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. ; MORANDI, M. I. . Aplicativo de identificação do perfil de movimentação de tanques de petróleo. 2012.

3.
CAMARGO, L. F. R.; LACERDA, D. P. ; GOLDMEYER, D. B. ; RODRIGUES, L. H. ; MORANDI, M. I. . Aplicativo de identificação das situações de stress em parques de tancagem. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:29:44