Monica Thereza Soares Pechincha

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  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás, nos cursos de Ciências Sociais e Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Atua nas seguintes áreas: etnologia indígena, educação indígena e teoria antropológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monica Thereza Soares Pechincha
Nome em citações bibliográficas
PECHINCHA, M. T. S.


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Uma Antropologia sem Outro: O Brasil no discurso antropológico nacional, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Rita Laura Segato.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: nação; ideologia; identidade; poder; cultura brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
1990 - 1994
Mestrado em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Histórias de admirar: mito, rito e história Kadiwéu,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Julio Cezar Melatti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: antropologia; contato interétnico; cultura; etnohistória; etnologia; identidade.
Grande área: Ciências Humanas
1981 - 1985
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


1998 - 1998
Introdução aos Estudos do Parentesco. (Carga horária: 52h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2009 - 01/2009
Ensino, Licenciatura Intercultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Território e Terra Indígena
01/2009 - 01/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Antropologia - Sociedades Indígenas (Curso de Verão)

Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32
Outras informações
Professora do Mestrado em Desenvolvimento Local e do Núcleo de Pesquisas das Populações Indígenas-NEPPI.

Atividades

08/2008 - 11/2008
Ensino, Desenvolvimento Local, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O desenvolvimento local da perspectiva dos sujeitos sociais
08/2008 - 11/2008
Outras atividades técnico-científicas , Mestrado em Desenvolvimento Local, Mestrado em Desenvolvimento Local.

Atividade realizada
Coordenação do Seminário Integrador do Mestrado em Desenvolvimento Local.
02/2008 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Desenvolvimento Local, .

Cargo ou função
Conselho do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Local.
01/2008 - 07/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais aplicadas á Enfermagem
01/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais II
01/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
08/2007 - 02/2008
Ensino, Agroecologia em Terras Indígenas, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Estudos Culturais
Metodologia
07/2007 - 09/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
07/2007 - 09/2007
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Antropologia
07/2007 - 09/2007
Ensino, Antropologia Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
07/2007 - 07/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamento de antropologia

Departamento de Antropologia, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estágio do Doutorado, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2000 - 12/2000
Ensino, Introdução à antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
03/1997 - 02/1998
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução á Antropologia

UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

02/1999 - 02/2000
Ensino, Economia, Direito, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
Metodologia Científica
03/1993 - 09/1993
Ensino, Economia, Direito, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais

União Pioneira de Integração Social, UPIS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

02/2000 - 07/2000
Ensino, História, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia I

Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, FACIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

02/1994 - 09/1994
Ensino, Odontologia, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
Antropologia

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Atividades

01/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, .

Serviço realizado
Assessora da Coordenação Geral de Educação escolar Indígena.
09/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Média e Tecnológica, .

Serviço realizado
Assessora da Diretoria de Ensino Médio para Educação Indígena.

Associação Vida e Ambiente, AVA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Carga horária: 40

Atividades

06/1994 - 04/1995
Serviços técnicos especializados , Project developer, .

Serviço realizado
Coordenadora do Projeto de Educação do Parque Indígena do Xingu.

Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: DAS, Enquadramento Funcional: Assessora/Antropóloga, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1986 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Antropóloga, Carga horária: 40

Atividades

06/1995 - 02/1997
Serviços técnicos especializados , CEDOC, .

Serviço realizado
Responsável pelo arquivo histório e realizei identificações de terras indígenas.
09/1986 - 10/1991
Serviços técnicos especializados , Divisão de Desenvolvimento Comunitário, .

Serviço realizado
Assessoria a projetos de educação Indígena e outras áreas.

Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Assessora/Antropóloga, Carga horária: 40

Atividades

04/2001 - 08/2003
Serviços técnicos especializados , Programa Pantanal, .

