João Morais da Silva Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3326147444101514
  • Última atualização do currículo em 04/07/2017


Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de vibrações e acústica (1999) e Doutorado em Engenharia Mecânica (2004) na mesma universidade. Possui experiência em análise modal experimental, no controle passivo de vibrações pela inserção de materiais viscoelásticos e em caracterização dinâmica de materiais viscoelásticos. Com mais de dez anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento do setor industrial, desenvolveu trabalhos na área de viscoelasticidade não-linear, mais especificamente em modelagem e caracterização de dados para modelos hiperelásticos, submetidos a grandes deformações. Trabalhou com modelagem de elementos finitos utilizando softwares comerciais tais como, ABAQUS e ANSYS. Tem objetivado nas suas investigações um melhor entendimento dos métodos de caracterização dinâmica de materiais viscoelásticos, na aplicação desses em controle de vibrações e ruído, na representação adequada por via de modelos do amortecimento material, em análise modal experimental, na obtenção dos parâmetros de modelos hiperelásticos, com vistas a simulação via método dos elementos finitos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Morais da Silva Neto
Nome em citações bibliográficas
SILVA NETO, J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Iniciação Científica, Setor de Tecnologia - Jardim das Américas - Curitiba.
DEMEC - Centro Politécnico
Jardim das Américas
81531980 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 33613031


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Identificação do Modelo Fracionário de Materiais Viscoelásticos e Aplicações no Domínio da Freqüência, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: José João de Espíndola.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Identificação; amortecimento material; Caracterização Viscoelástica; Estruturas Sanduíches; Derivada Fracional.
Grande área: Engenharias
1996 - 1999
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Identificação de Parâmetros Estruturais e Materiais no Domínio da Frequência,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: José João de Espíndola.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Identificação Paramétrica; Neutralizadores de Stockbridge; Elementos Finitos; Método da Colocação.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos / Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
1991 - 1995
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estudo Numérico em Elementos Finitos.
Orientador: Mauro José Guerreiro Veloso.




Formação Complementar


2012 - 2012
Advanced Fluid Dynamics with OpenFOAM. (Carga horária: 40h).
OpenFOAM.org, OPENFOAM, Grã-Bretanha.
2012 - 2012
Introduction to Fluid Dynamics with OpenFOAM. (Carga horária: 40h).
OpenFOAM.org, OPENFOAM, Grã-Bretanha.
2010 - 2010
Introdução a plasticidade e a teoria do Dano. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Finite Element Modeling of Solid Polymers. (Carga horária: 20h).
Veryst Engineering, VERYST, Estados Unidos.
2009 - 2009
Crescimento da Confiabilidade (Avançado). (Carga horária: 40h).
ReliaSoft Brasil, RELIASOFT, Brasil.
2009 - 2009
Delineamento de Experimentos (DOE). (Carga horária: 40h).
ReliaSoft Brasil, RELIASOFT, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Ensaios Acelerados de Vida. (Carga horária: 40h).
ReliaSoft Brasil, RELIASOFT, Brasil.
2008 - 2008
Confiabilidade e Análise de Dados de Vida. (Carga horária: 40h).
ReliaSoft Brasil, RELIASOFT, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Confiabilidade de Sistemas. (Carga horária: 40h).
Reliasoft, RELIASOFT, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas no primeiro semestre de 2015 Dinâmica de Controle e Sistemas, Princípios de Mecatrônica e Elementos de Máquina I


Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Curso de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção Mecânica Disciplinas Ministradas: Equações Diferenciais Ordinárias e Transformada de Laplace- EDO Mecânica II Mecânica III Resistência dos Materiais I Sistemas Lineares Sinais e Sistemas Transmissão de Calor Vibrações Mecânicas


Instituto Nokia de Tecnologia (AM), INDT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador IV, Carga horária: 44
Outras informações
Na caracterização das propriedades mecânicas de materiais poliméricos tais como: borrachas, elastômeros, termoplásticos e termorrígidos (DMA/TMA). O conhecimento de tais propriedades é fundamental em aplicações de projeto de resistência mecânica, de injeção plástica, da avaliação da degradação desses materiais quando expostos a luz solar, umidade e temperatura. Nos últimos anos desempenhei atividades experimentais tais como: de análise modal experimental, no desenvolvimento de testes de vibrações, em análises de confiabilidade de sistemas, no desenvolvimento de projetos e execução e análises de outros ensaios laboratoriais. Igualmente, tenho atuado no desenvolvimento de novos projetos e novos testes na área de desenvolvimento de produtos, bem como na criação de modelos numéricos para as simulações computacionais (elementos finitos).

