Sandro Eduardo Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8350831533295193
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Sou psicólogo (CRP 05/30641) e músico (OMB 15.178), com graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Psicologia, Subjetividade e Instituições de Saúde pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na tese de doutoramento Modulações de sentidos na experiência psicotrópica, analisei contribuições da experiência psicodélica para o campo do cuidado de usuários de psicotrópicos prescritos e proscritos em saúde mental, com base em minha participação em uma pesquisa multicêntrica sobre a Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Com a maior parte da atuação profissional na interface entre a música e a saúde mental, realizei pesquisas de especialização e mestrado investigando afinidades estéticas entre ritmo e produção de subjetividade. Trabalhei como psicólogo em projetos de reinserção familiar de crianças e adolescentes em situação de rua ou abrigos no Estado do Rio de Janeiro, assim como no CAPS Vila Esperança, no município de Paracambi (RJ). Fui docente do programa de captação de doutores da Universidade Ceuma (São Luís - MA), onde lecionei na graduação, supervisionei estágios, orientei trabalhos de conclusão de curso, participei de grupos de estudo e pesquisa, liderei uma linha de pesquisa e elaborei e coordenei projeto de pesquisa. Participei do Grupo de pesquisa Cognição e Subjetividade, do Grupo de pesquisa Rede Interinstitucional de Pesquisas HumanizaSUS, do Grupo de pesquisa Método Psicanalítico e Novas Demandas Clínicas, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia Anomalística e da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (FEDDH-RJ). Atualmente faço parte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e da Associação Psicodélica do Brasil (APB). E-mail: digitalamerindio@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandro Eduardo Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, S. E.;RODRIGUES, SANDRO EDUARDO;RODRIGUES, Sandro.;RODRIGUES, S.;RODRIGUES, SANDRO


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Modulações de sentidos na experiência psicotrópica, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Eduardo Henrique Passos Pereira.
Palavras-chave: drogas; fora; experiência.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Tempo não pulsado: ritmo e subjetividade,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo Henrique Passos Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: bateria; clínica; criação; ritmo; subjetividade; tempo.
2006 - 2008
Especialização em Subjetividade e Instituições de Saúde.
Faculdade Maria Thereza, FAMATH, Brasil.
Título: Tempo não pulsado.
Orientador: Mônica Maria Raphael da Roza.
1997 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Manifesto da criatividade: uma viagem pelas vias da sublimação.
Orientador: Joel Birman.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Cinema etnográfico, imagem e pesquisa qualitativa. (Carga horária: 14h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Fui docente do programa de captação de doutores da Universidade Ceuma (São Luís - MA), onde lecionei na graduação disciplinas de Psicofarmacologia, Psicologia Geral e Jurídica, Psicologia da Comunicação, Psicologia do Esporte, Teorias do Inconsciente e Intervenções Terapêuticas em Emergências e Desastres, além de supervisionar estágios em intervenção psicossocial e promoção de saúde em uma escola e em um CAPS-AD estaduais, orientar trabalhos de conclusão de curso e participar do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia Anomalística (GEPPA), onde liderei a linha de pesquisa Aspectos psicossociais das crenças e experiências anômalas e religiosas, conforme detalhado nos itens correspondentes deste currículo.

Atividades

08/2016 - 07/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Associação de Ensino, .

02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicofarmacologia
Psicologia Geral e Jurídica
02/2017 - 06/2017
Estágios , Associação de Ensino, .

Estágio realizado
Prevenção e Promoção à Saúde (CAPS-AD).
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Intervenções Psicoterapêuticas em Situações de Emergência e Desastres
Psicologia da Comunicação (semipresencial)
Psicologia do Esporte
Psicologia Geral e Jurídica
08/2016 - 12/2016
Estágios , Associação de Ensino, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado Específico em Prevenção e Promoção da Saúde (CAPS-AD).
08/2015 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Associação de Ensino, .

02/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicofarmacologia
Psicologia do Esporte
Psicologia Geral e Jurídica
02/2016 - 06/2016
Estágios , Associação de Ensino, .

