Rodrigo Diaz Olmos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2048419356264624
  • Última atualização do currículo em 31/07/2017


Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1997), Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (1998-2000) e doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é médico Assistente e Diretor da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Emergências Clínicas, Atenção Primária e Epidemiologia Clínica (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Diaz Olmos
Nome em citações bibliográficas
OLMOS, R. D.;DIAZ-OLMOS, R;OLMOS, RODRIGO DIAZ;OLMOS, R.D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Hospital Universitário.
Av Prof Lineu Prestes, 2565 - 5o Andar - Divisão de Clínica Médica
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30919433
URL da Homepage: www.hu.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Medicina (Clínica Médica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Doenças Tireoidianas Subclínicas e Fatores de Risco Cardiovascular em Mulheres com mais de 40 anos em seu local de trabalho, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Isabela Judith Martins Benseñor.
Palavras-chave: hipotireoidismo subclínico; fatores de risco cardiovascular.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Endocrinologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Família e Comunidade.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
1998 - 2000
Especialização - Residência médica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Residência médica em: Clínica Médica
Número do registro: .
1992 - 1997
Graduação em Medicina.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.




Atuação Profissional



Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico assistente, Carga horária: 12


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor de Divisão, Carga horária: 36

Atividades

08/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Universitário, .

Cargo ou função
Comissão de Acolhimento e Humanização do HU-USP.
06/2006 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atenção Primária à Saúde II
02/2002 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Hospitalar em Clínica Médica II
02/2002 - Atual
Extensão universitária , Hospital Universitário, .

Atividade de extensão realizada
Atendimento médico à população do distrito Butantã.
02/2001 - 11/2001
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Propedêutica Clínica II
02/2001 - 11/2001
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Hospitalar em Clínica Médica I

Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, HCLPM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico assistente, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Estratégia de Registro da Insuficiência Cardíaca Aguda
Descrição: Estudo de coorte prospectivo com pacientes atendidos na Unidade de Emergência do Hospital Universitário da USP com quadro de insuficiência cardíaca descompensada.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Estudo de Mortalidade e Morbidade do Acidente Vascular Cerebral (EMMA)
Descrição: A doença cerebrovascular no país representa a principal causa de morte entre mulheres e a segunda entre homens sendo que as taxas de mortalidade para ambos os sexos são das mais elevadas quando comparadas às de outros países. Em São Paulo (SP) há o dobro de risco de morte pela doença na área mais pobre em relação a mais rica. Apesar da relevância da doença, uma pesquisa na base "Medline" revelou somente 35 artigos originais sobre o tema, com um único estudo epidemiológico (Salvador, 1980) que avaliou incidência e letalidade pela doença. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um projeto destinado ao estudo comparativo da epidemiologia das doenças cardiovasculares chamada de "WHO -The Global Stroke Initiative" com uma proposta operacional que constitui nova tecnologia em vigilância de doenças crônicas que se baseia em três etapas. A etapa 1 - eventos hospitalizados - é baseada em pacientes admitidos com doença cerebrovascular em hospital. Os desfechos de protocolo para essa etapa são os seguintes: variáveis demográficas, tempo de início, status vital após dez dias, tipo de tratamento adotado e, grau de incapacidade na alta hospitalar. A etapa 2 - eventos fatais na comunidade - inclui as atividades da etapa 1 e a informação dos eventos fatais via declaração de óbito. Os desfechos nessa fase são taxa de mortalidade por sexo e idade na população-referência e a proporção de casos fatais tratados fora do ambiente hospitalar. A etapa 3 - eventos não-fatais na comunidade - exige que a população referência seja bem definida possibilitando estimar taxas de mortalidade, incidência e letalidade pela doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Estratégia de Registro de Insuficiência Coronariana (ERICO)
Descrição: A doença coronariana é responsável por 40% dos óbitos cardiovasculares na cidade de São Paulo. No Hospital Universitário da USP atende-se três pacientes a cada dois dias com síndrome coronariana aguda. O ERICO tem como objetivo verificar todos os determinantes de atendimento e, principalmente estabelecer as bases para a criação de instrumento de registro que permita comparar a letalidade depois de 30 dias do evento índice.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA)
Descrição: O consórcio ELSA será uma coorte com recrutamento inicial dirigido a funcionários contratados diretamente (pelo Regime Jurídico Único, Estatuto próprio ou pela Consolidação das Leis do Trabalho) pelas instituições de ensino e pesquisa, ativos até ao menos a execução completa da entrevista, com idade igual ou superior a 35 anos e inferior a 74 anos. Não serão recrutados empregados de empresas contratadas, bolsistas, estagiários ou funcionários de fundações de apoio. Os participantes que solicitem aposentadoria ou demissão após a entrevista e exame iniciais serão acompanhados durante todo o estudo como membros da coorte. As populações elegíveis para a pesquisa totalizam 15 participantes sendo 5000 em São Paulo, 3000 em Belo Horizonte, 2000 em Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro e 1000 em Vitória. Coortes prospectivas constituem o delineamento de pesquisa que possibilita acompanhar ao longo do tempo as mudanças no estado saúde-doença de populações definidas segundo o interesse da pesquisa (por exemplo, coortes de nascidos em um determinado ano, coortes de moradores de um determinado bairro, coortes ocupacionais). Quando bem conduzidos, esses estudos fornecem as evidências mais sólidas possíveis sobre muitos determinantes de doenças crônicas em populações humanas. Isso ocorre particularmente porque esses estudos permitem melhor determinar as relações temporais entre antecedentes e desfechos, assim como avaliar se as diferentes fases da história natural de uma enfermidade possuem diferentes determinantes. A equipe apresentada é a responsável pelo Centro de Investigação de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - Atual
Epidemiologia das doenças não transmissíveis
Descrição: O grupo de pesquisa teve re-início em janeiro de 2000, após o retorno de estágio na Division of Preventive Medicine do Brigham and Women's Hospital/Harvard Medical School dos líderes do grupo. As atividades estão sendo realizadas na Faculdade de Medicina da USP e no Hospital Universitário da USP. A pesquisa principal é o Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA), uma coorte de 15000 servidores universitários (5000 na USP) para determinar os fatores de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares. O projeto financiado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Ciência e Tecnologia está sendo realizado em mais cinco centros: Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória e Salvador. O início dos trabalhos foi em agosto de 2008 e o término da linha de base em julho de 2010 com 5030 participantes. Outras pesquisas em andamento:(1)Estudo de Morbidade e Mortalidade do Acidente Vascular Cerebral: EMMA (CNPq e FAPESP) com publicações recentes sobre a doença cerebrovascular em São Paulo; (2) fatores de risco cardiovascular em pacientes com transtorno mental comum - SÃO Paulo - Megacity (financiamento: FAPESP); (3) fatores de risco cardiovascular em psicóticos (FAPESP e Wellcome Trust); (3) fibrilação atrial em idosos: estudo de base populacional (FAPESP e Wellcome Trust); (5) aterosclerose subclínica em portadores do vírus da imunodeficiência humana(FAPESP); (6) mortalidade por doenças crônicas e causas externas. Ensaios clínicos em hipertensão resistente. Re-HOT e MORPHEOS Teses de doutorado defendidas (USP): Ana Paula Curi (2003); Robespierre Ribeiro (2004); Kennedy Nejjar (2005); Antonio Carlos Nogueira (2006); Alessandra Carvalho Goulart (2003); Eliane Tomic (2004); Rodrigo Diaz-Olmos (2005); Flavia de Barros (2006); Danielle Fucciolo Penalva (2008) Liz Andrea Kawabata (2008); Gustavo Gusso (2009), Itamar Souza Santos (2009) Margareth Eira (2010), Adriana Roncoletta (2010), Maria do Socorro Bastos (2010)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Autopsy and Case Reports


