Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7548404799385296
  • Última atualização do currículo em 11/05/2018


Luiz Naveda é graduado em Música (Bacharelado em Violão) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1995-1999), mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2002), doutor em Ciências da Arte (Musicologia, 2006-2011) e pós-doutor pela Universidade de Gent (2011). Possui ainda formação técnica em Eletrônica (Coltec, 1991-1994). Tem atuado na área de Artes e Cultura a partir de um amplo espectro multidisciplinar como produções em performance musical, instalações interativas e artísticas, design sonoro, música, vídeo e interação para dança, projetos artísticos e publicitários, arquitetura em papal, cartonagem e fotografia (ver portfolio em http://naveda.info). Os campos investigação científica atual orbitam sobre as relações entre dança e música e incluem interações com os campos de recuperação de dados musicais (MIR), análise de movimento, análise de dança, sistemas interativos, computação musical, educação musical, acústica musical e psico-acústica e preservação de acervos sonoros (ver publicações e projetos nas áreas). Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo do gesto musical no movimento humano, dança e música, utilizando computação aplicada ao áudio musical e dados de captura de movimento. Tem se dedicado à análise de culturas musicais-coreográficas como, por exemplo, o Samba Afro-Brasileiro, além de improvisação em dança contemporânea privilegiando abordagens cruzadas entre música e dança. Atua como artista independente, compositor, designer de mídia e sistemas interativos e professor do ensino superior. Atuou como consultor e desenvolvedor na área de software e hardware para aplicações musicais e multimídia interativa. Desde julho de 2013 ocupa o cargo de Professor de Musicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde atua em programas graduação, pós-graduação e extensão (ver http://edu.naveda.info). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG (http://ppgartes.uemg.br/) onde atua na linha de pesquisa "Processos de formação, mediação e recepção.". É lider do Grupo de Pesquisa "Corpo, Música e Cultura" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9038757427739421) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
Nome em citações bibliográficas
Naveda, Luiz;Naveda, Luiz A. B.;Naveda, Luiz Alberto Bavaresco;Luiz Naveda

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música, Centro de Pesquisa.
Rua Riachuelo - 1321
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798301
URL da Homepage: esmu.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Doutorado em Artes - Musicologia.
Universidade de Gent, UGent, Bélgica.
Título: Gesture in samba: A cross-modal analysis of dance and music from the Afro-Brazilian culture, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Marc Leman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: samba; Performance Musical; Música; dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2000 - 2002
Mestrado em Mestrado em Performance Musical.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Timbre e o Volume Sonoro do Violão: uma abordagem acústica e psicoacústica,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maurício Alves Loureiro.
Palavras-chave: Violão; Acústica; Psicoacústica; Técnica; Volume; Pecepção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações / Especialidade: Acústica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação; Industria Eletro-Eletrônica.
1994 - 1999
Graduação em Bacharelado Em Música.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1991 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico Em Eletrônica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Ghent University, GU, Bélgica.
Bolsista do(a): BOF - Ghent University, BOF- UGENT, Bélgica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2016 - 2016
Laboratório Código Coreográfico - Projeto Em Residência. (Carga horária: 42h).
Serviço Social do Comércio - MG, SESC-MG, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Criação de Instrumento de Música Visual,com Jarbas Jacome. (Carga horária: 3h).
Fórum Eletrônica, FÓRUM ELETRÔNICA, Brasil.
2009 - 2009
3D Temps Réel et modèles physiques - PureData. (Carga horária: 20h).
IMAL, IMAL, Belize.
2008 - 2008
Academic english: writing skills. (Carga horária: 40h).
UCT - Ghent University, UCT-UGENT, Bélgica.
2008 - 2008
Eyesweb Week 2008. (Carga horária: 20h).
Infomus, INFOMUS, Itália.
2007 - 2007
3rd Intern. Summer School in Systematic Musicology. (Carga horária: 80h).
IPEM - Ghent University, IPEM-UGENT, Bélgica.
2006 - 2006
Upper-Intermediate academic English. (Carga horária: 30h).
Talencentrum - Ghent University, TAL-UGENT, Bélgica.
2006 - 2006
Second International Summer School in Systematic M. (Carga horária: 80h).
IPEM - Ghent University, IPEM-UGENT, Bélgica.
2005 - 2005
Fundamentos de Sistemas Interativos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento Em Apple Final Cut Pro. (Carga horária: 40h).
Interface, INTERFACE*, Brasil.
2003 - 2003
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 30h).
Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
1998 - 1998
Master Class com Flávio Barbeitas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1998 - 1998
Master Class Eduardo Fernandez (BOLSISTA CAPES). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1998 - 1998
Master Class com Flávio Barbeitas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1997 - 1997
Master Class Mark Delpriora (Bolsista CAPES). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997
Master Class Eduardo Isaac (Bolsista CAPES). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1996 - 1996
VII Festival internacional de Música Colonial Bras. (Carga horária: 140h).
Promúsica, PRÓMUSICA, Brasil.
1996 - 1996
Master Class Eduardo Fernandez (Bolsista CAPES).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



PPV Informática - Tomplay, TOMPLAY, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor/gerente desenvolvimento e pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor em projeto, desenvolvimento e pesquisa envolvendo tecnologia musical, software e hardware. Criação de campanhas de marketing de rede (Adwords). Desenvolvimento de software de apoio para teste e suporte de mídia (áudio musical) às linhas de produção de software


Ghent University, GU, Bélgica.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Postdoc, Enquadramento Funcional: Postdoc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Phd candidate, Enquadramento Funcional: Researcher, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - 01/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Institute for Psychoacoustics and Electronic Music, .


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Coordenador de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Programa de Pós-graduação em artes - UEMG

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Musicologia.

Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de pesquisa bibliográfica e tratamento e escaneamenteo de imagens de partituras do acervo

Atividades

01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação em artes - UEMG, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação e Permanência de Docentes (CAPED).
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Pós-graduação.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ações Interinstitucionais e de Internacionalização da UEMG - CAINTER/UEMG.
4/2016 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Mediação da comunicação pública e registro de atividades musicais na comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango.
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em artes - UEMG, .

08/2015 - Atual
Ensino, Mestrado em Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Artes
COLETA, ANÁLISE E REGISTRO MULTIMÍDIA
FUNDAMENTOS DAS ARTES DIGITAIS
08/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , Programa de Pós Graduação em artes - UEMG, .

Serviço realizado
Elaboração e manutenção do website http://mestradoartes.uemg.br.
02/2015 - Atual
Direção e administração, Programa de Pós Graduação em artes - UEMG, .

Cargo ou função
Líder do Grupo de Pesquisa "Corpo, música e cultura" (certificado).
02/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de projeto de TCC
02/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências cognitivas e música
11/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão encarregada pela elaboração do Mestrado em Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão encarregada pela elaboração do Mestrado em Artes.
10/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de ética e pesquisa, .

Cargo ou função
Membro representante da Escola de Música.
08/2014 - 11/2014
Ensino, Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Interativos 1
2/2004 - 8/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Centro de Pesquisa.

2/2001 - 8/2006
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acústica Musical
2/2001 - 8/2006
Ensino, Licenciatura Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia do Violão
Violão
Violão Complementar
2/2001 - 8/2006
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Violão.
3/2005 - 10/2005
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Escola de Música.

Atividade realizada
Projeto Gráfico do XIV encontro Anual da ABEM.
2/2005 - 7/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Centro de Pesquisa.

Cargo ou função
Coordenador de comunicação do XIV encontro Anual da ABEM.
3/2005 - 6/2005
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Escola de Música.

Atividade realizada
Reestruturação tecnológica do Projeto Rádio inconfidência.
3/2005 - 3/2005
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Escola de Música.

Atividade realizada
Projeto para CT-INFRA-FINEP: IMPLANTAÇÃO DE BASES DE EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA DE PESQUISA EM ACERVOS, MULTIMÍDIA E TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL EM MINAS GERAIS..
8/2004 - 11/2004
Ensino, Princípios e Recursos Pedagógicos em Musica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Instrumento Complementar
1/2003 - 6/2003
Extensão universitária , Escola de Música, Centro de Pesquisa.

