Abel André Cândido Recco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7518889908309964
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: triodo magnetron sputtering, magnetron, sputtering, nitretação por plasma e filmes finos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Abel André Cândido Recco
Nome em citações bibliográficas
RECCO, A. A. C.;RECCO, A;Recco, A.A.C.;RECCO, ABEL ANDRÉ CANDIDO;RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO;RECCO, ABEL A.C.;RECCO, ABEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas.
Campus Universitário Professor Avelino Marcante
Cidade Universitária
89230-000 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 40097855
URL da Homepage: http://www.joinville.udesc.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Engenharia Metalúrgica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo da obtenção e das propriedades dos filmes de TiN E TiC depositados sobre aços ferramentas AISI H13 e D2 nitretados e não nitretados, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Andre Paulo Tschiptschin.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: TiN; Razão H/E; Deposição reativas de TiN; Recobrimento; TiC; Adesão.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas / Especialidade: Tratmentos superficiais via Plasma.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
2002 - 2004
Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Deposições reativas por triodo magnetron sputtering: Influênvia da malhada tela no processo de envenenamento do alvo de TiN,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Luis Cesar Fontana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Triodo magnetron sputtering; Malha da tela; Deposição reativas de TiN; Microdureza; Microestrutura.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Física.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1993 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
Centro de Educação Profissional Professor Dário Geraldo Salles, CIS, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2007 - 2007
Décimo Curso Latinoamericano de Procesamiento Mate. (Carga horária: 99h).
Agencia de Cooperación Internacional del Japon, JICA, Japão.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Física.

