Ulisses Coutinho Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7522804025883916
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Professor Adjunto na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde novembro de 2017, e coordenador de pesquisa desde abril de 2018, o regente e musicólogo Dr. Ulisses Amaral recebeu seu PhD na Universidade de Sydney e se graduou com honras de primeira classe na Universidade Federal do Rio de Janeiro Como regente, Dr. Amaral estudou com regentes distintos tais como Lorin Maazel, Kurt Masur, Imre Pallò, Stephen Mould, Neil McEwam, Roberto Minczuk, André Cardoso, Andreas Weiss and Guillermo Scarabino. Ao mesmo tempo, Dr. Amaral tem desenvolvido suas pesquisas musicológicas, tendo como pontos principais a música brasileira, performance musical, processos editoriais em música, música e tecnologia, etnomusicologia e análise musical. Entre 2001-2005 recebeu bolsas de iniciação científica do CNPq, tendo desenvolvido pesquisas em etnomusicologia e música e tecnologia. Em 2009, venceu uma disputada seleção internacional e foi contemplado com a Sydney University International Scholarship (USydIS) do governo australiano e começou seu mestrado em regência com os maestros Imre Pallò, Stephen Mould and Neil McEwan. Em 2010 saltou para o PhD e foi contemplado com a James Kentley Memorial Scholarship e a Post Graduate Research Support Scheme da Universidade de Sydney, tendo concluído seu doutorado em 2013 sob a supervisão dos professores Dr. Peter McCallum e Dr. Kathleen Nelson. Sua tese de doutorado Sinfonia Op. 43 de Henrique Oswald: "NOT FROM HERE, NOT FROM THERE ? SINFONIA OPUS 43: HENRIQUE OSWALD (1852−1931): CRITICAL EDITION, CONTEXT AND COMMENTARY" recebeu excelentes críticas e sua edição crítica for interpretada pela Orquestra Sinfônica Brasileira em setembro de 2014 e pela Orquestra Experimental de Repertório em 2018. Dr. Amaral tem apresentado sua pesquisa no Brasil e no exterior, recebendo elogios de notáveis pesquisadores tais como: Dr. Gerard Béhague, Dr. James Grier, Dr. Raymond Holden, Dr.Peter McCallum, Dr. Kathleen Nelson entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ulisses Coutinho Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, U. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música - Belo Horizonte.
Rua Riachuelo, 1351
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798300
URL da Homepage: http://esmu.uemg.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Doutorado em PhD in Musicology.
The University of Sydney, U.SYDNEY, Austrália.
Título: NOT FROM HERE, NOT FROM THERE ? SINFONIA OPUS 43: HENRIQUE OSWALD (1852−1931): CRITICAL EDITION, CONTEXT AND COMMENTARY, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Peter McCallum.
Coorientador: Kathleen Nelson.
Bolsista do(a): The university of sydney, USYD, Austrália.
Palavras-chave: Música; Henrique Oswald; Edição Crítica; Sinfonia Op. 43; Romantismo; nacionalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Editoração.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2000 - 2005
Graduação em Bacherelado em Música: regência.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: concerto de formatura com obras de Mozart.
Orientador: Andre Luiz Campelo cardoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Fellow Conductor. (Carga horária: 600h).
Castleton Festival, CF, Estados Unidos.
2010 - 2010
Workshop Bruckner Mass No. 3 com Neil McEwan. (Carga horária: 30h).
The University of Sydney, USYD, Austrália.
2010 - 2010
Workshop with R. Holden - Royal Academy of Music. (Carga horária: 30h).
The University of Sydney, USYD, Austrália.
2009 - 2009
Workshop com Apo Hsu. (Carga horária: 30h).
The University of Sydney, USYD, Austrália.
2009 - 2009
Workshop Brahms' German Requiem com Neil McEwan. (Carga horária: 30h).
The University of Sydney, USYD, Austrália.
2009 - 2009
Workshop with R. Holden - Royal Academy of Music. (Carga horária: 30h).
The University of Sydney, USYD, Austrália.
2006 - 2006
37 Festival Internacional de Campos do Jordão. (Carga horária: 120h).
Festival Internacional de Campos do Jordão, FICJ, Brasil.
2005 - 2005
36 Festival Internacional de Campos do Jordão. (Carga horária: 120h).
Festival Internacional de Campos do Jordão, FICJ, Brasil.
2005 - 2005
27 Curso Internacional de Verão. (Carga horária: 30h).
Escola de Música de Brasília, CEP-EMB, Brasil.
2003 - 2003
1o Seminário de Estudos Orquestrais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Master Class em regencia: Andreass Weiss. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando como Coordenador de Pesquisa da Escola de Música desde março de 2018


The University of Sydney, U.SYDNEY, Austrália.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Recipiente da University of Sydney International Scholarship

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Assitente, Enquadramento Funcional: maestro assistente, Carga horária: 25
Outras informações
Regente assistente do maestro Imre Pallò na Orquestra Sinfonica do Conservatório de Música da Universidade de Sydney

Atividades

07/2009 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Sydney Conservatorium of Music, .


Orquestra Sinfônica Brasileira, OSB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: maestro, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente musical, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC / CNPq na área de Música e Tecnologia sob a orientação do Prof. Dr. Rodolfo Caesar.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC / CNPq na área de Etnomusicologia sob a orientação do Prof. Dr. Samuel Araújo

Atividades

06/2001 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, .


