Sandro Cozza Sayão

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  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Possui graduação em Ciencias Lic Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1996), Mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2001), Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) e Pós-Doutorado pela Université Paris X - Bolsista CAPES. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, dos Programas de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Filosofia e Mestrado em Direitos Humanos da UFPE, Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos da UFPE. É também membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da UFPE. Trabalha com Filosofia Contemporânea e Filosofia Contemporânea Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Direitos Humanos e o pensamento de Emmanuel Levinas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandro Cozza Sayão
Nome em citações bibliográficas
SAYÃO, S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.
Av. Prof. Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
50670-901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268296
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Sobre a leveza do humano: um diálogo com Sartre, Heideger e Levinas, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Pergentino S. Pivatto.
Palavras-chave: Levinas; FENOMENOLOGIA; Humanismo; filosofia; HUMANO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O sentido do humano em Emmanuel Levinas,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Dr Pergentino Stefano Pivatto.
Palavras-chave: Levinas; HUMANO; filosofia; FENOMENOLOGIA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 1999
Mestrado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Educação, ambiente e informação: um estudo sobre os fundamentos da educação ambiental,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Prof Dr. Ricardo Timm de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ambiente; educação; informação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2003 - 2004
Aperfeiçoamento em Formação para Educação a distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Ano de finalização: 2004.
1992 - 1996
Graduação em Ciências.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: DE OLHO NA CIÊNCIA.
Orientador: Paula da Costa Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética / Especialidade: Fundamentação Ética do Agir Humano.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FL516 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 2
03/2015 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
FIL0985 - SEMINÁRIO DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA I
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

12/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Linhas de pesquisa
Levinas, ética e interfaces
03/2011 - Atual
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Atividade de extensão realizada
ENTRE NÓS.
08/2009 - Atual
Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Ética e Filosofia Política 2 - Leituras de Levinas
Seminário de Ética e Filosofia Política - Leituras de Levinas
Historia da Filosofia Moderna e Contemporânea
08/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

08/2008 - Atual
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Ciência e Cultura de Paz UFPE.
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

03/2014 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Ética UFPE.
03/2014 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
FIL0956 - ÉTICA E ALTERIDADE
04/2014 - 07/2014
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FL010 - INTRODUCAO A FILOSOFIA 1
03/2014 - 07/2014
Ensino, Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
DH910 - FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS
03/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FL487 - SEMINÁRIO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III
03/2014 - 07/2014
Ensino, Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
DH901 - TEORIA E HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS
11/2013 - 03/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Arte
09/2012 - 03/2014
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos UFPE.
08/2013 - 01/2014
Ensino, MESTRADO EM FILOSOFIA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Ética e Filosofia Política V - A questão do Humano em Levinas
05/2013 - 10/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Estética
03/2013 - 07/2013
Ensino, MESTRADO EM FILOSOFIA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Ética e Filosofia Política IV - Leituras de Levinas
08/2012 - 11/2012
Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Ética e Filosofia Política II - Sensibilidade ética em Emmanuel Levinas
03/2012 - 07/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
03/2012 - 07/2012
Ensino, MESTRADO EM FILOSOFIA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de ética e Filosofia Política IV - Totalidade e Infinito - Emmanuel Levinas
03/2012 - 07/2012
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Filosofia Contemporânea 3
07/2011 - 12/2011
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Arte
07/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
08/2011 - 11/2011
Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de ética e Filosofia Política - II - Leitura de Totalidade e Infinito - Levinas parte 2
03/2011 - 07/2011
Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Filosofia Política - Leituras de Totalidade e Infinito - Levinas
02/2011 - 07/2011
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Filosofia
02/2011 - 07/2011
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Filosófica
02/2011 - 07/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
07/2010 - 12/2010
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario de Fenomenologia e existencialismo
08/2010 - 11/2010
Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais de Ética e Filosofia Política
03/2010 - 07/2010
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Filosofia Contemporânea
03/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
05/2010 - 06/2010
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Atividade de extensão realizada
CINEFIL - Cinema e Filosofia.
03/2010 - 06/2010
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Atividade de extensão realizada
Entre Nós - Ciência de Paz em Debate.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Fenomenologia e Existencialismo
08/2009 - 12/2009
Ensino, Curso de Bacharelado em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
08/2000 - 12/2009
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Fenomenologia e existencialismo
03/2009 - 07/2009
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Filosofia Contemporânea
03/2009 - 07/2009
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
02/2009 - 07/2009
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Filosofia Contemporânea
08/2008 - 12/2008
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Problemas atuais da Filosofia
08/2008 - 12/2008
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
08/2008 - 12/2008
Ensino, Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia Turma 2
08/2008 - 12/2008
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
PROFESSOR: PLANO DE CARREIRA ADJUNTO I

Atividades

8/2002 - Atual
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão Universitária, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL : NOVAS PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI.
07/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise crítica da prática pedagógica
Educação e Ética
Seminário de Integração
10/2006 - 11/2006
Ensino, Especialização Formação para Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Aberta e a Distância
08/2005 - 12/2005
Ensino, Formação para Educação a distância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Antropologia
Análise crítica da prática pedagógica
10/2005 - 11/2005
Ensino, Especialização Formação para Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Aberta e a Distância
03/2005 - 08/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise crítica da prática pedagógica
Didática I
04/2005 - 05/2005
Ensino, Especialização Formação para Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
03/2005 - 04/2005
Ensino, Especialização em Pesagogia Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e a Constituição do Humano
08/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise crítica da prática pedagógica
03/2004 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática 1
Educação e Ética
7/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise Crítica
Educação e Ética
8/2003 - 9/2003
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão Universitária, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
Palestrante: Educação e o Sentido do Humano: Quando a Mudança Depende de Mim no 3º Seminário Nacional de Educação: Refletindo as práticas pedagógicas para este milenio.
3/2003 - 7/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ecopedagogia
educação e ética
educação e saúde
metodologia do ensino fundamental
8/2002 - 7/2003
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão Universitária, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
Coordenação Pedagógica do Programa Cidadão do Século XXI - Oficinas de 3ª a 4ª séries.
08/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e ética
Ecopedagogia
Metodologia do Ensino Fundamental
Educação e Saúde
Pedagogia Antropológica
11/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão Universitária, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
Ministrante do IV Fórum Regional de Educação - Não existem fronteiras para a vontade de aprender, nem limites para a arte de ensinar.
8/2002 - 9/2002
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão Universitária, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Curso Educação Ambiental - Novas Perspectivas para o Terceiro Milênio.
3/2002 - 08/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDATICA I
EDUCAÇÃO E SAUDE
METODOL. DO ENS. FUND. SERIES INCIAIS
PRINC. PROC. MET. DO ENSINO DE CIENCIAS
3/2002 - 7/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO E SAUDE
METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SERIES INICIAIS
PRINCIPIOS PROCEDIMENTOS E METODOS DO ENSINO DE CIENCIAS
DIDATICA I
07/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
P.P. do Ensino de Ciências Naturais
Educação e Saúde
Pedagogia Antropológica
METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
03/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Fundamental

Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
PROFESSOR DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO disciplina de Fundamentos e Princípios da Educação Ambiental

Atividades

3/1998 - 08/2003
Ensino, Especialização Em Educação Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos e princípios da Educação Ambiental
8/2000 - 8/2000
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Extensão Comunitária.

Atividade de extensão realizada
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE I.
5/2000 - 5/2000
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Extensão Comunitária.

