João Vicente Vidal

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  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Obteve o título de Doutor em Musicologia da Universidade de São Paulo, realizando estágio de pesquisa na Humboldt-Universität zu Berlin. Mestre e Bacharel em Música pela UFRJ, foi bolsista de agências como DAAD, Capes, CNPq e ainda da Fondazione Giorgio Cini de Veneza. Recebeu distinções como o ?1.o Prêmio José Maria Neves? da ANPPOM, ?Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música? e, por seu livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno, o ?Prêmio CONCERTO 2014? da Revista CONCERTO.Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e Chefe do Departamento de Música de Conjunto da Escola de Música da UFRJ, onde desempenhou também as funções de Diretor Artístico e Coordenador da Linha de Pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Vicente Vidal
Nome em citações bibliográficas
VIDAL, J. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio 98
Lapa
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22401391
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Musicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Humboldt-Universität zu Berlin (Orientador: Prof. Dr. Dr. hc mult. Hermann Danuser).
Título: Formação germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre recepção e intertextualidade, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Branda Lacerda.
Bolsista do(a): Deutscher Akademischer Austausch Dienst, DAAD, Alemanha.
Palavras-chave: Musicologia Histórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2002
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A idéia do 'clássico' no classicismo: Retórica e música no final do século XVIII,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Prof. Dr. Jacob Herzog.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Musicologia Histórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1995 - 1999
Graduação em Bacharelado em Piano.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Interpretação pianística: Jean-Louis Steuerman. (Carga horária: 30h).
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
1998 - 1998
Interpretação pianística: Dominique Merlet. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 - 1997
Interpretação pianística: Rudolf Kehrer. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1991 - 1994
Curso Técnico de Piano da Escola de Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

07/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Música de Conjunto (07).
01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Música / Programa de Pós-graduação, .

01/2014 - Atual
Ensino, Mestrado em música / Musicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Musicologia I
Tópicos Especiais em Musicologia II
Orientação de Dissertação de Mestrado I e II
Tutorial de Pesquisa
Preparação Exame Qualificação
03/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, Escola de Música / Biblioteca Alberto Nepomuceno, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música.
06/2010 - Atual
Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura de Partituras I e II
Transposição e Acompanhamento ao Piano I a IV
06/2015 - 07/2017
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador da Linha de Pesquisa História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana.
05/2012 - 07/2015
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .

Cargo ou função
Diretor-Adjunto do Setor Artístico e Cultural.
09/2010 - 05/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Música de Conjunto (07).
07/2007 - 11/2008
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Música de Conjunto (07).
03/2004 - 11/2008
Ensino, Bacharelado em música / Piano, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano Complementar I a VIII
Piano I a VIII
Prática Pianística I a VIII, Recital de Formatura
Música de Câmara I a IV
Transposição e Acompanhamento ao Piano I a VI

Fondazione Giorgio Cini / Centro Internazionale Vittore Branca, (NENHUMA SIGLA), Itália.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista



Linhas de pesquisa


1.
Musicologia: Linha de Pesquisa História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana (credenciado como Professor Permanente)