Atividade de extensão realizada
Camerata de Violões.
6/1997 - 6/1998
Estágios , Escola de Música, Centro de Pesquisa.

Estágio realizado
Pesquisa bibliográfca e registro de acervo de partturas.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio remunerado envolvendo atividades de manutenção, análise, confecção e instalação de circuitos e dispositivos eletro-mecânicos em aparelhos da Universidade.

Atividades

1/1995 - 12/1995
Estágios , Oficina de Eletrônica, Departamento de Manutenção Em Eletrônica.

Estágio realizado
Estágio de Manutenção em eletrônica.

Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

2/2004 - 7/2006
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sonoplastia
1/2005 - 12/2005
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação para trabalho final de Graduação

Escola de Música Teclado, TECLADO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

1/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão

Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, FAFIDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/2005 - 6/2006
Ensino, Licenciatura Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão

Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: designado, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20

Atividades

2/2001 - 3/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão
11/1996 - 1/1997
Treinamentos ministrados , Fundação Clóvis Salgado, .

Treinamentos ministrados
Formação de Agentes Cultuais - Música

Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, INESP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 8

Atividades

1/1997 - 12/1999
Extensão universitária , Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, .

Atividade de extensão realizada
Curso Livre de Violão.

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 7
Outras informações
Professor (oficineiro) das Oficinas de Música integrantes Projeto Arena da Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Novembro de 1998. Em andamento. Atuou como professor de teoria e prática musical em nível básico e intermediário e coordenador das discilplinas (Música, Expressão corporal e canto) nas Regionais Norte, Leste, Noroeste, Nordeste e Centro Sul e Venda Nova, lecionando para grupos de aproximadamente 30 alunos por semestre em cada regional, compostos em sua maioria de populações periféricas de Belo Horizonte

Atividades

11/1998 - 12/2002
Direção e administração, Secretaria de Cultura, Projeto Arena.

Cargo ou função
Coordenador de Oficinas.
11/1998 - 12/2002
Ensino, Oficina de Mùsica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Teoria Musical
8/2000 - 7/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Musicalização Infantil
9/2000 - 11/2000
Ensino, Oficina de Cordas Dedilhadas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Cordas dedilhadas
9/2000 - 11/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Origami arquitetônico e criação em papel

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

8/2005 - 11/2005
Ensino, Licenciatura Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia do Violão

Escola de Música Dinilsons, DINILSONS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 8

Atividades

1/1995 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão popular
Violao Clássico

Universidad Nacional de San Juan, UNSJ, Argentina.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante



Linhas de pesquisa


1.
Processos de formação, mediação e recepção
2.
Música e tecnologia

Objetivo: Performance e análise de música utilizando meios computacionais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: Música; Sistemas interativos; Tecnologia.
3.
Sistemas interativos multimodais
4.
Cognição musical

Objetivo: Estudo dos fatores e elementos que estruturam a percepção, aprendizado e ação envolvendo música..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Palavras-chave: Música; Psicologia da percepção; Psicoacústica.
5.
Restauração de acervos musicais
6.
Captura e análise de movimento humano
7.
Sistemas interativos multimodais
8.
Análise computacional de música
9.
Etnomusicologia computacional
10.
Análise multimodal de dança