Atividade de extensão realizada
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE II.
08/1999 - 11/1999
Ensino, Especialização Em Educação Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Educação Ambiental


Linhas de pesquisa


1.
Subjetividade, ética e responsabilidade
2.
Ética e Filosofia Política
3.
Levinas, ética e interfaces
4.
Núcleo de Pesquisa e Estudos em Fenomenologia
5.
Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de Emmanuel Levinas
6.
DIREITOS HUMANOS, PODER E CULTURA EM GÊNERO E SEXUALIDADE


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
FACES DO HUMANO: questões a partir de Emmanuel Levinas
Descrição: Nesta pesquisa tratamos de analisar conceitos e possíveis interfaces do pensamento de Emmanuel Leivias, Jean-Paul Sartre, Michel Foucautl e F. Nietzsche. Para tal, seguimos uma metodologia de aproximação conceitual, buscando diálogo e interconexões. A ideia é fazerem os autores dialogarem entre si, buscando analisar pontos de convergência e de contradição principalmente no que tange a questão do sentido do humano em cada um deles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 7
2015 - Atual
Práticas de Ensino de Filosofia
Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os aspectos filosóficos, pedagógicos, culturais e políticos da seguinte questão: O que significa ensinar filosofia? E como ensinar filosofia? A filosofia se define desde os primórdios como o discurso que busca o universal nas suas questões, ao mesmo tempo todas as reflexões dos grandes filósofos foram inspiradas e contextualizadas pelos desafios epistemológicos, éticos e culturais do seu tempo presente e do seu local de existência. Investigar o ensino de filosofia no Brasil implica em assumir, no nosso contexto geopolítico, a codeterminação recíproca, inerente a todo pensar, entre universal e local, entre tradicional e contemporâneo. No nosso caso específico a questão se desdobra em duas: ?O que podemos aprender sobre as práticas de ensino de filosofia no Brasil desenvolvidas até agora?? e ?Como podemos buscar novas e melhores práticas de ensino de filosofia no Brasil??. Essas duas perspectivas complementares, histórica e prospectiva, apontam para uma abordagem transdisciplinar e transcultural, capazes de escapar tanto da dicotomia simples entre teoria e prática, quanto da mera oposição Europa x Brasil. Ambas as perspectivas pretendem abordar a questão do ensino de filosofia no Brasil conjugando tanto uma abordagem teórica (conceitos, autores, escolas), quanto aplicada na prática (currículos, avaliações, processos), sempre em relação ao contexto cultural brasileiro contemporâneo. Sempre com a preocupação em não estabelecer dicotomias rígidas entre teoria e prática, os principais temas da pesquisa são: (1) O estudo da história das práticas de ensino de filosofia e da educação filosófica no Brasil. Aborda a história das escolas e das instituições educativas no Brasil, em particular as relações históricas entre o ensino superior, médio e fundamental de filosofia no Brasil. Também pode abordar experiências de educação informal ou em rede. Essa história é contextualizada pelo estudo da cultura brasileira e sua relação com a educação e o ensino de filosofia, com extensão para o estudo das culturas latino-americanas, africanas e europeias, na medida em que constituem matrizes da formação brasileira. Daí desdobram-se temas como: Colonização e descolonização no ensino de Filosofia do Brasil; tradições afro-ameríndias e ensino de filosofia no Brasil; o ensino de filosofia no Brasil em relação ao contexto latino-americano; a questão do corpo e do gênero no ensino de filosofia no Brasil; Arte brasileira e formas de ensino de filosofia no Brasil. (2) O estudo das abordagens filosóficas do ensino de filosofia, em sua variedade de perspectivas sobre o sentido de ensinar, educar, transmitir, formar. Abrange a relação da filosofia com sua transmissão e de questionamentos ontológicos, epistemológicos, éticos, políticos e estéticos sobre a educação e a formação. Aborda o estudo da bibliografia recente, em particular a brasileira, em torno dos diversos temas do ensino de filosofia, e também a criação e produção de currículos, abordagens didáticas, recursos e materiais, processos e instrumentos de avaliação, em relação com a prática dos professores e educadores. Desdobra-se em temas como: Teorias e práticas de currículos no ensino de filosofia no Brasil; Novas e antigas metodologias no ensino de filosofia no Brasil; Teorias e práticas de processos e instrumentos de avaliação no ensino de filosofia no Brasil; Ética e política no ensino de filosofia no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Ética da alteridade em Emmanuel Levinas: Direitos Humanos e a não-violência
Descrição: Neste projeto tratamos de pesquisar os elementos centrais da Ética em Emmanuel Levinas a fim de compreender as interfaces teóricas capazes de sustentar a questão dos direitos humanos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7
2008 - Atual
Fenomenologia, Ética e o Sentido do humano em Emmanuel Levinas
Descrição: Trata-se de uma pesquisa voltada ao pensamento de Emmanuel Levinas que se debruça em especial no projeto fenomenológico que ele realiza. A intensão é analisar detidamente os textos mais significativos do autor, considerando sua crítica à tradição filosófica ocidental, em especial à ontologia, o modo como ele lida com o conceito de existência e as criticas que estabelece tanto a Kant, Hegel, Husserl e Heidegger..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 1
2007 - 2009
Fenomenologia Hermenêutica aplicada como dimensão ética na Educação
Descrição: A cena contemporânea pós-moderna vive, nas ciências humanas, sob o signo da inflação de paradigmas. Há uma enormidade de autores, propostas e teorias a partir da qual se produz a interpretação e a produção do sentido. Cada pesquisador e cada leitor situam-se já dentro de certa perspectiva, a partir da qual procuram transpor, e de certo modo, impor um significado ao fenômeno abordado. Surgem leituras, releituras, re-significações, etc. Neste panorama, aparece, inevitavelmente, a figura sintomática do dogma, do aprisionamento numa certa moldura conceitual, da fossilização das certezas. Neste contexto, torna-se atual e produtiva a abordagem trazida pela hermenêutica. A tarefa de interpretação, a que se propõe o trabalho da hermenêutica, aparece como condição a priori de toda atividade de produção de conhecimento, nas diversas áreas e através de Heidegger, Ricouer e Gadamer, visa à tematização e explicitação da trama de sentido que se constitui e se desenvolve entre o ser-humano e o mundo. A hermenêutica de Gadamer, sobretudo, abre uma série de propostas de utilização da hermenêutica como ferramenta de decodificação do cientificismo dominante na sociedade contemporânea; do estatuto de cientificidade das ciências humanas; da problemática envolvida na decifração e interpretação de textos; da compreensão do humano como ser que habita um mundo mediado pela linguagem. A atividade hermenêutica, como instância a priori de decifração e instauração do sentido pode ser aplicada à explicitação do processo de produção de paradigmas nas ciências humanas e ao universo da educação, decodificando o processo de adoção de matrizes e paradigmas gnosiológicos e de premissas e atividades pedagógicas. O conceito de experiência, na hermenêutica gadameriana, como momento irrepetível do modo de ser humano pode ser relacionada à compreensão da atividade educacional como experiência hermenêutica e da hermenêutica como experiência educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
O sentido do Humano em Paulo Freire
Descrição: O conceito de humano é central na obra de Paulo Freire. A proposta de uma pedagogia crítica, base da libertação dos homens e das mulheres, parte da consideração de que não nascemos humanos, mas de que nos tornamos humanos. Para ele, a humanidade não é resultado de estruturas biológicas ou naturais, mas é fruto da dinâmica histórica e social de indivíduos que conquistam sua forma humana através da conquista da sua palavra diante do mundo. A existência humana se constitui na instauração consciente e intencional do mundo humano pelos homens, e essa é a única vocação aceita por ele aos indivíduos, e a única que precisa ser assumida. No entanto, vivemos num contexto desumanizador que aliena os indivíduos da possibilidade de assumir essa mesma vocação, e, desde então, considera que o homem precisa aprender a dizer a sua palavra e aí estaria o papel da Educação na sociedade. A Educação deve, segundo Freire, assumir-se responsável por fundar instâncias e métodos pedagógicos que propiciem ao homem o exercício consciente de sua humanidade. Em outras palavras, a pedagogia é uma antropologia. E, deste modo, o que ele afirma sobre a educação está intimamente ligado ao que ele diz sobre o humano. No entanto, sua obra é ampla e esta amplitude traz em si desdobramentos que resultam em implicações teóricas e históricas que tornam o sentido do humano em seu pensamento complexo e cheio de interfaces. Conceitos como consciência, intencionalidade, palavramundo, hominização, práxis, acomodação, dominação, dialética, intencionalidade, vocação de ser mais, aproximam o sentido do humano descrito por ele à estruturas histórica sda tradição helênica, principalmente às proposições aristótelicas do ser-em-ato e de implicações teóricas com possíveis interfaces às idéias de Heidegger e Husserl. Numa outra perspectiva, quando este lida com a proposição de uma pedagogia dialógica, usa termos e expressões próprios de uma tradição semítica, como por exemplo comunhão, troca e estar com o outro, e nist.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador / Evaldo Antonio Kuiava - Integrante / Marlem Cardoso - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2007 - 2008
Ética na Formação de professores
Descrição: Abordar a questão ética na formação do professor, num contexto em que se valoriza mais o conhecimento científico e tecnológico do que o ético, é um desafio teórico-prático e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para retomar a questão do sentido da educação na atualidade. Perguntar-se pelo papel da educação ética implica atender a demanda por uma prática educacional voltada para o discernimento do modo mais adequado de viver e agir tanto na esfera da vida pessoal como social. Ao levar em consideração os pressupostos ético-filosóficos e as teorias pedagógicas, a pesquisa se propõe examinar a forma como a ética vem sendo conduzida nos processos educacionais na formação de professores. Para esta pesquisa, tomamos como objeto de estudo, tendo em vista a necessidade de delimitação, os próprios cursos de licenciatura na Universidade de Caxias do Sul ? UCS. Entendemos que é tarefa e missão da universidade, enquanto Instiuição de Ensino Superior, ser a guardiã da educação integral do ser humano e, neste caso, da formação de docentes. Cabe a ela o dever legal e moral perante a sociedade de: identificar como a ética está sendo trabalhada nos cursos de formação de professores; que metodologias são utilizadas pelos docentes ao abordar o conteúdo da ética na sua disciplina; apresentar um diagnóstico do estado atual da questão no que concerne à prática pedagógica quando o tema é reflexão e formação ética e valores morais no processo de ensino e aprendizagem; e propor alternativas para a formação dos professores no âmbito dos cursos de licenciatura, de tal forma que possam corresponder, de modo cada vez mais eficiente, frente às expectativas que neles deposita a sociedade. Sob o ponto de vista metodológico, para traçar o diagnóstico do modo como a Ética vem sendo trabalhada na formação dos professores nos cursos de licenciatura da UCS, usaremos como metodologia a prática da análise de conteúdo proposto por Bardin. Quanto à técnica de análise de conteúdo a ser utilizada no projeto op.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Ciranda Filosófica - TVU - ENTRE NÓS
Descrição: Programa semanal de TV a ser exibido na TV universitária versando sobre temas diversos da área de filosofia e sua relação com o cotidiano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador / Marcelo Pelizzoli - Integrante.
2012 - Atual
Entre Nós
Descrição: Forum de debates permanente na universidade Federal de Pernambuco.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador.
2010 - Atual
LABFIL
Descrição: Laboratório de Filosofia - trata-se de uma central de empréstimos e uma encubadora de projetos na área de filosofia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sandro Cozza Sayão - Coordenador / Marcelo Luiz Pelizzoli - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2015
Agência de fomento: Comissão de Ética Presidência da República


