Bianka Pires Andre

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0188091706271136
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona , Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona , Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Trabalhou em Barcelona como pesquisadora vínculada ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, integração escolar, minoria étnica, racismo e imigração brasileira. Atualmente Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense, CCH, Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL), Professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (UENF), e pesquisadora colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Migração e Infância (EMIGRA/UAB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianka Pires Andre
Nome em citações bibliográficas
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem - CCH.
Av. Alberto Lamego, 2000
Parque Califórnia
28013-600 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Educação.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: De la integración deseada a la integración vivida: la experiencia de adolescentes brasilenos en Barcelona., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Dr. Josep Martí e Dra. Silvia Carrasco.
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencias, MEC, Espanha.
Palavras-chave: imigraçao brasileira; adaptaçao; integração socioeducativa; adolescente; Inclusão social.
2001 - 2002
Mestrado em Comunicação e Educação.
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
Título: ...,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: ....
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencias, MEC, Espanha.
1998 - 1998
Especialização em Leitura e Crítica da Literatura Infanto-Juvenil. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ....
Orientador: ....
1993 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Curso Básico de Libras. (Carga horária: 160h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2016 - 2016
Libras. (Carga horária: 90h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos da Mediação Comunitária. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Mediação e Conciliação, ENAM, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Construção da sala de aula na plataforma Moodle. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2012 - 2012
?Formação de Tutores? / CEDERJ. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2011 - 2011
Encontro de Formação e Avaliação CEDERJ. (Carga horária: 12h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Tutores Online. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2006 - 2006
Técniques i Procediments de Mediació. (Carga horária: 30h).
Associació Sociocultural La Formiga, ASF, Espanha.
2005 - 2005
La prevenció de la violencia en els centres educat. (Carga horária: 20h).
Associació Internacional per a la Gestió del Conflicte, AIGC, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências do Homem - CCH, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia.
2015 - Atual
Estágios , Centro de Ciências do Homem - CCH, .

Estágio realizado
Coordenadora do Estágio Supervisionado da Pedagogia.
2011 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Educação e o olhar Multicultural
Linguagem e Educação: Novas Perspectivas
Afetividade, Linguagens e Culturas: o novo cotidiano escolar
2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Didática II
2011 - 2013
Estágios , Centro de Ciências do Homem - CCH, .

Estágio realizado
Coordenadora do Estágio Supervisionado da Pedagogia.
2010 - 2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências do Homem - CCH, .

Cargo ou função
Coordenadora do PIBIC no CCH.

Instituto Metodista Bennett, IMB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Educação a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Curso Gênero e Diversidade na Escola Formação de Professores da Rede pública de ensino

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Educação à Distância
Outras informações
Gênero e Diversidadade na Educação Curso promovido pela UERJ, CLAM e IMS. Formação de Professores da Rede Pública de Ensino


Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Espanha.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora no Departamento de Arqueologia e Antropologia ? Institució Milà i Fontanals (CSIC)

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora no Departamento de Arqueologia eAntropologia ? Institució Milà i Fontanals (CSIC)

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsita de doutorado no Projeto: ?Fiesta y Ciudad: Pluriculturalismo e Integración? Entidade financiadora: Ministerio de Ciencia e Tecnologia - BSO 2001-0653 Investigador responsável : Dr. Josep Martí Departamento de Arqueologia eAntropologia ? Institució Milà i Fontanals (CSIC)



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Mapeamento dos alunos com necessidades especiais matriculados na UENF
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador.
2013 - 2015
Caminhos para novas aprendizagens pela leitura:uma biblioteca com saber e sabor.
Descrição: O Projeto ?Caminhos para novas aprendizagens pela leitura: Uma biblioteca com saber e sabor? surge como necessidade de dar continuidade a um projeto de extensão anterior que tinha como objetivo montar uma biblioteca em uma escola de ensino fundamental em Campos dos Goytacazes. Depois da biblioteca montada e em funcionamento na escola no ano de 2013, entendemos que se faz necessário outro projeto para realizar novas atividades que fomentem o gosto pela leitura. A leitura é uma atividade muito importante na trajetória escolar de nossos alunos, mas é uma prática que vem se perdendo ao longo do tempo. Desse modo, o projeto pretende organizar atividades que proporcionem ao alunado um maior envolvimento com a leitura através de oficinas, concursos literários, música, entre outras atividades. Como resultado esperamos que os alunos possam perceber a importância da leitura tanto em sua vida escolar, como em sua vida pessoal. Como parte do projeto será realizada uma pesquisa com o objetivo de conhecer o tipo de relacionamento que os alunos desenvolvem com a leitura através do uso da biblioteca. A tarefa da escola é formar cidadãos críticos e o hábito efetivo da leitura pode proporcionar esta criticidade que tanto temos sentido falta em nossa sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador / LUQUETTI, ELiana Crispim - Integrante / MOURA, Sergio Arruda - Integrante / SOUZA, C. H. M. - Integrante.
2012 - 2013
Saber e Sabor: o relacionamento dos alunos do ensino fundamental com a leitura.
Descrição: O Projeto ?Saber e Sabor: o relacionamento dos alunos do ensino fundamental com a leitura? surge como uma iniciativa de fomentar o gosto pela leitura através da criação de uma biblioteca no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar de Campos ? CEMSTIAC. O projeto prevê a realização de uma pesquisa com o objetivo de conhecer e intervir no relacionamento dos alunos do ensino fundamental do CEMSTIAC com a leitura , capacitação dos professores com oficinas e palestras, realização de um concurso literário com os alunos, além da implantação da biblioteca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador / LUQUETTI, ELiana Crispim - Integrante / MOURA, Sergio Arruda - Integrante / SOUZA, C. H. M. - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
DISCRIMINAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Descrição: O objetivo deste projeto é iIdentificar a relação entre a emoção e o processo de aprendizagem no caso de alunos do ensino médio pertencentes a famílias pobres e de ascedencia negra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2018 - Atual
PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST)/AIDS UENF
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador / Leandro Garcia Pinho - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante.
2017 - Atual
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: PREVENÇÃO EM DST/AIDS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Descrição: O Projeto de Extensão Universitária Educação e sexualidade na escola: Prevenção em DST/AIDS em escolas públicas de Campos dos Goytacazes, desenvolvido pela UENF em parceria com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) e Escolas Públicas, se propõe a disseminar informações qualificadas e atualizadas sobre as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, por meio da implementação de uma proposta de debates e discussões sob a forma de visitas pedagógicas e palestras realizadas para adolescentes e jovens..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador.
2014 - 2015
Caminhos para novas aprendizagens pela leitura: Uma biblioteca com saber e sabor.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador / Layra Curty - Integrante / Samara Azevedo - Integrante / Rosilani Balthazar - Integrante.
2012 - 2013
Biblioteca, Saber e Sabor: despertamento do gosto pela leitura em alunos do Ensino Fundamental.
Descrição: O Projeto ?Biblioteca, Saber e Sabor: despertamento do gosto pela leitura em alunos do ensino fundamental? surge como uma iniciativa de fomentar o gosto pela leitura no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar de Campos (CEMSTIAC). A parceria entre a Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) e o CEMSTIAC, pretende colaborar com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Cidade de Campos dos Goytacazes através do desenvolvimento cognitivo que o alunado pode efetivar através de um relacionamento direto e ativo com os distintos caminhos e visão de mundo que a leitura proporciona. O projeto prevê a realização de uma pesquisa com o objetivo de conhecer e intervir no relacionamento dos alunos do ensino fundamental do CEMSTIAC com a leitura. Durante a pesquisa serão realizadas atividades que proporcionem ao alunado um maior envolvimento com a leitura através de oficinas, concursos literários, entre outras atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Bianka Pires Andre - Coordenador / Layra Curty - Integrante / Samara Azevedo - Integrante / Rosilani Balthazar - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Melhor Banner de Educação da V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, UENF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, S. C. S.2018AMARAL, S. C. S. ; ANDRE, B. P. ; GUIMARAES, D. N. ; GONCALVES NETO, A. ; FARIAS, D. A. S. ; GOMES, N. C. . DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO À SAÚDE PÚBLICA À LUZ DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA), v. 18, p. 161-185, 2018.

