Clarice da Silva Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0712156808449393
  • Última atualização do currículo em 18/09/2017


Clarice Costa atualmente é docente da Universidade Federal de Goiás, na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), sendo coordenadora de graduação do curso Teatro Licenciatura. É professora orientadora do Programa de Pós-Graduação PROFARTES da Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, encenação teatral, literatura brasileira e formação de professores para o ensino do teatro. É doutora em Literatura Brasileira com a Tese de Doutorado Teatro e Teleteatro: Aproximações Híbridas (2011) pelo Instituto de Letras da UnB, onde também obteve o grau de mestre com a Dissertação de Mestrado ?O Elemento Cômico em Martins Pena? (2000). É bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (1991). Foi coordenadora do Programa de Iniciação a Docência-PIBID Teatro (2012-2016) e coordenadora de graduação da licenciatura em Artes Cênicas (2013-2015), (2001-3003); coordenadora de Prova Especifica de Vestibular (1999-2000). Também foi Coordenadora Geral de Graduação da Universidade de Brasília (2003/2005) . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarice da Silva Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, C. S.;COSTA, C;COSTA, CLARICE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70900910 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31071178


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Literatura e Outras Áreas do Conhecimento.
Universidade de Brasília / Instituto de Letras, UNB / IL, Brasil.
Título: Teatro e Teleteatro: Aproximações Híbridas, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: André Luís Gomes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1998 - 2000
Mestrado em Literatura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Mecanismo Cômico em Martins Pena,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ricardo Araújo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
1988 - 1991
Graduação em Artes Cênicas / Interpretação Teatral.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2016
Vínculo: Quadro Permanente, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, .

08/2012 - 02/2016
Outras atividades técnico-científicas , Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Atividade realizada
Coordenadora do Programa de Iniciação de Iniciação à Docência - PIBID artes cênicas.
03/2013 - 04/2015
Direção e administração, Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenadora de Curso de Graduação - Licenciatura em Artes Cênicas.
09/2004 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanto de Ensino de Graduação/DEG/UnB, .

Cargo ou função
Comissão para elaborar as diretrizes curriculares para as licenciaturas.
10/2003 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanto de Ensino de Graduação/DEG/UnB, .

Cargo ou função
Comissão para discutir a situação dos graduandos com necessidades especiais.
09/2003 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanto de Ensino de Graduação/DEG/UnB, .

Cargo ou função
Comissão para o acompanhamento da qualidade de ensino.
07/2003 - 11/2005
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral de Graduação da Universidade de Brasília..
06/2004 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanto de Ensino de Graduação/DEG/UnB, .

Cargo ou função
Comissão para elaborar o projeto político pedagógico da UnB.
08/2001 - 03/2003
Direção e administração, Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
9/2001 - 9/2002
Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas-CEN/ASFUB, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Permanente "DANTE" no PIJ. Atividade de dança e teatro para crianças..
5/2002 - 5/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes/IdA, .

Cargo ou função
Membro de comissão para revisão de menção..
01/1999 - 09/2000
Direção e administração, Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador de prova de habilidade específica.
03/2000 - 07/2000
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
156604 LITERATURA DRAMÁTICA 4
8/1999 - 12/1999
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
156591 LITERATURA DRAMÁTICA 3
03/1999 - 07/1999
Ensino, Licenciatura em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
153761 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES
156418 PROJETO DE DIPLOMAÇÃO EM ARTES
156591 LITERATURA DRAMÁTICA 3
156841 PROJETO DE DIPLOMAÇÃO
08/1998 - 12/1998
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Dramática 2
03/1998 - 07/1998
Ensino, Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Encenação 1
Projeto de Diploamção em Artes Cênicas
04/1998 - 06/1998
Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas/CESPE, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão "Correntes Estéticas do Teatro Moderno". Coordenadora e Ministrante. Curso de Educação Continuada para professores da rede pública. 12 horas de carga horária..
03/1998 - 06/1998
Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas/CESPE, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão "Leituras sobre o Cômico". Coordenadora e ministrante. 20 horas de carga horária..
11/1997 - 12/1997
Treinamentos ministrados , EAPE-Escola de Aperfeiçoamento dos Profssionais da Educação-GDF, .

Treinamentos ministrados
Curso de Educação Continuada para Professores da Rede Pública "Dimensão Contextualizada da Linguagem Teatral". 20 horas
08/1997 - 12/1997
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Teatro 1
08/1997 - 12/1997
Ensino, Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Diplomação em Artes Cênicas
08/1997 - 12/1997
Estágios , Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Artes Cênicas.
08/1997 - 12/1997
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão "Lendo a Literatura Brasileira Contemporânea" Participante. 20 horas de carga horária..
08/1997 - 12/1997
Extensão universitária , Intituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão "Oficina de Iniciação: a Dança Criativa". Participante. 32 horas de carga horária..
04/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Reitoria, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão "Projeto Cidadania e Arte no Pré Assentamento Três Conquistas". Participante. 60 horas trabalhadas com oficina de teatro para jovens..
08/1997 - 09/1997
Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas/CESPE, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão "O Ensino do Teatro e sua História". Coordenadora e ministrante. Curso de Educação Continuada para Professores da Rede Pública. 30 horas de carga horária..
03/1997 - 07/1997
Estágios , Artes Cênicas, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Artes Cênicas.

