Miguel Angelo Hemzo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3393118132304687
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em MPhil (Master of Philosophy) pela London Business School - University of London (1996), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Escola de Artes, Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing estratégico, marketing do luxo, marketing de serviços, comportamento do consumidor, comunicação e gestão de empresas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miguel Angelo Hemzo
Nome em citações bibliográficas
HEMZO, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo, Curso de Marketing, Área de Gestão de Marketing.
Av. Arlindo Bettio, 1000 Edificio I1 sala 301 E
Ermelindo Matarazzo
03828080 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30918737
URL da Homepage: http://www.each.usp.br/marketing.html


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Doutorado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Moderadores da preferência do consumidor entre marcas locais e globais, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Geraldo Luciano de Toledo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: estatégia de marcas globais; modelos de comportamento do consumidor; marketing global; etnocentrismo e cosmopolitismo; alto e baixo envolvimento; auto-imagem pública e privada.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Negócios Internacionais.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.
1992 - 1996
Mestrado em MPhil (Master of Philosophy)London Business School.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: THE MODERATING ROLE OF INVOLVEMENT, ETHNOCENTRISM AND SELF-CONSCIOUSNESS ON CONSUMERS'PREFERENCES BETWEEN GLOBAL AND LOCAL BRANDS ALONG THE FCB PRODUCT CATEGORIES GRID,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Patrick T Barwise.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alto e baixo envolvimento; auto-imagem pública e privada; etnocentrismo e cosmopolitismo; estatégia de marcas globais; marketing global; modelos de comportamento do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Negócios Internacionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
1989 - 1992
Mestrado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O posicionamento estratégico de marketing em grandes empresas alimentícias: um estudo exploratório,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: jose afonso mazzon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: posicionamento estrategico; marketing estratégico; estratégia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
1983 - 1986
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gerencia de Produtos.
Orientador: Dilson Gabriel dos Santos.
1977 - 1984
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Luxury Brand Management, ministrado pelo francês Sebastien Santos. (Carga horária: 8h).
Camara de Comercio França-Brasil, CCFB, Brasil.
2016 - 2016
GoToWebinar - Markstrat Durable Goods (Web) - SA. (Carga horária: 2h).
StratX, STRATX, Estados Unidos.
2006 - 2006
Analise Exploratoria de Dados Utilizando o Statist. (Carga horária: 6h).
Statsoft South America, STATSOFT, Brasil.
2002 - 2002
Jornada de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2001 - 2001
Negotiating Effectively. (Carga horária: 12h).
Business School São Paulo, BSP, Brasil.
1987 - 1987
Gerência de Produtos. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo, EACH/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

Atividades

2/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Marketing, .

2/2005 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Simulada de Marketing Estratégico
Marketing de Serviços
Comportamento do Consumidor
Fundamentos da Comunicação
Fundamentos de Marketing
Gestão de Comunicação Integrada de Marketing
Resolução de Problemas I
Resolução de Problemas II
2/2016 - 8/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Marketing, .

Cargo ou função
Conselho de Area - Ciencias Sociais Aplicadas CA7.
10/2012 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Marketing, .

Cargo ou função
Membro Titular da CoC de Marketing.
12/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Marketing, .

Cargo ou função
Membro suplente de comissão coordenadora do curso de Marketing - mandato 2009 - 2010.
3/2006 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Sistemas de Informação, .

Cargo ou função
Membro suplente da comissão de coordenação do curso de Sistema de Informações.
3/2006 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ciclo Básico, .

Cargo ou função
Membro Titular de comissão coordenadora do Ciclo Básico - mandato 2006-2009.

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador N1, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

3/2000 - 11/2001
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing I
Administração de Marketing II
Administração de Marketing III
5/1991 - 12/1991
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São, FEA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor credenciado na CPG, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor credenciado na CPG FEA-USP

Atividades

5/2005 - 5/2008
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Global

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 4

Atividades

3/1991 - 9/1992
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing
Pesquisa Aplicada de Marketing

Associação de Ensino de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

8/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Planejamento Estratégico da Unaerp, .

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
3/2002 - 12/2002
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Comunicação Integrada
3/2002 - 12/2002
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing para Produtos e Serviços de Nutrição
3/2002 - 12/2002
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Global
3/2002 - 12/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços
Administração de Marketing I
Administração de Marketing II
Administração de Marketing III
Administração Estratégica

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

3/1998 - 5/2000
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing I
Administração de Marketing II
Administração de Marketing III
3/1998 - 5/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração de Barretos, Comitê de Implantação do Curso de Administração de Empresas.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.

Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, SAO CAMILO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 4

Atividades

9/2004 - 12/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing II
Criatividade Aplicada a Marketing

Coopercitrus Industrial Frutesp S A, COOPERCITRUS, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerentes de Produtos, Carga horária: 40

Atividades

10/1986 - 9/1987
Direção e administração, Departamento de Marketing, Gerencia de Produtos.

Cargo ou função
Gerente de Produtos.

Cp Computadores Pessoais Grupo Prológica, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Planejamento de Marketing, Carga horária: 40

Atividades

1/1985 - 11/1985
Direção e administração, Diretoria de Planejamento de Marketing, Departamento de Planejamento de Marketing.

Cargo ou função
Assistente de Planejamento de Marketing.

Instituto Educacional Oswaldo Quirino, FAOC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ingressante, Carga horária: 4

Atividades

2/2004 - 2/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing I
8/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Pós Graduação, Administração.

Atividade de extensão realizada
Gestão de Marketing.

Scopus Tecnologia - Matriz, SCOPUS, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Mercado Pleno, Carga horária: 40

Atividades

12/1985 - 10/1986
Direção e administração, Departamento de Análise de Mercado, Gerencia de Análise de Mercado.

Cargo ou função
Analista de Mercado Pleno.