2.
SANTO, JANETE ARACI DO ESPÍRITO2018SANTO, JANETE ARACI DO ESPÍRITO ; ANDRE, B. P. ; SOUZA, SONIA MARIA DA FONSECA ; SOUZA, C. H. M. ; ALMEIDA, FABRÍCIO MORAES DE . Text and Interaction: A Performance Analysis Written in Present Evaluations of Pedagogy Students in the Distance Mode. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE, v. 5, p. 33-43, 2018.

3.
RIBEIRO, A. L. B.2017RIBEIRO, A. L. B. ; ANDRE, B. P. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E O ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS. REVISTA PHILOLOGUS, v. 23, p. 293-305, 2017.

4.
ANDRE, B. P.2016ANDRE, B. P.; AZEVEDO, S. M. ; SILVA, C. A. ; SILVA, R. B. ; CURTY, L. . A Oficina de Fábulas e as Experiências Fabulosas com Alunos do Ensino Fundamental em Campos dos Goytacazes. Revista de Extensão da UENF, v. 2, p. 45-67, 2016.

5.
AZEVEDO, S. M.2016AZEVEDO, S. M. ; ANDRE, B. P. ; GUIMARAES, D. N. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A PROVA BRASIL.. Revista Científica Interdisciplinar Múltiplos Acessos, v. 1, p. 13-24, 2016.

6.
VAZ, A. C. S.2015VAZ, A. C. S. ; PEREIRA, V. C. B. ; ANDRE, B. P. ; SOUZA, C. H. M. . A REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO CIBERESPAÇO. Revista Científica Interdisciplinar Linkscienceplace, v. 2, p. 1-17, 2015.

7.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2015ANDRE, B. P.; AZEVEDO, S. M. ; SILVA, R. B. ; SILVA, C. A. ; CURTY, L. E. S. . O despertar do gosto pela leitura: uma biblioteca com saber e sabor. Revista Conexão UEPG, v. 11, p. 206-217, 2015.

8.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2015ANDRE, B. P.; SILVA, C. A. ; SILVA, R. B. . O Incentivo à Leitura no Ensino Fundamental através de uma Biblioteca com Saber e Sabor. Revista de Extensão UENF, v. 1, p. 41-55, 2015.

9.
MOREIRA ARRUDA, ANGELO2015MOREIRA ARRUDA, ANGELO ; TEIXEIRA LIMA, LAÍS ; PIRES ANDRÉ, BIANKA ; CRISPIM FRANÇA LUQUETTI, ELIANA ; MACHADO DE OLIVEIRA, FABIO . CONSTRUÇÃO DE UMA ADOLESCÊNCIA FICTÍCIA: LINGUAGEM E INTERNET. InterScience Place, v. 10, p. 84-99, 2015.

10.
VAZ, A. C. S.2015VAZ, A. C. S. ; PEREIRA, V. C. B. ; ANDRE, B. P. . IDENTIDADE, LINGUAGEM E MEMÓRIA QUILOMBOLA: A HISTÓRIA ORAL NA SALA DE AULA.. Revista Philologus, v. 63, p. 1021-1032, 2015.

11.
AZEVEDO, S. M.2015AZEVEDO, S. M. ; ANDRE, B. P. . Leitura e Escola: o professor frente aos desafios do ensino no século XXI.. Revista Philologus, v. 63, p. 1171-1183, 2015.

12.
MELO, A. C. F. B.2015MELO, A. C. F. B. ; ANDRE, B. P. . De Todos Um Pouco: Aspectos Multiculturais Da Leitura De Imagens No Ensino De Arte.. Revista Philologus, v. 63, p. 777-791, 2015.

13.
ARRUDA, A. M.2015ARRUDA, A. M. ; ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. ; BENTO, G. M. A. R. ; RAMOS, J. M. A. . Literatura e Ludicidade na educação Infantil. Revista Philologus, v. 63, p. 1281-1982, 2015.

14.
SANTO, J. A. E.2015SANTO, J. A. E. ; MOREIRA, L. R. ; SANTOS, S. L. ; ANDRE, B. P. . Multiculturalismo Línguístico: O Uso da língua nos diferentes constxtos sociais. Revista Philologus, v. 63, p. 1318-1327, 2015.

15.
ARRUDA, A. M.2015ARRUDA, A. M. ; SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. ; MARTINS, A. O. . O Escafandro e a Borboleta: Escritas de Si desvelando um eu sufocado pela doença. Revista Philologus, v. 63, p. 1443-1457, 2015.

16.
MOREIRA ARRUDA, ANGELO2015MOREIRA ARRUDA, ANGELO ; ARACI DO ESPÍRITO SANTO, JANETE ; PIRES ANDRÉ, BIANKA . RELACIONAMENTOS ENTRE FILHOS DE PAIS CASADOS E ENTRE FILHOS E PAIS DIVORCIADOS. REINPEC, v. 1, p. 245-257, 2015.

17.
SOUZA SOBRINHO, C. C. S.2015SOUZA SOBRINHO, C. C. S. ; ANDRE, B. P. . A MOTIVAÇÃO NOS PROFESSORES DA EJA: O DESAFIO DE ENSINAR. Linkscienceplace, v. 2, p. 314-322, 2015.