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Prâksis (Novo Hamburgo)
2009 - Atual
Periódico: Perspectiva Filosofica (UFPE)
2012 - Atual
Periódico: Educação (PUCRS. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Filosofia Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Fundamentação Ética do Agir Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Educação Ambiental.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Antropologia/Especialidade: Antropologia Pedagógica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAYÃO, S. C.2013SAYÃO, S. C.. Sexualidade e poder: uma análise sobre a negação do sensível e do prazer em Nietzsche e Foucault. Revista Estudos Universitários, v. 39, p. 7-199, 2013.

2.
SAYÃO, S. C.2012SAYÃO, S. C.. Totalidade e ética: questões para se pensar a vida e o encontro humano. Paradigmas: Filosofia, Realidade & Arte, v. 1, p. 11-15, 2012.

3.
SAYÃO, S. C.2011SAYÃO, S. C.. Entre o Dizer e o Dito: sobre a precariedade e a finitude de nossos saber em Emmanuel Levinas. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 16, p. 98-119, 2011.

4.
SAYÃO, S. C.2011SAYÃO, S. C.. Levinas e o Argumento do infinito: um diálogo com Descartes. Princípios (UFRN. Impresso), v. 18, p. 143-162, 2011.

5.
SAYÃO, S. C.2011SAYÃO, S. C.. Filosofia e Pedagógica: questões para se pensar o ensino de filosofia. Revista Empório Revista de Filosofia, v. 4, p. 5-21, 2011.

6.
SAYÃO, S. C.2010SAYÃO, S. C.. Questões sobre ética e o sentido do humano na formação de professores. Prima Facie (Faro), v. 4, p. 24-42, 2010.

7.
SAYÃO, S. C.2010SAYÃO, S. C.. A educação na era da responsabilidade e da ética: desafios a um futuro mais digno. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 124-308, 2010.

8.
SAYÃO, S. C.2009SAYÃO, S. C.. Sobre o Sentido da Educação Ambiental. Extensão em Foco (Curitiba), v. 3, p. 2, 2009.

9.
SAYÃO, S. C.2006SAYÃO, S. C.. Em busca do humano: um diálogo com Martim Heidegger e Emmanuel Levinas. Conjectura (Caxias do Sul), v. 11, p. 81-108, 2006.

10.
SAYÃO, S. C.2005SAYÃO, S. C.. Levinas e a tessitura do humano: pensar filosoficamente além do ser é possível?. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 10, p. 129-138, 2005.

11.
SAYÃO, S. C.2003SAYÃO, S. C.. Questões sobre ética e o sentido do humano. Perspectiva Filosófica, v. 10, p. 9-260, 2003.

12.
SAYÃO, S. C.2002 SAYÃO, S. C.. Ética e Sentido em Humanismo do Outro Homem de Emmanuel Levinas. Perspectiva Filosófica, Recife-Brasil, v. IX, n.09, p. 97-104, 2002.

13.
SAYÃO, S. C.2000SAYÃO, S. C.. Educação Ambiental e a busca de uma nova forma de relação do ser humano consigo mesmo e com a natureza.. Cadernos La Salle, Canoas-RS, v. 1, n.5, p. 53-66, 2000.

