Marcos Santos Campello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5714590616515322
  • Última atualização do currículo em 02/04/2017


Possui doutorado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: rochas ornamentais, sistema de informações geográfica, carste, espeleologia e mapeamento geológico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Santos Campello
Nome em citações bibliográficas
CAMPELLO, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências.
Av. Antonio Carlos, 6627
Bairro Pampulha
31270-010 - Belo Horizonte, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Geologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período co-tutela em Università di Bologna (Orientador: Prof. Dr. Roberto Bruno).
Título: Técnicas de Processamento Digital de Imagens Aplicadas ao Setor das Rochas Ornamentais, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Antônio Gilberto Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Rochas Ornamentais; Sistema de Informações Geográfica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Indústrias Extrativas.




Atuação Profissional



Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Plano de ação nacional para a conservação do patrimônio espeleológico nas áreas cársticas da Bacia do São Francisco - PAN Cavernas do São Francisco
Descrição: Projeto de adequação e implantação de uma rede de monitoramento de águas subterrâneas em áreas com cavidades cársticas da bacia do rio São Francisco aplicado a área piloto da APA Carste Lagoa Santa, Minas Gerais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
PROJETO 19967 - CODEMIG/FUNDEP/MAPEAMENTO GEOLÓGICO
Descrição: Mapeamento Geologico da Folha Formiga na escala 1:100.000.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Santos Campello - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2015 - Atual
Projeto Mapeamento Geológico do Triângulo Mineiro (CODEMIG-FUNDEP-UFMG)
Descrição: Descrição: O Projeto Triângulo Mineiro tem por objetivo realizar o mapeamento geológico e levantamento de recursos minerais, exclusivamente dentro dos limites do Estado de Minas Gerais, das áreas representadas nas trinta e nove (39) folhas em escala 1:100.000 da Carta do Brasil-IBGE. O titular do currículo coordena o mapeamento nas Folhas: Riolândia: SE-22-Z-C-VI e Iturama: SE-22-Z-C-V..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Projeto FUNDEP No: 23802 CARACTERIZACAO E COLETA DE DEPOSITOS CAVERNICULAS DA CAVIDADE NATURAL 41
Descrição: O projeto tem como objetivo a caracterização e a coleta de depósitos cavernícolas da Cavidade Natural 41, situada no município de Formosa, GO. Os sedimentos serão posteriormente analisados em laboratório para determinação do seu conteúdo fossilífero..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Projeto FUNDEP No: 22603 ESTUDOS DE VALORACÃO ESPELEOLÓGICA NA BAHIA E EM MINAS GERAIS
Descrição: O Projeto tem o objetivo a valoração espeleológica de cavidades naturais situadas na Bahia e em Minas Gerais em conjunto com equipe multidisciplinar externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto FUNDEP No: 21064 - CIMENTOS BRENNAND/IGC/DGL/CARACTERIZACAO ESPELEOLOGICA DA AREA DA MINA
Descrição: O projeto envolveu a prospecção e o mapeamento de cavidades naturais em áreas de interesse minerário no município de Sete Lagoas, MG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Projeto FUNDEP No: 20830 - IC AMBIENTAL LTDA/IGC-UFMG/VISTORIA E ESTUDO DE SIMILARIDADE DE CAVIDADES NATURAIS
Descrição: O objeto do presente contrato é a vistoria e estudo de similaridade de cavidades naturais localizadas na Mina de Serra Azul, situadas nos Municípios de Brumadinho, Igarapé e São Joaquim de Bicas, Minas Gerais, da MMX SUDESTE MINERAÇÃO LTDA - Grupo EBX..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Santos Campello - Coordenador.
2012 - 2012
Prospecção e Caracterização Espeleológica da Região da Estação Ecológica de Corumbá IEF/Arcos, MG.
Descrição: O Projeto teve como objetivo a apresentação dos resultados das etapas de prospecção espeleológica realizada na área da Estação Ecológica de Corumbá IEF ? Arcos, referentes à identificação das cavidades naturais, fornecendo subsidios para o Plano de Manejo da referida Estação. Posteriormente será escolhida uma cavidade considerada relevante na área para mapeamento espeleométrico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Santos Campello - Coordenador.
2011 - 2012
Projeto FUNDEP No: 17803 - SANDRA MINERACAO/IGC/DLG/ESTUDOS ESPELEOLOGICOS
Descrição: O projeto envolve a valoração de Cavidades Naturais inseridas no maciço calcário de Limeira no município de Prudente de Morais em Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Santos Campello - Coordenador / Eduardo Abjaud Haddad. - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Cartografia Geológica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Prospecção Mineral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELOS, A. G. ; MEYER, K. E. B. ; CAMPELLO, M. S. . Coleta de fósseis de estratos com alto grau de calcificação em cavernas para estudos tafonômicos.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2013, Gramado. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Paleontologia, 2013., 2013.

2.
VASCONCELOS, A. G. ; MEYER, K. E. B. ; CAMPELLO, M. S. . Novos depósitos fossíliferos nos maciços calcários Escrivânia, Limeira e Ingleses em Prudente de Morais, MG.. In: Paleominas 2012, 2012, Belo Horizonte. Caderno de Resumos Paleominas 2012, 2012. p. 11.

