Eva Rolim Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8785972548547906
  • Última atualização do currículo em 19/04/2018


Doutora pela Paris I Panthéon-Sorbonne, Eva Rolim realizou sua graduação em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e mestrado em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Suas áreas de interesse sao o Design da Informação e as ciências cognitivas atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, imagem mental, produção e leitura de artefatos gráficos comunicacionais por crianças e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eva Rolim Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, E. R.;MIRANDA, EVA


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2013
Doutorado em Doctorat en Sciences de l'Art et études culturelle.
Université de Paris I Panthéon-Sorbonne, PARIS I, França.
Título: Étude de la production et de la lecture des Artefacts Graphiques Communicationnels en Séquence par les enfants et les adultes spécialistes et non-spécialistes. Approche cognitive et Design de l?Information., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Bernard Darras.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: artefatos graficos comunicacionais; desenho; imagem mental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática.
2005 - 2006
Mestrado em Design.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As crianças e os adultos como originadores de artefatos graficos comunicacionais: em busca de um modelo de anlalise,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Solange Galvao Coutinho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: artefatos graficos comunicacionais; desenho; imagem mental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática; Fabricação de Material Eletrônico e de Aparelhos e Equipamentos de Comunicação.
2000 - 2004
Graduação em Desenho Industrial Programação Visual.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: desenho de memoria x desenho com estimulaçao mental.
Orientador: solange galvao coutinho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2005 - 2005
Sémiotica da publicidade visual. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2004 - 2004
Design Brasil - TV, Cinema, multimidia. (Carga horária: 10h).
Centro de Convençoes de Pernambuco, CCPE, Brasil.
2001 - 2001
Corel Draw e Photoshop. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2001 - 2001
Produçao de papel artesanal. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora e Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Professora e Pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações
PROFESSORA E PESQUISADORA DA UFPE - CAMPUS RECIFE

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Université Paris I Panthéon-Sorbonne

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSORA DA UFPE - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE Por Contrato com a duração dos semestres letivos da UFPE. Podendo ser renovado até 3 vezes, com uma duração de até dois anos no total.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: bolsista mestrado, Enquadramento Funcional: estagio docência, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
bolsista do CNPq do programa de pós graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco enquadrada na linha de Design da Informação sob a orientação da Ph. D. Solange Coutinho Disciplina DD125 - carga horaria 60 horas.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio Docência
Outras informações
Iniciação a docência com a Professora Solange Galvao Coutinho. Disciplina DD072 - Carga horaria 60 h.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio Docência
Outras informações
Estagio Docência com a Professora Stephania Padovani. Disciplina: DD076 - Carga horaria 60h.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Projeto de Pesquisa O PROCESSO DE DESENHO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIO-EDUCACIONAIS Sob a orientação de Solange Galvao Coutinho.

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
DES950 ? Metodologia de Pesquisa em Design- disciplina obrigatória do doutorado - 4h
DES955 Topicos Avançados em Planejamento de Artefatis 1 / MD932 Topicos Especiais em Design da Informaçao
MD933 - Design da Informaçao e Artefatos Sequênciais : estudo e especificidades 60H
MD932 - Topicos em Design da Informaçao - Novas Perspectivas do Design da Informaçao 60H
8/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Design, Departamento de Design.

03/2016 - 07/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte DIND0006
Historia do Design DIND0001 - NOITE
Historia do Design DIND0001 - TARDE
Metodologia Cientifica 60h
Historia do Design Noite 60H
Historia do Design Tarde 60h
Fundamentos do Design 60h
03/2016 - 07/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Infograficos - Big Data DD013 Design e Ciência B
Design de Infograficos - Infografia DD013 Design e Ciência B
8/2015 - 01/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Infográficos
08/2015 - 01/2016
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design da Informação e Artefatos sequenciais: estudo e especificidades
03/2015 - 07/2015
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos Avançados em Planejamento de Artefatos 1 / Topicos avançados em Design da Informaçao A
5/2005 - 9/2005
Serviços técnicos especializados , Departamento de Design, Departamento de Design.

Serviço realizado
Disciplina ministrada na graduação - O uso da Linguagem Gráfica no ambiente educacional com Solange Coutinho.
7/2000 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Design, Departamento de Design.

Serviço realizado
Serviço prestado para a elaboração de um catálogo..

Université de Nîmes, Unîmes, França.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 24
Outras informações
Professora Substituta de imagem e comunicaçao no Departamento de Arts Appliqués na Universidade de Nîmes - França.

Atividades

09/2014 - 12/2015
Ensino, Arts Apliqués, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Représentation et Graphisme
03/2014 - 07/2014
Ensino, Arts Apliqués, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Représentation et Communication
03/2014 - 07/2014
Ensino, Arts Apliqués, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Typographie et mise en page

École de Communication Visuelle, ECV, França.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora em Semiótica e Orientadora das dissertações de mestrado.

Atividades

01/2013 - 05/2013
Ensino, Graphisme / Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sémiotique
9/2012 - 12/2012
Ensino, Graphisme / Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sémiotique
01/2012 - 05/2012
Ensino, Graphisme / Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sémiotique
09/2011 - 12/2011
Ensino, Graphisme / Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sémiotique

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ECT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

4/2001 - 7/2001
Estágios , Centro Regional, Seção de Criação e Publicidade.

Estágio realizado
Estágio remunerado.

Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do Modulo de Arquitetura da Informaçao na Pos-Graduaçao em Design de Interaçao. Carga horaria 30h.

Atividades

07/2015 - 12/2015
Ensino, Design de Interaçao, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura da Informação

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2018 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Contemporâneo 45h
1/2018 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Grafico 2 - 90h
1/2018 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Trabalho de Conclusao de Curso - 30h
07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus A.C. Simoes - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .

05/2017 - Atual
Direção e administração, Campus A.C. Simoes - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .

Cargo ou função
Coordenador de Estagio.
5/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus A.C. Simoes - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do curso de Design.
07/2017 - 11/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Estratégico - 30h
07/2017 - 11/2017
Ensino, Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Contemporâneo - 45h
07/2017 - 11/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Grafico 2 - 90h
01/2017 - 06/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Grafico 2 - 90 h
01/2017 - 06/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ergonomia Cognitiva - 45 h
01/2017 - 06/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Grafica - 45 h
01/2017 - 06/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Contemporâneo - 45H


Linhas de pesquisa


1.
Design da Informação/Linguagem Gráfica

Objetivo: O Grupo de Pesquisa InfoDesign estuda, no âmbito teórico e experimental, os sistemas de informação visando à otimização do processo de aquisição da informação de sistemas de comunicação analógicas e digitais. O seu maior objetivo é o gerenciamento da relação entre pessoas e a informação, de forma a torná-la acessível e usável, assegurando que o processo - o uso da informação - seja satisfatório. O grupo de pesquisa tem por objeto de estudo todos os tipos de imagens, estáticas e dinâmicas. Seus métodos de pesquisa estão ligados às teorias do Design, as pesquisas de campo e metodologia de abordagem etnográfica..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design da Informação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Artefatos educacionais; Design da Informação; Design de Artefatos; Linguagem Gráfica; Educação.
2.
As crianças e os adultos como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: um estudo comparativo e transcultural entre Paris ? Lille (França) e Recife ? Maceió (Brasil).


