Regiani Zornetta

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  • Última atualização do currículo em 22/12/2018


Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Docente do Instituto Federal de São Paulo - campus Itapetininga. Pesquisadora suplente do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NUGS-IFSP). Atua nas áreas de História e Sociologia do Trabalho, com ênfase em pesquisas voltadas para analisar a História do trabalho e dos movimentos sociais brasileiros e latino-americanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regiani Zornetta
Nome em citações bibliográficas
ZORNETTA, R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetininga.
Avenida João Olímpio de Oliveira
Vila Asem
18202000 - Itapetininga, SP - Brasil
Telefone: (15) 33769930
URL da Homepage: https://itp.ifsp.edu.br/ifspitap/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Esquerda no labirinto: processo de americanização dos sindicatos e o surgimento da nova esquerda no Brasil, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Orlanda Pinasi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: movimento operário; Historia do brasil; sindicalismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Atitude e Ideologias Políticas.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2000 - 2003
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: FHC e o desenvolvimento nacional: a atualidade de um discurso,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antônio Carlos Mazzeo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estado; Política; Neoliberalismo; Teorias interpretativas do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Moderna.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Estado no Brasil.
Setores de atividade: Outros.
1994 - 1998
Graduação em Ciência Sociais.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 2000
Sociologia e História do Trabalho.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Itapetininga, .

Linhas de pesquisa
Gênero e Sexualidade
03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Itapetininga, .

03/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Cultura e Sociedade
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Avaliação das Ações de Ensino - CAAE.
08/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
09/2018 - 12/2018
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de formação do I Festival da Diversidade do IFSP- ITP.
08/2016 - 12/2016
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Cursinho pré vestibular preparatório para o ENEM.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

04/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
filosofia
sociologia
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
sociologia
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Práticas de Políticas Públicas

Centro Educacional Fundação Salvador Arena, CEFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora aulista, Carga horária: 18

Atividades

02/2009 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Faculdade Santa Bárbara, FAESB/AEJC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Realidade Brasileira
Sociologia I e II

Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 12/2010
Ensino, Serviço social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Estudos Brasileiros
Estudos Brasileiros II
03/2007 - 12/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política
Teoria Política
02/2005 - 12/2009
Ensino, Pegagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II e III
08/2006 - 12/2008
Ensino, relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Externa Brasileira
Fundamentos das Ciências Sociais

Centro Universitário Sant'Anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Alfa 1, Carga horária: 13

Atividades

10/2009 - 02/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política Clássica
Prática de Ensino de Sociologia
10/2009 - 02/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Conferencista, Enquadramento Funcional: conferencista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Professor conferencista), Carga horária: 8

Atividades

8/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Economia Política
04/2003 - 06/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Economia Política
3/2001 - 7/2001
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia

Escola Estadual Américo Brasiliense, EEAB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1996 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Filosofia
Sociologia

Escola Estadual Dr Celso Gama, EE DR. CELSO GAM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
História

Intituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 2

Atividades

4/2003 - 6/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia

Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Auxiliar de Professor, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrada monitorias para o 3º ano do curso de Ciências Sociais, na disciplina de Sociologia Industrial e do Trabalho

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Auxiliar de Professor, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministradas monitorias para o 1º ano do Curso de Ciências Sociais, na disciplina de Sociologia Política Brasileira

Atividades

3/1998 - 1/2000
Outras atividades técnico-científicas , Cufsa, Cufsa.

Atividade realizada
monitoria.
3/1994 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Cufsa, Cufsa.

Atividade realizada
monitoria.

Secretaria Municipal de Habitação, PMSA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Sociólogo- pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa Social, Carga horária: 8

Atividades

01/2000 - 01/2001
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa sócio-economia amostral em núcleos urbanos e assentamentos habitacionais

Objetivo: Promover política públicas de desenvolvimento na área habitacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Desenvolvimento Urbano.
Palavras-chave: Direito Social; trabalho.
2.
Gênero e Sexualidade

Objetivo: O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP visa ao combate à violência e à discriminação de gênero. Os principais objetivos do Nugs são: promover ações que garantam uma educação inclusiva, estimular a produção científica relativa à temática do núcleo, bem como a participação das mulheres e LGBTs no campo da ciência e na carreira acadêmica, acompanhar e propor ações para o cumprimento das legislações referentes às garantias de direito à vivência de identidades de gênero e sexualidade diversa..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Gênero; Sexualidade.
3.
Mundo do Trabalho e Movimentos Sociais no Brasil