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EMA 0291 DO JOGO À CENA: INICIAÇÃO À LINGUAGEM TEATRAL
EMA 1061 TEATRO BRASILEIRO
02/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC - UFG, .

Cargo ou função
COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO - TEATRO LICENCIATURA.
08/2016 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC - UFG, .

Atividade de extensão realizada
PROGRAMA DE EXTENSÃO TEATRO LUDOS. DESENVOLVE ATIVIDADES RELACIONADOS COM JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA O ENSINO DO TEATRO E PARA A CRIAÇÃO DA CENA TEATRAL..
08/2016 - 12/2016
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EMA 1034 ANÁLISE DO TEXTO DRAMÁTICO
EMA 0268 DIDÁTICA DO TEATRO I
EMA 1046 HISTÓRIA E TEORIA DO TEATRO IV
04/2016 - 08/2016
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EMA0605 LINGUAGEM DRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO
04/2016 - 08/2016
Estágios , Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC - UFG, .

Estágio realizado
EMA0317 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA I.


Linhas de pesquisa


1.
PROFARTES - MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES. LINHA DE PEQUISA; PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO EM ARTES

Objetivo: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Palavras-chave: Educação Básica; Ensino Público; Formação de Professores para o Ensino do Teatro; metodologia de ensino; Pedagogia Teatral.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
BRINCA GOIÁS
Descrição: DESENVOLVE PESQUISA SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias - Integrante / Vitória Rodrigues Santana - Integrante / Sarah Auxiliadora Paiva Duarte - Integrante / Daniela Rodrigues Rocha - Integrante / Eduardo Oliveira Babugem - Integrante / Gabriela Ansorge Morais - Integrante / Ronalde de Jesus Silva Braga - Integrante.
2012 - 2016
Dramaturgia, Cena e Educação
Descrição: Essa pesquisa teórco-pratica relaciona aspectos do Teatro, Dramaturgia e Educação. Pelo viés da Educação busca a alfabeitzação estética visando apronfundar e difundir aspectos culturais e artísticos, principalmente os teatrais. Instigando a construção e prática teatral permeada pela dramaturgia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Francisco Guilherme Oliveira Junior - Integrante / Carla Medianeira Antonello - Integrante / Claudia da Silva Costa - Integrante / Ricardo Cruccioli - Integrante / Silvia Paes - Integrante / Aline Seabra de Oliveira - Integrante / Agamenon Bruno da Silva Moraes - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Outra.
Número de produções C, T & A: 4
2005 - 2007
Artes Cênicas e Educação.
Descrição: Projeto de Pesquisa em teatro educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Integrante / Tatiana de Souza Reis - Integrante / Reinaldo Pereira da Silva - Integrante / Fábio Costa Melo - Integrante / Elza Gabriela Miranda - Integrante / Sheila Cristina da Silva Campos - Integrante / Hugo Leonardo Araújo - Integrante / Consuelo da Piedade Bernado Ferreira - Integrante / Rômulo Arthos da Silva - Integrante / Marcos Moreira da Mota - Integrante / Daniella Daiana Reis - Integrante / Gabriela Nascimento - Integrante / Paulo Sérgio de Andrade Bareicha - Coordenador / Claudia da Silva Costa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
1998 - 2000
O Elemento Cômico em Martins Pena
Descrição: Projeto de Mestrado que relacionava texto literário e montagem teatral.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Paulo Augusto Viscardi - Integrante / Francisco Guilherme Oliveira Junior - Integrante / Carla Medianeira Antonello - Integrante / Hugo Leonardo Araújo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2016 - Atual
Teatro Ludos
Descrição: O Teatro Ludos visa aprofundar estudos sobre jogos, brincadeiras, intertextualidades, aspectos da cultura para a cena e para a montagem teatral, envolvendo graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e a comunidade externa. Constituindo-se por meio de momentos de estudo e experimentação, oficinas teatrais e apresentações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias - Integrante / Vitória Rodrigues Santana - Integrante / Sarah Auxiliadora Paiva Duarte - Integrante / Walace Michel de Oliveira - Integrante / Takaiúna Correia da Silva - Integrante.
2015 - 2016
Teatro de Palavra
Descrição: Projeto de Extensão Ação Continua - 54429. Difusão de conhecimentos relacionados ao teatro, dramaturgia, encenação e educação básica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Ana Carolina Sales Brandão - Integrante / Flaviana Damasceno Alves - Integrante / Leonardo Paiva de Lima - Integrante / Rodrigo Vitorino da Silva - Integrante / Agamenon Bruno da Silva Moraes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2014
Coletivo Transitório de Teatro
Descrição: Projeto de Extensão e Ação Contínua aprovado pelo Decanato de Extensão na 521ª Ata do dia 12/09/2013..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Paulo Augusto Viscardi - Integrante / Paulo Sérgio de Andrade Bareicha - Integrante / Claudia da Silva Costa - Integrante / Gustavo Araújo - Integrante / Pedro Pereira - Integrante / Ana Carolina Conceição - Integrante / Eliane Amorim - Integrante / Ilke Takada - Integrante / Felipe Fernandes Freitas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2012 - 2016
PIBID TEATRO UNB PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Descrição: O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA VISA A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Clarice da Silva Costa - Coordenador / Ana Regina Neri - Integrante / Ana Carolina Conceição - Integrante / Felipe Fernandes Freitas - Integrante / Ana Carolina Sales Brandão - Integrante / Flaviana Damasceno Alves - Integrante / Rodrigo Vitorino da Silva - Integrante / Winny Trindade Silva - Integrante / Káshi Mello - Integrante / Agamenon Bruno da Silva Moraes - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG)
2016 - Atual
Periódico: Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAREICHA, P. S. A.2006BAREICHA, P. S. A. ; COSTA, C. S. ; BAREICHA, L. ; CAMPOS, S. C. S. ; MIRANDA, E. G. . Teatro Ecopedagógico: articulando o ensino, a pesquisa e a extensão.. Interagir (UERJ), v. 1, p. 139-147, 2006.

