Claudemir Belintane

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3082101914328688
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


É Professor Livre-docente na Universidade de São Paulo (1997) e pesquisador na área de linguagem, desenvolvendo o eixo temático "linguagem e educação". Seu foco principal se estabelece a partir do tripé oralidade, escrita e memória (incluindo os meios eletrônicos). Possui diversas pesquisas e publicações nos campos da alfabetização e do letramento, sempre tendo como perspectiva a cultura oral e a literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudemir Belintane
Nome em citações bibliográficas
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
Avenida da Universidade, 308 Bloco B, sala 121
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38183099
Ramal: 257
Fax: (11) 38183148
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1997
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Linguagem: inconsciente e educação, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Hercília Tavares de Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Oralidade; Discurso do inconsciente; Letramento; Leitura; Formação de professores; Educação a distância.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.


Livre-docência


2011
Livre-docência.
Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: A ORALIDADE FAZ ESCRITA NA(S) INFÂNCIA(S) : PESQUISAS E REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ORALIDADE-ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO, Ano de obtenção: 2011.


Formação Complementar


2002 - 2002
Psicanálise e Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Editor Assistente da Revista Educação e Pesquisa (Education and Research.
3/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Linhas de pesquisa
Conhecimento e Linguagem
3/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Informática.
8/1998 - Atual
Ensino, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfab, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O discurso do inconsciente na tradição do oral e suas possibilidades pedagógicas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
8/1997 - Atual
Ensino, O Discurso do Inconsciente na Tradição do Oral e S, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa
Metodologia do Ensino de Lingüística
8/1977 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.



Linhas de pesquisa


1.
Conhecimento e Linguagem
2.
Linguagem e educação
3.
Linguagem e Psicanálise
4.
Oralidade e inconsciente


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
O DESAFIO DE ENSINAR A LEITURA E A ESCRITA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Descrição: Articula sua proposta em torno da alfabetização em uma perspectiva interdisciplinar, incluindo a oralidade, a leitura e a escrita e as linguagens dos suportes eletrônicos e dos meios contemporâneos (internet, cinema, televisão) ? focalizando, mais especificamente, as dificuldades de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I (séries iniciais) e o fluxo escolar do Ensino Fundamental I e II, tendo como preocupação a disparidade nível/série, como a que se verifica nas avaliações do SAEB/PROVA BRASIL, nas quartas-séries das escolas brasileiras, em que os percentuais dos níveis 0 e 1, somados, atingem mais de 30% ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Ensino da Leitura e da Escrita em situações de exclusão e de conflitos entre o oral e o escrito
Descrição: O objetivo é estudar os conflitos entre o oral e o escrito, tendo como objeto de pesquisa uma comunidade marginalizada, que mantém com a escola pública uma relação conflituosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador / Gabriela da Cruz Lara - Integrante / Louise Arosa Prol Otero - Integrante / Juliana Diniz - Integrante.
2007 - 2009
ensinando leitura a partir de diagnósticos orais
Descrição: .A preocupação central deste projeto é pesquisar as possibilidades de um modelo de trabalho docente para o campo do ensino da leitura, focalizando a faixa etária em que a escola começa a sistematizar e a consolidar o ensino da leitura e da escrita (de cinco a dez anos), tomando em questão uma demanda oriunda das dificuldades de alfabetização e do ensino da leitura nas escolas públicas brasileiras, qual seja: o renitente percentual de alunos que mesmo após quatro anos de alfabetização ainda não dominam a leitura fluente e significativa (percentual de 55,4%, segundo as avaliações do SAEB, BRASIL, 2003). O objetivo principal é chegar a um diagnóstico que possa fornecer mais informações sobre as correlações entre a oralidade e a escrita durante o processo de aprendizagem do código alfabético e de outras habilidades exigidas para o domínio da leitura fluente e significativa. Tais diagnósticos se centrarão na ?oralidade infantil?, ou seja, a partir do pressuposto de que as crianças que possuem as habilidades linguageiras oriundas dos textos orais da infância (cantigas, brincos, parlendas etc.) reúnem também as condições básicas para o domínio da leitura mesmo em contextos em que a grau de letramento seja considerado baixo. A partir de diagnósticos pautados sobre essa diversidade textual, será organizado um acervo de textos orais, com cada texto categorizado e discriminado segundo seus potenciais estéticos e mnemônicos. Sobre tais textos serão experimentados manejos didáticos e estratégicos que, segundo nossa hipótese, facilitem a entrada da criança na leitura alfabética, de forma fluente e significativo. Inclui-se ainda no projeto um foco sobre as modalidades de uso da língua (oral ou escrita) e os recursos técnicos que as registram, os meios (analógicos e digitais) e os suportes (gráficos, eletrônicos) que hoje estão disponíveis tanto para as crianças como para os educadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador / Gabriela da Cruz Lara - Integrante / Louise Arosa Prol Otero - Integrante / Lúcia Angela de Genaro - Integrante / Alcebíades Diniz - Integrante / Patrícia de Cicco Canato - Integrante / Larissa Helena de Pétula Pereira - Integrante / Mariana de Campos Pereira Giorgion - Integrante / Kátia Arilla - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2008
Projeto Pró-Sem-Giz - Tecnologias da Informação no ensino
Descrição: Utilizando uma lousa eletrônica, um notebook e diversos handhalds (nas mãos dos alunos), pretende-se explorar as possibilidades de ensino e aprendizagem em um ambiente wireless, espaço de ensino em que os elementos tradicionais de escrita (caderno, caneta, lápis, giz) não serão utilizados. Contando com o dinamismo do suporte eletrônico e com as possibilidades síncronas de interfaces de ensino e aprendizagem, pretendemos investigar um novo ambiente de ensino da lecto-escritura, sobretudo experimentá-lo dentro de um contexto de ensino em que a heterogeneidade é um fato dado (diversos alunos em diversos níveis e situações de aprendizagem constituem a sala de aula complexa das redes públicas brasileiras)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa da Usp - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5


Membro de corpo editorial


2006 - 2008
Periódico: Educação e Pesquisa (USP)


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
2011 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio Informática da Comunidade, Informática da Comunidade.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BELINTANE, CLAUDEMIR2017BELINTANE, CLAUDEMIR. Quando o Mundo Some: reflexões sobre o futuro da(s) leitura(s). EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 1, p. 1-11, 2017.

