Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5762305168547922
  • Última atualização do currículo em 21/05/2012


Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984). Pós-Graduada em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício na Reabilitação, pela Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Neurologia e Neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Distúrbios Neuromotores, dentre eles a Paralisia Cerebral, Atrasos do Desenvolvimento Neuromotor, Patologias Sindrômicas e outras; Lesões Encefálicas Adquiridas: Acidente Vascular Encefálico, Traumatismos Cranio-Encefálicos (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti
Nome em citações bibliográficas
ZORATTI, S. R. B. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Setor de Fisioterapia, Campus III.
Av. Alexandre Herculano Nº 1400
Jd Veraneio
79037-280 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 3183000
Ramal: 3061
URL da Homepage: http://www.uniderp.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 1999
Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Motor na Reab. (Carga Horária: 442h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
1981 - 1984
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação de Conceitos Neuro.
1988 - 1988
Curso técnico/profissionalizante.
Associação Brasileira de Divulgação do Método Neuroevolutivo.




Atuação Profissional



Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2011
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Nivel III, Carga horária: 20

Atividades

01/2004 - 12/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prótese e Órtese
01/2003 - 12/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neurologia Clínica
07/2000 - 12/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia Aplicada a Neurologia
02/2001 - 06/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Chegada ao Mundo
02/2003 - 02/2005
Direção e administração, Coordenação do Curso de Fisioterapia, .

Cargo ou função
Assessor de Coordenação.
02/2001 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Fisioterapia, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Estágio Supervisionado.
01/2002 - 07/2002
Estágios , Setor de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio em Fisioterapia Neurológica.
07/2000 - 07/2002
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia Aplicada à Pediatria e Neonatologia
01/2001 - 07/2001
Estágios , Setor de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio em Fisioterapia Neurológica.

Instituto de Reabilitação Integrada.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolve atividades na area de Fisioterapia em Neurologia e Neuropediatria, sendo uma das sócio proprietária.



