Maria das Mercês Navarro Vasconcellos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4305786897316188
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Graduada em Ciências Biológicas (1990). Servidora Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) no cargo de Tecnologista em Saúde Pública e na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (professor I- Ciências - aposentada). Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes campos: Educação em Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Popularização da Ciência, Colaboração entre educação formal e educação não formal, Educação Popular, Extensão Popular e Saúde. Temas prioritários: metodologias de trabalho colaborativo e de planejamento participativo, participação e poder popular, projeto político pedagógico emancipatório, extensão popular, metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (lefèvre e lefèvre 2000) e jogos cooperativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria das Mercês Navarro Vasconcellos
Nome em citações bibliográficas
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública.
Av. Brasil 4365
Manguinhos
20040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25982121
URL da Homepage: www.fiocruz.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
com período co-tutela em Universidade Federal do RJ (Orientador: Carlos Frederico Bernardo Loureiro).
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLABORAÇÃO ENTRE MUSEUS E ESCOLAS: limites, tensionamentos e possibilidades para a realização de um projeto político pedagógico emancipatório, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Glória Regina Pessoa Campello Queiroz.
Palavras-chave: Colaboração museu-escola; Projeto político pedagógico emancipatório; Educação ambiental crítica; Práxis.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1994
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Educação Ambiental: Ponte entre diferentes áreas do conhecimento,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Hedy Vasconcellos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; cidadania; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
1987 - 1990
Graduação em Ciências Biológicas.
Faculdades Integradas Celso Lisboa, FCL, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE, UFRJ - COPPE, Brasil.


Formação Complementar


2012 - 2012
Curso Teórico Prático de Introdução ao Discurso do Sujeito Coletivo. (Carga horária: 16h).
Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo, IPDSC, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Curso de Educação Ambiental à Distância. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2000 - 2000
Gestão Participativa Para o Desenvolvimento Susten.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SMAC, Brasil.
2000 - 2000
Projeto Tom da Mata.
Fundação Roberto Marinho, FRM, Brasil.
1999 - 1999
Freinet e a Educação do Terceiro Milênio.
Colégio Santa Teresa de Jesus, STJ, Brasil.
1998 - 1998
Quanto Tempo o Tempo Tem.
Secretaria Municipal de Educação, SME*, Brasil.
1997 - 1997
Formação Continuada de Professores e Os Espaços Nã. (Carga horária: 40h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
1997 - 1997
Idéias Básicas de Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Diágnóstico Socioambiental e Agenda 21. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, SME*, Brasil.
1996 - 1996
Concepções Espotâneas e História da Ciência. (Carga horária: 20h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
1996 - 1996
Educar Para a Consciência Planetária. (Carga horária: 52h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Astronomia. (Carga horária: 20h).
Planetário da Gávea, PLANETÁRIO, Brasil.
1980 - 1983
Curso de Física Incompleto.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Um Projeto Brasileiro Para Ensino de Física. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1980 - 1980
Curso Para Formação de Professor Piagetiano. (Carga horária: 33h).
Centro Experimental Jean Piaget, CHAVE*, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidora Pública, Enquadramento Funcional: Tecnologista em Saúde Pública, Carga horária: 40


Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe de serviço em pesquisas educacionais, Carga horária: 40


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2/2002 - 7/2002
Ensino, Educação Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental

Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Dinamizador de cursos de formação continuada, Carga horária: 0

Atividades

2/2001 - 6/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cursos de Formação continuada de professores

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

2/1999 - 12/2000
Ensino, Didática Especial e Prática de Ensino, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial e prática de ensino

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

6/1999 - 12/1999
Ensino, Metodologia das Ciëncias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia das ciências

Colégio Santa Teresa de Jesus, STJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1981 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2/1981 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Didática das Ciências no Curso Normal
Professora e Coordenadora do Curso de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental

Faculdade da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

Atividades

2/1995 - 12/1995
Ensino, Introdução Ao Conceito de Educação Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Conceito de Educação Ambiental

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

Atividades

8/1995 - 2/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de ciências

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação em projetos da SME: *De 1996 à janeiro de 2004 - Professora do Pólo de Ciências e Matemática da Segunda Coordenadoria Regional de Educação. *De 1999 à 2002 - Professora do Centro de Educação Ambiental Municipal do Parque Nacional da Tijuca * Desde fevereiro de 2004 atuando como professora de Ciêcias do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação.