Serviço realizado
Assessoria ao Projeto Indígena do Programa Pantanal.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Produção intelectual indígena na universidade: fundamentos para a ampliação do escopo das ações afirmativas
Descrição: O projeto parte do pressuposto da necessidade de ampliação da reflexão sobre ações afirmativas na universidade, entendidas como não restritas à garantia de cotas aos historicamente dela excluídos. Intenta fazê-lo a partir da análise da construção de conhecimento por indígenas no contexto da formação universitária. De acordo com a já sedimentada discussão sobre a descolonização do saber, urge a revisão de cânones teóricos e temáticos, de forma a se quebrar com o monologismo acadêmico, cedendo a racionalidades e saberes até então desautorizados. Na medida em que os povos indígenas, até o século XXI, só entraram na universidade enquanto objetos de investigação científica, prevalece ainda a ideia de que os conhecimentos desses ?outros? são penetráveis analiticamente, mas o contrário, a interpretação reversa dos conhecimentos ?embranquecedores? ainda não tem a autoridade confirmada para que figure no rol dos textos validados de interpretação da realidade. No intuito de contribuir com essas discussões, o projeto se propõe a mapear e a examinar, o mais densamente possível, a crescente produção acadêmica indígena, sobretudo em nível de pós-graduação no Brasil, perscrutando as inflexões temáticas, teóricas e metodológicas que subjazem à propositura de problemas e à argumentação desde as perspectivas indígenas. Questiona mecanismos de intimidação resultantes da experiência de discriminação e os limites da imposição da forma padrão de sistematização de reflexividade sobre os estilos e formulações indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Monica Thereza Soares Pechincha - Coordenador.
2015 - Atual
O suicídio de jovens indígenas
Descrição: O projeto tem o objetivo de revisar de forma abrangente, sem restrição de local, temporal, disciplinar ou de referencial analítico, do resultado publicado de pesquisas acadêmicas sobre o tema geral do suicídio de jovens indígenas entre coletivos indígenas no Brasil e ao redor do mundo. Busca-se conhecer o mais amplamente o problema e a maneira como tem sido abordado nos campos disciplinares interessados e, em particular, a contribuição geral da antropologia para o entendimento do problema e a indicação do impacto social que possa decorrer de tais estudos. Alia-se ao interesse de interlocução intercultural com professores/as indígenas em formação na UFG, que vivenciam o problema em suas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Nação e Região: a educação escolar indígena e entrada de indígenas na universidade como resposta à interpelação do projeto homogeneizador da nação
Descrição: O conceito de nação centra-se na perspectiva do símbolo e da identidade (Anderson), com tendência ao enfoque no discurso da nação como lugar de confronto entre diferenças (Stuart Hall; Homi Bhabha). Tomando a nação como marco das identidades modernas, interrogo as diferenças dentro da nação enquanto processos ideológicos de reconhecimento e atribuição num campo disputado de autoridade discursiva. Ao forçar uma totalidade, a nação faz sobrar as margens na sua própria enunciação, ou faz aparecer a(s) diferença(s) cultural (ais), expressas na justamente na impossibilidade de coincidir com este centro de identificação. O projeto investiga a diferença indígena enquanto enunciada na construção de conhecimento por estudantes indígenas na universidade, que podem ter implicações não só de ordem conceitual, mas com efeito concreto na vida de coletivos colocados à margem na nação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
A cultura na escola indígena: para uma leitura antropológica da interculturalidade
Descrição: A pesquisa, que tem como tema de fundo a formação de professores indígenas em nível superior e a problematização da idéia de interculturalidade nessa formação, enfoca o entrecruzamento entre as subjetividades indígenas e a ocidental atenta, sobretudo, ao que ele exibe de irredutível, inconciliável ou incomensurável. O projeto pretende abordar a ideia de interculturalidade, em dois de seus princípios: 1) a possibilidade do diálogo intercultural, que, no problema aqui em tela, refere-se a tradução de conhecimentos ? e, antes, a um entendimento do que seja conhecimento (e o que se faz com eles) para os indígenas; e 2) a mudança de paradigma na educação, no contexto da escola indígena, acolhendo a diferença cultural, e que dê passagem para outros universos cognitivos e espistemológicos que não o hegemônico ocidental. Quanto ao primeiro deles, cabe a indagação sobre o diálogo possível entre conhecimentos, onde numa das partes a relação entre pessoas e subjetividades é prioritária à relação de objetividade, como é o caso na ciência ocidental. Indaga, ainda, sobre como os povos indígenas estão se relacionando com os conhecimentos não indígenas em seus termos. Quanto ao segundo, cabe observar os limites da escola indígena na efetivação do campo político das relações interculturais e sua eficácia na mudança de posição entre as partes nessa relação. Para tanto, prevê a revisão e a sistematização de aportes etnográficos e teóricos da etnologia sul-americanista que possam iluminar a paralelização entre conhecimentos indígenas e não indígenas e qualificar a reflexão sobre a escolarização indígena e a ideia de interculturalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Sustentabilidade em Terras Terena: aporte etnográfico/antropológico ao desenvolvimento do curso superior ?Agroecologia em Terras Indígenas? e aos demais estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável em terras indígenas.
Descrição: Projeto para dar suporte antropológico ao curso Agroecologia em Terras Indígenas, destinado a estudantes indígenas terena e kadiwéu, desenvolvido pelo Mestrado em Desenvolvimento Local e pelo Núcleo de Estudos das Populações Indígenas da UCDB. O projeto de curso subentende a relação entre conhecimentos e práticas indígenas e ocidentais e a consideração do ponto de vista do ?outro?. Trata-se de uma oportunidade para problematizar a histórica imposição aos povos indígenas de projetos de desenvolvimento (e mesmo de etnodesenvolvimento) vindos de fora, e a base comum ocidental de todos os conceitos de desenvolvimento, em regra em choque com as formas culturais indígenas. A pesquisa, que se desenvolverá alternadamente na sala de aula e no campo, tem como foco etnográfico principal a observação do desenvolvimento e do impacto do curso entre os Terena e os Kadiwéu, que tem como horizonte a possibilidade do rompimento indígena com ordens de significado e práticas relativas ao meio ambiente e à sustentabilidade em que se revela a sua sujeição, reinscrevendo-as desde a perspectiva indígena. Pretende-se uma aproximação ao universo indígena sem que se caia na falácia do intelectualismo com que denominamos o conhecimento indígena, como se aí houvesse uma independência epistêmica e uma formalização científica, numa projeção das formas ocidentais de pensamento e ciência, e do seccionamento e objetificação das coisas do mundo. Em campo, se pretende observar, entre outros eventos relacionados ao tema do curso, as atividades de produção, as práticas de agricultura, a distribuição e o consumo de bens, a circulação de bens de valor simbólico, a distribuição da autoridade e do prestígio, as redes sociais constituídas e as formas de transmissão de conhecimento tradicional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Debates Cerrados
Descrição: Ciclo de palestras do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, que tem como objetivo o fomento de discussões sobre pesquisa inéditas da antropologia de pesquisadores, professores e estudantes da UFG e de outras instituições de ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2009 - 2011
Periódico: Sociedade e Cultura
2009 - Atual
Periódico: Tellus (UCDB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Louvor para a tese de doutorado, UnB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PECHINCHA, M. T. S.2018PECHINCHA, M. T. S.. Aportes da etnografia sul-americanista ao entendimento dos suicídios indígenas: uma tentativa de síntese a partir de noções divergentes de ?psique?/?alma?. https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v43i1.2018, v. 43, p. 223-256, 2018.

2.
PECHINCHA, M. T. S.2018PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, M. S. P. . A experiência da ancestralidade na base da educação escolar int. Articulando e Construindo Saberes, v. 3, p. 355-373, 2018.

3.
PECHINCHA, M. T. S.2016PECHINCHA, M. T. S.. O ataque aos direitos indígenas no Brasil atual: a dimensão imaginária da tensão entre assimilação e admissão da diferença indígena. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 10, p. 195-225, 2016.

4.
PECHINCHA, M. T. S.2016PECHINCHA, M. T. S.. Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena. Inter-ação (UFG. Online), v. 41, p. 373-398, 2016.

5.
PECHINCHA, M. T. S.2011PECHINCHA, M. T. S.. Teoria na cabeça versus teoria no papel: reflexões sobre conhecimento, oralidade e escrita na escola krahô. Tellus (UCDB), v. 11, p. 187-211, 2011.

6.
PECHINCHA, M. T. S.2008PECHINCHA, M. T. S.. A proteção da cultura ao sujeito transeunte: uma entrevista com Jorge Terena. Tellus (Campo Grande), v. 14, p. 61-86, 2008.

7.
PECHINCHA, M. T. S.2008PECHINCHA, M. T. S.. Kadiwéu, os índios cavaleiros, guerreiros que lutaram ao lado de d. Pedro II contra Solano Lopez durante a Guerra do Paraguai.. História Viva (São Paulo), v. 57, p. 84-90, 2008.

8.
PECHINCHA, M. T. S.2006PECHINCHA, M. T. S.. Ensino Técnico e sustentabilidade dos povos indígenas. Tellus (Campo Grande), Campo Grande-MS, v. 8/9, n.ano 5, p. 79-89, 2006.

9.
PECHINCHA, M. T. S.2002PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . As Duas Vírgens Brasileiras: Tradição e Modernidade nas Identidades Religiosas. Teoria & Sociedade (UFMG), Belo Horizonte, v. n. esp, 2002.

10.
PECHINCHA, M. T. S.2001PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las Dos Vírgenes Brasileñas: Tradición y Modernidad en las Identidades Religiosas. Revista Colombiana de Antropología, Santafé de Bogotá, Colômbia, v. 37, p. 90-112, 2001.

11.
PECHINCHA, M. T. S.2000 PECHINCHA, M. T. S.. Memória e História entre índios brasileiros: os Kadiwéu e seus etnógrafos Darcy Ribeiro e Guido Boggiani. História Revista (UFG), UFG, Goiânia-GO, v. 5, p. 151-163, 2000.