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
As crianças e os adultos como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: um estudo comparativo e transcultural entre Paris ? Lille (França) e Recife ? Maceió (Brasil).
Descrição: Projeto comparativo entre as duas realidades francesas e duas realidades brasileiras no que diz respeito a produção de artefatos gráficos comunicacionais por adultos e crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Eva Rolim Miranda - Coordenador / MYRELLA LIMA DA SILVA - Integrante / : MARINA AVILA DE SOUZA - Integrante / ALEXANDRE LOPES ACIOLE OLEGARIO - Integrante / ANA CAROLINE BASTOS - Integrante.
2015 - Atual
As crianças e os adultos como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: uma investigação
Descrição: O objetivo geral propor diretrizes para o design de artefatos gráficos comunicacionais cuja representação e leitura envolvem questões temporais, sequenciais e de simultaneidade. Os Objetivos específicos: Específicos 1. Estudar o processo de desenho dos artefatos gráficos comunicacionais por crianças e adultos especialistas e não especialistas; 2. Observar o tipo de configuração visual (ou seja, como o desenho se organiza) que cada nível cognitivo produz, observando a frequência e a sequencia dos componentes gráficos e comunalidades neste processo; 3. Identificar o repertório gráfico (ou seja, o vocabulário pictórico) dos três grupos de participantes (crianças, adultos especialistas e não especialistas); 4. Desenvolver um banco de informações concernentes á representação temporal, sequencial e de simultaneidade dos AGCs pelos participantes brasileiros; 5. Observar a leitura dessas produções com o objetivo de identificar os problemas representacionais que comprometem a compreensão; 6. Comparar esse repertório gráfico das produções brasileiras com as francesas. 7. Propor diretrizes para o design de artefatos gráficos comunicacionais com base nas características das produções dos participantes em questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eva Rolim Miranda - Coordenador / Bernard Darras - Integrante / Solange Galvao Coutinho - Integrante / Helem Franco Guedes de Souza - Integrante / Natanael Manoel da Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - 2014
Periódico: MEI (Médiation et Information)
2013 - Atual
Periódico: Terra Haptica
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS EM DESIGN (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE)


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2017 - 2017
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2015 - 2015
Agência de fomento: Fundo pernambucano de incentivo à cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design da Informação Linguagem Gráfica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
1° lugar no Concurso Público - Substituto 20h Design (homologado no DOU 19/02/2016), Universidade Federal de Pernambuco - Centro Adacêmico do Agreste., Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste.
2016
2° Lugar no Concurso Público para Docentes do Magistério Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte DOU de 08/06/2016, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2015
2° Lugar no Concurso Público para Docentes do Magistério Supérior, Universidade Federal de Pernambuco.
2004
Ivan de Macedo pela melhor monografia do Curso de design, Universidade Federal de Pernambuco e Departamento de Design.
2004
Prêmio Mostra Digital da Fundaçao Joaquim Nabuco pela direçao de arte do Curta metragem Pulga d'Agua, Fundaçao Joaquim Nabuco.
2002
Menção honrosa, 1º Concurso de Móveis Estofados Sofá e companhia.
2002
Menção Honrosa, 1º Concurso de Móveis Estofados Sofá e Companhia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTA, M. L. P.2017MOTA, M. L. P. ; LAMEIRA, G. B. ; Campello, S. ; MIRANDA, E. R. . CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS E PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS NARRATIVAS NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 132-145, 2017.

2.
NOVAIS, C. E. B.2017NOVAIS, C. E. B. ; MIRANDA, E. R. . ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 170-181, 2017.

3.
SOUZA, Eduardo Antônio2016SOUZA, Eduardo Antônio ; OLIVEIRA, G. A. F. ; MIRANDA, E. R. ; COUTINHO, Solange Galvao ; PORTO FILHO, Gentil ; Waechter, H. . Alternativas epistemologicas para o design da informação : a forma enquanto conteúdo. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 13, p. 107-118, 2016.

4.
OLIVEIRA, I. S. C. S.2016OLIVEIRA, I. S. C. S. ; SILVA, F. B. ; MIRANDA, E. R. ; COUTINHO, SOLANGE ; LEITE, H. L. . Analise de historia produzidas a partir da observação da ilustração sequencial 'Infaustas Aventuras do Senhor Pancracio3. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 13, p. 214-229, 2016.

5.
SOUZA, Eduardo Antônio2016SOUZA, Eduardo Antônio ; MIRANDA, E. R. ; PORTO FILHO, Gentil . A narrativa Grafica enquanto Medium. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 13, p. 214-229, 2016.

6.
NOVAIS, C. E. B.2016NOVAIS, C. E. B. ; MIRANDA, E. R. . ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 170-181, 2016.

7.
OLIVEIRA, I. S. C.2016OLIVEIRA, I. S. C. ; Silva F. B., ; MIRANDA, E. R. ; COUTINHO, S. G. ; Leite H. L. A. . Análise de histórias produzidas a partir da observação da ilustração sequencial ?infaustas aventuras do Senhor Pancracio?. Infodesign (SBDI. Online), v. 12, p. 214-230, 2016.

8.
Souza, E. A.2016Souza, E. A. ; Oliveira, G.A.F. ; MIRANDA, E. R. ; COUTINHO, S. G. ; PORTO FILHO, G. ; WAECHTER, H. N. . Alternativas epistemológicas para o design da informação: a forma enquanto conteúdo.. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 13, p. 1-12, 2016.

9.
COSTA, E. P.2015COSTA, E. P. ; Mota, M. Q. ; COUTINHO, S. G. ; MIRANDA, E. R. . Estudo piloto sobre o discurso de pesquisas científicas em Design da informação: uma abordagem crítico-semântica da coerência da estrutura textual.. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 12, p. 336-356, 2015.

10.
COUTINHO, SOLANGE2008COUTINHO, SOLANGE ; FERREIRA, ÉRIKA ; DARRAS, Bernard ; MIRANDA, EVA . Children's processes of drawing from memory: a trans-cultural study in France and Brazil. International Journal of Education Through Art, v. 4, p. 57-73, 2008.

11.
MIRANDA, E. R.2006MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G. . Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e estimulação da imagem mental.. INFODESIGN (SBDI. ONLINE), v. 3, p. 40-47, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
COUTINHO, Solange Galvão ; MIRANDA, E. R. ; FORMIGA, Barbara Gomes . Commonalities in the process of children´s drawings in different social educational context. In: Solange Galvão Coutinho; Carla Galvão Spinillo. (Org.). Selected Readings of the Information Design Internacional Conference. 1ed.Recife: SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação, 2004, v. 1, p. 119-131.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Souza, E. A. ; Oliveira, G.A.F. ; MIRANDA, E. R. ; PORTO FILHO, G. ; Waechter, H. . Form as content: Irma Boom case study.. In: The VIII Information Design International Conference ? CIDI 2017, 10/29/17 ? 11/01/17, Natal, RN., 2017, Natal. http://sbdi.org.br/sbdi/wp-content/uploads/2018/01/CIDI2017_caderno-de-resumos.pdf, 2017.

2.
VIEIRA, R. ; CUNHA FILHO, P. C. ; MIRANDA, E. R. . The narrative in infographics. In: The VIII Information Design International Conference ? CIDI 2017, 10/29/17 ? 11/01/17, Natal, RN., 2017, Natal. http://sbdi.org.br/sbdi/wp-content/uploads/2018/01/CIDI2017_caderno-de-resumos.pdf, 2017.

