Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4556868251055499
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Possui graduação em Filosofia Ciências e Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1970), graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Londrina (1970), mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, lingua portuguesa, práticas pedagógicas, texto e educacao. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Nome em citações bibliográficas
COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, LIP-Instituto de Letras.
Brasilia, DF - Brasil


Formação acadêmica/titulação


1989 - 1998
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Tempo e Temporalidade na Língua, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Rodolfo Ilari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1980 - 1983
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O tempo nos verbos do português,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Lúcia Maria Pinheiro Lobato.
1967 - 1970
Graduação em Filosofia Ciências e Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1967 - 1970
Graduação em Letras Português.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2004
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Membro da Comissão Assessora da Prova de Acesso.


Editora Cespe Administradora e Consultoria, CESPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Supervisora de correção de redações do ENEM.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Instituto de Letras.

Cargo ou função
Represente no CONSUNI.
9/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Unb Dea, Unb Dea.

Atividade realizada
Executora Substituta do Convênio FUB/MEC-SEIF (Rede Nacional de Centro de Pesquisa).
4/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Unb Dex, Unb Dex.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto de Alfabertização e Linguagem (Rede Nacional).
03/1999 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Análise Lingüística
Semântica
Tópicos em Análise do Discurso
09/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

08/1995 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.

Atividade realizada
Presidente do Comitê de Língua Portuguesa do PAS.
07/1994 - Atual
Ensino, Letras Português Licenciatura Noturna, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Curso
Semântica
Laboratório de Ensino de Redação
9/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.

Serviço realizado
Curso de Formadores no Projeto de Alfabetização e Linguagem.
3/1999 - 12/2005
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Análise Lingüìstica 1
Laboratório de Análise Lingüìstica 2
Tópico em Análise de Discurso 1
Tópico em Análise de Discurso 2
Estudo Dirigido
Trabalho de Campo 1
09/2000 - 9/2002
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Subchefe de Departamento.
12/1999 - 07/2000
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.

Atividade realizada
Coordenadora de graduação.

Secreteria de Ensino Tecnológico, MEC/SEMTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de Livro Didatico (PNLEM), Carga horária: 0

Atividades

6/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ceale, .

Cargo ou função
Colaborador.
3/2004 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Inep, Saeb.

Cargo ou função
Consultor.
1/2004 - 2/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mec, .

Cargo ou função
Colaborador.


Linhas de pesquisa


1.
Discursos, representações sociais e textos

Objetivo: Estudar o discurso textualmente mediado, com enfoque nas representações sociais e nas práticas identitárias..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Discurso; Identidade; Práticas sociais; Texto.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Linguística vai à escola:: perspectivas discursivas na formação de professores
Descrição: Dando continuidade a temas de projetos anteriores, Discurso nas práticas escolares: diálogos possíveis (2012-2017) e Discurso e ensino: contextos em construção de identidades (2008-2011), a proposta deste novo projeto continua focalizando o diálogo entre práticas sociais e práticas escolares. Mais especificamente, situa-se na intermediação entre teoria e prática. Seguindo dois eixos, as reflexões e análises intercalam-se como prioridade ? ora umas, ora outras ? e tomam, em alguns momentos, a aparência de separação. No fazer pedagógico de salas de aula de ensino fundamental e médio, as práticas escolares expõem-se adequadamente a uma metodologia qualitativa inseparável das bases teóricas da Análise de Discurso Crítica. Numa teorização social crítica sobre língua e discurso, a metodologia de pesquisa está intimamente ligada à teoria e ao objeto de análise (cf. Fairclough, 1995, 2001,2012). Consequentemente, apenas o destaque para um olhar prioritário sobre a metodologia justifica tomá-la em separado. Também coerente com essa postura analítica, são os procedimentos de pesquisa qualitativa os mais adequados para compreender e explicar objetos de análise em discurso crítico. Várias razões aproximam os pressupostos norteadores de uma teoria crítica e da pesquisa qualitativa. Primeiramente, o acesso à documentação, às experiências e interações se dá em situações naturais, em que a participação do analista ? ou pesquisador ? é incorporada à própria. O acesso a tudo que virá a se constituir em corpus é, numa perspectiva de pesquisa qualitativa, já o início da própria pesquisa. O pesquisador não se pretende isento, neutro ou distanciado ? mas integrante do próprio campo da pesquisa. Deste modo, investigações em Análise Crítica do Discurso partem de problemas sociais que demandam explicação e solução. Em síntese, as etapas analíticas a serem desenvolvidas neste projeto acompanham aquelas já propostas em várias obras de Análise Crítica do Discurso; detecção de um problema de pesquisa (social wrong), análise de sua conjuntura, sistematização e triangulação dos dados, propostas de solução. Na prática, como problema social (social wrong) constituidor da principal questão deste projeto, coloca-se a relação entre discurso e educação, mais especificamente centrada em uma formação de professores que desenvolva teorias críticas nas práticas pedagógicas. descontinuidade conceitual entre teoria e prática; questionamentos sobre identidade do professor em novos contextos... 1. Objetivos gerais e específicos Objetivo geral: estabelecer uma efetiva interlocução entre as práticas escolares de ensino fundamental e médio e as reflexões teórico metodológicas em circulação em trabalhos acadêmicos, com vistas a apoiar, sistematizadamente, projetos educacionais, especialmente no âmbito da formação inicial e continuada de professores. Para consecução do objetivo geral, têm-se como objetivos específicos: (a) Mapear experiências didático-pedagógicas que tenham como foco ? principal ou secundário ? a formação continuada de professores; (b) Propiciar diálogos permanentes entre os pesquisadores e os professores envolvidos na implementação do iniciativas pedagógicas que tenham o discurso e a interação como conceitos norteadores; (c) Analisar impactos discursivos e culturais nas práticas escolares, tanto na perspectiva dos alunos como dos professores; (d) Contribuir para possíveis campos de atuação reflexiva conjunta, tanto na dimensão mais ligada à prática quanto no aprofundamento da fundamentação teórica; (e) Produzir material que se faça necessário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa - Coordenador.
2013 - 2018
Discurso nas práticas escolares: diálogos possíveis
Descrição: Como continuidade de projeto anterior, Discurso e ensino: contextos em construção de identidades, esta proposta focaliza o diálogo entre práticas sociais e práticas escolares. Na intermediação, as pesquisas no âmbito acadêmico permitem o diálogo entre o conhecimento sistematizado e o cotidiano dos cidadãos do século XXI. Nessa realidade, as práticas escolares surgem de demandas sociais diferentes daquelas sedimentadas historicamente por relações sociais (e discursivas) diferentes. Trazer conceitos discursivos e interacionais para a sala de aula constitui um movimento que resulta de novas vivências sociais, históricas e culturais ? articuladas para dar conformação a novas práticas e identidades sociais e discursivas. Surge daí também a questão da representação de mundo(s), não mais como um ?espelho da verdade? ? exposta à decifração a qualquer tempo e lugar, desde que atingido seu valor de verdade, seu ?certo? ou ?errado? ? , mas como construção cognitiva, histórico-cultural, que tanto é afetada como afeta seus enraizamentos sociais. Por isso, o ?olhar? da pesquisa e da sistematização teórica traz, para dentro da sala de aula de educação básica, representações de mundo que reconfiguram não apenas os significados e sentidos de língua e texto, mas o sentido do próprio ato de saber a língua materna. Com as práticas pedagógicas centralizadas no texto, como unidade lingüística do processo de ensino-aprendizagem, não se faz mera renomeação de objetos de análise e trabalho pedagógico: tal opção teórica implica direcionamentos outros que não os tradicionais enfoques nos ?conteúdos? e possibilitam entender, e explicar, como as práticas apoiadas na escolarização e geradas no discurso constituem sujeitos e lhes permitem a interação. Promover diálogos entre pesquisas acadêmicas e práticas escolares é uma experiência cultural, um comprometimento do indivíduo com sua existência em dois sentidos: (a) com uma demarcação de seu lugar ? ou lugares ? no mundo, e (b) com a formação de s.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa - Coordenador / Zilda Pereira da Silva - Integrante / Maria Aparecida Silva de Abreu - Integrante / André Lúcio Bento - Integrante / Sóstenes Lima - Integrante / Castilho, Mara Lúcia - Integrante / Elaine Barbosa Caldeira Gonçalves - Integrante / Malverique Neckel - Integrante / Solange Carvalho Lustosa - Integrante / Ana Paula Melo Sylvestre - Integrante / Thyally Louise Gonçalves - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Linha d'Agua


