Leonir André Colling

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1304296823740326
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Oceanólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2004). Doutor em Oceanografia Biológica pela FURG, com ênfase em Ecologia de Invertebrados Bentônicos. Atualmente é Professor Adjunto II do Instituto de Oceanografia - IO/FURG. Desenvolve investigações sobre distintas escalas de variabilidade temporal da macrofauna bentônica estuarina (sazonal, interanual), variações de longo prazo do macrozoobentos estuarino, ecologia de praias arenosas e ambientes costeiros rasos. Orientador nos Cursos Graduação em Oceanologia, Ciências Biológicas e Pós-Graduação em Oceanografia Biológica, nos temas: comunidades bentônicas, ecologia de habitats estuarinos, macrozoobentos de praias arenosas, influência de atividades antrópicas de áreas portuárias sobre o Bentos, e relações entre variáveis ambientais e o substrato. Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Oceanologia FURG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonir André Colling
Nome em citações bibliográficas
COLLING, Leonir André;COLLING, ANDRÉ;COLLING, LEONIR A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Departamento de Oceanografia, Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos.
Av. Itália, Km 8, CxP:474, Câmpus Carreiros
96203-000 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336533
Fax: (53) 32336601
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: VARIABILIDADE TEMPORAL DE CURTO, MÉDIO E LONGO-PRAZOS DAS ASSOCIAÇÕES DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS EM UMA ENSEADA ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Emílio Bemvenuti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: El Niño; Estuario; Macrofauna Bentônica; Fundos vegetados; Longo prazo; Curto prazo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
2005 - 2007
Mestrado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Influência dos fatores abióticos na variabilidade espaço-temporal dos macroinvertebrados bentônicos em uma enseada rasa estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Carlos Emílio Bemvenuti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: El Niño; Erodona mactroides; Estuario; Macrofauna Bentônica.
1997 - 2004
Graduação em Oceanologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Variação Espaço-temporal de Erodona mactroides BOSC 1802 (MOLLUSCA PELECYPODA) numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS- Brasil..
Orientador: Carlos Emílio Bemvenuti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Estatística em Software Livre - OpenStat e PAST. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2007 - 2007
Análise Multivariada. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Ecologia, SBE*, Brasil.
2005 - 2005
Software STATISTICA v. 6. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2004
Software STATISTICA v. 5. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista nível doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (CNPq) Pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Pós-graduação (Nível Mestrado). Departamento de Oceanografia, Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos. "Influência dos Fatores Abióticos na Variabilidade Espaço-temporal das Associações de Macroinvertebrados Bentônicos em uma Enseada Rasa estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil".

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário, Departamento de Oceanografia , Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos. "Estrutura das Comunidades de Macroinvertebrados Bentônicos em Águas Rasas no Estuário da Lagoa dos Patos. Projeto PELD - Pesquisas Ecológicas de Longa Duração - Site 8, FURG"

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic FAPERGS, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS), Departamento de Oceanografia, Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos. "Variabilidade Espaço-temporal das Associações de Macroinvertebrados Bentônicos em uma Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil".

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic (FAPERGS)
Outras informações
Bolsista FAPERGS, Departamento de Oceanografia, Laboratório de Recursos Pesqueiros Pelágicos, Projeto ALBACORA. Idade e Crescimento do albacora-de-lage Thunnus albacares no Sul do Brasil.

