Luiz Claudio da Costa Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2052455561081314
  • Última atualização do currículo em 17/02/2019


Doutor em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da UFRJ (2003), com Pós-Doutorado em Estudos Culturais (2015), desenvolvido no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na UFRJ (PACC-UFRJ). Mestre em Letras Vernáculas também pela Faculdade de Letras da UFRJ (1996). Graduado (Licenciado e Bacharelado) em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ (1984). Professor assistente, D.E., do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), na Faculdade Bilíngue de Pedagogia (ingresso em 2007). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa LINGUAGEM E SURDEZ (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP) e NARRATIVAS SOBRE SURDEZ, HISTÓRIA E SOCIEDADE (INES). Investiga aspectos da produção literária, especialmente, brasileira contemporânea nos quais se destacam os temas da ?diferença?, da "identidade", do ?estigma? e das "margens", adotando uma perspectiva filosófica transdisciplinar, próxima do pós-estruturalismo, da desconstrução, dos Estudos Culturais, da filosofia concreta e do pensamento complexo. Tem-se dedicado a desenvolver uma reflexão teórica sobre a redução do fenômeno literário a seus aspectos utilitários, pedagógicos ou ideológicos. Estuda as tensões entre os cânones literário e artístico e a temática das margens. Reflete ainda sobre os conceitos de "Cultura e Literatura Surdas? e sobre seus usos pedagógicos/identitários. Busca estabelecer conexões entre o discurso multiculturalista, dos movimentos sociais das minorias e do associativismo civil da sociedade contemporânea globalizada e o problema da ?identidade?. Atua também como escritor, agitador cultural, dramaturgo, poeta e criador de letras de música popular. Dirige o Grupo de Teatro Corpo Surdo, Gesto Teatral. Fundamentalmente, é escritor e professor. Não faz distinções binárias entre escrever, dar aulas e publicar reflexões teóricas, poemas e demais textos literários e artísticos (para adultos ou para crianças), toda criação (artística ou científica) é obra do pensamento e do sentimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Claudio da Costa Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Luiz Claudio C..;Cláudio Carvalho;Carvalho, Cláudio;Claudio Carvalho;Luiz Claudio da Costa Carvalho;Carvalho, Luiz Claudio da Costa

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior (DESU).
Rua das Laranjeiras, 232. DESU/INES
Laranjeiras
22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22052992
URL da Homepage: www.ines.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Pensando a margem: um diálogo com Hilda Hislt e Caio Fernando Abreu, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Alcmeno Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cânone literário; contracultura; crise da modernidade; holismo; pós-modernidade; multiculturalismo e minorias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Culturais.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação Superior.
1993 - 1996
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Roberto Freire: uma paixão no labirinto - um estudo dos romances Cleo e Daniel e Coiote,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Alcmeno Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: contracultura; microfísica do poder; cânone literário; sociedade do espetáculo; terapia reichiana; anarquismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Culturais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação.
1980 - 1984
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.


Formação Complementar


2009 - 2009
Cued Speech. (Carga horária: 14h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2007 - 2008
Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 400h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atuação no Grupo de Pesquisa LINGUAGEM E SURDEZ - PUC/SP, na linha de pesquisa Linguagem, Surdez e Educação

Atividades

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, .


Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ensino Superior (DESU), .

06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro Suplente do Colegiado.
04/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
03/2007 - Atual
Ensino, Curso Bilíngue de Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Apropriações Linguísticas (2007.2) (2008.2) (2009.2) (2010.2) (2013.2)
Corporeidade, Cultura e Discurso (2011.2) (2013.2)
Práticas Discursivas e Especificidades Linguísticas (2007.1) (2008.1) (2009.1) (2014.1)
Textos e Pretextos (2008.1) (2009.1) (2010.1) (2011.1) (2012.2) (2014.1)
Topicalizando Discursos e Narrativas (2007.1)
Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue (2008.2)
03/2015 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior Bilíngüe de Educação, .

02/2014 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ensino Superior (DESU), .

04/2013 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ensino Superior (DESU), .

08/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
GT de Criação do Projeto do Curso de Pedagogia Bilíngue EAD.
08/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica da V SEMAP.
04/2012 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Colegiado Membro Titular.
04/2012 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado.
04/2009 - 03/2013
Direção e administração, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Chefe da Divisão de Assistência ao Estudante (Diase).
08/2012 - 12/2012
Direção e administração, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Coordenação do Programa de Iniciação Científica do INES.
03/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Coordenação do GT do Curso de Pós-Graduação (de 03/2012 a 05/2012).
09/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reestruturação do DESU.
05/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro da Comissão da III Semana Pedagógica (05/2011 a 08/2011).
03/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro de Comissão Interna DESU para PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO INES.
02/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Difusão Humana, Científica e Tecnológica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista Espaço.
04/2011 - 05/2011
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino Superior (DESU), Departamento de Ensino Superior (DESU).

Atividade realizada
Elaboração de Minuta de Termo de Referência para Contratação de Intérpretes (04/2011 a 05/2011).
10/2010 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação.
10/2010 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Planejamento do Vestibular 2011.
08/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro da Comissão da II Semana Pedagógica.
03/2010 - 09/2010
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino Superior (DESU), Departamento de Ensino Superior (DESU).

Atividade realizada
Coordenação das Filmagens em LIBRAS dos Resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) (03/2010 a 09/2010).
10/2009 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Coordenação do Vestibular 2010.
10/2007 - 10/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ensino Superior (DESU), .

02/2009 - 04/2009
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino Superior (DESU), Departamento de Ensino Superior (DESU).

Atividade realizada
Minuta de Portaria de Programa de Iniciação Científica (de 02/2009 a 04/2009).
12/2008 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino Superior (DESU), .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Vestibular 2009.
04/2007 - 04/2007
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino Superior (DESU), Departamento de Ensino Superior (DESU).

Atividade realizada
Minuta de Normas e Procedimentos Monitorias ISBE (de 04/2007 a 05/2007).

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I de História, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Bolsista Programa de Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutotria de Literatura Brasileira II, Carga horária: 20


Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Brasileira IV


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE HISTÓRIA, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
ESTIGMA E DIFERENÇA NA LITERATURA BRASILEIRA

Objetivo: Estudo da produção literária brasileira onde se destacam os temas da ?diferença? e/ou do ?estigma?. Visamos situar, assim, os estudos culturais da surdez entre os demais discursos dos movimentos sociais das minorias. Reuniremos, daremos tratamento biblioteconômico, construiremos fortuna crítica e disponibilizaremos acervos, literário e crítico, sobre os temas abordados e desenvolveremos acervo digital em LIBRAS. Refletiremos sobre a imagem social dos grupos minoritários nas obras literárias e sobre a difusão de meios eletrônicos de captação e difusão de imagens e a proliferação da produção de gêneros textuais em línguas de sinais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Palavras-chave: cânone literário; educação de surdos; estudos culturais; multiculturalismo e minorias; Libras.
2.
ESTIGMA E DIFERENÇA NA LITERATURA BRASILEIRA (Fase 2).

