Elder Rizzon Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4835965044336330
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: agentes, sistemas multi-agentes, inteligência artificial e informática na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elder Rizzon Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, E. R.;SANTOS, ELDER RIZZON

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Informática e Estatística.
Campus Universitário - Trindade
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (048) 37219498
Ramal: 2732
URL da Homepage: http://inf.ufsc.br/~ersantos


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Creative Agency, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Rosa Maria Vicari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Agentes.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação.
2004 - 2006
Mestrado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Uma Abordagem Baseada em Ontologias para a Interoperabilidade entre Agentes Heterogêneos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rosa Maria Vicari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ontologia; Sistemas Multi-Agentes; Interoperabilidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 2003
Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Adição de Segurança a uma Plataforma Multiagentes e sua Aplicação em Ambientes de Aprendizagem baseados em Agentes.
Orientador: Alexandre Moretto Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado - CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Tutor de Educação a Distância, Enquadramento Funcional: Professor Tutor
Outras informações
Tutor do Pólo de Codó no curso de Especialização em Tecnologias da Informação para Educacores, convênio UFRGS/UNIVIMA.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A bolsa CAPES foi substituida por uma bolsa CNPq (Doutorado)

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI - Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de um jogo educacional web.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de Mestrado CAPES

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de Iniciação Científica CAPES

Atividades

9/2003 - 3/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Informática, Departamento de Informática Aplicada.

Linhas de pesquisa
Inteligência Artificial

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisador), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa: PIBIC - CNPQ

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Outro (Pesquisador), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa: BIC - UCS

Atividades

8/2001 - 8/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Informática.

Linhas de pesquisa
Inteligência Artificial
3/2001 - 8/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Informática.

