Roza Maria Palomanes Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5459279679649835
  • Última atualização do currículo em 02/12/2018


Possui graduação em Letras (1988), especialização em Língua Portuguesa ( UERJ - 1998), Mestrado ( UFRJ -2002) e Doutorado em Linguística (UFRJ-2007). Atualmente é Professor Associado de Linguística na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) . Participa do grupo de pesquisa ELMEP certificado pela Instituição, com orientações concluídas e em andamento que se apoiam nas teorias cognitivas e metacognitivas voltadas para o ensino de língua portuguesa. Tem mais de 25 anos de experiência como professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino básico, além de 10 anos como docente superior. Suas pesquisas em Linguística Cognitiva centram-se no estudo das construções gramaticais e na aplicação dos pressupostos teóricos cognitivistas ao ensino de língua portuguesa. É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras ? PROFLETRAS - desenvolvendo pesquisas dentro da linha TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO, É coautora do livro MANUAL DE LINGUÍSTICA e coautora e organizadora dos livros PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS e ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL, todos publicados pela Editora Contexto, organizadora e co-autora do livro LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: TEORIAS E PRÁTICAS, publicado pela Editora Brasil Multicultural, além de ter publicados capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras. Faz parte do corpo editorial da Revista SEDA/UFRRJ. rozapalomanes@terra.com.br https://orcid.org/0000-0001-8618-2922 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roza Maria Palomanes Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
Palomanes, Roza;Palomanes Ribeiro, Roza Maria

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Estrada BR 465 Km 07
Seropédica
23890000 - Seropédica, RJ - Brasil
Telefone: (021) 26814858
URL da Homepage: www.ufrrj.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Construções Gramaticais: uma análise das resultativas do português com o verbo ficar., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Mario Eduardo Toscano Martelotta.
Palavras-chave: Linguistica Cognitiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Polissemia do verbo ficar no discurso oral,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Mario Eduardo Toscano Martelotta.
Palavras-chave: polissemia; semântica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1998
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 480h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Ensino de Língua Portuguesa numa visão sociointeracionista.
Orientador: Magda Soares.




Formação Complementar


2016 - 2016
Minicurso ACONSTRUCTIONIST APPROACH TO LANGUAGE com ADELE GOLDBERG. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
V Workshop do LINC - I Workshop Internacional do LINC. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Mestrado profissional em Letras - PROFLETRAS/UFRRJ

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto II, Carga horária: 40
Outras informações
O segundo período referente ao ano de 2012 teve início em janeiro de 2013. Disciplinas lecionadas: História do Pensamento Linguístico; Sociolinguística, Etnolinguistica e Psicolinguistica; NEPE linguística.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adj II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa PROFLETRAS

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas Análise do Discurso e História do Pensamento Linguístico

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: História do Pensamento Linguístico e Morfologia e Sintaxe

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas lecionadas: História do Pensamento LInguistico; Morfologia e sintaxe; Sociolinguística, Etnolinguística e Psicolinguística.

Atividades

06/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia e Sintaxe; SociolinguÍstica, Etnolinguìstica e Psicolinguìstica; Análise do Discurso
07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia e Sintaxe; SociolinguÍstica, Etnolinguìstica e Psicolinguìstica; Análise do Discurso

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de lingüística
Outras informações
Módulo Semântica e Lexicologia na turma do Curso de especialização em Língua Portuguesa

Atividades

04/2004 - 09/2004
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
SEMÂNTICA E LEXICOLOGIA

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor L. Port Ens. fundamental II, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino fundamental I, Carga horária: 22



Linhas de pesquisa


1.
A Linguística cognitiva e o ensino

Objetivo: A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, estudar as implicações e aplicações destes na melhoria do ensino do português..
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino de Língua Portuguesa; Linguistica Cognitiva.
2.
Gramática e Cognição

Objetivo: Promover estudos dentro da abordagem teórica Linguística Cognitiva, subárea Gramática das Construções, voltados para as estruturas gramaticais do português do Brasil..
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Gramática das Construções; Linguistica Cognitiva.
3.
TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO - PROFLETRAS