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cognição, materialidade e culturas musicais: uma perspectiva experimental sobre as relações epistêmicas entre músicos, bailarinos e objetos
Descrição: A evolução do plano de estudos das ciências cognitivas tem aberto o campo das teorias da arte para compreender a materialidade dos objetos do cotidiano na formação do que chamamos de conhecimento artístico. Estes objetos epistêmicos que mediam, ampliam, limitam e alteram nossa mediação com a realidade estão também espalhados nos domínios da cultura, em especial as culturas musicais e principalmente as culturas populares. Neste projeto, nos concentramos nas relações de produção de conhecimento que emergem na interação dos artistas com seus objetos e agentes externos. Mais especificamente, o projeto se concentra nas interações entre músicos, bailarinos sobre seus objetos materiais e imateriais. Para estudar estas relações, primeiramente, descrevemos as interações originais entre pessoas e objetos a partir de dados quantitativos utilizando captura de movimento e dados de sensores. Em um segundo momento, desenhamos experimentos onde as interações originais são alteradas a partir de modificação dos objetos ou da proposição de limitações de interação. A comparação entre interação original e interações alteradas permite observar como as propriedades dos objetos alteram as formas de interação e influenciam o que chamamos de conhecimento musical, posto em ação pelo músico e bailarino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Marília Nunes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Aprofundamento da atuação em pesquisa e desenvolvimento do projeto ?Relações entre movimento humano e música através de diferentes contextos e identidades culturais?
Descrição: O plano de trabalho tem como objetivo ampliar o escopo e impacto das ações de pesquisa do autor como coordenador do projeto de pesquisa ?Relações entre movimento humano e música através de diferentes contextos e identidades culturais? (FAPEMGI, CHE - APQ-02689-15). Esta ampliação está apresentada na forma de novas atividades de coleta de dados de movimento em 3 a 4 contextos culturais destinos, no desenvolvimento tecnológico executado a partir de ferramentas computacionais e na disseminação das ferramentas e formulações na comunidade por meio de publicações e ações de ensino e extensão. É esperado a publicação de 3 produções bibliográficas e 1 software resultantes do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Relações entre movimento humano e música através de diferentes contextos e identidades culturais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Ekphrasis: um estudo sobre gesto musical e coreográfico através de ferramentas de registro do corpo na iconografia musical.
Descrição: Desde os primeiros indícios das relações entre homem, música e dança às interconexões multimídia presentes contemporaneidade, nos referimos à ima- gens retratando um corpo que toca ou que dança. Esse conjunto de imagens repletas de representações de um corpo humano serviu, no entanto, para o de- senvolvimento de visões rigidamente disciplinares e lineares do fazer musical, que frequentemente ignoram a estrutura e o significado do corpo na imagem. Por um lado, a aversão à um conhecimento do corpo pode estar relacionada à perspectiva Cartesiana de oposição mente-corpo que ainda permeia nosso discurso e nossas observações. Entretanto, ela pode também estar ligada à simples falta de ferramentas metodológicas que permitam religar estes corpos ao seu espaço original, multidimensional, à suas relações com o contexto, reg- istros e referências musicais. Neste projeto, abordamos este problema por meio da criação de soluções metodológicas e tecnologias que permitam registrar e anotar o corpo através da aferição de suas posições no espaço tridimensional a partir da imagem bidimensional. A metodologia envolve o desenvolvimento de uma aplicação-piloto e uma aplicação direcionada ao usuário final. A partir das primeiras versões dos aplicativos serão realizados estudos de caso em ac- ervos da iconografia musical. É esperado que os resultados lancem uma nova perspectiva para a metodologia de análise de acervos musicais e coreográficos bem como permitam a recondução das noções de conhecimento incorporado nas artes musicais e coreográficas. Esperando decisões sobre financiamento na FAPEMIG (2).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador.
2013 - Atual
Conhecimento incorporado na música e dança: tecnologias de representação e análise intertextual do movimento e som
Descrição: O objetivo deste projeto é propor novas formas de representação e análise que permitam observar o cruzamento das modalidades de dança e música em determinados fenômenos culturais. As tecnologias utilizadas nestas representações se fundamentam nas capacidades de representação da multimídia computacional, sistemas interativos e técnicas de visualização de dados. As fontes de análise serão estruturadas sobre descritores de movimento e som presentes na literatura das ciências cognitivas e sobre estado-da-arte das tecnologias de captura e análise de movimento e som. O campo de estudos de caso engloba os fenômenos culturais intertextuais, sobretudo as manifestações presentes nas culturas coreográficas e musicais populares e tradicionais. Setores de impacto incluem as áreas de acervos de dança e música, arte digital e patrimônio imaterial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4
2006 - 2011
Gesture in Samba
Descrição: Music and dance cannot be easily dissociated in the culture of Afro-Brazilian samba. Together, these experiences convey a sort of unified gesture, or cross-modal gesture, which is acquired and performed through sound, movement and other modalities. In this study, we investigate how this gesture is mod-eled through sound and movement and how the interdependence between these modalities has influenced samba music and samba dances. Starting from commercial audio excerpts and field recordings, we demon-strated that samba is characterized by particular micro-timing deviations, as well as an unclear configuration of periodicities in the metrical structure of mu-sic. From motion capture and video recordings of dance, we developed methods that allow the description of gestures in terms of shapes and spatiotemporal ref-erence frames. The applications of these methods to data-sets of motion capture recordings of samba dances show that the musical meter is indeed strongly rep-resented in the gestures and in the dance space. In addition, we argue that the metric signature of samba music may actually be dependent on the metric structure of dance. The research shows that the sounding structure of samba cannot be fully understood without taking into consideration the role of the human body and the structure of dances. However, characteristic models of samba dances and music are beyond invariant properties of repetitive gestures or rhythm motives. More research is needed in order better understand the involvement of cultural factors in the structure of dances and music forms..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Laboratório de Pesquisa, Registro e Performance Multimídia
Descrição: As mídias, a imagem, e a música têm experimentado profundas transformações nos últimos anos. A convergência digital atingiu a maioria das técnicas, metodologias e práticas musicais e, mesmo sem dispor de um parque tecnológico mínimo, a Escola de Música - UEMG (ESMU) tem apresentado resultados estruturados, na forma de uma extensa produção artística e significante atuação científica. Este projeto estrutura os suportes tecnológicos a expansão da produção e resultados científicos na comunidade acadêmica da ESMU e aproximação com as principais características tecnológicas das práticas científicas de pesquisa em música atual. Estes suportes se materializam em um laboratório sistematicamente apoiado em tecnologia digital com diversas capacidades de diálogo interdisciplinar, mobilidade e depreciação tecnológica mínima ao longo prazo. As estruturas do laboratório se conectam com projetos de pesquisa já existentes na ESMU e incentivam as demandas atuais no campo de multimídia, registro sonoro e etnomusicológico, métodos de avaliação musical à distância, preservação e divulgação de acervos históricos e artísticos, entre outros. Linhas de articulação de pesquisa com outras unidades da UEMG podem ser geradas alem de bases para a criação de novos cursos, ênfases e vocações dentro da Escola de Música..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Antônio Carlos Guimarães - Integrante / Domingos Sávio Lins Brandão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2004 - 2006
Projeto Rádio Inconfidência de Belo Horizonte: conservação e criação de um núcleo de excelência para guarda de acervos sonoros e partituras
Descrição: Rádio Inconfidência is a radio station serving Belo Horizonte, Minas Gerais and the central portion of the state in Brazil. It was one of the first state radios in Brazil and started to broadcast in 1936. The ?Radio Inconfidência archive? is a repository of collections of LP?s and scores that includes items ranging from late 40?a to 1980?s (30000 LP?s and 10000 scores). The project aimed at organizing the routines for accommodation, restoration and cataloging of scores and sound recordings. We developed a set of methodologies to identify and restore audio and score information using a minimum of physical manipulation of records. The methods were strongly based on the use of image processing, annotation and web-services..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Domingos Sávio Lins Brandão - Integrante / Luiz C. L. GONÇALVES - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2000 - 2001
The timbre and the loudness of the classical guitar: An acoustic and psychoacoustic approach
Descrição: The problem of the loudness in the classical guitar was inherited from its an-cestors like the lute and vihuela and has affected the performance, construction and composition works to this instrument. New technologies have presented solutions such as the use of new materials in guitar?s construction, strings and high fidelity amplification without resulting in broad and significant changes. The guitar player uses technical recourses of guitar performance technique try-ing to increase the loudness. In this work, some of the most used recourses in guitar technique were analyzed together with a review of the main topics of the guitar acoustics and psychoacoustics. An original methodology based on sub-jective tests and analysis of spectral components, describe the influence of the main factors in the guitar?s timbre and loudness perception. The results show a loudness dependency to decay and transients at the beginning of the attack. The loudness of the guitar?s recourses often used to increase the loudness such as apoiado attack, seems not to depend significantly of the timbre attribute. Os problemas com o volume sonoro no violão clássico, herdado de seus antepassados como o alaúde e a vihuela, têm influenciado a performance, construção e composição de obras para estes instrumentos. Novas tecnologias têm apresentado soluções como a utilização de novos materiais na construção do violão, confecção de cordas e possibilidades de amplificação de alta-fidelidade, sem no entanto, resultar em mudanças significativas e abrangentes. O violonista por sua vez, utiliza recursos da técnica do instrumento na tentativa de otimizar a percepção do volume. Neste estudo, alguns dos recursos mais utilizados da técnica violonística foram analisados em conjunto com uma revisão dos principais tópicos da acústica do instrumento e psicoacústica. Uma metodologia original de equalização do volume de sons impulsivos foi proposta, para que, através de testes subjetivos e análises.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Desenvolvimento e disseminação de ferramentas para criação e educação musical para dispositivos móveis
Descrição: A falta de instrumentos musicais e infraestrutura para o ensino de música é um problema muito comum tanto em instituições de ensino públicas quanto em instituições privadas. Com a disseminação de interfaces multimídia dentro da revolução informacional da última década pensava-se que parte do acesso a ferramentas musicais fosse suprido por novas tecnologias. Embora a revolução das interfaces multimídia tenha atingido todas as esferas sociais no Brasil, incluindo as classes econômicas mais periféricas, essa disseminação não se refletiu na utilização destas interfaces para processos musicais criativos ou pedagógicos dentro das escolas. É provável que este problema reflita a falta de metodologias, softwares ou aplicativos adaptados ao contexto local e planos de aula que possam trazer o professor e o aluno para um engajamento musical que faça uso dos computadores, tablets e celulares que permeiam todo o cotidiano das escolas. Este projeto se destina a desenvolver e disseminar uma plataforma de metodologias e pequenas aplicações para o uso em sala de aula a partir de dispositivos móveis. O projeto inclui o desenvolvimento de um corpo de planos de aula, apoiada por aplicativos específicos e adaptados que podem ser instalados em praticamente qualquer celular ou tablet, gratuitamente. Estes planos de atividades e aplicativos estarão disponíveis na internet e serão avaliados em experiências dentro de escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Renata Fernandez de Souza - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - Atual
Mediação da comunicação pública e registro de atividades musicais na comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango
Descrição: O plano de trabalho da candidata à bolsista de extensão tem como objetivo atender às demandas de mediação da comunicação pública propostas pela comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango, umas das três comunidades quilombolas remanescentes da região metropolitana de Belo Horizonte. As demandas apresentadas pela comunidade foram concentradas na organização de um repositório de informações online (portal online) sobre a comunidade quilombola, na documentação das atividades e histórico da comunidade e no treinamento de voluntários para manutenção destas atividades pela própria comunidade. O foco da ação de extensão estará na organização das informações que estão espalhadas em registros diversos (documentos físicos, publicações acadêmicas e jornalísticas, fotos entre outros) com atenção especial às tradições musicais presentes nas atividades da comunidade. O projeto se justifica e se origina da perturbação da ecologia das atividades rituais da comunidade pela crescente demanda burocrática que pesquisadores, documentaristas e órgãos públicos e privados impõem sobre os participantes. Esta perturbação gerou a necessidade de tradução do patrimônio imaterial e não-verbal em conhecimento textual legitimado como forma de empoderar a comunidade para sua autonomia dentro dos pressupostos de uma sociedade da informação. Desta forma, optamos por enfrentar a saturação de atividades de agentes externos por meio da organização e publicização do patrimônio material, imaterial e não-verbal que a comunidade julgue público e pela capacitação da comunidade para gerência desta informação. Estas formas proteção do conhecimento incluem não somente as publicações e documentação já existentes, mas também a documentação rotinas para procedimentos éticos de pesquisa e de proteção de propriedade intelectual além de uma classificação inicial das tradições musicais em atividade na comunidade. A metodologia envolve (1) coleta de informações e mídia, catálogo e organização da documentação da comunidade, (2) elaboração de um portal básico para interação com a comunidade em plataformas de publicação gratuitas, (3) treinamento da comunidade e (4) classificação e descrição das tradições musicais em prática na comunidade. As metas do projeto envolvem o lançamento de 1 portal online, a realização de 1 treinamento da comunidade, 1 palestra aberta sobre propriedade intelectual, e acompanhamento da manutenção do portal pela comunidade. A candidata à bolsa têm atuação destacada no movimentos sociais relacionados ao projeto e frequentou disciplinas relacionadas à publicação de mídias ministradas pelo autor, representando assim a candidatura mais adequada para a extensão das atividades de ensino e pesquisa no atendimento das demandas da comunidade em questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Nathália Cristina Ferreira Rodrigues - Integrante / Juliana Porfírio - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: ART RESEARCH JOURNAL
2016 - Atual
Periódico: Epistemus