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso)
2005 - Atual
Periódico: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso)
2008 - Atual
Periódico: British Journal of General Practice
2007 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Epidemiologia
2011 - Atual
Periódico: Autopsy and Case Reports
2014 - Atual
Periódico: São Paulo Medical Journal (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Família e Comunidade.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Emergências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Professor Doutor, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
2000
Título de Especialista em Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Clínica Médica.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
Olmos, Rodrigo Díaz; Díaz Olmos, Rodrigo; Díaz-Olmos, Rodrigo  Data: 31/12/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLMOS, R.D.2017OLMOS, R.D.. Wealth inequality and a weak primary health care in the city of São Paulo ? ingredients for a dysfunctional and ineffective health system.. Sao Paulo Medical Journal, v. 135, p. 1-2, 2017.

2.
OLMOS, R.D.2016OLMOS, R.D.. Screening for chronic kidney disease and inequity. Sao Paulo Medical Journal, v. 134, p. 1-2, 2016.

3.
OLMOS, R.D.2016OLMOS, R.D.. Comentários sobre o livro: The Great Prostate Hoax ? How big medicine hijacked the PSA test and caused a public health disaster. Diagnóstico & Tratamento, v. 21, p. 97-98, 2016.

4.
OLMOS, R.D.2015OLMOS, R.D.; FIGUEIREDO, R.C. DE ; AQUINO, E.M. ; LOTUFO, P.A. ; BENSENOR, I.M. . Gender, race and socioeconomic influence on diagnosis and treatment of thyroid disorders in the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil). Brazilian journal of medical and biological research, v. 48, p. 1-8, 2015.

5.
MIRANDA, ÉRIQUE JOSÉ PEIXOTO DE2014MIRANDA, ÉRIQUE JOSÉ PEIXOTO DE ; OLIVEIRA, GERSON SOBRINHO SALVADOR DE ; ROQUE, FELÍCIO LOPES ; SANTOS, SÍLVIA REGINA DOS ; OLMOS, RODRIGO DIAZ ; LOTUFO, PAULO ANDRADE . SUSCEPTIBILITY TO ANTIBIOTICS IN URINARY TRACT INFECTIONS IN A SECONDARY CARE SETTING FROM 2005-2006 AND 2010-2011, IN SÃO PAULO, BRAZIL: DATA FROM 11,943 URINE CULTURES. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso), v. 56, p. 313-324, 2014.

