Luciana Ferrari Espindola Cabral

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  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2004), possui Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2011) e Mestrado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT / JBRJ (2007). Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES - UFRJ, ligada ao Laboratório de Vídeo Educativo e professora EBTT do CEFET-RJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Ferrari Espindola Cabral
Nome em citações bibliográficas
ESPiNDOLA, L. F.;CABRAL, L. F. E.;Espindola-Cabral, L.F


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2007
Mestrado em Mestrado em Botânica.
Escola Nacional de Botânica Tropical, ENBT, Brasil.
Título: Determinação do teor de água ideal para o armazenamento de sementes de quatro espécies arbóreas ameaçadas da flora brasileira,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Antônio Carlos Silva de Andrade.
Palavras-chave: Vigor; Sementes; deterioração controlada; conservação de sementes; equilíbrio higroscópico; modelos matemáticos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO / Especialidade: Conservação de sementes.
Setores de atividade: Outros Setores.
2008 - 2011
Especialização em Especialização em Ensino de Ciências. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Título: PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DE UMA VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO: uma estratégia no ensino de botânica para estudantes do ensino médio.
Orientador: Marcus Vinícius Pereira.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Pró Reitoria 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Relações Possíveis entre Professores e Museus. (Carga horária: 4h).
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, VII ENEBIO, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Formação em Extensão Universitária. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Estratégias didáticas interdisciplinares. (Carga horária: 4h).
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia, VI ENEBIO, Brasil.
2015 - 2015
Como potencializar o ensino de astronomia através dos planetários. (Carga horária: 4h).
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, PLANETÁRIO, Brasil.
2015 - 2015
Ressignficando a paisagem Carioca em seus 450 anos- Tema: Biofilia. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, SME RJ, Brasil.
2015 - 2015
Educar a voz para Educar com voz. (Carga horária: 5h).
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2015 - 2015
Ressignificando a Paisagem Carioca em seus 450 anos - Tema: Unidades de Co:. (Carga horária: 4h).
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SME RJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores da Rede Estadual do RJ- EM Mod EJA. (Carga horária: 40h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2012 - 2012
Workshop Jogos Didáticos - Revisitando o Ensino de Genética. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Recuperação de Áreas Degradadas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Avaliação de Imp. Ambiental e Sist.de Lic. Ambient.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Estatística Aplicada. (Carga horária: 24h).
Escola de Química da UFRJ, EQ/UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Embriologia Vegetal. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2004 - 2004
As plântulas no processo de regeneração: uma abordagem morfo-ecológica. (Carga horária: 15h).
Sociedade Botânica do Brasil, SBB RJ, Brasil.
2003 - 2003
HPLC- Uma ferramenta para a identificação de compostos biológicos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Capacitação em Biossegurança.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Uso de Microcomputadores + Windons 98. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Limnologia Aplicada. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT Classe DI, nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNED Maria da Graça, .


Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I D6, Carga horária: 16


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental MS1, Carga horária: 16


Colegio Qualidade Integral de Ensino, QI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia
Outras informações
Pedido de demissão motivado por aprovação em concurso público.

Atividades

03/2005 - 03/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Colégio Sarah Dawsey, CSD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Pedido de demissão motivado por aprovação em concurso público.

Atividades

02/2008 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ciências

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 12/2004
Estágios , Laboratório de Sementes, .

Estágio realizado
Iniciação Científica/ Estudos sobre o comportamento fisiológico e a conservação de sementes de espécies arbóreas da Floresta Tropical Atlântica..

Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, SMS RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
GPTEC - Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura



Linhas de pesquisa


1.
Produção de Vídeos por Estudantes do Ensino Médio no ensino de Biologia
2.
Hortas Escolares


Projetos de extensão


2016 - 2017
Olimpíada de Biologia
Descrição: Preparação para os alunos dos cursos tecnicos do CEFET-RJ uned Maria da Graça venham a competir por boas classificações na próxima Olímpíada Brasileira de Biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Horta Escolar
Descrição: Com reconhecida importância sobre o ponto de vista pedagógico e de promoção à saúde, as hortas escolares facilitam o aprendizado de diversos conteúdos abordados em sala de aula, além de funcionarem como espaço de interação entre os alunos envolvidos. A construção e manutenção de uma horta escolar auxiliam a prática da educação ambiental, além de ilustrar e dinamizar conteúdos comuns ao ensino médio como botânica, zoologia, microbiologia e ecologia. A horta funciona como um ?laboratório-vivo?, contextualizando, através da prática, conteúdos trabalhados nas aulas de Biologia como ciclos biogeoquímicos, decomposição e seus agentes, composição do solo, germinação, morfologia e fisiologia vegetal, interações planta/animal, componentes nutricionais dos alimentos, entre outros. Nossa horta escolar possui um forte caráter interdisciplinar, articulando-se com a nutricionista da unidade e com os professores do curso técnico de automação industrial. Através dessa articulação obtivemos um fortalecimento técnico dos conteúdos ensinados aos alunos envolvidos e o melhor planejamento e execução das atividades de extensão desenvolvidas no âmbito do projeto, como as oficinas de ?suco verde de couve?, ?sal de ervas? e o ?curso de hortas caseiras?. Temos ainda o processo, já em andamento, da automatização da horta escolar, que já conta com irrigação automatizada e placas de identificação de plantas com QR code. Em ambas as ações, os projetos foram desenvolvidos pelos alunos envolvidos, com orientação dos professores do curso técnico de automação industrial. Iniciamos, em 2018, uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Podemos apontar como primeiros resultados o protagonismo dos alunos envolvidos, a forte interação entre alunos, professores e nutricionista e ainda a observação ?na prática? dos conteúdos curriculares previstos para essa atividade. Embora plantar, semear, cultivar, regar, adubar e colher sejam práticas comuns a todas as hortas, na horta escolar cultiva-se algo muito maior, O CONHECIMENTO..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Uma Breve História de Quase Tudo
Descrição: Ciclo de palestras sobre o livro "Uma breve História de Quase Tudo" de Bill Bryson, com mo objetivo de aprofundar os conhecimentos dos alunos do Colégio QI, em temas como Origem do Universo, Formação do Planeta Terra, Origem da Vida e Evolução Humana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS
2018 - Atual
Periódico: CIÊNCIA EM TELA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Conservação de sementes.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Biologia da Conservação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Paraninfa, CE São João Batista.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Cabral, L. F. E.  Data: 24/09/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, L. F. E.2018CABRAL, L. F. E.; ALBUQUERQUE, A. N. ; AZEVEDO, T. M. B. ; RUBIO, L. B. N. ; CORDEIRO, F. . Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 18, p. 2, 2018.

2.
3CABRAL, L. F. E.2016CABRAL, L. F. E.. Viroses em Quadrinhos - Uma estratégia para o ensino de ciências. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6452-6460, 2016.

3.
1CABRAL, L. F. E.2015 CABRAL, L. F. E.; Pereira, M. V . Produção de vídeos por estudantes do ensino médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro para a promoção do ensino de botânica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, p. 129-143, 2015.

4.
2Nascimento, B. L.D.2012 Nascimento, B. L.D. ; CABRAL, L. F. E. ; Silva, D. G ; Almeida, S. C. . 'BIODICAS': Desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para o Ensino Médio. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 4, p. 1-12, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, F. ; CABRAL, L. F. E. ; OLIVEIRA, R. B. S. ; CORDEIRO, R. G. . GREEN DAY: pensando a educação ambiental fora da caixinha no CEFET/RJ campus Maria da Graça.. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia - (VII ENEBIO), 2018, Belém do Pará. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia - (VII ENEBIO), 2018.

2.
CABRAL, L. F. E.; REZENDE FILHO, L. A. C. . O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura recente. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO), 2018. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO), 2018.