3.
SARMENTO, R. ; NEVES, A. ; MIRANDA, E. R. . A ABSTRAçãO GRáFICA NA CONFIGURAçãO VISUAL DE PERSONAGENS DE VIDEOGAME: UMA ANáLISE DE DESIGN DA PERSONAGEM LINK. In: XV Simposio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, Sao Paulo. XV Anais do Simposio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

4.
LEITE, H. L. ; SILVA, O. V. ; MIRANDA, E. R. ; WAECHTER, Hans . A INFLUÊNCIA DA NARRAÇÃO NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA PROPAGANDA ?MUDANÇA? DO ITAÚ. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016.

5.
LAMEIRA, G. B. ; BRANCO, J. C. ; MIRANDA, E. R. ; Campello, S. . Design da Informaçao e Aplicabilidade nas Escolas. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. AnaIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 2748-2759.

6.
BRANCO, J. C. ; LAMEIRA, G. B. ; MIRANDA, E. R. . Design e Educação : abordagens metodológicas e suas dialogias. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BeLO HORIZONTE. ANaIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 2735-2747.

7.
LAMEIRA, G. B. ; MOTA, M. L. P. ; COUTINHO, SOLANGE ; MIRANDA, E. R. . Sequências textuais nos Objetos Educacionais Digitais. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, Belo HORIZONTE. ANaIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 2282-2292.

8.
NOVAIS, C. E. B. ; MIRANDA, E. R. . Ensino de Caligrafia Canônica no Brasil : analise do material didático e técnicas utilizadas em cursos introdutórios. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANaIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 2631.

9.
MOTA, M. L. P. ; LAMEIRA, G. B. ; Campello, S. ; MIRANDA, E. R. . Contaçao de estórias e produção de sequências narrativas no formato de historias em quadrinhos. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANaIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 2397.

10.
OLIVEIRA, G. A. F. ; SOUZA, Eduardo Antônio ; Waechter, H. ; MIRANDA, E. R. ; COUTINHO, SOLANGE ; PORTO FILHO, Gentil . A forma como conteúdo: o caso de Irma Boom. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016.

11.
SOUZA, Eduardo Antônio ; MIRANDA, E. R. ; PORTO FILHO, Gentil . À narrativa Grafica enquanto Medium. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016. v. 9. p. 4648.

12.
LIMA, A. ; LINS, M. ; MIRANDA, E. R. ; Waechter, H. . MOLDES DA REVISTA MANEQUIM: uma observação do design sobre as informações sequenciais de Como tirar os moldes e das folhas de moldes. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 1556-1567.

13.
OLIVEIRA, I. S. C. S. ; SILVA, F. B. ; MIRANDA, E. R. ; COUTINHO, S. G. ; LEITE, H. L. . Análise de histórias produzidas a partir da observação da ilustração sequencial ?Infaustas Aventuras do Senhor Pancracio. In: 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2016, BELO HORIZONTE. ANaIS DO 12° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2016. v. 9. p. 4747.

14.
MIRANDA, E. R.. Focus group reading of a sequential narrative involving the representation of time. In: VII Information Design International Conference, 2015, Brasilia. http://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/cidi2015-255/list/development#articles. Sao Paulo: Blucher Proceedings, 2015. v. 2. p. 129-141.

15.
MIRANDA, E. R.. Use and Production of Time Representation. In: IIID Vision Plus - Meeting Marie, 2014, Viena. Proceedings IIID Vision Plus - Meeting Marie. Vienna: http://www.iiid.net/library/iiid-publications/, 2014. p. 154-165.

16.
MIRANDA, E. R.. Communicational drawing: new paradigms of Design teaching. In: Congreso Internacional de Educación Artística y Visual, 2009, Barcelona. III Congreso Internacional de Educación Artística y Visual, 2009.

17.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvao . Cultura visual e educação: um estudo de caso das Olimpíadas de Pequim 2008. In: Congresso Iberoaméricaino de educaçao Artistica -, 2008, Beja. Congresso Ibero Americano de Educação Artística1: Sentidos Transibéricos. Beja: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual; Instituto Politécnico de Beja: Escola S, 2008.

18.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvão . A estória em quadrinhos e a cultura visual: possibilidades pedagógicas.. In: Congresso Ibero Americano de Educação Artística, 2008. Congresso Ibero Americano de Educação Artística1: Sentidos Transibéricos. Beja: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual; Instituto Politécnico de Beja: Escola S, 2008.

19.
MIRANDA, E. R.. L?album de BD française versus les planches de BD dans les quotidiens roumains: questionnement de la culture case à case. In: Colloque Bi-latéral Franco-Roumain de la Société française des sciences de l?information et de la communication, 2008, Bucareste. Société française des sciences de l?information et de la communication - SFSIC - Culture de la Communication, Communication de la Culture, 2008.

20.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvão . Visual Culture and the school: what, how and why we are suposed to do it?. In: The International Conference of The International Society for Education Through Art, 2007, Heidelberg. Proceedings of The International Conference of The International Society for Education Through Art. Heildelberg: Pädagogische Hochschule Heidelberg, 2007.

21.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvão . Children and adults as producers of Graphic Communicational Artefacts. In: The International Conference of The International Society for Education Through Art, 2007, Heildelberg. Proceedings of The International Conference of The International Society for Education Through Art. Heildelberg: Pädagogische Hochschule Heidelberg, 2007.

22.
COUTINHO, Solange Galvão ; DARRAS, Bernard ; FERREIRA, Erika Simona ; MIRANDA, E. R. . Children's drawing process from memory: a transcultural study bettween France and Brazil. In: The International Conference of The International Society for Education Through Art, 2007, Heidelberg. Proceedings of The International Conference of The International Society for Education Through Art. Heildelberg: Pädagogische Hochschule Heidelberg, 2007.

23.
COUTINHO, Solange Galvão ; MIRANDA, E. R. . Young Children process of drawing: a trans-cultural study between England and Brazil. In: InSEA Congress, 2006, Interdisciplinary Dialogues in Arts Education, 2006, Viseu. Proceedings of the International InSEA Congress, 2006, Interdisciplinary Dialogues in Arts Education. Viseu: Polytechnic Institute of Viseu, 2006.

24.
MIRANDA, E. R.; ABREU, T. ; TORRAO, A. . Le livre: FORME. In: Le livre: forme - contenu - circulation, intervenants Eva Rolim miranda, Tâmara Abreu et Amilcar Torrao organisé pas l'Associacao de PEsquisadores Brasileiros et la Maison du Brésil - Cité International Universitaire de Paris, 2006, Paris. Impressos dos dialogos Le livre: forme, contenu, circulation, 2006.

25.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G. ; PADOVANI, Stephania . Parâmetros para a definição de um modelo analítico de artefatos pictóricos comunicacionais. In: 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. Anais do 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia. Curitiba: ABERGO, 2006.

26.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvão . Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e com estimulação da imagem mental. In: 2nd Information Design International Conference, 2005, São Paulo. Proceedings of the 2nd Information Design International Conference. São Paulo: Sociedade Brasilieira de Design da Informação, 2005. v. 1.

