Patrícia Maurício Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre (2001) e Graduada em Comunicação (1985) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde 1998, é coordenadora adjunta de Graduação desde setembro de 2018 e foi coordenadora de Jornalismo de abril de 2016 a setembro de 2018. Publicou o livro Conflitos na TV digital brasileira (Editora PUC-Rio/Apicuri, 2012). Atualmente é vice-líder do grupo de pesquisa, do CNPq, Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais. É membro da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (Ulepicc). Sua pesquisa no mestrado foi sobre jornalismo, tema que permanece estudando. Ao pesquisar sobre TV digital no doutorado, ampliou seu campo de estudos para as mídias digitais, sua regulação, condições de produção, contexto socioeconômico e seus reflexos sobre o conteúdo. Dirigiu sua carreira para a área acadêmica após trabalhar como jornalista em algumas das principais redações de jornal (O Globo e O Dia), rádio (Jornal do Brasil AM) e televisão (Bandeirantes) do Rio de Janeiro, tendo atuado neste período como repórter especial, chefe de pauta e chefe de reportagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Maurício Carvalho
Nome em citações bibliográficas
MAURÍCIO, P.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: TV Digital: conflitos no nascimento de uma nova mídia no Brasil., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Janice Caiafa Pereira e Silva.
Palavras-chave: TV Digital; televisão; economia política; interesse público; modelo de negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1999 - 2001
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O jornalismo econômico em jornal no Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Geraldo Nunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: etnografia; jornalismo econômico; análise do discurso.
1982 - 1985
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Eleições municipais do Rio: uma cobertura.
Orientador: Ana Arruda.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora adjunta de Graduação do Departamento de Comunicação Social desde setembro de 2018. Vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais. Coordenadora de Intercâmbio do Departamento de Comunicação Social de março de 2015 a abril de 2016. Coordenadora do curso de Jornalismo de abril de 2016 a setembro de 2018. Diretora substituta do Departamento de Comunicação Social de 02 a 31 de janeiro de 2018.

Atividades

02/2013 - 12/2014
Treinamentos ministrados , Projeto Comunicar, .

Treinamentos ministrados
Chefe de reportagem da TV PUC-Rio
8/2010 - 3/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Mídias Digitais, .

Linhas de pesquisa
Comunicação e Produção
6/2007 - 11/2008
Treinamentos ministrados , Empresa Júnior PUC-Rio, .

Treinamentos ministrados
Professora orientadora da Assessoria de Comunicação da Empresa Júnior

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Comunicação Social
Outras informações
Coordenadora do curso de Comunicação Social, que engloba os cursos de Jornalismo e Publicidade, e do Instituto de Comunicação e Marketing, que incluía também o marketing externo da universidade.

Atividades

12/2003 - 12/2004
Treinamentos ministrados , Faculdade de Comunicação Social, .

Treinamentos ministrados
Editora do Jornal Universitário

O Dia, O DIA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Repórter especial de Economia, Carga horária: 40
Outras informações
Cobertura de economia durante a semana e plantões de fim de semana na editoria Geral. Coordenação da cobertura das privatizações estaduais.


O Globo, O GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista - Repórter de Economia, Carga horária: 40
Outras informações
Chefiou a página de investimentos financeiros, com dois repórteres e dois trainees. Reportagem de Economia, tendo coberto os setores de macroeconomia, mercado financeiro, mercado imobiliário e varejo. Entre outras coberturas, destaca-se a do Plano Real.


Rádio Jornal do Brasil AM, RÁDIO JB AM, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista - Repórter, Carga horária: 40
Outras informações
Repórter e editora-chefe do noticiário Panorama Econômico na Rádio JB AM de agosto de 1987 a abril de 1990 e de janeiro a novembro de 1992. Coordenou grupos de repórteres e estagiários nas cobertura de eleições. Repórter de Economia, mas com atuação em Política e Cidade quando necessário. Principais coberturas: Plano Collor, eleições presidenciais de 1989, Rio 92 (cobertura da cúpula dos chefes de Estado no Riocentro) e enchentes de 1988.


TV Bandeirantes, BAND, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista:Chefe de pauta/chefe de reportagem, Carga horária: 40
Outras informações
Chefiava a cobertura das equipes de reportagem do Rio de Janeiro tanto para o noticiário local quanto para o nacional.


SR Idéias, SR IDÉIAS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 35
Outras informações
Chefiava contas de clientes da assessoria de comunicação, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil.


Rádio Panorama, PANORAMA FM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista - subeditora e repórter de Economi, Carga horária: 40
Outras informações
O programa Panorama Brasil, na Rádio Panorama, foi o primeiro programa jornalístico em FM no Brasil, e era feito por uma cooperativa de jornalistas vindos da grande imprensa carioca. Teve audiência superior à concorrente que tinha o mesmo público-alvo, a Rádio JB AM, e levou à criação da Rádio CBN pelo Grupo Globo.