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2012
Agência de fomento: (INEP) INEP
2012 - Atual
Agência de fomento: (FNDE) FNDE
2011 - Atual
Agência de fomento: (INEP) INEP
2011 - 2012
Agência de fomento: (FNDE) FNDE
2008 - 2011
Agência de fomento: (INEP) INEP
2007 - 2008
Agência de fomento: (FNDE) FNDE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: LETRAS PORTUGUÊS - LICENCIATURA.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2LIMA, SOSTENES CEZAR DE2016LIMA, SOSTENES CEZAR DE ; LIMA, PRISCILLA MELO RIBEIRO DE ; COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES . Identidade de velhos: modos de identificação e discursos de resistência na velhice. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 10, p. 903-926, 2016.

2.
1COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2016COROA, M. L. M. S.; GARCEZ, L. H. C. ; CORREA, V. R. . Texto dissertatuivo-argumentativo: teoria e prática. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 14, p. 275-295, 2016.

3.
4Lima, S.2013Lima, S. ; COROA, M. L. M. S. . Recategorização, semantização e discursivização na trajetória de gramaticalização do ONDE. Via Litterae, v. 5, p. 307-333, 2013.

4.
3Lima, S.2010Lima, S. ; COROA, M. L. M. S. . Configuração e papel da avaliatividade no gênero reoprtagem. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 127-137, 2010.

5.
5COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2010COROA, M. L. M. S.; BENTO, André Lúcio . O que a Matriz de Referência de Língua Portuguesa não é?. REVISTA DA ESCOLA, v. 3, p. 13-19, 2010.

6.
6COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2008COROA, M. L. M. S.. Diversidade de gêneros textuais. Salto para o Futuro, v. 17, p. 66-73, 2008.

7.
8COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2005COROA, M. L. M. S.; SILVA, Zilda Pereira da . Vigilância Sanitária: um histórico discursivo. REVISA. Revista Brasileira de Vigilância Sanitária, Sõa Paulo - SP, v. 1, p. 3-15, 2005.

8.
7COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2005COROA, M. L. M. S.. Lingüística, discurso e ensino. Revista do GELNE (UFC), v. 4, p. 45-48, 2005.

9.
9COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2004 COROA, M. L. M. S.. Diferentes concepções de língua na prática pedagógica. Revista do GELNE (UFC), v. 3, p. 134-137, 2004.

10.
10COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES1998 COROA, M. L. M. S.. A Constituição Temporal do Texto. Atas do IX Congresso Internacional da ALFAL, Campinas, v. IV, 1998.

11.
11COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES1993COROA, M. L. M. S.. Tempo Verbal: um problema discursivo ou gramatical?. Boletim da ABRALIN, v. 14, 1993.

12.
12COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES1991COROA, M. L. M. S.. Semântica e Tempo na Língua. Seriencontros, Araraquara, v. 1, p. 65-74, 1991.

13.
13COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES1991COROA, M. L. M. S.. Sobre Temporalidade e Temporalização. XXXIX Estudos Lingüísticos, v. XXXIX, 1991.

14.
14COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES1986COROA, M. L. M. S.. Características das Formas Durativas em Português. Estudos Liungüísticos, v. XII, 1986.

15.
15COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES1985COROA, M. L. M. S.. Uma Definiçào Temporal das Formas do Pretérito. Estudos Lingüísticos, v. X, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COROA, M. L. M. S.. Texto e Interação - Práticas de Análise Lingüística. 1. ed. Brasília: UnB, 2007. v. 1. 45p .

2.
COROA, M. L. M. S.. Texto, linguagem e interação. 1. ed. Brasília: UnB, 2005. v. 1. 42p .

3.
COROA, M. L. M. S.. Gêneros e tipos textuais. 1. ed. Brasília: Ed. da UnB/MEC, 2005. v. 1. 40p .

4.
COROA, M. L. M. S.. O Tempo nos Verbos do Português. 2ª. ed. Brasília: Editora Parábola, 2005. 190p .

Capítulos de livros publicados
1.
WELLER, W. ; GAUCHE, R. ; COROA, M. L. M. S. ; LOPES, A. C. ; BORGES, L. F. F. ; SILVA, F. T. ; Freitas Druck ; MARANDINO, M. ; SCARPA, D. L. ; BORBA, M. C. ; DOMINGUES, N. S. ; LACERDA, H. D. G. ; LARANJEIRAS, C. C. ; CARVALHO, D. L. . Língua e linguagem: atravessando fronteiras do currículo. In: Wivian Weller; Ricardo Gauche. (Org.). Ensino médio em debate - currículo, avaliação e formação integral. 1ed.Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2017, v. 1, p. 119-133.

2.
GARCEZ, L. H. C. ; CORREA, V. R. ; FARACO, C. A. ; VAL, M. G. C. ; CAVALCANTE, M. M. ; BENTO, André Lúcio ; POSSENTI, S. ; ELIAS, V. ; COROA, M. L. M. S. . O texto dissertativo-argumentativo. In: Lucilia H C Garcez;Vilma Reche Correa. (Org.). Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores. 1ed.Brasília: INEP?MEC - Cebraspe, 2017, v. 1, p. 59-72.

3.
COROA, M. L. M. S.; FERRAZ, J. A. . Percursos e Avanços da Licenciatura em Letras-Português EaD na UnB. In: Fernandes, Maria Lídia Bueno. (Org.). Trajetória das Licenciaturas da UnB ? EaD emFoco. 1ed.Brasília: Editora da UnB, 2012, v. , p. 221-239.

4.
CARVALHO, O. L. S. ; BAGNO, M. ; COROA, M. L. M. S. . Para que serve um dicionário?. In: Carvalho, Orlene L. de S., Bagno, Marcos. (Org.). Dicionários Escolares: políticas, formas e usos. 1ed.São Paulo: Parábola, 2011, v. , p. 132-149.

5.
COROA, M. L. M. S.. Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado. In: Silviane Bonaccorsi Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. 1ed.Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP3, p. 13-54.

6.
COROA, M. L. M. S.. Trabalhando com Gêneros Tetxuais. In: Silviane Bonaccorsi Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP3, p. 53-94.

7.
COROA, M. L. M. S.. Tipos Textuais. In: Silviane Bonaccorsi Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP3, p. 95-138.

8.
COROA, M. L. M. S.. Coerência Textual. In: Silviane B. Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP5, p. 69-116.

9.
COROA, M. L. M. S.. Coesão textual. In: Silviane B. Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP5, p. 117-178.

