Fernanda Mendonça Pitta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7787231161770667
  • Última atualização do currículo em 31/03/2018


Pesquisadora e Curadora na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Professora de História da Arte do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade. Pós-Doutorado pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo. É Doutora em Artes Visuais, área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem, linha de pesquisa, História da Arte, na ECA-USP (2013); Mestre em História, área de concentração: Teoria e Historiografia, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Bacharel em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da Arte no Brasil e Historiografia da Arte, atuando principalmente nos seguintes campos: História da Arte no Brasil do Século XIX, Crítica de Arte, Historiografia da Arte. Fellow da Association of Museum Curators no International Engagement Program (2017-2018), Fellow do International Summer Group Program do The Clark Art Institute (summer 2017). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Mendonça Pitta
Nome em citações bibliográficas
PITTA, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
05508-020 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ?UM POVO PACATO E BUCÓLICO?: costume e história na pintura de Almeida Júnior, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Domingos Tadeu Chiarelli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Arte Brasileira; História da Arte; Almeida Júnior; Pintura de história; Pintura de costumes; História da arte brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
1997 - 1999
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Historiador da Vida Moderna - Uma história da Cultura em Walter Benjamin,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Edgar Salvadori de Decca.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Crítica; Cultura; História; Walter Benjamin.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
1993 - 1996
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Apontamentos para uma história da cultura em Walter Benjamin.
Orientador: Edgar Salvadori de Decca.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2000 - 2001
Extensão universitária em Curso Livre de História da Arte.
Curso Livre Rodrigo Naves, RODRIGO NAVES, Brasil.


Atuação Profissional



Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Curadora Sênior, Carga horária: 40

Atividades

1/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Curadoria, .


Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, AEC/AU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina História da Arte I e II Professora da Disciplina Optativa Espaços de Arte Professora da Disciplina Optativa Modos de Expor Orientação de trabalhos de Iniciação Científica Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações
Responsável pela organização dos Seminários da Escola da Cidade (2009 e 2010) Orientação de trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa Espaços de Arte
Espaços de arte
História da Arte I
História da Arte II
02/2009 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte e da Arquitetura do Renascimento ao Historicismo
História da Arte e da Arquitetura Moderna e Contemporânea

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do GArt&Foto, Carga horária: 4
Outras informações
Membro do Grupo de Estudos do Grupo de Pesquisa em Arte & Fotografia.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante Convidado (Professor), Carga horária: 4
Outras informações
Palestrante convidada para ministrar a disciplina Evolução das Artes Visuais IV, junto ao CAP, ECA-USP. 15 aulas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), junto à disciplina do CAP/ECA-USP - História da Arte no Brasil I, ministrada pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli.

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .

03/2013 - 07/2013
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.

Estágio realizado
Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), junto à disciplina CAP/ECA-USP, História da Arte no Brasil I, ministrada pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli.
08/2012 - 11/2012
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução das Artes Visuais IV

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Aluno Pós-Graduação em Estágio Docente, Carga horária: 4

Atividades

08/2001 - 12/2001
Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
Programa de Estágio Docente - PED II - Assistente à Prof. Dr. Cristina Meneguello - Disciplina História Moderna II.
02/2001 - 06/2001
Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
Programa de Estágio Docente -PED I - Disciplina História Econômica, Política e Social Geral.

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 30

Atividades

08/2008 - 08/2010
Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
02/2005 - 08/2010
Ensino, Programa de Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Educação
02/2004 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Colegiado do Programa de Formação de Professores.
04/2005 - 06/2010
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Core Curriculum Artes e suas linguagens.
08/2004 - 06/2010
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Formação de Professores, Programa de Formação de Professores.

Atividade realizada
Orientação de estágio para o curso de História.
01/2003 - 06/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea II
História da Arte
Teorias da História I
Teorias da História II
02/2002 - 06/2010
Ensino, Gestão e Organização Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Poder na Gestão Escolar
Fundamentos históricos e sociológicos da gestão escolar
2004 - 2010
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

02/2008 - 11/2009
Ensino, Criação e Produção Gráfica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
08/2007 - 11/2007
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Museologia
01/2003 - 11/2004
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Atividades Acadêmico-Científico Culturais - Lendo e Vivendo São Paulo.
08/2002 - 11/2004
Extensão universitária , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Atividades Acadêmico-Científico Culturais - Oficinas Culturais - Curtas na Universidade.
05/2004 - 05/2004
Extensão universitária , Programa de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão - Estudo do Meio - São Luiz do Paraitinga.
07/2003 - 07/2003
Extensão universitária , Programa de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão - Estudo do Meio - Bananal.

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina Artes plásticas: lugar e contexto, do curso de Pós-Graduação em Design de Interiores.

Atividades

03/2008 - 09/2010
Ensino, Pós-graduação latu-sensu em Design de Interiores, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Artes plásticas: lugar e contexto

Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Redatora Enciclopédia Itaú de Artes Visuais
Outras informações
Redatora de verbetes para a Enciclopédia Itaú de Artes Visuais. Sem vínculo empregatício.


Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, SEC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
História, Cultura e Movimentos Sociais
2.
História, Crítica e Teoria da Arte
3.
Arte no Brasil; História da Arte no Brasil; Historiografia da Arte no Brasil


