Magna Natalia Marin Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3345230466557782
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1992), Mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2013). É professora adjunta do depto de Matemática da Universidade Estadual de Londrina desde 1997. Área de Pesquisa: Avaliação e Educação Matemática Realística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magna Natalia Marin Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, M. N. M.;PIRES, MAGNA NATALIA MARIN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.
Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445 - Km 380
Campus Universitário
86051-990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001
Telefone: (43) 33714970
Fax: (43) 33714236


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Oportunidade para aprender: uma Prática da Reinvenção Guiada na Prova em Fases, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Regina Luzia Corio de Buriasco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Formativa; Educação Matemática Realística; Reinvenção Guiada; Prova em Fases.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Relação com o Saber: alunos de um curso de licenciatura em matemática,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Carlos Roberto Vianna.
Palavras-chave: Educação Matemática; Relação com o Saber; Licenciatura.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1996
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Atividades: números, operações, medidas e geometria.
Orientador: Regina Luzia Corio de Buriasco.
1988 - 1992
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1984 - 1986
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Nilo Cairo, CENC, Brasil.
1982 - 1983
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Nilo Cairo, CENC, Brasil.
1980 - 1981
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Maria Augusta Correia, ESMAC, Brasil.
1976 - 1979
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Caetano Miele, EECM*, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1997
Extensão universitária em Curso de Capacitação Pró Ciências Matemática. (Carga horária: 108h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Apucarana, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso e professora, Carga horária: 28


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Assessoria de Planejamento e Controle, Assessoria de Planejamento e Controle.

Atividade realizada
PRODOCÊNCIA - Formação de Professores: consolidação das práticas interdisciplinares nas Licenciaturas (MEC/SESu).
02/2007 - 12/2009
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
6 EST 303 - Prática e Metodologia do Ensino de Matemática I: Estágio Supervisionado
6 MAT020 - Prática e Metodologia do Ensino de Matemática I
10/2006 - 10/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.

Atividade de extensão realizada
Educação Matemática de Professores de Matemática - SETI (Universidade Sem Fronteiras).
08/2003 - 02/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática.
2/1999 - 02/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Matemática como Coordenadora de Estágio.
3/1998 - 2/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio.
5/1997 - 02/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.

Atividade de extensão realizada
Projeto: Pró-Matemática / Uel: na formação do professor.
02/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
6 MAT 016 - Tópicos de Educação Matemática I
2008 - 2008
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Números
Resolução de Problemas e Atividades de Investigações Matemáticas
2006 - 2008
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Números
2007 - 2007
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contagem
02/2005 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
5 MAT 024 - Matemática A
02/2005 - 12/2006
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3 EST 320 - Metodologia e Prática de Ensino de Matemática: Estágio supervisionado
02/2002 - 12/2004
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3 MAT 060 - História da Matemática
2/1997 - 12/2001
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática A - Ciências Contábeis - 1997
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Física - 1997, 1998 e 1999
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Matemática - 1997, 1998 e 1999

Escola Municipal Prefeito Jorge Maia, EMPJM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1994 - 1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Colégio Estadual Padre José de Anchieta, CEPJA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1994 - 1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Centro de Atenção Integral à Criança, CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

3/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Polivalente de Apucarana Premem, PREMEM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1998 - 8/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
8/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Escola Estadual Nilo Cairo, CENC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1996 - 1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
8/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
8/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Estadual Coronel José Luiz dos Santos, CECJLS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

11/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Escola Municipal Plácido de Castro, EMPC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