Kammerklang, KK, Austrália.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: contrato temporario, Enquadramento Funcional: temporario, Carga horária: 10
Outras informações
Assistant Conductor



Linhas de pesquisa


1.
História da Música
2.
Manuscritos Musicais
3.
Edição Crítica
4.
Henrique Oswald
5.
Nacionalismo
6.
Período romantico brasileiro
7.
Etnomusicologia
8.
Samba Carioca
9.
Elton Medeiros
10.
Acústica Musical
11.
Análise Musical
12.
Música e Tecnologia
13.
Eletroacústica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Música Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Música.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Acústica Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, U. C.2003 AMARAL, U. C.; PINTO, Y. W. M. ; FUKS, L. ; ARAUJO, S. . Diálogos entre a acústica musical e a etnomusicologia: Um estudo de caso de estilos vocais no samba carioca. Per Musi (UFMG), v. 7, p. 52-67, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, Y. W. M. ; AMARAL, U. C. . A voz como objeto de análise estilística: diálogos entre a acústica musical e a etnomusicologia. In: 3o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação, 2002, Rio de Janeiro. Anais do 3o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em música da UFRJ, 2002. v. 3. p. 89-93.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, U. C.. Henrique Oswald and the Brazilian nationalist/modernist movement. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
AMARAL, U. C.; PINTO, Y. W. M. . A Voz como Instrumento de Análise Estilística: Um Diálogo entre a Acústica Musical e a Etnomusicologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, U. C.. Edição Crítica Sinfonia Op. 43 de Henrique Oswald. 2014. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
AMARAL, U. C.. Concerto com a Orquestra Sinfonica do Festival de Castleton (EUA). 2014. Interpretação.

2.
AMARAL, U. C.; KAMMERKLANG, . Concerto com o grupo de música de camara Kammerklang. 2010. Interpretação.

3.
AMARAL, U. C.; Orquestra Sinfônica do Sydney Conservatorium of Music . Concerto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório da Universidade de Sydney. 2010. Interpretação.

4.
AMARAL, U. C.; Orquestra Sinfônica do Sydney Conservatorium of Music ; WADE, J. . Concerto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório da Universidade de Sydney. 2009. Interpretação.

5.
AMARAL, U. C.; Orquestra Sinfônica da UFRJ . Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2006. Interpretação.

6.
AMARAL, U. C.; Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão . Concerto com a Orquestra Sinfônica do 37 Festival Internacional de Campos do Jordão. 2006. Interpretação.

7.
AMARAL, U. C.. Orquestra Acadêmica do 27 Festival internacional de Verão de Brásilia. 2005. Interpretação.

8.
AMARAL, U. C.; MANNIS, G. . Orquestra de câmara do 36 Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 2005. Interpretação.

9.
AMARAL, U. C.; Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão . Orquestra Acadêmica do 36 Festival de Inverno de Campos do Jordão. 2005. Interpretação.

10.
AMARAL, U. C.; Orquestra Sinfônica da UFRJ . Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2005. Interpretação.

11.
AMARAL, U. C.; DUMAS, T. ; PINTO, Y. W. M. . Recital de música contemporânea. 2004. Interpretação.

12.
AMARAL, U. C.; TONIN, Y. ; BIZZONI, F. ; VIEIRA, L. A. . Recital de música contemporânea. 2003. Interpretação.

13.
ARMANDO, J. ; AMARAL, U. C. . Série Câmara Master - Sacra Vox. 2002. Interpretação.

14.
AMARAL, U. C.; FAGERLAND, M. ; FIGUEIREDO, A. P. ; SILVA, P. R. S. . Recital de Câmara Barroco de P. Ortiz à J.C.Schieckhardt. 2002. Interpretação.

15.
AMARAL, U. C.; PINTO, Y. W. M. . Recital de música Contemporânea - Flauta. 2001. Interpretação.

16.
AMARAL, U. C.; FIGUEIREDO, A. P. ; SILVA, P. R. S. ; ARMANDO, J. . Recital de música de Câmara. 2001. Interpretação.

17.
AMARAL, U. C.; ARMANDO, J. ; OLIVEIRA, A. ; DIAS, L. . Recital de música de Câmara ? Série Câmara Master. 2001. Interpretação.

18.
AMARAL, U. C.; DUMAS, T. . Série Música no Fórum. 2001. Interpretação.

19.
AMARAL, U. C.; FAGERLAND, M. ; FIGUEIREDO, A. P. ; SILVA, P. R. S. . Mosaico Barroco de Ortiz a Quartz. 2001. Interpretação.

20.
AMARAL, U. C.; NEJAR, C. ; KRIEGER, E. . Apresentação no coro sinfonico da UFRJ - 80º aniversário da UFRJ no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2000. Interpretação.

21.
AMARAL, U. C.; PINTO, Y. W. M. . Recital de Música Contemporânea. 2000. Interpretação.

22.
FIGUEIREDO, A. P. ; AMARAL, U. C. ; SILVA, P. R. S. . Recital de Música de Câmara. 2000. Interpretação.

23.
AMARAL, U. C.; FIGUEIREDO, A. P. ; SILVA, P. R. S. ; FAGERLAND, M. . François Couperin, Le Grand. 2000. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Laboratório de Música e Técnologia (LaMuT) da UFRJ: Uma (re)inserção tecnológica. 2005. (Congresso).

2.
Primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Elton Medeiros e o samba carioca, um estudo de caso: diálogos entre a acústica musical e a etnomusicologia. 2002. (Congresso).

3.
XIV Jornada de Iniciação Artística e Cultural. Elton Medeiros e o samba carioca, um estudo de caso: diálogos entre a acústica musical e a etnomusicologia. 2002. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:36:28