Objetivo: Estudo da produção literária brasileira onde se destacam os temas da ?diferença? e/ou do ?estigma?. Visamos situar, assim, os estudos culturais da surdez entre os demais discursos dos movimentos sociais das minorias. Reuniremos, daremos tratamento biblioteconômico, construiremos fortuna crítica e disponibilizaremos acervos, literário e crítico, sobre os temas abordados e desenvolveremos acervo digital em LIBRAS. Refletiremos sobre a imagem social dos grupos minoritários nas obras literárias e sobre a difusão de meios eletrônicos de captação e difusão de imagens e a proliferação da produção de gêneros textuais em línguas de sinais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Palavras-chave: estudos culturais; educação de surdos; Libras.
3.
ACERVO IMAGINÁRIO EM LÍNGUA DE SINAIS E ACERVO ?SURDOS EM PORTUGUÊS?
4.
NARRATIVAS EM TORNO DO CONCEITO DE LITERATURA SURDA
5.
EStudos e Pesquisa na Área da Surdez: Linguagem & Cognição

Objetivo: A pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel do texto literário, da produção artística e de outras formas discursivas do cotidiano, como elementos motivadores e facilitadores à escrita e reescrita de textos por alunos surdos, principalmente os pré-línguisticos, em contextos escolares diversos, e assim, promover o diálogo entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa. Compreendendo a língua de Sinais como primeira língua (L1) do sujeito surdo e, portanto, suporte para o seu desenvolvimento cognitivo. E o português escrito é visto como sendo uma tradução/apropriação da ?linguagem ouvinte?, sua L2. Então, de forma lúdica e eficaz, a pesquisa pretende desenvolver a socialização da Língua Portuguesa. Visando através da produção artística e literária romper com o isolamento cultural (os ?guetos?) que, muitas vezes, ?abrigam? o índivíduo surdo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Palavras-chave: Bilinguismo; educação de surdos; estudos culturais; multiculturalismo e minorias; Libras.
6.
Linguagem, surdez e educação

