Milene Raiol de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8740553802618876
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Estadual do Pará. Habilitada em Enfermagem Médica Cirúrgica pela Universidade do Estado do Pará. Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Doutora em Antropologia, área de concentração em Bioantropologia e linha de pesquisa em Antropologia Genética e Forense . Funcionária da Universidade Federal do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Milene Raiol de Moraes
Nome em citações bibliográficas
RAIOL-MORAES, M;Moraes, Milene Raiol de;RAIOL-MORAES, MILENE;RAIOL-DE-MORAES, MILENE;MORAES, MILENE RAIOL;RAIOL, MILENE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Laboratório de Genética Humana e Médica.
Rua Augusto Corrêa, nº 01
Guamá
66075-110 - Belem, PA - Brasil
Telefone: (091) 32017843
URL da Homepage: http://www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Influência de Biomarcadores Moleculares e Ambientais na Incidência da Hipertensão Arterial em Populações Vulnerabilizadas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos.
2006 - 2008
Mestrado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Associação de Marcadores Genéticos e Ambientais com a Hipertensão Arterial Sistêmica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos.
Grande área: Ciências Biológicas
1991 - 1995
Graduação em Graduação Em Enfermagem e Obstetricia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: As falhas na comunicação escrita da equipe de enfermagem interferindo na assistência ao paciente hospitalar.
Orientador: Mary Elizabeth Santana.




Atuação Profissional



Centro de Enfermagem e Emergência Médica, CEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio


Prefeitura Municipal de Belém, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermneira, Carga horária: 20


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico-Administrativo

Atividades

1/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Laboratório de Genética Humana e Médica.


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Professor Adjunto I, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I