Estágio realizado
Processos de intervenções psicossociais, institucionais e organizacionais.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicofarmacologia
Psicologia do Esporte
Teorias do Inconsciente
08/2015 - 12/2015
Estágios , Associação de Ensino, .

Estágio realizado
Prevenção e promoção de saúde.

Programa de Saúde Mental de Paracambi, PSM PARACAMBI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, acompanhamento terapêutico e oficinas diversas, tendo coordenado a Oficina de Corpo e participado também das demais atividades da rotina diária do serviço, como reuniões de equipe, assembléias e supervisão.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Área de conhecimento: Psicologia Social Sub-área: Gênero e Imagem Atividades principais: pesquisa e discussão de filmografia e bibliografia produzidas nas áreas de Antropologia Visual, Comunicação Social, Teatro do Oprimido, Gênero e Saúde; monitoria de disciplina sobre a utilização do vídeo na saúde e nas ciências humanas.



Linhas de pesquisa


1.
Música e constituição psíquica

Objetivo: A linha visa investigar as potencialidades da música no processo de constituição psíquica..
2.
Aspectos psicossociais das crenças e experiências anômalas e religiosas

Objetivo: Esta linha de pesquisa está direcionada ao desenvolvimento de projetos relacionados à interface entre psicologia social e psicologia anomalística, contemplando temáticas como: influência de aspectos psicossociais nas experiências psicodélicas e de transe, papéis sociais de médiuns, cartografia de experiências anômalas, estigma social quanto a indivíduos e grupos religiosos que tem experiências anômalas, etnopsicologia das experiências anômalas, o poder de coesão social nas crenças e experiências anômalas, influência de experiências místicas e religiosas em processos terapêuticos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Palavras-chave: psicologia social; psicologia anomalística; psicodelia.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estigmas de grupos ayahuasqueiros no Maranhão: o Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra (CICEBRIS)
Descrição: O projeto investiga, com base na Psicologia Anomalística, a influência dos aspectos psicossociais tanto na produção de bem estar subjetivo quanto no reforço a estigmas de participantes do CICEBRIS ? Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra, primeira igreja do Santo Daime no estado do Maranhão. Esses estigmas podem receber nova luz, com base em contribuições tanto do campo de pesquisas sobre a Experiência Psicodélica, quanto da chamada Psicologia Anomalística. Buscando analisar a influência dos aspectos psicossociais na experiência dos participantes do CICEBRIS, no intuito de fortalecê-los perante os estigmas sociais enfrentados, o trabalho visa: cartografar experiências anômalas e práticas autônomas de promoção de saúde no contexto de uso ritual da ayahuasca; desenvolver tecnologias para promoção da saúde e para o enfrentamento dos estigmas que afetam a qualidade de vida de grupos que promovam o uso ritual de psicodélicos; investigar potenciais terapêuticos do uso ritual da ayahuasca, com base nos relatos dos participantes e no contato com outras pesquisas recentes sobre o tema. Será realizado estudo qualitativo com cerca de dez participantes do CICEBRIS, em Paço do Lumiar, no estado do Maranhão, com o objetivo de acompanhar os efeitos de fatores psicossociais nas narrativas de participantes de rituais religiosos em que seja consumida a bebida ayahuasca. Os pesquisadores participarão, semanalmente, ao longo de dois meses, de encontros e reuniões do CICEBRIS. Como ferramentas para intervenção, a pesquisa utilizará a observação participante, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, relatos de histórias de vida e estudos de caso, de acordo com critérios a serem estabelecidos com o CICEBRIS nas primeiras visitas, inclusive quanto à inclusão e exclusão de participantes. A análise dos dados será realizada com base em contribuições tanto do campo de pesquisas sobre a Experiência Psicodélica, quanto da chamada Psicologia Anomalística, voltada à pesquisa científica de experiências anômalas, descritas pela American Psychological Association (APA) como experiências que, embora não