2.
COSTA, C. S.2003COSTA, C. S.. Formidável Mundo da Dança. Correio do Livro da UnB, Brasília, p. 52-53, 2003.

3.
COSTA, C. S.1997COSTA, C. S.. Propaganda Enganosa. Literatura Brasileira Contempânea - Boletim, Brasília, n.10, p. 2-2, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, C. S.. O TEATRO E O TELETEATRO: aproximações híbridas, permanências e inovações. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1. 168p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, C. S.. O Radioteatro. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, Campina Grande. XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2015. p. 101-110.

2.
COSTA, C. S.; FREITAS, F. F. ; SILVA, W. T. . Infância e Sonhos: o testemunho de experiências oníricas como dramaturgia espontânea. In: 1 Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade, 2013, Londrina. Anais do 1 Seminário de Dramaturgia e Teatro - Teatro Intermidialidade, 2013. p. 70-74.

3.
COSTA, C. S.; MELLO, K. . Utilização de Sons em Textos Poéticos. In: 1 Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade, 2013, Londrina. anais do 1 Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade, 2013.

4.
COSTA, C. S.; CONCEICAO, A. C. ; MARQUES, M. W. . Montagem Cênica Concebida a partir da Poesia Retrato de Cecília Meireles. In: 1 Seminário Ncional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade, 2013, Londrina. Anais do 1 Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade, 2013. p. 104-110.

5.
COSTA, C. S.. Relações entre a Renovação Teatral e o Teleteatro. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória ABRACE Digital, 2012. p. 1-6.

6.
COSTA, C. S.. Mãe Coragem: numa perspectiva. In: Encontro Regional da ABRALIC, 2007, Literaturas, Artes, Saberes, 2007, São Paulo. Anais do XI do Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2007. São Paulo: e-book, 2007.

7.
COSTA, C. S.; ANTONELLO, C. M. . Práticas Metodológicas para a Formação do Professor de Teatro. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7LETRAS, 2006. v. 4. p. 117-119.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, C. S.; FREITAS, F. F. . O PIBID como Instrumento na Formação da Docência. In: 65, 2013, Recife. 65 SBPC - Cência para o Novo Brasil, 2013.

2.
COSTA, C. S.; CONCEICAO, A. C. . Teatro de Bonecos em Sala de Aula, Confecção e Construção Dramática dos Alunos do 7 ano do Ginásio da Asa Norte, Brasília/DF. In: 65 SBPC - Ciência para o Novo Brasil, 2013, Recife. 65 SBPC - Ciência para o Novo Brasil, 2013.

3.
COSTA, C. S.. O Cômico Numa Perspectiva da Literatura Dramática Através de Uma Encenação Teatral. In: 52 Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. 52 Reunião Anual SBPC - Digital, 2000.

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, C. S.; FREITAS, F. F. . O PIBID COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA. Recife/PE: SBPC, 2013 (Reunião).

2.
COSTA, C. S.; CONCEICAO, A. C. . TEATRO DE BONECOS EM SALA DE AULA, CONFECÇÃO E CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA DOS ALUNOS DO 7º ANO DO GINÁSIO DA ASA NORTE, BRASÍLIA/DF. Recife/PE: SBPC, 2013 (Reunião).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
COSTA, C. S.. Teatro em Pesquisa: Primeiros Passos. 2015. Teatral.

2.
COSTA, C. S.; MORAES, A. B. S. ; BRANDAO, A. C. S. ; ALVES, F. D. ; SILVA, R. V. ; LIMA, L. P. . Amor Por Anexins. 2015. Teatral.

3.
COSTA, C. S.; COSTA, C,S ; ARAUJO, G. ; VISCARDI, P. A. ; PEREIRA, P. ; CONCEICAO, A. C. ; AMORIM, E. ; TAKADA, I. . Amor por Anexins. 2013. Teatral.