Linhas de pesquisa


1.
Biotecnologia Aplicada em Humanos: Diagnóstico de Doenças Genéticas e o Processo de Identificação Cível e Criminal.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
VALIDAÇÃO DA EXPRESSÃO DIFERENCIAL DE MICRORNAS COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO NO CÂNCER GÁSTRICO
Descrição: O câncer gástrico (CG) é o quarto câncer mais incidente e a segunda maior causa de mortalidade no Brasil. No Estado do Pará tem elevada incidência e apresenta em sua capital Belém uma posição de destaque em número de cânceres gástricos por habitante, entre todas as cidades do mundo com registro de câncer. De maneira geral, a sobrevida deste paciente é reduzida; apresenta um quadro assintomático ou não específico inicial; coincidindo com medidas limitadas de diagnóstico para a detecção precoce. A descoberta de assinaturas moleculares (biomarcadores) ligadas ao câncer tem permitido a diferenciação entre tecido tumoral/sadio, patogênese tumoral, estadiamento e subtipos histológicos, além da sua identificação em outros biofluidos que pode favorecer um diagnóstico pouco invasivo (plasma, soro e sangue total). Entre os possíveis biomarcadores mais freqüentemente descritos para o câncer citamos: alterações citogenéticas, genéticas e epigenéticas (perfil de expressão das moléculas de microRNAs). A literatura recente tem demonstrado diferentes perfis de expressão de microRNAs associados a diferentes tipos de câncer. Os microRNAs (miRNA) são importantes reguladores de atividades celulares e fornecem informações úteis sobre a biologia subjacente e vias de sinalização no câncer gástrico. O Núcleo de Pesquisas em Oncologia juntamente com o Laboratório de Genética Humana e Médica, ambos da Universidade Federal do Pará, têm identificado e validado padrões de expressão diferenciada de microRNAs (perfis) no câncer gástrico em um número restrito de amostras. Estes funcionam como biomarcadores que sinalizam o aparecimento do processo de carcinogênese. O presente projeto propõe a validação efetiva, por meio da investigação do perfil de expressão dos microRNAs, em um número maior de amostras de indivíduos sadios comparando os resultados com os de amostras de pacientes com câncer, para sua posterior implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados poderão proporcionar redução da taxa de mortalidade, uma vez que a identificação dos perfis de expressão de microRNAs podem ajudar a identificar pacientes com predisposição ao tumor, assim como sua progressão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Coordenador / Igor Guerreiro Hamoy - Integrante / Pablo D. Pinto - Integrante / Antonette El-Husny - Integrante / Marcos A. Amador - Integrante / Sidney Emanuel Batista dos Santos - Integrante / André Maurício Ribeiro dos Santos - Integrante / Monica Baraúna Assumpção - Integrante / Aline Matia P. Cruz - Integrante / Paulo Assunção - Integrante / Camile de Barros Lopes - Integrante / Fabiano Cordeiro Moreira - Integrante / Bruno Dustan Andrade de Souza - Integrante / Igo Paixão Medeiros - Integrante / Ana Virginia Van Den Berg - Integrante / Leandro L.L. Magalhães - Integrante / Amanda F. Vidal - Integrante / SAMIA DEMACHKI - Integrante / Ana Paula Schaan - Integrante / Antonio ANdré Conde Modesto - Integrante / Iguaracy Pinheiro de Sousa - Integrante.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO MOLECULAR DO GENE DA FIBROSE CÍSTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Descrição: A fibrose cística (FC) é uma doença genética de herança autossômica recessiva de evolução crônica, na maioria das vezes, fatal. A incidência é de 1:2000 a 2.500 nascimentos na população de origem européia, diminuindo para 1:17.000 entre os de origem africana. Nos últimos 70 anos, a fibrose cística foi reconhecida como a mais importante doença hereditária. A doença é causada por mutações presentes no gene denominado Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator (CFTR) cuja principal função é regular o fluxo de eletrólitos de cloro e, secundariamente o fluxo de sódio e água para o espaço extracelular. Trata-se de uma patologia que afeta a produção de secreções das glândulas exócrinas, que se tornam espessas e permanecem impactadas nos canais pelos quais são secretadas; afetando diversas células epiteliais, incluindo glândulas sudoríparas, pâncreas, vias aéreas, biliares, intestino e vasos deferentes. A disfunção da CFTR causa a obstrução, principalmente das vias aéreas e dos ductos pancreáticos. O gene CFTR tem sido extensivamente caracterizado pela sua variabilidade patológica, influenciando na gravidade do fenótipo dos fibrocísticos, em particular na severidade da doença respiratória, que é a maior causa de morbidade e mortalidade nesta enfermidade. Já foram identificadas mais de 1.300 mutações do gene CFTR, sendo a mais frequente a ΔF508 onde contribui com dois terços de todos os cromossomas fibrocísticos; contudo em populações com elevada heterogeneidade como da região norte do país, este perfil ainda não foi identificado, contribuindo para que medidas terapêuticas preconizadas para o grupo d eorigem európeia seja o Mesmo utilizado para todos os grupos sem considerar heterogeneidade dos demais e seu perfil clínico característico. Este estudo propõe identificar as principais mutações presentes na população de fibrocísticos do estado do Pará, para que medidas de prevenção e terapêutica mais eficazes possam ser implementadas, contribuindo para melhora do prognóstico, qualidade de vida, com redução do custo pelo Sistema Único de Saúde...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Coordenador / Valéria C Martins - Integrante / Cristina Duarte Valente - Integrante / Sidney Santos - Integrante / Edilene do Socorro Nascimento Falcão - Integrante / Marcos Antonio Amador - Integrante / Carla Norat Bastos Rosas - Integrante / Maria Augusta Durães Trindade - Integrante / Maura Fabíola de Lima Lopes - Integrante / Nice Léa Jardim de Almeida SIlva - Integrante / Renata dos Santos Alencar - Integrante / Sônia Elenita Lopes Valente - Integrante / Stéphanie Maria Barros Renteiro - Integrante.
2010 - 2012
INVESTIGAÇÃO DE POLIMORFISMOS GENÉTICOS NO GENE CYP2D6, COM RELAÇÃO À TERAPIA MEDICAMENTOSA EM PACIENTES HIPERTENSOS NO ESTADO DO PARÁ
Descrição: No presente projeto, pretendemos investigar alguns polimorfismos que podem contribuir para o esclarecimento sobre possíveis associações com as reações adversas aos medicamentos (RAM?s), em pacientes hipertensos no Estado do Pará, que fazem uso do(s) medicamento(s) indicados pelo Ministério da Saúde. Para atingir este objetivo propomos investigar os polimorfismos em um gene da família CYP que apresenta interesse farmacogenético. Esta família é responsável pela transcrição de enzimas envolvidas na fase I da biotransformação de vários fármacos. O gene a ser investigado consiste no CYP2D6 (CITOCHROME P450 - isoforma 6 da família 2 e subfamília D). Seus polimorfismos serão investigados em uma amostra de 200 indivíduos diagnosticados como hipertensos no município de Belém ,no estado do Pará...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Sidney E B dos Santos - Integrante / Dayse de Oliveira Alencar - Integrante / Pablo D. Pinto - Integrante / Marcos A. Amador - Integrante / Railene Célia Baia de Alencar - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
BIOMARCADORES DE SUSCETIBILIDADE À PERIODONTITE CRÔNICA.
Descrição: A periodontite é uma doença infecciosa iniciada e sustentada pela placa bacteriana, caracterizada pela presença de bolsa periodontal, formada em conseqüência da perda óssea e migração do epitélio juncional. Estudos epidemiológicos afirmam que a cárie e a doença periodontal são as doenças de maior prevalência na cavidade oral. A doença periodontal acomete de 15 a 20% da população com mais de 35 anos de idade. A periodontite está presente na população adulta em diferentes graus de acometimento, representando a maior causa de perda de dentes nessa faixa etária. Entre os diferentes métodos de análise a biologia molecular pode auxiliar na identificação de genes relacionados com o processo inflamatório da doença periodontal. Polimorfismos genéticos podem estar associados ou podem ser funcionalmente responsáveis pela aparente diferença na resposta imune, frente a infecções nos diversos indivíduos. A complexidade da resposta imune e sua regulação têm levado a grandes avanços nos estudos das Interleucinas, sendo essas consideradas chaves na regulação dos mecanismos homeostáticos. As variações nas Interleucinas tanto quantitativa como qualitativa podem ser associadas com susceptibilidade do hospedeiro à periodontite. A presente proposta tem como objetivo identificar, através de métodos em biologia molecular, indivíduos predispostos ao desenvolvimento de periodontite crônica. Com esta finalidade avaliaremos a freqüência dos polimorfismos nos genes da IL-1beta (3954/região promotora), IL-2 (-330), IL-4 (-590), IL-6 (-174, -572, e -597) e IL-10 (-592/-819) em pacientes com periodontite crônica. Será comparado o padrão de distribuição destes polimorfismos entre os pacientes portadores de periodontite crônica e pacientes saudáveis. Os sinais e sintomas clínicos da cavidade oral dos pacientes, os índices de placa e de sangramento e a profundidade de sondagem periodontal, assim como a genotipagem de bactérias, de ambos os grupos também será analisado. A genotipagem desses pacientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Coordenador / Dayse de Oliveira Alencar - Integrante / Pablo D. Pinto - Integrante / R.R. Burbano - Integrante / Maristela Gomes da Cunha - Integrante / Patricia Fagundes da Costa - Integrante / Camile de Barros Lopes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
SUSCETIBILIDADE GENÉTICA E FARMACOGENÔMICA DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS. FASE II
Descrição: Neste documento será apresentado um projeto conjunto de interação científica entre os Programas de Pós-Graduação de Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará e do Rio Grande do Sul intitulado"Susceptibilidade Genética e Farmacogenômica de Doenças Negligenciadas ? Fase II?. Pretende-se com este projeto consolidar as atividades iniciadas na Fase I do projeto (edital Casadinho 2006), ampliar as análises populacionais no que diz respeito ao número de pacientes com hanseníase, assim como promover uma maior integração e propiciar a troca de conhecimento, aumento na qualidade e quantidade da produção científica e a conclusão da formação dos recursos humanos envolvidos. Para isto elaboramos um novo plano de trabalho e intercâmbio de docentes e discentes ao longo dos próximos dois anos, que permitirá a troca de experiências de vários grupos de pesquisas no país. Estas áreas de pesquisa são de extrema relevância científica, pois possibilita um melhor entendimento da fisiopatologia dessas doenças, focalizada no mecanismo genético do hospedeiro, assim como da Farmacogenômica em resposta a diversidade humana da população brasileira, as quais poderão ser integradas em um esforço conjunto de programas espalhados por distintos pontos em nosso país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / João Farias Guerreiro - Integrante / Fernanda Andreza De Pinho Lott Carvalhaes - Integrante / Jaciléia Maria Pereira - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Francisco Mauro Salzano - Integrante / Dayse de Oliveira Alencar - Integrante / Igor Brasil Costa - Integrante / Mara Helena Hutz - Integrante / Teresinha de Jesus Brabo Ferreira Palha - Integrante / José Artur Bogo Chies - Integrante / Maria Callegari Jacques - Integrante / Carla Maria Lima Sombra - Integrante / Fernanda do Espírito Santo Sagica - Integrante / Igor Andrade Pessoa - Integrante / Marco Andrade - Integrante / Pablo Abdon da Costa Francez - Integrante / Pablo D. Pinto - Integrante / Rafael Lima Resque - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
ASSOCIAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES E FATORES AMBIENTAIS COM A HIPERTENSÃO ARTERIAL
Descrição: Descrever o polimorfismo nos genes NOS3 (Thr786Cys, Ala922Gly, Thr1468Ala, Gly894Thr), PON1 (L55M e Q192R) e ECA (inserção/deleção) em dois grupos de amostras indivíduos: i) Um composto por 200 indivíduos da população de Belém, Pará - Brasil, com Hipertensão Arterial; e ii) Um segundo grupo de amostras controle composto de 200 indivíduos normotensos da população de Belém, Pará - Brasil. Em ambas as amostras realizaremos estudos de associação entre os polimorfismos investigados nestes genes com a presença da Hipertensão Arterial e seus fatores de risco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Dayse de Oliveira Alencar - Integrante / Natalle Socorro Freitas - Integrante.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
CNPq/Casadinho Suscetibilidade genética e Farmacogenômica de doenças negligenciadas
Descrição: O objetivo geral deste projeto será investigar fatores biológicos relacionados ao hospedeiro, que participam dos mecanismos de proteção inata e específica na malária, hanseníase e tuberculose bem como implantar novas metodologias de diagnóstico, visando contribuir para o controle dessas endemias em regiões endêmicas de modo a contribuir com a geração de conhecimento acerca desses importantes problemas e disponibilizar para os serviços locais novas metodologias, que poderão ser aplicadas para controlar, prevenir e/ou tratar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / João Farias Guerreiro - Integrante / Greice Lemos Cardoso - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Francisco Mauro Salzano - Integrante / Mara Helena Hutz - Integrante / Eduardo José Melo dos Santos - Integrante / Fernanda Andreza P. Lott Carvalhães - Integrante / Hailton Oliveira Monteiro - Integrante / Jaciléa Maria pereira - Integrante / José Artur Bogo Chies - Integrante / Maria Helena Thomaz Maia - Integrante / Mauro Meira Leite - Integrante / Maria Callegari Jacques - Integrante / Vilson da Costa Monteiro - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