Sociedade Educadora Montessori, FAMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

3/2002 - 6/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing I
Administração de Marketing II
Administração de Marketing III
3/2002 - 6/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Implantação do Curso de Administração de Empresas, Curso de Administração de Empresas.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.

Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2/1998 - 12/1998
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing


Linhas de pesquisa


1.
Uso de Jogos de Empresa como ferramenta andragógica no ensino de Marketing

Objetivo: avaliação de software de simulação no ensino de Marketing, processos de aprendizagem, avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem; marketing estratégico; Vantagens competitivas; modelos de comportamento do consumidor.
2.
Marketing de Serviços

Objetivo: Decisões do composto de marketing de serviços (ponto, preço, promoção, produtos, processos, pessoas, paisagem de serviço) Comportamento do consumidor de serviços (processos de decisão de consumo, características do consumidor de serviços, satisfação e fidelização).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Estratégia Empresarial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Varejo.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Comércio varejista.
Palavras-chave: marketing estratégico; Marketing de Serviços; Métricas de Marketing; modelos de comportamento do consumidor; Varejo.
3.
Marketing do Luxo

Objetivo: Gestão do marketing de produtos e serviços de luxo; decisões do composto de marketing (ponto, preço, promoção, produtos, processos, pessoas, ambiente, produtividade) Comportamento do consumidor de luxo: processos decisórios de consumo, segmentação do mercado Conceito e medidas do luxo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Estratégia Empresarial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comunicação.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado; Comércio varejista.
Palavras-chave: estratégia; Marketing do Luxo; Gestão de Empresas; Marketing de Serviços de Luxo; modelos de comportamento do consumidor; marketing estratégico.
4.
Estudo das relações de consumo


Membro de corpo editorial


2011 - 2015
Periódico: COMUNI@CCIÓN: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo
2010 - 2013
Periódico: REMark. Revista Brasileira de Marketing
2010 - 2014
Periódico: PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia
2010 - Atual
Periódico: REGE. Revista de Gestão USP
2010 - 2012
Periódico: Estudos (Marília)
2010 - 2011
Periódico: Revista Hospitalidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Estratégia Empresarial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Doutor em Administração, FEA/USP.
1996
Master of Philosophy, London Business School, University of London.
1992
Mestre em Administração, FEA/USP.
1986
Bacharel em Administração de Empresas, Faculdade de Economia e Administração da USP.
1984
Engenheiro Civil, Escola Politécnica da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAMBUY, L R2014BAMBUY, L R ; ANDRADE, Josmar ; HEMZO, M. A. . A CAPTURA DE VALOR DAS MARCAS LÍDERES PELAS MARCAS PRÓPRIAS. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE SEMELHANÇA DE EMBALAGENS. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 64-79, 2014.

2.
ANDRADE, Josmar2011ANDRADE, Josmar ; HEMZO, M. A. ; MAZZON, José Afonso . Quatro décadas persuadindo leitores: uma aplicaçao do ELM no estudo do uso de rotas centrais e periféricas em anúncios impressos de Veja. COMUNI@CCIÓN: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo, v. 2, p. 16-26, 2011.

3.
HEMZO, M. A.2011HEMZO, M. A.; ANDRADE, Josmar ; DOS SANTOS, R. M. . O desenvolvimento do setor artesanal paulista: uma análise crítica da sua qualificação gerencial. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 1, p. 2-2, 2011.

4.
HEMZO, M. A.2008HEMZO, M. A.; FREDERICO, Elias . O Que É Pesquisa de Marketing. AntennaWeb, v. 4, p. 1-8, 2008.

5.
HEMZO, M. A.2008HEMZO, M. A.; FREDERICO, Elias . O Que É Comportamento do Consumidor. AntennaWeb, v. 4, p. 1-8, 2008.

6.
Khauaja, Daniela Motta R2007Khauaja, Daniela Motta R ; HEMZO, M. A. . Marca Brasil: ficção ou realidade? uma análise das iniciativas da APEX-Brasil para a construção da marca Brasil. Internext (São Paulo), v. 2, p. 75-96, 2007.

7.
HEMZO, M. A.2006 HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz . Jogos de Empresas com Foco em Marketing Estratégico: uma análise fatorial da percepção dos participantes. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo), Sao Paulo - SP, v. 7, n.20, 2006.

8.
HEMZO, M. A.2006HEMZO, M. A.; SANCHES PADULA, Roberto . Lojas de Museu e suas sinergias com a experiência da visita: comprando o serviço completo. Revista Hospitalidade, Sao Paulo SP, v. III, n.n.1, 2006.

9.
HEMZO, M. A.2005HEMZO, M. A.. Jogos de simulação estratégica de marketing - uma análise de seu uso como ferramenta andragógica no ensino de administração. Estudos (Marília), v. 9, p. 9, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HEMZO, M. A.. Manual de Marketing e Vendas. 1. ed. São Paulo: DCL, 2014. v. 1.

2.
LOVELOCK, Christopher ; WIRTZ, Jochen ; HEMZO, M. A. . Marketing De Servicos - Pessoas, Tecnologia E Estrategia. 7. ed. São Paulo: Pearson Education, 2011. v. 1. 544p .

3.
Juliana Lambert ; HEMZO, M. A. . Pesquisa em negócios. 1. ed. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010. v. 1. 176p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HEMZO, M. A.. Integrando os dez Ps do Marketing para o sucesso nos negócios. Luxus Magazine, 01 jul. 2017.

2.
HEMZO, M. A.; HEMZO, L. F. . A metafora do teatro nos serviços de luxo. LuxuryLab, 01 fev. 2016.

3.
HEMZO, M. A.; HEMZO, L. F. . O que o marketing do luxo tem de diferente do marketing tradicional. LuxuryLab, 01 jan. 2016.

