Soraya Aparecida Alvares Coppola

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  • Última atualização do currículo em 27/02/2018


Conservadora e Restauradora de bens culturais móveis. Doutora e Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1995), graduação em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Decoração de Interiores pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1993). Especialista em conservação e restauração de bens culturais móveis (pintura, escultura, papel, cerâmica, pedra, tecido, tapete e arazzi) pelo CECOR/EBA/UFMG, especialista em Conservação e Restauração de materiais pétreos e cerâmica (histórica/arqueológica) e em Conservação e Restauração de tecido, tapete e arazzi pelo L'Istituto per l'Arte e il Restauro do Palazzo Spinelli/Itália, especialista em Arte/Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Atualmente é professora efetiva da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, alocada no Departamento de Desenho, categoria dedicação exclusiva e professora colaboradora no Departamento de Artes Plásticas/EBA/UFMG atuando como docente no Curso de Conservação e Restauração de bens móveis. Possui experiência em Administração Pública, tendo integrado Comissões, Conselhos e Orgãos Colegiados da Escola de Belas Artes (UFMG). Atua como pesquisadora nas áreas de tecnologia da obra de arte; tecnologia, design e criação têxtil; ornamento; cultura material e iconografia. Integra no CNPq o Grupo de pesquisa ?Arte, Design e Moda", projeto em parceria da UNICAMP com o CIETA/Lyon. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Soraya Aparecida Alvares Coppola
Nome em citações bibliográficas
COPPOLA, S. A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
Av. Antonio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095262
Fax: (31) 34095270
URL da Homepage: http://www.eba.ufmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Nos caminhos do Sagrado: Conhecimento e valorização como conservação dos acervos têxteis arquidiocesanos de Mariana/MG e São Luis do Maranhão, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Luiz Antônio Cruz Souza.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2007 interrompida
Doutorado interrompido em 2010 em Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Os Tecidos no Brasil entre 1750 e 1850: Tipologias, uso, comércio e circulação,
Orientador: Marcos Tognon.
Ano de interrupção: 2010
2002 - 2005
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Costurando a Memória: O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Luiz Antônio Cruz Souza.
2002 - 2003
Especialização em Restauro Tessile.
Istituto per l'Arte e il Restauro Palazzo Spinelli, IPS, Itália.
Título: RestauroTessile.
2000 - 2002
Especialização em Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Nossa Senhora das Dores do Museu Arquidiocesano de Mariana /MG.
Orientador: Luiz Antonio Cruz Souza.
2000 - 2001
Especialização em Arte/Educação.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Arte em educação.
2000 - 2000
Especialização em Restauro de Cerâmica Arqueológica/Histórica e Materiais pétreos.
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA/MG, Brasil.
Título: Restauro de Cerâmica Arqueológica.
1995 - 2001
Graduação em BELAS ARTES.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em DIREITO.
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em DECORAÇÃO DE INTERIORES.
Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, FUMA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Tear Chileno.
Salão do Encontro de Minas Gerais, SEMG, Brasil.
2012 - 2012
Tear Mineiro.
Salão do Encontro de Minas Gerais, SEMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em 13Th Triennial Meetings.
Council of Museums, CM, Estados Unidos.
2001 - 2001
CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS DE DOURAMENTO.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em RESTAURO CERÂMICA ARQUEOLÓGICA/HISTÓRICA PÉTREOS.
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA/MG, Brasil.
2000 - 2000
CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE TECIDO, TAPETE E ARAZZI.
Fondazione Palazzo Spinelli, FPS, Itália.
2000 - 2000
Projeto Voluntário dos alunos do 13º CECR.
Escola de Belas Artes da UFMG, EBA UFMG, Brasil.
1999 - 1999
CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: ATENAS/CRETA.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 1999
IDENTIDADE CULTURAL, AMBIENTE E ARTE/EDUCAÇÃO.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CONSERVAÇÃO.
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA/MG, Brasil.
1996 - 1996
PINTURA NO BRASIL: DISCUSSÃO SOBRE GÊNEROS E TEMAS..
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
1996 - 1996
CENOGRAFIA: Arquitetura da Emoção.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente -Departamento de Desenho, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades docentes no Departamento de Desenho/EBA/UFMG

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade docente no Departamento de Artes Plásticas, no Curso de Graduação em Conservação e Restauração de bens culturais.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Pesquisador Colaborador na Pesquisa: As Imagens de vestir em Minas Gerais: Estudo das esculturas de pequena e médias dimensões, sob coordenação da Profa. Dra. Maria Regina Emery Quites, com financiamento da FAPEMIG.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestranda
Outras informações
Discente do Programa de Pós-graduação em Artes (Escola de Belas Artes/UFMG)

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista Fapemig, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Bolsista em Pesquisa no CECOR/EBA Pesquisa: Tecnologia dos olhos de vidro na escultura em madeira policromada barroca dos século XVIII e XIX em Minas Gerais

Atividades

06/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Sub-Chefia do Departamento de Desenho (Gestão 2017-2019).
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Departamental do Departamento de Desenho.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente de Revalidação de Diploma: Curso Design de Moda.
12/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Representante da Escola de Belas Artes na Assessoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG).
10/2011 - Atual
Direção e administração, CENTRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Diretor do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (CECOR/UFMG).
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Coordenadora do Plano de trabalho do Convênio Internacional UFMG/EBA-Universidade de Bolonha.
09/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design de Moda.
2010 - Atual
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia Têxtil
2010 - Atual
Ensino, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História das fibras e dos tecidos
História e Teoria da Restauração
2009 - Atual
Ensino, Artes Visuais - Desenho e Plástica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Pinturas Antigas
08/2017 - 12/2017
Ensino, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Conservação/Restauração
Trabalho final de graduação
Atividade prática integradora A
Atividade prática integradora B
Atividade prática integradora C
Atividade prática integradora D
08/2017 - 12/2017
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Moda
01/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração de Pareceres dos Relatórios das Atividades Docentes INA 2016.
10/2017 - 10/2017
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD - UFMG), Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD - UFMG).