Objetivo: Estudo da música brasileira e ibero-americana em seus aspectos históricos, sociológicos, antropológicos, políticos, culturais e analítico-musicais, com ênfase na investigação documental, construção e na crítica historiográfica..
Palavras-chave: Musicologia Histórica.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A música alemã no Brasil, 1870-1945.
Descrição: Como um dos problemas centrais da história intelectual brasileira, a questão da importação e assimilação de ideias estrangeiras tem sido tratada de variadas formas desde pelo menos o século XIX: como um obstáculo à formação da identidade nacional, como um meio indispensável para o mesmo fim, ou (em superação de abordagens extremas) simplesmente como um 'falso problema'. Constituindo também um traço permanente da história da música do país, a questão suscitou no campo interpretações igualmente variadas, que demandam hoje uma revisão musicológica capaz de compreender o fenômeno desde suas próprias condições históricas e pressupostos culturais. O projeto pretende contribuir para esta revisão colocando em foco um capítulo central do diálogo cultural Brasil-Europa - as relações musicais Brasil-Alemanha - em um período igualmente central da história da música do país, que estende-se de 1870 a 1945 e engloba portanto a atividade criadora de nomes como Leopoldo Miguéz, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga, Glauco Velásquez e Heitor Villa-Lobos. Seu objetivo torna-se assim compreender o papel da música austro-germânica em uma fase determinante da música brasileira: que ideias ofereceu, que funções desempenhou, como (e porque) foi transferida para o novo contexto. Estes três aspectos interdependentes são investigados através do estudo e comparação de casos históricos singulares, que confrontados possibilitam explicações e generalizações sobre a forma como a música alemã foi fomentada, discutida, assimilada e finalmente transformada nas mãos de alguns dos mais destacados compositores brasileiros do período. A pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa "História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana" do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFRJ e tem como principal acervo de referência a coleção de manuscritos musicais e obras raras da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2015
Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade
Descrição: A pesquisa procura aprofundar a compreensão da produção de compositores românticos brasileiros como entre outros Leopoldo Miguéz (1850-1902), Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Henrique Oswald (1852-1931), no contexto de seus anos de formação em países diversos da Europa e à luz de suas relações com personalidades e fontes musicais locais. Destaca-se a importância dos contatos desses compositores com correntes musicais em maior ou menor grau "progressistas" ou "conservadoras", bem como o reflexo de tais contatos em suas próprias orientações estilísticas. Para elucidar aspectos estilísticos pontuais da música desses compositores, recorre-se a instrumentos teóricos que colaboram para a análise estilística de um conjunto de obras musicais onde um elemento essencial desse tipo de análise - o contexto cultural, histórico e mesmo geográfico - freqüentemente não está dado com clareza: os conceitos (originários da crítica literária) de "recepção" e "intertextualidade". Essa abordagem permite enfocar tanto o compositor em suas relações na esfera histórica (a perspectiva da recepção), quanto a estrutura da obra em suas relações com estruturas de obras de outros compositores (a perspectiva da intertextualidade). A pesquisa pretende portanto contribuir ao estudo do romantismo musical brasileiro com foco no esclarecimento de contexto, fontes e estilo de uma importante parte de sua obra, e assim também ao estudo da história da música brasileira do séc. XIX com atenção ao enorme impacto do intercâmbio cultural desenvolvido, então, entre Brasil e Europa. Projeto de pesquisa em andamento englobando, como resultado parcial, Tese de Doutorado em Musicologia defendida pelo autor na Universidade de São Paulo (USP) em maio de 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Série Internacional de Órgão da UFRJ / Concertos Tamburini
Descrição: Projeto direcionado para a população e corpo discente e docente da UFRJ e demais universidades. Baseado em série de 3 a 4 concertos anuais com organistas internacionais e nacionais convidados, com o objetivo de divulgar o repertório organístico nacional e internacional de diferentes períodos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: João Vicente Vidal - Integrante / suely franco - Integrante / Alexandre Rachid Jose Pedro Junior - Coordenador.
2013 - Atual
A canção de câmara no Brasil: Repertórios e interpretação
Descrição: O projeto de extensão tem por objetivo principal promover a prática da canção de câmara em língua portuguesa através de palestras, apresentações didáticas e gravações de obras de compositores brasileiros dos séculos XVIII ao XXI. Para tal, propõe uma ação junto a alunos dos cursos básico, intermediário e de graduação da Escola de Música da UFRJ baseada fundamentalmente no levantamento e estudo deste vasto repertório vocal de câmara. O projeto vincula-se desta forma à disciplina "Transposição e Acompanhamento ao Piano" I a VI, ministrada pela coordenadora do projeto no âmbito do Departamento de Música de Conjunto (07) da Escola de Música, articulando a atividade de extensão àquelas de ensino e pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: João Vicente Vidal - Coordenador / Lúcia Elizabeth Salzer Dittert - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas Interpretativas.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2015
"Prêmio CONCERTO 2014" (categoria CD/DVD/Livro), Revista CONCERTO (ISSN 1413-2052).
2014
Fellowship no Centro Internazionale Vittore Branca, Fondazione Giorgio Cini de Veneza.
2012
"Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música", FUNARTE (Fundação Nacional de Artes).
2005
"1º Prêmio José Maria Neves" (categoria mestrado), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM ).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIDAL, J. V.2011VIDAL, J. V.. Publicação de artigo completo 'Nepomuceno e Max Bruch: Análise de uma (recém-descoberta) conexão', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade'. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 129-153, 2011.