Atividades

11/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
11/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Curso Para Formação de Professor Piagetiano, CHAVE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2/1991 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

8/1980 - 12/1983
Estágios , Faculdade de Física, .

Estágio realizado
Participação no Grupo de Pesqueisa em Ensino de Física.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Proposição de linha de pesquisa e curso de pós-graduação na Fiocruz: Popularização da ciência na implementação de políticas públicas intersetoriais como instrumento de integração e potencialização da inovação no campo da Promoção da Saúde no estado do Rio
Descrição: O problema que orienta a investigação : No atual contexto do SUS: Quais são os limites, tensionamentos e possibilidades da colaboração entre pesquisas, realizadas no âmbito de trabalho da Fiocruz, contribuir para públicas públicas intersetoriais fortalecerem processos de promoção e produção social, cultural e política da saúde? O objetivo geral: Construir conhecimentos que contribuam para aumentar as possibilidades de metodologias de trabalho colaborativo ampliar o impacto positivo de pesquisas científicas no fortalecimento de processos emergentes de promoção e produção social, cultural e política da saúde.O objetivo geral: Construir conhecimentos que contribuam para aumentar as possibilidades de metodologias de trabalho colaborativo ampliar o impacto positivo de pesquisas científicas no fortalecimento de processos de promoção e produção social, cultural e política da saúde. A metodologia utilizada será a de disponibilizar espaços e mecanismos de interação, entre grupos de pesquisa, trabalhadores e usuários do SUS, que seja capaz de provocar e/ou fortalecer uma cooperação que amplie o impacto das pesquisas na produção da saúde coletiva. A análise das interações oferecerão elementos para a discussão do problema da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Tecendo Redes por um Planeta Saudável em Manguinhos
Descrição: O projeto propõe a realização de novas atividades de popularização da ciência realizadas no contexto de um trabalho cooperativo entre o Museu da Vida/ Fiocruz com escolas da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro do seu entorno dentro do projeto Tecendo Redes por um Planeta Saudável. Esta ação se baseia no diálogo entre profissionais e estudantes das instituições de pesquisa e comunidades de escolas públicas, professores, universitários em estágio curricular e outros; localizadas em seu entorno que atendem as comunidades economicamente desfavorecidas. O projeto pretende proporcionar reflexões sobre os determinantes sociais da saúde, contribuir para a promoção da saúde das comunidades envolvidas e do entorno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLABORAÇÃO ENTRE MUSEUS E ESCOLAS: limites, tensionamentos e possibilidades para a realização de um projeto político pedagógico emancipatório
Descrição: Esta tese de doutorado é fruto de uma reflexão sobre uma ação de ?popularização da ciência? que se realizou segundo uma perspectiva da ?educação ambiental crítica?. Fundamentando-se principalmente em Marx, Gramsci e Paulo Freire e seguindo o método dialético num contexto de um trabalho colaborativo entre museus pertencentes a instituições de pesquisa científica e escolas públicas localizadas em regiões vizinhas a eles, o problema investigado foi: que conhecimentos e estratégias podem contribuir para que ações de ?popularização da ciência? se dêem a partir da práxis de um projeto político pedagógico emancipatório? A discussão do problema emana dos seguintes pontos: Que limitações, tensionamentos e possibilidades estiveram presentes nesse trabalho por ele estar inserido em uma estrutura de ?capitalismo mundializado?? De que forma a experiência adquirida a partir da realização desse trabalho pode contribuir para o enfrentamento dos limites que foram identificados na colaboração entre museus e escolas? Que princípios teórico-metodológicos, estratégias educativas e tipos de atividades podem ajudar a promover avanços nessa colaboração entre os museus e as escolas? A tese permitiu problematizar conceitos e estratégias teórico-metodológicas referentes às ações de ?educação ambiental crítica? e de ?popularização da ciência?. Porque o foco do trabalho não foi simplesmente o tema ambiente ou os conhecimentos científicos, e sim os princípios político-pedagógicos e a metodologia de construção de conhecimentos a partir da problematização da realidade de vida de estudantes de escolas públicas de comunidades economicamente desfavorecidas. A investigação permitiu sustentar a tese de que a ?co-laboração? (Freire) entre museus e escolas pode gerar uma ?força coletiva? (Marx) que se constitui em um importante elemento para o envolvimento autônomo e autodeterminado, ou seja, não alienado, dos educadores, em trabalhos orientados por um projeto político emancipatório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1994
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ponte entre diferentes áreas do conhecimento
Descrição: Atualmente a humanidade vive uma das mais graves crises de sua História. Nessa pesquisa defende-se a idéia de que a solução para essa crise passa necessariamente por uma mudança no que se refere às relações que são mantidas dentro da sociedade e dessa com os outros seres da natureza. Predominantemente essas relações têm sido baseadas em desigualdades, caracterizando-se assim como relações verticais. Considera-se aqui que essa verticalidade nas relações é a principal causa da crise socioambiental. A Educação Ambiental (E.A.) tem sido vista por alguns como uma estratégia importante para a mudança dessa dinâmica social. O principal objetivo dessa pesquisa foi o de encontrar pontes entre diferentes áreas do conhecimento e a E.A. Considerou-se que essas pontes são necessárias para que se possa promover uma educação efetivamente capaz de contribuir para o enfrentamento da crise socioambiental. Procurou-se identificar essas pontes a partir da história de vida e da trajetória profissional de cinco educadores que tiveram sua formação básica em diferentes áreas do conhecimento e que, na época em que a pesquisa foi realizada, destacavam-se pelos importantes trabalhos que desenvolviam no campo da E.A. A conclusão dessa pesquisa indica que, apesar de serem de diferentes áreas e divergirem em relação a alguns conceitos, esses cinco educadores convergem no que diz respeito a postura política crítica ao modelo de sociedade que tem gerado a crise socioambiental. Esse ponto de convergência foi que permitiu a construção de pontes entre esses educadores a partir dos seus trabalhos no campo da EA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