6.
BITTENCOURT, M. S.2013BITTENCOURT, M. S. ; STANIAK, H. L. ; SHAROVSKY, R. ; BENSENOR, I. M. ; OLMOS, R. D. ; LOTUFO, P. A. . Escore de cálcio para avaliar dor torácica na sala de emergência. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), v. 100, p. 90-93, 2013.

7.
Bensenor, IJM2012 Bensenor, IJM ; OLMOS, R. D. ; Lotufo, PA . Hypothyroidism in the elderly: diagnosis and management. Clinical Interventions in Aging (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1178-1998 Clinical Interventions in Aging (Online)), v. 7, p. 97-111, 2012.

8.
GUSSO, G.2012GUSSO, G. ; BENSENOR, I. ; OLMOS, R. D. . Terminologia da atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 36, p. 93-99, 2012.

9.
OLMOS, R. D.2011 OLMOS, R. D.. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 1, p. 7-12, 2011.

10.
Gama, Alcino Pires2011Gama, Alcino Pires ; Santos, IS ; OLMOS, R. D. ; PINTO, L. M. O. ; Bensenor, IJM ; Lotufo, PA . C-reactive protein as an inflammatory marker of acute infections outside intensive care settings: case report and evidence-based literature review. autopsy and case reports, v. 1, p. 3-9, 2011.

11.
DIAZ-OLMOS, R2010 DIAZ-OLMOS, R; Nogueira, AC ; Penalva, DQF ; Lotufo, PA ; Bensenor, IJM . Frequency of subclinical thyroid dysfunction and risk factors for cardiovascular disease among women at a workplace. São Paulo Medical Journal (Impresso), v. 128, p. 18-23, 2010.

12.
OLMOS, R. D.;DIAZ-OLMOS, R;OLMOS, RODRIGO DIAZ;OLMOS, R.D.2002OLMOS, R. D.; Lotufo, PA . Epidemiologia da hipertensão arterial no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 9, p. 21-23, 2002.

13.
OLMOS, R. D.;DIAZ-OLMOS, R;OLMOS, RODRIGO DIAZ;OLMOS, R.D.2001 OLMOS, R. D.; Bensenor, IJM . Dietas e hipertensão arteril: INterslat e o estudo DASH. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 8, p. 221-224, 2001.

14.
OLMOS, R. D.;DIAZ-OLMOS, R;OLMOS, RODRIGO DIAZ;OLMOS, R.D.2001 OLMOS, R. D.; Bensenor, IJM . Salt and Brazilian ancestry. São Paulo Medical Journal, v. 119, p. 130-130, 2001.

15.
Fan, HW1998Fan, HW ; Cardoso, JLC ; OLMOS, R. D. ; Almeida, FJ ; Viana, RP ; Martinez, APP . Hemorrhagic syndrome and acute renal failure in a pregnant woman after contact with Lonomia caterpillars: a case report. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso), v. 40, p. 119-120, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JACOB FILHO, W. ; JORGE, A. A. L. ; BUSSE, A. L. ; GALVAO, C. E. S. ; SILVA, F. P. ; TIBERIO, I. F. L. C. ; ANDRADE, L. C. ; DRAGER, L. F. ; MACHADO, M. C. C. ; OLMOS, R.D. ; PEREIRA, R. M. R. ; GUALANDRO, S. F. M. . Envelhecimento - Uma visão Interdisciplinar. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015. v. 1. 350p .

2.
OLMOS, R. D.; CAVALCANTI, E. F. A. ; MARTINS, M. A. . MedicinaNet 2010. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. v. 1. 564p .

3.
SHINJO, S. K. (Org.) ; OLMOS, R. D. (Org.) ; MARTINS, M. A. (Org.) ; CAVALCANTI, E. F. A. (Org.) ; BRANDAO NETO, R. A. (Org.) ; ZAMBON, L. S. (Org.) ; LADEIRA, J. P. (Org.) . Reumatologia. 1a. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. v. 1. 474p .

4.
ADONI, T. (Org.) ; BROCK, R. S. (Org.) ; CAVALCANTI, E. F. A. (Org.) ; MARTINS, H. S. (Org.) ; ZAMBON, L. S. (Org.) ; OLMOS, R. D. (Org.) ; BRANDAO NETO, R. A. (Org.) . Neurologia e Neurocirurgia. 1a. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. v. 1. 450p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLMOS, R.D.; LOTUFO, P.A. . Epidemiologia Clínica. In: João Massud Filho. (Org.). Medicina Farmacêutica. Conceitos e Aplicações. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 67-84.

2.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. ; TANIGUCHI, L. U. . Emergências Hipertensivas. In: Azevedo, Luciano; Ladeira, José Paulo; Utino Taniguchi, Leandro. (Org.). Medicina Intensiva. Abordagem Prática. 2ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 37-51.

3.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão Arterial Sistêmica - Abordagem Inicial. In: Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antônio Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Tadeu Velasco. (Org.). Emergências Clínicas. Abordagem Prática. 10ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 463-475.

4.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão Acelerada-Maligna. In: Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antônio Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Tadeu Velasco. (Org.). Emergências Clínicas. Abordagem Prática. 10ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 476-480.