2.
VIDAL, J. V.2010VIDAL, J. V.. Publicação de artigo completo 'Nepomuceno e Brahms: A questão da influência revisitada', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade'. Música em Perspectiva, v. 3, p. 88-135, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AUGUSTO, A. (Org.) ; VIDAL, J. V. (Org.) ; BARRENECHEA, L. S. (Org.) . Organização do livro 'Anais do I Simpósio Nacional Villa-Lobos: obra, tempo e reflexos'. 1. ed. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 2016. v. 1. 182p .

2.
VIDAL, J. V.; MONTEZ, L. B. (Org.) . Organização do livro 'Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais' (Escola de Música, 2015), com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'A música alemã no Brasil, 1870-1945'. 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Música, 2015. v. 1. 128p .

3.
VIDAL, J. V.. Publicação de livro 'Formação germânica de Alberto Nepomuceno. Estudos sobre recepção e intertextualidade', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros'. 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Música, 2014. v. 1. 416p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIDAL, J. V.. Publicação de capítulo 'Alberto Nepomuceno e o germanismo no Brasil', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'A música alemã no Brasil, 1870-1945', no livro 'Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais' (Escola de Música, 2015). In: VIDAL, J. V.; MONTEZ, L. B.. (Org.). Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Música, 2015, v. , p. 16-36.

2.
VIDAL, J. V.. Publicação de capítulo ' '...e Wagner a fez (...) com um resultado estupendo': Nepomuceno e sua recepção de Wagner nos anos 1888-95', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros'. In: VOLPE, Maria Alice (org.). (Org.). Verdi, Wagner e contemporâneos (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 4). 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Música, 2014, v. 1, p. 135-177.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIDAL, J. V.. Publicação de matéria 'Retórica e música'. O Leopoldo (informativo mensal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 01 dez. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIDAL, J. V.. Publicação de artigo 'O neoclassicismo nacionalista italiano: Um contexto para as Bachianas Brasileiras?', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'A música alemã no Brasil, 1870-1945'. In: III Simpósio Villa-Lobos : novos desafios interpretativos, 2017, São Paulo. Anais do III Simpósio Villa-Lobos : novos desafios interpretativos. São Paulo: ECA-USP, 2017. p. 100-119.

2.
VIDAL, J. V.. Publicação de artigo 'Retórica e música: Breve história e crítica de suas relações'. In: IV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004, Rio de Janeiro. Anais do IV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Escola de Música, 2004. v. 4. p. 138-145.

3.
VIDAL, J. V.. Publicação de artigo 'O 'tempo rubato' nos períodos clássico e romântico'. In: II Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000, Rio de Janeiro. Anais do II Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. v. 2. p. 150-157.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIDAL, J. V.; DRAGHI, G. . '? con tutte le qualità che lo innalzano e i difetti che l?affliggono?' ? O Instituto Nacional de Música de Vincenzo Cernicchiaro. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VIDAL, J. V.. Apresentação de conferência 'Alberto Nepomuceno e o germanismo no Brasil' na Academia Brasileira de Música, no seminário ?Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais?, com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'A música alemã no Brasil, 1870-1945'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIDAL, J. V.. Apresentação de conferência 'O neoclassicismo nacionalista de Villa-Lobos no contexto da Era Vargas? na Sala Guiomar Novaes, no âmbito do ?I Simpósio Nacional Villa-Lobos: Obra, tempo e reflexos' do Núcleo Acadêmico do 53. Festival Villa-Lobos, com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'A música alemã no Brasil, 1870-1945'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIDAL, J. V.. Apresentação de conferência 'Formação germânica de Alberto Nepomuceno' no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música no âmbito da 'I Semana da Voz Cantada', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIDAL, J. V.. Apresentação de conferência '... e Wagner a fez com um resultado estupendo': Nepomuceno e sua recepção de Wagner nos anos 1888-95' na Sala da Congregação da Escola de Música no âmbito do 'Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIDAL, J. V.. Apresentação de conferência 'Die brasilianische Musik des 19. Jahrhunderts und die deutsche Romantik' no Institut für Musikwissenschaft und Medienwissenschaft da Humboldt-Universität zu Berlin, com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa para a Associação Sociedade de Cultura Artística, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. São Paulo: Associação Sociedade de Cultura Artística, 2017 (Notas de Programa).

