Antônio do Nascimento Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6811702285923172
  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


Graduou-se em Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar em 2003. Concluiu o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática em 2010 pela mesma Universidade. Lecionou em escolas da rede pública estadual de São Paulo de 2004 a 2011 (em São Carlos e Socorro), para os ensinos fundamental e médio. A partir de fevereiro de 2011 leciona no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), nos Campi de Muzambinho e atualmente Inconfidentes, trabalhando com Ensino Médio, Cursos Superiores e Pós-Graduação, onde também atuou (2012 a 2013) na coordenação de curso de Licenciatura em Matemática. É Doutor pelo PECIM-UNICAMP (Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática), onde trabalha com Práticas e documentos curriculares em Matemática do Ensino Médio a partir de narrativas docentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antônio do Nascimento Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, A. N.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes.
Praça Tiradentes, 416
Centro
37576000 - Inconfidentes, MG - Brasil
Telefone: (35) 34641200
URL da Homepage: http://www.ifs.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Práticas curriculares em torno da disciplina escolar Matemática no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Inês Petrucci-Rosa.
Palavras-chave: currículo de Matemática; Instituto Federal; ensino médio; documentos curriculares.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Ensino de Ciências Exatas.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Uma proposta de ensino envolvendo Geometria Fractal para o estudo de Semelhança de Figuras Planas, Ano de Obtenção: .
Orientador: JOSÉ ANTONIO SALVADOR.
Palavras-chave: geometria fractal; ensino; consolidação da aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000
Graduação em andamento em Matemática.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
Formação em Tutoria Virtual - EAD. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2007
Leitura e Escrita - Desafio de Todos. (Carga horária: 120h).
SEE - SP / Fundação Wolkswagen, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: aluno graduação e bolsista PIBIC, Carga horária: 24


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Muzamb, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor EBTT efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador de Curso de Graduação (Licenciatura em Matemática)

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor EBTT substituto, Carga horária: 40

Atividades

12/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso da Licenciatura em Matemática.

E E P Maria Odete S L Frattini, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 35


E. E. Prof. Adail Malmegrim Gonçalves, EEPAMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Professor PEB II, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 12
Outras informações
Lecionou para alunos do último período da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na E. E. Prof. Atília Prado Margarido, cidade de São Carlos, acumulando experiência com um público diferenciado de alunos



Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Produtos educacionais no Mestrado Profissional em ensino de Física e Matemática: itinerários de desenvolvimento, implementação e avaliação, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade
Descrição: Eixo temático: Educação Continuada (Formação de professores de Física e Matemática) Área de investigação: Abordagens multidisciplinares de áreas de conhecimentos afins..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
OBMEP 2006, SBM - Sociedade Brasileira de Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, A. N.2012 GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Dobras, Cortes e Fractais no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista, v. 37, p. 5-13, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PETRUCCI-ROSA, M. I. ; GOMES, A. N. ; MOREIRA, L. A. . DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Enem, 2016.

2.
GOMES, A. N.; PAES, G. R. . Crônicas de Recife: a princesa, o cordel e o fractal. In: Conferencia Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XIII CIAEM, 2011.

3.
GOMES, A. N.; PAES, G. R. . Proposta de atividades para o estudo de Semelhança de Figuras Planas na 8a série do Ensino Fundamental através da Geometria Fractal - algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

4.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. ; PAES, G. R. . Perspectivas para o uso de fractais em salas de aula da educação básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

5.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. ; PAES, G. R. . Perspectivas para o uso de fractais em salas de aula da educação básica. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

6.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Geometria Fractal no ensino: contemplando a matriz de referência do SARESP. In: X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010, São Carlos. Anais do X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, A. N.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, A. N.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . Enredos e práticas curriculares em torno da disc. esc. Matemática: o caso de um IF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, A. N.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . Enredos e práticas curriculares em torno da dis. esc. Matemática: o caso de um Instituto Federal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GOMES, A. N.. Construções Rurais, Currículo e Metodologias de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES, A. N.; ROSA, M. I. F. P. S. . Práticas curriculares em torno da disciplina escolar MMaatteemmááttiiccaa no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, A. N.. Arte e Natureza na Aula de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, A. N.. A rede híbrida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Dobras, Cortes, Padrões ...Fractais no Ensino de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GOMES, A. N.. Excursão para o Nordeste. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GOMES, A. N.; ROSA, M. I. F. P. S. . Práticas curriculares em torno da disciplina escolar MMaatteemmááttiiccaa no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PAES, G. R. ; GOMES, A. N. . Crônicas de Recife: a princesa, o cordel e o fractal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GOMES, A. N.. Um olhar inovador sobre o currículo de Matemática da Educação Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Proposta de atividades para o estudo de Semelhança de Figuras Planas na 8a série do Ensino Fundamental através da Geometria Fractal - algumas reflexões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. ; PAES, G. R. . Perspectivas para o uso de fractais em salas de aula da educação básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GOMES, A. N.. E depois da elaboração de um Produto Educacional?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Fractais no Ensino de Geometria da Ed. Básica - Primeiras Experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. ; Malagutti, Pedro L. A. . INCLUINDO FRACTAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GOMES, A. N.. A Matemática das Pipas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Difusão de Drogas no Organismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Difusão de Drogas no Organismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Difusão de Drogas no Organismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, A. N.; CARCAIOLI, G. F. ; MOREIRA, L. A. ; ROSA, M. D'A. ; GONÇALVES, P. W. . Caderno de trabalhos do V seminário do PECIM. Campinas: Biblioteca do IGE Unicamp, 2015 (Caderno de trabalhos de evento).

