Mercês Sant Anna Ghazzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7298648561821683
  • Última atualização do currículo em 28/01/2016


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Especialização em Ativação de mudanças na formação dos profissionais da área da saúde pela FIOCRUZ (2006). Atualmente é professor do curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Assis, Analista membro da Associação Psicanalitica de Porto Alegre, Membro do corpo clínico e professora do Centro Lydia Coriat Porto Alegre. Atuou como como professora do curso de psicologia da ULBRA - Torres por 15 anos. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Formação continuada de equipes de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção em saúde mental materno-infantil na rede pública de saúde, transtornos do desenvolvimento na infância e adolescência, interdisciplinariedade em saúde e educação em saúde voltada ao SUS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mercês Sant Anna Ghazzi
Nome em citações bibliográficas
GHAZZI, M. S. A.;GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Luterana do Brasil, Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.
Estrada Geral S/N
Parque do Balonismo
95560000 - Torres, RS - Brasil
Telefone: (51) 6262000
URL da Homepage: http://ulbra.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Estimulação Precoce: características do trabalho nas APAEs do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Lígia Braun Schermann.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Psicanálise; Educação Especial; desenvolvimento infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Saúde Humana.
2005 - 2006
Especialização em Ativ. de Mudança na formação em saúde. (Carga Horária: 396h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: A difícil tarefa de articular Universidade e Comunidade.
Orientador: Maria do Horto Fontoura Cartana.
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
1987 - 1992
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


1995 - 1996
Tratamento de Transtornos de Desenvolvimento. (Carga horária: 300h).
Centro Lydia Coriat, --, Brasil.


Atuação Profissional



União das Faculdades Integradas de Negócios, UNIFIN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 10

Atividades

03/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, .

Serviço realizado
Supervisão de estagiários em clínica psicanalítica.
08/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopatologia psicanalítica
Teorias e técnicas psicoterápicas I
08/2014 - Atual
Estágios , FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, .

Estágio realizado
ESTÁGIO BÁSICO I.

Universidade do Contestado Campus de Concórdia, UNC/CONCORDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professor do Curso de especialização em Transtornos do desenvolvimento na infância e adolescência e do curso de Estimulação precoce,em parceria com o Centro Lydia Coriat - Porto Alegre, nas disciplinas de Processos do Pensamento I e II: estruturação cognitiva em Piaget

Atividades

07/2008 - Atual
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PROCESSOS DO PENSAMENTO I: SENSÓRIO MOTOR EM PIAGET

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONVIDADO
Outras informações
Professor no curso de ESPECIALIZAÇÃO em Transtorno do Desenvolvimento da Infânciae Adolescência Abordagem Interdisciplinar DISICIPLINA DE PROCESSOS DO PENSAMENTO : SENSÓRIO MOTOR EM PIAGET

Atividades

07/2008 - 07/2008
Ensino, Trantornos do desenvolvimento: infância e adolescê, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PROCESSOS DO PENSAMENTO I: SENSÓRIO MOTOR EM PIAGET

Centro Lydia Coriat, --, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Membro do Corpo clínico, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador curso de especialização, Carga horária: 4

Atividades

2008 - Atual
Ensino, transtornos desenvolvimento infância e adolescênci, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos do pensamento I - Sensório Motor em Piaget
05/2007 - Atual
Ensino, Clínica interdisciplinar em estimualção precoce, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Processos do pensamento I ( A inteligência sensório-motora na teoria de Piaget)
3/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro Lydia Coriat, .

Serviço realizado
atendimento psicológico infância e adolescência.

Associação Psicanalitica de Porto Alegre, APPOA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

08/2011 - Atual
Direção e administração, APPOA, .

Cargo ou função
Membro da mesa diretiva da Associação Psicanalítica.
3/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Associação Psicanalitica de Porto Alegre, Associação Psicanalitica de Porto Alegre.

Atividade realizada
MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO.

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2014
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 14

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas Psicoterápicas I - Psicanálise
Teorias Psicoterápicas I - A segunda Topica Freudiana e as novas escolas
Técnicas de Entrevista Psicológica
03/2008 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas psicoterápicas I - psicanálise
3/2003 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.

