Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9872907291900212
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1988) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Doutor em Ciência Política pela Universidade de Lisboa. É professor Assistente III da Universidade de Taubaté e coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing. Tem experiência na área de Comunicação e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing político, democracia, comportamento do eleitor, jornalismo regional e história do jornalismo. Foi professor da Universidade Metodista de São Paulo de 1999 a 2004 na área de Jornalismo. Foi coordenador de Comunicação da Prefeitura de Caçapava e chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté de 2008-2011. Foi diretor executivo da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté de 2011 a 2013. Foi pró-reitor de Administração da Universidade de Taubaté em 2017 (interino) e coordenador da Assessoria de Comunicação da Unitau. Assessor da Reitoria da Univesidade de Taubaté de 2013 a 2018. É sócio-proprietário da MP Marketing Político e Governamental. Atualmente é Diretor da Rádio e TV Unitau. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel
Nome em citações bibliográficas
PIMENTEL, M. T. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Taubaté, Departamento de Comunicação Social.
Rua do Colégio 334
Bom Conselho
12080250 - Taubaté, SP - Brasil
Telefone: (12) 36254289
URL da Homepage: www.csonlineunitau.com.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2018
Doutorado em Ciência Política.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Título: As campanhas eleitorais no século XXI - Um olhar sobre os desafios para combater a apatia e a desconfiança do eleitor, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Alfredo Jorge Alves Gomes de Sá.
Palavras-chave: Marketing, marketing político, marketing relaciona.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 2000
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A evolução do jornal ValeParaibano - Estudo de caso sobre a reforma gráfica e editorial do jornal no período entre os anos de 1994 e 1998,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Professor doutor José Marques de Melo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jornalismo regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1994 - 1996
Especialização em Comunicação Social.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


1989 - 1989
Jornalismo Político e Internacional. (Carga horária: 360h).
Instituto Internacional de Periodismo Jose Marti, IIPJM, Cuba.


Atuação Profissional



Faculades Integradas Espírito Santenses, FAESA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Professor do módulo de Marketing Político I do curso de Pós-graduação em Gestão de Assessoria de Comunicação Empresarial, com carga horária 36 h/a por módulo.


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 24

Atividades

03/1999 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica da Mídia
Oficina Modulada de Jornalismo Impresso

Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Assistente III, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - Atual
Direção e administração, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de pós-graduação lato sensu em Assessoria, gestão da comunicação e marketing.
10/1996 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Preparação e Revisão de Originais, provas e Videotexto
Assessoria de Comunicação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIMENTEL, M. T. R.1999 PIMENTEL, M. T. R.. A TV educativa abre espaço para a comunidade. Revista Acervo - Mídia Regional - Unitau, 1999.

2.
PIMENTEL, M. T. R.1998PIMENTEL, M. T. R.. O tratamento da informação das agências de notícias em um jornal regional. Revista Acervo - Mídia Regional Unitau, Taubaté, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIMENTEL, M. T. R.. A prática do marketing político - ações de uma campanha eleitoral vitoriosa. 1. ed. Taubaté: Edição do Autor, 2008. v. 01. 129p .

2.
PIMENTEL, M. T. R.. Os 25 anos do Shopping Ibirapuera. São Paulo: M3 Comunicação, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
PIMENTEL, M. T. R.. Carlos Lacerda. In: José Marques de Melo. (Org.). Imprensa brasileira - personagens que fizeram história. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial, 2006, v. 2, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, M. T. R.. A internacionalização e regionalização da mídia brasileira: o caso da Gazeta Mercantil. In: Endicom (Encuentro de Docentes de Comunicación Del Mercosur), 2001, Montevideo. CD-ROM de ponencias Endicom (Encuentro de Docentes de Comunicación Del Mercosur), 2001.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Coordenador de grupo de estudo. 2009. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Marketing Político. A prática do Marketing Político - Ações de uma campanha eleitoral vitoriosa. 2009. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2002. (Congresso).

5.
Encuentro de docentes del Mercosur.A internacionalização da imprensa brasileira: Estudo de caso sobre o jornal Gazeta Mercantil. 2001. (Encontro).

6.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1999. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1998. (Congresso).

8.
Congresso Nacional de Jornalistas. Congresso Nacional de Jornalistas. 1998. (Congresso).

9.
Encuentro Internacional de Investigadores y Estudiosos de la Información y la Comunicación.Encuentro Internacional de Investigadores y Estudiosos de la Información y la Comunicación. 1996. (Encontro).

10.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIMENTEL, M. T. R.. Conferência Brasileira de Folkcomunicação. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Katia Leal de Souza. A implantação de uma assessoria de comunicação no Expresso Redenção. Início: 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté. (Orientador).

2.
Camila Fonseca de Gouvea. Nos Trilhos da História. Início: 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gisela Sanches e outras. Plano de comunicação para a Unimed Taubaté. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel.

2.
Pablo Schettini Loureiro e Marcos Vinicius de Melo Freitas. Imprensa trotskista: a trajetória dos veículos Convergência Socialista e Opinião Socialista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel.



Outras informações relevantes


Foi coordenador de Comunicação da Prefeitura de Caçapava de agosto de 2005 a março de 2008.
Foi subeditor do Rudge Ramos Jornal, da Universidade Metodista de agosto de 2000 a dezembro de 2004.
Fundador e editor da revista Viavale, de junho de 1999 a fevereiro de 2000;
Editor do jornal ValeParaibano, de junho de 1997 a março de 1998;
Correspondente free-lance do jornal O Estado de S. Paulo, de março a junho de 1997;
Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ubatuba, no período de 01.09.93 a 02.04.96;
Diretor-Editor do Semanário "A Cidade", no período de Agosto de 93 a Julho de 1995; 
Jornalista da Comunicação Versatil - MRP Assessoria de Comunicação e Publicações, editando recentemente os seguintes veículos:
Edição das revistas Semab e Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo - 2002
Autor do livro de arte 25 anos do Shopping Ibirapuera ? 2001
Reportagens sobre comportamento para o caderno especial de aniversário de São José dos Campos da Gazeta Mercantil-Vale do Paraíba -1999
Revista comemorativa do aniversário de Ubatuba - 1998
Revista Mil Dias da Prefeitura de Ubatuba - 1996
Caderno Ubatuba do jornal Valeparaibano - 1996
 Jornal Opinião - semanário de Ubatuba, formato tabloíde germânico, com 12 páginas - responsável pela edição, no período de janeiro de 1996 a fevereiro de 1997
Diretor de Jornalismo da Rádio Costa Azul de Ubatuba, no período de março de 1993 a fevereiro de 1995 - responsável pela readequação do departamento de jornalismo e reformulação da grade de programação;
Repórter Free-lance da Rádio Globo - RJ, no ano de 1988, como correspondente no município de São Gonçalo-RJ;
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Ubatuba, no período de março a setembro de 1989;
Repórter do Jornal Diario Popular-SP, durante os meses de dezembro/89 e janeiro/90



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 14:10:51