4.
VISCARDI, P. A. ; CAMPOS, S. C. S. ; COSTA, C,S ; ARAUJO, G. ; NERI, A. R. ; TRAPP, S. ; ARCE, L. ; COSTA, C. S. . Anjo Negro. 2012. Teatral.

5.
COSTA, C. S.. O Nariz. 2006. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COSTA, C. S.. Judas em Sábado de Aleluia. 2000 (Montagem Teatral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, C. S.; SANTANA, A. P.; PASSOS, S. A.. Participação em banca de Aline Seabra de Oliveira. Processo Colaborativo: diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

2.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.; SALLES, S. M.. Participação em banca de Hugo Nicolau Vieira de freitas. Cartografia Teatral: o ensino/aprendizagem por meio da leitura e compreensão do espaço. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

3.
COSTA, C. S.; HARTMANN, L.; BARBATO, S. B.. Participação em banca de Ricardo Cruccioli Ribeiro. Identidade, Alteridade e Adolescência: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto escolar com vistas ao pensamento e à construção de uma escola de ensino médio significativa à realidade do discente. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

4.
COSTA, C. S.; SILVA, S. M.; VELOSO, J. G.. Participação em banca de Luiza Beloti Abi Saab. As Coisas que Viajam Dentro de Você. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte UnB/IdA) - Universidade de Brasília.

5.
COSTA, C. S.; HARTMANN, L.; LULKIN, S. A.. Participação em banca de Elison Oliveira Franco. Por uma Pedagogia Teatral Cômica KKKKKKKK. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, CLARICE; COSTA, C,S; BAREICHA, P. S. A.; GOMES, A. L.. Participação em banca de Valdeci Moreira de Souza. Semente a Semear: O Teatro da Semente Como Transformação Educacional na Periferia, Cidade Gama - DF. 2017.

2.
COSTA, CLARICE; SALES, J. L.; CASTRO, E. A.; AZEVEDO, M. C. C. C.. Participação em banca de Lucina Alves de Oliveira. O Ensino do Teatro no Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma prática pedagógica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

3.
COSTA, CLARICE; BAREICHA, P. S. A.; SILVA, S. M.; MOTT, S. S. R.. Participação em banca de Tatiana Trindade Gomes Nascimento. Adolescentes Espectadores, um olhar teatral sobre o alunos do ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

4.
COSTA, C. S.; VELOSO, J. G.; SILVA, S. M.. Participação em banca de Luiza Beloti Abi Saab. As Coisas que Viajam Dentro de Você. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

5.
COSTA, C. S.; HARTMANN, L.; VELOSO, J. G.. Participação em banca de Ana maria de Araújo. Pedagogia Teatral e Interculturalidade no Contexto da Escola Parque. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
COSTA, C. S.; HARTMANN, L.; BARBATO, S. B.. Participação em banca de Ricardo Cruccioli Ribeiro. Identidade e Alteridade Adolescente: reflexões a partir da escrita dramatúrgica para o Espetáculo Dispa-se. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

7.
COSTA, C. S.; BAREICHA, P. S. A.; SILVA, S. M.. Participação em banca de Aline Seabra de Oliveira. Processo Colaborativo: diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PROFARTES) - Universidade de Brasília.

8.
FRANCO, E. O.; HARTMANN, L.; COSTA, C. S.; MATSUMOTO, R. K.. Participação em banca de Elison Oliveira Franco. Por uma Pedagogia Teatral Cômica KKKKkkk. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Arte) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, CLARICE; MACHADO, M. A. A. P.; PEREIRA, W. B.. Participação em banca de Ewertonn Henriky Teixeira Felix.Salvando Heróis: paralelos entre a contação de histórias e a jornada do herói. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, CLARICE; OLIVEIRA, N. D. G. L.. Participação em banca de Emilha Cristina Correa da Silva.À(cena), mulher! A imagem do femino na história do teatro brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

3.
COSTA, CLARICE. Participação em banca de Matheus Rosa da Silva Gomes.Retrato em Branco e Preto: uma experiência de montagem teatral a partir da mediação entre texto e jogo. 2017.

4.
COSTA, CLARICE; DALLAGO, S. G.. Participação em banca de Rhallster Leal de Oliveira.A maldade em Cena: a presença e popularidade de vilões em produções televisivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

5.
COSTA, CLARICE; GARCIA, S. B. P. L. R.; CAFE, A. B.. Participação em banca de Tainá Moreira Baldez SiLva.Os Ensino de Teatro: estudo comparativo de um professor no ensino público e privado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

6.
COSTA, C. S.; SANTOS, C. C. C.; SANTANA, M. A.. Participação em banca de Winny Trindade Silva.Experiência Docente: vivência de uma professora iniciante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

7.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.; HARTMANN, L.. Participação em banca de Kayla Maihery.Cultura Popular em Contexto de Ensino-Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

8.
COSTA, C. S.; INOCENCIO, N.; PROENCA, L.. Participação em banca de Agamenon Bruno de Moraes.Teatro Negro, suas aplicações na metodologia: experienciar, memorar e narrar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

9.
COSTA, C. S.; HARTMANN, L.; BAREICHA, P. S. A.. Participação em banca de Clarice Pereira de Jesus.Relato de Experiência do PIBIDteatroUnB em uma Escola Pública de Ensino Médio do Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

10.
COSTA, C. S.; BAREICHA, P. S. A.; CIRQUEIRA, N.. Participação em banca de Rafael Gomes da Silva.Memorial de Regência Como Contrato Temporâreio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Brasília.