12.
PECHINCHA, M. T. S.2000PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las dos Vírgenes Brasilenas: Local e Global en el Culto Mariano. Série Antropologia, Departamento de Antropologia, UnB, UnB, Brasília-DF, v. 271, 2000.

13.
PECHINCHA, M. T. S.1999PECHINCHA, M. T. S.. Weber e Durkheim postos em perspectiva. Série Antropologia, Departamento de Antropologia, UnB, UnB, Brasília-DF, v. 263, p. 263, 1999.

14.
PECHINCHA, M. T. S.1999PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las Dos Vírgenes Brasileñas: Tradición y Modernidad en las Identidades Religiosas. Sociedad y Religion, Buenos Aires, v. 18/19, p. 55-72, 1999.

15.
PECHINCHA, M. T. S.1998PECHINCHA, M. T. S.. Kadiwéu. Enciclopédia (virtual) Povos Indígenas no Brasil, v. k, p. kadiwéu, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, L. J. (Org.) ; HERBETTA, A. F. (Org.) ; SILVA, J. A. F. (Org.) ; PECHINCHA, M. T. S. (Org.) . Documentação de Saberes Indígenas Vol I. 1ª. ed. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. 340p .

2.
PECHINCHA, M. T. S.. O Brasil no Discurso da Antropologia Nacional. Goiânia-GO: Cânone Editorial, 2006. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
PECHINCHA, M. T. S.. Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. In: SILVA, Telma camargo da. (Org.). Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. 1ªed.Goiânia: FUNAPE/UFG/ABA, 2014, v. , p. 86-91.

2.
PECHINCHA, M. T. S.. Observações sobre a participação de antropólogos no Comitê de Ética da UFG. In: SILVA, Tema Camargo da (Org.). (Org.). Dossiê Ciclo de Estudos e Debates: Procedimentos Éticos e a Pesquisa em Antropologia. 1ªed.Goiânia: FUNAPE/UFG/ABA, 2014, v. , p. 27-31.

3.
PECHINCHA, M. T. S.. Infância indígena e Direitos Humanos. In: Pimentel da Silva, M. S.; Borges, M. V. (Orgs.). (Org.). Educação Intercultural: experiências e desafios pedagógicos. 1ed.Goiânia: CEGRAF, 2013, v. , p. 1-.

4.
PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las dos vírgenes brasileñas: Local y global en el culto mariano. In: Carlos Vladimir Zambrano (ed.). (Org.). Epifanías de la etnicidad. Estudios antropológicos sobre vírgenes y santos en América Latina. 1ªed.Bogotá: Corporación Colombiana de Investigaciones Humanísticas, HUMANIZAR, 2002, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PECHINCHA, M. T. S.. O suicídio karajá fora da lei: reflexões acerca da vinculação entre norma civilizatória e vontade de existir. In: IX Congresso da Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica, 2015, Pirinópolis-GO. www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=33cbad177e0a2ab6, 2015. p. 1-20.

2.
PECHINCHA, M. T. S.. A construção de um curso superior terena e kadiwéu. In: II Reunião Equatorial de Antropologia/ XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2009, Natal-RN. Anais da II Reunião Equatorial de Antropologia/ XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2009.

3.
PECHINCHA, M. T. S.. A relação entre a Educação Básica e os projetos de formação de professores em nível superior. In: I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena, 2005, Barra do Bugres. Anais da I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena, 2005. p. 187-193.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PECHINCHA, M. T. S.. A imagem ruim dos Kadiwéu no filme que os defende: uma interrogação sobre o 'outro' verossímel no cinema crítico atual. In: I Congreso Cultura en América Latina: Prácticas significados y discusiones 'En memoria de Stuart Hall', 2014, Aguascalientes. Anais do I Congreso Cultura en América Latina: Prácticas significados y discusiones "En memoria de Stuart Hall", 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PECHINCHA, M. T. S.. Como reconciliar as teorias do sujeito com o corpo perspectivista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PECHINCHA, M. T. S.. Visões da etnologia sul-americanista sobre o suicídio entre povos indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PECHINCHA, M. T. S.; SCHILD, J. D. J. I. J. . Reunião Ampliada de organização de Evento Estadual sobre os Direitos da População Indígena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PECHINCHA, M. T. S.. O estado da arte de pesquisas e abordagens teóricas sobre o tema do suicídio entre povos indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PECHINCHA, M. T. S.. Apresentação do projeto de pesquisa 'O suicídio de jovens indígenas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PECHINCHA, M. T. S.. Os mais velhos indicam o caminho: a trilha da pesquisa de estudantes indígenas da UFG.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PECHINCHA, M. T. S.. O suicídio karajá fora da lei: reflexões acerca da vinculação entre norma civilizatória e vontade de existir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PECHINCHA, M. T. S.. O ensino das culturas e histórias indígenas na formação de professores.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PECHINCHA, M. T. S.. A construção de conhecimento desafiador por acadêmicos/as indígenas na universidade brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PECHINCHA, M. T. S.. A imagem ruim dos Kadiwéu no filme que os defende: uma interrogação sobre o 'outro' verossímel no cinema crítico atual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PECHINCHA, M. T. S.. Política indígena e indigenista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PECHINCHA, M. T. S.. É a escola indígena necessária?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PECHINCHA, M. T. S.. O dentro e o fora num campo de forças: a produção da diferença no interior do Estado-nação e para além dele. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PECHINCHA, M. T. S.. A construção da educação intercultural para os povos timbira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PECHINCHA, M. T. S.. 'Alegrar-se junto': discussões krahô sobre viver bem e a forma da justiça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PECHINCHA, M. T. S.. Cosmologias e a construção de escolas interculturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PECHINCHA, M. T. S.. Notas sobre os cantos krahô. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PECHINCHA, M. T. S.. Antropologia e educação intercultural: abertura da universidade aos povos indígenas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PECHINCHA, M. T. S.. A valorização dos conhecimentos indígenas nas práticas pedagógicas de formação de professores interculturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PECHINCHA, M. T. S.. A construção de um curso superior terena e kadiwéu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PECHINCHA, M. T. S.. Para uma antropologia da nação: o risco da diversidade e da diferença. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PECHINCHA, M. T. S.; PEREIRA, Levi Marques . Os Terena e os Kadiwéu: organização social; Política Indígena e Indigenista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PECHINCHA, M. T. S.. Observadora do III Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras de exclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PECHINCHA, M. T. S.. A imagem dos povos indígenas na mídia brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PECHINCHA, M. T. S.; MACIEL, Josemar . Relatora do GT: territórios, desenvolvimento e identidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
PECHINCHA, M. T. S.. Mesa Redonda: políticas públicas e projetos governamentais para a educação escolar indígena.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PECHINCHA, M. T. S.. II Seminário Internacional: fronteiras étinico-culturais e fornteiras de exclusão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PECHINCHA, M. T. S.. Mesa redonda: Educação Escolar Indígena: Diversidade e Sustentabilidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PECHINCHA, M. T. S.. Mesa redonda: Políticas Públicas para o ensino médio indígena: um balanço sobre as discussões ocorridas a partir de 2003. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
PECHINCHA, M. T. S.. O sujeito em trânsito. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PECHINCHA, M. T. S.. Rito e Territorialidade Kadiwéu. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PECHINCHA, M. T. S.. Os Kadiwéu e seus etnógrafos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PECHINCHA, M. T. S.. Os Kadiwéu e seus etnógrafos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PECHINCHA, M. T. S.. Resenha de VITENTI, Livia. Los pueblos indígenas americanos y la práctica del suicídio: uma reseña crítica. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2016. 152 p.. Brasília: DAN UnB, 2017 (Resenha).