27.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvão . Considerações Metodológicas sobre o estudo do Desenho no Ambiente Educacional. In: 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design - ANPED, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design.. Rio de Janeiro: ANPED, 2005.

28.
COUTINHO, Solange Galvão ; MIRANDA, E. R. ; FERREIRA, Erika Simona ; BAIA, Tâmara . O desenho de observaçao: um estudo comparativo entre Inglatera e Brasil. In: 2nd Information Design International Conference, 2005, Sao Paulo. Proceedings of the 2nd Information Design International Conference. São Paulo: SBDI - Sociedade Barsileira de Design da Informação, 2005.

29.
COUTINHO, Solange Galvão ; MIRANDA, E. R. ; FORMIGA, Bárbara Gomes . O Processo de desenho infantil: um estudo comparativo entre a Inglaterra e o Brasil. In: 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2004, São Paulo. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2004.

30.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvão . Desenho de Memória versus Desenho da Imagem Mental: Reflexões sobre o Desenho Infantil. In: XIII Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2004, Brasília. Anais do XIII Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas, ANPAP, Arte em pesquisa: especificidades. Brasília: ANPAP/UNB, 2004. p. 82-91.

31.
COUTINHO, Solange Galvão ; MIRANDA, E. R. ; FORMIGA, Barbara Gomes . O processo de Desenho infantil: um estudo comparativo entre a Inglaterra e o Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, 2004, Sao Paulo. Anais do VI P&D, 2004.

32.
COUTINHO, Solange Galvao ; MIRANDA, E. R. . O Estudo da freqüência dos componentes gráficos no desenho infantil. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003.

33.
COUTINHO, Solange Galvao ; MIRANDA, E. R. ; FORMIGA, Bárbara Gomes . Comunalidades no Processo de Desenho Infantil em Diferentes Contextos Sócio-educacionais. In: 1st Information Design International Conferece, 2003, Recife. Proceedings of the 1st Information Design International Conference. Recife: SBDI - Sociedade Barsileira de Design da Informação, 2003.

34.
MIRANDA, E. R.. Estudo das diferenças e Similaridades na Rotina Global de Desenho nas Escolas. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2003, Recife. Anais do 1 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Recife: SBDI - Sociedade Barsileira de Design da Informação, 2003.

35.
MIRANDA, Eva Rolim; MAIA, Tiago Costa ; SOBRAL, Fabio Henrique . Um Estudo do Uso da Linguagem Gráfica em Materiais Didáticos Utilizados nas Escolas do Recife. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2003, Recife, 2003.

36.
MIRANDA, Eva Rolim; GONÇALVES, José Pirauá Alves ; FERREIRA, Bruno Rafael . O uso da entrelinha em livros infantis: um estudo exploratório. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2003, Recife, 2003.

37.
MIRANDA, E. R.. o estudo da frequencia de uso dos componentes graficos durante o processo de desenho. In: XI congresso de Iniciação Científica, 2003. Anais do XI CONGIC, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, Solange Galvão ; MIRANDA, E. R. . Um estudo de caso sobre a frequencia dos componentes graficos no desenho de memoria da maquina de escrever por crianças de 5 a 12 anos nas escolas municipais do Recife. In: 55º Encontro Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003. Anais do 55 Encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvao . O Estudo da Freqüência de Uso dos Componentes Gráficos Durante o Processo de Desenho. In: XI congresso de Iniciação Científica, 2004, Recife. Anais do XI congresso de Iniciação Científica. Recife: PROPESQ, 2004.

2.
MIRANDA, E. R.; GONÇALVES, José Pirauá Alves ; FERREIRA, Bruno Rafael . A linguagem Gráfica no ambiente Educacional: um estudo analítico. In: IV Congresso de Graduação, 2004, Recife. Anais do IV Congresso de Graduação, 2004.

3.
MIRANDA, Eva Rolim; MAIA, Tiago Costa ; SOBRAL, Fabio Henrique . O uso da linguagem gráica em materiais didáticos utilizados nas escolas do recife. In: IV Congresso de Graduação, 2004, Recife, 2004.

4.
GONÇALVES, Jose Piraua Alves ; MIRANDA, E. R. ; MIRANDA, Eva Rolim ; FERREIRA, Bruno Rafael . Entrelinha em livros infantis: um experimento. In: IV Congresso de Graduação, 2004, Recife. Anais do IV Congresso de Graduação, 2004.

5.
MAIA, Tiago Costa ; MIRANDA, E. R. ; SOBRAL, Fabio Henrique . O uso da LG em materiais didáticos utilizados nas escolas do recife pelo modelo de Clive Ashwin. In: IV Congresso de Graduação, 2004, Recife. Anais do IV Congresso de Graduação, 2004.

6.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvao . Um Estudo de caso sobre a Freqüência dos Componentes Gráficos no Desenho de Memória da máquina de escrever por Crianças de 5 a 12 anos nas Escolas Municipais do Recife. In: 55º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. Anais da 55º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003.

7.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, Solange Galvao . O Estudo das Diferenças e Similaridades na Rotina Global de Desenho nas Escolas. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2002, Recife. Anais do X Congresso de Iniciação Científica. Recife: PROPESQ, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
MIRANDA, E. R.. Producing and reading a sequential narrative involving the representation of time. Information Design Journal, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, Eva Rolim; MIRANDA, E. R. . Parole et dessins : une performance de dessin expérimental entre Paris et New York. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DARRAS, Bernard ; MIRANDA, E. R. . Au commencement était l'image. Paris: ESF éditeur, 2008 (Revisao).

2.
DARRAS, Bernard ; MIRANDA, E. R. . Usabilidade e Design Cognitivo nas hipermidias, 2008. (Tradução/Artigo).

3.
DARRAS, Bernard ; MIRANDA, E. R. . Curso de Semiotica Pragmatica Interacionista, 2007. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MIRANDA, E. R.; LIRA, F. . Video de Divulgaçao do nucleo Pernambucano de Design. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
MIRANDA, E. R.; EMERENCIANO, J. . Identidade visual para Visao mundial - World Vision. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, E. R.. Mediadora de sessão de comunicações orais do II AVIA - 29 de novembro a 1 de Dezembro 2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, E. R.; LUCCA, A. . Pesquisa e sustentabilidade no Design ? Universidade Federal do Cariri ? UFCA,. 2017. (Palestra).