02/2009 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisíca geral


Linhas de pesquisa


1.
Tratamentos de superfície por plasma


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Obtenção e caracterização de filmes de Ti(1-X) Al(X) N obtidos por deposição reativa via pulverização catódica.
Descrição: A incorporação do alumínio na estrutura do TiN para aplicações em altas temperaturas produz uma camada densa e passiva de alumina (Al2O3), como resultado melhora-se significativamente a resistência à oxidação do filme. Revestimentos de Ti(1-X)Al(X)N possuem alta estabilidade química e térmica, boas propriedade mecânica, dureza em torno de 30 GPa e baixo coeficiente de atrito (filme-aço). O presente projeto de pesquisa pretende estudar o processamento e a caracterização de filmes finos (3,0µm) de Ti(1-X)Al(X)N depositados sobre aços para trabalho a quente e a frio. Estes filmes serão obtidos por deposição reativa via pulverização catódica com diferentes fontes de geração e manutenção do plasma (Tensão contínua-DC, Pulsadas assimétricas ? PA e ?High power pulsed magnetron sputtering? ?HPPMS) e com diferentes concentrações de gás reativo (N2) na atmosfera de deposição. Os revestimentos serão caracterizados quanto a sua morfologia via microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (AFM). A caracterização estrutural será realizada por microscopia eletrônica de transmissão (MET), difração de raios X (XRD) e por Espectroscopia de Fotoelétrons de Raios X (XPS). A composição química será determinada por XPS e por Espectrometria de Fluorescência de Raios X por Energia Dispersiva (EDX). A adesão e as propriedades mecânicas serão medidas pelo ensaio estático Rockwell C e indentação instrumentada (II), respectivamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Abel André Cândido Recco - Coordenador / SAGÁS, JULIO CÉSAR - Integrante / Deivison Daros Paim - Integrante / Marcio Luiz Moretti - Integrante / Alesandra Sprung Dias - Integrante.Número de orientações: 2
2012 - 2017
Efeito da orientação cristalográfica nas propriedades mecânicas da austenita expandida.
Descrição: Aços inoxidáveis austeníticos são utilizados em aplicações onde a resistência à corrosão é o quesito fundamental. O que acaba restringindo bastante suas aplicações são o baixo valor de dureza e o pobre desempenho tribológico. Está deficiência pode ser melhorada através do tratamento de nitretação a plasma feita em temperaturas abaixo de 440 oC. A baixa temperatura de tratamento inibi a formação de precipitados de CrN e o empobrecimento de Cr na matriz austenítica, o que mantem praticamente inalterada a resistência à corrosão do aço inoxidável. A nitretação de aços inoxidáveis austeníticos em baixa temperatura resulta na formação de uma nova fase com estrutura cúbica de face centrada (CFC) pela introdução de átomos de nitrogênio nos sítios intersticiais da célula unitária da austenita. Esta nova fase CFC tem parâmetro cristalino expandido em comparação com o material não tratado, tipicamente de 5-12%, quando a concentração de nitrogênio atômico varia de 10-40%. Esta fase com nitrogênio em solução sólida é chamada de austenita expandida ou fase S, assim chamada porque ela mantem a mesma estrutura cristalográfica do aço inoxidável. A fase S formada durante o tratamento de nitretação a plasma em baixas temperaturas possui alta dureza e boa resistência ao desgaste. Sabe-se que a orientação cristalográfica dos grãos que formam o aço inoxidável tem uma influência nas suas propriedades físicas. Um ponto pouco explorado nos trabalhos publicados é a influência que o processamento possui nas propriedades plásticas e elásticas para uma determinada orientação cristalográfica ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abel André Cândido Recco - Coordenador / Biaka S Pauli - Integrante / Andre Ricardo Prass - Integrante / Ronaldo dos Santos Jr - Integrante / Arcésio Schultz - Integrante / Marcus Vínícius F Shroeder - Integrante / Rafael R. Fischer - Integrante / Shenia Duarte de Oliveira Monsores - Integrante.Número de orientações: 3
2009 - 2012
Tratamentos duplex: nitretação a plasma seguido por deposição de revestimentos de TiN e TiC
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o tratamento duplex. Neste tratamento a nitretação a plasma é realizada primeiramente e em seguida é feita deposição de filmesde TiN e TiC sobre a superfície a ser tratada (substrato). Filmes de TiC e TiN serão obtidos via deposição reativa, utilizando a técnica Triodo Magnetron Sputtering. Alterando-se a proporção entre o gás reativo (N2 e CH) e o Argônio serão obtidos diferentes revestimentos com distintos valores de propriedades mecânicas. A qual dependerá da composição química, fases e da estrutura do revestimento obtido. Após sua caracterização os filmes serão depositados sobre substratos não nitretados e nitretados. Os materiais utilizados como substratos serão os aços ferramenta AISI D2 e AISI H13, que são amplamente utilizados para a fabricação de moldes de injeção de polímeros, matrizes para trabalho a frio e moldes de injeção de alumínio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Abel André Cândido Recco - Coordenador / Luís César Fontana - Integrante / Milton José Cinelle - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Materia-Rio de Janeiro


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas/Especialidade: Tratmentos superficiais via Plasma.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Projeto jovem pesquisador da Área de Ciências Exatas, Universidade do Estado de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALONSO, JANAÍNA G.2018ALONSO, JANAÍNA G. ; DALMOLIN, CARLA ; NAHORNY, JACIMAR ; RECCO, ABEL A.C. ; FONTANA, LUIS C. ; BECKER, DANIELA . Active screen plasma system applied to polymer surface modification: poly(lactic acid) surface activation before polyaniline graft polymerization in aqueous medium. Journal of Polymer Engineering, v. S, p. 1-5, 2018.

2.
SEGUNDO, ELISA HELLEN2018SEGUNDO, ELISA HELLEN ; FONTANA, LUIS CESAR ; RECCO, ABEL A.C. ; SCHOLTZ, JULIANO SADI ; NESPOLO VOMSTEIN, MARCO AURELIO ; BECKER, DANIELA . Graphene nanosheets obtained through graphite powder exfoliation in pulsed underwater electrical discharge. MATERIALS CHEMISTRY AND PHYSICS, v. 217, p. 1-4, 2018.