5.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Encefalopatia Hipertensiva. In: Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antônio Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Tadeu Velasco. (Org.). Emergências Clínicas. Abordagem Prática. 10ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 481-485.

6.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Descompensação Aguda da Insuficiência Cardíaca. In: Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antônio Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Tadeu Velasco. (Org.). Emergências Clínicas. Abordagem Prática. 10ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 486-510.

7.
OLMOS, R. D.; SANTOS, M. S. C. ; MARTINS, H. S. ; LOPES, R. A. . Ascite no Pronto-Socorro. In: Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antônio Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Tadeu Velasco. (Org.). Emergências Clínicas. Abordagem Prática. 10ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 511-526.

8.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Síndrome de Abstinência. In: Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antônio Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Tadeu Velasco. (Org.). Emergências Clínicas. Abordagem Prática. 10ed.Barueri: Manole, 2015, v. 1, p. 564-573.

9.
OLMOS, R.D.. Rastreamento de neoplasias no idoso. In: Jacob Filho W; Jorge AAL; Busse AL; Galvão CES; Silva FP; Tibério IFLC; Andrade LC; Drager LF; Machado MCC; Olmos RD; Pereira RMR; Gualandro SFM. (Org.). Envelhecimento - Uma visão Interdisciplinar. 1aed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2015, v. , p. 171-182.

10.
OLMOS, R. D.; Lotufo, PA . Leitura Crítica de Ensaios Clínicos. In: Durval Rosa Borges. (Org.). Atualização Terapêutica de Prado, Ramos e Valle.. 25ed.São Paulo: Artes Médicas, 2014, v. 1, p. 90-96.

11.
Lotufo, PA ; Bensenor, IJM ; OLMOS, R. D. . Epidemiologia Clínica. In: Gustavo Gusso; José Mauro Ceratti Lopes. (Org.). Tratado de Medicina de Família e Comunidade. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1, p. 167-181.

12.
OLMOS, R. D.; Gusso G . Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. In: Gustavo Gusso; José Mauro Ceratti Lopes. (Org.). Tratado de Medicina de Família e Comunidade. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 2, p. 1183-1196.

13.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão arterial sistêmica: abordagem inicial. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 6ed.Barueri: Manole, 2011, v. 1, p. 303-316.

14.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão acelerada-maligna. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 6ed.Barueri: Manole, 2011, v. 1, p. 317-321.

15.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Encefalopatia hipertensiva. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 6ed.Barueri: Manole, 2011, v. 1, p. 322-325.

16.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Insuficiência Cardíaca. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 6ed.Barueri: Manole, 2011, v. 1, p. 326-348.

17.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Ascite no pronto-socorro. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 6ed.Barueri: Manole, 2011, v. 1, p. 349-364.

18.
Brunoni AR ; Leal OM ; OLMOS, R. D. . Interconsulta em Doenças Respiratórias. In: Euripedes Constantino Miguel; Valentim Gentil; Wagner Farid Gattaz. (Org.). Clínica Psiquiátrica. 1ed.Barueri: Manole, 2011, v. 2, p. 1666-1682.

19.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. ; Lotufo, PA ; Bensenor, IJM . Ensaios Clínicos - Princípios Teóricos. In: Bensenor IM; Lotufo PA. (Org.). Epidemiologia - Abordagem Prática. 2ed.São Paulo: Sarvier, 2011, v. 1, p. 182-215.

20.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão Arterial Sistêmica - Abordagem Inicial. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 2aed.Barueri: Manole, 2006, v. 1, p. -.

21.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Síndrome de Abstinência. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 2aed.Barueri: Manole, 2006, v. 1, p. -.

22.
OLMOS, R. D.. Hipertensão Arterial. In: Benseñor IM; Tibério IFC; Bernik MMS; Silva FM; Dórea EL; Lotufo PA. (Org.). Medicina em Ambulatório. Diagnóstico e Tratamento. 1aed.São Paulo: Sarvier, 2006, v. 1, p. 357-370.

23.
OLMOS, R. D.. Distúrbios Hidroeletrolíticos. In: Schettino G; Cardoso LF; Mattar Jr J; Torggler Filho F. (Org.). Paciente Crítico - Diagnóstico e Tratamento. 1aed.Barueri: Manole, 2006, v. 1, p. 456-472.

24.
OLMOS, R. D.; IEZZI, D. D. . Emergências Endocrinológicas. In: Schettino G; Cardoso LF; Mattar Jr J; Torggler Filho F. (Org.). Paciente Crítico - Diagnóstico e Tratamento. 1aed.Barueri: Manole, 2006, v. 1, p. 494-506.

25.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Síndrome de Abstinência. In: Martins HS; Neto AS; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas baseadas em Evidências. 1aed.São Paulo: Atheneu, 2005, v. 1, p. 99-106.

26.
OLMOS, R. D.. Emergências Hipertensivas. In: Martins HS; Neto AS; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas baseadas em Evidências. 1aed.São Paulo: Atheneu, 2005, v. 1, p. 207-216.