3.
CAMPELLO, M. S.; MOURAO, A. C. M. ; COSTA, A. G. . Montagem de Sistema de Informações Geográficas SIG para o Centro Produtor de Rochas Ornamentais de Candeias-Oliveira. In: 32 Congresso Internacional de Geolgia, 2004, Florença. Anais do 32 Congresso Internacional de Geologia, 2004. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
CHAVES, A. O. ; CAMPELLO, M. S. ; SOARES, A. C. P. . U-Th-PbT DE MONAZITAS DO SILLIMANITA-CORDIERITA-GRANADA-BIOTITA GNAISSE DE ITAPECERICA (MG) E A ATUAÇÃO DA OROGENIA RIACIANO-OROSIRIANA NO INTERIOR DO CRATON SÃO FRANCISCO MERIDIONAL.. Geociências (São Paulo. Online), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPELLO, M. S.; SOARES, A. C. P. ; CORREA, T. R. ; FERREIRA, V. G. . MAPEAMENTO GEOLÓGICO DA FOLHA RIOLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS ? MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMPELLO, M. S.; HADDAD., E. A. ; LAUREANO, F. V. . VALORAÇÃO ESPELEOLÓGICA NA PORÇÃO CENTRAL DA BACIA UNAUTINGA, MUNICÍPIO DE LAJEDINHO, BAHIA-BA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAMPELLO, M. S.; SOARES, A. C. P. . Mapeamento Geológico da Folha Formiga, Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAMPELLO, M. S.; HADDAD., E. A. ; MAGALHAES JR., A. P. ; MAGALHAES, L. H. S. ; BORGES, J. D. ; LUIS, J. . Cavernas do Município de Bambuí, Minas Gerais - Dados Preliminares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMPELLO, M. S.; COSTA, A. G. ; MOURAO, A. C. M. ; FREITAS, C. R. . Utilização de SIG na Complementação do Mapa Geológico da Região do Centro Produtor de Candeias-Oliveira com Base no Levantamento Aerogeofísico da CODEMIG: ênfase para a definição de alvos com valor ornamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CAMPELLO, M. S.; COSTA, A. G. ; MOURAO, A. C. M. ; PINTO, L. M. ; FREITAS, C. R. . Técnicas de Processamento Digital de Imagens para a Correlação entre a Forma dos Grãos e Características Tecnológicas de Granitos Ornamentais.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CAMPELLO, M. S.. Utilização de SIG na Complementação do Mapa Geológico da Região do Centro Produtor de Candeias-Oliveira com Base no Levantamento Aerogeofísico da CODEMIG: ênfase na definição de alvos com valor ornamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CAMPELLO, M. S.. Técnicas de Geoprocessamento na Prospecção de Rochas Ornamentais: Uso Potencial de Imagens de Satélite, Levantamento Aerogeofísico e SIG.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CAMPELLO, M. S.. Proposta de Classificação das Rochas Ornamentais com Base em Parâmetros Estéticos.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMPELLO, M. S.. Técnicas de Geoprocessamento na Prospecção de Rochas Ornamentais: Uso Potencial de Imagens de Satélite, Levantamentos Aerogeofísicos e SIG.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMPELLO, M. S.. O Uso do SIG para o Zoneamento de Porção do Carste de Arcos-Pains, MG: Integração das Áreas de Proteção Ambiental, Meio Físico e dos Sítios Arqueológicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAMPELLO, M. S.; HORN, A.H. ; BORGHETTI, C. . Avaliação da Dispersão da Particulação Mineral no Ar, na Região de Arcos-Pains-Doresópolis, MG, Brasil - Resultados Preliminares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAMPELLO, M. S.; PIZARRO, A.P. . Caracterização Geoespeleológica da Porção Sul da Bacia do Córrego do Barreado, Municípios de Pains, Piuhí, Pimenta e Doresópolis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAMPELLO, M. S.; MOURAO, A. C. M. ; COSTA, A. G. . Desenvolvimento de Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) para o centro produtor de rochas ornamentais de Candeias-Oliveira, Minas Gerais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
48 Congresso Brasileiro de Geologia. MAPEAMENTO GEOLÓGICO DA FOLHA RIOLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS ? MG. 2016. (Congresso).

2.
47 Congresso Brasileiro de Geologia. Mapeamento Geológico da Folha Formiga. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Gomide Vasconcelos. MAMÍFEROS QUATERNÁRIOS DA CAVIDADE ES-08, MUNICÍPIO DE PRUDENTE DE MORAIS, MINAS GERAIS: ANÁLISE TAFONÔMICA E TAXONÔMICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Coorientador: Marcos Santos Campello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Barreto Vaz, Moisés Abrãao S. O. Moisés Augusto B.. MAPEAMENTO GEOLÓGICO EM ESCALA 1:100.000 DA REGIÃO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcos Santos Campello.

2.
GLAUBER REZENDE FREIRE e LUCAS MARTINS DA COSTA DO NASCI. Mapeamento geológico da borda leste da Serra de Pimenta, entre as cidades de Piumhí e Pimenta em Minas Gerais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcos Santos Campello.

3.
Moisés Henrique Sousa Silva e Paulo Zaeyen de Oliveira e S.. MAPEAMENTO GEOLÓGICO NA ESCALA DE 1:25.000 DA REGIÃO DE TABULEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, MG.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcos Santos Campello.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 22:06:48