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Historiografia da arte no Brasil em Perspectiva Comparativa
Descrição: Projeto de pesquisa para a realização do catálogo geral da Pinacoteca de São Paulo e reorganização da exposição de longa duração da instituição. Recipiente do Summer Group Program Fellowship, The Clark Art Institute (summer 2017)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Criando História / Creando História / Making History
Descrição: Projeto de pesquisa sobre a produção da pintura de história no século XIX, no Brasil, México e Estados Unidos. O projeto de pesquisa envolve o museu da Academia de Belas Artes da Pensilvânia, a Pinacoteca de São Paulo e investigadores mexicanos para a realização de uma exposição nos três países, seminários e uma publicação trilingue com especialistas convidados. O projeto conta, em sus diferentes fases, com financiamentos da Terra Foundation for the American Arts e do National Endowment for the Arts, NHA, dos Estados Unidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
O papel do Liceu de Artes e Ofícios na profissionalização dos artistas em São Paulo (1892 ? 1930)
Descrição: Levantamento de fontes relativas à atuação de artistas brasileiros e estrangeiros no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Análise da trajetórias de artistas para compreensão de sua inserção no meio cultural paulistano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernanda Mendonça Pitta - Coordenador / Carvalho, Bruna - Integrante.Financiador(es): Universidade Cidade de São Paulo - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2007 - 2008
Anarquistas e sindicalistas revolucionários na documentação do Departamento de Ordem Pública e Social em São Paulo (DEOPS) e sua atuação na conscientização do operariado paulista.
Descrição: Mapeamento e análise de fontes relativas à atuação de militantes anarquistas e sindicalistas revolucionários na formação de classe do operariado paulista nas primeiras décadas do século XX. O foco da pesquisa deverá centrar-se, sobretudo, nas experiências de cunho associativo educacionais e culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernanda Mendonça Pitta - Coordenador / Marcos de Almeida Henriques - Integrante / Denis Ricardo Bezerra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
2004 - 2007
Patrimônio Industrial e Cultura Operária no Cotonifício Crespi de São Paulo - Núcleo de Estudos da Zona Leste
Descrição: Mapeamento da documentação sobre os operários do Cotonifício Rodolfo Crespi, importante indústria têxtil da Cidade de São Paulo, atuante entre os anos de 1898 e 1963, um dos principais focos do movimento operário de São Paulo, da greve de 1917 e da Revolução de 1924. Estudo da sociabilidade construída na fábrica e em torno da mesma..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fernanda Mendonça Pitta - Coordenador / Fernando Lestra Martorell - Integrante.Financiador(es): Universidade Cidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia
2006 - 2010
Periódico: Revista Número
1997 - 2000
Periódico: História Social (Campinas)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Anais do Museu Paulista (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: CAIANA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte no Brasil.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio APCA - Categoria Artes Visuais - Melhor Retrospectiva: No Lugar mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares, Pinacoteca, 2016, APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte.
2016
Aprovação em 2. lugar no concurso para cargo de Professor Doutor, em RTP, área de História da Arte, disciplina HH952, Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, IFCH - Unicamp.
1997
1 lugar no concurso de Monografias, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:4
Pitta, Fernanda  Data: 03/06/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PITTA, F.2014 PITTA, F.. Sobre a linguagem pictórica de Caipira picando fumo e Amolação Interrompida. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 7, p. 33-45, 2014.

2.
PITTA, F.2013PITTA, F.. Preservando o passado, apagando o presente: a documentação dos hábitos caipiras nas pinturas de José Ferraz de Almeida Júnior do Museu Paulista. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 6, p. 23-29, 2013.

3.
PITTA, F.2012PITTA, F.. Caipiras Negaceando no contexto da expansão do território paulista. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 5, p. 121-135, 2012.

4.
PITTA, F.2008PITTA, F.. Pintores Italianos em São Paulo ? O caso da Culla Tragica de Giuseppe Amisani. 19&20 (Rio de Janeiro), v. III, p. 1-8, 2008.

5.
PITTA, F.2008 PITTA, F.. Limites, impasses e passagens. A História da Arte em Carlo Ginzburg.. ArtCultura (UFU), v. 9, p. 127-143, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PITTA, F.; Soares, Elisa (Org.) . Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2017. v. 1.

2.
PITTA, F.; PICCOLI, V. (Org.) ; Marins, Paulo Garcez (Org.) ; MATTOS, C. V. (Org.) ; NERY, P. (Org.) ; Monteiro, Michelli (Org.) ; Lima JR, Carlos (Org.) . Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. v. 1. 190p .

3.
PITTA, F.. Estranha Esgrima: Uma história da Cultura em Walter Benjamin. 1. ed. Campinas: IFCH/Unicamp - Setor de Publicações, 2004. v. 1. 85p .

Capítulos de livros publicados
1.
PITTA, F.. Pintura de costumes como pintura de história: A Partida da Monção, de José Ferraz de Almeida Júnior. In: Piccoli, Valéria; Pitta, Fernanda. (Org.). Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. 1ed.São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016, v. 1, p. 93-111.

2.
PITTA, F.. Entre alegoria nacional e tipo brasileiro: o lugar de Derrubador brasileiro no projeto acadêmico de construção da nação.. In: CAVALCANTI, Ana; MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes. (Org.). Modelos na arte: ensino, prática e crítica. 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.. 1ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2016, v. 1, p. 348-376.

3.
PITTA, F.. História figurada: modelos historiográficos e modelos pictóricos na pintura de história de fins do século XIX, o caso de A Partida da Monção (1897) de José Ferraz de Almeida Júnio. In: Raquel Abella; Angela Brandão; Fernando Guzmán. (Org.). La historia del arte en diálogo con otras disciplinas. 1ed.Santiago do Chile: Museo Histórico Nacional, 2016, v. 1, p. 187-196.

4.
PITTA, F.. Rubens Mano e Romy Pocztaruk. In: José Augusto Ribeiro. (Org.). Coleção Particular. 1ed.São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016, v. 1, p. 66-67.

5.
PITTA, F.. Antonio Lizárraga. In: José Augusto Ribeiro. (Org.). Coleção Particular. 1ed.São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016, v. 1, p. 70-71.

6.
PITTA, F.. Sara Ramo. In: José Augusto Ribeiro. (Org.). Coleção Particular. 1ed.São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016, v. 1, p. 110-111.

7.
PITTA, F.. Véio, Ephraim de Almeida, Érika Versutti e Lorenzato. In: José Augusto Ribeiro. (Org.). Coleção Particular. 1ed.São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016, v. 1, p. 138-139.

8.
PITTA, F.. Framing the Trace / Enquadrar o vestígio. In: Kaira M. Cabañas. (Org.). Laercio Redondo: Intimancies/Proximidades. 1ed.Berlim: The Green Box, 2016, v. 1, p. 23-25.

9.
PITTA, F.. José Pancetti, Port. In: Brownlee, Peter John; Piccoli, Valeria; Uhlyarik, Georgiana. (Org.). Picturing the Americas: Landscape Painting from Tierra del Fuego to the Arctic. 1ed.Ontario/New Haven: Art Gallery of Ontario / Yale University Press, 2015, v. 1, p. 214-215.

10.
PITTA, F.. José Pancetti, El Puerto. In: Brownlee, P. J.; Piccoli, V.; Uhlyarik. (Org.). Paisaje en las Américas. 1ed.New Haven: Yale University Press, 2015, v. 1, p. 214-215.

11.
PITTA, F.. Eleonore Koch. In: Tadeu Chiarelli; Ana Candida de Avelar Fernandes. (Org.). Acervo: Outras Abordagens. 1ed.São Paulo: MAC-USP, 2015, v. 1, p. 64-65.

12.
PITTA, F.. Ardengo Soffici. In: Tadeu Chiarelli; Ana Candida de Avelar Fernandes. (Org.). Acervo: Novas Abordagens. 1ed.São Paulo: MAC-USP, 2015, v. 1, p. 126-127.