3.
CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. . O desenvolvimento de uma Horta Escolar: uma experiência no ensino de Biologia no CEFET-RJ. In: VIII EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2017, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2017.

4.
CABRAL, L. F. E.; Pereira, M. V . Produção e Recepção de Vídeos em Aulas de Biologia por Alunos de Ensino Médio. In: VIII EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2017, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2017.

5.
CABRAL, L. F. E.. Viroses em quadrinhos - uma estratégia para o Ensino de Ciências. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2016, Maringá. Viroses em Quadrinhos - Uma estratégia para o ensino de ciências, 2016.

6.
CABRAL, L. F. E.; Pereira, M. V . PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DE UMA VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO: uma estratégia no ensino de botânica para estudantes do ensino médio. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2012, 2012.

7.
Nascimento, B. D. ; Silva, D. G ; CABRAL, L. F. E. ; Almeida, S. C. . 'BIODICAS': Desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para o Ensino Médio. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010, Vitória. Anais do V Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, J. O. R. ; CABRAL, L. F. E. . Educação nutricional através do Projeto Horta ? suco verde e seus benefícios a saúde ? relato de experiência de oficina realizada com adolescentes de uma escola da rede federal de ensino tecnológico do Rio de Janeiro.. In: X Encontro Sabores e Saberes, 2018, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Sabores e Saberes, 2018.

2.
RODRIGUES, J. O. R. ; CABRAL, L. F. E. . Educação nutricional através do Projeto Horta ? sal de ervas como alternativa ao consumo de sal refinado.. In: X Encontro Sabores e Saberes, 2018, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Sabores e Saberes, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Santos, G. A. L. C. ; Resende Filho, L. A. C. ; CABRAL, L. F. E. ; Benther, L. P. S. . A UTILIZAÇÃO DE UM EPISÓDIO DE ?OS SIMPSONS? NO ENSINO DE QUÍMICA: A PESQUISA SOBRE REENDEREÇAMENTO POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA.. In: V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (V ENECiências)), 2018, Niterói. Caderno de Resumos do V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2018. p. 46.

2.
CABRAL, L. F. E.; Nascimento, B. D. ; Silva, D. G ; Almeida, S. C. . Desenvolvimento de um jogo didático Biodicas.. In: III Jornada da Pós-Graduação em Ensino de Ciências - XXIX Semana de Química, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XXIX Semana de Química, 2009.

3.
ESPiNDOLA, L. F.; PEREIRA, A. R. ; Andrade, A.C.S. . Determinação do teor de água ideal para o armazenamento de sementes de quatro espécies arbóreas ameaçadas da flora brasileira. In: 27° Jornada Fluminense de Botânica, 2008, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 27° Jornada Fluminense de Botânica, 2008.

4.
ESPiNDOLA, L. F.; Andrade, A.C.S. . Determinação do teor de água ideal para o armazenamento de sementes de Tabebuia heptaphylla (Vell) Toledo. In: XXV Jornada Fluminense de Botânica, 2006, Rio de Janeiro. XXV Jornada Fluminense de Botânica. Diversidade, Biotecnologia e Ambiente., 2006.

5.
ESPiNDOLA, L. F.; Fernandes , M.J. ; Andrade, A.C.S. . Quebra de dormência em sementes de Senna multijuga. In: 55°Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa -MG. 55° Congresso Nacional de Botânica - Livro de Resumos. Viçosa - MG: UFV, 2004.

6.
ESPiNDOLA, L. F.; Fernandes , M.J. ; Andrade, A.C.S. . Quebra de Dormência em Sementes de Schizolobium parahyba (Vell) S.F. Blake. In: XXIII Jornada Fluminense de Botânica, 2004, Campos. XXIII Jornada Fluminense de Botânica- Resumos, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
CABRAL, L. F. E.; VIEIRA, R. C. ; REZENDE FILHO, L. A. C. . Piper: relato da experiência do planejamento e execução de uma aula sobre aves a partir do reendereçamento de um filme de animação.. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2019.