MCT/CNPq (Milênio) Ancestralidade Genômica e Identidade Nacional - Implicações Biomédicas e Forenses
Descrição: Estudos de Genética de Populações, baseados principalmente na análise do DNA mitocondrial (mtDNA) têm produzido uma grande quantidade de informações biológicas. Estes dados, em geral, compostos de seqüências nucleotidicas das regiões hipervariáveis (HVS-I e HVS-II) e SNPs. Essas informações encontram-se atualmente distribuídas em diferentes bancos de dados em todo o mundo e web sites não integrados. Com o objetivo inicial de armazenar estas seqüências nos laboratórios que constituem a rede e integrá-las em nível nacional, o presente projeto desenvolverá um banco de dados. Adicionalmente, pretendemos selecionar uma amostra de universitários brasileiro de diferentes Estados, de diferentes regiões do país e de diferentes cursos de graduação (questão das profissões diferencidas - Medicina, Direito, etc...), para serem analisadas por meio de marcadores de ancestralidade. No trabalho relacionado com a Diabetes, propomos analisadas por meio de marcadores de ancestralidade. No trabalho investigar, em populações indígenas da Amazônia: (i) fatores de risco ambiental ao diabettes não dependente de insulina e (ii) genes de suscetibilidade ao diabetes 2 por meio de estudos moleculares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Anderson Nonato do Rosário Marinho - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / João Farias Guerreiro - Integrante / Greice Lemos Cardoso - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Tarcísio André Amorim de Carvalho - Integrante / Ana Cecília Feio dos Santos - Integrante / Bruno Maia Carvalho - Integrante / Elzemar Martins Ribeiro - Integrante / Francisco Mauro Salzano - Integrante / Daniela Soares Leite - Integrante / Dayse de Oliveira Alencar - Integrante / Fabrício Rodrigues Santos - Integrante / Igor Brasil Costa - Integrante / Jeferson Martins Gomes - Integrante / Jessé de Barros Lobato - Integrante / Antonio Amauri Freire Júnior - Integrante / Jocireudo de Jesus Carneiro de Aguiar - Integrante / Mara Helena Hutz - Integrante / Maria Aldeli da Silva Machado - Integrante / Maria Cátira Bortolini - Integrante / Natalle Socorro Freitas - Integrante / Rafael Duran Barbosa - Integrante / Sandro Luis Bonatto - Integrante / Sergio Pena - Integrante / Teresinha de Jesus Brabo Ferreira Palha - Integrante / Wellington Pinheiro de Oliveira - Integrante / Wilson A Silva Jr - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2008
FINEP - Implantação de um Laboratório de Referência em Genética Forense para toda Região Norte, na Universidade Federal do Pará, LGFORENSE.
Descrição: : Este projeto foi elaborado com a finalidade maior de implantar na UFPA, um Laboratório de Referência em Genética Forense para atender toda a região Norte do país, de forma que possa servir de base para a formação adequada de recursos humanos, para o desenvolvimento de pesquisa básica e de tecnologia apropriada para as análises forenses de DNA e para prestar colaboração científica e técnica que permita a implantação de outros laboratórios de genética forense de DNA em todos os Estados da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Anderson Nonato do Rosário Marinho - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Angela Pereira da Rocha - Integrante / João Farias Guerreiro - Integrante / Greice Lemos Cardoso - Integrante / Luciana Santos Serrão de Castro - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Ana Cecília Feio dos Santos - Integrante / Bruno Maia Carvalho - Integrante / Elzemar Martins Ribeiro - Integrante / Teresinha de Jesus Brabo Palha - Integrante / Francisco Mauro Salzano - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
Paleogenetica e Paleoepidemiologia em Populações pré-históricas da Amazonia
Descrição: No século XVI,a chegada dos conquistadores Europeus nas Americas reduziu o tamanho populacional dos povos pré-historicos na magnitude de 20:1 individuo sobrevivente. A intensa redução populacional foi acompanhada pela redução da variabilidade genética e, desta forma, qualquer analise de variabilidade restrita aos grupos indígenas contemporâneos, pode levar a conclusões que se confudem como efeitos do estrangulamento populacional, ocorrido durante a migração da Ásia para a América. A Redução da variabilidade também é um dos fatores que pode levar ao aparecimento ou não de doenças infecciosas.Dentro desta perspectiva evolutiva, torna-se cada vez mais relevante compreender a emergência ou re-emergencia de doenças e, por estas razões, o estudo das condições de saúde no passado vem ganhando um papel especial na interpretação do fenômeno de adoecimento coletivo. O material de proveniência arqueológica apresenta algumas limitações ao estudo das questões relacionadas a saúde, porem o ajuste progressivo da metodologia de trabalho, bem como de modelos diagnósticos, tem permitido transformar o silencio arqueológico do passado em dados e inferências validas. Desta forma, pretendemos no presente projeto: 1) Utilizar analise completa do genoma mitocondrial, em um numero significativo de amostras ameríndias, que poderá fornecer a base de um trabalho ainda mais abrangente e permitira identificar a variabilidade genética perdida em amostras ancestrais e resguardadas em populações miscigenadas, 2) Estudar comparativamente sinais de doenças infecciosas em series de esqueletos humanos de populações pré-historicas da Amazonia, com a finalidade de caracterizá-las do ponto de vista paleoepidemiologico, construir hipóteses diagnosticas e correlacionar os padrões de prevalência de doenças infecciosas ao contexto ambiental e cultural, 3) Investigar mutações responsáveis por doenças genéticas, como a anemia falciforme, em populações ancestrais do período de contato.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Integrante / Anderson Nonato do Rosário Marinho - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / João Farias Guerreiro - Coordenador / Helda Patrícia Coelho Elleres - Integrante / Luciana Santos Serrão de Castro - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Tarcísio André Amorim de Carvalho - Integrante / Ana Cecília Feio dos Santos - Integrante / Denise Pahl Schaan - Integrante / Edithe da Silva Pereira - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Igor Guerreiro Hamoy - Integrante / Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza - Integrante / Vera Guapindaia - Integrante.
2004 - 2005
Modulação Genética em Resposta ao Tratamento da AIDS
Descrição: A AIDS é uma pandemia causada por em retrovírus (HIV), que infecta linfócitos CD4+ (auxiliares), destruindo o sistema imune. É uma doença crônica e progressiva, uma vez que a sua evolução se caracteriza por uma elevada taxa de replicação viral. O indivíduo infectado, normalmente, vai a óbito devido a infecções oportunistas e/ou outras afecções. O tratamento busca reduzir a taxa de replicação viral proporcionando aos pacientes uma melhor qualidade de vida, assim como maior sobrevida. Todavia diferentes estudos realizados têm relacionado o amplo espectro de sintomas observados nesses indivíduos com a toxidade induzida pelo uso prolongado do fármaco (NRTIs), como neuropatia periférica, miopatias, lipodistrofia e a cardiomiopatias; e manifestações clínicas decorrentes de defeitos geneticamente herdados do DNA mitocondrial. O presente estudo investigou o genoma mitocondrial em relação à modulação da resposta à terapia anti-retroviral e das anti-patologias oportunistas em pacientes com e sem tratamento com NRTIs..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Sidney E B dos Santos - Integrante / Sérgio Alexandre Barros Monteiro - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2004 - Atual
FINEP Edital CT-INFRA 02/2003: Paleogenética e Paleoepidemiologia em Populações Pré-históricas da Amazônia, PALEOGENE
Descrição: O presente projeto visa a implementação de um modelo de pesquisa multidisciplinar cujo tema central enfoca "O HOMEM DA AMAZÔNIA: DA PRÉ-HISTÓRIA AOS DIAS ATUAIS". A importância da associação de estudos bioarqueológicos, de restos humanos provenientes de sítios arqueológicos da Amazônia (escassos e até hoje precariamente descritos), com estudos já em andamento sobre o DNA antigo encontrado em tais materiais, ajudará na interpretação de fatos e hipóteses sobre o estilo de vida, quantos eram, quais doenças apresentavam e como eram os nossos primeiros os nossos primeiros ancestrais. Adicionalmente, realizaremos investigações de material parasitológico, principalmente referentes a infecções como tuberculose e outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ândrea Kely Ribeiro dos Santos - Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Angela Pereira da Rocha - Integrante / João Farias Guerreiro - Integrante / Cristina Maria Duarte Valente - Integrante / Helda Patrícia Coelho Elleres - Integrante / Luciana Santos Serrão de Castro - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Ana Cecília Feio dos Santos - Integrante / Bruno Maia Carvalho - Integrante / Denise Pahl Schaan - Integrante / Edithe da Silva Pereira - Integrante / Elzemar Martins Ribeiro - Integrante / Greice de Lemos Cardoso - Integrante / Igor Guerreiro Hamoy - Integrante / Sheila Mendonça de Souza - Integrante / Teresinha de Jesus Brabo Palha - Integrante / Vera Lúcia Calandrini Guapindaia - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2001 - 2004
Projeto Norte de Pesquisa e Pós-Graduação-PNOPG. Diagnóstico de Doenças Genéticas através da Análise Direta do DNA.
Descrição: O presente projeto de pesquisa utiliza o princípio da pesquisa básica de qualidade como instrumento de Qualificação de Recursos Humanos, ambos voltados (de forma direta ou indiretamente) à produção de serviços que possam conduzir ao bem estar (no que se refere à saúde e a cidadania) da população. Desta forma estamos formando e qualificando um técnico de nível médio da própria instituição; cinco estudante de graduação; e dois estudante de mestrado; em técnicas de biologia molecular utilizadas para o diagnóstico de doenças genéticas freqüentes na região como as Hemoglobinopatias, a Fibrose Cística, a Alfa-1 Antitripsina e a Deficiência da G6PD em populações brasileiras da região Amazônica. Além de oferece aconselhamento genético aos membros das famílias afetadas e, no futuro, poder contribuir para a detecção precoce das mutações mais freqüentes, permitindo tratamento adequado e melhor qualidade de vida aos seus portadores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Daniele Regina da Silva Fernandes - Integrante / Angela Pereira da Rocha - Integrante / João Farias Guerreiro - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Coordenador / Angelita Silva Miranda - Integrante / Carlos Augusto Barros - Integrante / Cristiane Bentes da Silva - Integrante / Cristina Maria Duarte Valente - Integrante / Dark Ana Carvalho Mota - Integrante / Elias David Dahan - Integrante / Fabíola Brasil Barbosa - Integrante / Fabrício Chaves Novaes - Integrante / Fernanda Andreza De Pinho Lott Carvalhaes - Integrante / France Keiko Nascimento Yoshioka - Integrante / Greice Lemos Cardoso - Integrante / Helda Patrícia Coelho Elleres - Integrante / Jaciléia Maria Pereira - Integrante / José Ricardo dos Santos Vieira - Integrante / Kennie Kelly dos Santos Amazonas - Integrante / Luciana Santos Serrão de Castro - Integrante / Luísa Carício Martins - Integrante / Marcos Uchôa Rezende Santana - Integrante / Maria Helena Pinto Brito - Integrante / Maria Ierecê Miranda de Carvalho - Integrante / Mateus Fuchshuber Moraes - Integrante / Raquel Lima Peixoto - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Sirnoel José Quaresma Perna - Integrante / Tarcísio André Amorim de Carvalho - Integrante / Suzana Ribeiro de Souza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2003 - 2004
PROINT - Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
Descrição: Promover a integração da pesquisa, ensino e extensão, através da implantação de aulas práticas, baseadas em técnicas de biologia molecular, que permitam ao estudante do conteúdo de Genética Humana e Médica, entender a dinâmica da distribuição dos genes dentro de uma população, utilizando como ferramenta o diagnóstico moleculardas doenças genéticas presentes em freqüência elevada na região Amazônica (Hemoglobinopatia, Fibrose Cística e Deficiência da Enzima G6PD). Como o Laboratório de Genética Humana e Médica é um dos responsáveis pela administração deste conteúdo programático, pretendemos transferir toda a tecnologia gerada dentro do LGHM para os estudantes de Biomedicina, de forma que possam estar melhores preparados para o mercado emergente de trabalho, dentro da área de biologia molecular.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milene Raiol de Moraes - Integrante / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Angela Pereira da Rocha - Integrante / Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Coordenador / Helda Patrícia Coelho Elleres - Integrante / Luciana Santos Serrão de Castro - Integrante / Sidney E B dos Santos - Integrante / Ana Cecília Feio dos Santos - Integrante / Bruno Maia Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Bioantropologis.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1996
As falhas na comunicação escrita da equipe de enfermagem interferindo na assistência ao paciente hospitalar, Associação brasileira de enfermagem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATISTA-DOS-SANTOS, SÉRGIO ANTÔNIO2018BATISTA-DOS-SANTOS, SÉRGIO ANTÔNIO ; FREITAS, DANIEL ROBERTO C. ; RAIOL, MILENE ; CABRAL, GLEYCE F. ; FEIO, ANA CECÍLIA ; PÓVOA, MARINETE M. ; CUNHA, MARISTELA G. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA . Strategy to improve malaria surveillance system preventing transfusion-transmitted malaria in blood banks using molecular diagnostic. MALARIA JOURNAL, v. 17, p. 1-9, 2018.