Produtora Azul Vídeo, AZUL VÍDEO, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Jornalista:Chefe de Pauta e pesquisa de campo, Carga horária: 40
Outras informações
Chefia de pauta e pesquisa de campo para produção de pré-roteiro para o programa Meio Ambiente Urgente, que ia ao ar na TV Bandeirantes e foi o primeiro programa sobre meio ambiente da TV brasileira. O programa foi eleito um dos dez melhores programas de TV do ano pelo Jornal do Brasil.


Rádio MEC AM, MEC AM, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Jornalista - Repórter, Carga horária: 40
Outras informações
Principais coberturas: primeira eleição para prefeito o Rio de Janeiro após o regime militar e Plano Cruzado. Durante este período, começou a se especializar na cobertura de economia, tendo feito cursos na Bolsa de Valores e na Fundação Getúlio Vargas, entre outras instituições.



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação e Produção

Objetivo: Estudo das relações entre produções midiáticas e atividades socioculturais, privilegiando as interações e sistemas de poder implicados nos processos de construção das narrativas de comunicação. Os usos das tecnologias de comunicação, as negociações políticas, as redes sociais e as disputas pelo controle da produção midiática..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: jornalismo; internet; mídias digitais; modelo de negócios; economia política da comunicação; regulação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Jornalismo, Mídias Digitais e Economia Política da Comunicação
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar o atual momento em que a internet faz uma ruptura no modelo de negócios das empresas jornalísticas privadas. O financiamento do jornalismo pela publicidade, que garantiu por muitas décadas o funcionamento dos grandes jornais, emissoras de TV, revistas e rádio, está em mutação. A publicidade está se transferindo para a internet, onde a concorrência pela verba dos anunciantes é muitíssimo maior, fazendo com que o financiamento do jornalismo on line pela publicidade se torne um enorme desafio. Jornais e revistas impressos estão em crise em todo o mundo, e o Brasil está longe de ser exceção, com demissões em massa ocorrendo na grande imprensa em processo contínuo. A TV aberta, incluindo o jornalismo, vem sofrendo queda na audiência nas últimas décadas. A pesquisa busca fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema, não apenas em livros e artigos acadêmicos, mas também em documentos da própria imprensa sobre este processo, como os r relatórios de inovação do New York Times (2014 e 2017). É feito também o acompanhamento de notícias sobre o tema, tanto na grande imprensa quanto em sites especializados, uma vez que este é um objeto de estudo em plena mutação. Em paralelo a este acompanhamento de notícias, serão feitas entrevistas em profundidade com jornalistas em cargos de chefia na grande imprensa do Rio de Janeiro ? que é bastante representativa, uma vez que é nesta cidade que está sediada a maior organização de comunicação do Brasil, o Grupo Globo ? e na nova imprensa que vem surgindo na internet, como sites jornalísticos especializados que estão buscando novos modelos de negócios para se sustentar. A escolha dos entrevistados desta dita nova imprensa tem por base veículos chefiados e com conteúdo produzido por jornalistas, e não o chamado midiativismo. Nas entrevistas, serão abordados os seguintes temas principais: modelo de negócios; mudanças na grande imprensa para fazer frente ao novo cenário; se antigos paradigmas do jornalismo, como os critérios de noticiabilidade e a primazia da primeira página (no caso, a home page do site do veículo), ainda prevalecem; e o futuro do jornalismo de qualidade na opinião de cada um dos jornalistas entrevistados. Estas mudanças no jornalismo estão dentro de um contexto maior de transformações trazidas pelas novas tecnologias da informação, e comunicação, portanto, este contexto também será analisado, uma vez que o jornalismo tradicional vem sofrendo concorrências de todo tipo na internet. Isso tem levado, por exemplo, a disputas judiciais entre a grande imprensa tanto do Brasil quanto do mundo contra sites e aplicativos, de busca ou outros, que ganham dinheiro sobre conteúdo produzido por ela. A regulação e as disputas no processo decisório da regulação (uma continuidade de pesquisa anterior), portanto, serão estudadas. A União Europeia, por exemplo, propôs a seus países membros a divisão de receitas entre empresas de internet e quem detém o copyright do conteúdo, e criou regras de privacidade para Google e Facebook que dificultam a venda de dados de usuários e, portanto, seu financiamento principal.. A pesquisa, portanto, pretende apresentar um retrato do momento atual de mudança do jornalismo e, caso isso se torne possível ao longo do processo, apresentar propostas de modelos de negócios sustentáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2014
TV digital no contexto de outras mídias digitais e das disputas de poder na comunicação
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar os conflitos políticos na implantação da TV digital no Brasil e, secundariamente, estudar em que contexto ? regulatório e de concorrência com outras mídias digitais ? este processo estava ocorrendo. O fim da TV aberta brasileira analógica foi previsto, em decreto de 2006, para 2016, quando toda a transmissão e recepção deverão ser digitais. O objetivo inicial do governo federal era de uma TV aberta que fizesse a inclusão digital do povo enquanto a internet não estivesse disseminada. O início desta pesquisa se dá num momento em que houve uma mudança na condução do processo, com interesses privados buscando excluir a interatividade, instrumento da inclusão digital, e a multiplicidade de canais. Na parte da pesquisa que estudará o contexto, a busca é por mapear propostas para a regulação do audiovisual e mudanças significativas que foram conseguidas. Regulação econômica significa, por exemplo, criar leis e regras que impeçam um mesmo grupo empresarial de ser dono de um jornal e uma emissora de televisão ou rádio na mesma região metropolitana ou estado. Este grupo poderia ter um jornal em um estado e uma emissora de TV em outro, talvez de outra região do país. Percebemos que a regulação econômica afeta diretamente o conteúdo, uma vez que, com concorrência, mais vozes falam ao público em cada lugar. Ao observarmos a legislação brasileira para o audiovisual registra-se a falta de unificação. Após anos de debates no Congresso Nacional, foi possível unificar as regras para a TV por assinatura, que antes eram dispersas entre Lei do Cabo e regulações para TV por satélite e microondas. No entanto, a TV aberta não foi incluída nesta regulação, seguindo regras que abrangem muito mais questões técnicas que qualquer outro campo, e o marco regulatório para a TV digital, tão aguardado e buscado pelos movimentos pela democratização da comunicação no Brasil, nunca foi feito. Mesmo não existindo no Brasil um órgão regulador que dê conta de toda a comunicação, ou até somente de todo o audiovisual, o setor está sob alguma regulação, seja da Constituição, seja de leis ordinárias, incluindo as que tratam do direito de imagem, de calúnia, injúria e difamação e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O que se vê é um emaranhado de leis, regras e agências que não dão conta do todo e deixam muita coisa de fora. A lei da TV por assinatura tem a Ancine (Agência Nacional do Cinema) para regulá-la e fiscalizar sua aplicação; mas temos a Lei de Radiodifusão e a Lei das Telecomunicações dividindo essas duas instâncias da comunicação, mas colocando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para regular e fiscalizar as questões técnicas, e ninguém para fiscalizar conteúdo. Todas estas leis e regulações serão estudadas, e também exemplos de outros países, como os EUA, que têm a Federal Communications Comission (FCC), que atua em rádio, televisão, telefonia, internet, cabo e satélite, e o Reino Unido, que tem o Office of Communications (Ofcom), que regula conteúdo de rádio e TV, telefones fixo e móvel e o espectro de frequências por onde passam esses serviços, além de auxiliar a Autoridade de Competição e Mercados a estimular a concorrência na área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Eptic On-Line (UFS)