2.
CABRAL, L. F. E.; Santos, G. A. L. C. ; PEREIRA, W. A. ; RAMOS, M. I. B. B. ; REZENDE FILHO, L. A. C. . Aprendendo sobre frutas a partir de séries infantis: uma proposta de reendereçamento no ensino fundamental.. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2019.

3.
COELHO, R. C. ; CABRAL, L. F. E. ; MANSO, P. H. A. ; PASSOS, G. G. F. G. ; CORDEIRO, F. . Trabalhando a interdisciplinaridade com alunos o ensino médio do CEFET/RJ. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, F. ; Espindola-Cabral, L.F . Segurança Alimentar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. ; PANTOJA, C. E. . Horta Escolar no CEFET Maria da Graça: integrando conhecimentos através de um laboratório vivo de botânica e educação ambiental.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ESPiNDOLA, L. F.; PEREIRA, A. R. ; Andrade, A.C.S. . Determinação do teor de água ideal para o armazenamento de sementes de quatro espécies arbóreas ameaçadas da flora brasileira.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CABRAL, L. F. E.. 'Plástico: bandido ou mocinho?'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ESPiNDOLA, L. F.; Andrade, A.C.S. . Determinação do teor de água ideal para o armazenamento de sementes de Tabebuia heptaphylla (Vell) Toledo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ESPiNDOLA, L. F.; Fernandes , M.J. ; Andrade, A.C.S. . Quebra de Dormência em sementes de Schizolobium parahyba (Vell) S. F. Blake.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ESPiNDOLA, L. F.; Fernandes , M.J. ; Andrade, A.C.S. . Quebra de dormência em sementes de Senna multijuga. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Ferraz, L.L ; CABRAL, L. F. E. . Biologia II. Rio de Janeiro: QI, 2012 (Material Didático - Apostilas).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Nascimento, B. L.D. ; CABRAL, L. F. E. ; Silva, D. G ; Almeida, S. C. . Jogo didático BIODICAS. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
CABRAL, L. F. E.. Avaliador de resumos - 9ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2018.

2.
CABRAL, L. F. E.. Avaliador de Resumos na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOLDBACH, T. ; CABRAL, L. F. E. . Pesquisa na área de ensino de ciências & inovações e desafios na atividade docente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, J. O. R. ; CABRAL, L. F. E. . Sal de Ervas - alternativa ao consumo de sal refinado e seus benefícios à saúde.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. . Hortas Caseiras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. . Hortas Caseiras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CORDEIRO, F. ; CABRAL, L. F. E. . Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Biologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 6°ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

6.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 7°ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 9°ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 8°ano. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEMOS, J. L. S.; CABRAL, L. F. E.. Banca da disciplina de Biologia do Processo Seletivo para Alunos da Educação Profissional de Nível Médio. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Outras participações
1.
CABRAL, L. F. E.. Avaliador de Resumos da 8° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - SIAC. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BOUZAN, P. E. C.; FERRAZ, L. L.; CABRAL, L. F. E.. Banca avaliadora para contratação de professor de Biologia. 2011. Colégio QI- Qualidade Integral de Ensino.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Seminário de Iniciação Cientifica do CEFET/RJ.Produção de vídeos no contexto do ensino de biologia por alunos do ensino médio. 2018. (Seminário).

2.
6º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia.?REENDEREÇAMENTO DE FILMES E SÉRIES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA?. 2018. (Encontro).

3.
III Seminário de la Asociación Latino Americana de Investigación en Educacación en Ciencias. Aprendendo sobre frutas a partir de séries infantis: uma proposta de reendereçamento no ensino fundamental.. 2018. (Congresso).

4.
III Seminário de la Asociación Latino Americana de Investigación en Educacación en Ciencias. Trabalhando a interdisciplinaridade com alunos o ensino médio do CEFET/RJ. 2018. (Congresso).