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Departamento de Oceanografia, Fundação Universidade Federal do Rio Grande - Laboratório de Recursos Pesqueiros Pelágicos.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Estudos de longa duração para avaliação de impactos naturais e antrópicos no Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente
Descrição: O estuário da Lagoa dos Patos é um ambiente estudado desde o século XI, e com maior freqüência a partir da década de 80, formando uma das mais longas séries temporais contínuas em ambiente estuarino no Brasil. Em 1998 teve início o primeiro projeto do PELD-Brasil (Ecológico de Longa Duração - PELD (MCTI-CNPq), ?intitulado Efeito das perturbações naturais e antrópicas na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos?. Como principal resultado, evidenciou-se que o regime hidrodinâmico do estuário sofre profundas alterações devido `a perturbações naturais episódicas, esporádicas e caóticas (eventos climáticos de larga escala como o El Niño Oscilação Sul ENOS, e tempestades). Em 2009, foi aprovado o projeto ?Limnificação e ação antrópica no estuário da Lagoa dos Patos: Conseqüências de longo prazo no recrutamento, invasão de espécies e interações tróficas?, no qual se observou a importância de fenômenos climáticos de larga escala na ecologia destes ecossistemas. Em períodos de ocorrência do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) verifica-se um aumento significativo das chuvas na região, o que leva a uma diminuição da salinidade e do tempo de residência da água no ELP. Este fato leva a profundas alterações das comunidades planctônicas, bentônicas, ictiofauna e vegetação submersa e emersa deste ambiente. Neste sentido, através do presente projeto se têm dado continuidade às séries de longo prazo, assim como investigações em escalas temporais menores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
CARTAS DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO DERRAMAMENTO DE ÓLEO - CARTAS SAO - BACIA DE PELOTAS
Descrição: O projeto objetiva identificar e definir a localização e os limites de áreas ecologicamente sensíveis com relação à poluição causada por derramamento de óleo (ISL) na Bacia Sedimentar Marítima de Pelotas, de acordo com a metodologia e o Plano Cartográfico para o Mapeamento de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Zona Costeira e Marinha - MMA. Neste sentido a elaboração do Atlas de Cartas de Sensibilidade ao Derrame de Óleo da Bacia de Pelotas apresenta os seguintes objetivos específicos: Realizar levantamento de dados pretéritos e aquisição de novas informações necessárias ao mapeamento de sensibilidade ao óleo, conforme estipulado no documento. Especificações e Normas Técnicas para Elaboração de Cartas de Sensibilidade a Derramamentos de Óleo nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (MMA, 2007). Estruturar o banco de dados georreferenciado e o respectivo mapeamento em três níveis/escalas ? estratégico, tático e operacional de modo a atender a todos os tipos de derramamentos de petróleo e derivados. Elaboração e impressão do Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Marítima de Pelotas conforme padrão do MMA, bem como os conjuntos de cartas e o SIG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Frequência sazonal da passagem de sistemas meteorológicos e sua influência sobre os embancamentos da macrofauna bentônica no ecossistema de praias arenosas do Extremo Sul do Brasil
Descrição: O macrozoobentos de praias arenosas, ainda que adaptado às forçantes físicas como ondas, ventos e marés, pode sofrer consequências negativas devido à ocorrência de fortes eventos meteorológicos que atingem o Extremo Sul do Brasil. A passagem de frentes frias, associada a ciclones extratropicais, provoca uma elevação no nível do mar que pode causar embancamentos, um fenômeno que consiste no aprisionamento de organismos em um nível superior da praia, podendo provocar mortalidade. Neste contexto, o projeto objetiva investigar os efeitos destes eventos meteorológicos sobre a comunidade de organismos, através da avaliação de sua estrutura de tamanhos e densidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonir André Colling - Coordenador / Raphael Mathias Pinotti - Integrante / Cristina Pinheiro - Integrante.
2012 - Atual
Estuários Subterrâneos e a Dinâmica de Elementos Traço Bioacumulados no Crustáceo Sergio mirim (Corrupto)
Descrição: O objetivo deste projeto é compreender a disponibilidade temporal de elementos traço para organismos bentônicos (Sergio mirim) na região intermareal e a incorporação destes elementos pelo organismo conforme o tamanho e sexo ao longo do ano (sazonalidade) através das praias arenosas entre Rio Grande/RS e Chuí/RS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leonir André Colling - Coordenador / Fabio Andrei Duarte - Integrante / Carlos Francisco Ferreira de Andrade - Integrante / Luis Felipe Hax Niencheski - Integrante / Francisco Milani - Integrante.
2010 - Atual
ReBentos - Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos
Descrição: O objetivo desta proposta é propiciar condições para a consolidação de uma rede de pesquisa para investigar a vulnerabilidade de praias arenosas e os efeitos de alterações ambientais sobre a biota destes ambientes na costa brasileira, considerando a macrofauna como um todo e o caranguejo Ocypode quadrata. Portanto, o projeto visa promover uma ampla discussão metodológica entre pesquisadores de diversas regiões do país e iniciar uma série histórica para obtenção de dados padronizados, que viabilizem o monitoramento continuado desses ambientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Limnificação e ação antrópica no Estuário da Lagoa dos Patos: Consequências de longo prazo no recrutamento,
Descrição: Detectar possíveis modificações na ecologia do ELP decorrentes de alterações naturais e antrópicas. Serão desenvolvidas investigações da hidrodinâmica, produção primária, zooplâncton, ictiofauna, macrofauna bentônica e avaliadas possíveis interferências das ações antrópicas na região estuarina da Lagoa dos Patos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2009
Projeto PELD - Programas Ecológicos de Longa Duração, Estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente.
Descrição: Projeto que objetiva avaliara os processos de longa duração que ocorrem no ambiente físico e biota da região estuarina da Lagoa dos Patos. As alterações do regime hidrodinâmico, e ações antrópicas podem afetar a estrutura de populações, comunidades e dos próprios habitats estuarinos. Os resultados obtidos permiterm concluir que nesta região estuarina ocorrem processos em distintas escalas temporais, onde é evidente a variabilidade sazonal dos parâmetros ambientais e eventos biológicos, e há claras influências dos fenômenos ENSO em ambas fases positiva e negativa sobre a estrutura dos habitats e da biota..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Compartilhando saberes entre Universidade e comunidade em um estuário no Extremo Sul do Brasil. Projeto de Extensão
Descrição: Os estuários são ambientes costeiros de transição entre a água doce de origem continental e o Oceano adjacente. No Estuário da Lagoa dos Patos, localizado na cidade de Rio Grande no extremo sul do Rio Grande do Sul, existem duas ilhas - Ilha dos Marinheiros e Ilha da Torotama - sendo que em ambas a agricultura familiar e a pesca artesanal são as principais atividades, estando a última bastante abalada devido às sucessivas quebras de safra do recurso pesqueiro camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis), causada por fatores ambientais, climáticos e antrópicos. Este ambiente tem sido alvo de diversas pesquisas com o intuito de compreender a sua dinâmica e seu estado de conservação, bem como para o seu monitoramento. Porém, muitas destas pesquisas ainda desconsideram os saberes das populações tradicionais estabelecidas ao longo do estuário, além destes trabalhos ficarem, em sua grande maioria, restritos às plataformas científicas, dificultando o acesso da sociedade. Este projeto de extensão universitária tem por objetivo ser um mecanismo de compartilhamento de saberes sobre funcionamento e estado de conservação do estuário da Lagoa dos Patos, com ênfase na fauna zoobentônica, entre a Universidade e os (as) estudantes de duas escolas da Ilhas dos Marinheiros e da Torotama. O projeto possui seis etapas, dentre as etapas encontra-se: apresentação do projeto, do estuário e da biota estuarina, visitas a alguns espaços da Universidade, construção de uma coleção zoológica com organismos do estuário coletados pelas/os estudantes, construção de materiais informativos no formato de gibis, e diálogo final sobre as atividades desenvolvidas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonir André Colling - Coordenador / Fabiane Fagundes Fonseca - Integrante / Mariana Lobato Martins - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2011
Programa de Monitoramento Ambiental do Porto do Rio Grande para o Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande, Bacia de Evolução do Porto Novo e da Área de Descarte do Material Dragado
Descrição: Monitoramento das associações de macroinvertebrados bentônicos no canal de acesso do Porto do Rio Grande, no qual objetiva-se a obtenção de dados sobre a biota e os parâmetros ambientais da coluna d'água e do substrato, para avaliação dos possíveis impactos da atividade antrópica no canal do Rio Grande..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2009 - 2010
Programa de Monitoramento Ambiental do Porto do Rio Grande para o Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande, Bacia de Evolução do Porto Novo e da Área de Descarte do Material Dragado
Descrição: Monitoramento das associações de macroinvertebrados bentônicos no canal de acesso do Porto do Rio Grande, no qual objetiva-se a obtenção de dados sobre a biota e os parâmetros ambientais da coluna d'água e do substrato, para avaliação dos possíveis impactos da atividade antrópica no canal do Rio Grande..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2009
Programa de Monitoramento Ambiental do Porto do Rio Grande para o Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande, Bacia de Evolução do Porto Novo e da Área de Descarte do Material Dragado
Descrição: Monitoramento das associações de macroinvertebrados bentônicos no canal de acesso do Porto do Rio Grande, no qual objetiva-se a obtenção de dados sobre a biota e os parâmetros ambientais da coluna d'água e do substrato, para avaliação dos possíveis impactos da atividade antrópica no canal do Rio Grande..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2008
Programa de Monitoramento Ambiental do Porto do Rio Grande para o Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande, Bacia de Evolução do Porto Novo e da Área de Descarte do Material Dragado
Descrição: Monitoramento das associações de macroinvertebrados bentônicos no canal de acesso do Porto do Rio Grande, no qual objetiva-se a obtenção de dados sobre a biota e os parâmetros ambientais da coluna d'água e do substrato, para avaliação dos possíveis impactos da atividade antrópica no canal do Rio Grande..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2007
Programa de Monitoramento Ambiental do Porto do Rio Grande para o Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande, Bacia de Evolução do Porto Novo e da Área de Descarte do Material Dragado
Descrição: Monitoramento das associações de macroinvertebrados bentônicos no canal de acesso do Porto do Rio Grande, no qual objetiva-se a obtenção de dados sobre a biota e os parâmetros ambientais da coluna d'água e do substrato, para avaliação dos possíveis impactos da atividade antrópica no canal do Rio Grande..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Atlântica
2009 - Atual
Periódico: Iheringia. Série Zoologia (Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Pan-American Journal of Aquatic Sciences