2.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2016BELINTANE, C.. O DESAFIO DE ENSINAR A LEITURA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 2446-8606, 2016.

3.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2014BELINTANE, C.; GIORGION, M. C. P. . A ESCUTA ANALÍTICA DA CRIANÇA E DA FAMILIA COMO SUPORTE À ALFABETIZAÇÃO. REVISTA MOINHOS, v. IV, p. 1-20, 2014.

4.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2012BELINTANE, C.; Ferreira-LIma, M. N. ; FAIRCHILD, T. M. . Desafios para o ensino de leitura e escrita no Brasil: heterogeneidade e contato linguístico. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 173-193, 2012.

5.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2010 BELINTANE, C.. Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 36, p. 685-703, 2010.

6.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2008BELINTANE, C.. Vozes da Escrita: em tempos de crianças e menestréis. Estilos da Clínica (USP), v. 02, p. 36-51, 2008.

7.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2006 BELINTANE, C.. Leitura e Alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 32, p. 261-277, 2006.

8.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2006BELINTANE, C.. O instante complexo da vacilação na sala de aula. Revista MELP, v. 01, p. 09-21, 2006.

9.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2005BELINTANE, C.. Matizes e matrizes do oral no ensino da escrita. Doxa - Revista Paulista de Psicologia e Educação, Araraquara-SP, v. 9, n.1, p. 23-45, 2005.

10.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2002BELINTANE, C.. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo, v. 1, n.117, p. 177-193, 2002.

11.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2000BELINTANE, C.. Linguagem oral na escola em tempos de redes. Educação e Pesquisa Revista da Faculdade de Educação da Usp, São Paulo - SP, v. 26, n.1, p. 54-65, 2000.

12.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR1998BELINTANE, C.. O poder de fogo da relação educativa na mira de novos e velhos prometeus. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas-SP, v. 1, p. 20-35, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BELINTANE, C.. DA CORPORALIDADE LÚDICA À LEITURA SIGNIFICATIVA: SUBSÍDIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI, 2017. v. 1. 199p .

2.
BELINTANE, C.. ORALIDADE E ALFABETIZAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. 1. ed. SÃO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2013. v. 1. 223p .

Capítulos de livros publicados
1.
BELINTANE, C.. Por um conceito de infância. In: Costa e Silva, C. L.; Del Ré, A. ; Cavalcante, M.. (Org.). A criança na/com a linguagem: saberes em contraponto. 1ed.Porto Alegre-RS: Instituto de Letras-UFRGS, 2017, v. 1, p. 117-128.

2.
BELINTANE, C.. Alienação e a separação na paródia: estratégia para a produção de texto com alunos de nove anos. In: Calil, Eduardo; Boré, Catherine. (Org.). Criação Textual na sala de aula. 1ed.Alagoas: EDUFAL, 2015, v. 01, p. 57-80.

3.
BELINTANE, C.. POR UMA POÉTICA DA ALFABETIZAÇÃO: RELER JAKOBSON. In: Tfouni, Leda Verdiane; Martha, Diana Junkes Bueno. (Org.). O (in)esperado de Jakobson. 1ed.CAMPINAS: MERCADO DE LETRAS, 2014, v. 1, p. 219-238.

4.
BELINTANE, C.; BORE, C. ; OLIVEIRA, E. C. . Alienationet séparation das la parodie: une estratégie destinée à des élèves de 9 ans por la prodution de textes. In: Catherine Borè, Eduardo Calil. (Org.). L' ecole, l' écriture et la creation: études françaisess et bresilennes. 1ed.Louvain-la-Neuve: Editions Academie, 2013, v. 1, p. 82-102.

5.
BELINTANE, C.; Del Ré, A. ; ROMERO, M. . Oralidade e Escrita: Muito a pesquisa e a integrar no campo do ensino. In: Del Ré, A; Romero, M.. (Org.). Na língua do Outro: Estudos Interdisciplinares em Aquisição de Linguagem. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 01, p. 235-256.

6.
BELINTANE, C.; MRECH, L. M. ; PEREIRA, M. R. . Polifonia, alteridade e autoria na produção de textos. In: Leny Magalhães Mrech, Marcelo Ricardo Pereira. (Org.). Psicanálise, transmissão e formação de professores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2011, v. 1, p. 75-90.

7.
BELINTANE, C.. ALUNOS REBELDES. In: Costa Pinto, C.. (Org.). Mente Cérebro: Hiperatividade e Epilesia. 1ed.São Paulo: Duetto Editorial, 2010, v. 3, p. 54-61.

8.
BELINTANE, C.. Vozes da Escrita: em tempos de crianças e menestréis. In: Antonio Paulino de Sousa; Valdir Heitor Barzotto; Maria Lúcia Sampaio. (Org.). Formação de Professor de Língua Portuguesa: quando a linguagem e o ensino se encontram. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2010, v. 1, p. 73-89.

9.
Costa Pinto, G. ; BELINTANE, C. . Mundos virtuais. In: Graziela Costa Pinto. (Org.). O olhar adolescente. 1ed.São Paulo: Duetto, 2008, v. 3, p. 62-71.

10.
BELINTANE, C.; Costa Pinto, G. . Muito além da cegonha: questões sobre sexualidade e ensino. In: Graziela Costa Pinto. (Org.). Sexos: a trama da vida. 1ed.São Paulo: Duetto, 2008, v. 1, p. 50-55.

11.
BELINTANE, C.. Psicanálise e Alfabetização. In: Costa, Luiz. (Org.). Psicanálise e Linguagem. 1ed.São Paulo: Segmento, 2008, v. , p. 54-60.