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As construções de mudança de estado no português do Brasil
Descrição: Apresenta-se uma nova proposta concernente a construções de estrutura argumental em língua portuguesa à luz da gramática das construções. Baseando-se nas características da construção de movimento-causado (CMC) e da construção resultativa (CR) (GOLDBERG, 1995), iniciou-se a coleta de dados no Corpus Discurso & Gramática e no site Google a fim de depreender a família construcional do português do Brasil. Dentre as construções encontradas que apresentavam semelhança formal com a construção de movimento-causado, destacou-se uma construção com semântica diferenciada. Uma análise mais cuidadosa da semântica desse conjunto de construções, instanciadas por exemplos como Dilma empurrou os problemas para debaixo do tapete, revelou que tal construção mantinha uma relação com a construção de movimento-causado e construção resultativa, contudo seu foco não incidia no movimento/trajetória do objeto a um ponto final nem no resultado final de um objeto após mudança. Procedeu-se, então, ao estudo do modelo de dinâmica de forças (TALMY, 2000), com o intuito de entender a ideia subjacente à referida construção. Entendendo tal modelo como o resultado de um processo proveniente de determinada força, física ou psicológica, exercida por um Antagonista sobre um Agonista e que, também, diferentes escolhas verbais denotam concepções distintas de dinâmica de forças em um evento, percebeu-se que o foco na construção em estudo residia, na verdade, sobre o verbo. Esta foi a motivação para propor uma pesquisa sobre as construções encontradas com esse perfil que não configuram movimento-causado, nem construção resultativa, mas, uma provável instanciação das construções de movimento-causado cujo foco recai na ação verbal como força que obriga o objeto a mudar de estado. Assim, nossa proposta é analisar a construção de mudança de estado, à luz da Gramática das Construções de Goldberg ( 2006) e da Dinâmica de forças de Talmy (2000) buscando corroborar a hipótese de que se trata de uma construção particular, ligada por instanciação à Construção de Movimento Causado e à Construção Resultativa, formando uma família construcional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Roza Maria Palomanes Ribeiro - Coordenador / Eduardo Santana - Integrante / Thainá Sarmento Dantas - Integrante.Número de orientações: 2
2014 - Atual
Metacognição e ensino
Descrição: Pesquisas que relacionam o ensino de leitura e produção textual à teoria da metacognição de Flavell (1979) e outros, tendo por objetivo apresentar propostas de intervenção didática que solucionem problemas diversos vivenciados por professores da rede pública de ensino fundamental. Projeto desenvolvido dentro do Programa de Mestrado Profissional em Letras ( PROFLETRAS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Roza Maria Palomanes Ribeiro - Coordenador / Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos - Integrante / Mario Mangabeira - Integrante / Alessandro Erivelton Souza - Integrante / Andressa Cristina de Oliveira - Integrante / Érica Cozandey - Integrante / Gisele Marques - Integrante / Renato Moreno - Integrante.Número de orientações: 9
2011 - Atual
Cognição e Ensino
Descrição: O presente projeto visa promover pesquisas em linguagem, voltadas para o ensino fundamental, apoiadas nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Roza Maria Palomanes Ribeiro - Coordenador.Número de orientações: 3
2010 - Atual
Construções no Português do Brasil: Integração Conceptual na Sintaxe e no Léxico.
Descrição: Partindo das ideias exploradas pela Gramática das Construções, e sabendo que o significado da construção existe independentemente do significado do verbo nela integrado, procuraremos analisar a relação de reciprocidade entre a semântica das construções e a semântica dos verbos. Assim, a estrutura sintática se liga ao significado da construção, e questões semânticas e pragmáticas influenciam no julgamento de gramaticalidade da construção: a aceitação de um enunciado depende não só de sua formação estrutural, mas, também, da estrutura da ontologia conceptual do usuário e do contexto situacional e lingüístico. Entendemos que uma abordagem construcional deva ser capaz de caracterizar toda a classe de construções existentes no repertório de uma língua. Portanto, nessa perspectiva, propomos caracterizar as construções do Português de padrão inteiramente aberto e estabelecer nova configuração construcional no português..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Roza Maria Palomanes Ribeiro - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Aprender a ler, ler para aprender
Descrição: Projeto desenvolvido pelo NEPROEn ( Núcleo de Elaboração de Projetos de Ensino), na UFRRJ, que visa elaborar projetos de leitura para o ensino básico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Roza Maria Palomanes Ribeiro - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: SEDA - Revista de Letras da Rural


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Ciências & Cognição (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio Anísio Teixeira´de Educação Publica, Centro de Referência da Educação Pública - PCRJ.
2006
Prêmio Anísio Teixeira de Educação Publica, Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.
2005
Prêmio Anísio Teixeira de Educação Publica, Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:69
R. Palomanes: RMP Ribeiro;  Data: 03/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Palomanes, Roza2018Palomanes, Roza; MANGABEIRA, M. . Habilidades metassintáticas no estabelecimento de relações de adversidade, causa, concusão e finalidade: uma proposta de mediação pedagógica. Seda - Revista de Letras da Rural/RJ, v. 2, p. 74-92, 2018.

2.
Palomanes, Roza2018Palomanes, Roza; BEHRENDS, J. . O mismatch semântico e suas implicações no ensino de língua portuguesa. EntreLetras (Online), v. 9, p. 15-39, 2018.

3.
Palomanes, Roza2016Palomanes, Roza. As construções resultativas nas línguas românicas: um estudo com base na Gramática Cognitiva das Construções. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 20, p. 93-111, 2016.

4.
Palomanes, Roza2016Palomanes, Roza. O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO.. Caderno de Letras da UFF, v. 26, p. 313-330, 2016.

5.
Palomanes, Roza2016Palomanes, Roza; SANTANA, E. ; MENDES, T. S. F. . Ensino de Produção Textual a partir dos Gêneros Textuais: uma abordagem sociointeracionista. Democratizar (Faetec), v. 9, p. 50-65, 2016.

6.
RIBEIRO, F. S.2014RIBEIRO, F. S. ; Palomanes, Roza . Construção de mudança de estado forçada: um novo olhar sobre construções de estrutura argumental em língua portuguesa à luz da gramática das construções. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVIII, p. 111-126, 2014.

7.
Palomanes, Roza2013Palomanes, Roza; Patrícia de Freitas Oliveira . CONSTRUÇÕES RESULTATIVAS: A SEMÂNTICA DE RESULTADO NO VERBO ?VIRAR?. Revista UNIABEU, v. 1, p. 103-111, 2013.