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Music Perception
2012 - Atual
Periódico: Journal of New Music Research
2015 - Atual
Periódico: Opus (Belo Horizonte. Online)
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Affective Computing
2014 - Atual
Periódico: Frontiers in Psychology, section Auditory Cognitive Neuroscience
2015 - Atual
Periódico: Resonancias (Santiago)
2017 - Atual
Periódico: SAGE Open
2017 - Atual
Periódico: Music and Science
2017 - Atual
Periódico: ACM Journal on Computing and Cultural Heritage


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Análise de movimento.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Tecnologia da Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Análise de dança.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Educação Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Restauração de acervos musicais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Holandês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Bolsa de incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico: Aprofundamento da atuação no projeto Relações entre movimento humano e música através de diferentes contextos e identidades culturais, FAPEMIG.
2011
Premio Saccom-Sempre Joven Investigador (Young Research Award 2011 - Saccom/Sempre), SACCoM - SEMPRE.
2010
Scientific Mission at Inesc-Porto, FWO.
2010
Travel Award ICMPC- Sempre, SEMPRE-ICMPC.
2009
Best Paper SBCM09, Sociedade Brasileira de Computação Musical.
2009
Short-Term Scientific Mission, SIC-COST.
2007
Bolsa BOF-Ugent de Doutorado 2007, BOF-Ugent.
2006
Primeiro lugar na seleção para bolsas de Doutorado Pleno - CAPES, Area de Artes, CAPES.
2005
Bolsa de Incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, FAPEMIG.
2002
Prêmio Jovem Músico, BDMG.
1998
Natividade Domini - Work in Architetural Origami (Award: Jury reference), TELEMIG.
1998
Bolsa de iniciação científica: Projeto: Catálogo de Manuscritos Musicais Presentes no Acervo do Maestro Vespasiano Gregório dos Santos, FAPEMIG.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:5
Total de citações:45
Fator H:3
Naveda, Luiz B  Data: 22/10/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Luiz Naveda2015Luiz Naveda. Processos criativos e cognição estendida no espetáculo Embodied in Varios Darmstadt?58. Revista Eletrônica MAPA D2 Dança, v. 2, p. 196-211, 2015.

2.
5Oliveira, João2012 Oliveira, João ; Naveda, Luiz ; Gouyon, Fabien ; Reis, Luis ; Sousa, Paulo ; Leman, Marc . A parameterizable spatiotemporal representation of popular dance styles for humanoid dancing characters. EURASIP J AUDIO SPEE, v. 2012, p. 18, 2012.

3.
2Naveda, Luiz2011Naveda, Luiz; Gouyon, Fabien ; Guedes, Carlos ; Leman, Marc . Microtiming Patterns and Interactions with Musical Properties in Samba Music. Journal of New Music Research, v. 40, p. 225-238, 2011.

4.
6Vroman, Liselotte2011Vroman, Liselotte ; Naveda, Luiz ; Leman, Marc ; LAGRANGE, T. . Generating tacit knowledge through motion: A vision on the matter of space. Art, Design & Communication in Higher Education, v. 10, p. 255-270, 2011.

5.
4Leman, Marc2010 Leman, Marc ; Naveda, Luiz . Basic Gestures as Spatiotemporal Reference Frames for Repetitive Dance/Music Patterns in Samba and Charleston. Music Perception, v. 28, p. 71-91, 2010.

6.
1Naveda, Luiz2010 Naveda, Luiz; Leman, Marc . The Spatiotemporal Representation of Dance and Music Gestures using Topological Gesture Analysis (TGA). Music Perception, v. 28, p. 93-111, 2010.

7.
3Naveda, Luiz2009 Naveda, Luiz; Leman, Marc . A Cross-modal Heuristic for Periodic Pattern Analysis of Samba Music and Dance. Journal of New Music Research, v. 38, p. 255-283, 2009.

8.
7Naveda, Luiz2006Naveda, Luiz. Inovação, anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical. Revista da ABEM, v. 1, p. 65-74, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
Naveda, Luiz; Martínez, Isabel C. ; Damesón, Javier ; Pereira Ghiena, Alejandro ; Herrera, Romina ; Ordás, Manuel Alejandro . Musical Meter, Rhythm and the Moving Body: Designing Methods for the Analysis of Unconstrained Body Movements. In: Richard Kronland-Martinet, Mitsuko Aramaki, Sølvi Ystad. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 42-57.

2.
Naveda, Luiz; Martínez, Isabel C. ; Damesón, Javier ; Pereira Ghiena, Alejandro ; Herrera, Romina ; Ordás, Manuel Alejandro . Cross-Cultural Comparisons of Unconstrained Body Responses to Argentinian and Afro-Brazilian Music. In: Richard Kronland-Martinet; Mitsuko Aramaki ; Sølvi Ystad. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 464-482.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Naveda, Luiz; CAMPOS, C. G. . Representações do patrimônio imaterial como estratégias cognitivas incorporadas. In: XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Porto Alegre: ABCM, 2016.

2.
Luiz Naveda. Music and dance representations at the crossroads of humanities and sciences. In: 2nd Annual International Conference on Humanities & Arts in a Global World, 2015, Atenas. 2nd Annual International Conference on Humanities & Arts in a Global World, 2015.

3.
MARTINEZ, I. ; Luiz Naveda ; DAMENSON, J. ; GUIENA, A. ; HERRERA, R. ; ORDAS, A. . The individuality of metrical engagement: describing the individual differences of movements in response to musical meter. In: 11th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research, 2015, Plymouth. 11th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research. Marseille: The Laboratory of Mechanics and Acoustics, 2015.

4.
Naveda, Luiz; MARTINEZ, I. ; DAMENSON, J. ; GHIENA, A. ; HERRERA, R. ; ORDAS, A. . Methods for the analysis of rhythmic and metrical responses to music in free movement trajectories. In: 1th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), 2015, Plymouth. Proceedings of the 11th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR). Marseille: The Laboratory of Mechanics and Acoustics, 2015. p. 248-263.

5.
Luiz Naveda; MARTINEZ, I. ; DAMENSON, J. ; GUIENA, A. ; HERRERA, R. ; ORDAS, A. . Cross-cultural differences in free body movement responses to {Argentinian} and {Afro}-{Brazilian} music. In: 11th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), 2015, Plymouth. Proceedings of the 11th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR). Marseille: The Laboratory of Mechanics and Acoustics, 2015. p. 146-162.

6.
MARREIRO, Marx ; Luiz Naveda . Dinâmicas de reaprendizado motor nas relações entre alturas e teclas do acordeom. In: Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2015, San Juan. Actas del 12mo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. La Plata: SACCOM, 2015.

7.
Luiz Naveda; SANTANA, I. L. O. . ``Topos'' toolkit for Pure Data: exploring the spatial features of dance gestures for interactive musical applications. In: 40th International Computer Music Conference (ICMC) | 11th Sound & Music Computing conference (SMC), 2014, Atenas. Proceedings of the 40th International Computer Music Conference (ICMC) | 11th Sound & Music Computing conference (SMC). Atenas, 2014. v. 1.

8.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Mapping idiomatic elements in the morphology of dance gestures: Meter, gender and cultural idiosyncrasies in the samba dance and music. In: Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013, Buenos Aires. Actas de ECCoM. Vol. 1 Nº1, ?Nuestro Cuerpo en Nuestra Música. 11º ECCoM?.. Buenos Aires: SACCoM, 2013. v. 1. p. 213-224.