3.
GARZÓN, CARLOS M.2018 GARZÓN, CARLOS M. ; RECCO, ABEL A.C. . Numerical simulation on phase stability between austenite and ferrite in steel films sputter-deposited from austenitic stainless steel targets. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 353, p. 84-92, 2018.

4.
ESPAÑA P., CLAUDIA2018ESPAÑA P., CLAUDIA ; RECCO, ABEL ; OLAYA, JHON . A Microstructural and Wear Resistance Study of Stainless Steel-Ag Coatings Produced through Magnetron Sputtering. Coatings, v. 8, p. 381, 2018.

5.
SCHROEDER, MARCUS V.F.2018 SCHROEDER, MARCUS V.F. ; RECCO, ABEL A.C. ; GARZÓN, CARLOS M. . Tailoring the phase fractions by tuning the pulse frequency in stainless steel films obtained from an 316L target by pulsed-DC magnetron sputtering. MATERIALS LETTERS, v. 230, p. 20-23, 2018.

6.
Recco, A.A.C.2017Recco, A.A.C.; PRASS, A. R. ; FONTANA, L. C. . Nitretação por plasma com revenimento simultâneo do aço ferramenta VF 800AT. Materia-Rio de Janeiro, v. 22, p. 1-16, 2017.

7.
GARZ?N, CARLOS M.2017 GARZ?N, CARLOS M. ; VERGARA, GIOVANNY A. ; RECCO, ABEL A.C. . The effects of constrained atomic partitioning among FCC and BCC phases on nitrogen absorption in films that are reactively magnetron-sputtered from an 316L target. MATERIALS LETTERS, v. 206, p. 34-38, 2017.

8.
Shenia Duarte de Oliveira Monsores2017Shenia Duarte de Oliveira Monsores ; RECCO, ABEL A.C. ; Murillo Felix Sachsida . Nitretação por plasma de aço inoxidável AISI 304: estudo da influência da atmosfera de tratamento na microestrutura da camada.. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 36, p. 64, 2017.

9.
RECCO, ABEL A.C.2017RECCO, ABEL A.C.; SAGÁS, JULIO CÉSAR ; Rafael Bona ; FONTANA, LUÍS CÉSAR . Molhabilidade e atividade fotocatalítica de filmes finos de TiOx depositados por magnetron sputtering em diferentes pressões parciais de O2. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 36, p. 75, 2017.

10.
CHRAIM, G.G.M.2017CHRAIM, G.G.M. ; RAMOS, R.Q. ; LOPES, G.C. ; HOEPFNER, J.C. ; Recco, A.A.C. ; PEZZIN, S.H. . Nanohardness of dual-curing resin cement light-cured through nano ceramic. DENTAL MATERIALS, v. 33, p. e66-e66, 2017.

11.
SCHULTZ, ARCÉSIO CRISTIANO2015SCHULTZ, ARCÉSIO CRISTIANO ; FONTANA, LUÍS CÉSAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO . Estabilidade térmica da camada nitretada em aço AISI 304 sob bombardeamento iônico. Revista Brasileira de Aplicações do Vácuo on Line, v. 34, p. 118, 2015.

12.
SCHOLTZ, JULIANO SADI2015SCHOLTZ, JULIANO SADI ; STRYHALSKI, JOEL ; SAGÁS, JULIO CÉSAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO ; MEZAROBA, MARCELLO ; FONTANA, LUÍS CÉSAR . Pulsed bias effect on roughness of TiO2:Nb films deposited by grid assisted magnetron sputtering. Applied Adhesion Science, v. 3, p. 1-6, 2015.