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador III, Carga horária: 44
Outras informações
Áreas de Atuação Na detecção de falhas mecânicas utilizando técnicas de análise modal experimental a partir de funções respostas em freqüências (FRF?s). Durante o desenvolvimento desse projeto, alguns modelos em elementos finitos (Software ABAQUS) foram realizados para corroboração com os dados experimentais. No desenvolvimento de um critério para a avaliação da vida útil de PCB?s/PWB?s e propostas de novos testes mais realísticos. Testes utilizando vibrações foram pospostos em conjunto com simulação via elementos finitos (Software ABAQUS) foram aplicadas como forma de melhorar o critério utilizado. No desenvolvimento de projetos de injeção plástica. Durante esse período foi desenvolvido em parceria com outra empresa, um compósito composto de polímero e fibras naturais. Ainda como resultados oriundos desse projeto, foram obtidos peças e outras partes plásticas do celular. Na caracterização das propriedades mecânicas de materiais poliméricos tais como: borrachas, elastômeros, termoplásticos e termorrígidos (DMA/TMA). O conhecimento de tais propriedades é fundamental em aplicações de projeto de resistência mecânica, de injeção plástica, da avaliação da degradação desses materiais quando expostos a luz solar, umidade e temperatura. Nos últimos anos desempenhei atividades experimentais tais como: de análise modal experimental, no desenvolvimento de testes de vibrações, em análises de confiabilidade de sistemas, no desenvolvimento de projetos e execução e análises de outros ensaios laboratoriais. Igualmente, tenho atuado no desenvolvimento de novos projetos e novos testes na área de desenvolvimento de produtos, bem como na criação de modelos numéricos para as simulações computacionais (elementos finitos).


Fundação Parque Tecnológico de São Carlos, PARQTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Consultorias em projetos mecânicos nas seguintes áreas: Desenvolvimento de projeto de produto (integração engenharia e Industrial Design) Análises e Controle de de vibrações Análise modal experimental Controle de Ruído Testes Mecânicos


Cientistas Associados, CIENT. ASSOC., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Bolsa de pós-doutorado FAPESP ), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de uma plataforma para robô móvel. Desenvolvimento da parte mecânica e dos mecanismos de chute e passe do robô móvel. Estudo do comportamento dinãmico do robô móvel, bem como dos mecanismos de movimentação dos mesmos, a saber: rodas omniderecionais, posicionamento e determinação da quantidade de rodas omnidirecionais. Desenvolvimento de programas em Matlab, Solid Works, e em elementos finitos.


Electrolux do Brasil S. A., ELECTROLUX, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento de Produto II, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante esta fase trabalhei com análise em dinâmica dos corpos rígidos utilizando o software ADAMS para a simulação dinâmica de mecanismos da lavadora de roupas. a) Simulação do sistema conjunto lavante da lavadora de roupas (cesto e tanque) com o fito de se observara as principais acelerações impostas ao sistema durante a centrifugação. b) Simulação do sistema de acoplamento cesto e tanque para a avaliação e determinação das forças envolvidas no acionamento do sistema de acoplamento. Essas forçãs, são de fundamental importância para o projeto do sistema de engrenagens que movimentam o conjunto lavante cesto e tanque. c) No desenvolvimento da parte experimental com medições do torque no eixo da lavadora de roupas por meio de extensômetria. d) Na realização de medições de vibrações do conjunto lavante cesto e tanque para corroboração dos resultados numéricos e na determinação da órbita do conjunto lavante. e) Na realização de análise modal experimental dos eixos das lavadoras de roupas. f) Na dinâmica caracterização dos parâmetros dos isoladores de vibração das lavadoras de roupa, tais como: fator de perda viscoso, rigidez e frequências naturais dos mesmos.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Vínculo empregatício: Professor Titular Professor titular nas áreas das engenharias da Universidade Paulista lecionou as seguintes disciplinas listadas abaixo, para os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção Mecânica. Disciplinas Ministradas: Estática nas Estruturas, Resistência dos Materiais, Fundamentos Trasnferência de Calor, Sistemas Térmicos, Laboratório de Mecânica dos Fluidos, Manutenção Industrial, Processamento dos Sinais Digitais.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Quantificação de Incertezas em Parâmetros Materiais, Estruturais e nas Respostas de Estruturas Dinâmicas.
Descrição: A quantificação de incertezas tem sido uma ferramenta importante no desenvolvimento de projetos confiáveis, robustos e mais próximos da realidade existente. Durante o desenvolvimento convencional de um projeto (abordagem determinística) de uma máquina e/ou de uma estrutura, ou simplesmente de uma parte desses sistemas; a possibilidade de falha é reduzida a níveis pequenos e aceitáveis, tendo em vista a inferência no desempenho passado de sucesso ou insucesso dessas estruturas. Contudo, tem-se conhecimento que este tipo de abordagem implica normalmente em dimensionamentos excessivos, visto que não se conhecem de fato as variabilidades das propriedades mecânicas, as influências estatísticas dos processos e o real carregamento a ser aplicado (as incertezas das cargas reais). A idéia central desse projeto é realizar uma abordagem probabilística e não-probabilística na quantificação de incertezas das respostas dinâmicas de estruturas e/ou máquinas. No primeiro caso, a saber: a abordagem probabilística, tem por fito a realização de modelagens do comportamento dinâmico estrutural utilizando o método dos elementos finitos estocástico, em que as propriedades materiais e/ou geométricas são consideradas como variáveis aleatórias dependentes no tempo e no espaço, como forma de gerar os campos aleatórios de deslocamento da estrutura. Uma segunda abordagem não-probabilística, também será considerada tendo como principal metodologia a utilização de lógica nebulosa (lógica fuzzy) na modelagem das incertezas materiais e geométricas. Resultados importantes são esperados, bem como, publicações nacionais e internacionais, além claro de possibilidades de patentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: João Morais da Silva Neto - Coordenador / Alexandre Augusto Pescador Sardá - Integrante / Marcos Souza Lenzi - Integrante / Claudio Ávila da Silva - Integrante / Oscar Alfredo Garcia Suarez - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais/Especialidade: Projeto de Estruturas Aeroespaciais.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESPINDOLA, J. J.2005ESPINDOLA, J. J. ; SILVA NETO, J. M. ; Lopes, E. M. O. . A generalised fractional derivative approach to viscoelastic material properties measurement. Applied Mathematics and Computation, v. 164, p. 493-506, 2005.

