Fabio Yoshimitsu Okuyama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2892758296223333
  • Última atualização do currículo em 20/05/2018


Professor do IFRS - Campus Porto Alegre. Doutor e Mestre em Ciências da Computação (2003, 2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorando em Durham - UK, com bolsa sanduíche da CAPES. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000). Sua área de interesse inclui Ciência da Computação, especificamente na área de IA, Sistemas Multiagente, Simulação Baseada em Agentes e aplicações na área de Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Yoshimitsu Okuyama
Nome em citações bibliográficas
OKUYAMA, F. Y.;Okuyama, F. Y.;Okuyama, Fabio Y.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Porto Alegre.
Rua Coronel Vicente, 281
Centro Histórico
90030041 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 39306010
Ramal: 6043
URL da Homepage: http://www.inf.poa.ifrs.edu.br/~okuyama


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Durham University (Orientador: Rafael Heitor Bordini).
Título: Modelo MAS-SOC: Integrando Ambientes e Organizações para Simulações Baseadas em Sistemas Multiagente Situados, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Antônio Carlos da Rocha Costa.
Coorientador: Rafael Heitor Bordini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Sistemas Multiagentes; Simulação Social; Infraestrutura Normativa; Sistemas Multiagente Situados; Agentes cognitivos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Informática.
2001 - 2003
Mestrado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Descrição e Geração de Ambientes para Simulações com Sistemas Multiagentes,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Rafael Heitor Bordini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Multagente; Inteligência Artificial Distribuída; Simulação Baseada em Sistemas Multiagente; Modelagem e Programação de Ambientes.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1997 - 2000
Graduação em Ciencia da Computação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Estudo do Protocolo WAP.
Orientador: Fábio Cézar Martins.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Direção e administração, IFRS - Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Diretor de Ensino.
06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, .

08/2011 - Atual
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados I
Linguagem de Programação I
05/2014 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Membro Suplente do Conselho Superior do IFRS.
08/2010 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados - Curso Técnico em Informática
07/2013 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Presidente da Subcomissão Própria de Avaliação - Campus Porto Alegre.
02/2012 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
INFORMÁTICA II
07/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Membro Suplente do Conselho do Campus Porto Alegre.
01/2013 - 12/2013
Direção e administração, IFRS - Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Ensino.
02/2012 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação I - Curso Técnico em Informática
10/2011 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
03/2011 - 12/2012
Direção e administração, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso Técnico em Informática.
03/2011 - 12/2012
Extensão universitária , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão: Capacitação em Tecnologias de Desenvolvimento de Software 2012.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados II
08/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados - Curso Técnico em Informática
02/2011 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem para Internet - Curso Técnico em Informática
08/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Informática Geral
Lógica de Programação II

Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, TECBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

03/2009 - 06/2010
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação WEB
Projeto de Sistemas para Web
Sistemas de Informação Inteligentes

T & T ENGENHEIROS ASSOCIADOS LTDA., T&T, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Programador Senior, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Programador Pleno, Carga horária: 40


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI, Carga horária: 40

Atividades

10/2003 - 2/2004
Estágios , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Instituto de Informática.

Estágio realizado
Bolsista DTI do Projeto TeXto/CNPq coordernado pela Profa. Dra. Renata Vieira. Processo CNPq 382005/03-1.


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia da Informação aplicada à educação