3/1988 - 2/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A UTILIZAÇÃO DA PROVA EM FASES COMO RECURSO À APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Descrição: NESSA PESQUISA BUSCAR-SE-Á INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA EM FASES COMO RECURSO À APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A PROVA SERÁ REALIZADA COM OS ALUNOS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA (2MAT035) DO 2º. ANO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEL, TURMA DE 2016. PARA TANTO, TERÁ COMO BASE A ABORDAGEM DE ENSINO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA E AUTORES QUE TRATAM DA AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO CONSTITUINTE E PERMANENTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. NO TRABALHO, AS AÇÕES REALIZADAS PELOS ALUNOS SOBRE O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESTÃO ASSOCIADAS A UM PROCESSO DE REGULAÇÃO COM A INTENÇÃO DE FAZÊ-LOS PROGREDIR E/OU REDIRECIONÁ-LOS A PARTIR DAS INTERVENÇÕES ESCRITAS DO PROFESSOR. PRETENDE-SE, POR MEIO DA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA APRESENTADA, POSSIBILITAR A REALIZAÇÃO DE UMA REINVENÇÃO-GUIADA, COM A QUAL O ALUNO POSSA INICIAR UM PROCESSO DE MATEMATIZAÇÃO SEGUINDO SEU PRÓPRIO PERCURSO DE APRENDIZAGEM. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA EM FASES É TOMADA COMO AÇÃO DE INTERVENÇÃO ORGANIZADA (REINVENÇÃO GUIADA) DE MODO QUE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER SUA CAPACIDADE PARA ANALISAR, EXPLICAR SEU RACIOCÍNIO, COMUNICAR SUAS IDEIAS MATEMÁTICAS, ENQUANTO RESOLVEM, INTERPRETAM TAREFAS EM UMA VARIEDADE DE SITUAÇÕES. AS QUESTÕES DA PROVA, ENVOLVENDO O CONTEÚDO DA DISCIPLINA SERÃO O PONTO DE PARTIDA PARA O PROCESSO DE REINVENÇÃO E, NELE, A PESQUISADORA/FORMADORA PARTICIPARÁ COMO GUIA, RECURSO, MEDIANDO O PROCESSO COM PERGUNTAS E CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS PARTICIPANTES. OS DADOS SERÃO GERADOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM TAREFAS DA PROVA EM FASES, POR UM MOVIMENTO CONTÍNUO DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONSIDERADO AQUI COMO AÇÃO DE INTERVENÇÃO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Magna Natalia Marin Pires - Coordenador / Gabriel dos Santos e Silva - Integrante / Regina Luzia Corio de Buriasco - Integrante.
2015 - Atual
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A EXPLORAÇÃO DE CASOS MULTIMÍDIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Descrição: NA LITERATURA, DIFERENTES AÇÕES NO ÂMBITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TÊM SE MOSTRADO POTENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR. O OBJETIVO DO PRESENTE PROJETO É INVESTIGAR QUE ASPECTOS DA EXPLORAÇÃO DE CASOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ARTICULADA ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. ESSA PESQUISA SERÁ DESENVOLVIDA SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO INTERPRETATIVO. OS PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO SERÃO ALUNOS DO TERCEIRO E DO QUARTO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA ? UEL, QUE PARTICIPAM DA DISCIPLINA ?METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II?. A COLETA DAS INFORMAÇÕES SERÁ FEITA POR MEIO DE REGISTRO EM ÁUDIO DE NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS E REFLEXÕES COMPARTILHADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES NO DECORRER DA EXPLORAÇÃO DO MULTIMÍDIA E DAS AÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, SEUS REGISTROS ESCRITOS, E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. AS INFORMAÇÕES QUE NÃO PUDEREM SER CAPTADAS PELAS GRAVAÇÕES SERÃO REGISTRADAS NO DIÁRIO DE BORDO DOS INVESTIGADORES. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ PREDOMINANTEMENTE DESCRITIVA. APÓS AS TRANSCRIÇÕES, OS DADOS SERÃO CODIFICADOS EM EPISÓDIOS QUE PERMITAM IDENTIFICAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS FUTUROS PROFESSORES E ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. EM SEGUIDA, FAREMOS UMA SÍNTESE DESTAS CODIFICAÇÕES NA BUSCA DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS TEMAS QUE EMERGIRAM, E ESTABELECER AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA TEMA, A PARTIR DOS EPISÓDIOS QUE FORAM MAIS REPRESENTATIVOS DE CADA CARACTERIZAÇÃO. ESPERAMOS QUE OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DESSA INVESTIGAÇÃO POSSAM SER TRADUZIDOS EM PROPOSTA QUE ORIENTEM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM DIFERENTES AÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Magna Natalia Marin Pires - Integrante / Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Coordenador / Paulo Henrique Rodrigues - Integrante / Bruno Rodrigo Teixeira - Integrante.
2013 - Atual
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Descrição: ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO INTERIOR DO GEPEMA , GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AVALIAÇÃO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA A RESPEITO DA IDEIA DE AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO, TOMANDO A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM QUESTÕES DISCURSIVAS COMO UMA FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO QUE POSSIBILITA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, APONTAM NA DIREÇÃO DE QUE PROFESSORES PODEM REALIZAR INTERPRETAÇÕES E REFLEXÕES A RESPEITO DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS EM SALA DE AULA E QUE ESSAS AÇÕES PODEM OFERECER ?RETRATOS? E LEITURAS DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. AMPLIANDO OS ESTUDOS, PRETENDE-SE INVESTIGAR POTENCIALIDADES DA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA AGORA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. NESSE TRABALHO REALIZAREMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA, VISTO A NATUREZA DOS NOSSOS DADOS E NOSSAS INTENÇÕES; OS PARTICIPANTES SERÃO OS ALUNOS DE DUAS DISCIPLINAS DO 2º. ANO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I. ESPERA-SE QUE A TRADUÇÃO DAS DESCOBERTAS GERADAS POSSA CONTRIBUIR NOS ESTUDOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA; SERVIR DE SUBSÍDIOS NA BUSCA DE MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA; SERVIR DE MOTE PARA OUTROS ESTUDOS QUE SUBSIDIEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA BUSCA DE SUPERAR OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS ENCONTRADOS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Educação Matemática de Professores que Ensinam Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Magna Natalia Marin Pires - Integrante / Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Coordenador.
2006 - 2009
Um Estudo sobre a Produção Escrita de Alunos na Questão Aberta Comum da Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Paraná das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental ? AVA/2002
Descrição: Indicadores de progresso ao final de cada 6 meses de projeto: Ao final do: 1º. Semestre, espera-se ter um primeiro levantamento da produção escrita dos Alunos. 2º. Semestre, espera-se ter um levantamento dos aspectos comuns encontrados na produção. Dos alunos nas duas séries estudadas. 3º. Semestre, espera-se ter feito a análise da produção Escrita dos alunos envolvidos. 4º. Semestre, espera-se ter um levantamento dos aspectos comuns da Produção escrita dos alunos das duas séries estudadas, e, toda a análise proposta neste Projeto.Repercussão e/ou impactos dos resultados: espera-se que: a tradução das descobertas Geradas possa contribuir com programas sobre a formação de professores que ensinam matemática e, nos estudos sobre avaliação em matemática;com a área de educação matemática.os resultados dela e As informações inventariadas possam servir de subsídios na busca de melhorar a prática Pedagógica do professor que ensina matemática; Tem-se ainda que, este estudo gerará publicação de artigo e apresentação em eventos da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Magna Natalia Marin Pires - Coordenador / Regina Luzia Corio de Buriasco - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
ESTUDOS DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Descrição: ESTE PROJETO TEM A INTENÇÃO DE IMPLEMENTAR ESTUDOS DE AULA (PONTE ET AL, 2016) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA. O TRABALHO SERÁ REALIZADO EM PARCERIA COM A UTFPR E ENVOLVERÁ PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS, PROFESSORAS DA UEL E DA UTFPR, ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, UMA ALUNA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UEL, E UMA ALUNA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA DA UTFPR. A METODOLOGIA DE CONDUÇÃO DO TRABALHO, ESTUDOS DE AULA, PERMITIRÁ QUE OS ENVOLVIDOS REFLITAM A RESPEITO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE SÃO TRABALHADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE CONDUÇÃO DE AULA, MAIS ESPECIFICAMENTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICA E A MODELAGEM MATEMÁTICA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Magna Natalia Marin Pires - Coordenador / Regina Luzia Corio de Buriasco - Integrante / Karina Alessandra Pessoa da Silva - Integrante.
2005 - Atual
Pró-Matemática/Uel na formação dos professores
Descrição: Objetivos: Gerais: - Possibilitar uma formação compartilhada entre professores/pesquisadores universitários, professores que atuam na Educação Básica e futuros professores na busca da articulação entre teoria - prática docente, investigação; - Gerar a reflexão de professores, futuros professores e formadores sobre o conhecimento que têm dos conteúdos matemáticos e do modo como estes conteúdos se transformam em ensino. Específicos: · Familiarizar os participantes com a Resolução de Problemas e as Atividades de Investigação, duas das atuais tendências da Educação Matemática; - Oportunizar contexto em que os participantes desenvolvam sua capacidade para analisar, explicar seu raciocínio e comunicar suas idéias matemáticas enquanto propõem, formulam, resolvem e interpretam problemas em uma variedade de situações, compreender a própria forma de resolver questões matemáticas, dar consistência à apropriação pelos participantes dos diferentes saberes que devem compor sua formação. População Alvo: Serão beneficiados pelo projeto professores que atuam no Ensino Fundamental e seus alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Magna Natalia Marin Pires - Coordenador / Regina Luzia Corio de Buriasco - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Paraninfa, Curso de Graduação em Física - UEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3RODRIGUES, P. H.2018RODRIGUES, P. H. ; PIRES, M. N. M. ; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade . SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO: PROVA EM FASES COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO APÓS EXPLORAÇÃO DE UM CASO MULTIMÍDIA. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 17-33, 2018.