14.
SAYÃO, S. C.2000SAYÃO, S. C.. A crise sócio ambiental e a educação: uma reflexão sobre os fundamentos do processo de educação ambiental. Terceiro Seminário Educação Região Sul, Porto Alegre, 2000.

15.
SAYÃO, S. C.1998SAYÃO, S. C.. O núcleo da diferença entre Educação e Informação como base do processo de Educação Ambiental. Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sul, UFSC, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAYÃO, S. C.. Levinas Entre Nós. 1. ed. Recife: Editora da UFPE, 2013. v. 1000. 247p .

2.
SAYÃO, S. C.; PELIZZOLI, M. L. (Org.) . Fragmentos Filosóficos: direitos humanos e cultura de paz. 1. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. v. 1. 267p .

3.
PELIZZOLI, M. (Org.) ; SAYÃO, S. C. (Org.) . Diálogo, mediação e justiça restaurativa. 1. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

4.
SAYÃO, S. C.. Faces do Humano. 1. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2010. v. 1. 211p .

5.
SAYÃO, S. C.; STECANELA, Nilda ; Grazziotin, Luciane S. S. . Construção de Conceitos de ciências naturais. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. v. 600. 209p .

6.
SAYÃO, S. C.; CARBONARA, Vanderlei . Filosofia/Antropologia. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. v. 1. 204p .

Capítulos de livros publicados
1.
SAYÃO, S. C.. Direitos Humanos e bondade: um ensaio sobre a possibilidade da paz a partir de Emmanuel Levinas. In: Suzana Damiani; Cláudia Maria Hansel; Maria Suelena Pereira de Quadros. (Org.). Cultura de paz : processo em construção. 1ed.Caxias do Sual: EDUCS, 2017, v. 1, p. 8-260.

2.
SAYÃO, S. C.. Sexualidade e conflito: pontos para se pensar a condição humana. In: Maria de Fátima Gomes de Lucena. (Org.). Saber, prever e Cuidar: Estudos sobre o tráfico de pessoas Vol. 3. 01ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. 3, p. 107-127.

3.
SAYÃO, S. C.. Enrique Dusserl e a crítica da toralidade: sobre um possível paradigma do ouvir. In: Paulo César Carbonari; José André da Costa. (Org.). Filosofia e Libertação: homenagem aos 80 anos de Enrique Dussel. 1ed.Passo Fundo: IFIBE, 2015, v. 8, p. 77-90.

4.
SAYÃO, S. C.; LOPES NETO, W. F. . Emmanuel Levinas e os fundamentos da educação: pensar de outro modo, de outro modo que ser. In: Adecir Pozzer; Elcio Cecchetti. (Org.). Educação, Direitos Humanos e interculturalidade: diálogos críticos e reflexivos. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2015, v. 1, p. 123-160.

5.
SAYÃO, S. C.. Direitos Humanos e a paz: reflexões a partir de Emmanuel Levinas. In: Maria José de Matos Luna; Fernando Cardoso; Fátima Galdino. (Org.). Cultura de Paz: gênero, sexualidade e diversidade. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. 1, p. 291-304.

6.
SAYÃO, S. C.. Saber, poder e sexualidade: pensando o contemporâneo a partir de Foucault e Nietzsche. In: Ana Maria Tavares Duarte; Ana Maria de Barros. (Org.). Gênero em Debate: Dialogando com Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos. 1ed.Recife: Massangana, 2013, v. 1, p. 1-240.

7.
SAYÃO, S. C.. O sentido do humano em Emmanuel Levinas eo ensino de Filosofia. In: Junot Matos; Marcos Costa. (Org.). Filosofia: caminhos do ensinar e aprender. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 1, p. 39-68.

8.
SAYÃO, S. C.. Entre o sagrado e o santo: sobre as vertentes judaicas do pensamento de Emmanuel Levinas. In: SANDRO COZZA SAYAO. (Org.). Levinas Entre Nós. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2013, v. 1, p. 13-43.

9.
SAYÃO, S. C.. Sensibilidade e infinito: Emmanuel Levinas e o argumento da paz. In: Sandro Sayão; Marcelo Pelizzoli. (Org.). Fragmentos Filosóficos: direitos humanos e cultura de paz. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. 1, p. 235-266.

10.
SAYÃO, S. C.. Indiferença, insensibilidade e diálogo: reflexões sobre o encontro humano. In: Sandro Cozza Sayão; Marcelo Pelizzoli. (Org.). Diálogo, mediação e justiça restaurativa. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. , p. 243-264.

11.
SAYÃO, S. C.; PELIZZOLI, M. L. . Fundamentos dos Direitos Humanos e educação para a Diversidade. In: Marcia Semente. (Org.). Educação em Direitos Humanos e Diversidade. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. 1, p. 17-64.

12.
SAYÃO, S. C.. Filosofia, arte e cinema: um bonde chamado desejo. In: Farbricio Romani Souza. (Org.). Gênero em Cena. Caxias Do Sul: EDITORA PLUS, 2010, v. 1, p. 83-98.

13.
SAYÃO, S. C.. Levinas e a face responsável do humano. In: sandro cozza sayão. (Org.). Faces do Humano. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2010, v. 1, p. 185-211.

14.
SAYÃO, S. C.. A idéia do infinito e da ética em Emmanuel Levinas como fundamento para pensar os direitos humanos e a paz. In: Marcelo Pelizzoli. (Org.). Cultura de Paz - Restauração e Direitos. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2010, v. 1, p. 06-331.

15.
SAYÃO, S. C.. Ética, responsabilidade e a reconfiguração da subjetividade em Emmanuel Levinas e o argumento da paz. In: Marcelo Luiz Pelizzoli. (Org.). Cultura de Paz. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009, v. 2, p. -.

16.
SAYÃO, S. C.; SCHENEIDER, V. E. . Educação Ambiental. In: Alexandra Finotti, Vania Schneider, Jóice Cagliari. (Org.). Transversal: capacitação de gestores em saneamento ambiental. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2009, v. 1, p. 270-308.

17.
SAYÃO, S. C.. A educação e a necessidade de novos territórios existenciais ao humano. In: Sérgio Sardi, Draiton G. de Souza, Vanderlei Carbonara. (Org.). Filosofia e Sociedade: Perspectivas para o sensino da Filosofia. 01ed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, v. 01, p. 295-307.

18.
SAYÃO, S. C.. Ética e sentido: pistas de uma nova possibilidade à educação a partir da questão da alteridade. In: Corina Michelon Dotti. (Org.). Educação - Faces do novo. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. 1, p. 7-229.

19.
SAYÃO, S. C.. A educação e o olhar: questões em Merleau-Ponty e Levinas. In: Evaldo A. Kuiava; Jayme Paviani. (Org.). Educação, ética e epistemologia. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. 1, p. 7-324.

20.
SAYÃO, S. C.. Sobre a excelência do Humano: questões sobre ética e sentido em Totalidade e Infinito e Humanismo do Outro homem de Emmanuel Levinas. In: Sandro Cozza Sayão. (Org.). Éticas em Diálogo : Levinas e o pensamento contemporâneo - questões e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. 11-159.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SAYÃO, S. C.. Pensar Ambientalmente a Educação Ambiental. LETRAS DA TERRA, Porto Alegre / RS, p. 16 - 16, 01 mar. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAYÃO, S. C.; CARDOSO, M. . O sentido do Humano em Paulo Freire. In: 10 Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2008, São Leopoldo. Forum de Estudos: leituras de Paulo Freire. São Leopoldo: OIKOS, 2008.