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Simulação de Modelo Hospedeiro-Parasitóide Baseado em Sistemas Multiagente
Descrição: Este é um projeto de natureza interdisciplinar relacionado às áreas de pesquisa em Ciência da Computação e Gestão Ambiental dentro do contexto do IFRS-PoA, associando os grupos de pesquisa de 'Informática Aplicada' e 'Avaliação e Monitoramento Ambiental'. Sistemas Multiagentes oferecem uma oportunidade ímpar para a expansão de um recente método de investigação científica para a ecologia: a simulação em sistemas computacionais, em particular utilizando-se o paradigma de modelagem dos sistemas multiagentes. Este projeto visa a implementação de uma simulação computacional da interação de insetos hospedeiros e parasitóides, encontrados em cenários de controle biológico de pragas. Este cenário apresenta características que favorecem o uso da modelagem baseada em Sistemas Multiagente. Além do cenário, também estão disponíveis dados que permitem validar os resultados que venham a ser obtidos através das simulações, possibilitando o estudo de melhores abordagens para o sistema bem como o estudo de empírico de parâmetros diversos neste cenário. Desta forma, realizando contribuições tanto para a ecologia e agricultura quanto para a área de pesquisa em computação, ao permitir a modelagem de um sistema e a validação com dados obtidos a partir de pesquisa de campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabio Yoshimitsu Okuyama - Coordenador / Celson Roberto Canto Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Capacitação para professores em construção de jogos educacionais para o ensino fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Häfele Islabão Franco em 19/05/2017.
Descrição: Observa-se um grande esforço por parte dos pesquisadores e educadores em propor soluções que possibilitem o crescimento da qualidade da educação. Na maior parte das vezes essas relacionadas ao aprimoramento de métodos didáticos e a utilização da tecnologia, que buscam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. O lúdico é um recurso didático dinâmico que vem sendo muito investigado e aplicado na área da educação. Os jogos educacionais aliados à tecnologia podem ser recursos riquíssimos, que podem desempenhar um papel importante em tal processo. Neste sentido, este projeto tem como objetivo capacitar os professores, das escolas da rede pública e do ensino fundamental, da cidade de Porto Alegre, em construção de jogos educacionais com o Scratch. Através deste projeto, pretende-se alcançar os seguintes resultados: i) proporcionar aos professores a participação em experiências tecnológicas de caráter inovador, possibilitando a criação de novas metodologias que contribuam na qualidade do processo de ensino; ii) possibilitar às escolas e aos professores uma melhor utilização dos recursos tecnológicos, de forma a extrair da tecnologia o máximo de benefícios no processo de ensino-aprendizagem; iii) proporcionar aos professores, através da construção e do uso dos jogos educacionais, identificar problemas no processo de aprendizagem e, dessa forma, promover a construção de soluções inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem; iv) tornar o processo de ensino mais interessante e motivador, possibilitando aos alunos aprimorar novas competências e habilidades através do uso dos jogos educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fabio Yoshimitsu Okuyama - Integrante / Fabricia Py Tortelli Noronha - Integrante / Tanisi Pereira de Carvalho - Integrante / Márcia Häfele Islabão Franco - Coordenador / Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Elaboração e Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OAs) para o Ensino de Programação II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabrícia Py Tortelli Noronha em 18/09/2017.
Descrição: A proposta intitulada 'Elaboração e Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OAs) para o Ensino de Programação II' visa potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos de informática através da elaboração de OAs com a integração das plataformas Scratch e Arduino que contemplam várias mídias (texto, animações, vídeos, sons, entre outras). Tendo como base a ótima aceitação, por parte do público alvo, dos Objetos de Aprendizagem produzidos pelo projeto anterior, faz-se necessário dar seguimento a proposta incluindo novas tecnologias. O projeto será desenvolvido em um espaço novo do IFRS, o POALab que constitui um centro de criação e inovação tecnológica no IFRS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Yoshimitsu Okuyama - Integrante / Fabricia Py Tortelli Noronha - Coordenador / Márcia Häfele Islabão Franco - Integrante / André Peres - Integrante / Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2010 - 2011
Projeto Formação GESAC
Descrição: O Projeto Formação Gesac está inserido no Programa de inclusão digital Gesac, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, que leva internet em banda larga a mais de 11 mil telecentros em todo o País. Com duração inicial de um ano, o Projeto capacitará até abril de 2011, monitores e multiplicadores de 739 Pontos Gesac em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O Projeto conta com Coordenadores responsáveis em cada Instituição vinculada ao Projeto de Formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Construção de Jogos Educacionais para auxiliar no processo de Alfabetização