Projetos de pesquisa


2003 - 2004
OS EFEITOS DA ÓRTESE GENU-PODÁLICA COM BLOQUEIO DE FLEXÃO PLANTAR E LIBERAÇÃO DE FLEXÃO DORSAL ATÉ O MÁXIMO DE 35º EM PACIENTES HEMIPLÉGICOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL QUANTIFICADA PELA FOTOGRAMETRIA COMPUTADORIZADA
Descrição: A integridade do Sistema Nervoso Centra irá proporcionar ao homem a sua perfeita adaptação ao meio, fazendo que este desempenhe suas tarefas e rotinas, nem sempre premeditadas e percebidas de forma voluntária. Quando este sistema é afetado, principalmente por problemas vasculares, seja por diversas causas, ocorrerá o Acidente Vascular Cerebral que poderá ter como seqüela déficits motores, sensitivos, mentais, perceptivos e de linguagem. Dentre os déficits motores, caracterizam-se a paralisia total ou fraqueza muscular, denominadas respectivamente de hemiplegia e hemiparesia. Quando nesta condição o indivíduo adota padrões motores atípicos tanto no membro superior quanto no inferior, resultantes principalmente de um tônus muscular anormal. Diante disto é possível verificar que a presença de quadril estendido com rotação interna e adução, joelho em extensão, tornozelo com flexão plantar e inversão e artelhos com flexão plantar e adução predominam na maioria dos pacientes, resultando em desalinhamento do membro inferior e conseqüente dificuldade na marcha. Uma das alternativas que poderá promover a melhora neste quadro seria a utilização de uma órtese de pé e tornozelo (AFO), que neste trabalho elegemos a cruro podálica com bloqueio de flexão plantar e liberação de flexão dorsal até no máximo 35º por acreditar que esta poderá ser uma alternativa que atenderá as necessidades do quadro desenvolvido por esses pacientes. Desta forma, esperamos contribuir de maneira satisfatória com a comunidade científica, trazendo resultados futuros que possam ajudar na reabilitação dos pacientes vítimas de AVC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti - Coordenador / Suzi Rosa Miziara Barbosa - Integrante / Maria Cristina Pita Sassioto - Integrante.Financiador(es): Fundação Manoel de Barros - Bolsa.
2002 - 2003
A INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE NÃO ALINHAMENTO SÍNDROME DE PUSHER EM PACIENTES PORTADORES DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Descrição: A principal etiologia da Síndrome de Pusher é o AVC, com lesão na maioria das vezes, na região temporo-parietal do hemisfério cerebral direito, acarretando em uma deficiência no hemicorpo esquerdo. Este nome é derivado de um sintoma evidente que é o ato de empurrar , no qual exibe um comportamento peculiar de se empurrar ativamente para longe do lado são, levando à um desequilíbrio postural lateral e à uma tendência a cair em direção ao lado paralisado. A Síndrome de Pusher, na sua forma mais grave, é caracterizada por vários sinais: a lateralização da cabeça para o lado são; reduzida capacidade de identificação de estímulos que chegam do seu lado lesado; carência geral de expressão facial; voz monótona; alongamento de todo o seu lado hemiplégico, podendo partir da cabeça ao pé; adução do membro inferior plégico, demonstrando um cruzamento da perna plégica pela frente da outra quando o paciente é deslocado anteriormente; dentre outros. Quando muitos destes sinais estão presentes, os pacientes poderão ser interpretados como inelegíveis para a reabilitação, implicando num prognóstico desfavorável. Sendo assim, a detecção precoce dos sintomas permitirá a adequação de uma abordagem terapêutica diferenciada para minimizar as futuras seqüelas. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti - Coordenador / Anselmo Manarelli Neto - Integrante.Financiador(es): Fundação Manoel de Barros - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2001 - 2002
A I NCIDÊNCIA DE ATRASO MOTOR EM CRIANÇAS DE 4 MESES À 1 ANO DE IDADE FREQUENTADORAS DE CRECHES DO DISTRITO NORTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE - MS
Descrição: O desenvolvimento motor da criança é aquele que se processa de forma pregressiva e harmônica, pela proliferação, migração e diferenciação de neurônios, promovendo a maturação do Sistema Nervoso Central. Esta maturação por sua vez, permitirá a aquisição de atos motores que garantirão a criança a adaptação gradativa às constantes mudanças e exigências do meio. A variabilidade de experiências a que se expõem as crianças, principalmente no primeiro ano de vida, explica o complexo desenvolvimento nessa faixa etária, sendo fundamental para a formação do indivíduo adulto. Atualmente, em função da atuação da mãe no mercado de trabalho, a creche vem sendo um meio alternativo para a permanência e educação dos seus filhos. Estudos relatam que o meio no qual a criança está inserida, seja família, escola ou creche, tem por responsabilidade proporcionar as condições necessárias ao seu desenvolvimento e, quando estas são insuficientes, este percurso natural poderá ser prejudicado, caracterizando os "desvios no desenvolvimento". De acordo com essa premissas, demonstra-se a importância da criança experimentar integralmente cada uma das estapas do desenvolvimento motor, capacitando-a para adaptar-se a fatos sociais pela correta aquisição motora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti - Coordenador / Suzi Rosa Miziara Barbosa - Integrante / Maria CéliaEsgaib Kayatt - Integrante.Financiador(es): Fundação Manoel de Barros - Bolsa.
2001 - 2002
ANALISE COMPARATIVA DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS ENTRE CRIANÇAS DE 07 À 15 ANOS DA ZONA RURAL E URBANA
Descrição: A coluna vertebral corresponde a maioria das queixas ortopédicas e álgicas, sendo uma das estruturas mais afetadas pelo sedentarismo e má postura. O crescimento da coluna vertebral acompanha o desenvolvimento da criança e, por ser esta, a fase de amoldamento e posterior calcificação, torna-se imprescindível a detecção de vícios posturais ante a finalização do referido processo. As alterações posturais da criança em idade escolar é um problema discutido por vários autores, devido as consequências maléficas produzidas ao eixo postural do indivíduo adulto, que se traduzem por severas deformidades posturais. O meio no qual a criança está inserida, influencia diretamente na dinâmica do corpo, traduzindo-se no desenvolvimento de características próprias que poderão interferir no perfil físico e psicológico. A criança rural (região do Pantanal), em oposição a urbana, que vive com restrição de espaço em casas ou moradias verticais e pequenas áreas de lazer, tem suas atividades físicas limitadas, podendo desenvolver sedentarismo, que interferirá diretamente na coluna vertebral, causando alterações. A investigação sobre as características ambientais interferindo no processo de desenvolvimento de caracteres específicos dos hábitos posturais, é o alvo do nosso estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti - Integrante / Suzi Rosa Miziara Barbosa - Coordenador / Maria CéliaEsgaib Kayatt - Integrante.Financiador(es): Fundação Manoel de Barros - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Neurológica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZORATTI, S. R. B. R.2003 ZORATTI, S. R. B. R.; MARUYAMA, N. M. . A INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE NÃO ALINHAMENTO - SÍNDROME DE PUSHER - EM PACIENTES PORTADORES DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. Ensaios e Ciência (Campo Grande), III ENPIC, v. v.1, 2003.