8.
Palomanes, Roza2013Palomanes, Roza; RIBEIRO, F. S. . FLEXÃO OU DERIVAÇÃO? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNERO, NÚMERO E GRAU. Revista Alumni, v. 1, p. 57-66, 2013.

9.
Palomanes, Roza2011Palomanes, Roza. Linguagem, Cultura e Cognição. Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso), v. 33, p. 11-288, 2011.

10.
Palomanes, Roza2004Palomanes, Roza. A expansão de sentidos do verbo ficar. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, n.8, 2004.

11.
Palomanes, Roza2002Palomanes, Roza; PINTO, D. C. M. . Fatores que influem no preenchimento da posição de sujeito do enunciado.. Caderno Seminal -, Rio de Janeiro, v. 12, n.12, p. 95-109, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Palomanes, Roza; SANTOS, A. M. B. (Org.) ; Marli Hermenegilda Pereira (Org.) ; GUEDES, G. G. (Org.) ; NASCIMENTO, V. A. (Org.) ; FURTADO, R. (Org.) . Letramentos e multiletramentos na escola: Teorias e práticas. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. v. 1. 135p .

2.
Palomanes, Roza; PINTO, D. C. M. ; COELHO, F. A. ; CABRAL, M. P. L. . Introdução à Semântica. 01. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016. v. 01. 348p .

3.
Palomanes, Roza; COELHO, F. A. (Org.) . Ensino de Produção Textual. 1ª. ed. Sâo Paulo: Editora Contexto, 2016. v. 1. 125p .

4.
Palomanes, Roza. Juva Escovão. 1º. ed. Seropédica: EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2015.

5.
Palomanes, Roza; SANTOS, A. M. B. (Org.) . Práticas de Ensino do Português. 01. ed. São Paulo: Contexto, 2012. v. 01. 272p .

6.
Palomanes, Roza ; Palomanes, Roza . Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens escritores, 2009. v. 52. 96p .

7.
Palomanes, Roza ; Palomanes, Roza . Contos de Outono. 1. ed. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2009. v. 1. 104p .

8.
Palomanes, Roza. Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens escritores, 2008. v. 1. 86p .

Capítulos de livros publicados
1.
Palomanes, Roza; Marli Hermenegilda Pereira ; SANTOS, A. M. B. ; NASCIMENTO, V. A. ; GUEDES, G. G. ; FURTADO, R. . A autorregulação da motivação para desenvolvimento da competência leitora. In: Roza Maria Palomanes Ribeiro. (Org.). Letramentos e multiletramentos na escola: Teorias e práticas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Editora Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 16-33.

2.
Palomanes, Roza. Metacognição e ensino de gêneros textuais de base argumentativa: uma proposta de trabalho com sequências didáticas. In: Luquetti, Eliana Crispim França; Moura, Sérgio Arruda de. (Org.). Linguística em perspectiva: cognição e ensino de língua e literatura. 1ed.Campos dosGoytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2017, v. 01, p. 146-169.

3.
Palomanes, Roza; SANTOS, L. M. A. F. . Como inserir a escrita argumentativa em sala de aula. In: Roza Palomanes; Fábio André Coelho. (Org.). Ensino de Produção Textual. 1ªed.Sâo Paulo: Editora Contexto, 2016, v. 01, p. 07-123.

4.
Palomanes, Roza. Predicados nominais: da crítica ao modelo tradicional à proposta construcionista de ensino.. In: Newman, Roxo, Rodrigues & Pires. (Org.). Futuro em Letras. 1ªed.Seropédica: EDUR, 2013, v. , p. 21-42.

5.
Palomanes, Roza. DA ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES À FLEXIBILIZAÇÃO DO CURRÍCULO. DE QUE FORMA ESSA ORGANIZAÇÃO PODE SER FEITA?. In: E/EPF/CREP-AT. (Org.). TEMPO E ESPAÇO ESCOLAR ? AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 01ed.Rio de Janeiro: E/EPF/CREP-AT, 2013, v. 01, p. 07-347.

6.
Palomanes, Roza. Sobre Processamento cognitivo e aquisição de conhecimento. In: Roza Palomanes; Angela Bravin. (Org.). Práticas de Ensino do Português. 01ed.São Paulo: Contexto, 2012, v. 01, p. 13-32.

7.
Palomanes, Roza. O paradigma cognitivista e o ensino. In: Roza Palomanes; Angela Bravin. (Org.). Práticas de Ensino do Português. 01ed.São Paulo: Contexto, 2012, v. 01, p. 33-52.

8.
Palomanes, Roza. Lingüística Cognitiva. In: Mario Eduardo Martelotta. (Org.). Manual de Lingüística. 1ed.São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 15-254.

9.
Palomanes, Roza. Ensino de Língua Portuguesa: encontrando um caminho entre a unidade e a diversidade, tendo o diálogo como intermediador de conflitos. In: SME:CREP/RJ. (Org.). Coletânea de Monografias 2006. 1ªed.Rio de Janeiro: CREP/RJ, 2007, v. 1, p. 9-226.

10.
Palomanes, Roza. A reformulação do currículo escolar em uma perspectiva interdisciplinar. In: SME:Crep. (Org.). Coletânea de Monografias 2005. 01ed.Rio de Janeiro: CREP/RJ, 2006, v. 1, p. 9-384.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Palomanes, Roza. A LINGUÍSTICA COGNITIVA APLICADA AO ENSINO: UM ESTUDO SOBRE AS CONSTRUÇÕES COM OS ?VERBOS DE LIGAÇÃO? DE MUDANÇA DE ESTADO.. In: SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2.