Linhas de pesquisa
Inteligência Artificial


Linhas de pesquisa


1.
Inteligência Artificial
2.
Inteligência Artificial
3.
Inteligência Artificial


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
IATE Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional - PROCAD
Descrição: Este trabalho situa-se, portanto, no contexto da Informática aplicada à Educação com a abordagem de Inteligência Artificial. A aplicação de conceitos de agentes e SMAs na criação de Sistemas Tutores Inteligentes (Intelligent Tutoring Systems - ITS) ou Ambientes Inteligentes de Ensino (Intelligente Learning Environments - ILE) é um ponto que nos interessa especialmente, pois estes ambientes têm papéis pedagógicos ou educacionais, destinados a facilitar ou apoiar o processo de ensino, comumente denominados de Agentes Pedagógicos. Estes agentes podem ser agentes cooperativos que trabalham como suporte de um sistema educacional ou então podem ser agentes animados ou personalizados que interagem diretamente com os usuários, para ajudá-los em processos de ensino/aprendizagem As arquiteturas baseadas neste tipo de abordagem são variações da arquitetura funcional tradicional dos sistemas ITS/ILE: domínio de ensino, modelo de aluno e estratégias de ensino, onde um ou mais agentes implementam funções do tutor. O controle é distribuído entre os agentes, mas o usuário vê o sistema como um só. Internamente, entretanto o sistema está organizado como um SMA. As maiores vantagens na abordagem baseada em agentes e SMAs para a concepção de sistemas educacionais são a modularidade que este tipo de abordagem trás em conjunto com as possibilidades de interoperabilidade e reuso de conhecimentos de ensino em outros sistemas. OBJETIVOS Promover o desenvolvimento integrado entre as instituições envolvidas, no campo da Inteligência Artificial aplicada a Educação dirigida para o ensino-aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de um modelo de implementação de programas de uso de recursos tecnológicos (software) Estabelecer uma atividade de pesquisa cooperativa interdisciplinar, que considere a interação entre os vários especialistas das áreas de Computação, Saúde e Educação, nas instituições envolvidas, vários especialistas das áreas envolvidas, integrando múltiplos pontos de vista.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
FEB Federação de Repositórios Educa Brasil
Descrição: A descoberta e acesso a conteúdo distribuído e heterogêneo na Web e em redes tem sido um desafio em várias áreas de pesquisa. O trabalho proposto vem ao encontro desse desafio. Pretende-se desenvolver e implementar uma federação de repositórios com a finalidade de auxiliar na descoberta e acesso a conteúdos de aprendizagem. Essa federação apresenta um único ponto de acesso e busca (um registro central), onde armazena-se os metadados dos repositórios integrantes da federação. O objetivo do projeto é criar uma infra-estrutura global para federação de repositórios de conteúdo. Como resultado, propõe-se um padrão de referência que descreve como construir repositórios interoperáveis através da criação de uma infra-estrutura de federações de repositórios e implementará o protótipo como prova de conceito. Essa necessidade está vinculada ao projeto OBAA/FINEP Este projeto faz parte de um projeto maior chamado: Inteligencia Artificial aplicada a Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
FORMED (FORmação Médica e EDucação )
Descrição: Este projeto é interdisciplinar e multidisciplinar, encontrando-se na intersecção de três principais áreas: Informática na Educação, Inteligência Artificial (mais especificamente, Computação Afetiva) e a área da medicina. Este projeto tem como objetivo central desenvolver um ambiente de ensino-aprendizagem a distância, na Web, inteligente na área da saúde para e-learning, caracterizado pela interação aluno-professor mediada por máquina e para educação continuada, caracterizada pelo acesso de estudantes e professores. Visando satisfazer a necessidade de alunos, professores e profissionais da área médica, na busca e utilização contínua de materiais pedagógicos e módulos de apoio à decisão. Para alavancar estes objetivos conta-se com a experiência e a pesquisa em curso de cada uma das equipes participantes. Na nossa proposta, as questões relacionadas à pesquisa possuem um cunho aplicado e estão vinculadas ao desenvolvimento de sistemas distribuídos multiagente de ensino-aprendizagem e sistemas de apoio à decisão, onde a incerteza é modelada e tratada por meio da teoria de redes probabilísticas. O grupo de Inteligência Artificial da UFRGS já possui resultados tanto de pesquisa teórica como aplicada. Desta forma, o presente projeto visa dar continuidade a pesquisa utilizando os resultados já obtidos, para o desenvolvimento de aplicações multiagente educacionais de ensino a distância. Essa tecnologia constitui o estado da arte no uso de redes probabilísticas para representação do conhecimento, e os resultados desta etapa do projeto foram publicados a partir de 2002. O avanço da pesquisa esperado está na pesquisa e no desenvolvimento de sistemas multiagente para aplicações Web. Essa infra-estrutura, por sua vez, será utilizada para disponibilizar na Web os conteúdos desenvolvidos nos projetos AIMED, SEAMED e AMPLIA, pela UFRGS. O suporte pedagógico do projeto vem sendo feito por professores do Setor de Anestesia do HCPA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
H-NET Health Education Network - Rede de Ensino em Saúde
