Paula Tatianne Carréra Szundy

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2464221114497526
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa Dávilla (1995), mestrado em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pelo King's College London (2015-16), realizado com bolsa de estágio sênior concedida pela CAPES (processo número 99999.002817/2015-02) . Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras Anglo-Germânicas, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (biênio 2016-2017). Também foi presidente da ALAB no biênio 2010-2011. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores e seus interesses de pesquisa incluem: ensino-aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores, gêneros discursivos e ensino, práticas de letramentos no ensino básico e/ou superior e ideologias linguísticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Tatianne Carréra Szundy
Nome em citações bibliográficas
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras.
Avenida Horácio Macedo, 2151
Cidade Universitária
21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25989791
URL da Homepage: http://www.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Lancaster University (Orientador: Martin Bygate).
Título: A construção do conhecimento no jogo e sobre o jogo: ensino-aprendizagem de LE e formação reflexiva, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Maria Antonieta Alba Celani.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jogos; Jogos de linguagem; capacidades de linguagem; Reflexão; Transformação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1998 - 2001
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os jogos no ensino-aprendizagem de LE para crianças: a construção do conhecimento através de jogos de linguagem,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jogo; Jogo de linguagem; Construção de linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1992 - 1995
Graduação em Letras.
Faculdades Integradas Teresa D'ávilla, FATEA, Brasil.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
1981 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola de Educação Infantil 1º e 2º Graus Prof Francisca Salles Damasco, DAMASCO, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
King's College London, KCL, Grã-Bretanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2009 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora da XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I - Reading
Língua Inglesa Instrumental I - Letras
Língua Inglesa Instrumental II - Biologia

Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Comissão para reformulação do curso de especialização lato sensu em estudos lingüísticos e literários.
12/2005 - Atual
Ensino, Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
Língua Inglesa
Lingüística e ensino de língua
Literatura Inglesa
Literatura Norte-Americana
Metodologia de Ensino da Língua Inglesa
Prática de Ensino da Língua Inglesa
08/2006 - 11/2007
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental para Ciências da Saúde: leitura de gêneros acadêmicos.

Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 14

Atividades

05/2005 - 11/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Norte-Americana
Literatura Inglesa
Língua Inglesa

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

2/1998 - 4/1999
Ensino, Secretariado e Automação de Escritórios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Yázigi Internexus Guaratinguetá, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

5/1995 - 5/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Liebher Brasil Guindastes e Máquinas Oper Ltda, LIEBHER, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

3/1994 - 1/1995
Estágios , Liebher Brasil Guindastes e Máquinas Oper Ltda, .

Estágio realizado
Estagiária na área de tradução.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Práticas de (multi)letramentos, ideologias linguísticas e políticas no/para o ensino-aprendizagem e formação de professores de inglês como língua adicional
Descrição: A expansão do uso do inglês como recurso de comunicação em contextos transnacionais, potencializado pela sua utilização como língua franca/adicional por falantes de línguas maternas diversas, pela pluralidade etnolinguística dos grandes centros urbanos e pelo papel que os usos das novas tecnologias desempenham no fluxo de pessoas e informações na contemporaneidade, têm levado à problematização da tradicional ênfase das práticas de ensino e aprendizagem e formação de professores em modelos nativos linguística e culturalmente idealizados. De forma semelhante, a ideologia sobre a existência de modelos de letramentos autônomos pautados no desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção escrita que podem ser reificadas em contextos diversos também tem sido objeto de escrutínio a partir de uma visão ideológica dos letramentos que defende o caráter situado e ideológico das práticas de letramentos (STREET, 1984; 2009). É, portanto, a partir de ideologias cristalizadas (VOLOSHINOV, 1929 [1999]) que defendem que tanto aquilo que chamamos de inglês quanto o que valorizamos como práticas de letramentos são sempre situados histórica, cultural e institucionalmente, que o presente projeto busca compreender e problematizar as práticas de letramentos e políticas linguísticas que orientam processos de ensino-aprendizagem e formação de professores de inglês como língua adicional em esferas educacionais diversas. Para tal, parte de uma perspectiva etnográfica dos letramentos (STREET, 2009; LEUNG; STREET, 2012a, 2012b), da concepção de multiletramentos (COPE; KALANTIZIS et al, 2000), da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1920-24 [2010]; VOLOSHINOV, 1929 [1999]; BAKHTIN, 1953 [2003]), da noção de ideologia linguística (KROSKRITY, 2004; WOOLARD, 1998) e de discussões sobre inglês como língua franca/mundial/internacional/adicional (RAJAGOPALAN, 2004; CANAGARAJAH, 2006; DEWEY; LEUNG, 2010; JENKINS; COGO; DEWEY, 2011; PARK; WEE, 2011; entre outros) para: a) compreender as práticas de letramentos e políticas linguísticas que orientam o processo de construção de conhecimento de inglês como língua adicional no ensino básico e/ou superior; b) compreender/problematizar as ideologias linguísticas expressas pelos participantes dessas práticas; c) compreender/problematizar as relações de poder legitimadas e/ou abaladas por/nessas práticas; d) problematizar/refletir sobre os letramentos, as ideologias linguísticas e relações de poder observadas nas microssituações das práticas de letramento em foco em relação ao macro-contexto institucional e cultural em que tais práticas bem como as visões dos participantes sobre elas estão engendradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Tatianne Carréra Szundy - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2012 - 2014
Práticas de linguagem em diferentes áreas do conhecimento na escola pública
Descrição: Levando em consideração que o processo de construção e transformação do conhecimento em todas as áreas é orientado por práticas de linguagem que demandam a compreensão e produção dos gêneros do discurso/texto que circulam nas diversas esferas sociais, este projeto tem como pressuposto central a ideia de que a transposição didática de gêneros para inserção em práticas letradas é fundamental em todas as áreas do conhecimento. Neste sentido, pretende trabalhar a concepção de linguagem como constitutiva dos processos de construção e transformação do conhecimento científico não somente nas ciências sociais, mas também nas biológicas e exatas de forma a possibilitar, através do trabalho com gêneros como forma de ação social (BAZERMAN, 2005), a participação mais efetiva do aluno no processo de construção do conhecimento. Tomando como base a natureza interdisciplinar das (inter)ações humanas e a hibridação de discursos na nossa sociedade, temos também como foco a elaboração e implementação de projetos que transponham barreiras disciplinares nas três escolas participantes. O projeto, com duração prevista de um ano, contará com a participação de professores e/ou coordenadores de diferentes áreas de três escolas públicas ? duas do município e uma do estado do Rio de Janeiro ? interessados em desenvolver pesquisas sobre suas práticas pedagógicas a partir de concepções interdisciplinares e situadas da linguagem. Além das três escolas mencionadas, integrarão a equipe do projeto sete professores do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) e da Faculdade de Letras da UFRJ, doutorandos, mestrandos e alunos da graduação desta mesma instituição. A formação continuada prevista no projeto ocorrerá através da participação dos seus integrantes em seis módulos semi-presenciais ministrados por pesquisadores do PIPGLA vinculados à linha de pesquisa ?Discurso e práticas sociais?. Somando-se aos módulos, o projeto prevê a coleta de dados nas salas de aulas do.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Paula Tatianne Carréra Szundy - Coordenador / Ana Paula Marques Beato-Canato - Integrante / Branca Falabella Fabrício - Integrante / Christine Nicolaides - Integrante / Rogério Tílio - Integrante / Kátia Cristina do Amaral Tavares - Integrante / Luiz Paulo da Moita Lopes - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
2010 - 2015
Transposição didática de gêneros e formação de professores de língua estrangeira
Descrição: Com o intuito de articular processos de implementação e análise de propostas de modelização didática de gêneros com atividades de ensino na graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, este projeto tem como objetivo central engajar o graduando e pós-graduando na implementação e/ou análise de práticas de ensino que utilizam gêneros discursivos/textuais como instrumentos para construção da compreensão/produção oral e escrita em LE de forma a promover a transposição e confronto de conhecimentos teórico-metodológicos para situações concretas de ensino-aprendizagem visando o engajamento do professor-pesquisador em um processo contínuo de reflexão e transformação da prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paula Tatianne Carréra Szundy - Coordenador / Ana Paula Marques Beato-Canato - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2008 - 2009
Seqüências didáticas para construção da compreensão escrita em língua inglesa: elaboração e aplicação
Descrição: O projeto pretende promover a interlocução entre projetos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de LE desenvolvidos por alunos do Mestrado em Letras ? Linguagem e Identidade com as ações desenvolvidas na disciplina Prática de Ensino da Língua Inglesa na graduação de forma a levar o graduando e pós-graduando a compreender as relações intrínsecas entre docência e pesquisa por meio do relato científico dos resultados de suas experiências em relatórios, artigos científicos, comunicações e painéis que podem ser publicados em periódicos e apresentados em eventos diversos da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paula Tatianne Carréra Szundy - Coordenador / Marileize Matar - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Acre - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2006 - 2010
Grupo de Estudos Lingüísticos do Acre
Descrição: O presente projeto tem como foco a realização de descrições lingüísticas que enfoquem os diferentes componentes do ecossistema lingüístico do Acre em seu funcionamento nas várias esferas, incluindo as situações de contato entre línguas, o ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira e o processo de formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Paula Tatianne Carréra Szundy - Integrante / Vicente Cruz Cerqueira - Coordenador.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2006 - 2007
Seqüências didáticas para a construção da habilidade de leitura em língua inglesa no ensino fundamental e médio: elaboração e aplicação
Descrição: Comprometido com a formação do professor-pesquisador capaz de refletir criticamente sobre as suas práticas e as práticas de outrem, intervir e buscar transformações de forma informada, ou seja, teoricamente fundamentada, no espaço onde atua, o projeto pretende fazer com que os graduandos do curso de Letras/Inglês desenvolvam seqüências didáticas a partir das concepções postuladas por documentos prefigurativos (PCN-LE e LM; OCEM) e pelas teorias sobre gêneros do discurso; apliquem essas seqüências didáticas em aulas de língua inglesa a serem ministradas no ensino fundamental e médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre; avaliem continuamente essa aplicação nas aulas de Práticas de Ensino e, por fim, relatem os resultados de suas experiências em relatórios, artigos científicos, comunicações e painéis que podem ser publicados em periódicos e apresentados em congressos diversos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Paula Tatianne Carréra Szundy - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Acre - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im
2009 - Atual
Periódico: The Especialist