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Monitoramento Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Ecologia de Comunidades Bentônicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ORTEGA, ILEANA2018ORTEGA, ILEANA ; COLLING, Leonir André ; DUMONT, LUIZ FELIPE CESTARI . Response of soft-bottom macrobenthic assemblages to artisanal trawling fisheries in a subtropical estuary. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 207, p. 142-153, 2018.

2.
ORTEGA, ILEANA2018ORTEGA, ILEANA ; BACANELI, M. ; COLLING, Leonir André ; DUMONT, L. F. C. . Responses of the infaunal peracarid Monokalliapseudes schubarti (Tanaidacea: Kalliapseudidae) to a bottom trawling disturbance and seasonality in an estuary of southern Brazil. Marine Biology Research, v. 14, p. x, 2018.

3.
LANARI, MARIANNA2018LANARI, MARIANNA ; S. COPERTINO, MARGARETH ; COLLING, LEONIR A. ; C. BOM, FÁBIO . The impact of short-term depositions of macroalgal blooms on widgeon-grass meadows in a river-dominated estuary. HARMFUL ALGAE, v. 78, p. 36-46, 2018.

4.
AMARAL, ANTONIA CECÍLIA ZACAGNINI2016AMARAL, ANTONIA CECÍLIA ZACAGNINI ; CORTE, GUILHERME NASCIMENTO ; FILHO, JOSÉ SOUTO ROSA ; DENADAI, MARCIA REGINA ; COLLING, Leonir André ; BORZONE, CARLOS ; VELOSO, VALÉRIA ; OMENA, ELIANNE PESSOA ; ZALMON, ILANA ROSENTAL ; ROCHA-BARREIRA, CRISTINA DE ALMEIDA ; SOUZA, JOSE ROBERTO BOTELHO DE ; ROSA, LEONARDO CRUZ DA ; ALMEIDA, TITO CESAR MARQUES DE . Brazilian sandy beaches: characteristics, ecosystem services, impacts, knowledge and priorities. Brazilian Journal of Oceanography (Online), v. 64, p. 5-16, 2016.

5.
BERNARDINO, ANGELO F.2015BERNARDINO, ANGELO F. ; NETTO, SÉRGIO A. ; PAGLIOSA, PAULO R. ; BARROS, FRANCISCO ; CHRISTOFOLETTI, RONALDO A. ; ROSA FILHO, JOSÉ S. ; COLLING, ANDRÉ ; LANA, PAULO C. . Predicting ecological changes on benthic estuarine assemblages through decadal climate trends along Brazilian Marine Ecoregions. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 166, p. 74-82, 2015.

6.
PINOTTI, R. M.2014PINOTTI, R. M. ; MINASI, D. M. ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emilio . A review on macrobenthic trophic relationships along subtropical sandy shores in southernmost Brazil. Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês), v. 14, p. 1-12, 2014.

7.
PINOTTI, R. M.2011 PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emilio . Temporal dynamics of deep infralittoral macrobenthic fauna inside a subtropical estuarine environment. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 15, p. 26-41, 2011.

8.
BEMVENUTI, Carlos Emílio2010BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André . Relações tróficas na comunidade bentônica da região estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 5, p. 1-8, 2010.

9.
COLLING, Leonir André;COLLING, ANDRÉ;COLLING, LEONIR A.2010 COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio ; PINOTTI, R. M. . Temporal variability of the bivalve Erodona mactroides BOSC, 1802 during and after the El Niño phenomenon (2002/2003) in a subtropical lagoon, southern Brazil.. Acta Limnológica Brasiliensia, v. 22, p. 410-423, 2010.

10.
CAPITOLI, R. R.2008 CAPITOLI, R. R. ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Cenários de distribuição do mexilhão dourado Limnoperna fortunei (Mollusca - Bivalvia) sob distintas condições de salinidade no complexo lagunar Patos-Mirim, RS - Brasil.. Atlântica, v. 30, p. 35-44, 2008.

11.
COLLING, Leonir André;COLLING, ANDRÉ;COLLING, LEONIR A.2007 COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emilio ; GANDRA, Michel Steinmetz . Seasonal variability on the structure of sublittoral macrozoobenthic association in the Patos Lagoon estuary, Southern Brazil. In press. Iheringia. Série Zoologia, v. 97, p. 1-6, 2007.

12.
COLLING, Leonir André;COLLING, ANDRÉ;COLLING, LEONIR A.2007 COLLING, Leonir André; CAPITOLI, R. R. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Epitoquia de Neanthes succinea na região estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. Atlântica, v. 29, p. 61-63, 2007.