necessariamente incomuns, não são suficientemente explicadas dentro do paradigma cientifico hegemônico, tais como experiências sinestésicas, alucinatórias, de transe, curas anômalas, experiências místicas, etc. Dentre as principais preocupações da Psicologia Anomalística estão: a) a distinção clínica entre experiências anômalas e patológicas; e b) as influências de fatores psicossociais na qualidade, negativa ou positiva, das experiências. Uma questão importante para a Psicologia Anomalística, sobretudo tal como praticada por pesquisadores do Brasil, reside em diferenciar experiências patológicas de experiências anômalas, considerando que as últimas não implicam necessariamente morbidez, mas são, por vezes, sinais de saúde, o que, de todo modo, vai receber forte influência de fatores psicossociais. Tais fatores serão investigados no CICEBRIS, no intuito de ajudar a combater estigmas e fortalecer a autonomia da comunidade investigada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandro Eduardo Rodrigues - Coordenador / Rafisa Moscoso Lobato Mendonça Martins - Integrante / Luiz Felipe Bandeira - Integrante / Leonardo Azevedo Gomes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2014 - 2016
Efeitos do Ritmo como Função de Estruturação Psíquica em Crianças com TID
Descrição: Fundamentado em pesquisas que mostram que crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento-TID possuem a atenção à dimensão musical preservada e e que o ritmo é fundamental para a estruturação psíquica, este estudo avaliou os efeitos de um ateliê musical como intervenção terapêutica em crianças com TID. Foi realizada uma pesquisa clínica, do tipo estudo de caso, no período de agosto de 2014 a junho de 2015. Será realizado no Município de São luís, Estado do Maranhão, e envolverá crianças de dois a quatro anos, participantes de um ateliê musical realizado semanalmente no Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni-CIAMM. Para a realização desta pesquisa fora utilizados: a técnica de filmagem, para a coleta de dados clínicos e os instrumentos Teste de Conhecimento das Emoções, adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test, para avaliar a discriminação dos afetos categoriais e a Escala de Classificação de Autismo na Infância (CARS). Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico da psicanálise. O estudo constatou que os efeitos terapêuticos produzidos pela participação no ateliê musical podem permitir o desenvolvimento da linguagem, do enlace com o outro e o desenvolvimento de habilidades sociais e melhora da qualidade de vida, entendida aqui como um menor isolamento e um menor sofrimento no laço social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Sandro Eduardo Rodrigues - Coordenador / Adrianne Praseres - Integrante / Maria do Socorro dos Santos Pereira - Integrante / Mae Soares - Integrante / Alexandra Avelar Tavares - Integrante / MARINA BATISTA DE SOUZA - Integrante / karen regina pinto sousa - Integrante / Julia Maciel Soares - Integrante / Wallyson Martins Ribeiro - Integrante / Livia Maria Guedes de Lima Andrade - Integrante / Juliana Malta Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde Mental.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
4RODRIGUES, S. E.2017RODRIGUES, S. E.; BESERRA, F. R. ; FERREIRA, G. M. ; ALVES JUNIOR, R. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. R. ; CASTRO, J. A. . Redução de danos e substâncias psicodélicas: construindo ações e debates. Platô: Drogas & Políticas (Revista da Plataforma Brasileira Política de Drogas), v. 1, p. 39-69, 2017.

2.
2SOUZA, MARINA BATISTA2017SOUZA, MARINA BATISTA ; SOARES DA SILVA, MAE ; RODRIGUES, SANDRO ; TAVARES, ALEXANDRA AVELAR ; SOUSA, KAREN ; SANTOS, SOCORRO . Da vibração ao encontro com o outro: psicanálise, música e autismo. ESTILOS DA CLÍNICA, v. 22, p. 299-318, 2017.

3.
1RODRIGUES, SANDRO2017RODRIGUES, SANDRO; PASSOS, EDUARDO . A linguagem do fora: a interface entre drogas lícitas e ilícitas em saúde mental. Estudos da Língua(gem), v. 15, p. 57-75, 2017.

4.
3RODRIGUES, SANDRO EDUARDO2015 RODRIGUES, SANDRO EDUARDO; BESERRA, FERNANDO ROCHA . Drogas pesadas em discussão no Primeiro Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro. ARGUMENTUM (VITÓRIA), v. 7, p. 108-125, 2015.