2.
SAYÃO, S. C.. O sentido do humano: interfaces com Heidegger, Sartre e Levinas. In: Pessoa e sociedade, 2005, Braga/Portugal. Pessoa e sociedade. Braga: Revista Portuguesa de Filosofia. v. 1. p. 5-219.

3.
SAYÃO, S. C.. A crise sócio Ambiental e a Educação - uma reflexão sobre os fundamentos do processo de Educação Ambiental.. In: III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2000, Porto Alegre. III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2000.

4.
SAYÃO, S. C.. O núcleo da diferença entre Educação e Informação como base do processo de Educação Ambiental.. In: II Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 1998, Florianópolis. II Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 1998.

5.
SAYÃO, S. C.. De olho na Ciência. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 1995, Curitiba Paraná. ANAIS XIII SEURS. Curitiba: Editora Universidade Federal do Paraná, 1995. p. 27-211.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAYÃO, S. C.. Ética e infinito em Emmanuel Levinas: sobre a possibilidade de um novo sentido do humano. In: XVII CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE FILOSOFIA, 2013, SALVADOR. XVII CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE FILOSOFIA. Quarteto editora, 2013. v. 1. p. 7-556.

2.
SAYÃO, S. C.. A face ética do Homem: questões para se pensar a paz a partir de Emmanuel Levinas. In: XIV ANPOF, 2010, Aguas de Lindoia. Encontro Nacional ANPOF. CAMPINAS: Ed. Edgar Marques, 2010. v. 1. p. 5-48.

3.
SAYÃO, S. C.. SOBRE A LEVEZA DO HUMANO. In: Encontro Nacional de Filosofia, 2008, CANELA. Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia ANPOF. Novo Hamburgo: Editora Unisinos, 2008. v. 1. p. 628-629.

4.
SAYÃO, S. C.. O sentido do humano e os quatro pilares da educação da UNESCO. In: Congresso Internacional de Filosofia: debate de idéias e cidadania, 2008, Caxias do Sul/RS. Congresso Internacional de Filosofia: debate de idéias e cidadania. Caxias do Sul: UCS, 2008.

5.
SAYÃO, S. C.. Krisis socioambiental e o sentido do humano - reflexões. In: Krisis - I Fórum de Filosofia contemporânea, 2003, Rio de Janeiro. Krisis - I Fórum de Filosofia contemporânea, 2003.

6.
SAYÃO, S. C.. Considerações sobre o sentido do humano em Levinas: um estudo sobre a constituição da subjetividade Ética em Totalidade e Infinito e Humanismo do Outro Homem. In: X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: associação nacional de pós-graduação em filosofia, 2002. p. 33-34.

7.
SAYÃO, S. C.. O sentido do Humano em Levinas. In: IX Encontro Nacional de Filosofia, 2000, Poços de Caldas. Atas dos Anais do IX Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2000. p. 16-17.

Apresentações de Trabalho
1.
SAYÃO, S. C.. Afáce ética do homem:questões para se pensar a paz a partir de Emmanuel Levinas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SAYÃO, S. C.. Sobre a Leveza do Humano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SAYÃO, S. C.. A Educação e a Necessidade de Novos territorios existenciais ao humano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SAYÃO, S. C.. Educação Ambiental e a constituição ética do agir humano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SAYÃO, S. C.. Ressignificando a Educação Atual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SAYÃO, S. C.. A identidade do professor da Educação Básica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SAYÃO, S. C.. A quebra de paradigmas da formação continuada na Educação de Jovens e adultos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SAYÃO, S. C.. Educação e a revolução dos sentimentos - Ética e responsabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SAYÃO, S. C.. Ética e Educação Ambiental - quando a mudança depende de mim. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SAYÃO, S. C.. Eu e o outro - o desafio infinito de saber viver. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SAYÃO, S. C.. Ética e Meio Ambiente: novos desafios à Educação para um futuro melhor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SAYÃO, S. C.. Dimensões da vida, dimensões da ética. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SAYÃO, S. C.. Congresso Internacional: Filosofia, Educação e Cultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SAYÃO, S. C.. O sentido do Humano na Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SAYÃO, S. C.. VII Congresso Nacional de Educação - Educando para a vida. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SAYÃO, S. C.. Educação, ética e o Sentido do Humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SAYÃO, S. C.. Educação, Ética e Meio Ambiente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SAYÃO, S. C.. Educação, Ética e Sentido do Humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SAYÃO, S. C.. Homem, sociedade e natureza: dimensões da vida, dimensões da ética. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SAYÃO, S. C.. Educação e o Sentido do Humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SAYÃO, S. C.. Educação Ambiental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SAYÃO, S. C.. Educação, Ambiente e a Construção do Humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SAYÃO, S. C.. Ética na Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SAYÃO, S. C.. Educação e a arte de amar: uma releitura sobre Levinas e Erich Fromm. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SAYÃO, S. C.. Educação e o Sentido do Humano: quando a mudança depende de mim. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SAYÃO, S. C.. Mudar Por quê? Uma discussão Teórico Epistemológica do Livro/Filme Ponto de Mutação Capra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SAYÃO, S. C.. Educação, Ética e Meio Ambiente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SAYÃO, S. C.. Educação , Ética e Meio Ambiente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SAYÃO, S. C.. Educação e o Sentido do Humano: quando a mudança depende de mim. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SAYÃO, S. C.. Considerações sobre o sentido do humano em Levinas: um estudo sobre a constituição da subjetividade ética em Totalidade e Infinito e Humanismo do Outro homem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SAYÃO, S. C.. Educação e o Sentido do Humano: quando a mudança depende de mim. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SAYÃO, S. C.. Ecologia no Curriculo Escolar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SAYÃO, S. C.. Educação, Ética e o Sentido do Humano: quando a mudança depende de mim. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SAYÃO, S. C.. Educação e Ambiente: novas perspectivas para o século XXI. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SAYÃO, S. C.. Ética e Educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SAYÃO, S. C.. Relacionamento entre pais e filhos e a influência dos pais no aprendizado dos alunos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SAYÃO, S. C.. Educação e o Sentido do Humano: quando a mudança depende de mim. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SAYÃO, S. C.. Interação Ambiente e Comunidade - um desafio para o educador. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SAYÃO, S. C.. Educação do Olhar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SAYÃO, S. C.. A Educação Ambiental na Gestão Municipal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SAYÃO, S. C.. Educação Ambiental: tema transversal na Educação Infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
SAYÃO, S. C.. Paulo Freire e uma proposta de Educação para a Liberdade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
SAYÃO, S. C.. Educação Ambiental como tema transversal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
SAYÃO, S. C.. O sentido humano em Levinas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
SAYÃO, S. C.. Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
SAYÃO, S. C.. Meio-Ambiente e Representação Social - uma abordagem inter-relacional sobre as diversas formas de comunicação existentes para se fazer Educação Ambiental. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
SAYÃO, S. C.. Educação no Terceiro Milênio. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
SAYÃO, S. C.. Ética Ambiental e Educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SAYÃO, S. C.. Educação Ambiental e o resgate dos Sentimento. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
SAYÃO, S. C.. De Olho na ciência. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SAYÃO, S. C.; CARBONARA, Vanderlei . O desafio de aprender: ultrapassando horizontes. caxias do Sul: Editora da Universidade de caxias do Sul, 2004 (Material didático para instrumentalização e iniciação acadêmica dos estudantes dos cursos de nível s).