13.
NEVES, Frederico Monteiro2004NEVES, Frederico Monteiro ; COLLING, Leonir André ; PEREIRA, Pedro de Souza ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Daily variation of a macrobenthic fauna of an exposed sandy beach of Rio Grande do Sul, Brasil.. Journal of Coastal Research, Itajaí, SC, v. 39, p. 44-60, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
NETTO, S. A. ; PAGLIOSA, P. R. ; COLLING, Leonir André ; FONSECA, A. ; BRAUKO, K. . Benthic Estuarine Assemblages from the Southern Brazilian Marine Ecoregion. In: Paulo da Cunha Lana & Angelo Fraga Bernardino. (Org.). Brazilian Estuaries: A Benthic Perspective. 1ed.: , 2018, v. , p. 1-.

2.
BERNARDINO, A. F. ; BARROS, F. ; PEREZ, L. F. ; NETTO, S. A. ; COLLING, ANDRÉ ; PAGLIOSA, P. R. ; LANA, PAULO C. ; MAIA, R. ; CHRISTOFOLETTI, R. ; ROSA FILHO, José Souto ; COSTA, T. M. . Monitoramento de Ecossistemas Bentônicos Estuarinos. In: Alexander Turra & Marcia Regina Denadai. (Org.). Protocolos para o Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros. 1ed.São Paulo: BDPI - Biblioteca Digital da Produção Intelectual, 2015, v. 1, p. 134-155.

3.
ROSA FILHO, José Souto ; CORTE, G. ; MAIA, T. F. ; COLLING, ANDRÉ ; DENADAI, M. R. ; ROSA, Leonardo Cruz ; BORZONE, C. A. ; ALMEIDA, T. C. M. ; ZALMON, I. R. ; OMENA, E. ; VELOSO, V. ; AMARAL, A. C. Z. . Monitoramento de Longo Prazo da Macrofauna de Praias Arenosas. In: Alexander Turra & Marcia Regina Denadai. (Org.). Protocolos para o Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros. 1ed.São Paulo: BDPI - Biblioteca Digital da Produção Intelectual, 2015, v. 1, p. 194-209.

4.
ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André ; COPERTINO, M. ; COSTA, C. S. B. ; MARANGONI, J. C. ; Moller Jr. O. ; Muelbert, J .H. ; VIEIRA, J. P. ; SEELIGER, U. . O efeito de perturbações antrópicas na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos.. In: Marcelo Tabarelli; Carlos Frederico Duarte da Rocha; helena Piccoli Romanowski; Odete Rocha; Luiz Drude de Lacerda. (Org.). PELD CNPq: dez anos do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração no Brasil: achados, lições e perspectivas.. 1ed.: , 2013, v. 1, p. 223-248.

5.
COLLING, Leonir André; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emilio . Limnoperna fortunei na Bacia da Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim. In: Maria Cristina Dreher Mansur; Cintia Pinheiro dos Santos; Daniel Pereira; Isabel Cristina Padula Paz; Manuel Luiz Leite Zurita; Maria Teresa Raya Rodriguez; Paulo Eduardo Aydos Bergonci. (Org.). Moluscos Límnicos Invasores no Brasil: Biologia Preservação Controle. 1ed.: Redes Editora, 2012, v. 1, p. 187-193.

6.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Organismos Bentônicos. In: Danilo Calazans. (Org.). Estudos Oceanográficos: do Instrumental ao Prático. 1ed.Rio Grande: Editora Textos, 2011, v. 1, p. 233-248.

7.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André . As Comunidades de Macroinvertebrados Bentônicos. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.. (Org.). O Estuário da Lagoa dos Patos. Um Século de Transformações.. 1ed.Rio Grande: EdFURG, 2009, v. 1, p. 101-114.

8.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. . Programa de Monitoramento Ambiental do Porto de Rio Grande, RS.. Dragagens Portuárias no Brasil: Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente.. 1ed.Antonina: UNIBEM, 2008, v. ., p. 125-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GANDRA, Michel Steinmetz ; BEMVENUTI, Carlos Emilio ; ANGONESI, Luciana Garcia ; COLLING, Leonir André . Efeitos do Petróleo sobre a Associação de Macroinvertebrados Bentônicos na Praia do Cassino, Extremo Sul do Brasil.. In: 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás,, 2005, Salvador. Anais do 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, Salvador, Brasil, 2005., 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BERCHIERI, N. ; PINOTTI, R. M. ; MINASI, D. M. ; COLLING, Leonir André . Spatial variation in the polychaete assemblages along the inner continental shelf of Rio Grande do Sul state, southernmost Brazil. In: XVI Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015, Santa Marta, Colômbia. Anais del Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015.

2.
MINASI, D. M. ; PINOTTI, R. M. ; BERCHIERI, N. ; COLLING, Leonir André . Comparative study between beaches with contrasting morphodynamic states along the Southernmost Brazilian coast. In: XVI Congreso Latino Americano de Ciências del Mar, 2015, Santa Marta, Colômbia. Anais do XVI Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015.

3.
MINASI, D. M. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André . Distribuição espacial da macrofauna bentônica no intermareal de uma praia reflectiva no Extremo Sul do Brasil. In: XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013, Punta del Este. Anais do XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013.

4.
MINASI, D. M. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André . Variação sazonal da macrofauna bentônica em uma praia reflectiva exposta no Extremo Sul do Brasil. In: XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013, Punta del Este. Anais do XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013.

5.
SILVA, C. T. ; COLLING, Leonir André . Composição e abundância da macrofauna bentônica de marismas e planos rasos do estuário da Lagoa dos Patos - RS/Brasil. In: XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013, Punta del Este. Anais do XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013.

6.
BRAUER, B. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André . Distribuição Espaço-temporal de Ocypode quadrata (Fabricius, 1878) no Extremo Sul do Brasil: qual o limite austral de sua distribuição?. In: XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013, Punta del Este. Anais do XV Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013.

7.
BRAUER, B. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Distribuição Vertical dos Macroinvertebrados Bentônicos Numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. In: XXII Semana Nacional de Oceanografia, 2010, Itanhaém. Anais da XXII Sermana Nacional de Oceanografia, 2010.

8.
Pedron, J. S. ; QUEIROZ, L. ; BENAVIDES, I. A. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emilio . Método de quantificação indireta de biomassa de Donax hanleyanus (Bivalvia-Donacidae) na Praia do Cassino - RS. In: XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008, Arraial do Cabo. Anais da XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008.