Atividade de extensão realizada
ACOMPANHAMENTO À MÃES E BEBÊS EM PSFs VOLTADO À PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA E CAPACITAÇÃO DE EQUIPES DE SAÚDE DOS POSTOS VINCULADOS AO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
3/2002 - Atual
Estágios , Unidade Universitária de Torres, Campus Torres.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II.
8/2001 - Atual
Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.

Estágio realizado
Estágio supervisionado em psicologia clínica I.
03/2000 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
05/2010 - 03/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atenção clínica com crianças
Metodologia Científica
Psicanálise e Psicopedagogia
Psicopedagogia e Psicogenética
Seminário Integrador de Projetos
3/2005 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Torres, Campus Torres.

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso do Curso de Psicologia.
8/2001 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.

Cargo ou função
Gerência de Estágio em Psicologia.
03/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO BÁSICO II: PESQUISA EM PSICOLOGIA
3/2005 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO BÁSICO I: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
12/2008 - 04/2009
Serviços técnicos especializados , Unidade Universitária de Torres, .

Serviço realizado
ASSESSORIA À IMPLANTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE 2ª TURMA DE VISITADORES DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR.
8/2001 - 12/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia dos processos mentais (II Tópica Freudiana)
8/2001 - 08/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
8/2005 - 12/2005
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica das relações na clínica odontológica
3/2003 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnicas de entrevista II
3/2004 - 7/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia psicodinâmica
3/2001 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.

3/2001 - 3/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Torres, Campus Torres.

Cargo ou função
Assessoria à coordenação do Curso de Psicologia.
1/2001 - 1/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.

Atividade de extensão realizada
Aulas ministradas no curso de Estimulação Precoce em parceria da ULBRA com a APAE de Torres.
8/2000 - 12/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Psicologia
3/2000 - 7/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica dos processos grupais
Pesquisa em Psicologia
1/2000 - 1/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Campus Torres.

Atividade de extensão realizada
Aulas ministradas no Curso de Especialização em Educação Especial.
8/1999 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL

Associação dos Pais E Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGO, Carga horária: 8

Atividades

9/1996 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Associação dos Pais E Amigos dos Excepcionais, .

Serviço realizado
Supervisão de Equipe Técnica.
9/1996 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Associação dos Pais E Amigos dos Excepcionais, .

Serviço realizado
Atendimento clínico.

Clínica Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Clínica particular, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Prevenção em saude mental na primeira infância junto à rede pública de saúde

Objetivo: O trabalho volta-se à construção de um espaço de pesquisa e extensão interinstitucional, no qual se articulam a Universidade e a Comunidade na avaliação e implantação de linhas de cuidado em saúde mental e desenvolvimento na primeira infância. Através de atividades extensionistas junto à equipes de Estratégia de Saúde da Família, busca-se implantar e avaliar formas de intervenção junto às equipes que possibilitem a detecção de transtornos psíquicos precoces e/ou transtornos de desenvolvimento nos três primeiros anos de vida. Pelo caráter interdisciplinar do objeto - o desenvolvimento infantil em suas diferentes nuances - utiliza-se como referencial teórico a Psicanálise e a Epistemologia piagetiana, além dos aspectos orgânicos do desenvolvimento. Além disso, o projeto busca levar em conta as questões relativas à formação continuada das equipes de saúde, pois constitui-se numa intervenção com características de pesquisa-ação, voltada à transformação do paradigma de cuidados à saúde mental na primeira infância junto a equipes de saúde..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; Prevenção a transtornos psíquicos; programas socias.


Projetos de pesquisa


2001 - 2002
A COMUNIDADE MÉDICA E A PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Descrição: O projeto visava identificar o conhecimento da comunidade médica a respeito das causas de deficiências e transtornos de desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2000 - Atual
PROJETO COMUNITÁRIO DE PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS PSÍQUICOS NA RELAÇÃO MATERNO-INFANTIL
Descrição: O projeto volta-se à capacitação de equipes de Estratégia de Saúde da família para a identificação e prevenção de transtornos de desenvolvimento e risco psíquico em bebês de zero a três anos, além de oferecer experiência a alunos e egressos do curso de psicologia da ULBRA TORRES no trabalho de avaliação e acompanhamento junto à primeira infância.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Mercês Sant Anna Ghazzi - Coordenador / Nathali Dewes - Integrante / Tania Magnus - Integrante / DAIANE ENGEL JUSTIN - Integrante / EVELINE Nery - Integrante / Hahn, Cristiano - Integrante / REJANE NUNES DA SILVA RODRIGUES - Integrante / JULIANA SPEGUEN - Integrante / ROSANGELA NOTTI - Integrante.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Correio da Associação psicanalítica de Porto Alegre