Objetivo: Compreendendo o social enquanto um campo de tensões, esta Linha de Pesquisa propõe o estudo das relações de trabalho, mudanças tecnológicas, organizações políticas de classes, formas de resistências e o cotidiano das empresas e dos trabalhadores no campo e na cidade. Dentre as preocupações desta Linha está também a análise das práticas, tradições, crenças, valores e significados da História e da Memória em seus diferentes suportes e referências culturais. Tendo em vista o processo de reconfiguração da luta social e de seus agentes no mundo contemporâneo, atenta-se para as diferentes modalidades de enfrentamento das questões das vivências diárias (moradia, saúde, educação, trabalho, transportes e lazer) na construção de espaços e territórios de sociabilidades no campo e na cidade. Trabalhando culturas (no plural) enquanto modos de viver e de produzir significados, investigam-se os múltiplos sentidos presentes nas políticas de preservação do patrimônio material e imaterial, dos significados das experiências sociais, das memórias e histórias dos monumentos, das cidades e de seus moradores. Problematiza-se a relação memória/esquecimento nos diversos espaços e temporalidades, investigando práticas sociais e seus variados suportes materiais. Procura-se, dessa forma, superar as dicotomias (moderno/arcaico, campo/cidade, erudito/popular, oral/escrito, etc.), complexificando a análise e, consequentemente, a compreensão das diversas formações sociais e do papel desempenhado pelos sujeitos sociais..
Palavras-chave: movimento sociais; Mundo do Trabalho; Novas Tecnologias; Trabalho feminino.


Projetos de extensão


2018 - 2018
I Festival da Diversidade do IFSP
Descrição: A partir de ações educativas elaboradas nas oficinas temáticas que ocorreu uma vez por semana, a partir do mês de setembro, com a presença das professoras de Sociologia e Arte do IFSP - campus Itapetininga, de um pesquisador do NEGDS - Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual da UFSCar Sorocaba, de um pesquisador do Grupo de pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS), também da UFSCar, e de um aluno bolsista, o projeto ?Festival da Diversidade? se organizou a fim de: 1)promover ambiente de respeito na escola, para que as diferenças não sejam tratadas na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência.2) desenvolver, a partir dos conteúdos ministrados a respeito de GÊNERO, SEXUALIDADE e ETNIA, atividades que presaram pela equidade, respeito e valorização dos seres humanos.4) Desenvolver atividades a respeito das leis 10.639/2003 e 11.645/20081.5) Promover estudos a respeito de bullying, como forma de orientar os/as alunos/as diante dessas práticas de violência e, ao mesmo tempo, contribuir para que eles/elas possam diferenciar o bullying do sexismo, da misoginia, do racismo e da homofobia. 6) Envolver alunos/as, funcionários/as e famílias/comunidade em discussões/eventos a respeito da diversidade e seus dilemas, buscando sempre a transformação da escola num lugar da liberdade, do respeito e da boa convivência, sem que se interfira nas diferenças, porém com foco nas desigualdades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2017 - 2017
Quem tem medo do lobo mau: a questão da saúde mental entre adolescentes na contemporaneidade.
Descrição: O projeto de ensino ?Quem tem medo do lobo mau: a questão da saúde mental entre adolescentes na contemporaneidade? buscou produzir um espaço de debate e reflexão, dentro do IFSP-Itapetininga, sobre as questões associadas aos processos humanos de passagem da infância para a vida adulta, contribuindo, com isso, para reduzir o sofrimento percebido entre os alunos do médio integrado diante das tensões próprias da existência e da condição humana. Tal atividade foi proposta em decorrência de uma demanda desencadeada pelos próprios discentes do Integrado, que no início do ano letivo demonstraram um nível elevado de questões associadas a ansiedade, depressão, transtornos da aprendizagem, entre outros. Foi exatamente com o objetivo de atender a essa demanda que buscou-se com o projeto ?Quem tem medo do lobo mau? o desenvolvimento de um espaço de debate e reflexão, no qual fosse possível a abordagem do tema da saúde mental de um ângulo diferenciado, utilizando-se de ferramentas pedagógicas não tradicionais, com o intuito de atingir um maior número de alunos possível. Diante deste cenário, decidimos, então, pela abordagem cinematográfica, como um meio - através da arte e da cultura - de tornar o tema da saúde mental mais adequada ao universo dos adolescentes. Foi assim que, ao longo de todo o projeto, propusemos aos discentes do campus o desenvolvimento de um novo olhar sobre as questões associadas a melancolia, a depressão, ao uso de entorpecentes em geral, a loucura, ao tratamento manicomial, a insanidade humana etc. Os filmes escolhidos pela equipe responsável pelo projeto tinham como objetivo principal estabelecer a reflexão e o diálogo em torno das questões acima indicadas e, ainda, de despertar nos alunos o interesse pela arte..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Utilizar os recursos do cinema como ferramenta pedagógica para viabilizar a construção de espaços de debates e discussões sobre o sofrimento mental na contemporaneidade e demonstrar, por meio desse espaço de reflexão, que a questão do sofrimento psíquico não apresenta-se necessariamente como um problema, mas sim como um ?questão humana?. Criar um espaço de verbalização e discussão sobre a angústia e a melancolia na contemporaneidade; Produzir mecanismos que possibilitem aos estudantes reconhecer o sofrimento como uma dimensão da existência humana; Ampliar e diversificar as ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, construindo um novo caminho de apropriação - por parte dos discentes - das formas da arte e da cultura humana; Enfrentar as demandas relacionadas ao sofrimento mental percebido entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de São Paulo do campus Itapetininga..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (80) .
Integrantes: Regiani Zornetta - Coordenador / Jéssica Félix Nicácio Martinez - Integrante / Rafael Alves de Sousa Barberino Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Estado no Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento/Especialidade: Teorias Interpretativas do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Política Externa do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia Industrial e do Trabalho.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZORNETTA, R.. Argúcias de uma história do Brasil: o mundo do trabalho e as relações Brasil x Estados Unidos entre os anos 1950-80. In: XIII Semana de Pós Graduação em Ciências Sociais, 2014, Araraquara. Nas teias da memória e da imaginação. Araraquara: FCL Unesp Araraquara, 2014. p. 03-159.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZORNETTA, R.. Esse mundo é meu: o império estadunidense e a luta pela americanização da cultura sindical no Brasil. In: XIV Semana de Pós Graduação em Ciências Sociais, 2015, Araraquara. Caderno de Resumos: movimentos sociais no século XXI, 2015.