18.
AZEVEDO, S. M.2015AZEVEDO, S. M. ; ANDRE, B. P. . O tratamento dado à leitura na fase final do Ensino Fundamental I: entre o real e o ideal. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, p. 447-468, 2015.

19.
VAZ, A. C. S.2015VAZ, A. C. S. ; BERSOT, V. C. P. ; ANDRE, B. P. . IDENTIDADE, LINGUAGEM E MEMÓRIA QUILOMBOLA: A HISTÓRIA ORAL NA SALA DE AULA. Revista Philologus, v. 21, p. 1021-1032, 2015.

20.
PEREIRA, V. C. B.2014PEREIRA, V. C. B. ; ANDRE, B. P. . DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.. InterScience Place, v. IX, p. 58-85, 2014.

21.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2014ANDRE, B. P.. O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 63-77, 2014.

22.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2014ANDRE, B. P.. O EFEITO DA EMOÇÃO NA APRENDIZAGEM A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Artifícios, v. 4, p. 1-16, 2014.

23.
MELO, A. C. F. B.2014MELO, A. C. F. B. ; ANDRE, B. P. . Arte Popular: Perspectivas Multiculturais Para O Ensino Das Artes Visuais No Brasil. Art& (São Paulo. Online), v. 15, p. 1, 2014.

24.
CASTRO, C. M.2014CASTRO, C. M. ; ANDRE, B. P. . O ENSINO E PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Philologus, v. 60, p. 1711, 2014.

25.
CASTRO, C. M.2014CASTRO, C. M. ; ANDRE, B. P. . O ENSINO E PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Philologus, v. 60, p. 1711, 2014.

26.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci2013ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. . As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica.. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 235-245, 2013.

27.
MAGALHAES, A. I. F.2013MAGALHAES, A. I. F. ; BRANDAO, D. M. ; ANDRE, B. P. ; LUQUETTI, ELiana Crispim . Linguagem e educação: O papel do professor alfabetizador no ensino de língua portuguesa sob a perspectiva social da língua.. TECNO-EDUCALEM, v. 2, p. 32-41, 2013.

28.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2012ANDRE, B. P.. Um Multiculturalismo à brasileira: a importância do reconhecimento das diferenças e da diversidade cultural no ambiente escolar.. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA), v. III, p. 15-24, 2012.

29.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci2012ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; CASTELANO, K. L. ; ANDRE, B. P. . USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO. Revista Educação & Tecnologia, v. 1, p. 1-10, 2012.

30.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2011ANDRE, B. P.. Racismo e des-afetividade no cotidiano escolar.. Agenda social (UENF), v. 3, p. 30-41, 2011.

31.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2007ANDRE, B. P.. Brasileirinhos longe de casa: entre sonho e realidade.. Travessia (Sao Paulo), v. 15, p. 33-37, 2007.

32.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2006ANDRE, B. P.. El pati escolar i la integració social d'alumnes estrangers. Revista d'Etnologia de Catalunya, v. 28, p. 84-94, 2006.

33.
ANDRE, B. P.;PIRES ANDRÉ, BIANKA2006ANDRE, B. P.. Hora do Recreio: a experiência de alunos brasileiros em Barcelona. Teoria & Sociedade (UFMG), v. 14.2, p. 120-130, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUIMARAES, D. N. (Org.) ; ANDRE, B. P. (Org.) . Educação e diversidade: diálogo intercultural. 1. ed. Campos dos Goytacazes: , 2018. v. 1.

2.
CHAI, C. G. (Org.) ; ANDRE, B. P. (Org.) ; GUIMARAES, D. N. (Org.) . Mediação, Linguagem, Comportamento e Multiculturalismo.. 1. ed. São Luís do Maranhão: Jornal da Justiça, 2014. 244p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRE, B. P.; RIBEIRO, A. L. B. . A invisibilidade de alunos com deficiência no Ensino Superior do Norte Fluminense. In: Gerson de Souza Mol; Douglas Christian Ferrari de Melo. (Org.). Pessoas com deficiência no eniso superior: Desafios e possibilidades. 1ed.: Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 70-81.

2.
PESSIN, G. ; GUIMARAES, D. N. ; ANDRE, B. P. . Patologização do fracasso escolar: discursos que legitimam a exclusão. In: Décio Nascimento Guimarães; Bianka Pires André. (Org.). Educação e diversidade: diálogo intercultural. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 20-31.

3.
ANDRE, B. P.. Gente nova no pedaço: entre os desafios da integração e adaptação escolar de alunos estrangeiros. In: Hélio Póvoa Neto,Miriam de Oliveira Santos, Regina Petrus. (Org.). Migrações: Rumos, Tendências e Desafios.. 1ed.Rio de Janeiro: PoloBooks, 2016, v. , p. 347-367.

4.
GUIMARAES, D. N. ; AZEVEDO, S. M. ; ANDRE, B. P. . Formação docente e pessoas com deficiência: uma lacuna a ser preenchida. In: Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo. (Org.). Educação e Direito: inclusão das pessoas com deficiência visual. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 66-79.

5.
SANTO, J. A. E. ; MACIEL, R. ; ANDRE, B. P. . Gameficação em sala de aula: uma proposta de ensino aliado às novas tecnologias. In: Décio Nascimento Guimarães. (Org.). Escola hoje: contexto contemporâneo da educação. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 108-121.

6.
GUIMARAES, D. N. ; PESSIN, G. ; ANDRE, B. P. . Alienação parental: a escola como espaço de prevenção. In: Décio Nascimento Guimarães; Giséle Pessin. (Org.). Escola na família: diálogos pela educação. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 34-49.

7.
PIRES ANDRÉ, BIANKA. A diversidade dos alunos estrangeiros e seu processo de adaptação em escolas brasileiras. In: Joana Bahia, Miriam Santos. (Org.). Um olhar sobre as diferenças: a interface entre projetos educativos e migratórios. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 56-78.

8.
GUIMARAES, D. N. ; PESSIN, G. ; ANDRE, B. P. . Pessoas com deficiência, envelhecimento e Educação: Superando barreiras para a inclusão. In: MANHÃES, F.C.; ISTOE, R. S. C.; SOUZA, C. H. M.. (Org.). Envelhecimento em Foco: Abordagens Interdisciplinares. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2015, v. 2, p. 54-71.

9.
ANDRE, B. P.. Redes sociais e integração socioeducativa na diáspora juvenil brasileira. In: SANTOS, Miriam; PETRUS, Regina; Póvoa Neto, Helion; GOMES, Charles. (Org.). Caminhos da Migração: memória, integração e conflitos.. 1ed.Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 2014, v. 1, p. 87-105.

10.
ANDRE, B. P.; GUIMARAES, D. N. . Multiculturalismo e Mediação no Brasil: repensando o tratamento das diferenças.. In: CHAI, C. G.; ANDRÉ, B. P., GUIMARÃES, D. N.. (Org.). Mediação, Linguagem, Comportamento e Multiculturalismo.. 1ed.São Luis do Maranhão: Jornal da Justiça, 2014, v. , p. 59-73.