2.
RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C2016RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C ; EL-HUSNY, A. ; RAIOL-MORAES, M ; AMADOR, M. A. ; SANTOS, SIDNEY E. B. . CDH1 mutations in gastric cancer patients from northern Brazil identified by Next- Generation Sequencing (NGS). GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY (ONLINE VERSION), v. 39, p. 189-198, 2016.

3.
MAESTRI, ALVINO2015MAESTRI, ALVINO ; SORTICA, VINICIUS ALBUQUERQUE ; TOVO-RODRIGUES, LUCIANA ; SANTOS, MIRLEIDE CORDEIRO ; BARBAGELATA, LUANA ; MORAES, MILENE RAIOL ; ALENCAR DE MELLO, WYLLER ; GUSMÃO, LEONOR ; SOUSA, RITA CATARINA MEDEIROS ; EMANUEL BATISTA DOS SANTOS, SIDNEY . Siaα2-3Galβ1- Receptor Genetic Variants Are Associated with Influenza A(H1N1)pdm09 Severity. PLoS One, v. 10, p. e0139681, 2015.

4.
RIBEIRO-DOS-SANTOS, ANDREA2014RIBEIRO-DOS-SANTOS, ANDREA ; EL HUSNY, ANTONETTE SOUTO ; RAIOL-DE-MORAES, MILENE ; FERNANDES-CALDATO, MILENA . A novel nonsense mutation of the KAL1 gene (p.Trp204*) in Kallmann syndrome. THE APPLICATION OF CLINICAL GENETICS, v. 7, p. 177, 2014.

5.
FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA2014FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA ; SANTOS, N. P. C. ; RAIOL-MORAES, M ; BRAGA, ANA CRISTINA OLIVEIRA ; SILVA, CLEONARDO AUGUSTO ; DOS SANTOS, ANDREA RIBEIRO ; Santos, Sidney Emanuel Batista . Association of the CYP2B6 gene with anti-tuberculosis drug-induced hepatotoxicity in a Brazilian Amazon population. International Journal of Infectious Diseases, v. 33, p. 28, 2014.

6.
BRASIL, I. C.2013BRASIL, I. C. ; ALENCAR, D. O. ; RAIOL-MORAES, M ; PESSOA, I. A. ; BRITO, A. W. M. ; SCHNEYDER, J. R. ; SANTOS, S. E. B. ; BURBANO, R. R. ; SANTOS, A. K. C. R. . Molecular Characterization of TP53 Gene in Human Populations Exposed to Low-Dose Ionizing Radiation. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2013, p. 1-9, 2013.

7.
Santos, Sideny E.B.2012Santos, Sideny E.B. ; Batista-dos-Santos, Sergio ; RAIOL-MORAES, M ; Santos, Sidney ; CUNHA, Maristela Gomes da ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, Ândrea Kely Campos . Real-time PCR diagnosis of Plasmodium vivax among blood donors. Malaria Journal (Online), v. 11, p. 345-358, 2012.

8.
MARINHO, A. N. R.2011RAIOL-MORAES, M; MARINHO, A. N. R. ; SANTOS, A. K. R. ; SANTOS, S. E. B. . Human aging and somatic point mutations in mtDNA: a comparative study of generational differences (grandparents and grandchildren). GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 34, p. 31-34, 2011.

9.
Pena, Sérgio D. J.2011Pena, Sérgio D. J. ; Di Pietro, Giuliano ; Fuchshuber-Moraes, Mateus ; Genro, Julia Pasqualini ; Hutz, Mara H. ; Kehdy, Fernanda de Souza Gomes ; Kohlrausch, Fabiana ; Magno, Luiz Alexandre Viana ; Montenegro, Raquel Carvalho ; Moraes, Manoel Odorico ; Moraes, Maria Elisabete Amaral de ; RAIOL-MORAES, M ; Ojopi, Élida B. ; Perini, Jamila A. ; Racciopi, Clarice ; Ribeiro-dos-Santos, Ândrea Kely Campos ; Rios-Santos, Fabrício ; Romano-Silva, Marco A. ; Sortica, Vinicius A. ; SUAREZ-KURTZ G . The Genomic Ancestry of Individuals from Different Geographical Regions of Brazil Is More Uniform Than Expected. PLoS One, v. 6, p. e17063, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAIOL-MORAES, M; EL-HUSNY, A. ; MODESTO, A. A. C. ; SILVA, A. L. ; C0STA, A. C. G. ; MAC3EDO, C. G. M. ; COSTA, L. M. . A importäncia da realização do teste do pezinho sob a ótica das mães. In: XXVI Congresso Brasileiro de Genética Médica, 2014, Fortaleza. Revista Brasileira em promoção da saúde. Fortalezqa: Universidade de Fortaleza, 2014. v. 27. p. 5.

2.
RAIOL-MORAES, M; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C ; COSTA, Natalle do S. Freitas da ; MARINHO, A. N. R. ; JACQUES, S. M. C. . Associação do gene ECA com a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e suas variaveis de risco na região amazonica. In: XXVI Congresso Brasileiro de Genética Médica, 2014, Fortaleza. Revista Brasileira em promoção da saúde. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2014. v. 27. p. 14.

3.
EL-HUSNY, A. ; RAIOL-MORAES, M ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C . VALIDAÇÃO DA EXPRESSÃO DIFERENCIAL DE MICRORNAS COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO NO CÂNCER GÁSTRICO. In: XXVI Congresso Brasileiro de Genética Médica, 2014, Fortaleza. Revista Brasileira em promoção da saúde. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2014. v. 27.

4.
EL-HUSNY, A. ; RAIOL-MORAES, M ; CALDATO, M. C. F. ; SANTOS, A. K. R. . . Hipogonadismo Hipogonadotrófico e Anosmia: Análise Clínica e Molecular da Herança Ligada ao Cromosso X.. In: Anais do XV Congresso Médico Amazônico, 2010, Belém. Congresso Médico Amazônico, 2010. v. 1. p. 38.

5.
RAIOL-MORAES, M; MARINHO, A. N. R. ; FREITAS, N. S. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C ; SANTOS, N. P. C. ; SANTOS, S. E. B. ; Callegari-Jacques, Sidia M. . Associação de Marcadores Moleculares com a Hipertensão Arterial Sistêmica e suas Variáveis de Risco na Região Amazônica. In: 56 Congresso Brasileiro de Genética, 2010, Guarujá, SP. 56 Congresso Brasileiro de Genética, 2010. v. 1. p. 38.

6.
EL-HUSNY, A. ; RAIOL-MORAES, M ; CALDATO, M. C. F. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C . Uma Nova Mutação no Gene KAL1 (Trp204Stop). In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindói - SP. Cd de Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009.

7.
COSTA, I. B. ; PESSOA, I. A. ; RAIOL-MORAES, M ; ALENCAR, D. O. ; BURBANO, R. ; SANTOS, S. E. B. ; SANTOS, A. K. R. . TP53 - Marcador de Susceptilidade para o Desenvolvimento do Câncer em Populações Expostas ao Urânio. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindói - SP. Cd de Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009.

8.
COSTA, I. B. ; ALENCAR, D. O. ; RAIOL-MORAES, M ; PESSOA, I. A. ; BURBANO, R. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C . "Effect of low dose of ionizing radiation in exposed populations". In: 8th LOWRAD International Conference on The Effects of Low and Very Low Doses of Ionizing Radiation on Human Health and Biotopes, 2009, Rio de Janeiro. 8th LOWRAD International Conference Brazilian Nuclear Energy Commission - CNEN, 2009. v. 1.