2.
KRAHO, C. P. K. ; KRAHO, G. H. ; KRAHO, R. Y. ; KRAHO, D. ; KRAHO, R. ; KRAHO, J. ; PECHINCHA, M. T. S. . CROW JARẼN XÀ. Goiânia: UFG, 2011 (Organização).

3.
PECHINCHA, M. T. S.. RESENHA de RIDARDO, B & RICARDO, F. (orgs) Povos Indígenas do Brasil 2001/2005. Campo Grande: UCDB, 2007 (Resenha).

4.
PECHINCHA, M. T. S.; CARVALHO, J. J. . TV Escola/Salto para o futuro/Saberes indígenas e saberes africanos/Programa 3: Saberes Indígenas 2005 (Salto para o Futuro/TV Escola: saberes indígenas e saberes africanos).

5.
PECHINCHA, M. T. S.; RAMOS, M. N. . Anais do Seminário Políticas de Ensino Médio Indígena. Ministério da Educação, 2004 (Organização).

6.
PECHINCHA, M. T. S.. Os Kadiwéu e seus etnógrafos 1995 (Comunicação).

7.
Dulce Pedroso ; PECHINCHA, M. T. S. ; MADALENA, H. ; GRANADO, E. ; SILVEIRA, E. . Avá-Canoeiro: a terra, o homem, a luta. Goiânia-GO: UCG, 1989 (Livreto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PECHINCHA, M. T. S.. I Oficina para a discussão do Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio nas Comunidades Indígenas do Alto Rio Negro. 2005.

2.
PECHINCHA, M. T. S.. Assessoria á Diretoria de Ensino Médio/MEC para educação escolar indígena em nível médio. 2003.

3.
PECHINCHA, M. T. S.. Assessoria ao Projeto Indígena do Programa Pantanal. 2002.

4.
BRAGGIO, S. ; PECHINCHA, M. T. S. . Levantamento Sociolingüístico para o Projeto Documentação Análise e Descrição da Língua Xerente e Análise da Situação Sociolingüística. 1988.

Trabalhos técnicos
1.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Habitus. 2018.

2.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista ILHA. 2018.

3.
COLLACO, J. H. L. ; PECHINCHA, M. T. S. ; SOFIATI, F. . Reconhecimento de título em nível de mestrado em Antropologia Social. 2018.

4.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Tellus. 2017.

5.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista NUPEN. 2017.

6.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista TELLUS. 2017.

7.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais-RBCS. 2017.

8.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Anuário Antropológico. 2016.

9.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Tellus. 2016.

10.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer sobre livro EDUFMT. 2016.

11.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Habitus. 2016.

12.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Anuário Antropológico. 2015.

13.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Inter-Ação. 2015.

14.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a Pós ? Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2015.

15.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Espaço Ameríndio. 2015.

16.
PECHINCHA, M. T. S.. Pareceres para o Comitê de Ética da UFG. 2015.

17.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Anuário Antropológico. 2014.

18.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Sociedade e Cultura. 2014.

19.
PECHINCHA, M. T. S.. Pareceres para o Comitê de Ética da UFG. 2014.

20.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Tellus. 2013.

21.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a Ideias - Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2013.

22.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer para a revista Sociedade e Cultura. 2013.

23.
PECHINCHA, M. T. S.. Pareceres para o Comitê de Ética da UFG. 2013.

24.
PECHINCHA, M. T. S.. Aula de encerramento da 1ª etapa do Curso de Licenciatura Intercultural da UFG (para professores indígenas dos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão). 2007.

25.
PECHINCHA, M. T. S.. Membro e redatora do Grupo de Trabalho Interministerial para a proposição de Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Escolar Indígena. 2006.

26.
PECHINCHA, M. T. S.. Parecer sobre a participação de professores indígenas em concurso público no Amazonas. 2005.

27.
PECHINCHA, M. T. S.. Fortalecimento das escolas de ensino médio indígena. 2005.

28.
PECHINCHA, M. T. S.. Coordenação de pesquisas de diagnóstico do ensino médio indígena nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, espírito Santo, Bahia, Alagos, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Ceará. 2005.

29.
PECHINCHA, M. T. S.. Relatório de Identificação da TERRA INDÍGENA BATOVI, de ocupação tradicional dos índios WAURÁ. 1996.

30.
PECHINCHA, M. T. S.. Relatório de Identificação da TERRA INDÍGENA WAWI, de ocupação tradicional dos índios SUYÁ. 1996.

31.
PECHINCHA, M. T. S.. Pesquisa de campo na Terra Indígena Kadiwéu, de abril a julho de 1992 e setembro de 1992 a fevereiro de 1993. 1992.

32.
PECHINCHA, M. T. S.. Relatório de Levantamento de dados realizado na Terra Indígena AVÁ-CANOEIRO. 1989.

33.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVEIRA, E. . Relatório de Levantamento de dados históricos, populacionais e fundiários realizado na Terra Indígena KARAJÁ de Aruanã-GO. 1986.


Demais tipos de produção técnica
1.
KRAHO, C. P. K. ; KRAHO, D. ; KRAHO, G. H. ; KRAHO, I. W. ; KRAHO, R. Y. ; KRAHO, R. ; PECHINCHA, M. T. S. . CROW KWỲ JARẼN XÀ. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
PECHINCHA, M. T. S.. Mini curso para monitores interculturais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PECHINCHA, M. T. S.. Povos Indígenas do Araguaia-Tocantins. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PECHINCHA, M. T. S.. I Oficina para a discussão do Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio nas Comunidades Indígenas do Alto Rio Negro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PECHINCHA, M. T. S.. III Curso de Formação de professores Índios do Parque Indígena do Xingu. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PECHINCHA, M. T. S.. IV Curso de formação de professores Índios do Parque indígena do Xingu. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PECHINCHA, M. T. S.. II Curso de Formação de Professores Índios do Parque Indígena do Xingu. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PECHINCHA, M. T. S.. Coordenação do Projeto de Educação do Parque Indígena do Xingu. 1994. (Coordenação de Projeto).