2.
ZORNETTA, R.. A atualidade da via colonial: Estado e política no Brasil na década de 90. In: 80 anos de Movimento Comunista no Brasil, 2002, Marília. Resumos: 80 anos de Movimento Comunista no Brasil. Marília: Unesp - Campus Marília, 2002. v. 01. p. 03-20.

3.
ZORNETTA, R.. A atualidade da via colonial: estado e política no Brasil na década de 90. In: II Seninário do Trabalho - Novas formas de trabalho no Capitalismo Global., 2002, Marília. Caderno de Resumos: II Seminário do Trabalho. Marília: Unesp - Marília, 2002. v. 02. p. 02-62.

4.
ZORNETTA, R.. A atualidade da via colonial: Estado e política no Brasil na década de 90. In: II Senimário do Trabalho: Novas formas de trabalho no capitalismo contemporâneo, 2002. As novas formas do trabalho no capitalismo global, 2002.

5.
ZORNETTA, R.. A atualidade da via colonail. In: 80 anos de Movimento Comunista no Brasil, 2002. 80 anos de movimento comunista no Brasil, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ZORNETTA, R.; PANTOJA, J.O ; SOUZA, E.J . Capitalismo e Democracia no /brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZORNETTA, R.. Esse mundo é meu: relações trabalhistas entre Brasil e Estados unidos no contexto pós 2ª Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ZORNETTA, R.. Jornadas de junho e movimentos sociais: Que Brasil nós queremos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ZORNETTA, R.. A questão das drogas: um enfoque sociológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ZORNETTA, R.. Antônio Gramsci e a Revolução Socialista: a filosofia da práxis dos manuscritos cacerários à luz da problemática da Terceira Internacional. Maceió, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
ZORNETTA, R.. Brasil: a questão agrária e a luta do MST. São Paulo: Xamã, 1999. (Tradução/Artigo).

3.
ZORNETTA, R.. Notas sobre a recepção do marxismo na América Latina. São Paulo: Xamã, 1998. (Tradução/Artigo).

4.
ZORNETTA, R.. Movimentos Indígenas na América do Sul. São Paulo: Xamã, 1998. (Tradução/Artigo).

5.
ZORNETTA, R.. Globalização e Socialismo, de Osvaldo Coggiola, et alli, - Para uma investigação crítica às determinções do capitalismo contemporâneo. São Paulo: Lutas Sociais, 1997 (Resenha).

Demais trabalhos
1.
ZORNETTA, R.. Comissão organizadora do seminário 80 anos de movimento comunista no Brasil. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZORNETTA, R.; CORSI, Francisco Luis; CARMAGO, José Marangoni. Participação em banca de Fernanda de Paula Cananosque.Estágio e Precarização do Trabalho (anos 90). O caso da Caixa Econômica Federal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ZORNETTA, R.; CORSI, Francisco Luis; ALVES, G.. Participação em banca de Ádima Domingues Rosa.O processo de pivatização das ferrovias nos anos 90. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Internacional - Segunda Guerra Mundial: 70 anos.Esse mundo é meu: relações trabalhistas entre Brasil e EUA no contexto da 2ª Guerra. 2015. (Simpósio).