5.
III Seminario de la Asociación Latino Americana de Investigación en Educación en Ciencias. Piper: relato da experiência do planejamento e execução de uma aula sobre aves a partir do reendereçamento de um filme de animação.. 2018. (Congresso).

6.
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia - (VII ENEBIO). O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura recente. 2018. (Congresso).

7.
EIEP - Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ. 2017. (Congresso).

8.
GREEN DAY."Meio Ambiente em Foco". 2017. (Encontro).

9.
IX Jornada de Pós-Graduação Nutes/UFRJ. 2017. (Outra).

10.
Sábado da Ciência: Jogos e Desfaio: A face divertida da matemática. Oficina Simetria na Natureza. 2017. (Feira).

11.
VIII EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia.O desenvolvimento de uma Horta Escolar: Uma experiência no ensino de Biologia no CEFET-RJ. 2017. (Encontro).

12.
VIII EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia.Produção e Recepção de Vídeos em Aulas de Biologia por Alunos de Ensino Médio. 2017. (Encontro).

13.
7° Sessão de Integração Acadêmica da UFRJ. Avaliador das sessões "CUIDANDO DA VIDA: metabolismo natural e metabolismo social 2" e "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO". 2016. (Congresso).

14.
7º Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. (Congresso).

15.
Sábado da Ciência: Insetos, solos e grãos: a ciência alimentando o Brasil.Oficina Semeando a Vida. 2016. (Oficina).

16.
Sábado da Ciência - Ataque, defesa e Equilíbrio: uma viagem pelo sistema imunne.Oficina Soros e Vacinas. 2016. (Oficina).

17.
Semana de Ensino Pesquisa e Extensão 2016 -. Quiz da Olimpíada Brasileira de Biologia. 2016. (Exposição).

18.
Semana de Ensino Pesquisa e Extensão 2016 - "Ciência Alimentando o Brasil". Segurança Alimentar. 2016. (Exposição).

19.
VI ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Viroses em Quadrinhos - uma estratégia apara o ensino de ciências. 2016. (Encontro).

20.
IV EREBIO Encontro Regional de Ensino de Biologia.PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DE UMA VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO: uma estratégia no ensino de botânica para estudantes do ensino médio. 2012. (Encontro).

21.
XXXII Semana de Química: IFRJ, Ciência e Cultura. 2012. (Outra).

22.
27° Jornada Fluminense de Botânica. Determinação do Teor de água ideal para o armazenamento de sementes de quatro espécies arbóreas ameaçadas da flora brasileira.. 2008. (Congresso).

23.
XXV Jornada Fluminense de Botânica Diversidade Biotecnologia e Ambiente. Determinação do teor de água ideal para o armazenamento de sementes de Tabebuia heptaphylla (Vell) Toledo.. 2006. (Congresso).

24.
55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES.. 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES.. 2004. (Congresso).

25.
XXIII Jornada Fluminense de Botânica. Quebra de dormência em sementes de Schizolobium parahyba (Vell) S. F. Blake.. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. . III GREEN DAY. 2018. (Outro).

2.
Espindola-Cabral, L.F. GREEN DAY. 2017. (Outro).

3.
CABRAL, L. F. E.. EIEP - Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ. 2017. (Congresso).

4.
MERHY, T. S. M. ; SA, A. F. ; CABRAL, L. F. E. . Oficina "Vacinas e Soros: Prevenção e Combate". 2017. .

5.
CABRAL, L. F. E.. I Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ. 2017. (Congresso).

6.
CORDEIRO, F. ; Espindola-Cabral, L.F . Semana de Combate ao Aedes aegypti. 2016. (Outro).

7.
CORDEIRO, F. ; Espindola-Cabral, L.F . Quiz da Olimpíada Brasileira de Biologia. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mariana Cristina Pexioline Borges. Combate a pragas em hortas orgânicas: uma revisão sistemática de literatura. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Automação Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Laryssa Aparecida Maia da Silva Ferreira. PRODUÇÃO DE VÍDEOS o uso do audiovisual no ensino de biologia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Automação Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Darcele Christo Leão. Horta Escolar. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. CEFET. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Isabela Morais de Lemos. Monitoria de Biologia. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Segurança do Trabalho) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