10.
COROA, M. L. M. S.. Relações Lógicas no Texto. In: Silviane B. Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP5, p. 179-257.

11.
COROA, M. L. M. S.. Argumentação e Linguagem. In: Silviane B. Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP6, p. 13-72.

12.
COROA, M. L. M. S.. A inter-relação entre gêneros e tipos textuais. In: Silviane Bonaccorsi Barbato. (Org.). Programa Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR II. Brasília: SEB/MEC, 2008, v. TP3, p. 139-196.

13.
COROA, M. L. M. S.. O Ensino da Língua Portuguesa e a Constituição de Identidades. In: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa; Kanavillil Rajagopalan; Diana Maria Matins Ferreira. (Org.). Política em Linguagem: Perspectivas Identitárias. 1ed.São Paulo: Mackenzie, 2006, v. 1, p. 143-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COROA, M. L. M. S.. Contribuições de uma Teoria Lingüística para o Ensino de Língua Portuguesa. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Fortaleza. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Fortaleza, 2001. v. 26. p. 317-319.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, K. M. N. ; COROA, M. L. M. S. . REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DE MULHERES GESTANTES EM SITUAÇÃO PRISIONAL: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA' para o Simpósio 45.. In: VI SIMELP, 2017, Santarém - Portugal. VI SIMELP. Santarém - Portugal, 2017. v. 1.

2.
COROA, M. L. M. S.. Pensando criticamente a teoria de gêneros textuais nas práticas docentes. In: VI SIMELP, 2017, Santarém - Portugal. VI SIMELP. Santarém, 2017. v. 1.

3.
COROA, M. L. M. S.. Educação, pós-modernidade e ética Apresentação: Da ética para a estética em educação. In: International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL, 2015, Brasília. Educação, pós-modernidade e ética, 2015.

4.
COROA, M. L. M. S.. A circulaçao de textos nas práticas escolares. In: II Colóquio da ALED no Brasil, 2008, Brasília. Caderno de Resumos - II Colóqui da ALED no Brasil. BRasília, 2008.

5.
COROA, M. L. M. S.. O uso do dicionário nas práticas discursivas. In: IV Encontro Nacional do GELCO, 2008, Cuiabá - MT. IV Encontro Nacional do GELCO - Caderno de Resumos. Cuiabá: UFMaT, 2008.

6.
COROA, M. L. M. S.. Representações de mundo: algumas questões sobre a (não)transparência da linguagem na mídia. In: II simpósio internacional de Análise Crítica do Discurso, 2007, São Paulo. II simpósio internacional de Análise Crítica do Discurso - Resumos. São Paulo, 2007. v. 1.

7.
COROA, M. L. M. S.. Material didático e concepções de língua na escola. In: II Congresso Internacional da ALAB, 2007, Brasília. II Congresso Internacional da ALAB - Resumos. Brasília, 2007.

8.
COROA, M. L. M. S.. Interlocuções múltiplas na escola: atos de aprendizagem lingüística. In: II Congresso Internaciola da ALAB, 2007, Brasília. II Congresso Internacional da ALAB - Caderno de resumos. Brasília, 2007. v. 1.

9.
COROA, M. L. M. S.. Formação de Professores de Língua Materna: Um Projeto Continuado. In: IV Congresso Internacional da Abralin, 2005, Brasília. IV Congresso Internacional da Abralin. Brasília, 2005. v. 1. p. 1-14.

10.
COROA, M. L. M. S.. Lingüística, Escola e Cidadania. In: 14º INPLA, 2004, São Paulo. 14º INPLA. São Paulo, 2004.

11.
COROA, M. L. M. S.. Escola e cidadania. In: 14. Intercâmbio de pesquisa em Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. 14. Intercâmbio de pesquisa em Lingüística Aplicada - Caderno de Resumos. São Paulo, 2004.

12.
COROA, M. L. M. S.. A construçào da leitura nas práticas sociais de sala de aula. In: III congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. III Congresso Intaernacional da Abralin, 2003. v. 1. p. 36.

13.
COROA, M. L. M. S.. Sujeitos envolvidos nos PCNs. In: II Encontro Nacional do GELCO, 2003, Goiânia. Programação e resumos, 2003. p. 184-184.

14.
COROA, M. L. M. S.. Discurso, Lingüística e Ensino. In: VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal, 2002, Brasília. VI ENIL, 2002. v. 1.

15.
COROA, M. L. M. S.. Lingüística, Discurso e Ensino. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2001COROA, M. L. M. S.. Teoria Lingüística para o Ensino de Língua Portuguesa. Resumos do II Congresso Internacional da ABRALIN, Fortaleza, 2001.

2.
COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2001COROA, M. L. M. S.. Indeterminação e Futuro do Indicativo. Resumos da I Conferência sobre Polissemia e Indeterminação Semântica, Florianópolis, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
COROA, M. L. M. S.. Pensando criticamente a teoria de gêneros textuais nas práticas docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIANA, K. M. N. ; COROA, M. L. M. S. . REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DE MULHERES GESTANTES EM SITUAÇÃO PRISIONAL: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COROA, M. L. M. S.. Da ética para a estética em educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BONINI, A. ; Lima, S. ; COROA, M. L. M. S. . Análise Crítica de gêneros e Ensino - VIII SIGET. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
COROA, M. L. M. S.. A propósito de Redação Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BONINI, A. ; Lima, S. ; COROA, M. L. M. S. . VIII SIGET (set/2015): Análise Crítica de Gêneros e Ensino f. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
COROA, M. L. M. S.. Língua e linguagem: atravessando fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COROA, M. L. M. S.. Leitura e processos de escrita: reflexões sobre sua importância no contexto de ensino-aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COROA, M. L. M. S.. UAB Letras na UnB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COROA, M. L. M. S.. Lendo a Leitura.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VERAS, V. ; ESTEVES, L. ; FROTA, M. P. ; COROA, M. L. M. S. . Coordenação de Mesa Redonda: Atos de Fala em Tradução- efeitos e afetos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COROA, M. L. M. S.; RISTOFF, D. ; ABREU, A. S. . Mesa Redonda: A Universidade que interessa à Sociedade ou a Sociedade que interessa à Universidade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
COROA, M. L. M. S.. Práticas Discursivas na Escola: atos de aprendizagem linguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
COROA, M. L. M. S.; Oliveira, M.S. . Mini-curso: Trabalhando com Gêneros Textuais em Projetos de Letramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
COROA, M. L. M. S.. Oficina: Impacto da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
COROA, M. L. M. S.. Ensino Médio em Debate (Língua e linguagem: atravessando fronteiras do currículo). BRASILIA: Editora da UnB, 2017 (capítulo de livro).

2.
COROA, M. L. M. S.. Olho no olho. Jundiaí - SP, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
COROA, M. L. M. S.. A Linguagem do parto - prefácio. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Albuquerque, E.B. ; MARCUSCHI, E. ; VAL, M. G. C. ; COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES . Programa Nacional do Livro Didático 2017. 2015.

2.
WELLER, W. ; COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES . PNEM - Plano Nacional do Ensino Médio. 2014.

3.
COROA, M. L. M. S.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014). 2012.

4.
COROA, M. L. M. S.. ENADE 2012 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). 2012.

5.
COROA, M. L. M. S.; CORREA, V. R. . Coordenadora Nacional de Avaliação do ENEM. 2012.

6.
COROA, M. L. M. S.. Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. 2011.

7.
COROA, M. L. M. S.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013). 2011.

8.
COROA, M. L. M. S.; BRITO, A. T. ; GUEDES-PINTO, A. L. . Comissão Assessora da Prova Docente. 2011.

9.
COROA, M. L. M. S.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). 2009.

10.
COROA, M. L. M. S.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2008). 2008.

11.
COROA, M. L. M. S.. Avaliaçao da Implantaçao dos Cursos de Licenciatura Noturnos. 1997.

Programas de computador sem registro
1.
COROA, M. L. M. S.; Barbato, S. B. ; RAMOS, W. M. . GESTAR II - vídeos de apresentação. 2009.