9.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Hypotheses on the choreographic roots of the musical meter: a case study on Afro-Brazilian dance and music. In: X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2011, Buenos Aires. MUSICALIDAD HUMANA debates actuales en Evolución, Desarrollo y Cognición, e Implicancias Socio-culturales. Buenos Aires: Saccom, 2011. p. 68.

10.
Vroman, Liselotte ; Lagrange, Thiery ; Naveda, Luiz . Architecture Through motion: A vision on the matter of space. In: EKSIG 2011 - International Conference 2011 of the DRS Special Interest Group on Experiential Knowledge, 2011, Farnham Castle. EKSIG 2011 - International Conference 2011 of the DRS Special Interest Group on Experiential Knowledge, 2011.

11.
OLIVEIRA, J. L. ; Naveda, Luiz ; GOUYON, F. ; Leman, Marc ; REIS, L. P. . Synthesis of Dancing Motions Based on a Compact Topological Representation of Dance Styles. In: First IROS 2010 Workshop on Robots and Musical Expressions, 2010, Taipei. IROS 2010 Workshop on Robots and Musical Expressions. Taopei: IEEE, 2010.

12.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Accessing structure of samba rhythms through cultural practices of vocal percussions. In: SMC09-6th Sound and Music Computing Conference, 2009, Porto. Proceedings of the SMC09-6th Sound and Music Computing Conference. Porto: SMC, 2009. p. 259-264.

13.
Naveda, Luiz; GOUYON, F. ; Guedes, Carlos ; Leman, Marc . Multidimensional microtiming in Samba music. In: SBCM 2009 ? 12th Brazilian Symposium on Computer Music, 2009, Recife. Proceedings of the SBCM 2009 ? 12th Brazilian Symposium on Computer Music. Recife: SBC - Sociedade Brasileira da Computação, 2009. p. 1-12.

14.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Sonification of Samba dance using periodic pattern analysis. In: ARTECH 2008. 4th International Conference on Digital Arts, 2008, Porto. Proceedings of the ARTECH 2008 - 4th International Conference on Digital Arts. Porto: Portuguese Catholic University, 2008.

15.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Representation of Samba dance gestures, using a multi-modal analysis approach. In: 5th Enactive International Conference ENACTIVE 2008, 2008, Pisa. Proceedings of the 5th Enactive International Conference ENACTIVE 2008. Pisa: Enactive, 2008.

16.
Naveda, Luiz. Estratégias curriculares na licenciatura em violão: mediações, projetos coletivos e projetos pessoais. In: XII Encontro Anual da ABEM / I Colóquio do NEM, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Anual da ABEM / I Colóquio do NEM, 2003.

17.
Naveda, Luiz. O timpre e o volume sonoro no violão: uma abordagem experimental. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: ANPPOM, 2003.

18.
Naveda, Luiz. Bases cognitivas para ações na formação musical de populações periféricas de Belo Horizonte: uma abordagem experimental da visão musical do aluno. In: X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2001, Uberlândia. Educação Musical Hoje: múltiplos espaços, novas demandas profissionais. Uberlândia: ABEM, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. Topos.sonification: a set of tools for interactive exploration of motion capture data. In: 13mo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2017, La Plata. Actas del 13mo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. La Plata: SACCOM, 2017.

2.
Naveda, Luiz; GOUYON, F. ; Leman, Marc . Modeling Musical Structure From The Audience: Emergent Rhythmic Models From Spontaneous Vocalizations In Samba Culture.. In: 11th International conference on Music Perception and Cognition, 2010, Seattle. Proceedings of the 11th International conference on Music Perception and Cognition. Seattle: University of Washington, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. Topos.sonification: a set of tools for interactive exploration of motion capture data. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. Alternative applications and methods in the study of music and movement. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Luiz Naveda; CAMPOS, C. G. . Representações do patrimônio imaterial como estratégias cognitivas incorporadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Luiz Naveda. Dança, corpo e movimento nas tradições musicais e na arte computacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Luiz Naveda. Pesquisa e desenvolvimento da arte para a captura de movimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Luiz Naveda. A diversidade dos modos de conhecer a ecologia das experiências em música e dança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Luiz Naveda. Análise computacional do movimento musical e suas aplicações para a música, robótica e sistemas interativos multimodais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARREIRO, Marx ; Luiz Naveda . Dinâmicas de reaprendizado motor nas relações entre alturas e teclas do acordeom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Naveda, Luiz. Plataformas Curriculares e avaliação de Periódicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Mapping idiomatic elements in the morphology of dance gestures:Meter, gender and cultural idiosyncrasies in the samba dance and music. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Naveda, Luiz. O tempo nas poéticas tecnológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Naveda, Luiz. Tempo, dança, música e outros pontos cegos da mesma experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Naveda, Luiz; SIOROS, G. . Rhythm, groove and interaction design. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Hypotheses on the choreographic roots of the musical meter: a case study on Afro-Brazilian dance and music. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Naveda, Luiz. Gesto, danza y música en el samba afro-basileño.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Naveda, Luiz. Extracting high-level information from Motion Capture and Sound: case studies in Afro-Brazilian dance and music (Invited Talk). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Naveda, Luiz. Gesto no samba: uma análise cross modal da dança e música da cultura Afro-Brasiliera. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Naveda, Luiz. Motion Capture aplicada às Artes Digitais e à Dança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Naveda, Luiz. Motion Capture aplicada às Artes Digitais e à Dança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Naveda, Luiz. Dança, Linguagem e Espaços Tecnológicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Naveda, Luiz. Microtiempo, movimiento y groove en la música afro-brasileña. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Naveda, Luiz; GOUYON, F. ; Leman, Marc . Modeling Musical Structure From The Audience: Emergent Rhythmic Models From Spontaneous Vocalizations In Samba Culture.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Naveda, Luiz; SANTANA, I. L. O. . Space, music and body dynamics in three excerpts of dance improvisation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Naveda, Luiz. Gesture analysis in dance and music: the case of Afro-Brazilian Samba.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Naveda, Luiz. Motion capture e dança (Motion capture and dance). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Naveda, Luiz; Leman, Marc . Spatial cognition of Samba and Charleston. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Naveda, Luiz. Opendeur 2009. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Naveda, Luiz. Música Incorporada: entre o design do corpo e o design na música. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Naveda, Luiz. Instruments in Afro-Brazilian samba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
Naveda, Luiz. Trânsitos Gestuais Entre Imagem E Som: Projeto E Performance Em Sistemas Interativos Multimodais (Gesture Transit between Sound and Image: Project and Performance in Multimodal Interactive Systems). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Naveda, Luiz. Sistemas interativos e arte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Naveda, Luiz. LAB-M: laboratório de pesquisa, registro e performance multimídia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
Naveda, Luiz. RARI - Projeto Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
Naveda, Luiz. Grade curricular no ensino de instrumento: contexto, flexibilidade e rigor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
Naveda, Luiz. Bases cognitivas para ações na formação musical de populações periféricas de Belo Horizonte: uma abordagem experimental da visão musical do aluno. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
Naveda, Luiz. Acústica e psicoacústica do violão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
Naveda, Luiz. Bases cognitivas para ações na formação musical de populações periféricas de Belo Horizonte: uma abordagem experimental da visão musical do aluno. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
Naveda, Luiz. Possibilidades em Psicologia da Educação Musical. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
Naveda, Luiz. Visão e audição. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
Naveda, Luiz. Influência de recursos técnicos de execução no volume e no timbre do som do violão: uma análise psicoacústica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Naveda, Luiz. Gesture in Samba: A cross-modal analysis of dance and music from the Afro-Brazilian culture. Ghent: Ghent University, 2011 (PhD Thesis).

2.
Naveda, Luiz. Project proposal: Sysmus09 - Second International Conference of Students of Systematic Musicology. Ghent: Ghent University, 2009 (Project).