2.
ZORATTI, S. R. B. R.2003 ZORATTI, S. R. B. R.; BARBOSA, S. R. M. ; KAYATT, M. C. . ANALISE COMPARATIVA DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES NA FAIXA ETÁRIA DE 08 À 15 ANOS DA REGIÃO DO PANTANAL (MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA) E URBANA (MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE /MS). Ensaios e Ciência (Campo Grande), III ENPIC, v. v.7, p. 183-193, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZORATTI, S. R. B. R.; VIEIRA, R. B. ; CARVALHO, L. A. . Fisioterapia nos Distúrbios Vestibulares Periféricos. In: XIV SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA DA UFSCar V ENCONTRO DE EX-ALUNOS DE FISIOTERAPIA DA UFSCar, 2006, São Carlos. Fisioterapia e Pesquisa. São Carlos: Grafica UNINOVE, 2006. v. 13. p. 63-63.

2.
SANTOS, C. A. ; ZORATTI, S. R. B. R. ; SILVEIRA, P. C. V. . Estudo Comparativo do Desenvolvimento e Nível de Independência nas Atividades de Vida Diária em Crianças Diplégicas e Hemiplégicas por Paralisia Cerebral. In: XIV SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA DA UFSCar V ENCONTRO DE EX-ALUNOS DE FISIOTERAPIA DA UFSCar, 2006, São Carlos. Fisioterapia e Pesquisa. São Carlos: GRÁFICA UNINOVE, 2006. v. 13. p. 64-64.

3.
SILVEIRA, P. C. V. ; ZORATTI, S. R. B. R. ; SANTOS, C. A. . Avaliação do Equilíbrio em Portadores de Síndrome de Down. In: XIV SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA DA UFSCar V ENCONTRO DE EX-ALUNOS DE FISIOTERAPIA DA UFSCar, 2006, São Carlos. Fisioterapia e Pesquisa. São Carlos: GRÁFICA UNINOVE, 2006. v. 13. p. 65-65.

4.
RUBINT, R. S. O. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Síndrome de Down: Avaliação do Esquema Corporal e Lateralidade em Crianças de 2 a 5 Anos. In: XIV SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA DA UFSCar V ENCONTRO DE EX-ALUNOS DE FISIOTERAPIA DA UFSCar, 2006, São Carlos. Fisioterapia e Pesquisa. São Carlos: GRÁFICA UNINOVE, 2006. v. 13. p. 57-57.

5.
ZORATTI, S. R. B. R.; SASSIOTO, M. C. P. ; CARVALHO, P. T. C. ; FIGUEIREDO, I. C. P. S. . Anteversão Femoral em Paralisia Cerebral Diplégica Infantil. In: II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004, Sao Paulo - SP. Anais do II Congresso Internacional de Clínica Médica, 2004.