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Entremeios - Revista Eletrônica de Comunica Social
2012 - Atual
Periódico: Eptic On-Line (UFS)
2017 - Atual
Periódico: Alceu(PUCRJ)
2016 - Atual
Periódico: REBEJ (BRASÍLIA)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAURÍCIO, P.2018MAURÍCIO, P.. Estratégias do Grupo Globo na disrupção do modelo de negócios do jornalismo. LÍBERO (FACASPER), v. 21, p. 906, 2018.

2.
MAURÍCIO, P.2017MAURÍCIO, P.. O ensino do Radiojornalismo no Rio de Janeiro à luz das Novas Diretrizes Curriculares para o Jornalismo. REBEJ (BRASÍLIA), v. 7, p. 123-139, 2017.

3.
MAURÍCIO, P.2017 MAURÍCIO, P.. A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet. Alceu(PUCRJ), v. 18, p. 62-77, 2017.

4.
MAURÍCIO, P.2017MAURÍCIO, P.; LOPES, I. S. . Entrevista com Laurindo Leal Filho. Eptic On-Line (UFS), v. 19, p. 63-68, 2017.

5.
MAURÍCIO, P.2016 MAURÍCIO, P.. Apagão analógico e digital na TV aberta brasileira e a falácia da interatividade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 13, p. 60-71, 2016.

6.
MAURÍCIO, P.2015 MAURÍCIO, P.. Regulação do audiovisual no Brasil: tudo outra vez de novo.. Eptic (UFS), v. 17, p. 137-152, 2015.

7.
MAURÍCIO, P.2015 MAURÍCIO, P.. Considerações sobre a privacidade na internet. Interin (UTP), v. 20, p. 66, 2015.

8.
MAURÍCIO, P.2011MAURÍCIO, P.. TV digital aberta: conflitos na implantação de uma nova mídia no Brasil. Eptic (UFS), v. XIII, p. 11, 2011.

