Alessandro Santos da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1622339109413385
  • Última atualização do currículo em 14/02/2016


Graduado em História (2004) e Doutor em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Atualmente é Professor do Departamento de Pedagogia - Campus Regional de Cianorte - Universidade Estadual de Maringá (DPD/CRC/UEM). De 2008 a 2014 atuou no Campus da UEM em Umuarama (UEM/CRU). Dentre as atividades que desempenhou destaca-se a Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e a participação na Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Unitrabalho (CAU ? UEM). Porém, realizou atividades acadêmicas com os demais cursos do Campus (Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Meio Ambiente, Medicina Veterinária e Agronomia). As atividades de pesquisa estão relacionadas à área da História da Ciência e a História da Educação. Para além da pesquisa acadêmica, desempenha atividades extensionistas vinculadas aos Empreendimentos Econômicos Solidários e ao Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM, programa voltado para a formação continuada de professores que atuam com a formação de jovens do Ensino Médio nos Núcleos Regionais de Ensino das cidades de Maringá, Cianorte, Umuarama e Goioerê. As atividades de Ensino estão demarcadas pelos conteúdos de Metodologia do Trabalho Científico, História da Educação, História da Ciência e Sociologia da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandro Santos da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Tecnologia, DTC - Departamento de Tecnologia.
Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 1800
Campus Universitário
87502080 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 36219314
URL da Homepage: http://www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
UEM - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A imprensa espírita e suas estratégias pedagógicas em fins do Império brasileiro (1869-1882), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Cezar de Alencar Arnaut de Toledo.
Palavras-chave: História da Educação; Imprensa; Doutrina Espírita.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A formação do homem grego na perspectiva da Trilogia Tebana de Sófocles.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Jose Joaquim Pereira Melo.
Palavras-chave: Educação; História da Educação; Sófocles; Teatro Grego; Grécia Clássica; Ésquilo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
2009 - 2011
Especialização em História, Arte e Cultura. (Carga Horária: 552h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Os conceitos de cidadania no livro didático público de História para o Ensino Médio do Paraná: a perspectiva histórica e a jurídico-social.
Orientador: Maria Antonia Marçal.
2000 - 2004
Graduação em História.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O mito heróico nas tragédias de Sófocles: uma análise da Trilogia Tebana.
Orientador: David Ferreira de Paula.
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Cultura e História em Antonio Gramsci. (Carga horária: 10h).
UEM - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Docente. (Carga horária: 10h).
Colégio Estadual Princesa Izabel, CEPI - EFM, Brasil.
2000 - 2000
Introdução a Demografia Histórica: fontes.... (Carga horária: 16h).
UEM - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
Retratos do Brasil: o cinema e a literatura.... (Carga horária: 70h).
UEM - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
As Reformas da Reforma: diversos caminhos.... (Carga horária: 15h).
UEM - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Global de Umuarama LTDA, CGU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular da Disciplina de História, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Ensino Médio


Escola Casinha Feliz S/S LTDA (Faculdades Global de Umuarama), FGU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Disciplina de Filosofia da Educação e História de Educação no Curso de Pedagogia. As atividades na Instituição iniciaram-se no Colégio Global de Umuarama, sendo, posteriormente feito novo registro funcional em nome de Escola Casinha Feliz, que é a Razão Social da Faculdade Global de Umuarama.


Faculdade de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Professor da Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no Curso de Psicopedagogia Instituicional.


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente de História, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina de História no Ensino Fundamental e Médio.


Universidade Estadual de Maringá/Universidade Aberta do Brasil, UEM/UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Bolsita do FNDE, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a distância do curso de pós-graduação Lato-Sensu: Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Parceria entre UEM/UAB/MEC.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Bolsita do FNDE, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a dustância do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Indígena - Carga Horária: 180 horas. Curso em Parceria com o MEC Conforme Certificado: 009/09 - CCH


UEM - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
1) Professor da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico nos Cursos: Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Construção Civil; Tecnologia em Meio Ambiente; Medicina Veterinária. 2) Professor da disciplina de Introdução à Sociologia no curso de Tecnologia em Alimentos; 3) Professor da disciplina de Introdução à Engenharia nos cursos: Engenharia de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia Ambiental.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrante da disciplina: 1) METEP (Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia e Técnica de Pesquisa). Vinculado ao CTC/DTC - Umuarama - Centro de Tecnologia com atuação no Departamento de Tecnologia no Campus Regional de Umuarama. Leciona nos cursos de Medicina Veterinária, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Alimentos. 2) Introdução a Sociologia Curso: Tecnologia em Alimentos - CTC/DTC - Umuarama

Atividades

09/2010 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, DTC - Departamento de Tecnologia, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral visando os cargos de Coordenação do Conselho Academico do curso de Tecnologia em Alimentos - RES. 063/2010..
04/2010 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, DTC - Departamento de Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro e Representante do DTC junto ao Conselho Acadêmico de Tecnologia em Alimentos..
04/2010 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, DTC - Departamento de Tecnologia, .