6.
ZORATTI, S. R. B. R.; BARBOSA, S. R. M. ; SASSIOTO, M. C. P. ; FIGUEIREDO, I. C. P. S. . Os efeitos da Órtese Genu-Podálica com bloqueio de flexão plantar e liberação de flexão dorsal até o máximo de 35 em pacientes hemiplégicos por acidente vascular encefálico quantificada pela fotogrametria computadorizada. In: II Congresso Brasileira de Pesquisas em Fisioterapia e suas Aplicações e 12º Simpósio de Fisioterapia da UFSCAR, 2004, São Carlos - SP. Anais do Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2004.

7.
ZORATTI, S. R. B. R.; EIBEL, P. . Aplicabilidade do Teste de Barthel nos Pacientes com Síndrome de Pusher. In: III ENPIC, 2003, Campo Grande - MS. Anais do III ENPIC, 2003.

8.
ZORATTI, S. R. B. R.; Rubint . Perfil Epidemiológico dos Pacientes Vítimas de Acidente Vascular Encefálico atendidos no Hospital Geral do Exército de Campo Grande - MS. In: XI Simpósio de Fisioterapia da UFScar e II Encontro de Ex-alunos da UFscar, 2002, Sao Carlos - SP. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2002. p. 70-70.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
ZORATTI, S. R. B. R.2003 ZORATTI, S. R. B. R.; BARBOSA, S. R. M. ; BARROS, L. C. O. . INCIDÊNCIA DE ATRASO MOTOR EM CRIANÇAS FILHAS DE MÃES PRIMÍPARAS DE QUATRO A DEZOITO MESES DE IDADE FREQÜENTADORAS DE CRECHES DO DISTRITO NORTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE MS .. Ensaios e ciência, III ENPIC, v. v.1, p. 617-624, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, J. L. ; GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. ; LIMA, F. S. ; BEZERRA, S. C. . Mobiliarios Adaptados em Policloreto de Vinilo - PVC: Relato de Caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ZORATTI, S. R. B. R.; BRAZ, M. A. F. M. ; ORÉFICE, R. S. R. . Impacto do Comprometimento Motor de Crianças com Paralisia Cerebral na Qualidade de Vida de seus Cuidadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ZORATTI, S. R. B. R.; BORGES, L. J. ; VILLARINO, R. E. . Correlação entre Luxação/Subluxação de Quadril em Portadores de PC Tipo Quadriplegia com a Maneira de Carregar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliários Adaptados em PVC (Tubos e Conexões). 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIOS ADAPTADOS EM PVC. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIOS ADAPTADOS EM PVC. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliarios Adaptados para pacientes com Disfunções Neuropsicomotoras Confeccionados em PVC - Tubos e Conexões. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIOS ADAPTADOS EM PVC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIOS ADAPTADOS EM PVC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliarios Adaptados para pacientes com Disfunções Neuropsicomotoras Confeccionados em PVC - Tubos e Conexões. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIOS ADAPTADOS EM PVC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiiários Adaptados em PVC (Tubos e Conexões). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiiários Adaptados em PVC (Tubos e Conexões). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . MOBILIÁRIOS ADAPTADOS EM PVC (TUBOS E CONEXÕES). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . MOBILIÁRIO ADPTADO EM PVC PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . MOBILIÁRIO ADPATADO EM PVC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliário Adaptado em PVC - Tubos e Conexões. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
ZORATTI, S. R. B. R.. Curso de Capacitação para Professores de Educação Especial promovido pela Associação de Educação Especial "Marcelo Takahashi". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiliários Adaptados em PVC (Tubos e Conexões). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
GASPARINI, G. C. ; ZORATTI, S. R. B. R. . Mobiiários Adaptados em PVC (Tubos e Conexões). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
ZORATTI, S. R. B. R.. O Desenvolvimento Neuropsicomotor e Intervenção. 2005. (Palestra).

26.
ZORATTI, S. R. B. R.. Abordagem Interdisciplinar do Portador de Necessidades Profissionais. 2004. (Palestra).

27.
ZORATTI, S. R. B. R.. As Profissões. 2003. (Palestra).

28.
ZORATTI, S. R. B. R.. Elaboração de questões na área de Fisioterapia para provas de Concursos Públicos. 2002. (Elaboração de questões para provas de Concursos Públicos).