11.
AZEVEDO, J. C. ; GUIMARAES, D. N. ; ANDRE, B. P. . As dimensões ocultas no processo de mediação de conflitos. In: Décio Nascimento Guimarães; Bianka Pires André; Cassius Guimarães Chai. (Org.). Mediação, Linguagem, Comportamento e Multiculturalismo. 1ed.Uberlândia - MG: Jornal da Justiça, 2014, v. , p. 58-.

12.
SOBRINHO, C. ; ANDRE, B. P. . O fracasso escolar : alguns olhares sobre essa realidade em Quissamã/RJ. In: Sérgio Arruda de Moura; Giovane do Nascimento. (Org.). Formação de Professores: história, experiências e proposições.. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2013, v. , p. 79-94.

13.
ANDRE, B. P.; ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; NASCIMENTO, Silvia Carla . As Aventuras Linguísticas de integração de adolescentes em processo migratório (Português, Espanhol e Catalão).. In: Pedro Lyra. (Org.). Conhecimento em Processo: Ensaios interdisciplinares sobre linguagem e cognição.. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, v. , p. 189-206.

14.
ANDRE, B. P.. De cerca y de lejos: imaginarios juveniles de la experiencia migratoria. El caso de los adolescentes brasileños em Barcelona. In: Alvise Vianello. (Org.). Cultura y Política Hacia una democracia cultural? III Training seminar de jóvenes investigadores en Dinámicas Interculturales. Barcelona: CIDOB Edicions, 2010, v. , p. 67-78.

15.
ANDRE, B. P.. Fiestas brasileñas: la recreación del ambiente festivo brasileño en Barcelona. In: Josep Martí Pérez. (Org.). Fiesta y ciudad: Pluriculturalidad e integración. 1ed.Madrid: CSIC, 2008, v. , p. 189-215.

16.
ANDRE, B. P.. El pati escolar i la integració social d'alumnes estrangers. Fills i filles de la immigració a les escoles catalanes. 01ed.Barcelona: Institut Europeu de la Mediterrània, 2006, v. , p. 57-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRE, B. P.; SANTO, J. A. E. . A Importância do Porfessor para a permanência dos alunos na Modalidade EAD. In: XV Mostra de Pós Graduação da UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. XV Mostra de Pós Graduação da UENF, 2015.

2.
ARRUDA, A. M. ; SANTO, J. A. E. ; MARTINS, A. O. ; ANDRE, B. P. . Hipertexto, Educação de Jovens e Adultos e transferência: Possíveis entrelaços Hipertextuais. In: V Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes- Linguagem em Trânsito, 2015, Campos dos Goytacazes. V Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes- Linguagem em Trânsito, 2015.

3.
ARRUDA, A. M. ; SANTO, J. A. E. ; CRISPIM FRANÇA LUQUETTI, ELIANA ; ANDRE, B. P. ; LIMA, L. T. . Linguagem na Internet e Construção da Identidade de uma Adolescência fictícia. In: II Congresso de esnino, pesquisa e extensão- CONEPE, 2015, Campos dos Goytacazes. II Congresso de esnino, pesquisa e extensão- CONEPE, 2015.

4.
PEREIRA, V. C. B. ; VAZ, A. C. S. ; ANDRE, B. P. . UMA NOVA VISÃO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DA PÁGINA 'LINGUA PORTUGUESA' NO FACEBOOK COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INFORMAL. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, ESUD, 2014, Florianópolis. Anais do XI ESUD, 2014, 2014.

5.
CASTRO, C. M. ; ANDRE, B. P. . Ensino de língua portuguesa e a transposição dos PCNs às práticas de sala de aula: entre a teoria e a prática. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014.

6.
SOUZA SOBRINHO, C. C. S. ; ANDRE, B. P. . O multiculturalismo no ambiente escolar: questões pertinentes ao trabalho docente. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014.

7.
ANDRE, B. P.; SANTO, J. A. E. . A escola e o seu papel de Formar cidadãos para o mundo tecnológico. In: VII Jornada Nacional de linguística e filologia da língua Portuguesa, 2014, Campos dos Goytacazes. VII Jornada Nacional de linguística e filologia da língua Portuguesa, 2014.

8.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . O uso das tecnologias da informação e comunicação - TIC S no ensino de língua portuguesa. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades, 2013. p. 1-17.

9.
PEREIRA, V. C. B. ; ANDRE, B. P. . Discriminação no contexto escolar: experiências com alunos do ensino médio. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidade, 2013.

10.
PEREIRA, V. C. B. ; ANDRE, B. P. . Redes Sociais Digitais: a potencialização da discriminação racial no ciberespaço. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013.

11.
PESSIN, G. ; GUIMARAES, D. N. ; ISTOE, R. S. C. ; ANDRE, B. P. ; TAVARES, L. C. C. . Juventudes e suas linguagens: o que a escola tem a ver com isso?. In: I Congresso Estadual de Pós Graduação: Saúde, Educação e Gestão: desafios e perspectivas, 2013, Cachoeiro do Itapemirim. Anais do I Congresso Estadual de Pós Graduação: Saúde, Educação e Gestão: desafios e perspectivas. Cachoeiro do Itapemirim-ES: Centro Universitário São Camilo Espírito Santo, 2013. v. 1. p. 116-121.

12.
BRUNETTI, G. ; FONSECA, R. ; ANDRE, B. P. . A APRENDIZAGEM MEDIADA ATRAVÉS DO ESPAÇO VIRTUAL E A POTENCIALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. In: I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), 2012, Niterói, Rj.. I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), 2012.

13.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. . As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação ? TIC´s para o Ensino na Educação Básica.. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFLU, 2012.

14.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: uma nova proposta para o ensino-aprendizagem. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Campos dos Goytacazes, 2012. v. 1.

15.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. ; GONÇALVES, C. F. . As contribuições das tecnologias da informação e comunicação para o ensino na educação básica. In: I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - I CONINTER, 2012, Niterói. Anais do I Coninter. Niterói, 2012.

16.
NASCIMENTO, Silvia Carla ; DIAS, C. ; ANDRE, B. P. . Língua Portuguesa e Ambiente Virtual: Interpretações e Expressões Textuais dos Adolescentes e Jovens. In: I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), 2012, Niterói, Rj.. I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), 2012.

17.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. . O uso das tecnologias na formação docente. In: V Encontro de Letras e Artes ? Territórios da memória: Nas dobras da imaginação., 2011, Campos dos Goytacazes. V Encontro de Letras e Artes ? Territórios da memória: Nas dobras da imaginação., 2011.