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Häfele Islabão Franco em 19/05/2017.
Descrição: Observa-se um grande esforço por parte dos pesquisadores e professores em propor soluções que possibilitem o crescimento da qualidade da educação. Na maior parte das vezes essas soluções estão relacionadas ao aprimoramento de métodos didáticos e a utilização da tecnologia, que buscam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Os jogos educacionais aliados à tecnologia podem ser recursos riquíssimos, que podem desempenhar um papel importante em tal processo. Neste contexto, este projeto tem como objetivo a construção de jogos educacionais para auxiliar no processo de alfabetização, das escolas da rede pública e do ensino fundamental. Através deste projeto, pretende-se alcançar os seguintes resultados: i) possibilitar aos alunos desenvolverem habilidades e competências que auxiliarão no processo de alfabetização; ii) despertar nos alunos a criatividade, a motivação e a autonomia através do uso dos jogos como ferramenta de auxílio no processo de alfabetização; iii) aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através das atividades lúdicas abordadas pelos jogos; iv) incentivar os professores no uso da tecnologia, proporcionando-os a participação em experiências tecnológicas de caráter inovador e v) incentivar os professores e as escolas a utilizarem os recursos tecnológicos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo desta forma com o crescimento da qualidade do ensino das escolas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabio Yoshimitsu Okuyama - Integrante / Evandro Manara Miletto - Integrante / Márcia Häfele Islabão Franco - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2014 - 2015
O Processo de Ensino-Aprendizagem apoiado por grupos colaborativos e cooperativos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Häfele Islabão Franco em 19/05/2017.
Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um software capaz de monitorar e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Na construção do software serão aplicadas duas técnicas da área de Inteligência Artificial: Agentes Inteligentes e Descoberta do Conhecimento em Base de Dados. Além destas técnicas, teorias abordadas na área de Ciências Sociais, que estudam o processo de formação de grupos apoiados por agentes sociais, também auxiliarão na construção do software. O software será integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizado Moodle, podendo ser utilizado tanto na modalidade de ensino presencial quanto na modalidade à distância, além de poder atender os diferentes níveis de ensino. O software proposto servirá como ferramenta de apoio aos professores e tutores, fornecendo meios para que estes possam acompanhar a evolução do aprendizado do aluno, além de poderem identificar quais pontos devem receber maior atenção e elaborarem estratégias que auxiliem no processo de ensino. Além disso, o sistema incentivará os alunos a colaborarem e cooperarem entre si através de grupos virtuais, permitindo que estes contribuam para o processo de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabio Yoshimitsu Okuyama - Integrante / Márcia Amaral Corrêa de Moraes - Integrante / Tanisi Pereira de Carvalho - Integrante / Márcia Häfele Islabão Franco - Coordenador / Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2009 - 2013
Periódico: Revista de Informática Teórica e Aplicada: RITA


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligencia Artificial/Especialidade: Sistemas Multiagente.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligencia Artificial.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligencia Artificial/Especialidade: Simulação Social.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Finalista do Concurso de Teses e Dissertações (CTD2004 - Mestrado), Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OKUYAMA, F. Y.;Okuyama, F. Y.;Okuyama, Fabio Y.2013 OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael Heitor ; COSTA, A. C. R. . Situated Normative Infra-structures: The Normative Object Approach. Journal of Logic and Computation (Print), v. 23, p. 397-424, 2013.

2.
BORGES, K. S.2013BORGES, K. S. ; MORAES, M. A. ; Okuyama, F. Y. . Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum. Texto Livre, v. 6, p. 5, 2013.

3.
BORDINI, Rafael H.2005BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. ; HÜBNER, Jomi F. ; MOREIRA, A. F. ; OKUYAMA, F. Y. ; VIEIRA, Renata . MAS-SOC: a Social Simulation Platform Based on Agent-Oriented Programming. JASSS (Guildford), v. 8, n.3, p. 7, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Okuyama, F. Y.; Miletto, E. M. (Org.) ; Nicolao, Mariano (Org.) . Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v. 1. 236p .

Capítulos de livros publicados
1.
Miletto, E. M. ; GONSALES, A. D. ; Okuyama, Fabio Y. . O que é informática?. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 1-42.

2.
CARVALHO, T. P. ; Noronha, F. P. T. ; Okuyama, Fabio Y. . Algoritmos I. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 43-69.

3.
CARVALHO, T. P. ; Noronha, F. P. T. ; OKUYAMA, F. Y. . Algoritmos II. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 73-96.

4.
OKUYAMA, F. Y.; Fernandes, Carlos ; Noronha, F. P. T. . Linguagem C: Parte I. In: Okuyama, Fabio Y.;Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 97-128.

