Rodrigo Carvalho Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0613580797435356
  • Última atualização do currículo em 04/03/2014


Possuo graduação em História pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente sou Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Históra da Universidade de Brasília. Sou professor na Faculdade JK no Gama, Distrito Federal. Tenho experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Carvalho Silva
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Rodrigo

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Integrada JK.
Área Especial 01, Lotes 14,16 e 17, Setor Central, Lado Leste, Gama-DF
72450-170 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33855956
URL da Homepage: http://www.faculdadecimanjk.com.br/facjkgama1/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em História.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: O Nome do Fogo: relações entre a Ekpyrosis e outras concepções de crença e religiosidade no mundo helenistico romano.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Vicente Carlos Rodrigues Dobroruka.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Astrologia; Judaísmo helenístico; Literatura apocalíptica; Milenarismo; Sincretismo religioso na Antigüidade; Estoicísmo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
1997 - 2002
Graduação em História.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.




Atuação Profissional



FACULDADE JK - GAMA - UNIDADE I (DF), FACJK, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9


Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PRONATEC - Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Sou professor bolsista do PRONATEC, programa do do Governo Federal para educação profissional e tecnológica, num curso de Agente de Informações turísticas e leciono uma disciplina de Patrimônio Histórico e Cultural


Faculdade Projeção, FAPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Oriento Tabalhos de Conclusão de Curso nesta faculdade, na cidade de Taguatinga, DF. Neste momento, tenho orientado trabalhos direcionados para temas em História das Religiões.


Editora Universidade de Brasília, EDUNB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
trabalhei nesse projeto com a CAPES de Setembro de 2000 a Setembro de 2001


Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Rodrigo Carvalho é pesquisador do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ -, desde agosto de 2005 pesquisando as relações entre as crenças na destruição do mundo pelo fogo na astrologia antiga, nos Oráculos sibilinos e no estoicismo. A pesquisa deverá ter continuidade com o ingresso no mestrado em História da Universidade de Brasília em 2007.

Atividades

08/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História, .

02/1999 - 08/1999
Estágios , Universidade de Brasilia, CEDOC.

Estágio realizado
junto ao Arquivo Fotográfico, onde auxiliei na catalogação e organização do mesmo.


Linhas de pesquisa


1.
Sincretismo e religiosidade no mundo helenístico-romano

Objetivo: A linha se propõe a estudar os fenômenos sincréticos na religiosidade do Mediterrâneo greco-romano ao longo da Antigüidade helenístico-romana e também tardia. Tal recorte compreende, entre outras manifestações religiosas, o cristianismo e suas heresias ou variantes, o gnosticismo, o maniqueísmo e todo tipo de fonte que revele-se sincrética quanto ao uso de dogmas ou temas religiosos de proveniências diferentes dentro dos limites definidos..
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Palavras-chave: Judaísmo helenístico; Literatura apocalíptica; Sincretismo religioso na Antigüidade; Astrologia.


Projetos de pesquisa


2001 - Atual
Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ
Descrição: O PEJ tem procurado preencher lacuna no campo dos estudos da Antigüidade no Brasil, enfocando o mundo do Oriente Próximo helenístico e romano com ênfase na produção literária religiosa e na historiografia. São áreas nas quais pouco se tem feito no mundo acadêmico do Brasil nos últimos 50 anos, o que justifica a importância do trabalho do PEJ. Temos participado de eventos em nível nacional, nomeadamente dos congressos bienais da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); os estudantes do grupo são em geral alunos do Departamento de História da UnB, orientados por professor da mesma instituição. O PEJ objetiva em médio prazo a formação de quadros na área de História Antiga e Estudos Clássicos: desde a sua fundação em 2001 o grupo tem encaminhado seus componentes para a pós-graduação em instituições brasileiras e estrangeiras, sempre almejando a consolidação da área de estudos relacionados à religiosidade e historiografia no mundo helenístico e romano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rodrigo Carvalho Silva - Integrante / Vicente Carlos Rodrigues Alvarez Dobroruka - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / FINATEC - Auxílio financeiro / Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


1999 - 2000
Projeto Memória CAPES
Descrição: Este projeto visava a organização e digitalização dos arquivos da CAPES, no Ministério da Educação. Trabalhamos com a Memória da Pós-Graduação e com os Arquivos das bolsas de Pós-Graduação no exterior, já finalizadas..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História da Teologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Rodrigo. Astrologia, milenarismo e mito babilônico: ekpyrosis, Berossus e a sibila. In: VII Seminário de Estudos de Apocalíptica / I Seminário Interno do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ - / I Seminário do GEA, 2006, Brasília. Atas do VII Seminário de Estudos de Apocalíptica / I Seminário Interno do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ - / I Seminário do GEA, 2006.

2.
CARVALHO, Rodrigo. Distinções entre o conceito de ekpyrosis nos Oráculos sibilinos e no estoicismo. In: X Semana de Estudos de Religião, 2006, São Bernardo do Campo. Atas da X Semana de Estudos de Religião, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Rodrigo. Mito das Idades do Mundo e o tema do Corpo Cósmico na Astrologia Helenística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, Rodrigo. Queda e ascensão pelo fogo: o fogo divino como destruidor dos ímpios e redentor dos justos na tradição judaica e cristã. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, Rodrigo. O nome do fogo: representações da ekpyrosis em Heráclito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, Rodrigo. Magia e mito: duas abordagens teóricas para o tratamento do mito das idades do mundo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, Rodrigo; BERGO, Mírian J.R. ; ORIOLI, J. . Indícios astrológicos no mito das quatro idades do mundo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, Rodrigo. Ekpyrosis e o Novo Testamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Rodrigues Silva. Relações entre o catolicismo e o pentecostalismo no Brasil: a reação católica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

2.
Ediane Urcino Pereira. A mulher no matrimônio (séc. X-XII). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

3.
Ana Paula Silva Araujo. O Casamento na idade média. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

4.
Marcos Paulo Silva Araujo. A prostituição na idade média. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

5.
Eduardo Alves da Rocha. Automatos: de 1917 à 1953 - como a cultura na Rússia foi utilizada no regime para modificar as pessoas.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

6.
Liciana de Fagma Cassimiro da Costa. Ditadura militar no Brasil: o golpe de 64. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

7.
Deima Ferreira da Silva. O impacto da morte de Carlos Marighella para os militantes, os militares e a Igreja.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

8.
Thiago Cogui Medeiros. O ouro de Rhine. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.

9.
Patrícia Silva dos Passos. A censura da música popular Brasileira e sua forma de protesto na ditadura militar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Projeção. Orientador: Rodrigo Carvalho Silva.



Outras informações relevantes


Como membro do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ - desde agosto de 2005, Rodrigo Carvalho tem desenvolvido pesquisa acerca dos nexos entre sociedades do Antigo Oriente Próximo, astrologia e milenarismo, na medida em que tais nexos envolvam movimentos coletivos de resistência cultural animados por tais concepções. O pesquisador pretende iniciar o mestrado na Universidade de Brasília, no Departamento de História, na área de História Social, em 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 6:42:38