Atividade realizada
Avaliador dos trabalhos da XXI Semana da Graduação.
07/2017 - 07/2017
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Chefia do Departamento de Desenho.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Conservação/Restauração
02/2017 - 07/2017
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho técnico I
Tecnologia têxtil
Tópicos em moda
11/2010 - 11/2012
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro Titular do Programa de Internacionalização do Curso de Conservação de Restauração de Bens Culturais Móveis.
12/2009 - 12/2011
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis EBA/UFMG.
2009 - 2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro titular em Banca Examinadora de Concurso Público para Prof. Auxiliar - Área: Design de Moda, Modelagem básica feminina e Moulage..
2006 - 2006
Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Serviço realizado
Serviço Técnico Especializado: As Vestes e as imagens de vestir.
2002 - 2002
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Escola de Belas Artes.

Atividade realizada
Integrante do Laboratório de Ciência da Conservação (LACICOR/EBA), sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Antônio Cruz Souza.
1999 - 11/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

05/1999 - 05/1999
Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Identidade Cultural, Ambiente e Arte Educação
1995 - 1995
Estágios , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Estágio realizado
Estágio Voluntário. Tema: Pesquisa sobre Madeira.

Istituto Per L?Arte e Il Restauro Palazzo Spinelli, IPS, Itália.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora assistente e auxiliar
Outras informações
Atuação docente no curso de Restauro de Têxtil, do Istituto Per L?Arte e Il Restauro Palazzo Spinelli Disciplinas ministradas: Laboratório Têxtil; Tintura de fibras e tecidos.


Superintendência de Museus do Estado de Minas Gerais, SUM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária

Atividades

1996 - 1998
Estágios , Museu Mineiro, .

Estágio realizado
Atelier de Restauração de Pintura, Escultura sobre madeira e papel.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - MG, IPHAN MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Realização de inventário de paramentos e alfaias litúrgicas, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradutora
Outras informações
Tradutora do Curso: Restauro legno Intagliato e Dobradura, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e pela Fondazione Palazzo Spinelli.

Atividades

2007 - 2007
Ensino, Conservação e Restauração de Acervos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina de Conservação de Acervos - Natal/RN
5/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Arquidiocese de Mariana, .

Serviço realizado
Atuação como conservadora/restauradora no inventário das alfaias do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana e dos bens móveis da Igreja de Nossa Senhora Pilar de Ouro Preto, realizado pelo IPHAN.

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estágio curricular obrigatório do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da EBA/UFMG. Área do estágio: restauração de cerâmica e materiais lapídeos; restauração de cerâmicas arqueológicas (urnas funerárias pré-históricas) de Governador Valadares; restauração de esculturas em mármore/ conjunto de esculturas do Jardim do Palácio da Liberdade/BH/MG

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços
Outras informações
Participação na montagem de uma veste de noiva do Séc. XVI e da montagem de vitrines e vestes do Museu do Vestuário da Igreja de S.S. Filipo e Giacomo em Pistoia, Toscana, ITALIA


Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora no Curso Técnico em Conservação e Restauração

Atividades

10/2004 - 5/2005
Direção e administração, Fundação de Arte de Ouro Preto, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso Técnico de Conservação e Restauração.
8/2004 - 5/2005
Ensino, Curso Técnico de Conservação e Restauração, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Atelier de Conservação e Restauração de Esculturas
Iconografia Cristã
Imaginária Brasileira

Arquivo Público Mineiro, APM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Realização de pesquisa. Tema:Os tecidos no Brasil nos séculos. XVIII e XIX


Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Atividades docentes no Curso de Tecnólogo em Moda.

Atividades

8/2006 - 12/2008
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais Têxteis I
Materiais Têxteis II

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

8/2005 - 12/2010
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho de Moda I
Desenho de Moda II
Design Têxtil I
Design Têxtil II
História da Arte e do Design de Interiores
História da Arte e do Design Gráfico
Tecnologia Têxtil
2006 - 2008
Direção e administração, Faculdade de Ciências Gerenciais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Moda.
2006 - 2006
Direção e administração, Faculdade de Ciências Gerenciais, .

Cargo ou função
Projeto Piloto de Montagem, Organização e Desenvolvimento do Laboratório Têxtil e da Tecidoteca do Centro Universitário.

UNATEC, UNATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Atividade docente no Curso de Graduação em Design de Interiores Disciplinas ministradas:História da arte e do Design Gráfico; História da arte e do Design de Interiores; Teoria da Cor no Design de Interiores.

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte
03/2008 - 07/2008
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia Textil e Confecções


Linhas de pesquisa


1.
Realização de atividades de pesquisa no projeto "As esculturas policromadas da 1ª metade do Séc. XVIII" , sob coordenação da Profa. Dra. Beatriz Coelho.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
MODA E MEMORIA
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa sobre Moda no Brasil e Itália.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Soraya Aparecida Alvares Coppola - Coordenador.
2010 - Atual
TEXTILTECA
Descrição: Montagem de uma biblioteca de materiais texteis.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Soraya Aparecida Alvares Coppola - Coordenador.Financiador(es): Capes -Reuni -UFMG - Bolsa.
2003 - 2005
COSTURANDO A MEMÓRIA: O ACERVO TÊXTIL DO MUSEU ARQUIDIOCESANO DE MARIANA
Descrição: O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2002
NOSSA SENHORA DAS DORES: ASPECTOS CIENTÍFICOS DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE UMA ARTE TÊXTIL - COMPLEXIDADE DE MATERIAIS E CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO
Descrição: Aspectos científicos do estado de conservação de uma arte têxtil: Complexidade de materiais e critérios de intervenção.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
AS ESCULTURAS POLICROMADAS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVIII
Descrição: Pesquisar in loco as esculturas policromadas em Ouro Preto/MG.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Soraya Aparecida Alvares Coppola - Integrante / Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho - Coordenador.
1998 - 1999
TECNOLOGIA DOS OLHOS DE VIDRO NA ESCULTURA EM MADEIRA POLICROMADA DO SÉCULO XVIII E XIX EM MINAS GERAIS
Descrição: Tecnologia dos olhos de vidro na escultura em madeira policromada barroca do século XVIII E XIX em Minas Gerais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Escultura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Cerâmica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Tecelagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
DISCENTE ELETIVA NA DISCIPLINA HISTÓRIA CULTURAL DA ÁFRICA E DA ESCRAVIDÃO AFRO-AMERCIANA, SÉC XV-XIX, UFMG.
2005
DISCENTE ELETIVA NA DISCIPLINA IMAGINÁRIO DA MUNDIALIZAÇÃO, UFMG.
2005
DISCENTE ELETIVA NA DISCIPLINA ESTUDOS II, UFMG.
1999
TRABALHO SELECIONADO ENTRE OS MELHORESA DA ÁREA DE LETRAS, MÚSICA E ARTES, UFMG - PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COPPOLA, S. A. A.2013COPPOLA, S. A. A.; SOUZA, L. A. C. . A conservação como instrumento de tutela: uma questão de cultura e educação. CADERNOS CAMILLIANI, v. 14, p. 163-176, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
COPPOLA, S. A. A.. O Valor documental dos materiais têxteis. In: Willi de Barros Gonçalves; Alessandra Rosado. (Org.). Ciência do patrimônio: horizontes transdisciplinares. 01ed.Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Arquivo Público Mineiro, 2015, v. 1, p. 233-249.