5.
5PASSOS, E.2013PASSOS, E. ; PALOMBINI, A. ; CAMPOS, R. O. ; RODRIGUES, S. E. ; MELO, J. ; MAGGI, P. M. ; MARQUES, C. C. E. ; ZANCHET, L. ; CERVO, M. R. ; EMERICH, B. . Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da Gestão Autônoma da Medicação (GAM). REVISTA ALETHEIA, v. 41, p. 24-38, 2013.

6.
6RODRIGUES, S. E.;RODRIGUES, SANDRO EDUARDO;RODRIGUES, Sandro.;RODRIGUES, S.;RODRIGUES, SANDRO2009 RODRIGUES, S. E.. Subjetividade, tempo e instituição no empirismo transcendental de Gilles Deleuze. REVISTA PSICOLOGIA EM FOCO (URI. FREDERICO WESTPHALEN), v. 3, p. 73-86, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, S. E.. Modulações de sentidos na experiência psicodélica: saúde mental e gestão autônoma de psicotrópicos prescritos e proscritos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 316p .

2.
RODRIGUES, S. E.. Ritmo e subjetividade: o tempo não pulsado. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2011. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, Karen Regina Pinto ; TAVARES, A. A. ; SOARES, J. M. ; SILVA, M. S. da ; SOUZA, M. B. de ; RODRIGUES, S. E. . Uma saída simbólica para a posição psicótica: considerações sobre o ateliê mix musical. In: Flor de Maria Araujo-Mendonça; Silvio Gomes Monteiro. (Org.). Evidências científicas em saúde (Série Iniciação Científica - volume 1). 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 29-38.

2.
SOUZA, M. B. de ; TAVARES, A. A. ; SILVA, M. S. da ; SOARES, J. M. ; RODRIGUES, S. E. ; SOUZA, K. R. P. . O reconhecimento primordial do grande Outro: psicanálise e clínica do autismo. In: Flor de Maria Araujo-Mendonça; Silvio Gomes Monteiro. (Org.). Estudos multidisciplinares na área da saúde. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 2, p. 51-64.

3.
RODRIGUES, S. E.. Experiências psicotrópicas proscritas: o fora-eixo. In: Lopes, Lucília Elias; Batista, Vera Malaguti. (Org.). Atendendo na guerra: dilemas médicos e jurídicos sobre o crack. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2014, v. , p. 127-188.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, J. ; RENAULT, L. ; SADE, C. ; RODRIGUES, Sandro. ; CARVALHO, J. ; GUERINI, L. ; PRATA, B. ; MILWARD, P. ; FIGUEIRO, G. ; DORNELLES, R. ; PASSOS, E. . A proposta de validação do guia de gestão autônoma da medicação (GAM) no Brasil. In: 10º Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Botucatu. Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2012.

2.
RODRIGUES, S. E.. Mesa-redonda Ações e Práticas Cidadãs em Saúde Mental (mediador). In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), 2011, Salavador. Anais do VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), 2011.

3.
PASSOS, E. ; EIRADO, A. ; RODRIGUES, S. E. . O manejo de grupos de cogestão da medicação em um CAPS do RJ: a experiência com o Guia de Gestão Autônoma da Medicação. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), 2011, Salvador. Anais do VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), 2011.

4.
RODRIGUES, S. E.; PASSOS, E. . Gestão autônoma da medicação: questões iniciais. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), 2011, Salvador. Anais do VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), 2011.

5.
NUNES, S. B. ; RODRIGUES, S. E. ; MATTA, J. ; SOUZA, R. M. . Cada um por si, cada um psi: uma experiência de teatro-fórum. In: 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2000, São Paulo. Anais da 1a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2000. v. único.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUSA, Karen Regina Pinto ; TAVARES, A. A. ; SOARES, J. M. ; SOUZA, M. B. de ; SILVA, M. S. da ; RODRIGUES, S. E. ; PRASERES, A. F. . 'Acordar' para o simbólico: uma investigação psicanalítica sobre os efeitos de um ateliê musical para crianças com TID. Ágora ( PPGTP/UFRJ), 2018.