2.
PIRES, MAGNA NATALIA MARIN2018PIRES, MAGNA NATALIA MARIN; AMARAL, WAGNER ROBERTO DO ; KUBOYAMA, JEAN CARLOS ALVES DA SILVA . O Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica em uma Universidade Estadual do Paraná: o fortalecimento dos indígenas na educação superior em uma experiência com a Educação Matemática. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 240-257, 2018.

3.
1PIRES, MAGNA NATALIA MARIN2017PIRES, MAGNA NATALIA MARIN; BURIASCO, Regina Luzia Corio de . Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 474-495, 2017.

4.
2PIRES, M. N. M.;PIRES, MAGNA NATALIA MARIN2017PIRES, M. N. M.; FERREIRA, P. E. A. . Prova em Duas Fases na formação inicial: da avaliação como prática de investigação a uma estratégia de formação. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 334-349, 2017.

5.
4PIRES, M. N. M.;PIRES, MAGNA NATALIA MARIN2016 PIRES, M. N. M.; SILVA, Gabriel dos Santos e. . Trajetórias de Ensino e Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Matemática. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. abril, p. 43-51, 2016.

6.
5SANTOS, E. R.2015 SANTOS, E. R. ; PIRES, M. N. M. . O Relatório Como Instrumento Para Avaliação da Aprendizagem Matemática: Roteiro de Elaboração-Correção e Uma Proposta de Utilização. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. agosto, p. 56-63, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, K. A. P. ; PIRES, M. N. M. ; MERLI, R. F. . Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. 268p .

2.
PIRES, M. N. M.; GOMES, Marilda Trecenti ; KOCK, Nancy Terezinha Oldenburg . Prática Educativa do Pensamento Matemático. 1ª. ed. Curitiba: Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, 2004. v. 1. 192p .

3.
PIRES, M. N. M.; GOMES, Marilda Trecenti . Fundamentos teóricos do pensamento matemático. 1ª. ed. Curitiba - PR: IESDE BRASIL LTDA., 2004. v. 1. 132p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, E. R. ; PRESTES, D. B. ; PIRES, M. N. M. . Análise da Produção Escrita em Questões não Rotineiras de Matemática: um panorama das investigações desenvolvidas pelo GEPEMA. In: Regina Luzia Corio de Buriasco. (Org.). GEPEMA: espaço e contexto de aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 55-73.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIRES, M. N. M.. Jogo de Boliche. Pró-Mat - Paraná, Curitiba - PR, , v. 1, p. 16 - 19.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, M. N. M.; BONI, K. T. ; SADA, J. S. . Pensamento Geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência. In: XII Eprem - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014.

2.
PIRES, M. N. M.; LOPES, L. H. ; DARIVA, M. A. M. ; PRESTES, D. B. . Prova em Fases como instrumento de capacitação de professores dos anos iniciais em Matemática. In: XII Eprem - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014.

3.
PIRES, M. N. M.; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores ; FERNANDES, R. K. . O QUE REVELA A RESOLUÇÃO DE ALUNOS EM QUESTÕES DA PROVA BRASIL QUANDO RETIRAMOS SUAS ALTERNATIVAS?. In: VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevideo - Uruguay. Sociedad de Educación Matemática Uruguaya Personería jurídica: M.E.C. Nº 7843 (Fº.71, Lº.16) del 13/10/1998. Montevideo: www.semur.edu.uy, 2013. v. único.

4.
PIRES, M. N. M.. Um Estudo sobre a produção escrita de alunos numa questão de Matemática.. In: II Seminário de História e Investigações de/em aulas de Matemática. ? FE/UNICAMP, 2008, Campinas. Anais ISSN 2176-1884, 2008. v. II.

5.
PIRES, M. N. M.; Maria José Ferreira Marques . Observar Regularidades e fazer generalizações: introdução à álgebra.. In: II Seminário de História e Investigações de/em aulas de Matemática. ? FE/UNICAMP, 2008, Campinas. II Seminário de História e Investigações de/em aulas de Matemática. ? FE/UNICAMP, 2008. v. II.

6.
Maria José Ferreira Marques ; PIRES, M. N. M. . Formação Continuada: O PDE e a Proposta do Ensino de Álgebra, por meio dos Erros que os Alunos do Eja cometem.. In: IX EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2007, Assis Chateaubriand. IX Encontro Nacional de Educação Matemática., 2007.

7.
Sérgio Wilson dos Santos ; PIRES, M. N. M. . Os erros que os alunos cometem em Matemática - Projeto Referente ao PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional). In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática - EPREM, 2007, Assis Chateaubriand. IX - EPREM - Encontro Nacional de Educação Matemática : "Educação Matemática: Avanços e Desafios para a Formação de Professores", 2007.

8.
PIRES, M. N. M.; Claudia Inez Domenes Danner ; Bruna Oliveira Bicudo . PRÓ-MATEMÁTICA: uma atividade. In: IX- EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática., 2007, Assis Chateaubriand. IX- EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática: "Educação Matemática: Avanços e Desafios para a Formação de Professores", 2007.

9.
PIRES, M. N. M.; Flávia Cristina Guimarães . Análise do erro cometido por alunos em uma Avaliação de Matemática. In: IX- EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2007, Assis Chateaubriand. IX- EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática:, 2007.

10.
PIRES, M. N. M.. Relação com o Saber: alunos de um curso de Matemática e Matemática Básica. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba - Paraná. Anais, 2004.

11.
PIRES, M. N. M.; VIANNA, Carlos Roberto . Relação com o Saber: alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife - Pernambuco. Anais, 2004. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, M. N. M.; PAULA, H. J. ; BONI, K. T. . O Pensamento Algébrico e a Tarefa de Padrões: relato de uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XII Eprem - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014.

2.
PRESTES, D. B. ; KANNO, T. Y. A. ; PIRES, M. N. M. . Análise de tarefas Matemáticas dos alunosdo 4º ano do Ensino Fundamental. In: XII Eprem - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014.