2.
COROA, M. L. M. S.. Texto, Linguagem e Interação - A palavra é Interação. 2005.

3.
COROA, M. L. M. S.; BAGNO, Marcos ; COREA, Vilma R . A palavra é. variação. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
COROA, M. L. M. S.. Desafios do ensino de língua portuguesa no século XXI: A representação do trabalho de um professor a partir da análise do nível semântico'. 2015.

2.
COROA, M. L. M. S.. O Ensino Do Léxico: Do Problema Do Dicionário À Vivência Da Linguagem. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COROA, M. L. M. S.; MEURER, J. L. ; GARCEZ, L. H. C. . Salto para o futuro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COROA, M. L. M. S.. Seminário: Tempo e temporalidade na língua. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
COROA, M. L. M. S.. Reformulaçao Curricular dos Cursos de Licenciatura da Unb. 1997 (Assessoria ao Decanato de Graduaçao) .

2.
COROA, M. L. M. S.. Programa de Lingua Portuguesa Para O Pas (Unb). 1995 (curriculo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COROA, M. L. M. S.; TINOCO, R. C.; PILATI, A.. Participação em banca de Lígia Gonçalves Diniz. Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

2.
COROA, M. L. M. S.; PERFEITO, A. M.; RESENDE, L.. Participação em banca de Sandra Elaine Luppi. Uma experiência de formação continuada: o ensino do gênero discursivo resumo. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
COROA, M. L. M. S.; Ramalho, V. C. V. S.; SENA, O. T.; DIAS, Juliana Freitas. Participação em banca de EDUARDO CARDOSO MARTINS. A criança do estatuto e o estatuto da criança: um estudo discursivo sobre a representação infanto-juvenil na justiça manauara. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

4.
COROA, M. L. M. S.; Bentes, A. C.; Brandão, C.; Resende, V.M.. Participação em banca de Alinne Santana Ferreira. O discurso de professores do ensino superior: estilos e identidades. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

5.
COROA, M. L. M. S.; Gomes, D. M.; ORTIZ-ALVAREZ, M. L.; BORTONIRICARDO, Stella Maris. Participação em banca de Eugênia Magnólia da Silva Fernandes. Expressões idiomáticas no português do Brasil: análise funcional-tipológica e seu ensino no âmbito de segunda língua. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

6.
COROA, M. L. M. S.; Gomes, D. M.; Martins, D. A. C.; Ramalho, V. C. V. S.. Participação em banca de Keyla Gonçalves de Lima Lacerda. A atividade inferencial como estratégia de leitura a partir do ensino da gramática. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

7.
COROA, M. L. M. S.; Gomes, D. M.; Machado, V.R.; Oliveira,C.B.. Participação em banca de Tiago de Aguiar Rodrigues. Buscando sentido para a pesquisa e ensino de regência verbal: uma abordagem funcional-cognitiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

8.
COROA, M. L. M. S.; GRANNIER, Daniele Marcelle; Quental, L.M.; BORTONE, Márcia Elizabeth. Participação em banca de Layane Rodrigues de Lima. As estruturas de causa e conseqüência na aquisição do português-por-escrito como segunda língua pelos surdos. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

9.
COROA, M. L. M. S.; Silva, E. C. M.; Vian Jr., Orlando; DIAS, Juliana Freitas. Participação em banca de Sonia Margarida Ribeiro Guedes da Rocha. O gênero textual no EJA: configuração contextual e estrutura potencial de gênero. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

10.
COROA, M. L. M. S.; Barbato, S. B.; RAMOS, W. M.. Participação em banca de Nathalie Latousé. Letramento crítico e a relação ensino-aprendizado da leitura no ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Processos de desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

11.
COROA, M. L. M. S.; Barbato, S. B.; BORTONIRICARDO, Stella Maris. Participação em banca de Silvéria Ap. Basniak Schier. A concepção de língua utilizada no sistema EaD/Unitins. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

12.
LEAL, Maria Christina Diniz; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Wagner José Santana. Leitura crítica do discurso da política de defesa nacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

13.
VIEIRA, Josenia Antunes; COROA, M. L. M. S.; MAIA-PINTO, R.. Participação em banca de Candice A. Rodrigues Assunção. A ideologia na legislação da educação inclusiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

14.
COROA, M. L. M. S.; VIEIRA, Josenia Antunes; FERREIRA, D. M. M.. Participação em banca de André Lúcio Bento. O poder no discurso: choque de identidades em entrevistas jornalísticas. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

15.
VIEIRA, Josenia Antunes; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Ronaldo Lima Vieira. Coca para nosotros es vida. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

16.
COROA, M. L. M. S.; BAGNO, Marcos. Participação em banca de José Geraldo Pereira Baião. O gênero APRESENTAÇÃO nos livros didáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

17.
BAGNO, Marcos; CASTANHEIRA, M. L.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Sóstenes Cezar Lima. O impacto do Vernáculo sobre o uso do ONDE na escrita monitorada. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

18.
VIEIRA, Josenia Antunes; COROA, M. L. M. S.; BORTONE, Márcia Elizabeth; LEAL, Maria Christina Diniz. Participação em banca de Cristiane Ribeiro Gomes Bou Maroum. A Multimodalidade Textual no Livro Didático de Português. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

19.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Mirian Theyla Ribeiro Garcia. Exercícios de ser humano - A poesia e a infância na obra de Manoel de Barros. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

20.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Kátia Cristina Ayres da Fonseca. A representação do leitor em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins: uma reflexão para a formação de leitores. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

21.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Marcus Vinícius da Silva Lunguinho. A Ordem dos Verbos Auxiliares:uma análise em termos de traços. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

22.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Rubens Damasceno Morais. O eminente discurso da queda iminente: o telejornalismo econômico em foco. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

23.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Carmem Jená Machado Caetano. A Alegoria, uma Análise Discursiva em : Sombras de Reis Barbudos. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

24.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Daisy Barbara Borges Cardoso. Variação no uso do modo imperativo: análise de dados em textos de José J. Veiga. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

25.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Tânia Andréia Gentil Goulart Ferreira. A Geografia Crítica e o Discurso Critico na Aula de Geografia. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

26.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Rosângela Rodrigues Borges. Eventos de escrita em língua materna: a escola e o processo de construção de identidade lingüística. 2004. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

27.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Deborah Lee Fernandes. O implícito e o ensino da língua materna - o exílio da significação criativa. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

28.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Jander Matias de Araújo. A leitura e o Aluno do Ensino Médio: Uma Questão Discursiva. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

29.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Jadyane Pereira da Silva. O Sujeito Leitor nos PCNs. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

30.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Rosana Cristina da Cunha. Texto argumentativo na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

31.
COROA, M. L. M. S.; LONGO, B. N. O.; IGNACIO, S. E.. Participação em banca de Juliana Bertucci Barbosa. Os Tempos do Pretérito no Português. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

32.
COROA, M. L. M. S.; PIRES, A. D.; RAJAGOPALAN, K.. Participação em banca de Maria Aparecida Silva de Abreu. Um olhar discursivo sobre Fernando Pessoa. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

33.
COROA, M. L. M. S.; CHAUVET, G.; CUNHA, M. J.; ABREU, M. A. S.. Participação em banca de Verônica Vinecky. Tarefas Comunicativas no Ensino de Português como Outras Línguas. 2003 - Universidade de Brasília.