9.
A.G.Soares ; RAIOL-MORAES, M ; ALENCAR, D. O. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C . Validação da Metodologia de Genotipagem do Sistema GSTM1 e GSTT1 por PCR em Tempo Real.. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2009, Ouro Preto - MG. da IX Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambienta, 2009.

10.
RAIOL-MORAES, M; FREITAS, N. S. ; SANTOS, N. P. C. ; SANTOS, S. E. B. ; SANTOS, A. K. R. . ASSOCIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS *Q192R E *L55M DO GENE DA PARAOXONASE 1 (PON 1) COM A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UMA REGIÃO DA AMAZÔNIA.. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008. v. 1.

11.
FREITAS, N. S. ; RAIOL-MORAES, M ; SANTOS, N. P. C. ; SANTOS, A. K. R. . Investigação de Marcadores Biomoleculares (Paraoxonase 1 e Enzima Conversora de Angiotensina) em uma Amostra de Indivíduos Hipertensos e Normotensos da População de Belém-PA. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Ribeirão Preto, SP. CD do 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007.

12.
MARINHO, A. N. R. ; RAIOL-MORAES, M ; SANTOS, S. E. B. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C . Erros no Princípio das Mutações Fantasmas. In: 50º Congresso Nacional de Genética, 2003, Águas de Lindóia - SP. Anais do 50º Congresso Nacional de Genética, 2003.

13.
MARINHO, A. N. R. ; RAIOL-MORAES, M ; SANTOS, S. E. B. ; SANTOS, A. K. R. . MUTAÇÕES NA ALÇA-D DO mtDNA LIGADAS AO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO. In: 49 º Congresso Nacional de Genética, 2003, Ribeirão Preto, SP. Anais do 49 º Congresso Nacional de Genética, 2003.

14.
MARINHO, A. N. R. ; RAIOL-MORAES, M ; SANTOS, S. E. B. ; SANTOS, A. K. R. . Identificação de Possíveis Mutações no mtDNA Relacionadas ao Envelhecimento Humano. In: 47th National Congress of Genetics, 2002, Ribeirão Preto, SP. Brazilian Journal of Genetics (Supl.)., 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
RAIOL-MORAES, M. Programa Nacional de Triagem Neonatal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, I. B. ; RAIOL-MORAES, M ; ALENCAR, D. O. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA K.C ; BURBANO, R. . . Effects of Low Doses of Ionizing Radiation in Exposed Population. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAIOL-MORAES, M. Gerenciamento em Enfermagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, N. S. ; RAIOL-MORAES, M ; SANTOS, A. K. R. . Polimorfismo da Enzima Paraoxonase I em pacientes com Hipertensão Arterial.. 2006. 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RAIOL-MORAES, M. II Concurso de Fotografias - CCBS-UFPa. 2012. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
RAIOL-MORAES, M; SANTOS, A. K. R. ; COSTA, Natalle do S. Freitas da ; MARINHO, A. N. R. . Minuto da Universidade. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, MILENE RAIOL; VALENTE, C. M. D.; MODESTO, A. A. C.. Participação em banca de Kelly R.S.C.Sampaio e Maria Gabriela F. Henriques.A utilização de fitoterapicos pela população como uma abordagem de terapia alternativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

2.
MORAES, MILENE RAIOL; VALENTE, C. M. D.; MODESTO, A. A. C.. Participação em banca de Arthur H. Simaes Pena e Ely S. Brabo Dantas.Incidencia de Hipertensão Arterial nas Comunidades Quilombolas de America e Cuxiu no Estado do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

3.
GUIMARAES, M. M. B.; MORAES, MILENE RAIOL; BORGES, W. D.. Participação em banca de Cleise Ellen Ferreira Pantoja E Gilvana de Carvalho Moraes.Dinamica de Acesso de Populações Ribeirinhas à Atenção Primária à Saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

4.
MORAES, MILENE RAIOL; MENDES, N. P.; LOPES, R. G. B. S.. Participação em banca de Alana Silva Magalhaes.Condições de Saude de idosos Residentes em uma Instituição de Longa Permanencia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

5.
MORAES, MILENE RAIOL; TYLL, M. A. G.; NOGUEIRA, M. A.. Participação em banca de Denise M. Rodrigues, Hilda S. Assunção e Keylia P.N. Goiabei.O cuidar de si para prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2: perfil dos docentes de uma instituição de ensino superior privada de Belem-Pa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

6.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de ADRIANA O.DA SILVA E LEOCLEIDE DA SILVA CORREIA.A PREVENÇÃO DO CANCER DO COLO DO UTERO:SABERES E PRATICAS DE MULHERES IDOSAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

7.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de JANARA S.MELO E ROBERTA R. DA SILVA.EXAME PAPANICOLAU:O PORQUE DA NAO REALIZAÇÃO DO EXAME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

8.
RAIOL-MORAES, M; NASCIMENTO, M. H. M.; MENDES, C. P.. Participação em banca de CARLA P.C.CORREA, INARA R.HOLANDA E ISABELA E S.PEREIRA.CONHECIMENTOS E PRATICAS DE LACTANTES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

9.
RAIOL-MORAES, M; SOUSA, M. I. M.; SIQUEIRA, L. S.. Participação em banca de IRANETH DE OLIVEIRA FEITOSA E RUTH HELENA CORREA DA S. CARDO.DESMAME PRECOCE: DIFICULDADES E SABERES DE MAES SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

10.
RAIOL-MORAES, MILENE; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de Natalia Leticia Coelho Barbosa e Washington Nascimento Macar.Nivel de conhecimento dos Universitarios do genero masculino, sobre cancer de mama em homens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

11.
MORAES, MILENE RAIOL; SOUSA, M. I. M.; SIQUEIRA, L. S.. Participação em banca de Iraneth de Oliveira Feitosa e Ruth Helena Correa da Silva Ca.Desmame Precoce: Dificuldades e saberes de mães sobre aleitamento materno exclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

12.
MORAES, MILENE RAIOL; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de Lorena C. F. Nazareno e Renata G. Martins.Incidencia de Gravidas com Sifilis na URE-MATERNO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

13.
MORAES, MILENE RAIOL; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de Aline D.Bandeira Paes e Aderlan W. Andrade e Silva.Conhecimento dos Universitarios sobre as IST's na Universidade da Amazonia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

14.
MORAES, MILENE RAIOL; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de Aline V.S.B. Martins, Ana K.B.Pinheiro e Keylla C.R.Almeida.Comunicação de Enfermagem no retorno do resukltado do exame do teste do pezinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

15.
MORAES, MILENE RAIOL; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de Daniely C.de Almeida, Danielle C.C. SIlva e Yanne P.N.SAntos.Mitos, Lendas e Crenças Culturalmente Herdadas sobre a pratica do Aleitamento Materno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

16.
MORAES, MILENE RAIOL; VALENTE, C. M. D.; MODESTO, A. A. C.. Participação em banca de Adriana Oliveira da Silva e Leocleide da Silva Correia.Prevenção do Cancer de Colo de Utero: Saberes e praticas de Mulheres Idosas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

17.
MORAES, MILENE RAIOL; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de Janara de S. Melo e Roberta R.Silva.Exame Papanicolau:o porquè da não realização do exame. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

18.
MORAES, MILENE RAIOL; NASCIMENTO, M. H. M.; MENDES, C. P.. Participação em banca de Carla P.C. Correa, Inara R.Holanda e Isabela De S. Pereira.Conhecimentos e Praticas de Lactantes Sobre Aleitamento Materno Exclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

19.
MORAES, MILENE RAIOL; VALENTE, C. M. D.; MODESTO, A. A. C.. Participação em banca de Ana P.M. Fardo, Brenda A. Bastos e Camila L.M.Muniz.Interação Mãe-Criança e desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com sindrome de Down: um olhar da Enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

20.
FERREIRA, G. R. O. N.; MORAES, MILENE RAIOL; SOARES, T. N.. Participação em banca de Camila S.Queiroga e Suzete Batista Gomes.Diagnosticos de Enfermagem de Idosos Residentes em uma Instituição de Longa Permanencia na Cidade de Belém do Para. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

21.
SANTOS, A. M. R.; CARDOSO, G. L.; MORAES, MILENE RAIOL. Participação em banca de Cintia Helena Braga da Silva e Lucas Caue Bezerra Santos.Investigação da Variante 27VNTR do gene ENOS em Associação a Hipertensao Arterial Sistemica em uma população Amazonica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

22.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de ALINE V.S.B.MARTINS, ANA KELE B.PINHEIRO E KEYLLA C.R. ALMEI.COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM NO RETORNO DO RESULTADO DO EXAME DO TESTE DO PEZINHO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

23.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de IZABEL C.D.S.PEREIRA, SANDRO D. S.FERREIRA E TEREZA C.SANTOS.DIFICULDADES ENCONTRADAS NO CONTROLE EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICIPIO DE BELEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