2.
RODRIGUES, S.; BESERRA, F. ; FIGUEIREDO, E. . Garantias constitucionais da liberdade cognitiva para uma gestão autônoma de psicodélicos no Brasil. REVISTA VERTENTES DO DIREITO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, S. E.. Direito, Psicologia e Criminalidade: desafios e dilemas no Programa de Redução de Danos no uso de Psicotrópicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, S. E.; PASSOS, E. . A linguagem do fora: a interface entre drogas lícitas e ilícitas em saúde mental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RODRIGUES, S. E.. Experiências psicotrópicas e desafios do pesquisar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, S. E.. Cannabis é usada em tratamento de crianças com microcefalia no Maranhão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RODRIGUES, S. E.. Revista do Cinema Brasileiro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RODRIGUES, S. E.; MIRANDA, M. ; BARROS, A. ; FIGUEIREDO, E. . Programa novas vozes: especial transe e corpo. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUES, S. E.. Modulações de sentidos na experiência psicodélica. 2016; Tema: Saúde mental, psicodelia, arte, psicologia, cultura, política, antiproibicionismo. (Rede social).

2.
RODRIGUES, S. E.. Ritmo e subjetividade. 2009; Tema: Música, Psicologia, Filosofia, Literatura.... (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, S. E.; BESERRA, F. . Oficina sobre Psicodélicos e Redução de Danos (docente). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, S. E.; BESERRA, F. . Oficina sobre Psicodélicos e Redução de Danos (organizador). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RODRIGUES, S. E.; VALE, J. B. ; BESERRA, F. ; SANTOS, D. F. ; DISTLER, S. D. C. ; MATTEI, R. ; OLIVEIRA, C. ; ANTUNES, H. ; SANTIAGO, G. H. . Movimentos sociais e controle social: a experiência da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
KNIJNIK, C. ; PASSOS, E. ; RODRIGUES, S. E. . A construção do dispositivo oficina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
RODRIGUES, S. E.. intensos animais imperceptíveis. 2013. Registro Fonográfico.

2.
RODRIGUES, S. E.. , mas qual?. 2008. Registro Fonográfico.

3.
RODRIGUES, S. E.. muito tarde (EP). 2007. Registro Fonográfico.

4.
Digital Ameríndio; RODRIGUES, S. E. . a incomensurável piração psicodélica, degenerativa, transgênica e generalizada do bizarro mundo mágico de orleans e braguilhas. 1999. Registro Fonográfico.

Artes Visuais
1.
RODRIGUES, S. E.. Recriando o princípio criador das coisas criadas (2015 edit). 2015. Vídeo.

2.
RODRIGUES, S. E.. Recriando o princípio criador das coisas criadas. 2015. Vídeo.

3.
RODRIGUES, S. E.; RODRIGUES, F. D. ; LANCASTER, L. ; KAHANE, B. ; TORRES, F. ; MALBOUISSON, A. ; ZHEMCHUZNIKOV, A. ; ARES, G. . V.E.R (roteiro, direção, edição de arte, edição de áudio). 2010. Filme.

4.
RODRIGUES, S. E.. Passatempo. 2009. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Angela Soraya Sousa Costa.Dinâmica familiar e autoconceito: influências na construção do eu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

2.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Natalia Maria Souza.Depressão na adolescência: aspectos e intervenção psicológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

3.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Nezilma Santos Franca.Adoção: aspectos psicológicos dos adotantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

4.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Alanna da Candelária C. da Silva.Fatores psicológicos que impulsionam indivíduos com depressão ao suicídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

5.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Ytalo Marcelo Gomes Campos.Violência contra o idoso em São Luís do Maranhão: um estudo de caso baseado nos registros da delegacia do idoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

6.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Ronney Belga Cavalcante.Processo empreendedor e destruição criativa: o caso Steve Jobs. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

7.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Geane Carla Muniz Castro.Estresse em escolares: tendência das literaturas acerca da temática do estresse na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