11.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.; SILVA, S. M.. Participação em banca de Ana Regina da Silva Neri.O Ensino da História da Arte no Ensino do Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

12.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.; SILVA, S. M.. Participação em banca de Claudia jeane Silva Rêgo.Os Jogos Teatrais e a Medida Socioeducativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

13.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.; CARNEIRO, F. J.. Participação em banca de Ana Carolina Conceição.Reflexões Sobre o Ensino-Aprendizagem Como Participante de Um Programa de Políticas Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

14.
BRITO, G. R.; COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.. Participação em banca de Pricila Tatiana Araújo Leite.O Processo Colaborativo na Concepção do Espetáculo Abensonhar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

15.
COSTA, C. S.; GIUSTINA, F. M. D.; CURI, A. S.. Participação em banca de Clarice Johansson.Arte Educação Como Caminho Ou Meu Caminho na Arte Caminho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

16.
MAGALHAES, A. M. A.; RIBEIRO, J. M. B.; COSTA, C. S.. Participação em banca de Wellington Oliveira.Encenação Teatral: um Eixo Metodológico para o Ensino do Teatro na Educação Formal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília - Departamento de Artes Cênicas.

17.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.. Participação em banca de Jéssica Renata Almeida de Freitas.Bumba meu Boi como Processo de Desenvolvimento para Deficiente Mental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília - Departamento de Artes Cênicas.

18.
COSTA, C. S.; GIUSTINA, F. M. D.; MOTT, I. D.. Participação em banca de Káshi Mello.Atuação do Músico em Cena: O Ensino da Música para o Teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

19.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Leôni Cristina dos Santos Dias.A Ausência de Material Formal no Ensino de Teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

20.
J, V; N P, F; COSTA, C. S.. Participação em banca de Francisco Pereira Nunes.O Teatro como Possibilidade de Construção de uma Cidadania para o Oprimido. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

21.
COSTA, C. S.; ANTONELLO, C. M.; C, V. Participação em banca de Vera Chemin.O Yoga como Possibilidade na Preparação psicofísica do Graduando em Artes Cênicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

22.
COSTA, C. S.; ANTONELLO, C. M.; P S F, E. Participação em banca de Elaine Fabíola da Silva Prado.Jogos Teatrais Tornam o Ambiente de Trabalho Mais Cooperativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

23.
M M, W; ANTONELLO, C. M.; COSTA, C. S.. Participação em banca de William Marques Mesquita.A Arte de Contar Histórias por Meio dos Jogos Dramáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

24.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Consuelo da Piedade Bernardo Ferreira.Dança Teatro Como Preparação Corporal do Ator para o Momento de Expressividade Cênica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

25.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Bruno Mendonça Alves.Expressão Corporal e o Orixá Como Recorte Metodológico Aplicado ao Teatro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

26.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Adriana Ferreira Coelho Lodi.Sobre o Processo de Formação do Ator no Espaço Informal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

27.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Clarissa Moreira Barros.Teatro do Auto Encontro: Uma Metodológia Fundamentada em Grotowski. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

28.
COSTA, C. S.. Participação em banca de David Júnior.O Texto no Universo do Jogo Teatral: Dentro de uma Abordagem para a Prática Coletiva. 2006.

29.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Pollyana Maria Ribeiro Alves Martins.O Teatro Como Recurso Pedagógico nas Classes Hospitalares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

30.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Edjane Pereira Tavares Rabelo.A Importância do Teatro na Formação e no Desenvolvimento Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

31.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Tatiana Trindad Ferreira Gomes.A Organização do Ensino da Arte no Brasil na Perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

32.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Maria do Socorro Maia da Silva.Dança Circular Sagrada e o Reencantamento da Idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

33.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Patrícia Lucia Mercio da Silveira Sá.O Teatro e a Educação como Forma de Manifestação Contra a Censura da Ditadura Militar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

34.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Elza Gabriela Godinho Miranda.Os Conteúdos da Linguagem Teatral na Educação Infantil de 04 a 06 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

35.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Janaina de Oliveira Pinheiro D'Azevedo.PA-KUA e os Jogos Teatrais: A Arte Mediadora da Razão e a Sensibilidade por Meio do Jogo. 2005.