18.
ANDRE, B. P.. Brasilerinhos em Barcelona: resultados do processo de integração socioeducativa em verde, amarelo e vermelho. In: X Congresso Internacional da BRASA, 2010, Brasília. X Congresso Internacional da BRASA, 2010.

19.
ANDRE, B. P.. Verde, amarillo y rojo: la experiencia escolar de adolescentes brasileños en Barcelona. In: XII Seminario de la APEC: Ciencia para la vida., 2007, Barcelona. XII Seminario de la APEC: Ciencia para la vida.. Barcelona: APEC, 2007. p. 21-30.

20.
ANDRE, B. P.. La vida escolar de adolescentes brasileños en Barcelona.. In: Seminario Intenacional de Investigadores Brasileños en Barcelona, 2007, Barcelona. Actas del Seminario Intenacional de Investigadores Brasileños en Barcelona. Barcelona: APEC, 2007. p. 29-41.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, A. L. B. ; JORGE, A. P. S. A. ; ANDRE, B. P. . Relato de Experiência do ensino de LIBRAS em uma turma regular: facilitando a inclusão do aluno com deficiência. In: III CINTEDI - Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande - PB, 2018. Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018.

2.
ANDRE, B. P.. Experiências de discriminação: o efeito da emoção na aprendizagem de alunos do Ensino Médio. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012, Niterói, Rj.. IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012.

3.
ANDRE, B. P.; PEREIRA, V. C. B. ; SANTOS, A. C. A. ; SILVA, C. A. . Discriminação e Cotidiano Escolar: o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem.. In: III Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: Desafios Psicoeducacionais., 2012, Marília, SP.. III Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: Desafios Psicoeducacionais., 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . Internacionalização: Uma via de mão dupla. O Português Língua Não Materna (PLNM) e o Letramento Acadêmico de alunos estrangeiros na Pós-graduação da UENF. In: XI CONSIPLE, 2016, Salvador. XI CONSIPLE - Caderno de Resumos, 2016. p. 77-77.

2.
ANDRE, B. P.. MEMÓRIAS E FÁBULAS NA EJA: UMA OFICINA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: - I CONGRESSO NACIONAL DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: QUALIDADE EM QUESTÃO, 2015, Campos dos Goytacazes. ANAIS DO I CONGRESSO NACIONAL DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: QUALIDADE EM QUESTÃO, 2015.

3.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . Português Língua no Materna (PLNM) O Português como segunda língua (PL2) e o LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS ESTRANGEIROS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UENF. In: X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2015, Rio de Janeiro. Revista Philologus. Rio de Janeiro, 2015. v. Ano 21. p. 2109-2109.

4.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . Ensinar para a Geração Tecnológica: Um desafio para a escola e professores da Contemporaneidade. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: Educação , trabalho e Identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. ANAIS DO IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014.

5.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. In: I Congresso Internacional de Professores de Línguas: O desafio das TICs na Educação, 2014, Maceió. ANAIS I Congresso Internacional de Professores de Línguas: O desafio das TICs na Educação, 2014.

6.
PEREIRA, V. C. B. ; ANDRE, B. P. . 'Fora de área' na sala de aula: interferências do celular no ambiente de aprendizagem em uma escola estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos }Goytacazes. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014.

7.
ARRUDA, A. M. ; ANDRE, B. P. . Representações sociais em periferias capixabas: uma análise de reportagens de jornais do sul do Estado do Espírito Santo sobre a juventude dessas localidades. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014.

8.
GUIMARAES, D. N. ; ANDRE, B. P. . Inclusão escolar na formação de pedagogos: diretrizes e perspectivas. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014.

9.
VAZ, A. C. S. ; ANDRE, B. P. . Adolescência e identidade: o sentido de pertencimento em uma comunidade buziana. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014.