8.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Fabiana Ferreira Costa.Transtornos de conduta no contexto escolar: limites e possibilidades de atuação do psicólogo escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

9.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Deborah Adriane Pinheiro Trindade.Adolescente em conflito com a lei: análise dos reincidentes e reiterados na FUNAC-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

10.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de Wallace Silva de Siqueira.Futebol e psicomotricidade: limites e desafios para o desenvolvimento integral na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

11.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Ana Paula Alves Vieira.Ofertas de consumo, uniformização e opacidade dos limites do eu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

12.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Isthefanny Melo Morais.Um legado da Reforma Psiquiátrica: sobre uma nova leitura da loucura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

13.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Isabela Marinho Lobo.Crescendo no silêncio: o desenvolvimento da criança surda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

14.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Kimberly Pereira Nardaci.Ansiedade em universitários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

15.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Driely Monick Costa Nogueira.A importância dos contos de fada no desenvolvimento do psiquismo infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

16.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Josilene Carvalho de Abreu.A importância e o papel do psicólogo escolar: o que esse profissional tem feito nas escolas?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

17.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Edymara Fernandes Rocha Oliveira.A interferência da tecnologia nas relações sociais a partir da noção de redes sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

18.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Etiane Borges da Silva.Psicologia, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e esquizofrenia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

19.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de João Alex Marques Bezerra.A produção científica brasileira sobre hipnose: uma revisão sistemática de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

20.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Patrícia Pinheiro Lemos.Psicologia positiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

21.
RODRIGUES, SANDRO EDUARDO. Participação em banca de Raffael Rocha Ferreira.Consumo alcoólico: uma revisão narrativa literária sobre o álcool como um problema de Saúde Pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

22.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de CARLA MARIA REIS ASSUNÇÃO.Morador de rua na cidade de São Luís: uma trajetória de exclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

23.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de eduardo casabone.Aspectos clínicos do transtorno bipolar em crianças e adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

24.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de MARIA DA GLÓRIA SANTOS COSTA FRANÇA.A rede de atenção em saúde mental e sua relação com os familiares de dependentes químicos: revisão de literatura e análise crítica da produção científica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

25.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ES.As dificuldades de aprendizagem e o papel do psicólogo na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

26.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de MARIA LUCIA MENEZES PINHEIRO.Contexto e práticas do profissional de Psicologia do Trânsito: avaliação nas clínicas credenciadas ao DETRAN no município de São Luis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

27.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de PRISCILLA REIS GAMBETTA.Impacto da docência na saúde mental do professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.

28.
RODRIGUES, S. E.. Participação em banca de TAYNARA CRISTINA ARAÚJO PEREIRA.Aids, qualidade de vida e Psicologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Caleidoscópio dos psicodélicos: ciência, saúde e sociedade.Por uma gestão autônoma de psicodélicos. 2016. (Outra).

2.
IV Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Lançamento do livro "Modulações de sentidos na experiência psicodélica". 2016. (Congresso).

3.
IV Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Mediação da mesa-redonda Saúde Mental na Atenção Primária. 2016. (Congresso).

4.
Jornada Plantas Sagradas em Perspectiva.O consumo ritual de psicodélicos na tradição contracultural dos anos 1960: can you pass the acid test?. 2016. (Seminário).

5.
Quadrinhos e Filosofia na EBA.Experimentações narrativas na academia: o discurso indireto louco. 2016. (Encontro).

6.
III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Abordagem multiprofissional na dor crônica. 2015. (Congresso).

7.
III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Minimalismo e clínica do autismo: considerações preliminares (Grupo de Pesquisa Música e Constituição Psíquica). 2015. (Congresso).

8.
I Seminário sobre Psicodélicos-RJ.Drogas pesadas, drogas perigosas. 2014. (Seminário).

9.
Encontro Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF.A experimentação com substâncias psicodélicas. 2013. (Encontro).

10.
7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI). O manejo de grupos de cogestão da medicação em um CAPS do RJ: a experiência com o Guia de Gestão Autônoma da Medicação. 2011. (Congresso).