2.
SAYÃO, S. C.; PRESTES, Gelça Regina Lusa ; MORÉ, Marisa Mathilde ; MANFREDINI, Mercedes Lusa ; ERBS, Rita Tatiana Cardoso ; PEREIRA, Siloe . Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia: docência para a Educação Básica - Educação Infantil - Educação a Distância. Caxias do Sul - RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2004 (Projeto Didático).

3.
SAYÃO, S. C.; STECANELA, Nilda . Curso de licenciatura Plena em Pedagogia: Educação Infantil e Séries Iniciais do ensino fundamental - Educação a Distância Guia dos seminários Temáticos. Caxias do Sul - RS: Editora da Universidade de caxias do Sul, 2004 (Guia Didático dos Seminários temáticos dos módulos I e II).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SAYÃO, S. C.; Pernigotti, Joyce . Comissão de Educação a Distancia - UERGS. 2007.

2.
SAYÃO, S. C.; PRESTES, Gelça Regina Lusa . Projeto de criação do curso de Licenciatura em Pedagogia: docência para Educação básica séries iniciais do ensino fundamental. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SAYÃO, S. C.. Sociedade do Conhecimento. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAYÃO, S. C.. O ser humano na dimensão ecológica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SAYÃO, S. C.. O desafio de saber viver e educar. 2007. .

3.
SAYÃO, S. C.. Curso de Extensão para professores da rede municipal de São José do Hortêncio. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SAYÃO, S. C.; TEIXEIRA, Cláudia . Oficina Teste do Curso de Formação de gestores em Saneamento Ambiental Modalidade EAD. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SAYÃO, S. C.; KUIAVA, Evaldo Antonio . Preparação de Professores para Docência em Filosofia com Crianças. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SAYÃO, S. C.; CARDOSO, M. . A representação Social de Ambiente na constituição do humano. 2005. (Relatório de pesquisa).

7.
SAYÃO, S. C.. Sucesso escolar dimensão e possibilidade - Como ensinar e aprender com prazer e qualidade?. 2005. (Ministando mesa temática).

8.
SAYÃO, S. C.. A interdisciplinaridade como princípio dos currículos nas séries iniciais. 2005. (Mediador do debate).

9.
SAYÃO, S. C.. Atualização de professores em temas específicos de biologia para o ensino médio: conteúdos, reflexões, metodologias, frente aos trabalhos educacionais, ambientais, científicos e tecnológicos. 2004. .

10.
SAYÃO, S. C.; CARBONARA, Vanderlei . O desafio de Aprender. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

11.
SAYÃO, S. C.; STECANELA, Nilda . Guia Didático dos Seminários Temáticos Módulo I e II. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

12.
SAYÃO, S. C.. Ética e Meio Ambiente: novos desafios à educação para um mundo melhor. 2004. (Ministando mesa temática).

13.
SAYÃO, S. C.. Curso de Preparação de Professores em Educação Infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SAYÃO, S. C.. Curso de Educação Ambiental Novas perspectivas para o terceiro milênio. 2002. (Coordenador de Curso).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SAYÃO, S. C.. X da Questão. 2007.

2.
SAYÃO, S. C.. Filosofia e Educação. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SAYÃO, S. C.; PELIZZOLI, M. L.; FABRI, M.. Participação em banca de Raphael Douglas Monteiro Tenório Filho. A Finitude em Emmanuel Levinas. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM FILOSOFIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SAYÃO, S. C.; FORLIN, E.; SKWARA, W.. Participação em banca de Ednaldo Isidoro da Silva. A cosmologia especulativa de Alfred Whitehead. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM FILOSOFIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SAYÃO, S. C.. Participação em banca de Sebastião Francisco de Almeida Filho. Dialética do esclarecimento expressão e reconcialiação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SAYÃO, S. C.; XAVIER, L. H.; SORRENTINO, M.; SELVA, V. F.. Participação em banca de Thomas Antônio Rodrigues de Souza. Uma visão sobre as práticas de consumo e sustentabilidade no Recife. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SAYÃO, S. C.. Participação em banca de Sebastião Francisco de Almeida Filho. DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM FILOSOFIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
SAYÃO, S. C.; SORRENTINO, M.; XAVIER, L. H.. Participação em banca de Thomas Antônio Rodrigues de Souza. Uma visão sobre as práticas de consumo e sustentabilidade no Recife. 2009. Dissertação (Mestrado em PPG em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
PIVATTO, P. S.; SOUZA, R. T.; SAYÃO, S. C.. Participação em banca de Demetrius Oliveira Tahim. Rosto e ética no pensamento de Emmanuel Levinas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
SAYÃO, S. C.; LUFT, Eduardo. Participação em banca de Adilar Mistura. Pré defesa de dissertação em Filosofia. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
SAYÃO, S. C.; VIEIRA, A. R.; PELLEJERO, E. A.; AMMES, J. L.. Participação em banca de José Vicente Medeiros da Silva. ética Material da vida e responsabilidade pelo Outro em Enrique Dussel. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Doutorado Integrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SAYÃO, S. C.; VELASCO, S. L.; CALLONI, H.; MINASI, L. F.; KIELING, F.. Participação em banca de Jara Lourenço da Fontoura. Ecomunitarismo e ação social: teoria e prática num estudo de caso. 2010. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SAYÃO, S. C.. Participação em banca de Fabíola Ponzoni Balzan. Educação e Distância da Universidade de caxias do Sul - um estudo sobre os referenciais epistemológicos dos orientadores acadêmicos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SAYÃO, S. C.; KUIAVA, Evaldo Antonio; SCHIO, Sônia Maria. Participação em banca de Andréia de Quadros.A filosofia e s crianças: O despertar da filosofia na infância. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.

2.
SAYÃO, S. C.; KUIAVA, Evaldo Antonio; VICTORAZZI, Ana Cecilia. Participação em banca de Tenisa Zanoto Boeira.Rosseau: Educação e Sociedade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SAYÃO, S. C.; CAMPELLO, F.; CARVALHO, F. T.. Seleção Mestrado em Filosofia. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SAYÃO, S. C.; ARAUJO, A.; VASQUEZ, J.. Concurso de Estética - Departamento de Filosofia. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SAYÃO, S. C.. Seleção Mestrado Filosofia. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SAYÃO, S. C.; ARAUJO, A.. Concurso área de Introdução à Filosofia. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SAYÃO, S. C.. Seleção Mestrado Filosofia. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
SAYÃO, S. C.. Seleção de Mestrado Filosofia II. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

7.
SAYÃO, S. C.. Processo de Seleção de Docentes, categoria Adjunto no Quadro de Carreira. 2003. Universidade de Caxias do Sul.

8.
SAYÃO, S. C.. Processo de Seleção de Docente. 2002. Universidade de Caxias do Sul.

Outras participações
1.
SAYÃO, S. C.; PELIZZOLI, M.; LUNA, M. J. M.. Seleção de Mestrado em Filosofia. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SAYÃO, S. C.; ANDRADE, E.; AQUINO, T.. Seleção Mestrado em Filosofia. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SAYÃO, S. C.; PELIZZOLI, M.; LUNA, M. J. M.. Seleção de Mestrado em Direitos Humanos. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SAYÃO, S. C.; PELIZZOLI, M.; LUNA, M. J.. Seleção Mestrado em Direitos Humanos. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SAYÃO, S. C.. Processo seletivo de bolsas de iniciação científica. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
SAYÃO, S. C.. Processo seletivo de bolsas de iniciação científica. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º World Environmental Education Congress WEEC. La philosophie, l'art et l'éducation environnamentale. 2013. (Congresso).