34.
COROA, M. L. M. S.; Moita Lopes; MAGALHAES, M. I.. Participação em banca de Adriana Carvalho Lopes. Narrativas das adolescentes em conflito com a lei. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

35.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Wilma Lopes Gomes. O Diálogo entre Krishna e Arjuna. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

36.
COROA, M. L. M. S.; Oliveira, M.S.. Participação em banca de Ana Maria. Enunciado em Avaliação. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

37.
MELLO, H. R.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Alice Lima Lana. Relações Semânticas e Estruturais dos Verbos de troca. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

38.
GARCEZ, L. H. C.; MAGALHAES, M. C. C.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Simone Maria Abrahão Scafutto. Análise sociodiscursiva das concepções de escrita e de ensino de produção de textosLetramento. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

39.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Adriana Sidralle Rolim-Silva. Práticas de Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

40.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Sandra Lúcia R. Rocha. De uma abordagem funcionalista do léxico do grego antigo para uma aplicação lexicográfica. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
KEATING, C.; DIAS, Juliana Freitas; Resende, V.M.; COROA, M. L. M. S.; GARBELINI, J. A. V.. Participação em banca de Elaine Caldeira Barbosa Gonçalves. Discursos sobre a migração Xerente: recursos de avaliatividade na construção de identidades étnicas. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
BENTO, André Lúcio; Brandão,C.; Lima, S.; VIEIRA, V. C.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Karina Nunes Mendes Viana. Representações linguístico-discursivas de mulheres gestantes em situação prisional: uma análise de discurso crítica. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
MAGALHAES, I.; VIEIRA, V. C.; FORMIGA SOBRINHO, A. B.; FIGUEIREDO, D. C.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Luciane C. Eneas Lira. A PUBLICIDADE DESTINADA A CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

4.
Brandão, C.; COROA, M. L. M. S.; RAMOS, Ana Adelina Lôpo; LINS, M. P. P.; CAVALCANTE, M. M.. Participação em banca de Alinne Santana Ferreira. ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E COM PREENSÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO: ESTUDO SOCIOINTERACIONAL DA REFERENCIAÇÃO E INFERENCIAÇÃO. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

5.
Silva, D.E.G. da; COROA, M. L. M. S.; SILVA, F. C. O.. Participação em banca de Ana Cláudia Camargo Carvalho. PRÁTICAS DISCURSIVAS DISCIPLINADORAS VOLTADAS PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

6.
MAGALHAES, I.; FIGUEIREDO, D. C.; FORMIGA SOBRINHO, A. B.; VIEIRA, V. C.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de A PUBLICIDADE DESTINADA A CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DE DISCURSO. A PUBLICIDADE DESTINADA A CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

7.
Oliveira,C.B.; COROA, M. L. M. S.; Silva, D.E.G. da; CABRAL, A. L. T.; SEARA, I. R.. Participação em banca de Éika Hott Guerra Sathler. (IM)POLIDEZ NA ANÁLISE DO MENSALÃO: UMA ANÁLISE SOCIOINTERACIONAL. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

8.
NOGUEIRA, C.; DIAS, Juliana Freitas; COROA, M. L. M. S.; Machado, V.R.; Resende, V.M.; BORTONE, Márcia Elizabeth. Participação em banca de Malverique Neckel. PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: DIALOGISMO, ALTERIDADE E IDENTIDADE. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

9.
TINOCO, R. C.; COROA, M. L. M. S.; RIBEIRO, N. L.; PILATI, A.; GOMES, A. L.; CYNTRAO, S.. Participação em banca de Sena Aparecida de Siqueira. Representações sociais da literatura e a confluência de ideias entre Moscovici e Bakhtin: um estudo com professores alfabetizadores do Distrito Federal. 2013. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

10.
BONINI, A.; Brandão de OLIVEIRA, C. B.; BAGNO, M.; HEBERLE, V.; CARVALHO, O. L. S.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Sóstenes Cézar de Lima. Hipergênero: agrupamento ordenado, relação e funcionamento de gêneros na constituição de uma macrounidade genérica. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

11.
COROA, M. L. M. S.; PERFEITO, A. M.; GASPARIN, J. L.; LIMOLI, L.; AGUILERA, V. A.. Participação em banca de Mariângela Garcia Lunardelli. Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre o gênero discursivo e a formação docente inicial. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
COROA, M. L. M. S.; BORTONI-RICARDO, S. M.; ANTUNES, M. I. C.; ALMEIDA, M. F.; ALMEIDA, V. P.. Participação em banca de Luzineth Rodrigues Martins. O PROCESSO INTERACIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA: A MEDIAÇÃO E A COMPETÊNCIA DISCURSIVA. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

13.
Oliveira, M.S.; COROA, M. L. M. S.; KLEIMAN, A.; TINOCO, G. M. A.; ALVES, M. P. C.. Participação em banca de Ivoneide Bezerra. Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
VIEIRA, Josenia Antunes; RAMOS, Ana Adelina Lôpo; COROA, M. L. M. S.; SILVEIRA, R. C. P.; KREUTZ, E. A.. Participação em banca de Harrison da Rocha. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

15.
COROA, M. L. M. S.; BORTONIRICARDO, Stella Maris; BAGNO, Marcos; Mollica, M. C.; Camacho, R.. Participação em banca de Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias. Contribuições da sociolinguística educacional para materiais de formação continuada de professores de língua portuguesa. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

16.
COROA, M. L. M. S.; Nunes, C. G. F.. Participação em banca de Simone Aparecida Lisniowski. Análise da ambiguidade discursiva em uma cooperativa na economia solidária ? Brasil ? 2000/2010. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

17.
COROA, M. L. M. S.; Silva, D.E.G. da; LEAL, Maria Christina Diniz; Vian Jr., Orlando. Participação em banca de João Bosco Bezerra Bonfim. O Gênero do Cordel sob a Perspectiva Crítica do Discurso. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

18.
Hazim, E.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Clara Etienne Lima de Souza. Entre as linhas do texto e o brilho da tela, uma rede e o leitor. 2009. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

19.
COROA, M. L. M. S.; VIEIRA, Josenia Antunes; Silvestre, M. C.; Magalhães, C. M.; Silveira, R. C. P. da; Sousa, E. F. de. Participação em banca de Francisca Cordélia Oliveira da Silva. A constituição social de identidades étnico-raciais: uma análise discursiva do racismo no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

20.
LONGO, B. N. O.; COROA, M. L. M. S.; Cyrino,S.M.L.; BERLINCK, R. A.; SOTO, E. U.. Participação em banca de Juliana Bertucci Barbosa. Tenho feito/fiz a tese: uma proposta de caracterização do pretérito perfeito no português. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - UNESP - Araraquara.