Objetivo: Objetivo: - Investigar questões relacionadas à aquisição e o uso da lingaugem por pessoas surdas; - fundamentar teoricamente práticas educacionais que possibilitem ao aluno surdo o desenvolvimento de seu potencial lingüístico, seja em Português ou na Língua de Sinais de forma que possa se comunicar e ser entendido em diferentes situações, com diferentes interlocutores; - voltar-se para a investigação e criação de linhas de atuação na aquisição da leitura-escrita...
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Palavras-chave: aquisição de linguagem criança surda; ensino Língua Portuguesa e surdez; Aquisição Língua de Sinais; linguagem e educação de surdos.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
IMAGINÁRIO SURDO EM LÍNGUA DE SINAIS E EM PORTUGUÊS: LITERATURA, TEXTOS RELIGIOSOS, CANCIONEIRO POPULAR, TEATRO.
Descrição: O objeto de estudo e ações implementadas serão: estudo de obras imagina-tivas/literárias/teatrais em Libras; estudo de obras ficcionais ou poéticas escritas em Português por surdos ou sobre a surdez; investigar a produção de um discurso imaginativo/criativo em Língua de Sinais e as possibilidades de uma arte em Li-bras; estudo comparado de outras matrizes literárias identitárias com os textos produzidos em torno da surdez (em línguas sinalizadas e/ou em escritas alfabéti-cas); criação de Videoteca Digital; criação e tratamento crítico de acervo sobre imaginário em torno da surdez, em Libras, Português e outras línguas e linguagens, baseados em variados suportes;criação de oficinas objetivando divulgar e fomen-tar produção ?textual sinalizada? em Libras; fomentar a criação de grupos de tea-tro e de contação de histórias com a interface Libras e Língua Portuguesa; publicar livro e artigos sobre o tema. O quadro teórico-metodológico em que se inscrevem as presentes reflexões está vinculado ao pós-estruturalismo, à desconstrução, ao pensamento complexo e aos Estudos Culturais, embora tais correntes de pensamento se caracterizem por questionarem amarras metodológicas e seja uma espécie de aporia afirmar que se adota uma ?metodologia da desconstrução?. (Continuação).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador.
2017 - 2018
IMAGINÁRIO SURDO EM LÍNGUA DE SINAIS E EM PORTUGUÊS: LITERATURA, TEXTOS RELIGIOSOS, CANCIONEIRO POPULAR, TEATRO.
Descrição: Descrição: O objeto de estudo e ações implementadas serão: estudo de obras imagina-tivas/literárias/teatrais em Libras; estudo de obras ficcionais ou poéticas escritas em Português por surdos ou sobre a surdez; investigar a produção de um discurso imaginativo/criativo em Língua de Sinais e as possibilidades de uma arte em Li-bras; estudo comparado de outras matrizes literárias identitárias com os textos produzidos em torno da surdez (em línguas sinalizadas e/ou em escritas alfabéti-cas); criação de Videoteca Digital; criação e tratamento crítico de acervo sobre imaginário em torno da surdez, em Libras, Português e outras línguas e linguagens, baseados em variados suportes;criação de oficinas objetivando divulgar e fomen-tar produção ?textual sinalizada? em Libras; fomentar a criação de grupos de tea-tro e de contação de histórias com a interface Libras e Língua Portuguesa; publicar livro e artigos sobre o tema. O quadro teórico-metodológico em que se inscrevem as presentes reflexões está vinculado ao pós-estruturalismo, à desconstrução, ao pensamento complexo e aos Estudos Culturais, embora tais correntes de pensamento se caracterizem por questionarem amarras metodológicas e seja uma espécie de aporia afirmar que se adota uma ?metodologia da desconstrução?. (Continuação). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador.
2016 - 2017
ACERVO IMAGINÁRIO EM LÍNGUA DE SINAIS E ACERVO ?SURDOS EM PORTUGUÊS?
Descrição: O objeto de estudo e ações implementadas serão: estudo de obras imagina-tivas/literárias/teatrais em Libras; estudo de obras ficcionais ou poéticas escritas em Português por surdos ou sobre a surdez; investigar a produção de um discurso imaginativo/criativo em Língua de Sinais e as possibilidades de uma arte em Li-bras; estudo comparado de outras matrizes literárias identitárias com os textos produzidos em torno da surdez (em línguas sinalizadas e/ou em escritas alfabéti-cas); criação de Videoteca Digital; criação e tratamento crítico de acervo sobre imaginário em torno da surdez, em Libras, Português e outras línguas e linguagens, baseados em variados suportes;criação de oficinas objetivando divulgar e fomen-tar produção ?textual sinalizada? em Libras; fomentar a criação de grupos de tea-tro e de contação de histórias com a interface Libras e Língua Portuguesa; publicar livro e artigos sobre o tema. O quadro teórico-metodológico em que se inscrevem as presentes reflexões está vinculado ao pós-estruturalismo, à desconstrução, ao pensamento complexo e aos Estudos Culturais, embora tais correntes de pensamento se caracterizem por questionarem amarras metodológicas e seja uma espécie de aporia afirmar que se adota uma ?metodologia da desconstrução?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador.
2014 - 2015
NARRATIVAS EM TORNO DO CONCEITO DE ?LITERATURA SURDA?
Descrição: O objetivo específico é desenvolver reflexões sobre o conceito de ?Literatura Surda? e sobre seus usos pedagógicos/identitários, tratando do delicado problema da redução do fenômeno literário a seus aspectos utilitários: pedagógicos ou ideológicos. Busca-se estabelecer conexões entre o discurso multiculturalista, dos movimentos sociais das minorias e do associativismo civil da sociedade contemporânea globalizada e o problema da ?identidade surda?, enfocando possíveis essencialismos, paroquialismos e binarismos presentes nas narrativas. Tensões entre os conceitos de ?identidade? e ?diferença?, encarados em uma perspectiva pós-estruturalista e/ou da desconstrução, serão abordadas. O termo ?Literatura Surda? será visto como um aspecto da chamada ?Cultura Surda?. Será problematizado o fato de a história da surdez ser encarada como a história da educação de surdos, encarada numa linha histórica evolucionista (Oralismo, Bimodalismos e Bilinguismo). O evolucionismo positivista dos métodos educacionais aplicados à surdez será cotejado com a visão genealógica de Foucault. Tensões entre ?medicalização? da ?diferença? essencializada e ?naturalização? linguística das Línguas de Sinais serão destacadas. Serão desenvolvidas, ainda, considerações em torno da ampliação do conceito de ?texto? e sobre as possibilidades de ?escritas? literárias em Libras com suporte fílmico. A eclosão de gêneros textuais/literários em Libras e o esgarçamento do termo ?Literatura Brasileira?, as possibilidades de ?escrita? em Libras (textos viso-espaciais, registrados em suportes fílmicos, Signwriting) serão também investigados. Palavras-chave: Estudos Culturais, Literatura, Teoria Literária, Linguística, Multiculturalismo, LIBRAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Clelia Regina Ramos - Integrante.
2014 - 2015
Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2)
Descrição: Realizaremos um estudo da produção literária brasileira onde se destacam os temas da ?diferença? e/ou do ?estigma?. Visamos situar, assim, os estudos culturais da surdez entre os demais discursos dos movimentos sociais das minorias. Reuniremos, daremos tratamento biblioteconômico, construiremos fortuna crítica e disponibilizaremos acervos, literário e crítico, sobre os temas abordados e desenvolveremos acervo digital em LIBRAS. Refletiremos sobre a imagem social dos grupos minoritários nas obras literárias e sobre a difusão de meios eletrônicos de captação e difusão de imagens e a proliferação da produção de gêneros textuais em línguas de sinais. Um dos objetivos é desenvolver uma reflexão teórica sobre o conceito de ?Literatura Surda? e sobre seus usos pedagógicos/identitários. Desenvolve-se, ainda, considerações em torno da ampliação do conceito de ?texto? e sobre as possibilidades de ?escritas? literárias em Libras com suporte fílmico. O quadro teórico-metodológico em que se inscrevem as presentes reflexões estão vinculados ao pós-estruturalismo, à desconstrução e aos Estudos Culturais, embora tais correntes de pensamento se caracterizem por questionarem amarras metodológicas e pareça uma espécie de aporia afirmar que se adota uma ?metodologia da desconstrução?. Com relação aos conceitos de ?texto? e ?gêneros textuais e literários?, este trabalho aproxima-se da perspectiva de Mikhail Bakhtin. Busca-se estabelecer conexões entre o discurso multiculturalista, dos movimentos sociais das minorias e do associativismo civil da sociedade contemporânea globalizada e o problema da ?identidade surda?. Essencialismos, paroquialismos e binarismos. Tensões entre os conceitos de ?identidade? e ?diferença? encarados em uma perspectiva pós-estruturalista e/ou da desconstrução. ?Literatura Surda? como aspecto da ?Cultura Surda?. A redução do fenômeno literário a seus aspectos utilitários, pedagógicos ou ideológicos. A história da surdez encarada como a história da educação de surdos. Oralismo, Bimodalismos e Bilinguismo: o evolucionismo positivista do método e a visão genealógica de Foucault. Tensões entre ?medicalização? da ?diferença? essencializada e ?naturalização? linguística das Línguas de Sinais. Os gêneros textuais/literários em Libras e o esgarçamento do termo ?Literatura Brasileira?. As possibilidades de ?escrita? em Libras: textos viso-espaciais, registrados em suportes fílmicos, signwriting. Palavras-chave: Estudos Culturais, Literatura Brasileira, Teoria Literária, Linguística, Multiculturalismo, Minorias, LIBRAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Luís Carlos de Morais Jr. - Integrante.
Número de orientações: 8
2014 - Atual
Linguagem, surdez e educação.
Descrição: Linguagem, surdez e educação Objetivo: - Investigar questões relacionadas à aquisição e o uso da linguagem por pessoas surdas; - fundamentar teoricamente práticas educacionais que possibilitem ao aluno surdo o desenvolvimento de seu potencial lingüístico, seja em Português ou na Língua de Sinais de forma que possa se comunicar e ser entendido em diferetnes situações, com diferentes interlocutores; - voltar-se para a investigação e criação de linhas de atuação na aquisição da leitura-escrita.. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Palavras-chave: aquisição de linguagem criança surda; ensino Língua Portuguesa e surdez; Aquisição Língua de Sinais; linguagem e educação de surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Maria Cristina da Cunha Pereira - Integrante.
2012 - 2013
Estigma e Diferença na Literatura Brasileira
Descrição: Realizaremos um estudo da produção literária brasileira onde se destacam os temas da ?diferença? e/ou do ?estigma?. Visamos situar, assim, os estudos culturais da surdez entre os demais discursos dos movimentos sociais das minorias. Reuniremos, daremos tratamento biblioteconômico, construiremos fortuna crítica e disponibilizaremos acervos, literário e crítico, sobre os temas abordados e desenvolveremos acervo digital em LIBRAS. Refletiremos sobre a imagem social dos grupos minoritários nas obras literárias e sobre a difusão de meios eletrônicos de captação e difusão de imagens e a proliferação da produção de gêneros textuais em línguas de sinais. Palavras-chave: Estudos Culturais, Literatura Brasileira, Multiculturalismo, Minorias, LIBRAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Claudio Carvalho - Integrante.
2008 - 2009
OUTRAS PALAVRAS: escrita e reescrita de textos por alunos surdos, a criação literária e artística como lugar de fronteira entre culturas e como fonte de motivação ética e estética para a produção de textos em Libras e Português
Descrição: Nossa pesquisa tem por finalidade refletir sobre o papel do texto literário (prosa, poema e drama), de outras maneiras de expressão artística (cinema, artes plásticas, artes cênicas...) e de formas escritas do cotidiano (cartas, postais, e-mails, manifestos, abaixo-assinados, notícias de jornais e periódicos...) como elementos facilitadores e motivadores para a escrita e reescrita de textos por alunos surdos de diferentes faixas etárias e graus de escolaridade. Serão realizados estudos de casos referentes a ações concretas de professores de alunos surdos de diferentes faixas etárias em contextos escolares diversos. Serão reunidas e interpretadas fontes escritas relativas ao tema da pesquisa e, especificamente, obras publicadas e a produção acadêmica que abordem diretamente a interface entre estudos surdos e produção literária e/ou artística no Brasil. Serão desenvolvidas, aplicadas e testadas atividades concretas nas quais estudantes surdos de diferentes faixas etárias e graus de escolaridade façam uso de textos literários, outras maneiras de expressão artísticas e de formas escritas do cotidiano para produzirem textos (termo aqui compreendido como aquilo que diz respeito a toda produção cultural fundada na linguagem) em Língua Portuguesa e em Libras. Como resultado secundário, mas não menos relevante, a pesquisa proposta reunirá e tratará de vasto material com manifestações literárias, expressões artísticas e formas discursivas do cotidiano que tenham como suporte a Língua Brasileira de Sinais em diálogo com a Língua Portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Aline Lima da Silveira Lage - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Instituto Nacional de Educação de Surdos - Cooperação.