2.
XIV Semana de Pós Graduação em Ciências Sociais.Esse mundo é meu: a lita pela americanização da cultura sindical no Brasil. 2015. (Outra).

3.
Democracia e Cidadania.O papel do professor na manutenção da democracia e na formação da cidadania. 2014. (Simpósio).

4.
III Semana Paulo Freire.A questão das drogas: um enfoque sociológico. 2014. (Encontro).

5.
Seminário Internacional: Democracia, diversidade e Desigualdade. 2014. (Seminário).

6.
XIII Semana de Pós Graduação em Ciências Sociais.Argúcias de uma história do Brasil: o mundo do trabalho e as relações Brasil x Estados Unidos entre os anos 1950-80. 2014. (Seminário).

7.
XV Semana de Graduação em Ciências Sociais.Jornadas de Junho e movimentos sociais: que Brasil nós queremos. 2014. (Seminário).

8.
Identidades brasileiras: olhares cruzados.A infância no Brasil com invenção cultural. 2008. (Simpósio).

9.
VI Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI.Cultura e identidade nacional: uma construção interrompida. 2007. (Simpósio).

10.
V Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI - Estado, Igreja e Cultura: percursos e novas abordagens.A cultura moderna na sociedade pós-moderna. 2006. (Simpósio).

11.
IV Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI - A Universidade e a produção do conhecimento científico.A questão do conhecimento na pós-modernidade. 2005. (Simpósio).

12.
II Semana de Estudos Educaconais: Caminhos da política na história. Capitalismo, socialismo e Nazismo. 2004. (Congresso).

13.
80 anos de Movimento Comunista no Brasil.A atualidade da via colonial: Estado e política no Brasil na década de 90. 2002. (Seminário).

14.
A Internacional Comunista e a esquerda contemporânea. 2002. (Outra).

15.
II Senimário do Trabalho: Novas formas de trabalho no capitalismo contemporâneo.A atualidade da via colonial: Estado e política no Brasil na década de 90. 2002. (Seminário).

16.
Tropicus Mundi, e Europa e as raízes do Brasil. 2002. (Seminário).

17.
Gramsci: Do L'Ordine novo a vova ordem internacional. 2001. (Seminário).

18.
Olhar sociológico para o novo milênio: o Brasil e as tragetórias políticas e sociais emergentes. 2001. (Congresso).

19.
O Capitalismo e suas formas de manifestação contemporâneas. 1998. (Outra).

20.
Estado, Capital e Trabalho no Brasil. 1997. (Seminário).

21.
Capitalismo e Socialismo no limiar do século XXI. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZORNETTA, R.; PANTOJA, J.O ; SOUZA, E.J . I Festival da Diversidade do IFSP- ITP. 2018. (Festival).

2.
ZORNETTA, R.. O ABC: 30 anos depois. 2011. (Outro).

3.
MAZZEO, A.C. ; CARONE, E. ; NETTO, J.P. ; VIANNA, Marly ; COUTINHO, C.N. ; ANTUNES, R. ; RIDENTTI, M. ; ZORNETTA, R. . 80 anos do movimento comunista no Brasil. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Cardoso André. Assistente Social: a quem tu serves?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço social) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Regiani Zornetta.

2.
Marta Ferreira de Oliveira. Da mediação a inovação do Assistente Social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço social) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Regiani Zornetta.

3.
Elaine Dias de Oliveira. Educação soviética: formação humana x educação escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Regiani Zornetta.

4.
Alexandra Alves do SAntos. A Escola e suas interfaces: formação humana x educação para o trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Regiani Zornetta.

5.
Marcia Aparecida Bueno Caldo. Escola Nova Cultura: novo homem, nova sociedade - um poema pedagógico brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Regiani Zornetta.

6.
Adriana Lumi Nakano, Eliane da Silva Diniz. A construção do indivíduo diante das pedagogias críticas e não críticas: uma leitura de Marx. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Regiani Zornetta.

Iniciação científica
1.
Mirella Soares. Feminização no mundo do trabalho: a mulher na indústria e as contradições do trabalho feminino na contemporaneidade. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Eletromecânica Integrado ao Médio) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Regiani Zornetta.

Orientações de outra natureza
1.
Regiani Zornetta. 50 anos da Ditadura no Brasil - Lembrar para não esquecer. 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnico em Administração) - Etec de Cerquilho. Orientador: Regiani Zornetta.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ZORNETTA, R.; PANTOJA, J.O ; SOUZA, E.J . Capitalismo e Democracia no /brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZORNETTA, R.; PANTOJA, J.O ; SOUZA, E.J . I Festival da Diversidade do IFSP- ITP. 2018. (Festival).




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