3.
PIRES, M. N. M.; VIANNA, Carlos Roberto . Pró-Matemática na Formação de Professores. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife - Pernambuco. Caderno de Resumos, 2004. v. 1. p. 50-50.

4.
PIRES, M. N. M.; VIANNA, Carlos Roberto . Relação com o Saber: alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, REcife - Pernambuco. Caderno de Resumos, 2004. v. 1. p. 59-59.

Apresentações de Trabalho
1.
SERRA, I. O. T. ; SILVA, M. G. ; PIRES, M. N. M. . SUCO DE LARANJA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIRES, M. N. M.; Bassoi, T. S. . Estágio Curricular e Supervisionado na Formação de Professores que ensinam matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PIRES, M. N. M.; LOVOS, S. T. . Formação continuada de professores dos anos iniciais: a ação de guiar os participantes na resolução de uma tarefa matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Domingues, M. A. F. G. ; PIRES, M. N. M. . TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: UMA QUESTÃO DA OBMEP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, E. M. ; PIRES, M. N. M. . PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA E REINVENÇÃO GUIADA, TEORIA E MÉTODO: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAIXAO, A. C. G. ; PIRES, M. N. M. . TAREFAS DE PADRÕES E REGULARIDADE: SOLUÇÕES DADAS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIRES, M. N. M.. Avaliação da Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PIRES, M. N. M.. Avaliação da Aprendizagem e educação Matemática Realística: um diálogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PIRES, M. N. M.. Matemática em Foco: Integrando Saberes e compartilhando experiências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PIRES, M. N. M.. Um olhar sobre a Trajetória de Pesquisa do GEPEMA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PIRES, M. N. M.; PIRES, Magna Natalia Marin . O encontro entre o meu sonho de ser professora e as ideias de Freudenthal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Ferreira, Pamela Emanueli Alves ; MENDES, Marcele Tavares ; VERTUAN, Rodolfo Eduardo ; DA SILVA, Karina Alessandra Pessôa ; PIRES, M. N. M. . Construção do conhecimento em uma tarefa de álgebra - o problema dos armários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MAZARO, Elisangela Cristina Perugini ; PIRES, M. N. M. . A Investigação matemática no desenvolvimento do pensamento Algébrico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DA SILVA, Karina Alessandra Pessôa ; VERTUAN, Rodolfo Eduardo ; MENDES, Marcele Tavares ; PIRES, M. N. M. ; Ferreira, Pamela Emanueli Alves ; ALMEIDA, Lourdes Werle . Um olhar para a construção do conhecimento em uma atividade de álgebra - o problema dos armários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIRES, M. N. M.; BURIASCO, Regina Luzia Corio de . Prova em Fases: uma oportunidade para aprender. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA, Ana Márcia Milani ; PIRES, M. N. M. . A Noção de Função por Meio da Investigação Matemática (Relato de Experiência). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MAZARO, Elisangela Cristina Perugini ; PIRES, M. N. M. . O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico por Meio da Investigação Matemática : uma experiência de estudo (Relato de Experiência). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, Alex Antonio dos ; PIRES, M. N. M. . Economia de Água: ensino por projeto (Relato de Experiência). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSTA, Renata Andressa ; PIRES, M. N. M. . Equação do 2º Grau: investigando com alunos de uma 8ª série (Relato de Experiência). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TREVISAN, André Luis ; PIRES, M. N. M. . Estratégias de Resolução de Problemas de Pesquisa Operacional (Minicurso). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ZUBIOLO, Ana Regina ; PIRES, M. N. M. . Investigando Regularidades da Multiplicação por 99 a Partir de um Problema (Relato de Experiência). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PIRES, M. N. M.. Um estudo sobre a produção escrita de alunos na questão aberta comum da avaliação do rendimento escolar do estado do Paraná das 4ª e 8ª séries de Educação Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PIRES, M. N. M.. A sequência de Fibonacci e o número de ouro - uma atividade desenvolvida no projeto Pró-Mat /UEL na formação de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PIRES, M. N. M.. Um estudo sobre a produção escrita de alunos numa questão de Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PIRES, M. N. M.; Maria José Ferreira Marques . Observar regularidades e fazer generalizações: introdução à álgebra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PIRES, M. N. M.. 1) ?A sequência de Fibonacci e o número de ouro ? uma atividade desenvolvida no Projeto Pró-Matemática/UEL na formação de professores?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PIRES, M. N. M.. 2) ?Um estudo sobre a produção escrita de alunos na questão aberta comum da avaliação do rendimento escolar do estado do Paraná das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental ? AVA/2002?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PIRES, M. N. M.; GOMES, Marilda Trecenti ; BALDINI, Loreni .A.Ferreira . As ações do LEMFAP- Laboratório de Ensino de Matemática da FAP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Maria Lúcia de Souza Catarin ; PIRES, M. N. M. . Análise de Resoluções Apresentadas por alunos em problemas matemáticos: abordagem álgebrica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
PIRES, M. N. M.. O Laboratório de Ensino de Matemática numa Instituição de Ensino Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PIRES, M. N. M.. Interação IES e comunidade: Espaço e formação do professor de matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PIRES, M. N. M.. A Metodologia da Resolução de Problemas e o Erro como Estratégia de Ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PIRES, M. N. M.. Pró-Matemática/UEL na formação do professor - edição 2006 (Painel). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
PIRES, M. N. M.. Reflexão num projeto de extensão: idéias de frações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
PIRES, M. N. M.. PRÓ-MATEMÁTICA/UEL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - EDIÇÃO 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
PIRES, M. N. M.. Material Dourado: novas abordagens (Oficina). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
PIRES, M. N. M.; MALAQUIAS, Milene Aparecida ; BERTASSO, Lucélia ; SILVA, Cíntia Elisa Sotti . Material dourado: apoio na construção do SND. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PIRES, M. N. M.. História da Matemática: um olhar geral (Painél). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
PIRES, M. N. M.. Reflexão sobre sua Formação: alunos de um curso de Licenciatura e a relação com o saber. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PIRES, M. N. M.; VIANNA, Carlos Roberto . Relação com o Saber: alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PIRES, M. N. M.. Perfil do Profissional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
PIRES, M. N. M.. Trabalhando em sala de aula com resolução de problemas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
PIRES, M. N. M.. Pró-Matemática na Formação de Professores (Relato de Experiência). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
PIRES, M. N. M.. Relação como saber: alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
PIRES, M. N. M.. Panorama da História da Matemática (Painél). 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
PIRES, M. N. M.. Pró-Matemática / UEL na formação do professor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
PIRES, M. N. M.. Alunos universitários e a matemática básica na perspectiva da relação com o saber. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
PIRES, M. N. M.. Operações, Números, Medidas e Geometria - Atividades. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
PIRES, M. N. M.. Operações, Números, Medidas e Geometria - Atividades. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
PIRES, M. N. M.. Operações, Números, Medidas e Geometria - Atividades. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
PIRES, M. N. M.. Uso de Calculadora nas Aulas de Matemática. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