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra2017SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Language ideologies on English as a Lingua Franca in Brazil: conflicting positions expressed by undergraduate students. The Journal of English as a Lingua Franca, v. 6, p. 167-192, 2017.

2.
COSTA, FERNANDA MENESES RODRIGUES DA2017COSTA, FERNANDA MENESES RODRIGUES DA ; SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA . O ensino-aprendizagem (não)situado de matemática e física no ensino-fundamental: reflexões sobre as concepções de dois professores a luz da linguística sistêmico-funcional. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 33, p. 1059-1088, 2017.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra2016SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; NASCIMENTO, L. M. . Leitores-navegantes de textos e hipertextos da literatura. Gragoatá (UFF), v. 21, p. 354-379, 2016.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra2016SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. THE COMMODIFICATION OF ENGLISH IN BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITIES: LANGUAGE IDEOLOGIES ENTEXTUALIZED IN THE SCOPE OF THE PROGRAM ENGLISH WITHOUT BORDERS. Revista da ANPOLL (Online), v. 40, p. 101-114, 2016.

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra2014 SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Educação como ato responsável: a formação de professores de linguagens à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 53, p. 13-32, 2014.

6.
OLIVEIRA, MARIA BERNADETE FERNANDES DE2014 OLIVEIRA, MARIA BERNADETE FERNANDES DE ; SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA . Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 184-205, 2014.

7.
OLIVEIRA, M. B. F.2014OLIVEIRA, M. B. F. ; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra . Multiliteracies Practices at School: For a Responsive Education to Contemporaneity. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 191-210, 2014.

8.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2012 SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Zones of conflicts and potentialities in the process of becoming an EFL teacher. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 12, p. 511-531, 2012.

9.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2011SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Autobiografias na (re)construção de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo.. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 27, p. 389-396, 2011.

10.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2010SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Modelização didática de gêneros e a formação do futuro professor de língua inglesa: implicações no processo de construção do conhecimento. Revista Letras (UFSM) online, v. 1, p. 217-237, 2010.

11.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2009SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Jogos de linguagem como gêneros no processo de ensino-aprendizagem de LE para crianças. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 275-294, 2009.

12.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2008SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTOVAO, V. L. L. . Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 8, p. 115-137, 2008.

13.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2007SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A construção do processo reflexivo no diálogo pesquisador-professores. Signum. Estudos de Linguagem, v. 10, p. 33-50, 2007.

14.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2007SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. The dialogue teacher-researcher: an ideological mediator on the reflective process in the EFL classroom. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 10, p. 435-450, 2007.

15.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2007SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. Signum. Estudos de Linguagem, v. 10, p. 243-264, 2007.

16.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2006SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Scientific and spontaneous concepts, primary and secondary genres, behavioral and crystallized ideologies: possible interrelations and educational implications. The Especialist, v. 27, p. 213-233, 2006.

17.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2004SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros do discurso no processo de ensino-aprendizagem de LE: a construção do conhecimento por meio do discurso internamente persuasivo. The Especialist, São Paulo, v. 25, n.2, p. 153-175, 2004.

18.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2002SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Os jogos no ensino-aprendizagem de LE para crianças: a construção do conhecimento através dos jogos de linguagem. Intercâmbio (PUCSP), São Paulo, v. XI, p. 85-92, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA; BARBARA, L. (Org.) . Maria Antonieta Alba Celani e a Linguística Aplicada: pesquisadores-multiplicadores em (inter)ações. 1ª. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013. v. 1. 274p .