1998 - 2001
Projeto Fundão - Setor Biologia
Descrição: Formação continuada de professores no campo da educação em ciências.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2012 - 2016
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2009 - 2014
Periódico: CIÊNCIA EM TELA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Científica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Não Formal.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Ciências/Especialidade: Metodologia do Ensino de Ciências.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Planejamento participativo.


Prêmios e títulos


2016
Moção de Louvor pelos serviços prestados ao Sistema Público Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
2007
Moção de Louvor na comemoração de 30 anos do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), Câmara Municipal do Rio de Janeiro e Assembléia Legislativa do RJ..
1999
ORGULHO CARIOCA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANDÃO, R. E. A.2016BRANDÃO, R. E. A. ; FERREIRA, A. S. ; CAMPOS, F. P. ; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro ; BONATTO, M. P. O. ; DOMINGOS, P. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA EM MANGUINHOS/RJ: UMA ESCOLA CERCADA DE ÁGUA POR TODOS OS LADOS. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. unico, p. on line, 2016.

2.
NASCIMENTO, C. M. P.2015NASCIMENTO, C. M. P. ; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro ; COMPIANI, M. . Discursos Heroicos: representação hegemônica nos audiovisuais socioambientais. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 10, p. 9-31, 2015.

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro2015VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Discursos Heroicos: representação hegemônica nos audiovisuais socioambientais. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 10, p. 9-31, 2015.

4.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro2013VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. EDUCAÇÃO EM MUSEUS: QUAL É A ESPECIFICIDADE DESTE CAMPO? QUAL É A IMPORTÂNCIA DE SE RESPEITAR DE FORMA RIGOROSA SUAS ESPECIFICIDADES?. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 20, p. 29-42, 2013.

5.
QUEIROZ, G.2010QUEIROZ, G. ; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo ; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro . A Educação Ambiental e a Educação em Ciências: Uma Colaboração no Enfrentamento da Crise Socioambiental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-20, 2010.

6.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro2008 VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Uma experiência colaborativa em prol da educação ambiental. Ciência em Tela, v. 1, p. 1, 2008.

7.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro2006 VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; GUIMARÃES, Mauro . ?Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação?. Educar em Revista, Curitiba, v. 27, n.nº 27, p. 147-162, 2006.

8.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro2006VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; GUIMARÃES, Mauro . Educação Ambiental e Educação em Ciências: Um esforço de aproximação em um museu de ciências - MAST. Ambiente & Educação (FURG), Rio Grande do Sul, v. 11, p. 165-174, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Livro-Jogo Unidos para produzir um lugar saudável. Rio de Janeiro: Gráfica, Editora e Comunicação Ltda, 2011. v. 1. 123p .