52.
PIRES, M. N. M.. Curso de Matemática. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
PIRES, M. N. M.. Operações, Números, Medidas e Geometria - Atividades. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

54.
PIRES, M. N. M.. Análise Combinatória x Resolução de Problemas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
PIRES, M. N. M.. Alguns Resultados dos Testes de Matemática na 7ª Série - SAEB - 2º ciclo no Paraná. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
PIRES, M. N. M.. Matemática x Profissões (Painel). 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, M. N. M.. O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos Iniciais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PIRES, M. N. M.. Tarefas de investigação como recurso para o ensino de Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PIRES, M. N. M.. Aulas de Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIRES, M. N. M.. II Etapa do Projeto Pró-Letramento do Estado do paraná - Pólo Londrina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PIRES, M. N. M.. Resolução de Problemas e Investigação Matemática na Sala de Aula. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PIRES, M. N. M.. Pró-Mat Matemática na Educação Básica I. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PIRES, M. N. M.. Pró-Mat - Matemática na Educação Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PIRES, M. N. M.. Resolução de Problemas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PIRES, M. N. M.. O uso do Geoplano no ensino da matemática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PIRES, M. N. M.. Didática da Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
PIRES, M. N. M.. Sala de apoio à Aprendizagem - Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PIRES, M. N. M.. Pró-Matemática no Ensino Fundamental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PIRES, M. N. M.. Pró-Matemática no Ensino Fundamental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
PIRES, M. N. M.. Arranjo, Combinação ou Permutação?. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PIRES, M. N. M.. Didática da Matemática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
PIRES, M. N. M.. Matemática Heuristica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
PIRES, M. N. M.. Didática da Matemática. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
PIRES, M. N. M.. Trabalhando em sala de aula com resolução de problemas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
PIRES, M. N. M.. Resolução de Problemas na Sala de Aula. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
PIRES, M. N. M.. Curso de Matemática. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ZARA, K. R. F.; ZARA, R. A.; LIMA, J. P. C.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Thalita Gabriela Comar Charallo. Elaboração de um Glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPR.

2.
ZARA, K. R. F.; GOYA, A.; SILVA, E. A.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de LEIZI DE MARCHI OLIVEIRA. FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE TEORIAS ATÔMICAS E ELEMENTOS QUÍMICOS. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
BURIASCO, R. L. C.; PIRES, M. N. M.; MENDES, Marcele Tavares; SANTOS, J. R. V.; BITTAR, M.. Participação em banca de Juliana Alves de Souza. COLA EM PROVA ESCRITA: DE UMA CONDUTA DISCENTE A UMA ESTRATÉGIA DOCENTE. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
BURIASCO, Regina Luzia Corio de; GAZIRE, E. S.; Soares, M.T.C.; PIRES, M. N. M.; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Participação em banca de MARTA BURDA SCHASTAI. TALL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
ALMEIDA, Lourdes Werle; BARBOSA, J. C.; MALHEIROS, A. P. S.; SILVA, A. G. O.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Emerson Tortola. CONFIGURAÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
BURIASCO, Regina Luzia Corio de; Soares, M.T.C.; Pullin, E. M. P.; GORNI, D. A. P.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Edilaine Regina dos Santos. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA: DE ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO A ESTRATÉGIA DE ENSINO. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; POLA, M. R.; Franco. V.S.; ALMEIDA, Lourdes Werle; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Loreni Aparecida Ferreira Baldini. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Doutorado
1.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Loreni Aparecida Ferreira Baldini. Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores de Matemática em uma Comunidade De Prática: Estudo do Teorema de Pitágoras Por Meio Do Software GeoGebra. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
BURIASCO, Regina Luzia Corio de; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Edilaine Regina dos Santos. Análise da Produção Escrita na Reinvenção Guiada: Um estudo a respeito de sua utilização em sala de aula. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
ARAMAN, E. M. O.; TORTOLA, E.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Priscila Frida Salles Torjeiro. Noções de Topologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma possibilidade de investigação por meio das TDIC. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - PPGMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; SILVA, K. A. P.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Jéssika Naves de Oliveira. Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos inicias do ensino fundamental: área e perímetro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
MENDES, Marcele Tavares; PIRES, M. N. M.; TREVISAN, André Luis. Participação em banca de Cleiton Antonia Marino. O processo de delineamento de uma trajetória de ensino e aprendizagem: reflexões para o ensino de Matemática.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - PPGMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
BURIASCO, Regina Luzia Corio de; Ortigão, M. I.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Diego Barboza Prestes. Análise da produção escrita de alunos do 5º ano em uma prova em fases de Matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, Marilda Trecenti; PASSOS, M. M.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de ANDRESSA CORDEIRO DE OLIVEIRA. UMA PROPOSTA DE TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
PRESTES, D. B.; ROSSETTO, H. H. P.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de GUSTAVO HENRIQUE CORAZZA DE MOURA. TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM NA INTRODUÇÃO DE JURO SIMPLES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
PASSOS, A. Q.; PASQUINI, R. C. G.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Juliana Ferreira Leite. UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM TRABALHANDO O CONTEÚDO FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
FERREIRA, P. E. A.; SILVA, Gabriel dos Santos e.; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de RENATA MARTINS JULIANO. EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Margarete Leonel Teixeira. ? Jogos e Resolução de Problemas: Uma Proposta para Trabalhar Divisão: Uma Proposta de Trabalho.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Silvana Tesser de Faria. Matemática Financeira por meio de Resolução de Problemas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Ângela Maria Lorenção Gerolômo. Modelagem Matemática e o Efeito Estufa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Cintia Elisa Sotti. Introduzindo o Conceito de Função no Ensino Médio por meio da Modelagem Matemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
GOMES, Marilda Trecenti; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Cyntia Wedderhoff Machado. O Jogo Enquanto Instrumento de Avaliação Psicopedagógica em Crianças com Dificuldade de Aprendizagem em Matemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Talita Breschiliare Piffer. Análise de erros Cometidos por alunos de sétima série em Escolas Particulares em Questões envolvendo Equação do Primeiro Grau. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