2.
Palomanes, Roza. Construções resultativas do português: uma análise sob a perspectiva da Gramática das Construções. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011. p. 3867-3743.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Patrícia de Freitas Oliveira ; Palomanes, Roza . Construções Resultativas em verbos do português do Brasil.. In: 11ª Feira dos Municípios e 2ª Mostra de Iniciação Científica, 2012, Catu-BA. Anais Eletrônicos das 11ª Feira dos Municípios e 2ª Mostra de Iniciação CientíficA. Catu: Femmic, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Palomanes, Roza. O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO.. In: XXVI Jornada do Grupo de e studos Linguísticos do nordeste, 2016, Recife - PE. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de e studos Linguísticos do nordeste. Recife, PE: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 387-387.

2.
Patrícia de Freitas Oliveira ; Palomanes, Roza . A CONSTRUÇÃO RESULTATIVA INTRANSITIVA COM O VERBO VIRAR: PROCESSOS METAFÓRICOS E METONÍMICOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE MUDANÇA SEMÂNTICA.. In: XIX Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, 2015, Rio de Janeiro. Lexicografia, lexicologia, semântica e terminologia, 2015.

3.
Palomanes, Roza. O Paradigma Cognitivista e o ensino. In: SIELP - Simpósio INternacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Caderno de Resumos do II SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
Palomanes, Roza. O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO.. Cadernos de Letras da UFF, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Palomanes, Roza. O estudo do significado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Palomanes, Roza. CONSTRUÇÃO X FORÇA Y A MUDAR DE ESTADO: UM ESTUDO COM BASE NA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Palomanes, Roza. O paradigma cognitivista e o ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Palomanes, Roza. Construções Resultativas do Português: uma análise sob a perspectiva da Gramática das Construções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Palomanes, Roza. Linguística Cognitiva e Gramática das Construções: um estudo sobre o link construcional transitivo em português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Palomanes, Roza. Gramática das Construções: um estudo sobre as construções resultativas em português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Palomanes, Roza; Maria do Rosário Roxo ; ROBERTO, T. M. . Cognição e linguagem: relações. Seropédica: EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, 2016 (Organização volume 2 da Revista Seda).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Palomanes, Roza. GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA ANÁFORA'. 2018.

2.
Palomanes, Roza. LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO E MEMÓRIA: A PALAVRA NA LÁPIDE'. 2018.

3.
Palomanes, Roza. DUAS PRAÇAS, QUATRO NOMES: considerações acerca da nomeação espontânea em Piracanjuba (GO)'. 2018.

4.
Palomanes, Roza. I CITAM. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
Palomanes, Roza; PINTO, D. C. M. ; COELHO, F. A. ; CABRAL, M. P. L. . Introdução à Semântica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aulas a distância).

2.
Palomanes, Roza. Para além das palavras: estudo do significado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Palomanes, Roza. Para além das palavras: ensino de semântica em sala de aula. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Palomanes, Roza. O texto de opinião: carta do leitor. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

5.
Palomanes, Roza. O gênero textual blog. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

6.
Palomanes, Roza. Muito além das palavras e sentidos: uma breve introdução à Semântica.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

7.
Palomanes, Roza. Relações semânticas entre as palavras: Sinonímia e antonímia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

8.
Palomanes, Roza. As armadilhas da língua: um estudo sobre polissemia e ambiguidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

9.
Palomanes, Roza. Os campos semânticos lexicais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

10.
Palomanes, Roza. O Significado e o sentido. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas ensino a distância).