2.
COPPOLA, S. A. A.. A pintura colonial mineira. In: Franscisco Brant. (Org.). Cidades históricas que mudaram o Brasil. Série Minas do ouro: vilas da estrada real. 1ed.Belo Horizonte: OITI editora e comunicação, 2012, v. 1, p. 163-174.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CONDE, A. F. ; COPPOLA, S. A. A. . O Restauro do Patrimonio Movel em Evora no Contexto de quinhentos : Os panos de Armar de D. Maria Ana de Castro. Parecerista de artigo para Revista da Associação Profissional de Conservadores e Restauradores de Portugal, Universidade de Evora- Portuga, p. 01 - 02, 10 fev. 2009.

2.
COPPOLA, S. A. A.. A Historia e a trama dos Tecidos. Revista Ciência e Cultura, São Paulo.

3.
COPPOLA, S. A. A.. Arte, Moda , Ciência e Tecnologia: Permeabilidade e experimentação. :. Revista Ciência e Cultura.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COPPOLA, S. A. A.; SANTOS, A. F. B. ; SANTOS, I. M. ; BONIEK, D. . Characteristics of metallic threads of textiles in religious collection of Minas Gerais, state Brazil.. In: 5th International Conference Youth in Conservation of Cultural Heritage - YOCOCU 2016, 2016, Madrid. Book of Abstract do YOCOCU 2016, 2016. v. 1. p. 158., 2016, Madrid. Book of Abstract 5th International Conference Youth in Conservation of Cultural Heritage 2016, 2016. v. 1. p. 158.

2.
COPPOLA, S. A. A.; SANTOS, A. F. B. ; SANTOS, I. M. . Identification of spanish silk fabric in religious collections of Minas Gerais, state Brasil. In: 5th International Conference Youth in Conservation of Cultural Heritage - YOCOCU 2016, 2016, Madrid. Book of Abstract 5th International Conference Youth in Conservation of Cultural Heritage - YOCOCU 2016, 2016. v. 1. p. 226.

3.
COPPOLA, S. A. A.. Os tecidos e sua conservação: Interfaces entre a História da Arte e da Cultura, as Teorias de Conservação e Restauro e os Museus.. In: IV Encontrode História da Arte, 2008, Campinas/SP. IV Encontrode História da Arte. Campinas: Unicamp, 2008.

4.
COPPOLA, S. A. A.. Cultura Material Textil: Interfaces entre a História da Arte, o Museu e a Moda.. In: Congresso Internacional de Moda, 2008, Madri. Congresso Internacional de Moda. Madri: CIM, 2008.

5.
COPPOLA, S. A. A.. Cultura Material Têxtil: uma Historia concisa da Arte e da Moda. In: III Coloquio de Moda, 2007, Belo Horizonte. 3o. Coloquio de Moda. Belo Horizonte: Faculdade CIMO, 2007. v. 1. p. 1-6.

6.
COPPOLA, S. A. A.. O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana: Trajetória de valorização de acervo desconhecido. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONSERVAÇÃO TÊXTIL, 2006, SÃO PAULO. ANAIS DO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONSERVAÇÃO TÊXTIL. SÃO PAULO: USP/MUSEU PAULISTA.

7.
COPPOLA, S. A. A.; SOUZA, L. A. C. . Costurando a Memória: O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. In: 1º FORUM BRASILEIRO DO PATRIMÔNIO CULTURAL, 2006, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 1º FORUM BRASILEIRO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. BELO HORIZONTE: CECOR, 2006.

8.
COPPOLA, S. A. A.. Alfaias Sagradas: O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. In: Seminário sobre o processo de inventário oficial dos bens móveis do MAAS, 2005, MARIANA. CATÁLOGO ALFAIAS SAGRADAS. MARIANA: UFMG, 2005.

9.
COPPOLA, S. A. A.. 13 Obras do Patrimônio Cultural Mineiro. In: EXPOSIÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS RESTAURADOS DO CECOR, 2002, BELO HORIZONTE. ANAIS DA EXPOSIÇÃO. BELO HORIZONTE: UFMG, 2002.

10.
COPPOLA, S. A. A.; QUITES, M. R. E. . Tecnologia dos Olhos de Vidro na Escultura em madeira policromada barroca do século XVIII e XIX em Minas Gerais. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM BRASÍLIA, 2000, BRASÍLIA. ANAIS DA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL. BRASÍLIA: -, 2000.

11.
COPPOLA, S. A. A.. Arte como Área do Conhecimento: A Importância do Ensino da Arte para o profissional da educação. In: 1º ENCONTRO DE PESQUISA, 2000, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 1º ENCONTRO DE PESQUISA. BELO HORIOZNTE: UEMG, 2000.