13.
STRYHALSKI, JOEL2014STRYHALSKI, JOEL ; FONTANA, LUIS CÉSAR ; ODORCZYK, MARCOS FERNANDO ; SCHOLTZ, JULIANO SADI ; SAGÁS, JULIO CÉSAR ; RECCO, ABEL ANDRÉ CANDIDO . Pulsed bias effect on crystallinity and nano-roughness of Ti6Al4V-N films deposited by grid assisted magnetron sputtering system. Materials Research (São Carlos. Impresso), v. 17, p. 1545-1549, 2014.

14.
Recco, A.A.C.2012Recco, A.A.C.; André Paulo Tschiptsch . Structural and Mechanical Characterization of Duplex Multilayer Coatings Deposited onto H13 Tool Steel. Journal of Materials Research and Technology, v. 1, p. 182-188, 2012.

15.
Tschiptschin, André Paulo2010Tschiptschin, André Paulo ; Cozza, Ronaldo Câmara ; Recco, Abel André Candido ; Souza, Roberto Martins de ; Tanaka, Deniol Katsuki ; RECCO, A. A. C. . ANà LISE COMPORTAMENTAL DOS COEFICIENTES DE ATRITO E DESGASTE DE SISTEMAS REVESTIDOS SUBMETIDOS A DESGASTE MICRO-ABRASIVO. Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração, v. 6, p. 237-244, 2010.

16.
Gómez, A.G.2010 Gómez, A.G. ; Recco, A.A.C. ; Lima, N.B. ; Martinez, L.G. ; Tschiptschin, A.P. ; Souza, R.M. . Residual stresses in titanium nitride thin films obtained with step variation of substrate bias voltage during deposition. Surface & Coatings Technology, v. 204, p. 3228-3233, 2010.

17.
RECCO, A. A. C.2009 RECCO, A. A. C.; VIAFARA, C. C. ; André Paulo Tschiptsch ; SINATORA, A. . Energy dissipation in depth-sensing indentation as a characteristic of the nanoscratch behavior of coatings. Wear (Lausanne), v. 267, p. 1146-1152, 2009.

18.
SUEGAMA, P.2008SUEGAMA, P. ; RECCO, A. A. C. ; André Paulo Tschiptsch ; H.G. de Melo ; I.V. Aoki . Corrosion behavior of carbon steel protected with single and bi-layer of silane films filled with silica nanoparticles. Thin Solid Films, v. 202, p. 2850-2858, 2008.

19.
GARZON, C2008GARZON, C ; ALFONSO, J ; CORREDOR, E ; RECCO, A. A. C. ; TSCHIPTSCHIN, A . Hardness and structure characterization of Ti6Al4VTi6Al4V films produced by reactive magnetron sputtering on a conventional austenitic stainless steel. Microelectronics Journal, v. 39, p. 1329-1330, 2008.

20.
RECCO, A. A. C.;RECCO, A;Recco, A.A.C.;RECCO, ABEL ANDRÉ CANDIDO;RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO;RECCO, ABEL A.C.;RECCO, ABEL2007RECCO, A. A. C.; André Paulo Tschiptsch ; Diana López ; André F. Bevilacqua ; Felipe da Silva . Improvement of the slurry erosion resistance of an austenitic stainless steel with combinations of surface treatments: Nitriding and TiN coating. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 202, p. 993-997, 2007.

21.
RECCO, A. A. C.;RECCO, A;Recco, A.A.C.;RECCO, ABEL ANDRÉ CANDIDO;RECCO, ABEL ANDRÉ CÂNDIDO;RECCO, ABEL A.C.;RECCO, ABEL2007RECCO, A. A. C.; I. C. Oliveira. ; MACIEL, H. S. ; André Paulo Tschiptsch . Adhesion of reactive magnetron sputtered TINx and TICy coatings to AISI H13 tool steel. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 202, p. 1078-1083, 2007.

22.
SUEGAMA, P.2007SUEGAMA, P. ; RECCO, A. A. C. ; André Paulo Tschiptsch ; V. Aoki . Influence of silica nanoparticles added to an organosilane film on carbon steel electrochemical and tribological behaviour. PROGRESS IN ORGANIC COATINGS, v. 60, p. 90-98, 2007.