4.
HEMZO, M. A.. Os paradoxos do Luxo Contemporâneo. Luxus Magazine, 01 jun. 2015.

5.
HEMZO, M. A.. Você conhece HENRY?. Luxus Magazine, 01 fev. 2015.

6.
HEMZO, M. A.. Luxo e a internet. Luxus Magazine, 01 set. 2014.

7.
HEMZO, M. A.. A importância do servicescape para o marketing de luxo. Luxus Magazine, 01 maio 2014.

8.
HEMZO, M. A.. Criando vínculos através do marketing do luxo. Luxus Magazine, 01 mar. 2014.

9.
HEMZO, M. A.. Afinal, o que é luxo. Luxus Magazine, 01 jul. 2013.

10.
HEMZO, M. A.. Pessoas O grande Patrimonio das Empresas. Luxus Magazine, 01 maio 2013.

11.
HEMZO, M. A.. Os desafios do marketing no mercado do luxo. Luxus Magazine, , v. 1, 01 mar. 2013.

12.
HEMZO, M. A.. Afinal, o que é o novo luxo. Luxus Magazine.

13.
HEMZO, M. A.. Segmentação do mercado jovem de consumidores de luxo. Luxus Magazine.

14.
HEMZO, M. A.. Marketing do luxo para ambientes em transição. Cavalucce Magazine.

15.
HEMZO, M. A.. A importância do treinamento continuo na capacitação para atendimento de excelência no mercado do luxo. Luxus Magazine.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HEMZO, M. A.; HEMZO, L. F. . A general theory of luxury: How Magic, Power, Success and the Individualism shaped today?s luxury?. In: XXI SEMEAD, 2018, Sao Paulo, SP. Anais do XXI SEMEAD, 2018.

2.
HEMZO, M. A.; HEMZO, L. F. . O CONSUMIDOR MASCULINO DE MODA DE LUXO: ANÁLISE DOS INTERESSES, OPINIÕES E ATIVIDADES. In: III CIMODE 3rd International Fashion and Design Congress, 2016, Buenos Aires, Argentina. III CIMODE, 2016.

3.
HEMZO, M. A.; Fernando Dantas Manoel . Tendências do eLuxury: Como o luxo está entrando na Internet. In: XIII SEMEAD - Seminários de Administração FEA/USP, 2010, Sao Paulo. Anais do XIII SEMEAD - Seminários de Administração FEA/USP, 2010.

4.
HEMZO, M. A.; Juliana Ferreira Augusto . Gastronomia de Luxo - Entendendo as motivacoes de consumo. In: XXXIV ENANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV ENANPAD, 2010.

5.
HEMZO, M. A.; Ana Paula De Oliveira Silva . Um Estudo Exploratório do Novo Luxo: Fatores e Segmentos de Valores e Motivações dos Consumidores. In: XXXIII EnANPAD 2009 Encontro Nacional da ANPAD, 2009, Sao Paulo. Anais do XXXIII EnANPAD 2009 Encontro Nacional da ANPAD, 2009.

6.
HEMZO, M. A.; MENNA IBEDI, Luana . Indice de Sentimento Em Relação ao Marketing. In: III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2009, Sao Paulo. Anais do III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2009.

7.
HEMZO, M. A.; MENNA IBEDI, Luana . Índice de Sentimento em Relação Ao Marketing: Medindo Para Gerenciar. In: XI SEMEAD, 2008, Sao Paulo. XI SEMEAD, 2008.

8.
HEMZO, M. A.; Khauaja, Daniela Motta R . MARCA BRASIL: FICÇÃO OU REALIDADE? UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS DA APEX-BRASIL PARA A CONSTRUÇÃO DA MARCA BRASIL. In: II Simpósio Internacional de Administração e Marketing e IV Congresso de Administração da ESPM, 2007, Sao Paulo. II Simpósio Internacional de Administração e Marketing e IV Congresso de Administração da ESPM, 2007.

9.
HEMZO, M. A.; CARVALHO DE MELLO, Willian Maximiniano . Self-image Study of Pregnant Consumers: An Approach from the Clothing Acquisition Point of View. In: THE 13. European Institute of Retailing and Services Studies (EIRASS) Conference, 2006, Budapest. Annals of the 13. EIRASS Conference, 2006.

10.
HEMZO, M. A.; SANCHES PADULA, Roberto . The Visitor's Experience, Services Marketing and the Museum Shop. In: The13. European Institute of Retailing and Services Studies (EIRASS) Conference, 2006, Budapest. Annals of the 13. EIRASS Conference, 2006.

11.
QUEIROZ, Mauricio Jucá de ; NAKAGAWA, Sandra Sayuri Yamashita ; HEMZO, M. A. . Sandálias Havainas - Estratégia de Internacionalização. In: IX SEMEAD FEA-USP, 2006, Sao Paulo. Anais do IX SEMEAD FEA-USP, 2006.

12.
HEMZO, M. A.; ALVAREZ, F. J. S. M. . The impact of a shopping center mall implementation over the neighboring community: a study of entrepreneurs and consumer behaviour. In: XIII EIRAS, 2006, Budapest. XIII EIRAS, 2006.

13.
HEMZO, M. A.. The Museum As Source of Leisure and Knowledge - The Visitor's Learning Experience. In: 13th International Conference on Retailing and Consumer Services Science, 2006, Budapest. Anals of the 13th International Conference on Retailing and Consumer Services Science, 2006.

14.
HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz . Jogos de simulação estratégica de marketing - uma alternativa andragógica no ensino de administração. In: VIII SEMEAD FEA-USP, 2005, Sao Paulo SP. Anais do VIII SEMEAD FEA-USP, 2005.

15.
HEMZO, M. A.. Global Brands - When do they have value for the consumer?. In: CLADEA 1999, 1999, Puerto Rico. ANALS of CLADEA 1999, 1999.

16.
HEMZO, M. A.. Técnicas Estratégicas - Características, Aspectos Comuns e Relacionamentos. In: XII SLADE, 1999, Sao Paulo. XII SLADE, 1999.