Projetos de extensão


2018 - Atual
OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO
Descrição: Descrição: Objetivo é formar corpo de teatro permanente: contar histórias sobre vivências de pessoas surdas ou em contato com pessoas surdas acessíveis a todos, romper com invisibilidade e falar de surdos com vivências iguais às dos demais seres humanos. Minha atividade como professor. Minha pesquisa sobre conotação em Libras; excessos pedagógicos e identitários em torno da Libras; o tema da Literatura Surda (será ouvintismo pedagógico?); importância do Teatro e do Gênero dramático para expressão em Línguas de Sinais. Objetivo é fazer apresentações que rompam barreiras linguísticas, sem separações fixas entre apresentações e interpretação, mas, mantendo a presença da Libras, do Português e de outras linguagens teatrais. O foco é na ?linguagem? teatral e não nas ?línguas?. Minha experiência com literatura, música, poesia e teatro. Preciso de ajuda com a Libras. Preciso de ajuda com atividade de assistente (duas pessoas). Preciso de ajuda com criação de página do grupo na WEB, logotipo... Preciso de ajuda com fazer proposta de grupo fixo de teatro do DESU/INES. Interesso-me mais no teatro como linguagem corporal do que como ?espetáculo?. Organização de grupo para de e-mails e contatos. Temos que decidir se vamos apresentar algo como culminância ou se investiremos, nesta primeira fase, mais na preparação dos atores e do corpo teatral.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Helen Pereira Ferreira - Integrante / Ana Tereza de Andrade - Integrante.
2017 - 2018
OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO
Descrição: Objetivo é formar corpo de teatro permanente: contar histórias sobre vivências de pessoas surdas ou em contato com pessoas surdas acessíveis a todos, romper com invisibilidade e falar de surdos com vivências iguais às dos demais seres humanos. Minha atividade como professor. Minha pesquisa sobre conotação em Libras; excessos pedagógicos e identitários em torno da Libras; o tema da Literatura Surda (será ouvintismo pedagógico?); importância do Teatro e do Gênero dramático para expressão em Línguas de Sinais. Objetivo é fazer apresentações que rompam barreiras linguísticas, sem separações fixas entre apresentações e interpretação, mas, mantendo a presença da Libras, do Português e de outras linguagens teatrais. O foco é na ?linguagem? teatral e não nas ?línguas?. Minha experiência com literatura, música, poesia e teatro. Preciso de ajuda com a Libras. Preciso de ajuda com atividade de assistente (duas pessoas). Preciso de ajuda com criação de página do grupo na WEB, logotipo... Preciso de ajuda com fazer proposta de grupo fixo de teatro do DESU/INES. Interesso-me mais no teatro como linguagem corporal do que como ?espetáculo?. Organização de grupo para de e-mails e contatos. Temos que decidir se vamos apresentar algo como culminância ou se investiremos, nesta primeira fase, mais na preparação dos atores e do corpo teatral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Helen Pereira Ferreira - Integrante / Ana Tereza de Andrade - Integrante.
2016 - 2016
OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO
Descrição: Objetivo é formar corpo de teatro permanente: contar histórias sobre vivências de pessoas surdas ou em contato com pessoas surdas acessíveis a todos, romper com invisibilidade e falar de surdos com vivências iguais às dos demais seres humanos. Minha atividade como professor. Minha pesquisa sobre conotação em Libras; excessos pedagógicos e identitários em torno da Libras; o tema da Literatura Surda (será ouvintismo pedagógico?); importância do Teatro e do Gênero dramático para expressão em Línguas de Sinais. Objetivo é fazer apresentações que rompam barreiras linguísticas, sem separações fixas entre apresentações e interpretação, mas, mantendo a presença da Libras, do Português e de outras linguagens teatrais. O foco é na ?linguagem? teatral e não nas ?línguas?. Minha experiência com literatura, música, poesia e teatro. Preciso de ajuda com a Libras. Preciso de ajuda com atividade de assistente (duas pessoas). Preciso de ajuda com criação de página do grupo na WEB, logotipo... Preciso de ajuda com fazer proposta de grupo fixo de teatro do DESU/INES. Interesso-me mais no teatro como linguagem corporal do que como ?espetáculo?. Organização de grupo para de e-mails e contatos. Temos que decidir se vamos apresentar algo como culminância ou se investiremos, nesta primeira fase, mais na preparação dos atores e do corpo teatral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Helen Pereira Ferreira - Integrante / Ana Tereza de Andrade - Integrante / Regina Célia da Silva Andrade - Integrante / Luis Carlos de Morais Junior - Integrante.
2016 - Atual
MONTAGEM DA PEÇA CORPO SURDO, GESTO TEATRAL
Descrição: AULA-ESPETÁCULO, reunindo exercícios e narrativas surgidas em nossos ensaios.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Luís Carlos de Morais Jr. - Integrante / Helen Pereira Ferreira - Integrante / Ana Tereza de Andrade - Integrante / Regina Célia da Silva Andrade - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Livro em LIBRAS
Descrição: Realização de versões em Libras (através da produção de material áudio-visual, DVD) de textos de relevância acadêmica e cultural, especialmente na área das chamadas ciências humanas ou, mais amplamente, Humanidades. Tais versões objetivam garantir a autonomia discursiva e crítica do leitor surdo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Integrante / Marta Ciccone - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Apresentações da Peça Corpo Surdo, Gesto Teatral
Descrição: Apresentações de teatro com aula-espetáculo.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Luiz Claudio da Costa Carvalho - Coordenador / Luís Carlos de Morais Jr. - Integrante / Helen Pereira Ferreira - Integrante / Ana Tereza de Andrade - Integrante / Regina Célia da Silva Andrade - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Outsider
2011 - 2012
Periódico: Espaço: Informativo técnico-científico do INES
2005 - 2007
Periódico: Tecnogaia: revista independente de cultura, pesquisa e saber


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Outsider


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Culturais.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Mençao Especial Capital no III Concurso Nacional de Poesia/Prêmio Lya Luft, Grupo Poesia Simplesmente/VI Festival Carioca de Poesia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Cláudio Carvalho2019Cláudio Carvalho. LITERATURA SURDA E A QUESTÃO DO ESSENCIALISMO: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO. Pensares em revista, v. 1, p. 208, 2019.

2.
Claudio Carvalho2017Claudio Carvalho. As Palavras e as coisas.. Outsider, v. 1, p. 6-8, 2017.

3.
Claudio Carvalho2017Claudio Carvalho. Sai Chávez, entra Trump: o nacionalismo bolivariano chega aos States.. Outsider, v. 2, p. 38-39, 2017.

4.
Claudio Carvalho2017Claudio Carvalho. Chico e a manada. Outsiders, v. 2, p. Opinião-Opinião, 2017.

5.
CARVALHO, Luiz Claudio C..2011 CARVALHO, Luiz Claudio C... Da medicalização à linguistização da surdez. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 35, p. 22-32, 2011.

6.
Carvalho, cláudio2007Carvalho, cláudio. Aspectos do erotismo em Freud, Marcuse e Bataille. Tecnogaia (Rio de Janeiro), v. 3, p. 62-69, 2007.

7.
Carvalho, cláudio2006Carvalho, cláudio. João Cabral de Melo Neto. Tecnogaia (Rio de Janeiro), v. 2, p. 21-29, 2006.

8.
Carvalho, cláudio2005Carvalho, cláudio. Cançôes balcânicas: novas identidades, grupos étnicos e minorias de poder. Tecnogaia (Rio de Janeiro), v. 1, p. 12-18, 2005.

9.
CARVALHO, Luiz Claudio C..;Cláudio Carvalho;Carvalho, Cláudio;Claudio Carvalho;Luiz Claudio da Costa Carvalho;Carvalho, Luiz Claudio da Costa1999CARVALHO, Luiz Claudio C... Oswald de Andrade: construtor de ruínas.. Revista Interfaces (UFRJ), v. V, p. 43-56, 1999.

10.
CARVALHO, Luiz Claudio C..;Cláudio Carvalho;Carvalho, Cláudio;Claudio Carvalho;Luiz Claudio da Costa Carvalho;Carvalho, Luiz Claudio da Costa1998 CARVALHO, Luiz Claudio C... Os sentidos do amor em Grande Sertão: veredas.. Revista da Fundação Educacional Rosemar Pimentel, v. 1, p. 18-30, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Claudio Carvalho. Lendas da Identidade: o conceito de Literatura Surda em perspectiva.. 1. ed. Curitiba: Appris Editora e Livraria, 2019. v. 1. 300p .