11.
Palomanes, Roza. Linguística e Ensno. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Palomanes, Roza. Ensinado a gostar de ler. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, A. L.; Marli Hermenegilda Pereira; Palomanes, Roza. Participação em banca de Thiago Carvalho do Quental Barbosa. POESIA NA CANÇÃO E NO POEMA: A LUDICIDADE COMO CAMINHO PARA A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. 2018. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
COELHO, F. A.; Marli Hermenegilda Pereira; Palomanes, Roza. Participação em banca de Juliana Behrends de Souza. O mismatch semântico na identificação do conflito gerador. 2018. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
Palomanes, Roza; COELHO, F. A.; SANTOS, A. M. B.. Participação em banca de Renato Moreno Mendes. UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ATIVAÇÃO DE FRAMES. 2017. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
RODRIGUES, A.; RODRIGUES, G.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Andressa Cristina de Oliveira. A utilização de modalizadores epistêmicos como recurso na diferenciação entre fato e opinião em textos midiáticos: um problema de leitura no Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
COELHO, F. A.; GARCIA, T. M.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Helena Horvat de Farias Cesar. Acréscimo do grafema R em coda silábica: intervenção para os casos de hipercorreção. 2017. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
Palomanes, Roza; Marli Hermenegilda Pereira; COSTA, W. A. S.. Participação em banca de Nanci Mattos dos Santos. METACOGNIÇÃO E O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
MARTINS, A. L.; Marli Hermenegilda Pereira; Palomanes, Roza. Participação em banca de Alessandro Erivelto Souza. Compreensão leitora: discutindo as origens do fracasso da escola e buscando novos caminhos para o ensino de leitura. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
RODRIGUES, A.; SILVA, G. R.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Gisele Marques. Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
MARTINS, A. L.; SANTOS, A. M. B.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Erica Cozandey de Lucas. O uso de estartégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporte. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
Marli Hermenegilda Pereira; COELHO, F. A.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Daiane Alves Cordeiro Brites. DOS CONTOS DE FADA À LITERATURA DE CORDEL: ampliando o letramento por meio da retextualização.. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
Palomanes, Roza; DE, M. S. M. V. R.; Violeta Virginia Rodrigues. Participação em banca de Bruna Gois Pavão Ferreira. Construção relacional: estado, mudança e resultado. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Palomanes, Roza; Marli Hermenegilda Pereira; Patrícia Vargas Alencar. Participação em banca de Flávia Campos Cardoso. Interligando Letramentos nas leituras construídas a partir do gênero poesia: uma práxis escolar contemporânea mediada pelo agente letrador.. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
MARTINS, A. L.; Palomanes, Roza; Maria do Rosário Roxo. Participação em banca de LYGIA MARIA ANDRADE FIGUEIRA DOS SANTOS,. O ENSINO DO TEXTO ARGUMENTATIVO SOB A ÓTICA METACOGNITIVISTA EM TURMA DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
SANTOS, A. M. B.; Palomanes, Roza; SILVA, B. G. S. G.. Participação em banca de Viviane Medes da Cunha. Proposta de Intervenção pedagógica para estudo e uso dos pronomes relativos e das sentenças relativas/adjetivas no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15.
Palomanes, Roza; MARQUES, P. M.; ALONSO, K. S. B.. Participação em banca de Carolina Piechotta Martins Santos. Estudo da formação de palavras na língua portuguesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Palomanes, Roza; RODRIGUES, F. C. D.; SANTOS, A. M. B.. Participação em banca de Patrícia Gomes de Oliveira. USO DO ENTÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ITABORAÍ ? RIO JANEIRO. 2014.

Teses de doutorado
1.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Vinicius Maciel de Oliveira. Análise de Construções de Movimento no português brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Palomanes, Roza. Participação em banca de KEYLLA C. MANFILI FIORAVANTE. A MULTICATEGORIALIDADE DO ONDE NA ESCRITA DE USUÁRIOS COM FORMAÇÃO BÁSICA EM PORTUGUÊS. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Karen Sampaio Braga Alonso. CONSTRUÇÕES BINOMINAIS QUANTITATIVAS E CONSTRUÇÃO DE MODIFICAÇÃO DE GRAU: uma abordagem baseada no uso. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
PINTO, D. C. M.; Palomanes, Roza; FREIRE, G. C.. Participação em banca de CÁTIA CILENE PEREIRA MEIRELES CUNHA. Variação na expressão da 1ª pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
RODRIGUES, G.; Palomanes, Roza; Iza Quelhas. Participação em banca de Claudia Almeida Ferreira Amaro. A habilidade de distinção entre fato e opinião: uma abordagem direcionada ao ensino-aprendizagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
Palomanes, Roza; COELHO, F. A.; Marli Hermenegilda Pereira. Participação em banca de Juliana Behrends de Souza. O mismatch semântico na identificação do conflito gerador. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
RODRIGUES, A.; SILVA, G. R.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Gisele Marques. Estratégias para a reformulação da tipologia textual no gênero redação escolar: da sequência expositiva para a argumentativa. 2016.

5.
RODRIGUES, G.; RODRIGUES, A.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Andressa Cristina de Oliveira. A utilização de modalizadores epistêmicos como recurso na diferenciação entre fato e opinião em textos midiáticos: um problema de leitura no Ensino Fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
SANTOS, A. M. B.; COELHO, F. A.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Aline Alves Ferreira. Metacognição aplicada ao ensino da produção textual do gênero ?carta argumentativa? por alunos do sétimo ano do ensino fundamental.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
MARTINS, A. L.; Marli Hermenegilda Pereira; Palomanes, Roza. Participação em banca de Alessandro Erivelton Souza. Compreensão leitora: revelando as origens do fracasso e apontando um novo caminho para a escola brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
Marli Hermenegilda Pereira; COELHO, F. A.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Daiane Alves Cordeiro Brites. Dos contos de fadas à literatura de cordel: aprimoramento da escrita por meio da retextualização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
MARTINS, A. L.; SANTOS, A. M. B.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Érica Cozandey de Lucas. O uso de estratégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
Maria do Rosário Roxo; Palomanes, Roza; MARTINS, A. L.. Participação em banca de Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos. O ENSINO DO TEXTO ARGUMENTATIVO SOB A ÓTICA METACOGNITIVA EM TURMA DE OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
Palomanes, Roza; MARTINS, A. L.; Maria do Rosário Roxo. Participação em banca de Mario Sergio Mangabeira Junior. AS RELAÇÕES LÓGICO-DISCURSIVAS PRESENTES NO TEXTO: OS CONECTIVOS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
Palomanes, Roza; PINTO, D. C. M.; SANTOS, A. M. B.. Participação em banca de Arielly Figueira da Silva. METACOGNIÇÃO: UM APOIO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL, NA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA - 01, PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Sandra Die Brito Bezerra. A experiência exílica da poesia: algo além da solidão e da saudade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
Palomanes, Roza; Roberto Lotta. Participação em banca de Evelin Molina de Medeiros Ambrósio. Estratégias usadas para ensinar alunos de 6º ano a produzir textos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
Palomanes, Roza; Roberto Lotta. Participação em banca de Marileide Portela da Silva. Desempenho Escolar: a importância da oralidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Vilma Faria dos reis Santana. O encantador mundo dos contos de fadas e seu papel na formação de leitores, em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Ednalda Carla Ferreira Pinto. Os implícitos: pressupostos e subentendidos nas leituras de tiras. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Cinthia Camargo Brito de Mattos. A formação do professor e suas deficiências. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Cassiane Tobias da Silva. O desenvolvimento da leitura e escrita a partir dos gêneros textuais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Rogeria Lima de Araújo Frech Domingues. Leitura e o amadurecimento do aluno leitor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Carla Alessandra Ribeiro da Silva. A contribuição das Letras de Funk no Ensino da Produção Textual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Angela Leite Lopes. A antropofagia de "O Guarani"por Macunaíma. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
Roberto Lotta; Palomanes, Roza. Participação em banca de Anaíse Dutra Porto de Almeida. A abordagem das atividades com tirinhas nos livros didáticos do 6º ano. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
Palomanes, Roza; MARCHON, A. H.. Participação em banca de Marcia Pereira de Amorim. A contribuição didática do texto jornalístico no aprendizado da coesão textual.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Solange Barbosa de Souza Barros. A abordagem interdisciplinar no diálogo entre os textos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Marcelo de Melo Soares. Do não verbal ao verbal: a produção de artigos de opinião a partir de textos não verbais do webjornalismo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Silvania Rosa Mello Campos. Reavaliando o processamento descendente de leitura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