27.
OLMOS, R. D.; CORREIA, G. F. . Insuficiência Cardíaca Congestiva e Choque Cardiogênico no pronto-socorro. In: Martins HS; Neto AS; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas baseadas em Evidências. 1aed.São Paulo: Atheneu, 2005, v. 1, p. 217-232.

28.
OLMOS, R. D.. Abordagem da Ascite no Departamento de emergências. In: Martins HS; Neto AS; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas baseadas em Evidências. 1aed.São Paulo: Atheneu, 2005, v. 1, p. 359-371.

29.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Ensaios Clínicos - Princípios Teóricos. In: Benseñor IM; Lotufo PA. (Org.). Epidemiologia: Abordagem Prática. 1aed.São Paulo: Sarvier, 2005, v. 1, p. 157-180.

30.
OLMOS, R. D.; Lotufo, PA . Hipertensão Arterial Sistêmica. In: Martins HS; Cavalcanti EFA; Neto AS; Velasco IT. (Org.). Atualizações em Medicina Interna. 1aed.Barueri: Manole, 2005, v. 1, p. 187-204.

31.
OLMOS, R. D.; Bensenor, IJM . Rastreamento e Prevenção de Doenças. In: Martins HS; Cavalcanti EFA; Neto AS; Velasco IT. (Org.). Atualizações em Medicina Interna. 1aed.Barueri: Manole, 2005, v. 1, p. 343-359.

32.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão Arterial Sistêmica - Abordagem Inicial. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 1aed.Barueri: Manole, 2005, v. 1, p. -.

33.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Hipertensão Acelerada-Maligna. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 1aed.Barueri: Manole, 2005, v. 1, p. -.

34.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Encefalopatia Hipertensiva. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Epidemiologia: Abordagem Prática. 1aed.Barueri: Manole, 2005, v. 1, p. -.

35.
OLMOS, R. D.; MARTINS, H. S. . Insuficiência Cardíaca Congestiva. In: Martins HS; Brandão Neto RA; Scalabrini Neto A; Velasco IT. (Org.). Emergências Clínicas - Abordagem Prática. 1aed.Barueri: Manole, 2005, v. 1, p. -.

36.
MARTINS, H. S. ; OLMOS, R. D. . Metanálises. Epidemiologia - Abordagem Prática. 1ed.São Paulo: Sarvier, 2005, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLMOS, R. D.. Crise. Folha de São Paulo, Painel do Leitor, 06 fev. 2009.

2.
OLMOS, R. D.. Opus Dei. Folha de São Paulo, Painel do Leitor, 07 out. 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Staniak, HL ; Bittencourt, MS ; SHAROVSKY, R. ; Bensenor, IJM ; Goulart, AC ; OLMOS, R. D. ; Lotufo, PA ; Santos, IS . Zero calcium scores is not reliable to rule out coronary artery disease in the emergency room. In: World Cardiology Congress, 2011, Dubai. WCC Annals, 2011.

2.
Staniak, HL ; Bittencourt, MS ; SHAROVSKY, R. ; Goulart, AC ; OLMOS, R. D. ; Bensenor, IJM ; Lotufo, PA ; Santos, IS . Coronary computed tomography in the emergency room ? routine use and one month follow up. In: World Cardiology Congress, 2011, Dubai. WCC Annals, 2011.

3.
OLMOS, R. D.; Nogueira, AC ; Lotufo, PA ; Bensenor, IJM . Inflamatory markers as a worksite screening test for coronary heart disease among women. In: Congresso Internacional de Epidemiologia, 2005, Toronto, Canadá. American Journal of Epidemiology. Oxford, Inglaterra: Oxford Journals - Oxford University Press, 2005. v. 161.

4.
DOTTA, I. G. ; LIMA, J. ; AISEN, M. ; OLMOS, R. D. ; Almeida, FJ ; BREVIGLIERI, R. ; FEITOSA, L. ; FEITOSA, J. R. . Anemia Hemolítica severa em paciente portador de biopróteses aórtica e mitral. In: XV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1995, Águas de Lindóia. Anais do XV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1995.

Artigos aceitos para publicação
1.
Staniak, HL ; Bittencourt, MS ; SHAROVSKY, R. ; Bensenor, IJM ; OLMOS, R. D. ; Lotufo, PA . Calcium Score to Evaluate Chest Pain in the Emergency Room. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLMOS, R. D.. Rastreamento e sobrediagnóstico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLMOS, R. D.. Excessos de intervenção na prática clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLMOS, R. D.. Por que NÃO fazer rastreamento de câncer de mama. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLMOS, R. D.. Hipertensão Arterial Sistêmica no Pronto-Socorro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLMOS, R. D.. Rastreamento, Sobrediagnóstico e Prevenção Quaternária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
THOMAZIN, W. T. ; OLMOS, R. D. ; MACHADO, B. M. ; NORI, A. ; ALBUQUERQUE, G. M. . Classificação de Risco no Pronto Atendimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Staniak, HL ; Bittencourt, MS ; Bensenor, IJM ; Lotufo, PA ; OLMOS, R. D. . Dor torácica atípica em mulher jovem com escore de cálcio zero e lesão coronariana grave - relato de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
OLMOS, R. D.; CAVALCANTI, E. F. A. ; MARTINS, M. A. . MedicinaNet 2010. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
NOGUEIRA, L. S.; BATISTA, R. E. A.; Santos, IS; MAIA, F. O. M.; OLMOS, R.D.. Participação em banca de Fernanda Ayache Nishi. Sensibilidade e especificidade do Sistema Manchester de Classificação de Risco na priorização de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio que apresentam dor torácica. 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduação em enfermagem na Saúde do Adulto) - Escola de Enfermagem - USP.