12.
BELINTANE, C.; LIMA, Sheila . "A Polifonia dos Textos Orais Na Infância e as Matrizes Linguageiras da Leitura". In: Dinnucci, S. e Del Re, A.. (Org.). A Linguagem da Criança: Sentido, Corpo de Discurso". 1ed.Araraquara: Cultura Acadêmica, 2008, v. 1, p. 117-134.

13.
BELINTANE, C.. Adivinha: leitura e escritura do desejo. In: Eduardo Cali. (Org.). Trilhas da Escrita: autoria, leitura e ensino. 1ed.São Paulo-SP: Cortez Editora, 2007, v. , p. 135-158.

14.
BELINTANE, C.. Adultos do Amanhã. In: Graziela da Costa Pinto. (Org.). O Olhar Adolescente - Os incríveis anos de transição para a idade adulta. 1ed.São Paulo: Duetto Editorial, 2007, v. 4, p. 94-98.

15.
BELINTANE, C.. As novas tecnologias: o cyberaluno. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). "Memórias da Pedagogia: Perspectivas para o novo milênio". 01ed.Rio de Janeiro: Rulume-Dumar : Ediouro; São Paulo: Segmento-Dueto, 2006, v. 06, p. 85-97.

16.
BELINTANE, C.. Subjetividades renitentes entre o oral e o escrito. In: Rezende, N. L.; Riolfi, C. R., Semeghini-Siqueira, I.. (Org.). Linguagem e Educação: Implicações Técnicas, Éticas e Estéticas. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2006, v. 01, p. 73-105.

17.
BELINTANE, C.. Vamos Todos Cirandar:. In: Graziela Costa Pinto. (Org.). Aquisição da linguagem, raciocínio e conhecimento. 1ed.São Paulo: Duetto-Editorial, 2006, v. 03, p. 42-51.

18.
BELINTANE, C.. Contação e Leitura, através da vidraça da escola. In: Ilan Brenman. (Org.). Através da Vidraça da Escola: formando novos leitores. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, v. , p. 10-13.

19.
BELINTANE, C.. Vygotsky: um contínuo vai-e-vem. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). Memórias da Pedagogia: Vygotsky. 01ed.Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Duetto, 2005, v. 02, p. 50-57.

20.
BELINTANE, C.. Piaget e a linguagem: limites de uma teoria. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). Memória da Pedagogia: Piaget. 69ed.Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Duetto, 2005, v. 01, p. 68-75.

21.
BELINTANE, C.. A guerra dos métodos. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). Memórias da Pedagogia : Emília Ferreiro. 01ed.Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Duetto, 2005, v. 05, p. 62-67.

22.
BELINTANE, C.. Formação Contínua na Área de Linguagem. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho; Claudemir Belintane; Katia Maria Abud; Livia De Araujo Domingues Rodrigues; Maria do Carmo Santos Domite; Marcos Neira Garcia; Mauro Gomes de Matos; Sílvia L. Frateschi Trivelato; Sonia Maria Vanzela Castelar. (Org.). Formação contínua na área de Linguagem : continuidades e rupturas. São Paulo: Pioneira Thonson Learningu, 2001, v. , p. 17-38.

23.
BELINTANE, C.. Língua-da-mãe versus lingua da mãe: autonomia e autoridades. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Autoridade e Autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo-SP: Summus Editorial Ltda, 1999, v. , p. 215-229.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BELINTANE, C.. Das fontes populares à literatura moderna. CARTA FUNDAMENTAL, Brasil, p. 14 - 17, 02 out. 2009.

2.
BELINTANE, C.; LIMA, S. O. . A polifonia entre gêneros orais infantis é a base da leitura e da escrita. Direcional Educador, São Paulo, p. 10 - 13, 01 set. 2007.

3.
BELINTANE, C.. Cultura oral: as narrativas populares são importantes objetos de estudo das variações lingüísticas e fontes de produções literárias e artísticas. Carta na Escola, São Paulo - SP, p. 47 - 49, 01 jun. 2007.

4.
BELINTANE, C.. Entre Pessoas e máquinas. Mente & Cérebro, São Paulo, p. 98 - 98, 03 out. 2006.

5.
BELINTANE, C.. É preciso um novo método para ensinar a ler. Jornal da USP, São Paulo, , v. 754, p. 13 - 13, 13 mar. 2006.

6.
BELINTANE, C.. É difícil começar um texto?. Revista Veja na Sala de Aula, São Paulo - SP, , v. 16, p. 2 - 3, 17 maio 2000.

7.
BELINTANE, C.. Sensualidade à flor da pele. Revista Veja na Sala de Aula, São Paulo - SP, , v. 1, p. 2 - 3, 02 fev. 2000.

8.
BELINTANE, C.. As idades do prazer. Revista Veja na Sala de Aula, São Paulo - SP, , v. 35, p. 4 - 5, 20 out. 1999.

9.
BELINTANE, C.. transgressão tem limites. Veja na sala de aula, São Paulo, , v. 16, p. 4 - 5, 21 mar. 1999.

10.
BELINTANE, C.; BIOGOTTO, F. C. . A abominável imagem do espelho. Viver Psicologia, São Paulo, , v. 63, p. 30 - 31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BELINTANE, C.. ABORDAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA ESCOLA A PARTIR DA TESSITURA INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICANÁLISE E A LINGÜÍSTICA,. In: Seminários do LEPSI, 2007, São Paulo. Anais do LEPSI / SCIELO, 2007.

2.
BELINTANE, C.. Ambiência e autoria: subjetividades em rede. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro, 2003.

3.
BELINTANE, C.. Formação Contínua em redes eletrônicas. In: V Encontro da Região Sudeste, 2002, Lindóia, 2002.

4.
BELINTANE, C.. Uma ambiência integradora no campo da formação contínua de professores. In: 13o. Congresso de Leitura - COLE, 2001, Campinas - SP. Anais do 13o. Congresso de Leitura do Brasil, 2001.

5.
BELINTANE, C.. A relação pedagógica e seus sujeitos: limites, possibilidades e confrontos. In: Congresso Internacional de Guarulhos, 2000, Guarulhos. Anais do Congresso Internacional de Guarulhos, 2000.