10.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . A Influência das Tecnologias na aprendizagem de Língua Porotuguesa. In: 1º Congresso estadual de Pós-Graduação Saúde, Educação e gestão: desafios e perspectivas, 2013, Cachoeiro de Itapemirim. Cadernos Camilianos, 2013. p. 15-20.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . Internacionalização: uma via de mão dupla. O Português Língua Não Materna (PLNM) e o Letramento Acadêmico de alunos estrangeiros na Pós-Graduação da UENF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . Saberes em trânsito. Migração com fins de estudo. Os alunos estrangeiros da pós-graduação da UENF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PENCINATO, G. S. ; SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR COMO UMA DAS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO ESCOLAR E PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS DO CENÁRIO EDUCACIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, L. E. S. ; SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. ; PENCINATO, G. S. . A MODA COMO FORMA DE EXPRESSÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE OS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS PRESENTES NAS PEÇAS DOS VESTUÁRIOS DOS INDIVÍDUOS OU GRUPOS SOCIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, L. R. ; SANTO, J. A. E. ; BARBOSA, L. E. S. ; SANTANNA, N. F. ; VALERIO, A. B. S. M. ; ANDRE, B. P. . ATUAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA ATENDER UM ALUNO CEGO NO CURSO DE CONTABILIDADE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTO, J. A. E. ; BARBOSA, L. E. S. ; ANDRE, B. P. ; SANTOS, S. L. . EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. ; PENCINATO, G. S. ; MOREIRA, L. R. ; BARBOSA, L. E. S. . ANÁLISE DO DISCURSO: A IMPARCIALIDADE DO REDATOR COMO UM DOS MITOS DO JORNALISMO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. ; SANTOS, S. L. ; BARBOSA, L. E. S. ; MOREIRA, L. R. . O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINAR E APRENDER BRINCANDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. ; SANTOS, S. L. ; BARBOSA, L. E. S. . INTERAÇÃO E ESCRITA: IMPROPRIEDADES NA ESCRITA ACADÊMICA DE ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DA UENF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTO, J. A. E. ; BARBOSA, L. E. S. ; ANDRE, B. P. ; SANTOS, S. L. . EDUCAÇÃO INFANTIL: O PRAZER DE APRENDER BRINCANDO E BRINCAR APRENDENDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRE, B. P.. Gente nova no pedaço: os desafios da adapatação escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
FRANZOSO, I. C. F. ; GUIMARAES, D. N. ; ANDRE, B. P. . Formação Docente para a Diversidade: rumo a uma prática democrática e plural. As contribuições do ensino de Língua Estrangeira.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . Português Língua Não Materna (PLNM) OPortuguês como Segunda Língua (PL2) e o letramento acadêmico de alunos estrangeiros na pós-graduação da UENF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . O Espanhol como Língua Estrangeira na cidade de Macaé. Dez anos da Lei 11.161/05. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FRANZOSO, I. C. F. ; ANDRE, B. P. . LITERATURA SEM FRONTEIRAS: transitando pelos versos de Pablo Neruda em imagens.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . ?A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC?s NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTO, J. A. E. ; ANDRE, B. P. . As tecnologias da informação e comunicação ?TICs como aliadas no ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NASCIMENTO, Silvia Carla ; ANDRE, B. P. . O estudo da escrita e da leitura nos meios midiáticos e na sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ESPÍRITO SANTO, Janete Araci ; ANDRE, B. P. . Educação e tecnologia: uma nova proposta para o ensino-aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BRUNETTI, G. ; ANDRE, B. P. . A contribuição da inteligência emocional para a ampliação da inteligência cognitiva no processo de ensino e aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GONÇALVES, C. F. ; SANTOS, L. A. ; ANDRE, B. P. . Adestramento e educação em Wittgenstein: uma possibilidade frente às incertezas do construtivismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BRUNETTI, G. ; FONSECA, R. ; ANDRE, B. P. . A APRENDIZAGEM MEDIADA ATRAVÉS DO ESPAÇO VIRTUAL E A POTENCIALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ANDRE, B. P.. Adolescentes en una sociedad de destino: los resultados del proceso de la integración socioeducativa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ANDRE, B. P.. Los efectos de las experiencias socioeducativas de adolescentes extranjeros en una sociedad de destino: integración o des-integración?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRE, B. P.. A escola e a formação da identidade na pós-modernidade.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRE, B. P.; SOUZA, C. H. M.; DEPS, V. L.; ASSEFF, V. R. A.. Participação em banca de Talita Nascimento dos Santos. Percepções e procedimentos de professores da área de humanas e exatas em relação ao erro na aprendizagem: um estudo comparativo entre professores universitários e seus respectivos alunos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
ANDRE, B. P.; STAHL, N. S. P.; DIAS, M. S. S.; BEGGIO, P. C.. Participação em banca de Estafane Costa Rosa Domingues. O aplicativo winplot no ensino e aprendizagem de funções à luz da teoria dos registros de representação e semiótica.. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
ANDRE, B. P.; SOUZA, C. H. M.; COSTA, A. L. L.; LUQUETTI, ELiana Crispim. Participação em banca de Rachel Alice Mendes da Silva Dias. Alfabetização e Letramento: concepções da prática docente de alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da UENF.. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
ANDRE, B. P.; COSTA, A. L. L.; LUQUETTI, ELiana Crispim; MARTINS, S.. Participação em banca de Liz Daiana Tito azeredo da Silva. Formação docente e construção do(s) saber(es): a contribuição do PIBID para os licenciados do curso de Pedagogia da UENF.. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
ESTEVES, J. C. R.; ANDRE, B. P.; NASCIMENTO, G.; SILVA, W.. Participação em banca de Carolina Fragoso Gonçalves. Adestrar para a autonomia: a crítica wittgensteiniana ao construtivismo. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
SANTOS, M. O.; ANDRE, B. P.; SOUZA, J. S.. Participação em banca de TEREZINHA FILGUEIRAS DE PINHO. AGRICULTURA FAMILIAR: UMA AVALIAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA A PARTIR DA AQÜICULTURA NOS MUNICÍPIOS DE CARACARAÍ E RORAINÓPOLIS EM RORAIMA.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
MARTINS, A. O.; MANSUR, A. F. U.; SOUZA, C. H. M.; ANDRE, B. P.. Participação em banca de Silvia Carla do Nascimento. Rastros da escrita desenvolvida na sala de aula e no blog dos nativos digitais de uma escola particular em Cachoeiro de Itapemirim ? ES.. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
ANDRE, B. P.; LUQUETTI, ELiana Crispim; LIRA, R. A.; MOURA, S. A.. Participação em banca de Janete Araci do Espírito Santo. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa da Educação Básica - um estudo de caso no contexto de uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes.. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
ANDRE, B. P.; SOUZA, J. S.; SANTOS, M. O.. Participação em banca de Josiane Mendes Silva. Organização do Trabalho pedagógico dos professores do IFAM- Campus São Gabriel da Cachoeira: um estudo das concepções pedagógicas que fundamentam sua prática docente.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
SOUZA, C. H. M.; ANDRE, B. P.; BEDIM, J. G. L.; CARNEIRO, A. P.. Participação em banca de Carla Cardoso Silva. Informação em excesso: a normose e a percepção de nativos e emigrantes digitais no Twitter. 2011. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
POVOA NETO, H.; RUA, JOAO; ANDRE, B. P.. Participação em banca de TATIANA DE ALMEIDA ACCIOLY. CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA: POLÍTICAS IMIGRATÓRIAS DOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ E O ESCRITÓRIO DE IMIGRAÇÃO DE QUEBEC EM SÃO PAULO.. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LUQUETTI, ELiana Crispim; ANDRE, B. P.; MOURA, S. A.; COSTA, A. L. L.. Participação em banca de Karine Lôbo Castelano. Funcionalismo e ensino: o uso dos vocábulos 'assim', 'tipo' e 'tipo assim' na cidade de Campos dos Goytacazes. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
LUQUETTI, ELiana Crispim; COSTA, A. L. L.; ANDRE, B. P.; MOURA, S. A.. Participação em banca de Karina Pereira Detogne. Uma proposta de ensino de gramática sob a perspectiva funcionalista: o uso do elemento bem. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
LUQUETTI, ELiana Crispim; MOURA, S. A.; ANDRE, B. P.; COSTA, A. L. L.. Participação em banca de Giselda Maria Dutra Bandoli. A ordenação dos adverbiais de tempo nas modadlidades oral e escrita na região norte-noroeste fluminense,sob uma perspectiva interdisciplinar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
LUQUETTI, ELiana Crispim; ANDRE, B. P.; COSTA, A. L. L.; MOURA, S. A.. Participação em banca de Monique Teixeira Crisóstomo. O livro didático de Língua Portuguesa: usos e contribuições para o ensino de Língua Materna. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
ANDRE, B. P.; MOURA, S. A.; LUQUETTI, ELiana Crispim. Participação em banca de Janete Araci do Espírito Santo. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa da Educação Básica - um estudo de caso no contexto de uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRE, B. P.; CARMO, G. T; LUQUETTI, ELiana Crispim. Participação em banca de Cássia Nunes Ribeiro Gomes.A arte de contar histórias nas séries iniciais: um exercício para a imaginação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
ANDRE, B. P.; LOBO, Y. L.; REIS, M. C. G.. Participação em banca de Camila da Silva Romão.Mapeamento da Educação de Surdos no Município de São João da Barra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
ANDRE, B. P.; LUQUETTI, ELiana Crispim; CARMO, G. T. Participação em banca de Aline de Souza Ferreira.A arte de contar histórias nas séries iniciais: um exercício para a imaginação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
ANDRE, B. P.; NEY, M. G.; TOTTI, Maria Eugênia F.. Participação em banca de Carolina Sobrinho.A realidade do fracasso escolar em uma escola de Quissamã. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
ANDRE, B. P.; LUQUETTI, ELiana Crispim; CARMO, G. T. Participação em banca de Rosilani Balthazar da Silva.REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DISCENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
ANDRE, B. P.; CARMO, G. T; TOTTI, Maria Eugênia F.. Participação em banca de Fernanda da Silva de Siqueira.CONTEXTUALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PERFIL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CEDERJ ? CONSÓRCIO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO RIO DE JANEIRO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
ANDRE, B. P.; CARMO, G. T; LUQUETTI, ELiana Crispim. Participação em banca de Rosilani Balthazar da Silva.Reflexões sobre a indisciplina escolar e suas implicações para a aprendizagem discente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
ANDRE, B. P.; NASCIMENTO, G.; REIS, M. C. G.. Participação em banca de Vanessa de Castro Bersót Pereira.Adolescentes e cotidiano escolar: experiências com a discriminação no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
ANDRE, B. P.; MOURA, S. A.; MARTINEZ, S. A. Participação em banca de Michele dos Santos da Silva Gama.Os jornais estudantis liceístas e um novo olhar sobre o Liceu de Humanidades de Campos (1925 a 1980).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
ANDRE, B. P.; MOURA, S. A.; CARMO, G. T. Participação em banca de Laís Rodrigues Ferreira.Integração da educação profissional à Educação de Jovens e Adultos: relações entre alunos e professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
ANDRE, B. P.; CAETANO, R. C.; NEY, M. G.. Participação em banca de Alda Pinto da Silva.Desigualdades de oportunidades educacionais reveladas pelo ENEM no estado do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
LUQUETTI, ELiana Crispim; ANDRE, B. P.; PEIXOTO, M. C. S.. Participação em banca de Susana do Espírito Santo de Carvalho.A música como meio facilitador no processo de ensino- aprendizagem.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa Redonda "Identidade, Cultura e Mídias".Identidade, Cultura e Mídias. 2016. (Encontro).