2.
Claudio Carvalho. TRINDADE. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Alpheratz, 2017. v. 1. 387p .

3.
Claudio Carvalho. Rolando e a Bola. 1. ed. São Paulo: Elementar, 2015. v. 1. 25p .

4.
Claudio Carvalho; MORAIS JR., L. C. . Outras Palavras: minorias sociais e narrativas sobre a/diferença essencializada. 1. ed. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2014. v. 1000. 205p .

5.
Cláudio Carvalho. Irado. 1. ed. Rio de Janeiro: Quártica Premium, 2014. v. 500. 120p .

6.
MORAIS JR., L. C. ; VALLE, C. P. ; Claudio Carvalho . Rocambole de Carne a Copacabana. 1. ed. Rio de Janeiro: Litteris, 2013. v. 1000. 192p .

7.
Cláudio Carvalho. O Rio Nãoseideque que nasce não sei onde. 1. ed. Porto: WAF Wold Art Friends, 2010. v. 1. 61p .

8.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Assalto à Cidadela dos Deuses. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. v. 1. 111p .

9.
CARVALHO, Luiz Claudio C... O Livro dos Quatro Cantos. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1987. v. 1. 94p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, Luiz Claudio C... A persona buscada naquelas vozes: uma leitura de. In: Helena Parente Cunha. (Org.). Além do cânone: vozes femininas cariocas estreantes na poesia dos anos 90.. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004, v. 1, p. 93-102.

2.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Fadário de predestinada, destino de mulher - leitura de Celeste, de M. Benedita Bormann. In: Helena Parente Cunha. (Org.). Desafiando o Cânone (2): ecos de vozes femininas na literatura brasileira do séc. XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001, v. 1, p. 100-117.

3.
CARVALHO, Luiz Claudio C... A mulher no vão da escada: reflexões sobre A obscena senhora D., de Hilda Hilst. In: Helena Parente Cunha. (Org.). Desafiando o Cânone. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, v. 1, p. 109-124.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Cláudio Carvalho. A NARRATIVA CLÁSSICA INFANTIL NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS ESCRITO POR PESSOAS SURDAS. In: V ENCONTRO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, 2008, RIO DE JANEIRO. V ENCONTRO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 2008. v. ÚNICO. p. 1-10.

2.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Os sentidos do amor em Toada do Amor, O Passarinho Dela, Instante e Destruição, de Carlos Drummond de Andrade. In: Congresso Internacional Centenário de Carlos Drummond de Andrade (1902-2002), 2002, Rio de Janeiro. O mundo, vasto mundo de Drummond, 2002. v. 1. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Pensando as margens: reflexões em torno da produção em prosa de Hilda Hilst nos anos 70 e 80. In: Sexto Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 1999, Rio de Janeiro. Sexto Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 1999. v. 1. p. 1-1.

2.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Canção balcânica: reconfiguração de identidades, grupos étnicos e minorias de poder. In: I Encontro de História da FEUC, 1999, Rio de Janeiro. I Encontro de História da FEUC, 1999. v. 1. p. 1-1.

3.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Em busca da fórmula da compaixão: reflexões em torno de Com meus olhos de cão, de Hilda Hilst. In: VIII Seminário Nacional Mulher e Literatura, 1999, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Nacional Mulher e Literatura, 1999. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
Carvalho, Claudio ; CARVALHO, Claudio ; Carvalho, cláudio . OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Cláudio Carvalho. Teatro para Surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Carvalho, Cláudio. Teatro e a Educação deSurdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Claudio Carvalho. A diferença essencializada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Lage, Aline Lima da Silveira ; Claudio Carvalho ; Favorito, Wilma ; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da . Planejamento do Curso Bilíngue de Pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Reflexões sobre ensino / aprendizagem de português escrito para pessoas surdas e sobre a possibilidade de produção textual em LIBRAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Da Medicalização à Linguistização da Surdez. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, Luiz Claudio C... A Inclusão de Surdos Através do Trabalho Científico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Reflexões em torno da identidade surda: aspectos do Relatório de pesquisa do GEPAS: Linguagem e Cognição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Carvalho, cláudio; Valle, Cid Prado ; MORAIS JR., L. C. ; Maciel, Luís Carlos . Entrevista com Luís Carlos Maciel. RJ: Tecnogaia Cultural, 2007 (Entrevista).

2.
Carvalho, cláudio. Como enriquecer com literatura. Rio de Janeiro: Tecnogaia Cultural, 2007 (Paródia de texto de auto-ajuda).

3.
Valle, Cid Prado ; Carvalho, cláudio . Contos Kalamata. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
Carvalho, cláudio; MORAIS JR., L. C. ; Valle, Cid Prado ; Mautner, Jorge . Entrevista inédita com Jorge Mautner. RJ: Tecnogaia Cultural, 2006 (Entrevista).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Morato, Edwiges Maria ; Ciccone, Marta ; Claudio Carvalho . Projeto LIVRO EM LIBRAS. 2012.

Produtos tecnológicos
1.
Morato, Edwiges ; CARVALHO, Luiz Claudio C.. ; Ciccone, Marta . LIVRO EM LIBRAS. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
KELMAN, C. A. ; Carvalho, Cláudio . Criação do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez - GEPeSS. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
Claudio Carvalho; NUNES-BITTENCOURT, R. ; NASCIMENTO, R. R. ; VICHI, L. P. ; MACHADO, Pedro ; BARROS, M. ; GARCIA, A. ; EL-CHAMI, T. ; ROLLA, M. ; MORAIS, S. . Outsider. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
MACHADO, Pedro ; Claudio Carvalho ; VICHI, L. P. ; SILVA, A. G. ; AZEVEDO, P. ; BARROS, M. ; CARRACA, R. C. ; NASCIMENTO, R. R. ; MORAIS JUNIOR, L. C. ; NUNES-BITTENCOURT, R. ; FERREIRA, R. . Outsider. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
Claudio Carvalho. Lendas da Identidade: narrativas em torno do conceito de Literatura Surda.. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
Carvalho, Cláudio. Linguagem e Cognição: reflexões sobre a ação reguladora da Linguagem. 2012. (Consultoria Acadêmica).

5.
CARVALHO, Luiz Claudio C... OUTRAS PALAVRAS: Escrita e reescrita de textos por alunos surdos, a criação literária e artística como lugar de fronteira entre culturas e como fonte de motivação ética e estética para a produção de textos em LIBRAS e em Português.. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
Gomes, Dannytza Serra ; Vasconcelos, Sandra Maia ; CARVALHO, Luiz Claudio C.. ; Camatti, Liane ; Lazzarin, Márcia Lise Lunardi ; Rodrigues, Carlos Henrique ; Silvério, Carla Couto de Paula ; Nascimento, Maria das Graças de Arruda Nascimento ; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da ; Sommacal, Adriana de Moura ; Berselli, Márcia ; Silva, Graça Maria Dias ; Cavalcanti, Geraldo ; Meireles, Rosana Maria do Prado Luz ; Yue, Andrea Henlin ; Viana, Alvanei dos Santos ; Vianna, Gláucia dos Santos . Espaço: informativo técnico-científico do INES. 2001. (Editoração/Periódico).

7.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; Cunha, Helena Parente ; Barbosa, A. M. de Abreu ; Castanheira, Cláudia ; Fontes, Maria Aparecida . Desafiando o cânone: aspectos da literatura de autoria feminina. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CARVALHO, Luiz Claudio C... AQuestão do Nacional e da Cultura Popular do Brasil. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Carvalho, Cláudio. Corpo Surdo, Gesto Teatral (aula-espetáculo). 2016. Teatral.

2.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Égua da Noite. 1991. Teatral.

3.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Valsa Muda, Platéia Surda. 1990. Teatral.

4.
CARVALHO, Luiz Claudio C... A História de Zezeu. 1989. Teatral.

5.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Precisa-se de Palhaços. 1988. Teatral.