5.
Fernandes, Carlos ; Okuyama, Fabio Y. . Estrutura de Dados. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 171-210.

6.
OKUYAMA, F. Y.; Fernandes, Carlos ; Noronha, F. P. T. . Linguagem C: Parte II. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 129-169.

7.
Okuyama, Fabio Y.; BORDINI, Rafael H. ; Rocha Costa, Antônio Carlos . A Distributed Normative Infrastructure for Situated Multi-agent Organisations. In: Matteo Baldoni;Tran Cao Son; M. Birna van Riemsdijk;Michael Winikoff. (Org.). Declarative Agent Languages and Technologies VI. 1ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2008, v. 5397, p. 29-46.

8.
Okuyama, Fabio Y.; BORDINI, Rafael H. ; Rocha Costa, Antônio Carlos . Spatially Distributed Normative Infrastructure. In: Danny Weyns; H. Van Dyke Parunak; Fabien Michel. (Org.). Environments for Multi-Agent Systems III. 1ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2007, v. 4389, p. 203-220.

9.
Okuyama, Fabio Y.; BORDINI, Rafael H. ; Rocha Costa, Antônio Carlos . Spatially Distributed Normative Objects. In: Pablo Noriega; Javier Vázquez-Salceda; Guido Boella; Olivier Boissier; Virginia Dignum; Nicoletta Fornara; Eric Matson. (Org.). Coordination, Organizations, Institutions, and Norms in Agent Systems II. 1ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2007, v. 4386, p. 133-146.

10.
Okuyama, Fabio Y.; BORDINI, Rafael H. ; Rocha Costa, Antônio Carlos . ELMS: An Environment Description Language for Multi-agent Simulation. In: Danny Weyns; H. Van Dyke Parunak; Fabien Michel. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2005, v. 3374, p. 91-108.

11.
BORDINI, Rafael H. ; Okuyama, Fabio Y. ; de Oliveira, Denise ; DREHMER, Guilherme ; Krafta, Romulo C. . The MAS-SOC Approach to Multi-agent Based Simulation. In: Gabriela Lindemann; Daniel Moldt; Mario Paolucci. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2004, v. 2934, p. 70-91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Corrêa, M. A. ; ARNT, K. O. ; Sartori, F ; OKUYAMA, F. Y. ; BERTAGNOLLI, S. C. . MAPAS MENTAIS COMO SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais do Congresso Nacional de Educação, 2017. v. 1.

2.
MORAES, M. A. ; RAMOS, J. C. S. ; OKUYAMA, F. Y. ; NUNES, J. G. ; PIO, G. S. . O SINAES nos Institutos Federais: adequação e pertinência no âmbito da avaliação institucional. In: III Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional- Plano Nacional de Educação (2014-2020), 2015, Natal. II Colóquio Nacional- A produção do conhecimento em Educação Profissional - Plano Nacional de Educação 2014-2020. Natal: IFRN, 2015.

3.
Corrêa, M. A. ; FRANCO, G. ; Okuyama, F. Y. . Solução de problemas e Resolução de Conflitos como componentes curriculares no âmbito da educação profissional: realidade ou desafio na formação do trabalhador?. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIED) Instituto de Educação Universidade do Minho, 2014. p. 1-9.

4.
AMARAL, J. C. S. R ; Corrêa, M. A. ; Okuyama, F. Y. . Um estudo exploratório nos Institutos Federais e a sua relação com a democratização do acesso, da gestão da educação e do conhecimento: reflexões iniciais. In: 3ª Conferência da FORGES 'Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013, Recife. 3ª Conferência da FORGES 'Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa', 2013.

5.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. . Plataforma MAS-SOC para Simulações Sociais. In: WESAAC 2007 - Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos, 2007, Pelotas, RS. Anais do WESAAC 2007. Pelotas: UCPel, 2007. v. 1. p. 1-13.

6.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. . Augmenting Multi-Agent Environment Descriptions with a Normative Infrastructure. In: VI ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2007, Rio de Janeiro. XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: SBC, 2007. p. 1391-1400.

7.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. . Spatially Distributed Normative Objects. In: Coordination, Organization, Institutions and Norms in agent systems - COIN, 2006, Riva del Garda, Italy. 17th ECAI - Workshops and system demonstrations. Italia: Università degli Studi di Trento, 2006.