21.
Silva, D.E.G. da; COROA, M. L. M. S.; HEBERLE, V.; Barbara,L.; LEAL, Maria Christina Diniz. Participação em banca de Dulce Elena Coelho Barros. Argumentatividade no discurso parlamentar: do universo social feminino à gramática. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

22.
TINOCO, R. C.; Cintra, A.M.M.; LONTRA, H. O. H.; COUTINHO, L. M.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Josué de Sousa Mendes. Formação do leitor de literatura: do hábito da leitura à cultura literária. 2008. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

23.
MEURER, J. L.; BRAIT, B.; BONINI, A.; OSHEA, J. R.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Luzinete Carpin Niedzieluk. Uma abordagem para o ensino-aprendizagem do gênero resenha acadêmica. 2007. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
Faulstich E; CORREA, V. R.; Abreu, S P; Alves, I M; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Flávia Cristina Cruz Lamberti Arraes. Empréstimos Lingüísticos do Inglês com formativos latinos adotados pelo Português do Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

25.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Rozana Reigota Naves. Alternâncias Sintáticas: questões e perspectivas de análise. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

26.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Cibele Brandão de Oliveira. Discurso acadêmico: estratégias de variação estilística em situações de aula. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
Gomes, D. M.; COROA, M. L. M. S.; CUNHA, M. A. F.. Participação em banca de Maria Cristina Moraes de Carvalho. PENSANDO NO GERÚNDIO, ACABEI FAZENDO UMA TESE: MUDANÇA LINGUÍSTICA E ARGUMENTAÇÃO. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
Silva, E. C. M.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Gláucia Crisitna Maia R. Serra. Sistema de Transitividade como Recurso para Análise Argumentação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
COROA, M. L. M. S.; CARNEIRO, M. H. S.. Participação em banca de Simone Paixão Araújo. LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
COROA, M. L. M. S.; Oliveira,C.B.; BENTO, André Lúcio; Lima, S.. Participação em banca de Karina Mendes Nunes Viana. Representações identitárias em narrativas de mulheres gestantes em situação prisional.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

5.
BENTO, André Lúcio; Resende, V.M.; COROA, M. L. M. S.; SILVA, F. C. O.. Participação em banca de Chislene Moreira Cardoso. ASPECTOS DISCURSIVOS DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO BAIXO RIO BRANCO.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

6.
BENTO, André Lúcio; Resende, V.M.; COROA, M. L. M. S.; Lima, S.. Participação em banca de Elaine Caldeira Barbosa Gonçalves. Discursos sobre a migração xerente: recursos de avaliatividade na construção de identidades étnicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

7.
Brandão, C.; MORATO, E.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Alinne Santana Ferreira. ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E COM PREENSÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO: ESTUDO SOCIOINTERACIONAL DA REFERENCIAÇÃO E INFERENCIAÇÃO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

8.
COROA, M. L. M. S.; LIMOLI, L.; PERFEITO, A. M.. Participação em banca de Mariângela Garcia Lunardelli. Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre o gênero discursivo e a formação docente inicial. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
COROA, M. L. M. S.; MAGALHAES, I.; NOGUEIRA, C.. Participação em banca de Sandro Xavier. VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA NO ÂMBITO TERAPÊUTICO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

10.
COROA, M. L. M. S.; RICARDO, Stella Maris Bortoni. Participação em banca de Luzineth Rodrigues Martins. O PROCESSO INTERACIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA: A MEDIAÇÃO E A COMPETÊNCIA DISCURSIVA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

11.
COROA, M. L. M. S.; NOGUEIRA, C.; BORTONE, M. E.; MACHADO, V.. Participação em banca de Malverique Neckel. PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: DIALOGISMO, ALTERIDADE E IDENTIDADE. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

12.
RICARDO, Stella Maris Bortoni; BORTONE, M. E.; FERNANDES, E. M. F.; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Cátia Regina Braga Martins. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA GRADUAÇÃO A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS ORGANIZADOS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS TEMÁTICAS E ESPECÍFICAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

13.
BORTONIRICARDO, Stella Maris; COROA, M. L. M. S.; Catalão, V. M. L.; Freitas, V. A. L.. Participação em banca de Maria do Rosário Nascimento Ribeiro Alves. Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

14.
COROA, M. L. M. S.; Vian Jr., Orlando; Ramalho, V. C. V. S.; Oliveira,C.B.. Participação em banca de Mara Lúcia Castilho. A construção da identidade de estudantes da educação superior: uma análise de práticas sociais acadêmicas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

15.
COROA, M. L. M. S.; BONINI, A.; Brandão de OLIVEIRA, C. B.; CARVALHO, O. L. S.. Participação em banca de Sóstenes Cézar de Lima. Ecologia de gêneros textuais em revista. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

16.
COROA, M. L. M. S.; Silva, E. C. M.; RAMOS, Ana Adelina Lôpo. Participação em banca de Kleber Aparecido da Silva. A Interação na Aula de Línguas Estrangeiras para Crianças: Um Enfoque Discursivo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada) - UNESP - São Carlos.

17.
BORTONIRICARDO, Stella Maris; COROA, M. L. M. S.; Maciel, F.I.P.; Magalhães, R.M.. Participação em banca de Maria do Rosário Rocha Caxangá. O processo de apropriação/consolidação da língua na modalidade escrita: um estudo sociolinguístico longitudinal. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

18.
COROA, M. L. M. S.; MAGALHAES, M. I.; BAGNO, Marcos; Oliveira,C.B.. Participação em banca de André Lúcio Bento. A voz dos eventos sociais: uma construção pela atividade de textos e de discursos. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

19.
COROA, M. L. M. S.; RAMOS, Ana Adelina Lôpo; ABRAHAO, M. H.. Participação em banca de Kleber Aparecido da Silva. A interação na aula de línguas estrangeiras para crianças: um enfoque discursivo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada) - UNESP - São Carlos.

20.
BORTONIRICARDO, Stella Maris; COROA, M. L. M. S.; Gomes, D. M.; Magalhães, R.M.. Participação em banca de Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias. Contribuições da sociolinguística para a formaçãode professores do ensino fundamental. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

21.
COROA, M. L. M. S.; Moura,D.O.; RAMOS, Ana Adelina Lôpo; Lucchese, G.. Participação em banca de Zilda Pereira da Silva. Controle Sanitário: construção e desconstrução de sentidos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

22.
COROA, M. L. M. S.; Moura,D.O.; Silva, D.E.G. da; LEAL, Maria Christina Diniz. Participação em banca de João Carlos Rodrigues da Silva. ÉPOCA E VEJA: A MÍDIA IMPRESSA E DOIS ÂNGULOS DE ABORDAGEM DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2006. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

23.
VIEIRA, Josenia Antunes; COROA, M. L. M. S.; Magalhães, C. M.. Participação em banca de Francisca Cordélia Oliveira da Silva. A constituição social de identidades étnico-raciais: uma análise discursiva do racismo no Brasil. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

24.
COROA, M. L. M. S.; DINIZ, Carmem Simone Grilo; LEAL, Maria Christina Diniz. Participação em banca de Juliana Freitas Dias. O renascimento do parto: discurso, poder e identidade. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

25.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Resende Ottoni. Gêneros Discursivos Humorísticos e a Constituição de Identidade no Ensino de Línguas Portuguesa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

26.
BORTONERICARDO, Stella Maris; COROA, M. L. M. S.; CARVALHO, Orle L S; GRANNIER, Daniele Marcelle. Participação em banca de Ana Adelina Lôpo Ramos. Um caminho estrangeiro no Celpe-Bras. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

27.
COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Marcelo Rocha Barros Gonçalves. Língua, Literatura e Identidade de Classe na Inglaterra do Século XIX/XX. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
DIAS, Juliana Freitas; COROA, M. L. M. S.. Participação em banca de Núbia Batista da Silva. Identidades, vozes e presenças indígenas na universidade de Brasília sob a ótica da Análise de Discurso Crítica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COROA, M. L. M. S.. Procurador da Fazenda Nacional. 2012. Escola Superior de Administração Fazendária.