6.
CARVALHO, Luiz Claudio C... As Margens Plácidas. 1986. Teatral.

7.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Zezeu e o Minitouro. 1985. Teatral.

Música
1.
Carvalho, cláudio; Jajá Ayres . Sessão do Forum Poesia. 2007. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Portal do Tempo. 2007 (Gravação de CD com composições musicais em parceria).

2.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Leitura de Contos e Poemas do "Assalto à Cidadela dos Deuses". 2005.

3.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Leitura de Poemas. 1994.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Ribeiro, Alexandre do Amaral; CAMARA, T. M. N. L.; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Carla Pareto da Silva. A produção acadêmica sobre português escrito para surdos: indicações para o ensino de preposição. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MEIRELES, R. M. P. L.; CAMPELLO, A. R. E. S.; Favorito, Wilma; Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Jeanie Liza Marques Ferraz de Macedo. Literatura Surda e Letramento Visual. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

3.
CAMPELLO, A. R. E. S.; MEIRELES, R. M. P. L.; FAVORITO, W.; Cláudio Carvalho. Participação em banca de Jeanie Liza Marques Ferraz de Macedo. Literatura Surda e Letramento visual. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Meyer, Rosa marina de Brito; Ribeiro, Alexandre do Amaral; Albuquerque, Adriana Ferreira de Sousa de; CARVALHO, Luiz Claudio C..; Alencar, Ricardo Borges de. Participação em banca de Danielle Coelho Lins. Português commo segunda língua para surdos em nível superior: o emprego do pronome relativo 'que' em textos acadêmicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
LINHARES, C. F. S.; PAULA, M. F. C.; VILLELA, H. O. S.; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da; PLETSCH, M. D.; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Maurício Rocha Cruz. Experiências Instituintes na Formação de Professores de surdos no INES. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
Ribeiro, Alexandre; CAMARA, T. M. N. L.; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Carla Pareto da Silva. O uso de preposições em português escrito: considerações a partir de textos de surdos do terceiro ano do médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, M. R.; FERREIRA, H. P.; Claudio Carvalho. Participação em banca de Edmar Oliveira Freire.Mapeamento da formação de professores surdos no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

2.
Claudio Carvalho; FERREIRA, H. P.; CRUZ, M. R.. Participação em banca de Joelma Cristina Oliveira Freire.A importância do brincar para o desenvolvimento da criança e o lúdico na prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

3.
FERREIRA, H. P.; CRUZ, M. R.; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Rosse Beatriz Moura Dantas.A Importância pedagógica dos jogos teatrais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

4.
Carvalho, Cláudio; MEIRELES, R. M. P. L.; MESSIAS, L. J.. Participação em banca de Aurelina Cristina dos Reis Fonseca.A inclusão do aluno surdo na escola regular.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

5.
Carvalho, cláudio; Gomes, Márcia Regina; Sá, Joyce Lys Saback Nogueira. Participação em banca de Ana Amélia Rodrigues Mattos Martins Ramos.Que corpo é esse que fala. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

6.
MEIRELES, R. M. P. L.; MESSIAS, L. J.; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Aurelina Cristina dos Reis Fonseca.Perspectivas sobre a educação bilíngue. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

7.
Moitinho da Silva, Sara; Castro, Aline Cristine Xavier de; Carvalho, cláudio. Participação em banca de Katia Carolina Almeida do Nascimento.A versão de A Cartomante,de Machado de Assis, em Libras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

8.
Mandelblatt, Janete; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da; Carvalho, Cláudio. Participação em banca de Ronaldo da Silva Cardoso.Discutindo o Conceito de autonomia docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

9.
MISSAGIA, M.; BAPTISTA, J. R.; Cláudio Carvalho. Participação em banca de DAYANE NASCIMENTO SOARES.Concepções sobre a Surdez. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES.

10.
Mandelblatt, Janete; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da; Carvalho, cláudio. Participação em banca de Ronaldo da Silva Cardoso.Um diálogo entre a teoria de Paulo Freire e um contexto bilíngue de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

11.
Carvalho, Cláudio; Favorito, Wilma; Morais, Fernanda B.C.. Participação em banca de Andréia Santos Moura.Literatura em Língua de Sinais: um estudo sobre identidade e diferenças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

12.
Cláudio Carvalho; FAVORITO, W.; MOURA, D. B.. Participação em banca de Neidemara da Conceição Ferreira.A Importância da Are na Educação Infanil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

13.
BIZZO, K. S. E. A.; FERREIRA, H. P.; Claudio Carvalho. Participação em banca de Gabriella Leta Carnevale.Contação de histórias: Um paralelo entre ambiente escolar e ambiente hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

14.
Lage, Aline Lima da Silveira; BIZZO, K. S. E. A.; Claudio Carvalho. Participação em banca de Camila Kate da Silva.Refletindo sobre o papel do intérprwete de Língua de Sinais no Ensino Superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

15.
Lage, Aline Lima da Silveira; FERREIRA, H. P.; Claudio Carvalho. Participação em banca de Beatriz Santanna Canuto.O lúdico na aprendizagem da criança surda: relato de experiências docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

16.
Cláudio Carvalho; BIZZO, K. S. E. A.; SANTIAGO, L.. Participação em banca de Marcela de Freitas Novais Maia.A literatura infantil como fator para o desenvolvimento da linguagem de crianças surdas na Rducação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

17.
SANTIAGO, L.; Lage, Aline Lima da Silveira; Claudio Carvalho. Participação em banca de Vanessa José Riva do Nascimento Mandriola.A contribuição da Arte/Educação para o Aprendizado na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

18.
CRUZ, M. R.; Favorito, Wilma; Cláudio Carvalho. Participação em banca de Leandro Elis Rodrigues.Contador de Histórias Surdo: Dinamizando Leituras na Biblioteca Infantil do INES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

19.
Lage, Aline Lima da Silveira; Mandelblatt, Janete; Cláudio Carvalho. Participação em banca de Vanessa José Riva do Nascimento Mandriola.A Contribuição da Arte/educação para o Aprendizado na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

20.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; MISSAGIA JUNIOR, M. J.; Nora, Andreza Barboza. Participação em banca de Hicla da Conceição Curvello.Releitura de "O Patinho Feio" e "Cinderela": histórias infantis para crianças surdas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

21.
MISSAGIA JUNIOR, M. J.; Nora, Andreza Barboza; CARVALHO, Luiz Claudio C... Participação em banca de Marlene Pereira do Prado.Relato de Experiência Docente: "Contação" de histórias na aprendizagem de crianças surdas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

22.
Favorito, Wilma; Lage, Aline Lima da Silveira; CARVALHO, Luiz Claudio C... Participação em banca de Beatriz Jandira Coutinho Ermida.Aproveitamento da linguagem da criança surda na Educação Infantil: Introdução à LIBRAS e ao Português. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Favorito, Wilma; Santos, Deize Vieira dos; Carvalho, Cláudio. Professor Adjunto de Língua Portuguesa como L2. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da; CRUZ, M. R.; Claudio Carvalho. Processo Simplificado para Professores Temporários Pedagogia. 2013. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

3.
Claudio Carvalho; SANTIAGO, L.; Favorito, Wilma. Processo Simplificado para Professores Temporários Língua Portuguesa/Linguística. 2013. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

4.
Nascimento, Maria das Graças de Arruda Nascimento; CARVALHO, Luiz Claudio C..; Guimarães, Angela Deise Santos; Sá, Joyce Lys Saback Nogueira; Santos, Deize Vieira dos. Avaliação e Seleção de Projetos do PIC-NES. 2012. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

5.
Claudio Carvalho; FLORES, A. C. F.. Curso de Pós-graduação Educação de Surdos: uma perspectiva bilíngue em construção. 2012. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

6.
Favorito, Wilma; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da; CARVALHO, Luiz Claudio C... Processo Seletivo Simplificado Ensino de Língua Portuguesa. 2011. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

7.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; Félix, Gil de Almeida; Ortiz, José Augusto. Processo Seletivo Simplificado Ensino de História e Geografia. 2011. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

8.
Claudio Carvalho; MESSIAS, L. J.; Guimarães, Angela Deise Santos. Ensino de Língua Brasileira de Sinais. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
Cláudio Carvalho. Acesso ao Curso de Graduação em Educação Física - FUNITA-Itaperuna. 2010. Centro Estadual de Estatística Pesquisa Formação de Servidores do RJ.