2.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?Classicismo e modernidade? para a Associação Sociedade de Cultura Artística, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. São Paulo: Associação Sociedade de Cultura Artística, 2016 (Notas de programa).

3.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?Diálogos na história? para a Associação Sociedade de Cultura Artística, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. São Paulo: Associação Sociedade de Cultura Artística, 2015 (Notas de programa).

4.
VIDAL, J. V.; MONTEZ, L. B. . Publicação de introdução do livro ?Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais? (Escola de Música, 2015), com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa ?A música alemã no Brasil, 1870-1945?. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

5.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa para o CD ?Nepomuceno nos seus 150 anos?, com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa ?Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade?. Rio de Janeiro: Selo Escola de Música de UFRJ, 2014 (Notas de programa).

6.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?Verdi e Wagner: Fisionomia de uma discórdia? para a Semana de Aniversário de 165 anos da Escola de Música, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. Rio de Janeiro, RJ 2013 (Notas de programa).

7.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?Música burguesa?? para o CD ?Homenagem a Gilberto Tinetti?, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. São Paulo: Selo LAMI (Laboratório de Acústica Musical e Informática da Universidade de São Paulo), 2012 (Notas de programa).

8.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?A música de câmara brasileira entre romantismo e nacionalismo? para a Semana de Aniversário de 164 anos da Escola de Música, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana? 2012 (Notas de programa).

9.
VIDAL, J. V.. Publicação de ensaio-recensão (de livro de Rüdiger Safranski) ?O romantismo entre nós?, com vínculo conceitual à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. São Paulo, SP: Dicta & Contradicta, 2010 (Ensaio-recensão).

10.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?Bach: 6 Concertos de Brandenburgo BWV 1046-1051, Concertos para cravo e orquestra de cordas BWV 1052 e 1056? para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004 (Notas de Programa).

11.
VIDAL, J. V.. Publicação de notas de programa ?Rossini: Abertura de La gazza ladra; Britten: Serenata para tenor, trompa e cordas op.31; Haydn: Missa in tempore belli? para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004 (Notas de Programa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VIDAL, J. V.. Parecerista da Editora da UFRJ. 2013.


Produção artística/cultural
Música
1.
VIDAL, J. V.; MENDES, D. ; CARVALHO, O. ; BRASIL, A. ; AREIAS, J. L. ; PASSOS, M. . Participação como intérprete no âmbito do 'XXVII Panorama da Música Brasileira Atual', em concerto do 'Grupo Música Nova' em homenagem aos 70 anos de Marisa Resende (28 de outubro de 2014). 2014. Interpretação.

2.
VIDAL, J. V.; BRASIL, A. ; AREIAS, J. L. ; PASSOS, M. . Participação como intérprete em concerto do 'Grupo Música Nova' no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) (8 de maio de 2012). 2012. Interpretação.

3.
VIDAL, J. V.; BRASIL, A. ; AREIAS, J. L. ; PASSOS, M. . Participação como intérprete em concerto do grupo 'Prelúdio 21', no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) (25 de agosto de 2012). 2012. Interpretação.

4.
VIDAL, J. V.. Participação como intérprete no âmbito da 'XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea' na Sala Funarte Sidney Miller (13 de outubro de 2011). 2011. Interpretação.

5.
VIDAL, J. V.. Participação como intérprete em concerto do grupo 'Prelúdio 21', no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) (26 de novembro de 2011). 2011. Interpretação.

6.
VIDAL, J. V.. Participação como intérprete no âmbito da 'XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea' na Sala Funarte Sidney Miller (18 de outubro de 2011). 2011. Interpretação.

7.
VIDAL, J. V.. Concerto de música contemporânea (29 de junho). 2006. Interpretação.

8.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (30 de março). 2006. Interpretação.

9.
VIDAL, J. V.. Concerto de musica contemporânea (26 de outubro). 2006. Interpretação.

10.
VIDAL, J. V.. Concerto de musica contemporânea (26 de novembro). 2006. Interpretação.

11.
VIDAL, J. V.. Concerto com orquestra (27 de fevereiro). 2005. Interpretação.

12.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (22 de junho). 2005. Interpretação.

13.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (14 de junho). 2005. Interpretação.

14.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (20 de julho). 2005. Interpretação.

15.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (28 de maio). 2005. Interpretação.

16.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (4 de junho). 2005. Interpretação.