13.
PITTA, F.. Hércules Barsotti. In: Regina Teixeira de Barros. (Org.). Arte Construtiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, v. 1, p. 68-70.

14.
PITTA, F.. Hermelindo Fiaminghi. In: Regina Teixeira de Barros. (Org.). Arte Construtiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, v. 1, p. 72-74.

15.
PITTA, F.. Luiz Sacilotto. In: Regina Teixeira de Barros. (Org.). Arte Construtiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, v. 1, p. 100-102.

16.
PITTA, F.. A paisagem naturalista estrangeira na coleção do Museu Mariano Procópio, suas relações com a coleção da Pinacoteca e com o meio artístico brasileiro.. In: Christo, Maraliz de Castro Vieira; Ayerbe, Julia. (Org.). Coleções em diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, v. 1, p. 84-114.

17.
PITTA, F.; PICCOLI, V. . Coleções em diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo. In: Christo, Maraliz de Castro Vieira; Ayerbe, Julia. (Org.). Coleções em diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, v. 1, p. 18-23.

18.
PITTA, F.. Augusto Duarte: o português brasileiro.. In: Arthur Valle; Camila Dazzi, Isabel Portella. (Org.). Oitocentos: intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal. 1ed.Seropédica: Editora da UFRRJ, 2013, v. II, p. 189-201.

19.
PITTA, F.. Cronologia (Eleonore Koch). In: Eleonore Koch. (Org.). Lore Koch. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2013, v. 1, p. 10-60.

20.
PITTA, F.. Lucy Citti Ferreira em questão. In: Regina Teixeira de Barros; Rosa Esteves. (Org.). Luci Citty Ferreira. 1ed.São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013, v. 1, p. 15-28.

21.
PITTA, F.. Borrando Fronteiras: arte como experimento social (relato crítico). In: Fialho, Ana Letícia; Kunsch, Graziela. (Org.). Relatos Críticos: Seminários da 27 Bienal de São Paulo. 1ed.São Paulo: Hedra, 2011, v. 1, p. 116-119.

22.
PITTA, F.. Sobre Maravilha (texto de catálogo). In: Fernanda Albuquerque. (Org.). Programa de Exposições - Centro Cultural São Paulo - 2009. 1ed.São Paulo: Centro Cultural São Paulo / Imprensa do Municipio de Sao Paulo, 2010, v. 1, p. 39-39.

23.
PITTA, F.. A degolação de São João Batista. In: Lourdes Rossetto. (Org.). Obra em Perspectiva (catálogo). 1ed.Florianópolis: Museu Victor Meirelles, 2009, v. 1, p. 1-5.

24.
PITTA, F.. Dique (texto de catálogo). In: Fernanda Albuquerque. (Org.). Programa de Exposições - Centro Cultural São Paulo - 2009. 1ed.São Paulo: Centro Cultural São Paulo / Imprensa do Municipio de Sao Paulo, 2009, v. 1, p. 51-51.

25.
PITTA, F.. Trabalho exemplar - a coexistência (texto de catálogo). In: Fernanda Albuquerque. (Org.). Programa de Exposições - Centro Cultural São Paulo - 2009. 1ed.São Paulo: Centro Cultural São Paulo / Imprensa do Municipio de Sao Paulo, 2009, v. 1, p. 75-75.

26.
PITTA, F.. "Marina Abramovic: duração e experiência" (texto para catálogo de exposição). In: Marina Abramovic. (Org.). Transitory objects for human use (catálogo da exposição de Marina Abramovic). São Paulo: Galeria Brito Cimino, 2008, v. 1, p. 3-8.

27.
PITTA, F.. O Falso Naturalismo. In: Ricardo Muniz Fernandes. (Org.). Prêt-à-Porter 1, 2, 3, 4, 5.... 1ed.São Paulo: SESC São Paulo, 2004, v. 1, p. 80-87.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PITTA, F.. Seguir para onde?. Revista Bravo, São Paulo, 01 fev. 2018.

2.
PITTA, F.. No lugar mesmo: Ana Maria Tavares, uma antologia. DasArtes, São Paulo, p. 14 - 23, 11 nov. 2016.

3.
PITTA, F.. 10 nus na história da arte. Revista Bravo!, São Paulo, 01 nov. 2016.

4.
PITTA, F.; OLIVEIRA, F. . Entrevista: para conhecer a arte de Eleonore Koch. Diário Regional de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, p. 8 - 9, 19 ago. 2013.

5.
RIVITTI, T. ; PITTA, F. . O lugar da crítica na 27ª Bienal de São Paulo. Revista Número, São Paulo, 21 nov. 2006.

6.
PITTA, F.. A narrativa do real no cinema de Lucrecia Martel. Revista Numero, São Paulo, p. 18 - 20, 03 ago. 2006.

7.
ALVES, C. ; NAVES, R. ; PALHARES, T. H. P. ; RIVITTI, T. ; PITTA, F. . Entrevista com Rodrigo Naves. Revista Número, São Paulo, 03 ago. 2006.

8.
PITTA, F.; CUEVAS, M. . Relato da Conferência. Forum Permanente - Museus de Arte entre o Público e o Privado, internet, 07 jul. 2006.

9.
PITTA, F.; LONGONI, A. ; JIMENEZ, A. ; PEREZ-RATTON, V. ; BARREIRO, G. P. ; ANJOS, M. . Relato do 3º Painel da Conferência Anual do CIMAM. ?Museums: Intersections in a Global Scene?. Pinacoteca do Estado, 22/11/2005. Site do Forum Permanente - Museus de Arte entre o Público e o Privado, internet, 24 dez. 2005.

10.
PITTA, F.. Recursos Mistos e Independência - Entrevista com Nicolas Bourriaud. Revista Número, São Paulo, p. 24 - 25, 01 out. 2004.

11.
PITTA, F.; CEVASCO, M. E. . Contra o lero-lero multiculturalista. Revista Reportagem, São Paulo, p. 32 - 32, 01 set. 2004.

12.
PITTA, F.. Integração Cultural na América Latina. Revista E, São Paulo, p. 41 - 41, 01 mar. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PITTA, F.. Preserving the Past, Erasing the Present: The ?Documentation? of Countrymen Habits in José Ferraz de Almeida Júnior?s Museu Paulista Paintings.. In: /Synchronicity/ Contacts and Divergences in Latin American and U.S. Latino Art: 19th Century to the Present. 3rd International Research Forum for Graduate Students and Emerging Scholars, 2012, Austin. Synchronicity/ Contacts and Divergences in Latin American and U.S. Latino Art: 19th Century to the Present.. Austin: The University of Texas at Austin, 2012. v. 1. p. 149-157.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PITTA, F.. The ordered world of Eleonore Koch: between Figuration and Abstraction. In: Latin America: The Last Avant-garde, 2008, Nova York. http://web.gc.cuny.edu/dept/ArtHi/part/. Nova York: Graduate Center City University of New York, 2008. v. 1.