9.
MAURÍCIO, P.2008MAURÍCIO, P.. Reflexões sobre a TV Pública. Eptic (UFS), v. X, p. 8, 2008.

10.
MAURÍCIO, P.2005MAURÍCIO, P.. O jornalismo econômico no Rio de Janeiro. Alceu (PUCRJ), v. 10, p. 146-163, 2005.

11.
MAURÍCIO, P.2003MAURÍCIO, P.. O personagem econômico: um contraponto emocional à linguagem radional do jornalismo. Alceu (PUCRJ), v. 4, p. 99-113, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAURÍCIO, P.. Conflitos na TV digital brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Ediotra PUC / Editora Apicuri, 2012. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAURÍCIO, P.. O fracasso da TV digital aberta. In: Marcos Dantas; Marcelo Kischinhevsky. (Org.). Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. , p. 175-185.

2.
MAURÍCIO, P.. Controle social do telejornalismo. In: RODRIGUES, Ernesto.. (Org.). No próximo bloco...: o jornalismo brasileiro na TV e na internet. 1ªed.Rio de Janeiro; São Paulo: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2005, v. , p. 257-282.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAURÍCIO, P.. Bem-vindo ao Recreio, um canto da cidade na crista da onda. Revista Secovi Rio, Rio de Janeiro, p. 46 - 51, 02 jan. 2014.

2.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Os obstáculos no caminho da TV digital interativa. Portal TV PUC Rio, Rio de Janeiro, 25 ago. 2010.

3.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Teremos programação interativa na TV digital aberta?. Observatório da Digitalização, Democracia e Diversidade, 23 abr. 2009.

4.
MAURÍCIO, P.. Entrevista com Valério Brittos e César Bolaño. EPNotícias, 02 out. 2008.

5.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Os ventos do lucro verde. Você Investe/O Globo, Rio de Janeiro, p. 8 - 11, 28 ago. 2008.

6.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Protegendo seu bolso da inflação. Você Investe/O Globo, Rio de Janeiro, p. 22 - 26, 28 ago. 2008.

7.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Para saber mais. Você Investe/O Globo, Rio de Janeiro, p. 37 - 37, 28 ago. 2008.

8.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . A derrocada da Bolsa do Rio. Você Investe/O Globo, Rio de Janeiro, p. 57 - 57, 28 ago. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAURÍCIO, P.; MEDEIROS, M. G. ; GEROLIS, B. . Influenciadores digitais como parte da disrupção do modelo de negócios do jornalismo. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017.

2.
MAURÍCIO, P.; FERNANDES, R. . Publicidade infantil: em que ponto estamos? Uma análise dos limites da propaganda em relação à infância. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015 Intercom Rio, 2015.

3.
MAURÍCIO, P.. O fracasso da TV digital aberta. In: 4º Encontro Nacional ULEPICC, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 4º Encontro Nacional ULEPICC, 2012.

4.
MAURÍCIO, P.. TV digital aberta: conflitos antigos na implantação de uma nova mídia no Brasil. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2009, Rio de Janeiro. Intercom Sudeste 2009 XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2009.

5.
MAURÍCIO, P.. Reflexões sobre a TV pública. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicaqção, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAURÍCIO, P.. Crise no modelo de negócios do jornalismo: os casos do Infoglobo e The New York Times. Eptic On-Line (UFS), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MAURÍCIO, P.; SOARES JR., C. . O Grupo Globo e as restrições à autonomia da Rádio CBN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MAURÍCIO, P.. O papel do Facebook e do Google na crise das empresas jornalísticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAURÍCIO, P.. Jornalismo, Mídias Digitais e Economia Política da Comunicação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MAURÍCIO, P.. A TV digital brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MAURÍCIO, P.. Os relatórios de inovação do The New York Times em diálogo com mudanças no jornalismo do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MAURÍCIO, P.. 50 anos de TV pública no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MAURÍCIO, P.. Ensino do Jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MAURÍCIO, P.; MEDEIROS, M. G. ; GEROLIS, B. . Influenciadores digitais como parte da disrupção do modelo de negócios do jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MAURÍCIO, P.. Mídia e democracia: a sociedade e as pautas do futuro (educação, sustentabilidade e tecnologia). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MAURÍCIO, P.. Apagão analógico e digital na TV aberta brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MAURÍCIO, P.. O ensino do radiojornalismo no Rio de Janeiro à luz das novas diretrizes curriculares para o jornalismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MAURÍCIO, P.; SABACK, L. . Projeto Comuinicar: uma extensão da sala de aula com vista para o mercado de trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MAURÍCIO, P.. O jornalismo e a paz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MAURÍCIO, P.; FERNANDES, R. . Publicidade infantil: em que ponto estamos? Uma análise dos limites da propaganda em relação à infância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MAURÍCIO, P.. TV digital e fluxos interativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . O fracasso da TV digital: o interesse público e os interesses privados.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MAURÍCIO, P.. O fracasso da TV digital aberta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MAURÍCIO, P.. TV digital aberta: conflitos antigos no nascimento de uma nova mídia no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MAURÍCIO, P.; LOPES, I. S. . Entrevista com Laurindo Leal Filho. Aracaju: Revista Eptic - Universidade Federal de Sergipe, 2017 (Entrevista para a Revista Eptic, v. 19, n. 3, 2017).