11.
7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI). Gestão autônoma da medicação: questões iniciais. 2011. (Congresso).

12.
Povoar - corpo, política, resistência.Esse (acontecimento musical). 2011. (Seminário).

13.
Povoar - corpo política resistência.Passatempo (videoarte). 2011. (Seminário).

14.
V Seminário Internacional Direito e Saúde / IX Seminário Nacional Direito e Saúde - Saúde, justiça e democracia. 2010. (Seminário).

15.
Colóquio Repartir em Espaço Aberto.Ritmo e Subjetividade no País das Maravilhas. 2009. (Outra).

16.
I Encontro de Arte & Saúde Mental. 2006. (Encontro).

17.
Jornada Feminilidade(s). 2006. (Outra).

18.
Deleuze: a filosofia, a clínica e a política. 2005. (Encontro).

19.
Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004 - pensar a desconstrução - questões de ética, política e estética. 2004. (Outra).

20.
Terceira Jornada do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos: resistência ao desejo/desejo de resistência. 2004. (Outra).

21.
Violência urbana, segurança pública e cidadania no Rio de Janeiro: prevenção e ação. 2003. (Seminário).

22.
Primeira Jornada Científica de Musicoterapia. 2000. (Outra).

23.
Primeira Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: Psicologia e Compromisso Social.Cada um por si, cada um psi: uma experiência de Teatro Fórum. 2000. (Encontro).

24.
Primeira Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: Psicologia e Compromisso Social. 2000. (Outra).

25.
XXII Jornada de Iniciação Científica (UFRJ).Cada um por si, cada um psi: uma experiência de teatro-fórum (com menção honrosa). 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, S. E.; SILVA, M. S. da ; TAVARES, A. A. ; PRASERES, Adrianne ; SOUZA, M. B. de ; PEREIRA, Maria do Socorro dos Santos ; SOUSA, Karen Regina Pinto . I Ciclo de Palestras Método Psicanalítico e Novas Demandas Clínicas - GPMP. 2016. (Congresso).

2.
BESERRA, F. ; RODRIGUES, S. E. . I Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

3.
RODRIGUES, S. E.; PASSOS, E. ; MELO, J. . Encontro Diálogos em Saúde Mental e Cidadania. 2011. (Outro).

4.
SOUZA, A. M. P. ; ALVES, A. P. ; KNIJNIK, C. ; CALERI, D. ; ALMEIDA, G. D. ; SILVA, L. G. ; NASCIMENTO, M. L. ; RODRIGUES, S. . A vida como obra de arte: práticas e interferências. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Mendonça Marinho. A influência da religião no processo de ressocialização de usuários de drogas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

2.
Cassandra Cristina Tavares Lima. A importância da análise institucional em uma instituição escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

3.
Natália de Jesus da Silva Raposo. A estigmatização do adolescente infrator: reflexões e múltiplos olhares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

4.
Brenda Cruz Ribeiro. Violência psicológica doméstica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

5.
Jéssica Sirlan Aragão Almeida. As relações entre a psicologia da aprendizagem e a dança de salão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

6.
Camila Assunção Andrade. Síndrome do regresso: a dificuldade de readaptação de imigrantes retornados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

7.
Régia da Silva Lisboa. A música como forma de linguagem no processo de subjetivação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

8.
Daiane Oliveira da Silva. Dependência química na adolescência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

9.
Haylla Cristina Amaral. Dispositivos de cuidados para o usuário de drogas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.

10.
José Ferreira de Mesquita. A contribuição da Psicologia no processo de ressocialização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Ceuma. Orientador: Sandro Eduardo Rodrigues.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6RODRIGUES, S. E.;RODRIGUES, SANDRO EDUARDO;RODRIGUES, Sandro.;RODRIGUES, S.;RODRIGUES, SANDRO2009 RODRIGUES, S. E.. Subjetividade, tempo e instituição no empirismo transcendental de Gilles Deleuze. REVISTA PSICOLOGIA EM FOCO (URI. FREDERICO WESTPHALEN), v. 3, p. 73-86, 2009.