2.
PITTA, F.. Pintores Italianos em São Paulo ? O caso da Culla Tragica de Giuseppe Amisani. In: I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX. Rio de Janeiro, 2008. v. 1. p. 1-10.

3.
PITTA, F.. L?Esprit Moderne: O meio literário e artístico e o debate das artes e na Paris do Século XIX. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade -territórios e deslocamentos, 2007.

4.
PITTA, F.. Baudelaire e L'Artiste: o debate artístico na teoria da arte moderna de Baudelaire. In: II Encontro de História da Arte - Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas, 2006, Campinas. II Encontro de História da Arte Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas, 2006. v. 1.

5.
PITTA, F.. A arte em Walter Benjamin. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2004, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do XXIV Col´quio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2004.

6.
PITTA, F.. Representar ou Expressar? O estatuto dos objetos artísticos no debate historiográfico contemporâneo. In: 1º Simpósio Nacional de História Cultural, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos - 1º Simpósio Nacional de História Cultural. Porto Alegre: Anpuh-RS, 2002. v. 1. p. 30-30.

7.
PITTA, F.. Recordação e esquecimento na concepção de história de Walter Benjamin. In: XXI Simpósio Nacional História no Novo Milênio, 2001, Niterói. História no Novo Milênio - Entre o Individual e o Coletivo. Niterói - Rio de Janeiro: UFF, 2001. v. 1. p. 302-302.

8.
PITTA, F.. Walter Benjamin e a História da Arte. In: XV Encontro Regional de História - Perspectivas, 2000, São Paulo. XV Encontro Regional de História. Bauru: EDUSC, 2000. v. 1.

9.
PITTA, F.. Experiência, tempo e história em Charles Baudelaire. In: XIV Encontro Regional de História - Sujeito na História, 1998, São Paulo. XIV Encontro Regional de História - Sujeito na História: Práticas e Representações. Bauru: Edusc, 1998. v. 1. p. 166-166.

Apresentações de Trabalho
1.
PITTA, F.. Outras modernidades: as artes antes da semana de 22. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PITTA, F.. Between National Allegory and Brazilian Type: The hole of The Brazilian Pioneer in the academic project of nation-building.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PITTA, F.. Imagining Types. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PITTA, F.. Eduardo Prado e a invenção da arte brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PITTA, F.. Anywhere is my land? art museum narratives beyond unified national and global constructs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PITTA, F.; PICCOLI, V. . Silêncios e ruídos na curadoria em Artes.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PITTA, F.. Um museu cosmopolita: a formação do acervo da Pinacoteca de São Paulo e sua relação com o circuito artístico da cidade de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PITTA, F.. Perspectivas comparativas em exposições: a experiência da série Coleções em Diálogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PITTA, F.. Partida da Monção: a pintura de costumes como pintura de história.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PITTA, F.. Entre alegoria nacional e o tipo brasileiro: o lugar de Derrubador brasileiro no projeto acadêmico de construção da nação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PITTA, F.. História figurada: modelos historiográficos e modelos pictóricos na pintura de história de fins do século XIX, o caso de A Partida da Monção (1897), de José Ferraz de Almeida Júnior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PITTA, F.. Alguns aspectos da história da performance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PITTA, F.. O jabuti e a palheta: o artista e o ateliê em Almeida Junior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PITTA, F.. The narratives of Brazilian art in the light of the experiences of young Brazilian artists in the years 1870-1890: transnational experiences as strategies for a national construction in art. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PITTA, F.. A experiência transnacional de formação dos artistas brasileiros entre 1870-1890 e a reconfiguração das imagens e narrativas acerca da arte nacional.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
PITTA, F.. Portrait du Paulista en colonisateur: la construction d'une identité régionale au Brésil, fin XIXe-début XXe siècle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PITTA, F.. 'A pintura regionalista em São Paulo e a tentativa de reconfiguração da pintura histórica no entresséculos XIX e XX'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PITTA, F.. Manet segundo T. J. Clark. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PITTA, F.. ?Com pouco conseguirás muito?? questões da pesquisa em história da arte do entresséculos XIX e XX.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PITTA, F.. 'Aumentando a escola brasileira': a exposição Almeida Junior na AIBA em 1882.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PITTA, F.. A recepção paulista de José Ferraz de Almeida Júnior e o realismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PITTA, F.. A Missão Francesa e a Academia Imperial das Belas Artes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PITTA, F.. Almeida Júnior e a Pintura de História.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PITTA, F.. Clement Greenberg. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PITTA, F.. Hans Belting. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PITTA, F.. Sobre a linguagem pictórica de Caipira picando fumo e Amolação Interrompida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PITTA, F.. Augusto Duarte: o português brasileiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PITTA, F.. Almeida Júnior e a crítica paulista: questões em torno do naturalismo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PITTA, F.. Preserving the past, erasing the present: the ?documentation? of countrymen habits in José Ferraz de Almeida Júnior?s Museu Paulista paintings.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PITTA, F.. 'Caipiras Negaceando', de José Ferraz de Almeida Júnior, e 'Os Bandeirantes', de Henrique Bernardelli.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PITTA, F.. Caipiras Negaceando e a expansão do território paulista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PITTA, F.. As recepções de "Caipiras Negaceando" de José Ferraz de Almeida Júnior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PITTA, F.. Palestra na Pinacoteca do Estado de São Paulo Para o Curso de Formação de Professores da 2 Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
PITTA, F.. "L'Esprit Moderne: o meio literário e artístico no debate das artes - Paris do Século XIX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PITTA, F.. Baudelaire e L'Artiste: o debate artístico na teoria da arte moderna de Baudelaire. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
NAVES, R. ; RIVITTI, T. ; PITTA, F. . Acumulações de Ivens Machado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
PITTA, F.. Figurações da história no cinema de Lucrecia Martel. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PITTA, F.. A arte em Walter Benjamin. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PITTA, F.. O que sobra (Rosângela Dorazio). São Paulo: Galeira Lourdina Jean Rabieh, 2013 (Texto para catálogo de exposição).

2.
PITTA, F.. Sobre 'O falso espelho' (Augusto Fonseca). Belo Horizonte: Galeria de arte da Copasa, 2013 (Texto para catálogo de exposição).