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: CORREIO DA APPOA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Treinamento e Reabilitação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: EDUCAÇÃO EM SAÚDE.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Professora Paraninfa, Curso de Psicologia - ULBRA - TORRES.
2008
Professora Paraninfa, Curso de Psicologia Ulbra-Torres.
2004
Primeiro lugar Salão de Iniciação Científica, ULBRA - TORRES.
2004
Terceiro Lugar no Salão de Iniciação Científica, ULBRA - Torres.
2004
Professora Paraninfa, Curso de Psicologia ULBRA-Torres.
2003
Professora Destaque, Universidade Luterana do Brasil - Torres.
2002
Primeiro Lugar XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ENGEL, DAIANE2014 ENGEL, DAIANE ; GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA ; SILVA, HELOISA CARDOSO DA . Acompanhamento Terapêutico e a Relação Mãe-Bebê. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 34, p. 1045-1058, 2014.

2.
SANTOS, V. O.2012SANTOS, V. O. ; GHAZZI, M. S. A. . A TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 32, p. 632-647, 2012.

3.
CAPAVERDE, S.2011CAPAVERDE, S. ; GHAZZI, M. S. A. . Escola da Folie. Correio da APPOA, v. 199, p. 71-75, 2011.

4.
GHAZZI, M. S. A.;GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA2004GHAZZI, M. S. A.; DIAS, Cláudia Kaul Aranalde . Diálogos Interdisciplinares: intervenção junto à comunidade médica e paramédica do município de Torres. Conversas Interdisciplinares, Torres- RS, v. 3, n.4, p. 76-84, 2004.

5.
GHAZZI, M. S. A.;GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA2003GHAZZI, M. S. A.; ALMEIDA, Caren ; DIAS, Cláudia Kaul Aranalde . Prevenção de deficiências e transtornos psíquicos precoces entre a comunidade médica do Litoral Norte. Conversas Interdisciplinares, ULBRA- TORRES, v. 1, n.1, p. 111-117, 2003.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GHAZZI, M. S. A.. O ciúme nos relacionamento amorosos. Jornal Revisão, Osório-Rs, p. 05 - 05, 15 abr. 1995.

2.
GHAZZI, M. S. A.. Homossexualidade: distúrbio ou identidade social?. Jornal Revisão, Osório-Rs, , v. 349, p. 05 - 05.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, I. ; GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA ; DEWES, Nathali . O brincar como articulador de uma experiência no espaço da creche. In: X ANPED SUL, 2014, FLORIANÓPOLIS. TRABALHOS COMPELTOS ANPED SUL 2014. FLORIANÓPOLIS: X ANPED SUL, 2014. v. 1. p. 01-17.

2.
GHAZZI, M. S. A.; ALMEIDA, Caren ; DIAS, Claúdia Kaul Aranalde . A COMUNIDADE MÉDICA E A PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NO LITORAL NORTE. In: Salão de Iniciação Científica, 2001, Canoas, 2001.

3.
GHAZZI, M. S. A.. Estimulação Precoce: Características do trabalho nas APAEs do Rio Grande do Sul. In: 4º congresso estadual das APAEs, 2000, Bento Gonçalves. Anais do 4º congresso estadual das APAES do RS, 2000.

4.
GHAZZI, M. S. A.; BESTETTI, E. . O bando da Banda: relato do trabalho de uma oficina musical. In: 3º Congresso das APAEs do Rio Grande do Sul, 1998, Osório, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOTTI, R. ; CANTO, J. S. ; GHAZZI, M. S. A. . Projeto de prevenção de transtornos psíquicos na relação materno infantil - PRO BEBÊ: o acaompanhamento do desenvolviment de bebês de zero a três anos. In: Feira de iniciação científica - FEEVALE, 2013, NOVO HAMBURGO. Anais da Feira de Iniciação Científica [recurso eletrônico]. NOVO HAMBURGO: FEEVALE, 2013. v. 1. p. 27-27.

2.
Policarpo, E ; Schmidt, L.B.A. ; JUSTIN, D. E. ; GHAZZI, M. S. A. . Acompanhamento terapêutico e visita domiciliar como dispositivos de intervenção comunitária junto a bebês com risco de autismo. In: Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, intervenção e pesquisa, 2011, Curitiba. Anais do Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, intervenção e pesquisa, 2011.