17.
VIDAL, J. V.. Recital de piano solo (14 de julho). 2005. Interpretação.

18.
VIDAL, J. V.. Concerto dos vencedores do Festival Mignone 2005 (4 de outubro). 2005. Interpretação.

19.
VIDAL, J. V.. Recital de música de câmara (23 de novembro). 2005. Interpretação.

20.
VIDAL, J. V.. Participação como intérprete no âmbito da 'XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea' (9 de novembro de 2005). 2005. Interpretação.

21.
VIDAL, J. V.. Concerto de música contemporânea (23 de setembro). 2004. Interpretação.

22.
VIDAL, J. V.. Concerto de música contemporânea (30 de novembro). 2004. Interpretação.

23.
VIDAL, J. V.. Concerto de música contemporânea (15 de novembro). 2003. Interpretação.

24.
VIDAL, J. V.. Concerto de música contemporânea (18 de setembro). 2003. Interpretação.

25.
VIDAL, J. V.. Concerto de música de contemporânea (2 de dezembro). 2003. Interpretação.

Demais trabalhos
1.
VIDAL, J. V.. Die brasilianische Musik des 19. Jahrhunderts und die deutsche Romantik (Palestra). 2010 (Palestra) .

2.
VIDAL, J. V.. Retórica Musical: o que é? (Palestra). 2004 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AVVAD, A. P. M. M.; VIDAL, J. V.; SAMPAIO, L. P.. Participação em banca de Erika Suellen Machado Gama. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?Questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano a partir do ciclo das 5 canções de Alberto Nepomuceno?. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VOLPE, M. A.; AUGUSTO, A. J.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Thadeu de Moraes Almeida. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?A república musical, tensões entre a cultura institucional e o novo marco legal: os concursos no INM, de 1903 a 1922?. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VIDAL, J. V.; AUGUSTO, A. J.; MORETZSOHN, J.. Participação em banca de Thiago Tavares da Silva. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?Retórica musical em André da Silva Gomes: Duas fugas da Missa a 5 à luz da Arte explicada do contraponto?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CARDOSO, A. L. C. D.; VIDAL, J. V.; PEREIRA, A. R.. Participação em banca de Marcos Antônio Barreto Rangel. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?A Sinfonia em sol menor de Alberto Nepomuceno: Uma análise histórico-interpretativa?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
AVVAD, A. P. M. M.; VIDAL, J. V.; SAMPAIO, L. P.. Participação em banca de Nathália Martins da Silva. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?Uma abordagem semiológica da peça Maracatu, de Egberto Gismonti?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
HERZOG, J.; VIDAL, J. V.; BOSISIO, P.. Participação em banca de Vinicius Ferreira Amaral. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?A tradição Flesch-Rostal-Bosísio no Brasil?. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestra) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FAGERLANDE, A.; VIDAL, J. V.; AVVAD, A. P. M. M.. Participação em banca de Janaina Botelho Perotto. Participação em banca de recital de mestrado de Janaina Botelho Perotto. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
TACUCHIAN, R.; VIDAL, J. V.; HORTAL, J.; RONAI, L.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de Valéria Silva Matos. Participação em banca de defesa da tese de doutorado ?O Motu próprio Tra le Sollecitudini e a sua repercussão na música coral sacra e religiosa brasileira?. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BIAGGI, E. L.; VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D.. Participação em banca de Jorge Armando Nogueira Nunes. Participação em banca de defesa de qualificação da tese de doutorado ?O concerto em lá maior para violoncelo e orquestra de Antonin Dvorak?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
TACUCHIAN, R.; VIDAL, J. V.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de Valéria Silva Matos. Participação em banca de recital de doutorado de Valéria Silva Matos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MEIRELLES, R.; CAMARA, A. A. A.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Ricardo Simões. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?A viola caipira na cidade de Cunha (SP)?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FAGERLANDE, M.; AUGUSTO, A. J.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Marcelo Ferreira Portela Nunes. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Karl Richter e os Ciclos de Bach no Rio de Janeiro?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CARDOSO, A. L. C. D.; VIDAL, J. V.; NOGUEIRA, M.. Participação em banca de Simone dos Santos. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?O Brasil pode ser uma orquestra?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FAGERLANDE, M.; AUGUSTO, A. J.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Ricardo Bessa Magalhães França. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Os solos para violone em Sinfonias de Haydn e a prática da PHI - Performance Historicamente Informada - por contrabaixistas brasileiros?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