12.
COPPOLA, S. A. A.; QUITES, M. R. E. . Tecnologia dos Olhos de Vidro na Escultura em madeira policromada barroca do século XVIII e XIX em Minas Gerais. In: SEMANA CIENTÍFICA DA UFOP, 1999, OURO PRETO. ANAIS DA SEMANA CIENTÍFICA DA UFOP. OURO PRETO: UFOP, 1999.

13.
COPPOLA, S. A. A.; QUITES, M. R. E. . Tecnologia dos Olhos de Vidro na Escultura em madeira policromada barroca do século XVIII e XIX em Minas Gerais. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, BELO HORIZONTE. ANAIS DO EVENTO. BELO HORIZONTE: UFMG, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COPPOLA, S. A. A.. Técnicas Analíticas Avançadas para o estudo de têxteis. In: II Seminário de Pesquisa em Pós graduação, 2011, Belo Horizonte. Anais - II Seminário de Pesquisa em Pós graduação. Belo Horizonte: PPGARTES, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
COPPOLA, S. A. A.. Aula Aberta: Arte/Design/Moda: A memória do fazer e seus sentidos culturais no mundo moderno e contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COPPOLA, S. A. A.. Arte/Design/Moda: A memória do fazer e seus sentidos culturais no mundo moderno e contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COPPOLA, S. A. A.. Fatto in Italia: os sentidos culturais resgatados através da memória do fazer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COPPOLA, S. A. A.. Fatto in Italia: os sentidos culturais resgatados através da memória do fazer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COPPOLA, S. A. A.. Materiais Têxteis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COPPOLA, S. A. A.. Vulnerabilidade de Materiais Texteis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COPPOLA, S. A. A.. Estudos dos tecidos e da moda na Itália. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COPPOLA, S. A. A.. Higienização de Figurinos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COPPOLA, S. A. A.. Restauração e Conservação de Tecidos e Trajes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COPPOLA, S. A. A.; SOUZA, L. A. C. . Técnicas Analiticas Avançadas para o Estudo de Textéis.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COPPOLA, S. A. A.. BH e sua História: UM Encontro de Cultura e Moda.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COPPOLA, S. A. A.. Moda, Historia e Memoria: BH e sua Historia: Um encontro de cultura e moda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
COPPOLA, S. A. A.. Cultura Material Textil: Interfaces entre a História da Arte: oda e Museu.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
COPPOLA, S. A. A.. Acervo Textil: Resgate de Valor e de Memória.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
COPPOLA, S. A. A.. Texteis : Tecnologia e Biodegradação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
COPPOLA, S. A. A.. Cultura Material Textil: Interfaces entre a História da Arte , Moda e Museu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
COPPOLA, S. A. A.. Os tecidos e sua conservação: Interfaces entre a História da Arte e da Cultura, as Teorias de Conservação e Restauro e os Museus.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COPPOLA, S. A. A.. Projeto de Capacitação de Museus - Conservação de Acervos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
COPPOLA, S. A. A.. As Vestes e as Imagens de Vestir. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
COPPOLA, S. A. A.. Alfaias Sagradas: O acervo têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
COPPOLA, S. A. A.. Apresentação de trabalho de restauro na Giornata Europea della dultura ebraica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
COPPOLA, S. A. A.. A Sociedade e a Tecnologia da obra de arte no Barroco Mineiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
COPPOLA, S. A. A.. La Moda Storia d´Itália - Annali XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
COPPOLA, S. A. A.. Exposição de Obra Restaurada - Treze Obras do Patrimônio Cultural Mineiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
COPPOLA, S. A. A.. Quem você pensa que é? Impressões Exposição de trabalhos produzidos no Curso Cultural Identity, Digital Media and Art.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
RAVA, A. ; COPPOLA, S. A. A. . Palestra de Antonio Rava da Universidade de Turim/Itália, 2011. (Tradução/Outra).

2.
COPPOLA, S. A. A.. Costurando a Memória: o acervo têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. BELO HORIZONTE: UFMG, 2005 (PUBLICAÇÃO DE PESQUISA).

3.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DA OBRA TÊXTIL "NOSSA SENHORA DAS DORES" DO MUSEUARQUIDIOCESANO DE MARIANA/MG. BELO HORIZONTE: UFMG, 2002 (PUBLICAÇÃO DE PESQUISA).

4.
COPPOLA, S. A. A.. TRADUTORA OFICIAL DO CURSO DE RESTAURO LEGNO INTAGLIATO E DORATURA, 2002. (Tradução/Outra).

5.
COPPOLA, S. A. A.. A RESTAURAÇÃO DE CERÂMICAS E MATERIAIS PÉTREOS. ROMA: PATROCINADO PELO GOVERNO ITALIANO, 2001 (PUBLICAÇÃO DE CATÁLOGO NO BRASIL E NA ITÁLIA).

6.
COPPOLA, S. A. A.. ARTE COM ÁREA DO CONHECIMENTO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA ARTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. BELO HORIZONTE: UFMG, 2000 (PUBLICAÇÃO DE PESQUISA).

7.
COPPOLA, S. A. A.. TRADUAÇÃO SIMULTÂNEA DA PALESTRA RESTAURAÇÃO DE TECIDOS E TAPETES. FIRENZE: -, 2000. (Tradução/Outra).

8.
COPPOLA, S. A. A.. CULTURAL IDENTITY, DIGITAL MEDIA AND ART. LONDRES: UFMG, 1999 (EXPOSIÇÃO/PUBLICAÇÃO BRASIL/ITÁLIA OS MELHORES TRABALHOS SELECIONADOS NO CURSO MINISTRADO PELA UFMG).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COPPOLA, S. A. A.. Emissão de parecer para revista científica. 2016.

2.
COPPOLA, S. A. A.. Mobiliário têxtil da Casa Kubitschek. 2012.

3.
COPPOLA, S. A. A.. Conservadora para a Exposição: Mulheres Reais- Modas e Modos no Rio de Dom João VI. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COPPOLA, S. A. A.. Preservação de acervos e paramentos litúrgicos - Seminário Preservação dos Bens Culturais da Igreja do Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COPPOLA, S. A. A.. Higienização de Figurinos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COPPOLA, S. A. A.. CAIXA DE MEMÓRIAS. 2009. (Manutenção de obra artística/Conservação).