36.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Cleire de Souza Miranda.Repensar os Passos de um EU Afro-Brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

37.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Michelle Schimidt de Oliveira.Sistematização de Montagem Teatral em Ambiente Escolar de Ensino Médio: A Concepção do Espetáculo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

38.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Visleine Reis Barbosa.A Arte-Educação na Humanização de Menores Infratores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

39.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Laercio Nicolau Bezerra.A Inserção da Cultura Popular no Contexto Escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

40.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Alisson Araújo de Almeida.A Máscara do Palhaço no Jogo do Improviso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

41.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Ricardo Ned Noronha Braga.LDB - Ideologia e Implicações na Educação Nacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

42.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Diogo Túlio Wernik de Carvalho.Contato Improvisação: Implicações Metodológicas e Pedagógicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

43.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Nara Lícia de Faria Silva.O Processo de Ensino-Aprendizagem da Acrobacia em Tecido: Uma Experiência Completa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

44.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Iuri Crema.Manual Prático de Maquiagem Teatral e Efeitos Especiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

45.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Flávia Meireles de Bastos.O Caráter Formativo dos Jogos Dramáticos no Desenvolvimento de Crianças de Dois a Quatro Anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

46.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Lidiane Leão.O Palco é Nosso: Uma Abordagem da Criação Coletiva no Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

47.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Francis Wilker de Oliveira.Festival de Teatro na Escola: um processo de transgressão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

48.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Clarissa R. C. da Cunha.O Corpo como Instrumento Vital para o Trabalho do Ator/Professor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

49.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Kelis P. S. Faulstich.Refletindo a Arte do Ator-Professor. 2003.

50.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Paulo de Tarso Oliveira Santos.A Dança como Metodologia de Preparação Corporal e Criação Cênica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

51.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Pereira Leal.Arte-Educação nas Escolas Públicas do Distrito Fedral: Uma Metodologia de Ensino. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

52.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Marcelo Penoní.Teatralidade na Obra do Padre Antônio Vieira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

53.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Luiz Carlos Diniz da Silva.As Novas Perspectivas do Ensino de Teatro no 2 grau com a Criação do PAS (Programa de Avaliação Seriada). 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

54.
COSTA, C. S.. Participação em banca de Cristiane Soares Pinto Garcia.Teatro para Portadores de Deficiência Auditiva: Por que não?. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, CLARICE; OLIVEIRA, N. D. G. L.; MACHADO, M. A. A. P.; OLIVEIRA, J. A. P.. Banca Examinadora Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substittuto. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. S.; MAGALHAES, A. M. A.; Abreu, D; AZEVEDO, M. C. C. C.; MASS, M. C.; VELOSO, J. G.; MARQUES, J. F.; RIBEIRO, J. M. B.. Comissão de Seleção para o Exame de Seleção para Pós-Graduação-Mestrado Profissional 2/2014. 2014. Universidade de Brasília.

3.
COSTA, C. S.; RIBEIRO, J. M. B.; VELOSO, J. G.; MARQUES, J. F.. Banca de Seleção para o Exame de Arguição de Pós-Graduação-Mestrado Profissional (Teatro). 2014. Universidade de Brasília.

4.
LIGNELLI, C.; COSTA, C. S.; SALES, J. L.. Comissão para Seleção Simplificada para Prof. Substituto na Área de Pedagogia do Teatro. 2013. Universidade de Brasília - Departamento de Artes Cênicas.

Outras participações
1.
COSTA, C. S.; BROCHADO, I. C.; MATSUMOTO, R. K.. Comissão para Examinar, Julgar e Emitir Parecer Relativo ao processo de Seleção Simplificada para professor Substituto na Área de pedagogia Teatral/Teoria Teatral. 2015. Universidade de Brasília.

2.
COSTA, C. S.; AZEVEDO, M. C. C. C.; SILVA, C. H.. Comissão Institucional para parecer do Relatório Final do Estágio Probatório da Professora Delmary Vasconcelos de Abreu. 2015. Universidade de Brasília.

3.
COSTA, C. S.; BROCHADO, I. C.; SILVA, V. C.. Comissão para Examinar, Julgar e Emitir Parecer Relativo ao Processo de Afastamento para Mestrado da Servidora Sandra dos Santos Vitoriano Barros. 2015. Universidade de Brasília.

4.
COSTA, C. S.; AZEVEDO, M. C. C. C.; SILVA, C. H.. Comissão para Relatório Parcial de Estágio Probatório da prof. Delmary Vasconcelos de Abreu. 2014. Universidade de Brasília.

5.
COSTA, C. S.; BRASIL, M. L.; MELO, A. B. B.. Parecer de Progressão Funcional. 2013. Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

6.
COSTA, C. S.; BARRETO, J. S.; MARI, M.. Comissão Eleitoral para Representante Docente do Instituto de Artes no CONSUNI. 2013. Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

7.
MAASS, M. C.; COSTA, C. S.; MARAVALHAS JUNIOR, N.. Relatório Parcial de Estágio Probatório. 2012. Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

8.
HARGREAVES, L. M.; COSTA, C. S.; RECOVA, S. L.. Relatório Final de Estágio Probatório. 2012. Instituto de Artes da Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9 MEXIDO.Jogos e View Points como Elementos Constritivos da Narrativa Onirica: cena, devaneio e a carroça de Mãe Coragem. 2017. (Outra).