3.
PITTA, F.. Modelo, molde, rastro, resto (Marcia Pastore). Fortaleza: Caixa Cultural Fortaleza, 2012 (Texto para catálogo de exposição).

4.
PITTA, F.. Necessidade do objeto (Junior Suci). São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2011 (Texto para catálogo de exposição).

5.
PITTA, F.. Video portraits de Robert Wilson. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2011 (Texto para catálogo de exposição).

6.
PITTA, F.. Diagonal (Tulio Pinto). Porto Alegre: Subterrânea, 2011 (texto crítico).

7.
PITTA, F.. Sobre maravilha (Carlota Mazon). São Paulo: Centro Cultural São Paulo / Imprensa do Municipio de Sao Paulo, 2010 (Texto para catálogo de exposição).

8.
PITTA, F.. Dique (Flávia Metzler). São Paulo: Centro Cultural São Paulo / Imprensa do Municipio de Sao Paulo, 2010 (Texto para catálogo de exposição).

9.
PITTA, F.. Trabalho exemplar - a coexistência (Marina Weffort). São Paulo: Centro Cultural São Paulo / Imprensa do Municipio de Sao Paulo, 2010 (Texto para catálogo de exposição).

10.
PITTA, F.. Modos de Permanência (Karina Zen). São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2010 (Texto para catálogo de exposição).

11.
PITTA, F.. Eleonore Koch: mundo ordenado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009 (Texto para catálogo de exposição).

12.
PITTA, F.. Sobre (PINO). São Paulo: Paço das Artes - Universidade de São Paulo, 2009 (Texto para catálogo de exposição).

13.
PITTA, F.; RAMIREZ, M. C. ; BELLUZZO, A. M. M. . Verbetes da categoria editorial Globalização e seus descontentes, latino-americanos, documentos críticos da Arte Latino-americana e Latino do século XX. Houston, Texas: The Museum of Fine Arts Houston/ FAPESP, 2009 (Redação de verbetes).

14.
PITTA, F.; RAMIREZ, M. C. ; FRAUSTO, T. Y. ; OLEA, H. ; GAZTAMBIDE, M. C. ; KERVANDJIAN, M. . Verbetes da categoria editorial América Latina - Latino Art, para o projeto Documentos da Arte Latino-Americana e Latino do século XX. São Paulo/Houston-Texas-USA: Museum of Fine Arts Houston Press, 2008 (Redação de verbetes).

15.
PITTA, F.. Tudo o que eu sei (Leya Mira Brander). São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2008 (Texto para catálogo de exposição).

16.
Bandeira, João ; BARROS, L. ; PITTA, F. . Poesia Concreta: o projeto verbivocovisual. São Paulo: Artemeios, 2007 (Pesquisa Iconográfica e Histórica).

17.
PITTA, F.. Verbetes para a Enciclopédia Itaú de Artes Visuais. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 2007 (Redação de verbetes).

18.
PITTA, F.. X-Tudo (Ivana Vollaro). São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2007 (texto para catálogo de exposição).

19.
ALVES, C. ; AMADO, G. ; FERRAZ, T. ; LABRA, D. ; PALHARES, T. H. P. ; PITTA, F. ; RIBEIRO, J. A. ; RIVITTI, T. ; ZACCARIGNI, C. . Revista Número 7. São Paulo 2006 (Edição).

20.
RIVITTI, T. ; PITTA, F. . Revista Número 8. São Paulo 2006 (Edição).

21.
PITTA, F.. Ida (Felipe Cohen). São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2006 (Texto para catálogo de exposição).

22.
ALVES, C. ; ZACCARIGNI, C. ; LABRA, D. ; AMADO, G. ; RIBEIRO, J. A. ; PALHARES, T. H. P. ; FERRAZ, T. ; RIVITTI, T. ; PITTA, F. . Membro do Corpo Editorial da Revista Número 2005 (Edição).

23.
PITTA, F.. Edgar Morin. São Paulo: SESC São Paulo, 2004 (Revisão).

24.
PITTA, F.. Mestre Leo Peracchi. São Paulo: SESC São Paulo, 2001 (Pesquisa histórica).

25.
PITTA, F.; MACHADO, C. E. J. . Carlos Eduardo Jordão Machado (Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo). São Paulo: Boitempo Editorial, 2000 (Resenha).

26.
PITTA, F.. Mostra Rogério Sganzerla. São Paulo: SESC São Paulo, 2000 (Pesquisa Iconográfica e Histórica).

27.
WEYLAND, K. ; PITTA, F. . Os riscos na reestruturação econômica da América Latina. Campinas: Unicamp, 2000. (Tradução/Artigo).

28.
PITTA, F.. Cinema Novo e Cinema Marginal 1998 (Pesquisa Histórica).

29.
PITTA, F.. Concretismo/Neoconcretismo. São Paulo: Casa das Rosas, 1998 (Pesquisa Histórica).

30.
TAYLOR, M. ; PITTA, F. . As guinadas lingüísticas na História Social Britânica. Campinas: IFCH - Unicamp, 1998. (Tradução/Artigo).

31.
BOLLE, W. ; PITTA, F. ; BONASSA, E. C. . Utopia e Engajamento - Entrevista com Susan Buck-Morss. São Paulo: Departamento de Filosofia da USP, 1997 (Entrevista).

32.
GONCALVES, A. ; BONASSA, E. C. ; PITTA, F. ; PUDENZI, L. M. ; SATTIN, M. ; KEINERT, M. C. ; CAMPANARIO, N. ; LACERDA, T. . Cadernos de Filosofia Alemã número 3. São Paulo: Departamento de Filosofia da USP, 1997 (Edição).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PITTA, F.. Parecer ad-hoc para a Revista do IEB. 2016.