24.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de DEBORA A. F. DE SA E RAYRA R. P. LOBATO.PREVALENCIA DO PE DIABETICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

25.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de CARLA M.L.OLIVI, JADE C.L.COSTA E MARINA M.A.RODRIGUES.CONTACTANTES:PERSONAGEM IMPORTANTE OMISSO NA ASSISTENCIA AO PORTADOR DA HANSENIASE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

26.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de FRANCISCO S.A. NETO E IGOR F.A.OLIVEIRA.ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA NO MUNICIPIO DE IGARAPE-AÇU. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

27.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de ANA CRISTINA A.SILVA, FERNANDA C.PINHEIRO E GABRIELA M. SOUZ.SEXUALIDADE DO IDOSO E ESTILO DE VIDA:CONTRIBUIÇÕES PARA A PREVENÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

28.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de ANA VITORIA F. ARAUJO E OSVALDO M, F. NETO.PROTOCOLO OPERACIONAL PADRAO PUNÇÃO VENOSA: INCOERENCIAS COM A PRATICA DE ENFERMAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

29.
RAIOL-MORAES, M; MODESTO, A. A. C.; VALENTE, C. M. D.. Participação em banca de MANOEL P.C.NETO, MARCIA C.CARDOSO E MILENA A.MACIEL.GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UMA QUESTAO DE EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS OU NAS UNIDADES DE SAUDE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

30.
MORAES, MILENE RAIOL; FERREIRA, G. R. O. N.. Participação em banca de ANA CARLA FIGUEIREDO MONTALVAO E ROZIMAR DE JESUS DANTAS.PREVALENCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM CRIANCAS MENORES DE 6 MESES EM UMA UNIDADE MUNICIPAL DE BELEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

31.
SACRAMENTO, M. T. P.; RAIOL-DE-MORAES, MILENE. Participação em banca de TATIANE REGINA DE LIMA GARCIA E NATALIA DE CAMARGOS BARBOZA.CONHECIMENTO E PRATICA DAS ENFERMEIRAS NA COLETA DO PCCU NO SISTEMA PENITENCIARIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

32.
BORGES, W. D.; MORAES, MILENE RAIOL. Participação em banca de ADNA NASCIMENTO NOBRE, ERLEN ALVES DA SILVA E MARCIA SANTANA.PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA: UM ESTUDO E A PARTIR DA PERCEPCAO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SAO PAULO EM ANANINDEUA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

33.
MORAES, MILENE RAIOL; OLIVEIRA, R. S. R.. Participação em banca de BRUNA K.A. ARARIPE, GABRIELLY C.DE A.A.S. E KAROLINE P.C.S.O USO DE SUBSTANCIA PSICOATIVA E O DESENCADEAMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

34.
Castro C., Nádile J.; RAIOL-MORAES, M. Participação em banca de TATIANA K.N.D. SANTOS, SANDY Y. DA S.MURAKAMI E JESSICA B.M..AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PNI: A REDE DE FRIOS EM BENEVIDES-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

35.
LUZ, M. R. S.; RAIOL-MORAES, M. Participação em banca de LIDIANE A. S. ARAUJO, MARCIA F. DA S. BECKMAN E MAURILENA S..PERCEPÇÃO DOS USUARIOS A RESPEITO DA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NAQ ESF IMACULADA CONCEIÇÃO NO MUNICIPIO DE ANANINDEUA-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

36.
SACRAMENTO, M. T. P.; RAIOL-MORAES, M. Participação em banca de TATIANE R. LI9MA GRACIA E NATALIA DE CAMARGO BARBOZA.CONHECIMENTO E PRATICA DAS ENFERMEIRAS NA COLETA DO PCCU NO SISTEMA PENITENCIARIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

37.
RAIOL-MORAES, M; BASTOS, L. B. R.; BASTOS, D. A. S.. Participação em banca de Augusto Cesar Costa Cunha e Ademir Azevedo Agrassar Junior.Esquema básico de vacinação na percepção de pais ou responsaveis pelas crianças (0 a 5 anos) atendidas na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

38.
RAIOL-MORAES, M; LUZ, M. R.. Participação em banca de Laiany Mairla Mendes Mendonça e Maria Rosinete T. Valente.Evidencias nas Publicações Brasileiras de Enfermagem sobre o Controle de Infecção Hospitalares no periodo de 2008 a 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

39.
RAIOL-MORAES, M; Castro C., Nádile J.. Participação em banca de Mayran S. da S. Wanzerley e Francisco G. de S. Costa.Perfil Epidemiologico e principais diagnosticos de Enfermagem na Saude do homem do programa HIPERDIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

40.
RAIOL-MORAES, M; LOBATO, J. A. R.. Participação em banca de Andrea de N. M. da Costa e Michelle da Nobrega Alves.Avaliacao das Ações do Enfermeiro no programa HIPERDIA no Municipio de Benevides - Para. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

41.
RAIOL-MORAES, M; SILVA, T. G. M.. Participação em banca de Jomara M. de M. Pantoja e Kamila Diana da Costa.Os Saberes Maternos sobre Aleitamento e suas influencias na escolha da alimentacao dos filhos, maes de Benevides - PA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

42.
PANZETTI, T. M. N.; BASTOS, L. B. R.; RAIOL-MORAES, MILENE. Participação em banca de Elaine N. da T. Barata, Niege R.Zucol e Kaqolyne S.S.Percepção do Enfermeiro quanto o cuidado em centro de atenção psicossocial-CAPS no municipio de Belém. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

43.
RAIOL-MORAES, M; BORGES, W. D.; CASTRO, N. J. C.. Participação em banca de Mayran Shirley da S. Wanzerley e Francisco G. de Souza Costa.Perfil epidemiologico do homem na atenção primaria à saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

44.
RAIOL-MORAES, M; PARENTE, A. T.; GUIMARAES, M. M. B.. Participação em banca de Elaine de J. Martins Braga e Monica Olivia L. S. de Souza.Atraso Vacinal em Crianças menores de dois anos atendidas na unidade basica de saude sob a otica das mães. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

45.
RAIOL-MORAES, M; FREITAS, M. C. N.; SACRAMENTO, M. T. P.. Participação em banca de João Carlos R.Leão e Maitê dos S. Quaresma.Conhecimento e pratica dos cuidadores de idosos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

46.
RAIOL-MORAES, M. Participação em banca de Raicely Moreira de Sá e Natália do Nascimento Soares.PCCU:percepção e realidade de usuárias do serviço de prevenção do câncer de colo de uterino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

47.
Moraes, Milene Raiol de. Participação em banca de Hilma Machado Souza e Karine Monteiro Antônio.Humanização do Pré-Natal à gestante de baixo risco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

48.
Moraes, Milene Raiol de. Participação em banca de Chrislene Irla de O. Corrêa e Jackeline Monteiro Sousa.Condições Biopsicossociais dos Idosos que frequentam os grupos de terceira idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

49.
RAIOL-MORAES, M. Participação em banca de Andréa de Nazaré Moreira da Costa e Michelle da Nobrega Alve.Avaliação da Funcionalidade do Atendimento de Enfermagem e sua contribuição aos usuários do programa HIPERDIA nas UBS de Benevides/Pa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

50.
Moraes, Milene Raiol de. Participação em banca de Elyade Nely Pires Rocha e Silviane Lemos Fonseca.Triagem Neonatal: Incidência e prevalência da doença falciforme, traço falciforme e outras hemoglobinopatias no Estado do Pará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

51.
RAIOL-MORAES, M; ROCHA, D. C. C.. Participação em banca de Rafael Figueiredo Gomes.Perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos de vibrio cholerae 01 sacarose negativa, isolados de processos entéricos humanos no Estado do Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAIOL-MORAES, M; Rubenilson Caldas Valois; LUZ, M. R.. Estágio Supervisionado em Estratégia da Familia. 2010. Universidade da Amazônia.

2.
RAIOL-MORAES, M. Estágio Supervisionado de Atenção Básica. 2010. Universidade da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE. HUMANIZAÇÃO EM SAUDE: DESAFIOS E OS NOVOS CENARIOS. 2018. (Congresso).

2.
III CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE. HUMANIZAÇÃO EM SAUDE: DESAFIOS E OS NOVOS CENARIOS. 2018. (Congresso).

3.
III CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE. HUMANIZAÇÃO EM SAUDE: DESAFIOS E OS NOVOS CENARIOS. 2018. (Congresso).

4.
TREINAMENTO PREPITO.INSTALAÇÃO E TROUBLESHOOTING, CONTEUDO DE SOFTWARE E USO DO KIT E PREPARO. 2018. (Oficina).

5.
X SEMANA ACADEMICA DE ENFERMAGEM.SOCIALIZAÇÃO DAS TESES DE DOUTORADO. 2018. (Outra).

6.
XVI SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE HTLV NO BRASIL.O conheciemnto dos Enfermeiros quanto ao diagnostico e tratamento do Virus Linfotropico de Celulas T de Humano I;;II. 2018. (Simpósio).