17.
HEMZO, M. A.. Escolhendo Seu Candidato: Considerações Sobre O Comportamento de Decisão de Voto. In: XV ENANPAD, 1992, Canela. XV ENANPAD, 1992.

18.
TOLEDO, Geraldo Luciano ; HEMZO, M. A. . O Processo de Posicionamento e o Marketing Estratégico. In: XIV ENANPAD, 1991, Belo Horizonte. XV ENANPAD, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
HEMZO, M. A.. Marketing para Negocios do Luxo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HEMZO, M. A.. Marketing para Negocios do Luxo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HEMZO, M. A.. Marketing para Negocios do Luxo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Khauaja, Daniela Motta R ; HEMZO, M. A. . Mercado do Luxo: Desafios, Oportunidades e Aprendizagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HEMZO, M. A.. O Mercado do Luxo no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HEMZO, M. A.; Lipovetsky, G . World of Luxury. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HEMZO, M. A.. Marketing Hoje e o Mercado do Conhecimento e da Criatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
HEMZO, M. A.. Ciclo Etapa de Orientação - Marketing. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
HEMZO, M. A.. Ecogastronomia. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

2.
HEMZO, M. A.. Novos concorrentes e suas estratégias no mercado brasileiro. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

3.
HEMZO, M. A.. Recursos e competencias para alavancar a exploração e oportunidades de mercado. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

4.
HEMZO, M. A.. Disputa em um mercado fragmentado: como atingir o público infantil e adolescente. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

5.
HEMZO, M. A.. Revistas segmentadas de luxo: como atingir um segmento de alto crescimento. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de Caso).

6.
HEMZO, M. A.. Concorrência no mercado de móveis para clientes de alto poder aquisitivo. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

7.
HEMZO, M. A.. Cafés especiais no país do café. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

8.
HEMZO, M. A.. Brasileiros e automóveis: um relacionamento muito antigo. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

9.
HEMZO, M. A.. Responsabilidade social: como as empresas brasileiras estão assumindo sua parte. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

10.
HEMZO, M. A.. Consumo ecológico: uma tendência que veio para ficar. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).

11.
HEMZO, M. A.. Técnicas alternativas de análise competitiva de mercado em empresas brasileiras. Sao Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010 (Estudo de caso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HEMZO, M. A.. Implantação da Comissao de Avaliação CA7 EACH USP. 2016.

2.
HEMZO, M. A.. Revisão e reestruturação da grade curricular do curso de Marketing da USP Leste. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Marketing REMARK - Publicação da UNINOVE. 2017.

2.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Midia PMKT. 2017.

3.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do XI Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2017.

4.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XX SEMEAD - Seminários em Administração. 2017.

5.
HEMZO, M. A.. I Congresso Internacional de Negocios da Moda. 2017.

6.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista de Gestão REGE da FEA-USP. 2017.

7.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do X Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2016.

8.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XIX SEMEAD - Seminários em Administração. 2016.

9.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do XI Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2015.

10.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XVIII SEMEAD - Seminários em Administração. 2015.

11.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do VIII Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2014.

12.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XVII SEMEAD - Seminários em Administração. 2014.

13.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Midia PMKT. 2013.

14.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XVI SEMEAD - Seminários em Administração. 2013.

15.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Marketing REMARK - Publicação da UNINOVE. 2012.

16.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Midia PMKT. 2012.

17.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista de Gestão REGE da FEA-USP. 2012.

18.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2012.

19.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2012.

20.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XV SEMEAD - Seminários em Administração. 2012.

21.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Marketing REMARK - Publicação da UNINOVE. 2011.

22.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Midia PMKT. 2011.

23.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista de Gestão REGE da FEA-USP. 2011.

24.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2011.

25.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Hospitalidade - Publicação da Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi. 2011.

26.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2011.

27.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XIV SEMEAD - Seminários em Administração. 2011.

28.
HEMZO, M. A.. Revisão técnica da tradução do livro Marketing Strategy and Competitive Positioning, HOOLEY, Graham, PIERCY, Nigel F, NICOULAUD, Brigitte, Prentice-Hall, ISBN 978-0-273-70697-7. 2010.

29.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XIII SEMEAD - Seminários em Administração. 2010.

30.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Hospitalidade - Publicação da Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi. 2010.

31.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2010.

32.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Marketing REMARK - Publicação da UNINOVE. 2010.

33.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista de Gestão REGE da FEA-USP. 2010.

34.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Midia PMKT. 2010.

35.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do V Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2010.

36.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos de Administração de Marketing do VII Congresso de Administração da ESPM. 2010.

37.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XII SEMEAD - Seminários em Administração. 2009.

38.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Hospitalidade - Publicação da Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi. 2009.

39.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2009.

40.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista de Gestão REGE da FEA-USP. 2009.

41.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Midia PMKT. 2009.

42.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do XI SEMEAD - Seminários em Administração. 2008.

43.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Hospitalidade - Publicação da Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi. 2008.

44.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2008.

45.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista de Gestão REGE da FEA-USP. 2008.

46.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do X SEMEAD - Seminários em Administração. 2007.

47.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Hospitalidade - Publicação da Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi. 2007.

48.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2007.

49.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Hospitalidade - Publicação da Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi. 2006.

50.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do IX SEMEAD - Seminários em Administração. 2006.

51.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2006.

52.
HEMZO, M. A.. Parecerista dos trabalhos do VIII SEMEAD - Seminários em Administração. 2005.

53.
HEMZO, M. A.. Membro da Comissão Editorial da Revista Estudos - Publicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Marília. 2005.