3.
Naveda, Luiz. Proceedings of the Second Conference of Students of Systematic Musicology (editor). Ghent: Ghent University, 2009 (Proceedings).

4.
Naveda, Luiz; GOUYON, F. ; Guedes, Carlos . Interactions between dance movements and music rhythmic structure - The case of groove in Samba (Report: Short-Term Scientific Mission). Ghent: SIC-COST, 2009 (Technical Report).

5.
OLIVEIRA, J. L. ; Naveda, Luiz ; GOUYON, F. ; REIS, L. P. . Towards Human-Machine Sonic Interactions: Mapping Human Dance Gestures onto Robots. Porto: SID-COST, 2009 (Technical Report).

6.
Naveda, Luiz. Pequena cancão dos desencontros, 2003. (Partitura Musical/Outro).

7.
Naveda, Luiz. O Timbre e o Volume Sonoro do violão: uma abordagem acústica e psicoacústica. Belo Horizonte: UFMG, 2002 (Master thesis).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Naveda, Luiz. Tecnologia da música para aplicações em educação musical. 2012.

Programas de computador sem registro
1.
Naveda, Luiz. Ferramentas 'Topos' para Pure Data. 2014.

2.
Naveda, Luiz; MOTA, D. A. ; Leman, Marc . DAS - Dance Analysis Suite. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. Desenho de placa de circuito, hardware e software para sistemas interativos do espetáculo El Paño. 2017.

2.
Naveda, Luiz. Parecer para o processo CAAE 56074816.0.0000.5525 - Comitê de Ética em Pesquisa. 2016.

3.
França, Cecília C. ; Naveda, Luiz . Ilustrações para o Livro 'Dom'. 2013.

4.
Naveda, Luiz. Projeto Finep - CTINFRA: Implantação de bases de excelência tecnológica para pesquisa em Acervos, Multimídia e Tecnologia da Educação Musical em Minas Gerais. 2005.

5.
Naveda, Luiz. Projeto gráfico, edição digital de partituras e arte para o livro Poemas Musicais. 2003.

Redes sociais, websites e blogs
1.
Naveda, Luiz. Prof. Luiz Naveda. 2016; Tema: Website para disseminação dos trabalhos e contato com os alunos no âmbito da graduação e pósgraduação UEMG. (Site).

2.
Naveda, Luiz; Silva, C . Kilombo manzo. 2016; Tema: Website construído nas oficinas dentro do projeto Manzo (ver projetos de extensão) para a comunidade quilombola Manzo Kaiano. (Site).

3.
Naveda, Luiz. Programa de pós-graduação em Artes UEMG. 2015; Tema: Site do PPGA artes UEMG. (Site).

4.
Naveda, Luiz. Blind Spot. 2011; Tema: Produção artística e acadêmica do autor. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Naveda, Luiz. Currículo, qualificação de produção e preenchimento da plataforma Lattes. 2016. .

2.
Naveda, Luiz; PORFIRIO, J. . Workshop de introdução ao Arduino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Naveda, Luiz; MOTA, D. A. . 1o Workshop Internacional En Tecnologias De Mediacion Para La Investigación De Las Artes Temporales. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Naveda, Luiz; SIOROS, G. . Sioros, George. 2012. .

5.
Naveda, Luiz. Oficina de origami e criação em papel. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Naveda, Luiz. Oficina de origami e criação em papel. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Naveda, Luiz. Introdução ao origami Arquitetônico e criação em papel (Introduction to architectural Origami and creativity in paper). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Naveda, Luiz; GOULART, Gabriel . Folia de Reis em Milho Verde - M.G.. 2006. (Documentário em Vídeo).

9.
Naveda, Luiz; Frauches, Fernando Stringhetta ; SÁ, Cristina Mafra de . Congresso ABEM. 2005. (Gravação de Vídeo).

10.
Naveda, Luiz. Oficina de Origami. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Naveda, Luiz. Introdução ao origami Arquitetônico (Introduction to architectural origami). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Naveda, Luiz. Oficina de Origami Arquitetônico (Worshop on architectural origami). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Naveda, Luiz. Oficina de Origami. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Naveda, Luiz. Oficina de Cordas dedilhadas (Workshop on plucked strings). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Naveda, Luiz. Oficina de iniciação à Música. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
Naveda, Luiz. Oficina de Origami Arquitetônico (Worshop on architectural origami). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
Naveda, Luiz. Origami Arquitetônico (Architectural Origami). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
Naveda, Luiz. Oficina de Origami Arquitetônico (Worshop on architectural origami). 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
Naveda, Luiz. Agente cultural - área música. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. Valsa para Heloisa. 2017. Composição (estréia).

2.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. Fluxo e força. 2017. Composição (estréia).

3.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco; HERMMANN, F. . Trilha sonora para a performance 'Solos Montanheses'. 2017. Trilha Sonora.

4.
SANTOS, F. ; VILLAS, J. ; Naveda, Luiz . Miradas do Caos II. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
PORFIRIO, J. ; MAGALHAES, M. M. ; Naveda, Luiz . Estudo n. 1 para tecido movimento e som. 2017. Outra.

6.
Naveda, Luiz; MAGALHAES, M. M. . El paño. 2017. Outra.

7.
Naveda, Luiz. Trilha sonora e interação para a performance 'Solos do Lugar'. 2016. Trilha Sonora.

8.
Luiz Naveda; Florentino, Felipe . Embodied Varios Darmstadt 58. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
Luiz Naveda. Miradas do caos II. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
Naveda, Luiz. Umid. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
Naveda, Luiz. Pedras. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
Naveda, Luiz. Espada. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
Naveda, Luiz. Crete. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
Naveda, Luiz. Estudo Miradas. 2013. Composição (estréia).

15.
Naveda, Luiz. embodied in varios darmstadt' 5. 2013. Trilha Sonora.

16.
Naveda, Luiz. Design de interação em embodied in varios darmstadt' 58. 2013. Outra.

17.
Naveda, Luiz. Arranjo e instrumentação da música Noir o Gato (CD poemas Musicais). 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
Naveda, Luiz. Orquestra de violões UEMG. 2003. Interpretação.

19.
Lara, Idalmo ; Naveda, Luiz . Canções populares espanholas para violão e voz. 2003. Interpretação.

20.
Naveda, Luiz; Bragança, Maria ; Addy, Mustapha Tettey ; MAGALHÃES, Antônio Carlos . Concerto Ensaios Barrocos. 2002. Interpretação.

21.
Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; MEIRA, Sandra Alves . Recital Jovem Músico. 2002. Interpretação.

22.
Naveda, Luiz. Ensaios Barrocos. 2002. Interpretação.

23.
Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; CHRISTÓFARO, Daniel . 1° Recital de Mestrado. 2002. Interpretação.

24.
Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; PEREIRA, Marcelo ; MARRECO, R. . 2° Recital de Mestrado. 2002. Interpretação.

25.
Naveda, Luiz; Bragança, Maria ; Addy, Mustapha Tettey ; MAGALHÃES, Antônio Carlos . Alma Barroca. 2002. Interpretação.

26.
Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo . Concertino para Violão e Piano. 2002. Interpretação.

27.
Naveda, Luiz; Bragança, Maria ; MAGALHÃES, Antônio Carlos . Ensaios Barrocos. 2002. Interpretação.

28.
Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; CHRISTÓFARO, Daniel ; Duarte, V. . Recital de Violão. 2002. Interpretação.

29.
Naveda, Luiz; MEIRA, Sandra Alves ; CHRISTÓFARO, Daniel ; Duarte, V. . Recital de Violão: Luiz Naveda. 2002. Interpretação.

30.
Naveda, Luiz; Bragança, Maria ; Addy, Mustapha Tettey ; MAGALHÃES, Antônio Carlos . Concerto Ensaios Barrocos (violão). 2002. Interpretação.