10.
Cláudio Carvalho. Professor Docente I da Educação Básica História, Secretaria Estadual de Educação RJ. 2010. Centro Estadual de Estatística Pesquisa Formação de Servidores do RJ.

11.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; Lobo, Edileuza Santana; Mandelblatt, Janete. Processo Seletivo Substituto INES (História e Ciências Sociais). 2009. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

12.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; Favorito, Wilma; Ribeiro, Alexandre. Processo Seletivo SUBSTITUTO INES (Letras). 2009. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

13.
Ciccone, Marta; CARVALHO, Luiz Claudio C..; Chedier, Patrícia. Processo Seletivo Substituto INES (Artes). 2009. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

14.
Cláudio Carvalho. Professor de 6ª à 9ª - História, Santo Antônio de Pádua. 2009. Centro Estadual de Estatística Pesquisa Formação de Servidores do RJ.

15.
Cláudio Carvalho. Acesso ao Curso de Graduação em Educação Física, Itaperuna-FUNITA. 2009. Centro Estadual de Estatística Pesquisa Formação de Servidores do RJ.

16.
Cláudio Carvalho. Professor ensino Fundamental História, SEcretaria Municipal de Cantagalo. 2009. Centro Estadual de Estatística Pesquisa Formação de Servidores do RJ.

Outras participações
1.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; Guedes, Alexandre. Iniciação Científica GEPAS. 2009. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
Lage, Aline Lima da Silveira; CARVALHO, Luiz Claudio C... Inciação Científica GEPAS. 2008. Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Semana Pedagógica do INES.Jogos Teatrais (Oficina). 2017. (Seminário).

2.
Congresso Internacional do INES. GESTO TEATRAL: CORPOS QUE CONTAM ESTÓRIAS. 2016. (Congresso).

3.
Congresso Internacional do INES.Narrativas sobre surdez, história e sociedade. 2016. (Oficina).

4.
Palestra Faculdade de Letra UFRJ.Narrativas em Torno do Conceito de Literatura Surda. 2016. (Outra).

5.
Relatório Final do PACC/UFRJ.Lendas da Identidade. 2016. (Encontro).

6.
Educação, Mídia e Globalização.Educação, Mídia e Globalização. 2015. (Seminário).

7.
I Encontro de Pesquisas do DESU.Narrativas em torno do conceito de Literatura Surda. 2015. (Encontro).

8.
VI Semana Pedagógica do INES.Oficina de Criação Literária. 2015. (Oficina).

9.
IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Reflexões em torno do conceito de Literatura Surda. 2014. (Simpósio).

10.
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. Conversando com o Especialista: Outras palavras: minorias sociais e narrativas sobre a diferença essencializada. 2014. (Congresso).

11.
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. O Ensino Superior No Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2014. (Congresso).

12.
Seminário Acadêmico da Língua Brasileira de Sinais.A diferença essencializada. 2013. (Seminário).

13.
V Semana Pedagógica do INES.Desafios da Educação Bilíngue de Surdos no Ensino Superior: currículo e EAD. 2013. (Seminário).

14.
V Semana Pedagógica do INES.Literatura Infantil em Libras. 2013. (Seminário).

15.
V Semana Pedagógica do INES.Oficina Literatura Infantil em Libras. 2013. (Seminário).

16.
IV Semana Pedagógica do INES. 2012. (Seminário).

17.
III Semana Pedagógica do Departamento de Ensino Superior.Diálogos com pesquisadores na área da surdez. 2011. (Seminário).

18.
I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem / II Encontro Regional de Profissionais de Leitura e Produção de Texto. Reflexões sobre o ensino/aprendizaem de português escritos para pessoas surdas e sobre a possibilidade de produção textual em LIBRAS. 2010. (Congresso).

19.
I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem / II Encontro Regional de Profissionais de Leitura e Produção de Texto. Leitura e Ensino. 2010. (Congresso).

20.
II Semana Pedagógica Surdos na Escola: os Múltiplos Espaços de Formação. Apresentação de Pesquisas Realizadas Pelo Corpos Docente e Discente do DESU/INES. 2010. (Congresso).

21.
IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A Inclusão de Surdos Através do Trabalho Científico. 2010. (Congresso).

22.
IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Da Medicalização à Linguistização da Surdez. 2010. (Congresso).

23.
VI Seminário Sociedade Inclusiva: os discursos sobre o outro e as práticas sociais.Reflexões em torno da identidade surda: aspectos do relatório do Grupo de Estudos e Pesquisa na Área da Surdez: Linguagem e Cognição. 2010. (Seminário).

24.
Programa de Iniciação à Docência.Relato de Atividades Docentes. 2009. (Outra).

25.
II Seminário Leitura, Escrita e Educação: Cultura Escolar na Educação Básica. 2008. (Seminário).

26.
IV Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras.Reflexões sobre a escrita e reescrita de textos em língua portuguesa por alunos surdos. 2008. (Simpósio).

27.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 2008. (Outra).

28.
Programa de Iniciação à Docência.Reflexões sobre escrita de textos em língua portuguesa por alunos surdos. 2008. (Outra).

29.
V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.Narrativa clássica infantil na aprendizagem de português escrito por pessoas surdas. 2008. (Encontro).

30.
VII Congresso Internacional e XIII Seminário Nacional INES.Pesquisa Acadêmica. 2008. (Simpósio).

31.
VI Jornada Nacional de Filologia.Escrita e reescrita de textos por estudantes surdos. 2008. (Outra).

32.
I Jornada Pedagógica do ISBE. 2007. (Outra).

33.
Primeira Semana Acadêmica de Pedagogia do ISBE/INES. 2007. (Outra).

34.
VI Congresso Internacional e XII Seminário Nacional - INES: 150 anos. 2007. (Congresso).

35.
V Festival de Poesia do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro.Membro da Comissão de Avaliação. 2006. (Outra).

36.
Mesa-redonda Além do cânone: vozes femininas cariocas estreantes na poesia dos anos 90..Uma leitura de Mônica Mello e Anna D'castro. 2004. (Outra).

37.
Congresso Internacional Centenário de Carlos Drummond de Andrade (1902-2002). Os sentidos do amor em "Toada do Amor", "O passarinho dela", "Instante" e "Destruição", de Carlos Drummond de Andrade. 2002. (Congresso).

38.
Curso de Extenção Desafiando o Cânone.Desafiando o Cânone: aspectos da literatura de autoria feminina. 1999. (Outra).

39.
I Encontro de História da FEUC.Canção balcânica: reconfiguração de identidades, grupos étnicos e minorias de poder. 1999. (Encontro).

40.
Sexto Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Pensando a Margem: reflexões em torno da produção em prosa de Hilda Hilst nos anos 70 e 80.. 1999. (Congresso).

41.
VIII Seminário Nacional Mulher e Literatura.Em busca da fórmula da compaixão: reflexões em torno de Com meus olhos de cão, de Hilda Hilst.. 1999. (Seminário).

42.
Seminário de Pós-Graduação em Letras da UFF..Roberto Freire: uma paixão no labirinto. Exposição de Tese Recente.. 1997. (Seminário).