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAÚJO, J. C. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; SILVA, K. A. (Org.) . Linguística Aplicada e Sociedade: Ensino e Aprendizagem de Línguas no Contexto Brasileiro. 1. ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2011. v. 1. 254p .

3.
SCHETTINI, R. H. (Org.) ; DAMIANOVIC, M. C. (Org.) ; HAWI, M. M. (Org.) ; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra (Org.) . Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. 1ª. ed. São Paulo: Andross Editora, 2009. v. 01. 270p .

Capítulos de livros publicados
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; LEUNG, C. . Teaching English and an Additional Language in Anglophone and Brazilian contexts: different curriculum approaches. In: SEARGEANT, Philip; HEWINGS, Ann; Pihlaja, Stephen. (Org.). The Routledge Handbook of English Language Studies. 1ed.New York: Routledge, 2018, v. 1, p. 183-198.

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A base nacional comum curricular: implicações para a formação de professores/as de línguas(gens). In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A.. (Org.). Diálogos (Im)pertinentes entre Formação de Professores e Aprendizagem de Línguas. 1ed.São Paulo: Blucher Open Access, 2017, v. 1, p. 77-98.

3.
SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA. Esferas sociais, gêneros discursivos e a construção da compreensão escrita em língua inglesa: uma experiência com alunos do 1o período do curso de Letras. In: Ramos, Rosinda de Castro Guerra; Damião, Silvia Matravolgyi; Castro, Solange Teresinha Ricardo de. (Org.). Experiências Didáticas no Ensino - Aprendizagem de Língua Inglesa em Contextos Diversos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 19-42.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Formação inicial e continuada de professores como ato responsável: (trans)formações de uma pesquisadora-multiplicadora. In: SZUNDY, P. T. C.; BARBARA, L.. (Org.). Maria Antonieta Alba Celani e a Linguística Aplicada: pesquisadores-multiplicadores em (inter)ações. 1ªed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 57-82.

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; NICOLAIDES, C. . A "ensinagem" de línguas no Brasil sob a perspectiva da Linguística Aplicada: um paralelo com a história da ALAB. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M.. (Org.). Linguística Aplicada e ensino: língua e literatura. 1ªed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. 1, p. 15-46.

6.
França, M. ; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra . Modelização didática de gêneros e a construção do compreensão escrita em língua inglesa: uma experiência com tiras em quadrinhos. In: Moura, Vera; Damianovic, Maria Cristina; Leal, Virgínia. (Org.). O ensino de línguas: concepções e práticas universitárias. 1ªed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010, v. 1, p. 93-112.

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Zona de desenvolvimento potencial: uma zona de conflitos e revoluções no diálogo professora-pesquisadora. In: SCHETTINI, Rosemary Hohlenwerger; DAMIANOVIC, Maria Cristina; HAWI, Mona Mohamad; SZUNDY, Paula Tatianne Carrera. (Org.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. 1ªed.São Paulo: Andross Editora, 2009, v. 01, p. 79-103.

8.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Construção do conhecimento sobre a futura prática pedagógica: reflexão de alunos-professores sobre um projeto de prática de ensino da língua inglesa. In: TELLES, João A.. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de línguas: dimensões e ações na pesquisa e na prática. 1ªed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2009, v. 01, p. 167-181.

9.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A construção da capacidade de relatar em língua estrangeira: uma análise a partir de construtos da Lingüística Sistêmico-Funcional. In: ROMERO, Tania Regina de Souza; NININ, Maria Otília Guimarães. (Org.). Lingüística Sistêmico-Funcional como instrumento na educação.. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008, v. , p. 135-152.

10.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. O jogo como espaço para criação de zonas potenciais para o desenvolvimento do processo argumentativo. In: Maria Cristina Damianovic. (Org.). Material didático: elaboração e avaliação. 1ed.Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007, v. 1, p. 349-368.

11.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; NASCIMENTO, C. A. L. ; ALBUQUERQUE, S. J. C. ; ARAÚJO, M. S. ; SOUSA, S. S. ; NASCIMENTO, T. B. ; MIRANDA, O. S. ; ISHII, R. A. . Seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. In: SANTELLI, Adriana Delgado; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; LIMA, Simone de Souza. (Org.). Educação no Contemporâneo. 1ªed.: , 2007, v. , p. 87-148.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A construção de significados experenciais, textuais e interpessoais em jogos de linguagem jogados na sala de aula de LE. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2007, São Paulo. Proceedings of the 33rd International Systemic Functional Congress, 2007. p. 190-215.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros, ensino e formação de professores de LE:o processo de aprendizagem-e-desenvolvimento e transformação da atividade na trajetória entre duas instituições. In: I Fórum ISCAR Brasil - Seção Brasileira da International Society for Cultural & Activity Research, 2010, São Paulo. I FÓRUM NACIONAL ISCAR-BRASIL: POR UM MAPA DOS SENTIDOS DA TEORIA DA ATIVIDADE E PESQUISA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NOS GRUPOS DE PESQUISA DO BRASIL, 2010. v. 1. p. 38-41.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Construção do conhecimento sobre a futura prática pedagógica: reflexões de alunos-professores sobre um projeto de prática de ensino da língua inglesa. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008, Rio de Janeiro. II CLAFPL - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. v. 1. p. 119-120.

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Modelização didática de gêneros e a formação do futuro professor de língua inglesa: implicações no processo de construção do conhecimento. In: II Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008, Belo Horizonte. III ISD - Caderno de Resumos, 2008. v. 1.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos do 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007. v. 1. p. 400-401.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTOVAO, V. L. L. . Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento no ensino-aprendizagem. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007.

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Leitura de gêneros acadêmicos em um curso de inglês instrumental para graduandos de Medicina e Enfermagem. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão, Santa Catarina. 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - Programação e Resumos, 2007. v. 1. p. 297-298.

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A construção de significados experenciais, textuais e interpessoais em jogos de linguagem jogados na sala de aula de LE. In: 33rd International Systemic Functional Crongress, 2006, São Paulo. 33rd ISFC - Program and Abstracts. São Paulo, 2006. v. 01. p. 171-172.

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Diálogo professor-pesquisador na formação reflexiva: embate entre ideologias do cotidiano e ideologias historicamente cristalizadas. In: 15º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2005, São Paulo. Caderno de Resumos do 15º InPLA - CD ROOM, 2005.

8.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. The progression of linguistic knowledge through language games: a reflection about games as learning tools in the EFL classroom. In: 1st ABEP/OXFORD CENTRE FOR BRAZILIAN STUDIES CONGRESS, 2004, Oxford, Grã-Bretanha. 1st ABEP/OXFORD CENTRE FOR BRAZILIAN STUDIES ABSTRACTS, 2004. v. 1. p. 37-37.

9.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Questões de Identidade no meu processo de aprendizagem no LAEL. In: 13º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do 13º InPLA, 2003. v. 1. p. 155-155.