Descrição: Este projeto é interdisciplinar e multidisciplinar, encontrando-se na intersecção de duas principais áreas: Informática na Educação e Informática na saúde. Objetivo: Promover o desenvolvimento integrado entre as instituições envolvidas, no campo da Inteligência Artificial aplicada a Educação dirigida para o ensino-aprendizagem de Saúde, com vistas ao desenvolvimento de um modelo de implementação de programas de uso de recursos tecnológicos (software) nesta área; Estabelecer uma atividade de pesquisa cooperativa interdisciplinar, que considere a interação entre os vários especialistas das áreas de Computação, Saúde e Educação, nas instituições envolvidas, integrando múltiplos pontos de vista, visando uma agregação de experiência, de acordo com os objetivos do projeto; Desenvolver publicações que reflitam o resultado da agregação das experiências dos grupos envolvidos no campo da Inteligência Artificial e da Educação em Saúde. Resultados esperados: O objetivo final é que o curso elaborado e o material gerado sejam capazes de atender as necessidades de formação em todas as instituições. Especial empenho se faz no tratamento multidisciplinar das matérias e em sua adequação aos perfis acadêmicos dos alunos potenciais. Ao final do projeto será produzido um portal baseado na Web para apoio a pesquisa cooperativa e colaborativa da rede e um ambiente de ensino/aprendizado computadorizado adaptativo que dê conta da complexidade do domínio abordado, do nível de conhecimento e perfis dos alunos e da diversidade de material produzido. Este projeto pretende contribuir para o avanço e difusão do conhecimento em áreas preferenciais comuns aos países representados pelas instituições da rede, relativos ao ensino de Saúde e no uso de tecnologias de Inteligência Artificial para o desenvolvimento de software educacional, agregando tecnologia e inovação, de maneira efetiva, para o desenvolvimento sócio-econômico da região sul-americana e para a melhoria da qual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
OBAA - Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes
Descrição: O objetivo geral deste trabalho é desenvolver objetos de aprendizagem interativos que operem na web, na plataforma de TV digital. Um objetivo específico é utilizar os pontos de convergência entre as tecnologias de agentes, de objetos de aprendizagem propondo uma abordagem que permita a construção de aprendizagem baseados em agentes. Os objetos de apendizagem construídos através desta abordagem foi dado o nome de Objetos Inteligentes de Aprendizagem (IOL Intelligent Learning Objects). Outro objetivo específico é desenvolver uma forma de publicação dos objetos de aprendizagem que permita sua fácil obtenção pelos mecanismos atuais de atualização de notícias da Web, ou seja, feeds de RSS. Para isso os objetos devem ser codificados através de um formato interoperável. Nossas pesquisas atuais apontam para a utilização de ontologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Um Jogo Educacional Colaborativo que Considera as Emoções do Aprendiz
Descrição: Este projeto tem como objetivo a construção de um jogo educacional colaborativo que visa inferir as emoções dos aprendizes quando estes interagem com seus colegas. Pretende-se estudar e avaliar as emoções que podem ser inferidas da interação entre os colegas no momento do jogo, a fim de futuramente incorporar ao jogo um agente pedagógico animado capaz de utilizar o conhecimento adquirido para incentivar e motivar o aluno. O jogo educacional colaborativo deve então: fornecer um ambiente propício para que ocorra uma interação colaborativa, captar e inferir as possíveis emoções envolvidas durante a utilização do jogo e armazenar adequadamente o conhecimento adquirido sobre as emoções para proporcionar a geração de relatórios para professores e futura utilização deste conhecimento em agentes pedagógicos animados. Com a construção do jogo educacional colaborativo pretendemos contribuir com o estado da arte em ambiente educacionais, incluindo a percepção e avaliação de aspectos emocionais envolvidos em um jogo colaborativo. Alguns pesquisadores têm tratado das questões de captação das emoções que ocorrem na interação entre homem e computador [PIC 97], mas ainda não foi realizado nenhum esforço no sentido de examinar as emoções na interação entre indivíduos que interagem por meio de um jogo computacional colaborativo. A realização deste projeto irá possibilitar o estudo e o desenvolvimento de um produto de software inovador na área de interação homem-máquina em software educacional. A construção deste software educacional só vai ser possível devida à experiência dos grupos proponente e gestor no desenvolvimento de ambientes colaborativos de ensino [AND 2001] [VIC 2002], jogos educacionais [GIR 98a] e ambientes educacionais que consideram as emoções do aluno [JAQ 2004a] [JAQ 2004b] [BER 2001]..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
WE-LEARN - Portal Web inteligente para e-learning com interação aluno-professor mediada por máquina
Descrição: Desenvolver um Portal Web inteligente para e-learning caracterizado por a interação aluno-professor mediada por máquina, e por o portal ter um papel ativo no auxílio a estudantes e professores a encontrarem rapidamente os materiais de que necessitam, trazendo eventualmente atrás um mínimo de informação desinteressante, mesmo que esses materiais estejam escritos em línguas não dominadas pelos utilizadores. Com este projeto de investigação propomo-nos investigar o desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizagem em ambiente Web, com capacidade para funcionar a grande distância, por exemplo em todo o espaço de Língua Oficial portuguesa, com capacidade para ser facilmente localizado noutro espaço linguístico diferente. Acrescente-se a nossa preocupação de satisfazer a necessidade de alunos e professores procurarem e utilizarem materiais pedagógicos, e outros, existentes na WEB, mesmo que esses materiais estejam escritos em línguas que não o Português..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
Vice-campeão da Maratona de Programação - site URI Erechim, Association for Computer Machinery - ACM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEZ, M.2010BEZ, M. ; VICARI, R. M. ; SILVA, J. M. C. ; RIBEIRO, A. M. ; Gluz, J. C. ; Passerino, Liliana Maria ; SANTOS, E. R. ; PRIMO, T. ; ROSSI, L. ; BEHAR, P. ; Filho, R. ; ROESLER, V. . Proposta Brasileira de Metadados para Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes (OBAA). RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-10, 2010.