2.
MIRANDA, E. R.. Design Informacional. 2015. (Paletra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MIRANDA, E. R.; PEREIRA, C.; QUEIROZ, J. E.. Participação em banca de Hanna França de Menezes. A COR NA INFOGRAFIA JORNALÍSTICA: Uma análise das funções da cor na construção da informação da gráfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G.; Waechter, H.; NOJIMA, V. L.. Participação em banca de Hana Luzia de Abreu Leite,. OBSERVAÇÕES DO USO DOS EMOJIS: ASPECTOS SINTÁTICOS, SEMÂNTICOS E PRAGMÁTICOS NA RETÓRICA VISUAL DE MENSAGENS DIGITAIS?, defendida em 12 de janeiro de 2018. Recife. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MIRANDA, E. R.; Campello, S.; Couto, R. M. S.. Participação em banca de Marina de Lira Pessoa Mota. A leitura de imagens para produção de narrativas: um estudo de um artefato para produção textual. Defesa, 27 de Setembro de 2017.. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
PORTO FILHO, Gentil; CUNHA FILHO, P. C.; ZACCARA, M.; MIRANDA, E. R.. Participação em banca de EDUARDO ANtônio Barbosa de Moura Souza. O Estranhamento nos livros de Shaun Tan. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Campello, S.; COUTINHO, SOLANGE; BARRETO, S. B.; MIRANDA, E. R.. Participação em banca de YELITZA LOPEZ DUQUE. O Uso de jogos como ferramenta de mediaçao : estudo de caso no Museu de Minerais e Rochas. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MIRANDA, E. R.; KRAUS, M.; BOSSARD, N.. Participação em banca de Coralie BARRA. L'avenir du graphisme néo-rétro. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

7.
MIRANDA, E. R.; RIBSTEIN, G.; KRAUS, M.. Participação em banca de Benjamin CAMPANA. Le graffiti et le graphisme en France. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

8.
MIRANDA, E. R.; KRAUS, M.; DOUCEDAME, N.. Participação em banca de Charles CONNOUE. Comment faire du graphisme pour des formes de vie extraterrestre ?. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

9.
MIRANDA, E. R.; KRAUS, M.; BRUYANT, L.. Participação em banca de Antoine ENAULT. Art brut versus Graphisme brut. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

10.
MIRANDA, E. R.; BRUYANT, L.; BRANDAZZI, C.. Participação em banca de Gabrielle GATTI. Le design des icônes informatiques. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

11.
MIRANDA, E. R.; HOPITAL, E.; BRUYANT, L.. Participação em banca de Emilie GENOVESE. Le rôle de l'artiste dans l'art numérique. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

12.
MIRANDA, E. R.; MARIE, A. S.; BOSSARD, N.. Participação em banca de Lucas GILBERT. Le character design. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

13.
MIRANDA, E. R.; NORMAND, S.; BRUYANT, L.. Participação em banca de Julien HUGUES. L'art de la composition. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

14.
MIRANDA, E. R.; BOSSARD, N.; KRAUS, M.. Participação em banca de Edith LAGIER. Le neuromarketing : étude de cas sur McDonald's. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

15.
MIRANDA, E. R.; KRAUS, M.; HOPITAL, E.. Participação em banca de Julia LAMBERT. Le graphisme psychédélique : les drogues et ses effets sur l'art. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

16.
MIRANDA, E. R.; KRAUS, M.; BRUYANT, L.. Participação em banca de Amélie LORANT. Le rapport entre le graphisme dans la new wave. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

17.
MIRANDA, E. R.; OUDIN, R.; BOSSARD, N.. Participação em banca de Nicolas MARAVITTI. La linotype. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

18.
MIRANDA, E. R.; HOPITAL, E.; BOSSARD, N.. Participação em banca de Pablo NOLENT. L' anti-graphisme ou le mauvais goût dans le design. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

19.
MIRANDA, E. R.; BRUYANT, L.; RIBSTEIN, G.. Participação em banca de Lucie RATTI. Les affiches culturelles contemporains en France et au Pays-Bas. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

20.
MIRANDA, E. R.; OUDIN, R.; BRUYANT, L.. Participação em banca de Diane VILLENEUVE. La typographie dans les génériques de film de Steven Spielberg. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

21.
MIRANDA, E. R.; BOSSARD, N.; KRAUS, M.. Participação em banca de Anne WISS. La publicité : est-elle addict aux sentiments?. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

22.
MIRANDA, EVA; BOSSARD, N.; KRAUS, M.. Participação em banca de Ondine VERMENOT. L'omnipresence de la minceur dans la publicité. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

23.
MIRANDA, EVA; TORREGROSA Apolline; ESSID, Emna. Participação em banca de Ghjuvan-Dumenicu ALETTI. Design et Cuisine, un retour aux sources et à la nature.. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

24.
MIRANDA, EVA; TORREGROSA Apolline; CERVULLE Maxime. Participação em banca de Marie BECHADE. Entre graphisme et état d'esprit dans le milieu du skateboard. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

25.
MIRANDA, EVA; TORREGROSA Apolline; CERVULLE Maxime. Participação em banca de Pierre TEYCHENE. Étude et enjeux de la Communication Politique aux travers des campagnes présidentielles françaises sous la Ve République. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

26.
MIRANDA, EVA; VALENTE, Dannyelle; TORREGROSA Apolline. Participação em banca de Noémie CHARDON. Les émoticônes, analyse d'un nouveau langage visuel. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

27.
MIRANDA, E. R.; TORREGROSA Apolline; ESSID, Emna. Participação em banca de Valentin BREYNE. L'évolution du logotype dans l'automobile. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

28.
MIRANDA, E. R.; CASTELLANO, Cristina; BOSSARD, N.. Participação em banca de Emmanuelle DRIN. La place de l'Art dans la Publicité. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

29.
MIRANDA, E. R.; CASTELLANO, Cristina; BOSSARD, N.. Participação em banca de Geraldine MOURY. Analyse de l'image des femmes du vingtième siècle ou le devoir d'être belle. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

30.
MIRANDA, E. R.; VALENTE, Dannyelle; FALCON, M.. Participação em banca de Alice GUIRAUD. Le carré Hermès : entre éternel symbole de l'élégance, icône de marque et objet d'art. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

31.
MIRANDA, E. R.; VALENTE, Dannyelle; FALCON, M.. Participação em banca de Romain BOYER. Les génériques de Saul Bass et son héritage. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

32.
MIRANDA, E. R.; TORREGROSA Apolline; FALCON, M.. Participação em banca de Clémentine GIRARDEAU. Collector. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

33.
MIRANDA, E. R.; TORREGROSA Apolline; FALCON, M.. Participação em banca de Céline DUBOIS. La face cachée de la lune. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

34.
MIRANDA, E. R.; CASTELLANO, Cristina; CERVULLE Maxime. Participação em banca de Alexandre LANZA. Graffiti, du vandalisme à l'art. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

35.
MIRANDA, E. R.; CASTELLANO, Cristina; CERVULLE Maxime. Participação em banca de Cyril GRAZIANI. Le détournement dans le design graphique contemporain. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

36.
MIRANDA, E. R.; CERVULLE Maxime; ESSID, Emna. Participação em banca de Quentin COLLE. Comment les valeurs du surf sont transmises par les marques et perçues par les gens. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

37.
MIRANDA, E. R.; CERVULLE Maxime; ESSID, Emna. Participação em banca de Clara LAPRAND. L'identité visuelle de la bière. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

38.
MIRANDA, E. R.; VALENTE, Dannyelle; FARGES, C.. Participação em banca de Sonia SCHLAEINTZAUER. Le rôle de la couleur dans le packaging de yaourt.. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

39.
MIRANDA, E. R.; CERVULLE Maxime; FARGES, C.. Participação em banca de Jessica CHEIX. Un emballage de maroquinerie de luxe peut-il être luxueux et éco-conçu ? Étude du cas Louis Vuitton. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

40.
MIRANDA, E. R.; CERVULLE Maxime; BOSSARD, N.. Participação em banca de Rosalie BEGALLA. L'utilisation de l'individu noir dans la publicité. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

41.
MIRANDA, E. R.; CERVULLE Maxime; BOSSARD, N.. Participação em banca de Elsa POTHIN. Le statut de la femme peut-il être réduit aux stéréotypes et à leurs présences au sein des médias ?. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

42.
MIRANDA, E. R.; BRUYANT, L.; BOSSARD, N.. Participação em banca de Estelle ANTONIUCCI. Les messages subliminaux dans la publicité. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle.