8.
OKUYAMA, F. Y.; VIEIRA, Renata ; BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. . An Ontology for Defining Environments within Multi-Agent Simulations. In: Workshop on Ontologies and Metamodeling in Software and Data Engineering, 2006, Florianópolis. I Workshop on Ontologies and Metamodeling in Software and Data Engineering (WOMSDE). Porto Alegre: SBC, 2006. p. 32-41.

9.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. . Descrição e Geração de Ambientes para Simulações com Sistemas Multiagente. In: XVII Concurso de Teses e Dissertações, 2004, Salvador. Anais do XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: SBC, 2004. v. 1. p. 51-51.

10.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. . ELMS: An Environment Description Language for Multi-Agent Simulations. In: Workshop on Environments for Multiagent Systems (E4MAS), 2004, Nova York. W15: Environments for Multiagent Systems (E4MAS). New York: Columbia University, 2004. p. 67-83.

11.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. . Descrição e Geração de Ambientes para Simulações com Sistemas Multiagente. In: II Workshop de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial WTDIA'04, 2004, São Luís. Anais do II Workshop de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial. Olinda/PE: LivroRápido, 2004. p. 31-40.

12.
CALCIN, Oscar Pacheco ; OKUYAMA, F. Y. ; DIAS, Aurelio Magalhaes . Simulación del Proceso de Compra de Artículos en un Mercado Virtual con Agentes BDI. In: XXX Conferencia Latinoamericana de Informática CLEI2004, 2004, Arequipa. Anais da XXX Conferencia Latinoamericana de Informática CLEI2004, 2004. p. 214-223.

13.
MACHADO, R. ; OLIVEIRA, Denise de ; OKUYAMA, F. Y. ; DREHMER, Guilherme ; AZAMBUJA, M. G. ; BORDINI, Rafael H. . The Implementation of a Prototype Interpreter for a BDI Programming Language and its Use in a Social Simulation Framework. In: V Oficina de Inteligência Artificial - UCPEL, 21 e 22 de Novembro, 2001, Pelotas-RS. Anais do V OIA. Pelotas: EDUCAT, 2001. p. 111-122.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIEGAS, T. R. ; PARAVISI, M ; OKUYAMA, F. Y. ; BERTAGNOLLI, S. C. . Uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem de programação. In: TISE - Congresso Internacional de Informática Educativa, 2015, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2015. v. 11. p. 780-785.

2.
SCHMITT, M. A. R. ; OKUYAMA, F. Y. ; FRANCO, M. H. I. ; TAROUCO, L. M. R. ; ZIELINSKI, F. D. C. . Uma ferramenta de learning analytics para o Moodle. In: TISE - Congresso Internacional de Informática Educativa, 2015, Santiago do Chile. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2015. v. 11. p. 821-824.

3.
LUNARDI, E. N. ; VELHO, A. B. A. ; KIMIECIKI, I. A. ; OKUYAMA, F. Y. ; CANTO-SILVA, C. R. . Modelo Hospedeiro-Parasitóide Baseado em Sistema Multiagente. In: WESAAC 2012 - Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações, 2012, Florianópolis. Anais do WESAAC 2012. Florianópolis, 2012. p. 297-300.

4.
Miletto, E. M. ; OKUYAMA, F. Y. ; Moraes, M. A. C. ; Silva, S. L. C. ; Noronha, F. P. T. . AVA como Suporte à Política para Certificação de Conhecimento. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2011.

5.
OKUYAMA, F. Y.; BORDINI, Rafael H. ; ROCHA COSTA, A. C. R. . A Distributed Normative Infrastructure for Situated Multi-Agent Organisations. In: 7th International Joint Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 2008), 2008, Estoril. 7th International Joint Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 2008). Estoril: IFAAMAS, 2008. v. 3. p. 1501-1504.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, V. R. ; FRANCO, M. H. I. ; Okuyama, F. Y. . Proposta de Desenvolvimento de um Jogo Educacional para auxiliar no processo de Alfabetização. In: 17 Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, 2016, Porto Alegre. Anais da 17 Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre. Porto Alegre, 2016.