2.
BEZ, M. R.2009BEZ, M. R. ; SILVA, J. M. C. ; SANTOS, E. R. ; PRIMO, T. T. ; BORDIGNON, A. . Projeto OBAA: Uma abordagem com objetos de aprendizagem interoperáveis baseados na web e na televisão digital. Informática na Educação, v. 12, p. 119-126, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
DEMARCHI, FELIPE ; SANTOS, ELDER RIZZON ; Silveira, Ricardo Azambuja . Significant Educational Content Based Learning Model Using Public Ontologies and Multiagent Systems. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 348-359.

2.
SANTOS, E. R.; FAGUNDES, M. ; VICARI, R. M. . Interoperability for Bayesian Agents in the Semantic Web. In: Mehdi Dastani, Amal El Fallah Seghrouchni, Alessandro Ricci, MichaelWinikoff. (Org.). Programming Multi-Agent Systems. 1ed.: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2008, v. 4908, p. 73-88.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZAMBUJA SILVEIRA, RICARDO ; DEMARCHI, FELIPE ; SANTOS, ELDER RIZZON . Integration Between Agents and Remote Ontologies for the Use of Content on the Semantic Web. In: 10th International Conference on Agents and Artificial Intelligence, 2018, Funchal. Proceedings of the 10th International Conference on Agents and Artificial Intelligence, 2018. v. 1. p. 125-132.

2.
ANSCHAU, D. ; MARCHI, J. ; SANTOS, E. R. . Sequencing Learning Objects with Temporal Logic Plans. In: 32nd International Conference on Computers and Their Applications. In: 32nd International Conference on Computers and Their Applications (CATA 2017), 2017, Honolulu. Proceedings of the 32nd International Conference on Computers and Their Applications, 2017. p. 113-118.

3.
ANSCHAU, D. ; MARCHI, J. ; SANTOS, E. R. . SMART ITS: um Sistema Tutor Inteligente para Flexibilização e Adaptação de Currículos. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2017, Recife. Anais do SBIE 2017 (Proceedings of the SBIE 2017). Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017. p. 1347-1356.

4.
VICARI, R. M. ; GLUZ, J. C. ; PASSERINO, L. M. ; SANTOS, E. R. ; PRIMO, T. T. ; ROSSI, L. H. L. ; BORDIGNON, A. ; BEHAR, P. A. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; ROESLER, V. . The OBAA Proposal for Learning Objects Supported by Agents. In: Joint International Workshop on Multi-Agent Systems for Education and Interactive Entertainment MASEIE/AAMAS, 2010, Toronto. Proceedings of Joint International Workshop on Multi-Agent Systems for Education and Interactive Entertainment, 2010. p. 43-46.

5.
VICARI, R. M. ; RIBEIRO, A. M. ; SILVA, J. M. C. ; SANTOS, E. R. ; PRIMO, T. T. ; BEZ, M. R. . Brazilian Proposal for Agent-Based Learning Objects Metadata Standard - OBAA. In: 4th Metadata and Semantics Research Conference, 2010, Alcalá de Henares. Metadata and Semantic Research, 2010. v. 108. p. 300-311.

6.
VICARI, R. M. ; BEZ, M. R. ; SILVA, J. M. C. ; RIBEIRO, A. M. ; GLUZ, J. C. ; SANTOS, E. R. ; PRIMO, T. T. ; BORDIGNON, A. . Proposta de Padrão de Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes (OBAA). In: Fifth Latin American Conference on Learning Objects, 2010, São Paulo. Proceedings of the 5th Latin American Conference on Learning Objects, 2010.