2.
PITTA, F.. Parecer de mérito para o Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP. 2016.

3.
PITTA, F.. Parecer ad hoc para Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade. 2016.

4.
PITTA, F.. Parecer ad-hoc para os Anais do Museu Paulista. 2015.

5.
PITTA, F.. Parecer ad-hoc para a Revista Caiana. 2015.

6.
PITTA, F.. Parecer ad hoc para revista Iara. 2010.

7.
PITTA, F.. Parecer ad hoc para Esboços, Revista do Dep de História da UFSC. 2009.

8.
PITTA, F.. O arquivo no ensino de História. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
PITTA, F.. Capturar o olho e mover a alma: pequena história da narrativa na arte. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PITTA, F.. Revisando papéis: gêneros e sexualidades através do acervo do Masp. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PITTA, F.; TATSCH, F. G. . Uma pequena história da arte pela coleção do MASP. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PITTA, F.. Arte no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PITTA, F.. História da Arte no Brasil pela coleção do MASP. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PITTA, F.. As vanguardas e seus artistas: arte e política na modernidade pelo acervo do MASP. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PITTA, F.. Novas perspectivas sobre a arte brasileira do século XIX. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PITTA, F.. Um povo pacato e bucólico: costume e história da pintura de Almeida Júnior. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
PITTA, F.. Investigando Carlo Ginzburg. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PITTA, F.; Migliaccio, Luciano ; D'Almeida, Fabio . Relendo a Virada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PITTA, F.. Core Curriculum - Literatura e Outras Artes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PITTA, F.. Teias do Saber - Módulo Arte e História:contextos e pontuações - A cidade de São Paulo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PITTA, F.. Teias do Saber - Módulo Ensino e Imagem - Cinema e Vídeo, possibilidades e práticas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
PITTA, F.. Curtas às Quartas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PITTA, F.. O historiador da vida moderna: uma história da cultura em Walter Benjamin. 1999. (Relatório de pesquisa).

16.
PITTA, F.; RODRIGUES, J. P. C. S. ; DELGADO, A. F. ; SCHMIDT, B. B. ; LOPES, F. H. ; LIMA FILHO, H. E. R. ; FERRERAS, N. O. . Revista História Social. 1999. (Edição).

17.
LISBOA, S. ; PITTA, F. . Iconoclastias Culturais. 1999. (Pesquisa para Catálogo e Exposição).

18.
PITTA, F.; BREFE, A. C. F. ; NEGRO, A. L. ; MENEGUELLO, C. ; FONTES, P. ; FERRERAS, N. O. ; RODRIGUES, J. P. C. S. . Revista História Social. 1998. (Edição).

19.
PITTA, F.; NEGRO, A. L. ; MENEGUELLO, C. ; FONTES, P. ; BREFE, A. C. F. . Revista História Social. 1997. (Edição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHIARELLI, D. T.; PICCOLI, V.; PITTA, F.. Participação em banca de Eliane Pinheiro da Silva. A construção do visível: alegoria na pintura brasileira na segunda metade do século XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

2.
PITTA, F.; Santiago, Lilian; SIQUEIRA, R. M.; Magalhães, Valéria. Participação em banca de Naira Cristina Rodrigues de Assis. As Regras do Mercado: Dinâmicas e Construção do Valor no Mercado de Arte Contemporânea. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
Nogueira, Manuela; SIMIONI, A. P. C.; Vilardaga, Stella; PITTA, F.. Participação em banca de Manuela Henrique Nogueira. Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representação. 2016. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo.

4.
SIVEIRA, C. R.; PITTA, F.; MARTINEZ, C. E. P. M.. Participação em banca de Maria Cecília Gonçales Pimenta. La Garçonne: a nouvelle femme representada pela mode da Paris dos anos loucos (1919-1929). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
ALBUQUERQUE, W.; Junior, Martinho; BITTENCOURT, R.; Dias, Maria Odila Leite da Silva; PITTA, F.. Participação em banca de Kleber Antonio de Oliveira Amancio. Reflexões sobre a pintura de Arthur Timotheo da Costa. 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

2.
CHIARELLI, D. T.; Lourenço, Maria Cecília; Mubarac, Claudio; PITTA, F.. Participação em banca de Frederico Fernando Souza Silva. Arthur Azevedo: o crítico de arte como colecionador / o colecionador como crítico de arte. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

3.
PITTA, F.; Araújo, Marcelo; Junior, Martinho; Christo, Maraliz; Cerasoli, Josianne. Participação em banca de Renata Bittencourt. Um dândi negro: o retrato de Arthur Timótheo da Costa de Carlos Chambelland. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Coli, Jorge; Junior, Martinho; PITTA, F.. Participação em banca de Renata Bittencourt. A imagem do homem negro na pintura do século XIX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
PITTA, F.; SIMIONI, A. P. C.; Pereira, Maria Cristina. Participação em banca de Mariana Frederico Sacon. Coeur Meurtri de Nicota Bayeux. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo.

2.
PITTA, F.; Marins, Paulo Garcez; OLIVEIRA, C. H. L. S.. Participação em banca de Eduardo Polidori Villanova de Oliveira. ?FUNDAÇÃO DE SÃO VICENTE, DE BENEDITO CALIXTO: COMPOSIÇÃO, MUSEALIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO?.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Museologia) - Universidade de São Paulo.

3.
CHIARELLI, D. T.; Mubarac, Claudio; PITTA, F.. Participação em banca de Eliane Pinheiro da Silva. A construção do visível: pensamento alegórico na pintura brasileira na segunda metade do século XIX. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

4.
PITTA, F.; SIMIONI, A. P. C.; Vilardaga, Stella; Nogueira, Manuela. Participação em banca de Manuela Henrique Nogueira. Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo.

5.
Nobre, Marcos; Gatti, Luciano; PITTA, F.. Participação em banca de Fernando Augusto Bee Magalhães. Sobre a crítica do mito na sociedade capitalista. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PITTA, F.; SQUEFF, L. C.; Dias, Elaine. Participação em banca de Natália Cristina de Aquino Gomes.CENA DE FAMÍLIA DE ADOLFO AUGUSTO PINTO: Um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
BELLUZZO, A. M. M.; PITTA, F.; Castro, Ana. Participação em banca de Yuri Fomin Quevedo.A pequena ilha da Sicilia: Flavio Imperio e a imagem do Bexiga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

3.
PITTA, F.; Nascimento, Flavia Brito; Scifoni, Simone. Participação em banca de Theo Strecker.Barra Funda: um corte histórico, arquitetônico e urbanístico.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

4.
Marins, Paulo Garcez; Mello, Joana; PITTA, F.. Participação em banca de Pedro Beresin Schleder Ferreira.Da taipa à alvenaria: modos de morar da Primeira República.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

5.
Nascimento, Flavia Brito; SANDOVAL, A.; Pereira, A. B.; PITTA, F.. Participação em banca de Cecília Ungaretti Jesus.Somos o golpe. A escrita dos invisíveis.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PITTA, F.; Morettin, Marcelo. Banca final Estúdio Vertical Disciplina Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I, II, III e IV.. 2012. Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

2.
BOLSONI, Debora; MATTOS, J.; PITTA, F.. Participação no juri de seleção do 35 Salão do MARP. 2010.

3.
CHIARELLI, T.; SALZSTEIN, Sonia; Bandeira, João; PITTA, F.. Participação no juri de seleção do programa de exposições do CEUMA-USP. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de 22: olhares críticos.Outras modernidades: as artes antes da semana de 22. 2018. (Seminário).