54.
HEMZO, M. A.; SANTOS, Dilson Gabriel dos . Revisão técnica da tradução do livro A Invasão Japonesa, de W. Carl Kester, ISBN. 8534600546, Editora Makron Books. 1993.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HEMZO, M. A.. O mercado do luxo no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
HEMZO, M. A.. Marketing e Luxo no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
HEMZO, M. A.. Marketing do Luxo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
HEMZO, M. A.. Marketing de Serviços. 2016; Tema: Marketing de Serviços. (Rede social).

2.
HEMZO, M. A.. Marketing para negocios do luxo. 2016; Tema: Marketing do Luxo. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
HEMZO, M. A.. Marketing para o Negocio do Luxo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HEMZO, M. A.. Antecipar estoque é nova arma para atender demanda por luxo. 2010. (Entrevista).

3.
HEMZO, M. A.. Senhores Universitários. 2006. (Entrevista Internet).

4.
HEMZO, M. A.. Sem cartazes e outdoors, 2006 marca nova etapa na corrida eleitoral. 2006. (Entrevista Internet).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SARFATI, G.; HEMZO, M. A.; GUISSONI, L. A.. Participação em banca de Carolina Bonesso Vitorino. Avaliação da Eficiencia de Anuncios no Instagram: Um experimento no "Deposito da Lingerie". 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão para a competividade) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
HEMZO, M. A.. Participação em banca de MELISSA AKEMI CASAGRANDE YAMAWAKI. THE MILLENNIALS LUXURY BRAND ENGAGEMENT ON SOCIAL MEDIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

3.
HEMZO, M. A.; MENDES FILHO, L. A. M.; SANTOS, G. E. O.; CORREA, C. H. W.. Participação em banca de Mariana Consoni Rubio. Business Intelligence em redes hoteleiras no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Turismo) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo.

4.
HEMZO, M. A.; ADAMI, Antonio; LONGHI, Carla. Participação em banca de Luis Claudio Taya de Araujo. Novas Configurações Midiáticas na Cidade de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

5.
HEMZO, M. A.. Participação em banca de Maria Isabel Galvão de França. Tatuagem de Papel ? Outdoor e as Relações Com A Esfera Pública e Privada. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

6.
HEMZO, M. A.; REGO, Raul Amaral; SANSOLO, Davis Gruber. Participação em banca de Fiorella Del Bianco. A comunicação em destinações de Ecoturismo sob a ótica do Marketing Verde: um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Faculdade Anhembi Morumbi.

7.
HEMZO, M. A.; SANSOLO, Davis Gruber; REGO, Raul Amaral. Participação em banca de Rodrigo Burkowski. Estudo das relações entre a recepção da qualidade do serviço e hospitalidade na Rodoviária: Um estudo de caso no Terminal Rodoviário do Tietê. 2005. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Faculdade Anhembi Morumbi.

8.
HEMZO, M. A.; CRESCITELLI, Edson; TOLEDO, Geraldo Luciano. Participação em banca de Abrão Caro. Fatores criticos no comportamento do consumidor online - um estudo exploratorio. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Administração) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São.

9.
MAZZON, José Afonso; BAPTISTELLA FILHO, Humberto; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos; HEMZO, M. A.. Participação em banca de Marcos Praxedes da Silva. Estudo da Associação entre Técnicas de Aprendizagem e Índices de Recall de Comerciais de Televisão. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Administração) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São.

10.
HEMZO, M. A.; REGO, Raul Amaral; SANSOLO, Davis Gruber. Participação em banca de Erica de Souza Franco. Marketing Estratégico para sub-culturas: um estudo sobre hospitalidade e gastronomia vegetariana em restaurantes da cidade de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Faculdade Anhembi Morumbi.

11.
HEMZO, M. A.; SANTOS, Ruthberg dos; VILAS BOAS, Maria Alice. Participação em banca de Carlos Alberto Chiurcho. Gestão de Caixa: Um Estudo da Empresa Valor Econômico S.A.. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
HEMZO, M. A.; ALYRIO, Rovigati Danilo; SANTOS, Ruthberg dos. Participação em banca de Luiz Carlos Cruz. A Logística como Fator de Competitividade para Empresas de Pequeno e Médio Porte: Um Estudo da Logística Empresarial como Fator de Agregação de Valor ao seu Funcionamento no Mercado. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Administrativas e Contábeis) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
HEMZO, M. A.; SANTOS, Ruthberg dos; SOUZA NETO, Silvestre Prado de. Participação em banca de Célia Regina de Azevedo Ricota Silveira. Uma Análise sobre Crescimento e Desenvolvimento da Balança Comercial Brasileira no Primeiro Semestre de 2003. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Administrativas e Contábeis) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
HEMZO, M. A.; TOLEDO, Geraldo Luciano; SERRALVO, Francisco Antonio; STREHLAU, Vivian Iara; CRESCITELLI, Edson. Participação em banca de Daniela Motta Romeiro Khauaja. Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: estudo com franqueadoras brasileiras. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração - PPGA FEA USP) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CASAS, A. L. L.; IKEDA, A. A.; VASCONCELLOS, M. P. C.; HEMZO, M. A.. Participação em banca de Paula Maximo Torres. O desafio da logistica de alimentos: um estudo de caso da cadeia de distribuicao de chocolates na cidade de Sao Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HEMZO, M. A.. Participação em banca de Thais Oliveira Barbosa.Associação das Cores nas Embalagens de Alimentos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Ribeirão Preto.

2.
HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz. Participação em banca de Aline Nunes de Carvalho.Projeto de Plano de Comunicação de Marketing. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Ribeirão Preto.

3.
HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz. Participação em banca de Lygia Maria do Prado Loboschi.Marketing Verde. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Ribeirão Preto.

4.
HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz. Participação em banca de Silvana Andrade dos Santos.Responsabilidade Social e discriminação de preços de bens duráveis de consumo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Ribeirão Preto.

5.
HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz. Participação em banca de Tatiana de Cássia Brich.Fidelização de clientes no segmento de construção civil e decoração na cidade de Ribeirão Preto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Ribeirão Preto.