2.
OLMOS, R.D.; TEIXEIRA, R. R.; SILVA, A. T. C.. Participação em banca de Janos Valery Gyuricza. Consequências Psicossociais do diagnóstico de Hipertensã Arterial Sistêmica Leve: desenvolvendo um questionário de medida de desfecho reportado pelo paciente. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina - USP.

3.
OLMOS, R. D.. Participação em banca de Luciana Andrea Avena Smeli. Determinação de Incidência, preditores e escores de risco de complicações cardiovasculares e óbito total, em 30 dias e após 1 ano da cirurgia, em pacientes submetidos a cirurgias vasculares arteriais eletivas.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina - USP.

4.
TIBERIO, I. F. L. C.; AZEVEDO, F. B.; BRANDAO NETO, R. A.; OLMOS, R. D.; VIEIRA, J. E.. Participação em banca de Lucas Zambon. Segurança do paciente em terapia intensiva: caracterização de eventos adversos em pacientes críticos. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina - USP.

5.
Velasco, IT; Góis, AFT; Pesaro, AEP; Santos, IS; OLMOS, R. D.. Participação em banca de Herlon Saraiva Martins. Efeitos hemodinâmicos e metabólicso da terlipressina ou naloxona na resuscitação cardiopulmonar: estudo experimental, randomizado e controlado. 2011. Tese (Doutorado em Medicina (Ciências Médicas)) - Universidade de São Paulo.

6.
Lotufo, PA; OLMOS, R. D.; MARTINS, M. A.; PUCCINI, R. F.; PENIN, S. T. S.. Participação em banca de Adriana Fernanda Tamassia Roncolleta. Ecologia médica: uma reavaliação na realidade brasileira, 2010. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.

7.
CARAMELLI, B.; BUCHALLA, C. M.; GUTIERREZ, E. B.; OLMOS, R. D.; Lotufo, PA. Participação em banca de Margareth da Eira. Avaliação de ateromatose subclínica em pacientes HIV/Aids: determinação da velocidade de onda de pulso e da espessura média-íntima de carótidas. 2009. Tese (Doutorado em Medicina (Ciências Médicas)) - Universidade de São Paulo.

8.
Bensenor, IJM; SCALABRINI NETO, A.; BUCHALLA, C. M.; MARTINS, M. A.; PUCCINI, R. F.; OLMOS, R. D.. Participação em banca de Gustavo Diniz Ferreira Gusso. Diagnóstico de demanda em Florianópolis utiliando a Classificação Internacional de Atenção Primária: 2a edição (CIAP-2). 2009. Tese (Doutorado em Medicina (Ciências Médicas)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CRUZ, D. A. L. M.; OLMOS, R. D.; NOGUEIRA, L. S.; SILVA, R. C. G. E.. Participação em banca de Fernanda Ayache Nishi. Sensibilidade do Sistema Manchester de Classificação de Risco na Avaliação de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em enfermagem na Saúde do Adulto) - Escola de Enfermagem - USP.

2.
OLMOS, R. D.. Participação em banca de Débora Sitnik. Fasting glucose levels, incident diabetes, subclinical atherosclerosis and cardiovascular events in apparently healthy adults: a 12-year longitudinal study. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina - USP.

3.
Goulart, AC; OLMOS, R. D.; KAWABATA, V. S.. Participação em banca de Luciana Avena Smeili. Fatores de risco pré-operatórios para cirurgia vascular. 2014 - Faculdade de Medicina - USP.

4.
Benseñor, Isabela Martins; OLMOS, RODRIGO DIAZ; KAWABATA, V. S.. Participação em banca de Rodrigo Martins Brandão. Prognostic value of electrocardiogram patterns in patients with non-ST elevation acute coronary syndromes. Results from the ERICO study.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina - USP.

5.
Gusso G; OLMOS, R. D.; Santos, IS. Participação em banca de Bruno Brunelli. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA E EXTENSÃO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM DOIS MODELOS COEXISTENTES NA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina - USP.

Qualificações de Mestrado
1.
OLMOS, R.D.; PINTO, L. M. O.; Goulart, AC. Participação em banca de Rafael Cairê de O. dos Santos. Time to pharmacologic treatment during an acute coronary syndrome event according to the unit of first contact. Results from the ERICO study.. 2015 - Faculdade de Medicina - USP.

2.
OLMOS, R. D.; Goulart, AC; OTOCH, J. P.. Participação em banca de Kamila Rafaela Alves. Sociodemographic characteristics associated to cholecystectomy in the Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil). 2014 - Faculdade de Medicina - USP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLMOS, R. D.. Participação em banca de Amarílis Falconi. Monitoramento e Compreensão do Sistema de Referência e Contrarreferência de um Hospital Universitário de São Paulo: Criação de um grupo de apoio à alta. 2014.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLMOS, R. D.. Eventos adversos em pacientes de terapia intensiva em um hospital de ensino terciário. 2012. Universidade de São Paulo.