3.
PALEI, G. ; COPPOLA, S. A. A. . ESCULTURAS DE VESTIR DO MUSEO TAGLIESCHI-ANGHIARI - PESQUISA E RESTAURO DAS VESTES E CONSERVAÇÃO DOS OBEJTOS A SEREM EXPOSTOS. 2003. (Manutenção de obra artística/Restauração).

4.
ZACCAGNINI, L. ; COPPOLA, S. A. A. . INVENTÁRIO E ANÁLISE DO ESATDO DE CONSERVAÇÃO DO ACERVO TÊXTIL DA IGREJA ISRAELIANA DE FIRENZE E POSTERIOR ACONDICIONAMENTO. 2003. (Manutenção de obra artística/Conservação).

5.
ACIDINI, C. ; COPPOLA, S. A. A. . CONSERVAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DO ACERVO TÊXTIL DO PALAZZO PITTI, FIRENZE. 2003. (Manutenção de obra artística/Conservação).

6.
PALEI, G. ; COPPOLA, S. A. A. . PESQUISA, INVENTÁRIO E ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS TECIDOS DA URNA FUNERÁRIA DO VENERÁVEL PADRE GIOVANNI, IGREJA DE SAN MARTINO DI BATIGNANO/GR. 2003. (Manutenção de obra artística/Conservação).

7.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DA OBRA TÊXTIL "NOSSA SENHORA DAS DORES" DO MUSEU ARQUIDIOCESANO DE MARIANA. 2002. (Manutenção de obra artística/Restauração).

8.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DE DIVERSOS OBJETOS EM TECIDO, TAPETE E ARAZZI, PROVINIENTES DE PROPRIETÁRIOS PARTICULARES E INSTITUIÇÕES CULTURAIS MUNICIPAIS E NACIONAIS. 2002. (Manutenção de obra artística/Restauração).

9.
LAMBERT, D. ; COPPOLA, S. A. A. . RESTAURAÇÃO DA IGREJA DO Ó DE SABARÁ. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

10.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DO FORRINHO DO MUSEU MINEIRO. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

11.
COPPOLA, S. A. A.. ATIVIDADE DE ATELIER PARTICULAR DE ARTES PLÁSTICAS, RESTAURAÇÃO DE CERÂMICAS E PORCELANAS, TAPETES E TECIDOS PROVINIENTES DE CLIENTES PARTICULARES. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

12.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DA TELA "NOSSA SENHORA DAS DORES" DO MUSEU ARQUIDIOCESANO DE MARIANA. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

13.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DA ESCULTURA EM MADEIRA POLICROMADA "SÃO FRANCISCO DE ASSIS" DA IGREJA MATRIZ DE SANTA BÁRBARA. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

14.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DE DIVERSAS PINTURAS SOBRE TELAS - DENTRO DO PROJETO INTERNO NO CENTRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

15.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DE CERÂMICAS ARQUEOLÓGICAS. 2000. (Manutenção de obra artística/Restauração).

16.
COPPOLA, S. A. A.. RESTAURAÇÃO DE ESCULTURAS EM MÁRMORE DO CONJUNTO DE ESCULTURAS DO PALÁCIO DA LIBERDADE. 2000. (Manutenção de obra artística/Restauração).

17.
COPPOLA, S. A. A.. PARTICIPAÇÃO DA MONTAGEM DE UMA VESTE DE NOIVA DO SÉCULO XVI. 2000. (Manutenção de obra artística/Outro).

18.
COPPOLA, S. A. A.. PARTITICPAÇÃO DA MONTAGEM DAS VITRINES E VESTES DO MUSEU DO VESTUÁRIO DA IGREJA DE S.S. FILIPPO E GIACOMO EM PISTOIA. 2000. (Manutenção de obra artística/Outro).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
COPPOLA, S. A. A.. Moda e Conservação Textil'/Momento Itália- Brasil. 2011. Vídeo.

2.
COPPOLA, S. A. A.. Projetos de Pesquisa : Paramentos Sagrados e 2º -Moda História e Memória. 2011. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COPPOLA, S. A. A.. Exposição Mulheres Reais- Modas e Modos no Rio de Dom João VI. 2009 (Conservadora para Exposição).

2.
COPPOLA, S. A. A.. Nossa Senhora das Dores do Museu Arquidiocesano de Mariana /MG. 2002 (Exposição de Obra Restaurada).

3.
COPPOLA, S. A. A.. JK - O Estadista da Modernidade. 2002 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COPPOLA, S. A. A.; SANTOS, A. F. B.; LEAO, T. C. F.. Participação em banca de Tereza Cristina Fernandes Leão. Design de superfície e estamparia têxtil: características, relações e identidade - Reflexão crítica sobre a tecnologia desenvolvida. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos) - Universidade FUMEC.

2.
COPPOLA, S. A. A.; CORREA, M. A.. Participação em banca de Marcelo Albuquerque Corrêa. Laboratório da Cor: Paradigmas do estudo da cor na contemporaneidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Kleumanery de Melo Barboza. Tecnologia Construtiva, estado de conservação e ações para a preservação de um oratório mineiro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COPPOLA, S. A. A.; BOAVENTURA, M. G.; OLIVEIRA, M. F.. Participação em banca de Marcela Flávia de Oliveira.Moda, Gênero e Identidades: Uma Análise Possível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
COPPOLA, S. A. A.; PEREIRA, N. E.; SAYEGH, L.. Participação em banca de Natália Evanine Pereira.Análise do processo criativo no desenvolvimento do produto de moda: Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
COPPOLA, S. A. A.; BOAVENTURA, M. G.. Participação em banca de Palloma Bianca Pinto Zanon.O mundo fantástico de Tim Burton. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
COPPOLA, S. A. A.; BOAVENTURA, M. G.. Participação em banca de Giuliana Braga Mendanha.Desenvolvimento de calçado ergonômico para o publico feminino que prioriza o conforto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
COPPOLA, S. A. A.; BOAVENTURA, M. G.. Participação em banca de Caroline Pereira Sarmento.Era: concepção de marca e coleção de calçados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
COPPOLA, S. A. A.; SANTIAGO, L.. Participação em banca de Thais Silva Souza.Upcycling: uma alternativa para os resíduos descartados pela industria da moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
COPPOLA, S. A. A.; SANTIAGO, L.. Participação em banca de Lidice Calixto Moraes.Experimentação de técnicas e amarrações para criação de estamparia por isolamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
COPPOLA, S. A. A.; POMPERMAYER, M.. Participação em banca de Luisa Lana Viegas.Práticas socioambientais: estudos de casos múltiplos em empresas de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
COPPOLA, S. A. A.; POMPERMAYER, M.. Participação em banca de Caroline dos Reis Rabelo.O Block printing como inspiração para o desenvolvimento de um projeto experimental em estamparia manual utilizando crochê. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
COPPOLA, S. A. A.; BARRETO, E. F.; SANTIAGO, L.. Participação em banca de Eudes Francisco Barreto.A indumentária junina no Arraial de Belô. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