10.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. O diálogo pesquisador-professor: mediador no processo de reflexão, re-construção e transformação da própria prática. In: 51º Seminário do GEL, 2003, Taubaté. Programação Geral e Caderno de Resumos, 2003. v. 1. p. 343-343.

11.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros do discurso no processo de ensino-aprendizagem de LE: a construção do conhecimento por meio do discurso internamente persuasivo. In: 11º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do 12º InPLA, 2002. v. 1. p. 96-96.

12.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A transposição dos jogos de linguagem para sala de aula de LE: criando contextos significativos de ensino-aprendizagem. In: 5º Encontro CelSul, 2002, Curitiba. Programa e Resumos 5º CelSul, 2002. v. 1. p. 193-194.

13.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Os jogos no ensino-aprendizagem de LE para crianças: a construção do conhecimento através de jogos de linguagem. In: 11º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2001, São Paulo. Caderno de Resumos 11º InPLA, 2001. v. 1. p. 134-134.

14.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Learning through games: language games in the foreign language classroom. In: 4th Southern Cone Tesol Convention, 2001, Curitiba, PR. 4th Southern Cone Tesol Convention Programme, 2001. v. 1. p. 70-70.

15.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Um course design para o 2º ano de Letras/Inglês. In: 10º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos 10º InPLA, 2000. v. 1. p. 48-48.

16.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. O brincar no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. In: 10º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos 10º InPLA, 2000. v. 1. p. 148-148.

Apresentações de Trabalho
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Práticas de (multi)letramento, ideologias linguísticas e políticas no/para o ensino-aprendizagem e formação de professores de inglês como língua adicional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Ideologias sobre línguas(gens) na BNCC: implicações para a formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; AMORIM, M. A. ; BEATO-CANATO, A. P. B. ; TILIO, R. . Práticas de linguagem (des)legitimadas em políticas de ensino-aprendizagem: implicações para a formação de professores/as. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; AMORIM, M. A. ; CHAVES, L. A. ; GERHARDT, A. F. . Dos gêneros como práticas sociais para as competências e habilidades: retrocedemos afinal?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Language ideologies on English as a Lingua Franca: conflicting positions expressed by Brazilian students. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F. . Applied Linguistics and INdisciplinarity in Brazil: dialogues, transgressions and challenges in research epistemology. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Associações como espaço de (des)recontextualização de políticas públicas: um olhar para as (inter)ações virtuais da ALAB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Narrando a si e aos outros: autobiografias de aprendizagem como instrumentos de (meta)reflexividade na formação inicial de professores de inglês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Ensino de línguas, linguagens e interculturalidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Narrando a si e aos outros: ideologias em relação ao inglês, ensino de inglês e letramentos construídas em autobiografias de aprendizagem por professores em formação inicial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Formação de professores e a Base Comum Curricular Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA; HORA, D. ; OLIVEIRA, M. R. ; MELLO, M. E. C. . A formação do professor-pesquisador no âmbito da pós-graduação stricto sensu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; SARMENTO, S. ; ROMERO, T. R. S. . Políticas de Formação Docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. (Inter)ações no módulo Práticas de leitura/escrita e interdisciplinaridade: ideologias linguísticas que orientaram o processo de (des/re)construção do conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; PASCHOAL, A. E. ; BARROS, E. M. D. . Base Nacional Curricular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. The commodification of English in Brazilian public universities: language ideologies entextualized in the scope of the program English Without Borders. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. For an INdisciplinary perspective of Applied Linguistics. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Performances (des)identitárias em fluxo: perspectivas da Linguística Aplicada Indisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; COSTA, F. M. R. . O ensino-aprendizado (não)situado de Matemática e Física: análise de concepções de dois professores sob a perspectiva sistêmico-funcional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Multiliteracies at public schools in Rio de Janeiro, Brazil: redesigning knowledge construction through interdisciplinary projects. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. 29 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. PLIEP - Práticas de linguagem em diferentes áreas de conhecimento na escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Ensino e aprendizagem de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GUILHERME, M. F. F. ; SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA . Múltiplas linguagens em processos de ensino-aprendizagem e formação de professores: olhares trans e indisciplinares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Formação inicial e continuada de professores como ato-responsável: (trans)formações de uma pesquisadora-multiplicadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Perspectivas inter e indisciplinares no projeto 'Práticas de linguagem em diferentes áreas do conhecimento na escola pública'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BRITO, C. C. P. ; GUILHERME, M. F. F. . Práticas discursivas no ensino e na formação de professores de língua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Teaching and learning additional languages. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. English as a lingua franca: conflicting ideologies expressed in an academic writing course online foruns. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Estudos de narrativas: linguagem e literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Letras do Sudeste. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Práticas de linguagens em diferentes áreas do conhecimento: ações colaborativas universidade-escola em processos de (trans)formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BEATO-CANATO, A. P. B. . PLIEP - Práticas de linguagem em diferentes áreas do conhecimento na escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. XXVII Encontro Nacional da ANPOLL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Bakhtin e a Formação de Professores de Línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Capacidades de linguagem no ensino de línguas para fins específicos: uma proposta de progressão baseada em gêneros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Por uma linguística implicada com a educacao:possibilidades de pesquisa na esfera escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Práticas de linguagem em diferentes áreas de conhecimento na escola pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros do discurso/texto como instrumentos de (inter)ação em práticas sociais letradas: três perspectivas em foco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; HEMAIS, B. ; ROJO ; BEATO-CANATO, A. P. B. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; MELLO, D. . Gêneros textuais/discursivos e letramento: diferentes perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Claquinho: zonas colaborativas e revolucionárias para transformação das atividades de ensino, pesquisa e formação em um projeto de ensino-aprendizagem de línguas para crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ALMEIDA, J. A. ; DALSOQUIO, L. C. ; CARVALHO, A. M. ; MATTAR, M. F. ; GOMES, C. B. O. ; LOPES, C. ; BEATO-CANATO, A. P. B. . Gêneros do discurso/texto e ensino de LE: transposição didática em contextos virtuais e presenciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros como instrumentos de (inter)ação em práticas sociais letradas: implicações no ensino-aprendizagem e formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; MILLER, I. . Contemporary approaches in language teacher education in Brazil: an Applied Linguistic Perspective. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

47.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Applied Linguistics and EFL teacher education projects in Brazil: the transdisciplinary dialogues with sociohistorical/cultural-based theories. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Esferas sociais, gêneros discursivos e a construção da leitura em língua inglesa: uma experiência com alunos do 1º período do Curso de Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros discursivos e letramento crítico na formação de professores de LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Gêneros discursivos, letramentos críticos e a formação do professor de língua inglesa no século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

51.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A construção da compreensão escrita em língua inglesa por meio de gêneros: mega-instrumentos para leitura crítica?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; UCHOA, J. M. ; BISPO, S. C. M. . Transposição didática de gêneros para sala de aula de línguas: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

53.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Tranposição didática de gêneros como instrumento na formação pré-serviço do professor de língua inglesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Transposição didática de gêneros e ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

55.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; MATTAR, M. F. . Modelização didática do gênero tiras em quadrinhos no ensino fundamental por meio de seqüências didáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Projetos de formação pré-serviço do professor de LE: uma reflexão sobre as propostas de documentos prefigurativos e sobre teorias de gêneros discursivos e ensino de línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Linguística Aplicada e Sociedade: Ensino e Aprendizagem de Línguas no Contexto Brasileiro. Campinas, São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Programa Nacional do Livro Didático. 2013.