16.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Jacilene Botelho da Silva dos Santos. Práticas de leitura e escrita a partir da implementação do currículo mínimo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

17.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Cristiane Sampaio Barreto Ney. Pré-leitura: um novo sentido para as aulas com o gênero textual canção. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

18.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Celso Albuquerque Lima. A importância do conhecimento prévio para a leitura e interpretação de crônicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

19.
MARCHON, A. H.; Palomanes, Roza. Participação em banca de André Camargo de Araújo Brito. O Ensino da disciplina Produção Textual com o uso exclusivo do livro didático (aprovado pelo MEC) afeta o desempenho dos alunos na rede pública de ensino. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Ensino de leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

20.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Lucimar Silveira Valentino. Variação no uso de meio/meia entre falantes cariocas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

21.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Graziele Costa de Souza. As noções de espaço e tempo no discurso. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

22.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Roseli de Oliveira. O estudo das formas a gente e nós na fala carioca: uma pesquisa sociolinguistica. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

23.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Sonia Victorino dos Santos. Os usos de tu e voce na fala carioca: uma análise sociolinguistica. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

24.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Valéria da Silva Augusto. Os pronomes tu e voce nas produções escrita e oral de falantes cariocas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

25.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Lucuiano Sebastião Bandeira Benedito. Ordenação do advérbio qualitativo bem no português escrito no século XIX e no português atual. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

26.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Eliana dos reis de Carvalho Pais. Tu e você na fala do Rio de Janeiro. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

27.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Luzia Rosilene de Araújo Ramos Ferreira. Ausência de marca de plural nos sintagmas nominais na fala carioca: uma abordagem sociolingüística. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

28.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Janaína Jorge Delgado de Oliveira. Atuais propostas e orientações para o ensino do português. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

29.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Valquíria dos Santos Ferreira. O uso de a gente/nós na fala do Rio de Janeiro. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

30.
Palomanes, Roza. Participação em banca de Luciana Veridiano da Silva. Substantivo abstrato proveniente de partes do corpo. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, W. A. S.; Palomanes, Roza. Participação em banca de Leonardo de Almeira e Silva.A elaboração de face no discurso publicitário:ideologia e diferenças de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
Palomanes, Roza; RODRIGUES, G.. Participação em banca de Patrícia Oliveira de Freitas.A SEMÂNTICA DO VERBO VIRAR EM UM CONTEXTO RESULTATIVO, METAFÓRICO E METONÍMICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SENELL & I FINCELIBRAS.Coordenação do simpósio temático Ensino de leitura e Produção textual. 2017. (Seminário).

2.
I SENELL & I FINCELIBRAS.Texto e Ensino: Práticas de Leitura e escrita. 2017. (Seminário).

3.
Abralin em cena 2016. A língua e a organização do pensamento. 2016. (Congresso).

4.
Conferência Linguisticconstrualandconceptualanalysis com Ronald Langacker. 2016. (Outra).

5.
Conferência OnEnglish quantifiers de Ronald Langacker. 2016. (Outra).

6.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO GRUPO DISCURSO E GRAMÁTICA. 2016. (Seminário).

7.
V Workshop do LINC - I Workshop Internacional do LINC. 2016. (Outra).

8.
XXII seminário Nacional do Grupo Discurso e Gramática. 2016. (Seminário).

9.
XXVI Jornada do Gelne. O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO.. 2016. (Congresso).

10.
XXVI Jornada Nacional do Gelne. 2016. (Outra).

11.
XXV SEMANA DE LETRAS FEUC.A LINGUISTICA COGNITIVA E OS PRINCIPAIS CAMPOS DE ESTUDO. 2016. (Outra).

12.
III SILF - Simpósio Internacional de Linguística Funcional.CONSTRUÇÃO X FORÇA Y A MUDAR DE ESTADO: UM ESTUDO COM BASE NA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES,. 2015. (Simpósio).