2.
WASZAK, R. ; FRANCO, M. H. I. ; Okuyama, F. Y. . Sistema para Monitoramento e Auxílio do Processo de Ensino­-aprendizagem. In: Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, 2015, Porto Alegre. Anais da Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre,. Porto Alegre, 2015.

3.
WASZAK, R. ; FRANCO, M. H. I. ; Okuyama, F. Y. . O Processo de Ensino-Aprendizagem Apoiado por Grupos Colaborativos e Cooperativos. In: 4o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 4o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Bento Gonçalves, 2015.

Demais trabalhos
1.
OKUYAMA, F. Y.. WESAAC 2012 - Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações (Membro do Comite de Programa). 2012 (Participação em Comitê de Programa) .

2.
OKUYAMA, F. Y.. WESAAC 2011 - Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações (Membro do Comite de Programa). 2011 (Participação em Comitê de Programa) .

3.
OKUYAMA, F. Y.. BWSS 2010 - Brazillian Workshop on Social Simulation (Membro do Comitê de Programa). 2010 (Participação em Comitê de Programa) .

4.
OKUYAMA, F. Y.. IBERAMIA 2010 - Ibero-American Conference on Artificial Intelligence (Membro Comitê de Programa). 2010 (Participação em Comitê de Programa) .

5.
OKUYAMA, F. Y.. WESAAC 2010 - Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações (Membro do Comitê de Programa). 2010 (Participação em Comitê de Programa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BERTAGNOLLI, S. C.; SILVA JUNIOR, E. P. E.; Miletto, E. M.; OKUYAMA, F. Y.. Participação em banca de Patrícia Cavedini. ROBÓTICA EDUCACIONAL: INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
OKUYAMA, F. Y.; Billa, C. Z.; Mattos, V. L. D.. Participação em banca de Marcilene Fonseca de Moraes. Utilização de Distribuições de Probabilidades em Variaveis de Simulação Baseada em Agentes: um Estudo de Caso para o Mycobacterium tuberculosis. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
DUARTE, E.; OKUYAMA, F. Y.; PELLANDA, P. C.. Participação em banca de Ronaldo André Furtado. Modelagem baseada em agente como ferramenta para diagnóstico de segurança de aeroportos: estudo de caso de um ataque com o agente biológico antraz no aeroporto internacional do Galeão. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS MILITARES) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Qualificações de Mestrado
1.
MORAIS, C. T. Q.; MORAES, M. A.; OKUYAMA, F. Y.. Participação em banca de Elisa Dias Kowalski. O JOGO DIGITAL PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A.; Okuyama, F. Y.; RAIZER, L.. Participação em banca de Alexandre Adriano dos Santos Lima. Massive Open Online Courses (MOOC): Análise das origens e aplicação deste formato de EAD na oferta de cursos de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCO, M. H. I.; Noronha, F. P. T.; OKUYAMA, F. Y.. Participação em banca de Marcos Henrique Zotti de Sá.Proposta de um Sistema de Simulados com Recomendações baseado no Desempenho do Usuário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
SCHMITT, M. A. R.; FRANCO, M. H. I.; OKUYAMA, F. Y.. Participação em banca de RODRIGO DA SILVA VIEIRA.Sistema de Geração de alertas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
GONSALES, A. D.; SCHMITT, M. A. R.; Okuyama, F. Y.. Participação em banca de TIAGO GONZALES DERMANN.Conexão de um Módulo Eletrônico Educacional com Microcontrolador PIC em Rede GSM utilizando Arduíno e Web Services RESTful. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
PERES, A.; OJEDA, T. F. M.; Okuyama, F. Y.. Participação em banca de GIANFRANCO MENEGUZ.SWIN - Sistema de monitoramento e controle de estufas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
PERES, A.; CARVALHO, T. P.; Okuyama, Fabio Y.. Participação em banca de Marcos Vinícius Saturno Ribeiro.Utilização de Big Data em Portais de Conhecimento Aberto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
FRANCO, M. H. I.; Okuyama, F. Y.; CARVALHO, T. P.. Participação em banca de HENRIQUE LIMA SILVA.Sistema de Recomendação de grupos para auxiliar e acompanhar o aprendizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Noronha, F. P. T.; FRANCO, M. H. I.; Okuyama, F. Y.; CARVALHO, T. P.; BORGES, K. S.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Área Informática (Portaria 066/2015). 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
FRANCO, M. H. I.; CARVALHO, T. P.; Okuyama, F. Y.; Miletto, E. M.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Área Informática (Portaria 322/2015). 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC2007). 2007. (Congresso).