2.
OLMOS, R. D.. Avaliador da Banca de Temas Livres. 2011. Associação Brasileira de Medicina de Emergência.

3.
OLMOS, R. D.; Bensenor, IJM; SCALABRINI NETO, A.; MARTINS, M. A.; BUCHALLA, C. M.. Diagnóstico de demanda em Florianópolis utilizando a Classificação Internacional de Atenção Primária:2a edição (CIAP-2). 2009. Universidade de São Paulo.

4.
Lotufo, PA; OLMOS, R. D.; CARAMELLI, B.; BUCHALLA, C. M.; GUTIERREZ, E. B.. Avaliação de ateromatose subclínica em pacientes HIV/Aids:determinação da velocidade da onda de pulso e da espessura média-íntima de carótidas. 2009. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Debate: Indicações de eletrocardiograma para realização de atividade física.Indicações de eletrocardiograma para realização de atividade física. 2015. (Outra).

2.
I Simpósio do Departamento de Clínica Médica.Rastreamento de Neoplasias no Idoso. 2015. (Simpósio).

3.
Reunião Geral dos Residentes de Clínica Médica da FMUSP.Overdiagnosis. 2015. (Outra).

4.
XXXIV Congresso Médico Universitário da FMUSP. Rastreamento e Sobrediagnóstico. 2015. (Congresso).

5.
10 a Jornada Paulista de Mastologia.Por que NÃO fazer rastreamento de câncer de mama?. 2014. (Outra).

6.
Curso de Atenção Primária - Graduação UNIFESP-EPM.Aula - "Overdiagnosis" e excessos de intervenção. 2014. (Outra).

7.
II Preventing Overdiagnosis Conference. 2014. (Outra).

8.
XXXIII Congresso Médico Universitário da FMUSP. Rastreamento e sobrediagnóstico. 2014. (Congresso).

9.
15o OSCE - HU-USP.Objective Structured Clinical Examination. 2013. (Outra).

10.
II Curso de Desenvolvimento para Equipe de Acolhimento.Paciente Prioritário - Abordagens Múltiplas. 2013. (Oficina).

11.
II Curso de Desenvolvimento para Equipe de Acolhimento.Paciente Prioritário - Abordagens Múltiplas. 2013. (Oficina).

12.
I Preventing Overdiagnosis Conference. 2013. (Outra).

13.
III Encontro de Atualização em Vírus Respiratórios.Vírus Respiratórios e Pneumonias Bacterianas no Adulto. 2012. (Encontro).

14.
IX Congresso Paulista de Clínica Médica. Rastreamento de câncer. Em quem fazer e quando?. 2012. (Congresso).

15.
11o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4o Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 2011. (Congresso).

16.
11o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4o Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. Saúde do Adulto - Novidades em Hipertensão. 2011. (Congresso).

17.
Capacitação para elaboradores e revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos. 2011. (Outra).

18.
Capacitação para elabortadores e revisores de itens do Banco Nacional de Itens da Educação Superior do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira. 2011. (Oficina).

19.
Curso Avançado de Emergências.Aumento do volume abdominal - Ascite - Como e quando realizar uma paracentese. 2011. (Outra).

20.
Curso Avançado de Emergências.Intoxicação alcoólica, hepatite alcoólica e síndrome de abstinência. 2011. (Outra).

21.
Curso de Emergências Clínicas da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP.Doutor, minha pressão está alta - O que realmente devemos fazer no pronto-socorro baseado nas melhores evidências?. 2011. (Outra).

22.
Curso de Emergências Clínicas da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP.Existem emergências hipertensivas? Quando a conduta correta deve ser iniciada quase que imediatamente?. 2011. (Outra).

23.
I Congresso de Clínica Médica da Universidade Cidade de São Paulo. Tratamento da Insuficiência Cardíaca. 2011. (Congresso).

24.
I Congresso de Clínica Médica da Universidade Cidade de São Paulo. 2011. (Congresso).

25.
III Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência e I Congresso Brasileiro de Ultrassom na Emergência. Quando diagnósticos dependem de um serviço pré-hospitalar organizado! Mas como?. 2011. (Congresso).

26.
III Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência e I Congresso Brasileiro de Ultrassom na Emergência. Avaliador da Banca de Temas Livres. 2011. (Congresso).

27.
III Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência e I Congresso Brasileiro de Ultrassom na Emergência. Hipertensão na Unidade de Emergência - o que existe de evidência?. 2011. (Congresso).

28.
III OSCE da Clínica Médica.Estações práticas para avaliação de habilidades no internato. 2011. (Outra).

29.
Reunião de Atualização em Temas Relevantes na Prática Clínica.Medicalização e Prevenção Quaternária. 2011. (Outra).

30.
XIII Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa. Desafios no Manejo da Insuficiência Cardíaca. 2011. (Congresso).