Teses de doutorado
1.
MIRANDA, E. R.; Waechter, H.; Campello, S.; Alessio, P.; LICHESKI, L. C.. Participação em banca de Daniel Alvares Lourenço. Desenvolvimento de um método para avaliação do rendimento da leitura com crianças brasileiras envolvendo legibilidade, leiturabilidade e fundamentos da lectoescrita - Método Lêcom. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Waechter, H.; COUTINHO, S. G.; MIRANDA, E. R.; PORTUGAL, C.; VILAR, N. M.. Participação em banca de Rafaella Lopes Pereira Peres. A recepção infantil de representações pictóricas de procedimento em sequências : o caso das receitas culinárias ilustradas. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MIRANDA, E. R.; Waechter, H.; Campello, S.; Couto, R. M. S.; FARTHING, S.. Participação em banca de Anelise Zimmerman. O desenho no processo projetual : uma abordagem interdisciplinar de ensino do desenho em Design. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
MIRANDA, E. R.; Campello, S.; FALCAO, T. P. R.. Participação em banca de Felipe de Brito Lima. Título do trabalho: Avaliação de abordagem multiparadigmática de pesquisa de sujeitos para o desenvolvimento de artefatos educacionais ? 31 de Agosto de 2017.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MIRANDA, E. R.; Campello, S.; GOMES, A. S.. Participação em banca de Turla Ângela Alquete de Arreguy Baptista. A [trans]formação dos artefatos: um estudo sobre a contribuição dos aspectos históricos da Teoria da Atividade para o Design", realizada em 13 de dezembro de 2017. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
COUTINHO, S. G.; Campello, S.; MIRANDA, E. R.; Rojo, R.. Participação em banca de Renata Amorim Cadena. Formaçao Grafica : a influência do professor na constituição da linguagem gráfica do aluno do Ensino Básico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
CUNHA FILHO, P. C.; AFONSO JUNIOR, J.; MIRANDA, E. R.. Participação em banca de PAULO FERNANDO DIAS DINIZ. a foto montagem e a montagem na obra de alexander rodchenjo: uma teoria comtemporânea para o design. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
MIRANDA, E. R.; Campello, S.; BARRETO, K. M.. Participação em banca de Angélica Porto Cavalcanti de Souza. Design para terceira idade (estímulos mnemônico, social e motor): Estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados as memorias de historias de vida em idosos saudáveis ?16 de Outubro de 2017.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G.; MARANHAO, C. M.M Q.. Participação em banca de Flavio Barbosa da Silva. Informação e preservação cultural: as experiências do Jogo do Patrimônio 2/0 em Igarassu e Goiana/PE ?24 de Outubro de 2017.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Pereira, C.; Queiroz, E. R.; MIRANDA, E. R.. Participação em banca de Hanna França Menezes. A cor na Infografia jornalística : uma analise das funções da cor na construção da informação grafico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
CUNHA FILHO, P. C.; MIRANDA, E. R.; Breyer, F. B.. Participação em banca de Tassio José da Silva Costa. Transmidia e Cinema : praticas de design na construção de narrativas interativas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
PORTO FILHO, Gentil; CUNHA FILHO, P. C.; MIRANDA, E. R.. Participação em banca de Eduardo Antonio Barbosa de Moura Souza. O estranhamento nos livros ilustrados de Shaun Tan. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, E. R.; ARAUJO, F.; HENNES, M.. Participação em banca de Thalyta Mayara Soares da Silva.O Design da Informaçao na construção de diretrizes para criação de artefatos gráficos comunicacionais na utilização do método sintotérmico de contracepçao. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
MIRANDA, E. R.; HENNES, M.; AMATTE, D.. Participação em banca de Raphael Correia Ferro Almeida.Embarcaçoes do Rio Sao Francisco : A tipografia Fluvial como memoria grafica do municipio de Penedo - AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
MIRANDA, E. R.; CAVALCANTI, M.E.; DIAS, J. M. M.. Participação em banca de Harlleyson Oliveira Moreira Lima.Desenvolvimento de Biojoias a partir de resíduos de couro de tilapia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
MIRANDA, E. R.; HENNES, M.; AMATTE, D.. Participação em banca de Heitor Afonso Nascimento Ferreira.Confrontando Teoria e Representaçao Gravida: uma analise de representação de gênero dos acatares em perfect.world. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
COUTINHO, S. G.; MIRANDA, E. R.; Almeida, S.. Participação em banca de Jonas Carlos Monteiro Junior.Animalbats : Desenvolvimento de fontes do tipo dingbats com animais oriundos de rotulo de cachaça impressos em litografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MIRANDA, E. R.; CAMARGO, A.; ROCHA, N. O.. Participação em banca de VIVIAN ALEXSANDRA FREITAS SILVA.O Luxo de Dener: Uma análise da Linguagem Visual e as Influências Estéticas em seu Vestuário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MIRANDA, E. R.; CAMARGO, A.; LEITE, T. I.. Participação em banca de ALLYSON LORENA DA SILVA.Bauhaus: Uma visão contemporânea da estética aplicada em acessórios de Moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MIRANDA, E. R.; LEITE, T. I.; CAMARGO, A.. Participação em banca de SARAH TATHIANNE MATEUS DE SOUZA.COLÓQUIO DE MODA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MODA NA INTERNET. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MIRANDA, E. R.; WAECHTER, Hans; PADOVANI, Stephania. Participação em banca de Tiago Costa Maia.Efeitos do Grau de Escolaridade e da Familiaridade na compreensão de Seqüência Pictórica de Procedimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial Programação Visual) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
MIRANDA, E. R.; SOARES, Tiago. Participação em banca de Mylene Bárbara F. S. Manso.A identidade na moda de Eduardo Ferreira: a coleção Morte e Vida Severina e o Movimento Mangue. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIRANDA, E. R.; LUCCA, A.; CUSIN, C. A.. Participação como presidente membro titular para compor a Comissão Julgadora do Concurso Publico para Professor Efetivo, Edital n° 57/2016, portaria n°641 de 16 de Maio de 2017. 18 a 23 de Junho de 2017.. 2017. Universidade Federal do Cariri.

Outras participações
1.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G.; Campello, S.; WAECHTER, Hans; Rocha, M. A; ARAGAO, I.. Seleçao de Mestrado e Doutorado do Programa de Pos-graduaçao em Design da Universidade Federal de Pernambuco. 2018.