2.
AAMC & AAMC Foundation 2017 Annual Conference & Meeting. 2017. (Congresso).

3.
A Little More Blue: Art, Nation, Exile, Brazil.Imagining Types. 2017. (Seminário).

4.
Creando Historia/Making History in the Americas.Creando Historia/Making History in the Americas. 2017. (Encontro).

5.
IV Colóquio do Grupo MODOS: História da Arte em Museus.Um museu cosmopolita: a formação do acervo da Pinacoteca de São Paulo e sua relação com o circuito artístico da cidade de São Paulo. 2017. (Encontro).

6.
IX Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes XVII Jornadas CAIA. A história da arte e seus cânones: a defesa e a crítica dos cânones na historiografia da arte na América Latina. 2017. (Congresso).

7.
XII Encontro de História da Arte Os silêncios na História da Arte.Silêncios e ruídos na curadoria em Artes.. 2017. (Encontro).

8.
XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Eduardo Prado e a invenção da arte brasileira. 2017. (Congresso).

9.
III Colóquio de teoria, crítica e história da arte. Discursos híbridos: fronteiras das artes e da crítica de arte. 2016. (Congresso).

10.
IX Jornadas de História da Arte. História figurada: modelos historiográficos e modelos pictóricos na pintura de história de fins do século XIX, o caso de A Partida da Monção (1897), de José Ferraz de Almeida Júnior. 2016. (Congresso).

11.
VII Seminário do Museu D. João VI / V Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira do século XIX.Entre alegoria nacional e o tipo brasileiro: o lugar de Derrubador brasileiro no projeto acadêmico de construção da nação.. 2016. (Seminário).

12.
Formation artistique transnationale au XIXe siècle// Transnationale Künstlerausbildung im 19. Jahrhundert.The narratives of Brazilian art in the light of the experiences of young Brazilian artists in the years 1870-1890: transnational experiences as strategies for a national construction in art. 2015. (Seminário).

13.
IV Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX. MESA DE PALESTRAS 1.1. 2015. (Congresso).

14.
Séminaire Empires, Histoire des colonisations..Portrait du Paulista en colonisateur : la construction d'une identité régionale au Brésil, fin XIXe-début XXe siècle. 2015. (Seminário).

15.
XXVIII Simpósio Nacional de História.A experiência transnacional de formação dos artistas brasileiros entre 1870-1890 e a reconfiguração das imagens e narrativas acerca da arte nacional.. 2015. (Simpósio).

16.
Atuação Crítica nas Artes.Com pouco conseguirás muito? Questões da Pesquisa em História da Arte do entresséculos XIX e XX no Brasil. 2014. (Seminário).

17.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. "Aumentando a nascente escola brasileira": a exposição de Almeida Júnior na AIBA em 1882. 2014. (Congresso).

18.
Ciclo de Palestras na Disciplina História da Arte no Brasil I.Almeida Júnior e a Pintura de História.. 2013. (Outra).

19.
Conferências sobre Estética.Hans Belting. 2013. (Outra).

20.
Conferências sobre Estética.Clement Greenberg. 2013. (Outra).

21.
I Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos.A recepção paulista de José Ferraz de Almeida Júnior e o realismo.. 2013. (Encontro).

22.
VIII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: a imagem e seus suportes.Mesa de Comunicações 1. 2013. (Seminário).

23.
Annual Forum for Emerging Scholars. Synchronicity in Latin American and U.S. Latino Art from the 19th century to the Present..Preserving the past, erasing the present: the ?documentation? of countrymen habits in José Ferraz de Almeida Júnior?s Museu Paulista paintings.. 2012. (Seminário).

24.
III Colóquio de Estudos de Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal.Augusto Duarte, o português brasileiro.. 2012. (Seminário).

25.
Migrações e Alteridades: I Seminário Internacional de Teoria, Crítica e História da Arte.Almeida Júnior e a crítica paulista: questões em torno do naturalismo.. 2012. (Seminário).

26.
II Seminário do Museu D. João VI."Caipiras Negaceando", de José Ferraz de Almeida Júnior e "Os Bandeirantes", de Henrique Bernardelli. 2011. (Seminário).

27.
I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX.Pintores Italianos em São Paulo ? O caso da Culla Tragica de Giuseppe Amisani. 2008. (Encontro).

28.
Latin America: The Last Avant-garde.The ordered world of Eleonore Koch: between Figuration and Abstraction. 2008. (Seminário).

29.
III Encontro de História da Arte.O mundo ordenado de Eleonore Koch. 2007. (Encontro).

30.
XXIV Simpósio Nacional de História.L?Esprit Moderne: O meio literário e artístico e o debate das artes e na Paris do Século XIX. 2007. (Simpósio).

31.
Debate: Ivens Machado.Debate sobre a exposição individual de Ivens Machado na Galeria Virgilio. 2006. (Outra).

32.
II Encontro de História da Arte - Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas.Baudelaire e L'Artiste. 2006. (Encontro).

33.
III Simpósio Nacional de História Cultural.Figurações da história no cinema de Lucrecia Martel. 2006. (Simpósio).

34.
Encontro Internacional Estética e Política.Apresentação da conferência de Roberto Schwarz - MACHADO DE ASSIS: NACIONAL E INTERNACIONAL. 2005. (Encontro).

35.
Encontro Internacional Estética e Política.Coordenação do Encontro Internacional Estética e Política - Projeto São Paulo SA #3. 2005. (Encontro).

36.
XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2004. (Outra).

37.
Apresentação do Documentário e debate - O prisioneiro da Grade de Ferro.O prisioneiro da grade de ferro. 2003. (Encontro).

38.
1º Simpósio Nacional de História Cultural.1º Simpósio Nacional de História Cultural. 2002. (Simpósio).

39.
XXI Simpósio Nacional História no Novo Milênio.Recordação e esquecimento na concepção de história de Walter Benjamin. 2001. (Encontro).

40.
XV Encontro Regional de História - Perspectivas.Walter Benjamin e a História da Arte. 2000. (Encontro).

41.
Teses em Debate.Debates sobre o Expressionismo. 1999. (Encontro).

42.
XIV Encontro Regional de História - Sujeito na História.Experiência, tempo e história em Charles Baudelaire. 1998. (Encontro).

43.
International Walter Benjamin Congress. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PITTA, F.; Batista, Ana Dias . Ana Dias Batista: Chão comum. 2018. (Exposição).

2.
PITTA, F.; Soares, Elisa . Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo. 2017. (Exposição).

3.
PICCOLI, V. ; PITTA, F. . Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. 2016. (Exposição).

4.
PITTA, F.; PICCOLI, V. ; Marins, Paulo Garcez ; NERY, P. ; Lima JR, Carlos ; MATTOS, C. V. ; Monteiro, Michelli . Curso de História da Arte da Pinacoteca - Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. 2016. (Outro).