Cargo ou função
omissão Eleitoral visando os cargos de Coordenadores do Conselho Academico dos cursos de Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Construção Civil - RES. 027/2010..
06/2009 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, DTC - Departamento de Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro e Representante do DTC junto ao Conselho Acadêmico de Tecnologia em Meio Ambiente..
11/2008 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, DTC - Departamento de Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro e Representante do DTC junto ao Conselho Acadêmico de Tecnologia em Alimentos..


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Educação na Capitania de São Vicente no século XVI
Descrição: Pesquisa documental sobre o processo que envolveu a fundação da primeira instalação dos Jesuítas em São Vicente, com a chegada à Vila do jesuíta Leonardo Nunes (c.1490-1554), provavelmente em fins de 1549, ocasião em que logo buscou iniciar o ensino das Primeiras Letras aos meninos da terra. A pesquisa é baseada na documentação produzida pelos próprios padres jesuítas, especialmente cartas endereçadas à metrópole portuguesa. Tais documentos podem ser lidos na Monumenta Brasiliae, obra organizada pelo Padre Serafim Leite e que contém boa parte da documentação produzida pelos padres jesuítas que viveram no Brasil no século XVI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandro Santos da Rocha - Coordenador / Cezar de Alencar Arnault de Toledo - Integrante.
2009 - 2010
Estudo Comparativo de Regras Operacionais - Processo: 10047/2008 - PPG/UEM
Descrição: Pesquisa Docente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Os Gregos e o Trágico: Nietzsche em Questão
Descrição: Descrição: PIBIC Orientadora: Profª. Dra. Renata Lopes Biazotto Venturini..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
O Mito Heróico nas Tragédias de Sófocles: uma análise da Trilogia Tebana
Descrição: Pesquisa orientada pelo Prof. Dr. David Ferreira de Paula.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Unitrabalho (CAU ? UEM)
Descrição: A incubadora desenvolve atividades com populações diversas, a exemplo das comunidades que se encontram no campo, ou ainda, em situações de vulnerabilidade social, propiciando as mesmas condições para autonomia e renda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Trabalho Científico.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, A. S.2009ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . O teatro e a democracia no século V a.C.: um gênero artístico a favor da aristocracia no período clássico. Fênix (UFU. Online), v. 6, p. 1-10, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, A. S.; NOVAK, E. S. ; NOVAK, M. S. J. . Diversidade e educação: uma perspectiva histórica. In: Rosângela Célia Faustino; Lúcio Tadeu Mota. (Org.). Cultura e diversidade cultural: questões para a Educação. 1ed.Maringá: EDUEM, 2012, v. , p. 31-52.

2.
ROCHA, A. S.; NOVAK, M. S. J. . Educação Escolar Indígena: literatura e política educacional a partir dos anos de 1970. In: Rosângela Célia Faustino; Maria Simone Jacomini Novak. (Org.). Alfabetização, cultura e educação de jovens e adultos: uma experiência entre índios Kaingang no Paraná. 1ed.Maringá: EDUEM, 2011, v. , p. 31-43.

3.
ROCHA, A. S.; BERNARDO, D. G. . Pesquisa bibliográfica: entre conceitos e fazeres. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Teresa Claro Gonzaga. (Org.). Metodologia e técnicas de pesquisa na área de Ciências Humanas. 1ed.Maringá: EDUEM, 2011, v. , p. 81-99.

4.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . A comédia da educação grega na peça As Nuvens de Aristófanes. In: OLIVEIRA, Terezinha; RIBEIRO, Elizabete Custodio da Silva. (Org.). Pesquisas em Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplinares.. Maringá: EDUEM, 2009, v. III, p. 351-362.

5.
SOUZA, P. R. ; ROCHA, A. S. . O embate entre a aristocracia e a tirania em o Prometeu Acorrentado de Ésquilo. In: OLIVEIRA, Terezinha; RIBEIRO, Elizabete Custodio da Silva. (Org.). Pesquisas em Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplinares.. Maringá: EDUEM, 2009, v. III, p. 385-396.