29.
ZORATTI, S. R. B. R.. Fisioterapia no TCE e AVC - Método Bobath. 2002. (Palestra).

30.
ZORATTI, S. R. B. R.. Incluir é Preciso. 2002. (Palestra).

31.
ZORATTI, S. R. B. R.. Qualificação para Educadores de Creche, Berçário e Educação Infantil. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
ZORATTI, S. R. B. R.. Fisioterapia em Neurologia. 1999. (Palestra).

33.
ZORATTI, S. R. B. R.. Fisioterapia em Neurologia. 1998. (Palestra).

Demais trabalhos
1.
ZORATTI, S. R. B. R.. O desenvolvimento Neuromotor e Intervenção. 2005 (Conferência) .

2.
ZORATTI, S. R. B. R.. Abordagem Interdisciplinar do Portador de Necessidades Especiais. 2004 (Palestra) .

3.
ZORATTI, S. R. B. R.. As Profissões. 2003 (Palestra) .

4.
ZORATTI, S. R. B. R.. Fisioterapia no TCE e AVC - Conceito Bobath. 2002 (Palestra) .

5.
ZORATTI, S. R. B. R.. Paralisia Cerebrall e a Inclusão. 2002 (Palestra) .

6.
ZORATTI, S. R. B. R.. Paralisia Cerebral. 2000 (Palestra) .

7.
ZORATTI, S. R. B. R.. Desenvolvimento Motor de 0 à 6 anos. 2000 (Mini Curso) .

8.
ZORATTI, S. R. B. R.. Fisioterapia em Neurologia. 1999 (Palestra) .

9.
ZORATTI, S. R. B. R.. Fisioterapia em Neurologia. 1998 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Arakaki, J.C.; ZORATTI, S. R. B. R.; PEREIRA, D.M.; SILVA, M. C. F.. Participação em banca de Michelle Christine Ferreira da Silva.Análise Comparativa da Amplitude de Movimento em tornozelo e quadril de bailarinas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

2.
ALBUQUERQUE, C. L. L.; RESENDE, M. M.; ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Eveline Jacobina Morceli.Descrição Fisioterapêutica das Alterações Posturais em Crianças e Adolescentes Portadores de Deficiência Visual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

3.
ALBUQUERQUE, C. L. L.; RESENDE, M. M.; ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Patrícia Cortada Dupas.Efeito do Aumento do Fluxo Expiratório em Recém-Nascidos Pré-termo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

4.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Cássia Siman Carvalho.O que mães de portadores de paralisia cerebral conhecem sobre esta disfunção?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

5.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Jaqueline Fernandes Lopes.Análise da qualidade de vida em portadores de câncer infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

6.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Joseane Bortolanza de Oliveira.Relação entre achados Radiológicos de tórax e alterações mecânicas respiratórias em portadores de esclerose sistêmica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

7.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Rafaela Mangini Macedo.Estudo Comparativo da qualidade de vida em pacientes com acidente vascular encefálico, praticantes ou não praticantes de terapias complementares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

8.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Mônica Ribeiro Rosalim.Índice de prematuridade em gestantes com DHEG. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

9.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Suélin Dias Valério.Avaliação da qualidade de vida em idosas submetidas a tratamento hidrocinesioterápico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

10.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Ariane Lucila F. Figueiredo e Mayara Fernandes de Oliveira.Possíveis benefícios da fisioterapia na criança com Síndrome de Down. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

11.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Fábio Mansour Echeverria.Incidência das alterações da coluna vertebral em portadores de Paralisia Cerebral do tipo diplégico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

12.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Ana Cláudia Gomes e Michely Isis Miyoshi.Repercussões gasométricas e clínicas do uso de pressão positiva contínua de distensão nas vias aéreas (CPAP nasal) em recém nascidos pré-termo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

13.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Maria Carolina Sigrist.A prevalência de disfunção da articulação temporomandibular em alunos pré-vestibulandos do Colégio Anglo-Mace: estudo epidemiológico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