23.
Marina Magnani2007Marina Magnani ; SUEGAMA, P. ; RECCO, A. A. C. ; Josep Maria Guilemany ; Cecílio Sadao Fugivara ; Assis Vicente Benedetti . WC-CoCr coatings sprayed by high velocity oxygen-fuel (HVOF) flame on AA7050 aluminum alloy: electrochemical behavior in 3.5% NaCl solution. Materials Research (São Carlos. Impresso), v. 10, p. 337-385, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RECCO, A. A. C.; André Paulo Tschiptsch . Nanoesclerometria de revestimentos de TiCy e TiNx obtidos por deposição reativa via triodo magnetron sputtering.. In: IBERTRIB-Congreso Ibérico de Tribología, 2007, Bilbao. IV Congreso Ibérico de Tribología, 2007.

2.
RECCO, A. A. C.; André Paulo Tschiptsch ; I. C. Oliveira. ; MASSI, M. ; MACIEL, H. S. . NFLUÊNCIA DA RAZÃO ENTRE A DUREZA E O MÓDULO DE ELASTICIDADE (H/E) NA ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE TiN E TiC DEPOSITADOS SOBRE AÇO AISI H13.. In: 17° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguacu. 17° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. São Paulo: CBECIMAT, 2006. v. 01. p. 1-12.

3.
RECCO, A. A. C.; FONTANA, L. C. ; André Paulo Tschiptsch . Deposições reativas por Triodo-Magentron-Sputtering (TMS): Efeitos da malha da tela no processo de envenenamento do alvo na obtenção de filmes de TIN. In: Trabalho submetido ao 60o Congresso anual da ABM, 2005, Belo Horizonte. Congresso anula da ABM. São Paulo: Tec art, 2005. v. 01. p. 3384-3396.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RECCO, A. A. C.; VIAFARA, C. C. ; SINATORA, A. ; André Paulo Tschiptsch . Nanomechaical amd nanotribological characterization ofTi and TiC coatings deposited via triode magnetron sputterinh. In: VII Encontro da SBPMat, 2008, Guarujá. th Brazilian MRS Meeting, 2008.

2.
RECCO, A. A. C.; André Paulo Tschiptsch ; I. C. Oliveira. ; MACIEL, H. S. ; MASSI, M. . CHARACTERIZATION OF TIN AND TIC FILMS DEPOSITED BY MAGNETRON SPUTTERING USING NANOINDENTATION AND ATOMIC FORCE MICROSCOPY. In: V Encontro da SBPMat - 5th Brazilian MRS Meeting, 2006, Florianópolis. Sociedade Brasileira de Materiais, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RECCO, A. A. C.; FONTANA, L. C. . Influência da malha da tela sobre a histerese deTiN para o triodo magnetron sputtering. In: CBrAVIC, 2003, Bauru. XXXIV Congresso Brasileiro de aplicação do vácuo na indústria e na ciência. Bauru: UNESP, 2003. v. 1. p. 91-91.

2.
RECCO, A. A. C.; FONTANA, L. C. ; Soethe . Recobrimento de polímeros com filmes metálicos via triodo magnetron sputtering:Estudo dos parâmetros de deposição. In: XXVI CBrAVIC, 2003, Bauru. XXVI Congresso Brasileiro de aplicação do vácuo na indústria e na ciência. BAuru: UNESP. v. 1. p. 127-127.

3.
RECCO, A. A. C.; FONTANA, L. C. . Deposição de filmes deTiN e TiO por Triodo Magnetron sputtering. In: XV CBECIMAT, 2002, Natal. XV Congresso Brasileiro de Materiais. Natal: UFRN, 2002. v. 01. p. 107-107.

Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, M. V. ; RECCO, A ; SINATORA, A. ; Souza, R.M. ; Tschiptschin, A.P. . Desgaste por deslizamento do aço aisi H13 nitretado com revestimentos de TiN, TiC e multicamadas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Cozza, Ronaldo Câmara ; RECCO, A ; Tschiptschin, A.P. ; Tanaka, Deniol Katsuki ; SINATORA, A. ; Souza, Roberto Martins de . UM ESTUDO SOBRE COEFICIENTE DE ATRITO E COEFICIENTE DE DESGASTE DE SISTEMAS REVESTIDOS SUBMETIDOS A ENSAIOS DE DESGASTE MICROABRASIVO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Rogério Bregamon. Comportamento tribológico do aço inoxidável martensítico CA-6NM nitretado por plasma em ensaio de riscamento linear. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Anael Preman Krelling. Estudo do Comportamento Tribológico do Aço AISI H13 Submetido a Tratamento Termoquímico de Boretação. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
VOLPATO, N.; PINTAUDE, G.; RECCO, A. A. C.. Participação em banca de Jośe Luiz Martins Guimarães. Influência do acabamento superficial e da metalização na injeção de ABS em moldes de resina de poliuretano. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
Souza, Roberto Martins de; RECCO, A; ADAMOWSKI, J. C.. Participação em banca de Cristiano Fernades Lagatta. Medição de tensões residuais em filmes finos durante o processo de deposição. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

5.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Tiago Ghiggi Caetano. Ativação Superficial de Poliestirenos de Alto Impacto e Polipropilenos por Plasmas DC de Nitrogênio e de Ar Atmosférico. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Gustavo Georges de Mattos Chraim. Grau de conversão e nanodureza de um cimento resinoso dual fotoativo através de diferentes espessuras de uma resina nanocerâmica. 2016. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Juliano Sadi Scholtz. Densificação de plasmas não térmicos proporcionada por aumento na emissão de elétrons secundários dos eletrodos. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Luiz Antonio Alves. Propriedades Óticas de Filmes de Nitreto de Titânio com Adição de Nióbio Depositados por Triodo-Magnetron Sputtering. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
Juan Manuel Vélez Restrepo; Gómez, A.G.; RECCO, A; Carlos Alberto Rincón López. Participação em banca de Diego Fernando Arias Mateus. Modelamiento de los Esfuerzos Residuales en Películas Delgadas de Multicapas. 2011. Tese (Doutorado em Facultad de Minas) - Universidad Nacional de Colombia.

Qualificações de Doutorado
1.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Juliano Sadi Scholtz. Controle de Microestruturas e Fases Cristalinas em Deposições Reativas de Filmes de TiO2 por Bombardeamento Iônico e Eletrônico?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Marcos Fernando Odorczyk. Tratamento de Superfície por Deformação Plástica Severa-Jateamento de Granalhas (Shot Peening), em Amostras Recobertas por Filme de Ti-Ni. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
RECCO, A. A. C.. Participação em banca de Luiz Antonio Alves. Propriedades Ópticas de Filmes de TiN(Nb) Depositados via Magnetron Sputtering. 2012.

Qualificações de Mestrado
1.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Alex Kraisch. Aspectos Teóricos e Experimentais da Deformação de Filmes Finos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de Julio Eduardo Bortolini. Nitretação por Plasma de Aço Inoxidável Austenítico 304 em Potencial Flutuante. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
Recco, A.A.C.. Participação em banca de André Luiz Leite.. Estudo do Comportamento Tribológico de Filme de Dióxido de Titânio Depositado por Plasma em Aços Baixo Carbono. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
RECCO, ABEL ANDRÉ CANDIDO. Participação em banca de Tiago Ghiggi Caetano da Silva,. Ativação Superficial de Polipropileno de Alto Impacto através de Plasmas Frios de Hidrogênio e ar Atmosférico. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Jornada Acadêmica e XI Seminário de Iniciação Científica. Montagem de um sistema de deposição de filmes finos via magnetron sputering. 2001. (Congresso).