2.
MIRANDA, E. R.; CANTALICE, J. D.. Avaliadora em comitê para seleção da capa da Revista Ímpeto do PET Arquitetura- FAU ? UFAL.. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

3.
MIRANDA, E. R.; HENNES, M.; CANTALICE, J. D.; MAZZINI, E.; AMATTE, D.; CAVALCANTI, M.E.. Avaliadora dos Posters Científicos da Semana de TCC do Curso de Design 2017.2 ? 3 e 4 de Maio de 2018. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

4.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G.; Campello, S.; Waechter, H.; Rocha, M. A; ARAGAO, I.. Seleçao de Mestrado e Doutorado do Programa de Pos-graduaçao em Design da Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

5.
MIRANDA, E. R.. Avaliadora em Comitê Cientifico do 8° congresso Nacional de Iniciação Cientifica em Design da Informação ? CONGIC 2017 ? 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2017 ? Natal, RN.. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
MIRANDA, E. R.; CANTALICE, J. D.. Avaliadora em comitê para seleção da capa da Revista Ímpeto do PET Arquitetura- FAU ? UFAL.. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

7.
MIRANDA, E. R.; HENNES, M.; MAZZINI, E.; AMATTE, D.; CAVALCANTI, M.E.. Avaliadora dos Posters Científicos da Semana de TCC do Curso de Design 2017.1 ? 18 e 19 de Outubro de 2017.. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

8.
MIRANDA, E. R.; HENNES, M.; AMATTE, D.. Banca Avaliadora do Processo seletivo do programa de monitoria de 2016.2. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

9.
MIRANDA, E. R.; HENNES, M.; AMATTE, D.. Banca Avaliadora do Processo seletivo do programa de monitoria de 2017.1. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

10.
MIRANDA, E. R.; Rocha, M. A; Waechter, H.; Campello, S.; COUTINHO, S. G.. Seleçao de Mestrado e Doutorado do Programa de Pos-graduaçao em Design da Universidade Federal de Pernambuco. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

11.
MIRANDA, E. R.. Avaliador do VII Congresso Internacional de Design da Informaçao CIDI 2015, Brasília, 2-5 September 2015.. 2015. Universidade de Brasília.

12.
MIRANDA, E. R.; COUTINHO, S. G.. Parecer Circunstanciado do Pedido de Reconhecimento/Revalidação do Título Estrangeiro de Mestrado. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11ème colloque de la European Academy of Design (EAD 11). 2015. (Congresso).

2.
VII Congresso Internacional de Design da Informação. Focus group reading of a sequential narrative involving the representation of time. 2015. (Congresso).

3.
Design & Imaginaire. 2014. (Outra).

4.
Vision Plus 15: Transforming Information.The use and production of time representation. 2014. (Simpósio).

5.
Les Ateliers de la Recherche en Design - ARD. 2010. (Outra).

6.
Les Ateliers de la Recherche en Design - ARD.Les images en séquence : enjeux et limites de représentation. 2009. (Outra).

7.
13ème Rendez-vous de la Bande Dessinée d'Amiens. 2008. (Encontro).

8.
35ème Festival International de la Bande Dessinée. 2008. (Encontro).

9.
Dialogues d'atelier: Image et création organisé par François Soulages Unv. Paris VIII. 2008. (Encontro).

10.
Festiv'nation, 3ème festival de la Bande Dessinée à Paris. 2008. (Encontro).

11.
Quai des bulles, le festival de la Bande Dessinée à Saint Malo, éd. 2008. 2008. (Encontro).

12.
Séminaire de Doctorat - Centre Saint Charles - Prof. Bernard Darras. 2008. (Seminário).

13.
Séminaire du Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions - Centre Saint Charles. 2008. (Seminário).

14.
Sémiologie et iconologie: autour de Pierre Fresnault-Deruelle. 2008. (Encontro).

15.
12ème Rendez-vous de la Bande Dessinée d'Amiens. 2007. (Encontro).

16.
34ème Festival International de la Bande Dessinée. 2007. (Encontro).

17.
Dialogues d'atelier: Image et création organisé par François Soulages Unv. Paris VIII. 2007. (Encontro).

18.
Eduquer sur la mémoire pour construire l'avenir - ORganization des états iberoaméricains. 2007. (Outra).

19.
Festiv'nation, 2ème festival de la Bande Dessinée à Paris. 2007. (Encontro).

20.
FSC 2007 Forum des Sciences Cognitives organisée par le réseau des sciences cognitives d'Ile de France RESCIF. 2007. (Encontro).

21.
La découverte des mangas - bibliothèque Goutte D'OR. 2007. (Encontro).

22.
La globalisation culturelle et le rôle de l'Asie. 2007. (Encontro).

23.
La pédagogie par l'image en France et au japon. 2007. (Encontro).

24.
Qu'est-ce qu'un album? - Prof. Annie Renonciat - Univ. Paris 7 - Denis Diderot. 2007. (Seminário).

25.
Quai des bulles, le festival de la Bande Dessinée à Saint Malo, éd. 2007. 2007. (Encontro).

26.
Séminaire de Doctorat - Centre Saint Charles - Prof. Bernard Darras. 2007. (Seminário).

27.
Séminaire du Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions - Centre Saint Charles. 2007. (Seminário).

28.
Séminaires du Centre de Recherches Historiques ' livre/ impact, suport et culture' Prof. Roger Chartier et Jean Hebrard. 2007. (Seminário).

29.
Symposium Européen et international de recherche: evaluer les effets de l'éducation artistique et culturelle. 2007. (Simpósio).

30.
The International Congress of The International Society of Education through Art. Visual Culture and the school: what, how and why we are supposed to do it?. 2007. (Congresso).

31.
Visages actuels du totalitarisme dans l'éducation. Mesa redonda com Pierre Hasnner, Gilbert Merlio et Horst Möller. 2007. (Outra).

32.
Interface 2006-2007 Prof. Marc Jimenez et Richard Coute - Centre Sorbonne. 2006. (Seminário).

33.
L'enjeu de l'integration pour l'éducation - regard croisé sur une experience originale du manegement éducatif. 2006. (Outra).

34.
Le livre: forme - contenu - circulation, intervenants Eva Rolim miranda, Tâmara Abreu et Amilcar Torrao organisé pas l'Associacao de PEsquisadores Brasileiros et la Maison du Brésil - Cité International Universitaire de Paris.Le livre: FORME. 2006. (Encontro).

35.
Palestra Arte e Design.Arte e Design: existe diferença?. 2006. (Outra).

36.
Séminaire interarts de Paris - Centre Panthéon-Sorbonne. 2006. (Seminário).

37.
II Congresso internacional de Design da Informaçao. O desenho de observaçao: um estudo comparativo entre Inglatera e Brasil. 2005. (Congresso).

38.
IV COngresso de GRaduaçao. o uso da linguagem grafica em materiais didaticos utilizados nas escolas do recife. 2004. (Congresso).

39.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design. o processo do desenho infantil: um estudo comparativo entre a Inglaterra e o Brasil. 2004. (Congresso).

40.
13º N Design. 2003. (Encontro).

41.
55º Encontro Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Um estudo de caso sobre a frequencia dos componentes graficos no desenho de memoria da maquina de escrever por crianças de 5 a 12 anos nas escolas municipais do Recife. 2003. (Encontro).

42.
Bienal de Arte e Cultura da Une. 2003. (Congresso).

43.
Congresso Internacional de Design da Informação. Comunalidades no processo de Desenho Infantil em Diferentes Contextos Socio-educacionais. 2003. (Congresso).

44.
XI congresso de Iniciação Científica. O estudo da frequencia de uso dos componentes graficos durante o processo de desenho. 2003. (Congresso).

45.
X Congresso de Iniciaçao Cientifica. O estudo das diferenças e similaridades na rotina global de desenho nas escolas. 2002. (Congresso).

46.
11º Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 2001. (Congresso).