31.
XXI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e IV Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 2011. (Congresso).

32.
XXI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e IV Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. Saúde do Adulto - Novidades em Hipertensão Arterial na Atenção Primária. 2011. (Congresso).

33.
XXXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Dor torácica atípica em mulher jovem com escore de cálcio zero e lesão coronariana grave - relato de caso (Poster). 2011. (Congresso).

34.
48o Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2010. (Congresso).

35.
ACLS Advanced Cardiologic Life Support. 2010. (Outra).

36.
Análisis de decisión - programa de efectividad clínica. 2010. (Outra).

37.
Curso de Emergências Avançado da FMUSP.Casos Clínicos em Insuficiência Cardíaca e Hipertensão. 2010. (Outra).

38.
Curso de Emergências Clínicas da FMUSP.Emergências relacionadas ao álcool etílico e drogas ilícitas. 2010. (Outra).

39.
XXIX Congresso Médico Universitário da FMUSP. Hipotireoidismo e Hipertireoidismo. 2010. (Congresso).

40.
Curso Nacional em Emergências Avançado.Insuficiência Cardíaca na Emergência. 2009. (Outra).

41.
Estatística usando o SPSS. 2009. (Outra).

42.
II Curso Nacional de Atualização em Emergências Clínicas.Descompensação da Insuficiência Cardíaca. 2009. (Outra).

43.
II Curso Nacional de Atualização em Emergências Clínicas.Hipertensão Arterial Sistêmica na Emergência e Emergências Hipertensivas. 2009. (Outra).

44.
II Curso Nacional de Atualização em Emergências Clínicas.Emergências relacionadas ao Álcool Etílico e Síndrome de Abstinência. 2009. (Outra).

45.
II Curso Nacional de Atualização em Emergências Clínicas.Choque Cardiogênico na Sala de Emergência. 2009. (Outra).

46.
Oficina para o desenvolvimento do Núcleo da Apoio à Saúde da Família (NASF).Experiências em Matriciamento. 2009. (Oficina).

47.
Programa de Desenvolvimento Gerencial - Escola de Negócios Integração. 2009. (Outra).

48.
SPSS - bases, conceitos e recursos. 2009. (Outra).

49.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Diagnóstico e tratamento da síndrome hepato-renal. 2009. (Outra).

50.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Peritonite Bacteriana Espontânea. 2009. (Outra).

51.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Hipertensão Arterial Sistêmica na Emergência : Abordagem Diagnóstica. 2009. (Outra).

52.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Encefalopatia Hepática. 2009. (Outra).

53.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Emergências Hipertensivas. 2009. (Outra).

54.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Insuficiêncioa Cardíaca Descompensada e Choque Cardiogênico. 2009. (Outra).

55.
VII Curso Anual de Atualização em Emergências Clínicas.Abordagem Inicial da Ascite no PS. 2009. (Outra).

56.
XXVIII Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da USP. Diabetes Mellitus tipo 2. 2009. (Congresso).

57.
I Jornada sobre Drogas Lícitas do Hospital Universitário.Complicações Clínicas do Alcoolismo. 2008. (Seminário).

58.
I Simpósio Pró-Saúde USP.Integralidade na Atenção à Saúde - Experiência de um Ambulatório de Interconsultas no Hospital Universitário da USP. 2008. (Simpósio).

59.
XXVII Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da USP. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2008. (Congresso).

60.
ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. 2007. (Outra).

61.
XXV Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da USP. Doenças da Tireóide. 2006. (Congresso).

62.
I Curso de Geriatria para o Clínico.Doenças Tireoidianas no Idoso. 2005. (Outra).

63.
IV Curso de Epidemiologia Clínica da APM.Ensaio Clínico I. 2003. (Outra).

64.
Formatura da LXXXV turma da FMUSP.Homenagem de formatura. 2002. (Outra).

65.
III Curso de Epidemiologia Clínica da APM.Ensaio Clínico I. 2002. (Outra).

66.
IV Curso de Boas Práticas em Pesquisa Clínica. 2002. (Outra).

67.
II Curso de Epidemiologia Clínica da APM.Aspectos Críticos na Leitura de Ensaios Clínicos. 2001. (Outra).

68.
XVI Reunião Anual da FeSBE.Ensaios Clínicos - Análise de Vários Estudos. 2001. (Encontro).

69.
I Curso de Epidemiologia Clínica da APM.Aspectos Críticos na Leitura de Ensaios Clínicos. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JACOB FILHO, W. ; JORGE, A. A. L. ; BUSSE, A. L. ; GALVAO, C. E. S. ; SILVA, F. P. ; TIBERIO, I. F. L. C. ; ANDRADE, L. C. ; DRAGER, L. F. ; MACHADO, M. C. C. ; OLMOS, R.D. ; PEREIRA, R. M. R. ; GUALANDRO, S. F. M. . I Simpósio do Departamento de Clínica Médica. 2015. (Outro).

2.
MARTINS, H. S. ; BRANDAO NETO, R. A. ; OLMOS, R. D. . III Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência. 2011. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro da Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina
Membro do corpo editorial do Site de Informações Médicas MedicinaNet



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:19:11