2.
GOMES, A. N.; SALVADOR, J. A. . Construção de uma ferramenta computacional para o Ensino Superior 2003 (Trabalho de Graduação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, A. N.. A Matemática das Pipas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Escolar).

2.
ARENALES, S. H. V. ; GOMES, A. N. . Monitoria da disciplina Cálculo Numérico. 2004. (Projeto de Extensão Universitária - Monitoria).

3.
SALVADOR, J. A. ; Malagutti, Pedro L. A. ; Baldin ; GOMES, A. N. ; outros . Teia do Saber. 2003. (Curso de formação (capacitação) de professores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, L. A.; PETRUCCI-ROSA, M. I.; GOMES, A. N.; RIBEIRO, C. M. S.. Participação em banca de Leonardo de Alcântara Moreira. Narrativas docentes sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais: O caso de uma universidade paulista.. 2017. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, A. N.; REZENDE, J. P.; COUTINHO, P. A.. Participação em banca de Valquíria Rosaria Peres Bonamiche.Os Mosaicos de Escher e o ensino de geometria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Encontro de Professores de Matemática e áreas afins do IFSULDEMINAS.Enredos e Práticas Curriculares em torno da disciplina escolar Matemática no Ensino Médio: o caso de um IF. 2017. (Encontro).

2.
Forum Nacional de Currículos de Matemática. CURRÍCULOS E PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE UM INSTITUTO FEDERAL. 2017. (Congresso).

3.
III Mostra do LEM: estreitando caminhos entre escolas do ensino básico e Instituto Federal. 2017. (Encontro).

4.
XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES. 2016. (Encontro).

5.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Enredos e práticas curriculares em torno da disc. esc. Matemática: o caso de um IF. 2015. (Simpósio).

6.
Fórum "Diretrizes Curriculares para os cursos de formação de Professores. 2015. (Seminário).

7.
III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración da la América Latina y el Caribe.Enredos e práticas curriculares em torno da disc. esc. Matemática: o caso de um IF. 2015. (Encontro).

8.
Ciclo de debates sobre EM: que jogo é esse?. 2014. (Encontro).

9.
II Congresso Nacional de Formação de Professores. Explorando Geometria Fractal com o software LOGO no Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).

10.
Jornada Científica do IFSULDEMINAS. Discutindo interdisciplinaridade no IFSULDEMINAS: o caso das construções rurais. 2014. (Congresso).

11.
Diálogos com a Pesquisa - As contribuições de S. Ball.... 2013. (Seminário).

12.
VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação. 2013. (Seminário).

13.
XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Práticas curriculares em torno da disciplina escolar MMaatteemmááttiiccaa no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal. 2013. (Encontro).

14.
II Seminário Interno do PECIM.Práticas curriculares em torno da disciplina escolar MMaatteemmááttiiccaa no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal. 2012. (Seminário).

15.
I Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

16.
I Seminário Interno do PECIM. 2012. (Seminário).

17.
Semana Tecnológica, Científica e Cultural do IFSULDEMINAS.Excursão para o Nordeste. 2012. (Outra).

18.
VI Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Dobras, Cortes, Padrões ...Fractais no Ensino de Matemática. 2012. (Congresso).

19.
VII Semana da Matemática UNIVÁS.Arte e Natureza na Aula de Matemática. 2012. (Seminário).

20.
III Fórum de Educação. 2011. (Encontro).

21.
XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Crônicas de Recife: a Princesa, o Cordel e o Fractal. 2011. (Congresso).

22.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Comunicação Científica e Minicurso (vide trabalhos apresentados). 2010. (Encontro).

23.
X Encontro Paulista de Educação Matemática.Geometria Fractal no ensino: contemplando a matriz de referência do SARESP. 2010. (Encontro).

24.
EBRAPEM - Encontro Brasileiro Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Fractais no Ensino de Geometria da Educação Básica. 2009. (Encontro).