2.
MAURÍCIO, P.. Discursos e práticas de qualidade na televisão. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2008 (Resenha).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAURÍCIO, P.. Programa Sem Censura - TV Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAURÍCIO, P.. Programa Bate-Papo Ponto Com -Rádio MEC AM. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MAURÍCIO, P.. TV Digital no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Maurício, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. . PUC Artes - Contos de fadas. 2014.

5.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . PUC Artes - Arte Virtual. 2014.

6.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 101/2014. 2014.

7.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 102/2014. 2014.

8.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 103/2014. 2014.

9.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 104/2014. 2014.

10.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 105/2014. 2014.

11.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 106/2014. 2014.

12.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 107/2014. 2014.

13.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 108/2014. 2014.

14.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 110/2014. 2014.

15.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 111/2014. 2014.

16.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 112/2014. 2014.

17.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/701. 2014.

18.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/702. 2014.

19.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/703. 2014.

20.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/704. 2014.

21.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/705. 2014.

22.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/706. 2014.

23.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Contraponto 2014/707. 2014.

24.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Especial Diálogos de Fé. 2014.

25.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Pilotis 2014/201. 2014.

26.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Pilotis 2014/202. 2014.

27.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Pilotis 2014/203. 2014.

28.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Pilotis 2014/204. 2014.

29.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 109/2014. 2014.

30.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Antena Coletiva 110/2013. 2013.

31.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Antena Coletiva 111/2013. 2013.

32.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 112/2013. 2013.

33.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 113/2013. 2013.

34.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 114/2013. 2013.

35.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Antena Coletiva 115/2013. 2013.

36.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 116/2013. 2013.

37.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Contraponto 2013/701. 2013.

38.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/702. 2013.

39.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Contraponto 2013/703. 2013.

40.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/704. 2013.

41.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/705. 2013.

42.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/706. 2013.

43.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/707. 2013.

44.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/708. 2013.

45.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Contraponto 2013/709. 2013.

46.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Contraponto 2013/710. 2013.

47.
MAURÍCIO, P.; Maurício, P. ; ANTABI, M. ; PETIT, C. ; ALVES, C. . Especial Luiz Paulo Horta. 2013.

48.
MAURÍCIO, P.; Maurício, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Especial Christina Haverkamp. 2013.

49.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Especial Quando a Casa é a Rua. 2013.

50.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Especial Tim Lopes. 2013.

51.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Especial Zico. 2013.

52.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; ANTABI, M. . Especial Roberto Medina. 2013.

53.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Especial Arthur Ituassu. 2013.

54.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Pilotis 2013/201. 2013.

55.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. . Pilotis 2013/202. 2013.

56.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; MAURÍCIO, P. ; Maurício, P. ; ANTABI, M. . Pilotis 2013/203. 2013.

57.
MAURÍCIO, P.. Entrevista para o Jornal Futura do Canal Futura. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

58.
MAURÍCIO, P.. Debate sobre TV digital foi interditado por emissoras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

59.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; ALVES, C. ; PETIT, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 2013/101. 2013.

60.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. ; PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. . Antena Coletiva 2013/102. 2013.

61.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 2013/103. 2013.

62.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 104/2013. 2013.

63.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 105/2013. 2013.

64.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 106/2013. 2013.

65.
ALVES, C. ; PETIT, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 107/2013. 2013.

66.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 108/2013. 2013.

67.
PETIT, C. ; ALVES, C. ; ANTABI, M. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Antena Coletiva 109/2013. 2013.

68.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . Programa Antenados na Geral. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAURÍCIO, P.; TAVEIRA, L. . Seminário 'Mídia, o discurso do medo e a leitura da sociedade'.. 2015. (Mediação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MAURÍCIO, P.; CARRANO, P. C. R.; LEAL FILHO, L.. Participação em banca de Nara Rosa Meireles. A imagem do jovem na TV: análise sobre a inserção da juventude no telejornalismo local do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