6.
HEMZO, M. A.; LEPSCH, Sérgio Luiz. Participação em banca de Alexandre Castanheira Gomes Davi e Silva.As transformações recentes na atividade de representação comercial de produtos siderúrgicos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Ribeirão Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HEMZO, M. A.; MACHADO, S. K.; FREIRE, D. A. L.. Membro Titular Externo de concurso publico para processo seletivo de contratacao de professor substituto Edital FAGEN 010/2015. 2015. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
HEMZO, M. A.. Membro Titular e presidente de Concurso Publico para Contratacao de professor temporario, no curso de Marketing. 2015. Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP.

3.
HEMZO, M. A.. Membro Titular e presidente de Concurso Publico para Contratacao de RDIDP ? MS3, no curso de Marketing. 2014. Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo.

4.
HEMZO, M. A.; SCHULER, Maria; STREHLAU, Suzane; SPERS, Eduardo Eugênio; MENDES TEIXEIRA, Maria Luisa. Membro Titular de Concurso Publico para Contratacao de RTC ? MS3, no curso de Marketing. 2010. Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo.

5.
HEMZO, M. A.. Membro Titular de Concurso Publico para a Contratação de RDIDP ? MS3, no curso de Ciências das Atividades Físicas. 2008. Universidade de São Paulo.

6.
HEMZO, M. A.. Membro Titular de Concurso Publico para Contratacao de RTC ? MS3, no curso de Marketing. 2008. Universidade de São Paulo.

7.
HEMZO, M. A.. Membro Titular de Concurso Publico para Contratacao de RTC ? MS3, no curso de Marketing. 2008. Universidade de São Paulo.

8.
HEMZO, M. A.; SILVA, Carlos Eduardo Sanches da; ROWLER, Fabio Roberto; ROSSI, George Benidelli. Membro Titular de Concurso público para a Classe de Professor Adjunto, área Administração e Empreendedorismo, do Instituto de Produção e Gestão, da Universidade Federal de itajubá. 2005. Universidade Federal de Itajubá.

Outras participações
1.
HEMZO, M. A.. XV Competição de Resolucao de Casos FEA Jr. 2011. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

2.
HEMZO, M. A.; ROSSI, George Benidelli; URDAN, Flavio; BATISTA, Leandro Leonardo; TEIXEIRA, Maria Luiza Mendes. Membro Titular de Banca de Processo Seletivo para a contratação de 01 docente categoria MS-3 Professor Doutor em RTC, no curso de Marketing, área de Gestao de Pesquisa e Informações de Marketing, edital EACH 23/2006. 2006. Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo.

3.
HEMZO, M. A.. Membro Suplente de Banca de Processo de Seleção de Professor MS-3 em RDIDP, no curso de marketing, área Gestao de Pesquisa e Informações de Marketing, edital EACH 71/2005, EACH-USP. 2005. Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Gifting Premium.Comportamento do consumidor e segmentação no mercado do luxo. 2018. (Simpósio).

2.
Seminarios CCFB: Louis Vuitton - A Experiência além do Consumo de Luxo. 2018. (Seminário).

3.
Seminarios PSC: III Forum Experience de Eventos e Live Marketing. 2018. (Seminário).

4.
Seminarios PSC: III Forum Gastronomia de Luxo. 2018. (Seminário).

5.
The Marketing Luxury Council: O Pós Luxo. 2018. (Encontro).

6.
XXI SEMEAD - Seminários de Administração FEA/USP.A general theory of luxury_ How Magic, Power, Success and the Individualism shaped today?s luxury. 2018. (Seminário).

7.
Seminarios CCFB: A magia da Disney. 2017. (Seminário).

8.
Seminarios CCFB: Fashion Law. 2017. (Seminário).

9.
Seminarios CCFB: Hotelaria de Luxo. 2017. (Seminário).

10.
Seminarios PSC: Atendimento no mercado do luxo. 2017. (Seminário).

11.
Seminarios PSC: Imoveis de Luxo. 2017. (Seminário).

12.
Seminarios PSC: Negocios do Luxo. 2017. (Seminário).

13.
Seminarios PSC: Tecnologia e Big Data. 2017. (Seminário).

14.
A Arte de Tarsila Amaral. 2016. (Encontro).

15.
CMO - Chief Marketing Officer - Strategic Advisory Board.Marketing para negocios do luxo. 2016. (Encontro).

16.
Da leveza: rumo a uma civilização sem peso (com Gilles Lipovetsky). 2016. (Seminário).

17.
Eventos ADESP: Como despertar o emocional de seu cliente. 2016. (Seminário).

18.
Eventos HEBRAICA: Arte como investimento. 2016. (Seminário).

19.
Jogos de Negócios. 2016. (Oficina).

20.
Luxo em Paris. 2016. (Seminário).

21.
Mastermind. 2016. (Seminário).

22.
Seminarios CCFB: Luxury Branding. 2016. (Seminário).

23.
Seminarios PSC: Hotelaria de Luxo. 2016. (Seminário).

24.
Seminarios PSC: I Forum de Eventos de Luxo. 2016. (Encontro).

25.
Seminarios PSC: I Forum Gastronomia de Luxo. 2016. (Seminário).

26.
Seminarios PSC: Turismo de Luxo. 2016. (Seminário).

27.
Seminarios CCFB: Evolução, Comportamento e Segmentação do Mercado do Luxo. 2015. (Seminário).

28.
Seminarios CCFB: Luxo e Espiritualidade. 2015. (Seminário).

29.
Seminarios CCFB: Tendencias do Fashion Law. 2015. (Seminário).

30.
Seminarios CCFB: Tendencias Economicas para o Mercado do Luxo em 2016. 2015. (Seminário).

31.
Seminarios JK Iguatemi: Gastronomia do Luxo. 2015. (Seminário).

32.
Seminarios JK Iguatemi: Hotelaria de Luxo. 2015. (Seminário).

33.
Seminarios JK Iguatemi: Midias de Moda e de Luxo. 2015. (Seminário).

34.
Seminarios JK Iguatemi: Tendencias Digitais para o Luxo. 2015. (Seminário).

35.
Tendencias LCM do Mercado do Luxo para 2016. 2015. (Seminário).

36.
Mercado do luxo: Tendencias e oportunidades. 2014. (Seminário).

37.
Seminarios AMCHAM: Mercado do Luxo: Desafios, Oportunidades e Aprendizagens.Estrategias de marketing para o mercado do luxo. 2014. (Seminário).