9.
BRAUER, B. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COSTA, C. S. B. . Efeitos do estabelecimento artificial de Spartina alterniflora (Loisel) na macrofauna bentônica infralitoral de uma enseada rasa na região estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil.. In: XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008, Arraial do Cabo. Anais da XX Semana Nacional de Oceanografia, 2008.

10.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio . O El Niño 2002/2003 na região estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil: influências na coluna d'água, substrato e fauna macrozoobentônica em uma enseada rasa.. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia no Tempo de Mudanças Globais, 2007, Caxambu - MG. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil., 2007.

11.
NEVES, Frederico Monteiro ; PEREIRA, Pedro de Souza ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Daily variation of macrobenthic fauna in a exposed sandy beach of Rio Grande do Sul, Brazil. In: 8th International Coastal Symposium,, 2004, Itajaí, SC. Proceedings of the 8th International Coastal Symposium., 2004.

12.
COLLING, Leonir André; CASTELLO, Jorge Pablo . ALBACORA - Idade e Crescimento da albacora-de-lage (Thunnus albacares) do Sul do Brasil. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Resumos Expandidos da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOM, F. C. ; COLLING, Leonir André ; CAMARGO, M. . Resultados preliminares de uma avaliação espaço-temporal do impacto de veículos sobre a macrofauna bentônica de uma praia arenosa subtropical. In: 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR? 2017., 2017, Balneário Camboriú. Anais do 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR? 2017., 2017.

2.
ORTEGA, I. O. ; COLLING, Leonir André ; DUMONT, L. F. C. . Influencia de la pesca de arrastre artesanal sobre organismos macrobentónicos. In: 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR, 2017, Balneário Camboriú. Anais do 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR, 2017.

3.
BOM, F. C. ; COLLING, Leonir André . A Macrofauna bentônica como subsídio ecológico para o manejo da Praia do Cassino, Brasil. In: X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2017, 2017, Rio Grande. Anais do X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2017, 2017.

4.
FONSECA, F. F. ; CORDEIRO, L. N. ; COLLING, Leonir André . Compartilhando saberes de (em) um estuário no Extremo Sul do Brasil. In: XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2016, Feira de Santana, Bahia.. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2016.

5.
BOM, F. C. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. . Distribuição vertical do macrozoobentos em áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos, RS - Brasil.. In: VII Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016, Salvador. Anais do VII Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016.

6.
BOM, F. C. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. . Variabilidade de longo prazo do macrozoobentos no infralitoral raso de um estuário subtropical.. In: VII Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016, Salvador. Anais do VII Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016.

7.
BERNARDINO, A. F. ; NETTO, S. A. ; PAGLIOSA, P. R. ; BARROS, F. ; CHRISTOFOLETTI, R. ; COLLING, Leonir André ; LANA, P. C. ; ROSA FILHO, José Souto ; MAIA, R. ; COSTA, T. M. . Predicting ecological changes of benthic assemblages from Marine Ecoregions of Brazil through decadal climatology. In: 3rd International Symposium Effects of Climate Change on the World's Oceans, 2015, Santos. PICES Abstracts, 2015.

8.
BOM, F. C. ; FONSECA, F. F. ; MINASI, D. M. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André . Zoobentos da bacia de Pelotas: Subsídios às Cartas SAO. In: XIV Mostra de Produção Universitária, Universidade Federal do Rio Grande, 2015, Rio Grande. Anais da XIV Mostra de Produção Universitária, FURG., 2015.

9.
SILVA, C. T. ; COLLING, Leonir André . Distribution of Tanaidacea Monokalliapseudes schubarti (Mañé-Garzón 1949) in a salt marsh and nearby intertidal mud flat in the estuary of the Patos Lagoon, southern Brazil. In: XVI Congreso Sulamericano de Ciencias del Mar, 2015, Santa Marta - Colombia. Anais del XVI Congreso Sulamericano de Ciencias del Mar, 2015.

10.
BACANELI, M. ; ORTEGA, I. O. ; COLLING, Leonir André ; DUMONT, L. F. C. . Resultados Preliminares Do Estudo Da Distribuição Espaço-temporal E Estrutura Populacional De Monokalliapseudes schubartii. In: XXVII Semana Nacional de Oceanografia, 2015, Belém. Anais da XXVII Semana Nacional de Oceanografia, 2015.

11.
BOM, F. C. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. . Influência de distintos eventos ENSO - El Niño sobre a estrutura temporal do macrozoobentos em um plano lamoso na região estuarina da Lagoa dos Patos (RS-Brasil). In: IV Congreso de Ciências del Mar del Peru, 2014, Lima - Peru. Anais do V Congreso de Ciências del Mar del Peru, 2014.

12.
ODEBRECHT, C. ; Muelbert, J .H. ; ABREU, P. C. ; COLLING, Leonir André ; COPERTINO, M. ; DUMONT, L. F. C. ; FERNANDES, E. ; GARCIA, A. M. ; Moller Jr. O. ; MUXAGATA, E. ; SECCHI, E. ; VIEIRA, J. P. . Programa Brasileiro de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração: o que aprendemos no Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente (PELD-Sítio 8). In: IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis. Anais do IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013. p. 135-136.

13.
BERNARDINO, A. F. ; CHRISTOFOLETTI, R. ; LANA, P. C. ; BARROS, F. ; COLLING, Leonir André ; MAIA, R. ; COSTA, T. M. ; ROSA-FILHO, J. S. ; NETTO, S. A. . Comunidades bentônicas em ecossistemas estuarinos: de 'gap' ecológico ao monitoramento de longo prazo frente a previsões de mudanças climáticas no Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013.

14.
BERNARDINO, A. F. ; CHRISTOFOLETTI, R. ; BARROS, F. ; NETTO, S. A. ; LANA, P. C. ; PAGLIOSA, P. R. ; COLLING, Leonir André ; ROSA-FILHO, J. S. ; COSTA, T. M. ; MAIA, R. . Protocolo para monitoramento de ecossistemas bentônicos estuarinos em resposta a variações climáticas previstas para o Brasil. In: III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras e III Workshop da ReBentos, 2013, Florianópolis. Anais do IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013.