11.
COPPOLA, S. A. A.; SANTOS, A. F. B.. Participação em banca de Daniela Gontijo.Busca da Salvação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

12.
SANTOS, A. F. B.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Daniela Mol.Chinoiserie. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

13.
SANTOS, A. F. B.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Mariana Almeida Couto.Gaia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

14.
SANTOS, A. F. B.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Julia Salomão.Andarilho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

15.
SANTOS, A. F. B.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Julia Zingoni.BARROCO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade FUMEC.

16.
SANTOS, A. F. B.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Brenda Caroline.Irani. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade FUMEC.

17.
SANTOS, A. F. B.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Rayane Freire Pimentel.Gaudí. 2014 - Universidade FUMEC.

18.
COPPOLA, S. A. A.; BARBOSA, J.. Participação em banca de Débora Gonçalves da Silva.Caso do Vestido: Crochê, Artesanias e uma História de Amor.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
BARBOSA, J.; COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Marilia Burza Gomes Dupin.Alfaiataria: Estudo sobre o Método Mundial de Corte Anti-Provas do Professor Annibal Martins.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Marcela Fernandes.Equilibrista Urbano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

21.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Eudes Camponizzi.No Longo Asfalto desta Estrada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

22.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Leticia Gayo.Civilização Paracas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

23.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Marcela Santiago.Apocalipse. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

24.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Laura Alvarenga e Natália Andrade.Côrte José Bonifacio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

25.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Juliana Homem.Serra do Cipo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

26.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Paula Duarte.Blocos Lógicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

27.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Luma Falabella.Arenas Urbanas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

28.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Brisa Drummond.Grafito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Universidade FUMEC.

29.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Fernanda Torquetti.Amelia Earhart. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Centro Universitário UNA.

30.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Luciana Batista.Algodão como Luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Centro Universitário UNA.

31.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Camila Aguiar.O dia dos Mortos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MODA) - Centro Universitário UNA.

32.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Maressa Zema de Melo.Moda em Tempos de Guerra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

33.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Juliana Augusta de Lima Rocha.Flores em Você.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

34.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Fernanda Lacerda Guerra..Antiquários de Azulejos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

35.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Lucas Bernardes Naves.La fun di Vincent. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

36.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de THATYANE CHAVES.Olympia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

37.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de AMANDA MARQUES.Semear. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

38.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Alessandra L. Teixeira.Orquidelando. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

39.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de LETICIA SPIRANDELLI CARVALHO BARTON.O olhar de Hórus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

40.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Camila Marcenes.Vestindo a época. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

41.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Anna Caroline Castro.O diabo na veste minhas listras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

42.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Nayara Brito.Por onde andei.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

43.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Rachel Penna.As garotas que tem Yumpf. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

44.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Fernanda Ferreira.FF Estética Militar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

45.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Rafaela Santos Valadão.Videre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

46.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Monia Izidoro Coutinho.Memorial dos Esquecidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

47.
COPPOLA, S. A. A.; DORNAS, A.. Participação em banca de Graziela de Abreu Pinto.Di Cavalcanti: Boêmia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

48.
COPPOLA, S. A. A.; DORNAS, A.. Participação em banca de HELENA LINO.Carmen Miranda e Tear de Liço: Entrelaçando Exageros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

49.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Denise Laender de Campos.Moda Engajada - Quando Fazer Moda se torna um Compromisso Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

50.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Marcela Viegas.Sinais de Vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

51.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Renata Tanure.Eu Moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

52.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Geraldo Augusto.5504. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

53.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Clarissa Acacio.Flores e Salgueiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

54.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Marilia Terezinha.Universos Inversos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

55.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Danielle Pierantoni Brandão.Dolore Perfetto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.

56.
COPPOLA, S. A. A.. Participação em banca de Sabrina Piancastelli.Investigação Visual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade FUMEC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COPPOLA, S. A. A.. Concurso para técnico administrativo - Cargo:Técnico de laboratório - Área: Vestuário e Figurino. 2017. Escola de Belas Artes da UFMG.

2.
COPPOLA, S. A. A.. Concurso para Professor Auxiliar do Departamento de Desenho - Área do conhecimento: Modelagem e costura (EDITAL Nº 132, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2012). 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
COPPOLA, S. A. A.. Concurso para Professor Auxiliar do Departamento de Desenho Área do conhecimento: Desenho e Design Têxtil (EDITAL Nº 134, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2012). 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
COPPOLA, S. A. A.. Concurso para Professor Auxiliar do Departamento de Desenho - Área do Conhecimento: Design de Moda; Modelagem Básica; Modelagem Feminina e Moulage (EDITAL Nº 144, DE 02 DE março DE 2009). 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
COPPOLA, S. A. A.. Banca de seleção de trabalho para participação no evento Dragão Fashion. 2017. Escola de Belas Artes da UFMG.

2.
COPPOLA, S. A. A.. Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Ouro Preto: Restauração dos Altares de Santa Helena e Nossa Senhora Mãe dos Homens.. 2004. Fundação de Arte de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário APA Carste de Lagoa Santa: Desafios Para a Preservação do Patrimônio Cultural: Arqueologia, Paleontologia. 2017. (Seminário).

