Sandra Coeli Barbosa dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4590882730765154
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Pesquisadora na linha de Estudos Linguísticos e Didáticos do programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. Experiência na área de ensino-aprendizagem de Língua Francesa (FLE) e Língua e Literatura Brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Coeli Barbosa dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. C. B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Carnerts de bord de aprendizes de francês: relatos de experiências interculturais na aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE),
Orientador: Heloisa Brito Albuquerque Costa.
Coorientador: Heloisa Brito Albuquerque Costa.
2014 - 2017
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A ESCRITA DOS CARNETS DE BORD NA APRENDIZAGEM DO FRANCÊS EM MEIO UNIVERSITÁRIO:ENTRE SUTILEZAS E INTENSIDADES,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 interrompida
Mestrado interrompido em 2010 em Master 2 Littérature Comparé.
Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França. Orientador: Camille Dumoulié.
Ano de interrupção: 2010
1999 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de formação de professores de FLE. (Carga horária: 60h).
Percursos Idiomas, PERCURSOS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Francesa, Carga horária: 15


Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, EAFEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 34
Outras informações
Professora substituta de língua francesa durante parte da licença maternidade da professora titular da instituição.


CNA, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de língua francesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua francesa


Lycée Montaigne, LG MONTAIGNE, França.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente de língua portuguesa, Carga horária: 12
Outras informações
Professora assistente de Língua Portuguesa


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutor a distâcia, Carga horária: 20
Outras informações
tutor a distância na disciplina de Introdução aos Estudos Literários


Governo Federal, PROJOVEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30


Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2002 - 2004
A sombra em Eros: Imagens da melancolia em escritores brasileiros
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandra Coeli Barbosa dos Santos - Integrante / Francisco José Gomes Correia - Coordenador / Sara Moreira Gomes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Francesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, S. C. B.. O Carnet de bord e a aprendizagem da escrita e autonomia no ensino de francês língua estrangeira (no prelo). O Carnet de bord e a aprendizagem da escrita e autonomia no ensino de francês língua estrangeira (no prelo). 1ed.São Paulo: Paulistana, 2018, v. 5, p. 249-278.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. C. B.. Subjetividade ou Participação: um dilema melancólico em Drummond. In: VI SEMANA DE LETRAS, 2003, João Pessoa. Caderno de Resumos. JOÃO PESSOA: IDEIA, 2003. v. 1. p. 117-117.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. C. B.. CARNETS DE BORD: Escrita, reflexão e autonomia na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira em meio universitário.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6e JOURNÉE DES ADOS DE L'EAFEUSP-Les communications et les Arts.Tour d'ECA. 2017. (Outra).

2.
XVe Journée de Formation-L'enseignant en action: l'agir professoral sous différentes perspectives. 2017. (Outra).

3.
xvIème CONGRÉS BRÉSILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS. monitoria. 2007. (Congresso).



Outras informações relevantes


Após dois anos de vivência na França, sendo um deles como "Assistente de Língua Estrangeira" e outro como estudante de mestrado na universidade Paris X, trabalho como professora particular de francês.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:14:24