2.
Seminário aspectos sócio-educativos dos processos migratórios.A diversidade dos alunos estrangeiros e seu processo de adaptação em escolas brasileiras. 2016. (Seminário).

3.
Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação.Formação de Professores para o uso pedagógico de tecnologias digitais. 2016. (Seminário).

4.
VII SEMANA ACADÊMICA DA UENF / XV SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA.Para cuidar é preciso.... 2015. (Encontro).

5.
VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Mediação. 2014. (Congresso).

6.
XI ESUD ?Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática?. Uma nova visão sobre Educação a distância:análise da página "Língua Portuguesa no Facebook" .. 2014. (Congresso).

7.
II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - I CONINTER. Redes sociais digitais: a potencialização da discriminação racial no ciberespaço. 2013. (Congresso).

8.
Seminário Hispano-Brasileiro de Qualidade da Educação para Inclusão Sociaccicial.Da sala de aula ao ciberespaço: os reflexos da discriminação racial. 2013. (Seminário).

9.
XIII Mostra de Pós-graduação da UENF.As múltiplas linguagens da discriminação. 2013. (Outra).

10.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. APRENDIZAGEM MEDIADA ATRAVÉS DO ESPAÇO VIRTUAL E A POTENCIALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. 2012. (Congresso).

11.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - I CONINTER. Informação, educação e tecnologias. 2012. (Congresso).

12.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: ?Pensamento, Cultura e Tecnologia?..A contribuição da inteligência emocional para a ampliação da inteligência cognitiva no processo de ensino e aprendizagem. 2012. (Encontro).

13.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia.Língua, linguagem e educação. 2012. (Outra).

14.
I Simpósio Sobre Ensino de Didática. 2012. (Simpósio).

15.
X Congresso Latinoamericano de Humanidades. Adestramento e educação em Wittgenstein: uma possibilidade frente às incertezas do construtivismo. 2012. (Congresso).

16.
IV Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios Caminhos da Migração: Decisões e Tensões.Redes sociais e integração socioeducativa na diáspora juvenil brasileira. 2011. (Seminário).

17.
V Enletrarte - Territórios da memória: Nas dobras da imaginação.O uso das tecnologias na formação docente. 2011. (Encontro).

18.
X Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros - BRASA. ?Brasileirinhos em Barcelona: resultados do processo de integração em verde, amarelo e vermelho?. 2010. (Congresso).

19.
III Training seminar de jóvenes investigadores en Dinámicas Interculturales. Cultura y política Hacia una democracia cultural?.?De cerca y de lejos: imaginarios juveniles de la experiencia migratoria: El caso de los adolescentes brasileños?. 2009. (Seminário).

20.
LASA. Adolescentes en una sociedad de destino: los resultados del proceso de la integración socioeducativa. 2009. (Congresso).

21.
Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade.. 2009. (Seminário).

22.
Simposio Internacional ?Encuentros etnográficos con niñ@s y adolescentes en contextos educativos?.?Integración socioeducativa y redes sociales. El caso de adolescentes brasileños en Barcelona.?. 2009. (Simpósio).

23.
III Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios. 2008. (Seminário).

24.
II Congreso Internacional de Etnografía y Educación: Migraciones y Ciudadanias. Los efectos de las experiencias socioeducativas de adolescentes extranjeros en una sociedad de destino: integración o des-integración. 2007. (Congresso).

25.
Seminário Internacional de Investigadores Brasileiros na Europa: Território, Cidade e Educação..La vida escolar de adolescentes brasileños en Barcelona. 2007. (Seminário).

26.
Tal com som, tal com érem. Converses d'Arqueologia i Antropologia al Raval.El lado oscuro de la escuela: la experiencia de alumnos extranjeros. 2007. (Encontro).

27.
XII Seminario de la APEC: Ciencia para la vida..Verde, amarillo y rojo: la experiencia escolar de adolescentes brasileños en Barcelona. 2007. (Seminário).

28.
52º Congresso Internacional de Americanistas. Las redes sociales en la integración socioeducativa de alumnos brasileños en Barcelona. 2006. (Congresso).

29.
Els dijous del Brasil.Alumnos brasileños, escuela e integración. 2005. (Encontro).

30.
LECTURES and SEMINARS.Interculturality and education: A study on the integration of Brazilian students in Barcelona's schools. 2004. (Encontro).

31.
Congreso Internacional sobre Interculturalidad, Formación del Profesorado y Educación.. Workshop: ?Estratégias y recursos ludiformes para una ciudadania intercultural?. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRE, B. P.. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos:qualidade em questão.. 2015. (Congresso).

2.
ANDRE, B. P.. VII SEMANA ACADÊMICA DA UENF/XV SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA. 2015. (Outro).

3.
ANDRE, B. P.; ALMEIDA, A. J. . V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2013. (Congresso).

4.
SOUZA, C. H. M. ; ANDRE, B. P. ; LUQUETTI, ELiana Crispim ; MOURA, S. A. . III Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia. 2012. (Outro).