14.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Camila Dalpasquale e Lorena Cristhina Ocáris de Barros.Incidência de alterações posturais na Síndrome do Respirador Bucal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

15.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Gleice Etelma Oliveira Rezende e Rafaela Potsch Ribeiro.A influência da Equoterapia na capacidade vital, pressão inspiratória máxima, pressão expiratória máxima e expansão torácica do portador de paralisia cerebral. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

16.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Ana Carla da Motta e Renata Bezerra.Incidência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 12 meses à 18 meses pela tabela de Denver em Creches da Região Sul de Campo Grande - MS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

17.
ZORATTI, S. R. B. R.. Participação em banca de Marilete Fernanda da Silva.Perfil do Idoso não Institucionalizado e Fatores Associados a Queda. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ADEQUAÇÃO POSTURAL NA CADEIRA DE RODAS. 2011. (Outra).

2.
PEDIATRIC GAIT AND SPASTICITY MANAGEMENT. 2011. (Outra).

3.
Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) - AACD Ibirapuera. 2010. (Outra).

4.
IV Congresso Cearense de Neurologia e Neurocirurgia / IV Simpósio Cearense de Neuroreabilitação. Mobiliarios Adaptados em Policloreto de Vinilo - PVC: Relato de Caso. 2010. (Congresso).

5.
CURSO DE PARALISIA CEREBRAL - Neurofisiologia Funcional com fundamentos Teóricos-Práticos. 2009. (Outra).

6.
III CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E VII CONGRESSO DE ATIVIDADE FÍSICA E REABILITAÇÃO MOTORA. CURSO CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIOS ADAPTADOS PARA PACIENTES COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA: UMA PROPOSTA EM PVC - TUBOS E CONEXÕES. 2009. (Congresso).

7.
PROCESSO DE ADEQUAÇÃO POSTURAL EM CADEIRA DE RODAS. 2009. (Outra).

8.
VIII JOFIC - Jornada de Fisioterapia do Cesumar.Mini Curso Mobiliário Adaptado em PVC. 2009. (Outra).

9.
Congresso Nacional de Inclusão & Diversidade.Mini Curso Mobiliário Adaptado em PVC. 2008. (Outra).

10.
II FÓRUM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA DEFICIENTE / IV SIMPÓSIO PARAENSE DE PARALISIA CEREBRAL.O USO DOS DISPOSITIVOS DE BAIXO CUSTO COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO SOCIAL. 2008. (Simpósio).

11.
II FÓRUM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA DEFICIENTE E V SIMPÓSIO PARAENSE DE PARALISIA CEREBRAL.MOBILIÁRIO ADAPTADO PARA PACIENTES COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA CONFECCIONADOS EM PVC. 2008. (Simpósio).

12.
Como Entender melhor o Sistema Nervoso Central e a sua Plasticidade Neuronal. 2006. (Outra).

13.
I FORUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA REGIÃO CENTRO-OESTE E I FORUM DE CIRURGIA EXPERIMENTAL DA SOBRADPEC EM MATO GROSSO DO SUL. 2006. (Outra).

14.
II Encontro do Conceito Neuroevolutivo - Bobath. 2006. (Encontro).

15.
II Encontro do Conceito Neuroevolutivo - Bobath.Correlação entre Luxação/Subluxação de Quadril em Portadores de PC Tipo Quadriplegia com a Maneira de Carregar. 2006. (Encontro).

16.
Curso Aspectos Neuro-Sensório-Motores no Tratamento de Pacientes com Disfunções Neurológicas. 2005. (Outra).

17.
Curso de Lesão Medular - II Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIDERP. 2005. (Outra).

18.
II Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIDERP. 2005. (Outra).

19.
II Jornada de Fisioterapia da UNIDERP. 2005. (Outra).

20.
Abordagem Biomecânica e Sensório Motora em Pediatria. 2004. (Outra).

21.
Encontro do Conceito Neuroevolutivo - Bobath. 2004. (Encontro).

22.
III ENPIC.III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIDERP. 2003. (Encontro).

23.
Neurodinâmica - Mobilização do Sistema Nervoso. 2002. (Outra).

24.
Abordagem Fisioterapêutica do paciente com Traumatismo Raqui Medular. 2001. (Outra).

25.
Encontro de Ciências Biológicas e da Saúde. 2000. (Encontro).

26.
Paralisia Cerebral: Uma Introdução do Conceito Bobath. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZORATTI, S. R. B. R.; GASPARINI, G. C. . Mobiliários Adaptados em PVC. 2006. (Outro).