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Livro-jogo Unidos Para Construir um Mundo Melhor. 2. ed. Rio de Janeiro: , 2004. v. 1. 24p .

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Livro Jogo: Unidos para construir um mundo melhor. 1. ed. Rio de Janeiro: Gaia Comunicação, 2003. v. 1. 24p .

Capítulos de livros publicados
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Trabalho "co-laborativo": o rigor necessário para gerar efeito maior que a soma das partes.. In: Isabela Soares Santos e Roberta Argento Goldstein. (Org.). Rede de pesquisa em Manguinhos : sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2016, v. único, p. 141-159.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. A Colaboração Museu-Escola em Processos Emancipatórios de Educação Ambiental. In: Carlos Frederico B. Loureiro. (Org.). Educação Ambiental, Gestão Pública, Movimentos Sociais e Formação Humana: uma abordagem crítica e emancipatória. São Carlos: Rima, 2009, v. prelo, p. -.

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; CANEN, A. . Noções cienfícas: perspectiva de avaliação diagnóstica. In: MEC. (Org.). Salto para o Futuro Ensino Fundamental. 1ed.Brasília: Ministério de Educação, 1998, v. 1, p. 67-81.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Uma experiência colaborativa em prol da educação ambiental. CIÊNCIA EM TELA - Volume 1 - Número 1. 2008. Rede de Investigação, Divulgação e Educação em Ciência. Universidade Federal do Rio de Janeiro, http://www.cienciaemtela.nutes, p. 1 - 9, 14 ago. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. El capitalismo mundializado y los retos para una educación emancipatoria. In: Pedagogía 2009, 2009, Havana. Pedagogía 2009: Encuentro por la unidad de los educadores. Havana, 2009.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo . Colaboração entre o museu e a escola: uma estratégia metodológica potencializadora de projetos político-pedagógicos emancipatórios. In: ANPED, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Pernambuco: Espaço Livre- Timbaúba, 2009.

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Professores, visitas orientadas e museu de ciência: uma proposta de estudo da colaboração entre museu e escola. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

4.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; QUEIROZ, G. ; CAZELLI, Sibele ; GUIMARÃES, Mauro . A Perspectiva Crítica aproximando os campos da Educação Ambiental e da Educação em Ciência.. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. v. 1.

5.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. A construção do conhecimento e da consciência crítica na educação científica no campo da educação ambiental emancipatória: tecebndo elos entre Paulo Freire e Piaget.. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

6.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; QUEIROZ, G. ; KRAPAS, S. . Saberes da mediação na relação museu-escola: professores mediadores reflexivos em museus de ciências. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2003, São Gonçalo. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2003. v. único. p. 168-171.

7.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Promoção da motivação para o estudo de ciências a partir da relação museu- escola. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2003, São Gonçalo, 2003. p. 166-168.

8.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; QUEIROZ, G. ; KRAPAS, S. . Saberes da mediação na relação museu-escola:professores reflexivos em museus de ciências. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

9.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Desenvolvimento Sustentável- Jogo Unidos para Construir um Mundo Melhor. In: Educação para todos: O desafio do terceiro milênio, 2000, Rio De Janeiro. Educação para todos: O desafio do terceiro milênio, 2000. v. único.

10.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Problemas Socioambientais no Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e Aprender: Sujeitos, Saberes, Espaços e Tempos, 2000. v. Único. p. 429-430.

11.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação Ambiental: ponte entre diferentes áreas do conhecimento. In: VII Encontro, 2000, São Paulo. Anais do VII Encontro, 2000. v. Único.

12.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; PICININI, C. . Analisando as relações entre os parâmetros Curriculares Nacionais e a escola. In: VII Encontro " Perspectivas do Ensino de Biologia, 2000, São Paulo. Anais do VII Encontro " Perspectivas do Ensino de Biologia, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Um jogo cooperativo para produção social da saúde em Manguinhos. In: RED POP Rede de Popularização da Ciência, 2011, Campinas. XII Reunión Bienal de la Red Pop. Campinas: E- Color Editora Gráfica, 2011. v. 1.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Guided school visits to the Astronomy Museum in Brazil: new approaches. In: IAU XXVII General Assembly, 2009, Rio de Janeiro. IAU XXVII General Assembly, 2009.

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Guided school visits to the Astronomy Museum in Brazil: new approaches. In: IAU XXVII General Assembly, 2009, Rio de Janeiro. IAU XXVII General Assembly, 2009.