43.
V Jornada de Letras da UFF - Minicurso Lima Barreto: Literatura, Utopia e Memória. 1996. (Outra).

44.
Ciclo de Conferências O Poeta ao Meio-Dia Iluminado. 1994. (Outra).

45.
Ciclo de Palestras As Dimensões do Trágico. 1990. (Outra).

46.
Palestra sobre Nacionalismo e Cultura Popular.A questão do Nacional e da Cultura Popular no Brasil. 1988. (Outra).

47.
Seminário de Metodologia e Técnica de Pesquisa. 1980. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Luiz Claudio C... VI Semana Pedagógica do DESU/INES. 2016. (Congresso).

2.
Claudio Carvalho. V Semana Pedagógica do INES. 2013. (Congresso).

3.
CARVALHO, Luiz Claudio C..; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da ; Favorito, Wilma . III Semana Pedagógica do Departamento de Ensino Superior. 2011. (Congresso).

4.
CARVALHO, L. C. C.. Vestibular INES. 2010. (Concurso).

5.
CARVALHO, Luiz Claudio C... II Semana Pedagógica Surdos na Escola: Os mùltiplos Espaços de Formação. 2010. (Congresso).

6.
CARVALHO, Luiz Claudio C... GT Inclusão e Pedagogia I Seminário em Tópicos Avançados de Âmbito Bilíngue. 2010. (Outro).

7.
Claudio Carvalho; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da . GT Inclusão e Pedagogia I Seminário em Tópicos Avançados de Âmbito Bilingue. 2010. (Outro).

8.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Vestibular Curso Bilíngue de Pedagogia INES. 2009. (Concurso).

9.
CARVALHO, Luiz Claudio C... Vestibular Curso Bilíngue de Pedagogia INES. 2008. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bianca Longras. Conceitos de Identidade e Diferença. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. (Orientador).

2.
OHANNA RANZATO REIS RODRIGUES. ALFABETIZAÇÃO, BILINGUISMO E SURDEZ: O ENSINO DE LINGUA ORAL ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇAO DE PESSOAS SURDAS POR MEIO DA LITERATURA SURDA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. (Orientador).

3.
ANA AMÉLIA RODRIGUES MATTOS MARTINS RAMOS. Corporeidade e Educação de Surdos. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. (Orientador).

4.
KÁTIA CAROLINA ALMEIDA DO NASCIMENTO. Literatura Surda: estudo comparado de texto escrito e texto sinalizado. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriel Ramos. IMAGINÁRIO SURDO EM LÍNGUA DE SINAIS E EM PORTUGUÊS: LITERATURA, TEXTOS RELIGIOSOS, CANCIONEIRO POPULAR, TEATRO.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Bilíngue de Pedagogia) - INES. (Orientador).

2.
Rosse Beatriz Moura Dantas. Montagem teatral e o aprendizado pedagógico. Início: 2016 - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

3.
Thais Helena Marins Pereira. Montagem teatral e suas implicações pedagógicas. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

4.
Dora Vieira da Costa. Montagem Teatral: suas possibilidades de aprendizado no campo pedagógico. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Tamires Lopes da Fonseca Ramalho. OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO. Início: 2018. Orientação de outra natureza. INES. (Orientador).

2.
Rosse Beatriz Moura Dantas. OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO. Início: 2017. Orientação de outra natureza. INES. (Orientador).

3.
André Aragão. OFICINA PERMANENTE DE TEATRO E CORPO SURDO. Início: 2017. Orientação de outra natureza. INES. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Katia Carolina Almeida do Nascimento. A versão de A Cartomante, de Machado de Assis, em Libras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

2.
Rosse Beatriz Moura Dantas. A importância pedagógica dos jogos teatrais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

3.
Ana Amélia Rodrigues Mattos Martins Ramos. Que corpo é esse que fala?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

4.
DAYANE NASCIMENTO SOARES. Concepções Sobre a Surdez. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

5.
Neidemara da Conceição Ferreira. A importância da Arte na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

6.
ANDREIA GOMES DA SILVA. Produção Literária em Libras e Educação de Surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bilíngue de Pedagogia) - INES. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

7.
ANDRÉIA SANTOS MOURA. Estudante Surdo e problemas com vocabulário em Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

8.
Neidemara da Conceição Ferreira. Literatura em Libras: textos para crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

9.
Gabriella Leta Carnevale. Contação de Histórias: paralelo entre ambiente escolar e hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

10.
Marcela de Freitas Novais Maia. A literatura infantil como fator para o desenvolvimento da linguagem de crianças surdas na Rducação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

11.
Beatriz Santanna Canuto. O lúdico na aprendizagem da criança surda: relato de experiências docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

12.
Camila Kate da Silva. Refletindo sobre o papel do intérprwete de Língua de Sinais no Ensino Superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

13.
LEANDRO ELIS RODRIGUES. CONTADOR DE HISTÓRIAS SURDO DINAMIZANDO LEITURAS NA BIBLIOTECA INFANTIL DO INES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

14.
NATÁLIA VILAR MELO. PEDAGOGIA EMENDATIVA DO SURDO-MUDO CONSIDERAÇÕES GERAIS: UMA NARRATIVA CIENTÍFICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

15.
LEANDRO ELIS RODRIGUES. CONTADOR DE HISTÓRIAS SURDO DINAMIZANDO LEITURAS NA BIBLIOTECA INFANTIL DO INES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

16.
Camila Kate. O Intérprete educacional de LIBRAS como mediador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

17.
Gabriella Leta Carnevale. Contação e Brincadeira: formas lúdicas de aprender. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

18.
Dayane Soares. Trabalho e educação: o programa de aprendizagem do MTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

19.
Beatriz Santanna Canuto. O lúdico na aprendizagem da língua escrita para alunos surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

20.
Marcela de Freitas Novaes Maia. A Literatura Infantil como fator para o desenvolvimento da linguagem de crianças surdas na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

21.
NATALIA VILAR MELO. Pedagogia Emendativa: um momento da educação de surdos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

22.
Hicla da Conceição Curvello. Contos de fadas e fábulas contadas para crianças surdas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

23.
Marlena Pereira do Prado. Pessoas Surdas, contação de histórias e aprendizado de português. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

Iniciação científica
1.
ANDREIA GOMES DA SILVA. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

2.
AURELINA CRISTINA DOS REIS FONSECA. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

3.
Kátia Carolina A. do Nascimento. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

4.
ELANE POUBEL. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

5.
SANDRA HELENA SAMPAIO. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

6.
Vivian Paes B. de S. Sakatsume. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira (Fase 2). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

7.
NEIDEMARA DA CONCEIÇÃO FERREIRA. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

8.
Andreia Santos Moura. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

9.
Kátia Carolina A. do Nascimento. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

10.
Andréia S. Moura. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos, Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

11.
Neidemara da Conceição Ferreira. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

12.
Marcos Vasconcelos. Estigma e Diferença na Literatura Brasileira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

13.
Sara dos Santos Rodrigues. OUTRAS PALAVRAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

14.
Ulrich Fernandes Palmares. OUTRAS PALAVRAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

15.
Hicla da Conceição Curvello. OUTRAS PALAVRAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

16.
Beatriz Campos Guimarães. OUTRAS PALAVRAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

17.
Maria Heloísa dos Santos Morais Gomes. OUTRAS PALAVRAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.

18.
Ana Mary Matos Almeida. OUTRAS PALAVRAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Bilíngue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Claudio da Costa Carvalho.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Luiz Claudio C... VI Semana Pedagógica do DESU/INES. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Compreende e fala (sinaliza) razoavelmente em Libras (Língua Brasileira de Sinais): embora a Plataforma Lattes não reconheça como Língua.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 18:42:36