6.
BELINTANE, C.. O negro quadro do livro didático. In: Congresso de Leitura do Brasil, 1999, Campinas. Anais do COLE, 1999.

7.
BELINTANE, C.. Excerto do projeto Iconicidade: cronistas portugueses e o nascimento da imagem do brasileiro. In: Congresso Luso-brasileiro: Memórias e Imaginários, 1999, Lisboa. Actas do Congresso Luso-Brasileiro Memórias e Imaginários. Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação de Portugal, 1999. v. II. p. 508-517.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BELINTANE, C.. Oralidade e desejo. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. Anais I Olhando a qualidade de ensino a partir da sala de aula, 1998. v. 1. p. 582-583.

Apresentações de Trabalho
1.
BELINTANE, C.. O OUTRO EM SUA DISPERSÃO EM DIVERSOS OBJETOS E SUPORTES DURANTE O PROCESSO DE ENTRADA DA CRIANÇA NA LINGUA E NA LINGAUGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BELINTANE, C.. INTERPRETAÇÕES EM CONTRAPONTO SOBRE AS INTERLOCUÇÕES DE GUSTAVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BELINTANE, C.. LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BELINTANE, C.. OUSADIAS POR TRÁS DAS LETRAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BELINTANE, C.. ENSINO DE LEITURA (LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) NA PERSPECTIVA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, E. C. ; BELINTANE, C. . Na busca das escritas em teias. São Paulo/Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
BELINTANE, C.. Resenha do filme de Michel Ocelot, Kiriku e a feiticeira. Salvador: Revista de Educação CEAP - Ano XI, 2003 (resenha).

3.
BELINTANE, C.. Resenha do livro de Marcuschi, L. A. Da fala para a escrita. prelo, 2001 (resenha).

4.
BELINTANE, C.; LIMA, S. O. ; ALMEIDA, N. A. . Ambiência Integradora de Leitura. OSASCO: Fundacao Bradesco, 2001 (Material didático).

5.
BELINTANE, C.. ISTO NÃO É UM CACHIMBO. SÃO PAULO: COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS-CENP, 2001 (Material didático).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BELINTANE, C.; LIMA, Sheila ; ARANTES, Maria Celeste ; ALMEIDA, Neide . Memórias de Professores. 2005.

Processos ou técnicas
1.
BELINTANE, C.; LIMA, S. O. ; ALMEIDA, N. A. . Ambiência e Leitura: curso on line de formação de professores. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BELINTANE, C.. Entrevista Claudemir Belintane. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BELINTANE, C.. Alfabetização para valer. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BELINTANE, C.. Professor da USP propõe metodologias diferentes para trabalhar alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BELINTANE, C.. Metodologias propõem olhares diferentes para alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BELINTANE, C.. Ouvir histórias e lendas é essencial para o processo de alfabetização. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
BELINTANE, C.; Arilla, K. . Divulgação do Projeto 'O Desafio de Ensinar a Leitura'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BELINTANE, C.. Poesia, contos e brincadeiras infantis são ferramentas de aprendizagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BELINTANE, C.. Oralidade que faz escrever. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BELINTANE, C.. ensinando a escrever através da oralidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BELINTANE, C.. Ensinando a Leitura a Partir de Diagnósticos Orais. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
BELINTANE, C.; OLIVEIRA, E. C. . Ensino da Leitura e aquisição de linguagem: duplca implicação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BELINTANE, C.; LIMA, S. O. ; FELIPETO, C. . Linguagem e subjetividade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BELINTANE, C.. Avaliação Institucional. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático em DVD).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BELINTANE, C.. Entrevista sobre leitura e alfabetização. 2009.

2.
BELINTANE, C.. Entrevista sobre alfabetização e leitura. 2009.

3.
BELINTANE, C.. Entrevista sobre alfabetização na escola pública. 2008.

4.
BELINTANE, C.. Alfabetização na periferia. 2008.

5.
BELINTANE, C.. Entrevista sobre aquisição de linguagem. 2006.

6.
BELINTANE, C.. OLHAR DA USP - ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BELINTANE, C.; PEREIRA, A. C.; SOUZA, E. M. F.. Participação em banca de Stela de Jesus. Novas e velhas inclusões: discursos de uma educação inclusiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
BELINTANE, C.; SILVA, E. R.. Participação em banca de EVANDRO RODRIGUES DA SILVA. OUVIDOS ABERTOS: A ORALIDADE, A ESCRITA E A CANÇÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
BELINTANE, C.; FERNANDES, A. C. F.. Participação em banca de ANA CLAUDIA FLORINDO FERNANDES. O RAP E O LETRAMENTO. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
BELINTANE, C.; FAVARETTO, S. A. C.. Participação em banca de SIMONE APARECIDA CONCEIÇÃO FAVARETTO. Um discurso sobre a escolarização da língua materna.... 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
BELINTANE, C.; Arilla, K.. Participação em banca de KATIA ARILHA FIORENTINO NANCI. Narrativas que evocam memórias e subjetividades: o reposicionamento do trabalho com a literatura de origem oral na alfabetização. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
BELINTANE, C.; Otero, L. A. P.. Participação em banca de Louise Arosa Prol Otero. O que (não) está escrito: oralidade, poética e leitura nos processos de alfabetização e letramento. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Gabriela Lara da Cruz Lucas. Oralidade, Psicanálise e Ensino de Língua Materna: experiência com alunos de ambientes desfavorecidos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

8.
BELINTANE, C.; VOLTOLINI, Rinaldo; Souza, Regina Maria de. Participação em banca de Marisa Assunção Cirilo. "Deficiência mental e discurso pedagógico contemporâneo". 2008. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

9.
BELINTANE, C.; Del Ré, A.; Semeghini-Siqueira, I. Participação em banca de Karina Fernandes da Silva. O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

10.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Marcia de Camargo Oliva Gaya Soléra. ´"É possível a inclusão? Um estudo sobre as dificuldades da relação do sujeito com a diferença. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação do IP-USP) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