7.
BEZ, M. R. ; SILVA, J. M. C. ; SANTOS, E. R. ; PRIMO, T. T. ; BORDIGNON, A. . OBAA project: An approach to interoperable learning objects based on Web and digital television. In: World Conference on Computers and Education, 2009, Bento Gonçalves. Proceedings of the 9th WCCE, 2009.

8.
NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; COSTA, M. L. F. ; SANTOS, E. R. ; ISOTANI, S. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Towards an Adaptive Learning Environment Supported by Ontologies. In: World Conference on Computers and Education, 2009, Bento Gonçalves. Proceedings of the 9th WCCE, 2009.

9.
SANTOS, E. R.; VICARI, R. M. ; COELHO, H. . Knowledge Acquisition and Intelligent Agency on the Web of Data. In: Portuguese Conference on Artificial Intelligence - EPIA, 2009, Aveiro. New Trends in Artificial Intelligence. 14th Portuguese Conference on Artificial Intelligence - EPIA, 2009. p. 413-424.

10.
BOFF, E. ; SANTOS, E. R. ; FAGUNDES, M. ; VICARI, R. M. . Interoperable Bayesian Agents for Collaborative Learning Environments. In: XII Conferencia de la Asociación Española para la Inteligencia Artificial (CAEPIA), 2007, Salamanca. Current Topics in Artificial Intelligence. Berlin / Heidelberg: Springer, 2007. v. 4788. p. 31-39.

11.
SANTOS, E. R.; BOFF, E. ; VICARI, R. M. . Semantic Web Technologies Applied to Interoperability on an Educational Portal. In: 8th Conference on Intelligent Tutoring Systems, 2006, Jhongli, Taiwan. Lecture Notes in Computer Science. Berlin / Heidelberg: Springer, 2006. v. 4053. p. 308-317.

12.
BOFF, E. ; SANTOS, E. R. ; VICARI, R. M. . Social Agents to improve collaboration on an Educational Portal. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2006, Kerkrade. Proceedings of the 6th IEEE International Conference on dvanced Learning Technologies, ICALT 2006, 2006. p. 896-900.

13.
SANTOS, E. R.; MACHADO, JR., Jose Fernando . Estudo da Tecnologia P2P Visando sua Aplicação em Sistemas Baseados em Agentes. In: 2ª Escola Regional de Redes de Computadores, 2004, Canoas, RS. Anais da 2ª Escola Regional de Redes de Computadores, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PERIN, P. D. G. ; ROISENBERG, M. ; SANTOS, E. R. . Integração de Aprendizado de Máquina em Agentes BDI: Gerenciamento de Crenças para Simular Comportamentos. In: WESAAC (Workshop Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações), 2017, São Paulo - SP. Anais do XI Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações, 2017. p. 229-232.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONSON, J. P. C. ; SANTOS, E. R. . Using Agents & Artifacts to Access the Semantic Web: A Recommender System Case Study. In: WESAAC 2014Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e aplicações, 2014, Porto Alegre - RS. Anais do VIII Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações ? VIII WESAAC, 2014. p. 126-131.

2.
NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; COSTA, M. L. F. ; SANTOS, E. R. ; ISOTANI, S. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; VICARI, R. M. . Modelagem de um Ambiente de Aprendizagem Adaptativo Baseado em Ontologias. In: I Escola Regional de Informática da Região Norte- ERIN 2009, 2009, Manaus - AM. Anais do I ERIN, 2009.

3.
BOFF, E. ; SANTOS, E. R. ; FAGUNDES, M. ; VICARI, R. M. . Interoperable Bayesian Agents for Collaborative Learning. In: The 7th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2007, Niigata. Seventh IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2007). Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2007. v. 0. p. 530-532.

4.
SANTOS, E. R.; FAGUNDES, M. ; VICARI, R. M. . An Ontology-Based Approach to Interoperability for Bayesian Agents. In: Autonomous Agents and Multi-Agent Systems, 2007, Honolulu, Hawai´i. Proceedings of the Sixth Intl. Joint Conf. on Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2007. v. 0.

5.
LEONHARDT, M. D. ; TAROUCO, L. M. R. ; VICARI, R. M. ; SANTOS, E. R. ; SILVA, M. S. . Using Chatbots for Network Management Training through Problem-based Oriented Education. In: The 7th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2007, Niigata. Seventh IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2007). Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2007. v. 0. p. 845-847.