38.
Seminarios CCFB: A profissionalização do mercado do luxo no Brasil. 2014. (Oficina).

39.
Seminarios CCFB: Inteligencia emocional aplicada ao luxo. 2014. (Oficina).

40.
Seminarios CCFB: O mercado do luxo. 2014. (Seminário).

41.
IX Marketing Meeting.Estrategias e Ações de Marketing do luxo. 2013. (Seminário).

42.
Mercado do luxo: Tendencias e oportunidades. 2013. (Seminário).

43.
O Mercado do Luxo no Brasil. 2013. (Seminário).

44.
Mercado do luxo: Tendencias e oportunidades. 2012. (Seminário).

45.
VIII Marketing Meeting.Oportunidades e tendencias no marketing do luxo. 2012. (Seminário).

46.
Mercado do luxo: Tendencias e oportunidades. 2011. (Seminário).

47.
VII Marketing Meeting.Estrategias e Gestão de Marketing de Luxo. 2011. (Seminário).

48.
Formando um Talento (Instituto de Química da USP).Marketing Hoje - Um Mundo em constante mudança. 2010. (Encontro).

49.
Inspiração 2010 - Gênios do Varejo. 2010. (Seminário).

50.
VI Marketing Meeting EACH USP - Mercado do Luxo - Estratégias e Práticas. 2010. (Seminário).

51.
XIII SEMEAD - Seminários de Administração FEA/USP.Tendências do eLuxury: Como o luxo está entrando na Internet. 2010. (Seminário).

52.
XXXIV ENANPAD.Gastronomia de Luxo - Entendendo as motivacoes de consumo. 2010. (Encontro).

53.
Expomanagement 2009 - Rudolph Giuliani e Liderança. 2009. (Seminário).

54.
III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing.Indice de Sentimento Em Relação Ao Marketing -Medindo para Inovar. 2009. (Encontro).

55.
V Marketing Meeting - Marketing de Luxo. 2009. (Seminário).

56.
XII SEMEAD - Seminários em Administração FEA/USP.Um Estudo Exploratório do Novo Luxo: Fatores e Segmentos de Valores e Motivações dos Consumidores. 2009. (Seminário).

57.
XXXIII ENANPAD.Um Estudo Exploratório do Novo Luxo - Fatores e Segmentos de Valores e Motivações dos Consumidores. 2009. (Encontro).

58.
IV Marketing Meeting EACH USP - Marketing de Serviços. 2008. (Seminário).

59.
Seminario Internacional - Inovações no Ensino Superior. 2006. (Seminário).

60.
The 13. European Institute of Retailing and Services Studies (EIRASS) Conference. THE 13. European Institute of Retailing and Services Studies (EIRASS) Conference. 2006. (Congresso).

61.
II Congresso Brasileiro de Sports Sponsorship. 2005. (Congresso).

62.
I Marketing Meeting do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciencias e Humanidades EACH-USP. 2005. (Encontro).

63.
VIII SEMEAD.VIII SEMEAD - Seminários em Administração. 2005. (Seminário).

64.
O Universo do Luxo.Programa de Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial. 2004. (Seminário).

65.
Programa de Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial.Programa de Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial. 2004. (Seminário).

66.
Seminário Avançado em Gestão e Conhecimento Empresarial sobre E-Learning.Programa de Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial. 2004. (Seminário).

67.
Seminário Avançado em Gestão e Conhecimento Empresarial sobre E-Learning.Programa de Seminários Avançados em Gestão e Conhecimento Empresarial. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HEMZO, M. A.. IV Alumni Marketing Meeting. 2017. (Outro).

2.
HEMZO, M. A.. I Marketing Week. 2017. (Outro).

3.
HEMZO, M. A.. III Alumni Marketing Meeting. 2016. (Outro).

4.
HEMZO, M. A.. XII Marketing Meeting. 2016. (Outro).

5.
HEMZO, M. A.. II Alumni Marketing Meeting. 2015. (Outro).

6.
HEMZO, M. A.. XI Marketing Meeting. 2015. (Outro).

7.
HEMZO, M. A.. X Marketing Meeting. 2014. (Outro).

8.
HEMZO, M. A.. I Alumni Marketing Meeting. 2013. (Outro).

9.
HEMZO, M. A.. IX Marketing Meeting. 2013. (Outro).

10.
HEMZO, M. A.. VIII Marketing Meeting EACH USP. 2012. (Outro).

11.
HEMZO, M. A.. I Marketing Share. 2012. (Outro).

12.
HEMZO, M. A.. VII Marketing Meeting. 2011. (Outro).

13.
HEMZO, M. A.. VI Marketing Meeting EACH USP - Mercado do Luxo - Estratégias e Práticas. 2010. (Outro).

14.
HEMZO, M. A.. V Marketing Meeting EACH USP - Marketing de Luxo. 2009. (Outro).

15.
HEMZO, M. A.. IV Marketing Meeting EACH USP - Marketing de Serviços. 2008. (Outro).

16.
HEMZO, M. A.. I Marketing Meeting do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciencias e Humanidades EACH-USP. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cesar Augusto Sabatino de Melo. Estratégias de treinamento para atendimento em varejo de luxo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. (Orientador).