2.
ABREU, J. B.; MAURÍCIO, P.; KISCHINHEVSKY, M.; FELIX, C. B.. Participação em banca de Marcus Aurélio de Carvalho. Rádios comunitárias em crise existencial: linguagem e afetos na era do ouvinte comunicador. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MAURÍCIO, P.; OLIVEIRA, F. R. C.. Participação em banca de Roberta Neves Fontes. Crime, desastre ou Acidente? Disputas narrativas sobre o rompimento da barragem da Samarco. 2018. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
MAURÍCIO, P.; AGUIAR, L. A.; BARBOSA, M.. Participação em banca de Pedro de Figueiredo Cardoso. Repórteres da madrugada: práticas, rotinas e estratégias no processo de construção da notícia. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
MAURÍCIO, P.; AGUIAR, L. A.; MORAIS, L.. Participação em banca de Bárbara Miranda Secco Ferreira. "Tchau, querida": o enquadramento noticioso na cobertura do impeachment da primeira mulher na presidência do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
MAURÍCIO, P.; BECKER, B.. Participação em banca de Claudia Miranda Rodrigues. Narrativas jornalísticas e midiativismo: um estudo de caso sobre as rotinas produtivas do coletivo Mídia Ninja. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
MAURÍCIO, P.; ABREU, J. B.. Participação em banca de Guilherme de Oliveira Simão. Jornalismo investigativo sem fins lucrativos: conceitos, objetivos e discursos da Agência Pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MAURÍCIO, P.; SABACK, L.; DABREU, P.. Participação em banca de Élida Mattos Vaz. O Ensino específico do Jornalismo e os desafios contemporâneos da comunicação. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LEAL FILHO, L.; CARRANO, P. C. R.; MAURÍCIO, P.. Participação em banca de Nara Rosa Meireles. A representação do jovem no telejornalismo local do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MAURÍCIO, P.; OLIVEIRA, F. R. C.. Participação em banca de Roberta neves Fontes. Crime ou desastre/acidente? Disputas narrativas sobre o rompimento da barragem da Samarco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MAURÍCIO, P.; TAVEIRA, L.. Concurso público para analista legislativo - Redator. Prova Múltipla Escolha. 2015. Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2.
MAURÍCIO, P.; TAVEIRA, L.. Concurso para Analista Legislativo - Redator. Prova discursiva. 2015. Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

3.
MAURÍCIO, P.; TAVEIRA, L.. Concurso para Analista Legislativo - Jornalista. Prova de múltipla escolha. 2015. Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

4.
MAURÍCIO, P.; TAVEIRA, L.. Concurso para Analista Legislativo -Jornalista. Prova discursiva.. 2015. Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

5.
MAURÍCIO, P.; GASTALDO, E. L.; MOREIRA, R.; SILVA, V. C. P.; FERREIRA, S. V.. Professor Assistente de Fotojornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
ABREU, J. B.; BITTENCOURT, L.C.; MAURÍCIO, P.; KISCHINHEVSKY, M.; TAVARES, D.. Professor-adjunto de Telejornalismo na Universidade Federal Fluminense. 2011. Universidade Federal Fluminense.

7.
MAURÍCIO, P.; PETIT, C.. Banca examinadora de concurso para repórter-redator do MultiRio/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2011. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

8.
MAURÍCIO, P.; VASCONCELOS, F.. Banca examinadora de concurso para redator-editor do MultiRio/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2011. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

9.
MAURÍCIO, P.; OLIVEIRA, P.. Banca examinadora de concurso para redator-editor do MultiRio/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2004.

10.
PETIT, C.; MAURÍCIO, P.. Banca examinadora de concurso para repórter-redator do MultiRio/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2004. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
ITUASSU, A.; MAURÍCIO, P.; SICILIANO, T.. Banca de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, para 2019, Mestrado. 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MAURÍCIO, P.; ALVES, C.. Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. 2015. Rádio CBN.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura. 2017. (Simpósio).

2.
II Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura. 2017. (Seminário).

3.
"A censura na época da ditadura militar"."A censura na época da ditadura militar" (mediação). 2016. (Outra).

4.
"Novos rumos do jornalismo"."Novos rumos do jornalismo" (mediação dos debates). 2016. (Seminário).

5.
PósCom 2016 - Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação.GT 4 - Narrativas e Subjetividades. 2016. (Seminário).

6.
I Seminário Internacional Comunicação, Temporalidades e Cultura. 2015. (Seminário).

7.
Photojournalism and Media Activism in the Favelas of Rio de Janeiro. 2015. (Seminário).

8.
A internet e a nossa vida: razão, afeto e convivência.. 2014. (Encontro).

9.
TV digital aberta: conflitos na implantação de uma nova mídia no Brasil (UFF).TV digital aberta: conflitos na implantação de uma nova mídia no Brasil. 2011. (Outra).

10.
Ciberpolítica e democracia digital: como os meios digitais estão mudando a política e a democracia hoje. 2010. (Outra).

11.
I Seminário Internacional Convergência das Mídias: Regulação para a Cidadania. 2010. (Seminário).

12.
XIX Encontro Anual Compós. 2010. (Congresso).

13.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. TV digital aberta: conflitos antigos na implantação de uma nova mídia no Brasil. 2009. (Congresso).

14.
Compós 17. 2008. (Encontro).

15.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Reflexões sobre a TV Pública. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, L. ; MAURÍCIO, P. . VII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano. 2018. (Outro).