9.
PECHINCHA, M. T. S.. Curso para Professores e Monitores Bilíngües da Área Indígena Xerente. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PECHINCHA, M. T. S.. I Encontro de Professores e Monitores Bilíngües Krahô, Apinajá e Xambioá. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PECHINCHA, M. T. S.; BARRETO FILHO, H.T.; TAVARES, F. M. M.. Participação em banca de Lídia Neira Alves Lacerda. ?Vocês fazem isso porque tem medo de nos ouvir?: Análise dos discursos do Estado quanto aos direitos indígenas diante da Usina Belo Monte. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA FILHO, M. F.; Oliveira, João Pacheco de; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Rafael Santana Gonçalves de Andrade. OS HUUMARI, O OBI E O HYRI: A CIRCULAÇÃO DOS ENTES NO COSMO KARAJÁ. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

3.
HERBETTA, A. F.; DIAS, L. O.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Mário Braz Manzi Muniz. A constituição da territorialidade no Quilombo Urbano do Jardim Cascata. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

4.
PINTO, J. P.; SOUZA, M. L. R.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Isabela Barbosa Freire. O jornal O Lar e a escrita de mulheres em Goiás: o entre-lugar das negociações e reiterações com o poder. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

5.
CORREA JUNIOR, S. R.; LIMA FILHO, M. F.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Marcus Bernardes de Oliveira Silveira. Nas margens do samba: um estudo sobre a ideologia do patrimônio. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

6.
PECHINCHA, M. T. S.; LIMA, R. A. C.; BORGES, M. I. S.. Participação em banca de Edson Luis da Silva Junior. O xamanismo revisitado: pensamentos etnológicos sobre magia e Natureza. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

7.
PECHINCHA, M. T. S.; LIMA, R. A. C.; BORGES, M. I. S.. Participação em banca de Edson Luiz da Silva Junior. Andragogia sobre a natureza. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

8.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, J. A. F.; MORAES, C. C. P.. Participação em banca de Robson Max de Oliveira Souza. Noções de saúde e doença na tradição de Orixá e o papel do sacrifício. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

9.
LIMA FILHO, M. F.; PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, F. A.. Participação em banca de Olívia Bini Pereira Rosa. O relógio de Lévi-Strauss: sobre o estatuto da materialidade natural na cosmologia nambiquara. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

10.
Pimenta, J.; PECHINCHA, M. T. S.; Cayón, L.. Participação em banca de Patrik Thames franco. Os terena, seus antropólogos, seus outros. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

11.
ZORZATO, Osvaldo; VASCONCELOS, C. A.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de João Flores. Muita terra para pouco índio? A formação de fazendas em território Kadiwéu (1950-1984). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

12.
ROCHA, L. M.; ARAUJO, A. M.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Ádria Borges Figueira Cerqueira. Exame de Qualificação sob o tema: Memória e identidade entre os Tapuios de Carretão. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

13.
PECHINCHA, M. T. S.; Canavarros, Otávio; COSTA, M. F.. Participação em banca de Valéria Nogueira Rodrigues. Os índios Kadiwéu no século XIX: alteridade, identidade e transculturação. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
MACIEL, Josemar de Campos; BRAND, Antonio Jacó; Ávila, V. F; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Yan Leite Chaparro. Exame de qualificação de dissertação sob o tema "O centro que vem até aqui". 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

15.
PECHINCHA, M. T. S.; CASTILHO, M. A.; MARINHO, M.; MALATIAN, T.. Participação em banca de Maria carolina de Miranda Simões. Desenvolvimento Local na cidade de Cassilândia: a festa do peão de boiadeiro e a construção da identidade e do sentimento de pertença. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

16.
PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R.; CARVALHO, J. J.. Participação em banca de Mariana de Lima e Silva. Pela persistência da diferença: desvendando o discurso dos que querem nos transformar numa nação monocromática. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

17.
CASTILHO, M. A.; MARINHO, M.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Maria Carolina de Miranda Simões. Exame de Qualificação sob o título: A identidade local na territorialidade de Cassilândia/MS como alternativa de Desenvolvimento Local: a cultura da festa do peão de boiadeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

18.
BRAND, Antonio Jacó; PECHINCHA, M. T. S.; MACIEL, Josemar de Campos. Participação em banca de Carlos Alberto José da Silva Filho. Exame de Qualificação: O poder do audiovisual como fator de desenvolvimento local na comunidade indígena Terena da aldeia Buriti em Sidrolândia-MS. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

Qualificações de Doutorado
1.
MACIEL, Josemar de Campos; PECHINCHA, M. T. S.; PEREIRA, Levi Marques; COLMAN, R.; BERNARDES, A.; SARMENTO, J.. Participação em banca de Yan Leite Chaparro. O mundo e o fim do mundo: palavras de rezadores e guerreiros Avá Guarani sobre o desenvolvimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
PECHINCHA, M. T. S.; COLLACO, J. H. L.; LIMA FILHO, M. F.. Participação em banca de Marcos Henrique Barbosa Ferreira. Paisagens e Fronteiras: desigualdades sociais e segregação espacial em Goiânia. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

3.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, J. A. F.; VIEIRA, S. A.. Participação em banca de Arthur Pires Amaral. COM O PEITO CHEIO DE PÓ: Adoecimento e Sofrimento Social entre trabalhadores do amianto em Minaçu (GO). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHA, L. M.; PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, M. A. V.. Participação em banca de Marcelo Henrique Ribeiro Borges. A Cruz de Juramidam; tramas diaspóricas na formação do Daime. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA FILHO, M. F.; PECHINCHA, M. T. S.; HIRANO, L. F. K.. Participação em banca de Pedro Nunes Britto Moreira. O sujeito de direito quilombola nas narrativas e representações kalunga. 2016 - Universidade Federal de Goiás.

3.
TAVARES, F. M. M.; LIMA, R. A. C.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Lidia Neira Alves Lacerda. A guerra chamada Belo Monte: Análise das estratégias do Estado e dos conflitos, através da judicialização dos direitos indígenas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GOMES, S. H. A.; DIAS, L. O.; PECHINCHA, M. T. S.; COSTA, D. P.. Participação em banca de Sckarleth Alves Martins. Ser mulher A'Wê-Xavante e o trabalho de existir: relações de poder e trajeivas de subjetivação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
COLLACO, J. H. L.; SOUZA, M. L. R.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Janaynne do Amaral. Punk is not ded: o vestuário das mulheres iranianas em Persépolis, de Marjane Satrapi. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

6.
PECHINCHA, M. T. S.; LIMA FILHO, M. F.; HERBETTA, A. F.. Participação em banca de Marcus Bernardes de Oliveira Silveira. Entre o Recôncavo e o sertão da Bahia: ideologia do patrimônio e sambas de roda. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SILVA, J. A. F.; PECHINCHA, M. T. S.; HERBETTA, A. F.. Participação em banca de Ariel david Ferreira. SAÚDE DOS HOMENS AKWẼ XERENTE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

8.
BRAZ, C.; PECHINCHA, M. T. S.; HIRANO, L. F. K.. Participação em banca de Kleber Lopes da Silva. Na Avenida: uma etnografia de encontros de motociclistas em Goiânia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