2.
Natasha Pereira de Melo. Gestão da emoção na paisagem de serviços. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. (Orientador).

3.
Caio Carabolante Travitzky. Fatores determinantes do consumo de serviços de atividade física. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. (Orientador).

4.
Fernanda Domingues de Carvalho. Reações do consumidor à prestação de serviços por robôs humanoides. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
HUGO GOMES PENARANDA JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DA SILVA,LEMY TOMI. OMNI-CHANNEL EM MERCADOS DE LUXO: O COMPORTAMENTO E A PERCEPÇÃO DOS JOVENS EM RELAÇÃO AO NOVO PARADIGMA DO VAREJO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

2.
Julia Rielo, Giovanna Garcia. Digital Influencers no mercado do luxo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

3.
Arthur Yuji Noronha Yasuda & Hugo Vicari Mascarenhas. Qualidade em serviços e o modelo SERVQUAL: As lacunas entre a percepção da qualidade real e ideal entregue aos consumidores heavy-users e light-users no restaurante fast-food Burger King. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

4.
Larissa Bezerra. UM ESTUDO SOBRE O JOVEM CONSUMIDOR DE LUXO BRASILEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

5.
Aline Livramento, Bianca Nakanishi Zago, Doralice Lima Rodri. Um Estudo da Segmentação do Mercado de Luxo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

6.
Mariana Gurgel Boncompagno. O comportamento de compra do consumidor de produtos de luxo falsificados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

7.
Gi Soo Kim, Laila Halat, Natália Albuquerque. Influência da cultura e religião do Oriente Médio na comunicação de anúncios em revistas do Mercado de luxo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

8.
Claudia Barros Queliconi. A influencia do servicescape sobre a emoção do consumidor. Estudo de caso: Pub All Black. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

9.
Wanessa Pires Teixeira Bernardes. Atitudes da Classe C em relacao ao Luxo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

10.
Bruna Mayumi de Souza. Personalidade de marca: um estudo no setor de cervejas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

11.
Kaori Adachi. A importancia percebida pelos clientes da ambientacao dos retaurantes a la carte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

12.
Gabriela Lu Candido Picanço Lotto. Valor Hedonico no Consumo de Luxo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

13.
Andrea Fujie. Comportamento do Consumidor Masculino de Luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

14.
Flavia Teresa Salvador Fernandes. Perfis e motivações de compra dos consumidores de perfumes de Luxo e não luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

15.
Livia Lima de Freitas. Comportamento do consumidor de restaurantes de luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

16.
Stefani Paranhos de Oliveira. Percepção de Luxuosidade - construção de um índice. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

17.
Vinicius Shiraishi Miranda. Comportamento do Consumo do Luxo Falsificado - Um Estudo Exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

18.
Vivian Monteiro Alves. Aplicação da Escala SERVQUAL de satisfação de serviços: um estudo do caso Instituto Embeleze da Vila Formosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

19.
Bruna Sanches de Oliveira. Elementos da Ambiencia em Serviços de Saude: Emoções, significados e percepção de valor para os consumidores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

20.
Luana Menna Ibedi. Indice de Sentimento Em Relação Ao Marketing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

21.
Bruna Laura Segatto. O Ambiente de Servicos no Varejo: estudo das emoções e significados atribuídos por consumidores ? aplicação exploratória no Setor de Luxo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

22.
Fabio de Souza Cardoso. O Impacto da Mudança do Patrocinador na Relação Torcedor - Clube de Futebol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

23.
Maicon Barrem Oliveira. Comportamento do Consumidor e Insatisfação com Serviços de Telefonia Movel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

24.
Rogério Marcos Cosmo. O conceito de luxo - uma aplicação da Grounded Theory. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

25.
Mariana Maldanis Albessu Fernandes. A Economia do luxo: Como se comporta no mercado de moda e acessórios na crise. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

26.
Samantha Tetoni Reis. Percepção de produtos de luxo para moda íntima feminina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

27.
Fernando Dantas Manoel. O mercado de luxo na Internet: Quais as principais tendencias e ferramentas de marketing para o setor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

28.
Ismar Aprigio Lisboa Junior. A utilização de símbolos pela indústria automobilística de luxo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

29.
Jorge Luis de Souza. Analise do comportamento dos consumidores de vinhos finos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

30.
Thais Oliveira Barbosa. Associação das Cores nas Embalagens de Alimentos. 2002. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

Iniciação científica
1.
Fernanda Laurindo. Influência e estratégias dos blogs e influenciadores de moda, beleza e lifestyle. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Textil e Moda) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

2.
Matteo Mascarenhas. O jovem e o mercado do luxo: conhecimentos e aspirações. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lazer e Turismo) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

3.
Claudia Queliconi. Ambiente e satisfação em restaurantes de luxo: estudo de caso do Restaurante Fasano. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

4.
Nicolas Elias da Silva. Um estudo exploratório do conceito de luxo entre executivos do setor. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

5.
Stefani Paranhos de Oliveira. ENTENDENDO O CONSUMO DE BENS DE ALTO PRESTÍGIO PELA BAIXA RENDA:. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

6.
Priscila Leonel Pereira. MARKETING E GESTÃO DE MUSEUS: A relação entre administração e satisfação dos visitantes. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

7.
Ana Paula Oliveira Silva. O NOVO LUXO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE VALORES E CONSUMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade de São Paulo. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

8.
Leandro Antonio de Oliveira. Elementos estratégicos para lojas de museu: buscando sinergias com a missão do museu. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.

9.
Anderson Josué Corrêa de Paula Santos. Desmotivação e Desistência de Voluntários em Organizações Não Governamentais. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Escola de Artes Ciencias e Humanidades da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Angelo Hemzo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
HEMZO, M. A.. Manual de Marketing e Vendas. 1. ed. São Paulo: DCL, 2014. v. 1.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HEMZO, M. A.. I Marketing Share. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:06:19