2.
Thaiane Oliveira de Queiroz. Estágio Supervisionado em Prática de Ensino de Biologia. 2017. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

3.
Carolina Coutinho Mendonça de Souza. Horta Escolar. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Automação Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

4.
Cassiane Ferreira de Mello. Monitoria em Biologia. 2016. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

5.
Cassiane Ferreira de Mello. Monitoria da Disciplina Biologia. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Segurança do Trabalho) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

6.
Cássio Moises dos Santos Gabriel. Preparatório para as Olimpíadas de Biologia. 2016. Orientação de outra natureza. (Preparação para as Olimpíadas de Biologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

7.
Victor Santos Duarte Lemos. Preparatório para as Olimpíadas de Biologia. 2016. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.

8.
Carolina Coutinho Mendonça de Souza. Horta Escolar. 2016. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Luciana Ferrari Espindola Cabral.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1CABRAL, L. F. E.2015 CABRAL, L. F. E.; Pereira, M. V . Produção de vídeos por estudantes do ensino médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro para a promoção do ensino de botânica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, p. 129-143, 2015.

2.
CABRAL, L. F. E.2018CABRAL, L. F. E.; ALBUQUERQUE, A. N. ; AZEVEDO, T. M. B. ; RUBIO, L. B. N. ; CORDEIRO, F. . Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 18, p. 2, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
CABRAL, L. F. E.; VIEIRA, R. C. ; REZENDE FILHO, L. A. C. . Piper: relato da experiência do planejamento e execução de uma aula sobre aves a partir do reendereçamento de um filme de animação.. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2019.

2.
CABRAL, L. F. E.; Santos, G. A. L. C. ; PEREIRA, W. A. ; RAMOS, M. I. B. B. ; REZENDE FILHO, L. A. C. . Aprendendo sobre frutas a partir de séries infantis: uma proposta de reendereçamento no ensino fundamental.. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2019.


Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, F. ; Espindola-Cabral, L.F . Segurança Alimentar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CABRAL, L. F. E.; CORDEIRO, F. . Hortas Caseiras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 6°ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 7°ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 8°ano. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
WILLEMES, S. V. ; ACHILLES, H. ; CABRAL, L. F. E. . Laboratório de Ciências 9°ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Espindola-Cabral, L.F. GREEN DAY. 2017. (Outro).

2.
MERHY, T. S. M. ; SA, A. F. ; CABRAL, L. F. E. . Oficina "Vacinas e Soros: Prevenção e Combate". 2017. .

3.
CABRAL, L. F. E.. I Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ. 2017. (Congresso).

4.
CORDEIRO, F. ; Espindola-Cabral, L.F . Quiz da Olimpíada Brasileira de Biologia. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada, classificada e convocada em OITO concursos públicos diferentes entre 2003 e 2015, sendo quatro deles entre os 10 primeiros lugares, e destes dois em segundo lugar.

São eles, (em ordem de data de convocação):
1- Técnico de Laboratório em Analises Clínicas - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - SMS- (2003).
2- Professora Docente I (16h) - Ciências- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC- (2005). 7° Lugar
3- Professora Docente I (16h)- Biologia- Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC- (2008).
4- Bióloga - Instituto Estadual do Meio Ambiente - INEA- (2009)
5- Professora Docente I (16h)- Ciências- Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - SME- (2011).
6- Professor de Ensino Fundamental- (40h)- Ciências - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - SME- (2015). 2° lugar.
7- Professor de Biologia - (40h DE)- Centro Federal de Educação Tenológica Celsdo Suckov da Fonseca - CEFET-RJ (2015). 2° lugar
8- Professora I (16h)- Ciências- Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. (2015). 8° lugar.



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