2.
13 Congresso de Pesquisa, Pesquisa e Extensão da UFG. Oficina de Jogos Cênicos 6h. 2016. (Congresso).

3.
Seminário de Pesquisas em Andamento da USP.Primeiros Passos: uma experiência docenta. 2016. (Seminário).

4.
Semana de Educação para a Vida.Amor por Anexins. 2014. (Seminário).

5.
II Encontro Nacional do PIBID Teatro e VII Fórum de Educadarores de Uberlândia.Artes Cênicas no Ginásio da Asa Norte. 2013. (Encontro).

6.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE DRAMATURGIA E TEATRO - TEATRO E INTERMIDIALIDADE.Uma peça radiofônica: Amor por Anexins. 2013. (Seminário).

7.
VI QUARTAS DRAMÁTICAS.Amor por Anexins. 2013. (Outra).

8.
XIII Cogresso Internacional da Associação Brasileira Comparativa - ABRALIC. RADIOTEATRO. 2013. (Congresso).

9.
I Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte: O Artista como Professor. 2012. (Outra).

10.
II Mostra do PIBID articulada à III Mostra de Cursos. 2012. (Outra).

11.
II Seminário PIBID UnB: Reflexões e Reflexões. 2012. (Seminário).

12.
Projeto de Extensão Contínua QUARTAS DRAMÁTICAS.Anjo Negro. 2012. (Outra).

13.
VII Congresso da ABRACE. Relações entre a Renovação Teatral e o Teleteatro. 2012. (Congresso).

14.
I Jornada de Dramaturgia Diálogos Teatrais: Tradição e Comtemporaneidade.Tarsila e o Teatro de Entretenimento. 2007. (Outra).

15.
XI Encontro Regional da ABRALIC.Mãe Coragem numa perspectiva baktiniana. 2007. (Encontro).

16.
58 Reunial Anual da SBPC. Criação de Ambientes para o Ensino-aprendizagem do Teatro. 2006. (Congresso).

17.
ABRACE. IV CONGRESSO. Práticas Metodológicas para a Formação do Professor de Teatro. 2006. (Congresso).

18.
6 Seminário de Educação Estética.VII Festival de Artes de Goiás / 6 Seminário de Educação Estética, CEFET. 2004. (Seminário).

19.
Galeria VII.Galeria VII. 2004. (Encontro).

20.
Seminário: Psicodrama e Educação.Seminário: Psicodrama e Educação. 2002. (Simpósio).

21.
III Seminário Integrado de Arte Educação.III Seminário Integrado de Arte Educação. 2001. (Seminário).

22.
Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil. XI CONFAEB. 1998. (Congresso).

23.
Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil. XI CONFAEB. 1998. (Congresso).

24.
I Seminário Integrado de Artes-Educadores do Distrito Federal.I Seminário Integrado de Arte-Educadores do Distrito Federal. 1997. (Simpósio).

25.
Papéis da Mulher na Literatura Brasileira.Papéis da Mulher na Literatura Brasileira. 1997. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tatiana Trindade Gomes Nascimento. Adolescentes espec-atores: um olhar teatral do aluno da escola pública. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em PROFARTES) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Valdeci Moreira Souza. Qual Semente Semear?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em PROFARTES) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias. O Jogo na Educação Básica: Instrumento de criação a partir da linguagem teatral. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Sarah Auxiliadora Paiva Duarte. Viewpoints Como Meio Integrador para a Dramaturgia do Movimento. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aline Seabra de Oliveira. Processo Colaborativo: diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarice da Silva Costa.

2.
Ricardo Cruccioli Ribeiro. Identidade, Alteridade e Adolescência: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto escolar com vistas ao pensamento e à construção de uma escola de ensino médio significativa à realidade social do seu discente. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarice da Silva Costa.

3.
Silvia Beatriz Paes Lima Rocha Garcia. Transições de Impacto: uma análise de espetáculo teatral por meio do teatro-fórum. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarice da Silva Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kayla Maihery. Cultura Popular em Contexto de Ensino-Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

2.
Winny Trindade Silva. Experiência Docente: vivência de uma professora iniciante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

3.
Clarice Pereira de Jesus. Relato de Experiência do PIBIDteatroUnB em uma Escola Pública de Ensino Médio do Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

4.
Agamenon Bruno de Moraes. Teatro Negro, suas aplicações na metodologia: experienciar, memorar e narrar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

5.
Ana Carolina Conceição. Reflexões sobre o Ensino-Apredizagem como Participante de um Programa de Políticas Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

6.
Ana regina da Silva Neri. O Ensino da História da Arte no Ensino do Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

7.
Claudia Jeane Silva Rêgo. Os Jogos Teatrais e a Medida Scioeducativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

8.
Rafael Gomes da Silva. Memorial de Regência Como Contrato Temporários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

9.
Káshi Mello. Atuação do Músico em Cena: O Ensino da Música para o Teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília - Departamento de Artes Cênicas. Orientador: Clarice da Silva Costa.

10.
Leôni Cristina dos santos Dias. A Ausência de Material Formal no Ensino de Teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília - Departamento de Artes Cênicas. Orientador: Clarice da Silva Costa.