2.
V Jornada do Centro de Estudos Africanos - I Seminário Internacional: Patrimônio, História Intelectual e Cultura na África Ocidental. 2017. (Seminário).

3.
Seminário História da Arte. 2015. (Seminário).

4.
Seminário Internacional Design e Semiótica: linguagem, comunicação e cultura. 2014. (Seminário).

5.
1º Seminário de Referencia da Moda de Belo Horizonte.Memoria , Negócios e Criação. 2012. (Seminário).

6.
Ateliê de Memória feita à mão.Vulnerabilidade de Materiais Texteis. 2012. (Outra).

7.
Semana de Comunicação e Artes/UNA- Semana da Moda.Materiais Texteis. 2012. (Outra).

8.
2º Seminário de Pesquisa em Pós-graduação- Ciência e Conservação História da Arte Técnic..Técnicas Analíticas Avançadas para o estudo de Texteis. em 09/01/2011. 2011. (Seminário).

9.
Moda e Memória.Projetos de Pesquisa : Paramentos Sagrados. 2011. (Seminário).

10.
Seminário de Pós graduação.Estudo das Técnicas e da Moda no Brasil em 26/012011. 2011. (Seminário).

11.
Seminário de Pós-graduação.Apresentação da Escola de Belas Artes da UFMG. 2011. (Seminário).

12.
Encontro Mineiro da Moda.Moda , Historia e Memoria- BH e sua Historia Um Encontro de Cultura e Moda.. 2010. (Encontro).

13.
Cultura de Moda - Projeto Museu Capital da Moda.Acervo Textil: Resgate de Valor e de Memória.. 2009. (Seminário).

14.
Cultura Material Têxtil.Cultura Material Têxtil: Interfaces entre a História da Arte , Moda e Museu. 2009. (Encontro).

15.
I Forum Nacional do Patrimônio Cultural - Sistema Nacional do Patrimônio Cultural.Bens Móveis e Integrados. 2009. (Outra).

16.
Seminário Ideias e Ações para a Preservação do Patrimônio Cultural. 2009. (Seminário).

17.
1º Congresso Internacional de Conservação Têxtil.Têxteis : Tecnologia e Biodegradação. 2008. (Outra).

18.
IV Encontro de História da Arte. 2008. (Encontro).

19.
IV Encontro De História da Arte: A Arte e a História da Arte, entre a Produção e a Reflexão..Os tecidos e sua conservação: Interfaces entre a História da Arte e da Cultura, as Teorias de Conservação e Restauro e os Museus.. 2008. (Encontro).

20.
Congresso Internacional de Moda. Consultar SORAYA. 2007. (Congresso).

21.
III Colóquio de Moda.Cultura Material Têxtil: uma História concisa da Arte e da Moda. 2007. (Outra).

22.
Seminário Internacional: A perspectiva e a sua fundamentação teórica e cultural: techné-ars-technica. 2007. (Seminário).

23.
1° Congresso Internacional de Conservação Têxtil. O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana: Trajetória de Valorização de um acervo desconhecido. 2006. (Congresso).

24.
Seminário de Apresentação Final do Processo de Inventário Oficial dos Bens Móveis do MAAS.Alfaias Sagradas: O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. 2005. (Seminário).

25.
Seminário de Educação Patrimonial e Gestão dos Bens Culturais da Igreja: Espaço, Fé e Figuras do Sagrado. 2005. (Seminário).

26.
1° Fórum Brasileiro do Patrimônio Cultural.Costurando a Memória: O Acervo Têxtil do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. 2004. (Outra).

27.
?Fiera Ferrara?, Congresso Internacional e Feira de Exposição de Produtos específicos para a Conservação e Restauração e Bens Culturais. 2003. (Congresso).

28.
Congresso Internacional Futuro delle Memorie Digitali e Patrimonio Culturale. 2003. (Congresso).

29.
Giornata Europea della Cultura Ebraica.Apresentação de trabalho de Restauração Realizado. 2003. (Outra).

30.
13 Obras Do Patrimônio Cultural Mineiro.Trabalhos restaurados. 2002. (Outra).

31.
13th Triennial Meeting of the Internacional Council of the Museums Commmittee for Conservation. 2002. (Outra).

32.
Exposição da Obra - Nossa Senhora das Dores.Nossa Senhora das Dores. 2002. (Outra).

33.
Giornata Di Studio: Il Restauro dei Dipinti Mobili... Il Restauro dei Dipinti Mobili.. 2002. (Outra).

34.
II Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2001. (Congresso).

35.
Semana de Estudos sobre a Pintura: Conceitos e Conservação. 2001. (Outra).

36.
1º Encontro de Pesquisa.Arte como área do conhecimento: A importância do ensino da arte para o profissional da educação. 2000. (Encontro).

37.
Semana de Iniciação Científica Nacional.Tecnologia dos olhos de vidro na escultura em madeira policromada barroca do século XVIII E XIX em Minas Gerais. 2000. (Outra).

38.
Seminário Arte e Ciência - Caminhos do conhecimento. 2000. (Seminário).

39.
X Congresso da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores DA. 2000. (Congresso).

40.
I Seminário Arte - Construção do Conhecimento. 1999. (Seminário).

41.
Semana de Estudos: Conservação de Acervos sobre Papel. 1999. (Outra).

42.
Semana de Estudos sobre Madeira. 1999. (Outra).

43.
Semana de Iniciação Científica da UFOP.Tecnologia dos olhos de vidro na escultura em madeira policromada barroca do século XVIII E XIX em Minas Gerais. 1999. (Outra).

44.
Seminário A Grandeza Humana: Cinco séculos - Cinco gigantes da arte. 1999. (Seminário).

45.
Seminário Repensando o Ensino da Arte. 1999. (Seminário).

46.
VIII Congresso Nacional de Professores de Italiano. IL Congresso Internacional de Estudos Italianos. 1999. (Congresso).