31.
Ramos, Ana Consuelo ; Naveda, Luiz ; PEREIRA, Marcelo . Recital de Música Brasileira. 2001. Interpretação.

32.
Naveda, Luiz. Recital de Música Brasileira: Guerra Peixe e Villa-Lobos. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

33.
Ramos, Ana Consuelo ; Naveda, Luiz . Canções daqui e de além mar. 2001. Interpretação.

34.
Naveda, Luiz; GROSSI, Carlos Alberto . Concerto de Violão e Oboé. 2000. Interpretação.

35.
PEREIRA, Marcelo ; Naveda, Luiz . Recital de Mestrado. 2000. Interpretação.

36.
Naveda, Luiz. Encontro de Violeiros. 2000. Interpretação.

37.
Naveda, Luiz; GROSSI, Carlos Alberto . Concerto de Violão e Oboé. 2000. Interpretação.

38.
Naveda, Luiz; GROSSI, Carlos Alberto . Concerto de Violão e Oboé. 1998. Interpretação.

39.
Naveda, Luiz; GROSSI, Carlos Alberto . Duo Alberti: guitar and oboe. 1998. Interpretação.

40.
Naveda, Luiz. Recital de Música de Câmara. 1997. Interpretação.

Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, G. ; Naveda, Luiz . Todas As Rosas são Brancas. 2016. Performance.

2.
SANTOS, F. ; VILLAS, J. ; Naveda, Luiz ; CHAMONE, P. . Miradas do Caos I. 2013. Performance.

3.
França, Cecília C. ; Naveda, Luiz . Ilustração em escultura de papel para o Livro DOM(Autora: Cecília Cavalieri França). 2013. Ilustração.

4.
Naveda, Luiz. Estudos engenharia de papel e fotografia. 2012. Ilustração.

5.
Naveda, Luiz. Exposição: 'Origami Arquitetônico: Patrimônio Histórico'. 2012. Escultura.

6.
SANTANA, I. L. O. ; Naveda, Luiz ; SANTOS, J. K. . Experiment 1 : Literature - Dance - Image - Interactivity. 2011. Performance.

7.
França, Cecília C. ; Naveda, Luiz ; GANDRA, V. . Poemas Musicais: ondas, meninas, estrelas e bicho (Ilustração e editoração de Livro). 2003. Ilustração.

8.
Naveda, Luiz. Origami Arquitetônico. 1998. Outra.

9.
Naveda, Luiz. Cenas de Belo Horizonte. 1997. Escultura.

10.
Naveda, Luiz. Presépio Natividad Domini. 1995. Escultura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Naveda, Luiz; Bethônico, Jalver ; Nézio, Lucas . O Ouvido - ESPAÇO INTERATIVO DE CIÊNCIAS DA VIDA. 2013 (Instalação).

2.
Naveda, Luiz. Sistemas interativos para o espetáculo Miradas do Caos. 2013 (Design de sistemas interativos).

3.
Naveda, Luiz. O muro e os livros. 2011 (Instalação interativa).

4.
Naveda, Luiz. Fernando Sabino: do menino ao menino. 2011 (Instalação interativa).

5.
SANTANA, I. L. O. ; Naveda, Luiz . E-Pormundos Afeto Espectaculo de danza telematica. 2010 (Ambientação e direção 3D).

6.
Naveda, Luiz. Cenas de Belo Horizonte. 1996 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Naveda, Luiz. Participação em banca de Felipe André Florentino Silva. Processos e Camadas da Música em Rede. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
IAZZETTA, F.; Naveda, Luiz. Participação em banca de Mathus de Almeida Rodrigues. O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Naveda, Luiz. Participação em banca de Giordano Cícero de Oliveira Moraes Cornélio. Análise acústica e cinemática da técnica de mudança de posição no contrabaixo acústico. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Maurício Alves Loureiro; YEHIA, H. C.; Naveda, Luiz. Participação em banca de Davi Alves Mota. Análise dos padrões de sincronização em duos de clarineta a partir de parâmetros acústicos e cinemáticos.. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Naveda, Luiz. Participação em banca de Sonia Assis. Música e dança na Festa de Reis em Carmo do Cajuru - MG. 2016. Tese (Doutorado em Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Maurício Alves Loureiro; Malloy-Diniz; Caramelli, Paulo; Pompéia, Sabine; Naveda, Luiz. Participação em banca de Rodrigues, Ana C. O.. Efeito do treinamento musical em capacidades cogniticas visuais: atenção e memória. 2012. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Naveda, Luiz; LABOSSIERRE, R.; WANDERLEY, M.; Maurício Alves Loureiro. Participação em banca de Davi Alves Mota. Exame de qualificação de Doutorado: Multimodal Coupling in musical performance. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
Luiz Naveda; VIANA, R. S.; DUTRA, S. F.. Participação em banca de Cássio Gonçalves Campos. Propriocepção, cognição e mediação: práticas educativas na Casa do Baile. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
Luiz Naveda; Gobira, O.. Participação em banca de Tadeus Mariano Mucelli Motta. A visualização e a materialização das artes digitais: um estudo da produção artística. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Naveda; LOPES, H.. Participação em banca de Greiciane Rigo.A criação musical mediada pelo uso das tecnologias em sala de aula: Um estudo com jovens do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
Luiz Naveda; MATOS, R. P.. Participação em banca de Paulo Utsch Garcia.Coma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Naveda, Luiz. Concurso Público de Artes/ Música / Instrumentação Musical. 2016. Universidade Federal do Espírito Santo.

Outras participações
1.
BARROS, J. M.; Gobira, O.; Naveda, Luiz. Seleção para o Mestrado em Artes. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
Naveda, Luiz. Revisor para ECCOM 11. 2013. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música.

3.
Naveda, Luiz. Revisor SMAC-SMC2013. 2013. Royal Institute of Technology.

4.
Naveda, Luiz. 14th Brazilian Symposium on Computer Music. 2013. Universidade de Brasília.

5.
Naveda, Luiz. Comite científico do Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. 2013.

6.
Naveda, Luiz. X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica.. 2011. ACCoM-Sociedad Argentina para las Ciencias.

7.
Naveda, Luiz. NIME 2011 New Interfaces for Musical Expression++. 2011. Department of Musicology, University of Oslo.

8.
Naveda, Luiz. SBCM 2011 - 13rd Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM). 2011. Sociedade Brasileira de Computacão Musical.

9.
Naveda, Luiz. SysMus09 - Second International Conference of Students of Systematic Musicology. 2011. IPEM - Ghent University.

10.
Naveda, Luiz. The First IROS 2010 Workshop on Robots and Musical Expressions. 2010. International Conference on Intelligent Robots and Systems.

11.
Naveda, Luiz. ICMC 2010 International Computer Music Conference. 2010. New York and Stony Brook University.

12.
Naveda, Luiz. NIME 2010 New Interfaces for Musical Expression++. 2010. University of Technology Sydney.

13.
Naveda, Luiz. Seminários de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2005. Universidade do Estado de Minas Gerais.

14.
Naveda, Luiz. Avaliação de candidatos aos cursos de graduação da Escola de Música da UFMG. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
Naveda, Luiz. Avaliação de Habilidades Específicas em concurso vestibular. 2001. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Representações do patrimônio imaterial como estratégias cognitivas incorporadas. 2016. (Simpósio).

2.
XXVI Congresso da ANPPOM. Organizador. 2016. (Congresso).

3.
2nd Annual International Conference on Humanities & Arts in a Global World. Music and dance representations at the crossroads of humanities and sciences. 2015. (Congresso).

4.
Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. A diversidade dos modos de conhecer a ecologia das experiências em música e dança. 2015. (Congresso).

5.
Seminário de Artes Digitais: questões emergentes e estado da arte.Pesquisa e desenvolvimento da arte para a captura de movimentos. 2015. (Seminário).

6.
40th International Computer Music Conference (ICMC) / 11th Sound & Music Computing conference. Topos toolkit for Pure Data: exploring the spatial features of dance gestures for interactive musical applications. 2014. (Congresso).

7.
Rhythm Workshop: Cross-Disciplinary and Multi-Cultural Perspectives on Musical Rhythm and Improvisation II. Repetition without repetition: insights from rhythmic variability in music and dance. 2014. (Congresso).

8.
Primeiro encontro de Egressos da Escola de Música da UEMG.Articulações entre a formação universitária em música e os campos de atuação profissional. 2013. (Encontro).