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Programa Nacional do Livro Didático. 2013.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Documento de Área de Letras e Linguística. 2013.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Input enhancement and connected discourse: a case of EFL academic context. 2013.

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Programa Nacional do Livro Didático. 2011.

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. The 18th World Congress of Applied Linguistics: innovation and epistemological challenges in Applied Linguistics. 2011.

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2011. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. (Multi)letramentos, gêneros discursivos e o ensino de inglês como língua franca. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Revista SIGNUM: Estudos da Linguagem. 2014. (Parecer ad-hoc).

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Revista D.E.L.T.A. 2014. (Parecer ad-hoc).

4.
SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA. AILA 2014 Solidarity Awards Review. 2014. (Parecer ad-hoc).

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Journal of Basic and Applied Research International (JOBARI). 2014. (Parecer ad-hoc).

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Revista Calidoscópio. 2014. (Parecer ad-hoc).

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Revista D.E.L.T.A. 2014. (Parecer ad-hoc).

8.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; OLIVEIRA, M. B. F. . O significado de educar como ato-responsável: contribuições do círculo de Bakhtin. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA. Modelização didática de gêneros. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BAZERMAN, C. ; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra . Varieties of textual analysis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ROJO, R. H. R. ; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra ; BEATO-CANATO, A. P. B. . Multiletramentos na Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Atividade de linguagem na abordagem sócio-histórica: diálogos entre Vygotsky e Bakhtin. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Introdução a Linguística Aplicada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A abordagem sócio-histórica de Vygotsky e Bakhtin. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Inglês Instrumental para ciências da saúde ? leitura de gêneros acadêmicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BEATO-CANATO, A. P. M.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTOVAO, V. L. L.. Participação em banca de Paula Angélica Campos Kleiman. A produção de um projeto didático de gênero como espaço de desestabilização na formação reflexiva entre professora-participante e professora-pesquisadora. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AMORIM, C. C.; MAGALHÃES, T. G.; SILVA, M. C.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Rafaela Andrade Savino de Oliveira. A construção do saber geográfico na perspectiva da linguagem: uma análise da Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTOVAO, V. L. L.; BEATO-CANATO, A. P. B.. Participação em banca de Simone Fernandes do Nascimento Domingos. A construção da capacidade de leitura em língua materna um curso no Facebook para graduando em Letras. 2016. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
GUILHERME, M. F. F.; BRITO, C. C. P.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Júlia Pereira Batista. Ensino de línguas e formação de professores: perspectivas discursivas. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
FELICE, M. I. V.; GUILHERME, M. F. F.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Adriana Celia Alves. Representações de docentes de LE egressos do curso de letras de uma Universidade Federal sobre o processo avaliativo. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
NICOLAIDES, C.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; PAIVA, V. L. M. O.. Participação em banca de Silvia Emilia de Jesus Barbosa Cunha. Autonomia sociocultural: uma atividade revolucionária. 2014. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FELICE, M. I. V.; MELLO, D. M.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Márcia Aparecida Silva. Diário reflexivo e avaliação formativa nas aulas de língua inglesa da educação básica: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
Haguenauer, Cristina Jasbinschek; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Kenski, Vani Moreira. Participação em banca de Flávia Nogueira Martins. Interação no processo de produção de um programa de capacitação profissional semipresencial: a contribuição da línguística aplicada. 2013. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Fonseca, Maria de Fátima; SANTOS, João Bosco Cabral; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Mônica Inês de Castro Netto. Novas tecnologias na discursividade do ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
VIAN, O.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; WEISSHEIMER, J.. Participação em banca de Cátia Micheli dos Santos. O portfólio na formação inicial do professor reflexivo de inglês como língua estrangeira: uma análise sistêmico-funcional. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
CUNHA, M. C. K.; FELICE, M. I. V.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Carla Pereira de Oliveira. Cognições de professores e alunos de uma escola pública sobre o uso de sequências didáticas no ensino de língua inglesa - um estudo Q. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
NUNES, M. B.; VIEIRA, N. G. L.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Danuse Pereira Vieira. Laços com a escrita: o traço que tece sentidos nas aulas de História. 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
NUNES, M. B.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; LUNA, C. H. I.. Participação em banca de Márcia Aparecida Tinoco Pereira Caetano. A leitura como ponte na formação de um cidadão crítico. 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
OLIVEIRA, V. K.; SOUZA, M. E. V.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Sheila da Costa Mota Bispo. Discurso autorizado X discurso do professor: uma reflexão sobre leitura. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

15.
CRISTOVAO, V. L. L.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; GIMENEZ, T. N.. Participação em banca de Marlene Aparecida Ferrarini. O gênero textual conto de fadas didatizado para o ensino da produção escrita em língua inglesa. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

16.
CASTRO; RENDA; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Nisreene Matar. Gêneros discursivos nas aulas de inglês: uma proposta de ensino com base no gênero notícia de seção de fatos diversos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

17.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Celani, M. A.; Lessa, A. B. C.. Participação em banca de Marília Briza Negrini. O papel da abordagem transdisciplinar e da literatura na criação de contextos significativos nas aulas de inglês do ensino médio. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
GIMENEZ, T. N.; KADRI, M. S.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTOVAO, V. L. L.; FURTOSO, V. A.. Participação em banca de Taisa Pinetti Passoni. O Programa Inglês sem Fronteiras como política linguística: um estudo sobre as ideologias da língua inglesa no âmbito da internacionalização do ensino superior brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
TILIO, R.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Melo, G. C. V.; SAMPAIO, F. A.; FREITAS, L. M. A.. Participação em banca de Valdiney da Costa Lobo. Educação de resistência no ensino de língua espanhola: problematizando discursos racistas e xenófobos na produção de tiras em quadrinhos e de uma unidade temáticas. 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F.; TAVARES, K. C. A.; MILLER, I. K.; FREITAS, L. M. A.. Participação em banca de Danuse Pereira Vieira. Nós da/na trama docente: lócus para (des)aprendizagens. Um estudo etnográfico sobre o uso das linguagens num conexto escolar em fragmentação. 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F.; MILLER, I. K.. Participação em banca de Danuse Pereira Vieira. Nós da/na trama docente: locus para (des)aprendizagens. Um estudo colaborativo e multissituado sobre o uso da linguagem nas aulas de História num contexto escolar em fragmentação. 2017. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
NICOLAIDES, C.; TAVARES, K. C. A.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Silva, W. M.; Melo, G. C. V.. Participação em banca de Edson Siqueira Estarneck. A autonomia sociocultural como elementos de superação nas limitações da língua-alvo de graduandos de inglês. 2017. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
VIAN, O.; WEISSHEIMER, J.; AMORIM, M. S.; MELLO, D. M.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de José Mauro Souza Uchoa. Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcasts para o ensino de inglês na floresta. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
VEREZA, S. C.; CARVALHO, G.; NOBREGA, A. N. A.; VIDAL, R. T.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Vivian Mende Lopes. "How can I say it?" - explorando a metadiscursivização do dizer em língua estrangeira: perspectivas de indeterminação. 2014. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