13.
Visita docente Pólo Cederj Itaperuna.O estudo do significado. 2015. (Encontro).

14.
25ª Jornada Nacional do GELNE. Construção de Mudança de Estado Forçada: um estudo com base na Gramática das Construções. 2014. (Congresso).

15.
III Fórum de Comissões Temáticas do Profletras.Fução sociossimbólica da linguagem. 2014. (Outra).

16.
VI Encontro Presencial da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de texto & I CEL - Círculo de Estudos Linguísticos da UFRRJ.Diga-me quem te ensina, que te direi o que escreves. 2014. (Encontro).

17.
VI Encontro Presencial da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de texto & I CEL - Círculo de Estudos Linguísticos da UFRRJ.A Formação Continuada na prática docente e sua importância para uma educação de qualidade. 2014. (Encontro).

18.
V Semana de Letras - Letras em Diálogos.Diálogos com outras mídias. 2014. (Outra).

19.
V Semana de Letras - Letras em Diálogos.A Construção de movimento-causado do português do Brasil e suas relações metafóricas com a construção resultativa. 2014. (Outra).

20.
II Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.Leitura do texto literário. 2013. (Outra).

21.
II SILF - Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2013. (Simpósio).

22.
I Seminário de Línguas da UFRRJ.A Linguística no Brasil: contribuições para o ensino. 2013. (Seminário).

23.
IV Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ.Mesa de abertura. 2013. (Encontro).

24.
SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O paradigma cognitivista e o ensino. 2012. (Simpósio).

25.
VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Lançamento do livro Práticas de Ensino do Português. 2012. (Outra).

26.
III Semana Acadêmica de Letras.Gramática das Construções: um estudo sobre as construções resultativas do português. 2011. (Outra).

27.
VII Congresso Internacional ABRALIN. Construções Resultativas do Português: uma análise sob a perspectiva da Gramática das Construções. 2011. (Congresso).

28.
VIII Seminário Acontecendo na 8ª CRE. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palomanes, Roza. VI Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de texto e I CEL - Círculo de Estudos Linguísticos da UFRRJ. 2014. (Outro).

2.
Palomanes, Roza. II Encontro da Especializaçãoem Ensino de leitura e Produção de Texto da UFRRJ. 2013. (Outro).

3.
Palomanes, Roza. III Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de texto da ufrrj. 2013. (Outro).

4.
Palomanes, Roza. V Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ - worshop "Reflexões sobre o Ensino de LP para surdos",. 2013. (Outro).

5.
Palomanes, Roza. I Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ. 2012. (Outro).

6.
Palomanes, Roza. Palestra com Aleksander Laks, o sobrevivente. 2011. (Outro).

7.
Palomanes, Roza. II Semana Acadêmica de Letras da UFRRJ. 2010. (Outro).

8.
Palomanes, Roza. O discurso político nas charges e caricaturas. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela da Costa Silva. Dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica por meio da retextualização.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Dionelia dos Santos Ruffato. Argumentação: um estudo sobre o ensino de gêneros.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Isabela Borges de Souza. COMPREENSÃO LEITORA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O GÊNERO PROPAGANDA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jefferson da Cunha Lemos. Construção DEIXAR DE SER X: UM ESTUDO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE MUDANÇA DE ESTADO NO PORTUGUÊS DO BRASIL. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alessandro Erivelton Souza. Compreensão leitora: discutindo as origens do fracasso da escola e buscando novos caminhos para o ensino de leitura. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

2.
Gisele Marques. Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

3.
Érica Cozandey de Lucas. O uso de estartégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporte. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

4.
Aline Alves Ferreira. Metacognição aplicada ao ensino da produção textual do gênero ?carta argumentativa? por alunos do sétimo ano do ensino fundamental.. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

5.
Nanci Mattos dos Santos. METACOGNIÇÃO E O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

6.
Renato Moreno Mendes. UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ATIVAÇÃO DE FRAMES. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

7.
Juliana Behrends de Souza. O mismatch semântico na identificação do conflito gerador: um caso de desencontro metacognitivo.. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

8.
THIAGO CARVALHO DO QUENTAL BARBOSA. A POESIA NA CANÇÃO E NO POEMA: A LUDICIDADE COMO CAMINHO PARA A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

9.
Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos. O ENSINO DO TEXTO ARGUMENTATIVO SOB A ÓTICA METACOGNITIVISTA EM TURMA DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

10.
Mario Sergio Mangabeira Junior. Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade:proposta para o 6º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

11.
Andressa Cristina de Oliveira. A utilização de modalizadores epistêmicos como recurso na diferenciação entre fato e opinião em textos midiáticos: um problema de leitura no Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

12.
Màrio Sérgio Mangabeira Junior. AS RELAÇÕES LÓGICO-DISCURSIVAS PRESENTES NO TEXTO: OS CONECTIVOS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

13.
Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos. Estratégias metacognitivas na produção textual de um Artigo de Opinião. 2014. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thainá Sarmento Dantas Ribeiro. DA ORALIDADE AO TEXTO ESCRITO: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO SÓ QUE NÃO SOB O VIÉS COGNITIVISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