2.
COROA, M. L. M. S.. Procurador Tributário da Receita Federal. 2012. Escola Superior de Administração Fazendária.

3.
COROA, M. L. M. S.. Analista de Comércio Exterior - MDIC. 2012. Escola Superior de Administração Fazendária.

4.
COROA, M. L. M. S.. Analista de Finanças e Controle - CGU. 2012. Escola Superior de Administração Fazendária.

5.
COROA, M. L. M. S.. SUSEP. 2010. Escola Superior de Administração Fazendária.

6.
COROA, M. L. M. S.. Fiscal de Rendas - Prefeitura Rio de Janeiro. 2010. Escola Superior de Administração Fazendária.

7.
COROA, M. L. M. S.. Agente de Fazenda - Prefeitura Rio de Janeiro. 2010. Escola Superior de Administração Fazendária.

8.
COROA, M. L. M. S.. CVM. 2010. Escola Superior de Administração Fazendária.

9.
COROA, M. L. M. S.. IPAJM. 2010. Escola Superior de Administração Fazendária.

10.
COROA, M. L. M. S.. Analista de Planejamento e Orçamento. 2009. Escola Superior de Administração Fazendária.

11.
COROA, M. L. M. S.. Agência Nacional de Águas. 2009. Escola Superior de Administração Fazendária.

12.
COROA, M. L. M. S.. Gerente Regional de Administração - MF (provimento de cargo). 2008. Escola Superior de Administração Fazendária.

13.
COROA, M. L. M. S.; BORTONIRICARDO, Stella Maris; MUNIZ, Cristiano Alberto. Seleção para Ingresso no Mestrado da Faculdade de Educação - UnB. 2006. Universidade de Brasília.

14.
COROA, M. L. M. S.; MUNIZ, Cristiano Alberto; RICARDO, Stella Maris Bortoni. Seleção para Ingresso no Doutorado da Faculdade de Educação - UnB. 2006. Universidade de Brasília.

15.
COROA, M. L. M. S.. Concurso para Professor Adjunto- Lingüística e Língua Portuguesa. 2004. Universidade de Brasília.

16.
COROA, M. L. M. S.. Concurso para Professor Adjunto- Lingüística e Língua Portuguesa. 2003. Universidade Estadual do Tocantins.

17.
COROA, M. L. M. S.. Professor adjunto - Língua Portuguesa. 2003. Universidade Estadual do Tocantins.

18.
COROA, M. L. M. S.. Professor adjunto -Lingüística Geral. 2003. Universidade Estadual do Tocantins.

19.
COROA, M. L. M. S.. Professor adjunto - Análise do Discurso. 2003. Universidade Estadual do Tocantins.

20.
COROA, M. L. M. S.. Professor adjunto - Análise do Discurso (DE). 2003. Universidade Estadual do Tocantins.

21.
COROA, M. L. M. S.; DOURADO, L. G.; CORREA, V. R.. PROFESSOR ADJUNTO - LINGÜÍSTICA. 2002. Universidade de Brasília.

Avaliação de cursos
1.
COROA, M. L. M. S.. Comissão de Avaliação de Condições de Oferta - Letras. 2001. Universidade Federal de Roraima.

2.
COROA, M. L. M. S.. Comissão de Avaliação de Condições de Oferta - Letras. 2001. Universidade Federal de Roraima.

3.
COROA, M. L. M. S.. Comissão de Especialistas - Letras. 2001. Ministério da Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Olimpíada Brasileira de Linguística. O que é linguística?. 2017. (Olimpíada).

2.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Pensando criticamente os gêneros textuais nas práticas docentes. 2017. (Simpósio).

3.
ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics. Da ética para a estética em educação. 2015. (Congresso).

4.
50 anos de Letras: memórias e perspectivas.Os profissionais em literatura e linguística. 2012. (Simpósio).

5.
III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO.Aspectos fonológicos da língua jaminawa do Acre (Pano). 2012. (Seminário).

6.
III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO.A constituição modal no discurso publicitário: a extrapolação do modo imperativo. 2012. (Seminário).

7.
III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO.As Construções de Voz na Fala Goiana. 2012. (Seminário).

8.
III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO.Aspectos fonológicos da língua jaminawa do Acre (Pano). 2012. (Seminário).

9.
Meio Século de Teoria dos Atos de Fala ? Austin e seus Leitores (Campinas, 22 e 23 de novembro, 2012)..Coordenação de Mesa Redonda: Atos de Fala em Tradução- efeitos e afetos.. 2012. (Seminário).

10.
UnB+50 - Cúpula dos Povos.A Universidade que interessa à Sociedade ou a Sociedade que interessa à Universidade?. 2012. (Seminário).

11.
Olimpíada da Língua Portuguesa. Coordenação de grupos de trabalhos. 2011. (Olimpíada).

12.
VI Seminário do CEEL.Lendo a Leitura. 2011. (Seminário).

13.
V SIGET (V Simpósio Internacional de Gêneros Textuais).Gêneros Textuais em Letramentos Escolares: diálogos entre teoria e prática. 2011. (Simpósio).

14.
CEUB - Ensino de Língua portuguesa.O que significa ensinar língua portuguesa. 2010. (Oficina).

15.
III Coloquio Aled Brasil. Discurso e práticas sociais. Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi.Práticas discursivas na escola: atos de aprendizagem linguística. 2010. (Seminário).

16.
IX ENIL. A política do discurso político - Mesa Redonda LINGUAGEM E DISCURSO POLÍTICO. 2010. (Congresso).

17.
O impacto da avaliação no processo ensino aprendizagem.O impacto da avaliação no processo de ensino aprendizagem. 2010. (Oficina).

18.
Semana da Linguagem - UnB.Interacionismo no ensino de língua materna. 2009. (Encontro).

19.
II Colóquio da ALED no Brasil.A circulação de textos nas práticas escolares. 2008. (Oficina).

20.
IV encontro do GELCO.O uso do dicionário em práticas discursivas. 2008. (Encontro).

21.
IV Encontro Nacional do GELCO.O uso do dicionário em práticas discursivas. 2008. (Encontro).

22.
Semana de Letras do CEUB.Leitura na escila: como e para quê. 2008. (Outra).

23.
Lingüística: Para Quê?.Lingüística: Para Quê?. 2007. (Encontro).

24.
V Congresso Internacional da ABRALIN. 2007. (Congresso).

25.
15º Congresso de Leitura do Brasil. Representações de Gênero na Mídia. 2005. (Congresso).

26.
I Seminário de Integração Universidade / Sistemas de Ensino e do II Seminário sobre Formação de Professores.A formação inicial e continuada de professores: conceitos, métods, avanços e Apresentação das propostas de formação continuada: Àrea de Alfabetização e Linguagem. 2005. (Seminário).

27.
IV Congresso Internacional da Abralin. Formação de Professores da Língua Materna: Um Projeto Continuado.. 2005. (Congresso).

28.
14º INPLA. Lingüística, Escola e Cidadania. 2004. (Congresso).

29.
ANPOLL.Grupo de trabalho sobre Práticas Identitárias. 2004. (Encontro).

30.
GELNE.Quando texto é foco do processo de ensino-aprendizagem. 2004. (Seminário).

31.
GELNE.Lingüística e ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Outra).

32.
GESTAR II.Coordenação Oficina de Capacitação dos Formadores doPrograma GESTAR II. 2004. (Oficina).

33.
INPLA.Linguagem, cidadania e pós-modernidade. 2004. (Simpósio).

34.
Oficina de Elaboração de Itens do Saeb.Coordenação da Oficina de Elaboração de Itens para o BNI/Saeb. 2004. (Oficina).