2.
ZORATTI, S. R. B. R.. II Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIDERP. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Lucas Ota. Análise do Equilíbrio em Pacientes com Hemiplegia por Acidente Vascular Encefálico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

2.
Ana Zelinda Giurizzatto da Silva. Correlação da Qualidade de Vida de Crianças Normais e com Diagnóstico de Paralisia Cerebral com a Renda Per Capita Familiar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

3.
Anne Queili Machado de Oliveira. Perfil Patológico em Pacientes com Ataxia Heredodegenerativas do Tipo III (Doença de Machado-Joseph). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

4.
Maria Alice Furrer Matos Braz. IMPACTO DO COMPROMETIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL NA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS CUIDADORES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

5.
Cynthia Contar Fernandes Brandão Reis. Perfil Patológico dos Pacientes com diagnóstico de Paralisia Cerebral atendidos no Centro de Reabilitação UNIDERP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

6.
Ana Paula Ottoni. Avaliação do Grau de Espasticidade em Pacientes Hemiplégicos por Acidente Vascular Encefálico Graduação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

7.
Denize Perez Costa Vieira. Avaliação do Desenvolvimento e Grau de Independência nas Atividades de Vida Diária em Crianças com Síndrome de Down na faixa etária de 4 a 8 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

8.
Christiane Archanjo dos Santos. Estudo Comparativo do Desenvolvimento e Nível de Independência nas Atividades de Vida Diária em Crianças Diplégicas e Hemiplégicas por Paralisia Cerebral. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

9.
Paula Cristina Viana Silveira. Avaliação do Equilíbrio em Portadores da Síndrome de Down. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

10.
Luciene Jordão Borges e Renata Evangelista Villarino. Correlação entre luxação/ subluxação de quadril em pacientes portadores de paralisia cerebral do tipo quadriplegia com a maneira de carregar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

11.
Mirelle Fernandes Torreta e Patrícia Eibel. Análise comparativa entre hemiplégicos clássicos e com a Síndrome de Pusher nas suas atividades funcionais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

12.
Lidiane Amaral de Carvalho e Rachel Bandeira Vieira. Fisioterapia nos distúrbios vestibulares periféricos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

13.
Inara Carolina P. S. de Figueiredo e Jaiane Martins Moreira. Estudo Comparativo da anteversão do colo femoral em crianças de 3 à 9 anos com e sem diagnóstico clínico de alteração neurológica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

14.
Lya Alves Correa dos Reis. Prevalência de Paralisia Cerebral por Prematuridade na Associação de Pais e Amigos dos Excepecionais - APAE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

15.
Maria Carolina Villalba Duarte Caminha. A Prevalência de Subluxação/Luxação de Quadril em Pacientes Portadores de Quadriplegia - Sequela de Paralisia Cerebral. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

16.
Carine Machado Rodrigues e Renata de Oliveira Cacciatori. Análise das Agnosias e Apraxias em Pacientes Portadores de Acidente Vascular Cerebral Direito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

17.
Rosalbina Santiago Rubint. Perfil Epidemiológico dos pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico atendidos no Hospital Geral do Exército de Campo Grande - MS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.

18.
Patrícia Zanetti. Análise Retrospectiva de Pacientes com Acidente Vascular Cerebral associado à Hipertensão Arterial Sistêmico. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti.



Outras informações relevantes


Participação da Equipe de Elaboração de Questões na área de Fisioterapia para Provas de Concursos Públicos, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, à Cultura e ao Ensino de Mato Grosso do Sul para a Prefeitura de Dourados, em maio de 2002.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:28:12