2.
5PASSOS, E.2013PASSOS, E. ; PALOMBINI, A. ; CAMPOS, R. O. ; RODRIGUES, S. E. ; MELO, J. ; MAGGI, P. M. ; MARQUES, C. C. E. ; ZANCHET, L. ; CERVO, M. R. ; EMERICH, B. . Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da Gestão Autônoma da Medicação (GAM). REVISTA ALETHEIA, v. 41, p. 24-38, 2013.

3.
3RODRIGUES, SANDRO EDUARDO2015 RODRIGUES, SANDRO EDUARDO; BESERRA, FERNANDO ROCHA . Drogas pesadas em discussão no Primeiro Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro. ARGUMENTUM (VITÓRIA), v. 7, p. 108-125, 2015.

4.
4RODRIGUES, S. E.2017RODRIGUES, S. E.; BESERRA, F. R. ; FERREIRA, G. M. ; ALVES JUNIOR, R. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. R. ; CASTRO, J. A. . Redução de danos e substâncias psicodélicas: construindo ações e debates. Platô: Drogas & Políticas (Revista da Plataforma Brasileira Política de Drogas), v. 1, p. 39-69, 2017.

5.
1RODRIGUES, SANDRO2017RODRIGUES, SANDRO; PASSOS, EDUARDO . A linguagem do fora: a interface entre drogas lícitas e ilícitas em saúde mental. Estudos da Língua(gem), v. 15, p. 57-75, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
RODRIGUES, S.; BESERRA, F. ; FIGUEIREDO, E. . Garantias constitucionais da liberdade cognitiva para uma gestão autônoma de psicodélicos no Brasil. REVISTA VERTENTES DO DIREITO, 2018.


Livros e capítulos
1.
RODRIGUES, S. E.. Ritmo e subjetividade: o tempo não pulsado. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2011. 192p .

2.
RODRIGUES, S. E.. Modulações de sentidos na experiência psicodélica: saúde mental e gestão autônoma de psicotrópicos prescritos e proscritos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 316p .

1.
RODRIGUES, S. E.. Experiências psicotrópicas proscritas: o fora-eixo. In: Lopes, Lucília Elias; Batista, Vera Malaguti. (Org.). Atendendo na guerra: dilemas médicos e jurídicos sobre o crack. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2014, v. , p. 127-188.


Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, S. E.. Experiências psicotrópicas e desafios do pesquisar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, S. E.; PASSOS, E. . A linguagem do fora: a interface entre drogas lícitas e ilícitas em saúde mental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RODRIGUES, S. E.; BESERRA, F. . Oficina sobre Psicodélicos e Redução de Danos (organizador). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, S. E.; VALE, J. B. ; BESERRA, F. ; SANTOS, D. F. ; DISTLER, S. D. C. ; MATTEI, R. ; OLIVEIRA, C. ; ANTUNES, H. ; SANTIAGO, G. H. . Movimentos sociais e controle social: a experiência da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, S. E.; MIRANDA, M. ; BARROS, A. ; FIGUEIREDO, E. . Programa novas vozes: especial transe e corpo. 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BESERRA, F. ; RODRIGUES, S. E. . I Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

2.
SOUZA, A. M. P. ; ALVES, A. P. ; KNIJNIK, C. ; CALERI, D. ; ALMEIDA, G. D. ; SILVA, L. G. ; NASCIMENTO, M. L. ; RODRIGUES, S. . A vida como obra de arte: práticas e interferências. 2008. (Congresso).


Musica
1.
RODRIGUES, S. E.. muito tarde (EP). 2007. Registro Fonográfico.

1.
RODRIGUES, S. E.. , mas qual?. 2008. Registro Fonográfico.

1.
RODRIGUES, S. E.. intensos animais imperceptíveis. 2013. Registro Fonográfico.

1.
Digital Ameríndio; RODRIGUES, S. E. . a incomensurável piração psicodélica, degenerativa, transgênica e generalizada do bizarro mundo mágico de orleans e braguilhas. 1999. Registro Fonográfico.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:02:12