11.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Claudemir Belintane. Caminhos da educação de adultos no Municipio de São Paulo: o livro didático e a abordagem do texto literário. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

12.
BELINTANE, C.; ANDRADE, M. L. A.. Participação em banca de Claudia Ruiz Dulinkas Simionato. A singularidade do sujeito e da clínica lacaniana. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicaná) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

13.
BELINTANE, C.; Melo, L. E.. Participação em banca de Daniela Viana Pannuti. Aspectos descritivos e Interpretativosda narrativa do sonho da criança. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Lingüística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

14.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Sheila Regina Brisson Ruiz. A palavra criativa: reflexões sobre a linguagem oral na educação infantil à luz de pressupostos psicanalíticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

15.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Karyn Bulbarelli. Letramento e alfabetização de meninos e meninas em uma perspectiva psicanalítica. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

16.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Ercilene de Souza Vita. O sujeito e o outro e suas relações com o texto na revisão escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

17.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Greta Nascimento Marchetti. Leitura e leitor: uma análise de proposta avaliativa. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

18.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Paulo Sérgio de Proença. Entre a cruz e a espada: erotismo, linguagem obscena, literatura e religião. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

19.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Cláudia Leme Lopes da Silva. Diálogos entre crianças na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

20.
BELINTANE, C.; VIEIRA, Alice; COSTA, Maria Luiza Andreozzi da. Participação em banca de Eliane Aparecida de Aguiar. Do sintoma da escrita à escrita como ato de criação: uma reflexão sobre a dificuldade de pós-graduandos no acontecimento de sua escrita. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

21.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Thomas Massao Fairchild. O discurso de escolarização do RPG. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

22.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Celeste Arantes Correa. Preferências de leitura de meninos e meninas na escola implicam o papel da mulher professora. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

23.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Celeste Arantes Correa. Preferências de leituras de meninos e meninas na escola implicam o papel da mulher professora-leitora. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

24.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Fábio Nogueira de Matos Martins. Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

25.
FORTUNATO, M. V.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Márcia Vescovi Fortunato. A autoria na sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

26.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Ilan Brenman. Através da vidraça da escola: uma reflexão sobre a importância da leitura em voz alta de obras literárias na educaçao. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

27.
GRANDE, E. M. T.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Erica Maio Taveiro Grande. O desenvolvimento da Consciência Metalingüística e o processo de aquisição da escrita. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

28.
CAPPI, M. T.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Thereza Cappi. Do simbólico ao real. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

29.
SALGADO, L. S.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Luciana Salazar Salgado. Fruto do Lácio: A literatura na sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
BELINTANE, C.; SAMPAIO, M.L.P.; FAIRCHILD, T. M.; RODRIGUES, L. A. D.; OLIVEIRA, G. R.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA. DA VIVÊNCIA À ELABORAÇÃO: UMA PROPOSTA DE PLANO DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELINTANE, C.; CHIARETTI, P.. Participação em banca de Paula Chiaretti. Subjetividades em discursos de autoajuda. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO.

3.
BELINTANE, C.; BATTAGLIA, L.. Participação em banca de LAURA BATTAGLIA. DAS MEMÓRIAS NARRATIVAS AS REPRESENTAÇÕES MÍTICAS: ARTE E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
BELINTANE, C.; PRIOSTE, C.. Participação em banca de Claudia Dias Prioste. O adolescente e a Internet: laços e embaraços no mundo virtual.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
BELINTANE, C.; VOLTOLINI, Rinaldo. Participação em banca de Ilana Katz Zaguri. Alfabestização: perspectivas da articulaçao sujeito e escrita. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Mayra Pinto. Noel Rosa: O Humor na Canção. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Lucila Maria Pastorelli. Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Saulo Sandro Alves Dias. O processo de escolarização da viola caipira. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Gema Galgani Rodrigues Bezerra. Contingência do trabalho docente em educação: ensinar a ler e a escrever num contexto de mudanças. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

10.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Andressa Cristina Coutinho Barboza. Narrativas Orais Infantis: da tarefa solicitada às saídas criativas. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

11.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Celeste Arantes Correa. A leitura e a escrita no silêncio das mulheres - uma intersecção entre psicanálise e cultura. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

12.
BELINTANE, C.; Pietri, E; Possenti, S.; OLIVEIRA, E. C.; Gregolin, M. R. de F. V.. Participação em banca de Marcia Celestini Vaz. Modos de ler e dizer do sujeito: paráfrase, gestos de interpretação e autoria nas licenciaturas em letras e pedagogia. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

13.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Anna Rita Sartore. Escrita e Angústia: investigação sobre perspectiva psicanalítica do impedimento de escritura como fenômeno da ordem do sujeito. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

14.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Daniela Marini Iwamoto. Os movimentos de sentido nas adivinhas: um estudo enunciativo. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Sheila de Oliveira Lima. Leitura e oralidade: as inscrições do desejo no percurso de formação do leitor. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

16.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Inez Della Vechia Giannelli. Atendimento Pedagógico Domiciliar. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

17.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Christina de Mello Midena. O surdo e a escrita na clínica fonoaudiológica. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Beatriz Maria Eckert-Hoff. O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professor. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
OLIVEIRA, U. F.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Ulisses Ferraz de Oliveira. A peça didática de Bertold Brecht e a construção de textos dissertativos. 2001. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
BELINTANE, C.; PRIOSTE, C.; RODRIGUES, L. A. D.. Participação em banca de KATIA ARILHA FIORENTINO NANCI. O LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: O PAPEL DAS NARRATIVAS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELINTANE, C.; COSTA, M. C.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA. Uma proposta de plano de ensino de lingua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: da vivência à elaboração. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
BELINTANE, C.; BARZOTTO, Valdir Heitor. Participação em banca de Margarete Fátima Pauletto Sales. Mobilização da Escrita e Construção do Sentido para o pesquisador / educador. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Ilana Katz Zaguri Fragelli. Sintomas na escrita. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

5.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Anderson de Carvalho Pereira. Mito e autoria nas práticas letradas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

6.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Lucila Maria Pastorello. Leitura em voz alta, produção da subjetividade e entrada da criança na escrita. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Celeste Arantes Correa. A escrita e o escrito no silêncio das mulheres. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.