3.
NERY, E. ; Policarpo, E ; Schmidt, L.B.A. ; GHAZZI, M. S. A. . Projeto Pró-bebê ULBRA Torres: levantamento de casos de risco psíquico em bebês junto a um programa comunitário. In: Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, intervenção e pesquisa, 2011. Anais do Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, intervenção e pesquisa.

4.
GHAZZI, M. S. A.. Do "bebê que só tinha pés" à "mamãe que nasceu depois": três diferentes posições da função materna no palco do riscoe autismo. In: Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, intervenção e pesquisa, 2011, Curitiba. Anais do Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, intervenção e pesquisa, 2011.

5.
Magnus TAS ; DEWES, Nathali ; GHAZZI, M. S. A. . Projeto de extensão pró-bebê: um estudo de caso. In: VIII encontro nacional sobre o bebê e I encontro internacional sobre o bebê, 2010, São Paulo. Anais do VIII encontro nacional sobre o bebê e I encontro internacional sobre o bebê. SÃO PAULO: ABEBÊ, 2010. p. 12 c-12 c.

6.
DEWES, Nathali ; Magnus TAS ; GHAZZI, M. S. A. . Pró-bebê: trabalho comunitário de acompanhamento do desenvolvimento infantil. In: VIII encontro nacional sobre o bebê e I encontro internacional sobre o bebê, 2010, São Paulo. Anais do VIII encontro nacional sobre o bebê e I encontro internacional sobre o bebê. São Paulo: ABEBÊ, 2010. v. 1. p. po.58-po.58.

7.
Santos, AA ; GHAZZI, M. S. A. . QUEM VISITA O VISITADOR: TRABALHO E SUBJETIVIDADE NO PROGRAMA PRIMEIRA INFANCIA MELHOR. In: VII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBÊ, 2008, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO VII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBÊ, 2008.

8.
GHAZZI, M. S. A.. UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: CONSTRUINDO UMA REDE DE CUIDADOS A PRIMEIRA INFÂNCIA. In: VII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBÊ, 2008, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO VII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBÊ, 2008.

9.
GHAZZI, M. S. A.; CARTANA, Maria Do Horto Fontoura ; BIZÁRIO, João Carlos da Silva ; SESTREM, Edinéia ; FONSECA, Cátia Regina B da ; FRANCO, Cassiano Ricardo . Como construir um curso de graduação com qualidade, seja público ou privado, considerando um projeto político-pedagógico, formação política estudantil, organização/mobilização do corpo docente e as avaliações do MEC(INEP). In: VII CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA, 2006, CURITIBA. Olho Mágico (CD-ROM), 2006. v. 13.

10.
GHAZZI, M. S. A.; PINHO, Camila Braga ; BASSA, Berenice Gonzales ; ROCHA, Graziela ; KERBER, Maíra ; DEWES, Nathali . Prevenindo transtornos de desenvolvimento na primeira infância: uma parceria universidade/comunidade. In: VII CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA, 2006, Curitiba. Olho Mágico (CD-ROM), 2006. v. 13.

11.
GHAZZI, M. S. A.; SCHREINERT, Claúdia ; PINHO, Camila Braga ; PINHO, Michele Montanari ; BASSA, Berenice Gonzales ; PEREIRA, Caroline Martini Kraid ; VENTURIN, San . Prevenção de transtornos psíquicos na relação materno-infantil junto a um Programa de Saúde da Família. In: 1º PSF - Primeiro congresso regional de Programa de Saúde da Família, 2004, Tramandaí, 2004.

12.
GHAZZI, M. S. A.; ALMEIDA, Caren . Amamentação e Subjetividade. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004. p. 784-784.

13.
GHAZZI, M. S. A.; MAGGIONI, Claúdia Bassanesi . Parir com dor, entregar com amor: implicações psicológicas do consentimento para adoção. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004. p. 792-792.

14.
GHAZZI, M. S. A.; BASSA, Berenice Gonzales ; PINHO, Camila Braga ; DIAS, Claúdia Kaul Aranalde ; SCHREINERT, Claúdia ; PEREIRA, Caroline Martini Kraid ; VENTURIN, San ; PINHO, Michele Montanari . Projeto Comunitário em Prevenção de Transtornos Psíquicos na Relação Materno-Infantil. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos:XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004. p. 785-785.