2.
Thainá Sarmento Dantas Ribeiro. DA ORALIDADE AO TEXTO ESCRITO: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO SÓ QUE NÃO SOB O VIÉS COGNITIVISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

3.
Fernanda da Silva Ribeiro. Construção de Mudança de Estado Forçada: um estudo do verbo empurrar á luz da Gramática das Construções e do Modelo de Dinâmica de Forças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

Iniciação científica
1.
Eduardo Santana Moreira. Construções Resultativas intransitivas de percurso com objeto implícito no português do Brasil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

2.
Eduardo Santana. As construções de mudança de estado do português. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

3.
Fernanda da Silva Ribeiro. A Construção de movimento-causado do Português do Brasil e suas relações metafóricas com a construção resultativa.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

4.
Patrícia Oliveira de Freitas. CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS: UM ESTUDO SOBRE AS CONSTRUÇÕES RESULTATIVAS DO PORTUGUÊS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

5.
Patrícia Oliveira de Freitas. Construções gramaticais: um estudo sobre as construções resultativas do português.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda da Silva Ribeiro. A Linguística Cognitiva e suas principais vertentes. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

2.
Fernanda da Silva Ribeiro. Flexão ou derivação? Reflexões sobre o ensino de gênero, numero e grau.. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

3.
Elizangela de Resende Silva. Ensino de indeterminação do sujeito: considerações acerca da variação linguística em sala de aula. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

4.
Patrícia Oliveira de Freitas. Gramática das Construções: um estudo sobre as construções resultativas do português,. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

5.
Alunos do 4º período do curso de Letras. Discursos políticos e midiáticos: máscaras sobrepostas. Uma análise do discurso dos candidatos à Presidência da República nas campanhas para TV. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

6.
Alunos do 2º período do curso de Letras. Mesclas lexicais nas mídias escritas: um processo de formação de palavras "prá lá" de criativo.. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.

7.
Alunos do 3º´período do curso de Letras. Estudos dialetais e sociolinguísticos do português do Brasil. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Palomanes, Roza2018Palomanes, Roza; MANGABEIRA, M. . Habilidades metassintáticas no estabelecimento de relações de adversidade, causa, concusão e finalidade: uma proposta de mediação pedagógica. Seda - Revista de Letras da Rural/RJ, v. 2, p. 74-92, 2018.

2.
Palomanes, Roza2018Palomanes, Roza; BEHRENDS, J. . O mismatch semântico e suas implicações no ensino de língua portuguesa. EntreLetras (Online), v. 9, p. 15-39, 2018.

3.
Palomanes, Roza2013Palomanes, Roza; RIBEIRO, F. S. . FLEXÃO OU DERIVAÇÃO? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNERO, NÚMERO E GRAU. Revista Alumni, v. 1, p. 57-66, 2013.


Livros e capítulos
1.
Palomanes, Roza; SANTOS, A. M. B. (Org.) . Práticas de Ensino do Português. 01. ed. São Paulo: Contexto, 2012. v. 01. 272p .

2.
Palomanes, Roza; PINTO, D. C. M. ; COELHO, F. A. ; CABRAL, M. P. L. . Introdução à Semântica. 01. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016. v. 01. 348p .

3.
Palomanes, Roza; COELHO, F. A. (Org.) . Ensino de Produção Textual. 1ª. ed. Sâo Paulo: Editora Contexto, 2016. v. 1. 125p .

1.
Palomanes, Roza. Sobre Processamento cognitivo e aquisição de conhecimento. In: Roza Palomanes; Angela Bravin. (Org.). Práticas de Ensino do Português. 01ed.São Paulo: Contexto, 2012, v. 01, p. 13-32.

2.
Palomanes, Roza. O paradigma cognitivista e o ensino. In: Roza Palomanes; Angela Bravin. (Org.). Práticas de Ensino do Português. 01ed.São Paulo: Contexto, 2012, v. 01, p. 33-52.


Apresentações de Trabalho
1.
Palomanes, Roza. O estudo do significado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Palomanes, Roza. CONSTRUÇÃO X FORÇA Y A MUDAR DE ESTADO: UM ESTUDO COM BASE NA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Palomanes, Roza. Para além das palavras: estudo do significado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Palomanes, Roza; PINTO, D. C. M. ; COELHO, F. A. ; CABRAL, M. P. L. . Introdução à Semântica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aulas a distância).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palomanes, Roza. I Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ. 2012. (Outro).

2.
Palomanes, Roza. III Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de texto da ufrrj. 2013. (Outro).

3.
Palomanes, Roza. V Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ - worshop "Reflexões sobre o Ensino de LP para surdos",. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


1. Experiência de 25 anos de magistério no ensino básico.
2. Coordenadora da Pós-graduação a distância em Ensino de leitura e produção textual. (Fundação CECIERJ, Instituto de Letras da UFF e Departamento de Letras e Comunicação da UFRRJ, com suporte da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
3. Coordenadora do Projeto de extensão e pesquisa NEPROEn ( Núcleo de elaboração de projetos de ensino -UFRRJ).
4. Coordenadora do Grupo Temático "Práticas de ensino do português: críticas e propostas" - II SIELP -Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - 2012
5. Colaboradora na produção de material didático do CEDERj na graduação em Letras a distância.
6. Coordenadora da disciplina Introdução à Semântica na Graduação em Letras a distância UFF?CEDERJ



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:18:23