8.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Aparecida Lima Dias. A Língua Escrita e Seu Papel Mediador no desenvolvimento do pensamento histórico em adolescentes. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Marcia Celestini Vaz. A contituição da autoria em processos de leitura e escrita no ensino superior. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

10.
LAURITO, A. R. S.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Anna Rita Sartore. Escrita e Angústia: ponderações sobre a inibição para a produção textual, considerada a partir de viés psicanalítico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

11.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Sheila de Oliveira Lima. Linguagem e Inconsciente: da fala à escrita'. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

12.
BELINTANE, C.; BARZOTTO, Valdir Heitor; VOLTOLINI, Rinaldo. Participação em banca de Sheila Oliveira Lima. Linguagem e inconsciente: da fala à escrita. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

13.
MIDENA, M. C. M.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Christina de Mello Midena. Notas sobre a questão da linguagem na educação e na clínica fonoaudiológica. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
OLIVEIRA, U. F.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Ulisses Ferraz de Oliveira. Veredas do Estranhamento. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Isadora Rebello Joaquim. A criança entre o verso e a voz e a letra do sentido: a poesia no processo de alfabetização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Paulo Chagas Dalcheco. Alfabetização e os primeiros traços de autoria. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
BELINTANE, C.; Pereira, A. de C.; SOUZA, E. M. F.. Participação em banca de Stela de Jesus. Novas e Velhas Exclusões: discursos de uma educação inclusiva. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
BELINTANE, C.; MORAES, D. M. A.. Participação em banca de DIONE MÁRCIA ALVES DE MORAES. ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

5.
BELINTANE, C.; BORTOLACI, N.. Participação em banca de NATÁLIA BORTOLACI. A Alfabetização de Crianças de Seis anos no ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
BELINTANE, C.; FERNANDES, A. C. F.. Participação em banca de ANA CLARA FLORINDO FERNANDES. O RAP COMO POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELINTANE, C.; ALMEIDA, R. L.. Participação em banca de Risonete Lima de Almeida. representações simbólicas na educação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

8.
BELINTANE, C.; FAVARETTO, S. A. C.. Participação em banca de SIMONE APARECIDA CONCEIÇAO FAVARETTO. ENSINO DE LÍNGUA E LINGUAGEM COMO ESPAÇO DE DIZER DE SI. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Outros tipos
1.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Karyn Bulbarelli. Letramento e alfabetização de meninos e meninas em uma perspectiva analítica. 2006. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELINTANE, C.. Participação em banca de José Antonio dos Santos. Novas Tecnologias, processos de escolarização e cultura escolar: alterações, reorganizações, desfios. 2006. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Thomaz Massao Farchild. O discurso de escolarização do RPG. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Greta Nascimento Marchetti. Olhares sobre a leitura. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Ercilene Maria de Souza Vita. O sujeito, o outro e suas relações com o texto. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Valéria Julia Castellano Fraga. Ampiando os limites da aula de Inglês/LE: Virtual English Tur. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Paulo Sérgio de Proença. Do erótico ao pedagógico: quando o prazer conduz ao saber. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Cláudia Leme Lopes da Silva. A oralidade na primeira infância. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
AGUIAR, E. A.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Eliane Aparecida de Aguiar. A palavra que escapa nas entrelinhas dos relatos. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

10.
LAURITO, A. R. S.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Anna Rita Sartore Laurito. A imagem do corpo posta em jogo na sociedade e a importância da iconografia corporal: ponderações sob viés psicanalítico. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

11.
GIANNELLI, M. I. D. V.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Maria Inez Della Vechia Giannelli. Classe Domiciliar: uma inclusão para portadores de câncer. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

12.
BRENMAN, I.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Ilan Brenman. Contar, ler e escrever: a formação do leitor através da leitura em voz alta. 2002. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

13.
GÓMEZ, L. V.; BELINTANE, C.. Participação em banca de Ligia Valdez Gómez. O jogo das Identificações do sujeito leitor. 2000. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BELINTANE, C.. Concurso para professor de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELINTANE, C.. Concurso para professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Lingüística. 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
BELINTANE, C.. Processo seletivo para contratação de professor de metodologia de ensino. 2016. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BELINTANE, C.. Processo Seletivo do Doutorado da Feusp. 2005. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
BELINTANE, C.. Banca do processo seletivo para as vagas do mestrado do programa de pós-graduação da feusp, área de linguagem. 2001. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
BELINTANE, C.. Presidência da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para a contração de Professor Doutor. 2001. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
BELINTANE, C.. Banca para seleção de candidados ao mestrado do programa de Pós-graduação da FEUSP, área de linguagem e educação. 2000. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
BELINTANE, C.. Comissão de Seleção de Candidados às vagas do Mestrado. 1999. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
BELINTANE, C.. Avaliação de Livros Didátidos de 1a. a 4a séries. 1998. Ministério da Educação e do Desporto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA. CONFERÊNCIA. 2016. (Congresso).

2.
III ENCONTRO SOBRE A LINGUAGEM DA CRIANÇA.A Criança na linguagem: interpretações em contrapontos.. 2015. (Encontro).

3.
IX SELISIGNO.Ousadias por detrás das letras. 2014. (Seminário).

4.
IX SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: CONTEXTO E PERSECTIVAS.letramento em língua materna. 2014. (Seminário).

5.
XI Semana Acadêmica.Ensino de Leitura: alfabetização e letramento. 2013. (Encontro).

6.
I COLÓQUIO NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO PSICOLOGIA, PROCESSOS CULTURAIS E SUBJETIVAÇÃO.O lugar do estudo dos fenômenos culturais na educação. 2011. (Simpósio).

7.
X SMELP - SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Resultados de Pesquisa: Alfabetização e leitura. 2011. (Seminário).