8.
MOITA LOPES, L. P.; FABRICIO, B. F.; MEYER, D. E. E.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; GAGO, P. C.. Participação em banca de Lúcia Gomes Pinheiro. Construindo performances discursivas de maternidade e não-maternidade em espaços virtuais. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
MOITA LOPES, L. P.; FABRICIO, B. F.; SILVA, D. N. E.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CAVALCANTI, M. C.. Participação em banca de Thayse Figueira Guimarães. Embates entre performances copóreo-discursivas em trajetórias textuais: uma etonografia multissituada. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MOITA LOPES, L. P.; FABRICIO, B. F.; DAHER, M. C.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; SANTANNA, V. L. A.. Participação em banca de Fábio Sampaio de Almeida. Uma docente em prova de seleção: entextualizações de performances corpóreo-discursivas. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
RAMOS, R. C. G.; Celani, M. A.; GONCALVES, E.; NININ, M. O. G.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Gloria Cortes Abdalla. Percepções dos alunos sobre uma proposta de curso de espanhol como LE: o cinema e a cultura em foco. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
MOITA LOPES, L. P.; TILIO, R.; MILLER, I. K.; PINTO, J. P.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Luciana Lins Rocha. Teoria queer e a sala de aula de inglês na escola pública: performatividade, indexicalidade e estilização. 2013. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ROJO; CASTRO; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; MAHER; BUZATO. Participação em banca de Márcia Regina Terra Silva. Letramento em língua materna & relações de plurilingüismo na aula de inglês. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F.; BRUNO, A. R.. Participação em banca de Bianca Jussara Borges Clemente. Práticas de letramento em comunidades virtuais de leitores-escritores fãs de ficção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; TILIO, R.; MAGALHÃES, T. G.. Participação em banca de Daniela da Silva Vieira. A escolarização do gênero charge em uma escola pública: processos de didatização e construção de conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F.. Participação em banca de Bianca Jussara Borges Clemente. Discursos e Letramentos nas Comunidades Virtuais dos Leitores-Escritores Fãs de Ficção. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; TILIO, R.. Participação em banca de Daniela da Silva Vieira. A escolarização do gênero charge e a construção do conhecimento produzido por alunos de uma escola pública em Juiz de Fora - MG. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F.; IVENICKI, A.. Participação em banca de Claudia Maria Vasconcelos Lopes. A trajetória de duas docentes de uma escola pública em um projeto interdisciplinar: Formação Continuada em foco. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; TILIO, R.; NOBREGA, A. N. A.. Participação em banca de Jacqueline Gomes Vicente. Material autoral de professores para leitura em inglês no ensino médio técnico federal. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FABRICIO, B. F.; MILLER, I. K.. Participação em banca de Danuse Pereira Vieira. Nós da/na trama docente: lócus para (des)aprendizagens. Um estudo etnográfico sobre o uso das linguagens num conexto escolar em fragmentação.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
TILIO, R.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; SAMPAIO, F. A.; Melo, G. C. V.. Participação em banca de Valdiney da Costa Lobo. Educação de resistência no ensino de língua espanhola: problematizando discursos racistas e xenófobos na produção de tiras em quadrinhos e de uma unidade temáticas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; KADRI, M. S.; CRISTOVAO, V. L. L.; FURTOSO, V. A.; GIMENEZ, T. N.. Participação em banca de Taisa Pinetti Passoni. Internacionalização do ensino superior e o Programa Inglês sem Fronteiras: uma análise das ideologias engendradas nos discursos da política linguística. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
TAVARES, K. C. A.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Ana Carolina Simões Cardoso. Formação inicial de professores de inglês para o uso das tecnologias digitais: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VIAN, O.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTOVAO, V. L. L.. Participação em banca de José Mauro Souza Uchoa. A didaditação de podcast para ensino de inglês na floresta: histórias de professores em formação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
BEATO-CANATO, A. P. B.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Paula Angélica da Silva Campos. Um projeto didático do gênero como instrumento de formação docente no contexto de ensino de inglês na escola pública. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AMORIM, M. A.; SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA. Participação em banca de Fernanda Olívia Lázaro. Qual Guy Fawkes? Dialogismo e trajetórias textuais da máscara nos protestos de junho de 2013. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TILIO, R.; BEATO-CANATO, A. P. B.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Participação em banca de Luciana Villar Rodrigues Luna. Ensino de escrita acadêmica sob a perspectiva do gênero bakhtiniano e da gramática sistêmico-funcional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BEATO-CANATO, A. P. B.. Participação em banca de Ana Clara Waltz Brum.A reestruturação do curso de inglês para leitura do CLAC: (re)negociando saberes, práticas e identidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BEATO-CANATO, A. P. B.. Participação em banca de Fernanda Meneses Rodrigues da Costa.Inter-relações entre o ENEM, os documentos oficiais do ensino médio e a proposta de adesão ao exame apresentada às universidades federais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BEATO-CANATO, A. P. B.. Participação em banca de Paula Angélica da Silva Campos.Sequência didática do gênero notícia online: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BEATO-CANATO, A. P. B.. Participação em banca de Isadora Garcia e Costa.ESP para graduando em Letras: contribuições de um curso com foco em gêneros textuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PINTO, D. S.; ORRICO, E. G. D.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Efetivo na Área de Letras Português-Inglês. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SIGNORINI, I.; MAHER, T. J. M.; OLIVEIRA, M. B. F.; AMARANTE, M. F. S.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Doutor I na Área Linguagem e Educação. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

3.
TAKAHASHI, H. K.; LESSA, A. B. C. T.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; FIDALGO, S. S.; SPRENGER, T. M.. Concurso Público para Professor Adjunto A, subárea Língua Inglesa. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; NEIVA, A. M. S.; FARIA, S. B. B.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; VELOSO, F. O. D.; ARAÚJO, F. I. R.; MARTINS, F. A. O.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior na Área de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas. 2008. Universidade Federal do Acre.

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Cavalcanti; Silva, S. S.; Silva, R. G.; Silva, Z. A.G.P.G.S.; Andrade, E. P.; Franco, C. A. C.. Comissão de Seleção dos candidatos ao Mestrado em Desenvolvimento Regional. 2008.

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Amorin, J. J.; Matar, M.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre.