25.
Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Fractais no Ensino de Geometria da Educação Básica - Primeiras Experiências. 2009. (Encontro).

26.
Encontro de Professores e Estudantes de Matemática.Uma experiência com fractais na 5ª série ? dificuldades e reflexões. 2009. (Encontro).

27.
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. INCLUINDO FRACTAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. (Congresso).

28.
II Bienal da SBM. 2004. (Encontro).

29.
CIC/UFSCar - Congresso de Iniciação Científica. Difusão de Drogas no Organismo. 2003. (Congresso).

30.
XXIV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Difusão de Drogas no Organismo. 2003. (Congresso).

31.
CIC/UFSCar - Congresso de Iniciação Científica. Difusão de Drogas no Organismo. 2002. (Congresso).

32.
I Bienal da SBM. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. N.; GRACIANO, F. H. ; SOUZA, M. M. . II Semana das Licenciaturas do Campus Inconfidentes IFSULDEMINAS. 2016. (Congresso).

2.
GOMES, A. N.; CARCAIOLI, G. F. ; MOREIRA, L. A. ; ROSA, M. D'A. ; GONÇALVES, P. W. . V Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - Pecim Unicamp. 2015. (Outro).

3.
GOMES, A. N.. Semana Tecnológica, Científica e Cultural do IFSULDEMINAS - 2013. 2013. (Outro).

4.
CARMO, M. ; LEODORO, Marcos Pires ; GOMES, A. N. . IV Enrede - Encontro da Rede Colaborativa de Professores, Pesquisadores e Licenciandos. 2012. (Congresso).

5.
GOMES, A. N.. Semana Tecnológica, Científica e Cultural do IFSULDEMINAS. 2012. (Outro).

6.
SOUZA, Maria do Carmo ; GOMES, A. N. ; LEODORO, Marcos Pires ; Malagutti, Pedro L. A. ; GARCIA, D. . III Enrede - Encontro da Rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e Matemática. 2011. (Congresso).

7.
GOMES, A. N.. X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Congresso).

8.
GARCIA, D. ; GOMES, A. N. ; LEODORO, Marcos Pires ; Malagutti, Pedro L. A. ; SOUZA, Maria do Carmo . II Enrede - Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e Matemática. 2010. (Congresso).

9.
GARCIA, D. ; LEODORO, Marcos Pires ; Malagutti, Pedro L. A. ; GOMES, A. N. ; SOUZA, Maria do Carmo . I ENREDE - Repensando o Ensino de Física e Matemática. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roberson Alves Tavares. Análise das atividades de ensino de Matemática presentes no portal Centro de Referência Virtual do Professor. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. (Orientador).

2.
Aline Godêncio. O uso do Tangram como recurso de aprendizagem no Ensino de Matemática na perspectiva de trabalhos acadêmicos.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ESTER DO COUTO OLIVEIRA PALOMO. OS JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ENSINO FUNDAMENTAL II. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

2.
ROSANE SANTINI RODRIGUES ALMEIDA. Matemática Lúdica na Educação Infantil: perspectivas e desafios a partir de um estudo da própria prática INCONFIDENTES 2013. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

3.
Solange Cristina Raimundo Alves. CONSTRUINDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

4.
VALÉRIA DOS SANTOS ALMEIDA FONSECA COLORINDO. COLORINDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER BRINCANDO E BRINCAR APRENDENDO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

5.
KELLY BARBOSA MENDES MACHADO. A LINGUAGEM MATEMÁTICA E SUA COMPREENSÃO: UMA DIFICULDADE METODOLÓGICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Guilherme da Silva. A presença dos conceitos de Matemática básica em currículos de licenciatura em Matemática: uma ponte IFSULDEMINAS-Portugal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

2.
Roberson Alves Tavares. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE SOBRE FRAÇÕES EQUIVALENTES PARA INTEGRAR O ACERVO DO PORTAL CENTRO DE REFERÊNCIA VIRTUAL DO PROFESSOR DA SEE-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

3.
Aline Godêncio. USOS DO JOGO TANGRAM EM SALA DE AULA A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR ESTADUAL DE MINAS GERAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

4.
Leonardo Ribeiro Góes Silva. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: INTERDISCIPLINARIDADE E ATUAÇÃO DOCENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.

5.
Willian Alberto do Couto Rosa. ETNOMATEMÁTICA COMO UMA NOVA TENDÊNCIA DE ENSINO EM SALAS DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Inconf. Orientador: Antônio do Nascimento Gomes.



Outras informações relevantes


Aprovação em Concursos Públicos do Estado de São Paulo, para provimento de vagas de professor PEB II Matemática em 2004 e 2007 com as classificações 2317 (DOE 16-04-04) e 1131 (DOE 12-10-2007), respectivamente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 9:47:59