47.
Workshop História da Arte para Crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.História da Arte para Crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. 1999. (Outra).

48.
Semana de Iniciação Científica da UFMG.Tecnologia dos olhos de vidro na escultura em madeira policromada barroca do século XVIII E XIX em Minas Gerais. 1998. (Outra).

49.
Seminário Internacional Ciencia y Conservation de Bienes Culturales: Una panorámica de Latinoaméricana. 1998. (Seminário).

50.
Oficina de Cenografia com José Dias Cenografia - Arquitetura da Emoção. 1996. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COPPOLA, S. A. A.; MUZZARELLI, M. G. . Palestra Internacional: ?Il Made in Italy e le sue radici storiche?. Ministrante: Profa. Maria Giuseppina Muzzarelli (Unibo/BO/Itália). 2012. (Outro).

2.
COPPOLA, S. A. A.. Organizing Committee of the Conference Dyes in History and Archeoogy 29. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marina Seif Farah. Jean Baptiste Debret: Cultura e indumentária na transição do Brasil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karin de Mello Lasmar. Onde escondi meu universo lúdico?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Anna Catarina Goulart Silva Costa. Quase esculturas ou quase roupas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Nivia Lohrane Gomes. Década de 1950 em Belo Horizonte: uma releitura da moda feminina. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Monik Regina Rodrigues da Cunha. Tatuagem: ornamentação como forma. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Daniela Pedrosa Gomes. ?Tecer-me Eu: a arte de Matisse traduzida na linguagem de tecelagem?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Melissa Gloria Martins de Souza. LINDA-MARIA-CLARA. A história contada pela experimentação do Crochet de Lunéville. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

7.
Yasmim Braga Ouverney. Des-importâncias. A infância sob o olhar de Manoel de Barros. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

8.
Aline do Carmo Duarte. O encontro com o cordel. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

9.
Hillary Christine Pereira Assumpção. A moda dos séculos XVIII, XIX e XX na atualidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

10.
Rafaella Paula Alves Alcântara. ELOS: entrelaços do macramê e a textura do bioplástico. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

11.
Consuelo Frade Pereira. A importância do trabalho artesanal no Design de Superfície para o vestuário brasileiro. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

12.
Sendy Silveira Santos. Gustav Klimt: A Era dourada. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

13.
Patrícia Nardi. A veste de Juscelino Kubitscheck no Centro de Memória da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Cristina Silva. O resgate da memória da artista como mecanismo de preservação de suas obras: O caso da obra têxtil contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

2.
Thais Santos de Souza. Relações entre moda e museu: Conciliando passado e presente na construção de conhecimento de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

3.
Luiza Ribeiro de Oliveira. Reminiscências e Afeto: Um processo experimental sustentável aplicado ao vestuário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

4.
Aline Izaías Lúcio. Fotografia de Moda: Identidade, publicidade e consumo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

5.
Samuel Paulino Lima. Observações sobre roupas: uma experiência de nós mesmos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

6.
Andrea de Castro Perez. Sapatos: beleza versus conforto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

7.
Thais Zerbinatti Garcia. O Templo e as Tramas: O Templo Malatestiano de Rimini como Tema de Desenvolvimento de uma Coleção de Trajes em Crochê.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

8.
Barbara Silva Syrio. Psicose em estampas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

9.
Zale Amorim Ribeiro Rocha. A Dança dos Guarda-chuvas: Formas Islâmicas do Guarda -Cuvas da Mesquita do Profeta.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

10.
Isabella Pujatti de Freitas. O Couro Estampado: Uma Vertente Interpretativa dos Padrões Geométricos de Nedersa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN DE MODA) - Escola de Belas Artes da UFMG. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

11.
Giogi Philipe Pinto. Entrenós: Um dialogo entre Artesanato, Moda e Desig. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN DE MODA) - Escola de Belas Artes da UFMG. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

12.
Janaína Araujo Silva. Moto Perpetuo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN DE MODA) - Escola de Belas Artes da UFMG. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

13.
Lisia Maria Vargas Soares. Moda e Extravagância. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN DE MODA) - Escola de Belas Artes da UFMG. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

14.
Amanda Cristina Alves Cordeiro.. Conservação Restauração dos complementos em têxteis de uma Imagem do Menino Jesus.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Escola de Belas Artes da UFMG. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

Orientações de outra natureza
1.
Débora de Oliveira dos Anjos. Do concreto ao orgânico: coleção de calçados inspirada nas obras da arquiteta Lina Bo Bardi. 2017. Orientação de outra natureza. (Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

2.
Deborah Lúcia Morais Silva. Tessituras Futuras: O design têxtil como articulador na criação de moda, sob a ótica do Futurismo. 2017. Orientação de outra natureza. (Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

3.
Mariana Seif. Orientação de Estágio Docência de Pós Graduação - Mestrado. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

4.
Marcelo Albuquerque Corrêa. Orientação de Estágio Docência de Pós Graduação - Mestrado. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.

5.
Maria Clara Caldas Soares Araújo e Judenílson S. Araújo. Restauração de dois Códices da Câmara Municipal de Sabará/MG. 2008. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Conservação e Restauração) - Fundação de Arte de Ouro Preto. Orientador: Soraya Aparecida Alvares Coppola.



Outras informações relevantes


Aprovada e classificada nos seguintes concursos públicos para Magistério Superior:
 
1)Edital 547 de 23/10/2008 da Universidade Federal de Minas Gerais.Concurso de Professor Assistente - Área do conhecimento: História das artes visuais; historia do vestuário; cultura e Moda.

2)Edital 018 de 13/01/2009 da Universidade Federal de Minas Gerais.Concurso de Professor Assistente - Área do conhecimento: Teoria Geral da Arte 

3)Edital 018 de 13/01/2009 da Universidade Federal de Minas Gerais.Concurso de Professor Assistente - Área do conhecimento: Conservação ? Restauração de Pintura e Escultura.

4) Edital 038 de 22/02/2010 da Universidade Federal de Minas Gerais.Concurso de Professor Assistente - Área do conhecimento: Design de Moda: Tecido e Moda -Tecnologia Têxtil



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