15.
GHAZZI, M. S. A.; PINHO, Camila Braga ; BASSA, Berenice Gonzales ; PEREIRA, Caroline Martini Kraid ; SCHREINERT, Claúdia ; PINHO, Michele Montanari ; VENTURIN, San . Programa de Saúde da Família: construíndo um novo olhar sobre o desenvolvimento psíquico infantil. In: III Fórum de Produção Científica e II Salão de Iniciação Científica - ULBRA TORRES, 2004, Torres, 2004.

16.
GHAZZI, M. S. A.; BASSA, Berenice Gonzales ; PEREIRA, Caroline Martini Kraid ; VENTURIN, San . Corpo e sexualidade na adolescência: relato de uma experiência comunitária. In: III Fórum de Produção Científica e II Salão de Iniciação Científica - ULBRA TORRES, 2004, Torres, 2004.

17.
GHAZZI, M. S. A.; PINHO, Camila Braga ; SCHREINERT, Claúdia . Grupo de Gestantes. In: III Fórum de Produção Científica e II Salão de Iniciação Científica - ULBRA TORRES, 2004, TORRES, 2004.

18.
GHAZZI, M. S. A.; VILANI, Lenir Fátima . O brincar do bebê. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004. p. 782-783.

19.
GHAZZI, M. S. A.; BORGES, Luciani Magnus . Um olhar sobre a relação mãe-bebê. In: II Fórum de Produção científica - I Salão de Iniciação Científica, 2003, Torres- RS. Anais do II Fórum de Iniciação Científica e do I Salão de Iniciação Científica, Torres, 22 e 23 de Outubro de 2003. Torres: ULBRA, 2003. v. 1. p. 44-44.

20.
GHAZZI, M. S. A.; ALMEIDA, Caren ; DIAS, Claúdia Kaul Aranalde ; SCHREINERT, Cláudia ; BORGES, Luciani Magnus ; MONTANARI, Michele ; BRAGA, Camila Daitx . Prevenção de Transtornos Psíquicos na Relação Materno-Infantil. In: II Fórum de Produção científica - I Salão de Iniciação Científica, 2003, Torres. Anais do II Fórum de Produção Científica e do I Salão de Iniciação Científica, Torres, 22 e 23 de Outubro de 2003. Torres: ULBRA, 2003. v. 1. p. 43-43.

21.
GHAZZI, M. S. A.; DIAS, Claúdia Kaul Aranalde . Diálogos Interdisciplinares: intervenção junto à comunidade médica. In: II Fórum de Produção científica - I Salão de Iniciação Científica, 2003, Torres. Anais do II Fórum de Produção Científica e do I Salão de Iniciação Científica, Torres, 22 e 23 de Outubro de 2003. Torres: ULBRA, 2003. v. 1. p. 39-39.

22.
GHAZZI, M. S. A.; BRAGA, Camila Daitx . Da maternidade ao desejo de ser mãe. In: II Fórum de Produção científica - I Salão de Iniciação Científica, 2003, Torres. Anais do II Fórum de Produção Científica e do I Salão de Iniciação Científica, Torres, 22 e 23 de Outubro, 2003. Torres: ULBRA, 2003. v. 1. p. 38-38.

23.
GHAZZI, M. S. A.; ALMEIDA, Caren . Amamentação e Subjetividade. In: II Fórum de Produção científica - I Salão de Iniciação Científica, 2003, Torres. Anais do II Fórum de Produção Científica e do I Salão de Iniciação Científica. Torres: ULBRA. v. 1. p. 35-35.

24.
GHAZZI, M. S. A.; DIAS, Claúdia Kaul Aranalde ; ALMEIDA, Caren ; BORGES, Luciani Magnus . Prevenção de Deficiências na Primeira Infância: um olhar sobre a comunidade médica atuante no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. In: XIV Salão de Inicação Científica - XI Feira de Iniciação Científica - UFRGS, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos: Iniciação Científica - 2002 - UFRGS. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002. p. 770-770.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
GHAZZI, M. S. A.;GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA2003GHAZZI, M. S. A.; BORGES, Luciani Magnus . Um olhar sobre a relação mãe-bebê. Conversas Interdisciplinares, Torres - RS, v. 1, n.1, p. 141-142, 2003.