6.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . A tragédia grega e sua força educativa.. In: Terezinha Oliveira; José Joaquim Pereira Melo. (Org.). Pesquisa em Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplinares.. 1ed.São Luís: UEMA, 2008, v. II, p. 223-232.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, A. S.; LIMA, S. T. V. M. L. . A ciência na imprensa oitocentista. In: XVI Semana de Pedagogia - VIII Encontro de Pesquisa em Educação e I Encontro de Alfabetização PIBID Pedagogia, 2014, Cianorte. Anais da XVI Semana de Pedagogia - VIII Encontro de Pesquisa em Educação e I Encontro de Alfabetização PIBID Pedagogia. Cianorte: UEM, 2014.

2.
ROCHA, A. S.. Imprensa espírita e elite letrada no Brasil oitocentista. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013, Cuiabá. Anais da SBHE: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013.

3.
ROCHA, A. S.. Possibilidades da imprensa espírita enquanto fonte para a história da educação: a ciência e a religião na elite brasileira oitocentista. In: X Ibero Americano de História da Educação: Formación de Élites y Educación Superior en IberoAmérica, 2012, Salamanca - ES. Formación de Élites y Educación Superior en IberoAmérica. Salamanca: Hergar Ediciones Anterna, 2012. v. v. 2. p. 761-767.

4.
ROCHA, A. S.. The citizenship in the history textbooks (O conceito de cidadania nos livros de didático de História). In: ISCHE - International Standing Conference for the History of Education, 2011, San Luis Potosi, México. State, Education and Society: new perspectives on an old debate, 2011. p. 1-10.

5.
ROCHA, A. S.. Da Antiguidade a Contemporaneidade: considerações iniciais sobre a cidadania nos livros didáticos de História do Ensino Médio. In: ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. Londrina: UEL, 2010. p. 1-17.

6.
ROCHA, A. S.. Intencionalidade educativa para a formação política nas tragédias gregas de Sófocles.. In: EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia Temática - Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem., 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: CHAMPAGNAT, 2009. p. 11108-11119.

7.
SOUZA, P. R. ; ROCHA, A. S. . OMarquês de Condorcet e os primeiros passos para a instrução pública. In: EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia Temática - Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem., 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: CHAMPAGNAT, 2009. p. 6346-6357.

8.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . A literatura grega na transição da Grécia arcaica para a Grécia clássica: um estudo do gênero trágico. In: II Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DLE/UEM, 2008. p. 1871-1878.

9.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . Édipo Rei de Sófocles: uma personagem buscando superar as contradições de uma sociedade em transformação. In: II Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: DLE/UEM, 2008. p. 1897-1905.

10.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . O cenário da pólis na representação trágica da Trilogia Tebana de Sófocles.. In: Seminário de Pesquisa do PPE - Programa de Pós-graduação em Educação da UEM, 2008, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE - 2008, 2008.

11.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . A formação do grego na perspectiva da Trilogia Tebana de Sófocles. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais: cultura e educação, ética e ação política, 2006, Maringá. Anais ? Trabalhos Completos do V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: PPE/UEM, 2006. p. 1-8.

12.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . A Trilogia Tebana de Sófocles e sua arte formadora. In: XII Semana de Pedagogia ? socializando saberes, construindo identidades, 2005, Maringá. XII Semana de Pedagogia ? socializando saberes, construindo identidades. Maringá: UEM, 2005. p. 175-180.

13.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . A busca pelo costume: uma análise da Antígona de Sófocles. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação: Trabalhos Completos. Maringá: s/n, 2005. p. 431-437.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, A. S.; FUTATA, M. D. A. . War and Peace in the press in Rio de Janeiro in the nineteenth century: an analysis of newspaper Peaceful Revolution (1862). In: ISCHE 36 - International Standing Conference for the History of Education, 2014, Londres. Education, War & Peace - Abstracts. Londres: ISCHE, 2014. v. 1. p. 295-295.

2.
ROCHA, A. S.; TOLEDO, C. A. A. . THE BRAZILIAN RELIGIOUS PRESS AS A SOURCE FOR RESEARCH IN EDUCATION IN THE 19TH CENTURY. In: ISCHE 34 - International Standing Conference for the History of Education, 2012. Internationalization in Education (19th-20th centuries) - Internationalisation dans le champ éducatif (18e-20e siècles). Genève: Université de Genève. v. 1. p. 34-34.

3.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . A comédia da educação grega na peça as nuvens de Aristófanes. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & VI Ciclo de Estudos Antigos Medievais do PR e SC: Educação, Política e Religiosidade, 2008, Maringá. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & VI Ciclo de Estudos Antigos Medievais do PR e SC: Caderno de Resumos. Maringá: Massoni, 2008. p. 62-62.