15.
COPERTINO, M. ; COLLING, Leonir André ; Moller Jr. O. ; SEELIGER, U. . Long-term changes in submerged aquatic vegetation of Patos Lagoon estuary, Brazil. In: 10th International Seagrass Biology Workshop, 2012, Rio de Janeiro. Proceedings of the 10th International Seagrass Biology Workshop, 2012.

16.
MINASI, D. M. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André . Variabilidade sazonal dos macroinvertebrados bentônicos da Praia dos Concheiros - Resultados Preliminares.. In: XI Mostra de Produção Universitária - FURG, 2012, Rio Grande. Anais da XI Mostra de Produção Universitária, 2012.

17.
PINHEIRO, C. ; PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André . Fenômenos meteorológicos no Litoral Sul do Brasil e suas consequências na macrofauna bêntica - Resultados Preliminares. In: XI Mostra de Produção Universitária - FURG, 2012, Rio Grande. Anais da XI Mostra de Produção Universitária, 2012.

18.
BRAUER, B. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Variação espaço-temporal de Ocypode quadrata (Crustacea, Ocypodidae) nas praias arenosas expostas do Extremo Sul do Brasil. In: V Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

19.
ODEBRECHT, C. ; Muelbert, J .H. ; ABREU, P. C. ; COLLING, Leonir André ; COPERTINO, M. ; FERNANDES, E. ; GARCIA, A. ; Moller Jr. O. ; MUXAGATA, E. ; SECCHI, E. ; VIEIRA, J. P. . Brazilian LTER: Lessons learned from long term studies in the Patos Lagoon Estuary and Adjacent Coast. In: CERF 2012 Mar del Plata Conference, 2012, Mar del Plata. CERF 2012 Mar del Plata Conference Abstracts, 2012.

20.
BRAUER, B. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Estratificação da Macrofauna Bentônica Numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. In: IX Mostra da Produção Universitária da FURG, 2010, Rio Grande. Anais da IX Mostra da Produção Universitária da FURG, 2010.

21.
Souza, G. ; BRAUER, B. ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Distribuição de Kalliapseudes schubartii (Tanaidacea: Kalliapseudidae) na Coluna Vertical de Sedimentos de uma Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS (Brasil).. In: VI Congresso Brasileiro Sobre Crustáceos., 2010, Florianópolis.. Anais do VI Congresso Brasileiro Sobre Crustáceos., 2010.

22.
Copertino, M. S. ; Seeliger, U. ; BEMVENUTI, Carlos Emilio ; COLLING, Leonir André ; Moller Jr. O. . Effects of Climate Variability and Fluvial Discharge on Benthic Habitats in Patos Lagoon Estuary (South Brazil). In: Clim ECO2 - Ocean, Marine Ecosystems and Society facing Climate Change, 2010, Brest. Abstracts. Brest: Université de Bretagne Occidentale, 2010.

23.
COLLING, Leonir André; Bemvenuti, M. A. ; Asmus, M. ; GERALDI, M. . Composição e abundância interdecadal da macrofauna bentônica associada a fundos vegetados em uma região rasa esutarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais do IV CBO, 2010.

24.
PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André ; Oliveira, P. S. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Registro de Ocorrência do Gastrópode Heleobia australis D ORBIGNY, 1835 em Depósitos Lamíticos ao Longo da Praia do Cassino, Rio Grande do Sul, Brasil.. In: XXI Encontro Brasileiro de Malacologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Malacologia, 2009.

25.
Copertino, M. S. ; Seeliger, U. ; Cordazzo, C. ; COLLING, Leonir André ; Moller Jr. O. . Inter-decadal Changes in Seagrass Meadows in Patos Lagoon Estuary, Southern Brazil.. In: International Phycological Congress, 2009, Tokyo. Phycologia. Lawrence, Kansas-USA.

26.
Copertino, M. S. ; COLLING, Leonir André ; Seeliger, U. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio ; Gianasi, B. . Modificações Hidrológicas e Variabilidade na Abundância e Estrutura de habitats Vegetados Submersos: Uma Avaliação Histórica Para o Estuário da Lagoa dos Patos. In: I Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras, 2009, Rio Grande. Caderno de Resumos, 2009.

27.
Copertino, M. S. ; Seeliger, U. ; Cordazzo, C. ; COLLING, Leonir André ; Moller Jr. O. . Effects of interdecadal changes in seagrass meadows in Patos Lagoon estuary, Southern Brazil.. In: International Phycological Congress, 2009, Tokyo. Phycologia Special Issue. Lawrence, Kansas, 2009.

28.
COLLING, Leonir André; PINOTTI, R. M. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Macrozoobenthic temporal variabiliry in distinct time scales in an estuarine soft bottom region or Patos Lagoon, Brazil.. In: Estuarine and coatal Sciences Association 44 - Science and Management of Estuaries and Coasta: A tale of two hemispheres, 2008, Bahia Blanca. Anais do 44 ECSA: A tale of two hemispheres, 2008.

29.
PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Temporal variability in a macrozoobenthic assemblage subjected to dredges in the harbour of Rio Grande, Patos Lagoon estuary, Brazil.. In: Estuarine and coatal Sciences Association 44 - Science and Management of Estuaries and Coasta: A tale of two hemispheres, 2008, Bahia Blanca. Anais do 44 ECSA: A tale of two hemispheres, 2008.

30.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André ; CAPITOLI, R. R. . Epitoquia de Neanthes succinea na região estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. In: I Seminário CCEM-FURG sobre mudanças globais: impactos ambientais e sócio-econômicos sobre a costa brasileira., 2007, Rio Grande - RS. Livro de resumos, 2007.

31.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André ; CAPITOLI, R. R. . Cenários de distribuição do mexilhão dourado Limnoperna fortunei (Dunker 1857) e Bankia fimbriatula (Moll; Roch 1931) na região estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. In: I Seminário CCEM-FURG sobre mudanças globais: impactos ambientais e sócio-econômicos sobre a costa brasileira., 2007, Rio Grande - RS. Livro de resumos, 2007.