2.
GHAZZI, M. S. A.;GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA2002 GHAZZI, M. S. A.. Estimulação Precoce: Características do Trabalho nas APAES do Rio Grande do Sul. Conversas Interdisciplinares, Torres -RS, v. 01, n.01, p. 91-93, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
JUSTIN, D. E. ; SILVA, H. C. ; GHAZZI, M. S. A. . Acompanhamento terapêutico e relação mãe bebê. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
DORNELLES, ALÍSSIA G. ; GHAZZI, M. S. A. . AS MARCAS DA CIÊNCIA E AS MARCAS DO SUJEITO - CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CLASSIFICAÇÕES DIAGNÓSTICAS A PARTIR DA PSICANÁLISE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GHAZZI, M. S. A.. Avaliação clínica de bebês: discussão clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
DIAS, I. ; GHAZZI, MERCÊS SANT'ANNA ; DEWES, Nathali . o BRINCAR CMO ARTICULADOR DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO DA CRECHE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NERY, E. ; Hahn, C. ; GHAZZI, M. S. A. . Representação do projeto Pró-Bebê no município de Torres-Vila São João. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GHAZZI, M. S. A.. Escutando mães e bebês num PSF: uma aposta de prevenção junto à rede básica de saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Limas, B ; FRAGA, B. M. ; GHAZZI, M. S. A. . CENTRO DE ATENDIMENTO PREVENTIVO AO EDUCANDO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JUSTIN, D. E. ; NERY, E. ; GHAZZI, M. S. A. . PROJETO DE EXTENSÃO PRO-BEBÊ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FRAGA, R. ; GOMES, S.C. ; GHAZZI, M. S. A. . Centro de testagem e aconselhamento de Tramandaí- RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GHAZZI, M. S. A.; BASSA, Berenice Gonzales ; DEWES, Nathali ; ROCHA, Graziela ; MENEGALLI, F. . Universidade e comunidade: construindo uma rede de cuidados a primeira infância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GHAZZI, M. S. A.; Santos, AA . Quem visita o visitador? trabalho e subjetividade no Programa Primeira Infância Melhor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GHAZZI, M. S. A.; DUARTE, Célia Scapin . Assessoria à Prefeitura Municipal de Torres para a implantação do Projeto Primeira Infância Melhor - PIM. 2006.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GHAZZI, M. S. A.. Quem cuida da saúde mental infanto juvenil? Seminários de clínica psicanalítica - Avaliação de bebês. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REY, Siloé; GHAZZI, M. S. A.; Nunes, Otávio A. W.. Participação em banca de Elizandra Cardoso Selau.Por um direito de às vezes ser triste. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

2.
GHAZZI, M. S. A.; BRASIL, Elizabeth Brasil de; BIER, Helena Beatriz. Participação em banca de RÂNIA DALPIAZ.ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
GHAZZI, M. S. A.; REY, Siloé. Participação em banca de Carolina Lemos da Silva.Que F possa advir lá onde o pai era: um estudo lógico-semântico do conceito Nome-do-Pai. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil.

4.
GHAZZI, M. S. A.; GONÇALVES, Rodrigo; BIER, Helena Beatriz. Participação em banca de Ketlie Toscan.Psicanálise e Direito: uma outra forma de escutar a justiça. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

5.
GHAZZI, M. S. A.; BIER, Helena Beatriz; REY, Siloé. Participação em banca de Michele Montanari Pinho.O estádio do espelho e o olhar constituinte do Outro primordial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

6.
GHAZZI, M. S. A.; REY, Siloé. Participação em banca de Erodi Cardoso da Rocha.A estrutura psíquica do bebê através da linguagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil.

7.
GHAZZI, M. S. A.; REY, Siloé. Participação em banca de Sianra Konig Ferreira.Arte e Psicanálise. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil.

8.
GHAZZI, M. S. A.; BIER, Helena Beatriz. Participação em banca de Nilena Beatriz Naime Silva.A heterogeneidade no Discurso Médico: uma abordagem psicanalítica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º FÓRUM DO SUS NO LITORAL NORTE:EDUCAÇÃO EM SAÚDE.DIFERENTES ATORES PRODUZINDO UM NOVO CENÁRIO ? ENSINO, SERVIÇO E GESTÃO. 2008. (Simpósio).