2.
I Ciclo de Debates Filosofia e Contemporaneidade.Filosofia e Ecologia: quais as relações entre ética e a consciência ambiental. 2013. (Encontro).

3.
II Seminário Gênero e Educação.Sexualidade e verdade: uma discussão sobre as tramas do poder e da totalidade a partir de Emmanuel Levinas e Michael Foucault. 2013. (Seminário).

4.
VI Fórum sobre formação de professores e professoras da região agreste.A ação educativa na prática cotidinada. 2013. (Seminário).

5.
XVII CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE FILOSOFIA. Ética e infinito em Emmanuel Levinas: sobre a possibilidade de um novo sentido do humano. 2013. (Congresso).

6.
2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. Diálogo e alteridade: a contribuição de Buber e Levinas à educação. 2012. (Congresso).

7.
XV Encontro Nacional da Anpof. Sensibilidade e infinito: Emmanuel Levinas e o argumento da paz. 2012. (Congresso).

8.
IV Encontro Fafeire e VII Luso Brasileiro.Face ética do Homem: ecos do pensamento de Emmanuel LEVINAS. 2010. (Encontro).

9.
XIV ANPOF.Afáce ética do homem:questões para se pensar a paz a partir de Emmanuel Levinas. 2010. (Encontro).

10.
II Encontro Nacional de Filosofia sem Fronteiras.Bioética como novo paradigma: a filosofia frente à contemporaneidade. 2009. (Encontro).

11.
VII ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL.Justiça, ética e humanidade: a reconfiguração da subjetividade em E. Levinas e o argumento da paz. 2009. (Encontro).

12.
Encontro Nacional de Filosofia.SOBRE A LEVEZA DO HUMANO. 2008. (Encontro).

13.
II Forum de Pedagogia - Educação a Distância.O projeto político pedagógico como possibilidade de ação transformadora. 2006. (Outra).

14.
Conferência- Educação e a revolução dos sentimentos -Ética e responsabilidade.Educação e a Revolução dos sentimentos - Ética e responsabilidade. 2005. (Encontro).

15.
Educar: Desejo do Educador ?.Sucesso escolar dimensão e possibilidade. 2005. (Outra).

16.
I Fórum de Estudos de Pedagogia - Educação a Distância/UCS.A interdisciplinaridade como princípio dos currículos nas séries iniciais. 2005. (Outra).

17.
VI Seminário internacional de Trabalhadores em Educação.Eu e o Outro - o desafio infinito de saber viver. 2005. (Seminário).

18.
3º Encontro Nacional de Educação 24º Encontro Municipal de Educação.Ética e Meio Ambiente: novos desafios à educação para um mundo melhor. 2004. (Encontro).

19.
Congresso Nacional de Educação. Congresso nacional de Educação. 2004. (Congresso).

20.
Intérpretes do Brasil.Intérpretes do Brasil. 2004. (Seminário).

21.
III Congresso Nacional de Educação. Educação, Ética e Meio Ambiente. 2003. (Congresso).

22.
Clássicos da Filosofia Alemã.Clássicos da Filosofia Alemã. 2001. (Seminário).

23.
II Simpósio Internacional de Fenomenologia e Hermenêutica.II Simpósio Internacional de Fenomenologia e Hermenêutica. 2001. (Simpósio).

24.
Seminário de Atualização Didático Pedagógica.Seminário de Atualização Didático Pedagógica. 2001. (Seminário).

25.
II Simpósio Internacional sobre Justiça.II Simpósio Internacional sobre Justiça. 2000. (Simpósio).

26.
51 Reunião Anual da SBPC.51 Reunião Anual da SBPC. 1999. (Outra).

27.
Congresso Internacional: Dialética e liberdade. Congresso Internacional: Dialética e liberdade. 1999. (Congresso).

28.
O idealismo Alemão e a teoria da alteridade.O idealismo Alemão e a teoria da alteridade. 1999. (Oficina).

29.
Seminário sobre turismo de Arambaré.Seminário sobre turismo de Arambaré. 1999. (Seminário).

30.
Simpósio Internacional de Fenomenologia e Hermenêutica.Simpósio Internacional de Fenomenologia e Hermenêutica. 1999. (Simpósio).

31.
Século XXI: compromissos e ações.Século XXI: compromissos e ações. 1998. (Seminário).

32.
Simpósio transdisciplinar do Cone-sul - Ciência e Deus no Mundo atual.Simpósio transdisciplinar do Cone-sul - Ciência e Deus no Mundo atual. 1998. (Simpósio).

33.
20º Reunião Anual da ANPED.20º Reunião Anual da ANPED. 1997. (Encontro).

34.
Departamento de Educação e Ciências do comportamento.Seminário Internacional Ética Ambiental e Educação. 1997. (Seminário).

35.
I Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação da América Latina para o Nnovo Milênio.I Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação da América Latina para o Nnovo Milênio. 1997. (Seminário).

36.
Seminário Internacional sobre Resíduos Sólidos de Portos, Aeropostos e Fronteiras.Seminário Internacional sobre Resíduos Sólidos de Portos, Aeropostos e Fronteiras. 1996. (Seminário).

37.
XIII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.XIII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 1995. (Seminário).

38.
XV Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.XV Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 1995. (Encontro).

39.
Ciclo de Debates sobre educação escolarizada e didática.Ciclo de Debates sobre educação escolarizada e didática. 1994. (Encontro).

40.
Encontro de Ciências e matemática da Região Sul.Encontro de Ciências e matemática da Região Sul. 1994. (Encontro).

41.
IX Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.IX Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 1993. (Seminário).

42.
XIII Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.XIII Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 1993. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Analméria da Silva Cabral de Mendonça. LIBERDADE DE EXPRESSÃO NAS MÍDIAS VIRTUAIS: A questão da moralidade e alteridade nas interlocuções virtuais e violência.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
PETRUS GOMES GENUINO. MICHEL FOUCAULT E A REFLEXÃO SOBRE A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE DOS POLICIAIS MILITARES.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Jacilene Silva. A questão da identidade em Emmanuel Levinas e Judith Butler. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Flávio Alexandrino. Ética e o sentido do humano em Jean-Paul Sartre. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM FILOSOFIA) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sílvio Sandro Alves Rodrigues. O acesso a zona como necessidade humana. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especiaiização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Sílvio Sandro Alves Rodrigues. O acesso como necessidade humana. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especiaiização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Fonseca Gomes Mussa Ibrahim. Direitos Humanos: instrumento do capital?. 2016. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Sandro Cozza Sayão.

2.
Emerson Granja Araujo Lacerda. LGBTFOBIA E O DESAFIO DOS DIREITOS HUMANOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Sandro Cozza Sayão.

3.
Christopher James Eland. O conceito de Fraternidade em Totalidade e Infinito e suas implicações para os Direitos Humanos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

4.
Elis Regina dos Santos Costa. Filosofia, arte, dança e Direitos Humanos. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Sandro Cozza Sayão.

5.
Jefferson Luiz de França. Filosofia, Direitos Humanos e a questão dos anecéfalos. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Sandro Cozza Sayão.