7.
ATIVIDADE ENADE/2019.ATIVIDADE ENADE/2019. 2017. (Oficina).

8.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. A influência da cultura urbana ocidental em POPULAÇÕES VULNERÁVEIS no município de Moju-Pa. 2017. (Congresso).

9.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. comparaÇão entre gestantes em uma unidade básica de saúde. 2017. (Congresso).

10.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO EM IDOSAS. 2017. (Congresso).

11.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. ASSISTENCIA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. 2017. (Congresso).

12.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. ATRASO VACINAL: UMA QUESTÃO CULTURAL OU DE ORIENTAÇÃO?. 2017. (Congresso).

13.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. COMO OS MORADORES DE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS FAZEM PARA SOBREVIVER E CONVIVER DE FORMA SUSTENTÀVEL?. 2017. (Congresso).

14.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. interferência dos fatores ambientais com o câncer em uma comunidade remanescente de quilombola no estado do Pará. 2017. (Congresso).

15.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. O abandono no tratamento de tuberculose por usuários portadores de HIV/AIDS. 2017. (Congresso).

16.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. A RELIGIOSIDADE COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO E CRESCIMENTO FAMILIAR NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA. 2017. (Congresso).

17.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. comparaÇão entre gestantes em uma unidade básica de saúde. 2017. (Congresso).

18.
II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. HISTÓRICO FAMILIAR de Hipertensão Arterial em Populações Vulneráveis no estado do Pará. 2017. (Congresso).

19.
I SEMANA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU.Atualização do Calendario Vacinal. 2017. (Outra).

20.
I SIMPOSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITARIAS NA AMAZONIA.ORIENTAÇÕES PARA A VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA E HPV. 2017. (Outra).

21.
IV Jornada Técnico - Científica de Educação na Saúde da Sespa.ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SENSIBILIZAÇÃO DO USUÁRIO DO SUS NO QUADRO CLÍNICO HIPERTENSIVO : Relato de experiência. 2017. (Outra).

22.
ATUALIZAÇÃO EM VACINA.ATUALIZAÇÃO EM VACINAS. 2016. (Outra).

23.
CURSO AIDIP.CURSO AIDIP. 2016. (Outra).

24.
I CONGRESSO DE ENFERMAGEM. Assistencia de Enfermagem em Situações de Emergencia a Populações Ribeirinhas. 2016. (Congresso).

25.
II SEMINARIO DE BIOANTROPOLOGIA DO PPGA. 2016. (Seminário).

26.
II SEMINARIO DE BIOANTROPOLOGIA DO PPGA.Contribuição dos fatores moleculares e ambientais na incidencia da hipertensção em populações vulneraveis. 2016. (Seminário).

27.
II SEMINARIO DE BIOANTROPOLOGIA DO PPGA. 2016. (Outra).

28.
I SEMINARIO DE DOENÇAS CRONICAS: PAPEL DA ENFERMAGEM FRENTE A DOENÇAS CRONICAS.I SEMINARIO DE DOENÇAS CRONICAS: PAPEL DA ENFERMAGEM FRENTE A DOENÇAS CRONICAS. 2016. (Seminário).

29.
TREINAMENTO MISEQ SYSTEM.TREINAMENTO MISEQ SYSTEM. 2016. (Outra).

30.
TREINAMENTO TRUSEQ CUSTON AMPLICON SAMPLE PREP.TREINAMENTO TRUSEQ CUSTON AMPLICON SAMPLE PREP. 2016. (Outra).

31.
IX Congresso brasileiro de Enfermagem obstetrica e neonatal. IX Congresso brasileiro de Enfermagem obstetrica e neonatal. 2015. (Congresso).

32.
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTETRICA E NEONATAL - CEBEON. AVALIADOR DE PREMIOS. 2015. (Congresso).

33.
VIII SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM DA UNAMA.TREINAMENTO IMUNIZACAO. 2015. (Oficina).

34.
Atualização de Enfermagem em Vacinação.Atualização de Enfermagem em Vacinação. 2014. (Outra).

35.
Curso de Formação Continuada em Imunização.Mestre. 2014. (Outra).

36.
XXVI Congresso Brasileiro de Genética Médica. Importância da realização do teste do pezinho sob a ótica das mães na Unidade Básica de Sáude da Marambaia em Belém-Pa. 2014. (Congresso).

37.
XXVI Congresso Brasileiro de Genética Médica. Associação do gene ECA com a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e suas variaveis de risco na região amazonica. 2014. (Congresso).

38.
XXVI Congresso Brasileiro de Genética Médica. Identificação de familias com risco para sindromes de predisposição hereditária ao cancer em pacientes oncologicos de Belém (PA): Dados preliminares. 2014. (Congresso).

39.
Cielo de Palestras. Assistência ao Binômio:Mãe e Filho (Pré-natal, puerpério e recém nascido). 2013. (Exposição).

40.
JORNADA MULTIDISCIPLINAR EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA.JORNADA MULTIDISCIPLINAR EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA. 2013. (Outra).

41.
Pacto pela educação do Pará.Gravidez na Adolescência. 2013. (Outra).

42.
Projeto da Sala de Leitura da EEEFM DR. ULYSSES GUIMARAES.Sáude da Mulher. 2013. (Outra).

43.
XVI Jornada de Extensão da UFPA.Orientação e Panfletagem sobre prevenção do cancer do colo de útero, mama e pulmão. 2013. (Outra).

44.
13 SENADEN. 2012. (Seminário).

45.
1 Semana de Enfermagem da Faculdade de Castanhal.Rede de Frios. 2012. (Oficina).

46.
IV Semana Acadêmica da Faculdade de Castanhal.O papel do Enfermeiro na atenção básica. 2011. (Outra).

47.
Jornada Multidisciplinar em Pediatria e Neonatologia.Imunização. 2011. (Outra).

48.
Oficina de Saúde da Mulher: "O cartão da gestante".Mestrado. 2011. (Oficina).

49.
Oficina de Trabalho - ENPACS. 2011. (Oficina).

50.
Seminário Sobre os Distúrbios Invasivos, com Ênfase no Autismo. 2011. (Seminário).

51.
56 Congresso Brasileiro de Genética. Associação de Marcadores Moleculares com a Hipertensão Arterial Sistêmica e suas Variáveis de Risco na Região Amazônica. 2010. (Congresso).

52.
12 Jornada de Extensão Universitária, Tema: Na Ilharga da Universidade.Na Ilharga da Universidade. 2009. (Outra).

53.
I Workshop em Aplicações e Fundamentos da PCR Quantitativa em Tempo Real. 2009. (Outra).

54.
54° Congresso Brasileiro de Genética. ASSOCIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS Q192R E L55M DO GEN DA PARAOXONASE 1 (PON1) COM A HIPERTENSÃO ESSENCIAL EM UMA REGIÃO DA AMAZÔNIA. 2008. (Congresso).

55.
XI JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, tema:?Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para a extensão universitária?.?Câncer de mama". 2008. (Outra).

56.
X JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Tema:? Extensão Universitária e Políticas Públicas ?, como Coordenadora dos.:? Extensão Universitária e Políticas Públicas ?, como Coordenadora dos. 2007. (Outra).

57.
IX Jornada de Extensão Universitária - Tema :"Sustentabiliadde da e Diversidade na Amazônia". 2006. (Outra).

58.
Treinamento em sequenciamento Básico na plataforma ABI 3130". 2006. (Outra).

59.
VIII Jornada de Extensão Universitária - Tema: " Multiresponsabilidades para a inclusão social na Região Amazônica". 2005. (Outra).

60.
II Curso de especialização "Lato sensu" em hematologia clínica, módulo de hemoglobinopatias e aplicações de técnicas de eletroforese e biologia molecular no diagnóstico das anemias, como monitora. 2004. (Outra).

61.
VIII Jornada de extensão universitária. 2004. (Outra).

62.
Conferência de responsabilidade social da amazônia 2003. 2003. (Outra).

63.
Curso de Clonagem e Sequenciamento de DNA. 2003. (Outra).

64.
Oficina de Investigação de Acidente de Trabalho Grave e Fatal. 2003. (Oficina).

65.
Capacitação em eventos adversos pós-vacinação, na qualidade de treinando. 2002. (Outra).

66.
Conferência de responsabilidade social da amazônia 2002. 2002. (Outra).

67.
Treinamento avançado dos softwares genescan e genotyper para análise de microsatélites na plataforma ABI PRIMS 377. 2002. (Outra).

68.
Curso de Powerpoint 97. 2001. (Outra).

69.
Curso avançado de Word 7,0, Excel 97. 2000. (Outra).

70.
Curso Básico de Windows 98, Word 7,0, Excel 97 e Internet. 2000. (Outra).

71.
Curso de desenvolvimento de métodos por HPLC. 2000. (Outra).

72.
Introdução a Informática. 1997. (Outra).

73.
57ª Semana Brasileira de Enfermagem. 1996. (Seminário).