47.
Simpósio de Geologia. 2001. (Simpósio).

48.
Verão no Campus. 2001. (Oficina).

49.
10º Encontro Nacional dos Estudantes. Encontro Nacional dos Estudantes. 2000. (Congresso).

50.
Vivendo o Campus. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIAL, S. ; ROCCA, F. L. ; DENI, M. ; MIRANDA, E. R. . Colloque Design et imaginaire. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Moreno Cavalcanti Araujo. O surrealismo nas capas de disco pós-tropicalistas: Uma construção de modelo de analise para percepção de movimentos artísticos no design Gráfico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Denis Renner Peter. O design de informação e a representação gráfica de vias de escalada. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Flavio Barbosa da Silva. Análise de discursos relacionados ao patrimônio cultural a partir das experiências de criação e aplicação do ?Jogo do Patrimônio 2.0? nos municípios de Igarassu e Goiana. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Caroline Bastos. Os adultos nao-especialistas como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: um estudo comparativo e transcultural entre Paris ? Lille (França) e Recife ? Maceió (Brasil).. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

2.
Marina Avila de Souza. As crianças do Grupo 2 como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: um estudo comparativo e transcultural entre Paris ? Lille (França) e Recife ? Maceió (Brasil).. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

3.
Myrella Lima da Silva. As crianças do Grupo 1 como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: um estudo comparativo e transcultural entre Paris ? Lille (França) e Recife ? Maceió (Brasil).. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Alexandre Lopes Aciole Olegario. Os adultos especialistas como produtores e leitores de artefatos gráficos comunicacionais: um estudo comparativo e transcultural entre Paris ? Lille (França) e Recife ? Maceió (Brasil).. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
GABRIELA FERNANDA DE SOUZA LEAO. Monitoria da disciplina de Projeto Grafico 2 90h. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

2.
Rayrã Diniz Miranda Chaves. Monitoria da Disciplina de Design Contemporâneo 45h. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).

3.
Catarina de Sena Rodrigues. Monitoria da Disciplina de Design Contemporâneo 45h. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Estelle ANTONIUCCI. Les messages subliminaux dans la publicité. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

2.
Coralie BARRA. L'avenir du graphisme néo-rétro. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

3.
Benjamin CAMPANA. Le graffiti et le graphisme en France. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

4.
Charles CONNOUE. Comment faire du graphisme pour des formes de vie extraterrestre ?. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

5.
Antoine ENAULT. Art brut versus Graphisme brut. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

6.
Gabrielle GATTI. Le design des icônes informatiques. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

7.
Emilie GENOVESE. Le rôle de l'artiste dans l'art numérique. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

8.
Lucas GILBERT. Le character design. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

9.
Julien HUGUES. L'art de la composition. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

10.
Edith LAGIER. Le neuromarketing : étude de cas sur McDonald's. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

11.
Julia LAMBERT. Le graphisme psychédélique : les drogues et ses effets sur l'art. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

12.
Amélie LORANT. Le rapport entre le graphisme dans la new wave. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

13.
Nicolas MARAVITTI. La linotype. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

14.
Pablo NOLENT. L' anti-graphisme ou le mauvais goût dans le design. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

15.
Lucie RATTI. Les affiches culturelles contemporains en France et au Pays-Bas. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

16.
Ondine VERMENOT. L'omnipresence de la minceur dans la publicité. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

17.
Diane VILLENEUVE. La typographie dans les génériques de film de Steven Spielberg. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

18.
Anne WISS. La publicité : est-elle addict aux sentiments?. 2014. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

19.
Eduardo Antônio Barbosa de Moura Souza. O Estranhamento nos livros de Shaun Tan. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Eva Rolim Miranda.

20.
Ghjuvan-Dumenicu ALETTI. Design et Cuisine, un retour aux sources et à la nature.. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

21.
Marie BECHADE. Entre graphisme et état d'esprit dans le milieu du skateboard. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

22.
Rosalie BEGALLA. L'utilisation de l'individu noir dans la publicité. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

23.
Romain BOYER. Les génériques de Saul Bass et son héritage. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

24.
Valentin BREYNE. L'évolution du logotype dans l'automobile. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

25.
Jessica CHEIX. Un emballage de maroquinerie de luxe peut-il être luxueux et éco-conçu ? Étude du cas Louis Vuitton. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

26.
Quentin COLLE. Comment les valeurs du surf sont transmises par les marques et perçues par les gens. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

27.
Emmanuelle DRIN. La place de l'Art dans la Publicité. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

28.
Céline DUBOIS. La face cachée de la lune. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

29.
Clémentine GIRARDEAU. Collector. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

30.
Cyril GRAZIANI. Le détournement dans le design graphique contemporain. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

31.
Alice GUIRAUD. Le carré Hermès : entre éternel symbole de l'élégance, icône de marque et objet d'art. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

32.
Alexandre LANZA. Graffiti, du vandalisme à l'art. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

33.
Clara LAPRAND. L'identité visuelle de la bière. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

34.
Geraldine MOURY. Analyse de l'image des femmes du vingtième siècle ou le devoir d'être belle. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

35.
Elsa POTHIN. Le statut de la femme peut-il être réduit aux stéréotypes et à leurs présences au sein des médias ?. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

36.
Sonia SCHLAEINTZAUER. Le rôle de la couleur dans le packaging de yaourt.. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

37.
Pierre TEYCHENE. Étude et enjeux de la Communication Politique aux travers des campagnes présidentielles françaises sous la Ve République. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

38.
Noémie CHARDON. Les émoticônes, analyse d'un nouveau langage visuel. 2013. Dissertação (Mestrado em Graphisme / Design) - École de Communication Visuelle, . Orientador: Eva Rolim Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thalyta Mayara Soares da Silva. O Design da Informaçao na construção de diretrizes para criação de artefatos gráficos comunicacionais na utilização do método sintotérmico de contracepçao. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Eva Rolim Miranda.

Orientações de outra natureza
1.
Luana Fidelis de Almeida. Monitoria da Disciplina de Design Contemporâneo 45h. 2017. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Eva Rolim Miranda.

2.
Wanessa Lins Oliveira. Monitoria da disciplina de Design Estratégico. 2017. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Eva Rolim Miranda.

3.
Thalyta Mayara Soares da Silva. Monitoria da Disciplina de Projeto Grafico 2 90h. 2017. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Eva Rolim Miranda.

4.
Luis Felipe Bastos Nogueira Leite. Monitoria da disciplina de Projeto Grafico 2 90h. 2017. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Eva Rolim Miranda.

5.
Renata Lobo Pereira. Historia do Design DIND0001. 2016. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Eva Rolim Miranda.

6.
Flávio Henrique de Sales Alves. Design de Infograficos - Big Data DD013 Design e Ciência B. 2016. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Eva Rolim Miranda.

7.
Gabriela Araujo Ferraz Oliveira. Design de Infograficos - Big Data DD013 Design e Ciência B. 2016. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Eva Rolim Miranda.

8.
Eduardo Antônio Barbosa de Moura Souza. Design de Infograficos - Big Data DD013 Design e Ciência B. 2016. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Eva Rolim Miranda.

9.
Rafael Santana de Souza. Historia do Design DIND0001. 2016. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Eva Rolim Miranda.

10.
Amanda Rocha Maciel. Historia da Arte DIND0006. 2016. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Orientador: Eva Rolim Miranda.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:41:27