2.
VI ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial.Augmenting Multi-Agent Environment Descriptions with a Normative Infrastructure. 2007. (Encontro).

3.
WESAAC 2007 - Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos.Plataforma MAS-SOC para Simulações Sociais. 2007. (Encontro).

4.
Workshop on Ontologies and Metamodeling in Software and Data Engineering.An Ontology for Defining Environments within Multi-Agent Simulations. 2006. (Oficina).

5.
Agenda Setting Workshop: e-Infrastructure for e-Social Science.MAS-SOC: a Social Simulation Platform Based on Agent-Oriented Programming. 2005. (Oficina).

6.
Brazil Agents School. 2005. (Seminário).

7.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC2005). 2005. (Congresso).

8.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC2004). 2004. (Congresso).

9.
XVII Brazilian Symposium on Artificial Intelligence. 2004. (Simpósio).

10.
XVII Concurso de Teses e Dissertações.Descrição e Geração de Ambientes para Simulações com Sistemas Multiagente. 2004. (Outra).

11.
XX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC2000). 2000. (Congresso).

12.
XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC1998). 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rosana Nitsch Pinheiro. Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Fernando Sartori. Mineração de Dados na Gestão Educacional. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Cristina Almeida. Ferramenta para auxiliar na alfabetização bilíngue. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DENISE LUZIA WOLFF. Os sistemas de Gerenciamento de Dados Acadêmicos e a Gestão Educacional: o caso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

2.
THAÍS RAMOS VIEGAS. Uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem de programação. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, . Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOUBERT GOUVEA DA SILVEIRA VIDOR. Proposta de um sistema colaborativo para tradução de vídeos online para língua de sinais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

2.
Guilherme Pera Renauld. Desenvolvimento de Jogo HTML5 Multiusuário para Rede Social Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

3.
Guilherme Novak Motta Daudt. Hidra: uma Inteligência Artificial Solucionadora de Labirintos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

Iniciação científica
1.
MATHEUS NUNES PUPPE. Assistente de Negociação: promovendo a cultura da negociação.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

2.
SAMANTHA DE SOUZA CARVALHO. Assistente de Negociação: promovendo a cultura da negociação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

3.
ATILA MACHADO COSTA. Assistente de Negociação: promovendo a cultura da negociação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

4.
Guilherme Alves dos Santos. Simulação de Modelo Hospedeiro-Parasitóide Baseado em Sistemas Multiagente. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

5.
Igor de Azevedo Kimieciki. Simulação de Modelo Hospedeiro-Parasitóide Baseado em Sistemas Multiagente. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.

6.
Érica Nicolao Lunardi. Simulação de Modelo Hospedeiro-Parasitóide Baseado em Sistemas Multiagente. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Yoshimitsu Okuyama.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Okuyama, F. Y.; Miletto, E. M. (Org.) ; Nicolao, Mariano (Org.) . Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v. 1. 236p .

1.
Miletto, E. M. ; GONSALES, A. D. ; Okuyama, Fabio Y. . O que é informática?. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 1-42.

2.
CARVALHO, T. P. ; Noronha, F. P. T. ; Okuyama, Fabio Y. . Algoritmos I. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 43-69.

3.
CARVALHO, T. P. ; Noronha, F. P. T. ; OKUYAMA, F. Y. . Algoritmos II. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 73-96.

4.
OKUYAMA, F. Y.; Fernandes, Carlos ; Noronha, F. P. T. . Linguagem C: Parte I. In: Okuyama, Fabio Y.;Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 97-128.

5.
OKUYAMA, F. Y.; Fernandes, Carlos ; Noronha, F. P. T. . Linguagem C: Parte II. In: Okuyama, Fabio Y.; Miletto, Evandro M.; Nicolao, Mariano. (Org.). Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. 1, p. 129-169.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 6:31:08