9.
LIMA, R. A. C.; PECHINCHA, M. T. S.; COLLACO, J. H. L.. Participação em banca de Claudia Peixoto cabral. Os dois lados do espelho: protestos de junho de 2013 e a construção do discurso de poder. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

10.
PECHINCHA, M. T. S.; LIMA FILHO, M. F.; LIMA, R. A. C.. Participação em banca de Mario Braz Manzi Muniz. A constituição do espaço quilombola no Jardim Cascata. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

11.
PECHINCHA, M. T. S.; TAMASO, I. M.; LIMA FILHO, M. F.. Participação em banca de Isabela Barbosa Freire. Onde está o ?outro? nos jornais: em busca de compreender as entrelinhas dos discursos manejados na construção de Goiânia-GO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

12.
LIMA, R. A. C.; PECHINCHA, M. T. S.; HERBETTA, A. F.. Participação em banca de Izadora Acypreste. SE MOVENDO POR TERRITÓRIO OS CAMINHOS TRAÇADOS PELA COMUNIDADE DE SANGRADOUROGRANDE PARA A GARANTIA DO TERRITÓRIO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

13.
GONCALVES, E.; PECHINCHA, M. T. S.; NUNES, J. H.. Participação em banca de Elismênnia Aparecida Oliveira. CONHECIMENTO FEMINISTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: REDES, CONFLUÊNCIAS E INTERSECÇÕES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

14.
PECHINCHA, M. T. S.; SOFIATI, F. M.; LIMA FILHO, M. F.. Participação em banca de Karla Teixeira Dias von Hauer. Reflexões antropológicas sobre religião e infância no aterro sanitário de aparecida de Goiânia. 2013.

15.
LIMA, R. A. C.; PECHINCHA, M. T. S.; RODRIGUES, C.. Participação em banca de Jordana Fernandes de Castro. Do rio João Leite para a Agrovila: deslocamento compulsório das famílias atingidas por um grande projeto. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA FILHO, M. F.; LIMA, N. C.; PECHINCHA, M. T. S.. Participação em banca de Pedro Henrique Saad.Narrativas fantásticas e o absurdo cotidiano: o discurso colonial como aprisionamento da alteridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

2.
RABELOL, F.; PECHINCHA, M. T. S.; CAMPOS, R. L. S.. Participação em banca de Raimundo Nonato da Silva Filho.A desterritorialização das interações interpessoais na era das redes e da internet móvel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, J. A. F.; SILVA, L. J.. Participação em banca de Arlindo Wdekrume Xerente.Alimento tradicional do povo Akwe. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

4.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, J. A. F.; SILVA, L. J.. Participação em banca de Gilmar antonio de Brito Xerente.Estudo do diabets entre os Akwe-Xerente: o caso da aldeia Funi -Sakrêpra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

5.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, J. A. F.; SILVA, L. J.. Participação em banca de Rogério Srone Xerente.O consumo de alimentos industrializados entre os Akwe. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Intercultural) - Universidade Federal de Goiás.

6.
PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R.; Machado, Bruno Amaral. Participação em banca de Regina Nascimento Ferreira.Povos Indígenas e a Reforma do Estado: tensões e desafios na construção de um modelo jurídico pluricultural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade de Brasília.

7.
PECHINCHA, M. T. S.; MEIRELLES, J. C. R.; CARVALHO, J. J.. Participação em banca de Sara Braga i Gaia.Fronteiras de isolamento e contato e política de proteção no Alto Envira/Acre. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PECHINCHA, M. T. S.; COLLACO, J. H. L.; VIEIRA, S. A.. Concurso para Professor Substituto. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
PECHINCHA, M. T. S.; TAMASO, I. M.; LIMA, R. A. C.. Banca de seleção de Doutorado. 2017. Universidade Federal de Goiás.

3.
RODRIGUES, C. I.; GARCES, C. L. L.; PECHINCHA, M. T. S.. Professor Adjunto área de Etnologia Indígena. 2015. Universidade Federal do Pará.

4.
HERBETTA, A. F.; PECHINCHA, M. T. S.; HENNING, C. E.. Banca de seleção de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG. 2015. Universidade Federal de Goiás.

5.
LIMA FILHO, M. F.; SILVA, T. C.; PECHINCHA, M. T. S.. Banca de seleção de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. 2015. Universidade Federal de Goiás.

6.
SOUZA, M. L. R.; PECHINCHA, M. T. S.; BRAZ, C.. Concurso para Professor Adjunto de Antropologia. 2014. Universidade Federal de Goiás.

7.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, L. J.; OLIVEIRA, C. C.; FERNANDES, L. R.. Processo Seletivo da Licenciatura Intercultural - vestibular. 2012. Universidade Federal de Goiás.

8.
PECHINCHA, M. T. S.; ROCHA, L. M.; Repetto, M.. Concurso para professor adjunto na área de etnologia indígena. 2011. Universidade Federal de Goiás.

9.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, C. L.; ROCHA, L. M.. Concurso para professor adjunto na área de etnologia indígena. 2011. Universidade Federal de Goiás.

10.
PECHINCHA, M. T. S.; LIMA, R. A. C.; Alvarez, G. O.. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS - mestrado acadêmico. 2010. Universidade Federal de Goiás.

11.
PECHINCHA, M. T. S.; FERREIRA, R.. Processo Seletivo da Licenciatura Intercultural - vestibular. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
PECHINCHA, M. T. S.; BRAZ, C.. Banca de seleção de monitoria. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
PECHINCHA, M. T. S.; BRAZ, C.; COLLACO, J. H. L.. Seleção de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
PECHINCHA, M. T. S.. Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás. 2011. Universidade Federal de Goiás.

4.
AMARAL, C. S. S.; PECHINCHA, M. T. S.; LAZARIN, M. A.. Seleção de monitor - área de Antropologia. 2009. Universidade Federal de Goiás.

5.
PECHINCHA, M. T. S.. Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco. 2008. Universidade Católica Dom Bosco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
56º Congreso Internacional de Americanistas. Como reconciliar as teorias do sujeito com o corpo perspectivista?. 2018. (Congresso).

2.
Encontro de cinema negro Zozimo Bulbul. 2018. (Encontro).

3.
Exposição Cerâmica Kadiwéu. Cerâmica kadiwéu. 2018. (Exposição).

4.
Trilhas, Rodas, Vozes e Memórias da Educação Indígena.As interfaces entre a educação e o suicídio nas comunidades karajá. 2016. (Encontro).

5.
IV Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais da UFG: Democracia e Ciências Sociais hoje - Desafios, controvérsias e perspectivas.A construção de conhecimento desafiador por acadêmicos/as indígenas na universidade brasileira.. 2015. (Simpósio).

6.
IX Congresso da Rede Latino-Americana de Antropologia jurídica. O suicídio karajá fora da lei: reflexões acerca da vinculação entre norma civilizatória e vontade de existir. 2015. (Congresso).