6.
SANTOS, E. R.; RIBEIRO, A. M. ; CASA, M. E. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MULTIAGENTES PARA O AMBIENTE DE APREDIZAGEM ILENA: CONSTRUÇÃO DE AGENTES PARA REPRESENTAR OS ALUNOS E PROFESSORES. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001.

7.
SANTOS, E. R.; RIBEIRO, A. M. ; CASA, M. E. . ILENA-MAP: UMA PLATAFORMA MULTIAGENTES PARA O ABIENTE DE APRENDIZAGEM ILENA. In: XIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001, Porto Alegre. Anais do XIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

8.
SANTOS, E. R.; RIBEIRO, A. M. ; CASA, M. E. . ENCAPSULAMENTO DE MÓDULOS DO AMBIENTE ILENA EM AGENTES DE UMA PLATAFORMA MULTIAGENTES. In: IX Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2001, Caxias do Sul, 2001.

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, E. R.. Uma Abordagem Baseada em Ontologias para a Interoperabilidade entre Agentes Heterogêneos 2006 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTOS, E. R.. Algo+ Multiagentes. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, E. R.. Oficina de Desenvolvimento de Sistemas Multiagentes utilizando Jade e o Padrão FIPA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, E. R.; MILETTO, E. M. ; TURCSANYI-SZABO, M. . Proceedings of the 9th World Conference on Computers and Education. 2009. (Editoração/Anais).

3.
SANTOS, E. R.. Workshop Desenvolvimento de Agentes com o Padrão FIPA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROISENBERG, M.; NASSAR, S. M.; BAZZAN, A. L. C.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Altieres Del Sent. Proposta de Implementação Fuzzy do Modelo de Forças Sociais para Simulação de Pedestres em Situação de Evacuação.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SILVEIRA, R. A.; MARCHI, J.; ADAMATTI, D. F.; PALAZZO, L. A. M.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Thiago Ângelo Gelaim. MODELO DE AGENTES E-BDI INTEGRANDO CONFIANÇA BASEADO EM SISTEMAS MULTI-CONTEXTO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SILVEIRA, R. A.; COSTA, A. C. R.; RABELO, R. J.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Guilherme Klein da Silva Bitencourt. Um Modelo de Confiança Baseado em Emoções para Agentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
VICARI, R. M.; NASSAR, S. M.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Cecilia Estela Giuffra Palomino. Modelo de Sistema Tutorial Inteligente para Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseado em Agentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
WESTPHAL, C. B.; MADEIRA, E. R. M.; FREIRE, M. M.; SCHULZE, B. R.; SANTOS, E. R.; MARTINA, J. E.. Participação em banca de Guilherme Arthur Geronimo. Método para Organização de Máquinas Virtuais na Nuvem Baseado em Múltiplos Objetivos e Custos de Implementação. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, E. R.; ALVES, J. B. M.; SOUZA, M. V.; BRANDAO, A. A. F.; NAKAYAMA, M. K.. Participação em banca de Cecilia Estela Giuffra Palomino. Aplicação de um Modelo Adaptativo de Tutores Inteligentes para Disseminação do Conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
NASSAR, S. M.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de João de Amorim Júnior. MODELO DE SELEÇÃO DINÂMICA DE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ADAPTÁVEL E REUTILIZÁVEL BASEADO EM AGENTES. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
HUBNER, J. F.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Thiago Ângelo Gelaim. Integrando Confiança e Reputação em um Modelo de Agentes Cognitivos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SILVEIRA, R. A.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Daniel San Martin Pascal Filho. Sistema de Detecção de Intrusão em Cloud com Big Data. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAIS, C. T. Q.; SANTOS, E. R.; ALVES, E.. Participação em banca de Maria Onice de Sousa. Uso do Software Geogebra para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

2.
SOUSA FILHO, P. G.; SANTOS, E. R.; MORAIS, C. T. Q.. Participação em banca de Marinalva da Silva. Influências das Tecnologias nos Processos Educacionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

3.
FAVERO, R. V. M.; SANTOS, E. R.; MORAIS, C. T. Q.. Participação em banca de Uédel Farias. Afetividade no Aprendizado com as Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