4.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . O embate entre a aristocracia e a tirania na peça O Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a democracia como solução para um conflito social. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & VI Ciclo de Estudos Antigos Medievais do PR e SC: Educação, Política e Religiosidade, 2008, Maringpa. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & VI Ciclo de Estudos Antigos Medievais do PR e SC: Caderno de Resumos. Maringá: Massoni, 2008. p. 64-64.

5.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . A formação do grego na perspectiva da Trilogia Tebana de Sófocles. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Maringá. V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Caderno de Resumos. Maringá: s/n, 2006. p. 64-64.

6.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . Do homem heróico ao homem político: a formação do grego a partir da tragédia de Sófocles. In: II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais & VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Assis. II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais & VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais: Caderno de Programação e Resumos. Assis: s.n., 2006. p. 40-40.

7.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . As tragédias de Sófocles e as transformações na mentalidade do homem grego. In: I CONALI- Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá. Caderno de Programação e Resumos, 2006. p. 249.

8.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . A busca pelo costume: uma análise da Antígona de Sófocles. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação: Caderno de Resumos. Maringá: s.n., 2005. p. 46-46.

9.
ROCHA, A. S.. Dionisíaco versus Aplíneo: a Tragédia Grega e seu fim trágico. In: III EPCC - Encontro de Produção Científica do Cesumar, 2003, Maringá. Encontro de Produção Científica do Cesumar. Maringá: CESUMAR, 2003.

10.
ROCHA, A. S.. A Representação do Homem Grego no Teatro de Sófocles. In: III EPCC - Encontro de Produção Científica do Cesumar, 2003, Maringá. Encontro de Produção Científica do Cesumar. Maringá: CESUMAR, 2003.

11.
ROCHA, A. S.. Dionisíaco versus Apolíneo: a Arte Trágica e o Teatro Social. In: XII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçú. Anais do XII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. Foz do Iguaçú: UNIOESTE, 2003.

12.
ROCHA, A. S.. O Mito Heróico nas Tragédias de Sófocles: Uma Análise da Trilogia Tebana. In: XI EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Anais do XI EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. Maringá: UEM, 2002.

13.
ROCHA, A. S.. O mito heróico nas tragédias de Sófocles: uma análise da Trilogia Tebana. In: II EPCC - Encontro de Produção Científica do Cesumar, 2001, Maringá. II EPCC - Livro de Resumos. Maringá: CESUMAR, 2001. v. I.

14.
ROCHA, A. S.. A elaboração do projeto de pesquisa: O papel do herói na tragédia grega.. In: VII Seminário de Pesquisa em História, 2000, Maringá. A pesquisa histórica no liminar do século XXI: fontes e metodologias, 2000. v. I.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, A. S.; LIMA, S. T. V. M. L. . A ciência na imprensa oitocentista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, A. S.. Da Antiguidade a Contemporaneidade: considerações iniciais sobre a cidadania nos livros didáticos de História do Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, A. S.. Intencionalidade educativa para a formação política nas tragédias gregas de Sófocles.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . Formação política e intencionalidade educativa no teatro grego: Sófocles como educador na Grécia Clássica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUZA, P. R. ; ROCHA, A. S. . O mito e a racionalização do pensamento social no Prometeu Acorrentado de Ésquilo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . O embate entre a aristocracia e a tirania na peça O Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a democracia como solução para um conflito social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROCHA, A. S.; SOUZA, P. R. . A comédia da educação grega na pela As Nuvens de Aristófanes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, A. S.. A educação burguesa como instrumento de "contra-revolução": o direito universal de submissão do proletariado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROCHA, A. S.. A literatura grega na transição da Grécia arcaica para a Grécia Clássica: um estudo do gênero trágico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROCHA, A. S.. Édipo Rei de Sófocles: uma personagem buscando superar as contradições de uma sociedade em transformação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROCHA, A. S.. Do homem heróico ao homem político: a formação do grego a partir da tragédia de Sófocles. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROCHA, A. S.; PEREIRA MELO, J. J. . A formação do grego na perspectiva da trilogia tebana de Sófocles. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROCHA, A. S.. A busca pelo costume: uma análise da Antígona de Sófocles. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, A. S.. Ensino Religioso: abordagem sobre diversidade religiosa e cultural.. 2011. .