7.
Semana dos Povos Indígenas: Histórias, culturas e saberes indígenas na educação.O ensino das culturas e histórias indígenas na formação de professores.. 2015. (Outra).

8.
Seminário Universidade e Educação Intercultural Indígena: Experiências em diálogo, desafios para uma inclusão de qualidade, e construção de espaços para produção e trocas de saberes diversos.Os mais velhos indicam o caminho: a trilha da pesquisa de estudantes indígenas. 2015. (Seminário).

9.
Cosmopolíticas ameríndias.Políticas indígenas e indigenistas. 2014. (Seminário).

10.
Cosmopolíticas ameríndias.Políticas indígenas e indigenistas. 2014. (Seminário).

11.
Educação intercultural indígena: experiências em diálogo.É a escola indígena necessária?. 2014. (Seminário).

12.
I Congreso Cultura en América Latina: Prácticas significados y discusiones "En memoria de Stuart Hall. A imagem ruim dos Kadiwéu no filme que os defende: uma interrogação sobre o 'outro' verossímel no cinema crítico atual. 2014. (Congresso).

13.
III Simpósio Internacional de Ciências Sociais: a comparação nas Ciências Sociais,.O dentro e o fora num campo de forças: a construção da diferença no Estado-nação e para além dele. 2013. (Simpósio).

14.
I Seminário curso de especialização em educação intercultural e transdisciplinar: gestão pedagógica.Legislação atual de Educação escolar Indígena. 2013. (Seminário).

15.
Ciclo de Estdos e Debates: procedimentos éticos e a pesquisa em antropologia.Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. 2012. (Encontro).

16.
Ciclo de Estudos e Debates: procedimentos éticos e a pesquisa em antropologia.Observações sobre a participação de antropólogos no Comitê de ética da UFG. 2012. (Encontro).

17.
I Seminário Curso de Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar.Cosmologias e a construção de escolas interculturais. 2012. (Seminário).

18.
I Seminário Internacional sobre o Ensino de Português e Espanhol no âmbito do MERCOSUL.Educação Intercultural para Povos Indígenas no Brasil. 2012. (Seminário).

19.
VIII Congreso de la Red lationamericana de Antropologia Jurídica-RELAJU. Alegrar-se junto: discussões krahô sobre viver bem e a forma da justiça. 2012. (Congresso).

20.
63ª Reunião Anual da SBPC. Antropologia e educação intercultural: abertura da universidade aos povos indígenas. 2011. (Congresso).

21.
VII Conferência Sesquianual da SALSA - Society for the Anthropology of Lowland South America. Notas sobre os cantos krahô. 2011. (Congresso).

22.
Ciclo de conferências internacionais: a responsabilidade dos antropólogos e a autonomia dos sujeitos no México e no Brasil).Resistencia educativa zapatista: hacia una pedagogía de la liberación india?. 2010. (Outra).

23.
Aula Inaugural da Calourada de Ciências Sociais (Integral/Notorno).O campo de estudo da Antropologia. 2009. (Outra).

24.
II Reunião equatorial de Antropologia. A construção de um curso superior terena e kadiwéu. 2009. (Congresso).

25.
III Encontro de Acadêmicos Indígenas de Mato Grosso do Sul.Relato da observação do Encontro. 2008. (Encontro).

26.
Fórum O Indígena no Século XXI: Vislumbrando Horizontes Pluralistas.Educação Escolar Indígena. 2007. (Outra).

27.
II Seminário: Povos Indígenas e Sustentabilidade, Saberes e Práticas Interculturais na Universidade.Relatora. 2007. (Seminário).

28.
XIII Assembléia da Organização dos Professores Indígenas de Roaraima-OPIR.XIII Assembléia da Organização dos Professores Indígenas de Roraima-OPIR. 2006. (Outra).

29.
I Oficina para a discussão do Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio nas Comunidades Indígenas do Alto Rio Negro.I Oficina para a discussão do Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio nas Comunidades Indígenas do Alto Rio Negro. 2005. (Oficina).

30.
I Seminário sobre Políticas de Sustentabilidade nas Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul.I Seminário sobre Políticas de Sustentabilidade nas Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul. 2005. (Seminário).

31.
Seminário Estadual - Educação e Diversidade dos Povos Indígenas ? Mato Grosso.Seminário Estadual - Educação e Diversidade dos Povos Indígenas ? Mato Grosso. 2005. (Seminário).

32.
3ª Oficina sobre Educação Escolar Indígena da Paraíba e Seminário Políticas Públicas de Educação Escolar Indígena-Paraíba.Seminário Políticas Públicas de Educação Escolar Indígena-Paraíba. 2004. (Seminário).

33.
I Coferência Internacional de Educação Superior Indígena.I Conferência Internacional de Educação Escolar Indígena. 2004. (Outra).

34.
Seminário Educação Indígena, Diversidade Cultural e Sustentabilidade.Seminário Educação Indígena, Diversidade Cultural e Sustentabilidade. 2004. (Seminário).

35.
Seminário Nacional Políticas de Ensino Médio Para os Povos Indígenas.Seminário nacional: Políticas de Ensino Médio Para os Povos Indígenas. 2003. (Seminário).

36.
IX Jornadas sobre alternativas religiosas na América Latina. IX Jornadas sobre alternativas religiosas na América. 1999. (Congresso).

37.
XX Reunião Brasileira de Antropologia. XX Reunião Brasileira de Antropologia. 1996. (Congresso).

38.
XIX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais-ANPOCS. XIX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais-ANPOCS. 1995. (Congresso).

39.
PRIMER INTERCAMBIO ENTRE ORGANIZACIONES INDIGENAS DE BRASIL, BOLIVIA, ECUADOR Y COSTA RICA.Primer Intercambio entre Organizaciones Indigenas de Brasil, Bolivia, Ecuador y Costa Rica. 1994. (Encontro).

40.
Curso de Reciclagem de Professores e Monitores Bilingües da Área Indígena Karajá.Curso de Reciclagem de Professores e Monitores Bilingües da Área Indígena Karajá. 1988. (Outra).

41.
I Encontro de Professores e Monitores Bilingües Krahô, Apinajé e Xambioá.I Encontro de Professores e Monitores Bilingües Krahô, Apinajé e Xambioá. 1987. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, M. S. P. ; NAZARENO, E. . SEMINÁRIO O suicídio entre povos indígenas: estratégias culturalmente referenciadas de intervenção. 2017. (Outro).

2.
HENNING, C. E. ; PECHINCHA, M. T. S. ; MAINARDI, C. . Ciclo de palestras "Debates cerrados". 2015. (Outro).

3.
PECHINCHA, M. T. S.; Oliveira, Christiane C. . Seminário "Desafios da prática pedagógica em educação intercultural bilíngue". 2010. (Outro).

4.
PECHINCHA, M. T. S.. II Colóquio Internacional de Desenvolvimento Local Brasil-Canadá: desenvolvimento Local, sociodiversidade, biodiversidade. 2007. (Outro).