AUGUSTO, A. J.; VIDAL, J. V.; VERZONI, M.. Participação em banca de Fabio Guedes Nin Ferreira. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?O tango brasileiro: Das origens ao Theatro Phenix?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
AUGUSTO, A. J.; TABORDA, M.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Elber Ramos Bonfim. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Reconhecidos pela perfeição - A atuação de trombonistas no Rio de Janeiro do século XIX?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CARDOSO, A. L. C. D.; VIDAL, J. V.; AVVAD, A. P. M. M.. Participação em banca de Marcos Antônio Barreto Rangel. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?A Sinfonia em sol menor de Alberto Nepomuceno: Uma análise histórico-interpretativa?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
BREIDE, N.; VIDAL, J. V.; PELOSO, P.. Participação em banca de Eduardo Henrique de Souza Santos. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Ponteio, Roda e Baile de Radamés Gnattali: um estudo dos padrões de improvisação e suas interfaces na música brasileira?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COUTINHO, M.; VIDAL, J. V.; NONO, I.. Participação em banca de Natália Trigo.Participação em banca de recital de formatura de Natália Trigo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação canto) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MAESHIRO, M.; VIDAL, J. V.; RUFINO, I.. Participação em banca de Paula Penello.Participação em banca de recital de formatura de Paula Penello. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SCHUBERT, A.; VIDAL, J. V.; BIATO, E. B.. Participação em banca de Beatriz Bacout.Participação em banca de recital de formatura em composição de Beatriz Bacout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação composição) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
GROSMAN, M.; VIDAL, J. V.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Érika Machado.Participação em banca de recital de formatura de Érika Machado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MATOS, V. S.; VIDAL, J. V.; MACEDO, R.. Participação em banca de Rafael Caldas.Participação em banca de recital de formatura de Rafael Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação regência coral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BIATO, E.; VIDAL, J. V.; VERZONI, M.. Participação em banca de Marcelo Rauta de Souza.Participação em banca de recital de formatura de Marcelo Rauta de Souza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
HERZOG, J.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Leandro Chrispim Pires.Participação em banca de recital de formatura de Leandro Chrispim Pires. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ROSA, P. B. O.; VIDAL, J. V.. Participação em banca de Milena Freitas Cardoso.Participação em banca de recital de formatura de Milena Freitas Cardoso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIDAL, J. V.; JARDIM, M.; MEDEIROS, E.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Regência Orquestral. 2016. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VIDAL, J. V.; OLIVEIRA, F. A.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de servidor técnico-administrativo pianista acompanhador. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VIDAL, J. V.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Regência Orquestral. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
VIDAL, J. V.; CHEVITARESE, M. J.; DITTERT, L. E. S.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Transposição e Acompanhamento ao Piano. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
VIDAL, J. V.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Regência Coral. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
VIDAL, J. V.; DRAGHI, G.; OLIVEIRA, F. A.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de servidor técnico-administrativo pianista acompanhador. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
VIDAL, J. V.; NOGUEIRA, J. A.; NIRENBERG, I.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Música de Câmara. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
VIDAL, J. V.; VOLPE, M. A.; VERZONI, M.; AUGUSTO, A.. Participação em banca de processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VIDAL, J. V.; AVVAD, A. P. M. M.; MONTEIRO, E.. Participação em comissão julgadora do IV Concurso de música de câmara do 52ª Festival Villa-Lobos. 2014. Museu Villa-Lobos.

3.
VIDAL, J. V.; CATTO, M.; CARDOSO, A. L. C. D.. Participação em comissão julgadora de concurso para solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
VIDAL, J. V.; VOLPE, M. A.; VERZONI, M.; AUGUSTO, A.. Participação em banca de processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Wissenschaftskolleg zu Berlin / Workshop. 2014. (Seminário).

2.
IV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Retórica e música: Breve história e crítica de suas relações. 2002. (Congresso).

3.
II Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RACHID, A. ; VIDAL, J. V. ; FRANCO, S. . Organização da ?Série Internacional de Órgão da UFRJ: Concertos Tamburini?. 2015. (Concerto).