11.
BURIASCO, Regina Luzia Corio de; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Patrícia Aparecida Soller Carmona. Pró-Matemática/UEL na formação do professor: um relato de experiência. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
SEGURA, Raquel de Oliveira; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Maria Ignes Zepeda Wills. Números Racionais: Algumas Possibilidades para alunos de 5ªsérie do Ensino Fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

13.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Ednei Aguiar Couto. O Tratamento da Informação no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

14.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Deise Cristina Brito. Oficina de Resolução de Problemas: relato de experiência. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

15.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Clarissa Pires Rausch. Análise de um Jogo e seus Conteúdos Matemáticos sob uma Ótica Psicopedagógica. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

16.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Carolina Bueno Silvestre. Análise da produção escrita dos alunos em questões de álgebra. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

17.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Alessandra Reis dos Santos. O Computador como Ferramenta de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DANTAS, Sérgio Carrazedo; GOMES, Marilda Trecenti; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Francieli Cristina Guimarães.A História da Matemática em um livro didático de 5ª série. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

2.
MENDES, Marcele Tavares; DANTAS, Sérgio Carrazedo; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Lílian Cristine da Silva.O uso da calculadora nas aulas de Matemática do Ensino Médio: uma proposta de trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

3.
SARDINHA, Maria Onide Balan; ALVES, Fernando da Silva; PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Lucinéia Conceição Bondioli Gessner.A Pedagogia de Projetos no Ensino da Matemática no Ensino Médio na EJA: uma perspectiva Interdisciplinar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

4.
MENDES, Marcele Tavares; PIRES, M. N. M.; BALDINI, Loreni .A.Ferreira. Participação em banca de Vilma Antonia dos Santos.Matriz e Criptografia: uma proposta com Aplicação para o Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

5.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Lusia Aparecida Becel da Silva.Educação de jovens e adultos: uma análise de sua oferta e organização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior Com Habilitação nos Anos Iniciais) - Faculdade de Apucarana.

6.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Rozana Moretti Andreotti Marques Dias.A relação professor aluno (enfocando a formação do cidadão). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior Com Habilitação nos Anos Iniciais) - Faculdade de Apucarana.

7.
BRITO, Dirceu dos Santos; PIRES, M. N. M.; OSTI, Odair de. Participação em banca de Ana Maria dos Santos.Frações e seus diferentes Significados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

8.
SANTOS, José Ricardo dos; PIRES, M. N. M.; SIMÕES, Márcio Hiran. Participação em banca de Cristiane Regina Bellafronte.Aplicações da tangente com o uso do Teodolito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

9.
PIRES, M. N. M.. Participação em banca de Márcia Ferreira de Brito.Dislexia e as Dificuldades de Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior Com Habilitação nos Anos Iniciais) - Faculdade de Apucarana.

10.
BALDINI, Loreni .A.Ferreira; PIRES, M. N. M.; SANTOS, José Ricardo dos. Participação em banca de Daniele Cristine Machado.Construindo Conceitos de Áreas e Perímetro com a Geometria Dinâmica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

11.
GOMES, Marilda Trecenti; PIRES, M. N. M.; OSTI, Odair de. Participação em banca de Marcelo Isono da Rosa.Que matemática fazem alguns pedreiros?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.

12.
FERREIRA, Carlos Roberto; PIRES, M. N. M.; DIAS, Michele Regiane. Participação em banca de Siminne Alves dos Santos.O Ensino de Conjuntos Numéricos através da Matemática Lúdica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZIMER, T. T. B.; Pereira, H. A.; LIBLIK, A. M. P.; Maioli, M.; PIRES, M. N. M.. Concurso para Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior Edital 524/14-PROGEPE Área de conhecimento: Matemática / Ensino de Matemática. 2015. Universidade Federal do Paraná.

2.
LIBLIK, A. M. P.; Kato, L. A.; SHIRABAYASHI, J. V.; BELETI JUNIOR, C. R.; PIRES, M. N. M.. Concurso Público, conforme edital 424/14, para contratação de professor efetivo, como membro externo titular da seguinte área de conhecimento: Matemática / Ensino de Matemática. 2014. Universidade Federal do Paraná.

3.
PALHARINI, B. N.; PEREIRA, R. S. G.; PIRES, M. N. M.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE DOCENTES INTEGRANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ NA UENP EDITAL Nº 030/2014. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Outras participações
1.
CARVALHO, T. O.; LUCCAS, S.; PIRES, M. N. M.. Banca para Professor Associado: Acerca da circularidade no estudo inicial dos números irracionais: uma proposta para a Educação Básica. 2017. Universidade Estadual de Londrina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.CONHECIMENTO MATEMÁTICO REVELADO POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: uma análise commognitiva. 2018. (Simpósio).

2.
VII SIPEM.PROVA DE MATEMÁTICA EM FASES NO 5. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Seminário).

3.
XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Estágio Curricular e Supervisionado na Formação de Professores que ensinam matemática. 2017. (Encontro).

4.
XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2017. (Encontro).

5.
XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Avaliador dos Trabalhos. 2017. (Encontro).

6.
31ª Semana da Matemática da UEL.Minicurso. 2016. (Outra).

7.
VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. O QUE REVELA A RESOLUÇÃO DE ALUNOS EM QUESTÕES DA PROVA BRASIL QUANDO RETIRAMOS SUAS ALTERNATIVAS?. 2014. (Congresso).

8.
XII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Grupo de Trabalho: Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas. 2014. (Encontro).

9.
II Semana de Matemática da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA.Laboratório de Ensino de Matemática. 2013. (Outra).

10.
IX Semana Pedagógica / IX Semana de Matemática e XIII SELL ? Semana de Estudos Linguísticos e Literários da FAFIMAN.Tarefas de investigação como recurso para o ensino de Matemática. 2012. (Outra).

11.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Prova em Fases: Instrumento para Aprender. 2012. (Seminário).

12.
I SIPERE.Prova em Fases: uma oportunidade para aprender. 2011. (Seminário).

13.
XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Minicurso: Resolução de Problemas nas séries iniciais do Ensino Fundamental - Abordando a Early Algebra. 2011. (Encontro).

14.
X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática.A Noção de Função por Meio da Investigação Matemática. 2010. (Encontro).

15.
IV SIPEM ? Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Seminário).

16.
II Seminário de Histórias e Investigações de / em Aulas de Matemática.Um estudo sobre a produção escrita de alunos numa questão de Matemática. 2008. (Seminário).