5.
ANDRE, B. P.; ALMEIDA, A. J. . IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. (Congresso).

6.
ANDRE, B. P.; POVOA NETO, H. ; SANTOS, M. O. ; PETRUS, R. . IV Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) ?Caminhos da Migração: Decisões e Tensões?. 2011. (Outro).

7.
ANDRE, B. P.; DOLISKI, C. . III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2011. (Congresso).

8.
ANDRE, B. P.; POVOA NETO, H. ; SANTOS, M. O. ; PETRUS, R. . III Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios ? NIEM. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANA PAULA SILVA ANDRADE JORGE. CEDER OU RESISTIR: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA APLICAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO. A FORMAÇÃO E INQUIETAÇÕES DOCENTE DIANTE DO PROCESSO INCLUSIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

3.
EDYALA OLIVEIRA BRANDÃO VEIGA. UM ESTUDO SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ADOLESCÊNCIA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Heliane do Nascimento Silva. Literatura e Música: Uma relação reflexiva sobre a realidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Décio Nascimento Guimarães. Multiculturalismo como estratégia de mediação de conflitos em ambiente escolar na perspectiva da educação inclusiva. Início: 2015. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Janete Araci do Espírito Santo. Interação e escrita: um suporte pedagógico aos alunos do Curso de Pedagogia do CEDERJ - UENF. Início: 2015. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carolina carlos da Silva de Souza Sobrinho. O discurso midiático e a imagem do professor: o episódio da greve de Campos dos Goytacazes. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

2.
Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo. Multiculturalismo no ensino de Artes Visuais: desafios e possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

3.
Angelo Moreira Arruda. Cidadania e sentimento de pertencimento da criança: participação da escola na construção de práticas cidadãs desde a infância. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

4.
Samara Moço Azevedo. PEDAGOGIA E DIVERSIDADE CULTURAL: Diretrizes para uma nova formação. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Bianka Pires Andre.

5.
Cíntia Moreira de Castro. A prática do Professor de Língua Portuguesa: trajetórias, impasses e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

6.
Ana Carolina de Souza Vaz. Juventude e identidade: o sentimento de pertencimento de alunos do bairro da Rasa em Armação de Búzios/RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

7.
Ileana Celeste Fernández Franzoso. O letramento acadêmico de alunos estrangeiros da Pós-Graduação da UENF. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

8.
Rosilani Balthazar da Silva. Mediação e prática pedagógica em EAD: A interação do tutor em ambientes virtuais de aprendizagens do Curos de Licenciatura em Pedagogia do CEDERJ/UENF. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

9.
Camila Peixoto fagundes Ramos. A modelagem matemática na licenciatura: uma experiência no PIBID. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Coorientador: Bianka Pires Andre.

10.
Sandra Maria Schröetter. Construção do conhecimento em matemática via ambiente por meio de modelagem matemática e trabalho colaborativo. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Coorientador: Bianka Pires Andre.

11.
VANESSA DE CASTRO BERSÓT PEREIRA. "FORA DE ÁREA" NO AMBIENTE ESCOLAR: INTERFERÊNCIAS DO CELULAR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

12.
Giovana Maria Brunetti. Emoção e Inteligência: aspectos entrelaçados no processo de ensino e aprendizagem.. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianka Pires Andre.

13.
Décio Nascimento Guimarães. Inclusão escolar: Contribuições à formação de Pedagogos. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

14.
Janete Araci do Espírito Santo. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa da Educação Básica - um estudo de caso no contexto de uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes.. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

15.
Silvia Carla do Nascimento. Rastros da escrita desenvolvida na sala de aula e no blog dos nativos digitais de uma escola particular em Cachoeiro de Itapemirim ? ES.. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bianka Pires Andre.

16.
Carolina Fragoso Gonçalves. ADESTRAR PARA AUTONOMIA: a crítica Wittgensteiniana ao construtivismo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Coorientador: Bianka Pires Andre.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cecília Melo Gomes. O mito do medo da matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

2.
Lucas Xavier Peixoto. A escola de quem ensina e a escola: os desafios do uso das NTIC's. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

3.
Samara Moço Azevedo. O tratamento dado à leitura na fase final do Ensino Fundamental I: entre o real e o ideal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

4.
Layra do Espirito Santo Curty. O mundo da leitura e a leitura do mundo: as perspectivasdos professores frente à função social das práticas de leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

5.
Maria da Glória Minguta de Oliveira. Perspectivas da família e da escola em relação ao fracasso escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

6.
Ana Claudia Avelina dos Santos. Discriminação no âmbito escolar: o papel das emoções nas experiências educativas de adolescentes.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

7.
Camille Auatt da Silva. Era uma vez... experiências de alunos do Ensino Fundamental com a leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

8.
Camila da Silva Romão. Mapeamento da Educação de Surdos no Município de São João da Barra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

9.
Aline de Souza Ferreira. A arte de contar histórias nas séries iniciais: um exercício para a imaginação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

10.
Cássia Nunes Ribeiro Gomes. A arte de contar histórias nas séries iniciais: um exercício para a imaginação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

11.
Carolina Sobrinho. A realidade do fracasso escolar em uma escola de Quissamã. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

12.
Vanessa de Castro Bersót Pereira. Adolescentes e cotidiano escolar: experiências com a discriminação no ensino médio.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bianka Pires Andre.

13.
Rosilani Balthazar da Silva. Reflexões sobre a indisciplina escolar e suas implicações para a aprendizagem discente.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Bianka Pires Andre.

Iniciação científica
1.
Cecíllia Mello Gomes. O despertar pela leitura: o mundo com outros olhos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Bianka Pires Andre.

2.
Jéssica Barboza Nantes de Paiva. O mundo da leitura: explorando terras desconhecidas com os alunos do ensino fundamental. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Bianka Pires Andre.

3.
Eri Lidiane da Silva Alves. Mapeamento dos alunos com necessidades educacionais na UENF. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bianka Pires Andre.

4.
Camille Auatt da Silva. Viajando pela leitura:as experiências de alunos do Ensino Fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Bianka Pires Andre.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRE, B. P.. A escola e a formação da identidade na pós-modernidade.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Estágios Sanduíche

* Centro: Steinhardt School of Education - New York University
Localidade: Nova York  País: EUA 
Duração: 03/10 a 09/12 de 2005
Projeto: ?Immigration Project studies the impact of immigrant students on the American educational system and the issues of adaptation as they affect immigrant children?


* Centro: School of Education - University of Calgary
Localidade: Calgary  País: Canada 
Duração: 01/10 a 02/12 de 2004
Projeto ?Negotiating Differences and Democracy: Identity Formation as Social Capital among Youth?



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 24:56:15