9.
Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. Mapping idiomatic elements in the morphology of dance gestures: Meter, gender and cultural idiosyncrasies in the samba dance and music. 2013. (Congresso).

10.
A música e suas medidas.Music and dance in Afro-Brazilian Samba. 2011. (Seminário).

11.
Concepções contemporâneas em dança.Dança, Linguagem e Espaços Tecnológicos. 2011. (Seminário).

12.
Projeto e Utilização de Instrumentos Musicais Digitais. 2011. (Seminário).

13.
X Encontro de Ciencias Cognitivas de la Música. Hypotheses on the choreographic roots of the musical meter: a case study on Afro-Brazilian dance and music. 2011. (Congresso).

14.
Sysmus10 - Third International Conference of Students of Systematic Musicology. 2010. (Congresso).

15.
SBCM 2009 ? 12th Brazilian Symposium on Computer Music.Multidimensional microtiming in Samba music. 2009. (Simpósio).

16.
SMC09-6th Sound and Music Computing Conference. Accessing structure of samba rhythms through cultural practices of vocal percussions. 2009. (Congresso).

17.
5th Enactive International Conference ENACTIVE 2008. Representation of Samba dance gestures, using a multi-modal analysis approach. 2008. (Congresso).

18.
ARTECH 2008. 4th International Conference on Digital Arts. Sonification of Samba dance using periodic pattern analysis. 2008. (Congresso).

19.
1o Seminário UEMG - CAMPUS.1o Seminário UEMG - CAMPUS. 2005. (Seminário).

20.
XIV Encontro Anual da ABEM. Inovação, anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical. 2005. (Congresso).

21.
XIV Encontro Anual da ABEM. XIV Encontro Anual da ABEM. 2005. (Congresso).

22.
Seminário de Integração - ensino Superior, Ciência e tecnologia.Seminário de Integração - ensino Superior, Ciência e tecnologia. 2004. (Seminário).

23.
Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da ESMU/UEMG.Palestra: Acústica do Timbre do Violão. 2002. (Seminário).

24.
I Encontro de Extensão, II Encontro de Pesquisa da UEMG. 2001. (Congresso).

25.
I Seminário Internacional de Performance Musical. 2001. (Seminário).

26.
X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Bases cognitivas para ações na formação musical de populações periféricas de Belo Horizonte: uma abordagem experimental da visão musical do aluno. 2001. (Congresso).

27.
XIII Encontro Nacional da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2001. (Congresso).

28.
1º Seminário de Avaliação do Programa Arena da Cultura - Programa de Descentralização Cultural. 1999. (Seminário).

29.
III Seminário de Extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais - Ientidade e Cidadania..III Seminário de Extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais - Ientidade e Cidadania.. 1998. (Seminário).

30.
5ª SBPC Jovem, Atividade integrante da 49ª Reunião anual da SBPC. UFMG. 1997. (Congresso).

31.
Encontro Nacional de Violão da Uni-Rio.Performance. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).

2.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).

3.
Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).

4.
Luiz Naveda. Coordenação Científica e programação visual do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2016. (Congresso).

5.
Naveda, Luiz. Moderador de sessão: Cognição Musical. 2013. (Congresso).

6.
Naveda, Luiz. Moderador de sessão. 2011. (Congresso).

7.
Naveda, Luiz. SysMus09. 2009. (Congresso).

8.
Maurício Alves Loureiro ; Naveda, Luiz Alberto Bavaresco ; MOTA, D. A. ; Magalhães, Tairone ; FERIGATO, A. . International Conference of Students of Systematic Musicology). 2008. (Congresso).

9.
Naveda, Luiz. XiV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. 2005. (Congresso).

10.
Naveda, Luiz. Master-class Eva Fampas. 2003. (Outro).

11.
Naveda, Luiz. Master-Class Fábio Zanon. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Michel Brasil. ?Mil Fita?: Dimensões formativas na trajetória e atuação de rappers. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jander, Túlio. Criação de um plano de negócio de fornecimento de ukuleles para o mercado de ensino de música. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Santos, Frederico Campos. Catalogação de Acervo Musical do Grupo Parafolclórico Aruanda. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Thiago Balbino. Movimento corporal e expressões vocais do Rap na escola pública. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Campos, Cassio G.. Corpo, Cognição e Mediação: Práticas Educativas na Casa do Baile. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

2.
Juliana Porfírio. Dispositivos e anti-dispositivos no sistema da moda. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

3.
Campos, Cássio Gonçalves. Mediação sensorial: práticas educativas na Casa do Baile. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lívia Itaborahy. Identificação dos traços de influência da música e da dança nos processos de sinalização de gênero. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

2.
Martins, Pedro Henrique. A Comunicação Pública e a Transparência na Administração Pública ? o desafio dos municípios. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Gestão pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

3.
Martins, Juliana Cristina Dias. Implantação Do Centro De Controle De Zoonoses No Município De Jaboticatubas Implantação Do Centro De Controle De Zoonoses No Município De Jaboticatubas Implantação Do Centro De Controle De Zoonoses No Município De Jaboticatubas Implantação Do Centro De Controle De Zoonoses No Município De Jaboticatubas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Gestão pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

4.
Santos, João Paulo. A Política de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) no município de Jaboticatubas, Minas Gerais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Gestão pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

5.
Soares, Vagmar Carlos. Análise Ambiental Do Aterro Controlado De Lixo Do Município De Divinolândia De Minas Estado De Minas Gerais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Gestão pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

6.
Eunice Aparecida de Faria. PROCEDIMENTOS E TIPOS DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO: UM LEVANTAMENTO NO CURSO DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UEMG. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Espinha, Paulo. A questão da Síncope na Música Brasileira e sua relação com os Ritmos Afro-Brasileiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

2.
Marx Marreiro Cruz. O movimento na performance do acordeom. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

3.
Lívia Itaborahy. Identificação dos traços de influência da música e da dança nos processos de sinalização de gênero e seleção de parceiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

4.
Marcelo Dante Cruz. REGISTRO URBANO:Percepção visual das emissões urbanas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade FUMEC. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

Iniciação científica
1.
Marx Marreiro Cruz. Dinâmicas de reaprendizado motor nas relações entre alturas e teclas do acordeom. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

2.
Cristina Mafra de Sá. Portal de Gravação de Áudio para Projeto CVT (Programa de Inclusão Digital do Estado de Minas Gerais). 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Educação Artística-Ênfase Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

3.
Gabriel Moreira Goulart. MEDIAÇÕES SOCIAIS NO REGISTRO ETNOMUSICOLÓGICO: PROBLEMAS E PARADIGMAS ÉTICOS NA COMUNIDADE DE MILHO VERDE (SERRO-M.G.). 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

Orientações de outra natureza
1.
Nathália Cristina Ferreira Rodrigues. Mediação da comunicação pública e registro de atividades musicais na comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Naveda, Luiz. Ferramentas 'Topos' para Pure Data. 2014.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Naveda, Luiz. O tempo nas poéticas tecnológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Naveda, Luiz; SIOROS, G. . Sioros, George. 2012. .


Musica
1.
Naveda, Luiz. embodied in varios darmstadt' 5. 2013. Trilha Sonora.



Outras informações relevantes


Aprovado em 1ro Lugar no concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais, área Musicologia (edital N°0001/2012, de 03 de Agosto de 2012)

Naveda, L. (2009-2012). Membro do conselho da série de conferências SysMus (musicologia sistemática) .https://sites.google.com/site/sysmusconference/the-team

COST-SID (2009). ESR wins Best Paper at Computer Music Symposium. Reference in newspaper article. COST, Brussels, Belgium.http://www.cost.esf.org/library/newsroom/node_7437

O sistema Lattes não reconhece o número DOI da publicação "Vroman, L., Naveda, L., Leman, M., and Thierry, L. (2011). Generating tacit knowledge through motion: A vision on the matter of space. Art, Design & Communication in Higher Education, 10(2):255?270." 

Esta publicação está disponível com DOI n.10.1386/adch.10.2.255_1	 no endereço: http://www.intellectbooks.co.uk/journals/view-Article,id=14385/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:26:13