2.
I Fórum Regional de Educação.Dificuldades de Aprendizagem. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GHAZZI, M. S. A.; ARANHA, CRISTIANA ; Daniela Montano ; Maria Beatris Bolzan . 1ºfórum do sus no litoral norte: educação em saúde. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SHAIENE RODRIGUES BROCCA. linguagem infantil: comunicação e fala. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

2.
Jussana da Rosa Alexandre. As contribuições da psicanálise no campo educativo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Transtornos do desenvolvimento infância e adolescê) - Centro Lydia Coriat. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

3.
Heloisa Cardoso da Silva. DIAGNÓSTICO NA INFÂNCIA: QUAIS AS IMPLICAÇÕES POSSÍVEIS?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Transtornos do desenvolvimento infância e adolescê) - Centro Lydia Coriat. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

4.
Letícia Pacheco Benito Silva. Os sintomas de infância e as funções parentais na atualidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Transtornos do desenvolvimento infância e adolescê) - Centro Lydia Coriat. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

5.
Janaína Carloto. O papel do psicólogo dentro dos serviços de assistência social junto à criança em situação de risco. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Transtornos do desenvolvimento infância e adolescê) - Centro Lydia Coriat. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

6.
Zelina Ramos Dilda. Elaboração e reelaborção do luto pela perda do filho ideal. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Estimulação Precoce) - Universidade do Contestado. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

7.
Eugênio Canesin Dal Molin e Isabella Silva Borghesi. A cena primária como fantasia constituinte e como realidade. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trantornos do desenvolvimento: infância e adolescê) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

8.
Priscila Maria Cunha e Priscila Maria Ferreira. Crianças com síndrome de down: o olhar do Outro e suas implicações na constituição subjetiva e na estruturação cognitiva. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trantornos do desenvolvimento: infância e adolescê) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DAIANE ENGEL JUSTIN. Acompanhamento Terapêutico e a Relação Mãe-Bebê. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

2.
EVELINE BELEZA CARDONA NERY. Psicóloga pro bebê !?! As representações da comunidade sobre um programa de acompanhamento do desenvolvimento na primeira infância. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

3.
Vinicius Oliveira dos Santos. A transmissão psíquica geracional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - ULBRA - UNIDADE UNIVERSITÁRIA TORRES - RS. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

4.
GRAZIELA FERREIRA ROCHA. O USO DE PSICOFARMACOS NA POS-MODERNIDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

5.
BERENICE GONZALES BASSA. O PAI POR ELE MESMO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

6.
Aline Andressa dos Santos. Quem visita o visitador: trabalho e subjetividade no programa primeira infância melhor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

7.
Bianca Inajara de Barros Maciel. Autismo: duas faces de um diagnóstico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

8.
Maíra Marques Kerber. Relato de um caso de uma gravidez não planejada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

9.
Camila de Lemos Almeida. A MENINA E O SOL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

10.
Lenir Fátima Villani. O brincar do bebê. 2004. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

11.
Cláudia Bassanesi Maggioni. Parir com dor, entregar com amor: implicações psicológicas do consentimento para adoção. 2004. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

12.
Cláudia Schreinert. O bebê(abá) do desenvolvimento infantil. 2004. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

13.
Cibely Matos Borges. Psicanálise e literatura:entre o mar e a floresta - a liberdade e o mistério da escrita. 2004. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

14.
Luciani Magnus Borges. Um olhar sobre a relação mãe-bebê. 2003. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

15.
Claúdia Kaul Aranalde Dias. Diálogos Interdisciplinares: intervenção junto à comunidade médica e paramédica. 2003. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

16.
Juliana Barros Becker. O Homem e seu processo de tornar-se pai. 2003. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

17.
CAREN ALMEIDA. Amamentação e subjetividade. 2003. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

18.
Camila Daitx Braga. Da maternidade ao desejo de ser mãe. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

19.
Jane Denise Becker. Desejo de ensinar e desejo de aprender: o inconsciente na relação professor-aluno. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

Iniciação científica
1.
Claúdia Kaul Aranalde Dias. A COMUNIDADE MÉDICA E A PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NO LITORAL NORTE. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil, universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Rodrigues Flores. Supervisão de caso em clínica psicanalítica. 2013. Orientação de outra natureza. (Especialização de clínica psicanalítica) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mercês Sant Anna Ghazzi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 17:05:04