5.
PITTA, F.. Situações: a instalação no acervo da Pinacoteca de São Paulo. 2016. (Exposição).

6.
PITTA, F.; Tavares, Ana Maria . No lugar mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares. 2016. (Exposição).

7.
PITTA, F.; Lopes, Pedro ; Al Assal, Marianna ; Costa, Eduardo ; Mello, Joana ; Santos, Amália . VIII Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade. 2016. (Congresso).

8.
PITTA, F.; Al Assal, Marianna ; Lopes, Pedro ; Costa, Eduardo ; Santos, Amália ; Mello, Joana . VII Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade. 2015. (Congresso).

9.
PITTA, F.; Miyoshi, Alex . 100 anos da Pinacoteca no MUnA: encontro de acervos. 2014. (Exposição).

10.
PITTA, F.. Contribuições recentes às coleções da Pinacoteca. 2014. (Exposição).

11.
PITTA, F.; Castro, Ana ; Al Assal, Marianna ; Lopes, Pedro ; Sales, Pedro ; Massafumi, Newton ; PALHARES, T. H. P. . VI Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade. 2014. (Outro).

12.
PICCOLI, V. ; PITTA, F. . Coleções em Diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo. 2014. (Exposição).

13.
PITTA, F.. 110 anos da Pinacoteca de São Paulo. 2014. (Exposição).

14.
Mendonça, Valéria ; PITTA, F. . Acervo em Plástico da Pinacoteca. 2014. (Exposição).

15.
PITTA, F.; PASTORE, M. . Impressores. 2012. (Exposição).

16.
PITTA, F.; SUCI, J. . Necessidade do Objeto. 2011. (Exposição).

17.
PITTA, F.. Eleonore Koch: mundo ordenado. 2009. (Exposição).

18.
Bandeira, João ; BARROS, L. ; SILVEIRA, W. ; Campos, Cid ; PITTA, F. . Poesia Concreta - O projeto verbivocovisual. 2007. (Exposição).

19.
PITTA, F.; FONTES, P. ; FORTES, A. ; KORNIS, M. . Trabalho e Trabalhadores no Brasil. 2006. (Exposição).

20.
PITTA, F.; MARCHI, E. B. ; LOPES, V. A. ; PASCOAL, E. S. . Semana de História. 2006. (Outro).

21.
PITTA, F.; ZOONENS, C. . Encontro Internacional Estética e Política. 2005. (Outro).

22.
FERNANDES, R. M. ; MEIRELLES, S. ; PITTA, F. ; NEVES, C. . Paisagem Zero Experiência 01-SAO. 2002. (Exposição).

23.
PITTA, F.; BRESSANIN, M. . I Encontro de Pesquisa dos Alunos de História do IFCH/ Unicamp. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Marina Dias Leme Schiesari. Instruções para subir uma escada rolante. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Drobac Ferlauto. Arquiteturas Iluminadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

2.
Fernanda Lins C Silva. Museus contemporâneos: ressignificações e produção atual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

Iniciação científica
1.
Olivia Mendes Tavares. Círculo y Cuadrado e Grupo Ruptura: os movimentos uruguaio e brasileiro e o debate sobre a relação entre surrealismo e construtivismo.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

2.
Julia Junqueira Ribeiro Pinto. Espaços invisíveis: arte e arquitetura na cidade contemporânea.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

3.
Pedro Beresin. Questões para o patrimônio cultural e intangível na cidade de São Paulo: o caso do Cine Belas Artes.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

4.
Yuri Fomin Quevedo. Investigação sobre a obra de Flávio Império a partir de seu acervo pessoal: o olhar e a narrativa.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

5.
Carla Ruiz Martin. Movimento de contestação ou agressão ao corpo? Uma discussão sobre a Body Modification em São Paulo na década de 90. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

6.
Bruna Carvalho. levantamento de fontes para o projeto: O papel do Liceu de Artes e Ofícios na profissionalização dos artistas em São Paulo (1892-1930). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

7.
Diana de Sousa. Independência e Imaginário: A Independência e a construção do imaginário no Centenário em sete de setembro de 1922. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

8.
Dayana de Andrade Monteiro. levantamento de fontes para o projeto: O papel do Liceu de Artes e Ofícios na profissionalização dos artistas em São Paulo (1892-1930). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

9.
Denis Ricardo Bezerra. Levantamento documental e bibliográfico para a pesquisa sobre Os anarquistas na documentação do Departamento de Ordem Pública e Social em São Paulo (DEOPS) e sua atuação na conscientização do operariado paulista.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

10.
Marcos de Almeida Henriques. Análise de fontes e bibliografia para a pesquisa sobre Os anarquistas na documentação do Departamento de Ordem Pública e Social em São Paulo (DEOPS) e sua atuação na conscientização do operariado paulista.. 2007. Iniciação Científica - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

11.
Vanessa Cordeiro dos Santos. O Brasil-brasileiro de Tarsila do Amaral. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

12.
Carlos Rogério Lima Júnior. Independência e Imaginário: A Independência e a construção do imaginário no Centenário em sete de setembro de 1922. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

13.
Diana de Sousa. Projeto de Iniciação Científica : Independência e Imaginário : A Independência e a construção do imaginário no Centenário em sete de setembro de 1922. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

14.
Maurício Nogueira Klabunde. ?A metrópole agigantada?: a propaganda no IV Centenário da Cidade de São Paulo através de seus jornais. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

15.
Fernando Lestra Martorell. Cotonifício Crespi - experiência operária no Bairro da Móoca ? 1910 a 1924.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

16.
Eduardo Lobato. Patrimônio Industrial e Cultura Operária no Cotonifício Crespi de São Paulo. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.

17.
Liliam Nascimento. Patrimônio Industrial e Cultura Operária no Cotonifício Crespi, São Paulo. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Mendonça Pitta.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PITTA, F.. Seguir para onde?. Revista Bravo, São Paulo, 01 fev. 2018.



Outras informações relevantes


Programa de Estágio Docente - PED - Modalidade I - de março/julho 2001 - Disciplina: ? HISTÓRIA POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL GERAL PARA CIÊNCIAS SOCIAIS (Noturno)Carga horária: 60 horas, 15 aulas. Modalidade II agosto/novembro 2001- Disciplina: História Moderna II - Professora Responsável: Cristina Meneguello. (Diurno) Carga horária: 60 horas, 15 aulas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:20:56