8.
I ENCONTRO SOBRE A LINGAUGEM DA CRIANÇA: SENTIDO, CORPO E DISCURSO.Oralidade e Escrita no Brasil: Muito a aproveitar, muito a pesquisar. 2010. (Encontro).

9.
ENCONTRO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.Oralidade e Escrita: (im)possíveis conjunções?. 2009. (Encontro).

10.
IX ENCONTRO DO PROLER-MEC.Leitura e Alfabetização: prioridades em novos contextos". 2009. (Encontro).

11.
VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Currículo: oralidade, leitura e escrita na escola pública. 2009. (Outra).

12.
VIII SEMINÁRIO DE METOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Apresentação de Resultados de Pesquisas: alfabetização e leitura a partir das demandas mais concretas da Escola Publica. 2009. (Seminário).

13.
VII Semana da Educação da FEUSP.Perdas de ganhos da Educação a Distância. 2009. (Outra).

14.
16o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Alfabetização. 2008. (Simpósio).

15.
19o.Congresso Anual do SINPEEN. Conceitos relativos à cultura oral e à escrita. 2008. (Congresso).

16.
56. Seminário do Gel..Aquisição da fala, aquisição da escritas: pequenos e grandes outros na produção textual. 2008. (Seminário).

17.
IV SIMPÓSIO DERDIC-ESCRITA.Alfabetização, a criança e a produção textual. 2008. (Simpósio).

18.
IX SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA.Janelas Virtuais das juventudes: da Ilíada à Internet". 2008. (Simpósio).

19.
I X SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA.Janelas virtuais das juventudes: da Iliada à Internet. 2008. (Encontro).

20.
V CICLO DE CONFERÊNCIAS - AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.Enlaçamentos moëbianos entre a fala cotidiana e os textos da tradição oral infantil. 2008. (Outra).

21.
VII SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Aquisição da escrita, ensino e avaliação. 2008. (Seminário).

22.
8o. Inernational Congress Of Isapl. Autoria e Produção de texto na escola. 2007. (Congresso).

23.
VI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.O currículo de Língua Portuguesa entre práticas escolares e orientações oficiais. 2007. (Seminário).

24.
V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA-SELIMEL.Leitura e Alfabetização: prioridades em novos contextos. 2007. (Seminário).

25.
17o. Congresso Anual do SINPEEM. Os desafios da educação atual. 2006. (Congresso).

26.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO."Prática de leitura de formandos em letras: a ilusão do sentido único". 2006. (Simpósio).

27.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA:LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.A oralidade e a escrita: entre a escola e a lan-rouse. 2006. (Simpósio).

28.
Jornadas de Alfabetização e Leitura.Métodos de alfabetização: estado da arte contemporâneo. 2006. (Outra).

29.
Semana de Letras 2006 - A língua e suas diversas manifestações.Leitura e escrita. 2006. (Seminário).

30.
Semana de Lingüistica.Oralidade e poesia, preparando as bases da escrita. 2006. (Outra).

31.
V Encontro de Arte e Cultura, 1o. Encontro de Pólos Paulistas" : Arte na Escola."Espaço e Mediação no Ensino de Arte". 2006. (Encontro).

32.
V Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Bases para um currículo de linguagem para o novo fundamental de nove anos". 2006. (Seminário).

33.
15o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Escritura e Subjetividade. 2005. (Simpósio).

34.
Encontro de Pesquisa.Encontro de Pesquisa: Linguagem e Educação. 2005. (Encontro).

35.
I Jornadas de Estudos - Alfabetização e Leitura..Coordenação da I Jornadas de Estudos - Alfabetização. 2005. (Outra).

36.
IV SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA.Coordenação do IV Seminário de Metodologia de Língua Portuguesa. 2005. (Seminário).

37.
Programa de Pós-Graduação da UFAL - CEDUC.Curso de Pós-graduação: Oralidade que se (ins)escreve. 2005. (Outra).

38.
Programa de Pós-Graduação em Educação.Alfabetização e Ensino de Leitura: Conflitos e demandas contemporâneas. 2005. (Seminário).

39.
Seminário de Aquisição da Linguagem.Os precursores corporais e comportamentais do acesso à linguagem verbal: da voz da mãe como ópera para o bebê, à narratividade. 2005. (Outra).

40.
VIII SEMANA DE LETRAS E EDUCAÇÃO E I SIMPÓSIO DE PESQUISA.Oralidade e Escrita: Confrontos e Reconcialições. 2005. (Simpósio).

41.
FALE - FORUM ACADÊMICO DE LETRAS.Pesquisa sobre ensino de linguagem em redes eletrôncias. 2003. (Oficina).

42.
III Congresso Internacional da ABRALIN. Ambiências de autorias, subjetividades em rede. 2003. (Congresso).

43.
II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Mesa-redonda: O Ensino da Língua Portuguesa: a formação e atuação do profissional. 2003. (Seminário).

44.
II Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2003. (Seminário).

45.
II SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.ORGANIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO DE METOLODOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA FEUSP. 2003. (Seminário).

46.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.LITERATURA POPULAR: CULTURA ORAL E LETRAMENTO. 2003. (Oficina).

47.
V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2003. (Encontro).

48.
Educar na Sociedade da Informação.Formação Contínua, linguagens e redes. 2002. (Simpósio).

49.
Fórum Acadêmico de Letras.Mesa redondoda: formação em letras. 2002. (Outra).

50.
I Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Comissão Organizadora do I Seminário de Medologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).

51.
OT - ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO.Ensino de Leitura e Escrita diante das demandas contemporâneas. 2002. (Oficina).

52.
Teleconferência do PEC - FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA.Teleconferência: Variação Lingüística e Preconceito. 2002. (Outra).

53.
Vídeo Conferência do PEC-FOR PROF.Vídeo Conferência: Concepções de Linguagem: 20 horas. 2002. (Outra).

54.
Cidade do Conhecimento.Linguagem e redes. 2001. (Seminário).

55.
Construção do Projeto Pedagógico da Fundação Bradesco.Curso de Formação Contínua de Supervisores da Rede Escolar da Fundação Bradesco. 2001. (Outra).