2.
VIDAL, J. V.; MONTEIRO, E. . Organização do seminário ?Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais?, realizado por AFEBA e EM/UFRJ na Academia Brasileira de Música nos dias 8 e 9 de setembro de 2015 e organizado com apoio do DAAD, Instituto Goethe e Hochschule für Musik Karlsruhe, com âmbito internacional e vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa ?A música alemã no Brasil, 1870-1945?. 2015. (Congresso).

3.
AUGUSTO, A. J. ; VIDAL, J. V. ; GENTIL-NUNES, P. . Organização do ?I Simpósio Nacional Villa-Lobos: Obra, tempo e reflexos?, realizado na Sala Guiomar Novaes no âmbito do ?I Simpósio Nacional Villa-Lobos? do Núcleo Acadêmico do 53. Festival Villa-Lobos, com âmbito nacional e vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa ?Práticas de Conjunto e Música de Câmara Brasileira: História e perspectivas interpretativas?. 2015. (Congresso).

4.
VOLPE, M. A. ; VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. ; NOGUEIRA, M. V. . Organização do ?V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Periódicos musicais: História, crítica e políticas editoriais?, realizado pela EM/UFRJ de 11 a 15 de agosto de 2014, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. 2014. (Congresso).

5.
AGUILAR, P. M. ; ALBUQUERQUE, C. F. ; VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. ; FRANCO, S. . Organização do ?IV Festival de Música Antiga da UFRJ?. 2014. (Festival).

6.
VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização da ?Semana de Aniversário de 166 anos da Escola de Música: Tempo e Memória?, realizada pela EM/UFRJ de 11 a 15 de agosto de 2014, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?As práticas intepretativas e seus processos reflexivos?. 2014. (Festival).

7.
VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D. . Série "Música no Palácio" / Temporada 2014 (16 concertos). 2014. (Concerto).

8.
TUTTMANN, R. ; KRETSCHMER, J. ; VIDAL, J. V. . Organização do mastercourse ?O Lied alemão: Interpretação e acompanhamento? com Katharina Kegler da Universität Freiburg. 2014. (Outro).

9.
VIDAL, J. V.; VOLPE, M. A. ; CARDOSO, A. L. C. D. ; NOGUEIRA, M. V. ; FRANCO, S. . Organização do ?IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Verdi Wagner e contemporâneos?, realizado pela EM/UFRJ de 12 a 15 de agosto de 2013, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. 2013. (Congresso).

10.
CARDOSO, A. L. C. D. ; AGUILAR, P. M. ; VIDAL, J. V. . Organização do ?III Festival de Música Antiga da UFRJ?. 2013. (Festival).

11.
VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização da ?Semana de Aniversário de 165 anos da Escola de Música: Verdi Wagner e contemporâneos?, realizada pela EM/UFRJ de 12 a 16 de agosto de 2014, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?As práticas intepretativas e seus processos reflexivos?. 2013. (Festival).

12.
VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D. . Série "Música no Palácio" / Temporada 2013 (15 concertos). 2013. (Concerto).

13.
FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. ; PELOSO, P. ; NUNES FILHO, P. G. ; FIGUEIREDO, C. A. . Organização da ?X Semana do Cravo?, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?As práticas intepretativas e seus processos reflexivos?. 2013. (Festival).

14.
VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização da ?Semana de Aniversário de 164 anos da Escola de Música?. 2012. (Festival).

15.
VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D. . Série "Música no Palácio" / Temporada 2012 (17 concertos). 2012. (Concerto).

16.
VIDAL, J. V.; MOREIRA, J. H. . "Da ópera ao musical", curso livre no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Outro).

17.
VOLPE, M. A. ; NOGUEIRA, M. ; VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização do ?III Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder?, realizado pela EM/UFRJ de 13 a 16 de agosto de 2012, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. 2012. (Congresso).

18.
NOGUEIRA, M. ; VERZONI, M. ; MEIRELLES, R. ; FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. . Organização do ?XV Congresso Anual da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música)? (assessoria de comunicação). 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vilane Cristina Trindade de Andrade. A Sinfonia ?Um Poema para lapa? de Alceo Bocchino: Contextualização e Análise. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
José Alisson Mendes Freire. Análise e Edição Crítica dos 8 Estudos para Violão Solo de Luis Carlos Barbieri. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thiago Tavares da Silva. Retórica musical em André da Silva Gomes: Duas fugas da Missa a 5 à luz da Arte explicada do contraponto. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Vicente Vidal.




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