4.
SANTOS, E. R.; TAROUCO, L. M. R.; BASTOS FILHO, O. C.. Participação em banca de Lívia Karen Ribeiro Paula Souza. O Projeto "Cinema Popular" da UNIVIMA como Transmissor de Conhecimento e Cultura ao Estado do Maranhão. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

5.
SANTOS, E. R.; TAROUCO, L. M. R.; VICARI, R. M.. Participação em banca de Nestor Almeida da Silva. O Uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem na Percepção de Cursistas da Pós-Graduação Lato Senso de uma Instituição de Ensino Superior. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

6.
SANTOS, E. R.; TAROUCO, L. M. R.; BASTOS FILHO, O. C.. Participação em banca de Aline Nogeuira de Melo. O Uso de Recursos Multimídias na Educação no Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso nas Escolas das Redes Públicas e Privadas de São Luís, Maranhão. 2009.

7.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; BASTOS FILHO, O. C.. Participação em banca de Francilene Duarte Santos. Proposta Metodológica para Cursos Técnicos em Educação a Distância no Maranhão. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

8.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; COSTA, J. S.. Participação em banca de Darte Clea Marques Dos Santos. A Internet como Via de Comunicacao e Informacao na Escola do Ensino Fundamental e Medio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

9.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; ALVES, E.. Participação em banca de Evanderlei André Da Silva. A Inclusão Digital no Município de Santa Quitéria do Maranhão no Ensino Fundamental através das Entidades Parceiras. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

10.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; ALVES, E.. Participação em banca de Maria Raimunda Ribeiro Da Silva. O Computador como Ferramenta Tecnológica a Serviço do Processo Ensino-Aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

11.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; SOUSA FILHO, P. G.. Participação em banca de Silvia Nara Viana. Resistência ao Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores de Escolas Municipais de Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

12.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; MORAIS, C. T. Q.. Participação em banca de Paula Fernanda Rocha Lopes. As Transformações na Prática Pedagógica com o Uso de Novas Tecnologias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

13.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; MARTINS, A. R.. Participação em banca de Claudimar Moura Queiroz Filho. A Docência e a Educação a Distância: Vivendo e Aprendendo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

14.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; SOUSA FILHO, P. G.. Participação em banca de Cleber Barros. Os Multimeios como Facilitadores de Aprendizagem: uma Abordagem Voltada ao Ensino de Matemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

15.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; SOUSA FILHO, P. G.. Participação em banca de Sandra Eloi Ferreira. Inclusão Digital e a Ressocialização do Menor Autor de Ato Infracional. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

16.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; SOUSA FILHO, P. G.. Participação em banca de Martha Suzana Farias Brasil. A Interface Teatro como Prática Pedagógica na Escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

17.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; SCHNEIDER, D.. Participação em banca de Nair Diniz Martins. O Blog como Instrumento de Inclusão Digital. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

18.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; SCHNEIDER, D.. Participação em banca de Olga Portela Costa. Educação à Distância: Seus Desafios e Conquistas no Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

19.
TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, E. R.; GALLEGO, A. B.. Participação em banca de Sônia Maria Brandão Dos Santos. A Postura do Professor Frente as Novas Tecnologias na Educação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

20.
MENEZES, C. S.; RABELLO, R. S.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Edilayne Rodrigues Lopes. O Uso de Objetos de Aprendizagem na Língua Portuguesa do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