6.
Vinicius Castelo Branco. Sujeito e ética no pensamento de Michael Foucault. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Sandro Cozza Sayão.

7.
Waldemir Ferreira Lopes Neto. Justiça em Levinas. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

8.
José Alan da Silva Pereira. Liberdade e escolha: perssupostos éticos para a construção do indivíduo no existencialismo sartreano. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM FILOSOFIA) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

9.
André Parisi da Silva. A questão do Humano em Nietzsche: enter o homem moral e o super-homem. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM FILOSOFIA) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

10.
Rafael Douglas Monteiro da Fonseca. A questão da Morte/Finitude em Heidegger e Levinas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

11.
Dawson de Barros Monteiro. SARTRE e a questão do Humano. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Sandro Cozza Sayão.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilene Maria Ferreira. Maternidade em meio profissional: uma discussão a partir da ideia da alteridade. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especiaiização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

2.
Abraão Victor Lopes Silva. Alteridade e Espiritualidade : ensaios em Emmanuel Levinas para uma Educação em Direitos Humanos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especiaiização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

3.
Kennya Lima Almeida. Educação: caminho para a valorização da diversidade sociocultural e o respeito ao outro. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especiaiização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

4.
Karina de Paulo Maranhão. Existências em Silêncio: a condição de relevância do adulto sobrevivente de incesto. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especiaiização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

5.
Miriam Maia. A natureza da Fome, a fome do nordeste. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação/Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

6.
Patricia Carvalho. Direitos humanos e a exploração do trabalho feminino. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação/Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

7.
Rogério Cavalcanti. Direitos Humanos e seus fundamentos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação/Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

8.
Maria Orlanda Paim Ramos. Em estudo sobre o sentido da Educação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Formação para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

9.
Fabiola Ponzoni Balzan. Educação a distância da Universidade de Caxias do Sul - um estudo sobre os referenciais epistemológicos dos orientadores acadêmicos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Formação para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

10.
Ana Lúcia Corrêa de Carvalho. A educação da sensibilidade e da percepção e da percepção visual na EAD. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Formação para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

11.
Elizabeth Beyer Zatti. Sensibilidade e afetividade nos textos escritos EAD/UCS. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Formação para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

12.
Graziela Rosseto Giron. Afetividade na aprendizagem: um estudo sobre a dimensão afetiva na Educação a Distância. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Formação para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

13.
Lisandra Pacheco da Silva. Orientação acadêmica na Educação a Distância: uma reflexão sobre o sentido do humano. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Formação para Educação a Distância) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

14.
Adriane Dal Bó. Educação Ambiental conflitos e possibilidades: reflexões sobre os pressupostos à construção de um projeto de E.A. em ambiente escolar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

15.
Brasileiro de Oliveira Fortuna. Educação Ambiental: um novo sentido à Educação. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

16.
Geisla Corrêa Schander. Educação Ambiental: Uma questão de auto-estima. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

17.
Luciana Letícia Schutz Klein. Educação Ambiental: reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Infantil.. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

18.
Paula Almeida Rodrigues. Ética (ambiental) e formação de professores. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

19.
Raquel Beatriz Callegari Pacheco. Reflexões a cerca dos pressupostos teóricos da Educação Ambiental: contribuições ao projeto. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

20.
Alice Beatriz Winckler. Educação Ambiental e a questão dos resíduos. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

21.
Deloni Mossmann Siqueira. Percepção e a Educação Ambiental de PPNES. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

22.
Edna Porto Rocha. Filosofia com crianças. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

23.
Jacqueline Isabel Kuhn Medeiros. Repensando a Educação Ambiental. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

24.
Janete Dias Machado. Realidade escolar e Educação Ambiental. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

25.
Francisco Emilio Machado de Lemos. Saberes tradicionais - PNLA. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

26.
Carlos Alberto Genz. A arte como um discurso possível na Educação Ambiental. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

27.
José Roberto da Silva Couto. Educação Ambiental através da literatura. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

28.
Kênia de Souza Aleixo. Ética e representação social. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

29.
Eliane Maria Ferro Pereira. Análise sobre o conceito de ambiente junto aos guardiões ambientais do Municipio de Sapucaia do Sul. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

30.
Loiva Maria de Andrade Portal. A necessidade de medir a confusão entre Educação Ambiental e Ecologia antes da inserção da Educação Ambiental em uma instituição. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

31.
Solange Terezinha Araújo. Educação Ambiental da Crise à transformação. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

32.
Cleres Luiza Schimidt Krombauer. As correntes Ecológicas e a Educação Ambiental. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

33.
Alessandra Lemes da Rosa. O ensino de Ciências nas séries iniciais - uma proposta de Educação Ambiental. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

34.
Janete de Oliveira Martins. Os problemas da água e algumas perspectivas para alcançar um meio ambiente ecologicamente equilibrado. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

35.
Rita Vieiro. Reflexões sobre Educação Ambiental. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

36.
Jussara Machado Bertoi. Educação Ambiental. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diogo Villas Boas Aguiar. Liberdade e Heteronomia: uma investigação sobre as condições de possibilidade de um conceito Levinasiano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

2.
Taiza do Nascimento. A crise Ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

3.
Gustavo Fontes de Holanda. Modernidade e América Latina: uma reflexão filosófica a partir de Enrique Dussel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

4.
Luana Xavier Pannebecker. Repensando a Educação na era contemporânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

5.
Márcia Elisa Baretta. Educção: construção e reconstrução do olhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

6.
Maria de Fátima Ferreira Pedroso. Pedagogia, ética e cidadania. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

7.
Romarie Benetti. Ser professor, ser humano, ser ético. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

8.
Katia Cilene Zini Katczinski. Educação uma constante renovação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

9.
Cléia Aparecida Schumann. Novos Rumos para a Educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

Iniciação científica
1.
Vinicius Castelo Branco Chaves. A formação da verdade numa perspectiva foucaultiana. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

2.
Jader Cavalcanti. Como o problema da individualidade e subjetividade está na obra de Foucault: as instituições políticas a cercear as potencialidades biológicas.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

3.
Eliane Maria da Silva Souza. Ética da alteridade em Emmanuel Levinas: a Educação em Direitos Humanos como sabedoria da Paz. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.

4.
Eliane Maria da Silva Souza. Ética da Alteridade e a Cultura de Paz a partir de Emannuel Levinas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sandro Cozza Sayão.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SAYÃO, S. C.2013SAYÃO, S. C.. Sexualidade e poder: uma análise sobre a negação do sensível e do prazer em Nietzsche e Foucault. Revista Estudos Universitários, v. 39, p. 7-199, 2013.


Livros e capítulos
1.
PELIZZOLI, M. (Org.) ; SAYÃO, S. C. (Org.) . Diálogo, mediação e justiça restaurativa. 1. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

2.
SAYÃO, S. C.. Levinas Entre Nós. 1. ed. Recife: Editora da UFPE, 2013. v. 1000. 247p .

1.
SAYÃO, S. C.. Saber, poder e sexualidade: pensando o contemporâneo a partir de Foucault e Nietzsche. In: Ana Maria Tavares Duarte; Ana Maria de Barros. (Org.). Gênero em Debate: Dialogando com Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos. 1ed.Recife: Massangana, 2013, v. 1, p. 1-240.



Outras informações relevantes


Coordenador GT-LEVINAS ANPOF
Membro do Centro Brasileiro de Estudos em Emmanuel Levinas
Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara



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