2.
ESPINDOLA, J. J.2001ESPINDOLA, J. J. ; SILVA NETO, J. M. . Identification of Flexural Stiffness Parameters of Beams. Revista Brasileira de Ciências Mecânicas, v. 23, p. 174-184, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
ESPINDOLA, J. J. ; SILVA NETO, J. M. ; LOPES, E. M. O. . On the fractional derivative parameter identification of viscoelastic materials. In: A. Le Mehauté; J. A. Tenreiro Machado; J. C. Trigeassou; J. Sabatier. (Org.). Fractional Differentiation and its Applications. 1ed.: , 2005, v. 1, p. 327-340.

2.
Espíndola, J. J. ; SILVA NETO, J. M. . Identification of Flexural Stiffness Parameters of Beams. In: Firdaus E. Udwadia; Hans I. Weber; George Leitmann. (Org.). Dynamical Systems and Control - Stability and Control: Theory, Methods and Applications. 1ed.Boca Raton - Florida: Chapman Hall & CRC Press, 2004, v. 22, p. 259-269.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ESPINDOLA, J. J. ; SILVA NETO, J. M. ; LOPES, E. M. O. . A Generalised Fractional Derivative Approach to Viscoelastic Material Properties Measurement. Applied Mathematics and Computation, p. 493 - 506, 03 jun. 2004.

2.
SILVA NETO, J. M.; Espíndola, J. J. . Identification of Flexural Stiffness Parameters of Beams. Journal Braziliam Society of Mechanical Sciences, p. 217 - 225, 20 jun. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA NETO, J. M.; Espíndola, J. J. ; LOPES, E. M. O. . On the Measurement of Dynamics Properties of Viscoelastic Materials. In: 2° Congresso Temático de Dinâmica e Controle da SBMAC, 2003, São José dos Campos. 2° Congresso Temático de Dinâmica e Controle da SBMAC, 2003.

2.
SILVA NETO, J. M.; Espíndola, J. J. . A Generalized Fractional Derivative Approach to Viscoelastic Material Properties Measurement and Vibration Control Design. In: 12th International Workshop on Dynamics and Control, 2002, Los ANgeles. Dynamics and Control, 2002.

3.
SILVA NETO, J. M.; Espíndola, J. J. . Identificação de Parâmetros Estruturais e Materiais. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2000, Natal. I CONEM, 2000.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ORIENTADOR-PUCPR, N. B.; SILVA NETO, J. M.; MACHADO, R. D.; Renato Barbieri. Participação em banca de Jacqueline Terre de Souza. Métodos para a Identificação de Parâmetros Modais Utilizando Somente os Dados de Saída. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Caracterização Integrada de Elastômeros por Derivadas Generalizadas. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ANTÔNIO WESLEY CARVALHO DE OLIVEIRA. Estudo para Desenvolvimento de um novo Conceito de Extensômetros Impressos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos da Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: João Morais da Silva Neto.

2.
Erik Fabiano Luiz Maciel. Estudo Comparativo dos Métodos de Caracterização Dinâmica para Materiais Poliméricos: uma Abordagem no Desenvolvimento de Produto. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos da Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: João Morais da Silva Neto.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 12:48:12