2.
ROCHA, A. S.. Normas da ABNT aplicadas na Ciência e Tecnologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROCHA, A. S.. Possibilidades de Integração: História, Geografia, Arte e Ensino Religioso.. 2010. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ROCHA, A. S.. Os clássicos nos cemitérios europeus. 2014 (Exposição fotográfica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, A. S.. Participação em banca de Cristina Smolareck. Democratização e Educação? Reflexões fundamentais sobre aspectos concernentes da educação a distância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROCHA, A. S.. Banca de Seleção de Bolsistas para Programa de Extensão Universitária "Universidade Sem Fronteiras" - SETI - PR - Projeto: Diagnóstico Sócio-Educativo da Não-Alfabetização Indígena e Formação de Agentes Culturais Alfabetizadoes nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mocóca no Paraná.. 2008. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação - Ensino Fundamental e Médio.Capacitação Docente. 2010. (Outra).

2.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul ANPED SUL 2010.Da Antiguidade a Contemporaneidade: considerações iniciais sobre a cidadania nos livros didáticos de História do Ensino Médio. 2010. (Encontro).

3.
VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Inter.Formação política e intencionalidade educativa no teatro grego: Sófocles como educador na Grécia Clássica. 2009. (Outra).

4.
VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Inter.O mito e a racionalização do pensamento social no Prometeu Acorrentado de Ésquilo. 2009. (Outra).

5.
Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores para a Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Outra).

6.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2008. (Congresso).

7.
VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & VI Ciclo de Estudos Antigos Medievais do PR e SC: Educação, Política e Religiosidade. 2008. (Congresso).

8.
I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2006. (Congresso).

9.
II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2006. (Outra).

10.
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais: cultura e educação, ética e ação política. 2006. (Congresso).

11.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2005: Pesquisa em Educação: o dilema produtividade-qualidade na Pós-Graduação. 2005. (Outra).

12.
IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação. 2005. (Congresso).

13.
Seminário de Pesquisa do PPE 2005. 2005. (Seminário).

14.
XII Semana de Pedagogia: socializando saberes, construindo identidades.. 2005. (Encontro).

15.
Dimensões da cultura brasileira nos festejos carnavalescos dos anos 30 do século passado em São Paulo. 2004. (Outra).

16.
150 anos de Parná: História e Historiografia.VIII Encontro Regional de História. 2002. (Encontro).

17.
II Semana de Ciências Sociais: Espaço Público, Identidades e Sociedades no Brasil.II Semana de Ciências Sociais. 2002. (Encontro).

18.
II Semana de Ciências Sociais: Espaço Público, Identidades e Sociedades no Brasil.II Semana de Ciências Sociais. 2002. (Encontro).

19.
I Simpósio de Educação Infantil.I Simpósio de Educação Infantil. 2002. (Simpósio).

20.
VIII Seminário de Pesquisa em História: História, Acervos e Fontes.VIII Seminário de Pesquisa em História: História, Acervos e Fontes. 2002. (Seminário).

21.
Visita à UEM.Visita à Uem. 2002. (Encontro).

22.
I Encontro Maringaense de História do Paraná.I Encontro Maringaense de História do Paraná. 2000. (Encontro).

23.
II Ciclo de Estudos Medievais: Saber e Poder na Idade Média.II Ciclo de Estudos Medievais: Saber e Poder na Idade Média. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, A. S.. Auguste Comte: vida, obra e pensamento. 2010. (Outro).

2.
ROCHA, A. S.. Cultura e História em Antonio Gramsci. 2010. (Outro).

3.
ROCHA, A. S.. Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores para a Educação de Jovens e Adultos na Terra Indígena Mococa. 2008. (Outro).

4.
ROCHA, A. S.. VIII Seminário de Pesquisa em História: História, Acervos e Fontes.. 2003. (Outro).

5.
ROCHA, A. S.. VIII Seminário de Pesquisa em História: História, Acervos e Fontes.. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
AMANDA VITOR DOURADO (Coorientador). Educação na Capitania de São Vicente no século XVI. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UEM - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandro Santos da Rocha.



Outras informações relevantes


- Aprovação em Concurso Público para Docente da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa conforme PORTARIA Nº 239 de 30 de Setembro/2009 (fls. 3 de 6);
- Aprovação em Concurso Público para Professor do Quadro Próprio do Magistério - QPM da SEED - Secretaria de Edecuação do Estado do Paraná. EDITAL Nº 23/2007-GS/SEED
- Aprovação em Concurso Púlbico para Professor da UEPR/Fecilcam - Campo Mourão, conforme EDITAL N. 092/2010-D publicado no Diário Oficial - Edição 8354 de 01/12/2010, p. 5.

Aprovação em 1º Lugar em Teste Seletivo para a disciplina de METEP da Universidade Estadual de Maringá-DFE. Ano de 2008
Aprovação em 1º Lugar em Teste Seletivo para a disciplina de METEP da Universidade Estadual de Maringá-CRC/DTC. Ano de 2010



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:45:38