32.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André . Projeto PELD (Pesquisas Ecológicas se Longa Duração) Site 8 - FURG. o efeito de perturbações naturais e antrópicas na ecologia do estuário da Lagoa dos Patos. Sub-projeto 8: estrutura das comunidades de macroinvertebrados bentônicos em águas rasas no estuário da Lagoa dso Patos. In: I Seminário CCEM-FURG sobre mudanças globais: impactos ambientais e sócio-econômicos sobre a costa brasileira., 2007, Rio Grande - RS. Livro de resumos, 2007.

33.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emilio . Variabilidade temporal do tanaidáceo Kalliapseudes schubartii Mañe-Garzón, 1949 em uma enseada estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil.. In: I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói - RJ. Anais do I Congresso de Biologia Marinha. Niterói, 2006.

34.
PINOTTI, R. M. ; COLLING, Leonir André ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Monitoramento das associações de macroinvertebrados bentônicos na área portuária de Rio Grande, RS, Brasil. In: III Simpósio Brasileiro de Oceanografia e I Encontro Nacional de Oceanografia Química., 2006, São Paulo. Anais do III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006.

35.
QUEIROZ, L. ; COLLING, Leonir André ; GOMES NETO, A. ; MENDONCA, P. ; DEL ROSSO, C. ; VIANA, M. ; BARCAROLLI, I. ; COIMBRA, F. ; CAVALLI, L. ; SPOTORNO, P. ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Estrutura da associação macrozoobentônica em áreas vegetadas e não-vegetadas de duas enseadas rasas do estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. In: VI Jornadas Nacionales de Ciências del Mar e XIV Colóquio de Oceanografia, 2006, Puerto Madryn - AR. Anais do VI Jornadas Nacionales de Ciências del Mar e XIV Colóquio de Oceanografia, 2006.

36.
ANGONESI, Luciana Garcia ; BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André ; GANDRA, Michel Steinmetz . Efeitos de Duas Redes de Arrasto de Camarão Sobre os Macroinvertebrados Bentônicos numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos. In: Simpósio Internacional de Projetos Ecológicos de Longa Duração, 2004, Manaus, AM. Livro de Resumos do Simpósio Internacional de Projetos Ecológicos de Longa Duração, 2004.

37.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio ; ROSA, Leonardo Cruz ; ROSA FILHO, José Souto . Estrutura e Dinâmica de Longo Prazo de uma Associação Macrozoobentônica numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. In: Simpósio Internacional de Projetos Ecológicos de Longa Duração, 2004, Manaus, AM. Livro de Resumos - Simpósio Internacional de Projetos Ecológicos de Longa Duração, 2004.

38.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Variabilidade Mensal na Estrutura da Associação Macrozoobentônica numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos. In: VI Simpósio de Ecossistemas Brasileiros, 2004, São José dos Campos. Anais do VI Simpósio de ecossistemas Brasileiros, 2004.

39.
BROEDEL, Hebert Arruda ; COLLING, Leonir André ; GANDRA, Michel Steinmetz ; ANGONESI, Luciana Garcia ; SANTOS, Washington Luis Ferreira dos ; NEVES, Frederico Monteiro ; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Análise Experimental dos Efeitos do Petróleo sobre os Macroinvertebrados Bentônicos de uma Marisma do Estuário da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. In: I Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, Itajaí, SC. Anais do I Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004.

40.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Variação Espaço-temporal de Erodona mactroides BOSC 1802 (MOLLUSCA, PELECYPODA) em uma Enseada estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil.. In: I Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, Itajaí, SC. Livro de Sínteses do I Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004.

41.
COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emílio . Variabilidade Espaço-temporal da Associação de Macroinvertebrados Bentônicos numa Enseada Estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. In: II Mostra de Produção Universitária e XII Congresso de Iniciação Científica - FURG, UCPel e UFPel, 2003, Rio Grande. Livro de Resumos da II Mostra de Produção Universitária, 2003.

42.
COLLING, Leonir André; CASTELLO, Jorge Pablo . ALBACORA - Idade e Crescimento da albacora-de-lage (Thunnus albacares) do Sul do Brasil. In: VII Congresso de Iniciação Científica - FURG, UCPel, UFPel., 1999, Rio Grande. Livro de Resumos do VII Congresso de Iniciação Científica, 1999.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André . Diagnóstico Preliminar da Flora e Fauna Bentônica da Marisma na Ponta dos Pescadores, Região Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil.. 2004.

2.
COLLING, Leonir André. Avaliação Sócio-econômica das Comunidades de Pescadores da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. ECOSERVICE Empresa Júnior de Consultoria Ambiental e Oceanografia - Consultor Júnior.. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
BEMVENUTI, Carlos Emílio ; COLLING, Leonir André ; PINOTTI, R. M. . a ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, EIA. Licenciamento da construção e operação de uma fábrica de celulose, paste termo quimi mecânica branqueada e papel na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Vol. 02 Tomo 02. II-3. Diagnóstico Ambiental Meio Biótico. Comunidades Bentônicas. Pg. 215 - 264. 2006.

2.
BEMVENUTI, Carlos Emilio ; COLLING, Leonir André . Batimetria das Zonas Rasas e Canais e Dinâmica Sedimentar das Margens no Estuário da Lagoa dos Patos. Subprojeto 2. Projeto PELD, Programas Ecológicos de Longa Duração, Site 8. Região Estuarina da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente. FURG.. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DUMONT, L. F. C.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Christopher da Fonseca Ibeiro. Uso do habitat em diferentes fases da vida de Callinectes sapidus Rathbun, 1896 (Decapoda, Portunidae) nas áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos e na área reprodutiva marinha adjacente. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MUXAGATA, E.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Lais Fernanda de Palma Lopes. Reavaliação de técnicas metodológicas para bioensaios toxicológicos com o copépodo Acartia tonsa Dana 1849. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
COPERTINO, M.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Karine Mariane Steigleder. Estrutura das comunidades de macroalgas no mesolitoral rochoso do Atlântico Sudoeste Central (26º S ? 34º S). 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
LOEBMANN, D.; COLLING, Leonir André; STRUSSMANN, C.. Participação em banca de Cibele da Costa Cardoso. Predadores ou dispersores? A relação do mexilhão-dourado Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) (Bivalvia, Mytilidae) com quatro espécies de quelônios aquáticos (Reptilia, Testudinata) da planície costeira do Brasil subtropical. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
BORZONE, C. A.; FREIRE, C.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Priscilla Lucena de Oliveira. Influencia de sangradouros nos migradores mareais de praias arenosas do litoral do Paraná, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
DUMONT, L. F. C.; COLLING, Leonir André; DINCAO, F.. Participação em banca de Katiele Dummel. Distribuição e interações ecológicas de Staphylinidae (Coleóptera) nas marismas do Estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
MUXAGATA, E.; COLLING, Leonir André; ABREU, P. C.. Participação em banca de Vanessa Ochi Agostini. Avaliação dos efeitos do uso de antimicrobianos em cultivos de plâncton. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COLLING, Leonir André. Participação em banca de Natália Garcez da Rosa. Tolerância à salinidade do bivalvo exótico Limnoperna fortunei DUNKER 1857 (Bivalvia Mytilidae) sob condições experimentais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ecologia Aquática Costeira) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
BEMVENUTI, Carlos Emilio; Bemvenuti, M. A.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Vivian Fernandes de Almeida. Importância dos costões rochosos para os ecossistemas costeiros. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ecologia Aquática Costeira) - Universidade Federal do Rio Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OZORIO, C. P.; WESCHENFELDER, J.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Luana Dotto Tarragô.Influência das marés de tempestade sobre a meiofauna intermareal de uma praia arenosa subtropical do Oceano Atlântico Ocidental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