4.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Unidos para construir um mundo melhor: Jogo cooperativo sobre problemas socioambientais. In: VI Reunião da RED-POP, 1999, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 1999. v. 1. p. 81-81.

Artigos aceitos para publicação
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. O portfólio na formação em saúde: limites e possibilidades em uma experiência de educação à distância. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação emancipatória na produção de saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação emancipatória na produção de saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Relação Museu e Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Oficina sobre planejamento participativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; BONATTO, M. P. O. . Um jogo cooperativo na produção social da saúde em Manguinhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. O trabalho cooperativo no enfrentamento dos limites que o tempo hegemônico impõe à prática de uma educação ambiental emancipatória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Um Jogo Cooperativo para produção social da saúde em Manguinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. O pedagogo e suas perspectivas profissionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Pedagogía 2009: Encuentro por la unidad de los educadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Panorama da Educação Ambiental na Atualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. O Museu da Vida e escolas: uma colaboração por uma ciência cidadã. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Projeto de Pesquisa Níveis e conteúdos de alfabetismo infanto-juvenil. 1997.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Assessoria pedagógica em projetos de educação em ciências e educação ambiental. 1996.

Produtos tecnológicos
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Livro-jogo Unidos para Construir um Mundo Melhor. 2004.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Livro-Jogo Unidos para Construir um mundo Melhor. 2003.

Processos ou técnicas
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Jogo Unidos para construir um mundo melhor. 1998.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. *Participação no Programa Salto para o Futuro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação, Ambiente e Sociedade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. CD-Ron Trilhas Educativas entre o MAST e a escola. 2007. (Material educativo).

4.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação Ambiental em Espaços Formais e Não Formais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Alfabetização Científica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Elaboração de Projetos - - Curso de Capacitação para a Formação de Agentes Ambientais - Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Bahia de Guanabara (PDBG). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Captação de Recursos - Curso de Capacitação para a Formação de Agentes Ambientais - Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Bahia de Guanabara (PDBG). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Jogos Cooperativos - Curso de Capacitação para a Formação de Agentes Ambientais - Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Bahia de Guanabara (PDBG). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação Ambiental: História e Prática. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Metodologia do Ensino de Ciências. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Temas Transversais no Ensino de Ciências. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Apostila do Curso do Centro Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca (CEAMP). 2001. (Apostila).

13.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Apostila do curso de leitura interdisciplinar para professores do terceiro ano. 1997. (Apostila).

14.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Apostila do Mercadinho. 1996. (Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENDES, R. R. L.; SANTOS, M. C. F.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Daniela Almeida de Souza. "Investigando a Educação Ambiental nas escolas municipais de Cabo Frio: uma reflexação sobre práticas pedagógicas". 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM CIENCIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro; STAUFFER, A. B.; PRONKO, M. A.. Participação em banca de Roberto Eduardo Albino Brandão. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO TERRITÓRIO DE MANGUINHOS (RJ): estratégias de privatização na política pública. 2014. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE) - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO.

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Priscila Talita Oliveira Silva. Plano de Mobilização pela Educação: o trabalho voluntário na conquista de corações e mentes. 2014. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE) - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO.

4.
MARTINS., C. M.; PRONKO, M. A.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Jaqueline Marques Tavares de Oliveira. Lendo e escrevendo o amanhã: pesquisa de uma professora motivada por uma experiência de educação não formal em um território socialmente vulnerabilizado. 2012. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE) - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO.

5.
Novicki, Victor; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Myrthes Puga Gomes. Ensino de Ciências e Temática Ambiental no Colégio Pedro II: Olhares e Vozes de Docentes e Gestores.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade Estácio de Sá.

6.
Elliot, Ligia Gomes; Leite, Ligia Silva; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Marcia Chaves Memére. Plano de formação de educadores como possibilidade de potencialização da prática docente: uma avaliação. 2009. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional) - Fundação Cesgranrio.

7.
Elliot, Ligia Gomes; Silva, Angela Carrancho da; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Eliane Domingues da Silva Freitas. Sistema de Ensino Integral: qualidade ou quantidade?. 2009. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional) - Fundação Cesgranrio.