11.
Valdeci Moreira de Souza. O Jogo Teatral como Forma de Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

12.
Clarissa Moreira Barros. Teatro do Auto Encontro: Uma Metodológia Fundamentada em Grotowski. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

13.
Consuelo da Piedade Bernardo Ferreira. Dança Teatro Como Preparação Corporal do Ator para o Momento de Expressividade Cênica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

14.
Adriana Ferreira Coelho Lodi. Sobre o Processo de Formação do Ator no Espaço Informal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

15.
Bruno Mendonça Alves. Expressão Coroporal e o Orixá Como Recorte Metodológico Aplicado ao Teatro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

16.
Janaina de Oliveira Pinheiro D'Azevedo. PA-KUA e os Jogos Teatrais: A Arte Mediadora da Razão e a Sensibilidade por Meio do Jogo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

17.
David Júnior. O Texto no Universo do Jogo Teatral: dentro de uma abordagem para a prática coletiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

18.
Elza Gabriela Godinho Miranda. Os Conteúdos da Linguagem Teatral na Educação Infantil de 04 a 06 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

19.
Michelle Schimidt de Oliveira. Sistematização de Montagem Teatral em Ambiente Escolar de Ensino Médio: A Concepção do Espetáculo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

20.
Patrícia Lucia Mercio da Silveira Sá. O Teatro e a Educação como Forma de Manifestação Contra a Censura da Ditadura Militar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

21.
Edjane Pereira Tavares Rabelo. A Importância do Teatro na Formação e no Desenvolvimento Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

22.
Tatiana Trindad Ferreira Gomes. A Organização do Ensino da Arte no Brasil na Perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

23.
Maria do Socorro Maia da Silva. Dança Circular Sagrada e o Reencantamento da Idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

24.
Cleire de Souza Miranda. Repensar os Passos de um EU Afro-Brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

25.
Lilian Lima Santos. A Qualificação Docente e o Ensino de Teatro: Em Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

26.
Alexandra César Zinn. Competências e Habilidades X Prática do Ensino de Artes Cênicas no DF. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

27.
Alisson Araújo de Almeida. A Máscara do Palhaço no Jogo do Improviso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

28.
Nara Lícia de Faria Silva. O Processo de Ensino-Aprendizagem da Acrobacia em Tecido: Uma Experiência Completa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

29.
Diogo Túlio Wernik de Carvalho. Contato Improvisação: Implicações Metodológicas e Pedagógicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

30.
Lidiane Leão. O Palco é Nosso: Uma Abordagem da Criação Coletiva no Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

31.
Visleine Reis Barbosa. A Arte-Educação na Humanização de Menores Infratores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

32.
Flávia Meireles de Bastos. O Caráter Formativo dos Jogos Dramáticos no Desenvolvimento de Crianças de Dois a Quatro Anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

33.
Fabíloa Lima. O Resgate da Negritude Através do Teatro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

34.
Ricardo Ned Noronha Braga. LDB - Ideologia e Implicações na Educação Nacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

35.
Iuri Crema. Manual Prático de Maquiagem Teatral e Efeitos Especiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

36.
Laercio Nicolau Bezerra. A Inserção da Cultura Popular no Contexto Escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

37.
Edimilson Aprígio Brags. A Cultura de Rua Como Encenação Teatral: O Resgate de uma Identidade Positiva dos Jovens de Ceilândia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

38.
Karina Machado Cury. Arte Ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

39.
Daniela de Sousa de Alcântra. Uma Abordagem da Linguagem Teatral em Telenovelas na Educação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

40.
Alessandra Lopes da Fonseca. Metodologia para o Ensino de Teatro: Noções de Inteligências Mútiplas, Competências e Imagens no Fazer Teatral. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

41.
Hugo Leonardo de Araújo. Teatro: A Metáfora Visível. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

42.
Gutemara Valdivino Feitosa. Teatro: A Metáfora Visível. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

43.
Daniela de Azevedo Abud. Uma Metodologia para o Ensino do Teatro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

44.
Cibele Nunes Brasil. O Jogo como Metodologia para Desenvolver Inteligências Múltiplas e Competêtencias no Fazer Teatral. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

45.
Eliane Guerreiro. Uma Abordagem no Ensino Teatral. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

46.
Eliane Amorim. Uma Metodologia para o Ensino de Teatro. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

47.
Sebastião Brandão Mercês. A Grande Máscara. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

48.
Natacha Bianca Souza Cândido. A Implantação do Projeto PAS no Ensino de Artes Cênicas no 1 Ano do 2 Grau. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

49.
Meire Glaucie de Almeida. Um Panorama do Teatro Educação. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

Iniciação científica
1.
Edimilson Aprigio Braga. A Cultura de Rua Como Encenação Teatral: A Construção de uma Identidade Positiva dos Jovens de Ceilândia. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.

2.
Hugo Leonardo Oliveira de Araújo. Construção Metodologica de Analise Textual para o Teatro. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artistíca - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Clarice da Silva Costa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:52:06