74.
III Jornada de Terapia Intensiva. 1996. (Seminário).

75.
I Jornada de Emergências. 1996. (Seminário).

76.
Pré-Congresso de Enfermagem. 1996. (Congresso).

77.
Projetos de Lei de Enfermagem. 1994. (Seminário).

78.
VIII Seminário de Patologia Clínica. 1987. (Seminário).

79.
V Seminário de Patologia Clínica. 1987. (Seminário).

80.
Curso de primeiros socorros e prevenção de saúde. 1986. (Congresso).

81.
IIª Semana de Atualização em Patologia Clínica. 1985. (Seminário).

82.
Seminário de Patologia Clínica. 1985. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAIOL-MORAES, M. I Encontro Regional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências Regional Norte. 2013. (Congresso).

2.
Moraes, Milene Raiol de; Leal, Andréa ; Parente Tavares, Andressa ; Castro C., Nádile J. . III Semana de Enfermagem da Universidade da Amazônia. 2011. (Outro).

3.
SANTOS, A. K. R. ; SANTOS, S. E. B. ; GUERREIRO, J. F. ; RIBEIRO, E. M. ; PALHA, T. J. B. ; FRANCEZ, P. A. C. ; MARINHO, A. N. R. ; SANTOS, A. C. F. ; CARDOSO, G. L. ; COSTA, I. B. ; LOBATO, J. B. ; RAIOL-MORAES, M . I Congresso Brasileiro de Genética Forense. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVIA REGINA PINHEIRO BESSA. GESTÃO EM SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA AGRAVIS ENDEMICOS.. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Saúde) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

2.
VANESSSA LOPES RODRIGUES. PERFIL A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL COM DOENÇAS DE CHAGAS.. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Obstetricia e Ginecologia) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

3.
GREYCE MARCELA DA SILVA VASQUES. TESTE DO PEZINHO. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Coletiva com Enfase na Atenção Basica) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

4.
MARLENE AMAR A DEUS SARAIVA. PLANO DE INTERVENÇÃO PARA O AUMENTO A ADESÃO AO TRATAMENTO (UDS) EM IDOSOS.. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Coletiva com Enfase na Atenção Basica) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

5.
SILVIA REGINA COSMO SOARES JENNINGS. HANSENÍASE NO IDOSO. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Coletiva com Enfase na Atenção Basica) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

6.
HELOISE DE SOUZA BEZERRA. AUDITORIA/GLOSOS HOSPITALARES.. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Saúde) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

7.
VALDEMIRA SOUZA SALES CORDEIRO. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Coletiva com Enfase na Atenção Basica) - Universidade da Amazônia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FELIPE ALVES DOMINGUES DA SILVA. GESTÃO EM SAÚDE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Coletiva com Enfase na Atenção Basica) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

2.
ETIENE MIRA BRITO. AUDITORIA HOSPITALAR.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Saúde) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

3.
KELLY SERAFIM EVARISTO. AUDITORIA INTERNA HOSPITALAR.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Saúde) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

4.
SILVANO GAMA. AUDITORIA AMBULATORIAL.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Saúde) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

5.
CAROLINA ABREU VALENTE DE OLIVEIRA. PRÁTICAS E CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE O PCCU.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Obstetricia e Ginecologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LORENA C.FARIAS NAZARENO E RENATA GOMES MARTINS. INCIDENCIA DE GRAVIDAS COM SFILIS NA UREMATERNO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

2.
ALINE D. BANDEIRA PAES E ADERLAN W. ANDRADE E SILVA. CONHECIMENTO DOS UNIVERSITARIOS SOBRE AS IST'S NA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

3.
NATALIA LETICIA C. BARBOSA E WASHINGTON N.MACARIO. NIVEL DE CONHECIMENTO DOS UNIVERSITARIOS DO GENERO MASCULINO, SOBRE CANCER DE MAMA EM HOMENS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

4.
danyellen Aparecida da S. Mota e Heloiza E. Mendes Gonçalves. Diabetes Mellitus versus Hipertensão Arterial em relação a adesão ao tratamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

5.
Helen C.S. Andrade, Lairton R.Silva e Lia A. Silva. Perfil da Capacidade Funcional em Idosos atendidos na Estrategia Saude da Familia no Municipio de Belém-pa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

6.
FRED WILLIAMES NONATO PEREIRA E LUIZA KARLA ALVES DE PAULA. AVALIACAO DO CRESCIMENTO INFANTIL EM CRIANCAS DE 0 A 5 ANOS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BASICA DE SAUDE NO MUNICIPIO DE BELEM-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

7.
ANDREA FORMIGOSA DOS SANTOS E DANIELE DA SILVA RODRIGUES. VISAO DO USUARIO FREQUENTADOR DE UMA UNIDADE BASICA EM BELEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

8.
LILIANE CARDOSO BEZERRA E THAIANNY MIRIAN BARBOSA ARAUJO. CENTRAL DE MATERIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

9.
IONARA PAULINA LOBATO RODRIGUES. CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS USUARIOS EM UMA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

10.
KAHUANY RAYSSA D. F. DE OLIVEIRA E KETYANA N. LIMA MORAES. QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS ACOMETIDOS DE DIABETES MELLITUS TIPO II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

11.
ANDREA M. DOS SANTOS, ELYZAMA OLIVEIRA E CARMEN VIRGOLINO. TABAGISMO A FALTA DE UMA EQUIPE DE APOIO OU DE ORIENTAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

12.
KAROLINA KARINE C. NASCIMENTO E RUI VICTOR DOS S. OLIVEIRA. A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS RELACIONADA A RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE A ASSISTENCIA AO PACIENTE PSIQUIATRICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

13.
Jhenny P.R.Campelo, Lya D. N. S. Dias e Natalia de N.S.da Si. Incidência de pressão arterial elevada em adolescentes em uma escola pública de Belém-Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

14.
Cinthia Giselle Moraes de Macedo e Luciana Monteiro Marques. A importäncia da realização do teste do pezinho sob a ótica das mães. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

15.
Elisângela Moraes da Costa e Izis Regina Silva de Lima. Conhecimento dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil sobre Dermatites de Contato. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

16.
CLAUDIA CRISTINA DE ABREU BRASIL e IDALECE DO NASCIMENTO LOB. Prevalência de Diabetes Mellitus em idosos aposentados no sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários do Estado do Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

17.
ANA LUIZA Q.F.RIBEIRO, MARIANA KOSLINSKY e JOÃO MARCELO MAGA. Incidência de Hiperglicemia na Adolescência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

18.
CLAUDIA C. F.LIMA, JEAN R. C. SILVA e MARCIA H.A. R.MOY. Incidencia de pé diabético no Hospital das Clínicas em Ananindeua-Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

19.
Antonia Irani B. da Luz e Marcia de F. M. Bentes. O Papel do Enfermeiro da Rede Basica em relacao a prevencao da Obesidade Infantil no Estado do Para. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

20.
Carla Erica Pantoja Maia e Vivianne dos s. Silva. Promocao da Saude- Beneficios para crianca em relacao ao Aleitamento Materno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

21.
Elaine de J. M. Braga e Monica O. L. de Souza. Atraso Vacinal em criancas menores de dois anos atendidas na Unidade basica sob a otica das maes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

22.
Eliane Barros dos anjos e Kamilla Kelly Vieira. O abandono no tratamento de Tuberculose por pacientes portadores de HIV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

23.
Maria Luisa de a. Bais, Heloisa E.Remedios e Priscila V.d. O. Analise Comparativa entre Enfermeiros e Tecnicos de Enfermagem na realizacao da coleta do exame papanicolau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

24.
Adriana Ariane O. da Silva e Milene R. Mesquita. Prevencao do Cancer de Colo Uterino em Idosas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

25.
Heloisa S. Bezerra, Larissa ADV Andrade e Wichkiane de Souza. Analise Comparativa entre Gestantes por Trimestre em uma unidade basica de Saude. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

26.
Jamille Ketsia R. da Costa e Regina de Sousa Martins. Planejamento familiar na Adolescencia - teoria e pratica sobre metodos contraceptivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

27.
Camila Ferreira Araújo e Gracilene Wanzeler Moia. Perfil Funcional dos Idosos Atendidos em uma Unidade Básica de Saúde do Municipio de Belém. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

28.
Luna Alves da Mota e Soraia da Silva e Silva. Vigilância em Saúde: busca ativa dos contatos intradomiciliares de portadores de hanseníase. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.

29.
Denise Maria de Lima Navegantes e Maria Creusa Martins Melo. Perfil de pacientes portadores de hipertensão arterial cadastrados no programa HIPERDIA na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia. Orientador: Milene Raiol de Moraes.



Outras informações relevantes


Gerente na Unidade Municipal de Saúde do Curió, no departamento de Ações em Saúde da SESMA, do período de março de 2004 a dezembro de 2004.
Gerente na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta, no departamento de Ações em Saúde da SESMA, do período de 09 de julho de 2007 a 09 de agosto de 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 7:54:41