8.
CERQUEIRA, V. C.; Matar, M.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre.

9.
CERQUEIRA, V. C.; Matar, M.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre.

10.
Cavalcanti, F. C. S.; Silva, S. S.; Costa, C. A. F.; Galvão, A. S.; Silva, R. G.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Comissão de Seleção dos candidatos ao Mestrado em Desenvolvimento Regional. 2007. Universidade Federal do Acre.

11.
CERQUEIRA, V. C.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; Dantas, A. M. L.; Carvalho, J. C.. Comissão de Seleção dos candidatos ao Mestrado em Letras - Linguagem e Identidade. 2007. Universidade Federal do Acre.

12.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CERQUEIRA, V. C.; Amorin, J. J.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2006. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre.

13.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; COELHO, T.. Concurso Público para Docente da área de Língua Estrangeira Moderna. 2001. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá.

Outras participações
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; GAGO, P. C.; FRANCA, A. I.. Comissão de Estágio Probatóriio. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FABRICIO, B. F.; MOITA LOPES, L. P.; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Banca Examinadora de Solicitação de Credenciamento de Docente para o PPG Interdisciplinar em Linguística Aplicada. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CERQUEIRA, V. C.; Lima, S. S.; MESSIAS, L.. Exame de proficiência em Língua Estrangeira para Doutorado Interinstitucional em Educação. 2007. Universidade Federal do Acre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Estudos Polifônicos.Bakhtin e a Formação de Professores de Línguas. 2012. (Encontro).

2.
18º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Gêneros do discurso/texto como instrumentos de (inter)ação em práticas sociais letradas: três perspectivas em foco. 2011. (Congresso).

3.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Gêneros textuais/discursivos e letramento: diferentes perspectivas. 2011. (Congresso).

4.
The 16th World Congress of Applied Linguistics. Applied Linguistics and EFL teacher education projects in Brazil: the transdisciplinary dialogues with sociohistorical/cultural-based theories. 2011. (Congresso).

5.
VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Gêneros como instrumentos de (inter)ação em práticas sociais letradas: implicações no ensino-aprendizagem e formação de professores. 2011. (Simpósio).

6.
I Colóquio Regional de Linguística Aplicada.Gêneros, multimodalidade e ensino de línguas. 2010. (Encontro).

7.
I Fórum ISCAR Brasil - Seção Brasileira da International Society for Cultural & Activity Research.Gêneros, ensino e formação de professores de LE:o processo de aprendizagem-e-desenvolvimento e transformação da atividade na trajetória entre duas instituições. 2010. (Encontro).

8.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Gêneros discursivos, letramentos críticos e a formação do professor de língua inglesa no século XXI. 2010. (Congresso).

9.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas.Material didático e formação do professor de LE: instrumento para o desenvolvimento da reflexão crítica?. 2010. (Simpósio).

10.
III Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira e II Simpósio sobre materiais e recursos didáticos.Esferas sociais, gêneros discursivos e a construção da leitura em língua inglesa: uma experiência com alunos do 1º período do Curso de Letras. 2010. (Simpósio).

11.
VIII Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Estudos sobre ensino e aprendizagem de línguas. 2010. (Seminário).

12.
VIII Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.ALAB - A Linguística Aplicada no Brasil. 2010. (Seminário).

13.
X Seminário Salínguas Textos e Contextos: Leituras e Releituras.Trabalho. 2010. (Seminário).

14.
XXV Encontro Nacional da Anpoll.Gêneros discursivos e letramento crítico na formação de professores de LE. 2010. (Encontro).

15.
17º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Transposição didática de gêneros para sala de aula de línguas: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. 2009. (Congresso).

16.
17º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. A construção da compreensão escrita em língua inglesa por meio de gêneros: mega-instrumentos para leitura crítica?. 2009. (Congresso).

17.
X Encontro de Ciências Empíricas em Letras.Tranposição didática de gêneros como instrumento na formação pré-serviço do professor de língua inglesa. 2009. (Encontro).

18.
XII Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Modelização didática do gênero tiras em quadrinhos no ensino fundamental por meio de seqüências didáticas. 2009. (Simpósio).

19.
XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Transposição didática de gêneros e ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa. 2009. (Outra).

20.
Abralin em Cena - Mato Grosso do Sul.Tornando-se um professor de inglês como língua estrangeira: zonas de conflitos e potencialidades no processo reflexivo. 2008. (Encontro).

21.
II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Construção do conhecimento sobre a futura prática pedagógica: reflexões de alunos-professores sobre um projeto de prática de ensino da língua inglesa. 2008. (Congresso).

22.
II Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo.Modelização didática de gêneros e a formação do futuro professor de língua inglesa: implicações no processo de construção do conhecimento. 2008. (Encontro).

23.
II Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental.Mesa-Temática A formação de professores em contextos diversos: questões de linguagem e identidade. 2008. (Simpósio).

24.
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL.Projetos de formação pré-serviço do professor de LE: uma reflexão sobre as propostas de documentos prefigurativos e sobre teorias de gêneros discursivos e ensino de línguas. 2008. (Encontro).

25.
16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. 2007. (Congresso).

26.
4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Leitura de gêneros acadêmicos em um curso de inglês instrumental para graduandos de Medicina e Enfermagem. 2007. (Simpósio).

27.
I Simpósio em Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental.Seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. 2007. (Simpósio).

28.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento no ensino-aprendizagem. 2007. (Congresso).

29.
XI Semana de Letras.A construção da compreensão escrita em língua inglesa por meio de seqüências didáticas: um projeto desenvolvido na disciplina Prática de Ensino da Língua Inglesa. 2007. (Seminário).

30.
33rd International Systemic Functional Congress. A construção de significados experenciais, textuais e interpessoais em jogos de linguagem jogados na sala de aula de LE. 2006. (Congresso).

31.
X Semana de Letras - de Letras & de Música.Poesia & Música: interfaces possíveis na Literatura Britânica e Norte-Americana. 2006. (Oficina).

32.
XXI Encontro Nacional da Anpoll.O diálogo professor-pesquisador: mediador ideológico do processo reflexivo. 2006. (Encontro).

33.
15º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Diálogo professor-pesquisador na formação reflexiva: embate entre ideologias do cotidiano e ideologias historicamente cristalizadas. 2005. (Congresso).

34.
1º Congresso ABEP. The progression of linguistic knowledge through language games: a reflection about games as learning tools in the EFL classroom. 2004. (Congresso).

35.
BAAL Annual Meeting.Knowledge construction in games and about games: language games as tools in the teaching-learning and reflective processes. 2004. (Encontro).

36.
13º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Questões de identidade no meu processo de aprendizagem no LAEL. 2003. (Simpósio).

37.
GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos. O diálogo pesquisador-professor: mediador no processo de reflexão, re-construção e transformação da própria prática. 2003. (Congresso).

38.
XI Conferência Internacional sobre Bakhtin. O diálogo pesquisador-professor: mediador no processo de reflexão, re-construção e transformação da própria prática. 2003. (Congresso).