56.
III Colóquio do LEPSE.III Colóquio do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre a Infância. 2001. (Seminário).

57.
II Semana da Educação.Recriações da Cultura Popular. 2001. (Oficina).

58.
Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de São Paulo.Curso de Formação Contínua. 2000. (Outra).

59.
12 COLE. 12o. Congresso de Leitura do Brasil. 1999. (Congresso).

60.
Linguagem ou processo de subjetivaçaõ.Desenvolvimento ou processo de subjetivação. 1999. (Seminário).

61.
Palestra na Universidade de Coimbra.O Ensino da Língua e da Literatura Portuguesa no Brasil. 1999. (Outra).

62.
Projeto Escola de Verão/99.Oralidade e Ensino de Linguagem. 1999. (Oficina).

63.
15a. Bienal Internacional do Livro.A progressão semântica na leitura. 1998. (Seminário).

64.
Ciclo de Palestras sobre cidadania e tecnologia.A drogadição no cotidiano escolar. 1998. (Outra).

65.
IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Oralidade e desejo. 1998. (Encontro).

66.
Oficina Pedagógica.Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa e Alfabetização. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELINTANE, C.. X SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Outro).

2.
CORREA, M. C. A. ; LAURITO, A. R. ; LIMA, S. O. ; BELINTANE, C. . Alfabetização e Escrita - Entre a Pesquisa e a Demadna. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
MÁRCIA VANDINEIDE CAVALCANTE. A ORALIDADE COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO TIMOR-LESTE. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Mariana de Campos Pereira Giorgion. A corporalidade e o diagnóstico escolar. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
KATIA ARILLA FIORENTINO NACI. O LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: O PAPEL DAS NARRATIVAS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA E SUA RELAÇÃO COM AS MIDIAS CONTEMPORANEAS. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ISADORA REBELLO JOAQUIM. A CRIANÇA ENTRE O VERSO DA VOZ E A LETRA DO SENTIDO: A POESIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudemir Belintane.

2.
PAULO CHAGAS DALCHECO. AUTORIA ESCOLAR: LEITURA E ESCRITA COMO POSSIBILIDADES DE CONSTITUIÇAO DO SUJEITO NA LINGAUGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudemir Belintane.

3.
Natalia Bortolaci. Alfabetização no ensino fundamental: novas bases curriculares". 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

4.
Evandro Rodrigues da Silva. Ouvidos abertos: a oralidade, a escrita e a canção. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

5.
Simone Favaretto. O discurso sobre a escolarização da língua materna: língua, linguagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

6.
Katia Arilla Fiorentino Nanci. Narrativas que evocam memórias e subjetividades. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudemir Belintane.

7.
NATALIA BORTOLACCI. CURRICULO DE ALFABETIZAÇÃO PARA O FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

8.
Mariana de Campos Pereira Giorgion. contexto do não texto: campos relacionais de pais e escolas. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudemir Belintane.

9.
Gabriela Lara da Cruz Lucas. Oralidade , Psicanálise e Alfabetização: experiência com crianças oriundas de famílias pobres. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

10.
Louise Arosa Prol Otero. Alfabetização e leitura em ambientes economicamente desfavorecidos. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

11.
Karyn Bulbarelli. Escrita e inconsciente: aquisição da escrita na infância. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

12.
Karina Fernandes da Silva. "O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita". 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

13.
Maria Cláudia Lemes Lopes da Silva. Diálogos entre crianças na educação infantil: uma reflexão sobre a gênese do psiquismo. 2005. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

14.
Paulo Sérgio de Proença. Entre a cruz e a espada: erotismo, linguagem obscena, literatura e religião. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

15.
Fábio Nogueira Martins. Teatro-Educação no Brasil: uma constribuição historiográfica. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

16.
Maria Celeste Arantes Correa. Preferências de leitura de meninos e meninas na escola implicam o papel da mulher professora e leitora?. 2004. 2001 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

17.
Anna Rita Sartore Laurito. Escrita no corpo: ponderações por um viés psicanalítico. 2003. 215 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

18.
Márcia Verscovi Fortunato. Autoria sob a materialidade do discurso. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

19.
Ilan Brenman. Através da viddraça da escola. 2003. 165 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

Tese de doutorado
1.
Maria da Conceição Costa. Da vivência à elaboração: uma proposta de plano de ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

2.
Lucila Pastorelli. Relações entre oralidade e escrita. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudemir Belintane.

3.
Maria Celeste Arantes Correa. A leitura e a escrita no silêncio das mulheres: uma intersecção entre psicanálise e cultura. 2009. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

4.
Laura Battaglia Pires Cavalcanti. Das memórais narrativas às representações míticas: arte e desafios na alfabetização. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudemir Belintane.

5.
Sheila de Oliveira Lima. Letramento e oralidade. 2006. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

6.
Anna Rita Sartore. Escrita e Angústia: ponderações por um viés psicanalítico. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.

7.
Márcia Celestini Vaz. Modos de ler e dizer do sujeito: paráfrase, gestos de interpretação e autoria nas licenciaturas em letras e pedagogia. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudemir Belintane.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BELINTANE, C.;BELINTANE, CLAUDEMIR2016BELINTANE, C.. O DESAFIO DE ENSINAR A LEITURA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 2446-8606, 2016.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BELINTANE, C.. Ouvir histórias e lendas é essencial para o processo de alfabetização. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BELINTANE, C.; Arilla, K. . Divulgação do Projeto 'O Desafio de Ensinar a Leitura'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BELINTANE, C.. Entrevista Claudemir Belintane. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BELINTANE, C.. ensinando a escrever através da oralidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BELINTANE, C.. Poesia, contos e brincadeiras infantis são ferramentas de aprendizagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
BELINTANE, C.. Alfabetização para valer. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BELINTANE, C.. Professor da USP propõe metodologias diferentes para trabalhar alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BELINTANE, C.. Metodologias propõem olhares diferentes para alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BELINTANE, C.. Oralidade que faz escrever. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 15:59:17