35.
Oficina de Elaboração de Itens - Saeb.Coordenação de Elaboração de Itens para o BNI/Saeb. 2004. (Oficina).

36.
Oficina de Elaboração de Itens - Saeb.Coordenação de Elaboração de Itens para o BNI/Saeb. 2004. (Oficina).

37.
Oficina Elaboração de Itens para o BNI/Saeb.Coordenação de Elaboração de Itens para o BNI/Saeb. 2004. (Oficina).

38.
Oficinas de Elaboração de Itens - Saeb.Coordenação de Elaboração de Itens para o BNI/Saeb. 2004. (Oficina).

39.
XV FALE 2004 - Forum Acadêmico de Letras.Pesquisa em Semântica e Pragmática. 2004. (Oficina).

40.
Colóquio: LER LETRAS.Interdisciplinaridade: Língüística e Língua Portuguesa. 2003. (Outra).

41.
II Encontro Nacional do GELCO. Sujeitos envolvidos nos PCNs. 2003. (Congresso).

42.
III Congresso Internacional da Abralin. A construção da leitura nas práticas sociais de sala de aula. 2003. (Congresso).

43.
Ofinica BNI/Saeb.Oficina Elaboraçào de Itens para o BNI/Saeb. 2003. (Oficina).

44.
Seminário de Letras.Língua Portuguesa e Interdisciplinaridade. 2003. (Seminário).

45.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Lingüística, Discurso e Ensino. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo da Cunha Mesquita Café. A manutenção do discurso homofóbico nas escolas públicas do Distrito Federal. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Franciene Soares Barbosa de Andrade. Narrativas latino-americanas de experiências em Educação Sistêmica: perspectivas que se abrem a partir de novos discursos e de práticas emergentes vivenciadas em salas de aulas inclusivas.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Juliana Araújo Ribeiro. Diálogos abordando a inclusão de alunos com deficiência(s) em escolas de línguas: discursos e representações sociais no bojo de segregações e/ou transformações. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Débora Sousa Martins. Programa mulheres mil: o discurso das egressas do IF goiano. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Eduardo Cardoso Martins. A linguagem politicamente correta. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Schneider Pereira Caixeta. O discurso sobre a mulher nas produções textuais de alunas da EJA. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

6.
Chislene Moreira Cardoso. Construção Identitária dos Ribeirinhos do Baixo Rio Branco. Início: 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Maria Aparecida Silva de Abreu. Chaparral ou Nova QNL: uma questão de designação, preconceito ou identidade?. Início: 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eduardo Cardoso Martins. A criança do estatuto e o estatuto da criança: um estudo discursivo sobre a representação infanto-juvenil na justiça manauara. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

2.
Elaine Barbosa Caldeira Gonçalves. A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

3.
Ana Paula Melo Sylvestre. O Eu e o Outro Online - Discurso, Identidade e Poder nas Redes Sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

4.
Fabiana Vieira Nunes. Gêneros textuais e ensino: uma experiência por projeto. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

5.
Geraldo Cordeiro Tupynambá. A CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS DE SI E DO PAÍS: ANÁLISE DE DISCURSOS DO PRESIDENTE LULA EM 2003. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

6.
Silvéria Aparecida Basniak Schier. A concepção de linguagem utilizada no sistema EaD/Unitins. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

7.
Luciane Eneas Lira. A identidade feminina em revistas para adolescentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

8.
André Lúcio Bento. O poder no discurso: choque de identidades em entrevistas jornalísticas. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

9.
José Geraldo Baião. O gênero APRESENTAÇÃO nos livros didáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

10.
Eriosvaldo da Silva Barbosa. Discurso Modernista e Identidade Cultural Brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

11.
Ana Claudia Barbosa de Santana. Estratégias Argumentativas utilizadas nos discursos políticos - Ou como agarrar seu eleitor. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

12.
Zilda Pereira da Silva. A Construção dos sentidos no discurso do profficional da Vigilância Sanitária. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

13.
Jadyane Pereira da Silva. O sujeito Leitor nos PCNs. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

14.
Rosana Cristina da Cunha. Texto argumentativo na escola. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

15.
Maria Aparecida Silva de Abreu. Um olhar discursivo sobre Fernando Pessoa. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

16.
Wilma Lopes Gomes. O Diálogo entre Krishna e Arjuna. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

17.
Adriana Sidralle Rolim-Silva. Práticas de Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

Tese de doutorado
1.
Karina Mendes Nunes Viana. Representações linguístico-discursivas de mulheres gestantes em situação prisional: uma análise de discurso crítica. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

2.
Elaine Caldeira Barbosa Gonçalves. Discursos sobre a migração Xerente: recursos de avaliatividade na construção de identidades étnicas. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

3.
Malverique Neckel. PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: DIALOGISMO, ALTERIDADE E IDENTIDADE. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

4.
Sóstenes Cézar de Lima. Hipergênero: agrupamento ordenado, relação e funcionamento de gêneros na constituição de uma macrounidade genérica. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

5.
André Lúcio Bento. A voz dos eventos sociais: uma construção pela atividade de textos e de discursos. 2011. 0 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

6.
Zilda Pereira da Silva. Controle Sanitário: construção e desconstrução de sentidos em linguagem publicitária. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

7.
João Carlos Rodrigues da Silva. ÉPOCA E VEJA: A MÍDIA IMPRESSA E DOIS ÂNGULOS DE ABORDAGEM DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2006. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

8.
Malwerique Neckel. Práticas identitárias do professor de língua materna: dialogismo, alteridade e identidade. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

9.
Solange Carvalho Lustosa. a construção da identidade brasileira no discurso da Ancine. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

10.
Sostenes César de Lima. O texto como unidade básica da educação linguísticano Ensino Médio. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

11.
Mara Lúcia Castilho. O impacto da avaliação. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

12.
Juliana Freitas Dias. O renascimento do parto: discurso, poder e identidade. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.

13.
Ana Adelina Lôpo Ramos. Um caminho estrangeiro no Celpe-Bras. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2010COROA, M. L. M. S.; BENTO, André Lúcio . O que a Matriz de Referência de Língua Portuguesa não é?. REVISTA DA ESCOLA, v. 3, p. 13-19, 2010.

2.
2LIMA, SOSTENES CEZAR DE2016LIMA, SOSTENES CEZAR DE ; LIMA, PRISCILLA MELO RIBEIRO DE ; COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES . Identidade de velhos: modos de identificação e discursos de resistência na velhice. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 10, p. 903-926, 2016.

3.
1COROA, M. L. M. S.;COROA, MARIA LUIZA MONTEIRO SALES2016COROA, M. L. M. S.; GARCEZ, L. H. C. ; CORREA, V. R. . Texto dissertatuivo-argumentativo: teoria e prática. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 14, p. 275-295, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
COROA, M. L. M. S.. Língua e linguagem: atravessando fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COROA, M. L. M. S.. Da ética para a estética em educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BONINI, A. ; Lima, S. ; COROA, M. L. M. S. . Análise Crítica de gêneros e Ensino - VIII SIGET. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BONINI, A. ; Lima, S. ; COROA, M. L. M. S. . VIII SIGET (set/2015): Análise Crítica de Gêneros e Ensino f. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
COROA, M. L. M. S.. Pensando criticamente a teoria de gêneros textuais nas práticas docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COROA, M. L. M. S.; MEURER, J. L. ; GARCEZ, L. H. C. . Salto para o futuro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:07:14