Qualificações de Doutorado
1.
COHEN, S. C.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Andrezza de Souza Piccoli. "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-CONCEITUAIS SOB O OLHAR DA INTERSETORIALIDADE DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-CONCEITUAIS SOB O OLHAR DA INTERSETORIALIDADE". 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Marcele Augusta Padilha Monteiro Rocha. Análise da Mediação em um Museu de Ciências Itinerante. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

2.
Mendes, Regina Rodrigues Lisboa; Alvarenga, Marcia Soares de; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Cristina Silva Marques. Elaboração e implementação de projetos sócio ambientais em´Áreas Urbanas Degradadas: uma experiência na Unidade de Ensino Dr. Alberto Francisco Torres (Niterói, RJ). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educaçao Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MEDEIROS, R.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Andréa B. Silveira, Antonio Carlos T.Barbosa e Keeth Gomes. Propostas de Ações de Educação Ambiental para Ilha Primeira, Barra da Tijuca - RJ. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MEDEIROS, R.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Liliam Coviello Souto e Maria Cristina de Araújo. Projeto Vamos ao Parque: Uma Proposta de Educação Ambiental para o Parque Municipal da Freguesia. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MEDEIROS, R.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Antonio Carlos L. Soares, Marina Bellório e S. Guimarães. Caldas Novas - O Maior Aquífero Termal do Mundo e a Verticalização Acelerada da Cidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MEDEIROS, R.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Graziela Moraes Urban. Proposta de Elaboração do Guia de Ecossistemas do Município do RJ. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MEDEIROS, R.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Carlos L. Castro, Gilmara M. V. Ibroisi e Marcos Túlio. Percepção Ambiental de uma comunidade Localizada na circunvizinhança de àrea Degradada por Voçorocas no Município de Volta Redonda. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SELLES, S. E.; BARZANO, M. A. L.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Rivadávia Pereira dos Santos. O emprego de atividades experimentaispor professores de Biologia no Ensino Médio. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

9.
MEDEIROS, R.; AGAREZ, F.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Andréa de L.S. Campos, Laila Aquila e Michele de C. Miletti. Ordenação do Turismo Ecológico em Vargem Grande e implantação do Centro de Cultura Ecológica como alternativa de desenvolvimento sustentável local. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MEDEIROS, R.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Fabiana Modesto Dacache. Uma experiência de educação ambiental utilizando lixo como tema interdisciplinar. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de João Paulo Sobral Dias Netto.Compreendendo as potencialidades da horta como atividade integradora de conhecimentos sobre meio ambiente nos currículos escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do RJ.

2.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Luyria Santos de Almeida.O projeto "Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável": a metodologia colaborativa entre o Museu da Vida e as escolas públicas vizinhas à Fundação Oswaldo Cruz em prol do direito à cidade.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Eduardo Lenho Coelho.As estações do ano: o fenômeno, o ensinoe uma experiência didática no Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
QUEIROZ, G.; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Eduardo Lenho Coelho.As Estações do Ano: O Fenômeno, o Ensino e Uma Experiência Didática no Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
DOMINGOS, Patricia; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Participação em banca de Carmen Simone Macedo Figueiredo.Diágnóstico Local Participativo:Uma Metodologia Para Educação Ambiental Na Escola de Ensino Fundamental. 2003 - Universidade do Grande Rio.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Projeto Integração Maré- UFRJ. 2016. (Seminário).

2.
XXI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO.orgulho de ser SUS: saude publica de qualidade na cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

3.
O trabalho no mundo contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde. 2013. (Seminário).

4.
RED POP Rede de Popularização da Ciência. Um Jogo Cooperativo para produção social da saúde em Manguinhos. 2011. (Congresso).

5.
XII Reunião da Red POP. 2011. (Congresso).

6.
Sexto Seminário do Projeto Ribeirão das Anhumas na Escola.Tecendo Redes por um Planeta Saudável. 2010. (Seminário).

7.
ANPED. Colaboração entre o museu e a escola: uma estratégia metodológica potencializadora de projetos político-pedagógicos emancipatórios. 2009. (Congresso).

8.
Pedagogía 2009. El capitalismo mundializado y los retos para una educación emancipatoria. 2009. (Congresso).

9.
VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CO-LABORAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA E ESCOLA. 2009. (Outra).

10.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora.Unidos para Construir um Mundo Melhor: Jogo interdisciplinar e cooperativo sobres problemas socioambientais.. 2004. (Encontro).

11.
Educação Ambiental em Espaços Formais e não Formais.Educação Ambiental em Espaços Formais e não Formais. 2003. (Oficina).