2.
MAURÍCIO, P.. Seminário TV aberta na era digital. 2017. (Outro).

3.
MAURÍCIO, P.; MONTEIRO, A. R. . Seminário "Novos Rumos do Jornalismo". 2016. (Outro).

4.
MAURÍCIO, P.. Palestra e debate "A censura na época da ditadura militar". 2016. (Outro).

5.
MAURÍCIO, P.. Seminário de Jornalismo Ambiental PUC - Rede Biomar. 2016. (Outro).

6.
MAURÍCIO, P.. Oficina de Jornalismo Investigativo. 2015. (Outro).

7.
MAURÍCIO, P.. II Oficina de Jornalismo Investigativo. 2015. (Outro).

8.
MAURÍCIO, P.; TAVEIRA, L. . Seminário "Mídia, o discurso do medo e a leitura da sociedade".. 2015. (Outro).

9.
BRAGA, A. ; Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . PósCom 2013 - Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. 2013. (Congresso).

10.
MAURÍCIO, P.; AUCAR, B. ; HESS, L. ; MEDEIROS, V. ; KISHINHESVSKY, M. . Semana do Rádio e da TV da PUC-Rio 2011/1. 2011. (Outro).

11.
MAURÍCIO, P.; AUCAR, B. ; KISHINHESVSKY, M. ; HESS, L. ; MEDEIROS, V. . Semana do Rádio e da TV da PUC-Rio 2011/2. 2011. (Outro).

12.
MAURÍCIO, P.; AUCAR, B. ; HESS, L. ; MEDEIROS, V. . Semana do Rádio e da TV da PUC-Rio 2010/1. 2010. (Outro).

13.
MAURÍCIO, P.; AUCAR, B. ; HESS, L. ; MEDEIROS, V. . Semana do Rádio e da TV da PUC-Rio 2010/2. 2010. (Outro).

14.
MAURÍCIO, P.; AUCAR, B. ; HESS, L. ; MEDEIROS, V. . Semana do Rádio e da TV da PUC-Rio 2009/1. 2009. (Outro).

15.
AUCAR, B. ; HESS, L. ; MEDEIROS, V. ; MAURÍCIO, P. . Semana do Rádio e da TV da PUC-Rio 2009/2. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carlos Roberto Cerqueira Alves. O design didático da disciplina Edição em Telejornalismo e as mudanças necessárias para a educação do futuro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Supe) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

2.
Mariana Luz Eiras. A contribuição da tecnologia no desenvolvimento de medidas educacionais para a disciplina Comunicação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Supe) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

3.
Julia Cruz. Do lide à crase. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Supe) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaysa Lima Ferreira de Barros. Nova forma de consumo audiovisual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

2.
Rafaella de Souza Barbosa. O conteúdo audiovisual sob demanda como estratégia na TV brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

3.
Larissa Haddock Lobo Luz. As transformações no trabalho de Assessoria de Imprensa da década de 80 até 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

4.
Maria Gabriela Siqueira de Medeiros. A redução do consumo de TV pelos jovens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

5.
Ana Paula Ohanian Monteiro. A Brandpersona como estratégia no ambiente digital e o case Som Livre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

6.
Luana Amaral Lima. Walt Disney World: modelo permanente de excelência através do marketing digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

7.
Nathalia Duarte Rodrigues. Análise da música latina no Brasil a partir dos anos 2000. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

8.
Marcela Mutzenbecher Gentil. O início da fotografia, a poética do preto e branco e a magia do analógico.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

9.
Melissa Viana. À imagem e semelhança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

10.
Luiza Castilho Menezes. A nova era da indústria fonográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

11.
Dayane Barbosa de Oliveira. A representação do jornalismo nos livros da saga Harry Potter. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

12.
Pedro Henrique Alves Pinheiro. De Feito em Casa a Duas Cidades: música independente e a pluralidade cultural brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

13.
Fernanda Vanzan. Plano de Marketing: Fou pour le sucré.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

14.
Luísa Gabriela Costa. A representação feminina na cultura pop. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

15.
Amanda Sapir. A relação das pessoas com a transição do jornal impresso para o digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

16.
Fernanda Nogueira Barros. O marketing promocional da rádio FM brasileira no contexto do avanço das mídias digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

17.
Matheus Lino de Souza. A exibição da intimidade como estratégia de comunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

18.
Ana Clara Périco Araújo. Mobile marketing. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

19.
Mateus Palmieri Ribeiro. O jornalismo no Twitter. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

20.
Letícia Figueiredo Jean Jacques. Netflix e o modo de consumo audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

21.
Marina de Mattos Cardoso. Os novos caminhos da televisão aberta brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

22.
Luiza Gomes da Silveira Pinheiro. O uso do Twitter como ferramenta de expansão das informações pelos meios tradicionais de jornalismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