2.
XXII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência - CEBRAVIC. Montagem e Calibração de um sistema de deposição via Triodo Magnetron Sputtering. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alesandra Sprung Dias. Deposição reativa de TiAlN via magnetron. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Marcio Luiz Moretti. Caracterização tribologica de filmes de TiAlN depositados sobre aços ferramentas para trabalho a quente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Deivison Daros Paim. Deposição e caracterização de filmes de TiAlN depositos via pulverização catódica sobre aços ferramentas para trabalho a quente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Abel André Cândido Recco.

2.
Marcus Vinícius Florêncio. Obtenção e Caracterização de Filmes de Aço Inoxidável AISI 316 Obtidos por Pulverização Catódica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Abel André Cândido Recco.

3.
Rafael Romaldus Fischer. Preparação e Caracterização por EBSD e Indentação Instrumentada de Superfícies após Tratamentos de Nitretação por Plasma do Aço Inoxidável AISI 304. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Abel André Cândido Recco.

4.
Shenia Duarte de Oliveira Monsores. Nitretação por Plasma de Corrente Contínua e Pulsado do Aço Inoxidável AISI 304 em Baixa Temperatura (400°C). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Abel André Cândido Recco.

5.
André Ricardo Prass. Tratamento Simultâneo de Nitretação por Plasma e Revenimento do Aço VH 800 AT. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Orientador: Abel André Cândido Recco.

6.
Arcésio Schultz. Nitretação a Plasma de Aço Inoxidável AISI 304: Influência do Tempo de Revenimento na Microestrutura da Camada. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Abel André Cândido Recco.

7.
Tiaqgo Ghiggi Caetano da Silva. Ativação superficial de poliestirenos de alto impacto e polipropileno por plasmas DC de nitrogênio e de ar atmosférico. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Abel André Cândido Recco.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deivison Daros Paim. Nitretação por plasma de aço carbono AISI 1015 em baixa temperatura(350°C). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

2.
Otávio Augusto Tovo. Tratamento duplex: nitretação e pós-oxidação por plasma do aço SAE 1026.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

Iniciação científica
1.
Bianka Simiones Pauli. Nitretação por plasma do aço inoxidável AISI 304 em baixa temeperatura(400ºC). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

2.
Ronaldo dos Santos Jr. Preparação metalográfica de amostras nitretadas e não nitretadas para nanoindentação instrumentada e difração de elétrons retroespalhados (EBSD. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

3.
Deivison Daros Paim. Determinação das propriedades mecânicas dos filmes de TiN e TiC obtidos por triodo magnetron sputtering. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

4.
Marcus Vinicius Florêncio Schroeder. Caracterização estrutural e morfológica de filmes de TiN e TiC obtidos por triodo magnetron sputtering. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

5.
Marcus Vinicius Florêncio Schroeder. Propriedades mecânicas de filmes de TiO2, TiN e TiC obtidos por magnetron sputtering. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

6.
Deivison Daros Paim. Nitretação a plasma de aço AISI 1015em diferentes ciclos de tratamentos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

7.
Giorgio Ernesto Testoni. Tratamentos duplex de aço ferramenta AISI H13: Nitretação A plasma e deposição de filmes de TiAlN. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

8.
Murillo Felix Sachsida. Nitretação a plasma em catodo oco de aço ferramenta AIS H13. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

9.
Anezka Popovski Kolaceke. Estudo das propriedades dos filmes de TiAlN obtidos por triodo magnetron sputering. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

10.
Anezka Popovski Kolaceke. Nitretação a plasma de aços ferramentas AISI D2 e H13.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

11.
Giorgio Ernesto Testoni. Deposição de filmes de TiN e TiC sobre aços ferramentas AISI D2 e H13 temperados e revenidos.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.

12.
Amanda Burg Rech. Estudos das propriedades dos filmes de TiN e TiC obtidos por triodo magnetron sputtering. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Abel André Cândido Recco.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:21:52