21.
MENEZES, C. S.; RABELLO, R. S.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de Marcelo Rocha Ferreira. Análise do Projeto CETECMA no Munícipio de Codó-MA como Avanço Educacional Tecnológico sob a Ótica Pedagógica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, E. R.; PLENTZ, P. D. M.. Participação em banca de Eduardo Skrepnek Tosin e Wander Luiz Scheid.Uma Alternativa para o Escalonamento Virtual Utilizando Computação Distribuída para o Processamento de Jogos Massivos Multijogadores Online. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RECH, L. O.; SANTOS, E. R.; LUNG, L. C.. Participação em banca de Antônio José Resende de Campos e Guilherme Ocker Ribeiro.Geração de grades de horário para escalas de trabalho utilizando algoritmos genéticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SILVEIRA, R. A.; SANTOS, E. R.; MARCHI, J.. Participação em banca de Rodrigo Tridapalli Foes Linhares.Uma Linguagem Imperativa para Descrição de Sistemas Multi-agente BDI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SILVEIRA, R. A.; SANTOS, E. R.; MARCHI, J.. Participação em banca de Matheus Bassi Blank Gonçalves.Implementação de um interpretador Prolog com extensão para lógica modal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
VICARI, R. M.; BORGES, R. C. M.; ORENGO, V. M.; SANTOS, E. R.. Participação em banca de LUIZ HENRIQUE LONGHI ROSSI.IR Society ? Sociedade de agentes para recuperação de informações sobre a base de dados da Internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LINO, M. R. O.; SANTOS, E. R.; ALVARES, L. O. C.. Concurso Público para Professor Substituto. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MODRO, N.; SANTOS, E. R.; STRELOW, F. M.; NETO, S. L. R.. Concurso Público 01/2011 na área de Computação. 2011. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IFIP World Computer Congress - WCC. ICT and Culture: Issues and Perspectives in Brazil. 2008. (Congresso).

2.
IFIP World Computer Congress - WCC. Education and Technology for a Better World: Working Towards WCCE 2009. 2008. (Congresso).

3.
Autonomous Agents and Multi-Agent Systems. An ontology-based approach to interoperability for Bayesian agents. 2007. (Congresso).

4.
International Workshop on Programming Multi-Agent Systems.Interoperability for Bayesian Agents in the Semantic Web. 2007. (Oficina).

5.
Fórum Internacional de Software Livre.3º Fórum Internacional de Software Livre. 2002. (Outra).

6.
XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2002. (Outra).

7.
53a. Reunião Anual da SBPC.53a. Reunião Anual da SBPC. 2001. (Outra).

8.
Fórum Internacional Software Livre.Fórum Internacional Software Livre. 2001. (Outra).

9.
IX Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.IX Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VICARI, R. M. ; SANTOS, E. R. . World Conference on Computers and Education. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diogo de Campos. Representação de dados semânticos em agentes BDI. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcelo Rocha Ferreira. Análise do Projeto CETECMA no Munícipio de Codó-MA como Avanço Educacional Tecnológico sob a Ótica Pedagógica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Elder Rizzon Santos.

2.
Edilayne Rodrigues Lopes. O Uso de Objetos de Aprendizagem na Língua Portuguesa do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informática para a Educação) - Universidade Virtual do Estado do Maranhão. Orientador: Elder Rizzon Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emerson Demetrio Plácido. Classificação Automática de Gêneros Musicais Utilizando Técnicas de Inteligência Artificial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Elder Rizzon Santos.

2.
Thiago Souza Coelho. Desenvolvimento de uma Aplicação Web no Contexto da Web Semântica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Elder Rizzon Santos.

3.
Jéssica Pauli de Castro Bonson. Aplicação de Agentes & Artefatos para o desenvolvimento de uma ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Elder Rizzon Santos.

Iniciação científica
1.
Alexis Colombo Szpakowski. Versionamento das Ontologias do Padrão OBAA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elder Rizzon Santos.

2.
Fabio Alberto Prochnow. Manutenção de ontologias através de regras SWRL. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Apoio da Universidade Federal do RS. Orientador: Elder Rizzon Santos.

3.
André Maranhão Machado. Concretização do Padrão OBAA através de Modelagem Ontológica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elder Rizzon Santos.

4.
Marcelo Horst Regina. Estudo de Caso para Validação de Ontologias do Padrão OBAA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elder Rizzon Santos.

5.
Marco André Dickel Roman. Abordagem para geração automatizada de objetos de aprendizagem a partir de ontologias. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elder Rizzon Santos.

6.
Luiz Henrique Longhi Rossi. RIAgent, um agente de recuperação de informações. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elder Rizzon Santos.

7.
Gustavo Mello Machado. UPAgent, um agente de perfil de usuário. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Elder Rizzon Santos.

8.
Gustavo Luiz Kieling. PortEdu : Portal de Educação a Distância. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elder Rizzon Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:57:56