39.
12º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Gêneros do discurso no processo de ensino-aprendizagem de LE: a construção do conhecimento por meio do discurso internamente persuasivo. 2002. (Simpósio).

40.
5º Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. A transposição de jogos de linguagem para a sala de aula de LE: criando contextos significativos de ensino-aprendizagem. 2002. (Congresso).

41.
VII Encontro de Iniciação Científica e III Mostra de Pós-Graduação.A construção da competência de ensino do professor de inglês: um enfoque multidisciplinar. 2002. (Simpósio).

42.
VII Encontro de Iniciação Científica e III Mostra de Pós-Graduação.O uso de gêneros do discurso como mega-instrumento para ensino-aprendizagem de leitura na sala de aula de LE: possibilidades de aplicação. 2002. (Oficina).

43.
11º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Os jogos no ensino-aprendizagem de LE para crianças: a construção do conhecimento através de jogos de linguagem. 2001. (Simpósio).

44.
4th Southern Cone Tesol Convention. Learning through games: language games in the foreign language classroom. 2001. (Congresso).

45.
V Seminário Salínguas.Os jogos no ensino-aprendizagem de LE para crianças: a construção do conhecimento através dos jogos de linguagem. 2001. (Seminário).

46.
V Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. Learning through games: language games in the foreign language classroom. 2001. (Congresso).

47.
10º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.O brincar no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2000. (Outra).

48.
10º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Um course design para o 2º ano de Letras/Inlglês. 2000. (Simpósio).

49.
Semana Integrada FATEA.Os jogos de linguagem no processo de ensino-aprendizagem de LE. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; TILIO, R. . 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada. 2017. (Congresso).

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. 10º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2013. (Congresso).

3.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; BEATO-CANATO, A. P. B. . Simpósio Múltiplos Letramentos na Escola Pública. 2012. (Outro).

4.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

5.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. VI Simpósio Internacional de Estudos do Gêneros Textuais. 2011. (Congresso).

6.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

7.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2010. (Congresso).

8.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. I Colóquio Regional de Linguística Aplicada. 2010. (Congresso).

9.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo Germânicos. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Patrícia de Souza Martins. As fanfics: um estudo das práticas multiletradas do universo fandom de jovens leitores e escritores de narrativas de fãs. Início: 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Diego Domingues Peçanha Moreirão. Refletindo sobre o espaço da leitura literária na educação de jovens e adultos através da análise de livos didáticos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Daniela da Silva Vieira. A escolarização do gênero charge e a construção do conhecimento produzido por alunos de uma pública de Juiz de Fora- MG. Início: 2015. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Bianca Jussara Borges Clemente. Discursos e Letramentos nas Comunidades Virtuais dos Leitores-Escritores Fãs de Ficção. Início: 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Meneses Rodrigues da Costa. Questões de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM 2016: que perspectivas de letramento o exame (des)legitima?. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

2.
Simone Fernandes do Nascimento Domingos. A construção da capacidade de leitura em língua materna um curso no Facebook para graduando em Letras. 2014. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

3.
Tavifa Smoly. Alfabetização e letramento: percepção e instrumentos em escolas acreanas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

4.
Ana Maria Casarotti Franco. O currículo de um curso de formação pré-serviço de professores de espanhol do Acre. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

5.
Marileize França Mattar. A Construção do processo de leitura em Língua Inglesa do gênero Tiras em Quadrinhos no 7º ano do Ensino Fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

6.
José Mauro de Souza Uchôa. O gênero podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e estrutura composicional. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

7.
Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira. A construção da compreensão escrita do gênero resenha no 1º período da graduação. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

8.
Jairo Antonio Marques Nogueira. Prática de alfabetização e letramento do professor na série inicial do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

Tese de doutorado
1.
Claudia Maria Vasconcelos Lopes. Comunidades de prática na escola pública: a produção discursiva de três docentes envolvidas na construção da interdisciplinaridade. 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

2.
Jacqueline Gomes Vicente. Elaboração de material autoral de professores no ensino médio técnico federal: os novos letramentos no processo de ensino e aprendizagem de leitura em inglês. 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

3.
Danuse Pereira Vieira. Nós da/na trama docente: lócus para (des)aprendizagens. Um estudo etnográfico sobre o uso das linguagens num conexto escolar em fragmentação. 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilene Reis Cleto Campos e Rachel Cavalcante. Cartas pessoais: um projeto para ensino de língua inglesa. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua inglesa) - Universidade de Taubaté. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Meneses Rodrigues da Costa. INTER-RELAÇÕES ENTRE O ENEM, OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO E A PROPOSTA DE ADESÃO AO EXAME APRESENTADA ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

2.
Tereza Cristina Cruz dos Anjos. Análise do desenvolvimento da competência comunicativa em uma atividade de simulação/encenação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

3.
Elaine Cristina Duarte dos Santos. Proposta de ensino-aprendizagem de inglês através do gênero "conto de fadas". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D'ávilla. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

4.
Teresa Cristina Lelis de Campos. Jogos: uma maneira lúdica de aprender a língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

5.
Flávia Cristina Rocha. Arte e cultura no ensino de língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

6.
Daniela Lourenço de Lima Mazza. Trabalhando música em inglês na sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

7.
Juliana Toledo Soares. Os jogos no desenvolvimento da competência comunicativa do aluno na língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

Iniciação científica
1.
Fernanda Meneses Rodrigues da Costa. Inter-relação entre o ENEM, os documentos oficiais do Ensino Médio e a proposta de adesão do exame apresentada às Universidades Federais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

2.
Yago Yoran Madureira de Souza. Gêneros do discurso e o ensino de inglês como língua franca. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

3.
Paula Angélica da Silva Campos. Concepções de professores do contexto escolar acerca da interdisciplinaridade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

4.
Fernanda Meneses Rodrigues da Costa. Gêneros discursivos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática e física. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

5.
Pamela da Silva Araujo Abreu. Transposição didática de gêneros e ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

6.
Samara Regina de Freitas. A construção da compreensão escrita em língua inglesa no Colégio de Aplicação da UFAC - que práticas de leitura circulam na sala de aula?. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.

7.
Charles Roberto Oliveira dos Santos. Identidades lingüísticas constituídas em weblogs (blogs) da esfera cotidiana que circulam na Internet em língua inglesa. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Tatianne Carréra Szundy.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra;SZUNDY, PAULA TATIANNE CARRÉRA2012 SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Zones of conflicts and potentialities in the process of becoming an EFL teacher. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 12, p. 511-531, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Bakhtin e a Formação de Professores de Línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Capacidades de linguagem no ensino de línguas para fins específicos: uma proposta de progressão baseada em gêneros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; TILIO, R. . 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada. 2017. (Congresso).

2.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).



Outras informações relevantes


Estágio de doutorado (doutorado sanduíche)
Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha
Período: Novembro de 2003 a Outubro de 2004
Agência Financiadora: CAPES
Supervisor no exterior: Prof. Dr. Martin Bygate



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:11:38