5.
PECHINCHA, M. T. S.. II Seminário: Povos Indígenas e Sustentabilidade, Saberes e Práticas Interculturais na Universidade. 2007. (Outro).

6.
PECHINCHA, M. T. S.. II Seminário: Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas. 2006. (Outro).

7.
PECHINCHA, M. T. S.. Oficina de introdução à informática e de produção de material didático específico de escolas indígenas de ensino médio. 2006. (Outro).

8.
PECHINCHA, M. T. S.. Os Povos Indígenas no Alto Solimões e a Educação Escolar: Construindo um Ensino Médio Específico. 2004. (Outro).

9.
PECHINCHA, M. T. S.. Os Povos Indígenas no Alto Rio Negro e a Educação escvolar: construindo um ensino médio específico. 2004. (Outro).

10.
PECHINCHA, M. T. S.. Os Povos Indígenas em Roraima e a Educação Escolar. 2004. (Outro).

11.
PECHINCHA, M. T. S.. Seminário Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Antonio Augusto Oliveira Gonçalves. Entre os Pataxó de Açucena: modo de vida e socialidade indígena no Parque Estadual do Rio Corrente (MG). Início: 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

2.
Rogério Santos dos Prazeres. Da etnopolítica à transformação epistêmica: a alternativa guarani e kaiwoá contra o genocídio no Mato Grosso do Sul. Início: 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Vilmar Martins Moura Guarany. Direito indigenista brasileiro: uma realidade jurídico constitucional. Início: 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

4.
Sckarleth Alves Martins. Saberes e sociabilidades insurgentes: a experiência dos estudantes indígenas nas universidades federais do Estado de Goiás. Início: 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

5.
Rosana Schmidt. As práticas alimentares e a construção de corpos saudáveis: um estudo das estratégias de produção de cuidado na socialidade xerente. Início: 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Arthur Pires Amaral. O amianto e suas vítimas: uma proposta de etnografia das percepções de risco e adoecimento em Minaçu-GO. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lídia Neira Alves Lacerda. ?Vocês fazem isso porque tem medo de nos ouvir?: Análise dos discursos do Estado quanto aos direitos indígenas diante da Usina Belo Monte. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

2.
Isabela Barbosa Freire. Jornal O Lar e a escrita de mulheres em Goiás: o entrelugar das negociações e reiterações com o poder. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

3.
Marcus Bernardes de Oliveira Silveira. Nas margens do samba: um estudo sobre a ideologia do patrimônio. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

4.
Mário Braz Manzi Muniz. Reencontro de trajetórias: a constituição da territorialidade no Quilombo Urnano do Jardim Cascata. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

5.
Edson Luiz da Silva Junior. O xamanismo revisitado: pensamentos etnológicos sobre magia e natureza. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

6.
Warley Borges de Miranda Costa. Desde nuestras miradas: a comunicação e a produção audiovisual indígena na Bolívia - construindo o Estado Plurinacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

7.
Calos Alberto José da Silva Filho. O audiovisual comofator de desenvolvimento local na comunidade indígena terena da aldeia Buriti em Sidrolândia-MS. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco, . Coorientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andre Felipe Pereira de Freitas. Contribuição antropológica à tematica e políticas públicas de economia solidária: uma análise crítica do projeto Sócias e sócios de empreeendiementos econômicos solidários SIES (2011-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

2.
Astrolange Aparecida de Oliveira. Comunidade Quilombola Urbana Jardim Cascata: invisibilidade, pra que te quero?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

3.
Isauro Krokrok Krahô. Histórias antigas krahô. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

4.
Renato Yahé Krahô. Sustentabilidade das festas krahô. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

5.
Dodanin Alves Pereira Krahô. Sustentabilidade das festas krahô. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

6.
Edson Luiz da Silva Junior. Xamanismo krahô. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

7.
Wildes Souza Andrade. Condições de socialidade e relações de gênero entre os Tapuios do Carretão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

8.
João Luiz Figueiredo Fracon Filho. A "comunidade imaginada" vista de fora: a nação na representação kaiowá e guarani. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

9.
Thiago Rodrigues Braga. Identidade Gótica no Parque Vaca Brava. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.

10.
Juvenil Cruz (Kadiwéu). O Posto Indígena Nalique e a política do SPI no período de 1940-1960. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Monica Thereza Soares Pechincha.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PECHINCHA, M. T. S.2016PECHINCHA, M. T. S.. Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena. Inter-ação (UFG. Online), v. 41, p. 373-398, 2016.

2.
PECHINCHA, M. T. S.2018PECHINCHA, M. T. S.; SILVA, M. S. P. . A experiência da ancestralidade na base da educação escolar int. Articulando e Construindo Saberes, v. 3, p. 355-373, 2018.


Livros e capítulos
1.
PECHINCHA, M. T. S.. Infância indígena e Direitos Humanos. In: Pimentel da Silva, M. S.; Borges, M. V. (Orgs.). (Org.). Educação Intercultural: experiências e desafios pedagógicos. 1ed.Goiânia: CEGRAF, 2013, v. , p. 1-.

2.
PECHINCHA, M. T. S.. Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. In: SILVA, Telma camargo da. (Org.). Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. 1ªed.Goiânia: FUNAPE/UFG/ABA, 2014, v. , p. 86-91.

3.
PECHINCHA, M. T. S.. Observações sobre a participação de antropólogos no Comitê de Ética da UFG. In: SILVA, Tema Camargo da (Org.). (Org.). Dossiê Ciclo de Estudos e Debates: Procedimentos Éticos e a Pesquisa em Antropologia. 1ªed.Goiânia: FUNAPE/UFG/ABA, 2014, v. , p. 27-31.


Apresentações de Trabalho
1.
PECHINCHA, M. T. S.. A construção da educação intercultural para os povos timbira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PECHINCHA, M. T. S.. A imagem ruim dos Kadiwéu no filme que os defende: uma interrogação sobre o 'outro' verossímel no cinema crítico atual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PECHINCHA, M. T. S.. Política indígena e indigenista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PECHINCHA, M. T. S.. É a escola indígena necessária?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PECHINCHA, M. T. S.. Os mais velhos indicam o caminho: a trilha da pesquisa de estudantes indígenas da UFG.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PECHINCHA, M. T. S.. Visões da etnologia sul-americanista sobre o suicídio entre povos indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PECHINCHA, M. T. S.. O estado da arte de pesquisas e abordagens teóricas sobre o tema do suicídio entre povos indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
KRAHO, C. P. K. ; KRAHO, D. ; KRAHO, G. H. ; KRAHO, I. W. ; KRAHO, R. Y. ; KRAHO, R. ; PECHINCHA, M. T. S. . CROW KWỲ JARẼN XÀ. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HENNING, C. E. ; PECHINCHA, M. T. S. ; MAINARDI, C. . Ciclo de palestras "Debates cerrados". 2015. (Outro).




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