17.
IV Capacitação Pedagógica. 2008. (Outra).

18.
V Capacitação Pedgagógica - Curso de Extensão SINAES. 2008. (Outra).

19.
XII Jornada de Educação Matemática.Um estudo sobre a produção escrita de alunos na questão aberta comum da avaliação do rendimento escolar do estado do Paraná das 4ª e 8ª séries de Educação Matemática. 2008. (Outra).

20.
XII Jornada de Educação Matemática, realizada pelo Laboratório de Educação Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.1) ?A sequência de Fibonacci e o número de ouro ? uma atividade desenvolvida no Projeto Pró-Matemática/UEL na formação de professores?. 2008. (Outra).

21.
III Semana Pedagógica das Licenciaturas: do saber ao saber fazer.Interação IES e comunidade: Espaço e formação do professor de matemática. 2007. (Outra).

22.
II Programa de Capacitação Pedagógica. 2007. (Outra).

23.
IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

24.
IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2007. (Encontro).

25.
IX- EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.. 2007. (Encontro).

26.
IX Mostra dos Trabalhos da especialização em Educação Matemática - UEL. 2007. (Encontro).

27.
XXIII Semana da Matemática da UEL. 2007. (Outra).

28.
II EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.II EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2006. (Encontro).

29.
III FELIMAT - III Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática - "As Políticas e a Formação Inicial do Profesor de Matemática". 2006. (Outra).

30.
VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul.VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Outra).

31.
VI Seminário Nacional: Educação, Passaporte para o Futuro.Material Dourado: novas abordagens. 2006. (Seminário).

32.
XXII Semana da Matemática UEL. 2006. (Outra).

33.
II Semana Pedagógica de Licenciatura - IISPL.II Semana Pedagógica de Licenciatura - IISPL. 2005. (Outra).

34.
VII Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática da UEL.VII Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática da UEL. 2005. (Outra).

35.
I EPMEM - encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.I EPMEM - encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2004. (Encontro).

36.
II Treinamento para Coordenadores e Pessoal de Apoio Técnico-Administrativo (SPG) dos Cursos de Pós-Graduação.II Treinamento para Coordenadores e Pessoal de Apoio Técnico-Administrativo (SPG) dos Cursos de Pós-Graduação. 2004. (Outra).

37.
Matemática e Educação Matemática: Linguagem, Argumentação e Estilo.Matemática e Educação Matemática: Linguagem, Argumentação e Estilo. 2004. (Outra).

38.
VIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM.VIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM. 2004. (Encontro).

39.
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

40.
XX Semana da Matemática.XX Semana da Matemática. 2004. (Outra).

41.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Seminário).

42.
Palestra - A Relação com o Saber. 2003. (Outra).

43.
Seminário 'Educação em Múltiplas Perspectivas'.Seminário 'Educação em Múltiplas Perspectivas'. 2003. (Seminário).

44.
Primeiro Fórum Estadual dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná - I FELIMAT.Primeiro Fórum Estadual dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná - I FELIMAT. 2002. (Outra).

45.
VII Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática.VII Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática. 2002. (Outra).

46.
Semana da Matemática - 2001.Semana da Matemática - 2001. 2001. (Outra).

47.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

48.
Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. 2000. (Seminário).

49.
Semana da Matemática - 2000.Semana da Matemática - 2000. 2000. (Outra).

50.
VI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática e VI Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática.VI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática e VI Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática. 2000. (Encontro).

51.
Semana da Matemática - 99 e VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC.Semana da Matemática - 99 e VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC. 1999. (Outra).

52.
Basic I.Basic I. 1998. (Outra).

53.
IV Encontro do Projeto Pró-Matemática - Paraná.IV Encontro do Projeto Pró-Matemática - Paraná. 1998. (Encontro).

54.
Semana da Matemática - 1998.Semana da Matemática - 1998. 1998. (Outra).

55.
Seminário Pró-Matemática na Implantação dos PCNs.Seminário Pró-Matemática na Implantação dos PCNs. 1998. (Seminário).

56.
V Encontro do Pró-Matemática - Paraná.V Encontro do Pró-Matemática - Paraná. 1998. (Encontro).

57.
VI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.VI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 1998. (Encontro).

58.
III Encontro do Projeto Pró-Matemática - Paraná.III Encontro do Projeto Pró-Matemática - Paraná. 1997. (Encontro).

59.
III Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática.III Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática. 1997. (Outra).

60.
Semana da Matemática - 1997.Semana da Matemática - 1997. 1997. (Outra).

61.
Trabalhos e Metodologias no Ensino de 1º e 2º Graus.Trabalhos e Metodologias no Ensino de 1º e 2º Graus. 1997. (Seminário).

62.
Curso de Proficiência Básica em Matemática.Curso de Proficiência Básica em Matemática. 1996. (Outra).

63.
I Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática.I Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática. 1995. (Outra).

64.
Curso de Capacitação docente para Professores de 1º e 2º Graus.Curso de Capacitação docente para Professores de 1º e 2º Graus. 1994. (Outra).

65.
Semana da Matemática - 1994.Semana da Matemática - 1994. 1994. (Outra).

66.
Programa de Capacitação do Magiséio - Ano II - Ensino Supletivo - Seriado - Fase III - Ciências.Programa de Capacitação do Magistério - Ano II - Ensino Supletivo - Seriado - Fase III - Ciências. 1993. (Outra).

67.
Programa de Capacitação do Magistério - Ano II - Ensino de 2º Grau - Física.Programa de Capacitação do Magistério - Ano II - Ensino de 2º Grau - Física. 1993. (Outra).

68.
Refletindo sobre a Matemática - Educação do 1º Grau.Refletindo sobre a Matemática - Educação do 1º Grau. 1992. (Encontro).

69.
Conferências sobre História da Ciência e Educação Matemática.Conferências sobre História da Ciência e Educação Matemática. 1991. (Outra).

70.
Curso Básico sobre Prevenção das Drogas nas Escolas e na Comunidade.Curso Básico sobre Prevenção das Drogas nas Escolas e na Comunidade. 1991. (Outra).

71.
Curso Básico sobre Substâncias Tóxicas.Curso Básico sobre Substâncias Tóxicas. 1991. (Outra).

72.
I EREM - Encontro Regional de Estudantes de Matemática.I EREM - Encontro Regional de Estudantes de Matemática. 1991. (Encontro).

73.
V Ciclo de Conferências Matemáticas.V Ciclo de Conferências Matemáticas. 1991. (Outra).

74.
Curso de Atualização em Alfabetização - ciclo básico 1ª etapa.Curso de Atualização em Alfabetização - ciclo básico 1ª etapa. 1990. (Outra).