23.
Juliana Pola Eckhardt. A Globonews e a comunicação com o público: como o aplicativo Tá na Rua e a Central de Atendimentos aproximam o telespectador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

24.
Fernanda Soares Ribeiro. Facebook para negócios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

25.
Amanda Nunes Brigido. A nova geração da internet: youtubers e empreendedorismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

26.
Nathalia Christine Cardoso de Oliveira. Novas formas de fazer jornalismo: Snapchat como ferramenta de comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

27.
Luciano Giambiagi. A influência das redes sociais no sucesso do Canal Esporte Interativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

28.
Pablo Siqueira Seabra da Cruz. A era do entretenimento sob demanda: a nova TV. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

29.
Marcos Spilere. Universos narrativos transmídia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

30.
Fernanda Aragão Ferreira. Os desafios do jornalismo investigativo: uma análise sobre o caso Tim Lopes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

31.
Antonio Hofmeister Ribeiro. Novas formas de audiovisual no século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

32.
Bruna Carluccio Dutra. O herói mitológico nos games. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

33.
Juliana Passamani Zubelli Guimarães. A relação dos correspondentes internacionais com a cultura estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

34.
Beatriz Lima Soares Pestana. Uma reflexão sobre o jornal Maré de Notícias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

35.
Mariana Diegas Ibarrola. Mudanças na grade de programação do canal GNT de 2011 a 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

36.
Laetitia de Menezes Guidicelli. A fuga de Antoine Doinel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

37.
Felipe Lima de Carvalho. Projeto de Marketing da empresa Bake Gourmet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

38.
David Stone Sharp Neto. Fla Press: mito ou verdade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

39.
Luana Pereira Chagas. A influência da telenovela na moda brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

40.
Thais do Rio Oliveira. A estética nos filmes de Woodt Allen. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

41.
Célio de Souza Ferreira Junior. Meio Irmãos: um projeto de série. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

42.
Gabriella Pinheiro Machado Dourado. A influência da publicidade na infância a partir da análise do programa Bom Dia & Cia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

43.
Caroline Andrade Reis. Moda em tempo real. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

44.
Karla Karolina Barbosa Rodrigues. A cultura do grotesco na televisão brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

45.
Rafael Pimentel de Almeida Campos. A produção de megaeventos esportivos em um canal de TV. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

46.
Gabriel Picanço Pereira. O conceito de qualidade musical nas resenhas de discos da revista Rolling Stone. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.

47.
Nathális Romano Rosental. Linguagens híbridas em sites de entretenimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patrícia Maurício Carvalho.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MAURÍCIO, P.2015 MAURÍCIO, P.. Regulação do audiovisual no Brasil: tudo outra vez de novo.. Eptic (UFS), v. 17, p. 137-152, 2015.

2.
MAURÍCIO, P.2015 MAURÍCIO, P.. Considerações sobre a privacidade na internet. Interin (UTP), v. 20, p. 66, 2015.

3.
MAURÍCIO, P.2017 MAURÍCIO, P.. A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet. Alceu(PUCRJ), v. 18, p. 62-77, 2017.

4.
MAURÍCIO, P.2017MAURÍCIO, P.; LOPES, I. S. . Entrevista com Laurindo Leal Filho. Eptic On-Line (UFS), v. 19, p. 63-68, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
Maurício, P. ; MAURÍCIO, P. . O fracasso da TV digital: o interesse público e os interesses privados.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAURÍCIO, P.; SABACK, L. . Projeto Comuinicar: uma extensão da sala de aula com vista para o mercado de trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MAURÍCIO, P.. O jornalismo e a paz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MAURÍCIO, P.; FERNANDES, R. . Publicidade infantil: em que ponto estamos? Uma análise dos limites da propaganda em relação à infância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MAURÍCIO, P.. Os relatórios de inovação do The New York Times em diálogo com mudanças no jornalismo do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MAURÍCIO, P.. 50 anos de TV pública no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MAURÍCIO, P.. Ensino do Jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MAURÍCIO, P.; MEDEIROS, M. G. ; GEROLIS, B. . Influenciadores digitais como parte da disrupção do modelo de negócios do jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MAURÍCIO, P.; SOARES JR., C. . O Grupo Globo e as restrições à autonomia da Rádio CBN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MAURÍCIO, P.. O papel do Facebook e do Google na crise das empresas jornalísticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAURÍCIO, P.. Jornalismo, Mídias Digitais e Economia Política da Comunicação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAURÍCIO, P.. TV Digital no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAURÍCIO, P.. Programa Sem Censura - TV Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MAURÍCIO, P.. Programa Bate-Papo Ponto Com -Rádio MEC AM. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MAURÍCIO, P.. Debate sobre TV digital foi interditado por emissoras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAURÍCIO, P.. II Oficina de Jornalismo Investigativo. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Primeiro lugar na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ.



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