12.
II Encontro Regional de Ensino de Biologia.Oficina: Unidos para Construir um Mundo Melhor: Jogo interdisciplinar e cooperativo sobres problemas socioambientais.. 2003. (Encontro).

13.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação.Saberes da medicação. 2003. (Encontro).

14.
VII Encontro de educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.Educação Ambiental em Espaços Museais. 2003. (Encontro).

15.
Encontro Aberto Do Grupo De Ação Coordenada em Ensino de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.Encontro Aberto Do Grupo De Ação Coordenada em Ensino de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro. 2002. (Encontro).

16.
.VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

17.
Curso de capacitação para formação de agentes ambientais.Captação de recursos. 2001. (Oficina).

18.
.Encontros Instigantes. 2000. (Encontro).

19.
.Palestra Pontos e Contrapontos. 2000. (Outra).

20.
.Treinamento para visitação Didática. 2000. (Outra).

21.
I Simpósio Latino- Americano da IOSTE - VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia.I Simpósio Latino- Americano da IOSTE - VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 2000. (Simpósio).

22.
.I Seminário de Ensino de Ciências da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 1999. (Seminário).

23.
.III Seminário Interpólos de Ciências e Matemática da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 1999. (Seminário).

24.
.III Seminário Interpólos de Ciências e Matemática da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 1999. (Seminário).

25.
.Uma Andorinha só não faz verão. 1998. (Seminário).

26.
.A matemática através de jogos. 1998. (Oficina).

27.
.Vendo Com Outros Olhos. 1998. (Oficina).

28.
.Reunião Anual da SBPC. 1998. (Outra).

29.
.Seminário Interpólos de Ciências e Matemática da Rede de Ensino do Rio de Janeiro. 1997. (Seminário).

30.
.Seminário Interpólos de Ciências e Matemática da Rede de Ensino do Rio de Janeiro. 1997. (Seminário).

31.
.Seminário Interpólos de Ciências e Matemática da Rede de Ensino do Rio de Janeiro. 1997. (Seminário).

32.
."Educação: Desafios e Perspectivas Contemporâneas". 1997. (Seminário).

33.
.Seminário Interpólos de Ciências e Matemática da Rede de Ensino do Rio de Janeiro. 1997. (Seminário).

34.
.Primeiro Encontro Aberto do Grupo de Ação Coordenada. 1997. (Encontro).

35.
I Encontro Nacional de Educação Para o Meio Ambiente.I Encontro Nacional de Educação Para o Meio Ambiente. 1988. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Observador Acadêmico do Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
João Paulo Sobral Dias Netto. A relação entre o Museu da Vida/Fiocruz e o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA - Maré): trabalho colaborativo na construção de um processo educacional emancipatório. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE) - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO, . Coorientador: Maria das Mercês Navarro Vasconcellos.

2.
Wiria Christiane L. de Alcantara Cabral. Educação em movimento:possibilidades, limites e tensionamentos para implementação de uma Pedagogia contra-hegemônica. 2011. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE) - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO, . Coorientador: Maria das Mercês Navarro Vasconcellos.

Tese de doutorado
1.
CECÍLIA MARIA PINTO DO NASCIMENTO. ?ESTUDANTES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O LUGAR: A POSSIBILIDADE DE ESPAÇOS DE REPRESENTAÇÃO EMANCIPATÓRIOS?. 2014. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Maria das Mercês Navarro Vasconcellos.

2.
MARIA ANGÉLICA COSTA. O PORTFÓLIO COMO DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM UM CURSO EaD NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2013. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz, . Coorientador: Maria das Mercês Navarro Vasconcellos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andrea Castro dos Reis. "Coerência entre teoria e prática em um curso de ciências construtivista". 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz. Orientador: Maria das Mercês Navarro Vasconcellos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro2013VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. EDUCAÇÃO EM MUSEUS: QUAL É A ESPECIFICIDADE DESTE CAMPO? QUAL É A IMPORTÂNCIA DE SE RESPEITAR DE FORMA RIGOROSA SUAS ESPECIFICIDADES?. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 20, p. 29-42, 2013.

2.
QUEIROZ, G.2010QUEIROZ, G. ; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo ; VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro . A Educação Ambiental e a Educação em Ciências: Uma Colaboração no Enfrentamento da Crise Socioambiental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-20, 2010.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 6:32:05