75.
V Ciclo de Conferências Matemáticas.V Ciclo de Conferências Matemáticas. 1989. (Outra).

76.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizando a Hora do Conto.Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizando a Hora do Conto. 1986. (Outra).

77.
Disfunções Neurológicas do Escolar.Disfunções Neurológicas do Escolar. 1985. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, M. N. M.. 29ª Semana da Matemática - Monólogos: Matemática Aplicada, Matemática Pura , Educação Matemática. 2013. (Outro).

2.
PIRES, M. N. M.. Pró-Mat - O caráter algébrico em tarefas de Matemática na Educação Básica. 2010. (Outro).

3.
PIRES, M. N. M.; BURIASCO, Regina Luzia Corio de . Pró-Mat Matemática na Educação Básica I. 2008. (Outro).

4.
PIRES, M. N. M.. III Semana Pedagógica das Licenciaturas: do Saber ao Saber Fazer. 2007. (Outro).

5.
PIRES, M. N. M.. XXII Semana da Matemática da UEL. 2006. (Congresso).

6.
PIRES, M. N. M.. IX Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática - UEL. 2006. (Outro).

7.
PIRES, M. N. M.. Oficina de Trabalho Colaborativo na Escola. 2006. (Outro).

8.
PIRES, M. N. M.. VII Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática da UEL. 2005. (Outro).

9.
PIRES, M. N. M.. Primeiro Fórum Estadual dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná - I FELIMAT. 2002. (Outro).

10.
PIRES, M. N. M.. VI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática e VI Mostra dos Trabalhos da Especialização em Educação Matemática. 2000. (Outro).

11.
PIRES, M. N. M.. Semana da Matemática - 2000. 2000. (Outro).

12.
PIRES, M. N. M.. Semana da Matemática - 98. 1998. (Outro).

13.
PIRES, M. N. M.. I Mostra do Curso de Especialização em Educação Matemática. 1995. (Outro).

14.
PIRES, M. N. M.. Refletindo sobre a Matemática - Educação do 1º Grau. 1992. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ANDERSON LEANDRO GONÇALVES QUILLES. UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual de Londrina, . Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliane de Souza Machado. FRACTAL: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

2.
ADRIANE GASPARI FERREIRA. MANIFESTAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA TAREFA DA EARLY ALGEBRA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

3.
MATEUS AUGUSTO FERREIRA GARCIA DOMINGUES. QUESTÕES DE CONTAGEM, DO BANCO DA OBMEP, POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FORMA DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

4.
WESLEY VICENTIN EDUARDO. DANDO VOZ AOS ALUNOS: UMA EXPERIÊNCIA COM POLIEDROS, PALITOS E JUJUBAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

5.
Angélica Rodrigues Coutinho Silveira. Episódio de aula ? Tabelas e gráficos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

6.
ANIE CAROLINE GONÇALVES PAIXÃO. CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ÁLGEBRICO NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS POR ALUNOS DO 9º ANO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

7.
RENATA KAROLINE FERNANDES. Trajetória Hipotética de Aprendizagem: uma oportunidade de capacitação na tarefa de ensinar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

8.
Renata Andressa Costa. Equação do 2º. Grau: Uma Proposta Utilizando a Estratégia de Investigação em Sala de Aula. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

9.
Alex Antonio dos Santos. Ensino por Projeto: tratamento de informações. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

10.
Viviane Silva. Frações: atividades com tangram. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

11.
Ricardo Gonçalves. Ensino e Aprendizagem das Funções Polinomiais do 1° grau por meio de Resolução de Problemas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

12.
Taciana Maciel Baggio. Resolução de Problemas como Estratégia de Ensino para EJA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

13.
Ariadne Castilho Ozan. Inequação do 1º. Grau por Meio de Resolução de Problemas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

14.
Gislaine Alexandre Passerini. Desafios matemáticos: proposta para a sala de aula. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

15.
Rosângela Monteiro. O Ensino da Matemática por meio da Modelagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática) - Universidade Paranaense. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Lucia de Souza Catarin. Análise de Resoluções Apresentadas por Alunos em Problemas Matemáticos: Abordagem Algébrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

2.
Suziane Cazarin. Equações do 2º Grau: alguns aspectos históricos dos métodos de resolução. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

3.
Flávia Cristina Guimarães. O Erro como Estratégia de Ensino.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

4.
Juliana Aparecida Alves da Costa. Investigação Matemática: uma experiência no Ensino Médio.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

5.
Carla Cristina Palácio Bahnuik. Inequações no Ensino Fundamental por meio de Resolução de Problemas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

6.
Isabella Karine da Silva Souza. Jogos Matemáticos; uma tendência do Ensino de Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

7.
Marcos Ceveriano da Silva. Relações Métricas no Triângulo Retângulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

8.
Rosângela Barreto de Macedo Beje. Resolução de Problemas como Estratégia de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Infomátic) - Faculdade de Apucarana. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Cristina de Almeida. A Matemática do Dia-a-Dia. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

2.
Edna Virginia Castilho Monteiro Mello. Apostila de Matemática para a 8ª Série. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

3.
Tânia Borreiro. Apostila de Matemática para a 8ª Série. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

4.
Cecília de Lourdes Sanches. Apostila de Matemática para a 8ª Série. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

5.
Maria Rosa dos Santos. Matemática e as Dobraduras. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.

6.
Ana Maria Vaz de Lima. A Matemática e as Dobraduras. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Magna Natalia Marin Pires.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
4PIRES, M. N. M.;PIRES, MAGNA NATALIA MARIN2016 PIRES, M. N. M.; SILVA, Gabriel dos Santos e. . Trajetórias de Ensino e Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Matemática. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. abril, p. 43-51, 2016.

2.
3RODRIGUES, P. H.2018RODRIGUES, P. H. ; PIRES, M. N. M. ; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade . SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO: PROVA EM FASES COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO APÓS EXPLORAÇÃO DE UM CASO MULTIMÍDIA. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 17-33, 2018.

3.
5SANTOS, E. R.2015 SANTOS, E. R. ; PIRES, M. N. M. . O Relatório Como Instrumento Para Avaliação da Aprendizagem Matemática: Roteiro de Elaboração-Correção e Uma Proposta de Utilização. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. agosto, p. 56-63, 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, M. N. M.. Pró-Mat - O caráter algébrico em tarefas de Matemática na Educação Básica. 2010. (Outro).

2.
PIRES, M. N. M.. 29ª Semana da Matemática - Monólogos: Matemática Aplicada, Matemática Pura , Educação Matemática. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 1:20:35