2.
Cordazzo, C.; COLLING, Leonir André; COPERTINO, M.. Participação em banca de Milton Luiz Vieira Araújo.Características do Banco de Sementes de Ruppia maritima no estuário da Lagoa dos Patos e ambiente sedimentar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
COSTA, C. S. B.; MARANGONI, J. C.; COLLING, Leonir André. Participação em banca de Dimas Gianuca.Efeitos da herbivoria do caranguejo Chasmagnathus granulatus e do ratão-do-banhado Myocastor coypus sobre as marismas dominadas pela grama Spartina alterniflora no estuário da Lagoa dos Patos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
COLLING, Leonir André. Participação em banca de Raphael Mathias Pinotti.Monitoramento interanual das associações de macroinvertebrados bentônicos na área portuária de Rio Grande, RS, Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COLLING, Leonir André. VI Mostra de Produção Universitária e XVI Congresso de Iniciação Científica. Banca avaliadora da Área Ciências Exatas e da Terra.. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Estuarine and Coastal Sciences Association 44 - Science and Management of Estuaries and Coasts: A tale of two hemispheres. Poster. 2008. (Congresso).

2.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia em tempo de mudanças globais. O El Niño 2002/2003 na região estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil: influências na coluna d'água, substrato e fauna macrozoobentônica em uma enseada rasa.. 2007. (Congresso).

3.
. I Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Congresso).

4.
FURG. III Mostra de Produção Universitária e XI Congresso de Iniciação Científica. 2003. (Congresso).

5.
. XIV Semana Nacional de Oceanografia. Oceanografia e Sociedade: um Desafio à Teoria e à Prática. 2001. (Congresso).

6.
. XIII Semana Nacional de Oceanografia - 500 Anos de Mar Brasileiro. 2000. (Congresso).

7.
. VII Congresso de Iniciação Científica. 1999. (Congresso).

8.
.I Simpósio Sobre Direito Ambiental Marítimo. 1999. (Simpósio).

9.
. XI Semana Nacional de Oceanografia. Oceanografia e Suas Interfaces.. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COLLING, Leonir André. IX Encontro de Pós-graduação. 2007. (Outro).

2.
COLLING, Leonir André. XIV Semana Nacional de Oceanografia. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Dairana Misturini. Respostas de curto prazo da macrofauna bentônica à passagem de sistemas frontais em fundos lamosos estuarinos da Lagoa dos Patos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Edwin Jesus Lainas Araújo. Dinâmica das assembléias de macroinvertebrados bentônicos em diferentes cenários morfodinâmicos e de influência antrópica em praias arenosas sub-trpoicais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fabiane Fagundes da Fonseca. Macrofauna bentônica de marismas e planos lamosos do Estuário da Lagoa dos Patos, RS - Brasil: metodologias para avaliação de mudanças climáticas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabio Cavalca Bom. Impacto de veículos sobre a macrofauna bentônica em uma praia arenosa subtropical. 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonir André Colling.

2.
Caroline Tavares da Silva. Influência dos eventos El Niño nos recrutamentos do bivalve Erodona mactroides BOSC 1801 nas enseadas rasas da região estuarina da Lagoa dos Patos, RS - Brasil.. 2016. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonir André Colling.

3.
Cristina Pinheiro Resende. Frentes meteorológicas e suas consequencias para a macroinfauna do entremarés de praia arenosa do Extremo Sul do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leonir André Colling.

Tese de doutorado
1.
Ileana Ortega Ortega. Variabilidade espaço-temporal dos impactos da pesca de arrasto sobre as assembleias do macrozoobentos e estrutura do substrato em áreas rasas do estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Leonir André Colling.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julliet Corrêa da Costa. Avaliações de curto prazo na estrutura da macrofauna bentônica da desembocadura da Lagoa do Peixe, RS ? Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Leonir André Colling.

2.
Cristina Pinheiro. Embancamentos da macrofauna bentônica e sua relação com eventos meteorológicos em uma praia arenosa do Extremo Sul do Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Leonir André Colling.

3.
Diogo Marroni Minasi. Composição e variabilidade sazonal da macrofauna bentônica da Praia dos Concheiros, Extremo Sul do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Leonir André Colling.

4.
Caroline Tavares da Silva. Composição e abundância da macrofauna bentônica em uma marisma e plano lamosos adjacente do estuário da Lagoa dos Patos, RS - Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Leonir André Colling.

5.
Bruno Brauer Gomes e Souza. Distribuição e abundância do caranguejo Ocypode quadrata (Crustacea, Ocypodidae) nas praias arenosas do Extremo Sul do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Leonir André Colling.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LANARI, MARIANNA2018LANARI, MARIANNA ; S. COPERTINO, MARGARETH ; COLLING, LEONIR A. ; C. BOM, FÁBIO . The impact of short-term depositions of macroalgal blooms on widgeon-grass meadows in a river-dominated estuary. HARMFUL ALGAE, v. 78, p. 36-46, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 11:22:24